SóProvas



Questões de Projeto e Processo Criativo


ID
559969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista

Alternativas

ID
559972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito da criatividade, analise as afirmações abaixo.

I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.

II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.

III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.

IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.

Estão corretas as afirmações

Alternativas

ID
1795666
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Theodor Adorno, filósofo e sociólogo alemão, projetou-se como um dos críticos mais ácidos dos modernos meios de comunicação de massa. Ao exilar-se nos Estados Unidos, entre 1938 e 1946, percebeu que a mídia não se voltava apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas fazia parte do que ele chamou de indústria cultural. Um imenso maquinismo composto por milhares de aparelhos de transmissão e difusão que visava produzir e reproduzir um clima conformista e dócil na multidão passiva.

Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/09/08/000.htm. Acesso em 07 out. 2015.

As características da mídia de massa apontadas nos estudos de Theodor Adorno são percebidas ainda hoje e, conforme determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de arte precisa estar também voltado para o desenvolvimento da sensibilidade que leva a “reconhecer e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e ética humanas...”. Sendo assim, a habilidade da Matriz Básica de Arte que melhor contempla essa determinação é.

Alternativas

ID
2014648
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Hélio Oiticica (1937–1980) é considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira. Suas obras permitem uma ampla discussão sobre os aspectos subjetivos da arte. Dentre as principais obras, criadas ao longo de sua carreira, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Bichos - Lygia Clarck

    Parangolé, Metaesquemas, Penetraveis e Bólides - Helio


ID
2014657
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Exposições ocupando uma sala inteira cheia de um conglomerado de objetos disparatados, como palavras, vídeos, fotos e de objetos comuns, como latas de cerveja, comentando assuntos políticos do momento. Embora os objetos não pareçam ter relação entre si, espera-se que o espectador chegue ignorante ao ambiente e saia esclarecido sobre algum tema controverso que o artista lhe revela”. (Strickland, 2014, p.187). A autora, neste caso específico, refere-se a:

Alternativas

ID
2154934
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao processo de composição, segundo DONDIS, D.A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2154937
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000, as técnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para expressão visual do conteúdo. Existem como polaridades de um continuum, ou como abordagens desiguais e antagônicas do significado. Sendo assim, relacione as técnicas a seus respectivos extremos, assinalando a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo. 

1 – simplicidade, unidade, transparência
2 – sutileza, neutralidade, exatidão
3 – economia, atividade, repetição
4 – planura, sequencialidade, agudeza

( ) profusão, estase, episocidade
( ) profundidade, acaso, difusão
( ) ousadia, ênfase, distorção
( ) complexidade, fragmentação, opacidade 

Alternativas

ID
2186566
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A prática artística, quando vivenciada como atividade lúdica na Escola, tem semelhanças com a brincadeira, como experiência espontânea do Homo Ludens (HUIZINGA, 2001). Isso implica afirmar quê:

Alternativas

ID
2201890
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O que é cone pirométrico?

Alternativas

ID
2201917
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Qual é o objetivo de se fazer uma placa como teste?

Alternativas

ID
2201938
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O espaço do ateliê coletivo deve ser pensado como um espaço

Alternativas

ID
2325610
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas últimas décadas, a produção de arte contemporânea não só vem possibilitando a ampliação de práticas e ideias vinculadas ao saber artístico como também vem afetando os campos da educação e da pesquisa. Dessa forma, estamos observando o crescimento de vários tipos de pesquisas baseadas na arte. Uma, em especial, articula os conceitos de teoria, prática e criação. Esse tipo de pesquisa é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Na a/r/tografia saber, fazer e realizar se fundem. Eles se fundem e se dispersam criando uma linguagem mestiça, híbrida. Linguagem das fronteiras da auto e etnografia e de gêneros. O artógrafo, o praticante da artografia, integra estes múltiplos e flexíveis papéis nas suas vidas profissionais. Não está interessado em identidade, só em papéis temporais. Vive num mundo de intervalos tempo/espaço, em espaços liminares, terceiros espaços, entre-lugares. Busca vários espaços, desde aqueles que nem são isso nem aquilo, àqueles que são isso e aquilo ao mesmo tempo. Busca diálogo, mediação e conversação.


ID
3642049
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É o profissional que atua na seleção dos trabalhos artísticos dentro de um recorte proposto, adequando as obras ao espaço da mostra. Além disso, responsabiliza-se pela supervisão da montagem da exposição, pela manutenção das obras e pela elaboração de textos para proporcionar maior proximidade entre as obras e o público:

Alternativas

ID
4961515
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A compreensão do processo de trabalhos dos artistas sugere diferentes aprendizados. As etapas realizadas em desenho e pintura por Pablo Picasso (1881 – 1973) no desenvolvimento do painel Guernica (1937) concretizam a execução de um plano, uma intencionalidade continuamente avaliada e replanejada. É possível relacionar essa atitude com a:

Alternativas

ID
5067841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As mudanças que acontecem por causa da tecnologia são invitáveis, e isso atinge, também, a produção artística. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5436958
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Prática através da qual povos indígenas arrancam as penas verdes dos psitacídeos e no local esfregam certas substâncias vegetais ou animais, como o sangue ou secreções de anfíbios; assim, as penas, ao crescerem novamente, adquirem a cor amarelo-alaranjado usadas na arte plumária. Esta prática de tingimento de penas, utilizada por povos indígenas, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • O Aturá é um cesto grande e alto, de formato cilíndrico, que os indígenas carregam nas costas para transportar sementes, frutos etc.; também chamado de uruçacanga.

    Litxokó, também conhecidos por Karajá, são bonecos feitos de barro para crianças, como brinquendos.

    Mutsukule são artesanatos indígenas feitos de cerâmicas.

    E a Tapiragem que é a própria resposta da questão, trago aqui apenas mais uma informação que possa ser útil, o psitacídeos são aves do tipo Papagaio, Arara, Calopsita.


ID
5436979
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A partir da década de 80, o fim da censura, o avanço das tecnologias digitais, a multiplicação das formas de divulgação das produções musicais, com a internet, são alguns dos fatores que contribuíram para uma maior liberdade de expressão dos compositores, assim como um maior acesso aos meios de produção e divulgação de suas obras. Dentro deste panorama de crescente liberdade artística surgiram importantes grupos de rap, entre eles, os Racionais MCs, grupo mais emblemático da música rap, no Brasil. O grupo Racionais MCs se destacou por músicas que abordam:

Alternativas

ID
5451586
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5478454
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas produções de Adriana Varejão, os materiais estão ligados simbolicamente à história cultural brasileira. Na década de 1990, o desenho toma maior importância, dialogando com a iconografia colonial e, por vezes, estabelecendo uma relação narrativa. Em Proposta para uma Catequese - Parte I Díptico: Morte e Esquartejamento (1993), cenas de antropofagia retiradas de gravuras do século XVI incorporam a visualidade da azulejaria portuguesa.

Outras características de seus trabalhos são:

I- A superfície azulejada, simulada por meio da pintura a óleo sobre tela, revela um interior visceral em pequenas incisões.
II - Pedaços das imagens são extraídos e expostos sobre pratos fixados à parede ao redor das telas cortadas.
III - Pinturas de fragmentos de ornamentos, produzem um aspecto vertiginoso pelo excesso de curvas em diferentes direções, que se agigantam no espaço sem chegar a uma completude.
IV - Expõe a violência nos processos de assimilação cultural

Alternativas

ID
5478466
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Materiais precários, desgastados pelo tempo e descartados, também têm sido utilizados como forma de expressão no mundo da arte e têm despertado a atenção provocando reflexões sobre o aproveitamento de elementos até então desprezados. Exemplo disso é o trabalho de Henrique Oliveira, artista brasileiro que pesquisa as propriedades das tintas e lascas de madeira.

No mesmo sentido, para a produção deste tipo de arte, podemos nos apropriar de:

I- Garrafas, tampinhas, sacolas plásticas, papelões.
II - Lixo e outros detritos que dificilmente se decompõe na natureza.
III - Troncos de árvores queimadas e raízes provenientes de áreas de desmatamento.
IV - Resíduos industrializados. 

Alternativas

ID
5478469
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Semana de 1922 representa o marco do lançamento público do Modernismo Brasileiro, uma vez que os artistas que lá exibiam suas obras tinham como objetivos:

Alternativas

ID
5525491
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dentre as afirmações listadas abaixo, identifique as que estão de acordo com a técnica do patchwork como verdadeiras ( V ) e as que não são coerentes com essa prática como falsas ( F ).
( ) Das atividades artesanais, o patchwork é conhecido como a técnica de unir tecidos.
( ) As peças podem ser montadas tanto com costura à mão, quanto à máquina.
( ) O corte não precisa ser feito sobre uma superfície plana, porque o enrugamento do tecido faz parte do processo.
( ) O ferro de passar e a tábua são importantes aliados para vincar e marcar o tecido, facilitando o trabalho.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5525494
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre a produção artesanal de tintas, é coerente afirmar que a tinta artesanal que inclui o pigmento misturado com gema de ovo e água é denominada:

Alternativas

ID
5525497
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre a origem e a história do artesanato, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5525500
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em crochê, qualquer que seja o desenho escolhido, antes de começar a fazer o trabalho é preciso determinar as medidas.
Dentre as opções abaixo, identifique os fatores que influenciam sempre o tamanho do ponto, como verdadeiras ( V ) e as opções que não interferem como falsas ( F ).
( ) O tamanho da agulha.
( ) O tipo de fio.
( ) O tipo de ponto escolhido.
( ) A pessoa que executa o trabalho.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5525503
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na fazer artesanal com bordado, a técnica que segue o desenho do tecido impresso no material, em quadrados ou riscas, sublinhados com ponto fantasia, é conhecido como bordado:

Alternativas

ID
5525506
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Existem diferentes técnicas de bordado, e para cada uma, um tipo de linha específica.
Nesse contexto, a linha que foi fortificada com cera de abelha é conhecida como linha:

Alternativas

ID
5525509
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na história do artesanato encontramos diferentes técnicas de bordado. O tipo de bordado tridimensional, que faz uso de algum tipo de enchimento, como papelão, feltro, algodão, lã… é reconhecido como bordado em:

Alternativas

ID
5525512
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No artesanato, os fios e tecidos, apesar de serem produzidos a partir de fibras têxteis, constituem uma tipologia específica devido à diversidade de produtos confeccionados e técnicas que os utilizam como material básico.
Portanto, as fibras extraídas da natureza, livres de transformações químicas, e beneficiadas pelo homem, são consideradas:

Alternativas

ID
5525515
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A técnica artesanal que consiste na alteração da cor primitiva de um objeto, e que para transformar o colorido é realizada a imersão em tinta ou corante, é denominada:

Alternativas

ID
5525518
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para realizar o trabalho artesanal na técnica de tecelagem em tricô é preciso:

Alternativas

ID
5525527
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No trabalho com artesanato, as matérias-primas podem ser de origem mineral, vegetal ou animal.
Assinale a alternativa que apresenta matéria-prima considerada de origem vegetal. 

Alternativas

ID
5564176
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O potencial criador é um fenômeno de ordem mais geral, que se reabastece constantemente nos próprios processos. Essa renovação constante e fundamental nos processos de criação é:

Alternativas

ID
5612029
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Guatambú - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte enquanto linguagem se comunica através dos seus processos e produções. Neste aspecto existem várias formas de expor ou apresentar os trabalhos artísticos, porém a ação de concepção, organização e montagem de uma exposição pública, que inclui todos os passos necessários à exposição, quais sejam: conceituação, documentação, seleção da criação artística, produção de textos, publicações e planejamento da disposição física dos objetos, é definida como:

Alternativas