- ID
- 1409635
- Banca
- CEC
- Órgão
- Prefeitura de Piraquara - PR
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Artes Visuais
- Assuntos
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Como movimento da Arte Moderna, NÃO se pode afirmar quanto ao Minimalismo:
Para a arte conceitual, vanguarda surgida na EuropaenosEstadosUnidosnofimdadécadade1960e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem preponderância de ideias e conceitos em relação à aparência da obra.
Diante disso, pode-se considerar:
I. O termo arte conceitual é usado pela primeira vez
num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades
do Grupo Fluxus, grupo constituído por artistas
de diversas nacionalidades e forte atuação politica.
II. A arte conceitual é caracterizada pela crítica às
instituições, pela efemeridade dos meios e pela
precariedade dos materiais utilizados e que caracterizam
a arte conceitual.
III. O mais importante para a arte conceitual são as
ideias; a execução da obra fica em segundo plano
e tem pouca relevância. A arte deixa de ser primordialmente
visual, feita para ser olhada, e passa a
ser considerada como ideia e pensamento.
IV. O brasileiro Cildo Meireles, que participou da exposição
Information, realizada no The Museum of
Modern Art - MoMA [Museu de Arte Moderna] de
Nova York, em 1970, considerada como um dos
marcos da arte conceitual, realizou a série Inserções em Circuitos Ideológicos, onde o artista se
serviu de garrafas de Coca-cola e sistemas de circulação
de notas de dinheiro, para difundir anonimamente
mensagens políticas durante o período
da Ditadura Militar.
Assinale a alternativa correta:
Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre os novos rumos das Artes Visuais no currículo do Ensino Básico. O contexto contemporâneo com suas inovações e as transformações das artes visuais tem exigido uma nova postura na educação, que acompanhe as necessidades vigentes e que abra novos espaços de aprendizagens e reflexões, sem deixar de lado os grandes ícones locais. Assim, demonstrando conhecimento sobre os artistas locais e suas respectivas obras, temos como ERRADA a alternativa:
Ainda, sobre as artes visuais locais, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa incorreta:
“A pintura e a escultura obedeciam a padrões rígidos de representação da figura humana. Em muitos quilômetros de desenhos e entalhes em pedra, a forma humana é representada em visão frontal, do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. Nas pinturas em paredes, a superfície é dividida em painéis horizontais separados por linhas. A figura despojada, de ombros largos e quadris estreitos, usando adorno na cabeça e tanga, posa rigidamente com os braços para os lados e uma perna adiante da outra. O tamanho da figura indica sua posição social.”
(STRICKLAND, C. Arte Comentada, 1999, p. 09)
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA que indica o período referenciado.
Termo cunhado pelo crítico inglês Lawrence Alloway, a Pop Arte foi um movimento que floresceu do final da década de 50 ao início da década de 70, principalmente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, baseando-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Em relação à Pop Arte, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) As colagens e combinações de Rauschenberg, com garrafas de Coca-Cola, pássaros empalhados e fotografias de revistas e jornais, abriram para os artistas da época um novo campo de temas.
( ) O movimento glorificava o mundo moderno - máquinas, velocidade, violência - numa série de exuberantes manifestos.
( ) Nos Estados Unidos a Arte Pop foi vista a princípio como uma reação ao Expressionismo Abstrato, pois seus praticantes introduziam novamente no repertório plástico imagens figurativas e técnicas de representação quase fotográficas.
( ) É um estilo que expressa uma preocupação com o equilíbrio e, acima de tudo, com a totalidade.
( ) Os artistas Pop foram qualificados como neodadaístas por fazerem uso de temas banais (HQ, latas de sopa, sinais de trânsito) que tinham alguma afinidade com os ready-mades de Duchamp.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Gigantesca e fragmentada, enigmática e sugestiva, “Spider” (1997) pertence a uma série de obras em que figuram aranhas que propõe uma concepção radical da escultura como arquitetura, cujas raízes são eminentemente barrocas. Sobre qual artista o texto está falando?
Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Julian Bell, em “Uma nova história da arte”, alguns dos programas artísticos de ponta, a partir do início da década de 1880, definiram o surgimento do modernismo. Relacione-os às suas características e assinale a sequência CORRETA:
1 - O Idealismo
2 - O Realismo
3 - O Impressionismo
4 - O Esteticismo
5 - O Romantismole a sequência
( ) Buscava ordem e razão por trás das aparências (a tradição associada com a arte linear de Ingres).
( ) Interessado em apanhar a visão em pleno voo, no próprio processo pelo qual ela ocorre (Monet).
( ) Tratava a beleza como o objetivo único da arte (Burne- Jones).
( ) Preocupado com a matéria, a experiência física, e, por extensão, com os interesses políticos das classes trabalhadoras (Courbet).
( ) A urgência espiritual sem objeto de Delacroix, em 1880, uma causa claramente marginalizada.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Relacione os seguintes gêneros de pintura a alguns de seus subgêneros correspondentes.
1 - Cenas Históricas a) Marinas, Panorama, Casarios
2 - Retrato b) Vanitas, Florais
3 - Paisagem c) Autorretrato, Nu
4 - Natureza Morta d) Pintura religiosa, Pintura de cenas mitológicas, Alegorias
Assinale a alternativa CORRETA:
Relacione os seguintes artistas com as respectivas características de suas obras.
1 - Rosângela Rennó
2 - Sebastião Salgado
3 - Robert Frank
4 - Diane Arbus
( ) Cria situações de ficção e manipula a fotografia após a produção, construindo imagens em que se destacam vazios, palavras, grafias, gestos, apropriações e encenações. Outra característica de suas imagens, é que as palavras funcionam não só como verbo, mas também como elementos visuais importantes na composição.
( ) Procura fazer as pessoas refletirem sobre a situação econômica do local retratado, seja por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Uma vez questionado em uma de suas exposições, disse: “Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair”.
( ) O meio expressivo usado em seus trabalhos é, quase sempre, a fotografia, embora se valha, por várias vezes, de texto ou vídeo. Raramente, porém, fotografa. Trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário.
( ) Mesmo quando fotografa pessoas aparentemente normais, transforma-as em seres estranhos e incomuns, como se fosse capaz de revelar características absurdamente íntimas de seus modelos. Suas composições não seguem regras aparentes, são imagens diretas e simples.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:
A partir da obra “A Primeira Missa no Brasil” (1860), do artista catarinense Victor Meirelles de Lima, a Professora. Dra. Teresinha Franz, desenvolveu um instrumento de análise para compreensão crítica da arte. Nesse instrumento, ela relaciona diferentes níveis de compreensão (ingênuo, principiante, aprendiz e especialista) com variados âmbitos de compreensão (histórico/antropológico, estético/artístico, biográfico, crítico social e pedagógico).
Segundo essa perspectiva, é CORRETO afirmar que:
Ungido por um talento ímpar, assinou seu nome na história do Brasil através de uma vasta obra pictória, marcada por uma centena de quadros históricos, retratos e panoramas. Começa a trilhar sua carreira de glórias ainda na primeira metade do século XIX, em um momento no qual se vive no país a euforia do Neoclássico, por conta da influência da escola francesa, que mudava os rumos da pintura mundial. Se, antes disso, o que se fazia tinha um caráter colonial, simplório e sem influência universal, as tintas neoclássicas deram forma e personalidade às artes plásticas nacionais, em uma ação que mudou definitivamente conceitos seculares e a imagem brasileira no cenário artístico internacional. Teve a primeira pintura brasileira a figurar no Salão de Paris, em 1861.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a que Artista se refere o texto acima.
“Movimento nas artes plásticas e na literatura que se originou na França e floresceu ao longo das décadas de 20 e 30, caracterizando-se pela grande importância que conferia ao bizarro, ao incongruente e ao irracional”. Em relação ao SURREALISMO, podemos distinguir três abordagens contrastantes.
Analise as afirmações abaixo e verifique sua veracidade.
I. Alguns artistas como Ernst, Masson, e Miró, cultivaram uma série de técnicas espontâneas, como a frotagem, em uma tentativa de eliminar o controle consciente.
II. Os pintores Boccioni, Carrà e Russolo manifestaram publicamente sua adesão ao movimento, lançando um manifesto técnico da pintura.
III. Nas construções e assemblages surrealistas, bem como em algumas pinturas, a justaposição inesperada e surpreendente de objetos desconexos era empregada para criar um sentimento não de irrealidade, mas de uma realidade fantástica, porém convincente, situada fora da vida de todos os dias.
IV. Dalí, Magritte e outros pintavam em um estilo escrupulosamente detalhado, para revestir de realidade alucinatória, cenas que não fazem sentido do ponto de vista racional.
V. O desejo de fidelidade à natureza expressava-se na observação detalhada da flora etc. e no uso de uma técnica clara, brilhante e nítida.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.
Artista brasileiro que, em 1954, integrou o Grupo Frente, ao lado de Ivan Serpa, Lygia Clark, entre outros. Desenvolveu, a partir de 1964, os “Objetos Cinéticos”, um desdobramento dos cinecromáticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeção de luz. O rigor matemático é uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenação do espaço.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta aquele que é considerado, internacionalmente, um dos pioneiros da arte cinética.
Em relação ao campo de estudos das pedagogias da cultura visual, segundo Fernando Hernández, é CORRETO afirmar que:
Segundo Belidson Dias, nos últimos 15 anos, nas academias norte-americana e europeia, muitos pesquisadores vêm tentando compreender, valorar e conceber a produção em arte como uma modalidade de pesquisa acadêmica. Isso gerou metodologias e pesquisa atualmente reconhecidas; entre elas está a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). Nesse contexto, destaca-se a A/r/tografia que é uma prática de PEBA e uma pedagogia instituída no Canadá e que vem sendo divulgada no Brasil.
Sobre a ar/t/ografia assinale a alternativa INCORRETA.
“Seja para demarcar um território, criticar o sistema, expressar ideias e sentimentos ou mostrar o nome ao mundo, a arte urbana mantém a ideia de passar uma mensagem adiante. O grafite, principal vertente desse tipo de arte, passou por várias mutações desde que surgiu e hoje tem sua estética adotada por setores antes combatidos na sua própria ideologia”.
(SILVA, H., NETTO, D. G. R., RODRIGUES, C. “Galeria Urbana: O Uso da Rua Como Suporte Artístico e a Incorporação da Estética do Graffiti como Item de Consumo e Obra de Arte”. Disponível em: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta artistas importantes da técnica do graffiti.
Nas primeiras expedições enviadas à América não era comum a presença de artistas. Porém, em carta a Luiz XIV em 1678, João Maurício de Nassau, afirmou ter a sua disposição seis artistas no Brasil. Sobre a estada desses artistas aqui é correto afirmar que:
Considerando as concepções da arte contemporânea produzida com as novas tecnologias, avalie as afirmativas a seguir:
1- A arte contemporânea que utiliza as tecnologias é uma arte da interação, da participação, da partilha, que privilegia estados emergentes, de vir-a-ser, em lugar de produtos acabados.
2- Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.
3- O ciberespaço propõe uma questão atual: o fim das verdades absolutas e proporciona a idéia de arte como: fluxo, transformações no tempo, dissipações, regenerações, desordens, reordenações.
4- Na cibercultura, o meio científico está realizando investigações que exploram o computador como um sistema em suas possibilidades de ampliar o campo perceptivo, enquanto o meio artístico se limita a utilizar o computador para guardar informações.
O correto está em:
O pintor considerado importante por retratar o ‘caipira paulista’ é:
O pintor que se preocupou em registrar o povo brasileiro, apesar de buscar contato com a arte moderna europeia, foi:
A arte pós-moderna é definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu, e prevalece, devido ao capitalismo contemporâneo, que se estabeleceu após a queda do Muro de Berlim, embora muitos críticos e artistas evitem usar esse termo. Sobre as manifestações artísticas desse período, podemos afirmar que:
A proximidade da indústria com as artes visuais pode ser percebida nas tendências da arte moderna do século XX com:
Texto para a questão abaixo.
A revolução dos beatos, de Dias Gomes, tem sua ação desenvolvida em Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 1920. A trama destaca a influência religiosa exercida por uma personagem histórica — Padre Cícero Romão Batista — e a manipulação do fanatismo religioso para fins políticos. Ao reformular conceitos históricos que evidenciam ações unilaterais que permitem toda forma de opressão, a trama realiza reivindicações de alto valor social. A verdade do autor, ou o seu ponto de vista, pode ser considerada como denúncia e crítica elaboradas de forma consciente.
Texto para a questão abaixo.
A revolução dos beatos, de Dias Gomes, tem sua ação desenvolvida em Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 1920. A trama destaca a influência religiosa exercida por uma personagem histórica — Padre Cícero Romão Batista — e a manipulação do fanatismo religioso para fins políticos. Ao reformular conceitos históricos que evidenciam ações unilaterais que permitem toda forma de opressão, a trama realiza reivindicações de alto valor social. A verdade do autor, ou o seu ponto de vista, pode ser considerada como denúncia e crítica elaboradas de forma consciente.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
Quando inserido na comunidade, o grafite, forma espontânea
de arte de rua, pode agir como um estímulo visual que
promova a identidade, o bem-estar e a reflexão.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
O termo cultura visual é empregado em referência às visitas
a museus, teatros e galerias de arte.
Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, no que diz respeito à Arte e Educação, analise os critérios abaixo e, diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:
( ) A arte é disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases 9.394, no Artigo 26: “§ 2º “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” (BRASIL, 1996).
( ) Em seus objetivos gerais, o ensino da arte articula ações que oportunizam aos alunos se reconhecerem como seres humanos em sua integridade; que possam conhecer e vivenciar arte não apenas no fazer artístico, mas dando ênfase à reflexão sobre o produto artístico, fazer arte e pensar sobre ela. No fazer artístico, o aluno pode se apropriar de diferentes meios como leitura, produção, observação, interpretação e análise sobre a produção contemporânea, podendo compreender a relação da arte com a vida, sendo capaz de desenvolver a capacidade de analisar criticamente.
( ) O ensino da arte, aqui apresentado, defende as quatro linguagens da arte, em que profissionais com diferentes formações - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro - podem atuar em suas áreas de habilitação específica, fazendo com que essas linguagens dialoguem entre si.
( ) O professor de Arte, para uma prática pedagógica efetiva, deve ser um profissional aberto a novos conhecimentos, que busca atualizações, zela pela pesquisa e valoriza a produção do aluno. Para tanto, o desenho geométrico, o canto coral e a produção artística para datas festivas deve ser uma premissa no currículo do professor de Artes.
( ) O ensino de Arte deve considerar, ainda, a diversidade e a pluralidade cultural, considerando classe social, raça, etnia, gênero, religião, opção sexual, bem como a educação especial para alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, ou seja, as linguagens artísticas com seus respectivos artistas e/ou educadores:
Primeira coluna:
1- Artes Visuais.
2- Dança.
3- Música.
4- Teatro.
Segunda coluna:
( ) Isadora Duncan, Rudolf Von Laban, Pina Bausch.
( ) Maria Celeste Martins, Rosa Iavelberg, Fayga Ostrower.
( ) Raymond Murray Schafer, Carl Orff, Heitor Villa-Lobos.
( ) Analice Dutra Pillar, Beatriz Milhazes, Nuno Ramos.
( ) Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin.
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise os itens abaixo e identifique os que competem e se relacionam com as possibilidades metodológicas para o Terceiro, Quarto e Quinto anos do ensino fundamental na linguagem das artes visuais. Diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:
( ) ao aluno, possibilitar que, ao observar obras de arte, compreenda a estrutura da linguagem visual identificando os elementos compositivos, como: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, sensações e outros.
( ) experimento, manuseio, criação com diferentes materiais, ferramentas e suportes, como recursos significativos e expressivos nas produções artísticas (tinta, argila, massa de modelar, gesso, biscuit, isopor, sabão, sabonete, concreto celular, papel machê, esteca, papéis, pincéis, rolo, giz, carvão vegetal e outros).
( ) produção, criação e exploração, expressando-se nas diferentes linguagens e técnicas, como desenho, pintura, escultura, gravura, modelagem, recorte, colagem, montagem e outras; conhecimento e investigação sobre a arte popular do seu entorno trazendo artistas locais e obras para escola. Prioridade para o desenho e a repetição de modelos, a cópia e os trabalhos manuais como o macramê.
( ) leitura e releitura de imagens de obra de arte. Sempre que possível, fazer paralelo com obras de outros períodos e artistas nacionais e internacionais, analisando, observando elementos compositivos, cores, materiais utilizados, temas, período, contexto histórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
O estudo dos Movimentos artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes culturas faz parte do Eixo Temático I - Conhecimento e Expressão em Artes Visuais. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
As visualidades criadas no dia do Índio e no dia nacional de
Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, no ensino das
artes visuais, devem ser abordadas destacando seu valor aditivo
para a cultura.
A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
O folclore é um aspecto irrelevante das abordagens
multiculturalistas no ensino das artes visuais e deve ficar
restrito para aquelas manifestações que se fixam no passado
como ocorre com as comemorações do dia nacional de Zumbi
dos Palmares e da Consciência Negra.
Entre os anos de 1904 e 1907, alguns pintores desenvolveram um estilo de pintura que lhes valeu o apelido de Les Fauves (As Feras). Sobre esse período, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
No Brasil, o modernismo foi inaugurado por um marco histórico: a Semana de Arte Moderna. Vários artistas, entre eles Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia organizaram uma manifestação no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922. (Costa, 2004)
Segundo Costa, nesse evento, os artistas defendiam
É incorreto afirmar sobre o Impressionismo:
Leia com atenção:
I - É criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", com a intenção de propor atividades para o aluno desenvolver a autoexpressão e a prática;
II - É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino;
III - Criação dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico.
A ordem cronológica dos eventos acima:
O termo “minimalista” é cunhado pelo escritor e filósofo
Acerca da Semana de Arte Moderna de 1922, é CORRETO afirmar:
Qual dos artistas abaixo não faz parte da Pop Art?