SóProvas



Questões de Ensino da Arte


ID
1354111
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Chula é uma dança típica do Sul do Brasil, dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens. A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros Estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal

    Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil, e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro

    Xote, xótis, chótis ou escocesa é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centro-europeia. É um ritmo/dança muito executado no forró


ID
1409884
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em um contexto histórico-social que inclui o artista, a obra de arte, os difusores comunicacionais e o público a arte apresenta-se como:

Alternativas

ID
1409890
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A elaboração de obras artísticas depende de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e pormeio da elaboração de:

Alternativas

ID
1440091
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Aprender arte com sentido está associado à compreensão daquilo que é ensinado.”

PCN

Os PCNs indicam que a ordem com que são abordados os conteúdos em arte deve ter, basicamente, o seguinte ponto de partida:

Alternativas
Comentários
  • letra "c". A compreensão e a construção do conhecimento se dá mediante a assimilação e acomodação  entre o conhecimento de mundo (conhecimento prévio do aluno) e  o conhecimento novo.  


ID
1471168
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Em aulas de arte (principalmente nas aulas de música, artes plásticas, desenho, teatro, dança), espera-se que os estudantes vivenciem intensamente o processo artístico, acionando e evoluindo em seus modos de fazer técnico, de representação imaginativa e de expressividade.”

(Fusari e Ferraz.)

De acordo com a afirmativa anterior sobre cursos dearte consistente, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1471981
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos têm o papel essencial de colaborar para a formação de cidadãos, de modo que estes adquiram conhecimento que lhes permita situar a produção de arte como objeto sócio- histórico contextualizado nas culturas. Considerando essa afirmação, o correto está em:

Alternativas

ID
1471996
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os conteúdos de Arte apresentados na proposta da Educação de Jovens e Adultos podem ser classificados em três tipos: conceituais, procedimentais e atitudinais. O correto está em:

Alternativas

ID
1472008
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O professor Leandro de Artes Visuais de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi convidado pelos organizadores do Salão Arte Pará para desenvolver uma ação educativa, em que a temática Arte Conceitual deveria ser abordada, tendo como base os eixos de aprendizagem da Proposta Triangular. Considerando o processo de mediação arte/público e os eixos de aprendizagem que fundamentam a referida proposta educativa, avalie as afirmativas abaixo.

1- Por meio da contextualização o professor Leandro pode praticar uma atividade educativa voltada para a multiculturalidade e à ecologia.
2- O professor Leandro, seguindo a Proposta Triangular, hierarquizou as atividades, propondo primeiro a leitura de uma obra conceitual, depois a contextualização da mesma e por último um exercício de releitura.
3- Considerando a Proposta Triangular, o professor deu ênfase ao trabalho com os códigos hegemônicos: europeu e norte-americano eruditos da arte, em função da superioridade que lhes são inerentes.
4- Qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser: explorado, interpretado e operacionalizado por meio da Proposta Triangular.

O correto está em:

Alternativas

ID
1472017
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na proposta pedagógica de Artes Visuais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é enfatizada a importância de ampliar os meios de apreensão, de compreensão e de representação do mundo desses alunos, “alfabetizando-os” na linguagem visual nas mais variadas formas de leitura de imagens. Considerando a leitura da obra de arte, o correto está em:

Alternativas

ID
1472356
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,

Alternativas

ID
1472359
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo

Alternativas

ID
1472377
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O modelo de ensino de arte adotado pelos jesuítas, durante o processo instaurado no Brasil colônia, centrou-se:

Alternativas
Comentários
  • Havia escolas práticas de artes e ofícios onde eram produzidos utensílios, talhas, esculturas e pinturas, destacando-se os trabalhos em madeira e cerâmica.O exercício artístico correspondia aos religiosos e a seus ajudantes (indígenas, escravos e civis). O processo didático se pautava na observação e imitação do aprendiz em relação ao mestre. A influência da concepção jesuítica de artes e ofícios, baseado na formação de artesãos ou artífices, em princípio, e de artistas mais tarde se estendeu indiretamente até a primeira metade do século XX, apesar de assumir outras denominações como ensino do desenho.

    Até os dias atuais convivemos com reminiscências da educação jesuítica no Brasil: subordinação entre quem ensina e quem aprende, valorização dos saberes dissociados da vida social e cultural; implementação de aulas em espaços fechados; classificação entre cultos e ignorantes; instauração consciente e inconsciente de um aparato disciplinar de penalização e moralização dos educandos.


ID
1472386
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No Brasil, a compreensão do ensino de arte como recreação deu-se pela

Alternativas

ID
1472392
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Do ponto de vista docente, qual é o critério de uma avaliação qualitativa do portfólio de um estudante de artes visuais?

Alternativas

ID
1472413
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Bastos (2005, p. 228), a arte/educação democrática, baseada na comunidade, tem por meta “valorizar as ligações intrínsecas entre a arte e a vida cotidiana”. Tal proposta envolve

Alternativas

ID
1472419
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma escola que tenha por desafio articular a proposta de ensino de arte ao conceito de cidade educadora adota uma concepção

Alternativas

ID
1472422
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para Goya (2009, p. 55) a escola deve ser “o locus de legitimação das oportunidades e de realização de experiências estéticas e artísticas”. Neste sentido, qual a função do professor de artes?

Alternativas

ID
1472434
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A inadequação das salas de aula regulares para o ensino de artes visuais desafia os professores a

Alternativas

ID
1475710
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas

Alternativas

ID
1475713
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”.

O fragmento apresentado indica a

Alternativas

ID
1475716
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva avaliativa tradicional coloca sobre o estudante o peso de ter de triunfar até a faculdade, de passar na peneira, de ser o melhor – no caso, o que melhor se adapta ao seu ensino árvore, linear. Ela nem sempre considera as singularidades, os movimentos dos estudantes, e muitas vezes corta as possibilidades do estudante de aprender ao seu tempo, de retornar, de questionar, de aprender com encantamento.


ID
1475719
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque

Alternativas

ID
1475722
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria

Alternativas
Comentários
  • Não aparece resposta para está questão!


ID
1475725
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria

Alternativas

ID
1475731
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir

Alternativas

ID
1475737
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque

Alternativas

ID
1475740
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que

Alternativas

ID
1475743
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla

Alternativas

ID
1475878
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Ateoria educacional recente tendeu progressivamente a centralizar-se na ideia de que na infância é importante que se proporcionem períodos de lazer e de alívio das tensões e esforços realizados em atividades escolares, por meio das aulas de arte. A posição de Dewey, a respeito do fazer artístico na educação escolar, é:

I. O resultado de uma indústria extraordinariamente consciente de seu próprio significado emocional e intelectual.
II. O resultado da percepção do significado do que se está fazendo ou criando e se regozijar com ele.
III. O resultado de urn estado mental que formula questionamentos de uma forma nova e mais significativa.
IV. O resultado de processos precisos voltados para a indústria utilitaria.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475884
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No Brasil, a abordagem mais contemporânea de Arte-educagao, na qual estamos mergulhados é associada:

Alternativas

ID
1475887
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Hernândez, a arte na educação para a compreensão da cultura visual tern como objetivos:

I. Levar os estudantes a colocarem em segundo piano a crençaa de que o valor estético depende de uma resposta universal.
II. Levar os estudantes a uma reflexão crítica sobre as diferentes tradições históricas, filosóficas e culturais.
III. Expor os estudantes às diferentes manifestações da cultura visual, especialmente os objetos produzidos na atualidade.
IV. Expor os estudantes não só ao conhecimento formal, conceitual e prático em relação as Artes, mas também a sua consideração como parte da cultura visual de diferentes povos e sociedades.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475923
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:

Alternativas

ID
1475950
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Citacionismo: O termo se refere a um procedimento nas artes plásticas, principalmente nas artes moderna e contemporânea, em que o artista faz uso de imagens já consagradas na história da arte, como referência na composição de seu próprio trabalho. Essa citação, que pode ser implícita ou explícita, acaba por evocar um diálogo entre artistas e obras, de diferentes períodos e estilos, criando novos contextos para uma mesma imagem. Um exemplo dessa intertextualidade nas artes plásticas pode ser observado a partir do célebre quadro de Édouard Manet (1832-1883) Le Déjeuner sur l'Herbe (Piquenique na Grama, 1863), diretamente calcado da obra Concerto Campestre (século XVI), de Giorgione (1477-1510). Esse quadro foi citado em diversas outras obras, assinadas por Pablo Picasso (1881-1973), Alain Jacquet (1939), Claude Monet (1840-1926), Glauco Rodrigues (1929-2004), Márcio Sampaio (1941) e Adir Sodré (1962), entre outros.

    x

    Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente. Etimologia (origem da palavra releitura). Re + leitura.


ID
1475953
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.

I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1475959
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:

Alternativas

ID
1475965
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No capítulo “Revendo a nomenclatura do ensino de arte", as autoras Fusari e Ferraz (1992: p.15-18) afirmam que as diferentes nomenclaturas implicam diferentes concepções teóricas. Ao encerrar o texto, escrevem: “Enfim, é importante redefinir objetivos, conteúdos e métodos do curso de Arte na educação escolar para que ele deixe de ser considerado apenas atividade e passe a uma nova categoria: disciplina Arte."
Organize, de cima para baixo, as características da coluna da direita de acordo com a nomenclatura da coluna da esquerda.

                               Coluna 1                   Coluna 2
                    I. Educação Artística    ( ) Técnicas artísticas
                   II. Arte                           ( ) Expressão pessoal
                  III. Arte-Educação          ( ) Conhecimento 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475968
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa onde são indicadas CORRETAMENTE algumas características do ensino de arte modernista.

Alternativas

ID
1475977
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Num projeto de ensino de arte para o Ensino Fundamental, encaminhamento metodológico refere-se às escolhas do professor, em diálogo com seus alunos, acerca de conteúdos, modalidades técnicas para processo artístico, procedimentos e avaliação. Fazem parte dos processos de avaliação:

I. Instrumentos de avaliação: portfólio, memorial descritivo, produção artística, relatórios de visitas, leituras de imagens.
II. Critérios de avaliação: capacidade de dar forma visual às ideias, participação ativa em todas as atividades, argumentação sobre questões relativas à arte.
III. Razões para a avaliação: relacionar os objetivos e finalidades educativas com a aprendizagem, revisar e valorizar o ensino, diagnosticar o conhecimento básico dos estudantes e suas necessidades, reconhecer, descrever e informar sobre a aprendizagem.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1564681
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os conteúdos são capacidades e respondem ao que se quer ensinar, sendo inter-relacionados, mas podemos analisá-los separadamente para melhor compreender sua natureza." Relacione as colunas a seguir:  


I. Saber saberes.

II. Saber fazeres.

III. Saber ser e saber ser no convívio com o outro.


( ) Valores e atitudes.


( ) Procedimentos.


( ) Fatos, conceitos e princípios. 


A sequência está correta em: 


Alternativas

ID
1590646
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:

Alternativas

ID
1613278
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".


O texto acima se refere a  

Alternativas
Comentários
  • teatro infantil - Olga Reverbel


ID
1613293
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem, obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO, 2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).

Analise as assertivas abaixo.

I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.

II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.

III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.

IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.

V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.

Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS 

Alternativas

ID
1634215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais especificamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e as qualidades peculiares de trabalhos artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior de que a arte é capaz.


                                                   Ralph Smith. Excelência no ensino da arte. In: Ana Mãe Barbosa (org.).

                                                    Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97 (com adaptações). 

A experiência maior de que a arte é capaz, apresentada por meio da excelência do ensino da arte, significa que


os estudantes aprendem a sentir a arte, a compreendê-la no seu sentido histórico e a apreciá-la esteticamente.

Alternativas

ID
1634218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais especificamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e as qualidades peculiares de trabalhos artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior de que a arte é capaz.


                                                   Ralph Smith. Excelência no ensino da arte. In: Ana Mãe Barbosa (org.).

                                                    Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97 (com adaptações). 

A experiência maior de que a arte é capaz, apresentada por meio da excelência do ensino da arte, significa que



os educadores necessitam de qualificação específica para repassar aos estudantes uma compreensão histórica, uma apreciação estética e um pensamento crítico em relação ao campo da arte.

Alternativas

ID
1634221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

         Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais especificamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e as qualidades peculiares de trabalhos artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior de que a arte é capaz.


                                                   Ralph Smith. Excelência no ensino da arte. In: Ana Mãe Barbosa (org.).

                                                    Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97 (com adaptações). 

A experiência maior de que a arte é capaz, apresentada por meio da excelência do ensino da arte, significa que 


o estudo da arte é a única matéria complexa, porque pressupõe compreensão disciplinada e sensibilidade cultivada.


Alternativas
Comentários
  • O texto não fala nada a respeito de complexidade, e mesmo assim, a arte não é a única matéria que detém complexidade.


ID
1762900
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na virada do século XIX para o XX, os principais temas educacionais eram a alfabetização e a preparação para o trabalho. A necessidade de ensino do desenho apropriado era referida como importante aspecto da preparação para o trabalho industrial. O ensino de desenho, nas escolas primárias e secundárias, fazia analogias com o trabalho, valorizando o traço, o contorno e a repetição de modelos, o desenho de ornatos, a cópia e o desenho geométrico, pois visava à preparação do estudante para a vida profissional e para as atividades que se desenvolviam tanto em fábricas quanto em serviços artesanais.

Maria F. R. Fusari e Maria Heloísa C. T. Ferraz. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001 (com adaptações).

Considerando-se o texto e a teoria à qual ele faz referência, conclui-se que, de acordo com essa teoria, 

Alternativas

ID
1762924
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

É importante ressaltar que, desde o início da história da humanidade, a arte sempre esteve presente em praticamente todas as ações culturais. Nesse sentido, a procura do novo, a ruptura com o passado, a busca da expressão, a experimentação e as descobertas tecnológicas impulsionaram a diversidade da arte e, consequentemente, do ensino-aprendizagem da arte. De uma maneira ou de outra, os paradigmas histórico-visuais influenciaram as imagens destinadas às crianças. Além disso, o próprio conceito de criança foi alterado. Hoje, as ilustrações e os textos visuais convocam as crianças a conhecê-los, a percorrê-los e a racioná-los com uma realidade maior, imaginada ou real.

Fernando Hernández. Cultura visual, mudanças educativas e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000 (com alterações).

A respeito do texto, é correto afirmar que as ideias nele contidas ressaltam 

Alternativas

ID
1762927
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os conhecimentos de arte são expressos por meio de linguagens que têm em comum com outras linguagens o fato de se constituírem em processos representacionais e comunicativos. As linguagens artísticas têm uma sintaxe própria que lhes dá significação e faz com que possam ser lidas. Realizar leituras e estabelecer sentidos para as manifestações artísticas significa entrar em contato com a forma como estas se constituem e interpretar as combinações das relações significantes da mensagem artística.

Gilvânia Maurício Dias de Pontes. Diretrizes contemporâneas para o ensino de Artes. Internet: (com adaptações).

Relaciona-se às ideias do texto a definição de 

Alternativas

ID
1762948
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para a inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem de artes plásticas, é fundamental que 

Alternativas

ID
1762951
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A sintaxe visual apresenta linhas gerais de criação e composição. Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos, eles podem ser usados em conjunto com técnicas para a criação de mensagens visuais claras. O alfabetismo da linguagem visual, mesmo que não seja tão lógico e preciso como o verbal, pode levar a uma melhor compreensão das mensagens visuais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os elementos da linguagem visual. 

Alternativas

ID
1762984
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e a visão de ensino era baseada na escola tradicional. Assim, encontramos, no ensino de música, por meio do Canto Orfeônico, o aspecto de caráter nacional na formação da população que vivenciou esse período da história da educação. Mas os pressupostos da Escola Nova também contribuíram, nos anos 1930, para novas propostas no ensino da arte. Nesse contexto, como pressuposto da Escola Nova, pode(m)-se destacar 

Alternativas

ID
2221195
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.

Essa abordagem

Alternativas

ID
2221240
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2221243
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2221246
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Alternativas

ID
2238175
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela. A arte esteve predominantemente comprometida com o projeto de difusão e propaganda do cristianismo europeu. É possível afirmar que essencialmente a função da Arte perpassa pela:

Alternativas

ID
2238184
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como:

Alternativas

ID
2263705
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Em 2005 a Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB) solicitou a retificação do termo que designa a área de conhecimento ‘Educação Artística’ pela designação ‘Arte, com base na formação específica plena em uma das linguagens: artes visuais, dança, música e teatro’, junto ao Conselho Nacional de Educação.
A solicitação foi atendida e um dos argumentos considerados foi que a denominação ‘Educação Artística’ já tinha sido substituída por ‘Ensino da Arte’ desde a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), significando um avanço para a área. Desde então, o caminho para se identificar a área por ‘Arte’, não mais entendida como uma atividade, um mero ‘fazer por fazer’, mas como uma forma de conhecimento se estabeleceria definitivamente.”
(Parecer adaptado apud http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb22_05.pdf)
Entender a arte como área de conhecimento e não como atividade consiste em uma opção metodológica que 

Alternativas

ID
2263711
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“As escolas bem sucedidas no Brasil atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada em um bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. O planejamento é o plano de ação que, em um determinado período, vai levar a escola a atingir suas metas. Do planejamento, depois, sairão os planos de aula, adaptados ao cotidiano em classe.”
(Adaptado de http://revistaescola.abril.com.br/formacao/proposta-pedagogicaplanejamento-bases-sucesso-escolar-424816.shtml)
As afirmativas a seguir identificam corretamente ações para que o planejamento de aula seja eficaz, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A

    Programar atividades com níveis progressivos de complexidade para que os alunos fixem os modelos de cada movimento artístico.


ID
2263717
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
Os PCNs estabelecem que os conteúdos em Arte devem ser articulados a partir de três eixos norteadores. O eixo _____ permite identificar os elementos expressivos e materiais que foram utilizados para uma obra de arte e a qualidade da produção artística em diferentes contextos. O eixo _____ situa o conhecimento do trabalho artístico, do outro e da arte no contexto social, histórico e cultural. O eixo _____ se refere à ação de criar e compreender os procedimentos técnicos e inventivos, de modificar e produzir novas formas nas diferentes linguagens.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
2294818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A educação artística foi incluída no currículo escolar, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A partir da atual LDB, Lei n.º 9.394/1996, a arte começou a ser considerada uma disciplina obrigatória na educação básica. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) ERRADO ( embora, na prática, eu como aluno via assim.. kkkkkk )

    A efetivação da arte na escola visa, unicamente, estabelecer horas de lazer e descanso durante o período de aula.

     

     e) CERTO

    A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.

  •  e)

    A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.


ID
2294824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem da arte, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2294827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2294872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No ensino do torém na escola, deve-se

Alternativas

ID
2294881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)


Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.

Alternativas
Comentários
  • em relação a LDB como é citada?

ID
2294896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que se refere ao ensino e aprendizagem de música na escola, é correto afirmar que a Lei n.º 11.769/2009 alterou

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Desatualizada

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.           (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    § 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

    § 6o  As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.             (Redação dada pela Lei nº 13.278, de 2016)


ID
2294911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).


De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove

Alternativas

ID
2294914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O projeto educativo, pelas características de aprendizagem significativa e transdisciplinar, apresenta-se como orientação didática atual e adequada para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam: reconhecimento da importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã; e ainda compreensão dos fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais como recursos de informação, comunicação, interpretação, necessários à formação da cidadania, incentivando o aluno como agente do processo de ensino aprendizagem.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: matrizes curriculares para ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coleção Escola Aprendente - Volume 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2000 (com adaptações).


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

Alternativas

ID
2294917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e

Alternativas

ID
2339341
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Nascida em 1946, a artista levou seu corpo aos seus limites físicos como modo de esvaziá-lo e deixá-lo em prontidão para uma experiência espiritual mais plena. Suas performances-solo no início dos anos de 1970, muitas delas chamadas de “Ritmos” devido a um trabalho anterior com instalações de som, requeriam que ela gritasse até ficar completamente rouca, dançasse até cair por esgotamento, fosse surrada por uma máquina de vento até desmaiar, que se flagelasse, que tomasse drogas alteradoras da mente e realizasse outros atos perigosos.

O texto acima se refere a:

Alternativas

ID
2339356
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2362165
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e o livro estão novamente em questão. O modo de percepção desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue o item a seguir.

Praticamente não há mudanças na percepção da plateia se uma mesma proposta dramatúrgica for apresentada em um palco frontal ou em uma perspectiva multifocal, ou seja, com as cenas e a plateia dispersas em variadas direções pelo espaço cênico.

Alternativas

ID
2657539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

        A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


A totalidade de um trabalho de arte, seja ele um evento, seja um objeto, tem maior importância que os elementos individuais que o compõem.

Alternativas

ID
2751055
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na trajetória do ensino da Arte no Brasil, ocorreram mudanças nos aspectos históricos, políticos e epistemológicos, ocasionando várias nomenclaturas no ensino de Arte na Educação escolar. Cada uma das nomenclaturas apresentava seus objetivos.


Nomenclatura

I - Educação Artística

II - Educação através da Arte

III - Arte-Educação

IV - Ensino de Arte

V - Belas Artes


Objetivos

( ) preparação de mão de obra para a indústria;

( ) educação dos sentidos;

( ) educação voltada para técnicas e reprodução de produtos artísticos;

( ) busca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem em Arte;

( ) sistematização do ensino de Arte em quatro linguagens: música, dança, teatro e artes visuais.


A sequência correta da associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2751085
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O papel da Arte na Educação está relacionado aos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento. Expressar o modo de ver o mundo nas diferentes linguagens artísticas (teatro, música, dança, artes visuais), dando forma e colorido, é uma das funções da Arte na escola. A Arte é de igual valor no currículo escolar tanto quanto as demais áreas do conhecimento.


Com relação ao papel da Arte na Educação, leia as afirmações abaixo.


I. Em 1971, pela LDB, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

II. Com a Lei n° 9394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26, parágrafo 2°)

III. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o componente Arte não é compreendido como área do conhecimento.

IV. A Lei 11.769/2008, de 18 de Agosto de 2008, altera a Lei 9.394/96 (LDB) e dispõe sobre o ensino de música nas escolas.

V. A partir da Lei 9394/96, a aprendizagem da Arte é obrigatória no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.


Marque a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • O papel da Arte na Educação está relacionado aos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento. Expressar o modo de ver o mundo nas diferentes linguagens artísticas (teatro, música, dança, artes visuais), dando forma e colorido, é uma das funções da Arte na escola. A Arte é de igual valor no currículo escolar tanto quanto as demais áreas do conhecimento.

    Com relação ao papel da Arte na Educação, leia as afirmações abaixo.

    I. Em 1971, pela LDB, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

    --------------------------

    II. Com a Lei n° 9394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26, parágrafo 2°)

    --------------------------

    III. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o componente Arte não é compreendido como área do conhecimento.

    --------------------------

    IV. A Lei 11.769/2008, de 18 de Agosto de 2008, altera a Lei 9.394/96 (LDB) e dispõe sobre o ensino de música nas escolas.

    --------------------------

    V. A partir da Lei 9394/96, a aprendizagem da Arte é obrigatória no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

    Marque a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras.

    E) I, II, IV e V. [Gabarito]


ID
2864896
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.


A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que propõe para o ensino da arte o equilíbrio entre os pilares “fazer”, “fruir” e “contextualizar”, ainda não foi contemplada pelos principais documentos que orientam o ensino de arte (Referenciais curriculares para a Educação Infantil, PCNs‐Arte, Currículos em Movimento etc.), sendo a sua inserção na Base Nacional Curricular Comum uma das principais lutas da categoria.

Alternativas
Comentários
  • Conhecer - Fruir - Produzir


ID
2864899
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.


A cultura visual na educação propõe que a visualidade do cotidiano (outdoors etc.) seja lida criticamente pelos alunos, a fim de que aprendam a distinguir e valorizar a arte erudita.

Alternativas

ID
2864902
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte procuram, desde 1997, propor um currículo mínimo para cada um dos níveis de escolarização.

Alternativas
Comentários
  • Mínimo nãoooooooooooooooooooooo


ID
2864905
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.


Objetivos e conteúdos para o ensino de artes no ensino fundamental estão propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte.

Alternativas

ID
2864908
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte reconhecem as quatro linguagens artísticas (artes visuais, música, teatro e dança) e propõem uma abordagem polivalente a fim de que essas quatro linguagens sejam desenvolvidas no ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Errada! Em toda educação básica
  • mas não diz somente ensino fundamental...

ID
2864968
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.

Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.

Alternativas

ID
2917969
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que diz respeito ao que um aluno de ensino fundamental leva em consideração no momento em que produz suas imagens, é correto afirmar que, nessa fase, esse aluno

Alternativas

ID
2917981
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No curso de graduação de Artes Visuais, os estudantes aprendem a desenvolver a percepção, a reflexão, a produção e a crítica. Em relação à formação em artes visuais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918320
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Moshe Feldenkrais, no livro Consciência pelo movimento (1977), “para compreender o movimento é preciso sentir, e não forçar”.
 
Com base nessa afirmação, a possibilidade metodológica para desenvolver um processo de aquecimento corporal em uma aula de dança é

Alternativas

ID
2918326
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Mônica Dantas, em seu livro Dança: o enigma do movimento (1999), a “improvisação é um jogo, cuja regra principal é estar sensível e atento às propostas que estão surgindo”.
 
Com base nessa afirmação, a estratégia mais adequada para o trabalho em sala de aula é 

Alternativas

ID
2918329
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A maitrê de ballet Eugênia Feodorova afirmava em suas aulas: “O ballet é a arte da repetição, e a repetição é a mãe da sabedoria”.

Tomando por base essa afirmação, o uso da repetição em aulas de Dança é visto como

Alternativas

ID
2918335
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“O conceito de motrizes culturais será empregado para definir um conjunto de dinâmicas culturais utilizadas na diáspora africana para recuperar comportamentos ancestrais africanos. A este conjunto chamamos de práticas performativas, e se refere à combinação de elementos como a dança, o canto, a música, o figurino, o espaço, entre outros, agrupados em celebrações religiosas em distintas manifestações do mundo afro-brasileiro.” 

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras.  Rio de Janeiro: Garamond, 2011, p. 108.
 
Com base nos princípios das motrizes culturais brasileiras, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918338
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O ensino da Dança na escola apresenta um duplo caráter: o artístico e o pedagógico.

No caso específico do ballet clássico, a dimensão artística envolve

Alternativas

ID
2918341
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança surgiu de manifestações coletivas do povo, como divertimento. Com o passar dos anos foi se tornando divertimento da aristocracia e sinônimo de poder. A dança é, até hoje, capaz de desenvolver aspectos sociais, cognitivos e motores aliados à sensação de prazer. As festas com danças são sempre alegres e divertidas.

Com base nesse pensamento, a atitude do professor de Dança na sala de aula é

Alternativas

ID
3039700
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A proposta educacional para a dança, de Isabel Marques, estrutura o ensino da dança em um tripé polifônico e não hierárquico, que enfatiza três vértices, quais sejam:

Alternativas

ID
3039703
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“A rotina da escola pode transformar esse grande potencial de historicização da dança/mundo em mera repetição de atividades e exercícios de dança. Isso geralmente acontece quando a dança é entendida, por exemplo, como habilidade física ou, ainda, somente como aquisição de códigos (que vão do balé às danças brasileiras). A resposta pedagógica mais comum que se dá às propostas de aquisição de habilidades e códigos é o olhar somente para o passado – no qual se localizam as regras, os códigos a serem seguidos e repetidos acriticamente.”


Para Marques, quando a meta do ensino de dança é a aquisição de códigos,

Alternativas

ID
3039709
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Compreensão da lógica da dança: o que, como, onde e com o que as pessoas se movem. Mesmo existindo muitas variações, esta, acaba se resumindo em partes do corpo, dinâmicas, espaços, ações e relacionamentos. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • O termo coreologia tem sido usado para definir o estudo acadêmico, sistemático e metodológico da dança. O termo foi inicialmente apresentado por Rudolf Laban, em 1926, no currículo do seu recém criado Instituto Coreográfico, na Alemanha. Ele afirmava que a coreologia "lida com a lógica e o equilíbrio da dança, é a "teoria das leis dos eventos de dança manifestada numa síntese de experiência espaço temporal - uma espécie de gramática e síntese da linguagem do movimento lidando não só com a forma exterior do movimento mas também com seu conteúdo mental e emocional.


ID
3131914
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Marques (2012), além de Rudolf Laban, foi influência importante na elaboração e difusão dos discursos e práticas da “dança criativa” em âmbito internacional, e que, até os dias de hoje, tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Trata-se da teoria de

Alternativas
Comentários
  • Margareth H’Doubler.


ID
3131917
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que diz respeito ao papel da dança na educação, na primeira metade do século XX, segundo os PCN – Arte (1997), as atividades da linguagem

Alternativas

ID
3131923
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo Marques (Dançando na Escola, 2012) apesar de o discurso metodológico de Laban valorizar a expressão individual “natural” da criança, o coreógrafo é explícito no que diz respeito a estabelecer conteúdos a serem trabalhados com as crianças em sua “dança educativa moderna”. Segundo a autora, Laban sugere como aprendizado

Alternativas

ID
3131926
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No eixo de organização de conteúdos em Dança, propostos pelos PCN – Arte (1997), denominado “Dança como Produto Cultural e Apreciação Estética”, é considerado um conteúdo compatível a

Alternativas

ID
3171211
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As linguagens artísticas estimulam diversas faculdades: a leitura de um livro, a imaginação; a pintura, a criatividade; o teatro, a dança e a música, a percepção da voz, do olhar e das expressões corporais. Assim, o ensino de arte contribui para o desenvolvimento do indivíduo. Para atingir esse objetivo, faz-se extremamente necessário:

Alternativas

ID
3196504
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em dança, o estudo da força que impulsiona o movimento relacionando o indivíduo com seu próprio corpo, com o outro e com seu entorno, amplia o leque de possibilidades expressivas e criativas por meio do movimento, é chamado de:

Alternativas

ID
3224455
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando o Ensino de Arte na Educação Básica, conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, no que diz respeito aos Conteúdos do quinto ano na linguagem musical, com base na Música Catarinense, analise os critérios abaixo e, diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:


( ) Compositores catarinenses (Famosos e anônimos); características da música catarinense; símbolos musicais básicos: sinais de repetição, pauta, clave de sol.

( ) Notação: registro formal e não formal; Músicas folclóricas: tradição germânica, italiana, nordestina.

( ) Jogos rítmicos; músicas folclóricas catarinenses; duração: tempos longos e curtos, aceleração e retardo.

( ) Brincadeiras cantadas; instrumentos musicais utilizados no estado de Santa Catarina. Ritmo: ritmo corporal, ritmo cantado, tocado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas

ID
3224461
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Analise os itens abaixo e identifique os que competem e se relacionam com o histórico e o ensino da arte no Brasil:

I- O ensino de arte em academias tem início com a Missão Artística Francesa em 1816, vinda com o importado modelo Neoclássico, conduzindo um importante salto em relação ao ensino de arte no Brasil, pois anos depois foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes.
II- No movimento da Escola Nova, o ensino de arte foi voltado para as ideias de alguns teóricos da educação, principalmente Victor Lowenfeld. Com isso, há uma quebra dos modelos tradicionais do ensino, a livre expressão é inserida nos novos métodos e o ensino de arte acaba saindo da forma rígida tradicional na qual era mantido até então.
III- Na Pedagogia Tecnicista, o professor tende a ser responsável por seu planejamento, que deve se mostrar competente e incluir os elementos curriculares essenciais: objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação. Porém, houve uma escassez de bases teóricas e os professores abraçavam os materiais didáticos como ferramenta de orientação para o ensino, com isso houve uma fragilidade metodológica consistindo em um ensino equivocado de arte.
IV- A Proposta Triangular inserida no Brasil por Ana Mae Barbosa começou a ser difundida no Brasil no período dos anos 90. A metodologia utilizada para o ensino da arte é associada à história da arte, ao fazer artístico e à leitura da obra de arte.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas