Pessoal, os metadados são dados sobre outros dados.
No contexto de bancos de dados, por exemplo, os metadados são dados que descrevem os objetos do banco, contendo informações como nome das tabelas, os tipos armazenados em cada coluna, os papéis dos usuários, funções, stored procedures e outras informações relevantes.
Existem 3 tipos principais de metadados
Metadados descritivos: descrevem um recurso com o propósito, por exemplo, de descoberta ou identificação. Isso pode incluir elementos como título, resumo, autor e palavras-chave.
Metadados estruturais: indicam como objetos compostos são colocados juntos, por exemplo, como é que páginas são ordenadas para formar capítulos .
Metadados administrativos: fornecem informações para auxiliar no gerenciamento de um recurso, como por exemplo, quando e como o mesmo foi criado, tipo de arquivo e outras informações técnicas, e sobre quem tem acesso a ele. Existem vários subconjuntos de dados administrativos; dois deles, às vezes, são listados separadamente como tipos metadados: Os de gerenciamento de direito e os Metadados de preservação.