SóProvas



Questões de Análise Documentária


ID
57205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estudos de usuários aplicam diferentes métodos de coleta de
dados, que utilizam perguntas, observação e análise
documentária. A respeito desses métodos, julgue os itens a seguir

A análise documentária realizada em documentos da biblioteca, tais como formulários de empréstimo e de registro de perguntas de referência, apresenta a vantagem de fornecer todos os dados de que o pesquisador necessita, além de garantir a validade deles.

Alternativas
Comentários
  • análise documentária realizada em documentos da biblioteca, tais como formulários de empréstimo e de registro de perguntas de referência,

    Análise documentária é no campo da indexação.


ID
57217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de descrição
de conteúdos e às linguagens documentárias utilizadas para a
padronização do vocabulário utilizado nesses processos

A análise de facetas é uma técnica utilizada na elaboração de classificações e tesauros para fragmentar assuntos complexos em conceitos simples. Na indexação, empregando-se tesauros facetados, os conceitos simples são reagrupados segundo as características do assunto do documento que se deseja representar.

Alternativas
Comentários
  • Assim, a classificação facetada, técnica de fragmentar um assunto complexo, é conhecida como um esquema analítico sintético porque envolve dois processos distintos: a análise do assunto em facetas e a síntese dos elementos que constituem o mesmo, sendo, portanto, aplicável a qualquer área do conhecimento. Analisa-se o assunto fragmentando-o em suas partes constituintes, decompondo elementos mais complexos (assuntos) em conceitos simples (conceitos básicos ou facetas), e é sintético na medida em que procura sintetizar, condensar, examinar cada uma dessas partes, para, posteriormente, uni-las de acordo com as características do documento que vai ser descrito e representado. O núcleo central da análise facetada é a distribuição dos termos relacionados com determinado domínio do conhecimento em facetas homogêneas que se excluem mutuamente e que derivam de uma fonte comum pela aplicação rigorosa de uma só característica de divisão. Nos sistemas facetados, a divisão é realizada em cadeia, ou seja, determinado assunto vai sendo dividido em subclasses até esgotarem-se as possíveis variações (Campos, 1975; Maple, 1995).

  • O tesauro:


ID
174382
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações em relação à NBR 12676, que fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação:

I. Destina-se aos estágios preliminares de indexação, incluindo práticas de qualquer tipo de sistema de indexação, pré ou pós-coordenado.

II. Pode também orientar os resumidores durante a fase de preparação de resumos e auxiliar na tradução dos pedidos dos usuários para os termos de uma linguagem de indexação.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 12676 (1992, p. 1):

    1 Objetivo

    1.1 Esta norma fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. Destina-se aos estágios preliminares da indexação, não tratando das práticas de qualquer tipo de sistema de indexação, pré ou pós coordenado.

    1.2 Esta norma pode também orientar os resumidores durante a fase de preparação de resumos e auxiliar na tradução dos pedidos dos usuários para os termos de uma linguagem de indexação.

    Gab. A

  • NBR 12676

    Objetivo

    [...] Destina-se aos estágios preliminares da indexação, não tratando das práticas de qualquer sistema de indexação, pré ou pós-coordenado.

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/372910/mod_resource/content/1/Norma%20Brasilena%20Indizacion%20Isidoro%20Gil%20Leiva.pdf

    Somente a I está incorreta. Alternativa A.


ID
197074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a análise documentária e representação da
informação, julgue os itens a seguir.

A análise documentária como processo de transformação do texto original em uma representação temática é uma operação de natureza semântica. Um dos aspectos que diferencia esse tipo de análise de outras operações semânticas é o objetivo de recuperação de informações.

Alternativas
Comentários
  • Correta essa questão 

  • A análise documentária como processo de transformação do texto original em uma representação temática

    "a tranformação da linguagem natural do usuário em um vocabulário controlado"

    é uma operação de natureza semântica.

     

    Um dos aspectos que diferencia esse tipo de análise de outras operações semânticas é o objetivo de recuperação de informações.

  • A análise documentária é, de fato, uma operação de natureza semântica, cujo objetivo final é a recuperação da informação.

    Gabarito: C


ID
317488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos tesauros.

As notas explicativas, representadas por modificadores e qualificadores, são recursos utilizados para contextualizar os descritores e ampliar ou reduzir o campo conceitual.

Alternativas
Comentários
  • Inclusão de notas explicativas para esclarecer o significado de um descritor ou sua utilização na indexação.
    Ex.: CHEQUE SEM FUNDOS
    Refere-se ao título de crédito. Em se tratando de crime use: fraude no pagamento por meio de cheque


    -Os qualificadores são termos utilizados junto aos descritores para esclarecer ou limitar seu significado, diferenciando descritores homônimos.
    *parênteses para adicionar um qualificador ao descritor.
    Ex.: BRASÕES (SÍMBOLO)


    Modificadores são termos de sentido amplo que não são utilizados isoladamente na indexação e recuperação de informações. São combinados com descritores para esclarecer ou limitar seu significado.
  • Então o erro da questão está em "modificadores" ????
  • Eu acredito que o erro esteja em "ampliar" já que os qualificadores e os modificadores não ampliam, mas restringem!
  • Qualificadores são qualificadores e Notas explicativas são notas explicativas. Dois conceitos diferentes que a questão colocu como sendo um resultado do outro.
  • Cespe colaborando pra vc nao ficar rico!

  • Notas explicativas são incluídas para esclarecer o significado de um descritor ou sua utilização na indexação. É identificada no tesauro pela sigla NE (nota explicativa ou nota de escopo);

    Qualificador é um modificador, é utilizado para diferenciar ou especificar o descritor, normalmente aparece entre parêntesis.

    Conclusão: notas explicativas não são representadas por qualificadores.

    Gabarito: E

  • A CESPE misturou os conceitos.

    Gabarito E

    Nota Explicativa e Definições

    Notas explicativas e definições podem ser anexadas a um termo para indicar o sentido limitado em que o termo é usado para fins de indexação e assim excluir outros possíveis significados.

    Exemplo:

    DOCUMENTAÇÃO

    NE: processo de armazenar e recuperar informação em todos os campos do conhecimento.

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 31).

    Modificadores ou Especificador

    Utilizado para modificar ou complementar o descritor principal. 

    Exemplos:

    a) o adjetivo “impresso” no termo composto “índices impressos”;

    b) a combinação preposição + substantivo “para crianças” no termo composto “hospitais para crianças”.

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 13).

    Qualificadores

    Quando são encontrados homógrafos na indexação, cada termo deve ser complementado com uma palavra ou frase qualificadora. O termo de indexação deve distinguir-se de seu qualificador; por exemplo, usando um tipo de grafia diferente ou colocando o qualificador entre parêntese. O qualificador não serve como uma nota explicativa, e o termo e seu qualificador devem ser relacionados no tesauro como uma unidade.

    Exemplos:

    MANGA (fruto da mangueira)

    MANGA (parte do vestuário onde se enfia o braço) 

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 27).

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. 175 p.


ID
542488
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A análise documentária foi formalmente conceituada por Gardin como um conjunto de procedimentos efetuados com a finalidade de expressar o conteúdo de documentos científicos, sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação. Segundo essa concepção, a análise documentária

Alternativas
Comentários
  • Esta é mole, pois a resposta está na pergunta. Ao dizer que a análise documentária é um conjunto de procedimentos, já é dada a pista para induzir a letra B. O resto é só ir eliminando.
  • SILVA, Maria dos Remédios da; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes.

    A prática de indexação: análise da evolução de tendências teóricas e metodológicas.

    http://www.scielo.br/pdf/tinf/v16n2/03.pdf

     

    Letra B

    A expressão "Análise Documentária" foi formalmente conceituada por Gardin (1981, p. 29) como "um conjunto de procedimentos efetuados com a finalidade de expressar o conteúdo de documentos científicos, sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação." A corrente francesa adota a expressão Análise Documentária, introduzida por Gardin (1981) e este, tem seus seguidores como: Chaumier, Kobashi, Smit, Tálami [...]. Segundo essa concepção, a Análise documentária é um macro universo no qual a indexação está inserida. A indexação é, então, o resultado da fase de representação, fase final da análise documentária, em que se utilizam as LD's para a geração de produtos documentários. 

  • Segundo a corrente francesa, a indexação seria o resultado da última fase da análise documentária: a representação, em que se utilizam as linguagens documentárias para a geração de produtos documentários.

    Gabarito: B


ID
721384
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A análise documentária compreende as seguintes etapas básicas:

- análise - leitura e segmentação do texto;

- síntese - construção do texto documentário com os conceitos selecionados;

- representação - condensação do texto original e determinação de palavras-chave como produtos documentários.

É possível concluir que na etapa de

Alternativas
Comentários
  • A) A síntese está relacionada especificamente à elaboração de resumos. Trata-se de um processo de condensação do texto e elaboração de um texto documentário que é um resumo, não somente no sentido da produção de um conjunto de frases e enunciados sintetizando o documento, como palavras-chave e notações de classificação (FUJITA, 1999 apud RUBI, 2009). Portanto não alcança a produção de índices. INCORRETA

    B) Na análise o texto é segmentando para identificação e seleção de conceitos. CORRETA

    C) Na representação ocorre a tradução de conceitos nos termos de uma linguagem documentária. INCORRETA

    D) A validação dos conceitos que serão utilizados para a recuperação é realizada na etapa de análise. INCORRETA.

    E) A tradução é realizada na etapa de representação. INCORRETA.

    Gabarito: B

  • Os autores divergem quanto ao número de etapas da indexação, porém, elas tratam basicamente das mesmas operações:

    análise: leitura e segmentação do texto para identificação e seleção de conceitos;

    [...] procura compreender de maneira geral o documento para identificar e selecionar os termos que o representarão para efeito de recuperação.

    [p. 82.]

    RUBI, Milena Polsinelli. OS PRINCÍPIOS DA POLÍTICA DE INDEXAÇÃO NA ANÁLISE DE ASSUNTO PARA CATALOGAÇÃO: ESPECIFICIDADE, EXAUSTIVIDADE, REVOCAÇÃO E PRECISÃO NA PERSPECTIVA DOS CATALOGADORES E USUÁRIOS.

    http://books.scielo.org/id/wcvbc/pdf/boccato-9788579830150-06.pdf

    Alternativa B.

  • O processo de análise documentária é constituído pelas seguintes operações principais: 

    I. análise - leitura e segmentação do texto para identificação e seleção de conceitos; 

    II. síntese - construção do texto documentário com os conceitos selecionados; 

    III. representação - condensação do texto original e determinação de palavras-chave como produtos documentários.

    Política de indexação.Milena Polsinelli Rubi.


ID
730468
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de análise documentária é constituído pelas seguintes operações principais:

I. análise - leitura e segmentação do texto para identificação e seleção de conceitos;

II. síntese - construção do texto documentário com os conceitos selecionados;

III. representação - condensação do texto original e determinação de palavras-chave como produtos documentários.

É correto concluir que a

Alternativas
Comentários
  • a) Restringiu demais o conceito de análise documentária. A tradução de conceitos para os termos de uma linguagem documentária é só uma de suas etapas: a representação. INCORRETA

    b) Novamente o mesmo erro. Os enunciados de assunto formado de termos são gerados na fase de tradução. INCORRETA.

    c) É a tradução que é realizada com apoio de uma linguagem documentária. INCORRETA.

    d) Resumos e índices são dois tipos básicos de representações originadas do processo de análise documentária. CORRETO.

    e) A condensação de textos ou conteúdos é realizada na etapa de síntese da análise documentária. INCORRETA.

    Gabarito: D

  • A representação possui duas naturezas distintas: na primeira a representação é construída através de um processo de condensação intensiva do texto original, gerando os diferentes tipos de resumo; na segunda a representação é realizada através do uso de uma linguagem documentária, que tem como função a normalização das unidades significantes ou conceituais presentes no texto original: indexação.

    Fonte: p. 22: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/download/1556/1529


ID
1041382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à indexação.

A leitura documentária diferencia-se da leitura comum quanto ao contexto sociocognitivo do indexador, o qual não é relevante naquele tipo de leitura, dada a sua natureza.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, por se tratar de uma atividade intelectual, o contexto sociocognitivo do indexador influencia diretamente.


ID
1043185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os próximos itens.

A utilização de análise e indexação automática em um sistema de informação, em detrimento da indexação humana, permite a busca e a recuperação da informação de forma mais extensa e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA -  O erro da questão esta em dizer que a indexação automática  esta em desvantagem com a  indexação humana. O que ocorre é que a utilização de análise e indexação automática, ela colabora na busca e recuperação da informação, mas não que esteja em desvantagem ou que haja "perda" da indexação humana.

  • INFORMAÇÕES DO TEXTO: INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA E MANUAL: REVISÃO DE LITERATURA*

    A comparação entre os dois tipos de indexação, automática e manual, é realizada para se verificar as diferenças e semelhanças entre os termos selecionados por programas de um computador e pelo homem. [...] A grande maioria de testes comparativos entre descritores atribuídos manual e automaticamente, segundo Salton19, 20 , chega a um resultado aproximado de 60% de compatibilidade entre uma linguagem e outra.

    [RESULTADOS DE ALGUNS ESTUDOS:]

    "Seus resultados demonstram que a indexação automática foi mais consistente na revocacão com perguntas gerais e específicas. A indexação manual obteve melhores resultados de precisão com perguntas utilizando termos específicos, e a automática com termos gerais. A indexação automática é tão eficiente quanto a manual, concluíram ao final."

    Klíngbiel& Rinker25 compararam a eficiência da indexação manual e da automática realizada em títulos e resumos pelo programa Machine-Aided Indexing (MAI). A indexação manual e a automática obtiveram os mesmos índices de revocação, mas a manual mostrou-se inferior na precisão

    Barnes, Costantini & Perschke26 compararam a indexação manual e a automática em títulos e resumos do sistema SLC-II. O teste foi realizado em 5 000 documentos do INIS Atomindex. Na recuperação a indexação automática mostrou-se mais eficiente do que a manual, e os termos existentes em uma estavam compatíveis com os termos da outra.

    A maioria dos testes revela que a indexação automática produz resultados de recuperação, no mínimo, equivalentes aos obtidos pela manual.


ID
1181131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à aplicação prática de princípios e normas para a criação, para a organização e para a administração de bibliotecas — um dos primeiros conceitos de biblioteconomia emitidos pela ALA (American Library Association) — e, ainda, relativamente à ciência da informação, que sofreu grandes influências da documentação e da recuperação da informação, julgue os itens seguintes.

Os textos convencionais superam a sua linearidade e se tornam hipertextuais por meio de links explícitos e de links implícitos, a exemplo da websemântica. Nesse sentido, a representação semântica dos documentos pode ser feita durante o processo de autoria, e não apenas depois da publicação do documento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A representação semântica dos documentos pode ser feita durante o processo de autoria, e não apenas depois do documento ter sido publicado (...) destacando-se a navegação conceitual para recuperação da informação com base na relevância e pertinência dos conceitos contidos em documentos, além dos processos correntes de representação da informação (indexação, marcação, anotação, etc.) (Ibidem, p. 16-17).



ID
1464994
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de acesso a informações. Falamos de:

Alternativas
Comentários
  • Análise documentária.

    C

  • A análise documentária visa elaborar representações condensadas do conteúdo informacional de uma determinada população de documentos com o objetivo de organização e recuperação de informações. Manipula e transforma textos em dois tipos básicos de representação: o resumo e o índice.

    Gabarito: C

  • Conforme Reis (2015, p. 21):

    Para os professores da Área de Organização e Tratamento da Informação, do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, Análise Documentária é um processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de/acesso a informações. Segundo o Glossário produzido pelos professores da Área de Organização e Tratamento da Informação, do Curso de Biblioteconomia da UFRGS. (BONOTTO, M. (coord.), [s.d.]).

    Gab. C

    Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A35GRS/1/disserta__o_final.pdf

  • Quanto à letra D, dispõe a súmula 322 do STJ: Para a repetição de indébito, nos contratos de abertura de crédito em conta-corrente, não se exige a prova do erro.


ID
2086024
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a leitura técnica de documentos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Aciona dois outros procedimentos técnicos: a análise de assunto e a indexação, que tornam possível a extração de termos referenciais e a tradução desses para uma linguagem de indexação.

( ) Busca, por meio de ferramentas específicas, a reconstituição bruta da informação veiculada no texto original.

( ) Tem como objetivo a obtenção de dados que permitam criar representações dos documentos nos sistemas de recuperação da informação.

Alternativas

ID
2197006
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de Análise Documentária, a fase que determina o conjunto de termos que irá representar o conteúdo do documento é

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "Tradução, a segunda etapa da indexação de assuntos, envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação." (LANCASTER, 2004)

  • É na tradução que ocorre a conversão da análise conceitual em um conjunto de termos de indexação.

    Gabarito: A


ID
2197009
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda referente ao processo de Análise Documentária, as operações fundamentais para a geração de informação documentária são:

Alternativas
Comentários
  • As operações fundamentais são a análise que é a leitura e segmentação do texto para identificação dos conceitos e a síntese, representação por meio de linguagens documentárias.

    Gabarito: C


ID
2227942
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que corresponde nas bibliotecas e nos sistemas de informação, seja pelas características físicas ou pelas características do conteúdo, a função de descrever os documentos.

Alternativas
Comentários
  • "Contextualizando o tratamento da informação em sistemas de informação, Dias (2001, p. 3) o define como “a função de descrever os documentos, tanto do ponto de vista físico (características físicas dos documentos) quanto do ponto de vista temático (ou de descrição do conteúdo).”

    Letra E


ID
2754904
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Análise Documentária (AD) tem como funções:


I. Identificar e localizar: como técnica auxiliar para a catalogação e a classificação e, por meio de suas diversas operações, permite identificar e localizar qualquer documento no contexto de uma determinada coleção, assim como contribuir para o conhecimento do seu conteúdo (representado por termos significativos ou um breve resumo).

II. Transformar: é evidente sua capacidade de transformação e reelaboração dos documentos originais em outros secundários, meramente informativos.

III. Recuperar: favorece a recuperação documental, que só será viável se for baseada em uma técnica analítica precisa e rigorosa.


Verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Funções de AD:

    Identificação: Como ténica auxiliar para o desenvolvimento da pesquisa científica e através de suas diversas operações, visa identificar e localizar qualquer documento, no contexto de uma determinada coleção e contribuir para o conhecimentodo seu conteúdo (representado através de termo significativos ou um breve resumo).

    Transformação: É evidente sua capacidade de transformação e reformulação dos documentos originais em outros secundários, meramente informativos.

    Recuperação: Promove a recuperação documental, que só será viável se for baseada em uma técnica rigorosa de análise.

    Fonte: https://pt.slideshare.net/KliciaMendona/aspectos-teoricos-de-analise-documentaria-12151361

     

     

  • Os principais objetivos da análise documentária são:

    Como técnica auxiliar para o desenvolvimento da pesquisa científica, permitir a identificação e localização de documentos em uma coleção determinada, representar o conteúdo desses documentos. Transformar e processar documentos originais em documentos secundários. Favorecer a recuperação documental.

    Gabarito: D


ID
2832574
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto da documentação técnico-científica, a indexação de assuntos se impôs como um processo para a organização, a representação e a recuperação da informação. Com efeito, a indexação é, sobretudo, um processo da

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dias e Naves (2007, p. 70):

    Análise documentária: tem como objetivo a representação condensada da informação, para consulta e armazenagem;

    Gab. C

  • "Gardin, de acordo com a abordagem francesa, utiliza o termo análise documentaria, entendida, segundo ele, como a extração do significado dos documentos. (...) no estudo do processo de análise de assunto, é necessário estar atento à confusão conceitual que gira em torno do tema..."

    DIAS; NAVES. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos/Livros, 2013. p. x-xi

  • No âmbito da Análise Documentária, segundo a corrente francesa, representada por Gardin, a indexação é vista como uma operação de representação documentária com a finalidade pragmática de Recuperação da Informação. Segundo essa concepção Análise Documentária é um macro universo no qual indexação está inserida. A indexação seria o resultado da fase da última fase da análise documentária, a representação, em que se utilizam as linguagens documentárias para a geração de produtos documentários (índices e notações classificatórias etc.).

    Resposta: C


ID
2832577
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A produção de resumos se constitui em um tema de estudo e pesquisa na literatura especializada, sobretudo na análise documentária. Isto se dá em função da importância do resumo para a divulgação científica. Assim sendo, a sua produção envolve, prioritariamente, operações básicas de

Alternativas
Comentários
  • Pra quem não é assinante: análise e síntese.

    Letra B

  • As operações fundamentais da análise documentária, que visa elaborar representações condensadas do conteúdo informacional, são a análise e a síntese

    Resposta: B


ID
2855689
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo.


I. Indexação por atribuição.

II. Indexação por extração.


a. É o mesmo que indexação derivada.

b. Usa termos de um vocabulário controlado para indexar um item.

c. Usa termos do próprio item para indexá-lo.

d. Seu processo de indexação automática é mais complexo de ser realizado com maior eficiência.

e. A maior parte da indexação feita por seres humanos é desse tipo.


A correlação correta entre os agrupamentos é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo Júnior (2007, p. 25):

    A indexação automática pode ser dividida em dois tipos, segundo Lancaster (1998):

    Indexação por extração automática: a indexação por extração consiste na retirada do texto de palavras que serão usadas para representar o seu conteúdo. Indexadores responsáveis por este trabalho deverão selecionar termos e/ou expressões que existem no texto para representar o seu conteúdo temático. Nesta tarefa são naturalmente escolhidas palavras que com maior frequência ocorrem no texto, sua posição no título ou no resumo e o contexto em que aparecem. Da mesma maneira, se o texto encontrar-se na forma eletrônica, o computador pode ser programado para selecionar e retirar com precisão absoluta, palavras e/ou expressões que mais ocorrem no texto, identificar sua posição e seu contexto.

    Indexação por atribuição automática: este tipo de indexação é realizada pelo computador, desenvolvendo para cada termo atribuído uma espécie de 'perfil ', ou seja, um conjunto de palavras e/ou expressões que frequentemente ocorrem nos documentos e que seriam atribuídas por indexadores humanos. Como exemplo, o autor propõe o perfil para o termo chuva ácida que incluiria no rol de termos: precipitação ácida, poluição atmosférica, dióxido de enxofre, etc.

    Gab. D

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

  • Obrigado M. Araújo.

  • I. Indexação por atribuição.

    b. Usa termos de um vocabulário controlado para indexar um item.

    d. Seu processo de indexação automática é mais complexo de ser realizado com maior eficiência.

    e. A maior parte da indexação feita por seres humanos é desse tipo.

    II. Indexação por extração.

    a. É o mesmo que indexação derivada.

    c. Usa termos do próprio item para indexá-lo.

  • I. Indexação por atribuição.

    II. Indexação por extração.

    a. É o mesmo que indexação derivada.- II. Indexação por extração.

    b. Usa termos de um vocabulário controlado para indexar um item.- I. Indexação por atribuição.

    c. Usa termos do próprio item para indexá-lo.- II. Indexação por extração.

    d. Seu processo de indexação automática é mais complexo de ser realizado com maior eficiência.- - I. Indexação por atribuição.

    e. A maior parte da indexação feita por seres humanos é desse tipo. - - I. Indexação por atribuição.

  • Indexação por atribuição: atribui-se termos ao documento a partir de uma fonte externa, por exemplo um vocabulário controlado ou até mesmo da cabeça do indexador. Usa termos de um vocabulário controlado para indexar um item.

    - Seu processo de indexação automática é mais complexo de ser realizado com maior eficiência.

    - A maior parte da indexação feita por seres humanos é desse tipo.

    Indexação por extração: palavras que ocorrem no texto são utilizadas para representar o conteúdo temático do documento.

    - É o mesmo que indexação derivada.

    - Usa termos do próprio item para indexá-lo.

    Resposta: D


ID
2855695
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As relações associativas ocorrem entre termos que:


I. Não podem ser organizados em uma hierarquia em que um termo se subordina a outro.

II. Não são membros de um conjunto de equivalência.

III. Apresentam relações sequenciais, em geral, muito frequentes em ambientes organizacionais.


Observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Chute certeiro

    Resposta: A

  • As relações não-hierárquicas ou sequenciais (ou associativas) são muito frequentes em ambientes organizacionais, por representarem uma diversidade muito maior de relacionamentos semânticos. De acordo com Cintra et al. (2002), relações não-hierárquicas ou sequenciais são as que apresentam entre si contiguidade espacial ou temporal. Luciana Paulo Vital e Ligia Café, Proposta para o desenvolvimento de taxonomias em portais corporativos.

  • Relações Associativas ocorrem entre conceitos que não estão relacionados hierarquicamente, mas estão relacionadas semanticamente. Podem ser do tipo: Disciplina/Objeto de estudo (Entomologia/Insetos); Operação ou Processo/Agente ou Instrumento (Iluminação/Lâmpada); Ação/Produto da Ação (Tecelagem/Tecido); Ação/Alvo (Extradição/Criminosos); Materiais/Propriedades (Venenos/Toxidade); Artefato/Partes (instrumentos óticos/lentes); Causa/Efeito (morte/perda); Objeto/Contra-agente (Insetos/Inseticida); Conceito/Unidade de Medida (corrente elétrica/ampere); Nome composto/Nome que deu origem (Fóssil de réptil/réptil); Organismo ou Substância/seus derivados (mulas/burros).

    Resposta: A

  • Esta questão aborda conceitos ligados as linguagens documentárias. 

    Na estruturação dos termos em uma linguagem documentária, uma série de relações podem ser determinadas entre estes termos. 

    As relações associativas, também chamadas de não-hierárquicas ou sequenciais, são aquelas que são estabelecidas por meio de uma aproximação espacial ou temporal. Alguns exemplos destas relações são aquelas de Acima/Abaixo, Produto/Produtor, Esquerda/Direita, Antes/Depois e Material/Produto. 

    Estas relações são representadas pelo símbolo TR (Termo Relacionado), que é incluído nos dois termos relacionados.  

    Notem que não há relação de subordinação nestes casos, o que indica que o item I como correto. 

    Os termos que compreendem estas relações também não estabelecem equivalência entre si, pois não se tratam de termos sinônimos ou quase-sinônimos. Desta forma, o item II também está correto. 

    Por sua natureza, estas relações são frequentes em ambientes organizacionais. Por exemplo, a relação de atribuição (ex. Arquivo/Gestão de Documentos) ou a relação de atividade/produto (ex. Empréstimo/Livros) são estabelecidas com frequência em ambientes organizacionais e não possuem relação hierárquica entre sim. Logo, o item III também está correto. 

    Com base nestes conhecimentos, identificamos todas as assertivas como corretas de acordo com o que é exposto na alternativa A. 

    Gabarito do Professor: Letra A .

  • "A relação associativa abrange relações entre pares de termos que não são membros de um conjunto de equivalência e que não podem ser organizados em uma hierarquia em que um termo se subordina a outro. Entretanto, são termos mentalmente associados de tal maneira que a conexão entre eles deve ser feita explicitamente no tesauro. A associação dos termos deve ser feita, umas vez que um dos termos é componente necessário em qualquer esclarecimento ou definição do outro. Esse tipo de relação é representada pela abreviação TR (Termo relacionado) e deve ser apresentada nos dois termos."

    Fonte: https://core.ac.uk/download/pdf/30384434.pdf


ID
2855698
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em seu trabalho para que cada termo do tesauro tenha apenas um significado, uma bibliotecária chegou ao seguinte resultado:


Grama (gramínea)

Grama (medida de massa).


Nesse caso, o trabalho da bibliotecária consistiu na identificação de

Alternativas
Comentários
  • Um caso de homônimos perfeitos.

    Sendo, grafia e som igual (Grama) e significado diferente.

  • Homônimos perfeitos são palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, mas que apresentam significados diferentes.

    Palavras homógrafas, também chamadas de homógrafos, são palavras que apresentam a mesma grafia, ou seja, são escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes.

    Disponível em : https://www.normaculta.com.br/palavras-homonimas/

  • A questão exige do candidato conhecimentos básicos sobre a construção de um tesauro.

    O Tesauro é um tipo linguagem documentária que tem como objetivo identificar e padronizar o uso de termos relacionados  que comunicam o conhecimento em uma área especifica.

    A situação apresentada no enunciado pode confundir um candidato desatento. Para a resolução da questão, o candidato deve conhecer bem as diferenças semânticas existentes nas alternativas. Note que a banca insere nas alternativas termos relacionados à construção de um tesauro mas que não fazem parte do escopo da questão. Analisando as alternativas uma a uma detalhadamente, a resolução da questão se torna mais fácil. Vejamos o que cada alternativa apresenta:

    a) sinônimos chamada de controle de vocabulário. Sinônimos são palavras com grafias diferentes que possuem o mesmo significado. A situação apresentada no enunciado representa exatamente o contrário. Quanto ao controle de vocabulário, esta é uma das funções que um Tesauro pode cumprir em um sentido amplo. A situação do enunciado exibe uma situação específica. INCORRETA.

    b) homógrafos chamada de terminografia. Homógrafos são palavras que possuem grafia igual, mas com significados e pronuncia diferentes. Não é o caso do enunciado. Ambas as palavras possuem mesma grafia e mesma pronuncia. Quanto à Terminografia, esta se trata da atividade de elaboração de dicionários técnicos a partir de termos específicos de uma área. Diferente do Tesauro que padroniza o uso das palavras, a Terminografia trabalha com a descrição de seus significados. INCORRETA

    c) termos polissêmicos chamada de sistematização. A polissemia ocorre quando uma palavra apresenta significados diferentes. Esta característica poderia ser escolhida como correta, mas uma análise mais profunda demonstra a incorreção como veremos a frente. Outro fator que indica incorreção é afirmar que esta característica está ligada a sistematização, que se trata na verdade da organização estrutural do tesauro. Logo, alternativa INCORRETA.

    d) termos monossêmicos chamada de padronização. Termos monossêmicos são aqueles que apresentam apenas um significado. Não é o que acontece na situação do enunciado. Quanto a padronização, esta é ligada aos objetivos gerais de construção e uso de um Tesauro, diferente do caso específico que a questão aborda. INCORRETA.

    e) homônimos chamada de desambiguação. Os homônimos são os termos que possuem a mesma grafia, mesma pronuncia, mas com  significados diferentes. Caracterizam-se também pela origem diferente entre os termos. A desambiguação é usada no desenvolvimento de um Tesauro para explicar a diferença entre palavras polissêmicas e homônimas, como o caso apresentado no enunciado. Logo, alternativa CORRETA.

    Vale ressaltar que o conhecimento sobre as diferenças entre Polissemia e Homonímia nesta questão são cruciais para sua resolução. Ambos os termos apresentados possuem a mesma grafia e a mesma pronuncia mas o que os classificam como homônimos e não termos polissêmicos são a origem etimológica dos dois, a saber:

    Grama (gramínea) latim gramen, -inis,

    Grama (medida de massa). grego grámma, -atos,

    Ainda que o candidato não conheça a origem etimológica das duas palavras para escolher entre polissemia (letra C) e homonímia (letra E), a segunda parte das alternativas oferece informação suficiente para o candidato escolher a alternativa correta, a letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E
  • Polissemia: um termo é utilizado para designar dois ou mais conceitos. É eliminada por meio do uso de qualificadores. Ex. ponte (engenharia); ponte (odontologia).

    Homonímia: um mesmo termo designa conceitos diferentes em domínios distintos do conhecimento. É eliminada também por meio de qualificadores. Ex.: planta (biologia); planta (arquitetura).

    Sinonímia: dois ou mais termos do mesmo idioma representam o mesmo conceito. É controlada por meio do estabelecimento de relações de equivalência, em que é estabelecido um termo como autorizado (descritor) e os demais termos (não-autorizados) remetem ao termo principal, formando uma rede de remissivas.

    Resposta: E


ID
2858389
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A indexação de assuntos está envolvida em duas etapas. Assinale-as.

Alternativas
Comentários
  • Lancaster (2004, p.9) divide a indexação de assuntos em duas etapas: análise conceitual e tradução, isto é, representação do assunto na forma padronizada. O autor observa: [...] não há um conjunto ‘correto’ de termos de indexação para documento algum. A mesma publicação será indexada de modo bastante diferente em diferentes centros de informação, e deve ser indexada de modo diferente, se os grupos de usuários estiverem interessados no documento por diferentes razões.



  • analise conceituai, é?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Para Lancaster (2004), a indexação é realizada basicamente em duas etapas: análise conceitual (decisão sobre o que do que se trata o documento) e tradução (conversão da análise conceitual em um conjunto de termos de indexação).

    Resposta: B


ID
2927314
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • a, c, d, e estão corretas.

    b) quando ele fala "independente da etapa de análise de assunto", por isso uma alternativa suspeita. Análise de assunto e representação caminham juntas.

  • O processo de representação é independente(DEPENDENTE)da etapa de análise de assunto, apenas acontece por meio da identificação e seleção de conceitos, visando a tradução dos conceitos identificados.


ID
2927326
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As alternativas abaixo correspondem a elementos que compõe uma Política de Indexação, EXCETO a/o:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Gil Leiva (2012, p. 109):

    Para Carneiro (1985, p. 231) os seguintes elementos devem ser considerados na elaboração de uma política de indexação:

    1 Cobertura de assuntos: assuntos cobertos pelo sistema (centrais e periféricos);

    2 Seleção e aquisição dos documentos-fonte: extensão da cobertura do sistema em áreas de assunto de seu interesse e a qualidade dos documentos, nessas áreas de assunto, incluídos no sistema;

    3 Processo de indexação:

    3.1 Nível de exaustividade: medida de extensão em que todos os assuntos discutidos em um certo documento são reconhecidos durante a indexação e traduzidos na linguagem do sistema;

    3.2 Nível de especificidade: nível de abrangência em que o sistema permite especificar os conceitos identificados documento;

    3.3 Escolha da linguagem: a linguagem documentária afeta o desempenho de um sistema de recuperação de informação tanto na estratégia de busca (estabelece a precisão com que o técnico de busca pode descrever os interesses do usuário) quanto na indexação (estabelece a precisão com que o indexador pode descrever o assunto do documento). Portanto, a partir de estudos do sistema, deve-se optar entre linguagem livre ou linguagem controlada e linguagem pré-coordenada ou pós-coordenada;

    3.4 Capacidade de revocação e precisão do sistema: exaustividade, revocação e precisão estão relacionadas. Quanto mais exaustivamente um sistema indexa seus documentos, maior será a revocação (número de documentos recuperados) na busca e, inversamente proporcional, a precisão será menor;

    4 Estratégia de busca: deve-se decidir entre a busca delegada ou não;

    5 Tempo de resposta do sistema;

    6 Forma de saída: é o formato em que os resultados da busca são apresentados. Tem grande influência sobre a tolerância do usuário quanto à precisão dos resultados. Deve-se verificar qual a preferência do usuário quanto à apresentação dos resultados;

    7 Avaliação do sistema: determinará até que ponto o sistema satisfaz as necessidades dos usuários.

    Gab. C

    GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação (Ed.) São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. 260p.

  • Mas na letra A tb tem processo de indexação. Não entendi.

  • Isabela Correia, o que está errado não é o "Processo de indexação", mas sim, segundo Gil Leiva é a (organização do conhecimento) e neste caso a questão pede o exceto. Portanto, ele é o único que não faz parte da Política de Indexação.


ID
2927335
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual a alternativa NÃO corresponde à um produto do trabalho de tratamento da informação?

Alternativas
Comentários
  • Linguagem alfabética.... deveria ser linguagem documentária...

  • Conforme Dias e Naves (2007, p. 13):

    Os principais produtos do trabalho de tratamento da informação são:

    • registros bibliográficos;
    • registros catalográficos;
    • resumos;
    • metadados (registros bibliográficos ou catalográficos de documentos eletrônicos);
    • pontos de acesso de catálogos;
    • pontos de acesso de bibliografias;
    • arranjo sistemático de coleções de documentos. 

    Gab. D

    DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007.


ID
2982535
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

BARDIN (1977) diz que a análise documental trabalha com procedimentos de:

Alternativas
Comentários
  • A análise documental também pode ser conceituada como "um conjunto de operações intelectuais, visando à descrição e representação dos documentos de uma forma unificada e sistemática para facilitar sua recuperação".

    Isto é, o tratamento documental tem por objetivo descrever e representar o conteúdo dos documentos de uma forma distinta da original, visando garantir a recuperação da informação nele contida e possibilitar seu intercâmbio, difusão e uso (IGLESIAS; GÓMEZ, 2004).

    Assim, tal técnica é considerada como o "tratamento do conteúdo" de forma a apresentá-lo de maneira diferente da original, facilitando sua consulta e referenciação; quer dizer, tem por objetivo dar forma "conveniente e representar" de outro modo essa informação, por intermédio de procedimentos de "transformação" (BARDIN, 1997)

  • BARDIN, c1977, p. 45 -46

    “O que é a análise documental? Podemos defini -la como ‘uma operação ou um conjunto de operações visando representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente da original, a fim de facilitar num estado ulterior, a sua consulta e referenciação. Enquanto tratamento da informação contida nos documentos acumulados, a análise documental tem por objetivo dar forma conveniente e representar de outro modo essa informação, por intermédio de procedimentos de transformação. O propósito a atingir é o armazenamento sob uma forma variável e a facilitação do acesso ao observador, de tal forma que este obtenha o máximo de informação (aspecto quantitativo), com o máximo de pertinência (aspecto qualitativo). A análise documental é, portanto, uma fase preliminar da constituição de um serviço de documentação ou de um banco de dados [...] A documentação trabalha com documentos; a análise de conteúdo com mensagens (comunicação). “


ID
2985985
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos processos de representação da informação, a tradução tem como finalidade:

I. controlar a semântica e a sintaxe na representação por extração;

II. estabelecer a ordem de citação nos sistemas pós-coordenados;

III. realizar o controle de significados na representação por atribuição;

IV. definir a estrutura frásica nos sistemas pré-coordenados.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Alternativas
Comentários
  • I. controlar a semântica e a sintaxe na representação por extração. F.

    A indexação por extração utiliza-se de palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento, não controlando semântica e sintaxe.

    II. estabelecer a ordem de citação nos sistemas pós-coordenados. F.

    As linguagens documentárias não estabelecem ordem de citação.

    III. realizar o controle de significados na representação por atribuição. V.

    Essa é uma das principais finalidades das linguagens documentárias.

    IV. definir a estrutura frásica nos sistemas pré-coordenados. V.

    Segundo Pinto (1985, p. 172), o controle do vocabulário deve agir sobre a sintaxe (estrutura frásica) mostrando as relações entre conceitos e evidenciando as possibilidades de combinação de elementos para expressar assuntos compostos.

    Alternativa C.


ID
3024466
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Dodebei (2002), em operações de análise efetuadas nos documentos, ocorrem processos durante a transformação do objeto em item documentário, possível de ser recuperado. Esses processos envolvem

Alternativas
Comentários
  • As operações efetuadas nos documentos a fim de torná-los úteis a uma pesquisa documentária podem ser observadas sob dois aspectos: o primeiro é relativo aos processos que ocorrem na transformação do objeto em item documentário, passível de ser recuperado da memória documentária; o segundo aspecto diz respeito aos produtos, quer sejam gerados por esses processos, quer sejam construídos para melhorar a comunicação entre usuário

    e documento.

    Considera-se como processos a análise, a síntese e a tradução em códigos documentários.

    DODEBEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária.


ID
3127990
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A análise documentária deve

Alternativas
Comentários
  • A Análise documental é conjunto de operações (pressupondo, portanto, uma lógica interna, uma sequência coerente de etapas cada qual com objetivos precípuos) que visam a uma representação do documento “de forma distinta da original” (MARTÍNEZ DE SOUSA, 1989, p. 19). 

    Gab. A

    MARTÍNEZ DE SOUSA, José. Diccionario de Bibliología y ciencias afines. Madrid: Fund. Germán Sánchez Ruipé-rez, 1989.


ID
3216478
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de Representação Documentária e Indexação, analise os itens abaixo a assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maimone, Kobashi e Mota (2016, p. 74-76):

    a) 2. Representação Documentária e Indexação

    A representação de documentos é um conjunto de atividades que tem como principal intuito representar conteúdos informacionais de documentos, por meio dos elementos que os identifiquem de forma específica, para torná-los recuperáveis.

    b) Ao tratar especificamente da indexação, pode-se caracterizá-la como um conjunto de ações que visam identificar e descrever conteúdos de documentos, de acordo com seus assuntos, por meio da “atribuição” de termos de uma linguagem de indexação, também chamada de linguagem documentária. 

    c) É essencial ressaltar que a indexação somente faz sentido se a recuperação da informação for efetiva, concorrendo, para isto, fatores que garantem sua qualidade, como por exemplo, a consistência na especificidade dos termos atribuídos, o conhecimento e capacidade do indexador e a qualidade dos instrumentos de indexação utilizados (NRB 12676/1992).

    d) Em leitura documentária, utiliza-se um procedimento específico de leitura chamada de “leitura técnica” que, segundo Cunha e Cavalcanti (2008, p. 222), compreende:

    [...] o estudo metódico do conteúdo de um documento que realiza o classificador para determinar os assuntos tratados e, mediante uma operação analítico-sintética, estabelecer os símbolos que representarão esse item no acervo. A leitura técnica compreende a análise do corpo central da obra, complementada por outras fontes de informação que integram a obra sob estudo, como o título e seu grau de representatividade, o sumário e o índice de assuntos, as orelhas e as contracapas, o prefácio, a catalogação e a classificação na fonte. 

    e) A leitura documentária depende, por sua vez, da qualidade do texto e da capacitação em realizar a análise, a síntese e a representação de textos.

    Gab. D

    MAIMONE, Giovana Deliberali; KOBASHI, Nair Yumiko; MOTA, Denysson Axel Ribeiro. Indexação: teoria e métodos. In: Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I[S.l: s.n.], p. 73-85, 2016. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002749723.pdf

  • Parece que a questão C tá toda bagunçada!


ID
3227584
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale o nome do processo que, na catalogação de um item a ser incluído no acervo de uma biblioteca, consiste em analisar este item para levantar as informações necessárias para elaborar a catalogação ou descrição.

Alternativas
Comentários
  • A leitura técnica precede atividades como a indexação e a elaboração de resumos. É definida como: “estudo metódico do conteúdo de um documento que realiza o classificador para determinar os assuntos tratados e, mediante uma operação analítico-sintética, estabelecer os símbolos que representarão esse item no acervo.

    A leitura técnica compreende a análise do corpo central da obra''.

  • Segundo Dias e Naves (2007, p. 51):

    No exame do documento, as práticas foram inicialmente desenvolvidas em bibliotecas e principalmente voltadas para livros, que era o tipo de documento predominante. Daí nasceu a expressão leitura técnica do documento, significando uma forma de leitura do conteúdo do documento que fosse apropriada para a realização das demais tarefas da análise de assunto: identificação dos conceitos; seleção dos conceitos; e expressão do(s) assunto(s) do documento na forma de uma frase, ou frases, de indexação.

    Gab. A

    DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007.


ID
3753109
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, tendo em vista os métodos para análise de documentos, determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação.

( ) O índice de assuntos constitui uma listagem alfabética ou sistemática de assuntos que indica a posição de cada assunto num documento ou numa coleção de documentos.
( ) O modo pelo qual um documento pode ser examinado independe de sua forma física.
( ) Indexação é o ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos que constituem uma linguagem de indexação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo ABNT NBR 12676 (1992, p. 2):

    3.4 Indexação

    Ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação.

    3.6 Índice de assuntos

    Listagem alfabética ou sistemática de assuntos que indica a posição de cada assunto num documento ou numa coleção de documentos.

    4.2.1 O modo pelo qual um documento pode ser examinado depende em grande parte de sua forma física. Podem-se distinguir dois casos: documentos impressos e documentos não-impressos.

    Gab. B

  • ( FALSO ) O modo pelo qual um documento pode ser examinado in(depende) de sua forma física

    Você não vai examinar um mapa, um DVD, um periódico da mesma forma.

    Logo , o modo de examinar um documento depende de sua forma física


ID
3871492
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A eficiência de um sistema de recuperação de informação depende muito da qualidade da indexação, tanto dos documentos quanto das questões. Uma das operações para a indexação, visando à correta recuperação da informação, é a

Alternativas
Comentários
  • Conforme Fujita (2012, p. 19):

    Houghton e Convey (1977) as funções de armazenamento e recuperação consistiam das operações para indexação:

    ⇒ Armazenamento

    A análise do assunto do documento pelo indexador;

    A tradução dos conceitos analisados para a linguagem de indexação do sistema;

    A organização dos arquivos pelos quais a base de dados é composta.

    ⇒ Recuperação

    A análise da questão da busca;

    A tradução da questão em linguagem de indexação do sistema;

    A formulação da estratégia de busca.

    Gab. C

    GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. São Paulo : Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf

  • A questão aborda conceitos gerais sobre os processos de indexação. 

    A qualidade do processo de indexação reflete diretamente no processo de recuperação da informação em um sistema. Fatores como a análise precisa dos assuntos apresentados nos documentos e o uso de linguagens de indexação na representação padronizada e controlada dos descritores favorecem uma indexação de melhor qualidade. 

    A recuperação também é favorecida pela organização dos itens na base e o tempo de resposta do sistema. 

    Porém, um fator determinante na qualidade da indexação é a contextualização do processo em relação ao usuário, à unidade de informação e ao sistema. 

    Uma indexação de alta qualidade é aquela que consegue antecipar o processo de recuperação da informação, identificando como determinado documento será procurado, quais termos de busca seriam utilizados para encontrá-lo no contexto que a unidade de informação se insere.  

    Logo, a análise da questão de busca (letra C) se apresenta como a alternativa correta neste caso. Esta operação “ensaia" o comportamento do usuário diante do sistema dotado de determinada demanda informacional. Antecipar esta demanda no processo de indexação resultará em maior qualidade e precisão no processo de recuperação da informação. 

    Gabarito do Professor: Letra C .


ID
3891142
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de indexação, resumos e índices, julgue o item.


A análise documentária possui dois níveis: o nível de análise formal, com foco nos aspectos extrínsecos aos documentos; e a análise de conteúdo, que foca na representação temática dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Análise descritiva e análise temática

  • Conforme Dias e Naves (2007, p. 7, 17-18):

    O tratamento da informação tem sido considerado uma das funções de grande importância no desempenho de bibliotecas e sistemas de recuperação da informação. Pode ser dividido em dois grandes tipos, de acordo com a natureza da atividade que desenvolve: o tratamento descritivo, que lida com dados físicos extraídos do documento, e o tratamento temático, que procura descrever o conteúdo (o “assunto”) do documento.

    [...]. O tratamento descritivo cuida daqueles aspectos mais objetivos capazes de bem identificar, extrinsecamente, um documento: o autor, o título, a editora, e elementos similares. O tratamento temático, ao contrário, tem uma forte carga subjetiva pois, como o nome indica, visa caracterizar o documento do ponto de vista do seu conteúdo.

    [...]. O tratamento descritivo e o tratamento temático são também conhecidos como representação descritiva e representação temática, respectivamente.

    Gab. C

    DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p.


ID
4139659
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na análise documentária, operações básicas são fundamentais para a representação do conteúdo informacional de documentos. No processo de indexação e de elaboração de resumos, essas operações são:

Alternativas

ID
4938961
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na ABNT, a norma NBR 12676: Métodos para análise de documentos – Determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação preceitua que o indexador não precisa indicar todos os assuntos encontrados na análise do documento. A escolha dos termos de indexação deve estar de acordo com a finalidade para a qual eles serão selecionados. Nesse contexto, a característica da indexação mais afetada é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 12676 (1992, p. 3):

    4.3.3 O indexador não precisa necessariamente representar com termos de indexação todos os conceitos identificados durante o exame do documento. A escolha dos conceitos que devem ser selecionados depende da finalidade para a qual são usados os termos de indexação. Neste caso, as características da indexação mais afetadas são: seu grau de exaustividade e a especificidade dos termos selecionados.

    Gab. A

    OBS.: De acordo com a gabarito da questão é a letra A, mas não só a exaustividade, como também a especificidade são as características da indexação mais afetadas.


ID
4944214
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ato de analisar o recurso bibliográfico em processo de catalogação, visando levantar as informações necessárias à sua representação, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Leitura [...] 1. técnica: "estu­do metódico do conteúdo de um documento que realiza o classificador para determinar os assuntos tratados e, mediante uma operação analítico-sintéti­ca, estabelecer os símbolos que representarão esse item num acervo. A leitura técnica compreende a análise do corpo central da obra, complementada por outras fontes de informação que integram a obra sob estudo, como o título e seu grau de representatividade, o sumário e o índice de assuntos, as orelhas e as contracapas, o prefácio, a catalogação e a classificação na fonte, etc." (barm, p. 83). 

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. 

  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 99):

    A denominada leitura técnica consiste em analisar o recurso bibliográfico em processo de catalogação (isto é, que temos em mãos ou na tela do computador para ser catalogado) do ponto de vista do bibliotecário, visando a levantar as informações necessárias à sua representação.

    Gab. D

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.


ID
5075842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à análise e ao tratamento da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 18-19):

    Tradução, a segunda etapa da indexação de assuntos, envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação. A esse respeito faz-se uma distinção entre indexação por extração (indexação derivada) e indexação por atribuição.

    Na indexação por extração, palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar seu conteúdo temático.

    A indexação por atribuição envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que não é o próprio documento.

    Mais frequentemente, a indexação por atribuição envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.

    Gab. E

    LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. rev. atual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

  • Esta questão aborda conhecimentos específicos sobre a indexação. 

    A análise e tratamento da informação no processo de indexação envolve a analise conceitual dos documentos.  

    O procedimento de análise conceitual de documentos pode ser orientado pela atribuição ou pela extração de termos indexadores. 

    Nos processos de indexação por atribuição, são usados vocabulários controlados, tesauros e ouras linguagens documentárias para a escolha dos termos indexadores que representarão o documento. Logo, a representação é dada por uma fonte externa. 

    Já nos processos de indexação por extração, a escolha dos termos indexadores parte da extração de termos que fazem parte do conteúdo do documento. 

    Usando estas e outras informações sobre o tema, analisamos as alternativas e as identificamos como: 

    A) ERRADA. As hierarquias também estão dentro da dimensão conceitual em conjunto com os conceitos, definições e tipologias da informação. 

    B) ERRADA. Todo profissional envolvido no processo pode ser considerado de grande valia para a indexação. 

    C) ERRADA. A atinência está diretamente ligada a indexação. 

    D) ERRADA. A análise conceitual antecede o momento de escolha dos conceitos (tradução). 

    E) CERTA. A indexação por extração também recebe o nome de derivada, pois utiliza termos que aparecem no próprio documento para representá-lo. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5100223
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

__________________ é o conjunto de procedimentos efetuados com o fim de expressar o conteúdo de documentos sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação. Essa passagem de um texto original para um tipo de representação é uma operação semântica, mesmo que não obedeça a nenhuma regra precisa e variem em função de cada organismo e do analista.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Smit (1987, p. 38):

    Comumente a Análise Documentária (AD) é definida como um conjunto de procedimentos efetuados com o fim de expressar o conteúdo de documentos, sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação. 

    Contudo, esta passagem de um texto original para um tipo de representaçao é uma operaçao semântica, mesmo que não obedeça a nenhuma regra precisa e varie em funçao de cada organismo e do analista que seleciona as palavras-chave, normalmente de forma intuitiva, em função da sua ocorrência e do seu interesse para a instituição.

    Gab.

    SMIT, Johanna W. (org.). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: Ibict, 1987. 133 p. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1011


ID
5180992
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


PRINCÍPIO DE SEQUÊNCIA ______________ é o princípio lógico de organização do ________________, no qual são estruturadas classes mutuamente ____________________, partindo do geral para o específico, ou de termos de grande extensão e pequena intensão para termos de pequena extensão para termos de grande intensão.

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIO DE SEQUÊNCIA ÚTIL – princípio lógico de organização do conhecimento, no qual são estruturadas classes mutuamente exclusivas, partindo do geral para o específico, ou de termos de grande extensão e pequena intensão para termos de pequena extensão para termos de grande intensão. 

    Gab. A

    Fonte: http://www.ufrgs.br/fabico/documentos-graduacao-e-comgrads/glossario-de-ciencia-da-informacao