SóProvas



Questões de Equinodermos, Cefalocordados e Urocordados


ID
716242
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mastodonte era um mamífero gigante que habitou o nordeste brasileiro no Pleistoceno e hoje se encontra extinto. Existe um dente deste animal depositado na sala de visita do Açude Castanhão. Já no Rio Grande do Norte, nas imediações da cidade de Felipe Guerra, encontramos conchas e esqueletos de equinodermas. Destes animais, aqueles que apresentam esqueletos externos são

Alternativas

ID
795955
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O óvulo de ouriço do mar é muito semelhante ao humano quanto ao aspecto da substância de reserva que é muito pobre. Nessa condição podem ser classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Óvulos telolécitos completos ou megalécitos

    Apresenta uma quantidade abundante de vitelo que ocupa praticamente todo o ovo, deixando o núcleo e o citoplasma numa pequena área do pólo animal, chamada cicatrícula ou disco germinativo.
    Aparecem em cefalópodes, peixes, répteis e aves.

    Óvulos heterolécitos, mediolécitos ou telolécitos incompletos.

    Apresenta uma quantidade média de vitelo que está concentrada abundantemente no pólo vegetativo. Ocorre nos platielmintes, moluscos, anelídeos e anfíbios.

    Óvulos centrolécitos

    O ovo possui uma abundante reserva de vitelo na região central do ovo, em volta do núcleo. Ocorre nos artrópodes.

    Óvulos oligolécitos, isolécitos ou alécitos

    Apresentam uma quantidade pequena de vitelo, que está distribuída de maneira uniforme pelo citoplasma. Ocorre nos espongiários, celenterados, equinodermas, protocordados e mamíferos.

    Fonte: Colégio Web


ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
1235209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Entre os animais citados no texto, os equinodermos são os mais próximos filogeneticamente dos animais do filo Chordata. Uma das evidências biológicas que indica essa proximidade é a deuterostomia, que é uma característica comum a esses filos.

Alternativas
Comentários
  • Deuterostômio em grego significa: deuteros= posterior e stoma= boca. Dentro desta classificação estão compreendidos vários filos que compartilham de diversos aspectos embrionários semelhantes, como a forma da clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e, também, pelas aberturas embrionárias que originarão a boca e o ânus.

    Os filos que estão compreendidos dentro dessa classificação são:

    Filo Chordata, que compreende os vertebrados, anfioxos e tunicados; Filo Echinodermata, que compreende a estrela-do-mar, ouriço-do-mar e pepino-do-mar; Filo Hemichordata,  que compreende os balanoglossos e pteurobrnânquios; Filo Xenoturbellida, que compreende duas espécies vermiformes do Mar Báltico.  http://www.infoescola.com/animais/deuterostomios/

  • Resposta: certa

    Deuterostomio são os equinodermos e os chordatas

  • Esta aula é muito boa

    49- Zoologia - Equinodermos e cordados

    https://youtu.be/grlNwNZ7oX8

  • Os animais dos filos Echinodermata e Chordata, que durante o desenvolvimento embrionário, o blastóporo, primeiro orifício que aparece no embrião, dá origem ao ânus; são chamados de deuterostômios.


ID
1441057
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Animais deuterostômios adultos sempre apresentam a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • e) têm o ânus originado do blastóporo

    O blastóporo pode dar origem à boca ou ao ânus. Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes.

    Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios(deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.

    Fonte: www.sobiologia.com.br

  • Vale ressaltar que os equinodermos e os cordados são os únicos animais que são Deuterostômios, o restantes são todos protostômio

    >protostômio= blastóporo da origem a boca do individuo

    > deuterostômio= blastóporo da origem ao ânus do individuo

    LETRA E

    APMBB

  • Os animais dos filos Echinodermata e Chordata, que durante o desenvolvimento embrionário, o blastóporo, primeiro orifício que aparece no embrião, dá origem ao ânus; são chamados de deuterostômios.


ID
2182729
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe um filo de animais que é exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários. Esses animais também possuem sistema vascular aquífero. Assinale a alternativa que corresponde a este filo.

Alternativas
Comentários
  • Equinodermes

    Os Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, sufixo plural), também denominados equinodermosequinodermes ou equinodermas, são animais deuterostômios exclusivamente marinhos e bentônicos. Tais seres são representantes do filo Echinodermata. São animais de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos a um substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção, os comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Este filo surgiu no período Cambriano recente e contém cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.

    Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.

  • Equinodermos

    > Simetria Pentarradial adulta e Bilateral , quando larva

    > Endoesqueleto formados por ossículos de calcário, ( espinhos ) , talvez por isso seja o ancestral mais próximo dos Cordados

    >Sistema Ambulacrário

    LETRA A

    APMBB


ID
2726341
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.

DONAVEL, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar, baseia-se no fato de elas possuírem

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil

  • reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a conjugação de material genético.


    Existe um único progenitor que se divide por mitose. Os seres provenientes deste tipo de reprodução são geneticamente iguais ao organismo que os originou (a não ser que haja mutações) e são denominados clones. Assim que ocorre maturação dos clones estes passam a ter capacidade de produzir cópias de si próprios.

    A reprodução assexuada existe em bactérias, um termo grego, eucariotas unicelulares e em vários filos de invertebrados, contudo não está presente nos vertebrados. Este tipo de reprodução possui vantagens adaptativas: rapidez – num curto espaço de tempo ocorre um acentuado aumento da população; simplicidade – não há gastos de tempo e energia na procura de um parceiro; homogeneidade – muitos indivíduos com características iguais. Contudo, os organismos que se reproduzem assexuadamente, possuem pouca variabilidade genética, pelo que se o biótopo se alterar, as populações poderão ser afectadas (devido à fraca capacidade adaptativa), podendo levar à sua extinção naquele local.


    Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seccionado.

  • Se a estrela-do-mar se comporta como os Platelmintos, ela, muito provavelmente, consegue se regenerar por meio do tecido mesênquima, que o originador dos tecidos conjuntivos.

    Essa questão fala sobre os criadores e pescadores de ostras, que partiam as estrelas-do-mar ao meio e as jogavam de volta ao mar, quando se alimentavam das ostras. Esse procedimento não mata a estrela-do-mar, mas sim aumenta o seu número e a explicação para isso é uma característica dos equinodermos. Os invertebrados são animais que não apresentam notocorda em nenhuma fase da vida e possuem um sistema nervoso ganglionar. Os equinodermos (filo dos invertebrados) são animais marinhos com endoesqueleto (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiúro) de placas calcárias com espinhos. Apresentam sistema respiratório, circulatório, nervoso e tubo digestório completo. Possuem um sistema ambulacrário com funções de locomoção, transporte de substâncias, respiração, na eliminação de excretas, circulação e percepção do meio externo. A estrela-do-mar apresenta uma excelente capacidade de regeneração, caso perca um de seus membros, em pouco tempo haverá outro regenerado no local. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    A explicação para esse aumento na população de estrelas-do-mar se baseia no fato de possuírem:

    a) papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente. As papilas auxiliam na respiração através do sistema ambulacrário, mas não explicam o aumento da população. Incorreta.

    b) pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático. Esses pés facilitam a locomoção da estrela-do-mar, mas não a reprodução para explicar esse aumento. Incorreta.

    c) espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência. Os espinhos na superfície facilitaram a respiração e proteção da estrela-do-mar. Incorreta.

    d) um sistema de canais que contribuíram na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução. Esse sistema de canais (ambulacrário) ajudam no transporte de substâncias, inclusive a água, mas sem auxiliar na reprodução. Incorreta.

    e) alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo. As estrelas-do-mar possuem essa alta capacidade regenerativa. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Essa questão fala sobre os criadores e pescadores de ostras, que partiam as estrelas-do-mar ao meio e as jogavam de volta ao mar, quando se alimentavam das ostras. Esse procedimento não mata a estrela-do-mar, mas sim aumenta o seu número e a explicação para isso é uma característica dos equinodermos. Os invertebrados são animais que não apresentam notocorda em nenhuma fase da vida e possuem um sistema nervoso ganglionar. Os equinodermos (filo dos invertebrados) são animais marinhos com endoesqueleto (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiúro) de placas calcárias com espinhos. Apresentam sistema respiratório, circulatório, nervoso e tubo digestório completo. Possuem um sistema ambulacrário com funções de locomoção, transporte de substâncias, respiração, na eliminação de excretas, circulação e percepção do meio externo. A estrela-do-mar apresenta uma excelente capacidade de regeneração, caso perca um de seus membros, em pouco tempo haverá outro regenerado no local. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    A explicação para esse aumento na população de estrelas-do-mar se baseia no fato de possuírem:
    a) papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente. As papilas auxiliam na respiração através do sistema ambulacrário, mas não explicam o aumento da população. Incorreta.
    b) pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático. Esses pés facilitam a locomoção da estrela-do-mar, mas não a reprodução para explicar esse aumento. Incorreta.
    c) espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência. Os espinhos na superfície facilitaram a respiração e proteção da estrela-do-mar. Incorreta.
    d) um sistema de canais que contribuíram na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução. Esse sistema de canais (ambulacrário) ajudam no transporte de substâncias, inclusive a água, mas sem auxiliar na reprodução. Incorreta.
    e) alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo. As estrelas-do-mar possuem essa alta capacidade regenerativa. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Letra E

    --As Estrelas do Mar compreendem seres vivos aquáticos que apresentam características únicas, no que tange sua anatomia e fisiologia.

    Dessa forma, como pode ser elucidado no texto, apresentam uma facilidade enorme de se regenerar e se reproduzir, principalmente por conta de sua simetria pentâmera, onde cada parte do ser vivo é capaz de se regenerar e formar novamente a estrutura anterior, o que proporcionou o aumento drástico da população.

  • Patrick Estrela ? ;-;

  • Pra galera que tem mais conhecimento sobre equinodermos, só não confundir pés ambulacrário com sistema ambulacrário. Pois, para quem sabe que a estrela do mar regenere-se necessita que ela seja quebrada contendo parte do sistema ambulacrário.


ID
2817157
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os tunicados, tais como as ascídias, e os cefalocordados, tais como os anfioxos, são exemplos de

Alternativas
Comentários
  •  cordados não vertebrados

  • Os cordados se subdividem em 3 grandes grupos:

    UROCORDADOS e CEFALOCORDADOS -> INVERTEBRADOS

    EUCORDADOS -> VERTEBRADOS

    LETRA C

    APMBB


ID
2875084
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classe holoturoides, do filo dos equinodermos, pode ser representada pela alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Holothuroidea (do grego holothourion, pepino-do-mar + eidos, forma + ea, caracterizado por) é a classe de  que inclui os animais conhecidos como pepinos-do-mar ou holotúrias. Em oposição aos outros equinodermes, possuem corpo delgado, alongado em um eixo oral-aboral. O número conhecido de espécies holoturianas é de cerca de 1.711, sendo o maior número na região da Ásia-Pacífico.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pepino-do-mar

  • Os holoturoides apresentam corpo alongado, semelhante a um pepino, e não apresentam braços. A boca, rodeada por tentáculos, e o ânus se encontram em extremidades opostas. O principal representante da classe dos Holothuroidea é o pepino-do-mar.

  • holoturoides: classe de equinodermos marinhos, que compreende os pepinos-do-mar.

  • Ouriço-do-mar: Echinoidea (equinoides)

    Pepino-do-mar: Holothuroidea (holoturoides)

    Bolacha-da-praia: Echinoidea (equinoides)

    Serpente-do-mar: Ophiuroidea (ofiuroides)


ID
3020152
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo, publicado recentemente na revista Nature, realizou um extenso levantamento dos vírus de RNA presentes em peixes, répteis e anfíbios e comparou-os aos vírus já conhecidos em mamíferos e aves. Utilizando metagenômica em larga escala e focando principalmente nos grupos de vertebrados menos estudados(...) os pesquisadores foram capazes de detectar esses vírus em 168 espécies do filo Chordata. Dentre os organismos estudados estão os anfioxos, o peixe pulmonado Protopterus annectens, a tartaruga Mauremys megalocephala e Poecilia formosa, uma das espécies partenogênicas de peixes ósseos. Foram identificados 214 novos vírus de RNA, dos quais 196 são específicos de vertebrados. Ainda, as análises filogenéticas apontam para o fato de que as novas espécies identificadas estão relacionadas a todos os grupos de vírus de RNA já identificados em aves e mamíferos. (Adaptado)

Darwinianas. Novos inimigos invisíveis.) https://darwimanas.com/20l8/04/i0/novos-inimigos-invisiveis/

Uma abordagem taxonômica do texto aplicada à biologia animal permite afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    A notocorda está presente em todos os embriões de cordados, também em alguns cordados adultos.


ID
3046858
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o Filo Echinodermata, assinale a resposta CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os equinodermos são os únicos animais de simetria radial a apresentar celoma. Este é grande e subdividido internamente, apresentando um sistema de canais e estruturas na superfície do corpo que formam o sistema hidrovascular ou ambulacral. É um sistema, que primitivamente, funcionava para a coleta e o transporte de alimentos, mas assumiu, em muitos animais, função locomotora e até respiratória.

  • D: os equinodermos são isosmóticos, isto é, possuem a mesma concentração de solutos no interior em relação à do exterior. Por isso, em regiões de estuário, poucos deles são encontrados, pois exigiria uma regulação osmótica bem mais especializada.


ID
3732601
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os “ouriços-do-mar” pertencem a qual dos filos abaixo?

Alternativas
Comentários
  • Os ouriços do mar pertencem ao filo dos equinodermos, grupo o qual apresenta animais com espinhos na pele, no caso dos ouriços possuem espinhos fortes e bem desenvolvidos, característica que deu nome ao filo (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, sufixo plural)


ID
3812383
Banca
FEI
Órgão
FEI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os organismos metazoários foram feitas as seguintes afirmações:

I. Os moluscos são organismos de corpo mole, com ciclo de vida simples, respiração cutânea e ausência de celoma.
II. O grupo dos Hexapoda (Insecta) compreende organismos que possuem necessariamente asas e dois pares de antenas.
III. Uma das características exclusivas dos equinodermos é a presença do sistema ambulacrário.
IV. Anuros e répteis têm em comum a evolução de ovos com casca dura e resistente.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Característica intrínseca dos equinodermos é o seu sistema ambulacrário, que permite sua nutrição e movimentação, através da água. ( única correta )

    GAB D


ID
3823870
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A diversidade do reino animal é grande quando comparada aos demais reinos dos seres vivos. Uma das características gerais mais importantes na evolução dos animais é a simetria que pode ser bilateral ou radial. Alguns animais apresentam o mesmo padrão de simetria na fase embrionária e na fase adulta. Outros animais apresentam simetria na fase embrionária ou larval diferente da fase adulta (simetria secundária). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de animal com simetria radial secundária.

Alternativas
Comentários
  • Os equinodermos apresentam uma particularidade : uma simetria quando larva ( Bilateral) e outra quando adulto ( Penterradial)

    LETRA C

    APMBB


ID
3893329
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao filo Echinodermata, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e bolachas-da-praia são exemplos de representantes desse filo.

( ) Apresentam simetria radial e endoesqueleto composto por ossículos calcários.

( ) As projeções para fora do esqueleto, na forma de espinhos ou tubérculos, definiram o nome do filo.

( ) A maioria dos seus representantes consegue regenerar partes do corpo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Os equinodermes , etimologicamente, é aqueles que têm espinhos, esses são formados por ossículos de calcário, sua simetria é radial , quando adultos e bilateral, quando larvas. Além disso, conseguem regenerar-se , até mesmo praticar a autotomia ou evisceração

    LETRA B

    APMBB

  • Echinodermataekhínos (que tem espinhos) + dérma (pele)


ID
4021249
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os membros dos equinodermos encontram-se entre os invertebrados marinhos mais familiares e seus representantes tornaram-se virtualmente um símbolo da vida marinha. É um filo que apresenta várias classes e muitas espécies conhecidas. Dentre as classes dos equinodermos, há os equinoideos, animais de movimentos livres, e embora alguns sejam radialmente simétricos, muitos membros dessa classe exibem estágios variados na obtenção de uma simetria bilateral secundária. Uma das espécies que representa a classe Echinoidea são os(as)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    1 - Asteroides (classe Asteroidea)

    Exemplo: estrela-do-mar.

     2 - Equinoides (classe Echinoidea)

    Exemplo: ouriço-do-mar e bolacha-de-praia

     3 - Ofiuroides (classe Ophiuroidea)

    Exemplo: ofiúros

     4 - Holoturoides (classe Holothurioidea)

    Exemplo: pepino-do-mar 

    5 - Crinoides (classe Crinoidea)

    Exemplo: crinoides (lírios do mar)

     


ID
4034146
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A diversidade do reino animal é grande quando comparada aos demais reinos dos seres vivos. Uma das características gerais mais importantes na evolução dos animais é a simetria que pode ser bilateral ou radial. Alguns animais apresentam o mesmo padrão de simetria na fase embrionária e na fase adulta. Outros animais apresentam simetria na fase embrionária ou larval diferente da fase adulta (simetria secundária). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de animal com simetria radial secundária.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C) Equinodermos.

    Os Equinodermos apresentam simetria bilateral na fase larval e simetria radial na fase adulta.


ID
4049836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características dos diferentes grupos de organismos incluídos no reino Animalia, assinale o que for correto

Os moluscos, os anelídeos e os equinodermos são animais deuterostômios e pseudocelomados, devido à simetria e à presença de cavidades corporais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA...

    Deuterostômios é quando o ânus é formado a partir do blastóporo e logo depois forma a boca, os moluscos e anelídeos não se encaixam nessa classificação.

    Pseudoceloma é uma cavidade nos nematoides, onde há um sistema digestivo completo, um sistema excretor composto por um canal longitudinal e um sistema nervoso parcialmente centralizado. O pseudoceloma corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme.

    "Os moluscos, os anelídeos e os equinodermos são animais deuterostômios e pseudocelomados, devido à simetria e à presença de cavidades corporais."


ID
4052656
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica compartilhada pela maioria dos animais é a capacidade de movimentar-se por meio de contrações dos músculos corporais. Entretanto, para que a contração resulte em movimento, os músculos precisam ter pontos de apoio fornecidos pelo esqueleto. Com base nessas afirmações, assinale o que for correto.

Em equinodermos, como em estrelas-do-mar, o exoesqueleto é formado por pequenos “ossos” articulados, cuja função é proteger os órgãos internos e dar apoio aos músculos.

Alternativas

ID
4195822
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os equinodermos constituem o filo mais próximo evolutivamente dos cordados, por compartilharem a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • >>O que causa uma grande semelhança entre os Cordados e Equinodermos é a Deuterostomia, ou seja , em ambos os blastóporos origina o ânus.

    LETRA C

    APMBB

  • Vale lembrar que além da Deuterostomia. Os equinodermos possuem a formação do celoma semelhante ao dos cordados, sendo Enterocelomados. Um clássico em vestibulares.


ID
5140855
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:

Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.

Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Mexilhão: Filo Molusco

    Camarão: Filo Artrópode

    Caranguejo: Filo Artrópode

    Caramujo: Filo Molusco

    Ouriço-do-mar: Filo Equinoderma

    Hidra: Filo Cnidária

    Estrela-do-mar: Filo Equinoderma

    Lampreia: Filo Cordados

    Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral -> Dos citados apenas a estrela-do-mar tem essa característica.

    Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena. -> Por eliminação caranguejo

    Alternativa C

  • na verdade o ouriço do mar também possui as mesmas características

ID
5148805
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os equinodermos vivem em ambiente marinho e são os filos mais próximos dos cordados (seres que possuem vértebras). Assinale a alternativa correta quanto às principais características de seus representantes.

Alternativas

ID
5352772
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.

1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval

Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?

Alternativas