SóProvas



Questões de Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana. Estigma e Desvio. Cultura e Arte: corpo, roupa, festas rituais, dança, música, gastronomia, literatura. Antropologia e Cultura no Brasil


ID
211846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em
autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com
trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de
Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A diversidade cultural encontrada nas cidades norteamericanas no início do século XX provocou indagações que geraram programas de pesquisa acerca de migrantes, tipos profissionais e características morais de bairros específicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Na minha opinião, a única falha na elaboração da  questão é falar que a diversidade como se fosse um fenômeno novo. A diversidade sempre existiu, logo o que mudou foi a maneira de lidar com ela. 


ID
211849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em
autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com
trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de
Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A ecologia humana foi uma proposta dos pesquisadores ligados ao Rhodes-Livingstone Institute para pensar processos de mudança social na Rodésia.

Alternativas
Comentários
  • A Ecologia Humana foi criada pelo Dr. Juan J. Tapia, com uma enorme massa de dados próprios e oriundos de diversas teorias tais como: Psicologia Analítica de Jung, PNL, Aprendizagem Acelerativa, Análise Transacional, Física Quântica, Teoria Holotrópica da Mente e muitas outras, formando um verdadeiro arsenal de tecnologia aplicável ao desenvolvimento da ética individual, desde uma visão educacional, organizacional e psicoterápica, usando todos os meios de comunicação disponíveis.

    A Ecologia Humana é uma hipótese sobre a convivência, a ética e a condição humana. É um conhecimento aplicável a serviço da convivência e da vividade* humana, através de um treinamento sistemático, que tem como objetivo recuperar a harmonia com o meio ambiente e devolver o respeito e a ética aos Deveres Humanos.
    http://www.josesilveira.com/novosite/index.php?Itemid=36&id=29&option=com_content&task=view
  • Instituto Rhodes-Livingstone = Escola de Manchester


ID
211855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

Uma das críticas aos estudos de comunidade diz respeito à circunscrição do campo de pesquisa, como se a comunidade estudada fosse uma totalidade autônoma, sem levar em conta os contextos de inserção em sociedades nacionais ou os processos de escala internacional.

Alternativas

ID
211858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

A antropologia urbana feita no Brasil produziu um extenso corpo de pesquisas a respeito de migrantes, grupos étnicos e populações de baixa renda residentes em favelas, mas também se preocupou com valores e estilos de vida de diferentes segmentos das camadas médias urbanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Podemos citar a obra Utopia Urbana do antropólogo Gilberto Velho.


ID
211861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

A possibilidade de transitar por vários mundos, com diferentes potenciais de metamorfose, está diretamente relacionada ao desenvolvimento de valores individualistas em contextos urbanos.

Alternativas

ID
211864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

Há estudos que apontam diferenças de valores entre segmentos e extratos sociais em meio urbano; esses estudos mostram que os membros das camadas médias teriam menor adesão aos valores individualistas que os membros das elites ou das classes populares.

Alternativas

ID
211867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

A participação em grupos vinculados a instituições religiosas constitui importante dimensão da formação de identidades diferenciadas em contextos urbanos, apesar de não se relacionar com a participação política.

Alternativas

ID
211900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.

A antropologia das sociedades complexas rompe com a pretensão clássica de compreender a totalidade da vida, mas permite o estudo das conexões e articulações entre realidades culturais heterogêneas em contextos urbanos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da
antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e
binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto,
julgue o seguinte item.

A oposição entre natureza e cultura está na base do pensamento antropológico. Sem aceitar a premissa básica de que existe um domínio autônomo da cultura não é possível pensar antropologicamente.

Alternativas
Comentários
  • o problema é dizer que o domínio é autônomo.

ID
211930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

Estudos de gênero propõem que a política seja pensada não somente em relação aos aspectos da vida pública em diferentes sociedades, mas também a sua dimensão cotidiana e privada.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.
  • O conceito de gênero trata as relações entre homens e mulheres de forma a negar as diferenças biológicas como constituidoras das identidades dos seres humanos, e introduzir a perspectiva de que somos construídos a partir de mecanismos sociais. O gênero torna-se uma maneira de indicar 'construções sociais' – a criação inteiramente social de ideias sobre os papéis adequados aos homens e às mulheres, visto q as ultimas tinham o trabalho menos significante e menos valorizado. O gênero é uma categoria social imposta sobre um corpo. O conceito de gênero é relacional - se constrói na relação entre homens e mulheres.


ID
211936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A noção de grupo corporado foi um importante instrumento para descrever os sistemas políticos encontrados no continente africano.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca de métodos e técnicas de pesquisa antropológica, julgue o item seguinte.

A análise situacional é uma técnica desenvolvida nos anos 50 do século XX, resgatada atualmente pelos estudos de globalização e processos urbanos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A sobrevivência dos territórios de quilombo deve-se, em parte, à estratégia de invisibilidade, tanto simbólica quanto social, empregada pelos grupos quilombolas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.
  • Olá, pessoal!

    Essa questão não foi alterada pela Banca. O gabarito indica alternativa como CERTA. Conforme publicada no Edital de Gabarito no site da Banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com


ID
211954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No que concerne às lutas pela terra, é correto afirmar que os movimentos sociais rurais atuam de forma homogênea nas diversas regiões do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os quilombos são casos de etnogênese que se consolidaram como grupos sociais com o estabelecimento de territórios autônomos no interior do Brasil colonial e a posterior definição desses territórios em momentos de ataques externos.

Alternativas
Comentários
  • Etnogênese é um conceito antropológico que pretende dar conta do processo de emergência de novas identidades étnicas bem como o ressurgimento de etnias já reconhecidas.

ID
211969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Os estudos urbanos na antropologia tendem a valorizar os métodos qualitativos tradicionais de investigação empírica em detrimento daqueles cuja ênfase está na observação participante.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

O processo de urbanização resultou na criação de uma cultura urbana responsável pelo surgimento de atitudes individualistas e competitivas, pelo afrouxamento dos laços familiares e pela secularização dos costumes.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

A antropologia da cidade estuda situações que ocorrem em cidades. O seu interesse limita-se aos efeitos dessas situações no contexto geopolítico urbano.

Alternativas
Comentários
  • A antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o ser humano e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

  • ERRADO.

    NÃO SE LIMITA...

  • Aos não assinantes.

    Gab.: ERRADO.


ID
211978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Uma das linhas de estudo da antropologia urbana são as pesquisas a respeito da migração campo-cidade.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Considerando as dificuldades de aplicação da metodologia etnográfica aos contextos urbanos, as contribuições da antropologia para os estudos da realidade urbana são limitadas.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

No contexto urbano, a distância ou a proximidade do investigador com relação ao seu objeto de pesquisa é considerada questão periférica nos estudos de práticas culturais.

Alternativas

ID
211987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.

O chamado triângulo racial da sociedade brasileira impede uma visão histórica e social adequada da formação dessa sociedade.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

    "Temos um “triângulo racial” que impede uma visão histórica e social da nossa formação como sociedade. É que, quando acreditamos que o Brasil foi feito de negros, brancos e índios, estamos aceitando sem muita crítica a idéia de que esses contingentes humanos se encontraram de modo espontâneo, numa espécie de carnaval social e biológico. Mas nada disso é verdade. O fato contundente de nossa história é que somos um país feito por portugueses brancos e aristocráticos, uma sociedade hierarquizada e que foi formada dentro de um quadro rígido de valores discriminatórios. Os portugueses já tinham uma legislação discriminatória contra judeus, mouros e negros, muito antes de terem chegado ao Brasil; e quando aqui chegaram apenas ampliaram essas formas de preconceito." (copiei de um comentário em outra questão) 


ID
211990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.

O mito da democracia racial brasileira é uma forma de assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.
  • Roberto Da Matta - O Que Faz o brasil Brasil

    Finalmente, ao lado disso, temos um “triângulo racial” que impede uma visão histórica e social da nossa formação como sociedade. É que, quando acreditamos que o Brasil foi feito de negros, brancos e índios, estamos aceitando sem muita crítica a idéia de que esses contingentes humanos se encontraram de modo espontâneo, numa espécie de carnaval social e biológico. Mas nada disso é verdade. O fato contundente de nossa história é que somos um país feito por portugueses brancos e aristocráticos, uma sociedade hierarquizada e que foi formada dentro de um quadro rígido de valores discriminatórios. Os portugueses já tinham uma legislação discriminatória contra judeus, mouros e negros, muito antes de terem chegado ao Brasil; e quando aqui chegaram apenas ampliaram essas formas de preconceito. A mistura de raças foi um modo de esconder a profunda injustiça social contra negros, índios e mulatos, pois, situando no biológico uma questão profundamente social, econômica e política, deixava-se de lado a problemática mais básica da sociedade. De fato, é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças, o que nos conduz ao mito da democracia racial, do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. Assim, podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiúra de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária. As possibilidades são ilimitadas, e isso apenas nos diz de um sistema com enorme e até agora inabalável confiança no credo segundo o qual, dentro dele, “cada um sabe muito bem o seu lugar”. 


ID
211993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.

No Brasil, a classificação racial não está restrita à classificação preto e branco, pois considera-se a marca do tipo racial.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

As formas de preconceito existentes nos dois países se diferenciam pela intensidade e não pela natureza.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

A concepção de branco e não branco varia, no Brasil, de indivíduo para indivíduo, de classe para classe, de região para região e em função do grau de mestiçagem.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em duvida nesta questão. O meu erro foi que considerei que a conecepção de branco e no branco no Brasil, de individuo para individou, de região para regio variava mais em funçao da auto-identificaçao. Mas tambem varia em relaçao ao grau de mestiçagem... por isso eu errei


ID
212002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

Quanto à estrutura social, a possibilidade de ascensão social é inversamente proporcional à intensidade das marcas apresentadas pelo indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
212005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

O preconceito racial que existe no Brasil foi definido como de marca. Nos EUA, o preconceito racial é de origem.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.
  • Alguém saberia dizer o que seria realmente o preconceito de marca?

  • FONTE: http://sociologiaeantropologia.blogspot.com.br/2012/05/resenha-de-preconceito-racial-de-marca.html

    Preconceito Racial de Marca

    Quando o preconceito se exerce em relação à aparência física dos individuas descriminados, diz se que é preconceito racial de marca. Para Oracy, o preconceito que prevalece no Brasil é aquele baseado no preconceito de cor, termo que se apresenta difuso na literatura relativa ao tema, porém o autor prefere nomeá-lo de preconceito de marca.

    Preconceito Racial de Origem

    Quando o preconceito acontece por dedução de que o discriminado tem uma ascendência de certo grupo étnico, diz que o preconceito é de origem.Em contrapartida, nos Estados Unidos, o preconceito racial que prevalece é aquele baseado na origem.


  • O preconceito de marca determina uma preterição, e o de origem uma exclusão dos membros do grupo atingido; 

    O preconceito de origem, que o fenótipo ou aparência racial define o membro do grupo discriminado onde o preconceito é de marca, e a ascendência prevalece nessa definição onde o preconceito é de origem. 

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12291505#readmore


ID
212008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

A ideologia racial brasileira é assimilacionista e miscigenacionista e se efetiva no cotidiano dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.
  • Assimilacionismo - Teoria que defende a fusão ou miscigenação de culturas ou hábitos culturais diferentes.

    Gab. Errado

  • ERRADO


    Quanto à ideologia: nos locais em que se manifesta o preconceito de marca, a ideologia é, ao mesmo tempo, assimilacionista no que se refere a traços culturais e miscigenacionista em relação aos traços físicos


    Dentre algumas diferenças entre o preconceito de marca e de origem, Oracy Nogueira aponta que onde o preconceito é de marca, a ideologia é ao mesmo tempo assimilacionista e miscigenacionista. A ideologia onde o preconceito é de origem é segregacionista e racista (NOGUEIRA, 2007, p. 297).


ID
212011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

O preconceito racial de marca se refere à suposição de que o indivíduo descende de certo grupo étnico.

Alternativas
Comentários
  • Errada, pois o preconceito racial de marca, de acordo com Oracy Nogueira, é aquele baseado na cor. Em outras palavras, quando o preconceito se exerce em relação à aparência física dos indivíduos descriminados, diz se que é preconceito racial de marca e quando o preconceito acontece por dedução de que o discriminado tem uma ascendência de certo grupo étnico, diz que o preconceito é de origem, que é o que prevalece nos Estados Unidos. Já o que prevalece pelo Brasil, é o preconceito racial de marca (ou cor).
  • O preconceito racial de origem se refere à suposição de que o indivíduo descende de certo grupo étnico.


ID
212014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.

Enquanto nos EUA o preconceito racial é considerado manifesto e irrefutável, no Brasil, a própria existência desse tipo de preconceito é motivo de debate.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
556504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando os povos indígenas que sofrem impacto socioeconômico decorrente da construção de reservatórios e da passagem de linhas de transmissão de energia, associe as usinas hidrelétricas e os povos indígenas por elas mais diretamente atingidos, enumerando a 2a coluna de acordo com a 1a.
Usinas Hidrelétricas Povos Indígenas
(1) Tucuruí (PA) ( ) Gavião
(2) Balbina (AM) ( ) Guajajara
( ) Waimiri-Atroari
( ) Parakanã
A ordem correta dos números da 2a coluna, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2705338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue o item que se segue.


O caboclo — figura típica das zonas de contato entre a sociedade nacional ou a sociedade envolvente e as sociedades indígenas — é o índio integrado à sociedade dos brancos, mas com a consciência integralmente ligada à sua ancestralidade indígena.

Alternativas
Comentários
  • esse "integralmente" matou a questão


ID
2705341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue o item que se segue.


A teoria da fricção interétnica destaca que o estudo de instituições como escolas, missões e fazendas é fundamental para a compreensão dos fenômenos resultantes do contato entre as sociedades indígenas e a sociedade envolvente.

Alternativas

ID
2705344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue o item que se segue.


Em caso de confronto entre a sociedade envolvente e as sociedades indígenas, a segmentação da estrutura da sociedade envolvente, em classes sociais antagônicas, com interesses também divergentes, tende a desaparecer.

Alternativas

ID
2705377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à antropologia no Brasil.


De acordo com a teoria do perspectivismo, no mundo indígena a natureza não seria entendida de forma una e monolítica, e tampouco a cultura de maneira variável, mas o oposto: a cultura seria constante e a variação estaria na natureza.

Alternativas

ID
2705380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à antropologia no Brasil.


A antropologia urbana no Brasil se desenvolve a partir de uma relação crítica com a denominada Escola de Chicago.

Alternativas

ID
2705383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à antropologia no Brasil.


Os vínculos sociais, simbólicos e rituais, os quais diversos grupos humanos mantêm com os seus respectivos ambientes biofísicos, são fundamentais na constituição da territorialidade de populações tradicionais.

Alternativas

ID
2705386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à antropologia no Brasil.


Roger Bastide, a partir de sua aproximação com os sistemas religiosos afro-brasileiros, foi um dos precursores desses estudos no Brasil. Entretanto, devido ao seu “nagocentrismo”, suas teorias são desconsideradas pelos estudiosos da religiosidade afro-brasileira na contemporaneidade.

Alternativas

ID
2784538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.

Para assistir o juiz em seu processo decisório, a perícia antropológica se faz imprescindível quando indígenas, quilombolas, populações tradicionais, bem como suas comunidades e organizações, são parte no processo.

Alternativas

ID
2784541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.


Um laudo antropológico pode revelar usos, costumes, tradições, modos de ser, de viver e de se expressar de um grupo étnico, entretanto é ineficaz para o reconhecimento de uma terra como indígena (ou quilombola).

Alternativas

ID
2784544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.


No âmbito do Poder Judiciário, embora a perícia antropológica possa revelar conflitos sociais derivados da não aplicação de direitos socialmente diferenciados, o laudo dela resultante não caracteriza uma prova processual, podendo o juiz, inclusive, rejeitá-lo.

Alternativas

ID
2784577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.


A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.

Alternativas
Comentários
  • Eu to me acabando aqui com esse seu comentário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Vai dá certo!!!! Positividade....tudo é prática!


ID
2784589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.

Alternativas

ID
2784592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.


Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.

Alternativas

ID
2784595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.


A história dos processos de colonização mostra que as sociedades colonizadas desenvolvem mecanismos diversos — embasados em lógicas culturais autóctones — de resistência, adaptação e reinterpretação das práticas, valores e conjunturas da colonização.

Alternativas

ID
2784598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.


As sociedades indígenas brasileiras caracterizavam-se pelo equilíbrio social, pela estabilidade histórica e pela tendência ao isolamento, o que foi modificado pela sucessão de contatos interculturais e intersocietários derivados dos processos de colonização.

Alternativas

ID
2784601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

A cultura de uma nação, ao mesmo tempo em que a singulariza e a diferencia de todas as demais nações, constrói para toda sua sociedade um sentido único de identidade e pertencimento.

Alternativas
Comentários
  • O erro da assertiva está ao dizer que a cultura de uma nação é construída para toda uma sociedade num sentido único de identidade e de pertencimento.

    Nossa sociedade é plural.

    E mais que nunca ela é discriminatória, visto que não reconhece uma série de singularidades e particularidades de seus diferentes povos (índios, negros, camponeses, ciganos, estrangeiros, refugiados...).

    Lembremo-nos do recente caso declarado pelo presidente da república sobre o governador do estado do Maranhão...aquele paraíba (para não dizer nordestino - algo tão singular).


ID
2784604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.


As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

Alternativas

ID
2784607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.


O arcabouço teórico e técnico aglutinado em torno do conceito de referências culturais permite às políticas de reconhecimento do patrimônio cultural imaterial contemplar uma variedade de bens culturais e grupos sociais que integram o conjunto da nacionalidade, apontando para a valorização tanto desses bens tomados em sua singularidade quanto da diversidade cultural do país.

Alternativas

ID
2784610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.


As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.

Alternativas

ID
2784619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

    A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a “descoberta das comunidades quilombolas”, devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: <www.palmares.gov.br> (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que segue.

Apesar de a ‘descoberta das comunidades quilombolas’ referida no texto ter-se iniciado a partir de 1970, Nina Rodrigues é considerado por muitos intelectuais como um dos precursores dos estudos sobre populações afro-brasileiras, a despeito de suas formulações racistas.

Alternativas

ID
2822356
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Recebemos uma lista de invenções, instituições e ideias, mas aprendemos pouco ou nada sobre o modo pelo qual o indivíduo vive sob essas instituições, com essas invenções e idéias, assim como não sabemos como suas atividades afetam os grupos culturais dos quais ele participa. As informações sobre esses pontos são extremamente necessárias, pois a dinâmica da vida social só pode ser compreendida com base na reação do indivíduo à cultura na qual vive.

(BOAS, Franz. Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014)


Franz Boas é considerado um dos fundadores da Antropologia Cultural, e dentre suas teses, destaca-se que

Alternativas

ID
3564037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.


A antropologia da cidade estuda situações que ocorrem em cidades. O seu interesse limita-se aos efeitos dessas situações no contexto geopolítico urbano.

Alternativas

ID
3564802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.


O processo de urbanização resultou na criação de uma cultura urbana responsável pelo surgimento de atitudes individualistas e competitivas, pelo afrouxamento dos laços familiares e pela secularização dos costumes.

Alternativas

ID
3564850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue. 


Os estudos urbanos na antropologia tendem a valorizar os métodos qualitativos tradicionais de investigação empírica em detrimento daqueles cuja ênfase está na observação participante.

Alternativas

ID
3940303
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A produção intelectual iniciada nos anos 1970 sobre os movimentos sociais urbanos interpreta seus objetos de estudo como elementos inovadores dotados de um profundo potencial transformador da sociedade contemporânea. De acordo com o balanço feito por Ruth Cardoso (2008), a bibliografia dedicada ao contexto da América Latina localiza a função política dessas manifestações populares na crítica ao Estado autoritário – o que é problematizado pela autora, pois não considera as características específicas do Estado em questão e sua relação com a sociedade civil. Para Cardoso, o que deve ser evidenciado na compreensão do fenômeno enquanto novo instrumento de transformação é a sua:

Alternativas