SóProvas



Questões de Noção antropológica de cultura


ID
1353766
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado)

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da

Alternativas
Comentários
  • Com a globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem interagir sem a necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número os elementos culturais. 

    Um exemplo disso é a chamada indústria cultural, termo criado por sociólogos no início do século XX, mas que se mantém atual. Essa indústria é capaz de gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas, como as roupas, os padrões de etiqueta e comportamento, as atividades de lazer, etc.
  • LETRA D. Fusâo de elementos de tradições culturais diferentes

  • Letra D

    O trecho mostra que os hábitos de consumo resultam de influências multiculturais, em que os produtos ou técnicas utilizados no dia-a-dia foram projetados ou desenvolvidos em diversas localidades do planeta.

  • Letra D.

    Só por curiosidade já fiz muitas questões e já vi esse texto em umas 2 questões diferentes :D

    fica o alerta pessoal.

    Bons estudos!!


ID
1623901
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A cultura como conjunto de sistemas de símbolos é um entendimento de Lévi-Strauss, não de Geertz.

  • É por Leslei White

  • a) CORRETA: Determinismo biológico: "A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada."

    b) CORRETA:  Determinismo geográfico: O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio am-biente.

    c) ERRADA: Teoria do Ponto Crítico: "O fato de que o cérebro do Australopiteco media 1/3 do nosso leva Geertz a concluir que "logicamente a maior parte do crescimento cortical humano foi posterior e não anterior ao início da cultura". Assim, continua: "O fato de ser errônea a teoria do ponto crítico (pois o desenvolvimento cultural já se vinha processando bem antes de cessar o desenvol-vimento orgânico) é de importância fundamental para o nosso ponto de vista sobre a natureza do homem que se torna, assim, não apenas o produtor da cultura, mas também, num sentido especificamente biológico, o produto da cultura." O erro da questão é afirmar que Clifford Geertz define a cultura como sistema simbólico. Segundo o autor:" A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, "que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. Segundo o autor, Geertz pertence a terceira abordagem: é a que considera cultura como sistemas simbólicos. Esta posição foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antropólogos: o já conhecido Clifford Geertz e David Schneider.Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este pro-grama é o que chamamos de cultura."

    d) CORRETA: Alfred Kroeber: em seu artigo "O superorgânico"  mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Iniciou, como o titulo ele seu trabalho indica, com a demonstração de que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal. Mais do que isto, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas.

    e) CORRETA

  • Teoria do ponto crítico-  Kroeber: capacidade de adquirir cultura - acontecimento súbito, completo salto quantitativo na filogenia dos primatas - evolução das unidades taxionômicas - alteração orgânica prodigiosa. - mudança na estrutura cortical capacitando o animal a exprimir-se, aprender, ensinar e fazer generalizações. - cultura nasce e prossegue independente da evolução orgânica. Humanização de um ramo da família primata (alterações em termos anatômicos e genéticos). - surgimento repentino da condição humana. 

     Razões da teoria do ponto crítico 1. Abismo entre a capacidade mental do homem e a de seus parentes vivos mais próximos (os grandes símios)  capacidade de falar, adotar símbolos, fabricação de instrumentos. Ex. experiência de socialização entre um chimpanzé e uma criança - o primeiro não falou e o segundo sim. Ao final, Geertz mostra que a distância entre o homem e os símios é grande.

     Razões da teoria do ponto crítico 2. Linguagem, abstração e simbolização - assuntos bem definidos e excludentes - ou fala ou não fala. - Processos realizados na totalidade e não pela metade. - série de saltos na passagem da simples atividade reflexa para as respostas condicionadas e comportamento complexo em resposta a determinado sinal e daí para o pensamento simbólico.

    Razões da teoria do ponto crítico 3. Unidade psíquica do homem - deduz que a cultura já surgiu completa anteriormente. - Relaciona-se com a tese de que não há grandes diferenças na natureza do processo mental das raças humanas . - igualdade na condição da capacidade de adquirir cultura das diferentes espécies de hominídeos. - Kroeber - sobre o Homem - quase completo neurologicamente antes que a cultura tivesse começado a se desenvolver - capacidade biológica necessária à aquisição de cultura era tida como algo que não admitia meio termo.

  • Complementanto...

    Por fim, o erro da alternativa c é saber diferenciar o que a classificação do autor Kessing e a definição do próprio autor. Embora, para Kessing, Geertz se enquadre na concepção de cultura como sistema simbólico, Geertz não a define literalmente desta forma, e sim como "programa". No entanto, acho essa questão extremamente questionável, principalmente pelo fato de Geertz falar em cultura como teia de significados também...


ID
2331934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.

Lélia Gonzalez e Lilia Katri Moritz Schwarcz investigam, sob perspectivas distintas e complementares, a questão da raça e da diferença, enfrentando o difícil diálogo com as suas bases biológicas, para expor seus ditames culturais.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Gabarito: https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/52936/cespe-2017-sedf-professor-de-educacao-basica-sociologia-gabarito.pdf

  • Gab.: C

     

    Lélia Gonzalez e Lilia Katri fazem essas análises a partir do diálogo com as obras de Lévi-Strauss, Marchall Sahlins e Thomas Mann, entre outros. E por fim analisa a questão da noção do tempo em outras culturas além da ocidental.

    (http://www.profwilliam.com/2010/10/questoes-de-fronteira-por-lilia-katri.html)


ID
2666329
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Texto I


A bandeira no estádio é um estandarte/A flâmula pendurada na parede do quarto/ O distintivo na camisa do uniforme/ Que coisa linda é uma partida de futebol/ Posso morrer pelo meu time/ Se ele perder, que dor, imenso crime/ Posso chorar se ele não ganhar/ Mas se ele ganha, não adianta/ Não há garganta que não pare de berrar/ A chuteira veste o pé descalço/ O tapete da realeza é verde/ Olhando para a bola eu vejo o sol/ Está rolando agora, é uma partida de futebol

SKANK. Uma partida de futebol. Disponível em: www.letras.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).


Texto II


O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever.

HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.


Chamado de ópio do povo por uns, paixão nacional por outros, o futebol, além de esporte mais praticado no Brasil, pode ser considerado fato social, culturalmente apreendido, seja por seus praticantes, seja pelos torcedores. Nesse sentido, as fontes acima apresentam ideias semelhantes, pois o

Alternativas
Comentários
  • futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira


ID
3090424
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de cultura é polissêmico e resulta de um longo processo de estudos, pesquisas e discussões sobre sua natureza, dinâmica, abrangência, história e sentido para os grupos e sociedades humanas que lhes correspondem. Quanto ao conceito antropológico de “cultura”, é INCORRETO afirmar que:  

Alternativas

ID
3792262
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45). 

Nesse fragmento de texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem como um elemento cultural.

A respeito das discursões sobre cultura, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas

( ) A cultura marca a entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”.
( ) O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida.
( ) O contato com povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de uma sociedade.
( ) A busca do seio materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são suprimidos pela cultura.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
3794620
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia, de forma semelhante à Antropologia, também se preocupa com a questão da cultura, suas diferenças e diversidade de manifestações, no tempo e espaço.
Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre os significados da cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796207
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. Essa totalidade é tudo o que configura o viver coletivo. São os costumes, os hábitos, a maneira de pensar, agir e sentir, as tradições, as técnicas utilizadas que levam ao desenvolvimento e a interação do homem com a natureza. Ou seja, é tudo mesmo! Tudo que diz respeito a uma sociedade” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.125). Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3807826
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com os princípios da Sociologia, toda cultura é suficiente para os fins a que se propõe, ainda que, muitas vezes, existam várias questões não resolvidas. Um exemplo significativo é como ficamos impactados com os avanços da medicina nos último século, mas não podemos deixar de reconhecer que muito ainda tem que ser feito para a cura do câncer e da Aids. Nesse sentido, o mesmo se verifica na cultura indígena, uma vez que suas práticas medicinais são suficientes para resolver certos problemas de saúde, enquanto outros não são resolvidos. Comparando-se essas duas realidades distintas, a medicina tradicional dos indígenas e a medicina institucionalizada, a nossa, podemos concluir que:

I) a nossa, apesar das limitações é muito superior à dos indígenas, culturalmente falando.
II) não há nada que nos autorize a considerar nossa superioridade cultural em relação à cultura indígena, nem mesmo em termos médicos.
III) em termos culturais, não há como tecer comparações, na medida em que cada grupo social tem seus bens materiais e os não materiais que orientam suas vidas.

Estão corretas:

Alternativas

ID
3824581
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As crianças devem saudar as pessoas distintas, os professores e senhoras conhecidas que encontrarem, que elas não se negarão a corresponder. Não devem empurrar ninguém nem cortar o passo dos transeuntes. Não escrever nas paredes e portas coisa alguma. Nunca atirar pedras. Não atirar cascas de frutas no chão, o que pode ser motivo de desastres gravíssimos. Nunca fitar de propósito os olhos sobre pessoas aleijadas ou rir-se de algum defeito físico do próximo.
A Imprensa, n. 67, 27 abr. 1914.

O discurso sobre a infância, veiculado pelo jornal no início do século XX, visava a promoção de

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda recomendações sobre o comportamento infantil considerados como adequados no início do século XX. O enunciado questiona o que estava sendo promovido pelo autor.

    A) Formas litúrgicas estão relacionadas celebrações religiosas o que não é o caso do texto em questão. 
    B) Cidadania pressupõe uma relação de direitos e deveres necessários para a harmonização da vida em sociedade. O texto está repleto de recomendações que não são nada abstratas e não aborda direito algum.
    C) Normas sociais são regras socialmente reforçadas cujo objetivo envolve o comportamento humano. Já a civilidade corresponde  ao respeito dessas normas por membros de uma sociedade. O texto aborda exatamente as normas consideradas adequadas para o comportamento infantil no período em que foi escrito. Alternativa correta.
    D) O texto aborda normas morais mais que recomendações de disciplina.
    E) Pedagogia refere-se ao estudo da educação ensino e aprendizagem e não possui relação com o objeto da questão.    



    Gabarito do professor: C

  • letra C. pois o texto está explicando como as crianças devem se portar diante da sociedade.

  • Aborda a questão da disciplina de Educação Moral e Cívica, bem comum à pedagogia da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX, que era fortemente influenciada pelos ideais positivistas (ordem, disciplina, obediência, hierarquia, progresso etc.). O livro O Ateneu, do Raul Pompeia, representa bem essa questão.

    A Educação Moral e Cívica se tornou política de governo com a sua inclusão, por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, no currículo escolar nacional. A Ditadura a utilizou como ferramenta para "controlar" a juventude, durante os turbulentos anos 60 e 70. Só foi retirada das ementas escolares no governo Collor, após a redemocratização.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil

  • Ao longo do texto são abordados condutas que as crianças devem tomar. Portanto letra C.


ID
3940264
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para a antropologia interpretativa de Geertz (1989), o que o etnográfico produz são textos ficcionais pelo fato de serem “interpretações de segunda ou terceira mão, sendo apenas a interpretação “nativa” a de primeira mão”, visto que é a sua cultura. Assim, é correto afirmar que as descrições feitas pelo etnógrafo devem ser:

Alternativas

ID
4142023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quero propor duas idéias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento — costumes, usos, tradições, feixes de hábitos —, como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle — planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas) — para governar o comportamento. A segunda idéia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento.

C. Geertz. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 (com adaptações).


No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item.


Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.

Alternativas

ID
4142026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quero propor duas idéias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento — costumes, usos, tradições, feixes de hábitos —, como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle — planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas) — para governar o comportamento. A segunda idéia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento.

C. Geertz. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 (com adaptações).


No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item.


As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade.

Alternativas

ID
4142029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue o item a seguir.


A ciência, entendida como sistema de crenças, desenvolveu-se sem encontrar resistência por parte de outros sistemas de crença, como a religião e a filosofia.

Alternativas
Comentários
  • ENTENDA O QUE É ESSA CRENÇA;

    Um sistema de crenças é um conjunto de ideias e valores compartilhados por um mesmo grupo de pessoas. Nesse sentido, tudo aquilo que você aprendeu de seus familiares na infância e levou para a vida adulta compõe um conjunto de informações que têm uma grande influência sobre as suas escolhas e a sua trajetória.


ID
4142032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue o item a seguir.


Conflitos culturais ocorrem entre indivíduos e grupos de indivíduos que aderem a sistemas de crenças comuns.

Alternativas
Comentários
  • Choque cultural é um conceito que caracteriza o fenômeno de estranho que ocorre entre duas culturas, sendo estas representadas por indivíduos ou por grupos sociais. O choque cultural não necessariamente é maléfico, mas pode gerar desconforto pela situação atípica. Decorrente do choque cultural, podem acontecer atos de intolerância e discriminação ou de assimilação e convivência.


ID
4142041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue o item a seguir.


Um dos grandes desafios impostos pela globalização é a necessidade de se aprender a conviver com diferentes indivíduos, grupos e culturas, utilizando-os como forma de humanização das relações entre os homens.

Alternativas

ID
4142053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização foi acentuado nas últimas décadas do século XX pela aceleração e padronização dos meios técnicos, pela instantaneidade da informação e da comunicação e pela mundialização da economia, promovendo a reorganização e a reestruturação dos espaços nacionais e regionais, em escala mundial, a partir do controle e regulamentação dos centros hegemônicos.

G. Giovannetti e M. Lacerda. Melhoramentos Dicionário de Geografia (com adaptações).


Acerca da relação entre globalização e cultura, julgue o item subseqüente.


O nível de desenvolvimento social, cultural e econômico de uma nação depende apenas de suas condições históricas e das relações internacionais nas quais essa nação esteve inserida


Alternativas
Comentários
  • Quando você lê ''apenas'' em um texto que traz algo tão múltiplo marca errado logo

    APMBB


ID
4142056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização foi acentuado nas últimas décadas do século XX pela aceleração e padronização dos meios técnicos, pela instantaneidade da informação e da comunicação e pela mundialização da economia, promovendo a reorganização e a reestruturação dos espaços nacionais e regionais, em escala mundial, a partir do controle e regulamentação dos centros hegemônicos.

G. Giovannetti e M. Lacerda. Melhoramentos Dicionário de Geografia (com adaptações).


Acerca da relação entre globalização e cultura, julgue o item subseqüente.


A globalização oferece novo sentido às formas tradicionais de colonialismo e imperialismo vigentes nos países em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • As empresas multinacionais são originárias de países top aí vão para os menos top explorar a miséria deles


ID
4197958
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A abordagem humanista da antropologia afirma que o comportamento religioso é produto da cultura e da natureza humana e não a manifestação de algo sobrenatural.
GUTHRIE, S. E. Teorias antropológicas da religião. Disponível em: http://criticanarede.com.
Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

Os escritos de diferentes religiões, conforme o texto, devem ser compreendidos como

Alternativas

ID
4199341
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

Num exercício de imaginação, suponhamos que um dos missionários jesuítas do século XVI, durante sua permanência no Brasil, tenha dividido as suas observações entre o comportamento dos indígenas e os hábitos das formigas saúva. Quatro séculos depois, qualquer entomologista poderá constatar que não houve mudanças nos hábitos dos referidos insetos. Durante quase meio milênio, as habitantes do formigueiro repetiram os procedimentos de suas antecessoras, obedecendo apenas às diretrizes de seus padrões genéticos. Supondo, por outro lado, numa hipótese quase absurda, que um dos grupos indígenas observados tenha sobrevivido aos quatro séculos de dizimação, graças a um isolamento em relação aos brancos, o que constaria um antropólogo moderno?

Fonte:LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2001, p. 49.

De acordo com o excerto assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D) O grupo indígena transformou-se no decorrer dos cinco séculos mesmo que isolado.


ID
4204030
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a noção de cultura.

I) A inevitabilidade do choque cultural é um fato, pois as culturas naturalmente possuem bases e estruturas diferentes, dando significação à vida de formas distintas. Prova disso estaria no papel social assumido pelas mulheres, que certamente não possuem os mesmos direitos enquanto pessoa humana em sociedades ocidentais e orientais.
II) Tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento e de seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, o que pode até mesmo se desdobrar em conflitos diretos. O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens).
III) Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana.

Está correto o contido em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


ID
4921804
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cultura é uma lente pela qual vemos e interpretamos o mundo que nos cerca. Culturas diferentes usam lentes diversas. Em relação a esta afirmativa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5099239
Banca
INEP
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Num exercício de imaginação, suponhamos que um dos missionários jesuítas do século XVI, durante sua permanência no Brasil, tenha dividido as suas observações entre o comportamento dos indígenas e os hábitos das formigas saúva. Quatro séculos depois, qualquer entomologista poderá constatar que não houve mudanças nos hábitos dos referidos insetos. Durante quase meio milênio, as habitantes do formigueiro repetiram os procedimentos de suas antecessoras, obedecendo apenas às diretrizes de seus padrões genéticos. Supondo, por outro lado, numa hipótese quase absurda, que um dos grupos indígenas observados tenha sobrevivido aos quatro séculos de dizimação, graças a um isolamento em relação aos brancos, o que constaria um antropólogo moderno?”
Fonte: LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2001, p. 49.

De acordo com o excerto assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D) O grupo indígena transformou-se no decorrer dos cinco séculos mesmo que isolado.

  • As cultura transforma-se mesmo sem o contato com o diferente pois, ao longo do tempo, transformações de diversos tipos, como na ecologia, podem proporcionar mudanças nas formas de conseguir alimento e etc

ID
5116084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sabendo que, atualmente, no Brasil, mais de 200 povos indígenas vivem espalhados por todo território nacional assinale a opção correta, com base na noção antropológica de cultura.

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa. a alternativa "menos errada" é a D.

    "Os povos possuem histórias e culturas diversas, de modo que a hierarquização de etnias foi etnocêntrica."

    O formulador da questão almeja pelo visto avaliar o entedimento da noção de "alteridade" pelo candidato. dessa forma apesar da assertiva deixar duvidas (a que etnias ele se refere? apenas etnias indigenas? ou os brancos estao sendo considerados?) a noçâo de alteridade esta envolta na questâo. por isso. é a certa.


ID
5116102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os contatos interétnicos se acentuaram desde o início das grandes navegações. O contato dos brancos com os “outros”, no período colonial obrigou as ciências sociais a pensarem sobre a diferença dos povos. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas