SóProvas



Questões de Socialização primária: família


ID
800296
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos estudos sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) O conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.


( ) As relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem a ter mais benefícios que outros.


( ) Os casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas também novas coerções.


( ) Os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Os sociólogos apontam para a dificuldade em propor um conceito de família pelo fato de não existir um modelo único que possa defini-la. O século XX, de acordo com esses estudiosos, presenciou uma ruptura com o núcleo familiar tradicional, representando pela existência de um ambiente doméstico com dois adultos – homem e mulher – e seus filhos. Desse modo, seria preferível falar em “famílias” para dar conta da diversidade de modelos familiares existentes nos dias atuais. Analisando as afirmações sobre o conceito de família que foram apresentadas acima, a primeira está incorreta, visto que, conforme já mencionado, os sociólogos chamaram a atenção justamente para a impossibilidade de identificar apenas um único modelo familiar. A segunda afirmação está correta, na medida em que as relações de poder e a existência de hierarquias não estão ausentes das relações familiares. A terceira afirmação está correta, considerando que as últimas décadas testemunharam mudanças significativas também nas relações conjugais, incluindo a diminuição de “casamentos arranjados” até mesmo em países que costumavam manter essa tradição. A última afirmativa está correta, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem como base os princípios constitucionais que dizem respeito à dignidade humana e à isonomia de todos perante a lei sem distinção de sexo. 

    A alternativa correta, portanto, é a opção “c”. 


  • A respeito da primeira afirmação. Pensei que a sociologia, como uma ciência, não ia definir família de maneira tão superficial. Família é muito mais que a união entre pessoas dé sexos opostos. Está associada a harmonia que existe entre pessoas que decidem compartilhar suas vidas.
  • Yuri Souza, esta afirmativa é falsa na questão, a sociologia contenporânea não adota este conceito. 

  • O CONCEITO DE FAMILIA É DEFINIDO COMO PAI E UMA MAE UNIDOS POR MATRIMONIO


ID
1409743
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A família brasileira, nas últimas décadas, vem apresentando mudanças significativas em todos os segmentos da população, a principal delas refere-se à sua:

Alternativas
Comentários
  • Famílias constituidas por Heteros ou homossexuais.

    Famílias constituidas por apenas um pai ou mãe independente da sexualidade.

  • É possível perceber que o conceito de família hoje pode ser abrangido para além da clássica e tradicional visão: Mãe, Pai, Filho e Irmão.

    As família hoje podem ser formadas por dois pais, duas mães, uma avó, somente uma mãe e um filho... ou seja, a principal mudança é a configuração.

  • a ideia de família se resumia à figura de pai, mãe e filho(s), mas atualmente se reconhece que as famílias podem ser formadas por diversas configurações.


ID
1586047
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Resumo: 

    "Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É pelo processo de socialização que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade."

    https://www.todamateria.com.br/processo-de-socializacao/

  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • O homem é um ser social, precisando constantemente da socialização para sua formação e para viver em sociedade, sendo as normas, regras, valores, crenças e saberes fundamentais para delimitar os limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada pessoa.

    LETRA C

    APMBB

  • difícil ter socialização estudando pra concurso

ID
1587127
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Inicialmente, é preciso prestar atenção no enunciado, que menciona crianças crescendo sem contato social. Logo, afastadas do convívio social, faltou-lhes justamente tudo aquilo que conhecemos como sociedade: família, escola, cultura, diversão, rituais, leis. Com isso em mente, passamos as alternativas. 

    a) – a alternativa traz uma frase usada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que desenvolveu a perspectiva do contrato social como mecanismo de superar o estado de natureza na condição humana, sem o qual a sociedade viveria imersa em uma guerra permanente de todos contra todos. Segundo Hobbes a natureza humana seria “má”, sendo, por isso, a metáfora do uso dos “lobos contra lobos”. Essa afirmação não condiz com o que o enunciado pede. 

    b) - a banca força a barra, posto que o texto do enunciado indica que não foram atos voluntário que direcionaram as crianças a essas situações. Ademais, não existe conhecimento desse tipo de comportamento em sociedades humanas contemporâneas por não amarem as crianças. 

    c) – a afirmação é falsa porque Aristóteles dizia o contrário, o homem é um animal social.

    d) como prova o registro captado pela literatura sociológica, tornar-se humano depende sim da cultura, caso contrário, não há referências em que se apoiar no desenvolvimento de um indivíduo no seio da sociedade. Além disso, como vimos nas análises de Émile Durkheim, os indivíduos estão submetidos a coerção social e a imposição da sociedade, então, não é próprio da natureza humana

    e) – é o nosso Gabarito. temos a resposta correta. Cabe lembrar que Émile Durkheim dividiu o processo de socialização em primário, que corresponderia aos costumes e valores transmitidos pela família, e secundário, que se daria por meio da instituição escolar.

    Em sua obra Educação e sociologia (publicada em 1922) Durkheim explicou como a educação está vinculada com o projeto de sociedade e funciona para expressar valores que variam de acordo com a localização e o momento histórico sendo, portanto, diferente de sociedade para sociedade. Ainda, a educação, na medida em que funciona para inserir um membro na sociedade e compartilhar valores sociais, reúne as características de um fato social: generalidade, coercitividdade e exterioridade.

    Gabarito: E 

    Alessandra Lopes - Estratégia.

  • Isto retoma a teoria dos fatos sociais de E.Durkheim, vejamos que o mesmo dizia que quando nascemos , tudo já existe , logo de certa forma temos de nos adaptar à sociedade , ''vestir máscaras'', socializar-se. Diante disso, percebe-se que no texto essas crianças crescerem ''sem contato social'', sem interferência humana, então elas tiverem de se adaptar ao meio a que se inseriam, a natureza, tendo como único exemplo a ser seguido as lobas.

    O homem em seu estado de natureza nasce livre, mas a cultura e o processo de civilização o torna um bom selvagem.

    LETRA E

    APMBB

  • legal, interessante... mas fiquei pensativo... como esses humanos lupizados vivem? ... tipo, quando chegam na puberdade... sera que eles tem relaçoes sexuais com os outros animais... tem atração sexual? kkk que doidera rapaz


ID
1645918
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    A socialização se dá através do contato do indivíduo com sua família e outros locais em que são divididas práticas sócias comuns. Então está ligado à formação de alguém num espaço com regras e costumes estabelecidos. 

    Bons estudos!

  • A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por. meio da interiorização de normasregrasvalorescrençassaberes, modos de. pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo.

    APMBB

  • Pensou em socialização, pense em uma esponja absorvendo tudo que está presente naquele local.

    Crenças, valores, aprender as normas de convívio, etc.

    GAB C


ID
2399179
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.


É correto afirmar que a socialização dos indivíduos

Alternativas
Comentários
  • É um processo contínuo. Ocorre no âmbito privado (família, religião) e também no público (escola, trabalho), bem como pelos meios de comunicação, que permeia essas duas instâncias. Dentre os autores que mais contribuíram nesta área, é bom guardar o sociólogo francês Émile Durkheim.

    LETRA C

  • O processo de socialização nunca se conclui durante a vida do individuo, pois é continuo e ocorre em cada grupo social de que este faça parte.


ID
2822341
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.

(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).


O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao

Alternativas
Comentários
  • processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças.

  • letra c processo de interiorizacao do mundo social consciencia da criancas.


ID
2872291
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?

MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.


Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da

Alternativas
Comentários
  • Todos os questionamentos apresentados na questão referem-se a comportamentos que envolvem a relação do indivíduo com seu grupo próximo e também a sociedade em geral. Manter em casa ou enviar para uma instituição uma criança com deficiência corresponde à decisão dos familiares, assim como manter e cuidar de um parente idoso, mesmo que cause problemas. Da mesma forma o é sustentar ou não um casamento infeliz pelo objetivo de manter um lar unido. Todas são questões que correspondem como estamos em sociedade, como respondemos a ela e como nos posicionamos diante dela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento. As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. Obviamente a resposta é, portanto, letra D.
    A resposta A estaria correta se estas fossem questões postas de forma pública como, "as escolas devem aceitar crianças com deficiência?", "os idosos devem ser cuidados por alguma instituição pública?", "as separações de casais com filhos devem ser permitidas?". No caso da B, como fica claro, deveria haver um questionamento de cunho religioso no qual a fé determinaria as respostas. A letra C corresponde a pensamento lógico, ou seja, encadeado a partir de premissas postas, por exemplo: "toda criança deve ser socializada, logo, também as crianças com deficiência." ou "lares desfeitos implicam em uma maior dificuldade emocional para crianças, logo, separações devem ser evitadas." No caso da letra E, trata-se da construção e formação do conhecimento. Neste caso, estas frases estariam embasadas em afirmações com dados que as sustentassem.

    Gabarito: D

  • A QUESTÃO INDUZ A UMA ÉTICA MORAL E A PADRÕES DA SOCIEDADE

  • Todos os questionamentos apresentados na questão referem-se a comportamentos que envolvem a relação do indivíduo com seu grupo próximo e também a sociedade em geral. Manter em casa ou enviar para uma instituição uma criança com deficiência corresponde à decisão dos familiares, assim como manter e cuidar de um parente idoso, mesmo que cause problemas. Da mesma forma o é sustentar ou não um casamento infeliz pelo objetivo de manter um lar unido. Todas são questões que correspondem como estamos em sociedade, como respondemos a ela e como nos posicionamos diante dela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento. As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. Obviamente a resposta é, portanto, letra D.

    A resposta A estaria correta se estas fossem questões postas de forma pública como, "as escolas devem aceitar crianças com deficiência?", "os idosos devem ser cuidados por alguma instituição pública?", "as separações de casais com filhos devem ser permitidas?".

    No caso da B, como fica claro, deveria haver um questionamento de cunho religioso no qual a fé determinaria as respostas.

    A letra C corresponde a pensamento lógico, ou seja, encadeado a partir de premissas postas, por exemplo: "toda criança deve ser socializada, logo, também as crianças com deficiência." ou "lares desfeitos implicam em uma maior dificuldade emocional para crianças, logo, separações devem ser evitadas."

    No caso da letra E, trata-se da construção e formação do conhecimento. Neste caso, estas frases estariam embasadas em afirmações com dados que as sustentassem.

    Gabarito: D

  • Ética é o conjunto de valores que regem o indivíduo. Essas perguntas feitas no texto são respondidas de formas diferentes por cada pessoa justamente porque cada pessoa possui a sua ética (por isso que dizer que um assassino, por exemplo, não tem ética é, socialmente falando, um equívoco).

    Em relação ao padrão de comportamento, como o nome já fala, induz à questão do modelo, do ideal, ou seja, esses questionamentos, que não são raros na sociedade, possuem a forma molde de serem tratados baseados no contexto em que os indivíduos estão inseridos.

    Letra D

  • Todas são questões que correspondem a como nos portamos em sociedade e como respondemos a ela a partir de nossos valores éticos, ou seja, valores que guiam nossa relação com o coletivo, com o pertencimento conjunto a partir de nossos padrões de comportamento.

    As respostas a estas perguntas podem variar de acordo com cada sociedade, com cada momento histórico, com cada situação precisa, sendo difícil determinar uma resposta que ignore o contexto na qual estejam colocadas. 

    Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da ética e dos padrões de comportamento.

    (Prof. Athos Vieira)

  • Letra D

    A ética é uma questão importante na vida pessoal e profissional das pessoas. Diz respeito ao código de princípios e valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. Portanto, a ética define padrões sobre o que julgamos ser certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, legal ou ilegal, na conduta humana e na tomada de decisões em todas as etapas e relacionamentos da nossa vida.

  • Cuidar de uma criança com deficiência mental e de um idoso já debilitado são questões abordadas geralmente da perspectiva ética. Você poderia até abordá-las através da lógica, pensando, por exemplo, que não faz sentido cuidar de uma criança com deficiência mental porque ela te atrapalha. Isso é logicamente correto, mas eticamente incorreto.

    Assim, os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da ética e dos padrões de comportamento (D), já que a sociedade tende a solucionar esses problemas no campo da ética, pensando na esfera humana, isto é, se é humano ou não fazer isto ou aquilo.

  • quando uma questao traz a ideia de costumes de um grupo, comportamento sociais,tenham um olhar mais pautado na etica e moral que ajuda resolver a maioria das questoes


ID
3578239
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tomando a Cultura enquanto processo, ou seja, como algo em constituição/transformação é interessante observar a seguinte passagem de Engels na obra “A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”: “Foi a primeira forma de família que não se baseava em condições naturais, mas em condições econômicas e, de modo específico, no trunfo da propriedade privada sobre a propriedade comum primitiva que havia surgido espontaneamente” (ENGELS, 1995, p. 71). Com base na afirmação, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3649342
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. O surgimento de novos arranjos familiares nos leva à conclusão de que o modelo de família nuclear moderna se encontra em crise. Considerando os fatores que contribuíram para esta crise, analise as alternativas a seguir.
I. A Revolução Industrial, que exigiu maior número de trabalhadores nas fábricas.
II. O Movimento Feminista, que veio alterar significativamente o mundo da mulher.
III. O Movimento da Juventude exigindo novos valores.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
3661717
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1.         A imagem de adolescência no Ocidente foi estabelecida no final do século 18 e resistiu às mudanças de comportamentos observadas nas últimas décadas do século 20.
2.         Dois fatores foram decisivos para a atual condição da juventude: a desmontagem da família burguesa e as consequências do neoliberalismo e da globalização no mercado de trabalho.
3.         Ser jovem é uma característica altamente valorizada pela sociedade atual.
4.         A ocupação preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigência de qualificação provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Estão de acordo com o texto as afirmativas:

Alternativas

ID
3782599
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A instituição familiar é uma das instituições sociais mais antigas da humanidade. Ela é composta por uma série de relações que os indivíduos assumem para si, cumpre padrões, comportamentos e compartilha os modos como devem ser feitas as coisas a partir de um padrão. Sobre a família, é INCORRETO afirmar

Alternativas

ID
3796192
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A instituição familiar é essencialmente dinâmica, e este dinamismo tornou-se muito visível na segunda metade do século XX, não só no Brasil, mas em praticamente todo o mundo ocidental. A família tradicional foi adquirindo contornos nunca antes imaginados. As novas configurações da família levaram a sociedade, e inclusive os cientistas sociais, a anunciarem a falência desta instituição social. Mas, não era o fim, e sim a prova da imensa capacidade criativa do ser humano de adequar-se a novas necessidades e novos valores.” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.110). Segundo o texto é correto afirmar que

Alternativas

ID
3994822
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:

Alternativas

ID
4005331
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conjunto de valores, tradições, formas de cultura, língua, costumes e modos de organização, que sucessivas gerações foram acumulando para legar à geração atual, é o que se designa por:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B Pelo fato da sociologia entender como o ser humano sobrevive em sociedade e as capacidades adquiridas pelo decorrer do tempo vivendo com os outros humanos em conjunto.

ID
4053514
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Os laços de parentesco são estabelecidos a partir da consanguinidade ou do casamento.

Alternativas

ID
4053517
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Em determinados contextos, o crime de adultério serviu para penalizar e expor as mulheres a severos julgamentos sociais sobre sua idoneidade moral.

Alternativas

ID
4053520
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Os modelos de família patriarcais não influenciaram a formação social e cultural das sociedades ocidentais.

Alternativas

ID
4053523
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

A família é uma instituição social estática, e os exames de DNA são recursos modernos que dificilmente são utilizados para definir a paternidade.

Alternativas

ID
4053526
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a família, para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível, o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho é seu.” (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

Nas sociedades ocidentais, as uniões monogâmicas são instituições que auxiliam a perpetuação das heranças em uma mesma unidade familiar.

Alternativas

ID
4172632
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O encontro de famílias que compartilham da mesma problemática e, por meio de encontros, criam um espaço terapêutico que permite um rico intercâmbio, marcado pela polaridade e ajuda mútua, é denominado, de acordo com Guimarães, como:

Alternativas

ID
4201018
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania

Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah! 

(TITÃS, 2016).


A partir da análise dos versos e com base nos debates atuais sobre o tema Instituição Familiar, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E


ID
4216435
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.


Tendo por base as informações apresentadas e as análises sociológicas contemporâneas sobre a instituição Família, é correto afirmar:

Alternativas