-
Mensagens instantâneas: síncronas
-
síncronas - em sincrônia.
assíncronas - fora de sincrônia, em tempos distintos.
-
ERRADA.
as·sín·cro·no
adj
Que não é sincrônico, que não se realiza ao mesmo tempo; assincrônico.
-------
A troca de mensagens por aplicaticos instântaneos é feita em sincronia.
-
O sucesso de aplicativos de mensagens instantâneas deve-se à comunicação síncrona entre os usuários e à presença de recursos como compartilhamento peer-to-peer.
síncronas > em sincrônia.
assíncronas > fora de sincrônia.
Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma de onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços: mensagens por aplicaticos instântaneos e dados sem a necessidade de um servidor central.
-
Gab: ERRADO
Esses comentários estão equivocados. Aplicativos de mensagens instantâneas funcionam de forma assíncrona. Ligações pelo telefone são exemplos de ligação síncrona.
Quem tiver dúvida, segue o link do site do Dropbox falando um pouco sobre o assunto:
dropbox.com/pt_BR/business/resources/asynchronous-communication
Com relação ao erro da questão, creio que seja a afirmação de que essas comunicações são P2P. De modo geral, há servidores envolvidos nas comunicações. O site abaixo fala um pouco sobre o funcionamento do Whatsapp:
fabiosilva.com.br/2016/07/21/entenda-a-arquitetura-do-whatsapp-e-outras/
-
Defina sucesso
-
Galera, de fato a troca de mensagem se dá de maneira assíncrona, porém o erro da questão está em dizer que se trata de peer-to-peer, quando, na verdade, há um servidor no caminho. Por esse motivo, é possível que uma pessoa que receba um vídeo no Whatsapp, por exemplo, opte por baixar a multimídia só depois. Contudo, é importante ressaltar que, apenas em se tratando de ligação pelo aplicativo, o compartilhamento será em P2P.
Segundo o prof. Diego Carvalho: "a comunicação assíncrona é desconectada do tempo, isto é, emissor e receptor podem se comunicar à medida que tenham tempo disponível (Ex: Whatsapp). Em contrapartida, a comunicação síncrona exige que emissor e receptor estejam disponíveis simultaneamente (Ex: Telefone)."
-
Sincronada= mensagem instantâneas
Assíncronada= grupo de discursão
-
Humildemente acho que a nossa amiga Jussara se equivocou em relação aos conceitos.
A comunicação síncrona("sincronia ao mesmo tempo") exige que emissor e receptor estejam disponíveis simultaneamente (Ex: Telefone).
A comunicação assíncrona é aquela em que emissor e receptor não precisam estar sincronizados prontos para enviar e receber dados. Em outras palavras, o emissor pode enviar dados e o receptor pode responder em outro momento(ex: whatsapp).
o sucesso de app como whatsapp e telegram se deve à presença de recursos como compartilhamento peer-to-peer? Não, esses aplicativos geralmente possuem um servidor intermediário entre emissor e receptor.
peer-to-peer: é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
O sucesso de aplicativos de mensagens instantâneas deve-se à comunicação ASSÍNCRONA entre os usuários e à presença de UM SERVIDOR INTERMEDIÁRIO entre emissor e receptor.
-
Os aplicativos de mensagens instantâneas, também conhecidos
como mensageiros instantâneos, são aqueles que permitem o envio e o recebimento
de mensagens de texto, áudio, vídeo e localização em tempo real. mIRC, ICQ,
Windows Live Messenger, Whatsapp e Telegram são alguns exemplares.
O compartilhamento de informações ocorre por meio da
arquitetura de rede conhecida como peer-to-peer, ou seja, ponto a ponto, sem a
necessidade de um servidor central.
A principal característica dos aplicativos de mensagens
instantâneas é a comunicação síncrona. Nesta, tanto o emissor como o receptor precisam
estar conectados (geralmente na internet ou em uma rede de telefones) e utilizar,
concomitantemente, o mesmo software durante a transmissão.
Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação
da questão está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.