SóProvas



Questões de Enfermagem em Oncologia


ID
71320
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos cuidados após a realização da biópsia de mama, o enfermeiro deve orientar a cliente a

Alternativas
Comentários
  •   Resposta: B


ID
108220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe de enfermagem tem a função de preparar o paciente para exames e prestar cuidados de enfermagem que contribuam para o seu tratamento.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

São efeitos colaterais dos quimioterápicos: anorexia, náusea, vômitos, cefaleia, febre, estomatite, alopecia, edema, diarreia e hemorragias.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
121879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer cérvico uterino, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Os fatores sociais, ambientais e os hábitos de vida, tais como baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais são os principais.

    Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV) têm papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero.

  • e) a infecção pelo vírus do papiloma humano, multiplicidade de parceiros sexuais, baixa ingestão de vitamina A e C são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
  • O que é NIC?
    A Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) não é câncer e sim uma lesão precursora,
    que dependendo de sua gravidade, poderá ou não evoluir para câncer.
    NIC I é a alteração celular que acomete as camadas mais basais do epitélio
    estratificado do colo do útero (displasia leve). Cerca de 80% das mulheres com esse
    tipo de lesão apresentarão regressão espontânea.
    NIC II é a existência de desarranjo celular em até três quartos da espessura do
    epitélio, preservando as camadas mais superficiais (displasia moderada).
    NIC III é a observação do desarranjo em todas as camadas do epitélio (displasia
    acentuada e carcinoma in situ), sem invasão do tecido conjuntivo subjacente.
     
  • A  questão esta com conduta antiga, pois , para este tipo de situação  é preconizado hoje o uso de medicamentos profiláticos para HIV que devem ser usados até 72 horas após a exposição.  Além das coletas necessarias.

  • A baixa ingestão de certas vitaminas, como a A e a C também são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer cérvico uterino. 

    A vacina contra o HPV é uma promissora ferramenta para o combate ao câncer do colo do útero. Em 2014, o Ministério da Saúde implementará no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacinação gratuita de meninas de 9 a 13 anos, com a vacina tetravalente, que protege contra dois principais tipos oncogênicos de HPV (16 e 18). A vacinação, contudo, não exclui as ações de prevenção e de detecção precoce pelo rastreamento, que busca lesões precursoras e câncer em mulheres sem sintomas.

    Alternativa E



ID
133255
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a OPAS ? Organização Pan-Americana de Saúde, há evidências convincentes dos fatores que interferem no risco para os diferentes tipos de câncer. São exemplos destes fatores, e de seus respectivos locais do câncer,

Alternativas
Comentários
  • A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais. Aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas. As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.
  • Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco, como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o alcoolismo está relacionado a 2 - 4% das mortes por câncer, implicado que está, também, na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.


    FONTE:WWW.INCA.GOV.BR
  • "A presença dessa micotoxina nos alimentos contribui sobremaneira para que mais de um terço dos casos de neoplasias tenha

    relação com a dieta." fonte: http://www.cib.org.br/pdf/biotech09.pdf

    Alternativa C


  • As bebidas e os alimentos muito aquecidos, que aumentam o risco de câncer na cavidade oral, faringe e esôfago.

    A ingestão elevada ou níveis plasmáticos de antioxidantes (carotenoides, vitaminas C e E), vegetais do gênero Allium e selênio estão associados como o risco reduzido de câncer gástrico, inibição do tamanho do tumor e regressão das lesões pré-cancerígenas.

    As aflotoxinas (substâncias produzidas por fungos) aumentam o risco de câncer de fígado. O álcool aumenta o risco de câncer na cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, fígado e mama. Ou seja, a alternativa C está correta.

    Carne em conserva aumenta o risco de câncer de cólon, reto e esôfago.   Aminas heterocíclicas são substâncias mutagênicas e carcinogênicas e que são encontradas em carnes e peixes assados, na fumaça do cigarro, do escapamento dos automóveis, na cerveja e no vinho. 

    Sal e alimentos conservados em sal aumentam o risco de câncer de estomago  A soja é um alimento protetpr contra o câncer.

    Reposta C

    Bibliografia

    Organização Pan-Americana de Saúde. Doenças crônico degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, 2003.


ID
317863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à saúde da mulher, julgue os itens seguintes.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. Trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre os 40 e os 69 anos de idade, com mais de 11 mil mortes/ano (2007), razões por que não possui bom prognóstico.

Alternativas
Comentários
  •  www.inca.gov.com.br

    O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.   Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007).

ID
365152
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após participar do Grupo de Mulheres da USF- Rosa dos Ventos, R.V.S, 20 anos procurou a Enfermeira da unidade para realizar o exame citopatológico. Durante a consulta, informou que nunca havia realizado esse exame , tinha vida sexual ativa há cinco anos, com vários parceiros sexuais. Após 45 dias, chegou o resultado, mostrando a presença de NIC I ou lesão de baixo grau. Neste caso, deve-se encaminhá-la para

Alternativas
Comentários
  • Atipia de significado indeterminado:

     Em células escamosas: Provavelmente não neoplásica = Repetição da citologia em 6 meses (> 30 anos) ou 12 meses (< 30 anos);

                                              Não se pode afastar lesão de alto grau = Encaminhamento para colposcopia;

    Em células glandulares: Provavelmente não neoplásica = Encaminhamento para colposcopia;

                                            Não se pode afastar lesão de alto grau = Encaminhamento para colposcopia;

    De origem indefinida: Provavelmente não neoplásica = Encaminhamento para colposcopia;

                                       Não se pode afastar lesão de alto grau = Encaminhamento para colposcopia;

    Atipias em células escamosas:

    - Lesão intraepitelial de baixo grau (NIC I): Repetição da citologia em seis meses

    - Lesão intraepitelial de alto grau (NIC II): Encaminhamento para colposcopia

    - Lesão intraepitelial de alto grau, não podendo excluir microinvasão (NIC III):Encaminhamento para colposcopia;

    Carcinoma epidermoide invasor = Encaminhamento para colposcopia;

    Atipias em células glandulares: Adenocarcinoma in situ = Encaminhamento para colposcopia;

                                                       Adenocarcinoma invasor = Encaminhamento para colposcopia.

    (fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama.– 2. ed. – Brasília, 2013)


ID
365155
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos. Com isso, é necessária uma atenção especial no planejamento de estratégias de intervenção, no processo da doença. Leia as sentenças abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O câncer de mama é a neoplasia maligna de MAIOR ocorrência na mulher brasileira, seguido do câncer do colo de útero. 


ID
520567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em decorrência de tratamento antineoplásico, um trabalhador apresentou anemia como efeito colateral sistêmico. O órgão afetado pela medicação é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

    Tem sido observado que as células da medula óssea, do trato gastrointestinal e folículos de cabelo são mais comumente afetados por esta classe de fármacos.

    Como as células da medula óssea são afetadas por agentes antineoplásicos,pode-se, eventualmente, termos a baixa contagem de sangue. 

    Mielossupressão- devido à baixa produção de células sanguíneas pela medula óssea.

     Isso pode levar a muitas outras complicações como: leucopenia (baixa de glóbulos brancos contagem de células), anemia e trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas). 

    Como o número de glóbulos brancos no sangue diminui ou a leucopenia ocorre, o risco de infecção aumenta. Por outro lado, um número anormalmente baixo de plaquetas pode afetar o processo de coagulação do sangue. Isto, por sua vez, pode aumentar o risco de hemorragia.


ID
531841
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um indivíduo do sexo masculino tabagista e com histórico de alcoolismo apresenta lesão dos tecidos moles da boca sem regressão espontânea há três semanas; descarta-se lesão por dentes fraturados e por bordas cortantes em próteses. Este indivíduo deve ser referenciado para o atendimento com suspeita de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o INCA

     

     

    Câncer de Boca

     

     

    Sintomas

     

    Os principais sinais que devem ser observados são:

     

    -         lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

    -         manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)

    -         nódulos (caroços) no pescoço

    -         rouquidão persistente

     

    Nos casos mais avançados observa-se:

     

    -         Dificuldade de mastigação e de engolir

    -         Dificuldade na fala

    -         Sensação de que há algo preso na garganta


ID
664627
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, um dos fatores que aumenta o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero é

Alternativas
Comentários
  • A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos demonstram que o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer cervical. A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo HPV.

    Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

    Alternativa E

  • Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o principal fator que leva ao desenvolvimento do câncer uterino é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. A infecção pelo HPV é muito frequente e quase sempre cura-se espontaneamente. A principal forma de detecção da doença é o exame de citologia oncótica (Papanicolau).

    Em 2014 o Ministério da Saúde incluiu no calendário vacinal a vacina contra o HPV, que previne contra as principais subtipos que levam ao câncer de colo de útero (6, 11,16 e 18).


    Respsota E

    Bibliografia

    INCA. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2011.

    www.inca.gov.br






ID
683146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O número de casos de câncer no mundo tem aumentado significativamente  nas últimas décadas. Acerca da epidemiologia do câncer, julgue o  item  a seguir.

Segundo estimativa da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, os países de médio e baixo desenvolvimento sofrerão impacto do câncer devido ao crescimento populacional contínuo, bem como ao envelhecimento da população.

Alternativas

ID
683149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O número de casos de câncer no mundo tem aumentado significativamente  nas últimas décadas. Acerca da epidemiologia do câncer, julgue o  item  a seguir.



O câncer de mama, em mulheres, apresenta aumento do risco de surgimento de forma mais rápida após os 50 anos de idade, pelo início da menopausa, fator conhecido como Clemmensen’ hook.

Alternativas
Comentários
  • Clemmensen´s hook – variação na taxa de incidência do câncer de mama relacionada a idade;


ID
683152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O número de casos de câncer no mundo tem aumentado significativamente  nas últimas décadas. Acerca da epidemiologia do câncer, julgue o  item  a seguir.

Independentemente do sexo, o câncer de pulmão é o mais comum no mundo.

Alternativas
Comentários
  • O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

    REFERÊNCIA: INCA


ID
683155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.


Hábitos alimentares não saudáveis, tabagismo, infecções, consumo de álcool, sedentarismo, poluição e radiação ultravioleta são fatores de risco conhecidos para o câncer.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
683158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.

A prevenção primária contempla ações de combate aos fatores de risco para o surgimento de câncer. As medidas adotadas na prevenção primária podem ser de ordem geral, como promoção da saúde, ou se dirigirem a doenças específicas, como proteção específica.

Alternativas

ID
683161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.


A fisioterapia pode ser inserida no processo de prevenção secundária do câncer, em que o objetivo é o tratamento especializado, como a reabilitação das sequelas instaladas.

Alternativas
Comentários
  • A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em três partes:

    Prevenção primária: tudo aquilo que pode ser feito para evitar a ocorrência do câncer Prevenção secundária: diagnóstico precoce e prevenção da recorrência (recidiva) Prevenção terciária: medidas para minimizar o impacto da doença já estabelecida, na qualidade de vida das pessoas.


ID
683164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.

O tabagismo, um dos principais fatores de risco para câncer de pulmão, não está ligado a outras neoplasias malignas.

Alternativas
Comentários
  • Estudos mostram que o tabagismo é responsável por:
    ð 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
    ð 25% das mortes causadas por doença coronariana;
    ð 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
    ð 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
    ð 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
    ð 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
    ð 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
    ð 25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).

    O tabagismo ainda pode causar:

    ð impotência sexual no homem;
    ð complicações na gravidez;
    ð aneurismas arteriais;
    ð úlcera do aparelho digestivo;
    ð infecções respiratórias;

    Porém, ao parar de fumar o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.

    FONTE: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2588

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
683167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.



A abstenção do tabagismo, independentemente do tempo, não reduz o risco de surgimento de câncer de pulmão.

Alternativas
Comentários
  • Mais de 20 anos sem uso do tabaco é equivalente a não utilização do mesmo.


ID
683170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente  aos fatores de risco do câncer.

Alta ingestão de fibras associa-se ao aumento do câncer do cólon e reto devido ao aumento do volume fecal.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
683206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações  e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.

O risco de tromboembolismo é menor nos pacientes com câncer, pois estes apresentam interrupção da cascata de coagulação.

Alternativas
Comentários
  • Risco maior

    DR – Os coágulos sanguíneos são gerados direta ou indiretamente pelas células cancerígenas, que liberam substâncias pró-trombóticas na circulação capazes de se acumular nas veias. Além disso, alguns medicamentos utilizados no tratamento do câncer podem aumentar substancialmente possíveis eventos trombóticos, como acidentes vasculares ou embolias pulmonares. Nos pacientes submetidos à quimioterapia, o risco aumenta, pois os medicamentos aplicados diretamente nas veias também contribuem para a agressão à parede dos vasos sanguíneos, favorecendo a trombose.

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
683209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.


A bleomicina é um quimioterápico utilizado no tratamento para sarcomas, sendo a fibrose pulmonar associada ao uso desse medicamento, devido à diminuição da capacidade de difusão pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • BLEOMICINA

     

    Indicações.

    Carcinoma de cabeça e de pescoço, laringe, cervical, de pênis, de pele ou vulvar e linfomas Hodgking ou não-Hodgkin. As indicações adequadas dos antineoplásicos, sua dose e protocolos estão em constante revisão.

     

    Reações adversas.

    Tosse, sensação de falta de ar (pneumonite que progrida a fibrose pulmonar). A toxicidade pulmonar aparece entre 10% a 40% dos pacientes tratados. Feridas nos lábios e na boca (toxicidade mucocutânea), febre e calafrios, alopecia, sudoração, confusão, sibilâncias, vômitos e anorexia.

     

     

    https://www.misodor.com/FARMACON/BLEOMICINA.html


ID
683212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.


Perda de reflexos tendíneos profundos, parestesia e fraqueza motora são efeitos colaterais de quimioterápicos como a vincristina.

Alternativas
Comentários
  •  

    VINCRISTINA

     

    Efeitos Colaterais

     

    Quais os males que pode me causar?

     

    Os efeitos colaterais mais comuns são alopecia, perda de sensibilidade e formigamento, dor generalizada e dificuldade motora.

     

    Também podem ocorrer cólicas abdominais, prisão de ventre, dor abdominal, íleo paralitico, vômitos, diarreia, retenção urinária aumentada, aumento ou diminuição do volume da urina, perda de peso, febre, manifestações de nervos cranianos, aftas dor de cabeça, perda de sensibilidade, dificuldade em andar, perda dos reflexos tendinosos profundos e de massa muscular.

     

    https://www.bulario.com/vincristina/

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
683215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.

Um dos sintomas mais comuns nos pacientes com câncer é a dispneia, que é facilmente resolvida com a administração de oxigênio suplementar, já que sua origem se dá primariamente pela hipoxemia.

Alternativas

ID
683218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.

Nos pacientes terminais, a tosse é um sintoma frequente, sendo mais observada nos pacientes com câncer de pulmão.

Alternativas

ID
683221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento do câncer e seus diversos tratamentos trazem várias complicações para os pacientes. A respeito dessas complicações e de sua abordagem, julgue o  próximo  item.

A manobra de tração da fáscia ou de descompressão articular, para os casos de contratura e retrações, é utilizada no sentido das fibras musculares, aumentando o comprimento total do músculo, e conhecida como pompage .

Alternativas

ID
683302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue o  item  que se segue.

Os tumores podem metastatizar-se por três vias principais: sistema linfático, corrente sanguínea e pelas cavidades corporais.

Alternativas

ID
683305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue o  item  que se segue.

As neoplasias benignas são caracterizadas por proliferação do tecido conjuntivo, responsável pela delimitação capsular.

Alternativas

ID
683308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue o  item  que se segue.

O adenoma, o condroma e o rabdomioma são exemplos de neoplasias benignas de epitélio glandular, tecido cartilaginoso e tecido muscular liso, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • rabdomioma

    tumor nas células do miocárdio


ID
683311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue o  item  que se segue.

Pela sistema TNM de estadiamento dos tumores, o estádio 3 de um tumor sempre é operável, pois não apresenta metástases, apesar da invasão local de estruturas mais profundas.

Alternativas
Comentários
  • O estádio 3 é geralmente possível remover o câncer completamente via cirurgia ou quimioterapia ou radioterapia , o que é entendido como uma cura ....a partir do estágio 4 o tratamento se restringe a promover o mínimo de sintomas , o máximo sobrevida e a melhor qualidade de vida ao paciente.

  • Já há metástases !!!


ID
683314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o  seguinte  item.


A radioterapia pode gerar efeitos colaterais sistêmicos temporários, como fadiga, indisposição e anorexia, e efeitos crônicos irreversíveis, como alterações fibróticas.

Alternativas
Comentários
  • certo




ID
683317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o  seguinte   item.

A quimioterapia em repetidas doses visa destruir o máximo de células do tumor, mas não afeta células não comprometidas, como o epitélio ou os espermatozoides.

Alternativas
Comentários
  • Afeta as comprometidas sim .
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
683320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o  seguinte  item.


A radioterapia pode ser administrada por meio da teleterapia, com emprego de feixes externos de radiação, e da braquiterapia, por aplicação de fontes radioativas diretamente em contato com o tumor.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
683323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue o  seguinte  item.

 
A quimioterapia pode ser administrada de forma neoadjuvante, antes da terapia locorregional, ou adjuvante, para destruir metástases ocultas.

Alternativas
Comentários
  • Neoadjuvante- reduzir o tamanho do tumor no período pré-operatório

    Adjuvante - para destruir qualquer célula tumoral remanescente.


ID
762880
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tumor de Wilms é o mais comum tumor maligno renal e intra-abdominal da infância. De acordo com Wong, assinale o cuidado de Enfermagem indicado no pré-operatório de criança portadora do tumor de Wilms .

Alternativas

ID
762883
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As drogas antineoplásicas podem ser vesicantes ou irritantes, provocando, dessa forma, reações severas, quando em contato com a pele. Segundo Kawamoto, um dos principais cuidados de enfermagem implementados quando do extravasamento desse tipo de droga é

Alternativas
Comentários
  • È importante ressaltar que nem todo quimioterápico aplica-se compressa fria. Alcalóides da vinca, por exemplo, aplica-se compressa quente. O tipo de compressa depende do agente..

  • Compressas quentes são indicadas para os alcaloides da vinca (vincristina, vimblastina e vinorelbina), enquanto as compressas frias são indicadas para as antraciclinas (doxorrubicina, daunorrubicina, epirrubicina, idarrubicina).

    Os fatores de risco para o extravasamento incluem: alterações das veias como fragilidade e esclerore; local inadequado da punção; escolha de dispositivo para punção inadequado; condições do membro (terapia antineoplásica ou radioterapia prévia, linfadenectomia, edema, neuropatia periférica, etc); dentre outros.

    Fonte: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/66

  • Compressas quentes são indicadas para os alcaloides da vinca (vincristina, vimblastina e vinorelbina), enquanto as compressas frias são indicadas para as antraciclinas (doxorrubicina, daunorrubicina, epirrubicina, idarrubicina).

    Os fatores de risco para o extravasamento incluem: alterações das veias como fragilidade e esclerore; local inadequado da punção; escolha de dispositivo para punção inadequado; condições do membro (terapia antineoplásica ou radioterapia prévia, linfadenectomia, edema, neuropatia periférica, etc); dentre outros.


ID
783190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne às orientações e aos cuidados especiais de enfermagem com o paciente em tratamento do câncer, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •   A radiodermite, também denominada como radiodermatite, é a lesão cutânea resultante de excesso de exposição à radiação ionizante, que é considerada queimadura complexa. 
    • Letra A: Não encontrei nada no manual a respeito deste item. Acredito que se a paciente já fez a mastectomia, não tem necessidade mais de realizar a radioterapia.
    • Letra B: Orientação a pacientes com xerostomia: Ingestão abundante de água/ Uso de saliva arti?cial antes das refeições e antes de dormir/ Uso de gomas de mascar/ Uso de balas de hortelã sem açúcar;
    • Letra C: Prevençao de radiodermite: ver página 375 do manual: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf
    • Letra D:Radioterapia pode ser do tipo teleterapia (externa) ou braquiterapia (intersticial). No caso da braquiterapia, o paciente deve esvasia a bexiga para o procedimento. (Ver pág 379 do Manual acima)
    • Letra E: O paciente sob isolamento radioativo deve permanecer, em média, 48 horas em quarto individual terapeutico, sem cuidados diretos da enfermagem. (ver demais cuidados na página 382)
  • A xerostomia (também conhecida como boca seca ou secura da boca) é um sintoma relacionado à falta de saliva.

    Gabarito: letra C

  • Os cuidados de enfermagem a usuários em tratamento de câncer englobam: orientações de forma humanizada sobre os procedimentos que devem ser realizados após mastectomia como a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia (Alves, 2011), reforçando que os procedimentos não são realizados de forma simultânea; para usuários com xerostomia devemos indicar a ingesta de água morna ou fria o tempo todo, associado ao uso de goma de mascar (chicletes) que é indicado para estimular as glândulas salivares; a radiodermite deve ser prevenida com a avaliação constante da pele, realização de higiene e hidratação com cremes, duas vezes ao dia; a braquiterapia deve ser realizada através da liberação de radiação 2x ao dia em catetes implantados na região circundante do tumor, e não é necessário que o usuário mantenha a bexiga cheia e prenda a respiração durante o procedimento; o isolamento radioativo deve ser realizado durante todo o tratamento de com radiação e a equipe de enfermagem fica responsável pelos cuidados diretos ao usuário em braquiterapia. 


    Resposta: C






ID
798373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade, queixando-se de estar, nos dois últimos meses, apresentando cansaço aos pequenos esforços, inapetência, sonolência, sangramento de gengiva e nódulos em região cervical, foi internado em hospital, para investigação diagnóstica, tendo sido confirmada leucemia mieloide aguda. O referido paciente não possui comorbidades. No exame físico feito pelo enfermeiro, foram identificados dispneia, diminuição da expansibilidade pulmonar, nódulos dolorosos
palpáveis em região supramandibular e no pescoço, esplenomegalia importante e hepatomegalia moderada. O hemograma mostrou alterações típicas da doença. Após alguns dias de internação e
realização de exames, foi estabelecida programação terapêutica quimioterápica.

Com referência ao quadro clínico acima apresentado e à assistência de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

A programação quimioterápica deverá iniciar-se pela terapia de consolidação (pós-remissão), composta por um ou mais cursos da quimioterapia ou do transplante de células hematopoiéticas e de intensificação.

Alternativas

ID
798379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade, queixando-se de estar, nos dois últimos meses, apresentando cansaço aos pequenos esforços, inapetência, sonolência, sangramento de gengiva e nódulos em região cervical, foi internado em hospital, para investigação diagnóstica, tendo sido confirmada leucemia mieloide aguda. O referido paciente não possui comorbidades. No exame físico feito pelo enfermeiro, foram identificados dispneia, diminuição da expansibilidade pulmonar, nódulos dolorosos
palpáveis em região supramandibular e no pescoço, esplenomegalia importante e hepatomegalia moderada. O hemograma mostrou alterações típicas da doença. Após alguns dias de internação e
realização de exames, foi estabelecida programação terapêutica quimioterápica.

Com referência ao quadro clínico acima apresentado e à assistência de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

Entre as possíveis complicações advindas do tratamento quimioterápico do referido paciente incluem-se problemas gastrointestinais (anorexia, náuseas, vômitos, diarreia e mucosite), cristalização do ácido úrico, com formação de cálculos, e síndrome da lise tumoral.

Alternativas

ID
798385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade, queixando-se de estar, nos dois últimos meses, apresentando cansaço aos pequenos esforços, inapetência, sonolência, sangramento de gengiva e nódulos em região cervical, foi internado em hospital, para investigação diagnóstica, tendo sido confirmada leucemia mieloide aguda. O referido paciente não possui comorbidades. No exame físico feito pelo enfermeiro, foram identificados dispneia, diminuição da expansibilidade pulmonar, nódulos dolorosos
palpáveis em região supramandibular e no pescoço, esplenomegalia importante e hepatomegalia moderada. O hemograma mostrou alterações típicas da doença. Após alguns dias de internação e
realização de exames, foi estabelecida programação terapêutica quimioterápica.

Com referência ao quadro clínico acima apresentado e à assistência de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

Para se iniciar o tratamento quimioterápico do paciente em apreço, faz-se necessário medir as suas condições clínicas por meio de escalas de status de desempenho, a exemplo da escala de Karnofsky, de acordo com a qual, o desempenho do paciente é quantificado em uma escala de 0 a 4, conforme o grau de atividade demonstrado, iniciando-se no grau totalmente ativo e indo até o grau confinado ao leito.

Alternativas
Comentários
  • performance status de Karnofsky é um sistema de escore que, dentre outros, classifica os pacientes em uma escala de 0 a 100, onde 100 corresponderia à "saúde perfeita" e 0 à morte.


ID
798748
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

0 Retinoblastoma é um tumor maligno congênito raro, que pode apresentar-se ao nascimento ou durante os dois primeiros anos de vida. Uma das metas de enfermagem mais importante é ter um alto índice de suspeita desta malignidade, observando as manifestações clínicas. Qual dos sinais abaixo NÃO é uma manifestação clínica desta patologia?

Alternativas

ID
798805
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um número crescente e significativo de neoplasias é atribuído, em parte, a fatores relacionados a enfermidades de transmissão sexual. Assinale a opção que apresenta uma dessas neoplasias.

Alternativas
Comentários

ID
826009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à assistência de enfermagem à mulher com câncer de colo uterino submetida a braquiterapia de alta dose, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O sistema TNM de estadiamento de tumor, linfonodos e metástases pode ser utilizado nesse tipo de assistência. Nesse sistema, T refere-se à extensão do tumor primário, N ao comprometimento dos linfonodos e M às metástases.


ID
890740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos específicos das cirurgias oncológicas, julgue
os itens subsequentes.

A cirurgia é a opção eficaz para a retirada de tumor primário localizado, mas ineficaz para o tratamento de metástases ou tumores disseminados.

Alternativas

ID
890743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos específicos das cirurgias oncológicas, julgue
os itens subsequentes.

O uso de terapia antineoplásica diretamente nos órgãos afetados pelo tumor, realizada no centro cirúrgico, requer, do profissional que manipular diretamente a droga, o uso de luva de procedimento, avental de manga comprida e máscara N95.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    NR32-SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

    2.3.9.4 Dos Quimioterápicos Antineoplásicos:

    32.3.9.4.3 Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais.

    32.3.9.4.3.1 Os manuais devem estar disponíveis a todos os trabalhadores e à fiscalização do trabalho.

    32.3.9.4.4 Todos os profissionais diretamente envolvidos devem lavar adequadamente as mãos, antes e após a retirada das luvas.

    32.3.9.4.5 A sala de preparo deve ser dotada de Cabine de Segurança Biológica Classe II B2 e na sua instalação devem ser previstos, no mínimo:
    a) suprimento de ar necessário ao seu funcionamento;
    b) local e posicionamento, de forma a evitar a formação de turbulência aérea.

    32.3.9.4.6 Com relação aos quimioterápicos antineoplásicos, compete ao empregador:

    a) proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se;
    b) afastar das atividades as trabalhadoras gestantes e nutrizes;
    c) proibir que os trabalhadores expostos realizem atividades com possibilidade de exposição aos agentes ionizantes;
    d) fornecer aos trabalhadores avental confeccionado de material impermeável, com frente resistente e fechado nas costas, manga comprida e punho justo, quando do seu preparo e administração;
    e) fornecer aos trabalhadores dispositivos de segurança que minimizem a geração de aerossóis e a ocorrência de acidentes durante a manipulação e administração;
    f) fornecer aos trabalhadores dispositivos de segurança para a prevenção de acidentes durante o transporte.

    32.3.9.4.7 Além do cumprimento do disposto na legislação vigente, os Equipamentos de Proteção Individual - EPI devem atender as seguintes exigências:

    a) ser avaliados diariamente quanto ao estado de conservação e segurança;
    b) estar armazenados em locais de fácil acesso e em quantidade suficiente para imediata substituição, segundo as exigências do procedimento ou em caso de contaminação ou dano.

    32.3.9.4.8 Com relação aos quimioterápicos antineoplásicos é vedado:
    a) iniciar qualquer atividade na falta de EPI;
    b) dar continuidade às atividades de manipulação quando ocorrer qualquer interrupção do funcionamento da cabine de segurança biológica.

  • Achei que estava errada por citar o uso de luvas de procedimento, pensei ter que usar luva estéril!

  • A OSHA, em suas normas para a manipulação de medicamentos quimioterápicos, determina o uso obrigatório do EPI: luvas de látex não entalcadas, aventais de manga longa e com punhos, de preferência descartáveis, com baixa permeabilidade, máscara com filtro de alta eficiência e óculos de proteção com proteção lateral (OSHA, 1999). 

    Segundo a NR 32, nas áreas de preparo, armazenamento e administração, e até mesmo no transporte, deve haver um kit de derramamento, identificado e disponível, contendo: luvas de procedimento, avental impermeável, proteção respiratória, óculos, compressas absorventes, sabão, recipiente com identificação para recolhimento do resíduo e descrição do procedimento (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, 2005). 

    Fonte:https://mestrado.fen.ufg.br/up/127/o/Efraim_Carlos_Costa.pdf

  • PARECER DO COREN BA Nº016/2015

    ANEXO III

    BOAS PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO DE TERAPIA ANTINEOPLÁSICA – BPPTA

    4. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

    4.1. Luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, sem talco e estéreis;

    4.2. Avental longo ou macacão de uso restrito a área de preparação, com baixa liberação de partículas, baixa permeabilidade, frente fechada, com mangas longas e punho elástico;


ID
890758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo aos cuidados de enfermagem
no transoperatório de cirurgias torácicas.

A lobectomia é a remoção de lobo de um pulmão; é utilizada em casos de tumor benigno ou de tumor maligno, caso em que não é indicado o uso de dreno torácico.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    Lobectomia é uma cirurgia para retirada de um lobo pulmonar e é realizada quando a patologia limita-se a uma área do pulmão. Este tipo de procedimento é mais comum do que a retirada de um pulmão inteiro.

    É indicada para o tratamento de carcinoma broncogênico, de enfisema gigante, tumores benignos, tumores malignos metastásicos, bronquiectasias e infecções fúngicas. Nos pacientes com neoplasias malignas, o tratamento com lobectomia, reserva-se apenas para pacientes selecionados quando uma pneumectomia poderia causar insuficiência respiratória grave.

    Pós-lobectomia, o dreno torácico deve ser mantido até que o débito seja menor que  100ml/dia, com total expansão pulmonar.
    O controle do nível da drenagem com radiografia do tórax, toracocenteses de demanda, dieta com restrição de gordura e rica em TCM, e um rigoroso suporte nutricional, com atenção ao balanço hidro-eletrolítico e protéico, na primeira semana, é a abordagem inicial.

    FONTES: GOFFI, Fábio S.; et alTécnica cirúrgica: bases anatômicas, fisiopatológicas e técnicas de cirurgia. 4 edição. São Paulo: Atheneu, 2000. NETTINA, Sandra M. Brunner: prática de enfermagem. Volume I. 7 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

ID
1017634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às ações relacionadas à prevenção ao câncer cérvico- uterino, julgue os itens que se seguem.

Consideram-se fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero: infecção causada pelo papilomavírus (HPV), início precoce das atividades sexuais, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, parceiro sexual masculino com múltiplas parceiras, e infecções genitais de repetição.

Alternativas

ID
1017637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às ações relacionadas à prevenção ao câncer cérvico- uterino, julgue os itens que se seguem.

A colpocitologia é o estudo das células esfoliadas e descamadas da vulva e do períneo com o objetivo de identificar infecções viróticas precursoras do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    Este exame verifica alterações nas células do colo uterino e da vagina e não somente da vulva e períneo. De fundamental importância para o diagnóstico e segmento de doenças benignas, pré malignas e malignas do Trato Genital Inferior, especialmente do colo uterino. Serve para a pesquisa da flora vaginal (fungos, bactérias e vírus, como o HPV).


ID
1045387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os efeitos tóxicos apresentados nos pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico relacionam-se à não especificidade dos agentes antineoplásicos, pois estes agem sobre todas as células com alta taxa de proliferação no organismo humano e não apenas sobre as células cancerosas.

Alternativas
Comentários

ID
1045390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Um aspecto importante a ser observado em pacientes submetidos à quimioterapia é o período de NADIR, definido pelo tempo transcorrido entre a aplicação da droga e o aparecimento do menor valor de contagem de células sanguíneas. Este tempo varia de acordo com o medicamento que o paciente recebe. A via de administração e a velocidade de administração da medicação não interferem no tempo de NADIR.

Alternativas
Comentários
  • Período de Nadir está relacionado com células de defesa, e não com células sanguineas.

  • O tempo entre a administração da droga e o aparecimento do menor valor de contagem hematológico é chamado de NADIR, que varia de 7 a 14 dias, dependendo do quimioterápico empregado. Ao término do NADIR, segue-se o período de recuperação medular, cerca de 15 a 21 dias após a administração da quimioterapia e restabelecimento dos valores hematológicos

    Referencia:http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/ccih.pdf


  • células de defesa são células sanguíneas...o erro da questão é pq ele afirma que "A via de administração e a velocidade de administração da medicação não interferem no tempo de NADIR"...e na verdade interferem.

     


ID
1045402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Há vários tipos de quimioterapia; entre elas, a quimioterapia paliativa tem o objetivo de curar e retardar o surgimento dos sintomas relacionados à doença.

Alternativas
Comentários
  • Finalidades da quimioterapia:

    1.Curativa-Objetiva a ausência  de evidências de doenças pelo mesmo período de tempo que outra pessoa sem câncer Ex:leucemias agudas e tumores germinativos

    2. Paliativa- Visa minimizar os sintomas decorrentes da proliferação tumoral e melhorar a qualidade de vida do paciente ,aumentado seu tempop de sobrevida,em função de uma redução importante do número de células neolásicas

    3. Potencializadora -Quando utilizada simultaneamente à radioterapia no sentido de melhorar a a relação dose terapêutica/dose tóxica do tratamento com com radiação Ex:tumor de pulmão 

    4 .Adjuvante-Quando administrada posteriormente ao tratamento principal ,seja este cirúrgico ou radioterápico,tem a finalidade de promover a eliminação da doença residual metastática Ex:tumores de mama,ovário,colón e reto

    5. Neo-adjuvante-Quando administrada previamente ao tratamento definitivo ,quer seja cirúrgico ou radioterápico .Objetiva tanto a diminuição do volume tumoral ,quanto a eliminação de metástases  não detectáveis clinicamente já existentes ou eventualmente formadas no momento da manipulação cirúrgica Ex;Sarcomas e tumores de mama avançados




ID
1045492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a doação, captação e transplantes de órgãos.

Nos transplantes de medula óssea, exige-se, para garantia de sucesso no procedimento, baixa compatibilidade imunológica entre doadores e receptores, o que ocorre geralmente entre irmãos.

Alternativas
Comentários
  • Entre irmãos a compatibilidade é bem maior .
  • ALTA compatibilidade imunológica

ID
1047511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e do prazo para o início do seu tratamento no SUS, julgue o item abaixo.

Somente será considerado efetivamente iniciado o primeiro tratamento da neoplasia maligna a partir da primeira sessão de radioterapia ou de quimioterapia.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.

    .

    É o que prevê a Lei 12.732/12


ID
1061221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que tange à assistência de enfermagem a pacientes com disfunções endócrinas, renais e reprodutoras, julgue os itens a seguir.

A mastectomia profilática consiste na remoção da mama para reduzir o risco de câncer de mama ou evitar o seu desenvolvimento em mulheres com predisposição genética.

Alternativas
Comentários
  • Todo ano, mais de nove mil brasileiras morrem por câncer de mama. O medo de desenvolver a doença faz com que algumas mulheres recorram a procedimentos radicais e polêmicos. Um deles, a retirada profilática dos seios, é feito antes de qualquer indício de câncer, baseado nos fatores de risco. O método, no entanto, não é recomendado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).


     
    Pesquisas recentes desenvolvidas nos Estados Unidos mostram que esse tipo de intervenção não evita o desenvolvimento da doença. Segundo Sérgio Melo, vice-diretor do Hospital do Câncer III, unidade do INCA especializada no tratamento de câncer de mama, “as chances de desenvolver um tumor podem até diminuir, mas o risco continua”. “A melhor estratégia é o diagnóstico precoce”, ensina.


     
    Chamado de adenomastectomia, o procedimento consiste na substituição das mamas por uma prótese de silicone, preservando os mamilos e grande parte da pele da paciente. Na mastectomia, forma usual de tratamento, todos os tecidos são retirados, o que aumenta a margem de segurança. “No entanto, mesmo nesse caso há chances de recidiva”, observa Sergio Melo.

     

    Fonte: site INCA


ID
1122130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma consequência nociva da radioterapia é a mucosite oral, que acomete os pacientes submetidos à radiação nos tumores de cabeça e pescoço. Conforme a escala de toxicidade oral da Organização Mundial de Saúde, um paciente que consegue ingerir apenas alimentos líquidos, devido ao acometimento de úlceras orais com eritema extenso, classifica-se, em relação à mucosite oral como de grau

Alternativas
Comentários
  • A escala mais utilizada para medir a mucosite bucal é aquela da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica a mucosite em quatro graus. O grau 0 é aquele no qual não existem sinais ou sintomas. No grau 1, a mucosa apresenta-se eritematosa e dolorida. O grau 2 é caracterizado por úlceras, e o paciente alimenta-se normalmente. No grau 3, o paciente apresenta úlceras e só consegue ingerir líquidos. Por último, no grau 4, o paciente não consegue se alimentar.


ID
1125604
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioterapia é o tratamento do câncer baseado no uso de agentes antineoplásicos. A propósito desse tipo de tratamento, julgue cada uma das proposições seguintes:

Os agentes antineoplásicos podem ser administrados em hospitais, clínicas ou na própria residência do paciente.

Alternativas

ID
1125607
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioterapia é o tratamento do câncer baseado no uso de agentes antineoplásicos. A propósito desse tipo de tratamento, julgue cada uma das proposições seguintes:

A via de administração mais indicada é a intravenosa, pois as demais não têm uma atuação sistêmica eficaz.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


ID
1125610
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioterapia é o tratamento do câncer baseado no uso de agentes antineoplásicos. A propósito desse tipo de tratamento, julgue cada uma das proposições seguintes:

Os profissionais de enfermagem envolvidos no manuseio de agentes quimioterápicos estão expostos a pequenas doses da droga que não acarretam nenhum risco à saúde.

Alternativas

ID
1125613
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioterapia é o tratamento do câncer baseado no uso de agentes antineoplásicos. A propósito desse tipo de tratamento, julgue cada uma das proposições seguintes:

A cirurgia é a modalidade de tratamento do câncer mais utilizada, por ser mais eficaz e não trazer riscos para o paciente.

Alternativas

ID
1125616
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioterapia é o tratamento do câncer baseado no uso de agentes antineoplásicos. A propósito desse tipo de tratamento, julgue cada uma das proposições seguintes:

A dor é um fenômeno subjetivo e é experimentada por aproximadamente 80% dos pacientes com câncer progressivo.

Alternativas

ID
1170040
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sra. R. C. é uma mulher de 65 anos de idade que foi diagnosticada recentemente com Leucemia Linfoblástica Aguda. Algum tempo após sua última sessão de quimioterapia, reportou à equipe de enfermagem fortes cãibras nas pernas, fraqueza muscular, “formigamento”, edema e uma leve aceleração cardíaca. Após alguns exames laboratoriais, foi identificado pH urinário ácido e desequilíbrio eletrolítico.
Sendo uma das funções do enfermeiro, a administração de quimioterápicos envolve muitos cuidados, entre eles, a identificação rápida de emergências oncológicas. Observe as emergências citadas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a que possui as características mencionadas no caso da Sra. R.C..

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Na medicina (oncologia e hematologia) a síndrome da lise tumoral (SLT) é um grupo de complicações metabólicas que podem ocorrer após o tratamento de um câncer,[1] geralmente linfomas e leucemias, e às vezes até mesmo sem um tratamento prévio. Estas complicações são causadas pelos produtos da destruição das células cancerígenas que morrem com o tratamento e incluem hipercaliemia, hiperfosfatemia e hiperuricemia, hipocalcemia e consequentemente nefropatia aguda por ácido úrico e insuficiência renal aguda

  • “A síndrome da veia cava superior é um conjunto de sintomas que se agravam conforme o aumento da pressão na veia cava superior e suas tributárias. O paciente sofre dispnéia progressiva, ortopnéia e tosse que se agravam em posição prona. Em pouco tempo, é capaz de respirar apenas em posição ereta e fica impossibilitado de deitar-se. Ocorre edema progressivo da face, pescoço e membros superiores e nota-se coloração cianótica característica da pele que torna-se mais evidente no decúbito. Conforme o aumento da pressão venosa intracraniana, observa-se o aparecimento de cefaléia, vertigem, confusão mental, estupor e até perda da consciência. A menos que uma medida descompressiva eficiente seja instaurada, sobrevém o óbito por anóxia cerebral e/ou insuficiência respiratória.”



  • A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma complicação temível que pode ocorrer espontaneamente ou como conseqüência do início da quimioterapia para câncer. Esta síndrome é caracterizada por uma maciça destruição de células malignas e a liberação de seu conteúdo no espaço extracelular. Portanto, SLT pode levar ao desenvolvimento de uma lesão renal aguda, que por sua vez, pode causar alta morbidade e mortalidade.9 A associação entre SLT e lesão renal aguda pode aumentar os níveis de potássio e fósforo levando possivelmente à arritmia cardíaca e morte súbita.


    Diversos sintomas podem surgir em conseqüência da SLT, sendo a lesão renal aguda o mais comum. A lesão renal aguda pode levar a uma sobrecarga de liquido e a edema pulmonar; a hipercalemia ou hiperfosfatemia, intensificadas por insuficiência renal, podem induzir arritmia cardíaca e morte súbita. Finalmente, anomalias de cálcio e fosfatos não frequentemente podem levar a câimbras musculares ou a convulsões. Apesar de até um terço dos pacientes com SLT18 poderem apresentar lesão renal aguda, manifestações cardíacas ou neurológicas continuam raras.


    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbti/v20n3/v20n3a11.pdf


ID
1219162
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O dicionário Webster define prevenção como “o ato de prevenir”, e prevenir como “impedir que aconteça”. Segundo essas definições, quase todas as atividades médico-assistenciais poderiam ser definidas como prevenção. Considerando os períodos da história natural das doenças e os níveis de prevenção indicados para cada um deles, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
1228759
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, a prevenção do câncer de boca inclui, entre outras ações,

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos.  Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são:

    - Tabaco : de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

    - Etilismo :  o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.

    - Vírus HPV : Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca. 

    - Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.

    Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. 

    Fonte: INCA


  • A letra A também está correta pois segundo o INCA: 

    "A detecção precoce do câncer de boca pode ser feita por meio do autoexame da boca, a ser realizado diante do espelho, em um local bem iluminado, a fim de verificar a presença de anormalidades (descritas ao lado) nos lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho da boca (região embaixo da língua), gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas. O autoexame deve ser feito regularmente e, mesmo sem encontrar alterações, a visita anual ao dentista não deve ser esquecida." (ABC do Câncer, Abordagens Básicas para o Controle do Câncer, INCA, 2011).


  • Gabarito: C

    Como a questão trata de prevenção acredito que a alternativa mais adequada seja a letra C.

    O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos.  Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são:

    - Tabaco : de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

    - Etilismo :  o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.

    - Vírus HPV : Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca. 

    - Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios. 

    Logo se a pessoa usar protetor labial com filtro solar estará evitando o risco de câncer de boca agindo, desta forma, preventivamente.

    Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. 



ID
1301332
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos esclarecimentos a ser prestado à trabalhadora com diagnóstico de leiomioma uterino é quanto à característica

Alternativas
Comentários
  • Leiomioma

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

    Um leiomioma é uma neoplasiabenigna do músculo liso que inicialmente não é maligno (como um câncer). Ela pode ocorrer em qualquer órgão, mas suas formas mais comuns ocorrem no útero,intestino delgado e esôfago.
    Leiomioma do útero são tumores benignos muito comuns, afetando 6,6% das mulheres por ano e de 20% a 40% das mulheres os desenvolvem em algum momento da vida, e se desenvolvem na parede muscular do útero (miométrio). Variam muito em tamanho, sendo que quanto maiores piores são os sintomas. Em alguns casos crescem tanto que podem fazer a mulher parecer grávida de quatro meses. Costumam crescer durante a gravidez e seus sintomas incluem dor e sangramento intenso.


ID
1320082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

A radioterapia curativa adjuvante é aquela na qual o paciente é submetido a radioterapia antes do procedimento cirúrgico com a finalidade de diminuir o tamanho do tumor e melhorar as condições cirúrgicas.

Alternativas
Comentários
  • A radioterapia adjuvante é a forma de radioterapia administrada depois de uma cirurgia definitiva ou, mais raramente, depois de quimioterapia potencialmente curativa. À semelhança da quimioterapia e da hormonioterapia, a finalidade da radioterapia adjuvante é destruir focos microscópicos de células tumorais que possam ter ficado na área próxima ao tumor. É um dos tratamentos mais usados na oncologia.

  • Finalidades da radioterapia

    A finalidade da radioterapia varia entre neoadjuvante, curativa, adjuvante e paliativa, de acordo com o quadro do paciente:

    Neoadjuvante- Para diminuir o volume do tumor, com objetivo de facilitar a cirurgia, possibilitar a preservação de um membro, permitir uma cirurgia e menos mutiladora. Usada em tumores em reto baixo, sarcomas de partes moles e estômago.

    Adjuvante- Quando a radioterapia é associada à quimioterapia ou a cirurgia. Aplicada em regiões na cabeça e no pescoço, do colo e corpo uterino, pulmão, esôfago,sistema nervoso central (SNC), mama, linfomas etc.

    Curativa- Quando a radioterapia é considerada a principal arma no combate ao câncer, podendo ser associada à quimioterapia ou utilizada em casos no quais a cirurgia não é possível ou muito arriscada para o paciente. Aplicada em regiões na cabeça e no pescoço, tumores localmente avançados do colo e corpo uterino, canal anal, pulmão, esôfago, sistema nervoso central (SNC), etc.

    Paliativa- Para melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico, propiciando melhora da dor, redução de sangramento ou de outros sintomas.


    Fonte: http://www.accamargo.org.br/servicos-especializados/radioterapia/14/


    Finalidades da quimioterapia

    A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada em:

    Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores.
    Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II.
    Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos.
    Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.

    Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=101

  • Excelente questionamento!

  • a banca gosta de brincar com nosso futuro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mongol, bobão! A banca foi feita pra aplicar a prova e selecionar os mais aptos, ela tá fazendo o que foi feita pra fazer, criar dificuldades pra eliminar muitos e selecionar alguns, já pode trocar o guardanapo por papel higiênico

  • Mimimi do Krlh

  • Mimimi do Krlh


ID
1320085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

Na presença de mucosite, que é um dos efeitos colaterais observados em teleterapia, os alimentos quentes e sólidos são mais bem tolerados pelos pacientes que os frios e sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Teleterapia 

    Consiste na terapia à distância, ou seja, a fonte emissora de radiação fica a mais ou menos 1 metro do paciente. Nesta categoria, enquadram-se os feixes de raios-X, de raios gama, elétrons de alta energia e nêutrons. 
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/acoes_cap6.pdf

    Em consequência da dor e da inflamação oral, a mucosite contribui significativamente para reduzir a ingestão alimentar no período pós-transplante imediato. Neste período, devem ser evitados alimentos irritantes, condimentados, picantes ou cítricos, de consistência espessa ou áspera, que podem causar abrasão na mucosa oral. Alimentos frios e líquidos são melhor tolerados.

    http://ctcusp.org/pdf/references2000/2.pdf

ID
1320088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

A irradiação tem, como efeitos colaterais na pele, as reações de 1.º, 2.º ou 3.º grau. A reação de 3.º grau caracteriza-se por destruição da epiderme e formação de bolhas

Alternativas
Comentários
  • Reação de pele à irradiação 


    A reação de pele é o efeito colateral mais comum da irradiação independente do campo de tratamento e se apresenta como: 


    - Reação de lº grau - É uma reação habitual e consiste de eritema da pele, que se apresenta com uma coloração vermelho brilhante por 2 a 3 semanas, surgindo durante ou após a aplicação. É comum também verificar a descamação da pele e uma exsudação (serosa) branca. 


    - Reação de 2º grau - É a reação provocada por doses terapêuticas elevadas. Consiste de eritema rubro escuro e edema de pele, aparecendo 2 a 3 semanas após o início da aplicação. A destruição da epiderme leva à formação de bolhas na pele; há descamação que pode ser seca ou úmida, com destruição das glândulas sebáceas e sudoríparas.


    - Reação de 3º grau - É a reação de pele conseqüente de uma superdosagem. Produz a destruição do derma e o desenvolvimento de uma úlcera necrótica dolorosa. A cura, quando ocorre, é lenta
    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/acoes_cap6.pdf

ID
1320091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

A xerostomia é uma complicação do tratamento radioterápico na qual o paciente é orientado a ingerir quantidade abundante de água e usar goma de mascar.

Alternativas
Comentários
  • xerostomia (também conhecida como boca seca ou secura da boca) é um sintoma relacionado à falta de saliva. 

  • A diminuição na produção de saliva ou xerostomia surge 12 horas após a primeira sessão de radioterapia, sendo mais comum durante a primeira e a segunda semana de tratamento. A severidade da hipossalivação, devido à irradiação das glândulas salivares, depende da duração e dosagem da terapia.

    As ações para o alívio do xerostomia consistem em uso de agentes que aumentam a secreção da saliva, como gomas de mascar dietéticas, sorbitol, pilocarpina e outros; a ingestão de pequenas porções de líquidos fornece alívio imediato, mas temporário, requerendo que o paciente use esse método com freqüência, inclusive durante o período de sono; uso de flúor e de antissépticos bucais freqüentes.

    Fonte: http://www.inca.gov.br/rbc/n_49/v01/pdf/artigo2.pdf

ID
1320094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

A fim de minimizar a radiotoxicidade aguda na pele, o paciente deve ser orientado a não usar cremes no local a ser irradiado antes da aplicação da radiação ionizante.

Alternativas

ID
1320172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem no controle da dor, julgue os itens subsequentes.

As lesões desencadeadas por tumores, também chamadas lesões vegetantes malignas, não apresentam dor.

Alternativas
Comentários
  • Lesões vegetantes malignas (LVM) resultam da infiltração cutânea por células cancerígenas e, ao se exteriorizarem, adquirem aspecto vegetante. Odor fétido, exsudato profuso, sangramento, dor e infecção são sintomas comuns, que se somam ao sofrimento físico e psíquico destes pacientes. 

    Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11062007-165009/pt-br.php


ID
1320181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem no controle da dor, julgue os itens subsequentes.

Considera-se dor aguda a referida por uma paciente no pós- operatório imediato de mastectomia.

Alternativas

ID
1320184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A fim de evitar o linfedema na paciente que realizou mastectomia com esvaziamento axilar, a enfermagem deve após verificar a pressão arterial, realizar punção venosa no membro superior homolateral à cirurgia de mama.

Alternativas
Comentários
  • homolateral - Que fica do mesmo lado, que se manifesta do mesmo lado


ID
1320187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A paciente submetida a histerectomia deve ser orientada para, no domicílio, lavar a ferida operatória com água e sabão de coco ou neutro, secando-a com toalha limpa, seca e passada.

Alternativas

ID
1320190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

O laringectomizado total poderá alimentar-se ou ingerir líquidos por via oral no período pós-operatório imediato tão logo recobre a consciência.

Alternativas

ID
1320193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A cirurgia de histerectomia total traz como principal complicação a bexiga neurogênica, que é caracterizada pela exacerbação da sensação da necessidade de urinar seguida de retenção urinária.

Alternativas
Comentários
  • A bexiga neurogênica é uma disfunção na bexiga que faz com que o indivíduo não consiga controlar sua urina adequadamente devido a alterações no sistema nervoso. Existem 2 tipos de bexiga neurogênica:


    Bexiga neurogênica hipoativa: É incapaz de se contrair voluntariamente mas não há um esvaziamento adequado;

    Bexiga neurogênica hiperativa: Caracterizada por perda involuntária de urina.


    Os sintomas da bexiga neurogênica podem ser:

    Esvaziamento incompleto da bexiga;

    Perda de pequenas quantidades de urina constantemente;

    Infecção urinária frequente;

    Perda de grande volume de urina involuntariamente.

    Uma das consequências das infecções urinárias frequentes é o comprometimento renal e para evitá-lo muitos médicos indicam o uso de uma sonda para que a urina seja corretamente escoada todos os dias.


    Fonte: http://www.tuasaude.com/bexiga-neurogenica/


ID
1320226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico oncológico portador de ostomia.

A ostomia feita na porção do intestino delgado é denominada colostomia.

Alternativas
Comentários
  • - Metade inicial do intestino delgado = jejunostomia;

    - Metade distal do intestino delgado = ileostomia;

    - Cólon = colostomia


ID
1320265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na prestação de suporte clínico ao paciente portador de carcinomatose meníngea que seja internado para receber tratamento quimioterápico, deve-se

deixar o paciente confortável e recomendar-lhe repouso por pelo menos duas horas após o procedimento, verificar o curativo da punção e notificar eventuais sangramentos ou perda liquórica.

Alternativas
Comentários
  • Carcinomatose meníngea

    Ocorre quando as células cancerígenas disseminam pelo liquor (líquido que envolve o sistema nervoso central). É uma doença muito grave que ocorre quando o câncer já está avançado, com pouca esperança de tratamento e cura. Na maioria das vezes causa dor de cabeça, alteração de comportamento, confusão mental, apatia, fraqueza, visão dupla, dificuldade enxergar e engolir, diminuição da audição e paralisia facial. O tratamento envolve a radioterapia, o uso de anti-inflamatórios esteroides e a quimioterapia.


    REFERÊNCIA http://www.helderpicarelli.com.br/oncologia.html


ID
1320268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na prestação de suporte clínico ao paciente portador de carcinomatose meníngea que seja internado para receber tratamento quimioterápico, deve-se

ficar atento a sinais de irritação meníngea, os quais incluem hipertermia, confusão mental, dor lombar, sonolência e convulsões.

Alternativas
Comentários
  • ASPECTOS CLÍNICOS

    • Início súbito, com febre, cefaléia intensa, náuseas, vômitos, acompanhada em alguns casos por manifestações cutâneas tipo petéquias, e sinais de irritação meníngea.
    • São características de Irritação Meníngea:
    • Rigidez de nuca;
    • Sinal de Kerning (flexão da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia ao se elevar o tronco, quando em decúbito dorsal);
    • Sinal de Brudzinski ( mesmo movimento de flexão, ao se antefletir a cabeça);
    • Dependendo do grau de comprometimento encefálico, podem aparecer também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pupilares, hipoacusia e ptose palpebral;
    • Delírio e coma podem surgir no início da doença e casos fulminantes com sinais de choque.
    • Crianças abaixo de 9 meses, raramente apresentam sinais de irritação meníngea. Outros sinais permitem a suspeita: febre, irritabilidade, grito meníngeo, recusa alimentar, vômitos, convulsões, abaulamento da fontanela.
    http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/artigos/Vigilancia_Epidemiologica/meningite2.htm


ID
1320274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a medidas para se evitar o risco ocupacional durante manuseio de quimioterápicos.

Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.

Alternativas

ID
1320280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem com 40 anos de idade foi recém-diagnosticado com linfoma de Hodgkin e iniciará tratamento com doxorrubicina, bleomicina, vimblastina e dacarbazina (ABVD). A família e o paciente estão muito ansiosos e temem os efeitos colaterais que poderão surgir.

Com referência à situação clínica acima, julgue os itens que se seguem.

Como parte integrante do corpo de enfermagem, o atendente deve trabalhar para a redução do estresse psicológico do paciente e de sua família, aliando conhecimento científico a empatia, afetividade, sinceridade e comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Por que está errada essa questão???

  • Segundo a Resolução cofen 186/1995 são consideradas atividades elementares de Enfermagem aquelas atividades que compreendem ações de fácil execução e entendimento, baseadas em saberes simples, sem requererem conhecimento científico, adquiridas por meio de treinamento e/ou da prática; requerem destreza manual, se restringem a situações de rotina e de repetição, não envolvem cuidados diretos ao paciente, não colocam em risco a comunidade, o ambiente e/ou a saúde do executante, mas contribuem para que a assistência de Enfermagem seja mais eficiente.

    Ou seja, o atendente não trabalha diretamente com o paciente e com a família.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • Onde esta o erro?

  • Um atendente com conhecimento especifico esse é o erro

  • atendente? conhecimento científico? acho que não tinham naquela época, não faziam cursos. Sem base científica.

ID
1320283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com diagnóstico de linfoma não Hodgkin chegou ao setor de emergência com quadro de paralisia nos membros inferiores e perda de sensibilidade em região abdominal, incluindo a perda de controle da bexiga. Ele informou que os sintomas tiveram início há duas semanas.

No atendimento ao quadro clínico acima, o enfermeiro deve

admitir o paciente imediatamente, colocá-lo em repouso absoluto e preparar material para suporte de O2 e acesso venoso.

Alternativas

ID
1320286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com diagnóstico de linfoma não Hodgkin chegou ao setor de emergência com quadro de paralisia nos membros inferiores e perda de sensibilidade em região abdominal, incluindo a perda de controle da bexiga. Ele informou que os sintomas tiveram início há duas semanas.

No atendimento ao quadro clínico acima, o enfermeiro deve

adotar protocolo assistencial para compressão de veia cava superior.

Alternativas

ID
1320310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril é um efeito colateral inesperado em pacientes que estão recebendo radioterapia antiálgica em coluna vertebral e bacia, sem quimioterapia pregressa.

Alternativas

ID
1320313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia é o fator isolado mais importante para a predisposição a infecção em pessoas com câncer que estejam sob tratamento oncológico.

Alternativas

ID
1320319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Síndrome da lise tumoral é uma emergência oncológica causada por destruição de células tumorais após quimioterapia ou radioterapia.

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de lise tumoral é caracterizada pela destruição maciça de células malignas e conseqüente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular. Embora possa ocorrer de modo espontâneo, a síndrome de lise tumoral aparece em geral, logo após o início do tratamento com agentes quimioterápicos citotóxicos.

     

    Uma vez liberados, estes metabólitos podem subjugar os mecanismos homeostáticos resultando em hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia, e hipocalcemia.

     

    Estas alterações biológicas podem levar à ocorrência de diversas manifestações clínicas, incluindo lesão renal aguda, convulsões e morte súbita, que podem requerer cuidados intensivos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2008000300011


ID
1320322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Os sinais e sintomas que devem ser observados em pacientes com suspeita de síndrome de lise tumoral incluem distensão abdominal, alteração no estado mental e fraqueza.

Alternativas
Comentários
  • Formação de calculo renal / colica renal / Insf renal aguda

    arritimias cardíacas

    hipotensão

    caimbras

    fraqueza

    espasmo/tetania

    confusão mental

    convulsões


    Brunner 12 ed


ID
1320325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Fratura patológica ocorre mais comumente em portadores de câncer de mama e sarcomas de partes moles. Nesse tipo de quadro, os objetivos iniciais da atenção de enfermagem incluem o alívio da dor, a preservação da mobilidade do membro e a facilitação do cuidado ao paciente.

Alternativas

ID
1320346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se avaliar o paciente à procura de sinais de infecção e caso esta esteja presente, deve-se combatê-la mediante a administração de drogas por meio de cateter, sob a estrita observância da técnica asséptica pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos Invasivos : a ruptura da integridade da pele leva a uma maior oportunidade de entrada de mricrorganismos no sistema sanguineo.

    Brunner 12 ed


ID
1320349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser mantido em isolamento reverso.

Alternativas
Comentários
  • Isolamento reverso ou protetor: destina-se a paciente cuja resistência à infecção esteja seriamente comprometida. 

    Ex: leucemia, queimados, pós-cirurgia cardíaca, transplantados AIDS.


ID
1320352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser orientado não manter contato com indivíduos que receberam vacinas com vírus vivo atenuado há poucos dias.

Alternativas

ID
1320355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se orientar o paciente a observar rigorosa higiene pessoal e controle adequado da dieta, que poderá incluir a ingesta de alimentos crus, desde que corretamente higienizados.

Alternativas
Comentários
  • Logo após a infusão da quimioterapia, as células da medula entram em um processo de parada de divisão, porém como há células já prontas, como em uma linha de montagem de veículos, essas garantem a estabilidade do sangue por alguns dias. Porém, ao redor do 10o ao 14o dia após o início da quimioterapia, nota-se a queda na contagem das células de forma mais intensa. Este período é conhecido pelos oncologistas como nadir de quimioterapia e representa o ponto mais baixo da curva de contagem de células sanguíneas.


ID
1320841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue o item a seguir.
O extravasamento subcutâneo de agentes vesicantes causa necrose tissular e comprometimento de tendões, nervos e vasos sanguíneos subjacentes.

Alternativas
Comentários
  • O extravasamento de fármacos vesicantes pode levar a um significativo grau de morbidade com limitação da qualidade de vida. As lesões variam de pequenas irritações até necrose local, o que varia em função da capacidade tóxica e da quantidade extravasada5

    http://www.efdeportes.com/efd188/extravasamento-de-antineoplasicos.htm


ID
1320853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue o item a seguir.
A quimioterapia é contraindicada para portadores de doenças malignas em fase terminal, grávidas no 1.º trimestre, portadores de infecção graves e pacientes comatosos.

Alternativas

ID
1320889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue o item que se segue.
A síndrome da lise tumoral é um conjunto de alterações metabólicas frequentemente decorrentes do tratamento de certas doenças neoplásicas hematológicas com baixa taxa de proliferação.

Alternativas
Comentários
  • Esta síndrome é caracterizada por uma ma

    -

     destruição de células malignas e a liberação de seu

    conteúdo no espaço extracelular.

  • A síndrome de lise tumoral é caracterizada pela destruição maciça de células malignas e conseqüente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular. Embora possa ocorrer de modo espontâneo, a síndrome de lise tumoral aparece em geral, logo após o início do tratamento com agentes quimioterápicos citotóxicos. Uma vez liberados, estes metabólitos podem subjugar os mecanismos homeostáticos resultando em hiperuricemia (taxa anormalmente alta de ácido úrico no sangue), hipercalemia, hiperfosfatemia, e hipocalcemia. Estas alterações biológicas podem levar à ocorrência de diversas manifestações clínicas, incluindo lesão renal aguda, convulsões e morte súbita, que podem requerer cuidados intensivos.

     

    Lesão renal aguda (LRA) é uma complicação freqüente, associada à alta mortalidade e morbidade em pacientes críticos com câncer.1-6 Múltiplas etiologias de lesão renal aguda são frequentemente associadas, sendo à sepse e hipoperfusão as mais comuns. Todavia, vários fatores especificamente associados com a malignidade subjacente podem ser esperados.

     

     

    A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma complicação temível que pode ocorrer espontaneamente ou como conseqüência do início da quimioterapia para câncer. Esta síndrome é caracterizada por uma maciça destruição de células malignas e a liberação de seu conteúdo no espaço extracelular. Portanto, SLT pode levar ao desenvolvimento de uma lesão renal aguda, que por sua vez, pode causar alta morbidade e mortalidade.9 A associação entre SLT e lesão renal aguda pode aumentar os níveis de potássio e fósforo levando possivelmente à arritmia cardíaca e morte súbita.

     

    Questão: A síndrome da lise tumoral é um conjunto de alterações metabólicas frequentemente decorrentes do tratamento de certas doenças neoplásicas hematológicas com ALTA taxa de proliferação.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2008000300011


ID
1320892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue o item que se segue.
A quimioterapia é o tratamento que mais frequentemente leva à síndrome da lise tumoral, que pode também ser secundária à radiação, mas, não, à embolização.

Alternativas

ID
1320895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue o item que se segue.

A síndrome da lise tumoral ocorre durante a quimioterapia, podendo levar à insuficiência renal e à morte súbita devido à hipocalcemia e hipercalcemia, causas de arritmias graves.

Alternativas

ID
1320898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue o item que se segue.
Na síndrome da lise tumoral ocorre o desequilíbrio metabólico decorrente da rápida liberação de potássio, fósforo e dos ácidos nucleicos intracelulares para a corrente sanguínea, como resultado da destruição das células tumorais.

Alternativas

ID
1320901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue o item que se segue.
A coagulação intravascular disseminada é um distúrbio complexo da coagulação ou destruição dos coágulos, resulta em trombose ou sangramento e diminuição dos fatores de coagulação.

Alternativas

ID
1320904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue o item a seguir.
Em cirurgia oncológica, a incisão cirúrgica deve ser ampla e requer cuidados para não se cortar o tecido tumoral. Nesse tipo de cirurgia, após a ressecção tumoral, não é necessária a troca de luvas, de campos operatórios e de instrumental cirúrgico.

Alternativas
Comentários
  • Em cirurgia oncológica, a incisão cirúrgica não ´precisa ser amplar tem que ser da mesma forma que qualquer cururgia e requer cuidados para não se cortar o tecido tumoral.

    se  ocorrer contaminação do campo cirrurgico outro material é necessária a troca de luvas, de campos operatórios e de instrumental cirúrgico .


ID
1320907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue o item a seguir.
Os tumores malignos neurológicos são neoplasias invasivas e qualquer tentativa de removê-las causaria deficit neurológico irreversível. Os tumores do sistema nervoso central não se metastizam.

Alternativas

ID
1320910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue o item a seguir.
Entre as alterações pós-cirúrgicas nas lesões tumorais hipotalâmicas, pode ocorrer diabetes insípido devido a secreção diminuída do hormônio antidiurético, hiponatremia e perda excessiva de água livre e de eletrólitos.

Alternativas
Comentários
  • Pode ocorrer diabetes insípido devido a secreção diminuída do hormônio antidiurético( ADH), HIPERnatremia e perda excessiva de água livre e de eletrólitos. (Fonte: Wikipédia)