SóProvas



Questões de Termodinâmica


ID
568939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

No que se refere à transmissão de calor por convecção e radiação bem como ao processo de transferência de massa, analise as afirmativas a seguir.

I - O fator de forma referente a dois retângulos parale- los alinhados e separados por uma distância L, é cada vez maior, conforme a distância de separação aumenta.
II - O número de Schmidt é um parâmetro adimensional referente à equação para o transporte de massa e relaciona as espessuras das camadas limite térmica e de concentração.
III - O número de Grashof representa a razão entre a força de empuxo e a força viscosa em um escoamento com convecção livre.

As opções corretas são:

Alternativas
Comentários
  • A seguir fiz uma lista dos principais números adimensionais que são utilizados nos fenômenos de transporte:

    1)Biot : razão entre a a resistência térmica de conduçao no sólido e a resistência de térmica de convecção na camada limite;

    2)Fourrier: É um tempo adimensional; Razão entre a taxa condutiva de calor e a taxa de armazenamento de energia térmica no sólido;

    3) Grashof: Razão entre o empuxo e as forças viscosas

    4)Nusselt: gradiente de temperatura adimensional na superficie;

    5)Pradntl; Razão entre a difusividade de momento e a térmica;

    6)Schimdt: Razão entre a difusividade de momento e a difusividade mássica;

    7)Sherwood: Gradiente de concentração na superficie;

    8)Webber: Razão entre a força de inércia e a tensão superficial;


  • Número de Nusselt é uma grandeza bastante utilizada para a determinação do coeficiente de transferência de calor (NUSSELT "NUSSA QUE CALOR") por convecção. É função de outro número adimensional, o número de Reynolds, assim como o número de Prandtl.

    Número de Rayleigh para um fluido é um número adimensional associado com os fluxos conduzidos por empuxo. (RAYLEIGH, "REI LEGITIMO" PARA COMPARAR) Produto do número de Grashof e Prandtl.

    Quando o número de Rayleigh é mais baixo que o valor crítico para aquele fluido, a transferência de calor é primariamente na forma de condução; quando excede o valor crítico, a transferência de calor é primariamente na forma de convecção.

    Número de Prandtl, que descreve a relação entre a difusividade dinâmica e a difusividade térmica(PRANDTL, "PRANCHA, PLACA" difusão)

    Número de Reynolds é que o mesmo permite avaliar o tipo do escoamento (REYNOLDS, "REI DOS MODOS")e pode indicar se flui de forma laminar ou turbulenta.

    Número de Grashof, que descreve a relação entre flutuabilidade e viscosidade(Grashof "gasoso" flutua e é viscoso) dentro de um fluido.

    Número de Mach ou velocidade Mach (Ma) é uma medida adimensional de velocidade(MACH velocidade da "marcha"). É definida como a razão entre a velocidade do objeto e a velocidade do som:

    Número de Schmidt é um número adimensional definido como a razão de difusividade de momento (viscosidade) e difusividade de massa, e é usada para caracterizar fluxos de fluidos nos quais existem simultaneamente processos de difusão de momento e massa. (SCHMIDT, "SKIN"= PELE, PAREDE PARA DIFUSÃO)

    Número de Weber é um número adimensional da mecânica dos fluidos, utilizado em fluxos com interface entre dois fluidos diferentes, especialmente para fluxo de multifase com superfícies de grande curvatura. Pode ser interpretado como uma medida da inércia fluídica comparada com sua tensão superficial. (WEBER, "WORK"= TRABALHO, FORÇA, TENSÃO)

    B

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Prandtl

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Reynolds

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Nusselt

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Rayleigh

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Grashof

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Mach

    https://en.wikipedia.org/wiki/Weber_number

    https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Schmidt


ID
877819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Com relação ao mecanismo de produção de reservatórios e aos métodos convencionais e especiais de recuperação secundária, julgue o  item a seguir. 


Os métodos normalmente empregados para a recuperação secundária são injeção de água e processo miscível de injeção de gás.

Alternativas

ID
877822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Com relação ao mecanismo de produção de reservatórios e aos métodos convencionais e especiais de recuperação secundária, julgue o  item a seguir. 


Existem diversos métodos especiais de recuperação secundária, a saber: os imiscíveis, com injeção de hidrocarbonetos e CO2; os térmicos, com injeção de fluidos quentes e combustão in situ; e os químicos, com injeção de polímeros e solução micelar.

Alternativas

ID
1386265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Em uma refinaria, considere os processos térmicos de conversão em que frações pesadas do petróleo são convertidas em produtos mais leves através da ação conjugada de temperatura e pressão.

São exemplos de processos térmicos de conversão a

Alternativas

ID
1431943
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

A importância do número de Wobbe está ligada a intercambiabilidade de gases combustíveis para uma mesma aplicação ou queimador. Dadas as proposições seguintes com relação ao número de Wobbe,

I. Em um dado queimador, gases com o mesmo número de Wobbe vão apresentar o mesmo desempenho energético.

II. Define a quantidade de calor produzido por determinada massa de combustível, quando este entra em combustão.

III. É uma relação entre poder calorífico do gás e o seu peso específico relativo ao ar.

IV. Varia com a temperatura da mistura, a relação ar/combustível e com o padrão de escoamento da mistura.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Índice de Wobbe (IW) é uma medida do conteúdo energético de um gás, medido com base no seu poder calorífico por unidade de volume à pressão e temperatura padrão, utilizada como indicador da interoperabilidade de equipamentos, em geral queimadores, face à mudança do gás combustível que os alimente.

    I - CORRETO (Mais precisamente, é a relação ente o PCS e a raíz da densidade relativa do gás);

    II - ERRADO. Está relacionado com o volume de gás. Se dois gases combustíveis tiverem idêntico valor do índice de Wobbe, então, para uma dada pressão e caudal de alimentação, a energia térmica libertada será a mesma;

    III - CORRETO

    IV - ERRADO (achei que estivesse certo, mas como não teria gabarito marquei I e III)


ID
5228662
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre a Primeira Lei e a conservação de energia, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas