SóProvas



Questões de Logística


ID
221722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Algumas inovações recentes reduziram o custo de transporte, de comunicação, de educação a distância, e alteraram as chamadas economias ou vantagens de proximidade. Em consequência, alteraram também as políticas de desenvolvimento regional. Assim, uma região necessitaria:

I - investir em infraestrutura de comunicação e transporte que a integre com outras regiões ou países, a baixo custo;
II - criar vantagem comparativa em bens ou serviços produzidos na região, e que usufruam de economias de proximidade e de escala nos processos produtivos locais;
III - criar capacidade de inovação para realizar o giro cada vez mais rápido do ciclo de vida dos seus produtos, processos e instituições;
IV - obter financiamentos a longo prazo que permitam realizar os investimentos necessários, a taxas de juros compatíveis com o fato de que tais investimentos geram externalidades.

Para a promoção do desenvolvimento regional, dentre os listados acima, estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão extremamente mal formulada, além de induzir ao erro.

    A introdução da questão diz que houve redução dos custos de transporte e comunicação alterando as vantagens relativas referentes à proximidade. Sendo assim, a banca te induz a responder apenas os itens que auxiliam na promoção do desenvolvimento regional com base nas afirmações anteriores. Mas o que ela quer, na verdade, são TODOS os fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento regional.

    É um tanto óbvio que todos os 4 itens tratam de políticas de desenvolvimento 

    I - Menores custos, maior competitividade. Verdadeira!
    II - Vantagens comparativas significam menores custos relativos, portanto maior competitividade. Verdadeira!
    III - Capacidade de inovação significa maior demanda pelos seus produtos, portanto promove desenvolvimento. Verdadeira!
    IV - investimentos impactam todo o processo produtivo e alavancam outras empresas, gerando desenvolvimento. Verdadeira!

    O gabarito da questão é a Letra E.
  • Para mim, a  I  pode estar correta ou não:

    I - investir em infraestrutura de comunicação e transporte que a integre com outras regiões ou países, a baixo custo;

    O custo pode ser baixo ou alto, desde que os benefícios superem os custos. A questão não especifica se o custo é relativo ou se é o custo bruto. Bem confusa. 

ID
223483
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação aos armazéns utilizados nas redes de suprimentos ou de distribuição multiescalonados, afirma-se que eles são

Alternativas
Comentários
  • Bem fácil verificar que são vantajosos! cada vez mais as empresas estão investindo nesse tipo de elo na cadeia de distribuição!
    Mas aumentar o custo de manutenção de estoque não poderia ser uma vantagem! Então é a letra A, pois os armazéns simplificam rotas e comunicações!


ID
336946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A cadeia de valor, ferramenta concebida por Michael Porter, identifica atividades criadoras de valor, que são classificadas em atividades principais e atividades de apoio. As atividades principais são

Alternativas
Comentários
  • Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985. 


    Atividades primárias - Logística interna ou de entrada, Operações, Logística Externa ou de saída, Marketing e Vendas, Serviço. 
     
     

    Atividades de apoio ou de suporte - Infraestrutura da empresa, Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento Tecnológico e Aquisição.
  • As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas atividades genéricas primárias são as seguintes:

    1) Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controlo de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um fator decisiva para a criação de valor.

    2) Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs no produto final, para ser vendido aos clientes.

    3) Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de recolha, armazenamento e distribuição e podem ser internos ou externos à organização.

    4) Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. As fontes de criação de valor aqui são os benefícios que oferece e o modo como os transmite.

    5) Serviço: as atividades que mantêm e aumentam o valor dos produtos ou serviços após a compra. Aqui incluem-se o apoio ao cliente, serviços de reparação e/ou instalação, formação, atualizações, etc.

    As atividades de apoio ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar:

    1) Infra-estrutura: Estes são os sistemas de apoio que a empresa necessita para manter as operações diárias. Inclui a gestão geral, administrativa, legal, financeira, contabilística, assuntos públicos, de qualidade, etc.

    2) Gestão de Recursos Humanos: As atividades associadas ao recrutamento, desenvolvimento (educação), retenção e compensação de colaboradores e gestores. Uma vez que as pessoas são uma fonte de valor significativa, as empresas podem criar grandes vantagens se utilizarem boas práticas de RH.

    3) Desenvolvimento Tecnológico: inclui o desenvolvimento tecnológico para apoiar as atividades da cadeia de valor, como Investigação e Desenvolvimento (I&D), automação de processos, design, etc.

    4) Aquisição/Compra: Todos os processos que a empresa realiza para adquirir os recursos necessários para trabalhar: aquisição de matérias-primas, serviços, edifícios, máquinas, etc. Aqui também se inclui encontrar fornecedores e negociar os melhores preços.

    Fonte: http://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/


ID
397135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Para o cálculo do tempo-padrão necessita-se do tempo selecionado, que é obtido por meio da cronometragem. A estimativa do número de observações que devem ser realizadas na cronometragem pode ser calculada de várias formas, as quais incluem o método simplificado, que utiliza medidas da média e da amplitude da amostra.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar? Pelo que sei, TP=TNxFt e TN=TCxRt. Como a questão diz que TP é obtido por meio de cronometragem, entendi como errado, pois esse é o conceito de TN.

    Em fim, não soube responder....

  • Amigo destriche a formula TP = (TC x V) * Ft, lembrando que meu V corresponde a velocidade média do operador, creio que seu Rt.

    Todas as formulas dependem da média das N cronometragens (TC, TN e TP).

  • A banca pergunta sobre o Número de Observações, cuja fórmula é a seguinte: n=[(z*R)/(Er*d*x)]^2. Onde: n refere-se ao número de ciclos a serem cronometrados, z concerne ao coeficiente da distribuição normal para uma probabilidade determinada, R é a 4 amplitude da amostra, Er é o erro relativo da medida, d é o coeficiente em face do número de cronometragens feitas preliminarmente e x é a média da amostra. 

    Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_290_1639_39203.pdf


ID
397141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Tempo-padrão é o tempo necessário para se executar determinada tarefa ou operação específica, independentemente da qualificação do executor e do treinamento por ele recebido.

Alternativas
Comentários
  • O tempo-padrão consis­te principalmente em duas partes (embora em al­guns casos possam ser aplicadas tolerâncias ex­tras):

    1) Tempo básico: tempo levado por um tra­balhador qualificado, fazendo um traba­lho especificado com desempenho-padrão.

    2) Tolerância para descanso: concessões acrescentadas ao tempo básico para permitir descanso, relaxamento e necessida­des pessoais.

    A questão erra quando fala que independe da qualificação do executor e do treinamento por ele recebido.

    Fonte: Slack (2002, p. 724)

    Gabarito: Errado.

  • Como sempre as bancas com suas interpretações pontuais.

    É claro que o tempo padrão é o tempo básico + tolerâncias.

    O tempo padrão uma vez definido ele é fixado. Uma vez fixado, ele é " independentemente da qualificação do executor e do treinamento por ele recebido." ou seja ele não muda por haver um funcionário sem treinamento ou sem habilidade na linha.

    As bancas precisam ser claras quanto ao momento temporal da questão, pois para definir o Tempo padrão é necessário qualificação e treinamento. Uma vez definido o tempo padrão é independente da qualificação de quem executa.


ID
397153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

Para se calcular o tempo de manufatura, deve-se considerar a atividade de inspeção de máquina, que está vinculada ao tempo de preparação do lote (setup).

Alternativas
Comentários
  • "Para se calcular o tempo de manufatura, deve-se considerar a atividade de inspeção de máquina (Certo até aqui), que está vinculada ao tempo de preparação do lote (setup) (Errado aqui)."

    A atividade de inspeção de máquina está vinculada ao tempo de processamento básico.

    Gabarito: Errado.


ID
397156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

O tempo de processamento básico inclui tempos de paradas para limpezas, ajustes e quebras de máquinas e é fundamental para se calcular o tempo de manufatura.

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros de medida do Tempo de Manufatura (TM) ou Lead Time:

    1) Tempo de preparação de lote (set-up) (Ts): tempo de preparar os materiais, equipamentos, ferramentas e dispositivos de trabalho necessários para o funcionamento do centro de produção ou posto de trabalho.

    2) Tempo de processamento básico (Tpr): inclui as paradas técnicas de inspeções, limpezas, ajustes e quebras de máquina.

    3) Tempo de carga e descarga (Tc): é o tempo de posicionamento dos materiais para a execução de cada operação no posto. Também chamado de tempo de carregamento de máquina.

    4) Tempo de transporte (Tt): compreende o tempo de movimentação dos materiais (lote) entre o final de processamento de um centro de produção até sua estocagem no centro seguinte.

    5) Tempo de estocagem (Te): no centro de produção em função da formação de lote para o transporte e/ou aguardando o processamento. 

    Gabarito: Certo.

  • quebras de máquinas? Então tá né


ID
397159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

O tempo de transporte deve ser considerado ao se calcular o tempo de manufatura, pois compreende o tempo de deslocamento dos materiais (lote) entre o final do processamento de um centro produtivo até a sua estocagem no centro seguinte.

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros de medida do Tempo de Manufatura ou Lead Time

    1 - Tempo de preparação de lote (set-up): tempo de preparar os materiais, equipamentos, ferramentas e dispositivos de trabalho necessários para o funcionamento do centro de produção ou posto de trabalho.

    2 - Tempo de processamento básico: inclui as paradas técnicas de inspeções, limpezas, ajustes e quebras de máquina.

    3 - Tempo de carga e descarga: é o tempo de posicionamento dos materiais para a execução de cada operação no posto. Também chamado de tempo de carregamento de máquina.

    4 - Tempo de transporte: compreende o tempo de movimentação dos materiais (lote) entre o final de processamento de um centro de produção até sua estocagem no centro seguinte.

    5 - Tempo de estocagem: no centro de produção em função da formação de lote para o transporte e/ou aguardando o processamento.

  • fiquei da dúvida sobre a palavra "lote", precisa ser em lote? errei por conta disso....


ID
397162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

O tempo de estocagem deve-se à formação de estoques intermediários (buffers) entre centros produtivos e, portanto, não entra no cálculo do tempo de manufatura.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o tempo de estocagem entra sim no calculo do tempo da manufatura, veja:

    Parâmetros de medida do Tempo de Manufatura ou Lead Time

    1 - Tempo de preparação de lote (set-up): tempo de preparar os materiais, equipamentos, ferramentas e dispositivos de trabalho necessários para o funcionamento do centro de produção ou posto de trabalho.

    2 - Tempo de processamento básico: inclui as paradas técnicas de inspeções, limpezas, ajustes e quebras de máquina.

    3 - Tempo de carga e descarga: é o tempo de posicionamento dos materiais para a execução de cada operação no posto. Também chamado de tempo de carregamento de máquina.

    4 - Tempo de transporte: compreende o tempo de movimentação dos materiais (lote) entre o final de processamento de um centro de produção até sua estocagem no centro seguinte.

    5 - Tempo de estocagem: no centro de produção em função da formação de lote para o transporte e/ou aguardando o processamento.


ID
397174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do MRP I.

Para se trabalhar com o MRP I, é necessário um estoque de segurança de produtos intermediários para se garantir o atendimento à demanda.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do MRP levar em consideração se há componentes em estoque, haverá uma redução nos estoque intermediários, pois o MRP trabalha com o sistema empurrado baseado na lista mestre de produção. Dessa forma, já se sabe a quantidade de cada componente, sem a necessidade de formação de estoques intermediários.

    Gabarito: Errado.

  • O MRP I considera parâmetros como políticas e tamanho do lote (lotes mínimos, máximos, múltiplos, fixos), estoques de segurança e lead times. A execução de um sistema de MRP I não envolve o tempo de setup e não é necessário um estoque de segurança de produtos intermediários.


ID
460861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação a logística, julgue os itens a seguir.

Logística pode ser definida como gestão da distribuição física.

Alternativas
Comentários
  • Pode! Mas é um conceito muito raso. Logística também envolve o gerenciamento de informações, estoques, relacionamento com disitribuidores e fornecedores...

  • Na verdade, Cristian, é o cuidado que se deve tomar com a CEBRASPE. Não está escrito "somente", então o conceito não é restritivo. Assim, Logística também pode ser definida (...)


ID
460864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação a logística, julgue os itens a seguir.

Gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da cadeia completa do suprimento de matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição ao consumidor final.

Alternativas
Comentários
  • correta

    Definições mais recorrentes sobre cadeia de suprimentos:

    “É o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes”. (Rockford Consulting Group – RCG, 2001)

    “Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009)

    “Uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final em busca de resultados superiores” (Emerson BOND, 2002)

    “Filosofia integradora para administrar o fluxo total de um canal de distribuição do fornecedor até o usuário final” (Martha C. COOPER e Lisa M. ELLRAM, 1993)

    “Um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006)

    “O esforço de coordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes”. (Paulo Fernando FLEURY, 2002)


ID
460867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação a logística, julgue os itens a seguir.

Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito mais restrito que logística, pois devota pouca atenção à gestão do fluxo de serviços e produtos a jusante.

Alternativas
Comentários
  • Errado, a cadeia de suprimentos, ao contrário do que afirma a questão, dá atenção à gestão do fluxo de serviços e produtos a jusante.

    O termo jusante vem do latim jusum que significa para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante e a parte acima, de onde vêm as águas, ou seja, infere-se da questão que trata-se do produto entregue no destino final...

ID
460870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação a logística, julgue os itens a seguir.

Os gerentes de materiais concentram as suas atenções à gestão da cadeia de suprimento a montante da função de compras.

Alternativas
Comentários
  • Errado, os gerentes de materiais concentram as atenções em todos os processos e, não somente no início da função de compras.
  • O erro é afirmar que é a montante (antes) da função de compras. Eles se preocupam prioritariamente com as matérias primas e insumos, mas apenas no momento que chegam na empresa, antes disso é responsabilidade do departamento de compras fazer com que os produtos cheguem até a empresa. Uma vez que chegam, passam a ser responsabilidade dos gerentes de materiais. 


ID
512821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Numa determinada fábrica, solicitou-se a produção de 300 unidades de um item que precisa de duas estações de trabalho, E-1 e E-2, para seu processamento. O tempo de preparação em E-1 é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 4 minutos por item. O tempo de preparação em E-2 é de 40 minutos, e o tempo de operação é de 2 minutos por item. O tempo de espera entre as duas estações de trabalho é de meia hora. O tempo de transporte entre E-1 e E-2 é de 10 minutos. O tempo de espera, após a operação em E-2, é de 1 hora para finalizar os trabalhos nessa linha de produção. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho.

O tempo exigido para a produção (MLT – Manufacturing Lead Time), em horas, está entre

Alternativas
Comentários
  • 14 horas + 17 horas = 31 horas

    14 horas para produzir 300 itens
    17 horas tempo de espera entre E1 e E2


    Calcula separado!
  • Tempo de produção nas duas estações: 4*300+2*300=1800min

    Tempo de não produção (setup+delay+transporte) =(30+40)+(30+60)+10= 170min 
    Tempo total = 1970 min*1h/60min = 32,83 h.
    Logo, alternativa E.
  • Considerando o fluxo de produção:

    E1: Setup 30min + Tempo de fabricação: 1200min + Transporte e espera: 30min (considerei assim porque entendo que o tempo de espera segue em paralelo ao tempo de transporte)

    E2: Setup 40min + Tempo de fabricação: 600min + Finalização dos trabalhos: 60min

    Total: 1960min ou 32,67h


ID
512833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa de médio porte em operações de serviço, que utiliza o arranjo físico por produto, calculou que o conteúdo médio de trabalho, ao processar uma solicitação de serviço, é de 60 minutos, sendo as solicitações processadas a cada 20 minutos.

Nessas condições, o número de estágios, para esse tipo de arranjo físico, está entre

Alternativas
Comentários
  • Mole... Aplicação básica de fórmula para Balanceamento de Linha!

    N° Estágios = Conteúdo Trabalho / Ciclo Necessário ou Tempo Ciclo

    NE = 60 / 20 = 3

    É simples assim mesmo!!! 

ID
549496
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em algumas empresas, o custo de transportes é o componente mais significativo dos custos logísticos. Em relação ao gerenciamento do sistema de transportes, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • (A)  Falsa. Com certeza a variação do tempo de entrega dos produtos até os clientes finais é um fator relevante, pois mede a confiabilidade do sistema de transporte.

    (B)   Verdadeira. E quanto menor a variação do tempo de entrega, maior a confiabilidade do transportador.

    (C)   Falsa. O tempo médio de entrega deve ser definido antes das vendas das mercadorias, pois ele afeta os custos de transporte e em consequência os custos logísticos e em última instância os custos das mercadorias vendidas. Além disso, a definição do tempo médio de entrega antes das vendas traz maior transparência e confiabilidade do comprador para com o fornecedor.

    (D)  Falsa. As perdas de mercadorias são muito importantes nas atividades de transporte e devem se tratadas com muita atenção.

    (E)   Falsa. Transportadores de qualidade superior realizam o transporte de mercadorias com maior segurança, minimizando as perdas das mesmas.

    Gabarito letra B


    http://blog.passeconcursos.com.br/questoes-resolvidas-prova-bndes-engenharia-e-administracao-semana-34-3636/

  • Os transportes domestico e internacional sao itens decisivos de logística na formação do custo final da mercadoria, bem como no atendimento de prazos e condições de entrega pactuados entre vendedor e comprador.


    Quando da escolha do transporte mais adequado, é necessário analisar alguns aspectos importantes que possam favorecer as pretensões do exportador, tais como:


    • pontos estratégicos de embarque e desembarque; 


    • custos de movimentação de carga; 


    • custos dos fretes interno e internacional; 


    • rapidez e segurança, de acordo com a natureza da mercadoria e dos prazos a serem cumpridos; 


    • confiabilidade no transportador com relação a cumprimento de prazos e não ocorrência de perdas e danos.


ID
1158709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Acerca de transporte e armazenamento de explosivos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NR19

    b) CORRETA -

    19.3.1 Os depósitos de explosivos devem obedecer aos seguintes requisitos:

    c) manter ocupação máxima de sessenta por cento da área, respeitando-se a altura máxima de empilhamento de dois metros e uma entre o teto e o topo do empilhamento;

    a) apresentar largura mínima de 1,20 m; 

    c) blindado e sem identificação??

    d) explosivos em local úmido???

    e) não tenho certeza do que está errado


ID
1293706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Existem três classes de modelos decisórios em relação à natureza: decisões com certeza, decisões com risco e decisões com incerteza.

Para decisões com incerteza, o método mais conservador de tomar decisões, que avalia cada decisão pelo mínimo retorno possível associado a ela, é o critério

Alternativas
Comentários
  • Quando temos uma tomada de decisão com incerteza podemos usar uma das quatro regras de decisão:

     

    1 - Maximin: escolher a alternativa que é a "melhor das piores". Essa regra é para o pessimista, que antecipa o pior caso para cada alternativa.

    2 - Maximax: escolher a alternativa que é a "melhor das melhores". Essa regra é para o otimista, que tem grandes expectativas e prefere arriscar tudo num esforço grande.

    3 - Laplace: escolher a alternativa com o melhor "payoff ponderado". Para encontrar e ponderar o payoff, atribua igual importância (ou, como alternativa, igual probabilidade) a cada evento. Se houver n eventos, a importância (ou probabilidade) de cada um será 1/n, de modo que sua soma seja 1. Essa regra é para o realista.

    4 - Arrependimento Minimax: escolher a alternativa com o melhor "pior arrependimento". Calcular uma tabela de arrependimentos (ou perdas de oportunidade), na qual as linhas representam as alternativas e as colunas representam os eventos. Um arrependimento é a diferença entre um determinado payoff e o melhor payoff da mesma coluna. Para um evento, ela mostra qunto é perdido ao selecionar uma alternativa para aquela que é melhor para esse evento. O arrependimento pode ser lucro perdido ou aumento de custo, dependendo da situação.

     

    Gabarito: A

     

    Fonte: RITZMAN, Larry et al. Administração de Produção e Operações. Editora Pearson, 8 edição.

  • De laplace é a correta.


ID
1295860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação à Logística Empresarial, analise as afirmativas a seguir

I – O sistema logístico tem como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços, com o menor custo possível.

II – Um projeto de logística envolve seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.

III – A distribuição física é a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de materiais e o controle de estoque.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    Item I está correto, conforme o conceito de logística do Council of Logistic Supply Chain Management.

    II também está correto.

    O III está incorreto pois, segundo Slack, “distribuição física” é a entrega para o cliente final e inclui sim a gestão de estoque e movimentação de materiais.

    Gabarito: alternativa C.

    Fonte: http://engprodpetrobras.blogspot.com/2014/04/segunda-postagem.html


ID
1295899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Estoques em geral surgem em função de desequilíbrios entre as taxas de fornecimento e demanda

Uma característica do estoque de ciclo é que ele

Alternativas
Comentários
  • Há quatro principais razões para manter estoque e, portanto, quatro tipos de estoque. São:

    - Estoque isolador – também chamado de estoque de segurança, tem como propósito compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda.

    - Estoque de ciclo ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.

    - Estoque de antecipação – Mais comumente usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis. Também pode ser usado quando as variações de fornecimento são significativas, como em alimentos sazonais enlatados.

    - Estoque de canal de distribuição – existe porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda.

    Fonte: http://www.controle-de-estoque.com/estoque/estoque.htm

     

    Bons estudos !


ID
1295926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Numa indústria fabricante de computadores pessoais, o departamento de montagem de desktop compacto tem quinze montadores. Cada um dos montadores trabalha oito horas por dia e faz a montagem de 16 aparelhos por hora.

A capacidade do departamento de montagem calculada pelo número de desktop por dia é de

Alternativas
Comentários
  • Se é feito 16 aparelhos por hora, então basta pegar 16 X 8(horas de trabalho) = 128

    Depois multiplica pela quantidade de trabalhadores (15 trabalhadores)

    128 x 15 = 1920

    Letra C


ID
1295950
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sobre o tema da distribuição física dos produtos comercializados por uma organização, analise as seguintes afirmações:

I – A distribuição física fica resolvida com o estudo do fluxo de produtos para a organização.

II – A movimentação, a estocagem e o processamento dos pedidos dos produtos finais da organização são os elementos relevantes da distribuição física.

III – O canal de transação corresponde a uma ou mais empresas ou indivíduos que participam do fluxo de produtos desde o fornecedor até o produtor.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1295962
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Planejar o arranjo físico de uma instalação consiste basicamente em decidir como serão dispostos, no espaço disponível, os centros de trabalho.

Com relação ao arranjo físico em linha ou por produto, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Os 4 arranjos físicos são: posicional (produto parado), processo, celular e por produto.  Lembrar-se do arranjo físico “por produto em linha”, quem comanda é o produto, ele que se move e vai sendo montado. B é posicional. “Centros” está relacionado a “células” ou “processos”. Não sei o erro da E, porque os funcionários permanecem fixos, talvez o erro seja no “aglutinando em torno de si ferramentas e materiais”. Alt A.

    http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/04/projeto-de-fabrica-e-instalacoes.html

  • Alguém sabe pq a letra E está errada?

  • Acredito que a Letra E sirva para mais de um arranjo. Por exemplo, arranjo físico posicional, os recursos ficam em volta do que está sendo transformado, o que está sendo transfomado fica parado. Mas o trabalhador que está transformando também pode ficar parado. Um exemplo usado pelo Slack de arranjo posicional é uma sala de cirurgia. Nesse exemplo, o cirurgião (funcionário) permanece fixo ou quase fixo, com as ferramentas em torno dele.

     

     


ID
1362280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa fabricante de bombonas plásticas mantém um estoque de segurança anual de 500 unidades de tampas plásticas.

Se a empresa faz um pedido de compra anual de 1.800 unidades dessas tampas, seu estoque médio anual, em unidades, está entre

Alternativas
Comentários
  • Estoque de Segurança (Es) = 500 Und Quantidade Pedido de Compra (Q) = 1800 Und Estoque Médio Anual = Es+(Q/2)

    Es=500 Q=1800 Estoque Médio Anual = 1400 Und
  • Como eu sei que o (Q) tem ser divido por 2? Por não ter demanda então julgo estatisticamente a média de uma única compra?

  • Thyago, por definição estoque médio é Q/2. Se for levado o estoque de segurança em conta, então deve-se somar este à Q/2, do contrário, só será o Q/2 mesmo.

  • 1800 é o pedido total, logo a composição dele inclui o volume de segurança, então:

    Pedido total = 1800

    Estoque de segurança = 500

    Estoque médio anual = X

    X + 500 = 1800, logo X = 1400.

  • Ádria, desde quando X + 500 = 1.800 dá 1.400?

    X = 1.800 -500 = 1.300...

     

  • Podemos analisar um “ciclo anual”, que começa com 1.800 + 500 = 2.300 unidades em estoque (ou seja, logo após o pedido de 1.800 unidades o estoque vai para 2.300 unidades, uma vez que há um estoque de segurança de 500 unidades).

                   Este estoque de 2.300 vai descendo até chegar em 500 unidades ao final do ano, que é o estoque de segurança. Assim, o estoque médio é:

    Estoque médio = (2.300 + 500)/2 = 1.400

    Resposta: D

  • Compra anual = 1.800

    Q/2 = 1800/2 = 900

    900 + 500 (estoque de segurança) = 1.400


ID
1362364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O centro de distribuição de uma fábrica de brinquedos eletrônicos executa diversas atividades que envolvem a distribuição física, EXCETO o(a):

Alternativas
Comentários
  • controle de pagamentos dos fornecedores - COMPRAS

  • Recebimento de encomendas, mais uma vez a banca com sua linguagem ofuscada.

    Recebimento de encomenda é referente ao pedido ou é uma encomenda do cliente que será recebida?  Após responder é que percebemos que diz respeito ao pedido/remessa do cliente.

    Controle de pagamento de fornecedor pode sim ser uma atividade do Centro de distribuição. Diversas empresas adotam compras pra comprar., uma vez fechado o contrato o controle é do CD/Logística. Contratos de transporte são administrados pelo pessoal de logística do centro de distribuição.

    Eu trabalhei na logística e uma das minhas ativvidades era o controle de pagamento (não o pagamento). Fazia o controle dos reconhecimentos de transporte, verificando a aderência com o contrato e liberava para pagamento e tinha um controle do que foi pago ou faltava pagar por erro de cobrança. O pagamento era feito por contas a pagar.

     


ID
1873024
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística gira em torno do produto. Então, a afirmativa correta é:

Alternativas

ID
2202832
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma negociação internacional, por vezes, surge a dificuldade de lidar com padrões éticos e morais que são diferentes entre culturas. Para o negociador, alguns aspectos devem ser observados, dentre eles:

I. o de que o entendimento de diferentes culturas pode criar um ambiente harmonioso para a negociação.
II. o de que o conhecimento de diferentes culturas permite a oportunidade de compreender os limites éticos e morais aceitáveis pelos negociadores daquela cultura.
III. o de que as demarcações éticas e morais dos negociadores devem ser objeto de discussão do início da negociação, principalmente da competitiva.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I. o de que o entendimento de diferentes culturas pode criar um ambiente harmonioso para a negociação.

    II. o de que o conhecimento de diferentes culturas permite a oportunidade de compreender os limites éticos e morais aceitáveis pelos negociadores daquela cultura.

     

    Para complementar:

     

    Os fatores culturais possuem um peso importante, pois a cultura pode ser considerada como o conjunto espiritual, material, intelectual e emocional de uma sociedade/grupo social, a partir destes valores, formamos nossas opiniões.

    Um estudo intitulado de "La eficiencia estratégica en la negociación del comercio internacional” (GONZÁLES, 2012), levantam alguns objetivos pertinentes em relação a este assunto e sua realidade (O estudo foi feito no México, pela Universidad Autónoma Chapingo)

    Apesar dos estudos terem sido feitos no México, as teorias abordadas no artigo podem ser aplicadas em qualquer país.

    (1) A identificação dos principais aspectos culturais dos clientes envolvidos em uma negociação internacional;
    (2) Conhecer as diferentes etapas de uma negociação internacional e
    (3) Definir as características dos envolvidos na negociação.

     

    https://ibralc.com.br/influencia-cultural-na-negociacao/


ID
2296771
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas das afirmativas I, II e III, respectivamente.
I. O transporte marítimo ao longo da costa brasileira é chamado de _______.
II. São desvantagens do transporte _____: baixa velocidade, necessidade de elevados investimentos para regularização de trechos de rios e variação da capacidade de transporte em função do nível das águas.
III. _______ é definido como a pessoa natural ou jurídica que coloca, sob sua responsabilidade, a tripulação e outros recursos necessários para a operação de um navio, que pode ser próprio ou alugado.

Alternativas
Comentários
  • Cabotagem - Inclui todo o transporte marítimo realizado ao longo da costa brasileira. No meio marítimo ouve-se falar também em "grande cabotagem" o que se refere ao transporte marítimo realizado ao longo da costa até os países vizinhos mas, em termos oficiais, sempre quando se fala de cabotagem refere -se ao transporte realizado ao longo da costa brasileira do Rio Grande do Sul até Manaus.

    http://jaguarlogistics.com.br/servicos_transporte_maritimo.htm


ID
2296807
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A abordagem tradicional de manufatura assume que cada estágio do processo produtivo envia os componentes que produz para um estoque, o qual isola um estágio do outro dentro do processo produtivo. Dentre as alternativas abaixo, qual é a que representa a abordagem que elimina esses estoques “amortecedores” entre os processos?

Alternativas
Comentários
  • Rta . A

    Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
    http://covisi.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=65


ID
2296825
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Comumente, são formados estoques intermediários de produtos não processados entre operações, chamados de “estoque em processo”. Assinale a alternativa que NÃO representa uma possível medida para reduzir esse tipo de estoque intermediário.

Alternativas

ID
2403736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a transporte e logística.

Em virtude de a malha ferroviária brasileira ser arrendada, seu transporte ferroviário apresenta, de modo geral, baixo custo fixo, baixo volume de capital imobilizado e baixo custo variável.


Alternativas
Comentários
  • (E)

    O transporte ferroviário apresenta como característica econômica alto custo fixo representado pelo arrendamento da malha e dos terminais, e elevado volume de capital imobilizado com a compra de material rodante. Por outro lado, os custos variáveis (mão de obra, combustível e energia) são relativamente baixos, tornando-o adequado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e com grande peso e volume específico,

    Fonte: Reis (2007) apud IPEA (2010).


ID
2403739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a transporte e logística.

Em regra, o modo de transporte aéreo apresenta vantagens em relação aos outros modos na realização de percursos de média e longa distância, devido aos tempos de coleta e entrega que proporciona.

Alternativas
Comentários
  • Fica difícil entender o que seria media e longa distância. Para mim, o termo media distância refere-se a um transporte dentro do mesmo estado por exemplo. Nesse caso, não há vantagem

ID
2403742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a transporte e logística.

O modo de transporte ferroviário apresenta vantagens em relação aos demais quanto à disponibilidade — dimensão que se refere ao número de localidades onde o modo de transporte encontra-se presente.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O transporte ferroviário é restrito a algumas localidades.

  • A questão trouxe bem a parte do disponibilidade/dimensão, como o amigo comentou acima é bem restrito sobre localidade visto que a malha predominante é a rodoviária.


ID
2633515
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma determinada peça é utilizada na fabricação de um produto industrial. A demanda anual dessa peça é de 50 mil unidades, com custo unitário de R$ 0,10. Para emitir e colocar um pedido, tem-se um custo de R$ 10,00, e a percentagem de custo de manutenção do estoque é de 10% ao ano.


Considerando-se que as peças são adquiridas pelo lote econômico de compra, quantos pedidos deverão ser feitos por ano para atender a tal demanda?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porque de ter dividido a demanda pelo lec?

  • Divide porque ele quer a quantidade de pedidos e não o LEC.

  • A divisão não seria por 0,1 (10%), Custo de armazenagem?

  • Não entendi pq a resposta foi 5?

    Alguém poderia me ajudar.

    .

    Para mim, a resposta seria 100....

  • A questão pede o número de pedidos, primeiro calculamos o Lote econômico e depois dividimos a demanda pelo lote econômico. demanda= 50000 custo de pedir= 10 custo de manutenção= 0,1*0,1 Cálculo do Lec: [(2*50000*10)/(0,1*0,1)]^0,5 Lec = 10.000 total dos pedidos= Demanda/ lec =50000/10000 total de pedidos = 5
  • Direto ao ponto:

    LEC (Lote economico de compra) = (raiz( 2 x demanda x custo do pedido))/ custo de armazenagem

    (raiz (2 x 50.000 x 10) / 0,1) = 10.000

    Pedido necessario = 50.000

    LEC = 10.000

    50.000/10.000 = 5 pedidos


ID
2633545
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sr. X está buscando melhorar a operação de distribuição da empresa onde trabalha.


Uma das alternativas que ele está avaliando é o uso de um operador logístico, que é um

Alternativas
Comentários
  • Prestador de serviços logísticos (PSL) é um especialista quer seja ao nível individual quer ao nível de empresa, cujo função é acrescentar valor ao produto ou serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento, designadamente controle de stocks, armazenagem, transporte e serviço pós-venda. Um PSL é, portanto, aquele que, de uma forma profissional estabelece a adaptação entres os diferentes e independentes sistemas de uma empresa (Carvalho, 2006, p. 66)

    O termo PSL significa uma empresa externa contratada para fornecer actividades logísticas. As empresas externas podem fornecer todo o processo logístico ou apenas actividades logísticas seleccionadas. 


ID
2633548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Segundo a Teoria das Restrições, no processo de mapeamento de um fluxo produtivo, é essencial identificar e, principalmente, diferenciar os recursos que são gargalos dos recursos com capacidade restrita.


Nesse âmbito, um recurso com capacidade restrita

Alternativas
Comentários
  • Os recursos de fabricação são subdivididos em : gargalos, não gargalos e recurso com capacidade restrita. O gargalo limita a produção do sistema. O não gargalo é o recurso com capacidade superior ao gargalo. O recurso com capacidade restrita é aquele que poderá se tornar um gargalo no futuro, dependendo do gerenciamento. Ex.: uma matéria-prima com limitações no fornecimento é um gargalo. A mesma matéria-prima pode ser apenas um recurso com capacidade restrita, caso ainda não esteja sendo demandada, mas no futuro pode se transformar em um gargalo. A restriçãodo recurso de capacidade restrita é conjuntural, ou seja, depende da conjuntura, das condições de fornecimento, do gerenciamento etc. Já o gargalo é uma restrição estrutural, faz parte da estrutura do sistema produtivo, que sempre terá um gargalo, inevitavelmente.

  • Para Antunes (1998) existe a necessidade tipificar os recursos que restringem a capacidade produtiva em Gargalos e Recursos com Capacidade Restritiva (CCR – Capacity Constraint Resource). Existe a diferença que está no motivo pelo qual cada um é formado. Um gargalo é estrutural, enquanto o CCR é conjuntural. Para o autor o gargalo se constitui de recursos cuja capacidade instalada é inferior à demanda de mercado, enquanto que os CCRs são restrições causadas em recursos com capacidades globais superiores a demanda, porém temporariamente restringido por um aspecto conjuntural do sistema. 


ID
2633608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere o seguinte problema de programação linear:


Max 5x1 + 2x2

sujeito a

x1 ≤ 3

x2 ≤ 4

x1 + 2x2 ≤ 9

x1 ,x2 ≥ 0


Nesse problema, verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • D) x1 = 3 e x2 = 3 é uma solução viável e a ótima do problema

    Essa questão é feita pelo método gráfico:

    Para resolver faça um gráfico com as seguintes coordenadas:

    x1 ≤ 3 -----> x=3

    x2 ≤ 4 -----> y=4 (vamos chamar de y para facilitar a plotagem, ou seja no eixo Y)

    x1 + 2x2 ≤ 9 -----> x+2y=9, logo se x=0 o y será y=9/4=4,5 e se y=0 o x será x=9

    Depois que o gráfico estiver construído você verá os pontos:

    (0,0)

    (3,0)

    (3,3)

    (1,4)

    (0,4)

    Substituindo na função objetivo o resultado será:

    z=5x1+2x2

    (0,0) 5.0+2.0=0

    (3,0) 5.3+2.0=15

    (3,3) 5.3+2.3=21

    (1,4) 5.1+2.4=13

    (0,4) 5.0+2.4=8

    Logo, o par solução viável e a ótima do problema é (3,3)


ID
2660725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um prestador de serviços logísticos designado como 4 PL é aquele que fornece

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Fourth-party Logistics rovider (4PL) ou supply chain logistics ou lead logistics provider (LLP) – O 4PL é uma evolução do 3PL. O 4PL serve para servir melhor à resposta do cliente, de forma personalizada e flexível. Ele acaba por gerir e executar operações logísticas complexas, que incluem recursos a outros prestadores de serviços, tanto de transporte como de armazenagem, ou ainda na área dos sistemas logísticos de informação. Assim, um 4PL é um prestador de serviços logísticos (PSL) com meios próprios, mas que também faz a agregação de meios de outros prestadores de serviços logísticos. Funciona, perante o cliente, como o contratador único, muito embora se saiba que depois, para efectuar as operações, necessita de recorrer a meios de empresas externas, que subcontrata. O prestador de serviços do tipo fourth-party realiza um contrato único que gere e integra todos os tipos de recursos necessários, inspecciona, administra e fiscaliza todas as funções dos 3PL que contrata. No processo, segue a cadeia de abastecimento, sabendo que está perante um mercado global, em que procura somar vantagens competitivas por efeito de gestão e agregação de terceiros. Este tipo de prestador de serviços consegue operar num espaço geográfico mais alargado. Chega onde é difícil chegar, num curto espaço de tempo, nas condições adequadas e a um custo teoricamente mais baixo

    Origem: Wikipédia


ID
2660746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A técnica de reposição de estoques gerenciada pelo vendedor consiste na reposição de estoques do cliente a cada vez que o nível de estoques de um produto atinja um nível crítico, de estoque mínimo, sem que o cliente necessite fazer a colocação de um pedido. Essa técnica visa a evitar faltas e excesso de estoques.

Ela é comumente designada pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.

    Gab: Letra A


ID
2660755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um fabricante de eletrodomésticos envia uma carga de 60 televisores para um Centro de Distribuição (CD), que fará a separação desses aparelhos em 20 televisores para entrega imediata em três caminhões menores para três clientes diferentes, sem estocar os produtos no CD.


Esse procedimento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • As instalações do tipo transit point são bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantêm estoques. O transit point é localizado de forma a atender a determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais.

    Uma característica básica dos sistemas tipo transit point é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja, já estão pré-alocados aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local. 

    Gab: Letra B

    Cross Docking: As instalações deste tipo operam sob o mesmo formato que os transit points, mas caracterizam-se por envolver múltiplos fornecedores que atendem clientes comuns. Cadeias de varejo são candidatas naturais à utilização desse sistema e, de fato, existem inúmeros exemplos da utilização intensiva do cross-docking nesse setor.

    Merge in transit: É uma extensão do conceito de cross-docking combinado com sistema JIT. Ele tem sido aplicado à distribuição de produtos de alto valor agregado, formado por multicomponentes que têm suas partes produzidas em diferentes plantas especializadas. Um exemplo claro são as estações de trabalho, formadas por CPUs, monitores e teclados. Tradicionalmente, os componentes são consolidados em armazéns centrais e expedidos aos clientes com base na disponibilidade de estoques. Esse esquema, além de levar a movimentações redundantes, apresenta alto custo de estoque e grande risco de obsolescência, em virtude da grande perecibilidade dos produtos de alta tecnologia.


ID
2660797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os objetivos mais amplos, que as operações produtivas necessitam perseguir para satisfazer seus stakeholders, formam o pano de fundo para todo o processo decisório da produção. Entretanto, no nível operacional, é necessário um conjunto de objetivos mais estreitamente definidos. Segundo alguns autores, esses são cinco objetivos de desempenho básicos e se aplicam a todos os tipos de operações produtivas.

Considerando-se, por exemplo, uma empresa que atua no ramo de delivery, a seguinte descrição caracteriza o objetivo de desempenho denominado confiabilidade:

Alternativas
Comentários
  • GAB C NÃO IMPORTA NENHUMA ESTRUTURA OU SISTEMA SE NÃO CUMPRIR O QUE PROMETE. AVANTE!

ID
2660809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Problemas de roteirização de veículos dizem respeito à vinculação de um grupo de clientes que devem ser visitados a um conjunto de veículos e respectivos motoristas, envolvendo também a programação e o sequenciamento das visitas. No método que se baseia no conceito de ganho, parte-se da pior situação possível: o veículo sai do CD com a mercadoria destinada a um único cliente e, após a entrega, o veículo retorna ao CD. Em seguida insere-se um outro cliente nessa rota.

Este método é conhecido sob a designação de

Alternativas
Comentários
  • Ballou (2006) pg 205, o metodo Clark -wright, também conhecido como método das economias.

    O objetivo do método economias é minimizar a distância total percorrida por todos os veículos e indiretamente minimizar o número de veículos necessários para servir a todas as paradas . A lógica está em começar com um veículo fictício servindo a cada parada e voltando ao depósito. Isso fornece a distância máxima a ser abordada no problema da roteirização. Em seguida, combinam-se 2 paradas no mesmo roteiro a fim de tornar possível a eliminação de um dos veículos e a redução da distância percorrida. A fim de determinar quais paradas a serem combinadas num roteiro, a distância economizada é calculada antes e depois da combinação. O processo iterativo continua até que todas as paradas sejam analisadas e avaliadas.


ID
2660812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em projetos de redes logísticas, a localização de uma instalação depende de vários aspectos.


Um aspecto que NÃO é determinante para a definição da localização é (são)

Alternativas

ID
2665177
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa exportadora de produtos alimentícios perecíveis decidiu expandir suas vendas para o mercado internacional. O gestor da logística ficou responsável por analisar e decidir algumas ações estratégicas para a nova Cadeia de Suprimentos da empresa. Com isso, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar a razão do gabarito ser a E o erro da B?


ID
2665186
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O transporte é o componente mais significativo nos custos da logística empresarial. Para a escolha de um serviço ou modal de transporte considera-se características básicas como: custo, tempo em trânsito, variabilidade do tempo em trânsito e perdas e danos. Comparando os modais de transporte, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2665195
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das principais atividades relacionadas à gestão logística é a distribuição física. A distribuição é composta pelos canais de distribuição. Os canais de distribuição podem ser classificados segundo a extensão (número de empresas intermediárias entre a produção até o consumidor final) e a amplitude (número de empresas que atuam em cada segmento intermediário da distribuição). De acordo com a classificação pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2665339
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O sistema logístico deve se adaptar ao ciclo de vida do produto, de maneira a atingir um equilíbrio entre custos logísticos e nível de serviço. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B: Disponibilidade ilimitada? Não existe disponibilidade ilimitada pra fase nenhuma...mitigar o risco da falta é caro demais, no máximo uma superprodução, ilimitada jamais....

    Letra E

  • Corrigindo o colega abaixo: Gabarito D

  • A a fase de declínio requer que o produto esteja presente na totalidade de armazéns do sistema de distribuição a fim de alavancar as vendas.

    B o estágio de lançamento requer que o sistema logístico garanta disponibilidade ilimitada do produto para evitar perda de vendas.

    C no período de maturidade, o controle sobre a disponibilidade do produto se torna inviável devido às incertezas e às oscilações da demanda.

    D no estágio de crescimento, a disponibilidade do produto deve aumentar rapidamente numa ampla área geográfica, porém não se conhece a demanda com certo grau de confiabilidade.


ID
2665342
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística reversa cuida dos fluxos de materiais que vão do consumidor ao fabricante no sentido inverso ao da distribuição física. Dentre outras causas possíveis, esse fluxo reverso acontece quando

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, sendo considerado um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, e muitas vezes responsável por enorme geração de vantagem competitiva às empresas. A partir dos anos 90 com a constante preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, assim como o acúmulo de produtos industrializados nos grandes centros. As grandes empresas passaram a ser as culpadas pela sociedade por este problema. As grandes organizações passaram a ter uma nova preocupação; como seria possível encontrar a resolução para esta situação sem gerar aumento de custos e despesas. Com o advento deste cenário surgiu o conceito de Logística Reversa.

    Define-se como Logística Reversa, a área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros.

    Enquanto a Logística Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a Logística Reversa trata do retorno de produtos, materiais e peças do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido à severa legislação ambiental e também por grande influência da sociedade e organizações não governamentais, as empresas estão adotando a utilização de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como também passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que não possam ser reutilizados ou reciclados.

  • Opção: E

  • A


ID
2665456
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Qual o tipo de estoque que se baseia essencialmente em todos os artigos necessários à fabricação ou à montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção?

Alternativas

ID
2665513
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Existem diversas estratégias de resposta à demanda que podem ser implementadas em um sistema de produção com o intuito de isolar uma parte do sistema das oscilações da demanda e/ou diminuir o tempo de resposta ao cliente. Cada uma das estratégias possui uma posição do estoque isolador dos processos. Essa posição é chamada de ponto de desacoplamento.


Qualquer sistema de produção compreende, genericamente as seguintes etapas: engenharia, suprimentos, fabricação, montagem, empacotamento e distribuição.


Com base nessas informações, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2665522
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A armazenagem é uma das atividades principais na logística. No projeto de uma rede logística, é necessário escolher entre diversas alternativas de armazenagem quanto à propriedade. Existem quatro alternativas básicas: propriedade privada dos armazéns, armazenagem pública, espaço contratado e estocagem em trânsito. Embora as combinações dessas alternativas criem uma grande variedade de opções, é importante entender as vantagens e desvantagens inerentes a cada uma delas.


Sobre as vantagens e desvantagens das alternativas básicas de armazenagem é correto afirmar:

Alternativas

ID
2665525
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na logística, uma forma de diminuir o tempo de movimentação, carrego e descarrego é por meio da unitização. Um dos dispositivos mais utilizados para acondicionamento coletivo é o palete.


Sobre as características e/ou uso dos paletes em um sistema logístico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B) os critérios para escolher o plano de paletização são a maior taxa de carregamento, o menor transbordamento e a melhor estabilidade das cargas . Correta

    Gabarito: B


ID
2665531
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os produtos se classificam em bens industriais e de consumo. Estes se subdividem em bens de conveniência, bens de concorrência e bens de especialidades. Considere o quadro a seguir, que apresenta as características da demanda por tipo de produto e as alternativas de estratégias de distribuição.


Características da demanda por tipo de produto

1 Os clientes de produtos industriais não costumam manifestar preferências por níveis de serviços diferenciados; os bens adquiridos são usados na produção de outros produtos.

2 Os bens e serviços de conveniência são adquiridos rotineiramente e sem grandes comparações.

3 Os consumidores de produtos de concorrência preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações.

4 Os clientes de produtos de especialidades se dispõem a esperar o tempo que for necessário para realizarem a compra.


Estratégia de distribuição

a A distribuição é descentralizada e intensiva, os níveis de serviço logísticos são exigentes e devem garantir disponibilidade para o consumidor final.

b A distribuição é seletiva e não envolve um grande número de pontos de venda, nem lojas exclusivas. Privilegiam-se as lojas especializadas multimarcas.

c A distribuição é exclusiva, em lojas próprias ou franqueadas que atendem uma determinada região.

d O sistema logístico prioriza a resposta rápida e/ou confiabilidade na entrega.


A alternativa que relaciona de forma correta as características da demanda por tipo de produto com a estratégia de distribuição adequada é

Alternativas
Comentários
  • 1 Os clientes de produtos industriais não costumam manifestar preferências por níveis de serviços diferenciados; os bens adquiridos são usados na produção de outros produtos. (d O sistema logístico prioriza a resposta rápida e/ou confiabilidade na entrega.)

    2 Os bens e serviços de conveniência são adquiridos rotineiramente e sem grandes comparações. (a A distribuição é descentralizada e intensiva, os níveis de serviço logísticos são exigentes e devem garantir disponibilidade para o consumidor final.)

    Os consumidores de produtos de concorrência preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações. ( b A distribuição é seletiva e não envolve um grande número de pontos de venda, nem lojas exclusivas. Privilegiam-se as lojas especializadas multimarcas.)

    4 Os clientes de produtos de especialidades se dispõem a esperar o tempo que for necessário para realizarem a compra.

    ( c A distribuição é exclusiva, em lojas próprias ou franqueadas que atendem uma determinada região.)

    Gabarito: 1-d, 2-a, 3-b e 4- c LETRA A


ID
2680411
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um contêiner, recebido com materiais para armazenamento e posterior disponibilização para uso, contém 24 t. A empilhadeira disponível pode transportar até 4500 kg por vez. O número mínimo de utilizações da empilhadeira para descarregar este contêiner é igual a

Alternativas
Comentários
  • Contêiner - 24t. = 24.000 kg

    Empilhadeira transporta - 4.500kg por vez.

    Logo: 24.000/4.500 = 5,33

    Assim, o número mínimo de utilização da empilhadeira seria de 6 vezes.

  • Questão de matemática: 24000/4500=5,33

    Usaria no mínimo 6 vezes. Letra D

  • Questão de matemática: 24000/4500=5,33

    Usaria no mínimo 6 vezes. Letra D


ID
2722177
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito do mobiliário utilizado no check-out em um supermercado, analise as afirmativas a seguir.


I. Garantir um espaço adequado para o operador, a fim de que seja possibilitada a alternância do trabalho na posição em pé e na posição sentada.

II. Possuir apoio para os pés, quando a cadeira tiver encosto baixo, facultando-o quando a cadeira tiver encosto alto até a nuca do usuário.

III. Permitir movimentos de torções do tronco de até 60o durante a execução das tarefas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Fui pela lógica.

    I - certa

    II - Errada. Acho que o erro foi afirmar que o apoio para o pé é facultativo para cadeiras com encosto mais alto.

    III - Errada. Movimentos de somente 60 ° é muito limitado. Por isso achei errado.

    Gabarito: A


ID
2766913
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Tal como a logística direta, a partir da crescente pressão ambiental nos sistemas produtivos, há a necessidade de se fazer gestão da logística reversa. Assim, a logística reversa

Alternativas
Comentários
  • Item C correto.

    De fato pode acontecer um ciclo de logística reversa sem necessariamente estar pensando em impacto ambiental. Uma fábrica de potes de vidro pode utilizar em sua gestão a logística reversa para reaproveitamento de materiais com objetivo de reduzir custos, diferente de uma empresa que fabrica pilhas e baterias, que possuem a obrigação de implantar um ciclo de logística reversa em lei, com objetivo de reduzir o impacto ambiental.

    75% de erros, rs


ID
2766916
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Normalmente, os conceitos de logística e gestão da cadeia de suprimentos são confundidos pelos acadêmicos e os profissionais da área. Nesse sentido,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - o conceito de gestão da cadeia de suprimentos considera a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes (para além de uma camada), a fim de entregar ao cliente valor superior ao menor custo para todos os elos da cadeia.


ID
2766919
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para melhor coordenação do fluxo de produção na cadeia de suprimentos foram desenvolvidas diversas práticas de gestão logística que envolve gestão colaborativa. Nesse sentido, considere a seguinte definição: é um sistema de reposição automática de estoques consumidos nos pontos de venda, em que, quando o produto é vendido e é efetuado o pagamento, a informação da venda é contabilizada para efeito de faturamento e de baixa no estoque, e essa informação é repassada ao fornecedor via EDI, que pode planejar e providenciar a reposição do produto. Trata-se da definição de

Alternativas
Comentários
  • "O Efficient Consumer Response (ECR), ou em português Resposta Eficiente ao Consumidor, é uma estratégia onde fornecedores, distribuidores e varejistas trabalham juntos para que o consumidor final seja melhor atendido.

    Esse movimento é totalmente voluntário e se caracteriza principalmente pela mudança de processos e melhoria contínua dentro da cadeia de suprimento."

    Letra A

  • O ECR é considerado uma inovação dentro da cadeia de suprimento. Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o ruído (de comunicação e de trabalho) entre fabricantes, distribuidores e varejistas. Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR) consiste numa utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual e trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao final. Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a e distribuição de produtos de grande consumo. A filosofia do ECR visa uma maior integração das empresas, sendo que, é dada importância à cadeia de abastecimento como um todo e não como a eficiência individual das partes, sendo assim possível, reduzir o nível de stocks, os custos totais do sistema, disponibilizar produtos de melhor qualidade por um preço inferior ao consumidor final.

    Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque (gerenciado) pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.

    Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR – Planejamento Colaborativo, Previsão e Ressuprimento), que surgiu em 1995, numa iniciativa entre WalMart e Warner Lambert. Atualmente, , um grande número de empresas nos EUA possui iniciativas de CPFR.

    O CPFR é um é um processo estruturado de planejamento colaborativo que prevê não apenas a troca de informações da demanda, mas também a alocação conjunta de recursos para atendimento da mesma.

  • Apenas complementando.

    CR - Reposição Contínua

    Processo de reposição de produtos de forma rápida e adequada à demanda, com o objetivo de minimizar excesso de estoque ou falta. Muito utilizado em grandes varejistas, como supermercados, que precisam repor a quantidade necessária das gôndolas em tempo curto.


ID
2766922
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A gestão de estoque eficiente é um pré-requisito para uma boa gestão logística. Existem diversos métodos que auxiliam na definição do melhor sistema de gestão de estoque. Um dos mais difundidos é o sistema de lote econômico. Neste sistema, o lote econômico é resultado da raiz quadrada da razão entre duas vezes o consumo anual em unidades de produtos multiplicado pelo

Alternativas
Comentários
  • "O lote econômico visa determinar o número ideal de pedidos a serem feitos e a quantidade ideal de cada lote. Segundo VIANA, o lote econômico pode ser calculado pela fórmula: LEC = raiz[(2 x D x P) / M] Onde: · D = quantidade do período em unidades · P = custo de pedir, por pedido = custo unitário do pedido de compra · M= custo de manter estoque no período, por unidade. M = CMA (custo de manter armazenado) * PU (preço unitário do material)."

    Fonte:

    Gabarito: B


ID
2766925
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística da defesa refere-se ao provimento de meios para compor as Forças Armadas e sustentar suas operações em quaisquer situações em que elas tenham de ser empregadas. Assim, a logística da defesa

Alternativas
Comentários
  • A logística de defesa dá suporte em varias operações as forças armadas dentre elas:

    a. projeto e desenvolvimento, aquisição, armazenamento, movimentação, distribuição, manutenção, evacuação e descarte de materiais;

    b. movimentação, evacuação e hospitalização de pessoal;

    c. aquisição ou construção, manutenção, operação e desativação de instalações; e d. aquisição ou fornecimento de serviços.

    Sendo assim descartam as questões a, c, e d.

    Gabarito: B


ID
2831287
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Avalie as afirmações sobre Logística Empresarial.


I. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e de lugar.

II. Logística é o ramo da ciência que trata apenas do processo de transporte de mercadorias.

III. Cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades que se repetem ao longo do canal pelo qual matériasprimas são convertidas em produtos acabados.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • "a Logística agrega valor é através do valor de tempo, que pode estar ligado diretamente ao valor de lugar. Quando um produto não é entregue no lugar certo, existe todo um processo para reparar esta falha. Quando isto acontece, os prazos estabelecidos pelo fornecedor são comprometidos, visto que terá que ser feita uma nova entrega, agora correta, do produto, ou ainda, afetando diretamente os custos, já que estes se elevarão devido á gastos com combustível, pessoal e inventário."

    2 . Logística é o ramo da ciência que trata apenas do processo de transporte de mercadorias. ERRADO.

    " Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos."

    3 .  Cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades que se repetem ao longo do canal pelo qual matérias primas são convertidas em produtos acabados. CORRETO.

      “Um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006).

    GABARITO: D

  • "dimensão" e "peso" não entram para o "primário" - item I ?

    Alguém poderia explicar?

  • "dimensão" e "peso" não entram para o "primário" - item I ?

    Alguém poderia explicar?


ID
2867107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito de gestão da produção, julgue o item subsecutivo.


O cable belt, uma esteira transportadora apoiada sobre cabos de aço, permite a movimentação contínua de materiais entre dois pontos distantes até cinco quilômetros um do outro.

Alternativas
Comentários
  • bem chão de fábrica, rs.

  • Sério? 5 quilômetros um do outro??

  • Questão que busca o conhecimento específico de um equipamento!! No que isso se relaciona com a Gestão da Produção?

  • em branco com gosto! rs


ID
3026968
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A satisfação do participante de um congresso técnico ou científico depende não só do conteúdo discutido no evento, mas também da qualidade dos serviços oferecidos. Considere o planejamento de um evento que oferecerá almoço para 500 pessoas. Visto que o intervalo previsto para o almoço é de 2 horas e considerando que todos deveriam ter, pelo menos, 30 minutos para comer, os organizadores decidem trabalhar com um tempo de atravessamento de 1,5 hora e tempo de ciclo ideal de 5 minutos para uma pessoa se servir.


As mesas serão montadas prevendo-se a utilização de apenas 2 lados de cada uma delas. Nesse caso, aplicando a lei de Little, será necessário montar

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?

  • Alguém pode ajudar? Nunca tem professor para resolver as questões de engenharia de produção.

  • Faria no modo tradicional das questões de PO:

    Chegada = 24/hora (2 pessoas a cada 5 minutos).

    Atendimento = 2/hora (30 minutos por pessoa p/ almoçar)

    Utilidade = Chegada/ n . atendimento

    Sendo n o número de atendentes. No caso, mesas.

    Para que todos almocem, Utilidade abaixo de 1. Logo

    (11 mesas) U = 24/11.2 = 24/22 = 1,09.

    (14 mesas) U = 24/14.2 = 24/28 = 0,857.

    (21 mesas) U = 24/21.2 = 24/42 = 0,57.

    (28 mesas) U = 24/28.2 = 24/56 = 0,42.

    O mais eficiente dos sistemas e que atende à operação é utilizado 14 mesas. Portanto (B).


ID
3026983
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O sistema logístico é projetado para atingir um determinado nível de serviço, no atendimento aos clientes. O nível de serviço é medido a partir de um conjunto de fatores que o cliente leva em conta ao avaliar sua satisfação pelo serviço recebido. Algumas das principais expectativas do cliente relacionadas ao desempenho logístico são: confiabilidade, capacidade de resposta, segurança e credibilidade. Em relação a essas expectativas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de resposta : avalia o quão rápido a sua empresa consegue prestar seu serviço e qual a sua disposição em solucionar dúvidas dos seus clientes. Indicador : Quanto tempo você demora para responder um cliente .
  • A capacidade de resposta Credibilidade refere-se a uma comunicação verdadeira e honesta por parte do fornecedor frente aos questionamentos dos clientes.

    B confiabilidade capacidade de resposta refere-se à disposição da empresa para realizar a entrega e para atender, de forma rápida, os problemas dos clientes.

    C segurança refere-se aos riscos assumidos pelo cliente ao fazer o negócio, incluindo a confidencialidade.

    D credibilidade confiabilidade refere-se ao desempenho de todas as atividades conforme as informações fornecidas ao cliente.


ID
3309604
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre o Sistema Toyota de Produção e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O sistema Just in Time consiste em reduzir o tempo de entrega dos produtos aos clientes pelo aumento de estoques na cadeia de suprimentos.
( ) O sistema Toyota de Produção é um exemplo de sistema de produção enxuta e pode ser adotado tanto por empresas industriais quanto por empresas prestadoras de serviço.
( ) O Cinco S (5S) é uma metodologia para manter o ambiente de trabalho produtivo. São sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina.
( ) O Sistema Toyota de Produção adota o mapeamento do fluxo de valor, que é uma ferramenta quantitativa usada com o objetivo de seleção dos clientes mais rentáveis.
Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3309610
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A teoria das restrições é uma abordagem gerencial focada na gestão de restrições que impedem o avanço da organização em direção à sua meta.
Sobre os princípios-chave da teoria das restrições, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do site: https://www.bwsconsultoria.com/2011/01/teoria-das-restricoes-toc.html#:~:text=A%20Teoria%20das%20Restri%C3%A7%C3%B5es%20%C3%A9,a%20capacidade%20instalada%20dos%20recursos.

    Gabarito: d) Estoques devem estar disponíveis para todos os processos, a fim de evitar que permaneçam inativos.

    A Teoria das Restrições é embasada em princípios fundamentais:

    b) Balancear o fluxo e não a capacidade: devemos balancear o fluxo de materiais e não a capacidade instalada dos recursos. Tendo em vista que os processos ocorrem em serie devemos identificar os gargalos que vão limitar o fluxo do sistema e ajustar os demais processos para que estes trabalhem na mesma capacidade do recurso restritivo.

    A utilização de um recurso não gargalo é determinada pela restrição geral do sistema. Esse princípio determina que toda a linha de produção deve trabalhar com o intuito de suprir os recursos restritivos do sistema.

    Uma hora ganha no gargalo é uma hora ganha no sistema inteiro. Toda ação em busca de maior eficiência, redução de tempo de ciclo, melhor aproveitamento dos recursos representa ganhos de capacidade instalada. Uma hora ganha no gargalo é uma hora ganha em capacidade de produção.

    c) Uma hora perdida no gargalo é uma hora perdida no sistema inteiroO tempo perdido no gargalo reduz o tempo total disponível para atender o fluxo de produção.

    Uma hora ganha num recurso não gargalo é apenas uma ilusão. Todo investimento em melhorias de produtividade e eficiência num recurso não gargalo é inútil, pois as capacidades serão as mesmas.

    a) Gargalos determinam o ganho e o inventário. Tendo como fundamento os princípios anteriores, é fácil deduzirmos que os gargalos, por estabelecerem o ritmo do sistema, também determinam os níveis de estoques. Estes são dimensionados e localizados em pontos específicos de maneira que é possível separar as restrições de variações estatísticas originadas dos recursos não gargalos que as alimentam. Desta forma, qualquer parada no gargalo pode gerar estoques.

    Lote de transferência não pode e não deve ser igual ao lote de processamento. Em muitas empresas o lote de processamento é realizado por completo e, somente depois disso ele é transferido para o processo subsequente.

    O lote de processamento deve ser variável. O tamanho do lote de fabricação nunca deve ser o mesmo para todas as operações de fabricação do produto, uma vez que as características de operações individuais são consequências de cálculos diferentes.

    A programação da produção deve ser estabelecida considerando todos os gargalos simultaneamente e não sequencialmente. Lead times são consequência da programação e não são determinados a priori.


ID
3632290
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considerando levantamento, transporte e descarga individual de materiais, marque a afirmativa INCORRETA:

Alternativas

ID
3672229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SEMGE - BA
Ano
2011
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010, prescreve que os sistemas de logística reversa serão implementados e operacionalizados por meio de acordos setoriais, regulamentos expedidos pelo poder público ou termos de compromisso.


O decreto NÃO prescreve que

Alternativas
Comentários
  • Dos Acordos Setoriais

    Art. 19.  Os acordos setoriais são atos de natureza contratual, firmados entre o Poder Público e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, visando a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

    GAB: D


ID
4010233
Banca
FEPESE
Órgão
ABEPRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística reversa é uma parte da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem. Ao longo dos anos foi ganhando uma conotação atrelada à questão ambiental.

Analise as afirmativas abaixo com relação ao conceito de logística reversa:

  1. 1. São exemplos de avanços em legislações de diversos países, com relação à logística reversa: ISO 9001, RoHS – Restrictions for Hazardous Substances e WEEE – Waste from Electrical and Electronic Equipment.

  2. 2. Há duas categorias de canais de distribuição reversos: i) os canais de distribuição reversos de pós-consumo e ii) os canais de distribuição reversos de pós-venda.

  3. 3. Os canais reversos de pós-consumo são constituídos pelas diferentes formas e possibilidades de retorno de uma parcela de produtos, com pouco ou nenhum uso, motivados por problemas relacionados à qualidade em geral ou processos comerciais entre empresas, retornando o ciclo de negócios de alguma maneira.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 3. Os canais reversos de pós-venda são constituídos pelas diferentes formas e possibilidades de retorno de uma parcela de produtos, com pouco ou nenhum uso, motivados por problemas relacionados à qualidade em geral ou processos comerciais entre empresas, retornando o ciclo de negócios de alguma maneira.

    Leite (2003) separa os canais de distribuição reversos em dois:

    canais reversos de pós-consumo

    canais de distribuição reversos é o de pós-venda.

     

    Canais reversos de pós-consumo.

     Os produtos têm vida útil variável, mas, após um tempo de utilização, perdem suas características básicas de funcionamento e têm de ser descartados.

    Canais de distribuição reversos é o de pós-venda.

     

    Nesse caso, incluímos o retorno de embalagens e a devolução de produtos ao varejista ou ao fabricante.


ID
5362594
Banca
FEPESE
Órgão
ABEPRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação ao conceito de logística reversa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5525557
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as atividades primárias da logística.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Atividades primárias da logística:

    • Transporte
    • Manutenção de estoques
    • Processamento de pedidos

    Atividades de apoio da logística:

    • Armazenagem
    • Manuseio de materiais
    • Embalagem
    • Programação de produtos
    • Obtenção/suprimento
  • T.P.M

    Transporte

    Processamento de Pedidos

    Manutenção de Estoque,


ID
5525560
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Ao avaliar as vantagens e desvantagens dos modos de transporte, pode-se dizer que o modo rodoviário apresenta, em relação ao modo ferroviário,

Alternativas

ID
5525572
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a opção que indica um objetivo básico da aplicação do MRP nos processos produtivos de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    MRP (Manufacturing Resource Planning / Planejamento dos Recursos de Produção)


ID
5525581
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um dos objetivos da otimização de estoques é reduzir ao máximo a quantidade de itens a serem armazenados. Esse procedimento contribui para a redução dos custos dos itens listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.  

Alternativas

ID
5525620
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação ao manuseio e condicionamento dos produtos, assinale a opção que mostra os dois tipos de situações em que as mercadorias não são embaladas.  

Alternativas

ID
5543140
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação à distribuição de certo produto, cujo preço não varia com o tamanho do lote, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O tamanho do lote econômico é diretamente proporcional ao custo de manutenção do produto em estoque.
( ) O tamanho do lote econômico é inversamente proporcional ao custo de preparação do pedido.
( ) O tamanho do lote econômico é diretamente proporcional à demanda pelo produto.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Quando a variação de uma grandeza faz com que a outra varie na mesma proporção, temos uma proporcionalidade direta. A proporcionalidade inversa é observada quando a mudança em uma grandeza produz uma alteração oposta na outra.

    Neste caso:

    Quando aumentamos o Custo de Manutenção o LEC diminui o que o torna inversamente proporcional (F)

    Quando aumentamos o Custo de Preparação o LEC aumenta o que o torna diretamente proporcional (F)

    Quando aumentamos a Demanda o LEC aumenta o que o torna diremente proporcional (V)

  • se lembrar da fórmula do LEC mata a questão:

    LEC = raíz quadrada{ ( 2*Demanda* custo de pedir) / custo de manutenção do estoque }

    Logo: O LEC é diretamente proporcional a Demanda e ao Custo de pedir, e inversamente proporcional ao custo de manutenção!


ID
5543143
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um centro de distribuição possui um estoque inicial de 50 unidades de determinado produto, e as previsões de pedidos dos clientes para as próximas 5 semanas estão informadas na tabela a seguir.

Semana                                 1       2       3       4       5
Quantidade de unidades      40     30     60     45     70

O lote deste produto tem tamanho fixo de 80 unidades e chega sempre no início de cada semana, quando solicitado.
Sabendo-se que a solicitação só ocorre quando a quantidade ainda em estoque não é suficiente para atender aos pedidos previstos para essa semana, a quantidade em estoque deste produto, imediatamente ao final da 5ª semana, será de 

Alternativas

ID
5543146
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação à gerência de materiais, a técnica, que tem como finalidade determinar a capacidade de pessoal e de equipamentos necessária para atender aos objetivos da produção, é conhecida pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Capability Resource Planning (CRP) ou Planejamento das Necessidades de Capacidade é um módulo do ERP que traz alguns benfícios, como:

    • otimizar a criação e os ajustes na programação de produção;

    • reduzir atrasos nas ordens de produção;

    • emitir alertas relativos a prazos e capacidades antes que os problemas ocorram;

    • organizar o cronograma conforme a prioridade de produção de cada item e etapa;

    • garantir maior controle geral sobre o ciclo produtivo

    Esse planejamento é muito importante porque ajuda o gestor a entender se sua fábrica tem capacidade produtiva suficiente para atender certa demanda, calculando a carga de trabalho, o roteiro e os prazos necessários em cada etapa até chegar ao resultado desejado.

    Fonte: https://www.mega.com.br/blog/o-que-e-crp-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/


ID
5543149
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A partir do estudo de um sistema de estoque, chegou-se à seguinte expressão para os custos totais mensais de transporte (CT) e custos totais de estoque (CE), em mil reais, em função do nível médio do estoque (x), medido na escala entre 0 (armazém vazio) e 1 (estoque máximo):
CT = x2 – 2,70x + 1,80
CE = x2 + 0,50x

O nível médio de estoques que leva ao menor custo total para a empresa, em % da capacidade de estoque, vale

Alternativas
Comentários
  • Custos Totais = CT + CE

    = x² - 2,7x + 1,8 + x² + 0,5x

    = 2x² - 2,2x + 1,8

    Para determinar o mínimo da função, aplica-se a derivada em x e iguala a zero:

    (Custos Totais)' = 4x - 2,2 = 0 => x = 0,55 = 55%


ID
5543155
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um determinado sistema de estoque, a capacidade de armazenagem é de 120 unidades, o tamanho médio do estoque é de 80 unidades e, a demanda média mensal, de 240 unidades.
Considerando um valor de 30 dias para a duração do mês, a cobertura do estoque e o giro mensal do estoque valem, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • Giro de Estoque = Total de Vendas / Média de Estoque

    Ge = 240/80 = 3

    Cobertura de Estoque = Estoque Atual / Média de Vendas

    Ce = 80/240 = 0,3333... meses = 10 dias

  • Giro de estoque = Consumo médio/estoque médio

    Taxa de cobertura ou cobertura = período de tempo analisado/ Giro de estoque

    Logo:

    Giro= 240/80 = 3

    Cobertura= 30 dias/3 = 10 dias.