SóProvas



Questões de Gestão da produção


ID
323863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

No que diz respeito à gestão da produção, julgue os próximos itens.

A aplicação conjunta do algoritmo IPC (incomplete pairwise comparisons) e do método ANP (analytic network process) pode melhorar consideravelmente o desempenho do MCDA (multiple criteria decision aid).

Alternativas

ID
323869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

No que diz respeito à gestão da produção, julgue os próximos itens.

O método BSC (balanced scorecard) é utilizado para aferir e dirigir todas as ações de uma empresa, independentemente da estratégia adotada na organização.

Alternativas
Comentários
  • Q.) O método BSC (balanced scorecard) é utilizado para aferir (Verificar, por comparação com um padrão) e dirigir todas as ações de uma empresa, independentemente da estratégia adotada na organização.
    R. Errada

    Pois, O BSC habilita a organizacao a focar suas equipes de executivos, unidades de negócios, RH, TI e Recursos Financeiros para a estratégia organizacional. Ela cria um contexto para que decisões relacionadas com as operaçoes cotidianas estejam alinhadas com a estratégia e visao organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe. 


    Com isso a Palavra Aferir esta dando ideia errada sobre o BSC, pois, a palavra sig. "Verificar, por comparação com um padrão" dá uma ideia de BenchMarking.
    E acredito que também esteja errada a sentença ... independentemente da estratégia adotada na organização.

    Pessoal, se alguêm tiver algo a acrescentar.

    Abraço, bons estudos.



  • O BSC habilita a organização a focar suas equipes de executivos, unidades de negócios, recursos humanos, tecnologias da informação e recursos financeiros para sua estratégia organizacional.
  • O objetivo do BSC é traduzir a missão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve como base para um sistema de mensuração e gestão estratégica. Existem 4 perspectivas com objetivos, indicadores, metas e iniciativas em cada uma, que auxiliarão no monitoramento da organização para verificar se esta está alcançando os objetivos. 
  • Independente da sua estratégica está errado também, pois o BSC é alinhado com os objetivos e estratégias das empresas, além de outros fatores.

  • Olá!

     

    Este item está completamente errado, nada se salva!! Vejamos...

    1) O método BSC (balanced scorecard) é utilizado para aferir e dirigir todas as ações de uma empresa [...] (ERRADO): "O BSC não necessariamente deve ser aplicado em toda a empresa, podendo ser aplicado em uma ou duas áreas apenas" (Paludo, Administração pública, pág. 394).

    2) [...] independentemente da estratégia adotada na organização. (ERRADO): "Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é um mecanismo para implementação da estratégia" (Paludo, Administração pública, pág. 393), portanto, inteiramente ligado/vinculado à estratégia adotada.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    Espero ter ajudado! ;)

     

    Fonte: Administração Pública de Augustinho Paludo - 7 edição.

  • ERRADO



    Como vai ser independente da estratégia se o BSC faz o alinhamento entre as operações da empresa e o seu planejamento estratégico? Impossível !

     

    " O alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas." - Lobato


ID
323872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

Com relação ao método Taguchi e ao controle estatístico de
processos, julgue os itens subsecutivos.

Em caso de pesquisa com dados paramétricos, deve-se utilizar o equivalente paramétrico do r de Pearson, ou seja, o p de Spearman.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário do comentário inutil acima, segue explicação sobre a questão:
    coef. r de pearson é utilizado para dados paramétricos;
    coef p de spearman para dados não paramétricos.


ID
323923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

Com relação à engenharia de qualidade, julgue os itens
subsequentes.

O cenário em que se inserem as empresas de classe mundial exige condições extremas de eficiência e competitividade, devendo os sistemas de gestão da qualidade, gestão de processo e gestão de custos apresentar alta integração, premissa fundamental para a segurança do processo decisório.

Alternativas

ID
323953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

Acerca do gerenciamento de projetos e da informática no controle
da qualidade, julgue os itens de 36 a 44.

Uma das mudanças mais relevantes realizadas na terceira edição do guia PMBOK foi a inserção das expressões “processos facilitadores” e “processos essenciais”, com vistas a garantir distinção de importância a todos os processos de gerenciamento de projetos nos grupos.

Alternativas
Comentários
  • Essas expressões não existem no Guia PMBOK.
  • Essa inclusao ocorreu na versão do PMBOK do ano 2000.
    Bons estudos!

ID
323959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

A respeito da economia para a engenharia, julgue os itens que se
seguem.

Por produtividade marginal do fator variável entende-se a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator variável.

Alternativas
Comentários
  • Produtividade marginal : Variação do produto dada variação de uma unidade na quantidade de fator de produção em determinado período de tempo. Representa a contribuição adicional de cada insumo.


ID
323962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

A respeito da economia para a engenharia, julgue os itens que se
seguem.

Define-se curva de possibilidade de produção como uma linha onde todos os pontos revelam as diferentes quantidades de dois produtos que podem ser combinadamente produzidos em dado período de tempo, a partir de determinada quantidade de fatores que a empresa possua.

Alternativas
Comentários
  • Certo!


                A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:
     
    1)      A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.
    2)      Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção.
    3)      O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.
     
  • GAB: C

    Se os recursos não forem perfeitamente substituíveis entre si, a CPP será côncava e os custos de oportunidade serão crescentes.

    Se os recursos forem perfeitamente substituíveis entre si, a CPP será linear (uma reta) e os custos de oportunidade serão constantes


ID
1375678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

No Brasil, os itens submetidos a avaliação de conformidade compulsória incluem

Alternativas
Comentários
  •  Certificações Compulsórias, ou seja, obrigatórias, são regulamentadas por lei ou portaria, cujo objetivo é regular a fabricação e comercialização de um produto levando em consideração questões de saúde, segurança e meio ambiente. O INMETRO é responsável por fiscalizar as empresas no cumprimento dessas leis ou portarias. Assim, a certificação compulsória é aquela em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado. Nessa situação, uma portaria do Inmetro irá definir os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzem, importam ou comercializam um determinado produto, bem como os prazos que a empresa terá para se adequar ao regulamento.

    Certificações Voluntárias são aquelas em que a empresa define se deve ou não certificar o seu produto, ou seja, elas não são obrigatórias. Ela não possui qualquer regulamentação oficial pelo Inmetro, sendo baseada em normas técnicas, nacionais ou internacionais. É uma decisão exclusiva do fabricante do produto ou do fornecedor do serviço aderir a essa certificação, o que, de um modo geral, o fazem com o objetivo de garantir a conformidade de processos, produtos e serviços e obter um diferencial qualitativo de credibilidade, agregando assim valor à sua marca.

    A Certificação do Produto, seja ela compulsória ou voluntária, indica que a empresa tem confiança em seu produto e se preocupa com a segurança do cliente.

    fonte: https://www.brics-ocp.com.br/certificacao-compulsoria-ou-voluntaria-quais-as-diferencas/


ID
3318874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

A Gestão de Qualidade pode utilizar um grupo de técnicas para analisar problemas já incorridos ou potenciais. A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as três técnicas aplicáveis à Gestão da Qualidade aos conceitos ou forma de utilização relativos a elas.

COLUNA I
1. Gráfico de Pareto
2. Diagrama de Ishikawa
3. Análise do efeito e modo de falhas (FMEA)

COLUNA II
( ) Correlação entre causas e efeito.
( ) Princípio de separação em classes: os poucos vitais e os muitos triviais.
( ) Previsão de problemas prováveis ou potenciais no estágio de pré-produção.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A sigla FMEA significa “Failure Mode and Effect Analysis”. E o que é FMEA, na tradução para o português? Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. Trata-se de uma metodologia que permite analisar possíveis falhas e o que sua ocorrência poderia causar dentro de uma indústria. Identifica, também, ações prioritárias de melhoria. Seu uso começou em operações militares já no final dos anos 40. O FMEA, desde então, servia para avaliar a confiabilidade de sistemas e as falhas em equipamentos utilizados. Da NASA à Ford, e hoje usada em diversas indústrias, o FMEA se popularizou como uma ferramenta útil para garantir segurança e eficiência em seus dois tipos possíveis: Produtos: FMEA aplicado sobre as falhas de produto, que saem do padrão e das especificações definidas em um projeto; Processos: FMEA aplicado sobre as falhas de processo, desde seu planejamento, e que geralmente são observadas após identificadas as não conformidades em produtos. (Site Ware). GABARITO D.