SóProvas



Questões de Tratamento de Esgoto (ETE)


ID
755767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo aos conceitos de lixo e resíduos sólidos.


Resíduo sólido é todo material sólido ou semissólido indesejável que necessita ser removido, em virtude de ter sido considerado inútil por quem o descartou, para qualquer recipiente destinado a esse procedimento.

Alternativas
Comentários
  • “Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.” (NBR10004:2004)


    Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos  das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.


ID
755770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo aos conceitos de lixo e resíduos sólidos.


Define-se lixo como todo o resto das atividades humanas considerado inútil, indesejável ou descartável por quem o gera e cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou nos corpos de água ou exijam, para o seu descarte, soluções técnica e economicamente inviáveis, considerando-se a melhor tecnologia disponível.

Alternativas
Comentários
  • Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

    Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.

    Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.

    Lixo Hospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, dve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.

    Lixo Agrícola: É o esterco e o fertilizante.

    Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e bacteriais.

  • Não entendi a parte: soluções técnica e economicamente inviáveis, por que do inviavel?

  • Define-se lixo como todo o resto das atividades humanas considerado inútil, indesejável ou descartável por quem o gera e cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou nos corpos de água ou exijam, para o seu descarte, soluções técnica e economicamente inviáveis, considerando-se a melhor tecnologia disponível.

    Esse "inviáveis" tá no texto mas não faz sentido!

  • Art. 3º Lei 12305

    XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em

    sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou

    semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;

  • A 12.305 não fala em "lixo", mas, sim, em "resíduos sólidos.


ID
755773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Acerca da classificação de resíduos sólidos, julgue o  item  que se segue.


Resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente, são classificados como resíduos da classe II A.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e.

    Consoante NBR 10004/2004, resíduos classe II, não perigosos. Portanto, são incapazes de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente.

  • Gabarito: ERRADO

    São classificados como classe II

  • residuos sólidos

    Resíduos classe I – Perigosos: Aqueles que apresentam periculosidade, conforme definido em 3.2 (risco à saúde pública ou risco ao meio ambiente), ou uma das características de: inflamabilidade corrosividade reatividade toxicidade patogenicidade ou constem nos anexos A ou B.

     

    Resíduos classe II A – Não inertes:  Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I – Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes. Os resíduos classe II A – Não Inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

     

    Resíduos classe II B – Inertes: Quaisquer resíduos que não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G.


ID
755800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito do aproveitamento e do destino final do lodo gerado nas estações de tratamento de esgotos (ETEs), julgue o  item  a seguir.


O tipo de condicionamento do lodo e as dosagens dependem fundamentalmente do estado em que o lodo é gerado, principalmente seu grau de mineralização, sendo que lodos pouco mineralizados são de desidratação mais fácil.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de condicionamento do lodo e as dosagens dependem fundamentalmente do estado em que o lodo é gerado, principalmente seu grau de mineralização, sendo que lodos pouco mineralizados são de desidratação mais difícil.

     

    quanto mais minerais no lodo, mais facil de desidratar. 


ID
755803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A respeito do aproveitamento e do destino final do lodo gerado nas estações de tratamento de esgotos (ETEs), julgue o  item  a seguir.


Os leitos de secagem de lodo são estruturas compostas de tijolos refratários, dispostos dois a dois, cujas juntas são preenchidas com areia grossa. Sob os tijolos, são dispostas camadas de areia grossa e britas de diversas granulometrias — mais finas nas primeiras camadas e mais grossas em direção ao fundo — e uma laje impermeável, de onde o líquido que infiltra é drenado e retorna à entrada da ETE. Nesse sistema, prevalece a ação microbiológica na retirada da água do lodo.

Alternativas
Comentários
  • A retirada da água se dá por evaporação e percolação. Confesso que o resto nao sei dizer se está correto...

  • "de tijolos refratários", também está errado. tijolo refratário é caro.


    "Os leitos de secagem de lodo são estruturas compostas de tijolos, dispostos dois a dois e com juntas preenchidas com areia grossa. Sob os tijolos, são dispostas camadas de areia grossa e britas de granulometrias crescentes em direção ao fundo, uma laje impermeável de onde o líquido que infiltra é drenado e retornado à entrada da ETE. O lodo é disposto sobre os tijolos, secando por infiltração de água no leito e por evaporação ao sol"


    https://docslide.com.br/documents/apostila-tratamento-de-esgotos.html


ID
2313733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.



O escoamento hidráulico da rede pública de esgotos é otimizado mediante o lançamento de efluentes industriais na rede.

Alternativas
Comentários
  • errada

     

    otimizar escoamento de esgoto é uma coisa muito relativa. Há um leque de possibilidade para fazer isso. A questão erra ao afirmar que lançando efluentes industriais na rede haverá otimização

     

    efluentes industriais podem possuir características diferentes da maioria do esgoto produzido. Essa maioria é de origem culinária, fecal, urinária e ensaboada. Já o esgoto industrial, pode possuir  químicos específicos como POPs - Produtos Orgânicos Pesistentes -, alta concetração de nutrientes, metais pesados, organismos patológicos específicos ou características físicas exuberantes (alta temperatura, turbidez, cor, radioatividade e etc.)

     

    sem delongar mais, lançar esgoto industrial na rede pública é mais provável que prejudique que otimize. Não por questão hidráulica mas por questões de saneamento. A respeito da hidráulica em si, ela já foi atendida no dimensionamento dos tubos


ID
2313736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Os tanques sépticos não são considerados dispositivos de tratamento e disposição de esgotos.

Alternativas
Comentários
  • Os tanques sépticos são considerados apenas uma forma de tratamento, sendo necessário uma unidade de disposição como por exemplo um sumidouro ou vala de infiltração.

  • são sim, como disse o colega Igor. Tanques sépticos são indicados para locais onde redes públicas são ausentes. Eles fazem um tratamento com 12 a 24 horas de detenção hídrica. Permitem remoção de sedimentos, e parcial remoção de matéria orgânica. Pode ser considerado um tratamento individual quase secundário 


ID
2313739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Nos esgotos, a matéria inorgânica é constituída por areia, substâncias minerais dissolvidas e fenóis.

Alternativas
Comentários
  • Os fenóis são um grupo de compostos orgânicos caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um carbono insaturado de um anel benzênico (núcleo aromático)

  • é MO - matéria Orgâniica - o ácido fúlvico, ácido húlmico e humina. Ela químicamente é constituída pelos elemenotos: "CHOPN". Carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo e nitrogênio. Obrigatoriamente haverá C e N, podendo conter, ou não, os demais

     

    areia e substância minerais são de química inorgânica. Fenóis são hidrocarbonetos (ainda que pertencentes à química orgânica, se diferem da MO pela ausência de N)


ID
3570925
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Caxias - MA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação destas substâncias em outras de forma aceitável. Assinale a alternativa abaixo que é um exemplo de um processo biológico de tratamento de esgoto: 

Alternativas

ID
3628159
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

O planejamento de um aterro sanitário é dividido em etapas. Sobre as etapas de planejamento, marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3642076
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Considere uma rede coletora de esgotos simples para um bairro de um município com os seguintes dados para final de plano (população futura):


- Área a ser esgotada: 0,4 km²
- Densidade populacional = 350 habitantes/ha
- Coeficiente de retorno = 0,8 (relação esgoto produzido por litro de água consumido) - Consumo de água per capita = 130 l/hab.dia
- Coeficiente do dia de maior consumo (K1) = 1,2
- Coeficiente da hora de maior consumo (K2) = 1,5
- Taxa linear de águas de infiltração = 0,28 l/s.ha
- Comprimento médio de extensão de rede por área esgotada = 120 m/ha 
- Não existem vazões concentradas de contribuição

A taxa de contribuição linear final (por metro de tubulação) para o dimensionamento da rede coletora, em l/s.m, é igual a:

Alternativas

ID
3652525
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

É uma estrutura de transição que recebe as contribuições dos esgotos afluentes e mantém o líquido armazenado de forma adequada para que ocorra o bombeamento. Essa é a definição do Poço:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O poço de sucção é um compartimento de dimensões limitadas, de onde parte a tubulação conduz a água (ou o esgoto) para a bomba.


ID
3673912
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

A Lei 12.305 de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre o assunto, leia as afirmações a seguir: 


I. A prevenção e a precaução são princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como o poluidor-pagador e o protetor-recebedor. 

II. O estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

III. A gestão integrada de resíduos sólidos é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

IV. A educação ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A gestão integrada dos resíduos sólidos na verdade é um objetivo, e não um princípio.


ID
3687841
Banca
AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Sobre os parâmetros de qualidade de esgotos domésticos, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. São métodos para a determinação da matéria orgânica:

    . Métodos indiretos: medição do consumo de oxigênio

    - Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)

    - Demanda Última de Oxigênio (DBOu)

    - Demanda Química de Oxigênio (DQO)

    . Métodos diretos: medição do carbono orgânico

    - Carbono Orgânico Total (COT).

    c) Errada. O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas e sua presença nos esgotos pode causar o fenômeno da eutrofização.

    e) Errada. Os indicadores de contaminação fecal mais comumente utilizados são os coliformes termotolerantes, representados pela Escherichia coli.


ID
3695089
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No que se refere às questões relacionadas ao saneamento básico, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3695197
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Em relação aos sistemas de esgotos sanitários, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) O sistema UNITÁRIO necessita de extravasores e as estações de tratamento de esgotos que recebem os esgotos coletados devem ser de maior porte, para suportarem a grande variação da carga hidráulica provocada pelas cheias.


ID
3711736
Banca
FEPESE
Órgão
CIMCatarina
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

No sistema de tratamento de esgotos, o tratamento que se destina a remover, por ação física, os sólidos grosseiros é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • NO tratamento PRELIMINAR, ou PRÉ-TRATAMENTO são utilizados, grades, peneiras ou caixas de areia.

    Objetivo: Reter os resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento e ate para facilitar o transporte do efluente


ID
5122183
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica
Assuntos

Assinale a alternativa que não se configura dentre os principais dispositivos para remoção de gorduras e sólidos flutuantes no processo de tratamento de esgotos domésticos:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Tanques Aerados por Ar Comprimido removem gordura.