SóProvas



Questões de Pré-História ou História Não-Escrita


ID
592066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

Alternativas
Comentários
  • O termo pré-histórico, ainda é vgente apesar de novas descobertas, como uma sociedade que desconhecia a inscrita.

  • A pré- historia é conhecida como a época que não havia registros escritos, pois desconheciam a escrita.

    LETRA A

  •  O termo é definido como sendo o período anterior à existência de registros escritos.

    Considerando-se que a Pré-História abrange o período da história dos seres humanos em que a escrita ainda não havia sido concebida, sendo que este fato ocorreu por volta de 4000 aC, podemos verificar que a pré-história é o maior período da história da humanidade e, que numa escala temporal, abrange cerca de 95% do tempo total do surgimento dos primeiros hominídeos que se tem conhecimento, ou seja, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás.

    Críticas ao termo Pré-História: Segundo as palavras de Lucien Febvre: “A história faz-se, sem dúvida, com documentos escritos. Quando os há. Mas pode fazer-se, deve fazer-se, sem documentos escritos, se estes não existirem”. Portanto a afirmação de muitos historiadores de que a denominação “Pré-História” é equivocada, está corretíssima, visto não existir uma anterioridade à História, mas sim ao surgimento da escrita, além de que tudo o que existe, faz e tem uma história, independente dela ser registrada ou não.

  • resposta: A sim também pois naquela época não havia escrita e sendo descoberta só na Idade antiga

  • Gabarito: A

    Pré-História ou (pré)conceito?

    "Muitos historiadores denominam o período entre o surgimento da humanidade e o da escrita de Pré-História. A origem dessa denominação está associada a uma concepção de História que surgiu no século XIX. Segundo essa concepção, só é possível recuperar o passado pela análise de documentos escritos. Assim, a história de qualquer sociedade só começaria no momento em que houvesse o domínio da escrita; todo o tempo que antecede esse período seria considerado anterior à História, ou seja, Pré-História.

    Hoje, contudo, a maioria dos estudiosos já não aceita essa concepção da História. Longe de buscar uma verdade única, muitos historiadores argumentam que só é possível estudar versões dos acontecimentos passados. Para isso, tudo o que é produzido pelo ser humano - utensílios, ferramentas, obras de arte e até mesmo as crenças de um camponês que não conheceu a escrita - vale como fonte de informação.

    Assim, o termo Pré-História deixou de ser excludente, de significar um período da sociedade sem História, para denominar um momento do passado no qual grupos humanos dominaram o fogo, inventaram a roda, criaram a pintura rupestre, a agricultura e as primeiras formas de manifestação religiosa."

    Fonte: Toda a História: história geral e do Brasil (2009. p.09) 

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    Pré-história é um termo "não aceito por muitos", pois se refere à história das pessoas antigas que não tinham o domínio da escrita.


ID
722911
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considera-se a Pré-História o período de maior duração na História. Corresponde ao surgimento do ser humano no planeta Terra e se estende até a criação da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A longa duração dessa fase fez com que se convencionasse dividi- la em períodos distintos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Sobre o Período Neolítico, é correto afirmar-se que é 

Alternativas

ID
1928479
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos. [...]

133. Se um homem for tomado como prisioneiro de guerra, e houver sustento em sua casa, mas mesmo assim sua esposa deixar a casa por outra, esta mulher deverá ser judicialmente condenada e atirada na água. [...]

135. Se um homem for feito prisioneiro de guerra e não houver quem sustente sua esposa, ela deverá ir para outra casa e criar seus filhos. Se mais tarde o marido retornar e voltar à casa, então a esposa deverá retornar ao marido, assim como as crianças devem seguir seu pai. [...]

138. Se um homem quiser se separar de sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.

(www.direitoshumanos.usp.br)

Esses quatro preceitos, selecionados do Código de Hamurabi (cerca de 1780 a.C.), indicam uma sociedade caracterizada

Alternativas
Comentários
  • Pela leitura dos preceitos, pode-se perceber os traços da sociedade patriarcal refletidos na família, onde o mundo do homem se sobrepõe às necessidades e aspirações das mulheres e crianças. Além disso, verifica-se uma grande importância dada à defesa da honra, que condiz com a expressão “olho por olho, dente por dente", derivada do Código de Hamurabi.

      Gabarito: Letra B. 

  • Os quatro preceitos referem-se a relações entre marido e esposa e indicam clara preponderância da autoridade masculina dentro da sociedade.

  • ALTERNATIVA CORRETA:pela defesa da honra e da família numa perspectiva patriarcal.

  • Código de Hamurabi 1772 a.c leis desenvolvidas por Hamurabi, um dos reis da babilônia. O código é caracterizado pela lei do talião(retaliação), onde as punições são proporcionais ao crime cometido.


ID
2063320
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No fim do paleolítico — idade da pedra lascada — há 12.000 anos, após centenas de milhares de anos de evolução biológica e cultural, as sociedades humanas haviam chegado a fabricar utensílios cada vez mais variados, aperfeiçoados e especializados, graças aos quais tinham desenvolvido modos de predação (caça, pesca, coleta) diferenciados, adaptados aos meios mais diversos. Essa especialização foi acentuada no neolítico — idade da pedra polida — e foi ao longo desse último período da Pré-história, menos de 10.000 anos depois, que várias dessas sociedades, entre as mais avançadas do momento, iniciaram a transição da predação à agricultura.”
(MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010. p.97)

Nesse contexto de transição entre o paleolítico e o neolítico ocorreu a Revolução Neolítica, considerada resultado de inovações tecnológicas que permitiram novas formas de organização das sociedades humanas.
A respeito desse assunto, leia com atenção as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas não se alteraram.
( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.
( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi aproveitado para o desenvolvimento da pecuária.
( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas.
( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Creio que seja anacrônico falar de "desmatamento" e "pecuária" referindo-se ao período Neolítico. Item 3 levou a maioria ao erro.


ID
2554354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há cerca de quatro milhões de anos, um ramo dos primatas que viviam em árvores começou a experimentar um novo meio de vida, aventurando-se em extensas pradarias, onde alguns passaram, então, a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros se avolumaram com a experiência de usar as mãos, agora livres para produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições mais hostis causadas pela mudança climática. Chimpanzés de duas patas evoluíram rapidamente em criaturas como você e eu ― primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e até a desenhar.

Christopher Lloyd. O que aconteceu na história? A história do

planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje. Rio de

Janeiro: Intrínseca, 2011, p. 81 (com adaptações).


Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • A situação dos grupos humanos foi radicalmente alterada, com o fim da ultima glaciação. As mudanças climáticas e físicas do planeta proporcionaram o surgimento de vales férteis e de imensos rios em regioões anteriormente áridas. Com isso, os homens se fixaram à terra, iniciando as primeiras práticas agriculas e a domesticação de animais.

  • As migrações começaram a ocorrer pois os grupos humanos estavam a procura de comida, melhores condições de sobrevivência (Clima mais propicio a cultivo de agricultura e animais) já que o planeta passava por um periodo de declinio da temperatura mundial.

  • Foi após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C. que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola. 

  • Gabarito: A

    O desenvolvimento da agricultura

    "Conhecido como Neolítico ou Nova Idade da Pedra, nesse período, iniciado por volta de 8000 a.C., diversos grupos humanos passaram a polir a pedra.Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada.

    Por essa época, a temperatura aumentou e o gelo recuou. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com a manipulação de certas plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.

    Pouco a pouco, as atividades foram se especializando. Grupos humanos passaram a domesticar animais. Surgiram o pastoreio e o artesanato. Formaram-se as primeiras povoações. Ao lado da agricultura e do pastoreio, a caça, a pesca e a coleta continuaram a desempenhar importante papel na vida das comunidades que surgiam.

    Para armazenar cereais, as pessoas começaram a fazer potes de barro, dando origem à cerâmica.Passaram também a fabricar os primeiros tecidos de lã e linho, em substituição às peles de animais com que antes cobriam o corpo. Mais tarde, apareceram os primeiros trabalhos feitos de metais poucos duros, como o cobre. A organização social baseava-se nos laços de sangue e nos costumes; e a economia, na exploração direta da natureza. Não havia propriedade privada: o solo pertencia a todos."

    Fonte: ARRUDA; PILETTI. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2009. p.11.

     

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    O fim da era glacial coincide, na periodização tradicional da Pré-história, com o início do Neolítico, caracterizado pela introdução de mudanças técnicas importantes, entre elas a fabricação de utensílios de pedra polida.


ID
2988082
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Visando identificar características dos povos caçadores e coletores, o professor do 6º ano propõe a sua turma uma pesquisa escolar. Os alunos deverão destacar, entre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • nomadismo e uso do fogo

  • CORRETO LETRA • D nomadismo e uso do fogo -> Povos caçadores/coletadores principais características: vivem da caça e pesca de animais, viviam da coleta de plantas, raízas, frutas,frutos do mar, a maioria desses povos são nômades.

  • GABARITO: D

    características dos povos caçadores e coletores:

    PALEOLÍTICO

    Os humanos do paleolítico garantiram sua subsistência por meio da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes. Viviam em grupos, dividiam coletivamente o espaço e as atividades, utilizando objetos feitos com pedra, madeira, osso e dentes de animais. O nomadismo é outra característica desse período. No paleolítico o homem aprendeu a controlar o fogo, que permitiu o aquecimento durante o frio, a defesa contra animais e a preparação de alimentos.


ID
3024577
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a civilização Inca, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • " Os quipos ( que em língua quíchua significam nós) consistiam em um simples e engenhoso artefato: um cordão principal ( de 30 centímetros até vários metros de comprimento) e dele pendiam muitas cordinhas coloridas com nós espaçados (quipus).As cordas eram usadas para registrar números segundo o sistema decimal e havia um número para o zero[...]"

    Fonte: DE LA VEGA,Garcilaso. comentários reales (1586).Lima:Editorial Mercurio

  • Erradas: a, c, d, (fonte: wikipedia - Império Inca) e (fonte: colégio Friburgo)

    a - Quetzalcoatl ("serpente emplumada" ou "serpente de penas quetzal") é da mitologia Maia.

    c - Montezuma II foi um tlatoani asteca. Seu governo teve início em 1502 e terminou em 1520.

    d - Darcy Ribeiro considera esse padrão de organização social, que denomina de "império teocrático do regadio", semelhante aos formados há mais ou menos dois mil anos na região Mesopotâmia ou às civilizações que se desenvolveram na Índia e China mil anos depois e às civilizações Maias e Astecas na Mesoamérica. Segundo Ribeiro, esse tipo de formação imperial caracteriza-se pela tecnologia de irrigação (regadio), desenvolvendo sistemas de engenharia hidráulica, agricultura irrigada (exceção talvez dos Maias que apenas possuíam o domínio do transporte das águas), metalurgia do cobre e bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje desconhecidos), notação numérica (quipos), escrita ideográfica (no caso dos astecas) e técnicas de comunicação. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império inca é frequentemente comparada àquela idealizada por governos socialistas.

    e - Como os Incas não possuiam escrita, cabia aos anautas (guardiões das tradições) manterem na memória lendas e fatos históricos, que passavam oralmente de uma geração a outra.

    Correta B

    Quipos - era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros memotécnicos entre os incas. Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não, e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta. Cada cordão poderia ter um ou mais nós, ou nenhum nó, ou um nó na ponta, um na base, enfim, tudo era comunicado e transportado rapidamente ao imperador Inca no centro do império.


ID
3196084
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A Letra D está incorreta, pois a variação de temperatura foi negativa, não houve aquecimento como disse a letra D.

    O paleolítico se divide em Inferior, Médio e Superior. No último, a principal mudança climática foi de resfriamento das temperaturas.

    "Paleolítico Superior

    No Paleolítico Superior os humanos passaram a habitar em cavernas, devido ao resfriamento intenso do planeta e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como consequência da quarta glaciação. Neste período desenvolveu-se o homem de , que já é o humano moderno propriamente dito. Caçava animais de grande porte (,, ) utilizando para isso armadilhas montadas no chão."

    Wikipédia, Paleolítico

  • pré-história está dividida em três grandes períodos: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, quando os povos eram nômades, viviam da caça e da coleta e dominaram o fogo; o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, quando iniciou-se a agricultura e os povos entraram em processo de sedentarização, e por fim a Idade dos Metais, marcada pelo desenvolvimento da metalurgia, das trocas comerciais e das primeiras cidades.

  • GABARITO: D

    a) Os homens deste período eram nômades, e viviam essencialmente de caça e coletas.

    b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.

    c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.

    d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.

    Este período foi o neolítico.


ID
3200716
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O ser humano enfrentou muitas dificuldades no decorrer da sua história e da pré-história e, para sobreviver, precisou criar técnicas, ferramentas, instrumentos e processos, elevando o seu domínio sobre a natureza. Na pré-história da humanidade, o domínio de técnicas de fundição do aço, do artesanato em couro e o domínio da agricultura possibilitaram o abandono imediato do uso dos instrumentos de pedra e da necessidade de praticar a caça.


II. No Paleolítico, a baixa temperatura levou os grupos de hominídeos a se abrigarem em cavernas, a construírem habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos. Nesse período, os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, obtendo, assim, diversas vantagens em relação ao seu domínio sobre a natureza.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A primeira está incorreta pois não houve o abandono imediato do polimento das pedras e principalmente da caça. A história do domínio do aço confunde-se com o domínio do ferro.

    "Produção de Ferro na Antiguidade

    Para todos nós, a ideia da metalurgia do ferro está associada à imagem das grandes usinas  modernas, nas quais o gigantismo parece ser um atributo indispensável. No entanto, o  e mesmo o  se fabricam desde remota antiguidade, devendo portanto existir, necessariamente, meios mais fáceis para sua obtenção.

    (...)

    O ferro forjado pode ser carburado. A  serve para transformar o ferro, que é macio, num  mais duro. A carburação é feita mantendo-se o ferro forjado em brasas de carvão por algum tempo. No início da , os ferreiros já tinham descoberto que o ferro repetidamente reforjado e carburado produzia um metal de melhor qualidade. A têmpera por resfriamento do aço também já era conhecida naquela época. O aço  mais antigo é uma  de aço encontrada no  e datada de ."

    wikipedia - Metalurgia

    dia 02/01/2020

  • Questão mal formulada.

    I - Domínio do aço? Deveria-se dizer do Ferro.

    II - Abrigos acima de árvores por causa das baixas temperaturas?!

  • Domínio do aço? Marquei errado por achar outra coisa. Mal formulada essa questão.

  • Letra C

    A primeira está incorreta pois não houve o abandono imediato do polimento das pedras e principalmente da caça. A história do domínio do aço confunde-se com o domínio do ferro.

    "Produção de Ferro na Antiguidade

    Para todos nós, a ideia da metalurgia do ferro está associada à imagem das grandes usinas  modernas, nas quais o gigantismo parece ser um atributo indispensável. No entanto, o  e mesmo o  se fabricam desde remota antiguidade, devendo portanto existir, necessariamente, meios mais fáceis para sua obtenção.

    (...)

    O ferro forjado pode ser carburado. A  serve para transformar o ferro, que é macio, num  mais duro. A carburação é feita mantendo-se o ferro forjado em brasas de carvão por algum tempo. No início da , os ferreiros já tinham descoberto que o ferro repetidamente reforjado e carburado produzia um metal de melhor qualidade. A têmpera por resfriamento do aço também já era conhecida naquela época. O aço  mais antigo é uma  de aço encontrada no  e datada de ."

    wikipedia - Metalurgia

    dia 02/01/2020

  • construção de moradias em cima de árvores ??

  • construções de habitações?


ID
3244138
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir da segunda metade do século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por historiadores que, em seu lugar, têm utilizado História dos povos sem escrita.

Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:

Alternativas
Comentários
  • Supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.

  • Não existir escrita não significa que também não exista história.

  • supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História., Não existir escrita não significa que também não exista história.

  • C


ID
3356293
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as seguintes assertivas a respeito da humanidade antes da escrita:

I. Ao final do período Neolítico, iniciou-se o Paleolítico, período marcado pela fabricação de instrumentos metálicos. Inicia-se nesse contexto o domínio rudimentar das técnicas de fundição.

II. O Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo uso da capacidade intelectual, houve o crescimento de grandes migrações e uma relação de afinidade com os animais e a agricultura. Alguns historiadores chegam a chamar de “revolução neolítica”.

III. O professor pesquisador brasileiro que precise realizar uma pesquisa com enfoque em objetos pré-históricos, na Inglaterra ou no Egito, terá dificuldades para encontrar, nos museus, “fósseis pré-históricos” da época, uma vez que não existe na historiografia valorização desse período histórico nesses países.

IV. O ser humano, ao se tornar nômade, vivia da caça, da pesca e da coleta, com uma organização social simples, abrigando-se nas cavernas e sobre as árvores. Essas características típicas levaram os pesquisadores a determinar esse contexto histórico como o mais rudimentar da humanidade, nomeado como período Neolítico.

Quais estão corretas?


Alternativas
Comentários
  • I. Ao final do período Neolítico, iniciou-se o Paleolítico, período marcado pela fabricação de instrumentos metálicos. Inicia-se nesse contexto o domínio rudimentar das técnicas de fundição.

    FALSO, paleolítico é a primeira fase da pré-história, e neolítica a última.

    II. O Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo uso da capacidade intelectual, houve o crescimento de grandes migrações e uma relação de afinidade com os animais e a agricultura. Alguns historiadores chegam a chamar de “revolução neolítica”.

    CERTA, no neolítico criou-se o sedentarismo e os primórdios das técnicas que usamos hoje.

    III. O professor pesquisador brasileiro que precise realizar uma pesquisa com enfoque em objetos pré-históricos, na Inglaterra ou no Egito, terá dificuldades para encontrar, nos museus, “fósseis pré-históricos” da época, uma vez que não existe na historiografia valorização desse período histórico nesses países.

    FALSO, Inglaterra conta com o Museus Britânico que tem uma ramificação de especializações sobre pré-história, assim como o Egito, que fica no continente africano.

    IV. O ser humano, ao se tornar nômade, vivia da caça, da pesca e da coleta, com uma organização social simples, abrigando-se nas cavernas e sobre as árvores. Essas características típicas levaram os pesquisadores a determinar esse contexto histórico como o mais rudimentar da humanidade, nomeado como período Neolítico.

    FALSO, esse processos ocorreram no período Paleolítico.

    Gabarito:

    A) Apenas II.


ID
3356296
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as seguintes assertivas a respeito da pré-história brasileira:

I. Existe um enorme consenso entre os cientistas e pesquisadores sobre os primeiros habitantes do Brasil: descobertas de sítios arqueológicos mostram que há presença humana no continente há mais ou menos 40 mil anos.

II. Nos atuais Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, foram encontrados os “sambaquis”, amontoado de conchas, resto de objetos usados nos preparos de alimentos. Alguns historiadores datam esse achado em períodos de 10 mil anos atrás.

III. Em São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara no estado de Mato Grosso, fica o sítio arqueológico mais conhecido do Brasil.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO 1- Na região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços negróides de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente.

    QUESTÃO 3 - Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. Entre as principais conclusões desses estudos, destaca-se a presença de comunidades coletivas que caçavam e utilizavam o fogo para protegerem-se e alimentarem-se.

  • I. Existe um enorme consenso entre os cientistas e pesquisadores sobre os primeiros habitantes do Brasil: descobertas de sítios arqueológicos mostram que há presença humana no continente há mais ou menos 40 mil anos.

    ERRADO, cientistas e pesquisadores aceitam a periodização dividida em: pleistoceno (caçadores e coletores com pelo menos 12 000 anos atrás) e holoceno, sendo que este último pode ser subdividido arcaico antigo (12 000 a 9 000 anos atrás), arcaico médio (9 000 a 4 500 anos atrás) e arcaico recente (de 4 000 anos atrás até a chegada dos europeus). 

    II. Nos atuais Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, foram encontrados os “sambaquis”, amontoado de conchas, resto de objetos usados nos preparos de alimentos. Alguns historiadores datam esse achado em períodos de 10 mil anos atrás.

    CERTO, o encontro do "sambaquis" foram datados para o período da idade paleolítica brasileira, que é normalmente situada entre 12 mil e 4-2 mil anos antes do presente, quando do surgimento e difusão da prática agricultora na região.

    III. Em São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara no estado de Mato Grosso, fica o sítio arqueológico mais conhecido do Brasil.

    ERRADO, o Parque Nacional Serra da Capivara se localiza nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato no estado do Piauí.

    Gabarito:

    Letra b) Apenas II.


ID
3356320
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o surgimento da agricultura e a relação do homem com essa atividade econômica em diferentes lugares do mundo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ERRO DA LETRA A: Dizer que surgiu EXCLUSIVAMENTE

    ERRO DA LETRA B: Ao contrário. O ESTADO surgiu depois da AGRICULTURA. O Neolítico viabilizou o surgimento das civilizações as quais, nesse período, se organizaram. O sedentarismo dos povos, que dominaram o plantio e a colheita, concentrou a população em aglomerações urbanas e essas precisaram formar um ESTADO que concentrasse o interesse coletivo.

    ERRO DA LETRA D: Na história, não existe esse linearidade dos eventos. Vários fenômenos históricos podem ter ocorridos de forma simultânea ou não. Ainda há povos primitivos na Terra. Há tribos que ainda vivem no Neolítico, por exemplo. Não é porque a Filosofia, enquanto metodologia, surgiu na Grécia que os outros povos não questionavam e não se acometiam em angústia existencial. Da mesma forma ocorre com a Agricultura. Na Mesopotâmia havia o cultivo, mas na América pré-colombiana também. A fome é comum ao ser humano e todos tinham que "dar um jeito".

    ERRO DA LETRA E : A explicação está na letra D. Os povos não ficaram esperando receber o conhecimento sobre a agricultura de outros povos. Cada civilização, seja do Oriente Médio, Ásia ou América desenvolveram-se de forma independente.

  • Dos males o menor. Mas falar em agricultura como "a prática mais antiga da humanidade" é absurdamente incoerente.

  • Fiz a prova deste concurso e entrei com recurso desta questão, onde listei uma série de práticas humanas mais antigas que a agricultura, todas referenciadas bibliograficamente, mas a banca nem se deu ao trabalho de responder o meu recurso. Simplesmente me ignorou?

  • Prática mais antiga da humanidade? Não mesmo.

  • "Graças aos europeus". Eurocentrismo puro


ID
3491815
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Originalmente, os primeiros agrupamentos humanos, que eram nômades, utilizavam a natureza como habitat e também para a extração de alimentos. Com o passar do tempo, a constituição da agricultura no período Neolítico possibilitou a instalação fixa das primeiras sociedades e, por extensão, o desenvolvimento de diferentes civilizações. Isso foi possível graças à(ao):

Alternativas
Comentários
  • EVOLUÇAO OCORRIDA NAS TECNICAS E NOS INSTRUMENTO TECNICOS QUE PERMITIRAM O CULTIVO E A ADMINISTRAÇAO DOS ELEMENTOS NATURAIS.

  • LETRA A) Descoberta da roda e, consequentemente, o êxodo da população por todo o globo terrestre.

    PODERIA TER SIDO ESSA, ENTRETANTO A RODA FOI UM INSTRUMENTO MUITO UTILIZADO PARA A AGRICULTURA E LOCOMOÇÃO EM SI.

    LETRA B) Evolução ocorrida nas técnicas e nos instrumentos técnicos, que permitiram o cultivo e a administração dos elementos naturais.

    A ALTERNATIVA B) É A QUE MAIS SE ENCAIXA COM O OBJETIVO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO, POIS COM A MELHORIA DAS FERRAMENTAS/INSTRUMENTOS O ESTILO DE VIDA SE TORNOU MELHOR, COMO TAMBEM AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS FIXAS.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B)

  • confia tu vai da Booyah


ID
3545341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2006
Disciplina
História
Assuntos

A formação das cidades é muito antiga e está plasmada por

Alternativas
Comentários
  • B

  • Letra B! As primeiras civilizações começaram a surgir aproximadamente em 4mil a.C. (Os sumérios), logo em seguida os Acadianos, Babilônios, Assírios e Caldeus. #PMAL2021 #VIBRAAAAAAA!!!!!

  • tmj PMAL

  • PMAL 2021

    PERTENCEREI

  • Analisando o erro da alternativa A:

    Sabemos da relação direta entre a expansão da agricultura e a conseguinte formação urbana. Logo, isso com certeza foi bastante debatido historiograficamente até chegar ao saber histórico que hoje possuímos.


ID
3551722
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cecília do Sul - RS
Ano
2019
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a visão do historiador Heródoto Barbeiro (2006) sobre a história da humanidade e as discussões de estudiosos europeus sobre a linha do tempo, assinale a alternativa que corresponde ao período em que a classificação histórica foi determinada com base no estágio cultural dos grupos humanos e no grau de seu conhecimento técnico. 

Alternativas

ID
3625297
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
História
Assuntos

No Ocidente tornou-se tradicional seguir a divisão da história baseada nos marcos da história europeia, que tem os seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Segundo esse critério, tido por muitos especialistas como preconceituoso, o marco inicial da história seria 

Alternativas

ID
3643774
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2017
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os primeiros agrupamentos humanos e a Revolução Neolítica é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Revolução neolítica ou Transição Demográfica Neolítica, às vezes chamada de Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.

    -Wikipédia


ID
3644266
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres –, o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam; enfim, como viam o seu mundo. O período Paleolítico é conhecido também como:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Período da pedra lascada.

  • PALEOLÍTICO: IDADE/PERÍODO DA PEDRA LASCADA

    NEOLÍTICO: IDADE DA PEDRA POLIDA

    E IDADE DOS METAIS

    RESPOSTA: ALTERNATIVA D)


ID
3710497
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a visão de Dorigo (2011), analise a seguinte afirmação: “existiria uma pré-história”, período que revela o não aperfeiçoamento da humanidade, atraso com desenvolvimento cultural. Acreditar nessa ideia Eurocêntrica contempla a noção de: 

Alternativas
Comentários
  • PROGRESSO HISTÓRICO:LETRA C


ID
3711367
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Flores da Cunha - RS
Ano
2014
Disciplina
História
Assuntos

Segundo o registro fóssil, há 1,8 milhão de anos apareceu uma espécie que pode ter sobrevivido até cerca de 500 mil anos atrás: o __________________, que construía ferramentas de pedra mais elaboradas que a do __________________ e usava _________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Homo habilis- fabricação de artefatos rudimentares.

    HOMO ERECTUS-COLUNA ERETA,CONTROLE DO FOGO,CAÇADOR HABILIDOSO.

    PMAL2021


ID
3732424
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

1. O período Pré-Histórico é tradicionalmente dividido em dois grandes períodos: o Paleolítico e o Neolítico.

2. A divisão da Pré-História leva em conta os materiais empregados na fabricação das ferramentas e utensílios.

3. O Paleolítico, ou Idade da Pedra Polida é o período inicial da aventura humana, quando o material mais comum era a pedra. Com ela faziam toscas ferramentas e armas.

4. A partir da descoberta da agricultura, com as ferramentas e utensílios cada vez mais elaborados, a humanidade experimentou um conjunto de transformações que culminaram com o surgimento das primeiras civilizações.

5. As primeiras civilizações nasceram provavelmente na África, no atual território da Etiópia. Assim se conclui por, naquele território, terem sido encontrados os esqueletos humanos mais antigos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O período pré histórico é tradicionalmente dividido entre: paleolítico, neolítico e idade dos metais.
  • SÃO CORRETAS 1,2 e 4.

    ERRO DA 3: Dizer que o PALEOLÍTICO é o período da pedra polida. O correto seria dizer que é da pedra LASCADA,

    ERRO DA 5: É verdade que os ANCESTRAIS do homem foram encontrados na ÁFRICA, mas ainda não eram homo sapiens sapiens. Lucy é uma ANCESTRAL de milhões de anos, encontrada na região da Etiópia. Contudo, no QUÊNIA encontraram um mais antigo do que ela o qual teria vivido há 6 milhões de anos. Fonte:

  • não encontrei nenhuma alternativa equivalente as respostas corretas, a alternativa de numero 1 esta equivocada

  • Alguns autores consideram a idade dos metais como parte do período Neolítico.

  • A Pré-História é subdividida em três períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, Neolítico ou Idade da Pedra polida e Idade dos Metais. Alô você !

  • A 3 está errada pois o Paleolítico significa "pedra antiga" e esse momento foi chamado de Idade da Pedra Lascada e não polida. Além do mais, o principal material não era a pedra. Isso foi mais o que se conservou. Como diz o autor do livro Sapiens (cujo nome não sei escrever e tô com preguiça de buscar no Google kk), a maior parte dos instrumentos que os homens da idade sem escrita faziam era sobretudo de madeira, mas isso não se conserva facilmente. A 5 está errada, acredito eu, pois as primeiras ""civilizações"" (esse termo é bem problemático) não surgiram na Etiópia, mas na região do Crescente Fértil, tipo Egito e Mesopotâmia, com Estados organizados, agricultura, escrita, etc. Logo, a alternativa a ser marcada é a letra B

  • acho q a cabe interpretação, pois já li que os dois grandes periodos são idade da pedra e idade dos metais.


ID
3745714
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Primeira etapa da evolução humana. Antecedendo a Idade Antiga, é marcada, no seu início, pelo surgimento dos primeiros hominídeos. Esta etapa estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por volta de 4000 a.C.


O período descrito no texto é conhecido como pré-história. Essa denominação se deve ao fato de que:

Alternativas
Comentários
  • Dividem a Pré-história e a História a partir do surgimento da escrita que possibilitou a intensificação social em todos os aspectos.

    PMAL 2021


ID
3752011
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O surgimento da agricultura mudou a forma de como a humanidade se desenvolveu e passou a estabelecer parâmetros norteadores do modo de vida da época. Sobre o surgimento da agricultura podemos AFIRMAR que:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: B

  • Gabarito: B

    Os primeiros povos migraram para a Mesopotâmia, terra entre rios, a agricultura se desenvolveu próximo aos rios Tigre e Eufrates.

  • Concordo, mas o item afirma que não está presente no texto. Considero que seja errada por isto. Se ele afirmasse que não estava presente na oração, tudo bem.


ID
3794797
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.

Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico ou idade da pedra lascada, surgimento dos ancestrais dos seres humanos. Povos nômades, não possui domínio da agricultura, atividades baseadas em coleta e caça. Comunicação feita através de pinturas rupestres à homens das cavernas.

    Neolítico ou idade da pedra polida. Aprendem desenvolver ferramentas como por exemplo: a pedra polida. Por volta de 8000a.c. Ocorre aglomerados humanos, o homem se torna sedentário, é descoberta a agricultura, tecelagem, técnica da cerâmica, domesticação de alguns animais.


ID
3796426
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1972, a equipe do arqueólogo Richard Leakey encontrou, nas imediações do Lago Turkana, o crânio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhões de anos. Esta espécie teria coabitado o território africano ao mesmo tempo em que três outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etiópia, um fóssil de 3,2 milhões de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fósseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos.

Disponível em www.bbc.com, acessado em 15 de março de 2018.


Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evolução de espécies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espécie humana. A este respeito, é correto afirmar

Alternativas

ID
3798961
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aproximadamente 12 mil anos atrás, a última era glacial chegava ao fim. Nesse período, os grupos humanos da região do chamado “Crescente Fértil” já haviam aperfeiçoado o uso de ossos, madeira e marfim para fabricar agulhas com furos, arpões, lanças, pontas e garfos e, usando pedras polidas, começaram a fabricar enxadas, foices, pilões e machados, inaugurando um período que chamamos de Neolítico.
Esse período é caracterizado principalmente pela

Alternativas
Comentários
  • Neolítico ou idade da pedra polida. Aprendem desenvolver ferramentas como por exemplo: a pedra polida. Por volta de 8000a.c. Ocorre aglomerados humanos, o homem se torna sedentário, é descoberta a agricultura, tecelagem, técnica da cerâmica, domesticação de alguns animais.

  • neolítico =É o período em que os seres humanos passam a se sedentarizar com a descoberta da agricultura e a criação de aglomerados urbanos .

ID
3800644
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde às características do homem no Paleolítico:

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico ou idade da pedra lascada, surgimento dos ancestrais dos seres humanos. Povos nômades, não possui domínio da agricultura, atividades baseadas em coleta e caça. Comunicação feita através de pinturas rupestres à homens das cavernas.


ID
3805186
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com a concepção tradicional, todo grupo humano que não desenvolveu a escrita vive na Pré‑História.

Alternativas
Comentários
  • surgiu no periodo mesopotamico


ID
3805189
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As imagens de figuras femininas pré-históricas são símbolos religiosos e não se relacionam, no período, com outros aspectos da vida humana.

Alternativas
Comentários
  • Relacionam-se com o aspecto humano de fertilidade.


ID
3805192
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Pré-História pode ser definida como uma história da faculdade de adaptação do homem.

Alternativas

ID
3805195
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Teoria de Darwin foi importante para que se pudesse identificar diferentes homens pré-históricos.

Alternativas

ID
3805198
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Período Neolítico, o homem era predominantemente um parasita da natureza.

Alternativas

ID
3805240
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Período Neolítico não havia, na Grécia, a presença humana.

Alternativas
Comentários
  • esse tipo de questão não cai na minha prova


ID
3843079
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as seguintes afirmações a respeito do homem de Neandertal — Homo sapiens neanderthalensis.
I. Representa uma forma humana que viveu há aproximadamente 100.000 anos e foi extinta há cerca de 35.000 anos.
II. Pertencia ao maior grupo de antropoides que, apesar de terem cérebros menos volumosos, eram caçadores e coletores.
III. Utilizava o fogo, construía cabanas e utensílios de pedra, e sabia fazer roupas a partir das peles de animais mortos.
IV. Pertencia à mesma espécie do homem de CroMagnon, e enquadrava-se perfeitamente na forma hominídea.

É correto o que se afirma apenas em

Alternativas

ID
3844867
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

Alternativas

ID
3880843
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Primeiras formas de comunicação dos nossos ancestrais, nos fornecendo através de suas gravuras nas paredes, elementos para observamos sua maneira de viver e conviver.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Dentre as opções, letra A.

    A primeira forma de comunicação era através de gritos, gestos, símbolos e sinais, devido ao fato de que os hominídeos não dominavam a fala. Devido as dificuldades para memorizar gestos, sons e outros sinais e decodifica-los, não era possível a criação de uma cultura mais complexa. Assim, eles pintavam em rochas etc.

    História Geral. A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.


ID
3882265
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo acerca das discussões e fundamentos sobre o conceito de pré-história.

( ) A historiografia tradicionalmente retratava as origens da humanidade, situando os historiadores no tempo histórico, conhecido como pré-história, conceito este que diverge das convicções dos historiadores na atualidade.

( ) O conceito de pré-história teve sua configuração a partir do século XIX, na Europa, pois os estudiosos acreditavam que só era possível resgatar o passado de uma sociedade através da escrita deixada por ela.

( ) Com o avanço tecnológico, corroborado com o DNA, através da análise de objetos físicos e orais, fica evidente que a invenção da escrita é fundamental para a história. Nesse sentido, ao determinar a análise da idade de fósseis e de relatos arqueológicos, é comprovado por unanimidade pelos historiadores recentes que antes da escrita não existia história.

( ) Ao refletir sobre o assunto pré-história há uma certa reserva pelos historiadores, pois a invenção da escrita, determinada como marco da história, contradiz com o conceito de história do cotidiano e desfigura a possibilidade da valorização da micro-história.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Por que a 1º opção está errada?


ID
3899809
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a visão de Dorigo (2011) sobre os primeiros agrupamentos humanos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3899815
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca da ocupação da região que chamamos de América, considerando o pensamento do historiador Dorigo (2011).


( ) Os grupos humanos, paleolíticos, que chegaram na américa abandonaram suas regiões em função das glaciações.
( ) Existe um consenso entre os historiadores e pesquisadores sobre a data aproximada da chegada do homem na América.
( ) Sobre o caminho que percorreram os primeiros grupos humanos, há um consenso que foi pelo Estreito de Bering.
( ) A diversidade, a cultura e as características biológicas reforçam a hipótese de que houve pelo menos duas rotas percorridas pelos primeiros grupos: a do norte, pelo Estreito de Bering, e do sul, pelo oceano pacífico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3899824
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o historiador Dorigo (2011), assinale a alternativa correta referente às teorias discutidas sobre a chegada dos primeiros habitantes na América.

Alternativas

ID
3909655
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a visão de Dorigo (2011) sobre os primeiros agrupamentos humanos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3909658
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a visão de Dorigo (2011) sobre as teorias da origem da humanidade, analise as assertivas abaixo:


I. O livro “A Origem das espécies”, de Charles Darwin, causou grande abalo no mundo da pesquisa, levando pesquisadores a acreditar na teoria do criacionismo e nas explicações místicas religiosas.
II. Foi no século XIX que ocorreu o convencimento dos pesquisadores que o ser humano possui ancestrais biológicos.
III. Com a publicação do livro “A origem das espécies”, de Charles Darwin, houve um grande abalo no mundo científico, teoria essa utilizada pelo filósofo inglês Herbert Spencer para uma explicação social.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4022137
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos definir como “artefatos” os objetos que parecem manifestar um aspecto inteligível da ação do homem. Existem casos duvidosos de atribuição de origem, como nas escavações de sítios paleolíticos chineses, em que certas pedras lascadas pelo fogo parecem ter sido resultado de uma ação exclusiva da natureza.

(Henri-Irénée Marrou. De la connaissance historique, 1975. Adaptado.)

Depreende-se do texto que as condições essenciais para a pesquisa histórica são

Alternativas
Comentários
  • A palavra “história" tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor", que significa “aprendizado", “sábio". Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo. A importância da história está em sua missão de nortear o ser humano no espaço e no tempo, dando a ele a possibilidade de compreender e agir em sua realidade. 
    Entretanto, o conceito de História apresenta aspectos diferentes de acordo com diferentes historiadores. O historiador Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Outros entendem como o estudo das transformações na sociedade humana ao longo do tempo. Passado e presente. 
    E, o que fundamenta a pesquisa do historiador ? Esta é a questão proposta a partir do trecho transcrito. A resposta adequada é apresentada em uma das alternativas. 
    A) INCORRETA - A pesquisa histórica não está vinculada apenas às grandes civilizações da História. Até mesmo porque o conceito de “grande civilização" é relativo. Depende dos parâmetros de análise. 
    B) INCORRETA – nem sempre houve “sábios" para “organizar arquivos". Este é um comportamento de alguns grupos e não um hábito generalizado entre as comunidades humanas. 
    C) CORRETA-Quanto mais variadas as fontes acerca do assunto, época, personagem ou comunidade que são objetivos de pesquisa mais rica ela será. A variada produção humana expõe diversos ângulos e aspectos do objeto de estudo. 
    D) INCORRETA- Há períodos da História em que as comunidades humanas eram ágrafas (sem escrita) de qualquer espécie, não havendo, portanto, registros militares! No entanto, a não existência de registros escritos pode dificultar mas, não invalida o seu estudo. 
    E) INCORRETA- A invenção de instrumento sim, é um elemento importante para o conhecimento dos grupos humanos mais antigos mas, não necessariamente instrumentos agrícolas. O ser humano produz instrumentos desde tempos anteriores à invenção da agricultura. 
    Gabarito do professor: Letra C.

ID
4028581
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esse tipo de história pode, naturalmente, ser ligado ao que se chama de pré-história. O arqueólogo recolhe, classifica e compara as ferramentas e armas de nossos ancestrais e predecessores, examina as casas que construíram, os campos que cultivaram, o alimento que comiam (ou, antes, que jogavam fora. São estes o instrumentos e ferramentas da produção característicos dos sistemas econômicos que nenhum documento escrito descreve [...].

(CHILDE, Gordon . A Evolução Cultural do Homem)


O tipo de história a que o autor se refere no seu texto é a:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é uma piada: da produção humana e humana é a mesma coisa. Redundância!

  • Questão mal elaborada!


ID
4028584
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os primeiros agrupamentos humanos e a Revolução Neolítica é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Por 

    Mestrado em História (UDESC, 2012)

    Graduação em História (UDESC, 2009)

    ..."quando falamos do processo de saída do  para o sedentarismo a partir do domínio da  estamos falando da revolução agrícola, ainda que não de forma acelerada. A transformação da sociedade aqui foi impactante mas aconteceu de forma lenta.

    Os estudos arqueológicos apontam que as primeiras atividades agrícolas de deram há aproximadamente 10 mil anos, na região próxima ao . Em outros locais do globo o processo também ocorreu, porém em diferentes tempos: há 8 mil anos na Índia, 7 mil na China, 6.500 na , 5 mil no Continente Africano, 4.500 nas Américas. O principal produto cultivado eram os cereais, especialmente  e , além de variados tipos de  e batata. Entende-se que o domínio da agricultura se deu de forma processual e que os homens e mulheres foram aprimorando as técnicas de produção agrícola ao selecionar as melhores plantas para determinado solo, por exemplo. Essa revolução também é conhecida como Revolução Neolítica, pois marca o processo de transição da vida de caça e coleta nômade para o sedentarismo agrícola, possibilitando, inclusive, o aumento populacional em grande escala".

    https://www.infoescola.com/historia/revolucao-agricola/

    :^]


ID
4058269
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período “Neolítico ou Nova Idade da Pedra, [...] diversos grupos humanos passaram a polir a pedra. [...] Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam, caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais.”


Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2007. p. 11.


O texto acima caracteriza o início do período Neolítico, no qual ocorrem importantes inovações:


I → a domesticação de animais selvagens e o surgimento do pastoreio.


II → a manipulação de plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.


III → a substituição dos instrumentos de pedra por artefatos de bronze, cobre e ferro.


IV → a diferenciação social, o surgimento das classes sociais e da propriedade privada.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I e II - Período Neolítico

    III e IV - Idade dos metais


ID
4084354
Banca
UNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em que período da pré-história o fogo foi descoberto?

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico, também conhecido como "Idade da Pedra Lascada".

    Caso eu esteja errado, me corrijam por favor. :)

  • O período correspondente seria o Paleolítico pois foi no mesmo que surgiu o fogo e o domínio dele

    RESPOSTA: ALTERNATIVA C)

  • O período Paleolítico que corresponde maior parte existente na terra, é dividido em dois períodos: I- Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior.

    Paleolítico Inferior - não dominavam o fogo.

    Paleolítico Superior, também chamado de Período Mesolítico - marcado pelo domínio do fogo e desenvolvimento da pintura rupestre.

    Portanto: alternativa C.

  • A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

    • Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
    • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

    Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.

    A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.

    Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.

    Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.

    • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

    Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva.

    Seus objetos tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se polida.

    Desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola.

    Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais.

    • Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.)

    O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.

    O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.

    A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.


ID
4096420
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Rio Pardo - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conforme KERN, sobre os povos indígenas americanos, analisar os itens abaixo:

I. A gradual ocupação do continente americano se desenvolve no final da última glaciação e durante o início do Holoceno. Esse povoamento é realizado por grupos pré-históricos dotados de uma cultura material que é o prolongamento dos padrões culturais paleolíticos.
II. As culturas materiais, produzidas pelas populações que se estabeleceram na América do Sul, se integram muito bem à pré-história do resto do planeta, migrando possivelmente ao longo das encostas dos Andes, ou através da planície amazônica então desprovida da atual vegetação florestal de grande porte.
III. A ocupação europeia deu origem, por um lado, ao genocídio de centenas de indivíduos pertencentes a estes grupos indígenas. Por outro lado, teve início uma intensa miscigenação já nos momentos iniciais da conquista. Ocorreram igualmente transformações socioculturais importantes, tais como a influência cultural mútua, as aculturações forçadas e espontâneas, bem como as intensas alterações dos costumes tradicionais das diversas comunidades indígenas.

Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
4136620
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esta revolução ocorreu há cerca de 9 mil anos, quando o homem deixou de ser nômade para ser sedentário. Nesse período, surgiu o sedentarismo humano, o qual está diretamente relacionado à formação das primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações nos séculos posteriores. Como tal revolução ocorreu é um grande mistério, entretanto, sabe-se que não se deu de maneira uniforme.


Trata-se da Revolução

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Começou com a Revolução Agrícola no período Neolítico, a pecuária sucedeu a ela.

  • Neolítico ou idade da pedra polida. Aprendem desenvolver ferramentas como por exemplo: a pedra polida. Por volta de 8000a.c. Ocorre aglomerados humanos, o homem se torna sedentário, é descoberta a agricultura, tecelagem, técnica da cerâmica, domesticação de alguns animais.


ID
4152100
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para Dorigo e Vicentino (2010), a ideia de que existe uma pré-história, ou seja, que a história se configura somente após a escrita, que não existe sem documentos escritos, significa uma visão de que:

Alternativas

ID
4208317
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São fatores que contribuíram para o surgimento das primeiras cidades

Alternativas

ID
4217827
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange aos primeiros ancestrais dos seres humanos, os hominídeos, considere as seguintes afirmações:

I. O Homo erectus utilizou instrumentos de pedra e o fogo.
II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno.
III. O Homo habilis viveu no princípio do Pleistoceno inferior.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • é de lascar uma questão dessa

  • C

    II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno.

    Errado pois, o Homo neanderthalensis 'conviveu' com o Homo sapiens e foi extinto inexplicavelmente.


ID
4220566
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Paleolítico, a baixa temperatura levou os grupos de hominídeos a se abrigarem em cavernas, a construírem habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos. Nesse período, os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, obtendo, assim, diversas vantagens em relação ao seu domínio sobre a natureza.

II. O Paleolítico refere-se ao período da pré-história no qual os primeiros seres humanos iniciaram a constituição de grandes cidades antigas (Roma, Esparta e França). Esse período também é marcado pelo domínio de técnicas agrícolas mais avançadas, como a monocultura e a rotação de culturas, além de importantes avanços no artesanato com metais preciosos e a domesticação do cavalo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico - PEDRA LASCADA

    Neolítico - PEDRA POLIDA

  • O início da AGRICULTURA gera o FIM DO PERÍODO PALEOLÍTICO


ID
4823056
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder na antiga Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares – os burgueses – que se dedicavam única e exclusivamente às artes e ao comércio.
II. O Paleolítico refere-se ao período da pré-história no qual os primeiros seres humanos iniciaram a constituição de grandes cidades antigas (Roma, Esparta e França).

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "burgueses".

  • que questão mais aleatória


ID
4823059
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Durante a fase do Terror (1592), os radicais jacobinos, liderados por Robespierre, devolveram o poder à igreja e aboliram a pena de morte na França.
II. Os seres humanos do Paleolítico eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Durante a fase do Terror (1592), os radicais jacobinos, liderados por Robespierre, devolveram o poder à igreja e aboliram a pena de morte na França. (FALSO!)

    Os jacobinos passaram a guilhotina até no rei da França!

    O período de domínio dos Jacobinos se inicia em 1792, não 1592

    II. Os seres humanos do Paleolítico eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. (Certo!)

    GABARITO: LETRA C

  • Essa data ai tá só ''um pouco'' errada


ID
4823071
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Revolução Francesa representou um marco no fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza na França. Naquele país, o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.
II. No período Paleolítico, os serem humanos viviam da coleta de frutos e raízes, do artesanato e do comércio de ferramentas de bronze e aço.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada

  • No período Paleolítico, compreendido como o primeiro e também conhecido como Idade da Pedra Lascada, os grupos eram nômades, viviam em pequenos grupos e usavam ferramentas feitas de ossos, pedras e madeiras. Eram coletores e tinham uma vida comunitária.

  • Direitos Civis ou Sociais foram respeitados com a Revolução Francesa? Questão possível de anulação.


ID
4861306
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a divisão que se faz entre História e Pré-História, é correto afirmar que essa divisão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    A) As sociedades sem escrita são entendidas através do modo de vida que levavam, como por exemplo, os instrumentos que utilizavam. E essa tarefa fica para os arqueólogos e historiadores.

    B) As sociedades sem escrita não estão fora da história, pois há uma breve menção sobre a evolução humana até o home sapiens sapiens. Ademais, o próprio termo "Pré-História" é criticado, pois o ser humano, desde o seu surgimento, é um ser histórico. Outra alternativa para essa periodização seria povo pré-letrado.

    C) É uma distinção histórica, não estática e mutáveis.

    D) Correta.


ID
4945030
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na história da civilização hebraica, a fase de disputa pela região da Palestina é denominada Fase dos Juízes.
II. Deve o servidor público municipal abster-se dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, pois o seu objetivo é trabalhar pelo bem comum, não em benefício próprio.
III. No período Neolítico, novas modificações climáticas alteraram a vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e os homens se instalaram nos topos das montanhas, o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de árvores frutíferas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não sei a justificação da Segunda, mas na terceira as mudanças clímaticas foram no periodo Mesolitico com o fim da glaciação. no périodo Neolitico, já fora marcado pelo sedentarismo, plantações e pastoril.

  • O item II é errado por afirmar que um servidor público não pode estudar.


ID
4945042
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No período Neolítico, surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade exclusivamente comercial.
II. O primeiro rei dos hebreus foi Saul, que acabou cometendo um suicídio. Seu sucessor, Davi, era um líder carismático que promoveu uma intensa campanha militar para conquistar o Egito.
III. A República Oligárquica é um período da história do Brasil que foi marcado pelo domínio das elites urbanas do Pará e Mato Grosso, pela política café-com-leite, pelo coronelismo, em meio a inúmeras revoltas de cunho econômico.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • República Oligárquica foi o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930. Trata-se, portanto, de quase todo período da 

    Oligarquia significa “governo de poucos”. Ou seja, esse foi um período na História do Brasil em que, mesmo tecnicamente vivendo um regime democrático, o poder esteve detido na mão de poucas pessoas. e essas pessoas tomam decisões a fim de beneficiar apenas a si próprias. 

    Bons estudos


ID
4945051
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Paleolítico, a baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigarem em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.
II. A Constituição de 1891 reconheceu a divisão das províncias e o princípio da federação, ideia de que a União daria menor autonomia aos estados, podendo intervir nos mesmos a qualquer momento e por qualquer motivo.
III. No período Neolítico, os homens aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado.

Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Com a proclamação da República foi elaborada a primeira constituição do período republicano em 1891. Não dá para falar de províncias, uma vez que é uma terminologia do período imperial. Além disso, os 20 estados presentes na época não tinham uma menor autonomia.


ID
4945075
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Paleolítico, os homens viviam uma vida nômade e em bandos.
II. Com o controle do fogo, os grupos humanos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.
III. O Nilo é conhecido como berço da civilização egípcia antiga, já que a principal atividade desenvolvida era a agricultura, além de o rio dar possibilidade de navegação de barcos, devido ao seu grande porte.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB- E

    ** No Paleolítico, os homens viviam uma vida nômade e em bandos. 

    **Com o controle do fogo, os grupos humanos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.

     ** O Nilo é conhecido como berço da civilização egípcia antiga, já que a principal atividade desenvolvida era a agricultura, além de o rio dar possibilidade de navegação de barcos, devido ao seu grande porte.


ID
4945078
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

• Leia as afirmativas a seguir:

I. A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
II. No período Neolítico, os homens desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola e revendê-los com lucro nos mercados regionais das Pólis.
III. No Paleolítico, os instrumentos utilizados pelos homens eram de bronze ou ferro.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

  • Que questão estranha, mistura legislação com ensino de história e alternativas desconexa, sem apresentara contextualização e uma lógica. Me contratem para eu elaborar umas questões com sentido.


ID
4945099
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Segunda Cruzada foi desestabilizada pelo desentendimento entre seus dois líderes: o rei Luís VII da França e o imperador Conrado II, do Sacro Império.
II. O Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História, compreendido entre o surgimento da humanidade, por volta de 260 mil de anos, até 50 a.C.
III. Na história da civilização romana, o período da República foi marcado pela constante disputa dos patrícios por melhores condições de vida e direitos semelhantes aos dos plebeus.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Período Paleolitio ( 4 milhões - 10 mil a.c)

    Mesólitico ( 10 mil a.c - 8 mil a.c)

    Neolitico ( 8 mil - 4 mil a.c)

  • Disposições Gerais

    Art. 5º Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência:

    I – as obrigações a título gratuito;

    II – as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.

    Art. 6º A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial implica

    I - suspensão do curso da prescrição das obrigações do devedor sujeitas ao regime desta Lei;        

    II - suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor, inclusive daquelas dos credores particulares do sócio solidário, relativas a créditos ou obrigações sujeitos à recuperação judicial ou à falência;       

    III - proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial sobre os bens do devedor, oriunda de demandas judiciais ou extrajudiciais cujos créditos ou obrigações sujeitem-se à recuperação judicial ou à falência.        

    § 1º Terá prosseguimento no juízo no qual estiver se processando a ação que demandar quantia ilíquida.

    § 2º É permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8º desta Lei, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença.

    § 3º O juiz competente para as ações referidas nos §§ 1º e 2º deste artigo poderá determinar a reserva da importância que estimar devida na recuperação judicial ou na falência, e, uma vez reconhecido líquido o direito, será o crédito incluído na classe própria.

    § 4º Na recuperação judicial, as suspensões e a proibição de que tratam os incisos I, II e III do caput deste artigo perdurarão pelo prazo de 180 dias, contado do deferimento do processamento da recuperação, prorrogável por igual período, uma única vez, em caráter excepcional, desde que o devedor não haja concorrido com a superação do lapso temporal.     

  • § 4º-A. O decurso do prazo previsto no § 4º deste artigo sem a deliberação a respeito do plano de recuperação judicial proposto pelo devedor faculta aos credores a propositura de plano alternativo, na forma dos §§ 4º, 5º, 6º e 7º do art. 56 desta Lei, observado o seguinte:    

    I - as suspensões e a proibição de que tratam os incisos I, II e III do caput deste artigo não serão aplicáveis caso os credores não apresentem plano alternativo no prazo de 30 dias, contado do final do prazo referido no § 4º deste artigo ou no § 4º do art. 56 desta Lei;      

    II - as suspensões e a proibição de que tratam os incisos I, II e III do caput deste artigo perdurarão por 180 dias contados do final do prazo referido no § 4º deste artigo, ou da realização da assembleia-geral de credores referida no § 4º do art. 56 desta Lei, caso os credores apresentem plano alternativo no prazo referido no inciso I deste parágrafo ou no prazo referido no § 4º do art. 56 desta Lei.  

    § 5º O disposto no § 2º deste artigo aplica-se à recuperação judicial durante o período de suspensão de que trata o § 4º deste artigo. 

    § 6º Independentemente da verificação periódica perante os cartórios de distribuição, as ações que venham a ser propostas contra o devedor deverão ser comunicadas ao juízo da falência ou da recuperação judicial:

    I – pelo juiz competente, quando do recebimento da petição inicial;

    II – pelo devedor, imediatamente após a citação.

    § 7º (Revogado).  

    § 7º-A. O disposto nos incisos I, II e III do caput deste artigo não se aplica aos créditos referidos nos §§ 3º e 4º do art. 49 desta Lei, admitida, todavia, a competência do juízo da recuperação judicial para determinar a suspensão dos atos de constrição que recaiam sobre bens de capital essenciais à manutenção da atividade empresarial durante o prazo de suspensão a que se refere o § 4º deste artigo, a qual será implementada mediante a cooperação jurisdicional, na forma do art. 69 da (Código de Processo Civil), observado o disposto no art. 805 do referido Código.   

    § 7º-B. O disposto nos incisos I, II e III do caput deste artigo não se aplica às execuções fiscais, admitida, todavia, a competência do juízo da recuperação judicial para determinar a substituição dos atos de constrição que recaiam sobre bens de capital essenciais à manutenção da atividade empresarial até o encerramento da recuperação judicial, a qual será implementada mediante a cooperação jurisdicional, na forma do art. 69 da (Código de Processo Civil), observado o disposto no art. 805 do referido Código.       

  • § 8º A distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial ou a homologação de recuperação extrajudicial previne a jurisdição para qualquer outro pedido de falência, de recuperação judicial ou de homologação de recuperação extrajudicial relativo ao mesmo devedor.     

    § 9º O processamento da recuperação judicial ou a decretação da falência não autoriza o administrador judicial a recusar a eficácia da convenção de arbitragem, não impedindo ou suspendendo a instauração de procedimento arbitral.       

    § 10. (VETADO).      

    § 11. O disposto no § 7º-B deste artigo aplica-se, no que couber, às execuções fiscais e às execuções de ofício que se enquadrem respectivamente nos incisos VII e VIII do caput do art. 114 da Constituição Federal, vedados a expedição de certidão de crédito e o arquivamento das execuções para efeito de habilitação na recuperação judicial ou na falência.     

    § 12. Observado o disposto no art. 300 da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), o juiz poderá antecipar total ou parcialmente os efeitos do deferimento do processamento da recuperação judicial.    

    Art. 6º-A. É vedado ao devedor, até a aprovação do plano de recuperação judicial, distribuir lucros ou dividendos a sócios e acionistas, sujeitando-se o infrator ao disposto no art. 168 desta Lei.     

    Art. 6º-C. É vedada atribuição de responsabilidade a terceiros em decorrência do mero inadimplemento de obrigações do devedor falido ou em recuperação judicial, ressalvadas as garantias reais e fidejussórias, bem como as demais hipóteses reguladas por esta Lei.      


ID
4945114
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

• Leia as afirmativas a seguir:

I. A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais, deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança.
II. A civilização romana se transformou no maior império de sua época, mantendo uma extensão territorial que contemplava desde o sudeste europeu até toda a bacia do Mediterrâneo.
III. No Paleolítico, os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da agricultura e da pecuária intensiva.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Características de sobrevivência: eram nômades, se alimentavam da coleta de frutos, estavam no processo de descobrimento do domínio de ferramentas e do fogo.

  • GAB- D


ID
4992409
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo.

O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    No período Neolítico, os homens ficaram instalados nas margens dos rios(sedentarismo), o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia, tbm aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado.

  • Neolítico> sedentarismo > 1 observar as estações > 2 começaram a passar mais tempo no mesmo lugar > 3 descoberta da agricultura.
  • PALEOÍTICO: eram nômades, já conheciam o fogo, coletavam e caçavam.

    MESOLIÍTICO: depois da era glacial, novas ferramentas, vara, arco e flecha.

    NEOLÍTICO: aparecimento da agricultura, sedentarismo, novos instrumentos e técnicas de domesticação.


ID
5009854
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veiculo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual. 

KI-ZERBO. J. A arte pré-histórica africana. In KI-ZERBO, J. (Org)
Historia geral da África, I. metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesc, 2010. 

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

Alternativas
Comentários
  • Se reparamos o texto não fala de laços familiares, expansão de propriedades, hierarquia ou algum tipo de prática exógena. Ele simplesmente fala de uma cultura de povos da pré-história que conseguiu resistir até os dias atuais: ''afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo''

    Gabarito: A) transmissão dos saberes acumulados.

  • A arte rupestre é uma das formas mais antigas de representação artística, entendida como pintura ou impressão em paredes de cavernas, paredões rochosos e blocos de argila. É bastante típica de grupos humanos ágrafos e iletrados. Ou seja, sem leitura e escrita, em todos os continentes. Não é exclusividade deste ou daquele grupo humano.
    Por conseguinte, é parte importante da pré-história de povos africanos, sendo “pré-história" um conceito cultural e não temporal. É normalmente empregado para indicar um período de história não escrita. 
    Embora o estudo de culturas africanas seja obrigatório para a Escola Básica, pouco tem sido feito em função do despreparo do corpo docente e rigidez dos conteúdos programáticos. Para estudo de África há disponível uma coleção de História da África publicada por uma agência da ONU, de download gratuito. 
    No entanto, não há necessidade de conhecimento específico da civilização citada para responder corretamente a questão. Basta ter conhecimento acerca do que se entende pro arte rupestre em geral e sobre pré-história. 
    A importância da representação artística descrita é dada em uma das alternativas. 
    A) CORRETA – A arte rupestre mostra, via de regra, o cotidiano da comunidade e é, assim, o registro de sua construção cultural.
    B) INCORRETA- A arte da pré-história não se relaciona com a questão de construção do conceito de propriedade. 
    C) INCORRETA – Disciplina hierárquica é algo que não existia em comunidades primeiras de civilizações. Por conseguinte, a ruptura desta suposta disciplina não se relaciona com a proposta da questão. 
    D) INCORRETA – O conceito de família celular é bastante posterior no processo de construção da comunidade 
    E) INCORRETA – A arte não é exclusiva mas inclusiva. Ela é um elemento de coesão da comunidade 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Letra A

    Comentário de Filosofia: a compreensão de uma cultura através de pinturas rupestres garante a transmissão do legado de povos ancestrais para a contemporaneidade.

    Comentário de Historia: em sociedades formadas por tradições orais e audiovisuais, a transmissão de conhecimento e a educação costumam ser formadas através da produção de imagens, como no caso referenciado no texto, que destaca a produção artística como forma de transmissão de conhecimentos.

  • ''afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.''. Eles usam os conhecimentos antepassados para ensinar

  • ´´um veiculo de mensagens pedagógicas e sociais´´ Matava a questão.


ID
5055829
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do período intitulado como Pré-História.

Alternativas

ID
5066851
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O surgimento de organizações sociais mais complexas, organizadas e divididas em camadas sociais distintas ocorreu no período pré-histórico conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Dentro do período neolítico existia uma hierarquização social como: guerreiros, sacerdotes, camponeses.

  • A idade dos metais pertence ao Neolítico galera, não esqueçam disso. Só que ela foi tão importante que nós acabamos confundindo como sendo fora do Neolítico.

  • A idade dos metais NÃO pertence ao Neolítico


ID
5066863
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em algumas partes do mundo, a transição entre o período Paleolítico e Neolítico foi intermediada pelo período chamado Mesolítico, sobretudo em regiões da Europa e da Ásia, entre 13 mil e 9 mil anos a.C. Este período intermediário, segundo os especialistas, abrangeu tais regiões devido:

Alternativas

ID
5066872
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as proposições a respeito da pré-história e responda a seguir:


I. O Período Paleolítico é um período em que o homem sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento, e já no fim deste período o homem passou a ter suas primeiras experiências religiosas e rituais funerários;

II. Mesolítico é uma fase intermediária entre o Paleolítico e o Neolítico que aconteceu em determinadas partes do mundo, como na Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, aproximadamente, entre 13.000 a.C. e 9.000 a.C;

III. O fóssil humano mais antigo da América do Sul, o de Luzia, foi encontrado na Argentina, especificamente na Região dos Apalaches, e auxiliou no desenvolvimento da teoria de grandes migrações no período glacial.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • O fóssil humano mais antigo da América do Sul, o de Luzia, CORRETO.

    foi encontrado na ArgentinaERRADO. "foi encontrado em Minas Gerais. (BH)


ID
5074012
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à Pré-história, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – No período Paleolítico, as sociedades eram baseadas nas ações de coletores e caçadores.

II – O período Paleolítico corresponde a maior parte do tempo em que as sociedades humanas existem.

III – No período Paleolítico não havia a ocorrência de nomadismo. 

Alternativas

ID
5074054
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No tocante à Pré-história, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O período Neolítico antecedeu o Paleolítico.
II – No período Neolítico começou a ser desenvolvida as primeiras formas de agricultura.
III – É pacífico na literatura que o período Neolítico ocorreu em todas as partes do mundo ao mesmo tempo.

Alternativas
Comentários
  • Período Paleolítico -> neolítico -> Idade dos Metais; Revolução Agrícola = Revolução Neolítica; O correto é falar em Períodos Neolíticos, já que houve uma diferenciação nos mais diversos lugares do mundo.

  • Primeiro surgiu o período Paleolítico, em seguida o Mesolítico ou Paleolítico Superior e logo depois o Neolítico.

    > PALEOLÍTICO

    • Também conhecido como idade da pedra lascada.
    • Caças de plantas e animais
    • Marcado pelo Nomadismo : Pois não tinham lugar fixo , viviam em constantes mudanças e se alimentavam do que a natureza oferecia.

    > MESOLÍTICO

    • Marcado pelo fim do período de glaciação: Esfriamento da terra, que possibilitou a expansão humana para outros lugares.
    • Descobrimento do fogo e em seguida a sua dominação.

    > NEOLÍTICO

    • Conhecida como pedra polida
    • Primeiros indícios de comunicações
    • Revolução agrícola e surgimento das primeiras civilizações
    • Marcado pelo sedentarismo, da fase móvel para a permanente
    • E dominação da natureza

ID
5165347
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Santana do Livramento - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Pré-História, dividida em três fases, paleolítico , neolítico e mesolítico acompanha o surgimento dos primeiros hominídeos, bem como o desenvolvimento humano e sua evolução, ao longo do tempo. Sobre este período mesolítico, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Período de transição do Paleolítico para o Neolítico

    Marcado pelo aperfeiçoamento de técnicas e objetos do cotidiano

    Iniciaram produção da cerâmica e o cultivo da plantas

    Domínio do fogo


ID
5165353
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Santana do Livramento - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196058
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Idade dos Metais é a última fase da Pré-História que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C.. Recebe esse nome posto que o metal foi a matéria prima mais utilizada para produção de ferramentas e objetos. O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o:

Alternativas
Comentários
  • Um resumo para ajudar nos estudos

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/idade-dos-metais

    Idade dos Metais (3.000 a.C – 1.000 a.C) é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. 

    •     (2.5 milhões – 3.500 a.C)

       •    Idade da Pedra

         •     (2.5 milhões - 10.000 a.C.)

         •    Mesolítico (13.000 - 9.000 a.C.)

         •     (5.000 - 3.000 a.C.)

       •    Idade dos Metais

         •    Idade do Cobre (3.300 - 1.200 a.C)

         •    Idade do Bronze (3.300 - 700 a.C)

         •    Idade do Ferro (1.200 a.C. - 1.000)

    •     (4000 a.C. - 476) 

    •    Idade Média (476 – século XV)

    •    Idade Moderna (1453 – 1789)

    •    Idade Contemporânea (1789 - atual)

  • questão para não zerar a prova


ID
5221195
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Expõe-se: “[...] segundo registro fóssil, os nossos antepassados inventaram cerca de 1,5 milhão anos atrás, bem naquele ponto onde a curva do tamanho do cérebro começa a aumentar, e muito, e muito rapidamente, que é a invenção da cozinha, é mais do que simplesmente usar e dominar o fogo, é usar o fogo para transformar os alimentos que você come, para portanto pré-digerir os alimentos antes deles chegarem a sua boca. [...]” (HERCULANO-HOUZEL, 2017). Ao encontro disso, o processo de ensino pautado na abordagem interdisciplinar permite o diálogo entre variadas áreas do conhecimento, dando maior sentido aos conteúdos ensinados. Assim, ao analisar a evolução da humanidade, a partir das revoluções tecnológicas que permitiram a evolução cognitiva da nossa espécie, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5278267
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em se tratando da evolução do Ser Humano, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • -Australopithecus: 500 a 650cm3 de crânio. Eram nômades, recolectores, ou seja, andavam em bando e se alimentavam de frutos, folhas e raízes.

    -Homo Habilis: 800 a 950cm3 de crânio. Criaram as primeiras ferramentas, desenvolveram a habilidade de lapidar um pedra permitindo atividades mais rebuscadas como a caça.

    -Homo Erectus: 1.000cm3 de crânio. Os seus membros permitiam uma postura mais ereta entre os hominídeos. Aprimoraram os instrumentos e ferramentas e se tornaram hábeis caçadores.

    -Homo Sapiens Neanderthalensis: 1.500cm3 de crânio. Abrigavam-se em cavernas no frio e caçavam em bando. Desapareceram a partir da miscigenação com a espécie mais evoluída.

    -Homo Sapiens Sapiens: Capacidade de linguagem mais avançada e cérebro altamente desenvolvido em relação aos outros gêneros. Desenvolveram técnicas mais precisas para a conquista dos alimentos, organizaram uma estrutura social e desenvolveram expressões culturais mais complexas.


ID
5278270
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a origem do Homem Americano: na década de 1990, o pesquisador Walter Neves confirmou que Luzia foi a primeira habitante do continente. Esta descoberta suplantou a que até então era considerada como verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Clóvis: na cidade de Clóvis (Novo México, EUA) foi encontrando, por 2 homens, ossada humana. Feita a datação de carbono constatou que era do período paleolítico, dando a ela o titulo de ossada mais antiga das américas, porém um grupos de pesquisa achou em lagoa santa (MG) a ossada batizada de Luzia. Sendo está datada com uma idade muito superior à encontrada na cidade de Clóvis.


ID
5562877
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Ao tratar do problema da hominização na África, o procedimento do pré-historiador é bastante diferente daquele empregado pelo paleontólogo”.

SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI.
Brasília, DF: UNESCO, 2013. p.95.

A Hominização é um processo evolutivo que ocorreu a partir de um primata desconhecido e impulsionou os seres humanos à transformação física, intelectual e cultural.

Considerando os debates históricos acerca da hominização apresentados pelo autor, afirma-se que

Alternativas

ID
5562946
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir. 

"Há oito séculos, a orla marítima da região situada entre o Rio Volta e os Camarões não tinha aspectos muito diferentes do que tem hoje. A derrubada da floresta primária teve início há milhares de anos e acelerou-se com a difusão das técnicas de emprego do ferro.”

SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI.
Brasília, DF: UNESCO, 2013. Vol. I. p. 482

O fato mencionado pelo autor favoreceu a

Alternativas