SóProvas



Questões de Globalização e Marketing Internacional


ID
95881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Creio que a alternativa A está errada., pois tais fatores citados "ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico" fazem parte do Macroambiente e não do microambiente como colocado na resposta
  • Desculpe, vou discordar.
    A alternativa A está correta. Primeiro, microambiente é o contexto interno da empresa. Macroambiente é o contexto maior, fora da empresa.
    O contexto interno, micro, seria então formado pela capacidade humana, tecnológia, de infra-estrutura e logística (fisico-natural) e o ambiente legal da empresa.
    A alternativa A não citou a força humana, que é muito importante dentro do microambiente da empresa. Por isso ela está errada.
  • Pessoal,

    Para responder esta questão basta ter um conhecimento básico de economia e gestão. Os elementos citados na alternativa fazem parte do macroambiente, isto é, a empresa/organização não tem controle sobre eles ou por acaso vocês agora vão dizer que uma empresa tem capacidade de controlar o ambiente externo, sistema jurídico e tecnológico que a envolve? Todos esses fatores funcionam de forma independente e o máximo que uma organização pode fazer em relação a eles é reduzir os efeitos advindos desses sistemas.

    Por isso, o gabarito é sim a letra A.
  • Macroambiente:

     

    Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

     

    Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

     

    Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

     

    Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

     

    Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

     

    Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    Microambiente:

     

    A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

     

    Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

     

    Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

     

    Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

     

    Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

     

    Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

     

    Fonte: https://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/


ID
265321
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com a Demanda Turística Internacional, estudo da Fipe/ EMBRATUR, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a Internet como principal fonte de informação para a viagem. Além de um inovador canal no YouTube, a EMBRATUR utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade on-line, links patrocinados, relacionamento via web e ampla utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. A aposta da EMBRATUR é que, com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e o crescente interesse pelo país, as mídias digitais ocupem um papel estratégico na disseminação de informações para o turista que visitará o Brasil antes, durante e depois dos eventos esportivos.

EMBRATUR e Google lançam ferramenta inédita para promoção do turismo no Brasil através do YouTube. Internet: (com adaptações).

A respeito das redes sociais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    O Sonico é uma das mais recentes formas de comunidades virtuais dispostas na internet. O site é Argentino e foi criado em julho de 2007.

    Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos, gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do Youtube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos.
    O Sonico é uma rede social, como o Orkut, com algumas funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa. Após um rápido crescimento inicial com a adesão de milhões de usuários, sendo a maioria do Brasil, os acessos ao Sonico caíram consideravelmente.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonico_%28rede_social%29
  • O Facebook não é uma das marcas mais valiosas do mundo. No primeiro ano na Bolsa de Valores, investidores questionaram a capacidade de o Facebook gerar receita com seus usuários, principalmente entre os dispositivos móveis. Até mesmo a presença de Mark Zuckerberg no comando da empresa foi posta em dúvida.




  • Complementando as respostas acima : letra e está errada porque o Twitter tem limite de 140 caracteres .

  • hoje em dia o facebook é uma das empresas mais valiosas do mundo com mais de 1 trilhão de valor de mercado, além de agregar WhatsApp Facebook e Instagram, e cabos submarinos etc. QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
396688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.

Alternativas

ID
1689520
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketspace: 

Alternativas
Comentários
  • o link a baixo fala um pouco sobre o Marketspace: 

    http://venderonline.blogspot.com.br/2009/02/marketspace-o-que-e-isso.html

  • Gabarito ltra D

    Marketspace - comunicação baseada na troca electrônica . O mundo tem crescido em vários marketspaces específicos da indústria que são a integração dos mercados através de tecnologias de informática e telecomunicações sofisticadas.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Marketspace


ID
2199478
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Ao analisarmos criticamente, podemos perceber que a internet e o marketing digital não modificaram os princípios fundamentais do marketing. Por outro lado, pode-se perceber que o marketing digital influenciou alguns desses princípios, tais como o comportamento de compra, precificação, promoção, canais de distribuição e estratégias.

PORQUE

As organizações que desejam utilizar o marketing digital devem planejar o nível adequado de tecnologia que pretendem adotar e o conteúdo alinhado ao seu posicionamento de mercado.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A primeira asserção é verdadeira!? Sério? A internet e o marketing digital viraram o mercado de cabeça pra baixo, quebraram empresas e empregos e criaram outros. O comportamento de consumo, de compra, de pagamento, de escolhas de produtos, de entregas, de disposições desses produtos... foram modificados. Alguém teria algo a dizer?

    Obrigado desde já.

  • Marcelo Neves, pesquisei e encontrei os seguintes princípios fundamentais do marketing:

    1.Conhecer profundamente o público-alvo

    2.Definir metas e objetivos

    3.Ser inteligente e sutil

    4.Automatizar os processos

    5.Mensurar os resultados

    Observe que, apesar da internet e do marketing digital terem alterado muito a maneira como o marketing atua, eles não alteraram seus princípios mais básicos, mesmo que agora eles sejam aplicados em um novo ambiente.


ID
2837482
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design voltadas à exportação.

A definição apresentada refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • O Wi-Fi, Wireless Fidelity, é um tipo de rede local que não utiliza fios, mas sim radiofrequência como meio de transmissão.

    Resposta certa, alternativa e).

  • GABARITO:C

    Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

  • letra c

    O Design Export é um programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas a exportação.

  • De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design, o Design Export é um programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos com design diferenciado voltados à exportação. Por meio de uma metodologia simples e didática, as organizações participantes são orientadas a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novas mercadorias e embalagens, recebem apoio para identificar os escritórios de design mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) é uma iniciativa do Governo Federal que busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por instituições públicas e privadas. Apesar de incentivar a exportação, não lida com o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design em especial.

    B) Errado. Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para Pessoas Físicas e Jurídicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples. O exportador contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino e os Correios providenciam os detalhes burocráticos. Apesar de incentivar a exportação, não lida com o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design em especial.

    C) Certo. Design Export serve como uma ponte entre os empresários e os profissionais do design.

    D) Errado. Desenho de Produto tem íntima relação com o desenho industrial, atividade que determina as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente, atentando-se às características externas e às relações funcionais e estruturais destes, e conduzindo ao uso otimizado. (Bomfim, 1998). Não foram encontradas referências confiáveis sobre o termo “Desenho de Produto para o Mercado Internacional". Portanto, deduzimos que é um tipo de desenho de produto voltado para atender às necessidades e demandas de consumidores localizados fora ao País. Pela falta de informações, também concluímos que não é um programa de apoio às empresas brasileiras.

    E) Errado. Não foram encontradas referências confiáveis sobre o termo “Desenho para Internacionalizar".  Deduzimos, portanto, que são atividades ligadas ao desenho ou ao design que visam alcançar visibilidade além das fronteiras nacionais. Pela falta de informações, também concluímos que não é um programa de apoio às empresas brasileiras.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa correta é a C.
     Gabarito do professor: Alternativa C


    Bibliografia:

    - Design Export já desenvolveu 42 projetos de inovação. Disponível em https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/design-ex.... Acesso em abril de 2021.

    - Bomfim, Gustavo Amarante. Ideias e formas na história do Design: uma investigação estética. Editora universitária UFPB. 1998.

ID
2837548
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do marketing global padronizado.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação com a possibilidade de padronização de alguns elementos da estratégia de marketing surgiu no inicio da década de 60 e teve como preocupação básica a utilização da mesma propaganda em diversos países. O argumento utilizado por Elinder1, considerado autor pioneiro neste enfoque, foi a emergência de similaridade entre os consumidores europeus que permitiria a utilização de uma propaganda uniforme. De certa forma, podemos considerar que, até os anos 80, a maior parte dos estudos realizados sobre a tendência de globalização de mercados se deu no campo da propaganda.

    Apesar da publicação do artigo de Buzzèll2 a respeito da possibilidade de empresas multinacionais padronizarem seu marketing, a preocupação do autor não estava centrada somente na padronização da estratégia mercadológica, mas também na coordenação das atividades de marketing.

    Foi somente em 1983, com a publicação do artigo "A Globalização de Mercados", que Theodore Levitt3 estabeleceu as bases do que se tomaria conhecido como MarketingGlobal, ou seja, adotar uma estratégia mercadológica padronizada para todos os mercados. Neste ponto é importante fazermos a distinção entre Marketing Global, que age como se o mundo fosse um grande mercado de preferências homogêneas e Estratégia Global, que significa a centralização do planejamento e da coordenação das atividades de marketing, a fim de definir a forma de competição que as empresas irão adotar a nível global. Neste sentido, o conceito proposto por Levitt poderia ser considerado como apenas uma das possibilidades dentro de uma ampla variedade de estratégias possíveis.

    Este artigo tem como preocupação fundamental demonstrar que o conceito de Marketing Global desenvolvido por Levitt constitui mais um dos mitos de marketing e que as tentativas de vários autores para validá-lo foram de tal maneira restritivas que o transformaram em algo vago, impreciso e de utilidade limitada.

    Resposta correta Letra C

  • Antes de atuar internacionalmente, uma organização deve escolher o programa de marketing e decidir como vai lidar com as condições e exigências de cada praça. Existem basicamente dois tipos de programa de marketing global: padronizado e adaptado.

    O marketing global padronizado visa atender às demandas de maneira genérica. Kotler e Keller (2012) apresentam como vantagens: economias de escala em produção e distribuição, custos mais baixos de marketing, poder e escopo, consistência em imagem de marca, habilidade para alavancar boas ideias com rapidez e eficiência e uniformidade em práticas de marketing. Esse programa, no entanto, ignora necessidades, desejos e padrões singulares no uso dos produtos, as respostas divergentes em relação a elementos do mix de marketing, as diferenças no ambiente jurídico, entre instituições de marketing e entre os procedimentos administrativos.

    Já o marketing global adaptado defende que é essencial atender às variações nas necessidades e desejos de consumo local.  Após exame de vários elementos, como características da mercadoria, rótulo, cores, promoção de vendas, veiculação de propaganda, nome da marca, embalagem e preço, por exemplo, são feitas as devidas adequações para satisfazer cada mercado-alvo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O marketing adaptado é o programa que apresenta customização da comunicação e das práticas de marketing, não o marketing padronizado.

    B) Errado. Ignorar diferenças entre as instituições de marketing e os procedimentos administrativos são as desvantagens, e não as vantagens, do marketing global padronizado.

    C) Certo. Apresentar consistência em imagem de marca é uma vantagem do marketing global padronizado. Esse aspecto está relacionado à habilidade de uma organização em alinhar sua comunicação e suas ações a sua identidade e de construir algo sólido e reconhecido no mercado em que atua.

    D) Errado.  Não considera as diferenças em ambiente jurídico é uma desvantagem do marketing global padronizado, não uma vantagem.

    E) Errado. O marketing global padronizado ignora diferenças em respostas de consumidores a elementos do mix de marketing; isso é uma desvantagem, não uma vantagem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2945572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A conectividade é um elemento que mudou a prática das ações de marketing e as relações entre produtores, prestadores de serviços e clientes. Por meio desta, presenciamos vários avanços: diminuição da distância entre organizações e públicos, o que facilitou o processo de compra e ampliou as formas de relacionamento; redução das barreiras de entrada em setores consolidados, o que permitiu a entrada de novos players no mercado e gerou competições para a conquista de cliente; possibilidade de colaboração e co-criação entre empresas, consumidores e concorrentes, o que gerou produtos e serviços que atendem às necessidades e desejos dos clientes de modo especial.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. O boca-a-boca está intimamente relacionado à divulgação dos produtos e serviços, e não com a distribuição.

    B) ERRADO. Multiplataforma é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Esse aspecto possibilita que os serviços sejam contratados por aplicativos e sites que funcionam em diferentes sistemas operacionais (Windows, IOS e Android, por exemplo).

    C) CERTO. Empresas como Uber e Airbnb, através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês) coordenadas por serviços online, possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas.

    D) ERRADO. Ser compartilhada é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Também caracterizado como colaborativo, esse novo conceito é muito abrangente e está associado desde a compartilhamento de bens físicos (casa e carro, por exemplo) até ativos intangíveis (conhecimento e responsabilidades, por exemplo).

    E) ERRADO. Ser segmentada é uma característica do novo conceito de distribuição, visto ser voltado para um segmento de pessoas dispostas a substituir, mesmo que temporariamente, o conceito de “meu" por “nosso" e dividir os custos e benefícios de algo entre os vários usuários.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    RESPOSTA: C

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Folgueira, Ricardo Santos; Silva, Ana Lucia P.; Carvalho, Carlos Eduardo. Economia do compartilhamento e custos de transação: os casos Uber e Airbnb. Revista Pesquisa e Debate. Volume 31, n. 1 (55). 2019.

ID
3180889
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considere as assertivas a seguir acerca de informações úteis que podem ser obtidas em bases de dados sobre patentes:


I-As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia.

II-Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes.

III-Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças.

IV-Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro.

V-Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público.

VI-Informações sobre lucratividade das empresas depositantes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com um documento emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, emitido em 2013, e intitulado “Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas", é muito importante consultar bases de dados sobre patentes porque, além de indicar se uma determinada invenção é passível de ser patenteada, fornece informações úteis sobre:

    • as atividades de P&D de atuais e futuros concorrentes;

    • as tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia;

    • as tecnologias para obter licenças;

    • fornecedores, parceiros econômicos e colaboradores científicos potenciais;

    • possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro;

    • as patentes pertencentes a outras pessoas para ter a certeza de que os seus produtos não as desrespeitam (“liberdade de atuação");

    • patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público; e

    • novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias existentes.

    Segundo a explicação acima, vamos analisar as assertivas:

    I - As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia. Certo.

    II - Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes. Certo.

    III - Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças. Certo.

    IV - Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro. Certo.

    V - Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público. Certo.

    VI - Informações sobre lucratividade das empresas depositantes. Errado.

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa certa é a C (apenas 5 assertivas estão corretas).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. – Rio de Janeiro: INPI, 2013.


ID
3194569
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

Alternativas
Comentários
  • Marketing eletrônico é o conjunto de atividades online ou eletrônicas, como vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviços ao consumidor, que visam incentivar a comercialização de produtos ou serviços e satisfazer desejos, necessidades e anseios dos clientes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O processo de decisão de compras no mundo virtual segue o mesmo padrão do mundo físico: reconhecimento do problema ou dor; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra; e comportamento pós compra.

    B) Certo. O modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico. Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes. Leva-se em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    C) Errado. A interação entre consumidores de um segmento deve ser estimulada, já que boa parte dos indivíduos interessados por um assunto busca opiniões de usuários antes de concluir a transação.

    D) Errado. O modelo econômico é otimizado pela internet e pode eliminar inúmeros custos, como a presença de um vendedor físico que forneça informações sobre o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3194593
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Youtube é considerado similar à televisão, por trabalhar com vídeos, porém o seu diferencial é que os vídeos podem ser publicados também pelos consumidores. Em relação ao Youtube,

Alternativas
Comentários
  • YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, criada em 2005, que pertence ao Google. Tem como princípio norteador a crença de que todos têm o direito de apresentar suas opiniões. Seus quatro valores são: liberdade de expressão, direito à informação, direito à oportunidade e liberdade para pertencer.

    Como mídia social, o Youtube possibilita a publicação, exibição e compartilhamento de vídeos gratuitamente, sem a mediação entre a administração do site e o produtor do conteúdo, para pessoas conectadas à internet em qualquer lugar do mundo. O usuário pode interagir com o produtor demonstrando sua reação, encaminhar o vídeo para outros usuários, incorporar o material em sites ou blogs, montar listas de exibição, criar canais próprios e se inscrever em canais de terceiros.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Os mecanismos de busca podem encontram os vídeos no Youtube com base em vários aspectos: título, descrição, palavra-chave e canal são alguns deles.

    B) Errado. Ao carregar o vídeo para a plataforma, o Youtube permite que o usuário selecione, dentre alguns frames sugeridos, aquele que se tornará a imagem estática na busca.

    C) Errado. Existem basicamente dois tipos de anúncios antes dos vídeos no Youtube: os puláveis e não puláveis. A primeira opção nos permite pular o anúncio após 5 segundos de exibição. Já na segunda, o usuário precisa assistir ao anúncio para poder assistir ao vídeo desejado. Há duas situações: anúncios não puláveis padrão (que possuem 15 ou 20 segundos de duração) ou os anúncios bumpers (que têm duração de até 6 segundos).

    D) Certo. A chance de sucesso de um vídeo é igual tanto para grandes produções quanto para produções caseiras. O que determina o êxito dos produtos audiovisuais não é necessariamente a qualidade e o capital nele investido. Muitos dos vídeos que “viralizam", ou seja, que ficam famosos nas redes sociais, são resultado de gravações amadoras que, de alguma forma, impactam o público de modo especial.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Ribeiro, Ângelo Augusto. YouTube, a nova TV corporativa: o vídeo na web como estratégia de comunicação pública e empresarial / Ângelo Augusto Ribeiro. Florianópolis: Combook, 2013.

    - Formatos de publicidade no YouTube. Disponível em https://support.google.com/youtube/answer/2467968?hl=pt-BR. Acesso: Julho de 2021.

  • Gabarito: D


ID
3232675
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma grande mudança está acontecendo nas comunicações, causada pelo dinamismo e pelo surgimento de novas tecnologias. Na verdade, essa mudança vem se processando desde a década de ________, quando o marketing de nichos substituiu o marketing massificado: o mercado se segmentou cada vez mais. Os computadores e o acesso universal a eles deram à tônica do que se chamou de “A era do indivíduo”. Essas máquinas aceleraram a análise dos dados e homogeneizaram os projetos, desvalorizaram a superioridade tecnológica e revalorizaram o marketing e passaram a oferecer a todo o mundo acesso instantâneo à informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Antes de escolhermos a alternativa que completa a lacuna, vamos entender a definição de marketing massificado e marketing de nicho.

    Marketing massificado, ou de massa, é uma estratégia de marketing generalista usada para atrair novos clientes ou entrar em um novo mercado. Sua principal característica é expor a marca, o produto ou o serviço ao maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão).

    Marketing de nicho é uma vertente do marketing que busca atender às necessidades e demandas de um grupo estreitamente definido, com produtos e serviços diferenciados na oferta e no preço. Passou a ser considerada, a partir da década de 1990, mais eficiente que o trabalho indistinto para as massas pois atende melhor os melhores clientes, se torna mais relevante para os consumidores e causa mais sentido para o público-alvo.

    Segundo Dantas (2009), autor das informações do enunciado, o marketing realizado na mídia de massa foi substituído gradativamente pelo marketing de nicho com a popularização dos computadores, da internet e das novas tecnologias interativas, por meio das quais o negociante pôde conquistar vantagem competitiva sobre os vendedores e desenvolver percepções superiores do pensamento do cliente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Dantas, Edmundo Brandão. Data: 2009. Mídia eletrônica, novas mídias e sustentabilidade. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-midia-electronica-novas-midias-sustentabilidade.pdf. Acesso: Maio de 2021.

ID
3338116
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    A comunicação presente nas mídias sociais é bem diferente da comunicação praticada nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornais. Em primeiro lugar, observamos a possibilidade real de interação entre organizações e consumidores. Também notamos maior engajamento do público em ações produzidas por organizações no ambiente digital, maior alcance e penetração da mensagem, humanização da empresa e a comunicação direcionada para indivíduos específicos.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção errada:

    A) Certo. Personificar, ou humanizar, a própria marca é uma maneira de mostrar que a organização é feita por pessoas, tem valores a prezar e que tem condições de ser autêntica. A personificação também possibilita interação constante com os receptores, que podem se comunicar de modo simétrico e horizontal.

    B) Certo. O estímulo à discussão e à participação do público nas postagens, por meio de enquetes, concursos e comentários, agrega valor ao conteúdo produzido e amplia o alcance e a simpatia pela marca.

    C) Certo. Mapear e monitorar os concentradores de tráfego de conteúdo e os influenciadores digitais são ações necessárias para entender quem, de maneira significativa, contribui para exercer impacto nos usuários de determinadas redes sociais, como Youtube, Tik Tok ou LinkedIn.

    D) Errado. Compartilhar informações irrelevantes não é uma medida essencial para aprimorar a comunicação nas mídias sociais. Os usuários hoje buscam fontes que compartilham conteúdo de qualidade, relevante e atualizado. Ao publicar materiais que não interessam aos internautas, há grande probabilidade de eles deixarem de acompanhar a marca ou de tê-la como referência.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa errada é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Mariano, Ari Melo. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. Universidade de Brasília. 2013.

    - Casarotto, Camila. Marketing nas Redes Sociais: como alcançar os melhores resultados em cada rede.   Publicado em Setembro de 2020. Link: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais/. Acessado em Março de 2021.
  • O erro está em: "informações irrelevantes"

  • D

    Compartilhar informações irrelevantes, usando ferramentas que promovam o conteúdo, tornando-o acessível ao público


ID
3338128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda?
(CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)

Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A propaganda online é uma vertente da propaganda, é veiculada em ambiente virtual e está se tornando cada vez mais comum na atualidade. Consiste no uso de ferramentas digitais que inovam na maneira de apresentar produtos e serviços, e no relacionamento com consumidores.

    Por meio da propaganda online, os usuários têm acesso a muito mais informações sobre uma mercadoria; podem ser impactados a qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana (24-7), em vários dispositivos e plataformas; podem observar experiências, comentários e depoimentos de outros usuários; podem ser estimulados a interagir mais profundamente com a organização por meio dos canais de atendimento. O custo da propaganda online é consideravelmente menor (quando comparada à propaganda tradicional, em meios televisivos ou impressos, por exemplo). O alcance é proporcional ao investimento realizado e pode ser direcionado a públicos específicos. A facilidade em alterar informações e fazer promoções também são benefícios. E uma das maiores vantagens desse tipo de propaganda é a possibilidade de mensurar os resultados.

    No enunciado da questão, observamos que o foco foi a criação e manutenção de um site, que é uma vitrine virtual essencial quando falamos da propaganda online. Há, no entanto, outras ferramentas que podem, e devem ser usadas, para impactar positivamente os usuários: e-mail marketing, anúncios nas mídias sociais (blogs e redes sociais), anúncios patrocinados em motores de busca, rede de display, em plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A internet está no ar praticamente todos os dias do ano, 24 horas por dia. As oscilações decorrentes de falta de energia ou falhas técnicas (nos servidores, por exemplo) são insignificantes e não servem de empecilho para a adesão à propaganda online.

    B) Certo. Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico. Esse direcionamento de informações de acordo com interesse e público é uma vantagem da propaganda online, já que pode apresentar o produto certo, para a pessoa certa, no momento adequado da forma correta.

    C) Errado. Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, a veiculação de anúncios na propaganda online não sofre a influência dos horários e dias escolhidos. Podemos, portanto, escolher as datas e horários mais convenientes e oportunos para a campanha usando o mesmo investimento.

    D) Errado. Ao fazer propaganda online, especialmente na modalidade de anúncios patrocinados em motores de busca, há várias formas de precificação (custos). As mais comuns são CPC (custo por clique, com base na quantidade de cliques em um anúncio, para aumentar o tráfego do site), CPM (custo por mil, com base na quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, para aumentar reconhecimento da marca) e CPA (custo por aquisição, com base na quantidade de conversões efetuadas, para aumentar o retorno do investimento). Se a campanha for bem planejada e executada, para se conseguir aumentar o número de usuários impactados deve-se aumentar o valor investido.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google
  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

    Os sites por exemplo, utilizam cookies (pequenos arquivos que salvam as preferencias) para salvar preferencias e nicho de determinado cliente, e por consequência, ter uma maior capacidade de segmentação.

    Ex: Você entra no site da americanas para comprar um celular de determinada marca, com isso, o site acessado terá uma maior capacidade de segmentação, pois irá emitir anúncios de acordo com as suas pesquisas, buscando vender mais produtos relacionados ao enfoque do cliente.

  • Sim, pois ao se valer da propaganda online, a empresa pode encontrar uma nova forma de segmentar seus clientes.

    A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

  • É o conceito de cauda longa


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3350128
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I) CERTO.  O perfil do consumidor foi afetado positivamente pelo uso de estratégias e instrumentos de marketing digital. Os clientes passaram a ter mais controle na negociação: podem ter acesso a informações completas sobre o produto que pretendem adquirir (não mais dependendo exclusivamente do vendedor ou de propagandas para conhecer a mercadoria) e sobre a organização responsável pela sua produção (descartando empresas que desrespeitam o meio ambiente, que estão envolvidas em casos de corrupção ou problemas sociais). O marketing digital também contribui para que mais empresas apresentem seus produtos aos clientes, acirrando a concorrência e demandando ações de inovações constantes. O consumo sustentável, apesar de não ter sido estimulado pelo marketing digital em si, é uma característica do novo consumidor, que busca se engajar em causas sociais e ambientais.

    II) CERTO. O marketing digital afetou a forma de comercializar produtos. As organizações não estão mais limitadas a vender exclusivamente para consumidores locais; é possível realizar vendas de inúmeras mercadorias, por meio de lojas virtuais, para pessoas em todo o mundo. O atendimento ao cliente passou as ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso amplia significativamente as possibilidades de fechamentos. As estratégias promocionais também são usadas para estimular os negócios no ambiente virtual: podem ocorrer a qualquer momento, com grande potencial de visibilidade nas redes sociais, redes de pesquisa, de display e shopping; a gestão eletrônica possibilita as práticas de descontos, de cross selling (quando o cliente é incentivado a comprar coisas relacionadas ao produto adquirido) e de upselling (quando o cliente é estimulado a comprar versões melhores).

    III) CERTO. O consumidor está mais empoderado devido à participação, ao envolvimento e às conexões que possui. As organizações estão preocupadas em ter um relacionamento horizontal, inclusivo e social. Para tanto, passaram a ouvir seus clientes nas redes sociais e em centrais de atendimento com o real interesse de atendê-los eficazmente. Também estimulam o compartilhamento de informações nas mídias sociais para criar vínculos com os públicos, engajamento, e despertar o sentimento de pertencimento.

    IV) ERRADO. Os planos de marketing e as pesquisas de mercado ainda são, e devem continuar sendo usados. Ambos servem para direcionar os esforços do departamento, e da organização, em alcançar seus objetivos.

    Com base nessa explicação, concluímos que as assertivas I, II e III estão corretas (alternativa B).

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito B)

  • O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

    I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.

    II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.

    III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.


ID
3357940
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Superar as expectativas do cliente é um alvo que toda a organização busca atingir atualmente. Vamos analisar cada afirmativa para encontrarmos a questão correta.

    I. CERTO

    II. CERTO

    III. Existem quatro fatores que influenciam o comportamento dos consumidores: culturais e sociais, pessoais e psicológicos, situacionais e estímulos de marketing. Não foram estes fatores os responsáveis pelo surgimento de novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet. (Kotler e Keller)

    IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro, psicológico e energia física, que devem ser menores que os benefícios da aquisição.

    Itens I e II estão corretos. Alternativa A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. Prentice Hall. 2006.
  • .I O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

    II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.


ID
3408574
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Se, quando algo dá errado, a gestão de crises deve entrar em ação, qual medida deve ser tomada para o controle de danos na era digital?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Quando algo dá errado, ou seja, quando ocorre uma crise em uma organização, os profissionais que atuam na gestão de crises devem entrar em ação. Isso, no entanto, não pode acontecer da noite para o dia. É vital que haja um planejamento pré-crise para que os efeitos durante e posteriores à crise sejam os menos prejudiciais possíveis.

    Na fase pré-crise, é necessário criar e manter relacionamentos de confiança e transparentes com os públicos estratégicos (consumidores, fornecedores, colaboradores, governo, imprensa e comunidade), a fim de fortalecer a imagem e reputação da organização. Também é essencial realizar uma auditoria de vulnerabilidade (para identificar problemas em potencial) e desenvolver um plano de contingência para cada ponto levantado.
     

    Durante a crise, é necessário reunir profissionais capacitados em um comitê de gerenciamento de crise. Essa equipe geralmente é composta pelo presidente, diretores de diversas áreas (jurídica, financeira, administrativo, etc) e assessores de comunicação. Deve-se selecionar um ou mais dentre esses profissionais para atuar como porta-voz da organização, a fim de receber o devido treinamento e se comunicar com os públicos afetados de modo tempestivo e aberto.
     

    Após a crise, devem ser avaliadas as ações realizadas e analisar os impactos ocasionados à imagem da empresa, a fim de aprimorar os procedimentos futuros.
     

    Na era digital, a velocidade de propagação de informações, a facilidade de compartilhar opiniões pessoais sobre qualquer assunto e a exposição das empresas no ambiente virtual tornam o controle da crise algo muito mais complicado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. É preciso comunicar-se de modo assertivo com todos os públicos afetados pela crise, ou seja, deve-se fornecer a informação adequada, no momento certo, às pessoas devidas. Mesmo que isso possa afetar a imagem da organização a curto prazo, detalhes importantes não podem ser escondidos do público.  

    B) ERRADO. Em momentos de crise, é vital concentrar a transmissão de notícias em um ou poucos porta-vozes, selecionados e treinados pela organização. Isso vai contribuir para que as informações sejam confiáveis, atualizadas e estejam de acordo com o andamento do gerenciamento da crise.

    C) CERTO. Em uma situação de crise, o porta-voz deve transmitir as informações adequadas no momento certo às pessoas devidas. Para que isso ocorra, a organização precisa manter um diálogo aberto com todos os públicos envolvidos, inclusive com os clientes, a fim de esclarecer questões e sanar dúvidas sobre as atividades e decisões relacionadas à crise.

    D) ERRADO. Em momentos de crise, é necessário utilizar a verdade ao comunicar-se com os públicos envolvidos; não se deve abrir mão da franqueza, esconder pontos fracos ou omitir detalhes importantes acerca do problema, mesmo que isso impacte negativamente a imagem da organização ou reduza as vendas.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fonte de pesquisa:

    - Lucas, Luciane. Media Training. Editora Summus. 1ª. edição. 2007.
  • É preciso estar disposto a ouvir seus clientes, que lhe dirão exatamente quais informações é preciso dar ao público para liquidar uma crise.


ID
3408577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A World Wide Web é um termo em inglês que pode ser traduzido como Rede de Alcance Mundial e que é representado pelas letras www. Desde o seu surgimento, no início da década de 1990, a Web evoluiu e causou revoluções no ambiente digital, tornando-se um instrumento que proporciona a criação, edição, distribuição, compartilhamento e armazenamento de dados.

    A história da Web é dividida em três momentos: a Web 1.0, a Web 2.0 e a Web 3.0.

    A Web 1.0 é caracterizada por cinco aspectos: grande quantidade de informações disponíveis aos usuários; pouca interação entre usuários e produtores de conteúdo; existência de páginas com predominância de informações institucionais e estáticas; criação centralizada de conteúdos; surgimento de alguns serviços na rede (e-commerce).

    A Web 2.0 traz como principal atributo a cooperação e participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa é possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual.

    A Web 3.0, também conhecida com Web Semântica, possui como atributo marcante a inteligência das máquinas (machine learning), que contribui significativamente na criação, distribuição, interpretação e personalização de conteúdos, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. A segurança dos dados também é um fator importante nessa fase da Web.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Web 2.0, e não a Web 3.0, foi a que possibilitou aos usuários criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.

    B) CERTO. O conceito de Pesquisas na Web 3.0, também chamada de Web Semântica, é expandido, aproximando-se da cognição e possibilitando a interpretação do conteúdo, partindo do atual modelo de keywords (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.

    C) ERRADO. Inicia-se com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.

    D) ERRADO. É com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • Essa eu errei! Mas pra quem não é assinante é a Letra B

    • Web 3.0: Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

  • O conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.


ID
3552784
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Lupetti (2004), analise as afirmativas sobre as particularidades que envolvem o desenvolvimento do planejamento, assinalando com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) A missão deve dar a visão da empresa ao longo prazo, porém pode ser redefinida caso tenha perdido sua credibilidade ou não represente o melhor caminho para a empresa.
(   ) Quando adotamos o planejamento de marketing, com o objetivo de introduzir produtos da empresa nos países pertencentes ao bloco econômico do MERCOSUL, é comum realizarmos um planejamento específico para o departamento de produtos da empresa, porém não se deve incluir objetivos e metas para cada produto.
(   ) O planejador deve ter em mãos informações sobre os principais mercados nos quais deverá atuar em comunicação e qual a ordem de importância deles; o tamanho do mercado total, potencial e o real; share de mercado e, ainda, a evolução desse mercado e do produto.
(   ) O planejamento de comunicação, por envolver decisões mercadológicas, não necessita de mais informações além do objetivo de comunicação a ser atingido.
(   ) Posicionamento é aquilo que as pessoas retêm em sua mente, a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa. Em outras palavras, você posiciona o produto na mente do cliente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa da pra resolver só olhando as opções V ou F que mais se repetem

  • Gabarito C.

  • Posicionamento é aquilo que as pessoas retêm em sua mente, a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa. Em outras palavras, você posiciona o produto na mente do cliente.