- ID
- 802549
- Banca
- Exército
- Órgão
- EsFCEx
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
Em relação aos requisitos sanitários para emissão de GTA para animais destinados a exposições, feiras e leilões, assinale a afirmativa correta.
A conversão alimentar é um dos índices zootécnicos mais utilizados para avaliar resultados técnicos e econômicos da produção animal. Essa conversão representa a eficiência com que o animal transformou o alimento consumido em carne.
Nesse sentido, a conversão alimentar
A inflamação provocada por Corynebacteium pseudotuberculosis, nos linfonodos de ovinos e caprinos, é um exemplo de necrose
A raça de ovinos, destinada para a produção de carne, é:
Sobre a criação de ovinos, para a produção de lã, é correto afirmar que:
Beta‐agonistas são compostos sintéticos muito semelhantes, do ponto de vista farmacológico e estrutural, às catecolaminas endógenas, como a epinefrina e norepinefrina. Os beta‐agonistas se ligam a receptores do tipo ß, presentes em praticamente todas as células do corpo animal, e provocam uma resposta em nível celular que resulta em alterações fisiológicas importantes. Com relação aos beta‐agonistas, analise as afirmativas.
I. A administração de beta‐agonistas leva à hipertrofia muscular e à diminuição do conteúdo proteico, devido a mecanismos que envolvem a quebra das proteínas miofibrilares.
II. O endurecimento na carne de animais tratados por beta‐agonistas pode ser explicado pelo aumento na atividade de calpastatina.
III. As células musculares tornam‐se insensíveis aos beta‐agonistas após alguns dias de uso, de forma que a partir desse período resultará somente em prejuízo financeiro e risco de resíduos na carne.
IV. Elevam a proporção de massa muscular sem a diminuição do tecido adiposo e da espessura de gordura subcutânea, elevando, assim, a estimativa de rendimento de desossa.
Estão corretas apenas as alternativas
Sobre animais susceptíveis à Febre Aftosa, analise os itens abaixo:
I. Bovinos e bisões
II. Suínos e javalis
III. Caprinose e ovinos
IV. Antílopes e búfalos
Estão CORRETOS
A interação animal e o ambiente devem ser considerados quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva. Dessa forma, o conhecimento das variáveis climáticas, sua interação com os animais e as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas são preponderantes na adequação do sistema de produção. No Brasil, há predominância de temperaturas quentes, sendo o estresse calórico uma constante preocupação dos produtores. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias para amenizar o efeito de estresse térmico em animais.
I A sombra é essencial para reduzir perdas na produção e na eficiência reprodutiva. A sombra das árvores é mais efetiva, porque reduz a incidência de radiação solar e diminui a temperatura do ar pela convecção das folhas.
II A nebulização consiste em lançar ao ar uma névoa de água que deve se evaporar antes de atingir os animais. Assim, o ar resfriado, ao circular sobre os animais, aumenta a perda de calor por convecção.
III Os óleos e as gorduras surgiram como excelentes fontes de energia e ácidos graxos essenciais na alimentação das aves, elevando o aporte energético das rações, no sentido de melhorar a palatabilidade e de compensar a baixa ingestão de nutrientes, decorrente da queda de consumo em climas quentes.
IV Para a criação de galinhas caipiras, é indicado o plantio de árvores frutíferas, podendo as frutas serem consumidas pelas aves, o que promove o bem-estar sem interferir nas medidas de manejo sanitário da criação.
Das afirmações, estão corretas
Leia as afirmativas a seguir:
I. A raça ovina Santa Inês pode apresentar a cor do pelo preta, vermelha, branca ou chitada.
II. Maturidade sexual corresponde à idade/fase em que os animais perdem as condições de realizar a atividade reprodutiva plenamente.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre o manejo sanitário de animais de produção, julgue o item a seguir.
É obrigatória a vacinação anual de rebanhos
bovinos, caprinos, ovinos e suínos contra a
febre aftosa em todo o território nacional,
exceto nos estados considerados livres da
doença pela Organização Mundial de saúde.
Sobre o manejo sanitário de animais de produção, julgue o item a seguir.
O método FAMACHA® corresponde a
uma técnica que tem se apresentado
como uma importante ferramenta no
controle de nematoides gastrintestinais
em ovinos, porém a efetividade ocorre
apenas quando há predominância (>60%)
de Trichonstrongylus colubriformis na
população parasitária do rebanho.
Sobre a criação e manejo de animais de produção, julgue o item a seguir.
A prática de inseminação artificial em
ovelhas é muito simples de ser realizada,
especialmente porque permite o uso de
sêmen congelado, o que facilita o manejo
reprodutivo.
O controle de resíduos de mercúrio é uma prática universal em função de eles serem teratogênicos para o homem e sua maior prevalência é em:
O desmame é uma técnica de manejo com reflexos importantes sobre o processo produtivo.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na criação de caprinos e ovinos, os animais velhos devem ser descartados, principalmente as fêmeas, pois a fertilidade e as demais qualidades reprodutivas diminuem com o avançar da idade.
II. Nas fêmeas bovinas, a gestação é um período de grande suscetibilidade ao estresse oxidativo. Caracteriza-se por mudanças dinâmicas em vários sistemas do organismo, que resultam em maior consumo basal de oxigênio e em mudanças no uso do substrato energético por diferentes órgãos, incluindo a unidade feto-placentária.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A raça de ovinos Santa Inês apresenta a cor do seu pelo preta, vermelha, branca ou chitada. Em geral, é criada para a produção de carne e de peles.
II. Na criação de caprinos e ovinos, os animais com problemas nos dentes devem ser descartados, pois eles têm dificuldades para se alimentar e, por isso, podem ter o seu desenvolvimento corporal bastante comprometido.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Tanto para caprinos como para ovinos, a questão da reprodução é de grande importância. A reprodução dos animais implica em melhoria do rebanho, maior produtividade e menor ocorrência de problemas de saúde e planejamento da produção.
II. Na criação de caprinos e ovinos, os animais portadores de alterações físicas, por ocasião do nascimento (retrognatismo, prognatismo, tetas duplas, animais com um só testículo etc.), não devem ser descartados, pois nesses casos não há risco de transmissão dos mesmos defeitos às suas crias.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao adquirir um reprodutor ovino ou caprino, é recomendável não comprar animais que apresentem problemas de saúde ou algum defeito de nascença, como prognatismo (arcada dentária inferior maior que a superior) e retrognatismo (arcada inferior menor que a superior), para não transmiti-los para as crias.
II. Um dos princípios básicos da epidemiologia é o de que os agravos à saúde ocorrem por acaso em uma população, assim, pode-se afirmar que a distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem igualmente e uniformemente na população
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre a Bioclimatologia animal, assinale a alternativa correta:
A febre do leite é uma doença de bovinos, ovinos e caprinos que ocorre perto do momento do parto.
Com relação a essa doença, é correto afirmar:
As intoxicações causadas pela ingestão de diferentes plantas contendo princípios ativos diversos, geram sinais clínicos distintos, dependendo da espécie de animal que ingere determinada planta. Assim, certas plantas como as do gênero Senecio sp. e a espécie Nierembergia veitchii apresentam diferentes graus de toxicidade de acordo com a espécie de animal que as ingeriram. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Bovinos são mais sensíveis à intoxicação causada pela ingestão de Senecio spp. quando comparados com a sensibilidade dos ovinos.
( ) Bovinos são mais resistentes à intoxicação causada pela ingestão de Nieremberigia veitchii quando comparados com a sensibilidade dos ovinos.
( ) Bovinos apresentam quadro de intoxicação aguda causada pela ingestão de Senecio spp. enquanto nos ovinos o quadro clínico é de intoxicação superaguda.
( ) Nos ovinos a intoxicação superaguda causada pela ingestão de Senecio spp. ocorre quando os mesmos são criados em áreas alagadiças.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a ocorrência de listeriose em animais de produção, é correto afirmar que