SóProvas



Questões de História da Museologia


ID
392803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta area criado no Brasil e tambem o mais antigo das Américas. A ideia de um Curso de Museus remonta a criaçãoo do Museu Historico Nacional MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

    Fonte:
    http://www.unirio.br/museologia/nummus/75anos.htm
  • Segundo a pesquisa da professora Leticia julião, no texto apontamento sobre a história dos museus, escreve que o museu historico nacional contribuiu para a instalação do curso de museologia e foi criado sobre a orientação de Gustavo Barroso. 


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Criado por Dom João VI, o Museu Real deu origem ao atual Museu Nacional localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Nacional é um órgão destinado à difusão científica e cultural que atua na interface memória e produção científica. É um dos mais importantes  da América Latina, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural da América Latina.

    Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à UFRJ em 1946. Está localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.


ID
392818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado no município de Petrópolis – RJ, o Museu Imperial foi criado para a comemoração do centenário da independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943, com um significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro.

    Fonte:

    http://www.museuimperial.gov.br/

ID
392821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, criado no final do século XIX, abriga importante acervo sobre a história da região amazônica.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
    Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica.
    Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.


    Fonte: http://www.museu-goeldi.br/institucional/index.htm

ID
392884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com as recomendações da Mesa Redonda de Santiago do Chile, os museus devem servir como instrumento de conscientização da população sobre os problemas sociais, tanto os do meio rural quanto os do meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972:

    a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Declaração de Caracas, de 1992, inovou ao defender que os museus deixassem de se preocupar com a preservação dos acervos para concentrar suas atividades na elaboração de projetos pedagógicos e expositivos.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Caracas, Venezuela, 1992:

    essa declaração procurou atualizar os conceitos do documento de Santiago e estabeleceu que os museus não são apenas fontes de informação ou instrumentos a serviço da educação, mas devem se constituir em espaços e

    meios de comunicação, servindo de interação entre a sociedade e os processos e produtos culturais.

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf



ID
392896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Mesa Redonda de Santiago do Chile estabeleceu, em 1972, o conceito de Museu Integral, de acordo com o qual cada país deve ter um museu responsável pela preservação da história de seu povo.

Alternativas
Comentários
  • Museu integral = proporciona "a comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural”

    Museu integral = “novo museu”

    Museu integral = uma instituição ao serviço e inseparável da sociedade que lhe dá vida. Capaz de estimular em cada comunidade uma vontade de ação, aprofundando a consciência crítica de cada um dos seus membros. Buscando os fundamentos da ação nas condições históricas de desenvolvimento de cada comunidade. A este museu, compete igualmente uma prática direta nos processos de desenvolvimento fazendo uso da interdisciplinaridade em particular na área das ciências humana.

    Fonte: http://ensaiosmuseologicos.blogspot.com.br/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html


ID
405829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O museu, nos primórdios, era o local onde sábios e filósofos se encontravam para estudar as ciências, as letras e as artes, e era constituído de biblioteca, salão de leitura, jardim botânico, zoológico, observatório, entre outros espaços.

Alternativas
Comentários
  • A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

    Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública. 

    Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico.

    O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.

    O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).

    Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

    No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://www.museus.art.br/historia.htm


ID
405946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A preocupação dos museus, na primeira metade do século XX, era a de realizar mostras para destacar o relacionamento entre os itens ou objetos expostos. A partir da década de 50, os museus passaram a realizar mostras estéticas.

Alternativas

ID
848848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

A criação e manutenção de museus sempre foi um tema pacífico entre os diversos segmentos da sociedade, desde as primeiras discussões a esse respeito.

Alternativas

ID
848983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

As iniciativas culturais realizadas pelo Rei D. João VI ao chegar ao Brasil incluíram a criação da Casa dos Pássaros, cuja função era estimular os conhecimentos e estudos sobre a história do país.

Alternativas
Comentários

ID
848986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um movimento de renovação museológica por meio da formulação de novos princípios e práticas, o que conferiu aos museus um caráter dinâmico, tornando-os um centro de informação, lazer e educação.

Alternativas

ID
848989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

O museu moderno foi concebido a partir de uma ambição educacional, em que a formação do cidadão era construída a partir do conhecimento do passado, da sua história e da construção da nacionalidade.

Alternativas

ID
848992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

No período conhecido como a Era dos Museus, verifica-se o surgimento de vários museus etnográficos no mundo, que foram criados para privilegiar pesquisas científicas e tecnológicas ligadas às ciências naturais, com o intuito de classificar e ordenar o mundo.

Alternativas
Comentários
  • O século XIX conhece o apogeu dessas instituições, sendo freqüente designar o período compreendido entre fins do século XIX e meados da década de 1920 como a "era dos museus". Diversos museus são criados na Europa nessa época: Museu de Versailles (1833), Museu de Cluny e o Museu Saint-Germain (ambos fundados por Napoleão em 1862), o Museu de antigüidades nacionais de Berlim (1830), o Museu Gemani de Nuremberg, (1852), o Museu Nacional de Bargello, Florença, 1859, o Kunsthistoriches Museum, em Viena (1891), entre outros. O museu vienense se destaca por reunir - em um edifício em estilo renascentista, especialmemente construído para esse fim - grande parte das coleções imperiais dos Habsburgos. A marca distintiva da museologia do século XIX é a especialização dos museus e, fundamentalmente, a separação entre "beleza" e "instrução", que resulta na criação de museus que lidam com artefatos científicos - os museus de história natural - e os que lidam com objetos estéticos, os museus de arte. Nota-se também a emergência de museus de artes decorativas e aplicadas e a forte inclinação didática dessas instituições, pensadas em estreita relação com as escolas de arte. No correr do século XX, os museus conhecem novas especializações. São criados, por exemplo, museus especificamente dedicados à arte do século XIX (o Musée d'Orsay, em 1986, voltado para a arte da segunda metade do século XIX), outros dirigidos à arte moderna e à arte contemporânea (por exemplo, The Museum of Modern Art, MoMA, 1929 e o Whitney Museum of American Art, 1931, ambos em Nova York). Além disso, museus organizados em torno de um artista se sucedem: o Museu Picasso de Barcelona (1963) e o Museu Van Gogh em Amsterdã (1973), entre muitos outros. 

    Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3807

     


ID
849016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

Durante a realização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972, foi aprovada a criação de um comitê internacional — Ecomuseus/Museus Comunitários — no quadro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), como reconhecimento às novas experiências museológicas.

Alternativas
Comentários
  • Decide:

    1. Criar a Associação Latino Americana de Museologia (ALAM), aberta a todos os museus, museólogos, museógrafos, pesquisadores e educadores empregados pelos museus com os objetivos e através das seguintes maneiras:
    • Dotar a comunidade regional de melhores museus, concebidos à luz da experiência adquirida nos países latino americanos;
    • Constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos;
    • Desenvolver a cooperação entre os museus da região graças ao intercâmbio e empréstimo de coleções e ao intercâmbio de informações e de pessoal especializado;
    • Criar um organismo oficial que faça conhecer os desejos e a experiência dos museus e de seu pessoal aos membros da profissão, à comunidade a qual eles pertencem, às autoridades e a outras instituições congêneres;
    • Afiliar a Associação Latino Americana de Museologia ao Conselho Internacional de Museus, adotando uma estrutura na qual seus membros sejam ao mesmo tempo membros do ICOM;
    • Dividir, para fins operacionais, a Associação Latino Americana de Museologia em quatro seções correspondentes provisoriamente às regiões e países seguintes:
      - América Central, Panamá, México, Cuba, São Domingos, Porto Rico, Haiti e Antilhas Francesas.
      - Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.
      - Brasil.
      - Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
    Fonte: http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/mesa_chile.htm


ID
849028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

A Declaração do Rio de Janeiro, de 1958, é um dos documentos norteadores da museologia, visto que define o caráter educacional do museu e o papel das exposições como elo entre a instituição e a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Documento do Seminário Internacional de Museus Regionais da Unesco sobre a Função Educativa dos Museus, Rio de Janeiro,

    1958: esse evento destacou o caráter educacional intrínseco dos museus e o papel das exposições como vínculo entre a instituição museológica e a sociedade.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
1599439
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre a história contemporânea dos museus, o historiador francês Dominique Poulot, afirma que:


“Aliás, a identidade do próprio museu se torna indefinida quando a museografia das ciências e das artes se serve da instalação ou de outras formas de trabalho plástico, quando a singularidade do olhar ou o paradoxo da atitude se converte no critério de escolha do “conservador convidado" responsável pelo remanejamento do museu e quando o catálogo se transforma, entre tratado de filosofia e livro de artista, em obra original sem nenhum vínculo com a tradição descritiva."


                               (POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.103).


No trecho descrito acima, a que principais características dos museus na contemporaneidade se refere o autor?


Alternativas

ID
2026492
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em meados dos anos 60, profissionais ingleses começaram a abrir as portas do museu para um público que não mais participava como ‘paciente’ mas como autor mesmo de suas exposições. A experiência citada anteriormente teve início no

Alternativas

ID
2026495
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil o Museu Real ou Museu Nacional foi criado nos moldes europeus. Sendo considerado nossa primeira instituição científica, e hoje o maior museu do país. Teve por núcleo uma pequena coleção de história natural, conhecida, antes da criação do museu, como “Casa dos Pássaros”. Em relação ao Museu Nacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026498
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1872 criava-se o maior e o mais importante museu das Américas e aquele que entre todos os museus ocidentais, engloba o período mais longo da história humana, com quase cinco mil anos de nossa história representados, da pré-história do Oriente à arte Moderna. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026501
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Entende – se por patrimônio artístico nacional”, todas as obras de arte pura ou de arte aplicada, popular ou erudita, nacional ou estrangeira, pertencente aos poderes públicos e a organismos sociais e a particulares estrangeiros, residentes no Brasil. Este projeto tornou-se lei em que ano e quem foi o autor?

Alternativas

ID
2026504
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com o correr do tempo, a ideia de compilação exaustiva, quase completa sobre um tema ficou ligada à palavra “museu” dispensando mesmo as instalações físicas. Ou seja, compilações sobre diversos temas eram publicadas com o nome de “museu”. Assinale a alternativa correta em relação à origem do Museu.

Alternativas

ID
2026510
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O criador do projeto de lei destinado a salvar nosso patrimônio sugerindo a criação de uma “Inspetoria dos Monumentos Históricos dos Estados Unidos do Brasil, para o fim de conservar os imóveis públicos ou particulares, que no ponto de vista da história ou da arte revistam um interesse nacional”.

Alternativas

ID
2026513
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A arqueologia nos revela a existência de extraordinárias coleções de objetos em propriedade dos faraós e imperadores do mundo antigo. Objetos em ouro, prata, metais, formavam coleções que funcionavam como “verdadeiras reservas econômicas” para os tempos de guerra e que, na paz consistiam em marca indubitável de prestígio social. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Foram os romanos os grandes colecionadores da Antiguidade, amealhando em Roma, objetos trazidos de suas guerras no Oriente, na Britânica, no Norte da África, enfim, de todo o seu vastíssimo império.

II. Foram os egípcios os maiores colecionadores da Antiguidade, principalmente de fósseis de grandes animais, como alguns dinossauros, que eram considerados sagrados.

III. Os Incas foram os maiores colecionadores da Antiguidade, e tudo o que tinham era colocados em vários aglomerados de objetos que juntos formavam elevações, as quais são denominados sambaquis.

IV. Devido a quantidade de vestígios de todos os tipos da pré-história, encontrados nas Cordilheiras do Andes, os chilenos são considerados os maiores colecionadores da Antiguidade do mundo.

Alternativas

ID
2026516
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

No século XIX, o museu se via, diante de uma herança cristalizadora de todas as tendências e posições: templo de grandes mestres do passado, do apogeu da civilização clássica greco–romana, grandes exposições de “tudo” que a natureza e o homem criassem de importante ou exótico.

I. O Museu Britânico, de 1800 á 1840, foi enriquecido por materiais trazidos das colônias e protetorados ingleses, ou simplesmente, de lugares onde a Inglaterra tivesse influência.

II. Ainda hoje, nos grandes museus europeus pode-se ver a trajetória do colonialismo desse continente no século XIX.

III. Obeliscos inteiros foram removidos do Egito para as praças de Paris pelas forças de Napoleão.

IV. Em 1857 o museu não deveria apenas servir para produzir espanto e choque diante de tantas riquezas, mas, sim, de funcionar como local de prazer, relaxamento e aprendizado.

Alternativas

ID
2026519
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

Os museus de etnografia nasceram separadamente daqueles de “arte”, sobretudo dos de “arte antiga”, Vários museus surgiram no século XIX, grandemente incentivados pelas recém - fundadas Sociedades de Etnografia.

I. A pedra de toque, a “civilização” por excelência era aquela do observador, a cultura europeia do século XIX.

II. O Museu Pigorini, de Roma, criado por um padre, englobava a Etnografia e a pré-história.

III. A Mesopotâmia e a Palestina tiveram no século XIX, uma grandeza que nunca mais conheceram, ambas patrocinadas sobre tudo pelos ingleses e franceses.

IV. A publicação em 1852 da obra “Teoria da Evolução” de Herbert Spencer muito influenciou a Arqueologia, a História e a Antropologia de forma geral.

Alternativas

ID
2026522
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

A maioria dos autores é unânime em afirmar que a cidade de São Paulo passou por uma súbita transformação nos fins do século XIX.

I. A partir da década de 1880, a porcentagem de moradores da zona urbana aumentou muito. A maior parte das chácaras e sítios dos arredores do núcleo antigo da cidade de São Paulo foi loteada para a formação de bairros novos.

II. A cidade de São Paulo não se concentrava entre rios, havendo assim grande necessidade de uma ampla rede de transportes.

III. Em 1872 formou-se a primeira companhia de bondes da cidade de São Paulo e a inauguração da linha de bondes para o Brás foi comemorada em 1877, com muita festa.

IV. Ernani Silva Bruno (1954) escreveu que depois de 1870 acentuou-se a tendência das manifestações religiosas perderem parte da importância que tinham na era colonial.

Alternativas

ID
2026525
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos Museus Brasileiros entre os séculos XIX e XX.

I. Com a tramitação demorada, o museu da cidade do Rio de Janeiro, foi solicitado e discutido em 1891 e só criado em 1934.

II. Alguns museus do Estado de São Paulo foram criados pelo governo através da simples assinatura de decretos, no fim dos anos 50 e início dos anos 60.

III. O Museu de Armas Zatti, em Porto Alegre, é um dos museus privados do Brasil, e foi criado em 1920.

IV. O museu público até o século XIX era visto como uma mistura de conceitos mal compreendidos, abarcando desde as ideias de contemplação, de templo do saber, até de representante do “caráter nacional”.

Alternativas

ID
2026534
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

As Companhias de Variedades apresentam ilusionistas, mágicos quadros fantásticos e o celebre cinematografo foi exibido com outras atrações. De acordo com a obra de Mario Jorge Pires, “Lazer e Turismo Cultural”, assinale a alternativa correta.

I. Nos primeiros meses de 1912, a coluna Palcos e Circos não separava os cinemas dos teatros, já por volta de outubro do mesmo ano a separação era notada.

II. Cinemas de bairros mais ou menos afastados do núcleo central preocupavam em imitar na medida de suas possibilidades, as vantagens que os famosos cinemas da zona central proporcionavam as seus frequentadores, como as matinês infantis.

III. Na matinê ou soirée, ao entrar na sala de projeção, o espectador assistia um único filme, de sua preferência.

IV. Tanto na coluna Palcos e Circos quanto nos anúncios pagos pelos cinemas, eram comuns o anúncio de cinco filmes, mas sempre ao lado da frase “além de outros filmes”.

Alternativas

ID
2026546
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Embora tenham se passadas muitas décadas da época em que era comum certo tipo de visitação, compenetrada e sisuda, e os museus tenham se renovado, observamos que, num dado momento, as visitações perderam a flexibilidade. Assinale as alternativas correta.

I. Durante muito tempo, prevaleceu no Brasil a ideia de que uma visita a um prestigioso museu, a uma pinacoteca ou a um solar mobiliado do século XIX, deveria necessariamente ser revestida de certa gravidade.

II. Os museus modificaram-se bastante, agregando atividades antes sequer imaginadas.

III. Uma nova concepção aos museus os transforma em um espaço de educação extraclasse contribuindo desta forma, para o cumprimento de uma das suas metas: a pedagógica.

IV. Os museus são proibidos de produzirem qualquer evento que saia das regras estabelecidas desde o século XIII até nos dias atuais, respeitadas por todo o mundo.

Alternativas

ID
2026561
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Enumere, por ordem cronológica, os museus que surgiram no Brasil no final do século XIX.

( ) Museu Paulista.

( ) Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

( ) Museu Paranaense.

( ) Museu Emilio Goeldi.

( ) Museu do Exercito.

Alternativas

ID
2026564
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Enumere por ordem cronológica, em que os centros históricos foram reconhecidos pela Unesco.

( ) Olinda.

( ) Ouro Preto.

( ) Salvador.

( ) Diamantina.

Alternativas

ID
2026573
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Foi no conjunto dos esforços realizados, em especial os dos intelectuais modernistas, de conhecer, compreender e recriar o Brasil, que se desenvolveu a ideia de proteção ao patrimônio. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

Em 30 de novembro de 1937 _____________ assinou o _____________ , que teve por base um projeto de _____________ criando o Serviço de Patrimônio Histórico e artístico Nacional, primeiro órgão federal dedicado á preservação.

Alternativas

ID
2026582
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.

Alternativas

ID
2026594
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação aos museus do século XIX, na Inglaterra, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) “ O museu atingiu uma classe da sociedade que não pode ser atingida de nenhuma outra forma”, conforme diz um funcionário do Museu Britânico.

( ) John Ruskin, estudioso, apresentara um projeto à comissão parlamentar para “ que desse uma função mais educativa ao museu”.

( ) Um dos primeiros sinais de que o museu deveria servir para produzir espanto e choque diante de tantas riquezas e não funcionar como local de prazer, foi a retirada dos grandes salões que serviam para descanso, chá e refrescos.

( ) Em 1857, no Novo Edifício do Museu de História de Londres, foram introduzidos, grandes salões para descanso.

Alternativas

ID
2026609
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O habito de viajar è antigo. No século XVII, as boas famílias, mandavam seus filhos completarem a educação com viagens nas quais aprendiam línguas e costumes de outros povos, compravam obras de arte e visitavam os monumentos da Antiguidade, como o Fórum, em Roma. Informe (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso e, em seguida, assinale a sequência correta.

( ) Foi no século XVII, que as viagens passaram a ser organizadas por um pessoal especializado, tornando-se aos poucos uma forma de negocio denominado turismo.

( ) Atividade turística é: Produto da sociedade capitalista industrial e se desenvolvesse sob o impulso de motivações diversas, que incluem o consumo de bens culturais.

( ) Constituiu na Inglaterra uma empresa inicialmente dedicada ás excursões ferroviárias de recriação, uma vez que os trens eram o mais moderno e rápido meio de locomoção conhecido.

( ) Além do valor cultural específico, do ponto de vista do turismo cultural, os bens culturais possuem outro valor, o de serem objetos indispensáveis, cujo consumo constitui a base de sustentação da própria atividade.

Alternativas

ID
2270083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

O Seminário Regional da UNESCO que tratou da função educativa dos museus e foi realizado no Rio de Janeiro em 1958, enfatizou a educação como função basilar do museu, entendendo-o como uma extensão da escola e reivindicando um caráter mais didático para as exposições, por meio da utilização de novas tecnologias de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • documento do Seminário Internacional de Museus Regionais da Unesco sobre a Função Educativa dos Museus, Rio de Janeiro, 1958: esse evento destacou o caráter educacional intrínseco dos museus e o papel das exposições como vínculo entre a instituição museológica e a sociedade.

  • o documento de Rio de Janeiro de 1958 enfatiza várias maneiras de adequar os fatores expositivos ao aspecto educativo dos museus, no sentido de superação das barreiras que ainda o separavam do público.

    Evidencia a relação do museu com a educação e tem como contexto o período desenvolvimentista. Objetiva a definição de conceitos como museu, Museologia e museografia, reflexo de uma preocupação contemporânea de definir as especificidades da Museologia.

    É destacado o valor didático da exposição em diferentes tipos de museus: lugares naturais; lugares de interesse cultural e

    monumentos históricos; museu ao ar livre; parques botânicos e zoológicos; museus de arte e arte aplicada; museus históricos,

    etnológicos e de artes populares; museus de ciências naturais; museus

    científicos e técnicos


ID
2270086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

A crise dos museus na Europa, entre 1914 e 1945, cedeu espaço às vanguardas artísticas e ao experimentalismo, que criticaram a institucionalização da cultura e apresentaram novas propostas de organização do espaço expositivo. Os museus brasileiros, no entanto, pouco absorveram dessas críticas, tendo ficado desatualizados em relação aos fenômenos artísticos contemporâneos.

Alternativas

ID
2270215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

A Declaração de Quebec de 1984 reafirmou a museologia tradicional, desconsiderando temas como ecomuseus e museus comunitários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    "... que a comunidade museal internacional seja convidada a reconhecer este movimento, a adotar e a aceitar todas as formas de museologia ativa na tipologia dos museus;

    que tudo seja feito para que os poderes públicos reconheçam e ajudem a desenvolver as iniciativas locais que colocam em aplicação estes princípios;..."

    fonte:http://www.culturanorte.pt/fotos/editor2/2008-declaracao_de_quebec_sobre_a_preservacao_do_espirito_do_lugar-icomos.pdf


ID
2270218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

Na Declaração de Caracas de 1992, analisou-se a situação dos museus da América Latina, principalmente no que se refere às relações entre o museu e seu entorno social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Tal Seminário, inscrito no Programa Regular de Cultura da UNESCO para a América Latina, reuniu um selecto grupo de personalidades vinculadas a funções directivas em museus de diversos países latinoamericanos, que reflectiu sobre a missão actual do museu, como um dos principais agentes do desenvolvimento integral da região.

    Fonte http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf


ID
2270221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

O texto da Declaração de Salvador de 2007 é o resultado de um encontro nacional em que se debateu a adesão dos museus brasileiros aos princípios da nova museologia.

Alternativas
Comentários
  • Um dos enfoques foi dado aos debates acerca do papel social dos museus.

    https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/02/DeclaracaoSalvador.pdf

  • Gabarito Errado

     

  • vejo o erro em classificar o encontro em nacional, sendo um encontro com 22 países ibero-americanos


ID
2371519
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“O Museu Histórico Nacional, no Rio, completa 94 anos neste mês de agosto. Entre os eventos previstos para celebrar o centenário da Independência do Brasil, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional (MHN), o primeiro do gênero no país.”

(Disponível em: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm.)

Sobre o surgimento das primeiras instituições museológicas no Brasil, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2371525
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.”

(Disponível em: http://www.museus.art.br/historia.htm.)

Sobre a origem e a história dos museus, analise as afirmativas a seguir.

I. A palavra museu originou-se na Grécia antiga e está ligada às divindades da memória, filhas de Zeus.

II. Na Idade Média o termo ganhou grandiosidade e importância, e a construção de museus se tornou mais comum do que a construção de igrejas e catedrais.

III. Com o espírito renascentista e humanista em ascensão a partir do século XV, os “gabinetes de curiosidades” e coleções científicas proliferam pela Europa.

IV. A acepção atual de museu surgiu principalmente no contexto da Revolução Industrial, quando produzir obras de arte se tornou uma atividade em série.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2576050
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o ano de criação do Museu Nacional, o primeiro museu brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • teste

  • D-) 1818


ID
2576053
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Seminário Regional de Estudos da UNESCO sobre a Função Educativa dos Museus foi realizado no Rio de Janeiro em:

Alternativas

ID
3596458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir.


A Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, promulgada pela UNESCO em 1972, visa ao estabelecimento de mecanismos de identificação, conservação, valorização e transmissão às gerações futuras do patrimônio situado no território dos Estados-parte. Na atualidade, esse objetivo impacta negativamente na preservação e comunicação do patrimônio pertencente a pequenos grupos sociais, o que reduz a garantia de integridade da diversidade cultural.

Alternativas

ID
3597343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir. 


A coleção inicial do Museu Real, atual Museu Nacional — fundado em 1818 por D. João VI e situado na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro — era constituída de pinturas e esculturas pertencentes à família real.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Na verdade o dito Museu é um (ou era, uma vez que pegou fogo), de história natural e antropológico.


ID
3597493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes às novas práticas museais.


A nova museologia, movimento surgido na década de 70 do século passado, provocou o desenvolvimento de novas experiências museológicas, que criaram mecanismos de inclusão social. No Brasil, contudo, não há registro de práticas museológicas similares, mesmo no caso de museus comunitários.

Alternativas

ID
3621043
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, tendo como parâmetro sua coerência com as propostas presentes na Carta de Petrópolis, documento que lançou bases para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. 


1. A Metodologia Triangular deve ser a base para as ações educativas desenvolvidas em museus de arte.

2. A missão da área educacional deve ser definida a partir da missão institucional do museu.

3. A ação educacional é parte importante para o desenvolvimento do processo museológico.

4. É necessário que se promova, periodicamente, estudos de público e não público, com caráter qualitativo e quantitativo. 

São coerentes com as propostas da Carta de Petrópolis as afirmativas:

Alternativas

ID
3635122
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Disciplina
Museologia
Assuntos

Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.


 Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.

 Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital. 

Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.

 Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural. 

Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda. 

Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.

Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

 Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.

 Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas. 

(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)


Uma das crenças derrubadas pelo pesquisador Edward Bleiberg é a de que


Alternativas

ID
3651511
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O papel do museu como um local elitista ou como bastião da tradição da alta cultura, deu lugar ao espaço da cultura de massa, como um lugar de uma mise-en-scène espetacular e grande exuberância. Tal afirmação denota uma mudança de paradigma que se deu no contexto da(s):

Alternativas

ID
3651517
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com a Mesa Redonda de Santiago do Chile, em 1972, tem início o Movimento da Nova Museologia (MINOM) que se consolida nos anos 80. México, França, Suíça, Portugal e Canadá foram inicialmente os formuladores desta nova concepção. São fatos pertinentes deste momento de crise e reflexão tais afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
3651520
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os Gabinetes de Curiosidades se desenvolveram na Europa nos séculos XVI e XVII, inicialmente criados para demonstrar o poderio econômico e a fineza de seus proprietários. Dentre as suas principais características, temos:

Alternativas

ID
3651547
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Nas décadas de 1920-30 coloca-se em prática a ideia da construção de um Estado onde as elites papel tem destaque no encaminhamento da questão política e cultural. São temas fundamentais:


1. A criação da nacionalidade;
2. O estudo científico da realidade brasileira.


Neste contexto são criadas as seguintes instituições:

Alternativas

ID
3651550
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Imperatriz Catarina II (1729 - 1796) passou a permitir visitas públicas às suas coleções, desde que as pessoas se encontrassem vestidas com os trajes de cerimonial da corte.

Tal informação se refere a uma das principais experiências museológicas do século XVIII, ocorrida no:

Alternativas

ID
3683995
Banca
IESES
Órgão
FCC-SC
Ano
2010
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Casa Natal do artista Victor Meirelles, em Florianópolis, foi transformada em Museu pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN em:

Alternativas

ID
3700111
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre a história contemporânea dos museus, o historiador francês Dominique Poulot, afirma que:


“Aliás, a identidade do próprio museu se torna indefinida quando a museografia das ciências e das artes se serve da instalação ou de outras formas de trabalho plástico, quando a singularidade do olhar ou o paradoxo da atitude se converte no critério de escolha do “conservador convidado” responsável pelo remanejamento do museu e quando o catálogo se transforma, entre tratado de filosofia e livro de artista, em obra original sem nenhum vínculo com a tradição descritiva.” 

(POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.103).

No trecho descrito acima, a que principais características dos museus na contemporaneidade se refere o autor?

Alternativas

ID
5284747
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“A Museologia deve procurar num mundo contemporâneo que tenta integrar todos os meios de desenvolvimento, estender suas atribuições e funções tradicionais de identificação, de conservação e de educação.”


Esta afirmação consta na

Alternativas

ID
5284756
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Para Andreas Huyssen, “a planejada obsolescência da sociedade de consumo encontra seu contraponto na implacável museomania” (HUYSSEN, 1997, p. 223).

Refletindo sobre essa asserção, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5284762
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Maria Margaret Lopes, os estudos do movimento dos museus no Brasil “não só impõem certas retificações em muitos casos, como, sobretudo, evidenciam a riqueza da contribuição dos museus brasileiros para a consolidação das Ciências Naturais no país”. (LOPES, 1997, p. 16).


Assinale a alternativa abaixo que enumera exclusivamente razões que justificam a afirmação da autora:

Alternativas

ID
5284768
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre o surgimento dos museus modernos desde a passagem do séc. XVIII para o XIX, todas as afirmações a seguir são verdadeiras, EXCETO:

Alternativas

ID
5284774
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Levando em conta as transformações no campo da museologia ocorridas desde os debates realizados na década de 1970, especialmente a mesa-redonda organizada pela Unesco em cooperação como ICOM, em Santiago de Chile, em 1972, avalie as seguintes mudanças conceituais descritas esquematicamente, e em seguida assinale a opção CORRETA:


1ª. sujeito passivo e contemplativo —> sujeito ativo e transformador da realidade;

2ª. gestão técnica realizada pelo especialista —> participação da comunidade na gestão;

3ª. foco na classificação e guarda das coleções —> ênfase na comunicação do acervo, no acesso e nas necessidades do visitante;

4ª. financiamento a partir de recursos públicos —> financiamento a partir dos recursos da comunidade.

Alternativas

ID
5284792
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ao longo da história dos museus e da museologia, diferentes aparatos e recursos expográficos foram criados e utilizados na composição das exposições, correspondendo às perspectivas científicas e concepções estéticas de seu tempo.


A única associação INCORRETA a seguir é

Alternativas

ID
5408749
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Desde que o termo se originou, primeiro na Alemanha como “Museologie” e depois chegando à França como “muséologie”, o seu sentido se desenvolveu de forma variante acompanhando as transformações dos museus, que ganhavam mais ênfase na Europa da segunda metade do século XIX. No Brasil, essa palavra seria introduzida na década de 1930, por meio de sua apropriação a partir de publicações internacionais – particularmente, as francesas – no contexto dos museus nacionais do Rio de Janeiro. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:

Alternativas

ID
5408752
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em que ano se deu a institucionalização da Política Nacional de Museus:

Alternativas

ID
5408755
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O primeiro curso de museologia no Brasil surgiu em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN). "O intuito era promover o aperfeiçoamento da mão de obra dos funcionários do museu. Na época, quem concluía o curso era chamado de:

Alternativas

ID
5408758
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No fim do século XVIII, já podemos identificar uma ação sistematizada para o patrimônio e museus. É com o início dos movimentos revolucionários burgueses e nacionalistas que o acesso público aos museus e às grandes coleções ocorre. A burguesia, agora classe dominante, utiliza a memória coletiva como importante instrumento de ordem social. A classe dirigente não tardou a abrir ao público as coleções de museus, bibliotecas e arquivos que guardavam os registros da história coletiva. Passou-se, rapidamente, da noção de coleção privada para a de patrimônio público. Sobre o tema atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


I. A criação de políticas culturais se relaciona a uma tendência de consolidação do papel do Estado como gestor e articulador de diversas ações, dando um caráter perene as atividades de governo. Para Furtado (2012, p. 103) “patrimônio e memória são concebidos não apenas como acervo da herança cultural, mas como um todo orgânico cuja significação cresce à medida que se integra no viver cotidiano da população” para contextualizar o papel das políticas culturais no âmbito do patrimônio e memória. (.....)

II. No mundo contemporâneo o museu consolidouse e passou a desempenhar um papel fundamental no atual contexto, transformando-se em um dos paradigmas-chave das atividades culturais. (.....)

III. Todas estas transformações impactaram o cenário brasileiro, deste início do século XXI. Neste novo ambiente, as fronteiras do museu tornaram-se cada vez mais móveis, rompendo as disciplinaridades, tornando-os lugar de preservação e também de integração, inclusão, reflexão e debate.(.....)

IV. A Política Nacional de Museus foi lançada em maio de 2003 com o objetivo de promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes, e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5408773
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A prática do colecionismo é praticada pela humanidade há milênios. Por incontáveis razões colecionamos objetos e atribuímos a estes, valores, seja ele afetivo, cultural ou material. Os museus modernos surgiram dessa prática e podem desempenhar papéis importantes em relação à preservação da história, compreensão da cultura e ferramenta de educação. Sobre o tema analise os itens abaixo:


I. Os museus modernos podem possuir temáticas variadas, com foco em contexto histórico, científico, artístico, biológico, tecnológico e outros. Museus podem possuir diversas formas de organizar suas peças, tradicionalmente, um museu é composto por um único acervo, este é subdividido em múltiplas coleções e estas agrupam conjuntos de peças que possuem algum tipo de vínculo: autoria, contexto histórico, temática, técnica e outros.

II. Muitos museus apresentam acervos com número de peças na casa de milhares de itens. Gerenciar números tão elevados de objetos pode ser um obstáculo a estas organizações, especialmente pelo fato de que muitas peças precisam de períodos de repouso entre períodos de exposições.

III. Uma tendência atual para a administração de museus é o papel das instituições de ensino superior como mantenedoras desses espaços.

IV. Os museus acadêmicos apresentam temáticas distintas e cada acervo possui uma forma diferente de catalogação dos artefatos. A grande maioria utiliza fichas de papel e cada museu possui uma ficha diferenciada dos demais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408785
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil, a mais antiga experiência museológica de que se tem notícia:

Alternativas

ID
5408824
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Recentemente, a situação do Brasil, perante o comércio internacional foi seguindo uma tendência histórica que vinha de décadas: buscar tratados de livre comércio entre países e entre blocos de países. Em 2017, essa tendência é abandonada em favor de movimento contrário, que está corretamente descrito em:

Alternativas

ID
5408830
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as alternativas e marque a CORRETA:

Alternativas