- ID
- 726268
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 6ª Região (PE)
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB - Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei no 11.889 de 24/12/2008.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB - Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei no 11.889 de 24/12/2008.
Na prática odontológica, o processo de trabalho a quatro mãos implica obter a maximização da visibilidade do operador e a minimização do estresse físico para a equipe de saúde bucal, quando o operador destro
O cirurgião-dentista e o técnico de higiene dental inúmeras vezes trabalham a quatro mãos, respectivamente como operador e auxiliar. De acordo com o esquema gráfico ISO (International Standard Organization) e com a Federação Dentária Internacional (FDI), são preconizadas diversas posições de trabalho para oferecer maior conforto e simplificação do trabalho à equipe de saúde bucal. Para o cirurgião-dentista sinistro, a posição de trabalho de 1 hora corresponde a que posição de trabalho para o cirurgião-dentista destro?
Trabalho em equipe, delegação de funções, trabalho a quatro mãos, aumento de produtividade, minimização da fadiga física e mental e otimização da qualidade do trabalho são princípios ergonômicos imprescindíveis. Nesse sentido, para o desenvolvimento do trabalho ergonômico, algumas diretrizes são fundamentais. Em se tratando de ergonomia, assinale a alternativa correta:
A ergonomia é muito importante no consultório odontológico. O trabalho a quatro mãos constitui-se em procedimento para transferência de instrumentos e tem como objetivo
Considerando o posicionamento do técnico de higiene dental na posição sentada, durante o trabalho odontológico, é correto afirmar que se deve(m) observar
Os sucessos, tanto do aumento da consciência sobre a saúde, quanto da odontologia preventiva, levaram à diminuição da perda de dentes em todos os grupos etários. Considerando o exposto, marque a alternativa correta.
No exercício da Odontologia, os profissionais da equipe de saúde bucal estão expostos a alguns fatores de risco relacionados ao trabalho, como a repetição de movimentos, a vibração, as posturas incorretas e a aplicação de forças excessivas. Na prevenção dos distúrbios osteomusculares são indicados alguns procedimentos como
Julgue o item seguinte, relativos à ergonomia e ao trabalho em equipe na odontologia.
Todas as ações prévias, simultâneas e complementares a qualquer intervenção odontológica, realizadas fora ou dentro da boca, são consideradas ações indiretas delegáveis à equipe auxiliar de consultório dentário, desde que capacitada para essas tarefas.
Julgue o item seguinte, relativos à ergonomia e ao trabalho em equipe na odontologia.
Nas práticas de odontologia realizadas por mais de um profissional, o instrumentador deve conhecer os nomes dos instrumentos, acomodar o instrumental de forma ordenada e metódica e manter a mesa sempre organizada, visando à troca de instrumentais de forma coordenada e sem improvisação.
Julgue o item seguinte, relativos à ergonomia e ao trabalho em equipe na odontologia.
A atenção integral ao cirurgião-dentista, sem interrupções na sequência clínica, é dificultada quando um único auxiliar acumula funções de preparador e instrumentador durante os procedimentos clínicos intrabucais.
Julgue o item seguinte, relativos à ergonomia e ao trabalho em equipe na odontologia.
Apesar de impedir doenças do sistema osteomuscular, a ergonomia aplicada ao uso de equipamentos, sistemas e tarefas não interfere na eficiência produtiva da atividade laborativa.
Quanto ao descarte de resíduos provenientes de serviço odontológico, é correto afirmar que:
Sobre os procedimentos que devem ser adotados pela equipe odontológica para minimizar riscos ocupacionais, marque a alternativa CORRETA:
Entre as regras básicas para o posicionamento correto do trabalho em odontologia, destaca-se:
A unidade auxiliar é composta de
Acerca de procedimentos para a prevenção e controle de infecções e de medidas de biossegurança e ergonomia na prática odontológica, julgue o item que se segue.
Em caráter excepcional, profissionais com lesões nas mãos
ou dermatites poderão realizar procedimentos clínicos e
manipulação de instrumentos potencialmente contaminados,
desde que, para isso, utilizem dois pares de luvas cirúrgicas.
De acordo com sugestão de modelo de prontuário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, após o planejamento do tratamento odontológico e do cuidadoso preenchimento do prontuário do paciente, o cirurgião-dentista deve
Considerando os princípios ergonômicos na Odontologia clínica, o tempo que o Cirurgião-Dentista despende ao exercício da profissão, tanto no atendimento clínico quanto em atividades paraodontológicas é chamado de tempo:
Considerando princípios ergonômicos na Odontologia clinica, assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo:
Para que o tempo gasto pelo Cirurgião-Dentista com as ações ______ seja o _______ possível, a auxiliar odontológica deve trabalhar junto à cadeira, assessorando o operador (CD ou TSB), visando sempre _______ da fadiga, associada ao aumento de qualidade do trabalho, do conforto e grande elevação da __________ .
A posição correta do paciente e do operador facilita o emprego da técnica anestésica. O ângulo encosto-assento para anestesiar em procedimentos clínicos realizados na mandíbula é de, aproximadamente.
Durante a realização dos tratamentos periodontais, a posição do corpo do operador e a localização do apoio digital devem ser ajustadas ou mudadas com frequência. São informações corretas acerca da raspagem para o sextante ântero-superior: posição ____________ do operador, face vestibular com iluminação ____________ e superfícies voltadas para o operador com visibilidade ____________.
Segundo LOBAS (2006), não é suficiente estar sentado para que o trabalho ergonômico seja desenvolvido. Em relação ao posicionamento correto de trabalho para o assistente do operador e para o paciente, assinale a afirmativa correta.
É necessário que haja uma grande adequação dos movimentos executados durante o trabalho clínico no intuito de aumentar a produtividade, enquanto há o declínio da fadiga. Assinale a opção que corresponde ao movimento 2, segundo LOBAS (2006) :
Analise as alternativas sobre a ergonomia.
I. São focos de estudo da ergonomia: o ambiente de trabalho, duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho.
II. Sobre as condições ambientais, devemos estar atentos ao uso de EPI, cadeira adequada, quantidades de horas trabalhadas em cada turno.
III. As LER/DORT são lesões dolorosas e frequentemente incapacitantes, que afetam, principalmente, os punhos, costas, pernas, ombros, pescoço, músculos e articulações.
IV. O correto posicionamento durante o atendimento odontológico é fator desencadeante de uma lesão para o profissional.
V. A posição sentada é considerada a mais favorável para exercer a atividade odontológica. Está correto afirmar em:
Segundo Lobas et al. (2011), o correto posicionamento do assistente, no caso de um operador destro, é:
Segundo Lobas et al. (2011), a área normal de trabalho em que os objetos estejam ao alcance do movimento do antebraço, com distância máxima de 50 cm, pode ser denominada espaço
Julgue o item subsecutivo, acerca da ergonomia em consultório odontológico.
De acordo com a classificação dos equipos quanto à sua
mobilidade, um equipo de concepção ergonômica semi-móvel
é aquele conectado à estrutura da cadeira mediante uma haste
ou coluna, permitindo a ascensão/o descenso, enquanto que um
equipo totalmente móvel pode ser constituído de uma
plataforma sobre rodízios.
Julgue o item subsecutivo, acerca da ergonomia em consultório odontológico.
A adequação das instalações de água, esgoto, ar comprimido
e eletricidade favorecem condições ergonômicas de
ambientação e de integração ao trabalho, melhorando a
qualidade e produtividade diária dos atendimentos.
Julgue o item subsecutivo, acerca da ergonomia em consultório odontológico.
Tanto as lâmpadas tubulares fluorescentes quanto as lâmpadas
de tungstênio-halogêneo geram luz fria, com a mesma
intensidade, para a iluminação artificial de um consultório
odontológico, a qual não deve modificar as cores em que os
objetos se apresentam sob a luz natural.
A prática de exercícios laborais inclui realizar atividades de
Boas medidas ergonômicas e de organização do serviço odontológico são essenciais na prevenção de acidentes ocupacionais. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
Em exames radiográficos intraorais em consultórios, o
operador deve manter-se a uma distância mínima de 2 m do
tubo e do paciente durante as exposições.
Infortunística é a parte das ciências forenses que estuda os acidentes de trabalho e as doenças profissionais. Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença produzida ou desencadeada pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade é denominada doença profissional.
II. A doença desencadeada ou adquirida em função das condições especiais em que o trabalho é realizado e que com ele se relacionam diretamente é denominada doença do trabalho.
III. Tecnopatia e mesopatia são patologias relacionadas com acidente-tipo e acidente de trajeto, respectivamente.
Assinale:
Paciente compareceu ao consultório para a cimentação de uma coroa total metálica no dente 36. O cirurgião-dentista solicita que o auxiliar de saúde bucal se posicione, auxiliando no controle de umidade com o sugador e roletes de algodão para que a cimentação definitiva ocorra livre de saliva, sangue e eventuais fragmentos de materiais dentários.
O auxiliar de saúde bucal deve:
O cirurgião-dentista planejou para uma consulta um preparo para coroa total no elemento 47. O dentista é destro e posiciona-se à direita do paciente para iniciar o procedimento.
Ele solicita que o auxiliar se posicione do lado esquerdo do paciente e utilize um espelho bucal para realizar o procedimento de:
Atenção: Para responder questão abaixo, considere as informações a seguir:
Cirurgiã-dentista com 39 anos de idade tem 15 anos de efetivo exercício profissional e apresenta uma jornada diária de
trabalho de 8 horas. Recentemente, a profissional vem sentindo dores no corpo, especialmente nas costas, formigamento, com
sensação de perda da força muscular na perna direita. Observa-se que, durante o trabalho, a profissional permanece em posição
sentada por longos períodos de tempo e executa a maioria dos procedimentos utilizando visão direta, o que requer inclinações
excessivas do tronco. O fato de não trabalhar em equipe exige repetidos movimentos de torção para apanhar os instrumentos e
materiais necessários, que ficam dispostos em uma bancada lateral, próxima ao mocho da cirurgiã-dentista.
Atenção: Para responder questão abaixo, considere as informações a seguir:
Cirurgiã-dentista com 39 anos de idade tem 15 anos de efetivo exercício profissional e apresenta uma jornada diária de
trabalho de 8 horas. Recentemente, a profissional vem sentindo dores no corpo, especialmente nas costas, formigamento, com
sensação de perda da força muscular na perna direita. Observa-se que, durante o trabalho, a profissional permanece em posição
sentada por longos períodos de tempo e executa a maioria dos procedimentos utilizando visão direta, o que requer inclinações
excessivas do tronco. O fato de não trabalhar em equipe exige repetidos movimentos de torção para apanhar os instrumentos e
materiais necessários, que ficam dispostos em uma bancada lateral, próxima ao mocho da cirurgiã-dentista.
Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:
Na entrevista diagnóstica de paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, o cirurgião-dentista buscou obter a história da
queixa principal, que consiste em desconforto na boca, com sensação de queimação difusa e dor na língua, iniciadas há cerca de
4 meses. A paciente relatou que o ato de ingerir líquidos ou alimentos alivia a dor e, em momentos de “estresse no trabalho”, a dor
aumenta. A paciente referiu não ter problemas sistêmicos, à exceção da menopausa, iniciada há cerca de três anos. Não houve perda
de peso recente, diarreias ou problemas gastrointestinais. Não houve infecções recentemente e nem uso de medicação. Não se
submeteu a quimioterapia ou radioterapia e não há outros casos semelhantes na família. Ao exame clínico, não foram detectadas
alterações visíveis na língua.
Ergonomia é o estudo técnico da relação entre o trabalhador e o equipamento de trabalho ou meio em que ocorre esse trabalho. O conhecimento de ergonomia durante o atendimento odontológico é fundamental para evitar posturas e movimentos não produtivos e inadequados.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente recomendações ergonômicas em odontologia.
A International Organization for Standardization (ISO) e a Federação Dentária Internacional (FDI), visando à ergonomia odontológica, convencionaram que as salas clínicas devem ser divididas em áreas circulares, imaginárias e concêntricas, denominadas A, B e C, de raios 0,5 m, 1,0 m e 1,5 m, respectivamente. O centro dessas áreas tem como referência a localização da boca do paciente quando esse está deitado na cadeira odontológica com o encosto na posição horizontal. Com base nessa convenção, é INCORRETO afirmar:
Em relação a ergonomia e a equipe de trabalho, julgue o seguinte item.
A correta posição da equipe de trabalho favorece o acesso à
cavidade oral, a visibilidade, a prevenção de doenças do
trabalho e o conforto do paciente.
Em relação a ergonomia e a equipe de trabalho, julgue o seguinte item.
O operador e o técnico de higiene dental devem estar
sentados durante o atendimento, no mocho, com as pernas e
coxas formando um ângulo de 45º.
Em relação a ergonomia e a equipe de trabalho, julgue o seguinte item.
O operador deverá ter uma área de movimentação maior que
a do técnico na área de trabalho.
Em relação a ergonomia e a equipe de trabalho, julgue o seguinte item.
O técnico de higiene dental deve ficar do lado oposto ao
operador, porém um pouco mais elevado que o operador
Em relação a ergonomia e a equipe de trabalho, julgue o seguinte item.
O refletor do equipo odontológico deve ser posicionado à
frente do paciente para evitar sombras no campo de trabalho.
A aplicação dos princípios ergonômicos no consultório odontológico favorece o posicionamento correto de trabalho para o operador, o assistente e o paciente. Com isso, otimiza o atendimento clínico, previne a fadiga física e mental dos profissionais e promove conforto aos pacientes.
Sobre o posicionamento correto de trabalho, está INCORRETO afirmar que:
Com relação à ergonomia, NÃO é correto afirmar:
A gripe H1N1 tem sido bastante noticiada nos jornais e nos meios de comunicação locais e consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Nesse contexto, torna-se importante o conhecimento e a imunização por parte dos profissionais de saúde para o controle de doenças. Analise os itens e assinale o INCORRETO.
Para minimizar o risco ergonômico, o cirurgião-dentista deve observar as seguintes recomendações: