Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em
Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em
A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar
Veja a carta que Antônio, de 5 anos de idade, escreveu para sua mãe e que a professora elogiou muito.
EU TI MO MTO MAMI
EU CSTO MUTO VSE MAMI
(eu te amo muito mami, eu gosto muito de você mami)
A escrita produzida por Antônio revela a concepção de que escrever é
A ação educacional na Escola tem como principal função ensinar e aprender.
A comunidade escolar, ao organizar o trabalho pedagógico para a alfabetização e o letramento, tem como objeto principal de ensino-aprendizagem a(o)
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.
Essa ideia é central no conceito que Paulo Freire desenvolveu de
A alfabetização moderna resulta:
Analise as afirmativas:
I. Ler e escrever implica decodificar os códigos escritos.
II. O fato de lidar com letras, livros, revistas e outros instrumentos significa que a criança está alfabetizada.
III. Perceber os sons da palavra é crucial para o aprendizado da leitura e da escrita.
IV. Será bastante animador para a criança, se a sua alfabetização ocorrer antes de 6 anos, de maneira formal.
V. O professor não precisará preocupar com o trabalho fonológico na alfabetização, pois a Língua Portuguesa é fonética.
Estão corretas apenas as afirmativas:
“Refletir com o professor sobre o que escrevem, representa para as crianças um grande avanço. É um momento especial onde os alunos comparam seus escritos, refazem, tiram dúvidas etc.” Com base nessa citação, é fundamental que o professor, ao iniciar o processo de alfabetização e letramento com sua turma, faça:
“Todas as crianças precisam de oportunidades para pôr em jogo o que sabem para se aproximar pouco a pouco desse objeto importante da cultura que é a escrita.” Tendo como parâmetro tal citação, é INCORRETO afirmar:
No que se refere ao direito à alfabetização, existe um longo caminho a percorrer: organismos das Nações Unidas estimam que há ainda cerca de 100 milhões de crianças e adolescentes que não têm acesso a escolas e 771 milhões de jovens e adultos, em todo o mundo, analfabetos.
Estes dados
Leia os textos a seguir:
Claudinei, 10 anos, cursando pela segunda vez a terceira série:
O CACHORRO
Era uma veis um menino que chamado Marco e queria um cachorro no anessaru (aniversário) dele e neverssaru dele era de junio (junho) e chegou esse dia e corredo os ameginho dele lá no aniversário dele. O menino pesa (pensa) no callorrinho (cachorrinho) e tão o pai deu O presete dele ele abril era tão grande que era uma bola e bicicleta. E ele fico triste.
Marco Aurélio, 9 anos, terceira série:
NAVES NA ESTRELA
Varias maves estavão lutando ne uma guerra ne uma galagoxia (galáxia) distante. E ne um outro planeta escau oque Luk estava em uma base protetora, e se preparando para lutar em guanto isso na guerra e então luk foi a guera e Luk falou – etaão se aproximando e chegou o robô xan xam xam pof pof! – falou Luk socoro vom mi madai (vão me matar e...) salvarão o Luk e recuarão?
ZORZI, J.L. Dislexia, distúrbios de leitura-escrita... De que estamos falando? Revista Psicopedagogia : 17 (46), 1998, p. 17.
A análise dos textos produzidos pelos dois meninos possibilita verificar que eles
Em uma sala de alfabetização, a professora escreveu as seguintes palavras no quadro negro (lousa):
Leia o fragmento a seguir.
O professor Ricardo desenvolve sua prática cotidiana nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética e à capacidade de produzir textos. Segundo os documentos do MEC, que circulam na Internet e nas Secretarias de Educação o maior desafio do professor alfabetizador é criar situações didáticas que levem a criança a:
No início da alfabetização deve-se dar preferência aos trabalhos com fontes orais e iconográficas, no ensino de História e a partir delas desenvolver atividades com a linguagem escrita. Para o trabalho com fontes documentais é necessário:
Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabetização.
Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos – assim eles aprendem com prazer e conseguem me- morizar com mais facilidade. Havia um menino que comia letras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, em vez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiu superar essa fase.
Bia: Eu já invisto todos os esforços na leitura, pois ajuda muito no processo de aprendizagem da escrita. Sempre começo com textos simples, para que as crianças consigam memorizar as sílabas e vou avançando, paulatinamente, até chegar a textos mais complexos.
Márcia: Acredito que as crianças tenham que ter acesso ao mundo do texto escrito e da cultura da escrita, a partir de uma unidade com significado, como lista de nomes, lista de compras, ingredientes de uma receita. Trabalho com todas as crianças o mesmo tipo de atividade, ainda que cada uma delas faça do seu jeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das concepções que sustentam a prática pedagógica das professoras.
Célia é professora de uma turma de alfabetização e acredita que alfabetiza seus alunos na perspectiva do letramento. Na aula de hoje, ela apresentou para os alunos a letra V. Ela escreveu no quadro negro a frase “Eva viu a uva”. Pediu que os alunos copiassem a frase no caderno e leu-a com eles. Depois pediu que pintassem todas as letras V que apareciam na frase. Treinou com eles o som da letra e construiu a família silábica va – ve – vi – vo – vu. Mandou os alunos treinar o som do V em casa e decorar a família silábica, pois na próxima aula aprenderão o som do Z.
Na perspectiva do letramento e alfabetização é CORRETO afirmar que a professora Célia
Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho, todas as alternativas, EXCETO:
Grosso modo, o conhecimento sobre alfabetização disponível aos educadores da educação básica até os anos oitenta levava-os a inferir que a causa do fracasso escolar estava no aluno; faltava-lhe algo e, por isso, não aprendia ler e escrever. Para compensar esse seu déficit, o professor realizava nas classes de primeiro ano, em geral no primeiro bimestre, um conjunto de atividades mimeografadas, conhecidas como atividades de “prontidão para a alfabetização”.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia de alfabetização mais condizente com esta prática didática.
Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que
À luz de estudos sobre a função social da língua, o papel da escola em relação à linguagem oral é, sobretudo, ensinar ao aluno
A abordagem pedagógica pautada no alfabetizar letrando se diferencia das abordagens tradicionais de alfabetização por incorporar
Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da:
A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas.
Sobre alfabetização e letramento, é correto considerar:
1. Embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis.
2. O letramento defende que é necessário que primeiramente a criança, ou o adulto, aprenda a decodificar as sílabas, para somente depois passe a entender os usos e sentidos dessa escrita.
3. A criança alfabetiza-se, isto é, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situação de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído.
4. O processo de alfabetização deve ser desenvolvido por meio de habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas sociais, compreendido como sendo o processo de letramento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A citação que expressa a análise contemporânea sobre as causas e soluções para o analfabetismo: “O conceito da evolução histórica com o resultado das lutas de classe mostrou-nos, com efeito, que a educação é o próprio processo pelo qual as classes dominantes preparam na mentalidade e na conduta da criança as condições fundamentais de sua própria existência. Ponce, 1979, aponta que o analfabetismo é:
“Caca caiu
Ela caiu
Coca calou.”
O texto lido faz referência a um processo de aquisição da leitura e escrita baseado:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em suas pesquisas, dizemser de suma importância que o professor tenha maior conhecimento da psicogênese da língua escrita para entender a forma e o processo pelos quais a criança aprende a ler e a escrever, para detectar e entender os erros construtivos característicos das fases em que se encontra a criança e para saber desafiar seus alunos.Assinale a alternativa que apresenta um conceito que faz parte da teoria psicogenética.
Dadas as afirmações abaixo:
I. Em meados da década de 1980, surgiu no Brasil um novo conceito: letramento – a palavra letramento está ligada ao termo literacy, usado nos Estados Unidos e na Inglaterra no mesmo período.
II. O conceito letramento busca situar os aspectos técnicos da aquisição da escrita, pois compreende que esta ocorre através de uma consciência fonológica de correspondência entre sons e palavras.
III. Alfabetizar e letrar são dois processos metodológicos diferentes, mas que devem ser considerados indissociáveis e simultâneos.
IV. Alfabetizar e letrar são sinônimos, ambos responsáveis pela aquisição do sistema da escrita e pelo desenvolvimento das práticas sociais de leitura e escrita.
Estão corretas apenas as afirmações:
Pesquisadores defendem a ideia de que letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há poucas décadas.
Seu surgimento pode ser interpretado como:
Pautando-se nas pesquisas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento, é necessário reconhecer que:
No contexto contemporâneo, o processo de alfabetização e letramento é um processo amplo que inicia antes da criança ingressar na escola e envolve o reconhecimento das finalidades da linguagem escrita, seus usos e funções.
Considerando o processo de alfabetização e letramento na educação infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As crianças oriundas de meio familiar onde a leitura e a escrita não têm presença marcante, onde muitas vezes o contato com materiais escritos é quase inexistente, comprovadamente têm muitas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, por tratar-se apenas de um processo de codificação e decodificação de códigos escritos.
II. A qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças pode ser determinante para alimentar o gosto pela leitura, o desejo de aprender e, consequentemente, qualificar o processo de alfabetização e letramento.
III. A história da escrita na criança começa antes da primeira vez em que o professor coloca um lápis em sua mão e lhe ensina a desenhar letras.
IV. A imitação, a brincadeira de faz de conta e o jogo de papéis sociais representam um importante papel no processo de alfabetização e letramento.
V. A alfabetização inicia-se muito cedo, com o gesto, que é o signo visual que contém a futura escrita da criança.
Assinale a alternativa CORRETA.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre
A importância dada à alfabetização no Estado de Minas Gerais pode ser compreendida na medida que objetiva a redução dos índices de contingentes de analfabetos ou analfabetos funcionais. Dessa forma, assinale a alternativa correta.
O conceito de alfabetização não pode ser reduzido ao domínio das primeiras letras. Envolve também saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos. É para essa nova dimensão da entrada na cultura escrita que se cunhou uma nova palavra, _______________________ que serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A questão metodológica de alfabetização possui um peso importante para o fracasso em alfabetizar. Esse fracasso, entretanto, reside, em certa medida, na ausência de um equilíbrio entre essas diferentes perspectivas teórico- metodológicas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações a seguir:
( ) Os procedimentos metodológicos e diferentes materiais didáticos, baseados ou não em método fônico, diagnosticam e avaliam os alunos e o trabalho que realiza.
( ) O letramento é uma condição para a alfabetização, para o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, mas a alfabetização e a exploração sistemática dessas relações grafo-fonêmicas são também uma condições para o letramento.
( ) O conhecimento das hipótese feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é uma condição fundamental para seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também uma condição fundamental da alfabetização. (
) O problema da alfabetização inicial precisa ser resolvido no primeiro ciclo de aprendizagem e não será a escolha de um método que resolverá o problema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
A concepção do ensino de língua está fundamentada na compreensão de que a língua é um sistema discursivo, e se organiza para funcionar na interlocução. Esse sistema inclui regras vinculadas às relações das formas linguísticas entre si e às relações dessas formas com o contexto que são usadas. Seu centro é a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Considerando esse contexto, é correto afirmar que:
O processo de alfabetização utiliza algumas tendências que podem ser consideradas perseverantes e coexistentes no atual estado das práticas escolares e da produção de livros e materiais didáticos em geral. Assinale a alternativa onde as três tendências são identificadas corretamente:
As reflexões sinalizam a necessidade de rever práticas ainda contraditórias no campo da alfabetização e de superar a permanente nostalgia em relação a práticas do passado, que, no entanto, demandam alargamento de concepções. Por essa premissa, a proposta atual de ensino está centrada nos eixos mais relevantes que devem ser considerados em um ciclo de alfabetização. Analise os eixos descritos a seguir:
I. Compreensão e valorização da cultura escrita
II. Apropriação do sistema de escrita
III. Leitura
IV. Produção de textos escritos
V. Desenvolvimento e oralidade
VI. Letramento
Estão corretas as afirmativas:
Muitas crianças chegam à escola sem ter tido oportunidade de conviver e se familiarizar com os meios sociais de circulação escrita. Nessas condições, não é de surpreender que essas crianças façam hipóteses inusitadas sobre a natureza, as funções e o uso desses materiais, inclusive daqueles que são indispensáveis ao dia-a-dia na escola. No entanto, saber usar os suportes e instrumentos de escrita presentes na cultura escolar é um conhecimento que se articula com outros saberes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os saberes:
O avanço tecnológico e as necessidades sociais de comunicação impulsionaram o surgimento de alguns gêneros de texto que, eventualmente, subvertem a orientação convencional da escrita. Isso pode acontecer, por exemplo, em textos veiculados pelo computador, sobretudo na Internet, nas propagandas impressas e televisivas, nos textos literários. Os diversos formatos desses textos sugerem diferentes maneiras de se ler: de baixo para cima, de um lado qualquer para outro. Ou seja, excepcionalmente, a direção da escrita pode variar, dependendo do gênero do texto e do suporte em que ele circula. Os alunos precisam, então, perceber e aprender a lidar com essas diferentes formas de ler em suas práticas cotidianas de leitura, o que constitui um item importante do seu _____________________. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
Com relação ao Ciclo Inicial da Alfabetização, no que se refere às atitudes e disposições necessárias à inserção na cultura letrada, é desejável que até o terceiro ano os alunos sejam capazes de:
I. Utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas.
II. Utilizar bibliotecas para manuseio, leitura e empréstimo de livros, jornais, revistas.
III. Identificar as informações através da compreensão linear, que é o principal componente básico para o desenvolvimento da leitura.
IV. Engajar-se na produção e organização de espaços para realização de leituras, tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais, realizando leituras para a escola como um todo.
V. Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais).
Estão corretas as afirmativas:
O professor alfabetizador trabalha em um momento específico, especial e definidor da trajetória de seus alunos. Embora a alfabetização e o letramento devam ser preocupação de todos os profissionais da educação, por suas implicações em todos os segmentos de ensino, tais processos exigem reconhecimento de uma identidade profissional, associada à valorização de um conjunto de saberes. Nesse sentido, dê valores de Verdadeiro (V) e Falso (F) sobre o que o professor alfabetizador precisa conhecer:
( ) Os pressupostos e as implicações político-pedagógicas dos processos de alfabetização e letramento.
( ) Os alunos, suas capacidades e como eles valorizam e compreendem a escrita e a própria escolarização (aspectos sócio-culturais, cognitivos, atitudinais).
( ) Os conteúdos e conhecimentos linguísticos que devem ser enfatizados no ciclo.
( ) As possibilidades metodológicas mais pertinentes aos objetivos do ensino (a didática da alfabetização)
( ) Os instrumento de avaliação que vão interferir de maneira sistêmica no processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Prever o significado das palavras a serem reconhecidas na leitura pode ser uma chave importante na decifração das sequências de grafemas e de aprendizado das relações fonemas/grafemas. Essa proposta corresponde à natureza da língua, na medida em que se alia às __________________, que funcionam integradamente no sistema linguístico. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
Os métodos voltados para sistematização da prática alfabetizadora, na tradição pedagógica, têm sido organizados em torno de duas vertentes:
1. Métodos sintéticos 2. Métodos analíticos
Correlacione esses dois métodos com as afirmativas a seguir:
( ) Representa uma inversão na concepção do ensino da leitura e da escrita. Elegem como ponto de partida um todo, ou uma unidade de sentido mais ampla e significativa, que pode aparecer na forma de palavra, frase ou texto. Essas unidades de sentido são progressivamente decompostas em unidades menores, até o trabalho em torno de sílabas, grafemas e fonemas.
( ) Partem de unidades menores do que as palavras, tais como a letra (método de soletração), o fonema (método fônico) e as sílabas (método silábico). A lógica que organiza cada um destes métodos é parecida: ensinar- se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação.
( ) Abordam uma dimensão importante e necessária para o aprendizado da escrita com a análise das relações entre fonemas (sons ou unidades sonoras) e grafemas (letras ou grupos de letras).
( ) A dimensão mais destacada nessa abordagem é a ênfase na compreensão e no sentido, valorizando-se a natureza ideovisual do aprendizado da escrita e da leitura. É o que ocorre quando uma criança que ainda não desenvolveu capacidades mais elaboradas de leitura, consegue identificar a silhueta do próprio nome.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A prerrogativa da escolha do livro didático é tarefa do professor para que se aproprie de fato da escolha que fizer e confronte tal escolha com suas condições cotidianas de trabalho, com sua consistência metodológica e com os resultados concretos observados na aprendizagem dos alunos. A qualificação de um livro didático para o Ciclo Inicial de Alfabetização pode ser legitimado pelo professor, levando em conta os critérios ou indicadores. Diante dessa informação, assinale a alternativa que corresponde corretamente a qualificação do livro didático.
Durante o processo de alfabetização, a relação entre a escola e a família destaca-se como uma das áreas em que a organização do trabalho escolar precisa ser cuidadosamente planejada, organizada e implementada. Três núcleos de critérios são propostos:
I. Sentimento de acolhimento no interior da escola
II. Condições para o atendimento aos pais dos alunos
III. Abertura da escola aos pais e à comunidade
Correlacione esses três critérios com as afirmativas a seguir:
( ) A escola cria estratégias alternativas de comunicação com pais ou responsáveis analfabetos, explicitando com clareza os critérios para o planejamento de atividades e para avaliação e progressão dos alunos.
( ) Nas reuniões de pais são disponibilizadas informações sobre o trabalho desenvolvido na escola, seus objetivos, tipo de atividades e como são realizadas pelas crianças, isto é, informações sobre o que e como os alunos estão aprendendo.
( ) A escola apresenta abertura a demandas particulares dos pais em função do seu interesse em conhecer o seu funcionamento, sua estrutura, seu projeto pedagógico e as condições de aprendizagem dos seus filhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores, em suas práticas de avaliação, como fontes de informação sobre os processos de aprendizagem de seus alunos. Tendo em vista os requisitos de que a avaliação, no ciclo, seja formativa e continuada, alguns desses instrumentos expressam conquistas que merecem ser consolidadas e aprimoradas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as possibilidades avaliativas descritas a seguir:
( ) Observação e registro: procedimentos fundamentais ao longo do processo de aprendizagem, desde o momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, em relação ao sistema de escrita, até as avaliações das capacidades desenvolvidas em sua trajetória no ciclo.
( ) Provas operatórias: instrumentos assim designados devido à sua ênfase em operações mentais envolvidas nos conhecimentos que estão processados pelos alunos, ao longo de seu desenvolvimento e de suas aprendizagens.
( ) Auto-avaliação: estratégias que propiciam o levantamento de informações relevantes para regular o processo de construção de significados pelo próprio aluno. Sua principal finalidade é a tomada de consciência de suas capacidades e dificuldades, de modo a reestruturar estratégias, atitudes e formas de estudo, direcionadas para os problemas que enfrenta.
( ) Portifólio: organização e arquivo de registro das aprendizagens dos alunos, selecionados pelos professores alfabetizadores, com intenção de fornecer uma síntese do percurso que foi definido e da trajetória idealizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Em relação ao processo de alfabetização, de acordo com o tempo escolar do aluno, deve considerar dois níveis de planejamento: planejamento anual e planejamento das atividades diárias. Nesse sentido assinale a alternativa INCORRETA a seguir:
Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é
“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em que, EXCETO:
A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que
O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve
O desenvolvimento psicomotor é
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação.
II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”.
Está correto o que consta APENAS em
Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
A professora Dora defende que todo cidadão, independentemente de sua posição social ou grau de escolaridade, está inserido em uma cultura letrada, pois realiza práticas que dependem da escrita, como: pegar ônibus, assinar cheque e outras. Partindo dessa perspectiva, a professora pretende favorecer possibilidades de integração e participação ativa dos alunos na cultura escrita. Para isso, propõe:
I. experiência com diversos instrumentos para o registro escrito, como: lápis, canetas, cadernos e computadores.
II. compreensão linear e global da língua escrita e a produção de inferências.
III. contato com diferentes suportes de escrita, como: cartazes, livros, murais, folhetos, outdoors.
IV. diferentes formas de aquisição e acesso aos textos, como: compra, empréstimo e troca de livros.
V. conhecer os espaços de distribuição, manutenção e venda de material escrito, como: biblioteca, livraria, banca.
São ações que validam a participação e a integração das crianças na cultura escrita as apresentadas APENAS em
Sobre os processos de alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Alfabetizado é aquele indivíduo que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever.
( ) A alfabetização refere‐se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.
( ) A alfabetização reforça o paradigma de mera tarefa de codificação e decodificação.
( ) Na década de 80, surgiu o termo “analfabetismo funcional” para designar as pessoas que sabiam fazer uso da leitura e da escrita no seu cotidiano.
( ) Com a divulgação das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, o enfoque construtivista tornou‐se um dos mais influentes na elaboração de novas propostas de alfabetização.
A sequência está correta em
Em relação ao letramento, analise as afirmativas.
I. O letramento é responsabilidade apenas do professor de língua portuguesa.
II. Alfabetizar letrando é desenvolver ações significativas de aprendizagem sobre a língua.
III. Letrar é simplesmente alfabetizar, ou seja, o aprendizado das primeiras letras.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas correlatas.
I. “O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas de leitura e escrita na sociedade.”
DESSE MODO
II. “Refere‐se a um conjunto de práticas que vêm modificando a sociedade.”
Assinale a alternativa correta.
Alfabetizar letrando implica em, EXCETO:
Sobre a importância da linguagem na formação do sujeito, assinale a alternativa INCORRETA:
Considerando o desenvolvimento infantil, geralmente uma criança consegue identificar algumas letras do alfabeto e números:
A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.
Kamila é aluna do 4.º ano. Dificilmente falta às aulas, copia tudo o que a professora passa, mas costuma trocar e “engolir"
letras ao escrever e pular palavras na leitura. Para corrigir esses erros, sua professora organizou um caderno onde Kamila,
todos os dias, faz cópias de textos cuidadosamente escolhidos pela professora como tarefa de reforço para casa.
Analisando a intervenção pedagógica realizada pela professora sob a perspectiva do ensino reflexivo da língua escrita,
assinale a afirmativa correta.
Para Bettelheim, o conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguir a maturidade intelectual. Assinale a alternativa que apresenta somente nomes de conto de fadas.
Conforme Solé, é correto afirmar que
Sobre o papel da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a aprendizagem da escrita, NÃO é correto afirmar que
Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, só NÃO é correto o que ser afirma em:
Sobre a alfabetização e o letramento analise as afirmativas abaixo:
I - A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. O aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.
II - O letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.
III - A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.
IV - A alfabetização é simplesmente a relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da criança. Está CORRETO o que se afirma em:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a alfabetização:
Sobre o processo de letramento e alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, é INCORRETO afirmar:
Sobre alfabetização e letramento, é CORRETO afirmar:
A Alfabetização Científica considera a necessidade de todos possuírem um mínimo de
conhecimentos científicos e habilidades para exercerem seus direitos na sociedade moderna.
Gerard Fourez (1994) em suas pesquisas destaca que uma pessoa alfabetizada
cientificamente e tecnologicamente terá a habilidade de utilizar os conceitos científicos e seus
desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida, é capaz de integrar valores, e sabe
tomar decisões responsáveis no dia a dia.
Considerando o desenvolvimento dessa habilidade anunciada pelo autor é inaceitável ensinar
as ciências de maneira?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
Estabelecer relação entre elementos de referenciação é uma habilidade de leitura que auxilia o aluno a
Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
Todas as alternativas abaixo contemplam os objetivos do ensino da língua portuguesa na educação infantil brasileira, EXCETO:
É INCORRETO afirmar que a linguagem.
Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou
formais.
( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.
( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e
a aprendizagem.
( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e
velocidade de voz, dentre outros.
A sequência está correta em
Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir.
I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante
o estímulo da criança para o desenho.
II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas
em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam
trabalhar com o imaginário.
III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em uma atividade de linguagem escrita, Laura (6 anos) escreveu:
“LEITI" (leite). A professora pede que ela leia o que escreveu e
como pensou sobre aquela escrita.
Refletindo sobre o trabalho da criança a partir de uma
perspectiva que considere o conhecimento um processo a ser
construído a partir da relação entre o que se sabe e o objeto de
conhecimento, a professora constatou que a aluna
“Para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.” (BRASIL, 2001, vol. 3, p. 122). Com base na citação significa defender a alfabetização como:
I. função da maturação biológica.
II. desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-mecânicas.
III. um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais e de escrita.
IV. aquisição de um código de transcrição da fala.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) itens(s):
É necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras capacidades.
Indique a alternativa que traz um exemplo de atividade que contempla tal concepção de currículo para a Educação Infantil.
Segundo Márcia Gobbi (2010), estamos condicionados a pensar nas linguagens sempre relacionadas à fala da criança. Com isso a autora quer chamar a atenção ao fato de que as múltiplas linguagens estão associadas:
O professor deve avaliar em que medida as inferências, os pressupostos e os raciocínios exigidos para a compreensão ou produção do texto estão ao alcance dos alunos. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A proposta do CBC orienta que o professor deixe de trabalhar textos que exijam inferências e raciocínios mais complexos.
II. O professor deve considerar que quanto mais implícitas estão as marcas do ponto de vista do locutor (como ocorre, por exemplo, em passagens onde há alusões, metáforas e ironia) mais sutileza se exige do interlocutor.
III. Os objetivos de leitura interferem nas estratégias e nos resultados da leitura.
Estão corretas as afirmativas: