SóProvas



Questões de Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil


ID
262555
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a avaliação das IES serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco. Para acompanhar o processo de avaliação institucional, cada IES constitui uma Comissão para Sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP. Esta comissão intitula-se

Alternativas
Comentários
  • CPA - Comissão Própria de Avaliação (criadas nas IES com a atribuição de conduzir os processos de avaliação interna da instituição, da sistematização e de coleta de informações).
  • Boa tarde,

    A avaliação das IES envolve as avaliações externas e as avaliações internas. De acordo com o disposto no inciso VIII do Art. 3º, da Lei do Sinaes, o “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional” devem ser considerados nas ações de avaliação e de desenvolvimento institucional. Ainda no Art. 3º, § 2o , define-se que “para a avaliação das instituições,serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco”

    A avaliação interna, também chamada de autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), envolvendo os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que deve aproveitar os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas a partir do PDI, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos

    Bons estudos!

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17007-ata-conaes-111-022015-anexo-02&category_slug=fevereiro-2015-pdf&Itemid=30192

  • Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 dias, a contar da publicação da lei do SINAES, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP.


ID
262558
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação dos estudantes da educação superior se dará mediante aplicação do ENADE que será aplicado _________ aos alunos de todos os cursos de graduação, admitida a utilização de procedimentos __________. Assinale a opção que preenche os espaços corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ESTRANHO! A LEI 10861 DIZ:
    § 2o O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a  utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de
    graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.

  • Questão tinha que ser anulada!

    § 2º O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.


ID
262561
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o objetivo de coordenar e supervisionar as ações do SINAES foi instituída a CONAES. Sobre este tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Princípios e atribuições

     

    A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004. A CONAES possui as seguintes atribuições:

    I - propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes;

    II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

    III - formular propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

    IV - articular-se com os sistemas estaduais de ensino, visando a estabelecer ações e critérios comuns de avaliação e supervisão da educação superior;

    V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE;

    VI - elaborar o seu regimento, a ser aprovado em ato do Ministro de Estado da Educação;

    VII - realizar reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, sempre que convocadas pelo Ministro de Estado da Educação.

  • a) a CONAES está vinculada a cada Instituição de Ensino.       

    vinculada ao Gabinete do Ministro de Estado. Art. 6o LEI 10861

    b) os componentes da CONAES exercem funções  remuneradas.   

     Art. 7o  § 6o Os membros da CONAES exercem  função não remunerada de interesse público relevante, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares e, quando convocados,  farão jus a transporte e diárias.

     c) o regimento da CONAES deve ser aprovado em ato do  Ministério da Educação.          

    Art. 6o atribuições da CONAES:   VI – elaborar o seu regimento, a ser aprovado em ato do Ministro de Estado da Educação;

     e) a CAPES terá um representante na CONAES, indicado pelo Ministro de Estado da Educação.          

     

      Art. 7o A CONAES terá a seguinte composição:

      II – 1 (um) representante da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; 

     § 1o Os membros referidos nos incisos  I e II do caput deste artigo serão designados pelos titulares dos órgãos
    por eles representados .

     

                                               

  • Erro da letra E, "indicado pelo ministério da educação" 


ID
262570
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes sobre o ENADE,

I. É componente curricular opcional.


II. É aplicado aos alunos do primeiro ano e do último de cada curso.

III. O exame é realizado por todas as áreas de conhecimento, ao mesmo tempo.

IV. A inscrição no ENADE é de responsabilidade do estudante.

está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    I. É componente curricular opcional.(ERRADO)

    § 5º O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

    II. É aplicado aos alunos do primeiro ano e do último de cada curso. (CORRETO)

    III. O exame é realizado por todas as áreas de conhecimento, ao mesmo tempo. (ERRADO)

    § 2º O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.

    IV. A inscrição no ENADE é de responsabilidade do estudante. (ERRADO)

    § 6º Será responsabilidade do dirigente da instituição de educação superior a inscrição junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP de todos os alunos habilitados à participação no ENADE.


ID
409123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Em uma concepção emancipatória de avaliação institucional, a classificação das instituições a partir de critérios estabelecidos previamente é o principal objetivo do processo.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um componente do processo de ensino e aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar.
  • Tratando-se de Educação Superior, tem-se que:

    Avaliação das Instituições de Educação Superior

    A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

    • à melhoria da qualidade da educação superior;
    • à orientação da expansão de sua oferta;
    • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
    • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

    A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

    Autoavaliação  Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

    Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

    Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional

  • Sobre avaliação institucional escolar, recomendo o artigo

    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONHECER A ESCOLA PARA PLANEJAR MUDANÇAS E INTERVENÇÕES

     

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45661/avaliacao-institucional-conhecer-a-escola-para-planejar-mudancas-e-intervencoes#ixzz2gUJrEiuN
     

  • GABARITO ERRADO
    ANTES DE COMENTAR É BOM POR O GABARITO. AVE MARIA.
  • GAB ERRADO
    NÃO É O PRINCIPAL OBJETIVO

ID
409186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens
seguintes.

O SINAES foi criado com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e é composto por várias modalidades de avaliação dos cursos e das instituições de educação superior.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

    http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content&view=article
  • Lei nº 10.861/2004:

    Art. 3º, § 2º: "Para avaliação das INSTITUIÇÕES, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avalição externa in loco."

    Art. 4º, § 1º: "A avaliação dos CURSOS de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais obrigatoriamente as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento."

  • A questão não fala do ENADE, que é o elemento que faz parte da tríade e mesmo assim está correta?

  • GABARITO: C.

    os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.


ID
409189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens
seguintes.

O ENEM é uma das etapas do SINAES.

Alternativas
Comentários
  • O Enem é esta entre as avaliações realizadas na educação básica (Exame Nacional do Ensino Médio).

    Já o SINAES avalia a educação superior (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superio)
  • Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

     

    O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

  • O Enade compõe o Sinaes
  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

  • SINAES processo de avaliação que leva em consideração aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Reúne informações de Exame Nacional de Desempenho dos estudantes e avaliações institucionais e dos cursos.


ID
409195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens
seguintes.

As faculdades e centros universitários são avaliados pelas universidades que registram e validam os diplomas expedidos por eles.

Alternativas
Comentários
  • 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.

  • As faculdades e centros universitários são avaliados pelas universidades (errado)  que registram e validam os diplomas expedidos por eles.


ID
423364
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi:

Alternativas

ID
468874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, considerando as políticas de avaliação educacional.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) prevê duas modalidades de avaliação, a auto-avaliação e a avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Alternativas
Comentários
  • A auto -  avaliação e a avaliação externa é para a avaliação das Instituições, utilizados com procedimentos e instrumentos. Logo, não se resume somente nessas modalidades.

  • Errado. Faltou avaliação dos discentes (ENADE)

  • ele não diz que prevê APENAS duas, mas sim que estas duas são previstas

  • Tudo bem que não são somente estas duas modalidades de avaliação. Mas a auto-avaliação é realizada por Comissão Própria de Avaliação (CPA) que não é designada pela INEP.  Estou errada? Que questão estranha...

    http://portal.mec.gov.br/par/127-perguntas-frequentes-911936531/educacao-superior-399764090/13122-o-que-e-uma-comissao-permanente-de-avaliacao-cpa

     

  • Mas, a autoavaliação é feita pelos membros da escola e não por comissão do INEP, me confundiu

  • Mas, a autoavaliação é feita pelos membros da escola e não por comissão do INEP, me confundiu


ID
555250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil e o SAEB são avaliações elaboradas a partir de Matrizes de Referência, construídas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas propostas curriculares dos Estados e Municípios, tendo em vista a qualidade na Educação. A diferença entre as duas avaliações está na população em que é aplicada e na abrangência regional.
Sobre a Prova Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I – É uma avaliação realizada por amostragem das redes pública e privada.

II – Oferece resultados por escola da rede pública.

III – Indica o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

IV – É uma avaliação de alunos da 4º e 8º séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental.

V – É uma avaliação de alunos da 4º e 8º séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e do 3o ano do Ensino Médio.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, hoje o terceiro ano do ensino médio, também foi incluído na avaliação da PROVA BRASIL.

  • Eu já estava confusa...atualizem esse site por favor!!!

  • Questão desatualizada 

  • atualmente é 5,9 e 3 ano

  • O 3 ano do Ensino Médio faz o Aneb, verifiquem no site do inep.

    Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb utiliza os mesmos instrumentos da Prova Brasil / Anresc e é aplicado com a mesma periodicidade. Diferencia-se por abranger, de forma amostral, escolas e alunos das redes públicas e privadas do País que não atendem aos critérios de participação da Anresc/Prova Brasil, e que pertencem as etapas finais dos três últimos ciclos da Educação Básica:em áreas urbanas e rurais 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio regular.


    http://provabrasil.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/sobre-a-anresc-prova-brasil-aneb

  • Não confundam a prova Brasil com a ANEB. A ANEB que inclui as escolas particulares, é amostral e inclui tb o 3 ano do E.M. A questão não está desatualizada.

  • Do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb Art. 4º O Saeb é um sistema composto por um conjunto de instrumentos que permite a produção e a disseminação de evidências, estatísticas, avaliações, exames e estudos a respeito da qualidade das etapas que compõem a educação básica, que são: I - a educação infantil; II - o ensino fundamental; e III - o ensino médio


ID
777469
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale os exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicados de dois em dois anos, cujas médias de desempenho são utilizadas para compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Alternativas
Comentários
  • SAEB: unidades da federação e pro país.

    Prova Brasil: para os municípios.

     

     


ID
802135
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.


    Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.


    Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.


    A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.


    As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.


    Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.


    Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Desde 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries  avaliadas fazem a Prova Brasil



ID
818377
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

Alternativas
Comentários
  •  b)    gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país. 


ID
818392
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre

Alternativas
Comentários

  • Gabartio "A"

    Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), o Saeb é a primeira iniciativa brasileira, em âmbito nacional, no sentido de conhecer mais profundamente o nosso sistema educacional. Além de coletar dados sobre a qualidade da educação no País, procura conhecer as condições internas e externas que interferem no processo de ensino e aprendizagem, por meio da aplicação de questionários de contexto respondidos por alunos, professores e diretores, e por meio da coleta de informações sobre as condições físicas da escola e dos recursos de que ela dispõe.

    http://portal.inep.gov.br/web/guest/caracteristicas-saeb


ID
821845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue o item.

A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.

    A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.

    A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.

  • Complementando o comentário da colega. A avaliação descrita na questão é o ENEM.
  • A Prova Brasil é o exame realizado A CADA DOIS ANOS pelo INEP -  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliar o desempenho dos estudantes DO 5º, 9º DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO URBANO.


ID
821848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue o item.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica abrange estudantes das redes pública e privada do país, em áreas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) além de avaliar a qualidade da educação básica, oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas educacionais.

    A participação é facultativa para as escolas privadas e obrigatória para as escolas públicas.

    O público-alvo do sistema de avaliação são os estudantes dos quinto e nono anos do ensino fundamental das escolas públicas, urbanas e rurais, e do terceiro ano do ensino médio. O sistema também coleta informações amostrais de escolas particulares. 

    Fonte:Ministério da Educação


ID
850783
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem por finalidade avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados do rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica, combinados com os dados relativos aos desempenhos dos estudantes apurados pela avaliação nacional do rendimento escolar. O IDEB é calculado pela seguinte instituição:

Alternativas
Comentários
  • O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.


ID
919759
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tem por objetivos:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra B.
  • Segundo o MEC o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivos:
    - Avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica
    - Oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

  • PNE. Art. 11.  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.


ID
978571
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Foi criado, em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações nacionais e em taxas de aprovação. O texto se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. 

    http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/ideb-299357.shtml
  • Saeb

    O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

    O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:



     

    • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação. 
       
    • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 
       
    • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013

    A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc


  • Conheça o Inep

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

    Para gerar seus dados e estudos educacionais o Inep realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino:

    • Censo Escolar: levantamento de informações estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente;
    • Censo Superior: coleta, anualmente, uma série de dados do ensino superior no País, incluindo cursos de graduação, presenciais e à distância. 
    • Avaliação dos Cursos de Graduação: é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.
    • Avaliação Institucional: compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Formulário Eletrônico e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão.
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
    • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): exame de saída facultativo aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio, aplicado pela primeira vez em 1997. 
    • Exame Nacional Para Certificação de Competências (Encceja): é uma proposta do Ministério da Educação de construir uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade própria.
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): pesquisa por amostragem, do ensino fundamental e médio, realizada a cada dois anos. 

    Além dos levantamentos estatísticos e das avaliações, o Inep promove encontros para discutir os temas educacionais e disponibiliza também outras fontes de consulta sobre educação.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/conheca-o-inep

  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb
  • Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reúne os conceitos de fluxo escolar e desempenho dos alunos da Educação Básica nas avaliações em larga escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o intuito de avaliar a qualidade de ensino no Brasil.

     

    A Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca fomentar a qualidade de ensino no país, utiliza o Ideb como referência de acompanhamento, a partir dos objetivos e prazos estabelecidos pelo INEP/MEC. No caso deste indicador, estão presentes as pontuações do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental no período que se estende de 2005 a 2015, e também projeções com metas para cada ano, até 2021. 

     


    O Ideb nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta para um crescimento continuado, sempre acima das metas projetadas pelo INEP/MEC.

     

    Em dez anos, a média nacional aumentou em 1,7 ponto, alcançando 5,5 em 2015, número que está 0,3 ponto acima da meta para esse ano.

     

    O atual indicador corresponde à meta para 2017 e se o ritmo de crescimento atual continuar a meta para 2021 poderá ser ultrapassada já em 2019. 
     

    http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/7-aprendizado-adequado-fluxo-adequado/indicadores


ID
978574
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto da rede privada. Entre outros objetivos, seus dados possibilitam o planejamento da distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar etc. Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

    A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=339

  • Bolsa Família: é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

    http://www.mds.gov.br/bolsafamilia

    Pisa: O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos

     IBGE: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

      Produção e análise de informações estatísticas
      Coordenação e consolidação das informações estatísticas
      Produção e análise de informações geográficas
      Coordenação e consolidação das informações geográficas
      Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
      Documentação e disseminação de informações
      Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

    http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm



ID
1167349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) exerce função recursal em matéria de autorização para credenciamento e recredenciamento.

Alternativas
Comentários
  • http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pcp007_07.pdf


    Art 4° § 2 III – o ato denominado Termo de Responsabilidade Institucional – TRI, parte integrante de pareceres de conteúdo decisório sobre credenciamento e recredenciamento de IES, com anuência desta, que estabeleça metas a serem atingidas nos respectivos prazos estipulados, visando ao condicionamento de sua permanência no Sistema Federal de Ensino, sob a supervisão do CNE. 

  • Dec 5.773


    Art. 6. o que diz respeito à matéria objeto deste Decreto, compete ao CNE


    VIII - julgar recursos, nas hipóteses previstas neste Decreto


    Art. 18. O processo (credenciamento) será encaminhado ao CNE, para deliberação, em ato único, motivadamente, sobre a conformidade do estatuto ou do regimento com a legislação aplicável, a regularidade da instrução e o mérito do pedido. Ver tópico (1 documento)

    Parágrafo único. Da decisão do CNE caberá recurso administrativo, na forma de seu regimento interno


ID
1167352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.

O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • Errada - a iniciativa privada tem métodos individuais e variados de avaliação.

  • As universidades públicas estaduais e municipais não pertencem ao sistema federal


  • Lei 10.861

     Art. 1o Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes
    § 2o O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

ID
1172614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o  item  que se segue.


O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa avaliação é específica para as universidades federais
  • O Sinaes serve tanto para instituições públicas quanto privadas, pois visa avaliar a qualidade delas, entre outras questões.Sem tais avaliações as instituições ficam impedidas de funcioanarem.Tanto é para privada que no artigo 11 fala que cada instutição deverá ter uma CPA, Comissão Própria de Avaliação para conduzir os processos de avaliação interna.

            "Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:"

  • Achei que fosse Correto. Não entendi o gabarito.

  • Não existe IES pertencente á Municípios! Quando mantidas por município elas pertencerão aos sistemas de ensino dos estados
  • qual o erro na questão? não sei

  • O erro está na palavra MUNICÍPIOS.


ID
1184206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o  item  que se segue.


A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior realiza visitas in loco para verificar as condições dos cursos oferecidos pelas instituições.

Alternativas
Comentários
  • A comissão que realiza as avaliações e visitas in loco é composta por avaliadores credenciados pelo INEP. 

  • As avaliações in loco são designadas para verificar localmente o que foi informado pelo curso avaliado nas etapas documentais do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso.


ID
1316341
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a alternativa A.

    Pois, o SAEB é composto por três processos de avaliação externa em larga escala. são: ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica; ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar e ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização.
  • Olá amigo, sobre a quéstão (a), ela é obsoleta! A partir de 2013 foi incrementada a Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, somando-se com isso 3 avaliações!


ID
1346320
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.

A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação básica.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da avaliação com o que compete a cada uma.

COLUNA I

1. Avaliação da aprendizagem.
2. Avaliação institucional.
3. Avaliação de redes de educação básica.

COLUNA II

(   ) É uma avaliação interna, que deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, sendo realizada anualmente e leva em conta as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados.

(   ) Acontece periodicamente e é realizada por órgãos externos à escola, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam, para a sociedade, se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.

(   ) Fundamenta-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante- conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 47. A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.

    Art. 52. A avaliação institucional interna deve ser prevista no projeto políticopedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola.

    Art. 53. A avaliação de redes de Educação Básica ocorre periodicamente, é realizada por órgãos externos à escola e engloba os resultados da avaliação institucional, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.

  • GABARITO LETRA A


ID
1363960
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação utilizado pelo órgão leva em consideração alguns aspectos, como

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 e incisos. Lei 10.861

  • Art. 3o A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

      I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

      II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

      III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

      IV – a comunicação com a sociedade;

      V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

      VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

      VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

      VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;

      IX – políticas de atendimento aos estudantes;

      X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

  • Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes


ID
1475647
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão

Alternativas
Comentários
  • subsidiar as escolas na definição de prioridades em consonância com sua realidade e metas


ID
1488754
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C


ID
1490920
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003, apenas 4,48% dos alunos de 4ª série do Ensino Fundamental possuem um nível de leitura adequado ou superior ao exigido para continuar seus estudos. Diante dessa informação, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afrmações a seguir:

( ) Os alunos estão começando a desenvolver as habilidades de leitura, mas ainda aquém do nível exigido para a 4ª série.
( ) O estágio crítico de competência de leitura caracteriza- se pelo fato dos alunos serem “leitores incompetentes” por lerem apenas frases simples.
( ) Um percentual considerável de alunos avaliados estão no estágio crítico de construção de suas competências de leitura.
( ) A grande maioria dos alunos avaliados apresenta acentuadas limitações em seu aprendizado da leitura e da escrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os alunos estão começando a desenvolver as habilidades de leitura, mas ainda aquém do nível exigido para a 4ª série. v
    ( ) O estágio crítico de competência de leitura caracteriza- se pelo fato dos alunos serem “leitores incompetentes” por lerem apenas frases simples. f
    ( ) Um percentual considerável de alunos avaliados estão no estágio crítico de construção de suas competências de leitura.v
    ( ) A grande maioria dos alunos avaliados apresenta acentuadas limitações em seu aprendizado da leitura e da escrita. v


ID
1512538
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual LDB confere à União a atribuição de assegurar um processo nacional de avaliação do rendimento escolar. Para tanto, a União utiliza diversos meios, entre os quais a Prova Brasil, uma avaliação

Alternativas
Comentários
  • Não sabia!!!!!

  • a)

    censitária realizada com alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal, estadual e federal.

  • Gabarito: A

     

    Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc


ID
1514896
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os testes de larga escala, amplamente difundidos no Brasil, a partir de programas de avaliação externa nos âmbitos municipais, estaduais e federais, tratam de avaliar

Alternativas
Comentários
  • Acredito que os testes/avaliações em larga escala NÃO são para avaliar os alunos e SIM o sistema e o ensino. Segundo aulas de avaliação institucional. Questão errada!

  • Penso que se avalia o processo ensinoaprendizagem pois aos resolver as questões evidencia-se a ensinagem

  • GABARITO LETRA A


ID
1528825
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Na Prova Brasil, é mencionado que habilidades referem-se, especificamente, ao plano objetivo e prático do saber fazer e decorrem, diretamente, das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. Cada matriz de referência apresenta tópicos ou temas com descritores que indicam as habilidades de língua portuguesa e matemática a serem avaliadas."
                                                                                                                               (PDEProva Brasil.)


Os descritores

Alternativas
Comentários
  • B constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.


ID
1579429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o item que se segue.


O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    .

    LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004.

    Conversão da MPv nº 147, de 2003

    Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES

     Art. 1o Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art 9º, VI, VIII e IX, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

            § 1o O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

            § 2o O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

            Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

            I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;

            II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

            III – o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;

            IV – a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

            Parágrafo único. Os resultados da avaliação referida no caput deste artigo constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação.


ID
1645594
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.

Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência

Alternativas
Comentários
  • o conjunto de habilidades, conhecimentos, princípios e valores que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios e valores definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas. 

  • No que expressam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE nº 04/2010), a avaliação compreendida em três dimensões:

    I - avaliação da aprendizagem;

    II - avaliação institucional interna e externa;

    III - avaliação de redes de Educação Básica.

    1) A avaliação da aprendizagem, que conforme a LDB pode ser adotada com vistas à promoção, aceleração de estudos e classificação, deve ser desenvolvida pela escola refletindo a proposta expressa em seu projeto político-pedagógico. Importante observar que a avaliação da aprendizagem deve assumir caráter educativo, viabilizando ao estudante a condição de analisar seu percurso e, ao professor e à escola, identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas.

    2) A avaliação institucional interna ou Auto-avaliação é realizada a partir da proposta pedagógica da escola, assim como do seu plano de trabalho, que devem ser avaliados sistematicamente, de maneira que a instituição possa analisar seus avanços e localizar aspectos que merecem reorientação. Um dos aspectos que deve estar presente em tais orientações é o acompanhamento sistêmico do processo de escolarização, viabilizando ajustes e correções de percurso, bem como o estabelecimento de políticas e programas que concretizem a proposta de universalização da Educação Básica;Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa a identificar os pontos positivos e em quais pontos a instituição deve avançar, e propor medidas que melhorem a qualidade de toda a estrutura e ações vinculadas ao ensino e à aprendizagem. A avaliação institucional externa Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. A avaliação externa é realizada de tempos em tempos pelos técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que visitam a Instituição para avaliá-la.

    3) A avaliação de redes de ensino é responsabilidade do Estado, seja realizada pela União, seja pelos demais entes federados. Em âmbito nacional, no Ensino Médio, ela está contemplada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que informa sobre os resultados de aprendizagem estruturados no campo da Língua Portuguesa e da Matemática, lembrando-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.

  • O certo é DISPONIBILIDADE.


ID
1651858
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

     De acordo com o INEP, a Prova Brasil e SAEB são dois exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo SAEB. A Prova Brasil é censitária. Por essa razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas, também, para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. 

     O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. Em 1995, o SAEB passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal).

As frases a seguir contêm informação sobre a Prova Brasil e o SAEB. Atribua o número 1 para as que contiverem informações sobre a Prova Brasil e o número 2 para as relativas ao SAEB. 

( ) Avalia estudantes de 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

( ) Avalia as escolas públicas localizadas em área urbana.

( ) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.

( ) Não avalia o Ensino Médio.

( ) Avalia todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
1651873
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      De acordo com o documento SAEB 2001 Novas Perspectivas de 2002, o “SAEB avalia o que os alunos sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas brasileiras. Para tanto, o SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos de escolas selecionadas por amostragem em todas as unidades da Federação, por meio das quais é medido o desempenho acadêmico dos alunos; e questionários, pelos quais são investigados os fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos alunos. O SAEB define-se, portanto, como um instrumento essencial de apoio a todos aqueles que lidam com a educação em nosso país."

       O modelo de prova elaborado para o SAEB prioriza determinados Tópicos e Temas dos conteúdos a serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, em função das competências e habilidades definidas para as diferentes séries e disciplinas, o que, na prática, significa alocar um número maior ou menor de itens a cada descritor diante de sua importância na série e disciplina.

A partir da concepção que fundamenta a elaboração de provas do SAEB, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda. 

1- Matriz Curricular de Referência 

2- Descritor de Texto 

3- Competência 

4- Habilidade 

( ) é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações (Perrenoud, 2000). 

( ) é a modalidade da inteligência referente ao plano do “saber fazer" decorrente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades (Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB, 1999). 

( ) é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos (classificação, seriação, causa e efeito, correlação, inclusão, implicação, etc.). 

( ) traduz a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  •  1- Matriz Curricular de Referência

    traduz a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento.

    2- Descritor de Texto

    é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos (classificação, seriação, causa e efeito, correlação, inclusão, implicação, etc.)

    3- Competência

    é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações (Perrenoud, 2000)

    4- Habilidade

    é a modalidade da inteligência referente ao plano do “saber fazer" decorrente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades (Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB, 1999)


ID
1651921
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com informação contida no site do MEC, até 2008, “o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro”.

O novo exame será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. Cada grupo de testes abrangerá as seguintes áreas do conhecimento:

Alternativas

ID
1651948
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Teoria da Resposta ao Item (TRI) surgiu a partir de discussões teóricas sobre a viabilidade de se comparar as habilidades e os conhecimentos de examinandos submetidos a provas diferentes. No Brasil, a TRI é utilizada para estimar as habilidades e conhecimentos dos alunos da Educação Básica. Uma das propriedades importantes da TRI é o fato dos parâmetros dos itens e as proficiências dos indivíduos serem invariantes. Em função de suas propriedades, é possível afirmar que a utilização da TRI no SAEB permite

I. comparar alunos.

II. ter o foco da avaliação no score total.

III. estimar a distribuição de proficiências da população e subpopulações.

IV. monitorar os progressos de um sistema educacional.

V. fazer análises e interpretações associadas à prova como um todo e ao grupo de indivíduos.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Comentário TOP!!


ID
1712614
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das críticas aos exames nacionais que, nos últimos anos, ganharam centralidade como instrumentos de avaliação do padrão de qualidade da oferta, é

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Os exames nacionais tem o malefício de "classificar" as instituições educacionais, supervalorizando aquelas que são melhores avaliadas.

  • A letra C também pode ser o gabarito, visto que esta é uma realidade tão latente quanto a da letra E.

  • Discordo da opinião do Deiveson porque o atual ENEM (até 2018) tem valorizado a intertextualidade, a interpretação e a contextualização de temas do cotidiano sem abarcar a retórica ultrapassada da "decoreba".
  • exceto em carreatas


ID
1714948
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. (...)   que, em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos".

(Fonte: http://portal.inep.gov.br)

Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia:

              Escola Municipal A       2007     2009     2011

                                                3,9        4,3         4,1

A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a seguir, à exceção de um. Assinale‐o.

Alternativas
Comentários
  •  c) AUMENTO das proficiências em matemática e língua portuguesa e AUMENTO do fluxo (taxa de rendimento escolar).

  • c) Questão ERRADA

    Se houve queda no rendimento apontado para o ano de 2011, não pode haver aumento nos três fatores avaliados.


ID
1714951
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No início da década de 1990, Guiomar Namo de Mello publica “Social‐democracia e educação: Teses para discussão" em que defende que o Estado responda pelas políticas sociais e levanta o lema “mais cidadania, melhor governo, menos Estado". Suas propostas já anunciavam a necessidade de uma reforma educacional, pois criticava a concentração de poder nos órgãos centrais, a ausência de mecanismos de participação, controle e fiscalização do ensino por parte da população e a falta de avaliação dos resultados escolares.

Os mecanismos de avaliações nacionais da Educação Básica, em larga escala, são tema recorrente até hoje, gerando índices e, até mesmo, impulsionando políticas de responsabilização docente. Assinale a alternativa que indica o primeiro sistema nacional de avaliação em larga escala de estudantes da Educação Básica.

Alternativas
Comentários
  • A primeira aplicação do Saeb aconteceu em 1990 com a participação de uma amostra de escolas que ofertavam as 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede urbana. Os estudantes foram avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. As 5ª e 7ª séries também foram avaliadas em redação. Este formato se manteve na edição de 1993.

    A partir de 1995 adotou-se uma nova metodologia de construção do teste e análise de resultados, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), abrindo a possibilidade de comparabilidade entre os resultados das avaliações ao longo do tempo. Neste ano, foi decidido que o público avaliado seriam as etapas finais dos ciclos de escolarização: 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (que correspondem ao 5º e 9º ano atualmente) e 3º ano do Ensino Médio. Além da amostra da rede pública, em 1995 foi acrescentada uma amostra da rede privada. Neste ano não foram aplicados testes de Ciências.

    Nas edições de 1997 e 1999, os estudantes matriculados nas 4ª e 8ª séries foram avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, e os estudantes de 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

    Nas edições de 1990 e 2003 as provas foram aplicadas a um grupo de escolas sorteadas em caráter amostral, o que possibilitou a geração de resultados para unidades da federação, região e Brasil.

    É importante ressaltar que a partir da edição de 2001, o Saeb passou a avaliar apenas as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Tal formato se manteve nas edições de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011.

    Em 2005 o SAEB foi reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005, passando a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.


ID
1729321
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam características do Sistema Nacional de Avaliação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E. 

    O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:

    Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação. 
     

    Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 
     

    A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013

    A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

     

    Neste link mostra as diferenças entre as avaliações: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/semelhancas-e-diferencas

  • Obrigado pelo comentário Fernanda Pereira  !

  • Tomen nota:

    A sigla ANRESC deixou de existir em 2019, assim como a ANA e ANEB, ou seja, essas três nomeclaturas viraram (SAEB).

    Houve a inclusão da avaliação da educação infantil, não para aplicar provas, mas para avaliar as condições de acesso e oferta. Além de questionários para diretores, secretários estaduais e municipais e professores auxiliares da EI.

    A prova que era realizada no 3º ano do EF da ANA, mudou para o 2º ano do EF.

    Inclusão de ciência da natureza e ciências humanas nos testes do 9º ano (de forma AMOSTRAL).

    #Rumoa2020!


ID
1729324
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), analise as afirmativas a seguir.

I. É calculado a partir dos resultados dos alunos na Prova Brasil e da taxa de reprovação do segmento.

II. É calculado para as escolas públicas e privadas brasileiras.

III. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames padronizados do INEP.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A sigla Ideb se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ele foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil. Essa medição é feita para três etapas da educação: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    O Ideb é calculado de forma a combinar dois indicadores muito importantes no que concerne a qualidade da educação: o aprendizado e o fluxo escolar.

    Isso significa que a nota do Ideb relaciona os resultados das avaliações de larga escala aplicadas pelo Inep com os níveis de aprovação e reprovação das instituições. Sendo assim, a nota do Ideb reflete comportamentos observados, por exemplo, quando uma escola reprova seus alunos em excesso ou quando uma escola aprova estudantes com lacunas no aprendizado. O Ideb, resultante desses dois tipos de comportamento vai indicar a necessidade de melhoria por parte das escolas.

  • GABARITO LETRA C


ID
1767895
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

As instituições de Ensino Superior privadas representam pouco mais de 50% das matrículas nos cursos de graduação.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

    As IES privadas seguem em expansão, tendo o número de ingressantes aumentado 7,3%. Do total de 3,2 milhões de novos alunos de 2017, 81,7% ingressaram em instituições privadas. A rede privada já conta com mais de 6,2 milhões de alunos, o que garante uma participação superior a 75% do sistema de educação superior, ou seja, de cada quatro estudantes de graduação, três frequentam uma instituição privada. Já a rede federal está presente em 838 municípios brasileiros, por meio de campi com cursos presenciais. Nas universidades estão matriculados mais de 1,1 milhão de alunos. Em dez anos, a rede federal mais que dobrou de tamanho.

    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32123


ID
1767898
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

A maioria dos cursos de graduação garante condições de acessibilidade às pessoas com deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "O percentual de 80,7% dos cursos de graduação garante condições de acessibilidade às pessoas com deficiência. Considerando-se os tipos de tecnologia assistiva disponíveis, verifica-se que os cursos tecnológicos, em seu conjunto, encontramse mais bem preparados, comparativamente aos bacharelados e às licenciaturas."

     

    Fonte: INEP


ID
1767901
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

Na educação presencial, predominam alunos do sexo masculino que cursam bacharelado no turno matutino, em instituição pública.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO


ID
1812316
Banca
CISCOPAR
Órgão
CISCOPAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou em 2005 a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • SAEB divide-se em:

    ANRESC - PROVA BRASIL

    ANEB

  • Formado por 3 avaliações externas em larga escala:

    Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) , 

    Anresc - Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar),

    Ana (Avaliação Nacional de alfabetização) incorporada ao SAEB pela Portaria n° 482, de 7 de junho de 2013.

  • b) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 

     

    http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc


ID
1920211
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil.
Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino.
( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas
( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • sacanagem cobrarem data 

  • A Prova Brasil começou a ser aplicada em 2005
  • OBRIGADO.

  • OBRIGADO.


ID
1943986
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos últimos dez anos, o Brasil fortaleceu os mecanismos de avaliação da educação básica, especialmente por meio da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema, essa política:

Alternativas
Comentários
  • Não gostei desse gabarito, coloca o professor como único responsáveis pela aprendizagem dos alunos? Não marquei por causa desta fala.

  • Concordo com você, Verônica... muito estranho mesmo!

  • Esse gabarito está certo mesmo?

  • Este gabarito é incoerente na formulação, quado coloca os docentes como únicos responsáveis.

  • Qual a referência?

  • Professor como único responsável pelo sucesso no IDEB? Fala sério!
  • A partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema, essa política....Quando falar em crítica é a mais absurda das alternativas.

  • A última que eu marcaria é o gabarito. Çocorror

  • a primeira alternativa que eliminei foi a "a", só que as outras alternativas ainda estavam estranhas. quando reli o enunciado percebi que fala "a partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema", daí entendi que não tá perguntando o que tá no texto da lei ou regulamentação.

    teoria crítica dá a entender que quer uma análise da prática e, no real do cotidiano, o IDEB virou uma responsabilidade só dos professores mesmo.

  • "" uma vez que os sistemas educacionais de todo o país """ Nao sao obrigados a aderir o sistema. Deveria ser a letra D


ID
2003266
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos últimos dez anos, o Brasil fortaleceu os mecanismos de avaliação da educação básica, especialmente por meio da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema, essa política:

Alternativas
Comentários
  • ????????????????????????????????????????????????????????????


ID
2013616
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os principais idealizadores do INEP e dos Centros de Pesquisas Educacionais – respectivamente Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) – defendiam, à época da entrada em funcionamento dessas instituições, a ideia de que a educação era um instrumento fundamental para a estabilidade social e para a própria sobrevivência da nação. Um exemplo de como a educação era identificada por Lourenço Filho, no final dos anos de 1930, e por Anísio Teixeira, nos anos de 1950, como diretamente relacionada à consolidação de um Estado moderno, autônomo e desenvolvido no Brasil pode ser tomado pela relação estabelecida por eles entre a educação e o “complexo de inferioridade” do povo brasileiro diante dos países desenvolvidos. A carência de educação escolar sistemática era entendida como a origem, e o seu oferecimento a toda a população, como a solução para tal problema.

FERREIRA, M.S. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online], vol. 13, n. 38, p. 279-292, 2008. Disponível em:<https://http://www.scielo.br/scielo.php?script+sci_arttext&pid=S1413-24782008000200007&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 08 maio 2016.

De acordo com o excerto acima, o INEP:

Alternativas
Comentários
  • Em nenhum momento o texto fala da opinião do INEP. Fala sobre a opinião dos idealizadores do INEP, a qual é claramente sobre como a falta da educação formal leva o povo brasileiro à um complexo de inferioridade em relação aos países desenvolvidos. A resposta correta sendo a letra C extrapola por completo o texto e o que ele nos diz. Passível de recurso.

  • Também concordo com a Rita Sales, questão passível de recurso. Em minha visão a resposta correta seria a alternativa A. 

     

    Vamos que vamos, com fé que vai dar tudo certo!

  • Questão bem... fala dos pensamentos dos dois teóricos e no final quer saber a posição do INEP. É de lascar. Só acerta se for no chute.

  • Alternativa A. O gabarito foi mudado pela banca após recursos.

  • Letra A

    A assertiva está correta, exige do candidato conhecimento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova e o que eles defendiam, uma escola pública única, laica, e democrática, logo acima no primeiro período deixa claro sua defesa a estabilidade da educação, ou seja uma educação com vistas a contraria a escola tradicional.


ID
2013652
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Do ponto de vista teórico, muitas são as formulações que tratam da avaliação. No ambiente educacional, ela compreende três dimensões básicas:

I – Avaliação da aprendizagem.

II – Avaliação institucional interna e externa.

III – Avaliação de redes de Educação Básica.

É a concepção de educação que deve fundamentar as dimensões da avaliação e das estratégias didáticopedagógicas a serem utilizadas. Essas três dimensões devem estar previstas no projeto políticopedagógico para nortearem a relação pertinente que estabelece o elo entre a gestão escolar, o professor, o estudante, o conhecimento e a sociedade em que a escola se situa. (BRASIL, PARECER CNE/CEB n. 7/2010, p. 47).

Qual definição de avaliação institucional está em consonância com o Parecer CNE/CEB n/ 7/2010?

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Institucional Interna e Externa na educação básica

     

    A avaliação institucional pode ocorrer externamente (quando realizadas por larga escala e por setores externos às instituições) e internamente (quando realizadas dentro das instituições, tendo por autores sujeitos externos à escola como também seus próprios autores e sujeitos). A avaliação externa é promovida pelos organismos oficiais, como o SAEB, e é  uma avaliação do sistema educacional em larga escala, que analisa a proficiência dos estudantes ao final de um ciclo de escolarização. Já a avaliação interna é pouco realizada no interior da escolas,devido, segundo estudos, a carência de formação dos profissionais da escola para desenvolvê-la.

     

    Fonte: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/viewFile/3220/2360

  • GABARITO LETRA A


ID
2030719
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto ao Censo Escolar,

I. Abrange todos os níveis de ensino e modalidades.

II. A partir dele, são estabelecidas as políticas de correção dos desequilíbrios regionais.

III. A partir dele, avalia-se a promoção da equidade na oferta do ensino público.

IV. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

V. O Dia Nacional do Censo Escolar ocorre sempre na última quarta-feira de março de cada ano.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • N seria maio?

  • Tenho minhas dúvidas sobre esta questão.
     

    O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.
    http://portal.inep.gov.br/descricao-do-censo-escolar

  • Questão foi anulada...
    os itens IV e V estão errados , logo, anula todas as opções

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Texeira (INEP)
     a última quarta-feira do mês de maio

  • É a última quarta feira do mês de maio

  • Pedro Barbosa, a IV está incompleta, mas não errada!

  • Juntando os comentarios dos colegas, chegamos a esse pontos.

    I. Abrange todos os níveis de ensino e modalidades. ERRADO

    II. A partir dele, são estabelecidas as políticas de correção dos desequilíbrios regionais. CERTO

    III. A partir dele, avalia-se a promoção da equidade na oferta do ensino público. CERTO

    IV. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Texeira (INEP). "IV está incompleta, mas não errada!"

    V. O Dia Nacional do Censo Escolar ocorre sempre na última quarta-feira de março de cada ano. ERRADO (MAIO)

  • Essa questão foi anulada


ID
2036491
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos últimos dez anos, o Brasil fortaleceu os mecanismos de avaliação da educação básica, especialmente por meio da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema, essa política:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
2062714
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por duas avaliações complementares entre si: a Avaliação Nacional da Educação Básica e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (conhecida como Prova Brasil), ambas realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre as duas Avaliações Nacionais.

Alternativas
Comentários
  • ANAEB =  Bianual, amostral, públicas e privadas. 5º - 9º ano do E. Fundamental e 3º ano Médio Regular.

    ANRESC (Prova Brasil) = Bianual, escolas públicas da Zona Urbana e Rural, com mais de 20 alunos matriculados - 5º - 9º ano do E. Fundamental.

  • GABARITO LETRA B


ID
2062717
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um indicador que combina o desempenho médio em Língua Portuguesa e em Matemática na Prova Brasil com o tempo médio de conclusão da correspondente etapa escolar. Este indicador foi criado para acompanhar a evolução da educação para todo o Brasil, de acordo com o Art. 9º da LDB/1996.
A existência de um indicador com esta característica pode ser considerada um marco na política educacional uma vez que

Alternativas
Comentários
  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade de educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.


ID
2062741
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas avaliações da Prova Brasil e Saeb são aplicados questionários

Alternativas
Comentários
  • que eu saiba é para o 5 ano e 9 ano do ensino fundamental também no 3 ano do ensino médio

  • alunos, professores e diretores

  • Até onde eu eu é apenas para os alunos


ID
2062744
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil, instituída pela Portaria n. 931/05, não tem entre seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Prova Brasil: É uma avaliação censitária

    - Objetivo: Avaliar a qualidade do ensino dos sistemas de educação das escolas públicas urbanas e rurais das redes municipais, estaduais e federal

    - Participam escolas com, no mínimo 20 alunos

    - Fazem a prova alunos do 5° e 9° anos

    - Não são todas as escolas que participam, por questão de custos e logística

    - A participação não é obrigatória

    - Escolas privadas não atendem o objetivo da Prova Brasil, mas participam da prova SAEB

  • gabarito letra e


ID
2193760
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos eixos contemplados pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) para alunos do 3º ano do ensino fundamental, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) infraestrutura das instituições.

( ) gestão.

( ) desempenho.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • a - V, V e V.

  • Segundo o  DOCUMENTO BÁSICO PARA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA)| JULHO 2013:

    "...Instrumentos de Avaliação...Tendo em vista que a ANA pretende fazer um diagnóstico amplo do processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras, compreende-se que é necessário ir além de testar a aquisição de saberes pelas crianças nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática ao longo do Ciclo de Alfabetização. Espera-se avaliar aspectos de contexto que envolvam a gestão escolar, a infraestrutura, a formação docente e a organização do trabalho pedagógico, entendidos como aspectos intervenientes no processo de aprendizagem. Desse modo, a ANA será constituída por cinco eixos que procuram verificar dados relativos às condições de oferta e ao nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática."

  • EIXOS

    GESTÃO ESCOLAR

    INFRAESTRUTURA

    FORMAÇÃO DOCENTE

    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

    DESEMPENHO

     


ID
2193802
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As afirmativas a seguir apresentam exemplos de sistemas de avaliação para estudantes da educação básica, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


ID
2201473
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 06 de agosto de 2008, o então responsável pela aplicação da prova do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), Andreas Schleicher, em entrevista à revista Veja, afirmara que “o Brasil passou a ter chances de melhorar quando começou a mapear os problemas de forma objetiva - e não mais com base na intuição”. Neste contexto, o SAEB, que é composto por dois processos de avaliação, a ANEB e ANRESC, teve grande participação nesse trabalho de mapeamento. Sobre esses dois processos, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Prova Brasil (Anresc) criada em 2005, avalia os alunos do 5,9 do EF e 3 do EM, a rede pública, por escola, de forma censitária e bianual.

  • GABARITO LETRA B


ID
2221171
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.
Aprendizado dos alunos na Escola X
(proporção dos alunos com aprendizado considerado
adequado para a sua etapa escolar. Prova Brasil 2013)

Português, 5º ano - 19%
Matemática, 5º ano - 11%
(Os dados se referem à uma escola real, processados e
divulgados pela plataforma QEdu. O nome da escola é fictício)


Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • e - I, II e III.

  • Pelo que compreendo o Exame externo que tem foco na gestão dos Sistemas Educacionais é a Aneb, e a questão se refere a Anresc.

     

    A Aneb é realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco
    nas gestões dos sistemas educacionais.
    Por manter as mesmas características, a Aneb recebe o nome
    do Saeb em suas divulgações;

     


ID
2222113
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e pelas médias de desempenho nas avaliações do INEP. Esses dados são obtidos, respectivamente, por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil

  • Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.


ID
2430970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB,
I. O sistema utiliza a Teoria de Resposta ao Item, que permite, entre outras coisas, a comparação entre os ciclos avaliativos.
II. O sistema estabelece as matrizes de referência, que descrevem competências e habilidades desejáveis aos alunos em cada série avaliada.
III. Quando calculada, a média da proficiência dos alunos de uma determinada escola é expressa em uma escala de 0 a 100.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Correçao do item III:

    A escala calculada varia de 0 a 500.


ID
2514916
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, de 1996, passou para União a incumbência de assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, com a cooperação dos sistemas, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino (art. 9º, incisos VI, VIII). Mediante a esse processo, o MEC assume a responsabilidade por meio do desenvolvimento de mecanismos de avaliação em larga escala, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinais), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), A Prova Brasil, da Provinha Brasil, dentre outros. Essas avaliações em larga escala desenvolvidas nos diferentes níveis do sistema educacional, no Brasil, têm dentre seus objetivos o de:


I. Avaliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula para fornecer ao professor elementos suficientes para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem;

II. Avaliar o desempenho da escola, produzir e disponibilizar dados e informações sobre o sistema educacional com vista na melhoria da qualidade do ensino.

III. Caracterizar e identificar os principais problemas e as diferenças regionais de ensino de modo a permitir análises e estudos na área com foco na melhoria da qualidade do ensino.

IV. Subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, como também a elaboração de programas de intervenção para as diversas etapas de ensino avaliadas.

V. Avaliar os aspectos metodológicos e didático-pedagógicos dos professores, bem como as competências e habilidades dos alunos, objetivando a punição das instituições e dos alunos com baixos resultados.


Os objetivos das avaliações educacionais estão corretos na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de:       (Regulamento)

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    III - prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    IV-A - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação;         (Incluído pela Lei nº 13.234, de 2015)

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

     VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

     VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.       (Vide Lei nº 10.870, de 2004)

  • GABARITO: C - As assertivas I e V estão erradas. 

     

  • O gabarito está errado!

  • Horrível a qualidade dos vídeos!

  • Gabarito: C

     

    #partiuposse

  • Questão fácil. Diga: desconfie de qualquer assertiva em educação que fale em "punição". #ficaadica

  • c) As assertivas I e V estão erradas. 

  • A questão está pedindo às corretas e  erradas!

  • Falta de atenção total a minha, eles colocam uma questão enorme com o objetivo de te cansar!

     

  • A questão trata das incumbências da União no processo nacional de avaliação de acordo com a LDB. Ao analisarmos os itens da questão de acordo com o art. 9º da LDB temos o seguinte:

    I. Avaliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula para fornecer ao professor elementos suficientes para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem; (ERRADA - Não é papel da União avaliar o aluno em sala de aula)

    II. Avaliar o desempenho da escola, produzir e disponibilizar dados e informações sobre o sistema educacional com vista na melhoria da qualidade do ensino. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VI)

    III. Caracterizar e identificar os principais problemas e as diferenças regionais de ensino de modo a permitir análises e estudos na área com foco na melhoria da qualidade do ensino. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VIII)

    IV. Subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, como também a elaboração de programas de intervenção para as diversas etapas de ensino avaliadas. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VIII)

    V. Avaliar os aspectos metodológicos e didático-pedagógicos dos professores, bem como as competências e habilidades dos alunos, objetivando a punição das instituições e dos alunos com baixos resultados. (ERRADA - Não é papel da União avaliar a metodologia utilizada pelo professor, assim como também não é incumbência punir instituições e alunos com baixo rendimento)

    PORTANTO, A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.
  • Por que a I está errada?

  • Reginaldo, a assertiva I está errada porque não é incumbência da união avaliar os alunos na sala de aula !

  • Essa foi uma pegadinha, pede pra marcar a certa e nesta estão as erradas...

  • Isso não é pegadinha, tá mal redigido isso sim, se pede "Os objetivos das avaliações educacionais estão corretos na alternativa", o certo é assinalar onde estão corretas e não colocar a I e V que são erradas como resposta.


ID
2560096
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É possível dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação. É possível identificar três grandes categorias de usos da Prova Brasil, a saber: uso normativo, uso pedagógico e uso administrativo e gerencial. Sendo assim, o uso administrativo e gerencial envolve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Usos da Prova Brasil - Francisco Soares

    https://www.youtube.com/watch?v=SYciRHw5Lb0


ID
2597062
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • ~gab.: e

     

  • Gabarito letra E. Para confundir o examinador citou nas alternativas alguns principios da educação expressos na LDB e CF/88.


ID
2605264
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  •   O Objetivo é aferir a real situação do sistema educacional brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores. Prova Brasil é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental.

    Fonte: Portal do MEC/ http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/31991

  • d) avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

  • Esta questão pede que o candidato indique a alternativa que apresenta o objetivo da Prova Brasil. 
    A) garantir o respeito à liberdade de aprender e o apreço à tolerância. 
    ERRADO - A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico. Não tem como objetivo promover garantias de qualquer natureza, nem difundir crenças e ideias. 
    B) divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, mantendo o pluralismo de ideias e o pluralismo pedagógico. 
    ERRADO - A Prova não tem objetivos de divulgação. 
    C) definir políticas públicas que proporcionem manter que a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
    ERRADO -  Os dados da Prova ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. Ela não define as políticas públicas. 
    D) avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 
    CORRETO - A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 
    E) selecionar alunos através da valorização da experiência extraescolar, garantindo o padrão de qualidade. 
    ERRADO - A Prova Brasil não tem como objetivo a seleção de alunos. 
    Gabarito do Professor: Letra D. 
  • D) avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 

    CORRETO - A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 


ID
2611735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Avaliação Nacional de Alfabetização, a Avaliação Nacional de Educação Básica e a Prova Brasil são avaliações

Alternativas
Comentários
  • Gab: E 

  • QUAIS SÃO AS AVALIAÇÕES BRASILEIRAS E POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES?

    https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/uais-sao-as-avaliacoes-brasileiras-e-porque-elas-sao-importantes


ID
2611738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil

Alternativas
Comentários
  • Saeb substitui Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização

    https://novaescola.org.br/conteudo/11907/avaliacao-nacional-de-alfabetizacao-e-prova-brasil-sofrem-alteracoes-em-2019

  • é uma avaliação censitária envolvendo alunos dos quinto e nono ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais.


ID
2613679
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • d) avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.


ID
2640064
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, instituído em 1990, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala e tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. O levantamento produz informações que subsidiam a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal, visando a contribuir para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores sobre fatores de influência do desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

    Em 2005, o Saeb foi reestruturado e passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento pelo Saeb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.

    Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.

    Hoje o Saeb é composto pelas três avaliações externas em larga escala.

  • Gabarito (B) para 2018.

    QUESTÃO DESATUALIZADA PARA 2019:

    Em 2019, houve novas e grandes mudanças. As siglas ANA, Aneb e Anresc deixaram de existir e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
2688703
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação externa à escola recebe essa denominação porque é concebida, planejada, elaborada, corrigida e tem seus resultados analisados fora da escola. Ela busca aferir o desempenho demonstrado pelos alunos, a fim de que seja possível confrontar o que o ensino é com o que deveria ser, do ponto de vista do alcance de algumas habilidades. [...] A avaliação externa é também denominada avaliação sistêmica ou em larga escala. Sistêmica, quando se refere a uma rede ou sistema de ensino, o que ocorre, na maioria dos casos. Em larga escala, quando envolve um grande número de alunos.

(Fonte: Glossário Ceale, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/avaliacaoexterna. Acessado em: 20/02/2018).


Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:


I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino” é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.


É CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • SAEB É COMPOSTA POR

    1- Aneb (saeb, amostral, privado e púlico, resultado por estado, duração bianual, 5,9 e 3EM)

    2- Anesc (prova brasil, público, resultado por escola, censitária, duração bianual, 5,9, 3EM);

    3-Ana (3 ano do fundamental, público, resultado por escola, duração anual)

  • d) I, II, III e IV são verdadeiras.

  • III - Essa deveria ser falsa, pois ensino e aprendizagem não são dissociados.


ID
2722552
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:

Alternativas
Comentários
  • b) lingua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

  • Questão de 2017 e desatualizada? Não é mais seriação. E o último ano de cada ciclo é o 5° e o 9° ano.


ID
2727049
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá ser de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

    Fonte: https://todospelaeducacao.org.br/conteudo/perguntas-e-respostas-o-que-e-o-ideb-e-para-que-ele-serve

  • A letra D também consideraria como correto pois os resultados do IDEB pode levar a uma reflexão não só do professor como da escola.O que ocorre na escola pode repercutir no ambiente de sala de aula, além do IDEB incentivar não só o professor mas a escola a estabelecer metas a fim de alcançar a estabelecida nacionalmente, portanto, essa questão teria duas respostas.

  • A letra D está incorreta, na sua segunda parte: "estabelecimento de metas a serem desenvolvidas na melhoria da qualidade educacional", pois a postura do professor não deve ser esta. Quem estabelece metas para qualidade educacional são as DCNs.

    Mas, claro que a banca induz ao erro, e portanto, esta letra D seria o alvo.


ID
2749141
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou a proposta de inclusão da área de Ciências da Natureza no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em atendimento à orientação do Ministério da Educação, considerando a etapa do 9º ano do Ensino Fundamental. São eixos estruturantes de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental

Alternativas

ID
2762050
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes são os objetivos e os níveis de avaliação no contexto escolar. Abaixo são apresentadas algumas das diferentes avaliações realizadas no contexto educacional brasileiro.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome (coluna 1) e os principais objetivos (coluna 2) da avaliação.

Coluna 1
1. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
2. ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
3. PISA - Programme for International Student Assessment
4.SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica
5. INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional.

Coluna 2
I.é uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências
II. objetiva realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
III. Pode ser usada para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.
IV. A nota é usada para ingresso em universidades públicas e também para algumas universidades particulares
V. Objetiva mensurar o nível de alfabetismo da população brasileira entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática aplicadas ao cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • PISA

     

    -Ocorre  a cada 3 anos

    -É uma valiação internacional

    -Avalia Português, Matemática e ciências

    -Os países fazem por adesão

    -A nota envolve a nota da prova + outros fatores educacionais

    -Jovens de 15 anos ou mais

     

  • I.é uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências. - PISA

    II. objetiva realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. - SAEB

    III. Pode ser usada para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. - ENCCEJA

    IV. A nota é usada para ingresso em universidades públicas e também para algumas universidades particulares - ENEM

    V. Objetiva mensurar o nível de alfabetismo da população brasileira entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática aplicadas ao cotidiano.- INAF


ID
2775379
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características dos Sistemas de Avaliação Nacional, desenvolvidos pelo governo federal, analise as afirmativas a seguir.


I. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) está focalizado na avaliação das habilidades cognitivas e das características socioeconômicas dos estudantes brasileiros.

II. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) foi introduzido em 1993 e em 1995 começou a adotar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item.

III. Os resultados da Prova Brasil são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) juntamente com a taxa de defasagem idade‐série.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

    Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

    As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no , compõem o .

    Desde 1990, quando foi criado, o Saeb teve algumas reestruturações. Em 2005, passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.

    Não entendi essa questão, o gabarito esta marcando a B que somente a II esta correta.

    portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb

  • O SAEB FOI CRIADO EM 1990.

    QUESTÃO QUE DEVERIA TER SIDO ANULADA.

  • TODAS ERRADAS. VAI SABER ...


ID
2806051
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a política nacional de avaliação da educação brasileira é correto afirmar que a Avaliação Nacional do Rendimento no Ensino Escolar – ANRESC – faz parte da(o)

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Avaliação da Educação Básica é calculado a partir das notas de dois exames nacionais: a Prova Brasil e a Aneb. As duas provas devem ser feitas por 5 milhões de estudantes neste ano em todo o Brasil. O Saeb é a principal ferramenta na formulação de políticas públicas. Além das provas, alunos e professores respondem a questionários para fornecer informações sobre desempenho, estrutura das escolas, clima em sala de aula e até remuneração e satisfação dos docentes. O MEC prevê divulgar os dados dos exames no segundo semestre de 2016. Prova Brasil O nome oficial do exame é Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Analisa o desenvolvimento em português e matemática dos estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública, sendo aplicada a cada dois anos para todas as escolas com mais de 20 estudantes dentro dessas faixas. Tem caráter censitário, ou seja, pode fornecer dados específicos por escola, cidade ou Estado.

  •  d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

  • IMPORTANTE - A sigla Anresc, deixou de existir, e ,em 2019 (assim como a ANA e Aneb), e ela passa a ser identificada pelo nome Saeb. Ou seja, todas essas 3 siglas viraram Saeb.


ID
2866921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que a Constituição Federal de 1988 (CF) estatui a gestão democrática do ensino público, e que essa modalidade de gestão foi regulamentada pela LDB e, posteriormente, reafirmada, entre outros dispositivos, pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares (Brasil, 2004), julgue o item  a seguir, relativos aos conselhos escolares, foro por excelência da gestão democrática no ensino público.


Nas reuniões dos conselhos escolares, é apropriado discutir sobre o encaminhamento de sugestões referentes a processos avaliativos, a análise de resultados de avaliações nacionais de ensino, a exemplo do SAEB, e a exploração de avaliações desenvolvidas internamente na escola, pois tais conselhos foram criados para promover a cultura do monitoramento no âmbito dos respectivos estabelecimentos de ensino.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola.

    Cabe aos Conselhos, também, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola.

    Eles representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade. Representam, assim, um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática.

    São, enfim, uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, na qual se busca incentivar uma cultura democrática, substituindo a cultura patrimonialista pela cultura participativa e cidadã.

  • Alguém pode esclarecer de que forma ocorre pa cultura do monitoramento no âmbito dos respectivos estabelecimentos de ensino?

  • "Portaria n Portaria nº 2.896 de 16 de setembro de 2004 2.896 de 16 de setembro de 2004

    Art. 1° Criar, no âmbito da Secretaria de Educação Básica - SEB, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com os objetivos de:

    I - Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; II - apoiar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares; III - instituir políticas de indução para implantação de Conselhos Escolares; IV - promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares, utilizando inclusive metodologias de educação à distância; V - estimular a integração entre os Conselhos Escolares; VI - apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade; e VII - promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas para a garantia da qualidade da educação."

    Ex.: A Prova Brasil

  • CERTO,

    Cabe ao conselho promover a integração dos diversos segmentos da comunidade educacional na perspectiva de promover uma cultura participativa possibilitando a gestão democrática no gerenciamento da unidade educacional. O monitoramento é, pois, uma forma da comunidade interagir com a escola para um processo de ensino qualitativo.

  • CERTO

    Lei de Gestao Democratica

    Art. 25. Compete ao Conselho Escolar, além de outras atribuições a serem

    definidas pelo Conselho de Educação do Distrito Federal:

    I – elaborar seu regimento interno;

    II – analisar, modificar e aprovar o plano administrativo anual elaborado pela

    direção da unidade escolar sobre a programação e a aplicação dos recursos necessários à

    manutenção e à conservação da escola;

    III – garantir mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade

    escolar na elaboração do projeto político-pedagógico da unidade escolar;

    IV – divulgar, periódica e sistematicamente, informações referentes ao uso dos

    recursos financeiros, à qualidade dos serviços prestados e aos resultados obtidos;

    V – atuar como instância recursal das decisões do Conselho de Classe, nos

    recursos interpostos por estudantes, pais ou representantes legalmente constituídos e por

    profissionais da educação;

    VI – estabelecer normas de funcionamento da Assembleia Geral e convocá-la

    nos termos desta Lei;

    VII – estruturar o calendário escolar, no que competir à unidade escolar,

    observada a legislação vigente;

    VIII – fiscalizar a gestão da unidade escolar;

    IX – promover, anualmente, a avaliação da unidade escolar nos aspectos

    técnicos, administrativos e pedagógicos;

    X – analisar e avaliar projetos elaborados ou em execução por quaisquer dos

    segmentos que compõem a comunidade escolar;

    XI – intermediar conflitos de natureza administrativa ou pedagógica, esgotadas

    as possibilidades de solução pela equipe escolar;

    XII – propor mecanismos para a efetiva inclusão, no ensino regular, de alunos

    com deficiência;

    XIII – debater indicadores escolares de rendimento, evasão e repetência e propor

    estratégias que assegurem aprendizagem significativa para todos.

  • Do Conselho Escolar - Lei de Gestao Democratica

    Art. 24. Em cada instituição pública de ensino do Distrito Federal, funcionará

    um Conselho Escolar, órgão de natureza consultiva, fiscalizadora, mobilizadora,

    deliberativa e representativa da comunidade escolar, regulamentado pela SEDF.

  • Conselho Escolar, órgão de natureza consultiva, fiscalizadora, mobilizadora,deliberativa e representativa da comunidade escolar (...). Quem fiscaliza pode (e deve) monitorar. E esse monitoramento contribui na gestão democrática e participativa. É um monitorar no sentido de acompanhar.


ID
2962150
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Texto para responder à questão.

O amor romântico prega coisas mentirosas, diz psicanalista

Hamurabi Dias

   O amor. Um dia ele chega para todo mundo, acredite você le itor (le ito ra ), ou não. Na contemporaneidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu livro “O Amor Líquido”, transforma a célebre frase marxista - “tudo que é sólido se desmancha no ar” - em ponto de partida para debater a fragilidade dos laços humanos e lançar o conceito de “líquido mundo moderno”. Em síntese, o autor traz uma reflexão crítica de como esse mundo “fluido", uma das principais características dos compostos líquidos, fragilizou os relacionamentos humanos. O sociólogo observa que o amor tornou-se, na sociedade moderna, como um passeio no shopping Center - ícone do capitalismo - e como tal deve ser consumido instantaneamente e usado uma só vez, sem preconceito. É o que considera a sociedade consumista do amor. Pois bem, é nesta linha fluida, sem preconceito e destarte liberal, com frases como “Ter parceiro único pode se tornar coisa do passado” e “Variar é bom, todo mundo gosta”, que a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, crítica do que considera “amor romântico”, lança os dois volumes do "O Livro do Amor”.
    “O Livro do Amor” é um estudo que começa desde a pré-história, seguindo por todos os períodos da humanidade, até chegar à atualidade. “Descobri coisas muito interessantes, como que o amor é uma construção social, e que em cada época ele se apresenta de uma forma”, avalia. No século XX, o livro é dividido em três partes. Para a psicanalista o que mudou o amor na contemporaneidade foram duas invenções: o automóvel e o telefone. “Pela primeira vez na história as pessoas puderam marcar encontro pelo telefone, mesmo com os moralistas defendendo que era uma indecência a voz do homem entrar pelo ouvido da mulher”, lembrou. Regina Navarro Lins acredita que muito dos nossos comportamentos atuais têm origem em períodos históricos passados, como o “amor romântico", surgido lá... no século XII. “Eu aponto também as tendências de como o amor está se transformando. A repressão diminuiu, ainda bem. O sexo é da natureza, é desejável, mas a nossa cultura judaico-cristã sempre viu o sexo com maus olhos. Nos últimos dois mil anos foi visto como algo abominável, a repressão sexual foi horrorosa”, apontou.
    Sobre o tão alardeado amor romântico, Lins inicia sua critica observando o caráter sub-humano que foi atribuído à mulher ao longo dos anos. “A mulher foi considerada incompetente e burra. O cavalheirismo é uma ideia péssima para as mulheres.Gentileza é outra coisa. O cavalheirismo implica sempre em o homem tratar a mulher como se ela fosse incompetente. Não tem sentido, se observarmos como a mulher foi considerada no passado, até hoje pessoas defenderem a ideia de que a mulher não pode puxar uma cadeira", comparou a psicanalista.
     Regina Navarro defende também que o amor romântico é baseado na idealização do outro, a invenção de uma pessoa, atribuindo a ela características que não tem. “Depois passa a vida 'azucrinando' o outro para mudar o jeito de ser, para se enquadrar naquilo que se imaginou. Esse tipo de amor prega coisas mentirosas, como de que não existe desejo por mais ninguém, de que os amados vão se completar e nada mais vai faltar, que um terá todas as suas necessidades completadas pelo outro. É um amor prejudicial, o que critico é o que ele propõe. As pessoas só vão viver bem em um relacionamento se houver a liberdade de ir e vir”, observou.

Disponível em:
<http://www.bomdiafeira.com.br/noticias/palcocultural/9534/0+amor+rom%C3%A2ntico+prega+coisas+
mentirosas,+diz+psicanalista&gt;. Acesso em: 23 de outubro de 2017. (Adaptado).

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Sobre ele, pode-se afirmar que:

I. é definido por meio da média dos alunos na Prova Brasil.
II. é calculado para duas etapas: anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
III. a aprovação é medida através dos dados do Censo Escolar.
IV. os dados são processados pelo Inep, que divulga o Ideb a cada dois anos.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Realizado em 3 etapas e não duas.

    Resposta certa: A

  • realizado em três etapas:  anos iniciais do ensino fundamental  ( 1° ao 5° ano / anos finais do ensino fundamental  ( 6° ao 9° ano ) e ensino médio 

     

    Gab: A

                                                 


ID
2962162
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:

Alternativas

ID
2962300
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Sobre ele, pode-se afirmar que:


I. é definido por meio da média dos alunos na Prova Brasil.

II. é calculado para duas etapas: anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

III. a aprovação é medida através dos dados do Censo Escolar.

IV. os dados são processados pelo Inep, que divulga o Ideb a cada dois anos.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, I,III, IV e a alternativa correta. Pensei que fosse outra alternativa. Ou que todas estivessesm certas.

  • o Ideb é calculado a partir de dois componentes:

     Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

    As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

    FONTE: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb

  • I- Achei incompleta, mas a banca considerou certa. (é definido por meio da média dos alunos na Prova Brasil e pela aprovação escolar - Censo)

    II- Calculado para os anos iniciais 5ano, anos finais 9ano e 3ano-médio

    III- gabarito

    IV- gabarito

    Alternativa: A

  • SAEB 2021, saindo do forno. Novidades previstas pela BNCC e pelo novo ensino médio.

    Antes: Forma bienal, 2º, 5º e 9º anos do EF e 3º do EM. Língua portuguesa e matemática.

    Atual 2021: Anualmente para todas as séries da Educação Básica a partir do 2º ano. Todas as áreas do conhecimento.

    Novidades: educação infantil, avaliada bienalmente.

    Novo ensino médio: avaliado anualmente, será uma alternativa para ingresso no ensino superior.

    Bons estudos !


ID
2962312
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C e a alternativa correta, realmente a prova fala mais d e questões relacionadas as disciplinas de português e matemética.

  • Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

  • SAEB 2021, saindo do forno. Novidades previstas pela BNCC e pelo novo ensino médio.

    Antes: Forma bienal, 2º, 5º e 9º anos do EF e 3º do EM. Língua portuguesa e matemática.

    Atual 2021: Anualmente para todas as séries da Educação Básica a partir do 2º ano. Todas as áreas do conhecimento.

    Novidades: educação infantil, avaliada bienalmente.

    Novo ensino médio: avaliado anualmente, será uma alternativa para ingresso no ensino superior.

    Bons estudos !


ID
2978311
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no , compõem o .

    O índice de desenvolvimento não é composto exclusivamente pelas médias do SAEB, mas eles (os índices) fazem parte. Não sei porque a opção "c" está erada, haja visto que ela não usou o termo exclusivamente composta

  • Saeb é composto pela: Aneb(1990), Anresc(2005), Ana (2013)

  • Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

  • A alternativa C está errada porque em 2019 houve uma reforma e as siglas Ana, Anresc e Aneb foram extintas etodas passaram a se chamar Saeb, não existindo mais a diferenciação das provas pelo nome e sim pela a etapa em que é aplicada.

    No site do INEP tem todo o histórico de evolução do Saeb. Nesse vídeo do canal oficial do INEP tem uma explicação sucinta sobre todas as mudanças ocorridas em 2019.

  • Verifiquei aqui que alguns ficaram com dúvida no motivo que A letra C está errada. Se olharmos o panorama do SAEB, podemos verificar que quando foi criado ele era apenas uma avaliação; a prova brasil começou a ser utilizada a partir de 2005. ''Desde 1990, quando foi criado, o Saeb é composto por duas avaliações'' logo, a C é falsa.

    A alternativa A é mais completa também, importante sempre escolhermos a alternativa mais completa.

  • Letra A

    A) Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. Correta o Saeb avalia a Educação Básica brasileira pra melhoria de políticas públicas.

    B) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é composto pelas médias de desempenho do Saeb somente. Errado média dos alunos da prova Brasil + fluxo escolar, aprovação e reprovação.

    C) Desde 1990, quando foi criado, o Saeb é composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas. Errada a prova Brasil, a Aneb e Ana deixaram de existir em 2019. O erro está em afirmar também que avalia apenas a rede pública, a rede privada também é avaliada porém amostral.

    D) Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi excluída do Saeb por não conseguir aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Errada a Ana deixou de existir em 2019, pois tudo virou SAEB.


ID
3013285
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma reunião pedagógica na escola, os professores desenvolvem um debate sobre a Prova Brasil, considerando a participação de sua instituição na próxima edição dessa avaliação.

Durante a reunião, uma pedagoga registra quatro dúvidas dos professores em relação a algumas definições do INEP/MEC, explicitadas nos itens abaixo.

I Nas provas, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco na escrita?

II As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)?

III Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode -se acompanhar a evolução do desempenho das escolas?

IV A Prova Brasil é elaborada a partir de Matrizes de Referência nas quais se descrevem os conteúdos, as atitudes e as competências a serem avaliados?

A pedagoga vai responder NÃO às perguntas presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • Receberão como resposta "não":

    I Nas provas, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco na escrita?

    IV A Prova Brasil é elaborada a partir de Matrizes de Referência nas quais se descrevem os conteúdos, as atitudes e as competências a serem avaliados?

  • A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

    Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

    Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

    A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

    As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.


ID
3045649
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aponte a avaliação da Educação Básica a qual se refere a descrição seguinte:


Avaliação para diagnóstico, em larga escala, na qual estudantes do 5° e 9° anos do ensino fundamental respondem a questões de língua portuguesa e matemática, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

(Portal do MEC, Avaliação da Educação Básica, 2019)

Alternativas
Comentários
  • PROVA BRASIL

  • Eu acho que deveria ser SAEB ao invés da Prova Brasil, mas ok...

    Observe a definição oficial no site do INEP:

    "Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no , e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o  – para as unidades da federação e para o país, e a  – para os municípios."

    Observe que Prova Brasil é para os municípios, Saeb é a nível nacional. Sabemos que, geralmente, o 5º e 9º ano são comumente gerenciado pelo sistema de ensino Estadual e não Municipal.

  • A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixarão de existir com essa nomenclatura. A partir de 2019, todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb. O que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do conhecimento avaliadas.

  • A sigla Anresc deixa de existe em 2019 - assim como ANEB E ANA- e passam a ser definidos pelo nome de SAEB, ou seja, todas as três siglas viraram SAEB. Além de haver a inclusão da Educação infantil na avaliação (condições de acesso e oferta) e mudança da alfabetização do 3º ano para o 2º ano.

    Por fim, a inclusão no 9º ano de ciências da natureza e humanas de forma amostral.


ID
3049681
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Observe a questão da Prova Brasil - Língua Portuguesa, para o 5° ano do Ensino Fundamental (INEP, 2015) e marque a alternativa com o descritor referente à questão.


Chapeuzinho Amarelo

Era a Chapeuzinho amarelo

Amarelada de medo.

Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.

Em festa não aparecia.

Não subia escada

nem descia.

Não estava resfriada,

mas tossia.

Ouvia conto de fada e estremecia.

Não brincava mais de nada,

nem amarelinha.

Tinha medo de trovão.

Minhoca, pra ela, era cobra.

E nunca apanhava sol,

porque tinha medo de sombra.

Não ia pra fora pra não se sujar.

Não tomava banho pra não descolar.

Não falava nada pra não engasgar.

Não ficava em pé com medo de cair.

Então vivia parada,

Deitada, mas sem dormir,

Com medo de pesadelo.

HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada.

São Paulo: Abril Cultural, 1980.


O texto trata de uma menina que

(A) brincava de amarelinha.

(B) gostava de festas.

(C) subia e descia escadas.

(D) tinha medo de tudo.

Alternativas

ID
3050764
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre as provas nacionais, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2015), assinale a alternativa cuja descrição faz referência à Provinha Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A Provinha Brasil, é uma avaliação diagnóstica que visa investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

    GAB: B


ID
3054649
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As origens do Ministério da Educação (MEC) nos remetem à década de 1930, quando o país era governado por Getúlio Vargas. Desde esse período, o MEC passou por várias fases: já foi chamado de Ministério da Educação e Saúde Pública, Ministério da Educação e Cultura – origem da sigla MEC –, Ministério da Educação e Desporto. Independentemente do nome atribuído e de acumular outras pastas, desde sua criação, o MEC foi o principal órgão do Sistema Educacional Brasileiro. Atualmente, estão vinculados a ele diversas secretarias, autarquias, universidades e instituições de educação básica, como o Colégio Pedro II. Umas das autarquias ligadas ao MEC é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A função do FNDE, entre as instâncias organizativas do Sistema Educacional Brasileiro, é a de:

Alternativas
Comentários
  • Site do FNDE, carta de serviços ao usuário, institucional:

    Missão: prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos;


ID
3060865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, com o intuito de assegurar o processo de avaliação da educação superior no Brasil. Os institutos federais avaliados pelo SINAES são equiparados

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, com o intuito de assegurar o processo de avaliação da educação superior no Brasil. Os institutos federais avaliados pelo SINAES são equiparados

    às universidades federais.


ID
3067588
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação institucional pode ser vista como um compromisso ético com o objetivo de aperfeiçoamento. Conforme o exposto acima , complete a lacuna a seguir: O objetivo do ______________, conforme o INEP, é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação a realidade brasileira e mundial.

Alternativas

ID
3078730
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das marcas das reformas educacionais realizadas no país nas últimas décadas foi a de incorporar e pôr em movimento uma agenda de avaliações em larga escala, a partir de uma retórica político-pedagógica de que tais modalidades de avaliação têm o poder de contribuir para:


I.    a formulação e a definição mais adequada de políticas e programas educacionais.

II.   a alocação mais justa e pertinente de recursos financeiros aos sistemas e unidades escolares.

III.  a atribuição de responsabilidades públicas aos gestores dos sistemas de ensino pelos resultados de suas escolas, junto ao Ministério Público.

IV. a competição entre as unidades escolares de modo a valorizar aquelas que obtém os melhores resultados nas avaliações nacionais.

V.  fortalecer o papel dos estudantes como protagonistas e responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus pares nas avaliações em larga escala.


Está INCORRETO o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Os estudantes como responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus pares???

  • era pra marcar a incorreta

  • GABARITO LETRA C

  • Os estudantes como responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus pares??

  • Era para marcar a incorreta, não vi esse trecho do texto, só vi depois que eu assustei hehe

  • O item 4 não condiz com o que ocorre de fato.

    As escolas que têm melhores resultados não ganham bonificações para manter sua qualidade.

    Já as escolas que foram ruins ganham, a fim de melhorar as estratégias.

  • MARCAR INCORRETAS, 3 E 5 ESTÃO SEGUNDO O GABARITO, MAS A 4 NÃO SERIA EXATAMENTE CORRETA

  • O intem IV está de acordo com a constituição. No Artigo 212 - A Parágrafo V c) 2,5 (dois inteiros e cinco décimos) pontos percentuais nas redes públicas que, cumpridas condicionalidades de melhoria de gestão previstas em lei, alcançarem evolução de indicadores a serem definidos, de atendimento e melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades, nos termos do sistema nacional de avaliação da educação básica; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 108, de 2020)

  • como sempre não leio direito o que se pede e erro


ID
3084103
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior ofertam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente, a maioria das universidades realiza seu processo seletivo mediante o sistema ENEM/SISU como alternativa aos tradicionais vestibulares. O estudante pode se inscrever para diferentes Instituições de Ensino Superior, em qualquer Estado do país. Uma das implicações do SISU para a assistência estudantil é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    que a expansão e a democratização do Ensino Superior público exigem a ampliação dos recursos para a política de assistência estudantil.


ID
3097351
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Neus Sanmartí, na obra Avaliar para Aprender (2009), pergunta: “as provas externas são um instrumento útil para a melhoria do ensino e de seus resultados? Então, afirma ele que, “responder a essa pergunta implica um debate completo” e acrescenta que a melhoria dos resultados de um sistema educacional depende de muitas variáveis, as quais explicita no texto. Dirce Nei Teixeira de Freitas(2007) pesquisa a avaliação da educação básica no Brasil, contribuindo para a compreensão de como emergiu, de 1930 a 1988, a “medida-avaliação” na regulação dessa educação e de como, no período 1988-2002, é instituída a “medida-avaliação-informação” como norma de uma nova regulação educacional. Analisando os desdobramentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, com o surgimento de sistemas também nos estados e municípios, apoiados tecnicamente pelo Inep, Freitas cita Locatelli que, à frente da Diretoria de Avaliação desse Instituto Nacional, em 2000, considerava o que deveria ser feito “caso a intenção fosse mesmo usar a avaliação para melhorar a educação”.
Júlio, preparando-se para o concurso de diretor de escola, leu essas duas obras e alegrou-se em constatar que, nas duas, aparecem entendimentos a respeito da relação entre avaliação externa e melhoria da educação, os quais são próximos e coerentes entre si, e confirmam hipótese que ele, Júlio, tem sobre essa relação, entendimento esse que consiste em reconhecer que, em tal relação,

Alternativas
Comentários
  • dialogando.., realizando a interna com seriedade e dialogando com a externa.


ID
3125575
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para

Alternativas
Comentários
  • Essa questão envolve conhecimentos sobre as avaliações em larga escala do sistema educacional brasileiro. Deve-se indicar a alternativa que apresenta a finalidade destes instrumentos de avaliação nacional, tomando como base as ideias dos autores Libâneo, Oliveira e Toschi. 

    A) oferta à população, de comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas. 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações entre a rede pública e privada de ensino. Tais dados ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir desses resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo.

    B) diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. 
    CORRETO – Estes instrumentos de avaliação nacional têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações destas avaliações o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho de algumas dessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. 

    C) classificação das escolas do país, oferecendo a sua clientela uma referência para escolha 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações nem uma classificação entre as escolas e, sim, subsidiar ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país. 

    D) comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com o de outros países. 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações a respeito do nível de instrução da mão de obra brasileira. Em relação a instrução da população, servem para que o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação possam definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. 

    E) prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino. 
    ERRADO – Estas avaliações não visam a prestação de contas a financiadores, mas servem para subsidiar a definição de ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país, como, por exemplo, promover a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionar os recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. 

    Portanto, a letra B é a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • "B) diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

     

    CORRETO – Estes instrumentos de avaliação nacional têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações destas avaliações o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho de algumas dessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país."

  • Esta questão nos exige conhecimentos sobre avaliação em larga escala, na visão de Libâneo, Oliveira e Toshi (2012). Segundo os autores, os instrumentos de avaliação nacional em curso na política educacional brasileira visam, especificamente, à realização de avaliações de diagnóstico – em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos – da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Portanto, a alternativa correta é a “letra B”. A “comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas”, a “classificação das escolas para oferecer uma referência para a clientela”, a “comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com relação a de outros países” e a “prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino”, para os autores, não se constituem objetivos para a realização de avaliações em larga escala.

    GABARITO: alternativa “B”


ID
3125581
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb tem por principal objetivo: avaliar os sistemas de ensino e oferecer subsídios para o aprimoramento das políticas educacionais, sendo para tanto, fundamentais as análises sobre os fatores associados à aprendizagem, de modo a identificar o que os alunos são capazes de fazer e quais os fatores que dificultam a aprendizagem. De acordo com Castro (2009), entre os fatores externos à escola, destacam-se: grau de escolaridade dos pais; acesso a livros e bens culturais; situação socioeconômica familiar; carreira e

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre avaliação. Com base no texto “Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil - avanços e novos desafios", da autora Maria Helena Guimarães de Castro, deve-se indicar a alternativa que apresenta um dos fatores externos à escola que dificultam a aprendizagem. 

    A) gestão da escola e clima propício à aprendizagem. 
    Errado – De acordo com a autora, a gestão da escola e clima propício à aprendizagem é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    B) tempo de permanência na escola. 
    ERRADO – De acordo com a autora, o tempo de permanência na escola é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    C) formação continuada e em serviço dos professores. 
    ERRADO – De acordo com a autora, a formação continuada e em serviço dos professores é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    D) formação inicial dos professores. 
    CORRETO – De acordo com a autora, entre os fatores externos à escola, destacam-se: grau de escolaridade dos pais; acesso a livros e bens culturais; situação socioeconômica familiar; carreira e FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES; etc. 

    E) efeitos da repetência. 
    ERRADO - De acordo com a autora, os efeitos da repetência são um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Essa questão requer conhecimentos sobre avaliação. Com base no texto “Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil - avanços e novos desafios", da autora Maria Helena Guimarães de Castro, deve-se indicar a alternativa que apresenta um dos fatores externos à escola que dificultam a aprendizagem. 

    A) gestão da escola e clima propício à aprendizagem. 
    Errado – De acordo com a autora, a gestão da escola e clima propício à aprendizagem é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    B) tempo de permanência na escola. 
    ERRADO – De acordo com a autora, o tempo de permanência na escola é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    C) formação continuada e em serviço dos professores. 
    ERRADO – De acordo com a autora, a formação continuada e em serviço dos professores é um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    D) formação inicial dos professores. 
    CORRETO – De acordo com a autora, entre os fatores externos à escola, destacam-se: grau de escolaridade dos pais; acesso a livros e bens culturais; situação socioeconômica familiar; carreira e FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES; etc. 

    E) efeitos da repetência. 
    ERRADO - De acordo com a autora, os efeitos da repetência são um dos fatores internos à escola e aos sistemas de ensino. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • formação inicial dos professores
  • Foi muito bom a observação.


ID
3158698
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freitas (2007) aborda a avaliação em larga escala no país e salienta que, no período de 1988-2002, houve a criação, a institucionalização, o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com o estabelecimento de normas jurídico-legais e político-administrativas, ganhou forma objetiva, no Brasil, um modelo de Estado-regulador e Estado-avaliador. Além disso, o Estado atuou também como executor com os exames nacionais e a montagem de um sistema nacional de informação educacional, empenhando-se em instaurar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D