SóProvas



Questões de Gestão da Aprendizagem


ID
65305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.

A confirmação ou rejeição de uma hipótese deve ocorrer a partir do contato direto e imediato com a realidade e pela sua utilidade no desenvolvimento da consciência de classe do grupo pesquisado.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está correta, pois é a realidade que será o parâmetro para julgamento que poderá validar ou não uma hipótese. 
    Bons Estudos. 

ID
65353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os
seguintes itens.

A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não cremos que haja um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado. Em todo caso, deve contribuir para maior eficácia, clareza e profundidade no que se faz.
  • Gabarito E
    O Planejamento Participativo é a busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento.
    O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Nesse processo devemos coordenar ideias e não homogeniza-las (torna-las iguais) deve abrir espaço para que todos possam se expressar de forma igualitária.
  • De acordo com Ilma Veiga, no planejamento participativo os grupos são heterogêneos.


ID
90595
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,

Alternativas

ID
90628
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se instituírem e para alterarem as regras do jogo da escola devem-se, primordialmente,

Alternativas

ID
90661
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de

I. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
II. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
III. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, idéias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
IV. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
V. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em

Alternativas

ID
90706
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Reportando-se à lógica da avaliação normalmente realizada na escola seriada e às suas repercussões nos ciclos e na progressão continuada, Freitas (2003) afirma que

Alternativas
Comentários
  • A estrutura seriada foi apontada, durante muito tempo, como uma organização escolar excludente, em razão dos altos índices de reprovação e evasão na Educação Básica, e uma das respostas a essa situação constituiu-se na organização escolar em ciclos, na rede pública do país, no início da década de oitenta. Segundo Perrenoud (1999, p. 13), na organização em ciclos, os alunos são agrupados em faixas ou etapas, de forma  a facilitar o seu processo de formação e desenvolvimento.

    O princípio que orienta  a concepção da organização escolar seriada é o da aquisição dos conhecimentos, historicamente acumulados, concebidos como sequenciais e não articulados. O conhecimento é  ordenado, segundo os graus de dificuldades, em conteúdos escolares, que se constituem nos programas de ensino de cada série escolar. Os programas são desenvolvidos em forma de  planos de curso a  serem lecionados pelos professores, durante o ano letivo. Nessa forma de organização escolar, os alunos são agrupados em séries, geralmente anuais, segundo seu nível de domínio dos conhecimentos dos conteúdos escolares.  O sistema de avaliação da aprendizagem na organização seriada é, geralmente, a progressão regular por séries, prevendo a verificação do rendimento escolar, tanto ao longo do ano letivo, como ao seu final,  quando os alunos devem comprovar as aprendizagens através dos exames e provas. Os que não logram êxito nas avaliações são retidos e devem repetir as séries já cursadas.

    Fonte: http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=305



ID
90745
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Helena é Supervisora de Ensino em uma escola pública da periferia de um Município da Grande São Paulo. Procura programar suas visitas às escolas de modo a poder participar, pelo menos mensalmente, de reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Numa dessas ocasiões, em outubro de 2007, visitando a Escola Estadual Vila Nova, Helena participa de HTPC do Ciclo I do Ensino Fundamental e ouve o desabafo angustiado de Teresa: "Eu sou professora há quinze anos e adoro meu trabalho; sempre alfabetizei. Lá na minha cidade, alfabetizei durante doze anos com essa mesma cartilha. Até maio, quase todos já tinham dado o "estalinho"; em outubro eu tinha terminado a cartilha e fazia a festa de entrega do primeiro livro. Em classes com trinta e cinco alunos, um ano ou outro, dois ou três alunos, no máximo, repetiam. Aqui, não sei o que está acontecendo. Faço como fazia lá. Trabalho mais, venho mais cedo, fico até mais tarde para atender alunos individualmente e estou com a metade da classe que não sabe ler. (Caiu no choro!). Colegas tentam consolar. Júlia diz que a classe dela está na mesma; que ninguém a está culpando. Rute arrisca: "As crianças daqui são diferentes das de lá, quem sabe se você tentar outras coisas?" A professora- coordenadora intervém: "Vamos tomar um cafezinho e, em seguida, faremos o levantamento da situação dos alunos, turma por turma, que marcamos para hoje". Depois do café, antes do grupo reiniciar a tarefa do dia, Helena sugeriu seminários quinzenais sobre a psicogênese da leitura e da escrita, em HTPC, com estudo das produções de alunos, o que foi prontamente aceito. Ela comprometeu-se a assessorar a professora-coordenadora para elaborar o projeto e a convidar o assistente técnico pedagógico de Alfabetização da Oficina Pedagógica para participar.

A proposta de formação profissional docente sugerida corresponde ao defendido por Imbernón (2004) em relação a quais dos itens abaixo?

I. Tem despontado como promissora a criação de espaço de reflexão e participação, nos quais o profissional da educação faça surgir a teoria subjacente a sua prática com o objetivo de recompô- la, justificá-la ou destruí-la.
II. Quando a formação se relaciona com o "contexto educativo concreto", as características do conhecimento profissional se enriquecem com infinidades de matizes que não se manifestam em um contexto padronizado.
III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos.
IV. As assessorias de formação devem intervir a partir das demandas dos professores ou das instituições educativas.
V. A maneira mais eficaz de realizar a formação permanente é mediante o estudo de forma cooperativa, por parte dos próprios docentes, dos problemas e temas que integram sua intenção de realizar uma prática coerente com seus valores educativos.

Corresponde ao pensamento do autor o contido nos itens

Alternativas
Comentários
  • III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos. - Não é o único modelo, pois pode haver outros exeplos de modelos.


ID
90748
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é

Alternativas
Comentários
  • A avaliação formativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.

ID
90754
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No regime de progressão continuada, as decisões a respeito da classificação dos alunos, ao final de cada ciclo letivo, ficam sob a autoridade pedagógica do

Alternativas
Comentários
  • A progressão continuada é um sistema que não prevê a reprovação do aluno ao final da série ou ano letivo.As decisões a respeito da classificação dos alunos ficam sob a autoridade pedagógica do Conselho de Classe e Série.

  • O Conselho de Classe, Série e Termo ocorre ao final de cada bimestre, tem a duração de três ou quatro dias e conta com a presença de todos os alunos da classe, professores, Coordenadores, Vice-diretor e Diretor da escola.

ID
90772
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muramoto (2002), em seu texto sobre Formação de Supervisores, destaca que

Alternativas

ID
90775
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Celestino Alves da Silva Júnior (1994), em seus estudos sobre a práxis supervisora, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania, propôs alguns pontos fundamentais para a reordenação do processo de formação e de atuação profissional do Supervisor, dentre os quais é preciso considerar

Alternativas
Comentários
  • Segundo Celestino Alves da Silva, a educação é incompatível com o capitalismo.
  • Autor com uma visão de ideologia marxista.
  • Para este autor educação d verdade acontece em regimes comunistas. É uma piada isso!


ID
165343
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

Alternativas

ID
165367
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • http://books.google.com.br/books?id=J3XeXgdeyd8C&pg=PA5&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false

    questão relacionada com administração

    kirkpatrick de avaliação de treinamento ¬¬
  • Questão bem elaborada...

    SQN

  • deve ser baseada na pedagogia institucional


ID
213865
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Acredita-se que o Supervisor Escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política e não com o cumprimento de um papel alienado assumido.

    Deve antes de tudo, estar envolvido nos movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores. Semear boas sementes, onde a educação se faz presente e acreditar veemente que estas surtirão bons frutos.

    A caracterização da Supervisão precisa ser definida e assumida pelo Educador e pelo Supervisor. É uma opção que lhe confere responsabilidade e a tranqüilidade de poder. O Supervisor Educacional deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e daí gerar estratégias para a ação; deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos e não dependentes, diversos de muitos daqueles que vem sendo empregados como modelo, pois um modelo de Supervisão não serve a todas as realidades.

    O Supervisor possui uma função globalizadora do conhecimento através da integração dos diferentes componentes curriculares. Sem esta ação integradora, o aluno recebe informações soltas, sem relação uma das outras, muitas vezes inócua.

    Para que o conhecimento ganhe sentido transformador para o aluno é necessário ter relação com a realidade por ele conhecida, e que os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento sejam referidos à totalidade de conhecimento.

    Assim, acredita-se que uma das funções específicas do Supervisor Escolar é a socialização do saber docente, na medida em que há ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas, função complementada pelos órgãos de classe que contribuirá para a construção, não só de uma teoria mais compatível à realidade brasileira, mas também do educador coletivo.

    Lembrando que não cabe ao supervisor impor critérios ou soluções, cabe-lhe sem dúvida, ajudar na construção da conscientização necessária da luta para uma educação libertadora.



ID
213868
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como

Alternativas
Comentários
  • A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar e  fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre


ID
312304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A liderança liberal caracteriza-se tanto pelo foco na realização de tarefas quanto pelo fato de a autoridade do líder provir de sua posição hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • "Temos o estilo liberal, o líder nesse caso funciona como disseminador de informações, reduz sua importância no grupo e obtém o mínimo de controle, estimulando a criatividade e a iniciativa do grupo.Cada estilo traz consigo pontos fortes e fracos, no caso do líder liberal, temos a falta de controle dos liderados e pouco respeito pelo líder, porém esse estilo possibilita que o grupo tenha liberdade de criatividade e iniciativa (foco de realização das tarefas)"
    Mesmo sendo liberal, ainda há a "oficialidade" da existência do líder, por hierarquia!
  • Complementando....

    Como já visto em várias questões do CESPE/UnB: o exercício da liderança independe do cargo ocupado.

     

    "pelo fato de a autoridade do líder provir de sua posição hierárquica." O líder tem as suas características naturalmente. Não exerce a atribuição de líder por possuir um cargo de alto nível hierárquico. ERRADA


ID
312307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

Alternativas
Comentários
  • A Liderança liberal pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los, ou seja,  não demonstra flexibilidade.
    A liderança paternalista também não pode ser, porque é considerada uma atrofia de liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho.
    A liderança autocrática chega a desconsiderar a opinião dos liderados, sendo objetivamente não flexível.

    Resta então a LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, observe suas características:
    Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios
  • Teoria da Liderança Situacional, ser flexível com diferentes habilidades.

  • Na verdade, o estilo de liderança que pode ser exercida em um contexto interno ou externo e que tem como fundamntal a flexibilidade, isto é, a capacidade de se adequar, é a liderança contingencial ou situacional. Na liderança liberal ou laissez-faire, o líder concede total liberdade para seus subordinados agirem da maneira que acharem melhor. Assim, ERRADA.


ID
409117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho dos estudantes é a principal modalidade de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Alternativas
Comentários
  •  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por TRÊS componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos

    http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes
  • Sinaes

    Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

    Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, EnadeAvaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

  • A "Lei do Sinaes" - que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e estabeleceu os princípios, normatizou e disciplinou a matéria - foi sábia ao determinar que a avaliação da educação superior atentasse para alguns aspectos fundamentais: diversidade de instituições de ensino superior (IES); diferenças regionais; variação de tipologias e de metodologias usadas; desigualdades econômica, social e cultural dos estudantes, dentre outras especificidades. A lei determinou, ainda, que os procedimentos deveriam envolver a autoavaliação das IES, além da avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
  • A avaliação de desempenho dos estudantes é a principal modalidade de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). (ERRADA)

     

    Art. 1o Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes


ID
555649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:

Alternativas
Comentários
  • Na resposta dada como correta mencionam parâmetros e propostas, mas não mencionam nenhuma LEI e no enunciado fala em "..levar em conta os seguintes documentos legislativos:"  Achei estranha a questão. Alguém teria uma explicação? Obrigada!

  • Concordo , Thiago !  como mudar o currículo e não  levar em conta a LDB ? 

  • E não levar em consideração o ECA

  • Gabarito: letra C


ID
581275
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho docente, particularmente, em relação à gestão pedagógica do conteúdo, requer do professor, conforme a natureza do conteúdo a ser ensinado, a seleção criteriosa de métodos e de técnicas para desenvolvimento efetivo do ensinar/aprender. Neste aspecto, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, a cerca da exposição dialogada:

Alternativas
Comentários
  • c) pauta-se na atividade reflexiva e na participação dos alunos;

  • c) Pauta-se na Atividade Reflexiva e na Participação dos alunos.


ID
616300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

A definição dos macro-objetivos faz parte da formulação da estratégia da organização, etapa inicial da gestão de competências.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    Em regra, a gestão por competências desenvolve-se mediante as seguintes etapas:

    1) Identificação e definição da estratégia organizacional;
    2) Mapeamento de competências;
    3) Identificação da competência individual;
    4) Identificação da competência organizacional; e
    5) Correlação entre competência individual e organizacional.


ID
616303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

Habilidade diz respeito à capacidade do indivíduo de reter na memória o máximo do conhecimento adquirido.

Alternativas

ID
616309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.

Alternativas

ID
616342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

Grupo focal e action learning são processos utilizados na resolução de problemas situacionais que ocorrem na equipe.

Alternativas
Comentários
  • A estratégia de GF consiste em uma diversificação da entrevista aberta, em que grupos são estimulados a dialogar e discutir sobre um determinado tema . É uma atividade relativamente simples e rápida.
  • E o action learning? Não é voltado para aprendizagem? Não entendi porque o colocaram com resolução de conflitos.


ID
671554
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

Alternativas
Comentários
  • Resposta C
    Pois a avaliação nao é analisada à parte e sim parte integrante do processo de aprendizagem.
  • Não tem como separar no processo de ensino-aprendizagem, a avaliação do ensino, os dois andam sempre juntos.

    ". É fundamental
    transformar a prática avaliativa em prática de aprendizagem.
    2. É necessário
    avaliar como condição para a mudança de prática e para o 
    redimensionamento do processo de ensino/aprendizagem.
    3. Avaliar
    faz parte do processo de ensino e de aprendizagem: não ensinamos 
    sem avaliar, não aprendemos sem avaliar. Dessa forma, rompe-se 
    com a falsa dicotomia entre ensino e avaliação, como se esta fosse 
    apenas o final de um processo."
  • bela questão. letra C


ID
683062
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um dos mais importantes instrumentos do processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
826558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,

Alternativas
Comentários
  • A) o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
  • B)O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção. O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros.

    C) As decisões são descentralizadas

    D) não nesse caso zela pelo interesse estatal, se fosse escolhido pela comunidade aí sim zelaria pelo interesse dessa.

    E) Estruturam verticalmente há hierarquia


ID
826564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.

Alternativas
Comentários
  •  a) ERRADO- Os processo de planejamento participativo são coordenados sempre que possível por uma dupla. Uma pessoa responsabiliza-se pela coordenação e a outra pela observação do acontecer grupal. 

     b) CORRETO- É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.

     c) ERRADO - A educação pretendida através da ação, o planejamento deverá ser integrador em toda a sua extensão. A partir daí, é que proporcionará um ensino voltado para a formação crítica, questionadora e atuante. Justifica-se pelo fato de que, como a educação, a ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra

     d) ERRADO - Ao implementar o planejamento participativo, os gestores desvinculam-se das tomadas de decisões centralizadas e alinham-se às possibilidades de trabalho participativo e coletivo com vistas a eliminar os improvisos e ações isoladas. Segundo Matus (1996, p. 285)

     e) ERRADO  - A homogeniedade não deve fazer parte. Segundo a qual, em um determinado momento, o cosmo, considerado como um todo, se apresentaria semelhante para todos os observadores, independentemente do lugar que ocupassem. E isso não é interessante para o planejamento participativo.

  • Também acredito que esse seja o erro


ID
926797
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1500721
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aprender a aprender, que tem sua base epistemológica na metacognição, é uma habilidade estratégica do profissional no século XXI. Nesse sentido, a formação inicial deve incentivar o desenvolvimento dessa habilidade. Considere as afirmações a seguir , relativas à metacognição.

I É um processo a partir do qual tem-se consciência de como se aprende.
II É dificultada pela crítica.
III É uma atividade favorecida pelos processos de autorregulação.
IV É um processo que permite a fixação do conhecimento.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    I É um processo a partir do qual tem-se consciência de como se aprende.
    III É uma atividade favorecida pelos processos de autorregulação. 
  • Metacognição: conhecer o próprio ato de conhecer.

  • Metacognição

    contém uma proposta simples: levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz as coisas, sobre como aprende.


ID
1513228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A articulação do trabalho do pedagogo com a comunidade escolar centrada no projeto político pedagógico, no exercício da democracia participativa e no fortalecimento dos espaços democráticos da escola contribui para a melhoria da qualidade da educação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1532146
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Luckesi (2001, p.69) " a avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes,tendo em vista uma tomada de decisão".Segundo o autor o processo de avaliação possui três variáveis significativas : 1- O juízo de qualidade, 2- Dados relevantes e 3 - tomada de decisão.
    O juízo de qualidade consiste em comparar quantitativamente o resultado obtido da avaliação realizada com um padrão previamente estabelecido. Os dados relevantes consistem na avaliação qualitativa do amadurecimento e da aprendizagem no que tange as ações, as idéias e ao comportamento apresentado pelo aluno. A tomada de decisão define quis serão os novos caminhos e métodos a serem utilizados durante a nova realidade apresentada.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/planejamento-e-avaliacao-desenvolvido-em-escola-a-ser-vista-e-observada-pelo-aluno/46182/#ixzz3qdxHKajv


ID
1532395
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Diário de Classe é um instrumento de gestão e de escrituração escolar que acompanha e controla o desenvolvimento da ação do professor. O preenchimento dos dados obrigatórios no Diário de Classe, como frequência de alunos e conteúdo programático, são exclusivamente atribuições do professor, enquanto o registro de nomes de alunos novos ou observações referentes à transferência são atribuições

Alternativas
Comentários
  • secretaria escolar


ID
1539076
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao pensar a avaliação na educação contemporânea, é preciso modificar o foco, que antes estava no ensinar e hoje está no aprender. A respeito desse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A avaliação em sua função formativa serve para fazer todos terem um melhor aprendizado, tem a função de melhorar o trabalho pedagógico a partir de sua função de diagnostico em si, atua como reguladora do trabalho pedagógico, avalia todos no processso de ensinar e aprender, professor e aluno.

    Aqui um trecho das diretrizes de avaliação educacional do Distrito Federal (SEDF).

    "A avaliação formativa serve para que os processos sejam conduzidos de maneira atenta e cuidadosa, a fim de que não se priorize o produto (quantidade)  em detrimento da qualidade a ser considerada em todo o decurso".
     

  •  d)

    a avaliação formativa tem o objetivo de garantir a evolução de todos os alunos.


ID
1569868
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.

III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.


Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  • letra D é a resposta todas estão corretas

ID
1584583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional.

A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área.

Alternativas
Comentários
  • A ação do supervisor escolar é atribuída a funções complexas, de apoio e parceria com o professor. O tipo de relação que ele estabelece com o grupo de professores, ao qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento de seu trabalho. O Supervisor Escolar, portanto, é o profissional organizador ou orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19026/o-papel-do-supervisor-escolar#ixzz4791023WW

  • certo: A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área.

  • Alternativa Correta : Certo


ID
1584586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional.

O principal papel do supervisor na educação contemporânea é inspecionar as ações educacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que postassem as funções do supervisor , já que não é inspecionar as ações educacionais.

  • Eu entendi que a questão coloca como principal papel do supervisor a função de inspeção das ações educacionais, mas se refletirmos não têm como destacar um papel principal, já que no próprio meio escolar coexistem outros elementos além das ações educativas, por exemplo o auxílio à mediação de conflitos, entre outras colaborações.

  • O supervisor é visto como o coordenador, ou seja, a funçao dele é de mediador entre o trabalho docente e as ações pedagógicas da instituição educacional

  • Não se deve falar em inspeção, mas em mediação

  • QC, a aula disponível não tem nada a ver  com a questão.

  • SPERVISÃO=MEDIAÇÃO 

  • Alternativa Correta : Errado

  • Hoje à funcao do supervisor é de mediação

  • O papel do supervisor escolar

    Em relação a todos os profissionais das instituições de ensino o supervisor é quem estabelece o posicionamento de fazer, agir, movimentar e envolver-se interagindo na comunidade dos relacionamentos na escola, em sala de aula nas quais os alunos estão inseridos. 

    Para Medina (1997), o trabalho do supervisor, centrado na ação do professor não pode ser confundido como assessoria ou consultoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento.


ID
1584607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue o item subsecutivo.

As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.

  • Não entendi essa questão...

  • Dinâmicas teóricas?

  • Nem eu...

  • Para Lewin (apud Coltro, 2006, p. 24), a dinâmica de grupo é o "estudo das forças que agem no seio dos grupos, suas origens, consequências e condições modificadoras do comportamento do grupo". 

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n240

    A técnica de grupo seria o meio para que uma pessoa consiga estudar de que forma o grupo interage, como se relaciona, ou seja, como funciona a dinâmica do grupo. Este última seria a teorização do comportamento grupal que foi estimulado pela técnica selecionada.

    Técnica de grupo - procedimento de interação grupal

    Dinâmica de grupo - estudo, análise da relação comportamental, dos movimentos num dado grupo a partir do uso de técnicas grupais.

    Espero ter ajudado.


ID
1584610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Alternativas
Comentários
  • Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja, os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.

    http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa/

  • CERTO.

    Isso mesmo. Questão conceito.

  • Prevalência do quantitativo é Avaliação Somativa!!!

  • Certo!

    Complementando as ideias trazidas pelos colegas, a avaliação formativa sucede a avaliação diagnóstica, pois primeiro o professor deve conhecer a realidade, em seguida, deve traçar objetivos e planejar como conduzir a sua prática. A avaliação formativa estará presente em todo processo educativo (processual e contínua), permitindo ao professor rever suas práticas e acompanhar o aprendizado de cada aluno, por meio da realização de atividades diversificadas (cumulativa e abrangente) que favoreçam a forma de cada aluno aprender os diferentes conteúdos (interdisciplinar).

    Bons estudos!

    :)

  • Sobre as avaliações:

    • Diagnóstica: identificação de fragilidades e competências na aprendizagem;
    • Somativa (classificatória): deve ser realizada ao final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento;
    • Formativa: realizada no decorrer do processo de aprendizagem.

    #retafinalTJRJ


ID
1584613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva da avaliação formativa, é CORRETO dizer que o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.

  • Questão CORRETA.

    Complementando com outra questão:

    Q528201A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. CERTO

  • Sobre as avaliações:

    • Diagnóstica: identificação de fragilidades e competências na aprendizagem;
    • Somativa (classificatória): deve ser realizada ao final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento;
    • Formativa: realizada no decorrer do processo de aprendizagem.

    #retafinalTJRJ


ID
1584616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

A construção do conhecimento é um processo individual que é mensurado por meio de uma avaliação somatória.

Alternativas
Comentários
  • Também estou na dúvida... Alguém que fez a prova e acertou, pode explicar?

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que " a construção do conhecimento é um processo individual". Construir  conhecimento é um processo dialógico, portanto não pode ser individual.

  • Cada indivíduo constrói o conhecimento de maneira única, pois a informação é associada diferentemente por eles. Portanto, o conhecimento é construído individualmente. No entanto, o paradoxo existe pelo fato de que, apesar do conhecimento ser construído individualmente, ele somente será conhecimento, se e quando o indivíduo sistematizá-lo para si próprio e para os outros, pois é a partir da sistematização por meio da linguagem (escrita e falada) que de fato o conhecimento será criado. Esse fato é o que diferencia nós seres humanos das outras raças, pois somente o homem é capaz de fazê-lo, com tamanha competência. 


  • também na dúvida...alguém pode nos ajuda?

  • O erro está em dizer somatória, a avaliação deve ser formativa.

  • Pelos comentários, entendi que o correto seria:

    A construção do conhecimento é um processo individual que é mensurado por meio de uma avaliação formativa.



  • Acho que deve ser formativa. 

    Cadê a equipe do site para comentar 

  • Errada.

    Primeiramente, a construção do conhecimento NÃO É um processo individual, mas societal. Além do mais, a avaliação somativa ( classificatória ) não ajuda o aluno a verificar seus erros e induzí-lo a melhorar seu processo, pelo contrário, é uma reprimenda por estar fora do padrão desejado. 

    A avaliação Formativa ( controladora ) é sim aquela que, embora tenha o aluno como centro do processo avaliatório ajuda no crescimento de ambos - alunos e professores -, fazendo aqueles tentarem superar as suas falhas e progredirem sistematicamente nos estudos e faz àqueles com que corrijam seus processo didático para melhorarem  como profissionais.

  • Portanto o erro da questão está em dizer que a avaliação é somativa, já que esse tipo de avaliação classifica os alunos, é usada em provas! O correto seria a formativa, ja que a aprendizagem é contínua! espero ter ajudado

    Avaliação Diagnóstica

    A avaliação diagnóstica é dita como avaliação primaria. apresentar, qualificar e produz a importância de algum aspecto da conduta do estudante. Implica um procedimento de exame. Não deve ser colocada de lado em vários outros andamentos da prática do processo de ensino, pois pode ser necessário o seu aproveitamento quando o estudante evidencia empecilhos de aprendizagem.

    A avaliação diagnóstica fornece ao educador informações para que possa por em exercício a idealização de forma adaptada às características de seus educandos.

    É importante frisar que a avaliação diagnóstica não deve ser empregada por um longo tempo, intrometendo-se na implementação do plano de curso e da programação das atividades didáticas, mesmo porque existe uma outra modalidade de avaliação consecutiva que pode bem sucedê-la e que permiti a observação do avanço e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos.



    Avaliação Formativa

    Ao longo do procedimento educacional, teremos que considerar uma outra modalidade de avaliação, a avaliação formativa, dita processual ou de desenvolvimento, que ocorre ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

    A avaliação é formativa no significado de que aconselha como os alunos estão se transformando em direção aos objetivos almejados. Nessa modalidade, o educador acompanha o estudante metodicamente ao longo do processo educativo, podendo saber, em determinados períodos, o que o aluno já aprendeu em face dos escopos indicados, ou numa analise crítica à educação tradicional, em face dos conteúdos trabalhados.


    Avaliação Somativa
    Exteriorizada como avaliação final, porque acontece no fim de um processo de educação e aprendizagem, tem uma função classificatória, em razão de que vão convir a uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um semestre, de um ano, de um curso.. A avaliação somativa promove a definição de escopos, freqüentemente se baseia nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, teste objetivo, dissertações-argumentativas. Colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnóstica quanto a avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem é um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo.


    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-diagnostica-formativa-e-somativa/40842/#ixzz4IHUcowKo

     

  • O problema desta questão é que não dá pra saber em que perspectiva ela trabalha, se é uma linha mais tradicional ou progressista.

    Concordo com o gabarito, mas não concordo com o enunciado da questão, uma vez que a afirmação também poderia estar correta. É passível de anulação.

    Enunciado confuso e sem linha de direção. O campo educaconal é permeado por diversos teóricos e correntes, uma questão assim pode ser respondida por qualquer um.

  • Isso é perspectiva TRADICIONAL, logo item errado.

    A profº Fabiana Lagar disse/sugeriu, em uma live, que quando a questão não menciona "Julgue o item de acordo com tal perspectiva" é para considerar a tendência progressista, crítica, atual de educação.


ID
1584625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem.

Determinados conteúdos a serem trabalhados em cada ano escolar podem ser selecionados com base em critérios como o contexto social, a capacidade cognitiva dos alunos e as determinações das secretarias de educação.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Lei 9.394/96, Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, POR UMA PARTE DIVERSIFICADA, EXIGIDA PELAS CARACTERÍSTICAS REGIONAIS E LOCAIS DA SOCIEDADE, DA CULTURA, DA ECONOMIA E DOS EDUCANDOS.

  • Item CERTO.

    BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) - Parte Comum + Parte diversificada ( Cada região, escola tem a sua).


ID
1584628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem.

A prática educativa requer organização prévia por meio do planejamento das ações didáticas e pedagógicas da escola. Uma vez estabelecido, esse planejamento educacional não pode ser mudado, pois constitui um documento formal.


Alternativas
Comentários
  • Ao logo da construção do planejamento educacional pode ocorre mudanças.

  • Toda ESCOLA tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

    • É PROJETO porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
    • É POLÍTICO por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
    • É PEDAGÓGICO porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.


    Ao juntar as 3 dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele PRECISA SER COMPLETO O SUFICIENTE PARA NÃO DEIXAR DÚVIDAS SOBRE ESSA ROTA e FLEXÍVEL O BASTANTE PARA SE ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

    • Missão
    • Clientela
    • Dados sobre a aprendizagem
    • Relação com as famílias
    • Recursos
    • Diretrizes pedagógicas
    • Plano de ação


    Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

    Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml

  • O planejamento não é rígido, ele vai se modificando ao longo do processo.


ID
1596697
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Crianças e jovens são levados à escola para que adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que os preparem para a vida. Os educadores esperam que eles cheguem à sala de aula interessados em aprender, prontos para o convívio social e para o trabalho disciplinado. A família tem a expectativa de que a escola se responsabilize pela aprendizagem deles. Quando as expectativas dos dois lados se frustram ou para evitar que se frustrem, o que é mais adequado fazer?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

  • LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • E

    Nada se pode fazer com a falta de compromisso das "famílias de hoje" ou das "escolas de hoje".


ID
1596715
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.


Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência 

Alternativas
Comentários
  •  a)

    o conjunto de habilidades, conhecimentos, princípios e valores que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios e valores definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas.

  • hard essa. nénom?

  • ... Art.47,§ 2º Resolução CNE/CEB nº  4/2010:

    Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas, bem assim no projeto político pedagógico da escola. (BRASIL, 2010)

  • D)

    as ações pedagógicas que priorizem aprendizagens através da operacionalidade de linguagens visando à transformação dos conteúdos em modos de pensar, aproximando mundo, escola, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura e vida.


ID
1602529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O tema qualidade da educação é amplamente debatido em diversos setores da sociedade. Essa preocupação com a qualidade na educação surge após a constatação de que a universalização do acesso à escola e a permanência nela vêm sendo cada vez mais garantidos, ainda que não plenamente. Verifica-se, então, que não é somente necessário que se esteja frequentando o sistema escolar, é preciso que a educação tenha qualidade. No entanto, há diferentes concepções de qualidade.


A cada concepção de qualidade, como L e M, correspondem características que as diferenciam, conforme o quadro abaixo.


L

Expressa padrões desejados para produtos e serviços prestados.


Controle rígido da gestão, avaliações externas, a fim de se certificar dos que cumprem os padrões e premiá-los, punir ou excluir os que não os cumprem.


Ensino ágil e de excelência, organizado através da razão instrumental e da burocratização dos sistemas.



M
Expressa os direitos sociais de cidadania.


Gestão democrática e participativa, avaliação das aprendizagens dos indivíduos e das instituições, a fim de melhorar o ensino.


Ensino humanizador e emancipatório, centrado no empoderamento dos sujeitos para a participação nos sistemas.


Comparando-se as duas concepções de qualidade, identificam-se, respectivamente, em L e em M, as seguintes concepções:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta, e a aula colocada como sendo do assunto não tem nada haver com o assunto.....


ID
1629856
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Libâneo (1994) conceitua o processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Desta forma, é característica do processo ensino-aprendizagem:

Alternativas
Comentários
  • B) Estar relacionado aos aspectos sociais, políticos e econômicos.

    Claro que sim! É por isso que os críticos não gostam daquela lei da Escola sem Partido, porque é uma lei que tem como única preocupação limitar o mundo para aluno, quando sabemos que o mundo é muito mais que apenas conteúdo.

  • Segundo Libâneo, o processo de ensino são ações conjuntas do professor e do aluno, pelos quais estes são estimulados a assimilar conscientemente e ativamente os conteúdos e os métodos, de forma a aplicá-los de maneira independente nas mais variadas situações da vida escolar e prática.


ID
1661335
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. Os estudos sobre o processo de melhoria da escola propostos por Marchesi e Martín (1998), afirmam que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Marchesi é um dos pesquisadores da educação que reflete acerca da inclusão de pessoas com deficiência no ensino.


ID
1675939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais, mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento.


Alternativas
Comentários
  • certo! No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais( avaliação classificatória),mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento( avaliação formativa). 

     
  • Olha a avaliação formativa aeeeeeeeeeeee gente!!!!!

  • A função formativa proporciona ao professor e aos estudantes as informações necessárias para corrigir as possíveis falhas, nessa fase encontra-se o feedback que reorienta os envolvidos em suas tarefas de forma positiva


ID
1675942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

As avaliações de planejamento são desenvolvidas nos momentos em que o professor tem oportunidade de refletir sobre o conteúdo já apreendido pelos alunos.


Alternativas
Comentários
  • Vale lembrar que as avaliações de planejamento podem e devem ser feitas ao longo de todo o processo sempre que ocorra momentos em que o professor tem oportunidade de refletir sobre o conteúdo já apreendido pelos alunos.

  • Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas é tarefa fundamental e permanente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.

  • Apesar de incompleto está correto.


ID
1675945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem.


Alternativas
Comentários
  • Segundo Gil, Avaliação Diagnóstica,

    “constitui-se num levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados, com essa avaliação, busca-se identificar as aptidões iniciais, necessidades e interesses dos estudantes com vistas a determinar os conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas”. (GIL, 2006, p. 247).  
  • A avaliação diagnóstica é dita como avaliação primaria. apresentar, qualificar e produz a importância de algum aspecto da conduta do estudante. Implica um procedimento de exame. Não deve ser colocada de lado em vários outros andamentos da prática do processo de ensino, pois pode ser necessário o seu aproveitamento quando o estudante evidencia empecilhos de aprendizagem.

    A avaliação diagnóstica fornece ao educador informações para que possa por em exercício a idealização de forma adaptada às características de seus educandos.

    É importante frisar que a avaliação diagnóstica não deve ser empregada por um longo tempo, intrometendo-se na implementação do plano de curso e da programação das atividades didáticas, mesmo porque existe uma outra modalidade de avaliação consecutiva que pode bem sucedê-la e que permiti a observação do avanço e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-diagnostica-formativa-e-somativa/40842/#ixzz4JRG7iniH

  • CERTO. Avalição Diagnóstica = Levantar pré-requisitos a fim de nortear o planejamento e a prática do docente.

  • AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - início do processo para direcionar o trabalho do professor.

    Nessa fase é estudado e levantado os conhecimentos prévios dos alunos.

     

     

    Avaliação Diagnóstica Segundo Libâneo: Avanços e os problemas (Ocorre em três fases)

                                Início – Para sondar os conhecimentos

                                Durante – Para acompanhar o desenvolvimento dos professores e alunos

                                Final – Para verificar o resultado do trabalho desenvolvido.

     


ID
1675951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    O erro está na palavra GARANTE.

  • Avaliação Somativa: É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das aprendizagens.

  • Segundo Gil, avaliação somativa é:

    Uma avaliação pontual, que geralmente ocorre no final do curso, de uma disciplina, ou de uma unidade de ensino, visando determinar o alcance dos objetivos previamente estabelecidos. Visa elaborar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação e pode ser realizada num processo cumulativo, quando esse balanço final leva em consideração vários balanços parciais. ( GIL, 2006,p. 248).  
    Já avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, para que o professor possa ajustá-lo às características dos estudantes a que se dirige. Suas funções são as de orientar, apoiar, reforçar e corrigir. ( GIL, 2006, p. 247, 248).  
  • Função somativa – tem como objetivo, segundo Miras e Solé (1996, p. 378) determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da  aprendizagem realizada. Pode ser chamada também de função creditativa. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. A avaliação somativa pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino. Corresponde a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre o qual, até aí, só haviam sido feitos juízos parcelares. 

  • Para Bloom (1993) A AVALIAÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. O objetivo é avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso. 

    É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.

    Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2

  • ERRADO!!

     

    A AVALIAÇÃO FORMATIVA  ( PROCESSUAL) É QUEM DEVE SER REALIZADO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA REORIENTAR OS SUJEITOS.

     

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

  • As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.

     

    A avaliação somativa é um dado pontual e averigua o desemepenho do aluno em relação aos objetivos da aprendizagem ao final de uma unidade de um semestre, ano letivo, etc. Nela não há esta garantia de acompanhamento da aprendizagem, uma vez que sua função é apenas classificar o conhecimento adquirido pelo aluno.

  • ERRADO. 

    AVALIÇÃO:

    DIAGNÓSTICA = INÍCIO, MEIO E FIM. SONDAGEM, DIAGNÓSTICO, PRÉ-REQUISITOS; ORIENTA A PRÁTICA.

    SOMATIVA/CLASSIFICATÓRIA = ACONTECE NO FIM DE UMA ETAPA. VERIFICA RESULTADOS, GRAU DE DOMÍNIO, NOTAS, CONCEITOS, CERTIFICA, DESEMPENHO FINAL.

    FORMATIVA OU QUALITATIVA = ACONTECE AO LONGO DO PROCESSO, REORIENTAÇÃO DO TRABALHO, FEEDBACK, ADEQUAÇÃO DE MATERIAIS, FORMAÇÃO CONTÍNUA.

    (GOMES, 2016, P.193)

  • ERRADO. 

    Este item refere-se ao conceito da AVALIAÇÃO FORMATIVA.

     

  • SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA) - final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento. Esta fase oferece as informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.

  • Avaliação formativa- ao longo do processo de aprendizagem Avaliação formativa- ao final do processo de aprendizagem
  • Questão Errada, pois essa é a característica da avaliação Diagnóstica.

  • As avaliações FORMATIVAS devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.


ID
1675969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

O primeiro passo no planejamento das aulas é o diagnóstico da realidade sobre a qual se vai atuar; esse diagnóstico servirá de base para a formulação dos objetivos, os quais serão o norte do plano de aulas.


Alternativas
Comentários
  • CERTO:

    3.1 Momentos ou etapas do planejamento Por ser uma atividade de natureza prática, o planejamento organiza-se em etapas sequenciais, que devem ser rigorosamente respeitadas no ato de planejar: 1.Diagnóstico sincero da realidade concreta dos alunos. Estudo real da escola e a sua relação com todo contexto social que está inserida.

  • AVALIAÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA: Existe a tomada de decisão para a transformação da sociedade. Função diagnóstica.

  • Diagnóstico tem com sinônimo a palavra análise que significa: Exame detalhado de cada seção que compõe um todo, buscando compreender tudo aquilo que o caracteriza: análise da metodologia do projeto.

    https://www.dicio.com.br/analise/

  • 3.1 Momentos ou etapas do planejamento.Por ser uma atividade de natureza prática, o planejamento

    organiza-se em etapas sequenciais, que devem ser rigorosamente respeitadas no ato de planejar:

    1.Diagnóstico sincero da realidade concreta dos alunos.

    2.Os alunos e os professores possuem uma experiência social e cultural que não pode ser ignorada pelo planejamento.

    3.Organização do trabalho pedagógico. Definição de objetivos a serem alcançados, escolha de conteúdos a serem prendidos pelos alunos e a seleção das atividades e técnicas de ensino. Esse momento representa a organização da metodologia de ensino.

    4. Sistematização do processo de avaliação da aprendizagem. Avaliação entendida como um meio, não um fim em si mesma, a avaliação deve diagnosticar.

    Fonte:http://educamoc.com.br/ckfinder/files/didatica.pdf


ID
1675972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.


Em razão de sua importância para o bom andamento do ensino, o planejamento deve ser pensado e executado pelos professores a partir de reflexões conjuntas com os alunos e a comunidade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uso do comentário da Pry Barros .

    O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado e executado em equipe. Os objetivos e as atividades podem ser alterados à medida que se desencadeiem, pois a realidade pode oferecer surpresas não previstas, portanto, é necessário que a Unidade Escolar tenha um planejamento claro e flexível. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32441/projeto-politico-pedagogico-instrumento-norteador-da-pratica-pedagogica#ixzz3tLaR8yVt

  • O processo de planejamento nada mais é do que um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo, que procura uma mudança situacional futura.

  • O planejamento não pode ser pensdo por outros membros da comunidade escolar que não sejam os professores?

  • Matheus Lara,

     

    A gente tem muitos planejamentos feitos níveis estratégicos (larga escala), tático (média escala) e operacional (baixa escala). A nível de Munícipio nós temos as diretrizes de ensino desse munícipio (estratégico), temos o PPP da escola (tático) e temos o plano de aula (operacional). O professor pega essas reflexões (PPP) que foram pensadas por toda comunidade escolar, e elabora o seu planejamento de forma articulada com a realidade e os objetivos propostos. Vale ressaltar que esse planejamento deve ser feito pelo professor porque é ele quem está na ponta operacionalizando o processo. 

     

    Espero ter ajudado! :)

  • o aluno me pegou

  • Alguém pode responder essa citação de: aluno. Onde está escrito que aluno participa de planejamento. Alguém pode responder?????

  • Marcus Vinícius, o currículo deve ser pensado pela comunidade escolar, na formulação do PPP.


ID
1684570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que o cargo de técnico em assuntos educacionais exige do seu exercente a compreensão das abordagens contemporâneas de educação, treinamento e desenvolvimento do capital humano, julgue o item a seguir. 

Identificação, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento e distribuição, utilização e indexação do conhecimento são processos essenciais da gestão do conhecimento.


Alternativas
Comentários

  • Os processos essenciais da gestão de conhecimento na visão dos autores são os seguintes: identificação do conhecimento, aquisição do conhecimento, desenvolvimento do conhecimento, compartilhamento e distribuição do conhecimento, utilização do conhecimento e retenção do conhecimento.

    Fonte: https://educadmi.wordpress.com/2011/08/25/identificacao-e-desenvolvimento-do-conhecimento-organizacional/

  • Acredito que o erro esteja no termo: indexação (Classificação)


ID
1685314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue o item subsecutivo. 

O contrato de aprendizagem é uma dinâmica desenvolvida pela andragogia, que pode, também, ser utilizada na pedagogia.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Os CONTRATOS DE APRENDIZAGEM (CAPre) têm alimentado a reflexão em diversos países como instrumento de orientação da formação-aprendizagem e como recurso destinado à validação das competências adquiridas pela via experiencial. Os CAPre’s foram propostos por Malcolm Knowles (1980) a partir da abordagem andragógica por ele sistematizada e defendida nos anos que se seguiram à segunda guerra mundial. Os CAPre são acordos negociados entre aprendizes, responsáveis e instituições sobre a natureza e volume de estudos a serem realizados e das avaliações ou créditos resultantes desse programa de estudos.

    Para o referido autor, os CAPre fornecem um “veículo” para planejar e realizar experiências de aprendizagem, sob a condição de que estes empreendimentos sejam compartilhados entre aprendizes, professores, instrutores, coachs e mesmo companheiros de trabalho. A participação no processo de diagnóstico de necessidades, formulação de objetivos, identificação de fontes, escolha de estratégias e avaliação de realizações desenvolveria, para Knowles, senso de domínio e compromisso com o plano de aprendizagem estabelecido. Ressalta ainda o papel dos CAPre como instrumentos auxiliares de gestão, de inovação e de melhorias.

    Os CAPre’s podem ser utilizados em qualquer dimensão temporal e em níveis variados de formalização ou de legitimação por parte dos responsáveis pela gestão das competências nas organizações.

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/402_ArtigoAndragogia.pdf

  • O contrato de aprendizagem é definido por Knowles como uma abordagem em educação que é mais correspondente com as características dos aprendentes e em que a andragogia se baseia.

     

    Os contratos de aprendizagem oferecem um veículo para tornar o planejamento das experiências de aprendizagem um compromisso recíproco entre o aprendiz e seu ajudante, mentor, professor e, muitas vezes, seus colegas. Ao participar do processo de diagnóstico de suas necessidades, formulando objetivos pessoais, identificando recursos, escolhendo estratégias e avaliando realizações, o aprendiz desenvolve um sentimento de propriedade do (e compromisso com o) plano.

     

    No contexto educacional, estabelecer um contrato determina um bom começo na relação professor-aluno.

    O objetivo do contrato/combinado/acordo é colaborar com os alunos para que assumam uma maneira de ser/estar, de tal forma que sejam capazes de se relacionarem com consciência, espontaneidade e confiança.

     

    Fonte:http://skaprendizagem.com.br/processo-andragogico-na-capacitacao-docente-no-ambiente-corporativo/


ID
1685317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

As teorias de gestão do conhecimento valorizam mais os conhecimentos universais do que os conhecimentos individuais.


Alternativas
Comentários
  • É ao mesmo tempo individual e coletivo; A Gestão do Conhecimento está intrinsecamente ligada à capacidade das empresas de utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem permanentemente em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. A velocidade das transformações e a complexidade crescente dos desafios não permitem mais concentrar esses esforços em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações. 

  • Complementando...

     

    ERRADA. Muito pelo contrário, os dois conhecimentos estão interligados e sao fundamentais para as teorias de gestão do conhecimento. Não há, portanto, uma mais valorizada do que a outra.

     

    Conforma Carlos Xavier, o gerenciamento do conhecimento é, na realidade, um ciclo que busca criar, codificar, coordenar e disseminar o conhecimento na organização, para que os seus membros possam aprender e o conhecimento possa ter mobilidade.

     

    A gestão do conhecimento preocupa-se com o gerenciamento dos ativos intangíveis da organização, ou seja, aqueles que não são fisicamente perceptíveis, mas que geram benefícios econômicos para a organização. Por exemplo: capital ambiental, capital estrutural, capital humano, etc.

     

    C. XAVIER


ID
1685320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

A gestão da informação é articuladora dos conhecimentos, no intuito de transformá-los em força propulsora da eficiência organizacional.


Alternativas

ID
1685323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

O conceito de gestão do conhecimento nasce das teorias administrativas, as quais valorizam as ações e os processos de uma determinada instituição, além da troca de conhecimentos entre seus atores.


Alternativas
Comentários
  • O termo “Gestão do Conhecimento” provém do inglês “Knowledge Management” (KM), e trata-se de uma área de atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo, à gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e às áreas mais tradicionais como a economia, sociologia, psicologia, marketing, entre outras.
    A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. 

    Fonte: http://www.sbgc.org.br/


ID
1685326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue o item a seguir.

Por serem de caráter instrumental, as técnicas de ensino são mediadoras pedagógicas das relações entre professor e aluno e, portanto, não afetam as relações interpessoais (aluno-aluno) em sala de aula.


Alternativas
Comentários
  • As tecnicas se náo forem "bem" utilizadas, afeta sim as relações interpessoais (aluno-professor) em sala de aula.

  • Trabalhos em grupo, por exemplo afetam diretamente as relações entre os alunos.


ID
1685329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue o item a seguir.

Os métodos e as técnicas de ensino refletem um ideário pedagógico interdependente das finalidades da educação, de seus conteúdos e processos de avaliação.


Alternativas
Comentários
  • Os métodos e as técnicas de ensino refletem um ideário pedagógico interdependente (dependente, correlato).das finalidades da educação, de seus conteúdos e processos de avaliação.

  • 1. Interdependente

    Significado de Interdependente Por Gilberto Jr (SC) em 16-02-2

    Que depende umas das outra

    Exemplo:

    O médico existe para cuidar dos doentes e os doentes necessitam desse cuidado médico.
    Ambos são interdependentes para obter saúde.


ID
1685332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue o item a seguir.

As técnicas de ensino podem contribuir para uma educação emancipadora, criativa e inovadora.


Alternativas
Comentários
  • dependendo de que as aplica, de como esta pessoa vai usa-las, qual sua intenção; sim contribui para tal educação.


ID
1752886
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas a respeito da formação e do exercício da docência, segundo a concepção expressa no livro de Sacristán & Gómez, “Compreender e transformar o ensino”:

I. As crenças do professor não influenciam em sua prática pedagógica, já que o profissional não leva em conta sua experiência pessoal durante o exercício da docência.
II. Os saberes adquiridos pelo professor durante sua formação escolar influenciam o modo como o docente trabalha determinado conteúdo com a sala.
III. O aluno é um indivíduo passivo, que deve receber o conhecimento sem proferir opiniões acerca do que aprende.
IV. É possível que o professor utilize a própria aula como objeto de pesquisa.

Está(ão) correta(s) as afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • II. Os saberes adquiridos pelo professor durante sua formação escolar influenciam o modo como o docente trabalha determinado conteúdo com a sala;

    IV. É possível que o professor utilize a própria aula como objeto de pesquisa.

  • Questão linda!

     


ID
1762462
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São quatro os fundamentos didáticos que devem ser utilizados como princípios da prática docente voltada para a aprendizagem: ambientação, interação, contextualização, produção e registro. 
A ambientação é caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • a preparação do ambiente para que o conteúdo proposto seja trabalhado. É imprescindível que o professor aplique uma atividade inicial para que a atenção seja focada na aula.


ID
1762465
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo mediador na aprendizagem é uma ferramenta importante em todo contexto, cujo objetivo essencial é a ação de ensinar e de aprender, exercendo sua função principal que consiste em mediar habilidades e competências.

A alternativa em que todas as atitudes são exemplos de competências mediadoras do professor é

Alternativas
Comentários
  •  As atitudes mediadoras do professor é:

     a)dirigir-se aos alunos com palavras mais acessíveis; provocá-los com questionamentos; valorizar as respostas independentemente de estarem certas ou erradas; não dar respostas prontas; incentivar a autodescoberta.

  • dirigir-se aos alunos com palavras mais acessíveis; provocá-los com questionamentos; valorizar as respostas independentemente de estarem certas ou erradas; não dar respostas prontas; incentivar a autodescoberta.


ID
1773007
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, pois possibilita o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisão. A respeito desse tema, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho a palavra "intervenção" na letra A, mas fazer o que né?

    Gaba A

  • Também achei estranho!

  • heteronomia= ausência de autonomia

  • Letra A

    .

    A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Ela proporciona o conhecimento dos objetivos e metas da escola, da sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações com a comunidade e possibilita uma aproximação entre professores, alunos e pais.

    .

    Intervenção

    Ato de exercer influência em determinada situação na tentativa de alterar o seu resultado; interferência.

  • Letra A

    A) A participação consiste na intervenção dos profissionais da educação e dos usuários na gestão da escola. Correta a gestão democrática é coletiva então deve ter a intervenção de todos

    B) A participação que ocorre nas empresas e a que ocorre nas escolas são do mesmo tipo, pois visam ao aumento de produtividade. Errado nas empresas predomina a liderança muitas vezes autoritárias e hierárquicas o que deve ocorrer nas escolas é uma gestão democrática.

    C)A participação no planejamento escolar tem como princípio a heteronomia. Errado heteronomia é sem autonomia

    D) O planejamento participativo prevê a participação dos usuários apenas no momento de sua concepção. Errado a participação deve ser em todos os momentos

    E) A avaliação do planejamento participativo deve ser realizada apenas pelos alunos, pois eles são os principais usuários. Errada deve ser avaliadas por todos de maneira coletiva.


ID
1791766
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os comportamentos escolares, adotados pelos alunos, não somente se reduzem às influências do ambiente doméstico. Fica evidente a necessidade de considerar o papel do aluno como parte ativa de seu próprio percurso e das relações que ele estabelece com outras instâncias de socialização, seja no bairro, no ambiente de trabalho, entre outras formas de interações sociais. Neste sentido, avalie se as dimensões a seguir não podem ser negligencias quando se investiga o processo de socialização do aluno:

I – A faixa etária em que o aluno se encontra.

II – O ensino no Brasil e a tecnologia educacional.

III – Os rumos da educação e a aprendizagem.

IV – As experiências extraescolares do aluno.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Faixa etária e experiências extraescolares do aluno não podem ser negligencias quando se investiga o processo de socialização.


ID
1809163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue o próximo item.

O processo de planejamento é a forma de antecipar a prática pedagógica e, por isso, independe de ações anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Ela não dispensa uma análise das ações anteriores, ou seja depende destas ações na prática pedagógica.

  • Planejar é levar em consideração as questões passadas, para que se possa alcançar o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

  • ERRADO. As ações anteriores podem influenciar no desenvolvimento do planejamento. O processo não independe de ações anteriores como mencionou
    o item.

  • O processo de planejamento é a forma de antecipar a prática pedagógica e, por isso, independe de ações anteriores?

    claro que depende...

    Como é que o professor vai planejar se ele não tem uma intenção, um desejo ou um norte a seguir no seu trabalho pedagógico ao planejar.

    #Lembrando que nas primeiras semanas de aula, o PPP é o norte do planejamento quando o professor não tem nenhum contexto com a escola.

    FOCO...FORÇA...FÉ...

  • O processo de planejamento é a forma de antecipar a prática pedagógica e, por isso, independe de ações anteriores.

     

    Questão ERRADA

     

    Depende de ações anteriores.

  • O planejamento é um processo contínuo e suas etapas estão interligadas, logo há interdependência entre suas ações anteriores e posteriores.

    Questão ERRADA.


ID
1815622
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Resolver um problema pressupõe que o aluno

I. elabore um ou vários procedimentos de resolução. 

II. compare seus resultados com os de outros alunos. 
III. valide seus procedimentos.

IV. compreenda o que foi proposto e dê respostas aplicando procedimentos adequados.

Alternativas
Comentários
  • Faltou interpretação

  • Faltou interpretação

  • Barquinho na lagoa...kkkkkkk

  • Se for moradia, não poderá penetrar...

  • I. elabore um ou vários procedimentos de resolução.

    II. compare seus resultados com os de outros alunos. 

    III. valide seus procedimentos.


ID
1853647
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento, no espaço educacional, tem, dentre outras, as seguintes funções:

1. Explicar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as demandas do contexto social e do processo de participação democrática.

2. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.

3. Garantir uma organização que possibilite ao professor a improvisação, a rotina e a cristalização de práticas segmentadas e lineares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro da questão 3 foi dizer que o planejamento serve para o professor improvisar.    

        O planejamento deve ser feito sim e com antecedência, pois ser houver algo a ser melhorado, o responsável por analisá-lo terá tempo de dar sugestão ao professor para que sua aula seja mais bem aproveitada, mas para que isso funcione a escola deve colaborar com os professores fazendo reuniões, promovendo encontros pedagógicos, assim, cada um poderá mostrar suas dificuldades e dar sugestões para o planejamento.

  • 3. Garantir uma organização que possibilite ao professor a improvisação, a rotina e a cristalização de práticas segmentadas e lineares.

    possibilite ao professor a improvisação?

    jamais, a rotina deve ser planejada e nao à toa assim, improvisada.

    O trabalho pedagógico deve ser realizado com compromisso e ética profissionais.

     

    FOCO...FPRÇA...FÉ...

  •  b 

  • Não compreendi porque o item "2" está correto. A definição contida no texto do item 2 "Expressar (...) ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino" não seria inerente ao plano de ensino?


ID
1952587
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Referente à comparação entre uma organização tradicional e uma organização de aprendizagem, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Nas organizações tradicionais, a visão é compartilhada e emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.

( ) Nas organizações de aprendizagem, no quesito liderança e motivação, o líder tem o papel de definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.

( ) Os conflitos nas organizações tradicionais são resolvidos por meio do uso do poder e da influência hierárquica.

( ) Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.

( ) A formulação e a implementação de ideias ocorrem em todos os níveis da organização de aprendizagem.

A alternativa correta é:

Alternativas

ID
1958107
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) A Documentação Pedagógica constitui um documento em que os professores registram, sistematicamente, suas impressões sobre o que vai acontecendo com o grupo de crianças com o qual trabalham.

( ) A documentação pedagógica é fundamental para a sustentação da prática pedagógica, pois é uma importante ferramenta do trabalho docente, possibilitando refletir sobre o processo, para, se necessário, reformulá-lo.

( ) A documentação pedagógica é uma maneira de manter vivo o trabalho docente, as ações pedagógicas, refletir sobre os avanços, o que deu ou não certo, pontuando o que foi feito, o que as crianças manifestaram, de que forma, e qual a intervenção do professor.

( ) Cabe salientar que não existe padrão ou modelo único para a documentação. Cada professor deve refletir sobre a melhor forma de registrar, podendo fazê-lo por meio de textos escritos, fotografias com análise, áudio, vídeo, documentos expostos ou fichas individuais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1970614
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento físico, psicológico, ambiental social e cultural são fatores compreendidos pelo professor que podem interferir na ______________ e _______________ dos alunos. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.

Alternativas

ID
2001142
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere o relato a seguir para responder às questão.
Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:
P1 - Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
P2 - Mais ou menos... Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
P1 - Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
P2 - Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como

Alternativas
Comentários
  • Quando P1, diz:"- Você está conseguindo passar o conteúdo?" (fica claro a transmissão do conhecimento).

    E, quando P2, diz:"- Mais ou menos...eles pegam pouco!" (aqui fica evidente a acumulação do conhecimento).

  • A questão correta é a letra D.

    Vamos lá...

    Pedagogia Tradicional: prepara intelectualmente e moralmente os alunos para assumir seu papel na sociedade. A questão se refere a transmissão de conteúdos dentro dessa pespectiva, sendo que os conhecimentos e os valores sociais são acumulados através do tempo e repassados aos alunos como verdade absoluta, o método empregado é a exposição verbal da matéria ou por meio de modelos, sendo que a autoridade é o professor.
    ..
    Boa sorte a todos!! 

  • d) transmissão e acumulação de conhecimentos

  • Obrigada, Prilis Costa

  • letra d.

    Paulo Freire - Educação bancária. 


ID
2001175
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa reunião pedagógica, os professores devem refletir sobre o limite de suas disciplinas, a relatividade das mesmas e a necessidade da interdisciplinaridade, que permite

Alternativas
Comentários
  • Letra d

  •     Numa reunião pedagógica, os professores devem refletir sobre o limite de suas disciplinas, a relatividade das mesmas e a necessidade da interdisciplinaridade, que permite passar de um saber setorizado a um conhecimento integrado.

    Quando o professor faz essa reflexão da PRAXIS, ação, reflexão, ação, este, o professor, tem uma visão multidimensional e integrada ao desenvolvimento de um melhor trabalho pedagógico possíel com sua turma ou aluno, caso este precise de uma didática especial.

    (Perdão pelos erros de português)...

    Foco...Força...Fé...


ID
2001181
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na escola, o tempo é contado. Os didáticos, quando analisam as sequências, mostram que o professor muitas vezes organiza um pseudodiálogo que lhe permite avançar, levar os alunos para onde pretende.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.72.

Cabe ao pedagogo refletir com a equipe docente, com o objetivo de construir, na sala de aula, uma interação eficaz dos saberes, dentro do tempo disponível, onde

Alternativas
Comentários
  • Cabe ao pedagogo dar suporte ao trabalho docente, utilizando-se do conhecimento, próprio da sua função, dos componentes técnico-práticos, psicológicos, sociopolíticos, decorrentes das ciências auxiliares da educação, no ato educativo (Libâneo,1990), levando o aluno a apropriar-se da matéria (conteúdo), objeto do processo de ensino e aprendizagem.

  • traduzindo... Letra D

    sejam dados espaço e voz aos alunos, seguindo o fio condutor do tema em questão.


ID
2001187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, Paulo Freire é um dos mais notáveis dentre os educadores que se dispuseram a discutir mudanças de natureza pedagógica. Para ele, a educação envolve uma relação de comunicação entre o conhecimento e os sujeitos participantes: educador e educando. É essa relação que abre espaço para uma prática libertadora.
Dentro da escola, o pedagogo, nessa prática libertadora, trabalha para que haja um(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Clima de abertura, tolerância e respeito


ID
2015080
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento individual que será preenchido no momento em que é efetivada a matrícula do aluno na escola e que deverá conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereço completo é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B - ficha de matrícula.


ID
2015101
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Documento fundamental para registro do diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno, planejamento, avaliações e relatório final do trabalho do professor, bem como da carga horária prevista na Matriz Curricular. É também documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Trata-se do(da):

Alternativas
Comentários
  • Diário de Classe.


ID
2020918
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um sistema de avaliação mais coerente com uma perspectiva democrática de instituição escolar implica uma prática avaliativa das aprendizagens que se paute pela lógica da

Alternativas
Comentários
  • A avaliaçaõ está ligada ao compromisso a favor de uma prática democrática que deve conduzir o aluno a pensar, sendo este criativo, consciente e crítico. Sendo assim, essa visão está exatamente relacionada com a proposta de aprendizagem definida pela UNESCO como eixos que são: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

  • LETRA B

     


ID
2030725
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto ao Conselho Escolar,

I. É uma instância formalmente instituída na Secretaria Municipal de Educação.

II. Conta com a participação de pais, alunos e funcionários.

III. Visa fiscalizar a atuação dos professores, garantindo a qualidade do ensino.

IV. Busca avaliar todo o processo educacional da unidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  •  

    Aos não assinantes Alternativa C

  • Conselho escolar: delibera sobre ações a serem tomadas, questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras. Ocorre, normalmente, mensalmente.  Participam> professores, equipe pedagógica, pais de alunos e alunos.

    #Rumoa2020!

     

  • Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

    Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32663#:~:text=Eles%20t%C3%AAm%20fun%C3%A7%C3%B5es%20deliberativas%2C%20consultivas,a%20dire%C3%A7%C3%A3o%20e%20os%20professores.


ID
2048152
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares.


ID
2120647
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A problematização enquanto postura metodológica e categoria de construção do conhecimento em sala de aula implica, exceto:

Alternativas

ID
2133430
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.
Nessa perspectiva, uma proposta educacional

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

  • Pq a letra B está errada?

  • Colega Joilson, entendo que o desqualificador da alternativa B seja a expressão: "...a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica. "

     

    Aqui, penso, há um engessamento do que se pode propor como ensino, além da base comum curricular, uma vez estabelcido que só determinados conhecimentos/conteúdos devem ser ministrados em cada etapa da educação. Penso que isso contraria o enunciado, mais precisamente no trecho: "... percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências...". 

     

    Dele pode se inferir que a proposta educacional não deve ser engessada a conhecimentos específicos somente, mas deve levar em consideração diversas realidades, sentimentos e experiências de determinados grupos sociais (alunos) como uma complementação. Por isso marquei a letra D. O que você acha?

  • pq nao pode ser a E?

  • Acredito que o erro da letra "E" esteja em "conceitos abstratos". 

    Abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil (https://www.significados.com.br/abstrato/)

    Assim, a realidade dos alunos e professores  viabilizaria  a construção e compreensão do currículo como um todo, não somente de conceitos abstratos.

  • Letra E o erra está no "conceito abstrato"

  • A) não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação. Deve sim o conhecimento ele é plural integrado e interdisciplinar

    B) exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico ( parte diversificada de acordo com as especificidades de cada região) de cada etapa da educação básica.

    D) necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício. ( Aqui temos uma visão tecnicista, deve ser compatível com a realidade da comunidade local e escolar.

    D) não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas. Certo uma proposta educacional deve ser interdisciplinar, que leve a uma transformação social

    E) precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos. ( o professor deve sim partir da realidade dos estudantes, porém para compreender conceitos concretos- da vida política, economia, sociedade, criticidade, os conceitos abstratos são algo que fica no mundo das ideias imaginação o que não tem significado para o indivíduo - Vygotsky diz que o conhecimento é resultado das mediações que o indivíduo realiza com seus pares com o meio social, ser concreto: real

  • Gabarito letra D

    A educação precisa partir da realidade dos alunos, não é algo padronizado, estático.


ID
2137060
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
(KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.


ID
2173645
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Sequência didática. 


ID
2173663
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa reunião pedagógica, os professores discutiram como tema a utilização de jogos no processo ensino aprendizagem. Ao expor as experiências com a temática a professora Ana afirmou que o uso dos jogos no ensino de alguns conteúdos vinha apresentando bons resultados, inclusive gerando mudança positiva nas atitudes de alguns estudantes. A experiência socializada pela professora Ana indica que o uso de jogos no processo educativo pode promover, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Apatia - sentir-se indiferente ou sem emoção, muitas vezes como um sinal de depressão ou pelo consumo excessivo de álcool ou drogas.

    Causas comuns deste sintoma

    A apatia pode ser normal e é um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana.

  • Empatia


ID
2175853
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos aspectos de higiene e de segurança na escola, discutidos por Faria e Monlevade (2008), do ponto de vista da comunidade acadêmica,

I- o alcance de bons resultados depende da mudança de hábitos.

II- a mesma é influenciada pelos exemplos praticados.

III- a combinação entre educação, higiene e saneamento deve ser prioridade.

IV-a escola que possui condições adequadas torna-se um modelo para os alunos.

V- a falta de higiene na escola pode causar interdição e demissão de funcionários.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2182645
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere a situação fictícia a seguir.

Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados.
No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me dizer pq a assertiva C está incorreta?

  • Ítala, também fiquei pensando nisso. Marquei a C acreditando estar certa pois está bem formulada, entretanto a letra A, foi utilizado termos mais técnicos deixando ela correta. Ao meu ver pelo menos.


ID
2190739
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, a pessoa adulta tem importante papel mediador.

Assinale a alternativa que NÃO configura um exemplo de mediação adequada.

Alternativas

ID
2215384
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada escola é única, tem características particulares, um perfil específico, uma clientela com sua própria história, mas alguns fatores são determinantes para o sucesso escolar. É notório que o sucesso escolar dos alunos está associado, entre outros, aos seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • O sucesso escolar depende de vários fatores entre eles o que está completo dentre as alternativas é a letra:

    c) participação da família e da comunidade; confiança do professor na capacidade dos alunos; participação ativa da equipe gestora; adequação dos objetivos e planejamentos à realidade local. 


ID
2224750
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às atribuições a serem assumidas pelo Segundo Professor de Turma instituídas pelo Programa Pedagógico é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB:

    D

    O segundo professor de turma é o único responsável em todos os momentos pelo aluno com deficiência matriculado na escola.


ID
2262292
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2263624
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Garcia (1997, apud MENDES, 2005), a formação do professor numa perspectiva reflexiva exige o desenvolvimento de um conjunto de destrezas ou habilidades que devem caracterizar esse profissional. Uma dessas habilidades é a destreza estratégica que significa a:

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de planejamento da ação, para a antecipação da sua implantação, seguindo a análise realizada.


ID
2264524
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Heloísa Lück (2013) afirma que é fundamental que as instituições educacionais sejam observadas pelos gestores e pelos professores com interesse em duas vertentes: i) ação pedagógica sistemática, intencional e organizada, baseada em fundamentos e objetivos educacionais; ii) atuação cotidiana dos profissionais da educação e desenvolvimento da consciência pelos mesmos, dos efeitos de seu comportamento, atitudes, expressões sobre a formação e aprendizagem dos alunos.
No que se refere a esse processo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: D

  • Todas as ações na escola adquirem um caráter “pedagógico”, levando os alunos a aprenderem sempre algo, mesmo quando não houver uma intenção explícita. Assim, é fundamental trabalhar pela formação de todos os integrantes da comunidade educativa para que compreendam que suas ações, mesmo não intencionais, promovem e condicionam aprendizagens.

    Gabarito: "D"


ID
2271523
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma combinação entre seriação, conteúdos e objetivos por disciplinas, organiza o ensino, mas não necessariamente o processo de aprendizagem: o ensino pode ocorrer à parte da aprendizagem, independente das dificuldades dos alunos.

São fatores que contribuem para isto, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Questão toda elaborada em contradições, começando pelo comando da banca que sempre vem pedindo as exceções, ou seja, ela quer que identifiquemos as questões incoerentes com o enunciado. Daí, não contente, a banca ainda confecciona alternativas todas escritas na ordem indireta pra dificultar ainda mais a clareza mental do concurseiro, que no final fica dividido entre 2 alternativas, e quando não, às vezes em que o concurseiro acaba se confundindo de maneira geral e marca uma alternativa errada. Banca extremamente capciosa. Alternativa correta: letra D).

    Bons estudos prezadas e prezados colegas.


ID
2280676
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paro (2010, p. 205) discute a natureza do processo de produção pedagógico na escola. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:

I) A natureza do saber envolvido no processo educativo escolar não é nada mais que o saber historicamente acumulado. Assim sendo, esse saber não pode ser expropriado do trabalhador, sob a pena de descaracterizar-se o próprio processo pedagógico.

II) No processo pedagógico escolar, o produto da escola é a aula, ou seja, o ato de aprender, como uma atividade ou o processo através do qual se buscam determinados resultados.

III) O papel do educando no processo educativo escolar não pode restringir-se, entretanto, a sua condição de consumidor. Num processo pedagógico autêntico, o educando não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.

IV) No processo pedagógico escolar, o que se constitui como efetivo produto é a real transformação na personalidade viva do educando, pois, se a educação realmente se efetivou, o aluno sai do processo diferente de como ele era quando aí entrou.

V) A administração escolar precisa saber buscar nos princípios da administração empresarial os objetivos que ela persegue, ou seja, os princípios, métodos e técnicas adequados ao incremento de sua racionalidade. 

Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • GAB:. B

  • I) A natureza do saber envolvido no processo educativo escolar não é nada mais que o saber historicamente acumulado. Assim sendo, esse saber não pode ser expropriado do trabalhador, sob a pena de descaracterizar-se o próprio processo pedagógico.

    II) No processo pedagógico escolar, o produto da escola é a aula, ou seja, o ato de aprender, como uma atividade ou o processo através do qual se buscam determinados resultados.

    III) O papel do educando no processo educativo escolar não pode restringir-se, entretanto, a sua condição de consumidor. Num processo pedagógico autêntico, o educando não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.

    IV) No processo pedagógico escolar, o que se constitui como efetivo produto é a real transformação na personalidade viva do educando, pois, se a educação realmente se efetivou, o aluno sai do processo diferente de como ele era quando aí entrou.

    V) A administração escolar precisa saber buscar nos princípios da administração empresarial os objetivos que ela persegue, ou seja, os princípios, métodos e técnicas adequados ao incremento de sua racionalidade. 

  • I) A natureza do saber envolvido no processo educativo escolar não é nada mais que o saber historicamente acumulado. Assim sendo, esse saber não pode ser expropriado do trabalhador, sob a pena de descaracterizar-se o próprio processo pedagógico.

     a natureza do saber envolvido no processo educativo escolar; um tipo de saber cuja natureza é instrumental , sob a forma de conhecimentos, técnicas e métodos pedagógicos relacionados às formas que pode assumir o processo didático (PARO 1988:147). Quando se fala em saber historicamente acumulado fala-se em o saber erudito que o individuo adquire com sua história de vida e não pode ser expropriado (tirado) dele pois vira uma violência simbólica negando sua cultura, mas não apenas, no processo de produção pedagógico está envolto também um tipo de saber cuja raiz não provém do ato da execução da tarefa e, assim sendo, não podendo esse saber ser expropriado do trabalhador-educador. Tais pontos indicam o caráter fundamentalmente superestrutural da escola enquanto - Correta

    II) No processo pedagógico escolar, o produto da escola é a aula, ou seja, o ato de aprender, como uma atividade ou o processo através do qual se buscam determinados resultados. Errada

    o conceito de produto da educação escolar não restringir-se simplesmente a aula ou a atividade educativa em si, sendo, portanto, necessário considerar não apenas as vantagens que o indivíduo obtém com a educação, tão somente útil para si, mas que o leva também a utilizar - por meio de uma consciência crítica da sociedade

    III) O papel do educando no processo educativo escolar não pode restringir-se, entretanto, a sua condição de consumidor. Num processo pedagógico autêntico, o educando não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.O educando é objeto e sujeito da transformação social. Correta

    IV) No processo pedagógico escolar, o que se constitui como efetivo produto é a real transformação na personalidade viva do educando, pois, se a educação realmente se efetivou, o aluno sai do processo diferente de como ele era quando aí entrou.Não é apenas as vantagens que o processo escolar traz, mas sobretudo sua transformação social.

    V) A administração escolar precisa saber buscar nos princípios da administração empresarial os objetivos que ela persegue, ou seja, os princípios, métodos e técnicas adequados ao incremento de sua racionalidade. Falso

    Paro defende uma gestão democrática não tecnocrática baseada em técnicas e racionalidade.


ID
2298913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.

Alternativas
Comentários
  • Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral. Essa é para não zerar galera!!!

  • Atividade extraclasse entende-se todo e qualquer tipo de atividade realizada fora do ambiente da sala de aula ou da grade tradicional de disciplinas da escola.

ID
2317921
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em si mesmos.


Analise as seguintes afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares.


I. A natureza do conteúdo escolar não implica diferenças relevantes na maneira como os alunos aprendem.

II. Os objetivos gerais da educação auxiliam na seleção e determinação dos critérios de caracterização e organização dos conteúdos escolares no currículo.

III. Por meio dos objetivos gerais da educação, “para que se ensina o que se ensina”, ocorre a concretização das capacidades que os professores propõem para que os alunos construam em cada etapa.


A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
2323573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.

Alternativas
Comentários
  • não encontrei base teórica nesse sentido, mas a principio parece certa.

  • Me parece errada. O conselho de classe não é para avaliar o aluno?
  • Avaliar o aluno e com isso se auto avaliarem, como professores, o que tendem a melhorar/aperfeiçoar, o erro foi deles? do aluno? Tudo envolve.

  • RESPOSTA: CERTO

    O Conselho de Classe é um órgão colegiado de gestão. Dentro da organização do trabalho pedagógico se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente...! Embora o Conselho de Classe tenha surgido na França (Rocha, 1984) e sua implantação no Brasil, inicialmente tenha sido voluntária e depois determinada por portarias e deliberações a fim de avaliar o resultado do aluno de forma coletiva, ainda hoje esse Conselho, embora teoricamente deva servir a este propósito, o que se observa é outra perspectiva

    FONTE: Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico

    Marta Betanes da Silva

    disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marta_betanes_silva.pdf

  • Conselho de classe como momento de formação continuada??? Não seria a coordenação pedagógica?

  • A dificuldade aqui foi compreender a fronteira entre a teoria que eles querem na resposta e a prática que a gente observa na vida de professor... é complicado...

  • O conselho de classe, como formação continuada de profissionais de educação me parece errado, torna a questão ambígua.