SóProvas



Questões de Multiculturalismo e Educação


ID
90646
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é

Alternativas
Comentários
  • Ver o fato inacabado, visão global

ID
90649
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao tratar do multiculturalismo e seus contextos, Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam que, no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • a)

    tanto na educação indígena quanto na educação de jovens e crianças negras não há proposta claramente formulada que garanta, em níveis acadêmicos, uma formação permanente de professores e uma política cultural de envergadura nacional.


ID
317059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de
sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.
Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,
a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem
hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o
respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento
formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de
aprendizagem e interação.

O conjunto de ações adotadas pela escola como forma de garantir a conscientização dos alunos com relação aos preconceitos de gênero, raça, etnias é chamado cultura de paz.

Alternativas
Comentários
  • O que é cultura de paz nas escolas?

    Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades

    Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_ped_artigo_adriano_do_nascimento.pdf


ID
406873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência aos princípios que sustentam a educação
comparada, julgue os próximos itens.

Ser múltipla, complexa e pluridisciplinar são características da educação comparada existente em seus diferentes momentos históricos e abordagens teóricas.

Alternativas
Comentários
  • A Educação Comparada está fortemente ligada aos interesses das entidades políticas, logo se tem algumas críticas, estas surgem, pois dados quantitativos podem oferecer diferentes abordagens e serem utilizados sem uma devida reflexão dos pontos não esclarecidos na pesquisa.

    A Educação Comparada é múltipla e complexa, envolve muitas áreas: história, sociologia, economia e outras, e também pode ser estudada por todos e torna a Educação Comparada mais capacitada a uma visão do geral.


ID
543127
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que

Alternativas
Comentários
  • A questão C está totalmente errada, pois é na educação infatil que o professor deve trabalhar a diversidade cultural.

  • Com exceção da alternativa B (correta) as demais são claramente preconceituosas.

ID
555280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A cultura não é só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento. A cultura manifesta-se, sobretudo, nos gestos mais simples da vida cotidiana. Cultura é comer de modo diferente, é dar a mão de modo diferente, é relacionar-se com o outro de outro modo. Cultura para nós são todas as manifestações humanas; inclusive o cotidiano, e é no cotidiano que se dá algo essencial: o descobrimento da diferença.”

Freire , Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985, p.34

“[...] é necessário ter claro pelo menos alguns aspectos do que se denomina por globalização: a) trata-se de um processo social que atravessa os lugares de maneira diferenciada e desigual; b) sua lógica não se explica através do Estado-nação, daí falarmos em “sociedade global”, world system, “modernidademundo”; e c) a noção de espaço e de tempo é redefinida neste contexto.”

ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, n 47, 2001, p. 64

O atual contexto de globalização, além de dar maior visibilidade para o tema das diferenças culturais no cotidiano escolar, aponta para outra característica fundamental da cultura, já que se trata de um(a)

Alternativas
Comentários
  • Fogo na Babilônia! \o/

  • só eu que estou me sentindo perdida, sem comentario da questao feita pelo professor.Ate aqui somos discriminados.kkk

  • A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/processos-globa.htm


ID
555745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito utilizado para nomear uma forma de deslocamento das populações rurais em direção aos centros urbanos é

Alternativas

ID
555748
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O reconhecimento da existência de muitas normas linguísticas diferentes é fundamental para que o ensino em nossas escolas seja consequente com o fato comprovado de que a norma linguística ensinada em sala de aula é, em muitas situações, uma verdadeira ‘língua estrangeira’ para o aluno que chega à escola proveniente de ambientes sociais onde a norma linguística empregada no quotidiano é uma variedade de português não padrão.”
Bagno, 2001, p. 18-19, apud Aguiar.

Considerando as múltiplas variações dialetais encontradas no Brasil, observe as afirmações abaixo sobre o ensino de língua falada.

I - A questão do uso de diferentes variações dialetais é uma questão de adequação às circunstâncias de uso, ou seja, da utilização eficaz da linguagem: falar bem é falar adequadamente.

II - A escrita de uma língua corresponde ao modo de falar da variação dialetal culta da mesma língua, advindo daí a importância de corrigir a fala dos alunos para evitar que eles escrevam errado.

III - O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado na escola como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença.

IV - Cabe à escola ensinar ao aluno a utilização da norma culta da língua por meio do treinamento e da repetição do uso formal da fala, de modo que ele possa usá-la em todas as situações.

Está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
589006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante o desenvolvimento humano, muitos gestos realizados quando criança, como o apontar, o chamar, o apanhar, começam por substituir o choro para induzirem, posteriormente, a emergência da significação social que culmina com a palavra. Muitas interpretações verbais que os adultos percebem dos gestos das crianças são a ilustração mais clara do poder comunicativo dos gestos e das mímicas.

Vitor da Fonseca. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998, p.190 (com adaptações).

De acordo com o texto acima, o gesto como forma de comunicação deve ser entendido como

Alternativas

ID
638071
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A clientela escolar está cada vez mais heterogênea. Isso é inevitável e também fundamental e desejável para a formação de todos.” Tal citação contribui para a seguinte dedução, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As atividades diversificadas de sala de aula para alunos com habilidades variadas facilitam as trocas e ajudas mútuas.

    Gente, pq essa alternativa está errada?


ID
774523
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Brasileira Contemporânea tem entre seus maiores desafios garantir a aprendizagem a todos os seus alunos e colaborar com o processo de construção da cidadania, respondendo às necessidades de cada um dos seus discentes, de acordo com suas especificidades. Nessa perspectiva, a atuação do docente deve considerar:

Alternativas
Comentários
  • A diversidade cultural e a inclusão social.


ID
776743
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a

I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente;

II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais;

III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal;

IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

Alternativas

ID
790903
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor Sílvio desenvolve suas atividades docentes numa perspectiva de educação crítica e coletiva e planeja as suas ações de forma a contribuir para que os seus alunos aprendam a lidar com a diversidade cultural. Nesse sentido chama a atenção para que os estudantes:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que o professor Silvio provocou contatos positivos, vejamos:

    a) Desenvolvam atitudes preconceituosas com relação a determinadas opções sexuais.
    "Atitudes preconceituosas" não confere aos ensinamentos do professor

    b) Desenvolvam e socializem valores moralistas
    Neste caso "moralistas" também incorreto

    c) Acolham às diferentes formas de expressão e credo religioso, respeitem as escolhas dos colegas e as suas dificuldades de aprendizagem.
    Nosso gabarito

    d) Priorizem os fatores sociais e econômicos ao escolherem seus grupos de estudos e a escolha dos colegas
    O oposto do ensinado

    e) Respeitem as diferenças dos colegas e desenvolvam ações e a adesão incondicional aos valores dos outros.
    O professor estimulou o respeito e não a falta de personalidade.

ID
805408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional,
crítica e pós-crítica de currículo.

O multiculturalismo e a alteridade são características que embasam currículos construídos a partir da concepção pós-crítica.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, certinho né?!!
    Na minha opnião a palavra-chave da concepção pós-moderna é multiculturalismo, mas também temos várias outras como, alteridade, subjetividade, cultura, gênero, sexualidade, entre outras...

    Vamo que Vamo!!

ID
926092
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

Alternativas

ID
978637
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma determinação legal que se aproxima mais do movimento curricular designado por vários autores como multiculturalismo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A


ID
1003672
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números romanos poderão ser utilizados mais de uma vez.

I. Processo construtivista.
II. Processo sociolibertador.
III. Processo multicultural.

( ) A avaliação tem o caráter de constatar o grau de aprendizagem teórica dos conteúdos escolares, trabalhados segundo os princípios do processo sociolibertador, verificando até que ponto esses conteúdos tornaram-se instrumentos úteis para a mudança individual e social.
( ) Todo novo conteúdo deve estar articulado aos conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, estar adequado às características de desenvolvimento pertinente à faixa etária e à seriação, para que possa ser experienciado a partir do interesse dos alunos e às exigências sociais, buscando novos conhecimentos.
( ) Tem como objetivo conhecer as diversidades culturais do povo brasileiro.
( ) A metodologia será construída à medida que o tema passe a integrar os currículos escolares.
( ) O conteúdo desse processo se constituiu de todos aqueles elementos que conduzem o sujeito à autonomia, à libertação, através da pedagogia da esperança. São eles: conscientização às mudanças, processo de libertação, diálogo e níveis de consciência.
( ) O objetivo da ação pedagógica consiste não só no desenvolvimento de hábitos, habilidades e domínio de técnicas que facilitem a aprendizagem do conteúdo, mas a construção individual de um conhecimento que oportuniza a compreensão da realidade e representa um instrumento de solução para as situações da vida cotidiana.

Alternativas
Comentários
  • (II. Processo sociolibertador) A avaliação tem o caráter de constatar o grau de aprendizagem teórica dos conteúdos escolares, trabalhados segundo os princípios do processo sociolibertador, verificando até que ponto esses conteúdos tornaram-se instrumentos úteis para a mudança individual e social.

    (I. Processo construtivista) Todo novo conteúdo deve estar articulado aos conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, estar adequado às características de desenvolvimento pertinente à faixa etária e à seriação, para que possa ser experienciado a partir do interesse dos alunos e às exigências sociais, buscando novos conhecimentos.

    (III. Processo multicultural) Tem como objetivo conhecer as diversidades culturais do povo brasileiro.

    (III. Processo multicultural) A metodologia será construída à medida que o tema passe a integrar os currículos escolares.

    (II. Processo sociolibertador) O conteúdo desse processo se constituiu de todos aqueles elementos que conduzem o sujeito à autonomia, à libertação, através da pedagogia da esperança. São eles: conscientização às mudanças, processo de libertação, diálogo e níveis de consciência.

    (I. Processo construtivista) O objetivo da ação pedagógica consiste não só no desenvolvimento de hábitos, habilidades e domínio de técnicas que facilitem a aprendizagem do conteúdo, mas a construção individual de um conhecimento que oportuniza a compreensão da realidade e representa um instrumento de solução para as situações da vida cotidiana.


ID
1003696
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a diversidade cultural, NÃO podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mas “diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. A cultura é a “natureza” do homem. A diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” -- aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito. 


    Hoje vivemos em um mundo que estimula a autonomia do econômico – o que implica privilegiar considerações comerciais em vez de outros aspectos sociais (como a emergência internacional da AIDS), enquanto, por sinal, promessas não cumpridas em favor do livre-comércio se empilham, já que nunca se contempla a produção dos países em desenvolvimento... 


    O fato é que, obviamente, as produções de natureza cultural não são meros serviços remuneráveis, oferecidos à sociedade por pessoas talentosas ou de sucesso. A cultura não apenas agrada, esclarece ou diverte com produtos que podem ser internacionalmente comercializados, como também provém e faz parte da própria trama das sociedades – inclusive ajudando-as a sustentar-se através de atributos que pertencem ao âmago de cada um, isto tanto nas sociedades modernas quanto nas tradicionais. Os produtos culturais no sentido mais lato são a verdadeira teia que mantém as sociedades coerentes e vivas: deixar perecer, sutil ou grosseiramente, a produção cultural endógena de um povo, substituindo-a por outra totalmente estranha, por melhor e mais cintilante que possa ser, é empobrecer este povo em sua própria identidade. 


    FONTE:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/diversidade-cultural/44483

  • A diversidade cultural varia de contexto para contexto. Nem sempre aquilo q é diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação nas outras sociedades. O modo de ser e de interpretar o mundo também varia. Por isso, a diversidade precisa ser entendida em uma perspectiva relacional.

  • Gab.: E


ID
1040968
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói-se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
1212115
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A interculturalidade configura-se como exigência da sociedade pluralista. Nessa conjuntura, o direito à diferença é regulamentado na legislação educacional e justificado por paradigmas teóricos, por vezes, contraditórios com a prática educativa.

I. Crítico e dinamizado pela preocupação de modificar as exclusões social e cultural;
II.Positivista e nucleador da interpretação da diferença social;
III. Hermenêutico e vinculado à educação compensatória;
IV. Hermenêutico e orientado para a mudança de consciência dos indivíduos diante
V. da realidade social.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas

ID
1212118
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Observatório da Diversidade Cultural, ao tratar das relações entre educação e diversidade, assume que, “uma educação para a diversidade cultural, deixaria de ser pensada no limite de uma educação para a tolerância, transformando-se na educação para uma convivência/sociedade pluralista, uma sociedade da equidade das diferenças”. Neste entendimento, uma educação pautada na diversidade cultural seria uma educação que se funda:

I. Nas diferenças, que constituem patrimônio antropológico da humanidade;
II.Nos processos de interação entre essas diferenças, que constituem nossa diversidade;
III. No projeto político de sociedades pluralistas;
IV. Na transversalidade que constitui o currículo escolar.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • l, ll e lll


ID
1212130
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por mais que a escola mantenha o planejamento, como atividade recorrente, e o currículo planejado incorpore a base nacional comum e a parte diversificada previstas no artigo 26 da Lei nº 9 394/96 (LDBEN), o currículo real se realiza no cotidiano escolar, nas diferentes relações pedagógicas, que incorporam sujeitos, discursos, textos, contextos, trabalho, ações governamentais, formação acadêmica e pedagógica. Se o currículo planejado difere daquele operacionalizado no cotidiano escolar, pode-se dizer que:

I. Na prática escolar, entrecruzam-se conhecimentos das diferentes culturas e conhecimentos sistematizados oriundos dos currículos oficiais;
II.O currículo escolar apresenta-se como um instrumento neutro, que implementa os conhecimentos oficiais definidos pela política governamental;
III. O currículo incorpora relações de poder e disputas de significados;
IV. “O currículo é território contestado e constitui um dos nexos centrais entre conhecimento e poder”.

Em relação às alternativas acima, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Item D - Somente a II é falsa

  • Letra D

    O currículo não é neutro pelo contrário é ideológico, cultural em que se travam ferozes competições produzindo e reproduzindo cultura.


ID
1300765
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo”, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas” (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder” (p. 17). O autor propõe responder “às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico” (p. 18). Para ele, “reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural” (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados” (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

Alternativas
Comentários
  • Sensibilidade à heterogeneidade entre alunos, reconhecimento de diferenças quanto a saberes e necessidades e propostas didáticas direcionadas às particularidades dos alunos e à promoção de interação, habilidades e competências.


ID
1363924
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma escola inspirada na estética da sensibilidade, o espaço e o tempo são planejados para acolher e expressar a diversidade dos alunos e oportunizar trocas de significados. Neste tipo de escola, a descontinuidade, a dispersão caótica, a padronização, o ruído cederão lugar à continuidade, à diversidade expressiva, ao ordenamento e à permanente estimulação pelas palavras, imagens, sons, gestos e expressões de pessoas que buscam superar a fragmentação dos significados e o isolamento que ela provoca. Finalmente, a estética da sensibilidade não exclui outras estéticas, próprias de outros tempos e lugares. Como forma mais avançada de expressão, ela as subassume, explica, entende, critica, contextualiza, porque

Alternativas
Comentários
  • Numa escola inspirada na estética da sensibilidade, o espaço e o tempo são planejados para acolher e expressar a diversidade dos alunos e oportunizar trocas de significados. Nessa escola, a descontinuidade, a dispersão caótica, a padronização, o ruído, cederão lugar à continuidade, à diversidade expressiva, ao ordenamento e à permanente estimulação pelas palavras, imagens, sons, gestos e expressões de pessoas que buscam incansavelmente superar a fragmentação dos significados e o isolamento que ela provoca.Finalmente, a estética da sensibilidade não exclui outras estéticas, próprias de outros tempos e lugares. Como forma mais avançada de expressão ela as subassume, explica, entende, critica, contextualiza porque não convive com a exclusão, a intolerância e a intransigência.

     

    Gabarito: C

    Fonte: http://www.escolasesc.com.br/fundamentos-esteticospoliticos-e-eticos-do-novo-ensino-medio/

  • Questão considerada difícil, pois os termos empregados nas alternativas são bastante parecidos. Por exemplo, intolerância e e intransigência são sinônimos. Mas podemos responder por exclusão de termos que não se enquadra ao enunciado, veja:

    A) MONOTOMIA: rotina. repetição

    B) IGNORÂNCIA: que ignora, sem instrução

    C) CERTA

    D) AUTORITARISMO: sitema autoritário

    E)OSTRACISMO:afastamento imposto ou voluntário de uma pessoa de suas funções num grupo.


ID
1363978
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos referentes à história e à cultura afro- brasileiras e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar preconizado na Lei nº 11.645/2008, a qual indica que esse conteúdo deve ser ministrado, em especial, nas áreas de

Alternativas
Comentários
  • § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)


ID
1406830
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Etnocentrismo se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Étnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados em sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. (ROCHA, Everardo P Gumarães. 1998, p.5)


ID
1414306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue o item subsequente.

Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.

Alternativas
Comentários
  • Existem três grandes teorias sobre currículo e elas sempre são cobradas nas provas:

    Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas.

    (...)

    Pós-Críticas: Essas teorias envolvem relações de gênero, multiculturalismo, cultura, sexualidade entre outros assuntos. Elas criticam a desvalorização de alguns grupos étnicos dentro da sociedade. É a tentativa de dar voz aos excluídos de um sistema totalmente padronizado. Representantes: Foucault, Derrida, Lyotard, Deleuze, Cheryholmes ).


    Gabarito: CERTO.


    Bons Estudos!!! ^^


  • Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade

  • ✔Teorias Pós Críticas

    Identidade

    Alteridade

    Diferença

    Subjetividade

    Significação e Discurso

    Saber-Poder

    Representação

    Cultura

    Gênero-raca- etnia-sexualidade

    Multiculturalismo.


ID
1417102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.

A cultura consagrada nos níveis local, nacional ou mundial traz embutidos, em maior ou menor escala, elementos de caráter identitário e político.

Alternativas

ID
1475629
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é

Alternativas
Comentários
  •  c)

    confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais.


ID
1512457
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva do combate às desigualdades sociais e regionais, da eliminação de preconceitos de origem, raça, gênero, idade e outras formas de discriminação e, ao mesmo tempo, fomentando a igualdade de acesso e permanência, respeitando as especificidades regionais e a diversidade sociocultural e ambiental, articulam-se às políticas educacionais de ação afirmativa e inclusão:

Alternativas
Comentários
  • c)

    educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais; educação do campo e dos povos das águas e das florestas.

  • C


ID
1531924
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Munanga, a cultura regional brasileira, analisada a partir da distribuição geográfica e de sua realidade etnográfica, possibilita distinguir

Alternativas
Comentários
  • A cultura brasileira advém dos indígenas, africanos e europeus. 


ID
1532407
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Munanga (2003) afirma que o racismo hoje praticado nas sociedades contemporâneas não precisa mais do conceito de raça ou da variante biológica, ele se reformula com base nos conceitos de etnia, diferença cultural ou identidade cultural. De acordo com o autor,

Alternativas
Comentários
  • A


ID
1532641
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Resende, in Veiga e Resende (orgs., 1998), aponta que a fragilidade da escola no trato com o multiculturalismo representa a própria fragilidade da relação entre educação e sociedade, pois a autora pondera que “as diferenças devem ser analisadas como produto da história, da ideologia e das relações de poder”. Ela cita Candau (1997) para defender que no currículo haja transparência e autenticidade cultural, visto que o encontro entre culturas demanda desestabilização, relativização e a própria contestação. Resende (1998) argumenta que se coloca aos educadores que optam por um projeto coletivizado, pela decisão democrática e pela articulação entre a realidade e o referencial estabelecido, o desafio de concretizar essas opções, sendo necessário, para isso, criar espaços para confronto entre o pensar e o agir, identificar diferenças, revisar e revisitar princípios, teorias, categorias e conceitos de modo a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     


ID
1532644
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante da situação alarmante pela qual vem passando o mundo em relação à intolerância religiosa, política e racial, os professores da EMEF Otaviano Peixoto dedicaram parte do tempo da semana de planejamento do ano letivo de 2015 para discutirem e projetarem uma melhor operacionalização da Lei no 11.645/2008, que trata da inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino. Para viabilizar essa tarefa, estudaram o texto de Munanga (2003), no qual encontraram a seguinte afirmação:

Alternativas
Comentários
  • E

  • Link do texto do Prof. Dr. Kabengele Munanga (USP):

    https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf

     

     


ID
1532647
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da ótica dos Estudos Culturais, todo conhecimento, na medida em que se constitui num sistema de significação, é cultural e estreitamente vinculado com relações de poder. É nessa perspectiva que elementos culturais diversos, como filmes, livros de ficção, turismo, ciência, televisão, publicidade, medicina, artes visuais, música são considerados de fundamental importância. De acordo com Tomaz Tadeu Silva (1999), do ponto de vista pedagógico e cultural, tais elementos não são apenas peças de informação ou entretenimento, trata-se, nesses casos, de formas de conhecimento que

Alternativas
Comentários
  • LETRA: A

    influenciarão o comportamento das pessoas de maneiras cruciais e até vitais


ID
1535524
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve

Alternativas
Comentários
  • Agora o professor tem que ensinar diferentes pronúncias "sotaques"..

    A questão que trata do respeito ético às diferenças está mais adequada..

    afffff

  • "Cada família e suas crianças são portadoras de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com a diferença, a não discriminação e as atitudes não preconceituosas.Estas capacidades são necessárias para o desenvolvimento de uma postura ética nas relações humanas." (Referencial Curricular Nacional para a Ed.Infantil - Pg.77).

    Sendo assim, cabe ao professor construir uma interação com a língua materna do aluno e apresentar a linguagem escolar.

  • B

    respeitar a fala de cada integrante do grupo, explicando as diferentes pronúncias da língua


ID
1603294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos debates recorrentes no campo do currículo diz respeito à definição de pressupostos teóricos metodológicos e orientações que organizem o ensino, considerando não só os conhecimentos universais como, também, a multidimensionalidade do ensino-aprendizagem e, portanto, a perspectiva do diálogo cultural.

Segundo Candau (2009), “trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo". Para a autora, a perspectiva do multiculturalismo pode ser classificada a partir de três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista; o multiculturalismo diferencialista, também denominado de monoculturalismo plural; e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade.

No âmbito das políticas educacionais, a aprovação da Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, visa a dar um tratamento transversal ao currículo, na perspectiva de um diálogo multicultural de caráter

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra C

    Encontramos dentro do multiculturalismo diversas abordagens, iremos citar algumas como o a abordagem assimilacionista, a diferencialista e a interculturalidade defendidas pela autora Vera Maria Candau.

    A abordagem assimilacionista parte do princípio de que todos se integrem à sociedade e se incorporem à uma cultura hegemônica. Essa abordagem defende que vivemos numa sociedade multicultural descritiva, e nessa sociedade não existe igualdade para todos, a falta de acesso de alguns grupos à determinados serviços, bens, direitos fundamentais que outros grupos em geral não têm. A política assimilacionista propõe que todos, independentemente de raça , cultura, religião, venham ter os mesmos direitos, os mesmos acessos, porém não se mexe na matriz da sociedade, ou seja, inseri-se o indivíduo no grupo mas deslegitima saberes, línguas, crenças.

    A abordagem diferencialista surge causando controvérsias e vem para rebater o termo denominado como assimilacionista, pois afirma que a assimilação nega ou silencia as diferenças. Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais é necessário garantir espaços próprios e específicos, para que possam expressar com liberdade coletivamente, dando assim espaço para cada um mostrar a sua cultura.

    A abordagem intercultural ou multiculturalismo interativo ocorre com variações em geral, em questões étnicas, religiosas e também de espaço, onde se abrange o acolhimento, o ato de interagir e conhecer o outro e o transformar de cada um com o conhecimento assim sendo uma consequência benéfica da evolução das culturas. Mantemos as origens e nos enriquecemos com a cultura do outro.

    fonte: http://multidiversoinverso.blogspot.com/2013/03/multiculturalismo-e-suas-diferentes.html


ID
1629832
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1991) destaca como fundamental a construção do currículo, a partir do levantamento do universo vocabular, dentro de um contexto cultural situado. Desse modo, ele diferencia a cultura popular da erudita e, assim o fazendo, opta pela cultura das classes populares. Nessa perspectiva, o currículo, deve ser organizado:

Alternativas
Comentários
  • Para um grupo de pessoas.... pois quando falamOs em determinado grupo estamos apenas reforçando esteriotipos

  • Essa questão, na verdade, só teve três alternativas. Se a letra "a" estivesse correta, automaticamente a "e" também estaria, então a questão teria duas respostas e seria anulada. 

  • uma palavra define essa questão:

     

    doidera


ID
1630174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma educação

Alternativas
Comentários
  • GAB: A


ID
1632502
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à escola e à diversidade cultural, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A escola possui a vantagem de ser uma das instituições sociais em que é possível o encontro das diferentes presenças.

II. A escola é um espaço sócio cultural marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos.

III. A escola, enquanto espaço sócio cultural multifacetado, a construção da sua identidade é muito pobre.

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: REFLETINDO SOBRE AS DIFERENTES PRESENÇAS NA ESCOLA

     

    A escola possui a vantagem de ser uma das instituições sociais em que é possível o encontro das diferentes presenças ( I ) . Ela é também um espaço sociocultural marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos (II). Essas possibilidades do espaço educativo escolar precisam ser vistas na sua riqueza, no seu fascínio. Sendo assim, a questão da diversidade cultural na escola deveria ser vista no que de mais fascinante ela proporciona às relações humanas.

     

    Gabarito: A

    Fonte: http://www.mulheresnegras.org/nilma.html


ID
1651837
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Grande parte dos cariocas acredita que feijoada é uma comida leve, que eles são sempre os mais espertos dos malandros e que manga com álcool faz mal à saúde.

A partir dessas atitudes de muitos cariocas, podemos afirmar que esse comportamento tem suas raízes no conhecimento

Alternativas

ID
1651849
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os PCNs, “a diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivência do sagrado e sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.”

Frequentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à Pluralidade Cultural. (p.125).

Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, no cotidiano escolar, tendemos a assumir estereótipos. Para superar o racismo e a discriminação presentes no dia a dia escolar, é necessário que os professores

Alternativas

ID
1687090
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O que caracteriza propriamente os seres humanos não é uma similaridade, mas a própria diferença. Ou seja, ao procurar entender a singularidade de cada grupo, de cada cultura, você vai compreender mais a humanidade.

Moreira, A. Currículo e multiculturalismo: desafios e tensões. In: Lisita, V. e Sousa, L. (Org.) Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 

Esse fragmento foi extraído do texto de Moreira que aborda como a discussão do multiculturalismo está sendo incorporada ao campo do currículo no Brasil.

Para o autor, o reconhecimento da diferença cultural na sociedade e na escola traz algumas implicações para a prática pedagógica, tais como 

I –a manutenção de uma perspectiva monocultural.

II –a necessidade de reescrever o conhecimento.

III –o entendimento de como, historicamente, posturas preconceituosas cristalizam-se no currículo.

IV –o reconhecimento do outro como pessoa, e não a outra cultura como uma matéria a ser estudada.

Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, somente as implicações abordadas pelo autor. 

Alternativas

ID
1732543
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Munanga (2003), em sua palestra intitulada “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia", apresenta diversas contribuições para a compreensão científica desses conceitos, por meio da análise de sua evolução histórica e do seu significado político e cultural. Uma dessas contribuições é a afirmação de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    a) a identidade mestiça do brasileiro é uma proposta que visa a legitimação da chamada democracia racial brasileira e a conservação do status quo.


ID
1783087
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação aos quatro pilares da educação mencionados pela UNESCO, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1791724
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie se, no cenário da inclusão, a organização curricular não deve estar preocupada somente com as diferenças relacionadas às deficiências mas também com:

I. As manifestações e as expressões culturais e com a subjetividade humana.

II. O currículo hegemônico pois reforça a questão de trabalhar apenas as culturas dominantes.

III. O planejamento curricular e suas características dando espaço para a pluralidade cultural.

IV. As oportunidades para as classes populares dando acesso aos alunos sem nenhuma deficiência.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está errado. Resposta certa seria letra B. 

  • ITEM IV correto? Não creio!

    Para mim, bem como para a colega abaixo, gab B

  • Concordo que o gabarito esteja errado. Seria letra B

  • Acredito que o gabarito esteja errado. A alternativa seria a letra "b".

  • Gabarito está errado! A resposta certa é B. No gabarito preliminar o resposta estava D, mas no oficial está B.

  • A IV pode estar correta também, pois a inclusão não é apenas para os alunos com algum tipo de deficiência.
  • Nossa, UFA!!!!!

    ainda bem que trocaram o gab.

     

  • Caracas.. pensei que tinha errado.. mas vi que mudaram o Gabarito ufa kkk acertei então.

  • Pois é, gente! Tb marquei letra B.

  • Gabarito errado! Cooreta é a letra B

  • Gabarito está errado! A resposta certa é B. No gabarito preliminar o resposta estava D, mas no oficial está B.


ID
1791769
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ações apolíticas com vistas à construção de uma modalidade de instituição não educativa.


ID
1822210
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Cabaceiras - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda:

I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.

II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.

III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas.

Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • Sedano afirma:

    a) multiculturalismo e pluriculturalismo à existência de diferentes culturas em uma mesma sociedade.

    b) interculturalismo faz referência à inter-relação entre diferentes culturas.

    "Em vez de preservar uma tradição monocultural, a escola está sendo chamada a lidar com a pluralidade de culturas, reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais presentes em seu contexto, abrir espaços para a manifestação e valorização das diferenças (Moreira; Candau, 2003, p. 161)."


ID
1843186
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O folclore é uma ciência sociocultural que estuda a cultura espontânea do homem da sociedade letrada. Sobre a contribuição da educação física na transmissão do conhecimento folclórico, marque a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    O aproveitamento do folclore nas escolas é uma das mais inválidas contribuições pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime, pois a cultura é manifestada através da linguagem, da criação e da expressão do povo.(incorreta)

     

     

    Segundo a Ldb, Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

  • Inválida ? Tá de brincadeira né ?


ID
1902589
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que o docente possa ter uma prática intercultural, é necessário conhecer, na teoria, as características que permeiam a cultura escolar e a cultura da escola.

Relacione os conceitos listados a seguir aos seus respectivos atributos.


1. Cultura escolar

2. Cultura da escola


( ) Apresenta parâmetros de homogeneização, normatização, rotinização e didatização.

( ) Apresenta múltiplas vertentes de cultura vivida, intercambiada, na qual atuam as culturas sociais de referência dos atores de espaço escolar.

( ) Está associada ao currículo formal, aos conteúdos-objeto a serem trabalhados no processo ensino-aprendizagem, ao que é proposto pela escola como finalidade de aprendizagem.

( ) Está associada ao currículo vivido, constituído pelo intercâmbio e pelas interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e comportamentos dos sujeitos envolvidos nesse processo.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Cultura escolar é baseado no currículo formal.

    Cultura da escola é o currículo vivenciado no cotidiano.

    GAB. a


ID
1902598
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os conceitos listados a seguir com sua respectiva definição.


1. Multiculturalismo

2. Interculturalismo

3. Pluriculturalismo


( ) Enfatiza a manutenção da identidade de cada cultura.

( ) Enfatiza a relação entre culturas.

( ) Reconhece que, em um mesmo território, existem diferentes culturas.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1. Multiculturalismo - diferentes culturas numa mesma região (cidade, estado, pais)

    2. Interculturalismo -  interação (relação) entre culturas

    3. Pluriculturalismo - mútuo entendimento de diferentes culturas na mesma sociedade

    São todos muito parecidos a meu ver, mas tem umas particularidades que ajuda a os diferenciar, quando o interesse é usar esse conhecimento para gabaritar uma questão.

    GAB: 3 - 2 - 1 


ID
1902607
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Silva (2004), há várias perspectivas multiculturalistas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta da perspectiva multiculturalista liberal ou humanista.

Alternativas

ID
1914589
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As turmas são formada pelos discentes, oriundos das diferentes culturas existentes no entorno da escola. A partir dessa constatação, o docente poderá traçar seu planejamento, promovendo a adequação do currículo escolar à realidade dos discentes, fazendo as adaptações para trabalhar os conteúdos de forma significativa e propondo atividades que incentivem os alunos a participar. A diversidade cultural é um fator extremamente importante para a formação dos alunos, pois é a melhor maneira de mostrar aos alunos que existem outras culturas, que elas são diferentes e que precisamos conviver em harmonia, desenvolvendo uma parceria efetiva, onde o respeito e a aceitação dessas diferenças são o ponto de partida para a realização existencial do ser humano.

Dessa forma, o docente proporcionar uma formação mais ampla e cheia de significados aos alunos, no sentido de fazer com que eles interajam no real, se auto descobrindo e aos demais, pois muitas vezes o aluno desconhece as possibilidades existentes dentro da própria cultura. Gadotti (2000) salienta que somente se pode dar conta desta tarefa se tivermos...

Alternativas
Comentários
  • Gadotti (2000, pg. 56) salienta que somente uma educação multicultural pode dar conta desta tarefa.

    Gabarito: E


ID
1934362
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, visando à formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnico da sociedade brasileira. De acordo com o enunciado, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • (...) O ensino de história e cultura afro-Brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.




ID
1934380
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o enunciado, marque o item correto. Segundo o marco legal da legislação educacional brasileira vigente, referente ao atendimento às necessidades educacionais específicas de alunos surdos, este assegurado tem o direito a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    "Conforme o estabelecido na Resolução do CNE Nº 02/2001, a educação dos alunos com surdez pode ser bilíngüe, facultando-lhes e às suas famílias a opção pela abordagem pedagógica que julgarem adequada, ouvindo os profissionais especializados em cada caso. Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngüe: uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua. "

     

    Fonte: Portal do MEC


ID
1937725
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação enquanto prática social enfrenta o desafio que começa com o entrelaçamento entre o social e o histórico e caminha em direção ao debate sobre manifestação religiosa, ensino religioso na escola pública com a finalidade de buscar a compreensão dos desafios singulares do capitalismo contemporâneo que perpassam na educação. A importância de uma reflexão sobre as manifestações religiosas, sobretudo no campo educacional, se deve a uma preocupação em relação aos desafios, conflitos e tensões gerados no âmbito da cultura da escola pública brasileira provocados pelo ensino religioso e pela presença do pentecostalismo. No processo de construção do objeto, a temática da manifestação religiosa foi sendo identificada com o crescente número de profissionais evangélicos, no espaço escolar, que provocam interrogações e objeções a uma prática pedagógica que sempre incorporou determinadas expressões da cultura popular (festa junina, carnaval etc.). Examinando as manifestações religiosas e o ensino religioso na escola pública tem-se o desejo de compreendê-las como uma chave que nos permite abrir para os desafios da contemporaneidade, uma vez que Bauman reconhece que “os movimentos religiosos de hoje têm uma capacidade singular de revelar os males da sociedade, sobre os quais eles têm seu próprio diagnóstico” (BAUMAN, 1998, p. 226). Com relação às manifestações religiosas contemporâneas, analise as duas afirmativas abaixo:

I. Diferentemente do que se verificava à época moderna em que o processo de laicização foi a característica marcante para desenvolver a pedagogia moderna (laica, racional, científica), a pedagogia contemporânea se destaca por um ressurgimento da religião.

II. Este fenômeno significa uma virada inesperada dos acontecimentos. Considerando-se que o fundamentalismo como a cultura híbrida são expressões dessa mudança histórica que ajudam a compreender as dificuldades que enfrentamos no presente, esta constatação leva a entender a história como entrecruzamento do novo como velho.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    A afirmativa I está errada e a afirmativa II está correta.


ID
1937746
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diversidade religiosa é um desses aspectos da diversidade cultural aportados pelos documentos oficiais e educacionais do Brasil, a qual deve ser trabalhada na educação básica, com vistas a formar cidadãos multiculturalistas e superar a discriminação, o preconceito, a exclusão e perseguição das religiões minoritárias presentes em nossa sociedade. Este trabalho é fundamental em nosso país, uma vez que o Estado Brasileiro se tornou laico, e a laicidade, ao condizer com a liberdade de expressão, de consciência e de culto, não pode conviver com um Estado portador de uma confissão, devendo respeitar todos os cultos. A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (UNESCO, 2002) no art. 1º declara que: A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D, apesar da letra A te parecer certa.

  • Gab D) Assim, pode-se afirmar que a diversidade cultural é uma característica essencial da humanidade, pois contém os aspectos que mais marcam um povo e que revelam sua identidade, por isso, deve ser conhecida, estudada, preservada como riqueza da humanidade.

    Pensem sempre em sociedade plural, diversidade e o reipeito a esssas diferenças para resolver esse tipo de questão.

    FéNaMissão!

    VaiDáCerto!


ID
1938061
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Trindade - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um conceito fundamental do Multiculturalismo refere-se a sua importância enquanto instrumento de luta política.

Nesse sentido, está correta a seguinte afirmativa: 

Alternativas

ID
1958341
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista apontam para a importância de uma atenção especial com a relação entre as instituições e as famílias. Nesse sentido, constata-se em muitas instituições que essas relações têm sido conflituosas. Para dirimir os conflitos, as instituições devem:

Alternativas

ID
1969183
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As conquistas e os princípios desenvolvidos pelos movimentos de educação indígena, de jovens e adultos, e pelo movimento negro, possivelmente os movimentos de educação alternativa mais desenvolvidos hoje no país, poderão oferecer orientações de como e para que agir com as demais culturas com as quais podemos nos defrontar dentro de nossas salas de aula. É importante o resgate das experiências dos diferentes grupos culturais, mas esse resgate deve ser enriquecedor, acrescentando novos conhecimentos e novas capacidades analíticas e de decisão a partir das experiências vividas. Sobre esse tema, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para algumas propostas que podem ser trabalhadas com diferentes grupos em sala de aula.

( ) Realização de um festival de danças, ou de culturas, ou de culinária na escola, destacando o caráter cultural das danças e comidas e desenvolvendo paralelamente um resgate de diferentes culturas, sua história, suas lutas e suas dificuldades.

( ) Convite a pessoas da comunidade para virem à escola relatar suas experiências de vida: estrangeiros, pessoas de diferentes religiões, ciganos, lideranças de movimentos étnicos, entre outros.

( ) Transformação da cultura, que são estudos preparatórios, em mais um conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula.

( ) Utilização de textos de diferentes origens culturais: da tradição indígena, negra, árabe, hebraica, de diferentes religiões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas

ID
1999246
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A elaboração das Orientações Curriculares para o ensino de Música, na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (SME, RJ, 2016), encontra-se organizada em torno de importantes pressupostos. Fundamentados em suas ideias pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1999276
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Sobre a cabeça os aviões / Sob os meus pés os caminhões / Aponta contra os chapadões / Meu nariz (...)”

O trecho acima se refere à canção manifesto Tropicália, do movimento estético musical que surgiu a partir de 1967, liderado por Caetano Veloso e que tinha como proposta:

Alternativas

ID
1999285
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A composição mais adequada para ilustrar uma aula de apreciação musical sobre o gênero Choro está correta na alternativa:

Alternativas

ID
1999297
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma aula de música, que tem como proposta improvisações, composições e interpretações, utilizando os sistemas musicais -- modal, tonal e outros -- no processo ensino-aprendizagem, relaciona-se ao eixo norteador:

Alternativas

ID
1999300
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O livro “O Ouvido Pensante” de Murray Schafer, constitui-se de seis capítulos que abrem um campo de novas possibilidades para o ensino da Música.

Dentre eles, o capítulo “Quando as palavras cantam” apresenta como foco principal:

Alternativas

ID
2001160
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Nova Sociologia Educacional (NSE), desenvolvida nos anos 1960, foi um dos mais importantes movimentos críticos a refletir sobre o currículo escolar e a denunciar como as desigualdades sociais são perpetuadas através da escola. A NSE defende que a(o)

Alternativas
Comentários
  • A sociologia do currículo tem como referências o marxismo e o neomarxismo. Assim, analisa os aspectos sociais na organização curricular e de que maneira o currículo está relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas.

  • conhecimento escolar é uma seleção social, cultural e arbitrária.

  • "conhecimento escolar é uma seleção social, cultural e arbitrária."

    É exatamente o que Pierre Bourdieu, um dos maiores sociólogos em educação, defende.


ID
2001166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[...] um dado estatístico, como “nível de escolaridade médio atingido pelo alunado brasileiro”, não expõe as diferenças entre o nível de escolaridade de meninos e de meninas [...]. Entretanto, incluindo-se essas variáveis, o mesmo dado estatístico revelará diferenças que podem ser analisadas como discriminações.
BRASIL. PCN: Temas transversais. Brasília: MEC, 1998, p. 322. Adaptado.

A inclusão da categoria de gênero no currículo escolar tem como um dos objetivos

Alternativas
Comentários
  • C?...não seria a alternativa A?....

  • Não. Ideologia de gênero nem existe.

     

  • Estudo e analise de Gênero nas escolas implica denuncias de situações de opressão, preconceito e dominação. A amplitude do movimento feminista não não deve ser reconhecida apenas como um dos movimentos de luta das mulheres, porque muitas mulheres com perfis e histórias diferentes participaram. Hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais porque se legítimou pelas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas.

  • refletir sobre as desigualdades sociais baseadas nas diferenças de gênero, promovendo maior igualdade entre homens e mulheres.

  • Minions pedRagogxs pisam com uma questão dessa, hahaha!

ID
2051737
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A problemática do multiculturalismo é atravessada tanto pelo acadêmico, quanto pelas questões políticas, culturais e sociais. Multiculturalismo é um termo polissêmico, que tanto pode, do ponto de vista de seu uso pelas políticas públicas, colaborar para a integração das diferentes culturas, gêneros, etnias, como pode colaborar para a afirmação de uma cultura dominante e homogênea, na qual todos devem se encaixar.

A essa perspectiva homogeneizadora das culturas chamamos:

Alternativas
Comentários
  • Monoculturalismo Enciclopédia

     

    Lista de significados e derivados de Monoculturalismo:

     

    Monoculturalismo

     

    Monoculturalismo - O contrário da sociedade multicultural. É uma sociedade bastante homogênea, composta por uma só cultura - ou por uma cultura muito dominante - onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos, existe menor diferenciação regional, as etnias constituintes têm tendência para uma menor variedade, existe também a tendência para a adopção de uma religião dominante e as liberdades individuais são delineadas de acordo com a promoção da monoculturização, entre outras coisas.É bastante dominante na França.

     

    FONTE: http://isignificado.com/significado/Monoculturalismo

  • Gabarito letra C.

     

    Multiculturalismo: Sociedade composta por uma massa bastante heterogénea de culturas, com diferentes costumes, tradições, particularidades regionais acentuadas, diferentes etnias, diferentes religiões, diferentes línguas oficiais, onde cada cultura chega mesmo a subdividir-se, por vezes, em diversas subculturas, desenvolve um conjunto de liberdades individuais que possibilita essa variedade cultural, etc.

    Monoculturalismo: O contrário da sociedade multicultural. É uma sociedade bastante homogénea, composta por uma só cultura - ou por uma cultura muito dominante - onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos, existe menor diferenciação regional, as etnias constituintes têm tendência para uma menor variedade, existe também a tendência para a adopção de uma religião dominante e as liberdades individuais são delineadas de acordo com a promoção da monoculturização, entre outras coisas.

    Fonte: http://alive-book.blogspot.com.br/p/sociedade-de-consumo_02.html

  • O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. Há o diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. Mas esta coexistência não significa negar as diferenças, nem homogeneizá-las, mas compreendê-las, a partir de uma visão dialética sobre os termos igualdade e diferença. Igualdade leva em conta diferenças culturais, e diferença nao é medida de valor.

  • Observando o comportamento mistura de raças, de polvos oriundos de lugares, países diferentes de diferentes dialetos, ou idiomas dos mais diversos possíveis contido no Brasil. Isto é o que vincula a ideia de "multiculturalismo. Porém, o MONOCULTURALISMO. prevalece para os que do estudo não fizeram proveito e vivem alocados em seu pais. Então a monocultura referência a quem tem apenas uma cultura e não teve asas para voar, ao contrário dos que conquistaram várias culturas e passou a ser um individuo multicultural, pois em todo canto ele está ou tem conhecimento. Eu Opino na Letra "C".


ID
2070766
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições.


ID
2131252
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde a Constituição de 1988, o Brasil vem se preocupando com a inclusão do tema da diversidade racial na educação escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a toda criança o direito de igualdade de condições para a permanência na escola, de ser respeitada pelos educadores, de ter sua identidade e seus valores preservados e ser posta a salvo de qualquer forma de discriminação, negligência ou tratamento vexatório. Atualmente, existem normas constitucionais que prescrevem, textualmente, a valorização da diversidade étnica e da identidade dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Baseadas neste preceito, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) estabelecem que a “identidade étnica, assim como a língua materna, é elemento de constituição da criança”. Entre as ações que dizem respeito ao atendimento a esse preceito, pode-se assinalar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    .

    LDB - 9.394

    Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.   

    .

    Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.    

     


ID
2133394
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Será preciso preparar um grupo para trabalho de campo identificando hábitos cotidianos de populações quilombolas e suas relações com o meio ambiente para a formulação de políticas locais. A observação participante será a estratégia empregada na investigação. Essa metodologia pressupõe

Alternativas
Comentários
  • A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985). É, no fundo, uma técnica composta, na medida em que o observador não só observa como também tem de se socorrer de técnicas de entrevista com graus de formalidade diferentes. 

    Fonte: https://www.infopedia.pt/$observacao-participante

  • A observacao participante será composta por contato direto com os autores sociais para a elaboração e obtenção dos diários de Campos uso de forma de registro variadas

  • O contato direto com os atores sociais para obtenção de dados, a elaboração de diário de campo e usos de forma de registro variadas.


ID
2146588
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Eu quero uma escola

                                                                  Moaci Carneiro

                              Eu quero

                              Uma escola relicário

                              Com joias do imaginário


                              Eu quero

                              Uma escola - alegria

                              Com sentido de harmonia


                              Eu quero

                              Uma escola com enredo

                              Cheia de sonho e aconchego


                              Eu quero

                              Uma escola - expressão

                              Da vida, sem restrição  


Sabemos que ainda está em construção e, por vezes, a ser construída Uma escola-expressão, Da vida, sem restrição .... Ainda está por ser construída ou ainda está em construção uma pedagogia viva que reflita a vida de cada um.

Sendo assim, podemos afirmar que a escola brasileira ainda carrega em pleno século XXI uma herança baseada nas características de sua sociedade e sua história. Portanto, baseado nisso, podemos afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • os preconceitos e discriminações ainda são entraves às aprendizagens de crianças e jovens brasileiros.


ID
2182906
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à valorização das vivências, cultura e diversidade dos alunos, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações seguintes para a sala de aula inclusiva:
( ) O professor valoriza a diversidade cultural, a de gênero e a diversidade étnico-racial de seu alunos.
( ) O professor planeja e adapta continuamente as atividades a partir das características e necessidades de cada aluno.
( ) O professor busca informações sobre os alunos e suas vivências para incorporar as culturas e recursos da família e da comunidade ao ensino.
( ) O professor compreende que a diversidade cultural compromete o reconhecimento das atividades em diferentes situações de comunicação na sala de aula e na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas

ID
2183707
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“As novas formas de interatividade à distância e de integração de hábitos culturais, que aproximam mais os jovens das sociedades distantes do que os adultos de seu próprio país, confrontam-nos com cenas tão desafiantes quanto as relações interétnicas, porém de outra forma. A comunicação digital, principalmente a de caráter móvel nos celulares, proporciona simultaneamente interatividade interna e deslocalização, conhecimentos e novas dúvidas. (...) A digitalização aumenta os intercâmbios de livros, músicas e espetáculos e está criando redes de conteúdos e formatos que combinam culturas diversas”. (CANCLINI, Néstor García. Diversidade e Direitos na Interculturalidade Global. Revista Observatório Itaú Cultural, N. 8 (abr/jul. 2009). São Paulo: Itaú Cultural, 2009, pág. 148).

Observa-se, na contemporaneidade, profundas transformações nas inter-relações humanas, desencadeadas pela conectividade no meio informacional, e que afetam diretamente a construção identitária dos jovens. Em termos geográficos, fala-se em “desterritorialização” e, sociologicamente, como afirma Canclini, uma “deslocalização”. Deste modo é possível inferir que, nos jovens, essas transformações estão processando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


ID
2201464
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muito se ouve nas escolas que se precisa rever o currículo, pois é necessário acompanhar os avanços dos novos tempos, em especial, as reivindicações apresentadas pelos movimentos sociais desde meados do século XX. No Brasil, a Educação e a formação de professores vêm buscando adotar o multiculturalismo crítico como campo teórico, de forma a servir como referência para o entendimento de uma sociedade constituída de identidades plurais. Uma proposta curricular que articule a dimensão do multiculturalismo crítico à prática educativa deve requerer:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede um olhar crítico sobre currículo multicultural.

    Gabarito B) o conhecimento e o questionamento (olhar crítico) das diferenças culturais, que não devem ser simplesmente respeitadas ou toleradas, mas compreendidas considerando as relações de poder.

    #vousernomeado


ID
2221159
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.
II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.
III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. 


ID
2230636
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analisando os postulados sobre a perspectiva de educação multicultural, existe um contexto crescente sobre a ideia de globalização, observando-se que diante dessa premissa há necessidade da inclusão de uma educação voltada para a diversidade cultural, que tem sido preconizada em várias literaturas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, mediante três argumentos distintos, que são:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro argumento menciona a diluição de fronteiras geográficas pelos avanços da tecnologia, da mídia e da informática, que estaria propiciando um intercâmbio entre culturas distintas, o que exigiria uma sensibilização para a pluralidade de valores e universos culturais cada vez mais presentes no cotidiano de educadores, alunos e outros profissionais; o segundo argumento explicita a constatação de uma filtragem de valores dominantes e de uma cultura predominantemente imbuída por valores consumistas que estariam estabelecendo um processo de homogeneização, ameaçando a manutenção das identidades culturais específicas; para tanto, o terceiro argumento perpassa pelo entendimento que a globalização acaba sendo percebida em sua face "perversa".

  • Nem acredito que acertei essa joça.


ID
2234509
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar o problema dos currículos de História nas escolas em um contexto global e multicultural, Marcos Silva e Selva G. Fonseca se perguntam o que ensinar no mundo multicultural e se apropriam do pensamento do educador Peter McLaren, que, ao ir além do termo crítico, defende o “multiculturalismo revolucionário, que não se limita a transformar a atitude discriminatória, mas se dedica a reconstituir as estruturas profundas da economia política, da cultura e do poder nos arranjos sociais contemporâneos. Ele não significa reformar a democracia capitalista, mas transformá-la, cortando as suas articulações e reconstruindo a ordem social do ponto de vista dos oprimidos”.

MCLAREN, Peter apud SILVA, Marcos e FONSECA, Selva G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 46.

Para os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário é

Alternativas
Comentários
  • uma postura ética e política contra a desigualdade e a exclusão social


ID
2234605
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.
II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.
III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. 

    II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

     III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. 

  • Letra E

    E

    I, II e III


ID
2244805
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Ivorá - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que aparece um dos povos antigos que em sua educação tinham como disciplinas primordiais a Educação Física e a Música.

Alternativas
Comentários
  • A) Gregos


ID
2255653
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O entendimento do caráter essencialmente mediador dos trabalhadores da educação (professores, funcionários, gestores) implica em “uma nova compreensão das relações entre educação e cultura/s [...], uma compreensão diferente da escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluído e complexo, atravessado por tensões e conflitos” (CANDAU, Vera. O Educador como Agente Sociocultural, In CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012, p.70). Assim, entendendo o assistente como mediador cultural, seriam atitudes coerentes:
Marcar “V” para verdadeiro e “F” para falso e depois selecionar a alternativa que contém a sequência correta.

( ) Ironizar demandas que tenham origem em orientação sexual diversa da sua.

( ) Atender a todas e todos com respeito.

( ) Contribuir com proposição de medidas que busquem dar a todas e todos os mesmos direitos.

( ) Participar de atividades escolares que busquem sua formação constante em temas atuais e polêmicos, que fazem parte da vida da escola, buscando superar uma única forma de ver as questões em debate. 

Alternativas
Comentários
  • Dar a todos os mesmos direitos sim, mas nao o mesmo tratamento. A própria constituição dar a todas os mesmos direitos previstos em lei, mas a depender das atitudes de cada cidadão, terá aplicação diferente.


ID
2331961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.

O personalismo característico dos povos ibéricos dificulta a formação duradoura de laços sociais.

Alternativas
Comentários
  • "Sérgio Buarque afirma que a originalidade nacional dos portugueses e dos espanhóis deve-se muito à importância que os mesmos atribuem à autonomia do indivíduo, ao valor próprio da pessoa humana. Para os espanhóis e portugueses é fundamental o valor da autossuficiência, ou seja, que um homem garanta a sua sobrevivência sem necessitar dos demais.

    Cada qual é filho de si mesmo, de seu esforço próprio, de suas virtudes (...) e as virtudes soberanas para essa mentalidade são tão imperativas, que chegam por vezes a marcar o porte pessoal e até a fisionomia dos homens. (HOLANDA, 1990, p.4)

    Para este autor alguns traços da mentalidade hispânica colaboram para a ausência de uma coesão social tipicamente moderna. Se a autonomia exacerbada pressupõe a ausência de solidariedade e ordenação, dificilmente se pode conceber a noção de um Estado que se configure a partir de um conjunto de cidadãos. "


ID
2403088
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) a influência da cultura geral sobre as pessoas é determinística


ID
2415589
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Multiculturalismo tem se constituído em uma questão importante, desde a década de 1990, no campo do currículo. Para Sacristán (1995), essa abordagem, quanto a uma perspectiva multiétnica, constitui-se na possibilidade de diminuir os preconceitos de uma sociedade para com as minorias étnicas. Uma organização curricular que busque a dimensão multiétnica deve promover práticas educativas baseadas:

Alternativas
Comentários
  •  a) nas diferentes culturas; assim, é fundamental respeitar os “guetos”.

     b) nas práticas culturais de grupos discriminados historicamente, em busca da formação de uma única cultura.

     c) nas identidades plurais, com base na diversidade de etnias, gênero, classe social e padrões culturais.

     d) na cultura, na liberdade e na tecnocracia.

     e) nos conhecimentos práticos e na padronização de atividades.


ID
2533000
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.


l Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

ll- Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

lll- Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

lV- Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:: letra A 

  • A

     

  • pegadinha a I  observe a palavra inadequados ... errei  não prestei atenção kkkk


ID
2533453
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Pedagogia é um espaço de diálogos construtivos com outros campos disciplinares, como a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, a Política, a Psicologia, dentre outros.


No trecho abaixo, apresenta-se um conceito estruturante dos conhecimentos profissionais da prática pedagógica, que é objeto de estudo de um campo disciplinar atrelado à identidade desse campo.


Conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo. Representa um conjunto de práticas significantes, de valores materiais e espirituais criados pela humanidade no processo da prática histórico-social que caracteriza um dado nível de desenvolvimento da sociedade.


O conceito explicitado acima diz respeito à

Alternativas

ID
2548840
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização curricular dos cursos técnicos de nível médio no IFRN tanto se ancora em bases filosóficas, epistemológicas, metodológicas, socioculturais e legais como se orienta em concepções de sociedade, trabalho, cultura, educação, ciência e tecnologia e ser humano. Essa orientação expressa-se nos fundamentos e nos princípios do currículo integrado assumido pelo Projeto Político-Pedagógico Institucional.


Guiando-se por esse referencial, uma organização curricular situada sob tais bases deve reger-se, dentre outros, pelos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Letra A alternativa correta. Como se trata de IFS pensei que a alternativa estava mais relacionada ao trabalho.


ID
2550235
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No bojo das inter-relações dos elementos transformadores da escola, é possível identificar entre esses elementos, diversas formas de abordar o binômio educação e cultura(s) no contexto escolar. Dessa forma, para promover uma educação intercultural, em perspectiva crítica e emancipatória, faz-se necessário


I. respeitar e promover os direitos humanos articulando questões relativas à igualdade e à diferença

II. integrar os conteúdos provenientes de culturas e grupos variados para ilustrar os princípios e teorias nas disciplinas ministradas na escola.

III. no processo de construção do conhecimento promover formas de o aluno entender, investigar e determinar como os pressupostos culturais influenciam como conhecimento é construído.

IV. minimizar a utilização de vários estilos de ensino, coerentes com a diversidade de estilos de aprendizagem dos vários grupos étnicos e culturais.

V. que a cultura escolar e estrutura social não reforcem o empoderamento de diferentes grupos étnicos, raciais e sociais.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Bom dia, eu respondi a alternativa certa, mas gostaria de entender melhor o motivo da V estar errada, pois ao meu ver empoderar determinadas culturas não seria uma forma de criar desigualdades?

  • Suzane a questão fala não empoderar; o certo seria empoderar..por isso ela está errada


ID
2550238
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A transformação da escola é viável quando ela garante a introdução da perspectiva multicultural no seu dia a dia, assim como não se limita a questões de caráter político-ideológico, de sociologia e antropologia da educação e de princípios orientadores da teoria curricular. Nesse contexto, a escola precisa

Alternativas

ID
2550241
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Viegas e Osório (2007, p.92), a Educação emerge nos discursos políticos como meio de mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A sociedade e a cultura são elementos transformadores da escola.

II. Esses discursos sinalizam a importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações do movimento político.

III. A sociedade e a cultura são elementos transformadores da escola, da economia, mas não influenciam a escola de forma globalizada.

IV. As possíveis mudanças no contexto escolar não exigem um perfil de indivíduo participativo, que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais.

V. As mudanças no modelo de escola buscam transformá-la com a possibilidade de atender à demanda social e cultural.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2550760
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - explicita a relação cultura escolar e cultura externa.


Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
2575366
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão refere-se à Metodologia de Ensino de Inglês.  

Aprender uma língua estrangeira no meio escolar significa:

Alternativas
Comentários
  • Aprender como povos diversos se expressam de formas diversas.


ID
2582362
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muitas vezes os jovens nas instituições escolares são reduzidos a estereótipos que são construídos em relação a ele e que podem promover conflitos entre estes e o mundo adulto, representado por direção, professores e funcionários da escola, bem como entre os próprios jovens. Quando os indivíduos são reduzidos aos estereótipos, a sociedade constrói teorias ou ideologias para explicar essa diferença e justificar a discriminação. Fixa-se uma imagem social do outro que ao ressaltar a diferença o transforma em problema social que assusta e incomoda. Isto acaba por justificar agressões e desrespeito ao outro.

É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro o seu direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais. Para isso, há leis e estatutos que asseguram estes direitos.

O Estatuto da Igualdade Racial (Lei n° 12.288/2010) é destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Marque a opção que está em DESACORDO com o que este Estatuto considera

Alternativas
Comentários
  •  

     c) Desigualdade de gênero e raça: (a) simetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.

     

  • letra C: É assimetria existente e não simetria como afirma a questão.

  • Fiquei procurando a errada..... 

  • assimetria

  • Art. 1°

    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais

  • Uma questão com o enunciado desse tamanho e o erro da alternativa tá apenas na ausência de uma letra kkkkkkk

    Oh bicho que sofre é concurseiro!

  • Simetria => Igualdade

    Assimetria => Desigualdade


ID
2582422
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diversidade cultural brasileira tem sido alvo de inúmeros estudos, na última década, no cenário educacional. Cada vez mais conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm se configurado por parte daqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã.


Assinale a opção que NÃO aborda a diversidade cultural como eixo norteador da afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • Daltonismo cultural  é um conceito elaborado por Stoer e Cortesão. Eles dizem que a escola precisa reconhecer o arco-íris de culturas, ou seja, há um universo muito grande de práticas culturais corporais e ,às vezes, estamos cegos para determinados desempenhos, um currículo,que  procura evitar  o daltonismo, diversifica  as experiências,para que as diferenças sejam valorizadas, para que  apareçam, ou seja, é desconsiderar as culturas dentro da escola.

  • daltonismo cultural: o professor não consegue enxergar e valorizar a diversidade presente na sua sala de aula, desconsiderando a riqueza que essa realidade representa.


ID
2585308
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As atitudes referem-se às manifestações dos valores em construção pelos alunos. Objetiva-se criar, também, situações educativas para o desenvolvimento de uma atitude problematizadora no educando e outras dimensões do ser cidadão em formação. Sobre essas dimensões, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Valorização de políticas públicas democratizadoras de acesso à cidadania e à qualidade de vida.

( ) Respeito à pluralidade cultural expressa nas manifestações de vestir, falar, festejar.

( ) Consumo com responsabilidade dos recursos naturais renováveis, sem se preocupar com seu esgotamento e desperdício dos bens pessoais e coletivos.

( ) Postura passiva diante do modelo mundial de degradação ambiental, evitando discussão a respeito do assunto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
2585407
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Constata-se a existência de uma diversidade social e étnico-cultural em Minas Gerais. De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2585959
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor responde às vivências e necessidades que os alunos trazem para a escola e, com base na sua compreensão da motivação do indivíduo e do grupo, cria um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso que inclui todos e promove uma socialização com ética e moral. Sobre esse tema, leia as afirmativas a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para ações na sala de aula inclusiva.


( ) Valorizar a diversidade cultural, a de gênero e a diversidade étnico-racial de seu alunos.

( ) Planejar e adaptar continuamente as atividades a partir das características e necessidades de cada aluno.

( ) Buscar informações sobre os alunos e suas vivências para incorporar as culturas e recursos da família e da comunidade ao ensino.

( ) Compreender que a diversidade cultural compromete o reconhecimento das atividades em diferentes situações de comunicação na sala de aula e na escola.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C- V,V,V,F.


ID
2586064
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre valorizar a vivência, cultura e diversidade dos alunos, o professor valoriza a diversidade ________________ , a de _________________ e a diversidade ________________ de seus alunos e compreende como essas características podem afetar a comunicação na sala de aula. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Alternativas

ID
2586067
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Algumas características podem afetar a comunicação na sala de aula. Assinale a alternativa correta que representam essas características:

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2586070
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a origem cultural do professor, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A - Pode afetar seu ensino e sua interação com os alunos, colegas e pais.