SóProvas



Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil


ID
262651
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil somente construiu uma certa unidade nacional a nível de ensino, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 e, posteriormente, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgem para facilitar a aplicação das avaliações externas. Daí, a origem do tema norteador da CONAE 2010:

Alternativas
Comentários

  • O tema central da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que aconteceu em Brasília de 28 de março a 1º de abril, foi a regulamentação de um Sistema Nacional Articulado de Educação, (O sistema nacional articulado passou a ser matéria constitucional no ano passado, com a aprovação da Emenda nº 59) e deve ser levado em conta pelo MEC para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Os planos de outras esferas – municipais estaduais e distrital – também devem aprofundar o regime de colaboração entre os entes federados.

    http://fundacaoabrinq.wordpress.com/2010/04/28/28-de-abril-dia-da-educacao-ainda-temos-pouco-a-comemorar/

ID
393028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educação deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada.

Alternativas
Comentários
  • A organização didática de forma seriada é a tradicional utilizada nas escolas brasileiras, anos letivos, com aprovação ou reprovação do aluno ano a ano, para acesso a série seguinte.

    Os PCNs sugerem a organização da Educação Básica, em especial, por ciclos, sendo cada ciclo letivo com duração de 2 anos. De acordo com os PCNs "...é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões
    de tempo mais flexíveis. Vale ressaltar que para o processo de ensino e aprendizagem se desenvolver com sucesso não basta flexibilizar o tempo: dispor de mais tempo sem uma intervenção efetiva para garantir melhores condições de aprendizagem pode apenas adiar o problema e perpetuar o
    sentimento negativo de auto-estima do aluno, consagrando, da mesma forma, o fracasso da escola. A lógica da opção por ciclos consiste em evitar que o processo de aprendizagem tenha obstáculos inúteis, desnecessários e nocivos..."


  • Que mistura! Ou ciclos ou séries!

ID
588955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.

Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio).
Brasília: Ministério da Educação, 2002, p. 75.

Com relação à identidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão impossível!! Resposta tirada  do PARECER CNE Nº 15/98 – CEB - Aprovado em 1º.6.98, ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (pág 26)

    "3.3 A Ética da Identidade
    A ética da identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da 
    era industrialista e busca a finalidade ambiciosa de reconciliar no coração humano 
    aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o 
    mundo da matéria, o privado e o público, enfim, a contradição expressa pela 
    divisão entre a “igreja” e o “estado”. Essa ética se constitui a partir da estética e 
    da política e não por negação delas. Seu ideal é o hum anismo de um tempo 
  • Nossa essa o CESPE tirou das profundezas!!!!
  • a) Âmbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no coração humano, aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria, o privado e o público. (Ética da identidade)

     

    b) A política da identidade associa-se à ética no que diz respeito à valorização de atitudes e condutas responsáveis em relação aos bens e serviços tradicionalmente entendidos como públicos, no sentido de estatais, e afirmativas, caracterizadas pela demanda por transparência e democratização no tratamento dos assuntos públicos. (Na verdade é a política da igualdade) 

     

    c) A ética da identidade substitui a repetição e a padronização, hegemônicas na era das revoluções industriais, visto que estimula a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, a afetividade; em suma, um conjunto de habilidades que auxilia a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente. (conceito de ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE)

    http://www.escolasesc.com.br/fundamentos-esteticospoliticos-e-eticos-do-novo-ensino-medio/

    Caracas velho! Que questão é essa?!

    Hold on...

  • Questão mais bizarra EVER! Essa - esotérica - alternativa "a" seria minha última opção sob qualquer ótica ou circunstância!


ID
637708
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas.

( ) A Educação Infantil cuida de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade.

( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • A questão está passível de recurso, pois de acordo com a recente alteração com  lei nº 12.796/2013, a redação do artigo passa a ser:
    "art. 30, III, atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral".
  • Art. 29º. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade 

    o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, 

    psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. 


  • A Educação Infantil cuida de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. 

    mesmo sabendo que a  questão esta  correta, senti falta da palavra educa uma ver que cuidar e educar são atos indissociáveis.

  • GAB.: B

    LDB

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei 



ID
637711
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:

Alternativas

ID
819889
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:

Alternativas
Comentários
  • movimento, arte, leitura e escrita.


ID
1332442
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, em consonância com suas atuais Diretrizes, deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica na 

I. oferta de condições e recursos, para que as crianças usufruam de seus direitos civis, humanos e sociais.

II. assunção da responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

III. possibilidade da convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

IV. promoção da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.

V. construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Estão CORRETOS os itens

Alternativas
Comentários
  • letra E


    Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:


    Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;


    Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;


    Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;


    Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;


    Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.


ID
1332448
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

Alternativas
Comentários
  • b)

    as interações e a brincadeira.


ID
1351549
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Trabalhar com crianças implica uma série de cuidados para os quais o profissional da área de pedagogia deve estar atento, tais como machucados, febre alta, uma entorse ou um engasgo. Diante de um ferimento leve, superficial e com hemorragia moderada no braço e/ou pernas, o primeiro socorro envolve

Alternativas

ID
1351561
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as normas de segurança, é correto afirmar que elas envolvem cuidados

Alternativas

ID
1351567
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho com a música na Educação Infantil compreende muito mais do que ouvir boas músicas ou aprender a cantar cantigas infantis. Envolve apreciar e produzir música e aprender a ouvir. Sendo assim, é correto afirmar que é importante compreender o papel

Alternativas
Comentários
  • b)

    do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.


ID
1351573
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A criança pequena estrutura seu conhecimento de mundo, do outro e de si mesma também pela sua experiência corporal. Nesta perspectiva, o movimento nas instituições de educação infantil deve ser trabalhado não só em seu aspecto funcional, mas também no criativo. Assim, é correto afirmar que o movimento corporal criativo é

Alternativas
Comentários
  • Resposta     A


ID
1351579
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de formação de um leitor começa bem antes da criança aprender a decodificar a leitura a partir do texto escrito. O início deste caminho e a sedução para ele se dão ainda no berço, através dos acalantos, parlendas e da ambiência de afeto que este momento propicia. Deste modo, a contação de história, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo vista pela educação como uma linguagem de afeto e como caminho para o desenvolvimento do(a)

Alternativas
Comentários
  •  e)   Linguagem oral e escrita, da imaginação e da reflexão sobre as vidas pessoais e o contexto social em que estão inseridas. Compete ao professor planejar e desenvolver a arte de contar histórias.


ID
1352239
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.

Tal trabalho deve basear-se em:

Alternativas

ID
1352242
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:

1. tenha direito à brincadeira.
2. tenha direito ao contato com a natureza.
3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.
5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.

Alternativas

ID
1352251
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

Alternativas
Comentários
  •  c)     sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são imprescindíveis. Os demais podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional


ID
1365571
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho, todas as alternativas, EXCETO:

Alternativas

ID
1379845
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:

( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;
( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;
( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.

Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;

    (F ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;

    (V ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.


ID
1379893
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A psicologia, a antropologia, a sociologia, entre outras áreas de conhecimento, oferecem importantes contribuições para que se compreenda o universo infantil e algumas características comuns às crianças. Certamente, essas contribuições ajudarão os profissionais nas suas práticas educacionais com crianças, mas o principal desafio da Educação Infantil é

Alternativas
Comentários
  • Tinha marcado a C. Muito subjetiva essa questão, aliás como tudo em pedagogia

  • tmbm havia marcado a c

  • muito capciosa esta pergunta..... dos que acertaram deveriam nos passar como entenderam, porque para responder a perguntas como esta tem um modo de pensar peculiar.....

  • E

    Conhecer as crianças em suas individualidades e diferenças para compreender o jeito particular de serem e estarem no mundo.

    "Questão Capciosa"

  • Acredito que o desafio da educação infantil é saber a especificidade de cada criança, que só podemos entender através de uma observação atenciosa do educador(a). Portanto alternativa certa letra E.


ID
1399384
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

“A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um (…)”

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Pedagogia da Infância.

Alternativas
Comentários
  • b)

    sujeito de direitos (à provisão, à proteção e à participação social, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).


ID
1420279
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu--se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como:

1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação.

2. É parte da primeira etapa da Educação Básica.

3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade.

4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.

5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


ID
1483438
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo.

I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.
II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças.
III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola.
IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.
V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     


ID
1483453
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo.

I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira.
II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros.
III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares.
IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos.
V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.


ID
1483468
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), para sistematização de suas propostas pedagógicas, as instituições de Educação Infantil devem:

I. promover práticas de cuidado e educação na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
II. promover, desde a mais tenra idade, o acesso aos conhecimentos vinculados a diversas áreas do conhecimento, sobretudo no que se refere à leitura e à escrita.
III. organizar intencionalmente as atividades das crianças ora estruturadas, ora espontâneas e livres.
IV. promover a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de conteúdos básicos necessários à constituição de conhecimentos e valores.
V. explicitar o reconhecimento da importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais e da identidade de cada unidade educacional nos vários contextos em que se situam.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.


ID
1483477
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem:

I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.
IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.
V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1732528
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento moral da criança ocorre com base no desenvolvimento da afetividade e da racionalidade, a partir das interações sociais. Abordando aspectos desse desenvolvimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1ª a 4ª séries, afirmam que

Alternativas
Comentários
  • B - NO ESTÁGIO HETERÔNOMO A CRIANÇA INTERPRETA AS REGRAS AO PÉ DA LETRA, SEM CONSIDERAR O SEU ESPÍRITO, A SUA          FINALIDADE.


ID
2009908
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação infantil constitui uma importante etapa da vida do ser humano e, como primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Para atendimento dessa finalidade, é necessário que o desenvolvimento seja

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra D


ID
2024605
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel D`Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. O processo de avaliação na Educação Infantil, não tem como objetivo a promoção ou a classificação dos alunos. Na Educação Infantil o acompanhamento do desenvolvimento da criança, deve garantir:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra D


ID
2029330
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. Interdisciplinaridade

2. Transversalidade

3. Interdisciplinaridade e transversalidade


( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.

( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.

( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento

( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.

( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.

Alternativas

ID
2055895
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A respeito das regras comuns de organização desta etapa de ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção ao ensino fundamental.

( ) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

( ) Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

  • B

  • Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes

    regras comuns:

    I – avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento

    das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino

    fundamental;

    II – carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída

    por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;

    III – atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para

    o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;

    IV – controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar,

    exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;

    V – expedição de documentação que permita atestar os processos de

    desenvolvimento e aprendizagem da criança


ID
2104357
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil partem do princípio de que as crianças se encontram em uma fase de vida na qual dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas, o que implica, por parte do adulto:

I. auxílio nas atividades que não puderem realizar sozinhas.
II. atendimento de suas necessidades básicas físicas e psicológicas.
III. atenção especial em momentos peculiares de sua vida.
IV. atenção em relação às suas particularidades e desejos pessoais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Por sua vez, as crianças encontram-se em uma fase de vida em que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência (MACHADO, 2001). Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas, o que implica:

    • ser auxiliadas nas atividades que não puderem realizar sozinhas;

    • ser atendidas em suas necessidades básicas físicas e psicológicas;

    • ter atenção especial por parte do adulto em momentos peculiares de sua vida.


ID
2104360
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto.

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil defendem uma perspectiva educacional que respeite a diversidade cultural e promova o enriquecimento permanente do universo de conhecimentos, criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar livre, aprendam a conhecer o mundo em que vivemos, compreendam as repercussões das ações humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à biodiversidade. Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a educação infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças, desde que nascem, são:

I. cidadãos de direitos.
II. indivíduos únicos, singulares.
III. seres sociais e históricos.
IV. seres competentes, produtores de cultura.
V. indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a Educação Infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são: • cidadãos de direitos;

    • indivíduos únicos, singulares;

    • seres sociais e históricos;

    • seres competentes, produtores de cultura;

    • indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.

  • Alternativa: D todas estão corretas
  • na realidade, não. há frequentemente um deslocamento em relação à CF, mesmo em documentos oficiais e inclusive normativos na área de educação, já que na CF o cidadão é definido como aquele que tem direitos políticos e a criança não os tem ainda.


ID
2104375
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

Uma pedagogia da infância tem como objeto de preocupação os processos de constituição do conhecimento pelas crianças, como seres humanos concretos e reais, pertencentes a diferentes contextos sociais e culturais também constitutivos de suas infâncias. Essa complexidade representa, para a pedagogia, a necessidade de percepção do sujeito-criança, orientando a ação pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo, sobretudo, a criança como um:

Alternativas

ID
2104381
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise os itens abaixo e identifique os que apontam os procedimentos que as instituições de educação infantil devem criar para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo assim aspectos vitais para a avaliação plena.

I. Observação crítica e criativa de atividades, brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
III. Continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de educação infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/ensino fundamental).
IV. Produção de documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
V. Não retenção das crianças na educação infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • TODOS ESTÃO CORRETOS.

  • Todas as alternativas estão corretas.


ID
2104396
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os aspectos históricos e as finalidades da educação infantil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para com a educação.
( ) A identidade das creches e pré-escolas atualmente é marcada por diferenciações em relação à classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), ao regulamentar esse ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a primeira etapa da educação básica.
( ) Lei nº 9.394/96 vincula a educação básica aos municípios e evidencia o estímulo à heteronomia das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( v) O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para com a educação.

    ( f) A identidade das creches e pré-escolas atualmente é marcada por diferenciações em relação à classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados.

    ( v) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), ao regulamentar esse ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a primeira etapa da educação básica.

    ( f) Lei nº 9.394/96 vincula a educação básica aos municípios e evidencia o estímulo à heteronomia das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças. 

  • OS COMENTÁRIOS DELA SEMPRE SÃO DESNECESSÁRIOS


ID
2104417
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quem educa não assume responsabilidade apenas pelo “desenvolvimento da criança”, mas também pela própria “continuidade do mundo” (ARENDT, 2005, p. 235). Assim, inspirados pela autora, analise as afirmativas abaixo, com relação à educação infantil.

I. A responsabilidade pela criança é cheia de conflitos; envolve protegê-la do mundo, cuidar para que ela não sucumba aos seus perigos, mas, também, garantir que as novas gerações preservem o mundo que receberam para assegurar que ele e a humanidade sobrevivam.

II. As crianças chegam ao mundo da cultura, no qual já estão presentes formas de se expressar, tradições, costumes, histórias, objetos, modos de conviver etc.. Portanto, a experiência que elas viverão não é uma experiência de descoberta, como querem alguns, mas de “recriação”, pois a criança trabalha sobre elementos já presentes na cultura de seu grupo de origem.

III. A responsabilidade pela entrada da criança no universo cultural que ela compartilha com seu grupo social tem, cada vez mais, envolvido outros sujeitos e instituições fora da família. Isso é fruto das profundas transformações que ocorreram no campo social.

IV. A educação constitui um processo de transmissão cultural e não de produção de sentidos e de criação de significados.

V. A experiência da educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não pode deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas. Deve, por fim, privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio e a oportunidade para a investigação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2104426
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a parceria com as famílias é necessária e fundamental na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. É necessário assegurar espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, assim como garantir o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.

II. Quando a criança passa a frequentar a educação infantil, não é possível assegurar o atendimento a cada especificidade que ela apresenta, por isso a integração das ações e projetos educacionais deve pautar-se, fundamentalmente, no compartilhamento, para que a família saiba o que está sendo desenvolvido.

III. O trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores as compreendam como parceiras, reconhecendo-as como criadoras de diferentes ambientes e papéis para seus membros. Essas famílias estão em constante processo de modificação de seus saberes, fazeres e valores em relação a uma série de pontos, dentre eles o cuidado e a educação dos filhos.

IV. As professoras e os professores compreendem que compartilham a educação das crianças com os membros da família, exercendo as mesmas funções para contribuir com o enriquecimento das experiências cotidianas das crianças.

Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • resposta 1 e 3 correta


ID
2104429
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas.


O trabalho com os estágios na educação infantil mostra a importância da construção de uma pedagogia centrada na _________ e nos convida a uma revisão da formação de professores de crianças de 0 a 6 anos. Na educação infantil, o que deve estar em evidência é o _________ das crianças. O fato de preceder a escola de _________ não deve retirar da educação infantil aquilo que a singulariza. (DRUMOND, 2015)

Alternativas

ID
2131261
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  

    Cópias dos textos observados em circulação, como por exemplo, copiar os nomes dos rótulos de produtos manuseados ou de placas indicativas das ruas.


ID
2176471
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol I, olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    epistemológicas que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância.


ID
2176474
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol I, os novos paradigmas englobam e transcendem:

Alternativas
Comentários
  •  b)   A história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.


ID
2176477
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol II, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil contemplam princípios:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

     


ID
2176546
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol I, olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra C


ID
2176552
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol II, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil contemplam princípios:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra C

  • De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol II, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil contemplam princípios: 


    A morais, políticos e estéticos. B éticos, formativos e morais. C éticos, políticos e estéticos. D morais, formativos e estéticos.



ID
2182822
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É importante desenvolver conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos da área de Arte, humanizam as ações de aprender. Sobre os conteúdos que constam da proposta curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2820538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Alternativas
Comentários
  • B

  • LETRA B

    B) orientam a implantação de ciclos em todas as escolas brasileiras desde o final dos anos 90 do século passado.

  • Como nada do PCN é obrigatório, é recomendável que se olhe atentamente as alternativas que falem sobre "exigir", 'demandar", etx
  • Orientar é o que o PCN faz. Logo, essa questão pode ser resolvida pela primeira palavra de cada sentença. Fiquem atentos as palavras chaves.


ID
2820544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As orientações metodológicas dos PCN a respeito do processo de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental recomendam que

Alternativas
Comentários
  • C - o trabalho pedagógico em sala de aula seja reorganizado para que a avaliação se torne útil ao professor e ao estudante.


  • GABARITO: C - Para os PCNs, a avaliação deve ser formativa para que seja produtivo tanto para o aluno como para o docente.

  • o trabalho pedagógico em sala de aula seja reorganizado para que a avaliação se torne útil ao professor e ao estudante.


ID
2842873
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

artigo 31 da Lei Federal nº 9.394/96 alterado pela Lei Federal nº 12.796/13 dispõe que a Educação Infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Frequência de 60% ou mais na pré-escola.

  • LDB 9394/96 - art 31

    ......

    IV- controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência minima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.

  • A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:        (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;           (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;          (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;          (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;         (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.  


  • A FREQUENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É DE  60%

  • gab. C

    A frequência mínima exigida será de 60%

  • A questão exigiu conhecimento sobre a organização da Educação Infantil conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)  9394/1996. Exigiu-se que o candidato assinala-se a alternativa incorreta. Analisemos:

    a) Correta.

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...) V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança." 

    b) Correta.

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...) II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional; (...)'

    c) Incorreta.

    O erro foi na porcentagem, pois não é frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas. Vejam o texto legal:

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...) IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas; (...)"

    d) Correta.

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...)  I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;  (...)"

    Gabarito do monitor: C


ID
2842879
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Discorrendo sobre a temática do processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil, Raupp (2012, p.144) pontua que “A composição do contexto histórico possibilitou localizar uma 'nova e velha' carreira de professoras de crianças dessa faixa etária. 'Velha' carreira, porque são professoras desde que o jardim de infância/classes pré-primárias passou a existir no Brasil. 'Nova' carreira com o reconhecimento das profissionais da educação de crianças de 0 a 5 anos na sua condição de professoras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 .[..]”. A partir da promulgação dessa lei, a necessidade de formação do professor é legalmente constituída, mas segundo Raupp, apresenta várias tensões e tendências. Marque a alternativa que aponta algumas razões citadas pela autora, que podem vir a comprometer esse processo:

Alternativas
Comentários
  • Letra A:

    Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da prática; teoria do capital humano ressignificada como fundamentação dessas diretrizes; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das últimas; aligeiramento da formação inicial.

  • Essa questão vence pelo cansaço.


ID
2842882
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Observe os dados divulgados no Censo Escolar de 2016 pelo INEP/MEC:

Docentes que atuam na creche - Em relação à escolaridade, 61% possuem escolaridade superior com licenciatura e 20% têm curso normal/magistério. Foram identificados ainda 6,2% com nível médio completo e 0,5% com nível fundamental completo.

Docentes que atuam na pré-escola – Em relação à escolaridade, 62,6% possuem escolaridade superior com licenciatura e 18,5% têm curso normal/magistério. Foram identificados ainda 5,7% com nível médio completo e 0,3% com nível fundamental completo.

INEP/MEC – Notas estatísticas – Censo escolar 2016. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_

censo_escolar_da_educacao_ basica_2016.pdf> Acesso em: 31/1/2018


Com base nos dados acima e de acordo com a Lei nº 12.796 que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F).


( ) A formação em nível médio dá condições para os professores atuarem na creche e na pré-escola.

( ) Somente cerca de aproximadamente 2/3 dos professores de creche e de pré-escola estão em condição legal de atuar nas escolas.

( ) A lei prevê que os professores com nível médio na modalidade normal atuem somente na educação infantil.

( ) Ainda existem professores que atuam sem a condição mínima de escolaridade exigida na legislação.

( ) )Somente os professores com curso de graduação estão aptos para atuar na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • (F) A formação em nível médio condições para os professores atuarem na creche e na pré-escola.

    (F) Somente cerca de aproximadamente 2/3 dos professores de creche e de pré-escola estão em condição legal de atuar nas escolas.

    (F) A lei prevê que os professores com nível médio na modalidade normal atuem somente na educação infantil.

    (V) Ainda existem professores que atuam sem a condição mínima de escolaridade exigida na legislação.

    (F) Somente os professores com curso de graduação estão aptos para atuar na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental.

    ____________________________________________

    Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

    I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

    III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

    IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36;

    V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.

  • (F) A formação em nível médio condições para os professores atuarem na creche e na pré-escola.

    (F) Somente cerca de aproximadamente 2/3 dos professores de creche e de pré-escola estão em condição legal de atuar nas escolas.

    (F) A lei prevê que os professores com nível médio na modalidade normal atuem somente na educação infantil.

    (V) Ainda existem professores que atuam sem a condição mínima de escolaridade exigida na legislação.

    (F) Somente os professores com curso de graduação estão aptos para atuar na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental.

    ____________________________________________

    Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

    I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

    III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

    IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36;

    V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.


ID
2842885
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação de professores na Educação Infantil é fundamental para essa etapa de ensino que visa a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, mas apresenta alguns entraves.

PROPOSIÇÃO 1: No tocante à questão, Raupp (2012, p.149) afirma que “A epistemologia da prática como base da formação docente nega a função social da educação das crianças de 0 a 5 anos como área que transmita conhecimentos e”

CONSEQUENTEMENTE

PROPOSIÇÃO 2: “Desvaloriza o trabalho das professoras. [...] Dito de outra forma, [...] acaba excluindo [...] o direito da criança à apropriação de conhecimentos e o dever do professor de ensinar”.

De acordo com a autora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2842891
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos princípios e práticas estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009 relacione a Coluna I com a Coluna II e registre o número correspondente.

COLUNA I - PRINCÍPIOS

1 – Princípios Éticos

2 – Princípios Políticos

3 – Princípios Estéticos

COLUNA II – PRÁTICAS

( ) Ajudar a criança a tomar a perspectiva do outro criando condições para que ela aprenda a opinar e a considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito.

( ) Proporcionar às crianças oportunidades para ampliarem as possibilidades de aprendizado e de compreensão de mundo e de si próprias trazidas por diferentes tradições culturais e a construir atitude de respeito e solidariedade.

( ) Organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada.

( ) Criar contextos que permitam às crianças a expressão de sentimentos, ideias, questionamentos, comprometidos com a busca do bem estar coletivo e individual, com a preocupação com o outro e com a coletividade.

( ) Assegurar às crianças a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades ao participar das práticas educativas, valorizar suas produções individuais e coletivas, e trabalhar pela conquista por elas da autonomia para a escolha de brincadeiras e de atividades e para a realização de cuidados pessoais diários.

Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. II – Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. III – Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

    CNE/CEB nº 05/2009

    resposta C

  • Os princípios fundamentais nas Diretrizes anteriormente estabelecidas continuam atuais e estarão presentes nestas diretrizes com a explicitação de alguns pontos que mais recentemente têm se destacado nas discussões da área. São eles:

    Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. 

    Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

    Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.


ID
2842894
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 dispõe que “A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.” Apresentam-se proposições sobre as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil que deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem a efetivação desse objetivo:

I – Educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo separado do processo educativo.

II – A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

III – O trabalho com leitura e escrita como forma de apropriação de conceitos de letramento e alfabetização.

V – O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

V – A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.

Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Somente as proposições II, IV e V estão corretas.


ID
2842900
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os vários documentos e publicações orientadores para a área da avaliação educacional, especificamente os que se voltam para a Educação Infantil, encontra-se o documento “Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto”. Considerando tal documento, leia as proposições que se seguem:

I – A avaliação na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve enfatizar o acompanhamento, o registro e a documentação do trabalho realizado nas Instituições, assegurando continuidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança em cada etapa, como na transição da família para a Instituição, de grupamentos e de creche para a pré-escola, ou na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

II – O contexto educativo constitui-se num conjunto de aspectos que determinam o tipo de experiência educativa (formativa) que a instituição de Educação Infantil oferece à criança e seus familiares. Dentre esses aspectos pode-se citar: a qualidade do ambiente físico relacional e social, as experiências educativas propostas, a organização do trabalho entre os docentes, as relações com a família, as atividades e os relacionamentos profissionais, entre outros.

III – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, propõem que a avaliação a ser realizada no âmbito da Educação Infantil deve ser uma avaliação formativa que revele o percurso realizado pelo aluno, experienciado coletiva e individualmente pelas crianças e livre de aspectos relativos à promoção, retenção ou seleção das crianças.

IV – A avaliação da criança em creches e pré-escolas é uma responsabilidade fundamental de professores no âmbito da instituição educativa, sendo na circunscrição desse contexto que ela dispõe de significado e valor. É sobretudo nesse contexto e em sua articulação com a família, principalmente, que professores poderão prover cuidados e educação à criança em consonância com princípios éticos de reconhecimento e valorização das diferenças individuais e culturais.

V – Não há um parâmetro de regularidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, ao invés disto, há uma dependência forte em relação aos diferentes contextos dos quais participa e nos quais desfruta de vivências culturais diversificadas. Assim, a regularidade faz mais sentido como parâmetro para a ampla faixa de variabilidade em relação à idade própria ao período de frequência em creches e pré-escolas, do que a irregularidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I – A avaliação na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve enfatizar o acompanhamento, o registro e a documentação do trabalho realizado nas Instituições, assegurando continuidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança em cada etapa, como na transição da família para a Instituição, de grupamentos e de creche para a pré-escola, ou na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

    II – O contexto educativo constitui-se num conjunto de aspectos que determinam o tipo de experiência educativa (formativa) que a instituição de Educação Infantil oferece à criança e seus familiares. Dentre esses aspectos pode-se citar: a qualidade do ambiente físico relacional e social, as experiências educativas propostas, a organização do trabalho entre os docentes, as relações com a família, as atividades e os relacionamentos profissionais, entre outros.

    IV – A avaliação da criança em creches e pré-escolas é uma responsabilidade fundamental de professores no âmbito da instituição educativa, sendo na circunscrição desse contexto que ela dispõe de significado e valor. É sobretudo nesse contexto e em sua articulação com a família, principalmente, que professores poderão prover cuidados e educação à criança em consonância com princípios éticos de reconhecimento e valorização das diferenças individuais e culturais.

  • Alguém me explica a razão do romano III estar incorreto?

  • Daniela, acredito que erro está no paradoxo entre "avaliação formativa" e "livre de aspectos relacionados à avaliação". Se a avaliação é formativa, logo precisa ser avaliadora
  • na educação infantil não há avaliação formativa?


ID
2842915
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 “A construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por diferenciações em relação à classe social das crianças. [...] Predominou, ainda, por muito tempo, uma política caracterizada pela ausência de investimento público e pela não profissionalização da área.” (Grifo nosso)

Assinale a alternativa CORRETA: A formação de professores para atuar na Educação Infantil segundo a Lei Federal nº 9.394/96 (LDBEN) alterada pela Lei Federal nº 12.796/13 far-se-á:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    Em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal.

  • LETRA: D

    Em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal.

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.        

  •  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:       

    I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;         

    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;          

    III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.        

    IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36; (formação técnica e profissional)     

    V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.

  • D de dado.


ID
2842918
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Kramer (2006, p.798) “O tema das crianças de 0 a 6 anos e seus direitos, a política de educação infantil, as práticas com as crianças e as alternativas de formação vêm ocupando os debates educacionais e a ação de movimentos sociais no Brasil nos últimos 20 anos. O reconhecimento deste direito afirmado na Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na LDB de 1996 está explícito nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e no Plano Nacional de Educação. Isso tem consequências para a formação de professores e as políticas municipais e estaduais que, com maior ou menor ênfase, têm investido na educação infantil como nunca antes no Brasil.”

Segundo a autora, o artigo “As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental” tem como objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    "Este artigo discute a educação infantil no contexto das políticas educacionais no Brasil. Inicialmente, situa a educação infantil no cenário político nacional e apresenta desafios deste campo." SONIA KRAMER* 

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a09v2796

  • Questão ta mais pra interpretação de texto.

  • Segundo a autora, o artigo “As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental” tem como objetivo principal?

    A própria questão dá a resposta: políticas educacionais no Brasil na educação infantil.


ID
2842927
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Oliveira (2010) no seu texto “O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?" conclui que

Alternativas
Comentários
  • A

    O dinamismo hoje presente na área de Educação infantil, ao mesmo tempo em que tem criado esperanças, invoca a necessidade de ampliação dos processos de formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas existentes na direção proposta pelas Diretrizes.


ID
2865214
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

  Se  formos entender que, na aula de educação  física,  alguém  vai  aprender  movimento,  eu  diria  que  vamos  cair  naquela  crítica  de  que  aprender  movimento  relaciona‐se  também  com  adestramento  de  pessoas.  Da  mesma  forma  que  o  ser  humano  aprende movimento,  o  urso  aprende,  o  elefante aprende, a foca aprende. 

J. G. Mariz de Oliveira. Educação física escolar: construindo  

castelos de areia. In: Revista Paulista de Educação Física,  

São Paulo, v. 5, n.º 1/2, 1991, p. 5‐11

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a  seguir quanto à educação física de concepção crítica. 


Segundo  uma  concepção  crítica  de  educação  física,  é  necessária  uma  prática  pedagógica  que  não  reduza  as  aulas em mera aprendizagem de movimentos. 

Alternativas
Comentários
  • É mais do que isso uma aula de interação.

  • concepção crítica

    Critica esse tipo de pensamento.

  • Abordagem Crítico-Emancipatória

    • Na tentativa de romper com o modelo esportivista e aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, são elaboradas teorias com base num referencial crítico. Baseado em uma concepção crítica, o ensino escolar necessita buscar possibilidades de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, contribuindo para uma reflexão crítica e emancipatória das crianças e jovens.


ID
2865247
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

A educação física pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola, uma vez que, em sua natureza, solicita estrutura física específica para as práticas corporais.

Alternativas
Comentários
  • A educação física promove a interação entre os alunos; e mais: promove também o bem-estar corporal e a saúde de crianças e adolescentes.

  • De forma alguma A educação física pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola....

  • A educação física NÃO pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola, uma vez que, em sua natureza, solicita estrutura física específica para as práticas corporais.

    A Educação Física como disciplina obrigatória no currículo da educação básica, é parte integrande do projeto político pedagógico da escola, assim como as demais disciplinas obrigatórias.

    QUESTÃO ERRADA.


ID
2928601
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 6.362/2018, que aprova o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro – PME, em parte da meta 1, estabelece a universalização da educação infantil na pré-escola, até o segundo ano de vigência do plano (2020). Para o cumprimento dessa meta, a Secretaria Municipal de Educação deverá:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.362/2018

    Plano Municipal de Educação

    Anexo

    Meta 1

    Estratégias

    1.5) manter e ampliar, em regime de colaboração e respeitadas as normas de acessibilidade, programa nacional de construção e reestruturação de escolas, bem como de aquisição de equipamentos, visando à expansão e à melhoria da rede física de escolas públicas de Educação Infantil;

    Gabarito D

  • A questão trata da Lei nº 6.362/2018, que aprova o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro – PME. 
    Vejamos o que dispõe o documento à respeito da Meta 1: 
    META 1: Universalizar, até o segundo ano de vigência deste Plano, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro e cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches para crianças até três anos, de forma a atender cinquenta por cento da demanda no prazo de três anos e universalizar a oferta em até oito anos de vigência deste Plano. 
    De acordo com o PME uma das estratégias adotadas para o cumprimento da Meta 1 é: ESTRATÉGIAS : 1.5) manter e ampliar, em regime de colaboração e respeitadas as normas de acessibilidade, programa nacional de construção e reestruturação de escolas, bem como de aquisição de equipamentos, visando à expansão e à melhoria da rede física de escolas públicas de Educação Infantil; 
    Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra D. 
    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2939011
Banca
UNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:

I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas.
II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.
III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.

Alternativas
Comentários
  •  Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.

    NÃO É EXCLUSIVAMENTE ...

  •  II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. 

  • GAB: B


ID
2939017
Banca
UNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A qualidade do atendimento na Educação Infantil implica:

I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças.
II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento.
III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.

Em relação a essas assertivas é possível destacar que:

Alternativas
Comentários
  • I e II estão corretas.

    A III é falsa. Educação e cuidado são INdissociáveis.

    Correta C.

  • Gabarito Letra C


ID
2943868
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Quixeré - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, implantados em 2006 pelo Ministério da Educação, contêm referências de qualidade para a educação infantil, subsidiando os sistemas educacionais na promoção de igualdade de oportunidades, levando em conta diferenças, diversidades e desigualdades. Nesse sentido, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de educação infantil são professores que têm como função garantir o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças sob sua responsabilidade.

  • Definições x Referenciais

  • essa banca é malvada!!!!


ID
2944609
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Itapipoca - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Sobre esta consideração, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A educação lúdica tem pouca influência na formação da criança, tendo em vista que só brincar não produz conhecimento.


ID
2945089
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à qualidade da educação infantil, muitos desafios vêm sendo enfrentados durante as duas últimas décadas com relação a este período educacional, dentre eles a necessidade de ampliação de vagas, democratizando o acesso à educação infantil e o esforço em melhorar a qualidade do atendimento oferecido nessas instituições. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Com relação à qualidade da educação infantil, muitos desafios vêm sendo enfrentados durante as duas últimas décadas com relação a este período educacional, dentre eles a necessidade de ampliação de vagas, democratizando o acesso à educação infantil e o esforço em melhorar a qualidade do atendimento oferecido nessas instituições. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

    Aguardo comentário sobre a questão acima.

  • Gab:C

  • A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece, em seu artigo 206, a garantia de padrão de qualidade como um dos principais norteadores do ensino no País. A previsão de um custo-aluno que garanta um ensino com um padrão mínimo de qualidade é mandamento constitucional desde 01/01/1997 - Emenda Constitucional 14.

  • Emenda Constitucional Nº 14, de 12 de setembro de 1996

    Art. 5º É alterado o art. 60 do ADCT e nele são inseridos novos parágrafos, passando o artigo a ter a seguinte redação:

    (...)

    § 4º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios ajustarão progressivamente, em um prazo de cinco anos, suas contribuições ao Fundo, de forma a garantir um valor por aluno correspondente a um padrão mínimo de qualidade de ensino, definido nacionalmente.

    (...)

    § 7º A lei disporá sobre a organização dos Fundos, a distribuição proporcional de seus recursos, sua fiscalização e controle, bem como sobre a forma de cálculo do valor mínimo nacional por aluno.'

       

  • que banca horrível


ID
2945095
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) A Educação Infantil no Brasil funciona em creches, pré-escolas, centros ou núcleos de Educação Infantil como também em salas anexas a escolas de Ensino Fundamental.

( ) As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são gratuitas, laicas e apolíticas, ou seja, não professam credo religioso e político-partidário.

( ) Todas as instituições de Educação Infantil localizadas em um município, sejam públicas ou privadas, compõem, juntamente com as instituições de Ensino Fundamental e Médio, mantidas pelo poder público, e os órgãos de educação, o sistema de ensino correspondente.

( ) Todas as instituições de Educação Infantil no Brasil são filantrópicas, assistencialistas e apolíticas, ou seja, não professam credo político-partidário.

( ) A Educação Infantil no Brasil é responsável pelo atendimento exclusivo das crianças provenientes de classe econômica baixa e devem funcionar em creches e pré-escolas, no atendimento de crianças de 0 até 4 anos de idade.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Totalmente utópico

  • Gab:A

  • Não político partidário KKKKKKKK

  • GAB: A

    ( FALSO ) Todas as instituições de Educação Infantil no Brasil são filantrópicas, assistencialistas e apolíticas, ou seja, não professam credo político-partidário.

    ( FALSO ) A Educação Infantil no Brasil é responsável pelo atendimento exclusivo das crianças provenientes de classe econômica baixa e devem funcionar em creches e pré-escolas, no atendimento de crianças de 0 até 4 anos de idade.

  • Letra A.

    Mas na segunda afirmação o termo "apolítico" é complicado. A própria ideia de "educação apolítica" possui em si um forte viés político.


ID
2945113
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, e tendo como base os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), que trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano, os professores devem


I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.

V. promover atividades que assegurem, apenas, o prazer e o gosto da criança atendida.


Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

    II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

    III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

    IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.

    V. promover atividades que assegurem, apenas, o prazer e o gosto da criança atendida.


ID
2945116
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,

Alternativas
Comentários
  • Gab:B

  • "Os professores e os demais profissionais que atuam nessas instituições devem, portanto, valorizar igualmente atividades de alimentação, leitura de histórias, troca de fraldas, desenho, música, banho, jogos coletivos, brincadeiras, sono, descanso, entre outras tantas propostas realizadas cotidianamente com as crianças." (28)

    Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Volume 2


ID
2945122
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, o fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.


I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.

II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.

III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil, somente, têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.

IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.

V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.


Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.

    II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.

  • I – II


ID
2950198
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei 9394/96 analise as afirmativas abaixo:


I. O controle de frequência é feito pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas

II. A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

III. A educação infantil será oferecida exclusivamente em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade e nas pré-escolas para crianças de até sete anos.


A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I. O controle de frequência é feito pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas

    II. A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

    III. A educação infantil será oferecida exclusivamente em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro (TRÊS )anos de idade e nas pré-escolas para crianças de até sete (CINCO) anos.

  • O terceiro item seria de ate 3 anos em creches ou equivalentes. E de 4 a 5 anos nas pre-escolas.
  • descobrindo que a terceira está errada é possível constatar que é a D

  • Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

    I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.         


ID
2950201
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São práticas pedagógicas da educação infantil de acordo com as Diretrizes Curriculares, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Estágio do Personalismo:

    O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência.

    Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

  • A prática pedagógica é uma dimensão da educação, cuja finalidade é historicamente determinada e abrange práticas formativas, durante as quais ocorrem processos de socialização, transmissão, divulgação e apropriação de conhecimentos historicamente produzidos pelos diferentes grupos humanos e classes sociais.

  • GABARITO LETRA C

  • 3º estágio — Personalismo (3 a 6 anos):

    Nesta fase, a criança começa a se descobrir diferente das outras e dos adultos. A diferenciação se dá entre a criança e o outro. Neste estágio, é importante que ela entre em contato com atividades que possibilitem o exercício da escolha e com crianças de outras idades. O importante neste estágio é reconhecer e respeitar as diferenças que começam a surgir, inclusive valorizando e dando oportunidade de expressão a estas diferenças. 


ID
2950213
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A rotina é utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador garantindo um atendimento de qualidade para as crianças. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a rotina nas instituições de Educação Infantil.

Alternativas
Comentários
  • D

    Estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades planejadas.

  • letra D estabelece um tempo rígido para que as crianças cumpra as atividades planejadas.
  • INCORRETA INCORRETA INCORRETA 


ID
2950234
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os momentos das refeições constituem uma prática social e cultural que precisa ser aprendida e realizada com autonomia pelas crianças. Na pré-escola, são práticas pedagógicas importantes a serem desenvolvidas no momento das refeições, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Utilizar o alimento como prêmio, distração ou recompensa, forçando a criança, quando se recusar a comer.

  • essa ai foi dada!

  • Gabarito Letra A

  • A letra A parece que está ensinando a adestrar um cão.


ID
2965936
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade, à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos:


1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.

2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.

3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado.

4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.


Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento:

Alternativas
Comentários
  • 2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.

    4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.


  • Para responder essa questão, considerando os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta as afirmativas que correspondem aos objetivos contemplados no referido documento. 

    1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita. 
    ERRADO - De acordo com o documento, um dos objetivos é "proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral". 

    2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil. 
    CORRETO - Este é um dos objetivos constantes no documento.

    3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado. 
    ERRADO - Um dos objetivos constantes no documento é "possibilitar às crianças o contato com a linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado". 

    4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI. 
    CORRETO - Este é um dos objetivos constantes  no documento.
    Dessa forma, apenas as afirmativas 2 e 4 correspondem aos objetivos contemplados no referido documento e a Letra C é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3050467
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São João de Pirabas - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa com a palavra que completa corretamente a lacuna do trecho seguinte:


"O ____________ da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.”

Alternativas
Comentários
  • Currículo


ID
3106567
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme afirma o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,1998, RCNEI – vol.3, o fazer musical requer atitudes de concentração e envolvimento com as atividades propostas, posturas que devem estar presentes durante o processo educativo, em suas diferentes fases. Isso porque, ao trabalhar com a criança a respeito do que o “fazer música” envolve, deve-se

Alternativas
Comentários
  • GAB: C- distinguir música, que é uma interferência intencional que organiza som e silêncio e que comunica, de barulho, que é uma interferência desorganizada que incomoda.


ID
3106579
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mirtes e Doralice, licenciadas em Pedagogia, querem prestar a seleção para professor de educação infantil, no município de Birigui, onde já estagiaram nessa área. Dos textos indicados para a prova, leram a obra de Janet R. Moyles, 2002, e detiveram-se no capítulo que analisa “O brincar e o progresso: observando, registrando e avaliando o valor do brincar”. Nele, examinaram a concepção de progresso, em relação à qual afirma a autora que, independentemente de como a definimos, ela remete para uma ampla terminologia e guarda sempre o significado de passagem de um estado para outro melhor. Em relação às crianças, na educação infantil, Mirtes e Doralice entenderam corretamente que, de acordo com Moyles, convém pensar em progresso

Alternativas
Comentários
  • GAB A: -quanto a objetivos a curto e a longo prazo: nos objetivos de longo prazo, as crianças farão progresso no nível do desenvolvimento, e nos de curto prazo, no nível de habilidades e conceitos específicos.


ID
3127684
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mabel Panizza, em Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, mostra que, a uma longa tradição escolar que propunha aos alunos grandes quantidades de contas, seguiu-se uma nova corrente baseada na resolução de problemas. A autora traz o seguinte problema de adição: “Nesta caixa tenho 3 bolinhas e nesta outra, 42. Quantas bolinhas tenho ao todo?”. Para resolvê-lo, trata-se de encontrar a operação numérica adequada e calcular a soma. Conforme a autora, quando a professora intervém na escolha da operação adequada, respondendo afirmativamente a pergunta tão conhecida: “O sinal é de mais?”, pode-se dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - as crianças resolvem a conta, mas não o problema.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Ensino da Matemática

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no pensamento de Panizza, sobre a resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil, considerando o contexto trazido no comando, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) o cálculo da soma põe em prática, por si só, o conhecimento do aspecto cardinal do número.

    Errada! A soma por si só dá conta do aspecto mecânico, operacional presente no problema, porém, ao focar apenas na operação matemática, a professora deixa de valorizar o desenvolvimento do problema pelo aluno.

     

    B) as crianças resolvem a conta, mas não o problema.

    Certa! Quando a professora indica a operação referente ao problema, ela acaba por inviabilizar o processo de desenvolvimento do raciocínio do aluno no que se refere à resolução do problema propriamente dito.

     

    C) ela supre uma falha do problema, que deveria ter sugerido a operação a ser usada.

    Errada! O problema está correto em não indicar a operação a ser usada. A falha está, na verdade, em a professora ter indicado de pronto a operação do problema, em vez de estimular o aluno ao desenvolvimento do raciocínio para que ele pudesse chegar à conclusão (sobre qual operação usar) por si só.

     

    D) isso auxilia as crianças em seu desenvolvimento matemático.

    Errada! Na situação hipotética apresentada o que ocorre é o contrário, o fato de a professora encurtar uma das etapas do problema atrasa do desenvolvimento matemático do aluno.

     

    E) ela está ensinando o valor posicional dos números.

    Errada! O contexto trazido pelo comando nada tem a ver com o valor posicional. A ideia de valor posicional ou relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 3 no número 321 ocupa a terceira ordem, vale dizer, a casa das centenas.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • É necessário fazer as crianças pensarem em resolver o problema e não apenas a conta (operação numérica). As criança tem que formular suas próprias constatações atrave´s da tentativa e erro. E apartir daí reformular novas ações e meios de resolver os desafios.


ID
3129421
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Barbosa (2008) defende que o trabalho com Projetos Pedagógicos na Educação Infantil se apresenta como um desafio para os professores por vários motivos. É correto afirmar que, dentre eles, destaca-se o fato de que

Alternativas

ID
3148519
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A qualidade da educação e do cuidado em creches constitui o principal objetivo do documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (BRASIL, 2009). Nele, Campos afirma que, na maior parte das creches, as crianças pequenas permanecem, diariamente, longos períodos. Com relação ao item “nossas crianças têm direito à higiene e à saúde”, de acordo com a autora, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB:D)

  • CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS - NOSSAS CRIANÇAS TÊM DIREITO À HIGIENE E À SAÚDE: Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças. Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode frequentar a creche. Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro. NOSSAS CRIANÇAS TÊM DIREITO A UMA ALIMENTAÇÃO SADIA: Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades. Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças. Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada. As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas. NOSSAS CRIANÇAS TÊM DIREITO AO CONTATO COM A NATUREZA: Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre. NOSSAS CRIANÇAS TÊM DIREITO À HIGIENE E À SAÚDE: Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças. Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo. NOSSAS CRIANÇAS TÊM DIREITO A UMA ALIMENTAÇÃO SADIA: A água filtrada está sempre acessível às crianças.


ID
3148543
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Oliveira (2002), a respeito das interações criança-criança, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • as interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquiridos e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns.


ID
3156730
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que

Alternativas
Comentários
  • A organização e o planejamento do espaço devem estar garantidos nos projetos didáticos como provoc


ID
3156760
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que

Alternativas
Comentários
  • A

    a criança se aproprie de elementos significativos do ambiente sociocultural para compreender ações de leitura e escrita.


ID
3156763
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem...”

A partir disso, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157255
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil é um documento que:


1. Pretende delimitar parâmetros de qualidade suficientemente amplos para abarcar diferenças regionais, flexíveis para permitir que as manifestações culturais locais tenham espaço para se desenvolver, específicos para favorecer a criação de uma base nacional, de fácil aplicação e monitoramento a fim de possibilitar sua adoção e, consequentemente, consolidar essa base comum.

2. Utilizou um tom afirmativo que incentivou as participações críticas, que tornou as proposições objetivas, permitindo a identificação ou contraposição clara de leitores.

3. Optou, deliberadamente, por abordar parâmetros de qualidade somente para as instituições de Educação Infantil, dadas as possibilidades que essa perspectiva oferece de controle social recíproco das instâncias envolvidas no cuidado e na disciplina da criança.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • B - São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • Correto 1 e 2 - Não somente para Educação Infantil, mas também para os sistemas educacionais, consta no documento pag. 9.


ID
3157261
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil que:


1. No que diz respeito às interações sociais, ressalta-se que a diversidade de parceiros e experiências potencializa o desenvolvimento infantil.

2. Crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado, desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade.

3. As interações somente com crianças das mesmas idades favorecem significativamente o processo de desenvolvimento humano.

4. As interações com crianças de diferentes idades devem ocorrer somente com crianças de cinco e seis anos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • D - São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • Correto 1 e 2 - O documento está recheado de conceitos de Vygotsky implicitamente e em citações, onde justifica o erro da opção 3 e 4.


ID
3158980
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 5/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

  • Art. 5º, §5º: "As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças."


ID
3171013
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, toda proposta pedagógica deve se guiar pelos princípios:

Alternativas
Comentários
  • Éticos, Políticos e Estéticos.

  • Ético- valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum ..

    Político- Direito a cidadania, criticidade e o do respeito á ordem democrática.

    Estético- Valorização da sensibilidade, da criatividade da ludicidade...


ID
3171022
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento é o instrumento fundamental na previsão e organização do trabalho cotidiano dos professores com as crianças. O parecer das DCNEI, ao enfatizar a importância da intencionalidade no planejamento afirma que:

Alternativas

ID
3171031
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil, alguns princípios e referências podem tornar o trabalho do professor mais engajado, aproximando-se de um projeto de Educação Infantil Brasileira. Assinale a alternativa que contenha alguns desses princípios:

Alternativas

ID
3171103
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as diretrizes pedagógicas inerentes a educação infantil é correto afirmar:

Alternativas

ID
3171220
Banca
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Órgão
Prefeitura de Vitor Meireles - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens a seguir:

Alternativas
Comentários
  • O método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte
  • Gabarito: D


ID
3177346
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Educação Infantil se desenvolve em creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; e em pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
II. A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta dada pela banca está incorreta. Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
  • Questão correta letra C. Creche 0 aos 3 anos de idade. Pré- escola 4 aos 5 de idade. Aos 6 anos de idade a criança deverá ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental.


ID
3196279
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Contemplar o cuidado na esfera da instituição de educação infantil significa compreendê-lo como:

Alternativas
Comentários
  • *letra C*

    Errei, mas agora estou ciente de que o cuidado na esfera da educação infantil é parte integrante da educação.

  • Parte integrante da educação.


ID
3196282
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe:

Alternativas
Comentários
  • d) Trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

     

    De nada. Não desistam!


ID
3205168
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Dentre as alternativas abaixo, a única que não apresenta uma destas funções é:

Alternativas
Comentários
  • Poder formar uma forma de vivência, sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a centralidade do sujeito como único motivador de sua plena realização.


ID
3219889
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Rio Claro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da leitura do documento Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças (MEC, 2009), concluiu-se que, das proposições elencadas nas alternativas a seguir, está de acordo com as ideias expostas no texto mencionado apenas o disposto em:

Alternativas
Comentários
  • Acompanhamos junto com as famílias nos cadernos de vacinação da criança

    Os brinquedos devem sempre estar ao alcance das crianças

    A rotina e flexível e se reservam longos períodos para as brincadeiras

    A criança tem direito a privacidade e quietude


ID
3225019
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada criança ou jovem brasileiro, mesmo de locais com pouca infraestrutura e condições socioeconômicas desfavoráveis, deve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.


ID
3235180
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a respeito da maneira como a infância é vista atualmente.

I. Inexistem crianças caracterizadas por sua expressão particular, sendo retratadas então como homens de tamanho reduzido, um adulto em miniatura.
II. A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta vozes.
III. Hoje, acredita-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
IV. Hodiernam ente, durante o processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3235192
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões:

I. planejamento institucional.
II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar.
III. interações.
IV. promoção da saúde.
V. espaços, materiais e mobiliários.
VI. form ação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.
VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
VIII. instrumentalização assistencial do ensino.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas