SóProvas



Questões de Dinâmicas de Grupo


ID
76132
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo gráfico Janela de Johari permite apreciar o fluxo de informações decorrentes de duas fontes ? eu e outros ? bem como as tendências individuais que facilitam ou dificultam a direção e extensão deste fluxo. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c Ao meu ver a resposta já está no próprio enunciado da questão: Eu - auto exposição (a pessoa se auto expõe) Outros - busca de feedback (quem dá feedback são os outros)A palavra Johari, tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo(seph) e Hari(Harrington). O conceito tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas: • Área livre ou eu aberto – zona que integra conhecimento do ego e também dos outros; • Área cega ou eu cego – zona de conhecimento apenas detido pelos outros e portanto desconhecido do ego; • Área secreta ou eu secreto – zona de conhecimento pertencente ao ego e que não partilha com os outros; • Área inconsciente ou eu desconhecido – zona que detêm os elementos de uma relação em que nem o ego, nem os outros têm consciência ou conhecimento.
  •  Janela de Johari tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas:

    - Eu aberto; é conhecido da pessoa e conhecido dos outros. A pessoa dá e recebe feedback.

    - Eu cego; é desconhecido da pessoa, mas conhecido dos outros. A pessoa não dá, mas recebe feedback.

    - Eu secreto; é conhecido da pessoa, mas desconhecido dos outros. A pessoa dá, mas não recebe feedback.

    - Eu desconhecido. não é conhecido nem da pessoa e nem dos outros. Não dá nem recebe feedback.

  • Letra C
    Matei a questão através do enunciado!

    Feedback (outro) e Autoexposição (eu)

ID
119839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo da saúde incluído em equipes multidisciplinares exerce sua prática clínica com as pessoas da comunidade, auxiliando, ainda, no processo educacional dos agentes de saúde por meio de dinâmicas de grupos e debates acerca dos assuntos daquela comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Psicólogo da Saúde: Atuação voltada a equipe multidisciplinar no sentido de contribuir com a promoção e prevenção de Saúde nas comunidades e suas Famílias, podendo ainda, estender suas técnicas psicoterapias aos outros técnicos do PSF como por exemplo, promovendo dinâmicas de grupos com finalidade de aprendizado, debates e discussões sobre assuntos da comunidade , contribuindo com pesquisas sobre a área da Saúde, enfim, auxiliando nos processos Educacionais dos Agentes de Saúdes, entre outras possibilidades."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314

ID
119857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem fenomenológica promove debates em grupos, com a finalidade de construir melhores relações entre sujeitos inseridos em suas famílias e na comunidade, mediante de dinâmicas de grupos e outras técnicas de psicoterapia em grupo.

Alternativas
Comentários
  • ErradoEstas carecterísticas se referem à abordagem psicodramática."Abordagem Fenomenológica: Descrever fielmente como se dá a relação dos sujeitos enquanto ser-no-mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas o “como” desta casualidade, ou seja, buscando de que maneira se estruturou esta casualidade, como se dá as relações humanas em determinados locais, realizar pesquisas sob a ótica fenomenológica, promover reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do PSF e da comunidade, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Quer dizer que a abordagem fenomenológica não trabalha com grupo? Questão estranha !
  • Letícia, não, não é isto. É que não atua com o grupo a partir desta perspectiva. Recomendo a leitura deste artigo:

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582013000100009


ID
164752
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente a dinâmica de grupo também tem sido utilizada como uma técnica para seleção de pessoas. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D

    Importante lembrar que a dinâmica de grupo, apesar de ser um importante instrumento no processo de seleção, não tem validade cientifica e não é considerado um teste psicológico. Portanto pode ser aplicado por qualquer avaliador, não sendo necessária a formação em psicologia.

ID
165883
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo desempenha um papel importante nos processos de recrutamento e seleção organizacionais. Para que seja obtido sucesso nessa atividade, é imprescindível que esse profissional conheça algumas técnicas que possibilitam identificar melhor o perfil dos candidatos. Sobre essas técnicas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A   São Técnicas de seleção: - Entrevistas (Comunicação e exploração) - Provas de conhecimento (Avaliar nível de conhecimento) - Testes psicométricos (Identificar APTIDÕES DE PERSONALIDADE; padrões de comportamento; aptidão perceptiva; raciocínio) - Testes de personalidade (identificar emoções e atitudes) Tipos: 1) psicodiagnósticos: traços gerais e  2) específicos. Teste de expressão corporal: PMK - inicia-se vendo e depois tampa-se a visão - diagnostica tensão, rapidez, agresividade. Teste de apercepção temática : TAT - pranchas com quadros, usados na área médica Teste de HTP (árvore, casa, pessoa) - análise de relação com o poder, personalidade, visão, primitivismo. Teste D48 - dominó - inteligência Teste D30 - figuras - inteligência Teste de Wartpeg - 8 quadrinhos para completar - análise de ambição, atenção às normas - Técnicas de simulação (psicodramas) São técnicas de simulação: Dinâmicas de grupo  

ID
166882
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria do "campo de força" de Kurt Lewin, qualquer comportamento é resultante de um equilíbrio entre forças de

Alternativas
Comentários
  • Para kurt Lewin, todo comportamento pode ser compreendido a partir das características pessoais de alguém e do ambiente que manifesta o comportamento. Ou seja, o comportamento está em função da pessoa e do campo social atual (e não passado ou futuro).
    O campo de forças é uma teoria sobre o campo social que oferece forças que impulsionam, mas que também inibem certo comportamento esperado. Para podermos saber o que se passa em certo ambiente (organizacional, por exemplo), quais os objetivos esperados, o que interefere no comportamento dos membros de um grupo, o que impede que certo resultado seja alcançado pode utilizar a teoria do campo de forças de Kurt Lewin.
  • Lewin notou que duas forças opostas estão presentes em qualquer campo: as forças de ATRAÇÃO que IMPULSIONAM as pessoas em direção aos seus objetivos, e as de REPULSÃO, que INIBEM seu movimento nessa direção. Ou seja, na minha opinião, questão para ser anulada, pois A e B estão corretas, e ainda sim digo que A é mais correta.


ID
182239
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Kurt Lewin, o sociogrupo é o grupo

Alternativas
Comentários
  • Assim, Bergamini (2006) pontua que, a partir de Lewin, foi possível isolar vários
    critérios para, então, identificá-los. Nesse sentido, o comportamento de grupo surge quando os
    indivíduos experimentam as mesmas emoções de forma a integrá-los, onde, o grau de coesão
    os capacita a adotar o mesmo tipo de comportamento.
    Com base em dois tipos de grupos, o psicogrupo e o sociogrupo, onde o primeiro
    relaciona-se com a organização e a orientação em função da realização de uma determinada
    tarefa e o segundo relaciona-se com a polarização de seus membros em função da execução
    da tarefa, Kurt Lewin desenvolveu sua teoria de campo, cujos elementos centrais enfocam a
    complexidade da personalidade individual (totalidade dinâmica), levando-se em conta o “eu
    íntimo”, o “eu social” e o “eu público”, constituintes de tal personalidade.
    Deste modo, Bergamini (2006) sistematiza os quatro pressupostos básicos de Lewin:
    1. O grupo deve ser considerado como o terreno ao qual o indivíduo se mantém;
    2. O indivíduo utiliza o grupo como seu instrumento para a satisfação de necessidades
    próprias;
    3. Os valores, necessidades e expectativas pessoais podem ser gratificados ou
    4
    frustados pelo grupo;
    4. O grupo é considerado como um dos elementos do espaço vital do indivíduo.
    Neste contexto, o mérito de Lewin fica caracterizado na adaptação social, onde o
    indivíduo lida com sua superação diante das dificuldades naturais da vida ou no âmbito
    profissional, bem como de, periodicamente, atualizar seus anseios e suas ações para atingir
    seus objetivos, sem contudo, precisar deteriorar seus laços funcionais no campo social no
    qual está inserido e que, via de regra, constitui-se fundamentalmente sua existência.

  • Muito boa a explicação, Adm. Juncioni. Só trocou as definições dos tipos de grupo.


    Socio-grupo = Grupo de taregas

    Psico-grupo = Grupo de formação (estruturado, polarizado e orientado em função dos próprios membros que o constitui).
  • Estabelecimento da distinção entre sócio-grupo (grupo de tarefa) e o psico-grupo (grupo estruturado, polarizado e orientado em função dos próprios membros que constituem o grupo – grupo de formação).

  • Ninguém vive isolado e não se pode compreender o comportamento do 

    indivíduo sem considerar a influência de outro. Estabelecemos relações onde há 

    uma intenção particular de cada uma das pessoas envolvidas, isso significa entrar 

    em entendimento para que algum objetivo seja alcançado. A chegada ao objetivo 

    depende então, necessariamente, desse relacionamento.

    Todos nós vivemos e pertencemos a diferentes grupos: grupos de família, de 

    trabalho, de clube, de futebol, entre outros. Segundo Bergamini (1982), todo o 

    indivíduo tem três necessidades interpessoais: Inclusão, Controle e Afeição. Ao 

    associar-se a um grupo, cada pessoa passará por diferentes formas de atendimento 

    de suas necessidades.

    Bergamini (1982) distingue dois tipos de pequenos grupos: 

    Sociogrupo – aquele que se organiza e se orienta em função da execução ou 

    cumprimento de uma tarefa.

    Psicogrupo – estruturado em função da polarização dos seus próprios membros.

    Kurt Lewin (apud Bergamini, 1982) considera que a dinâmica do grupo é 

    determinada pelo conjunto de interações existentes no interior de um espaço 

    psicossocial. O comportamento dos indivíduos é em função dessa dinâmica grupal, 

    independente das vontades individuais. Portanto, são elaborados quatro

    pressupostos:

    • A interação do indivíduo no grupo depende de uma clara definição de sua 

    participação no seu espaço vital;

    • O indivíduo utiliza-se do grupo para satisfazer às suas necessidades próprias;

    • Nenhum membro de um grupo deixa de sofrer o impacto do grupo e não escapa à 

    sua totalidade;

    • O grupo é considerado como um dos elementos do espaço vital do indivíduo.


ID
182242
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Agostinho Minicucci, os métodos de agrupamento, por meio de técnicas de ação, podem ser agrupados em técnicas de reunião ou sessão, também chamadas discussões em pequenos grupos; nos chamados grupos grandes ou reuniões de longa duração (dias ou semanas); e nos chamados métodos

Alternativas
Comentários
  • 2.1 TIPOSDE TÉCNICAS DE GRUPO 

    Os métodos de agrupamento, através de técnicas de ação, apresentam-se 

    em três grupos: 

    No 1º grupo consideramos as técnicas de “reunião” ou “sessão”. Elas visam 

    dar informações e conhecimentos a um grupo ou para levá-los à ação. Estas 

    também são chamadas discussões em pequenos grupos. 

    As técnicas aqui utilizadas podem também ser conhecidas como 

    intercâmbio mútuo, face a face, grupo de idéias ou de informação. 

    No 2º grupo estão as técnicas em que dois fatores são significativos: 

    a) O tamanho do grupo; 

    b) A programação do tempo. 

    São os chamados grupos grandes ou reuniões de longa duração (dias ou 

    semanas). 

    No 3º grupo estão os chamados métodos de avaliação que são 

    essencialmente técnicas para melhorar o processo grupal. 

    Ao escolher e utilizar as técnicas convém observar o seguinte: 

    1º) Ás vezes há confusão em relação á denominação ou normas de 

    utilização de uma técnica. 

    Pode ser que você tenha programado uma sessão com painel e, na 

    verdade, acaba utilizando o simpósio. Acontece que você deveria ter-se valido do 

    simpósio, nesse tipo de reunião, antes de anunciar que o grupo seria trabalhado 

    em um painel. 

     

    http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/43229.pdf

  • Segundo Agostinho Minicucci, os métodos de agrupamento, por meio de técnicas de ação, podem ser agrupados em técnicas de reunião ou sessão, também chamadas discussões em pequenos grupos; nos chamados grupos grandes ou reuniões de longa duração (dias ou semanas); e nos chamados métodos de avaliação, que são essencialmente técnicas para melhorar o processo grupal.


ID
182245
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Dinâmica de Grupo, o especialista que contribui com sua vivência e conhecimento, como um co-participante que expõe fatos e levanta opiniões, como contribuição à discussão, e, ao término de uma discussão, sugere reformulações ao trabalho e analisa o desempenho de grupo, sendo também solicitado a elaborar programas e orientar desempenhos eficazes em reuniões de grupo denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode indicar literatura que explique esta resposta?

  • nao seria coordenador ?

  • como um co-participante que expõe fatos e levanta opiniões

  • têm umas questões que ninguém sabe da onde foi tirado, qual teoria, autor, abordagem, nada...

  • Funciona como um "co-participante"do grupo: acessor. Letra: D

    Bons estudos!


ID
182248
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estrelas no sociograma (representação gráfica obtida pela técnica de sociometria) são

Alternativas
Comentários
  • A técnica sociométrica e o sociograma (que é a sua representação gráfica) permitem verificar como estão as relações sociais no ambiente de trabalho, reconhecer os líderes aceitos e identificar as pessoas que, por algum motivo, estão marginalizadas, reconhecer as redes sociais: conjuntos específicos de ligações entre um determinado conjunto de indivíduos. panelinhas: grupos informais relativamente permanentes, envolvendo a amizade. Estrelas: os indivíduos que fazem conexão entre dois ou mais grupos, sem serem membros de qualquer um deles. Pontes: os indivíduos que servem de ligação ao pertencer a dois ou mais grupos. Isolados: os indivíduos que não estão conectados à rede social. Moreno propõe um instrumento , o teste sociométrico, que consiste num questionário com um número limitado de perguntas (até 5), em que cada membro do grupo é interrogado sobre as suas preferências em situações muito concretas e por ordem de prioridades. Os resultados do teste são registados num quadro de dupla entrada, denominada por matriz sociométrica, apresentando as suas preferência e rejeições.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociometria
  • O sociograma permite definir certas características, como:

    1. Estrelas: são as pessoas com maior frequência de relações ou preferências dentro da rede.

    2. Ligações: são pessoas que, sem serem membros, fazem a conexão entre dois ou mais conglomerados.

    3. Pontes: são pessoas que, sendo membros, servem de ligação entre dois ou mais conglomerados.

    4. Isolados: são pessoas que não estão conectadas à rede social.

    5. Panelinhas: são grupos informais permanentes ou não, que envolvem amizade e identificações pessoais.

    (Idalberto Chiavenato. Comportamento Organizacional, 2010).

ID
187534
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Todo membro de um grupo tem uma série diferenciada de atividades para executar. O conjunto de comportamentos esperados, relativos à posição de um indivíduo no âmbito de um grupo, é denominado papel. Embora o termo papel pareça suficientemente familiar, ele pode ser visto de diversos ângulos. Um papel representado é

Alternativas
Comentários
  • Papel esperado
    - é indicado pela organização, através da descrição ou apresentação de comportamentos emitidos por pessoas do grupo.
    Papel percebido
    - é o conjunto de atividades que uma pessoa acredita que deve desempenhar.
    Papel representado
    - é a conduta de uma pessoa em sua posição.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/62196415/FASCICULO-PSICOLOGIA-ORGANIZACIONAL

ID
221269
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:

Alternativas

ID
226948
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O grupo de funcionários que compõem a área de atendimento aos clientes da cadeia de Lojas Prendas e Mimos S.A. vem apresentando dificuldade em trabalhar em torno de um objetivo comum, em aceitar a responsabilidade pelo trabalho coletivo e em defender o seu próprio grupo das críticas e ataques externos.

Qual é o fenômeno relacionado à dinâmica do grupo que se configura nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • Qual foi a razão do anulamento?

     


ID
240184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a recrutamento e seleção de
pessoal.

Caso uma empresa necessite contratar empregado para ocupar cargo de alta posição hierárquica, o processo seletivo deverá ser realizado por meio de dinâmica de grupo.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    O modo de se escolher o ocupante de um cargo de Alta hierarquia requer a avaliação de seus conhecimentos e atributos necessários ao desempenho das respectivas atividades. De acordo com Amaru Maximiano ( Introdução à administração- ano 2000, 5º Edição, Pag:428 e 429) subentende-se que: Atividades em conjunto precisam ser dotadas de boa comunicação e liderança para desempenho de um bom processo (Comunicação+Sentimentos ). Um teste pré decisivo ao respectivo cargo se faz necessário para descobrir a sua aptidão ao cargo e gerenciamento de pessoas elevando positivamente o desempenho do grupo.
  • O segundo teste se refere à entrevista situacional. Nesse modelo de entrevista são utilizadas perguntas que solicitam ao candidato imaginar um conjunto de circunstâncias e indicar como reagiria na situação. As perguntas são orientadas para o futuro. Uma vantagem de questões situacionais é que todos os entrevistados respondem a mesma situação hipotética, em vez de descrever experiências únicas do passado. Outro ponto positivo esta no fato de permitirem aos entrevistados que não tiveram experiência de trabalho direto relevante para determinadas questões hipotéticas.
  • Caso uma empresa necessite contratar empregado para ocupar cargo de alta posição hierárquica, o processo seletivo deverá ser realizado por meio de dinâmica de grupo. (acho que o certo seria pode)

    Uma vez que, tudo dependerá do contexto, a fim de decidir quais técnicas utilizar. A dinâmica de grupo na maioria das vezes é útil, porém é sempre bom utilizar mais de uma técnica.

    gab: errado!


ID
240202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.

Alternativas
Comentários
  • A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.


ID
240286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à sociometria.

A investigação da dinâmica grupal, por meio da sociometria, denuncia e esclarece conflitos ao revelar a presença de distorções nas comunicações interpessoais, tanto no aspecto da emissão quanto da recepção de mensagens.

Alternativas
Comentários
  • A técnica sociométrica e o sociograma (que é a sua representação gráfica) permitem verificar como estão as relações sociais no ambiente de trabalho, reconhecer os líderes aceitos e identificar as pessoas que, por algum motivo, estão marginalizadas, reconhecer as redes sociais: conjuntos específicos de ligações entre um determinado conjunto de indivíduos. panelinhas: grupos informais relativamente permanentes, envolvendo a amizade. Estrelas: os indivíduos que fazem conexão entre dois ou mais grupos, sem serem membros de qualquer um deles. Pontes: os indivíduos que servem de ligação ao pertencer a dois ou mais grupos. Isolados: os indivíduos que não estão conectados à rede social.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociometria
  • Certo

    Assim Moreno denominou
    Sociometria como, o conjunto de técnicas por ele idealizadas para investigar, medir e estudar os processos vinculares que se manifestam nos grupos humanos”. (MENEGAZZO, ZURETTI e TOMASINI, 1995, p. 199)

    Texto: http://www.febrap.org.br/downloads/Cristiane.pdf

     

  • A sociometria relata o feixe de interações e de comunicações de todas as pessoas com as quais o indivíduo se relaciona e mostra a dinâmica do grupo no qual ele está inserido.

    gab: certo!


ID
240298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

Ao reproduzir as condições e a complexidade de problemas do mundo real, a dinâmica de grupo oferece a seus participantes a oportunidade de praticar suas habilidades, testar seus conhecimentos e inferir, antecipadamente, os efeitos indesejáveis desses problemas sobre a realidade.

Alternativas
Comentários
  • Boa questão, vamos pensar um pouco, veja que no início da questão fala-se em: "Ao reproduzir as condições e a complexidade de problemas do mundo real..."  em seguida, diz que a dinâmica de grupo oferece..., ou seja, a dinâmica de grupo com o objetivo de representar a vida real no ambiente de trabalho, cria oportunidades para os funcionário praticarem, testarem suas habilidades, além de inferir sobre os efeitos indesejáveis na vida funcional.
  • Uma coisa que pode levar ao erro nesta questão é a pessoa confundir dinâmica de grupo com técnicas de simulação como o role-playing e o psicodrama que são coisas diferentes.

  • certo

     


ID
240370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Em projetos de intervenção psicossocial, as dinâmicas de grupo e os jogos substituem os testes psicológicos, instrumentos considerados inadequados para esse tipo de intervenção.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada principalmente pelo seu caráter impositivo.


ID
481972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à dinâmica de grupo (DG) no processo seletivo, julgue os
itens que se seguem.

A DG é indicada quando, em um processo de avaliação, há grande número de pessoas para poucas ou apenas uma vaga e diante de candidatos qualificados de forma homogênea para o cargo.

Alternativas

ID
481975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à dinâmica de grupo (DG) no processo seletivo, julgue os
itens que se seguem.

O candidato que, durante a DG, foi estimulado a participar ativamente e não respondeu deverá ser eliminado do processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • Discordo, pois, depende muito do foco e objetivo da avaliação que a dinâmica pretende atingir. 

  • Questão que caberia recurso
  • Taxativa...

  • Ué?! Como ninguém questionou isso???

  • Penso que está certo, porque se a dinâmica de grupo faz parte de ''um processo amplo'' que é o processo seletivo, e essa ser uma etapa desse processo, quem não participar pode ser eliminado sim. Ficando só aqueles candidatos que passou dessa etapa (dinâmica de grupo) para outra etapa... (processos seletivos tem fases, e se a pessoa não quer participar, como irá avaliar ele naquele requisito? já mostra uma resistência a regras do candidato)

    Mas concordo que a questão seja subjetiva como colocou alguns colegas... (as vezes é difícil entender o que a banca quer rs, mas eu resolvi a questão por esse entendimento)

  • Penso que está certo, porque se a dinâmica de grupo faz parte de ''um processo amplo'' que é o processo seletivo, e essa ser uma etapa desse processo, quem não participar pode ser eliminado sim. Ficando só aqueles candidatos que passou dessa etapa (dinâmica de grupo) para outra etapa... (processos seletivos têm fases, e se a pessoa não quer participar, como irá avaliar ele naquele requisito? já mostra uma resistência a regras do candidato). Sem contar que a questão colocou que ele foi estimulado a participar e mesmo assim não respondeu (quis).

    Mas concordo que a questão seja subjetiva como colocou alguns colegas... (as vezes é difícil entender o que a banca quer rs, mas eu resolvi a questão por esse entendimento)


ID
481978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à dinâmica de grupo (DG) no processo seletivo, julgue os
itens que se seguem.

A DG retarda o processo de escolha do candidato, por constituir mais uma etapa no processo, mas clarifica a imagem do candidato, por meio dos dados obtidos pela entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro?

  • Dinâmica de Grupo e Entrevista são instrumentos distintos.

  • Acredito que o erro presente esteja em mencionar que a DG retarda o processo, uma vez que ela otimiza o tempo por ser aplicada no coletivo.

ID
527524
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Inving Janis cita a invasão americana ao Vietnã na década de 1960 como um dos exemplos de má decisão tomada por grupos coesos, com liderança diretiva e sob forte estresse. Grupos com tais características tendem a privilegiar a coesão grupal em detrimento da tomada de decisão racional. Esse fenômeno grupal é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamentoconsensual.


ID
565189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem várias técnicas de tomada de decisão em grupo. Cada uma delas tem diferentes vantagens e desvantagens, sendo possível sustentar que

Alternativas

ID
565192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tomada de decisões e realização de tarefas em grupo é muito utilizada atualmente no contexto organizacional devido às várias vantagens que possui quanto à tomada de
decisão e realização de tarefas individuais. Pode-se, no entanto, indicar como desvantagem desse procedimento a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Errado. As decisões em grupo baseiam-se em informações e conhecimentos mais abrangentes e diversos.

    Alternativa B. Errado. As decisões em grupo consideram uma maior diversidade de pensamento, embora, de fato, haja o risco de pensamento de grupo (risco de que os membros de grupos retenham opiniões contrárias, minoritárias ou impopulares para criar a aparência de estarem de acordo).

    Alternativa C. Errado. A qualidade da decisão depende de vários fatores. Não se pode afirmar que as decisões em grupo são de menor qualidade do que as decisões individuais. Na verdade, parte da doutrina defende exatamente o contrário, isto é, defende que decisões em grupo, em geral, trazem melhores resultados.

    Alternativa D. Certo. Uma das desvantagens da tomada de decisão em grupo é justamente o fato de essa tomada de decisão envolver um maior consumo de tempo.

    Alternativa E. Errado. A aceitação da decisão em grupo é maior do que de uma decisão individual.

    Gabarito: D


ID
565195
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um importante elemento da estrutura de qualquer grupo diz respeito ao status. Considerando sua função e efeitos na dinâmica de qualquer grupo, tem-se que

Alternativas

ID
581854
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O método de trabalho conhecido como Dinâmica de Grupo foi originalmente criado em 1944 por qual dos autores abaixo relacionados?

Alternativas
Comentários
  • Kurt-Lewin é considerado o fundador da moderna dinâmica de grupo


ID
594289
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em pesquisas recentes, Ana Cristina França (2006) conceitua o fenômeno psicossocial que “ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação das necessidades de duas ou mais partes”, como:

Alternativas
Comentários
  • Os contratos psicológicos são as expectativas e crenças dos indivíduos a respeito das obrigações recíprocas entre eles e suas organizações. O contrato psicológico é criado de forma espontânea e não faz parte do acordo formal entre empregado e empregador. O comprometimento organizacional refere-se à forma como cada pessoa percebe a motivação de seu vínculo com a organização, que pode ser de cunho afetivo, que reflete um desejo, instrumental, que reflete uma necessidade ou normativo, que reflete uma obrigação.


ID
680347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca de grupos e
equipes de trabalho.

Nos grupos, existem diferenças de poder entre seus membros. Os membros do núcleo central devem deter mais poder por serem mais abertos a mudanças.

Alternativas

ID
693841
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que está INCORRETAMENTE relacionada ao favorecimento da coesão grupal.

Alternativas

ID
767506
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maurizio Andolfi considera que todo o grupo tem sua verdade fundante que quando questionada tende a desorganizá-lo, aumentando a tensão e ameaçando a


Alternativas

ID
773398
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o processo grupal, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque não seria a letra e0 a resposta. Acredito inclusive que tem mais de uma alternativa correta essa questão..

    O gabarito letyra b) Não me parece o mais adequado até porque afirma que o estabelecimento de normas grupais pode ou não ocorrer. Sendo esse estabelecimento a meu ver essencial para a formação de um grupo formal.

    Alguém poderia ajudar nessas dúvidas por favor?

  • Tive o mesmo pensamento que o colega acima, em todo tipo de grupo deve haver estabelecimento de regras.

     

  • Acredito que a questão deseja saber qual a alternativa errada... letra B. Prezar pela individualidade comportamental que difere de qualquer mera previsibilidade, além disso, todo grupo tem suas normas, ainda que estas sejam vistas como certas ou erradas socialmente


ID
773926
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As dinâmicas de recreação e integração se encaixam no campo das relações humanas e servem para, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • http://www.formador.com.br/dinamicas-de-grupo/dinamicas-de-grupo-de-comunicacao-nao-verbal/8/1


ID
775087
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo social é um

Alternativas

ID
775108
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de dinâmica de grupo que permite analisar o comportamento pessoal e grupal a partir de exercícios bem específicos que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D


ID
855178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da
psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos,
julgue os itens a seguir.

Os processos do grupo, uma das variáveis presentes no comportamento de grupos, referem-se aos seus estágios de desenvolvimento e a coesão, comunicação e tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Fonte?


ID
855181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da
psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos,
julgue os itens a seguir.

A sinergia positiva, resultado do esforço coletivo coordenado, é uma característica predominante dos grupos de trabalho, tanto formais quanto informais.

Alternativas
Comentários
  • A sinergia positiva é predominante em equipes de trabalho e não em grupos. Enquanto o grupo apresenta sinergia neutra, e muitas vezes negativa, a equipe é capaz de desenvolver sinergia positiva. 


ID
855190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da
psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos,
julgue os itens a seguir.

No seu início, o grupo é marcado por expectativas positivas. Nesse estágio inicial, as pessoas acreditam que algo bom resultará de sua participação no grupo. Entretanto, há, nesse estágio, também certa ansiedade, o que o caracteriza como o estágio de conflito ou da insatisfação.

Alternativas
Comentários
  • conflito é outro estágio.

  • A primeira fase do desenvolvimento do grupo, denominada de formação, é caracterizada por grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança. 

    O segundo estágio, denominado de tormenta, é a ocasião onde surgem os conflitos e as resistências aos limites impostos à individualidade . 

  • O grupo é formado por 5 estágios:

    1- Formação: Momento inicial em que começam a conhecer melhor uns aos outros, existem ainda muitas incertezas.

    2- Tormenta: Fase de escolha do líder, existem muitas tensões e conflitos.

    3- Normalização: Nesta fase o grupo está mais unido e as questões de liderança já foram resolvidas. 

    4- Desempenho: Como o conflito e as incertezas já diminuíram, essa fase está focada no desempenho da tarefa.

    5- Interrupção: É a fase em que o grupo se desfaz, caso seja um grupo temporário.

     

    A questão traz que no seu início o grupo é marcado por expectativas positivas. Pelo contrário, surgem diversas incertezas e conflitos de valores. Após a resolução dessas questões é que o grupo torna-se mais amistoso e passa a desenvolver de forma efetivas as suas tarefas.


ID
855193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da
psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos,
julgue os itens a seguir.

A estrutura do grupo pressupõe uma composição heterogênea e é essa heterogeneidade que favorece a compatibilidade das necessidades interpessoais.

Alternativas
Comentários
  • homogeidade favorece.

     


ID
877939
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

“São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas. Por se tratar de atividades que envolvem atuação e muitas vezes simulações de uma circunstância profissional, o controle da situação por parte do candidato fica diminuído e os resultados podem ser mais visíveis e espontâneos. Essas técnicas necessitam de estruturação anterior e devem ser aplicadas por profissionais qualificados, capazes de controlar a situação e evitar conflitos ou descontrole emocional de algum participante”

Limongi-França; Arellano, 2002.

Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) em relação ao texto.

( ) O texto trata de técnicas vivenciais como entrevistas técnicas e dinâmicas de grupo, as quais têm por objetivo avaliar os aspectos da subjetividade do candidato.

( ) O texto versa sobre técnicas que solicitam participação ativa do candidato, porém não lhe indicam com precisão qual o desempenho que dele se espera diante da tarefa solicitada.

( ) O texto recomenda preparo ético, técnico e emocional por parte dos profissionais que vão aplicar tais técnicas em função da subjetividade que as caracterizam.

( ) O texto sugere que a espontaneidade por parte do candidato deve ser eliciada pelo profissional durante a aplicação de tais técnicas, desde que por meio dos estímulos adequados, considerando os dados que já possui a respeito daquele candidato.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que possa explicar esse gabarito?

ID
878008
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de dinâmica de grupo são largamente utilizadas em diferentes contextos.

Analise as afirmativas abaixo, em relação à utilização de dinâmica de grupo:

1. Dinâmica de grupo é uma técnica que objetiva avaliar como uma pessoa age por meio de situações reais experienciadas no local de trabalho.

2. O planejamento, a escolha e a aplicação da técnica de dinâmica de grupo devem ocorrer com base em objetivos claros e na busca de resultados preestabelecidos.

3. Na atividade de dinâmica de grupo em processos seletivos o facilitador não deve falar sobre a empresa ou a função do cargo para o qual os candidatos estão concorrendo.

4. Em caso de seleção de pessoal, o requisitante da vaga não deve participar do momento da dinâmica de grupo, caso não tenha formação para observar e avaliar grupos, atividade exclusiva de psicólogo.

5. Para sistematizar as observações dos candidatos a emprego realizadas durante a condução de dinâmica de grupo, o facilitador pode utilizar uma tabela de avaliação para facilitar sua análise posterior do desempenho dos candidatos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
878017
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as associações apresentadas abaixo entre diferentes abordagens para o estudo dos grupos com base na psicologia e autores representativos das mesmas:

( ) Abordagem psicanalítica de Rodrigues, teoria de espaço de Kurt Lewin, teoria da articulação de Bales, Homans e Whyte Jr.

( ) Orientação sociométrica (psicodrama) de Moreno, abordagem cognitiva de Festinger; teoria de sistemas de Newcomb.

( ) Abordagem psicanalítica de Bion, teoria de campo de Kurt Lewin, teoria da interação de Bales, Homans e Whyte Jr.

( ) Teoria de sistemas de Cartwright e Zander, orientação empírico-estatística de Cattell, abordagem cognitiva de Festinger.

( ) Abordagem psicanalítica de Bion, abordagem psicanalítica de Rodrigues, teoria da interação de Bales, Homans e Whyte Jr.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Sistema: Newcomb, Miller, Stodgil

    Teoria Psicanalítica: idealizada por Fredu... trabalhada por Bion, Thelen, Stock, Berne


ID
891568
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bergamin (2006) enfatiza quatro pressupostos básicos de Lewin, relacionados ao comportamento do grupo. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, indique a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O grupo deve ser considerado como o terreno onde o indivíduo se mantém.

( ) O grupo é considerado como um dos elementos do espaço vital do individuo.

( ) O individuo utiliza o grupo como um instrumento para satisfação de necessidades coletivas.

( ) Necessidades, expectativas e valores pessoais podem ser gratificados ou frustrados pelo grupo.

Alternativas
Comentários
  • Deste modo Bergamini (2006) sistematiza os quatro pressupostos básicos de Lewin:
     
    1. O grupo deve ser considerado como o terreno ao qual o indivíduo se mantêm;
     
    2. O individuo utiliza o grupo como seu instrumento para satisfação de necessidades próprias;
     
    3. Os valores, necessidades eexpectativas pessoais podem ser gratificados ou frustrados pelo grupo;
     
    4. O grupo é considerado como um dos elementos do espaço vital do indivíduo.
  • Para aqueles que não são assinantes, gabarito:

    c) V-V-F-V


ID
891574
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Minicucci (1987) afirma ser essa a primeira meta do trabalho grupal,que somente dessa forma o grupo terá sua eficácia e rendimento aumentados. Desenvolve as habilidades necessárias que favorecem o melhor desempenho de trabalho, não só no campo afetivo,como também na produção de satisfação. A respeito de qual meta o autorse refere?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Aprendizado social.


ID
902986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ano de 2012, os professores de um grande número de universidades federais entraram em greve com o objetivo de reivindicar junto ao governo melhores condições salariais.

A respeito desse movimento, o portal de notícias da Globo, em 17/05/2012, publicou:

Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciaram na terça-feira (15) que entrariam em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta. O presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto, disse que as atividades no Campus serão mantidas e que docentes vão apro- veitar a parte da manhã para passar nas salas e de- partamentos, com intuito de dialogar sobre a progra- mação e ganhar apoio da comunidade acadêmica do movimento. [...]

Disponível em: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/ noticia/2012/05/greve-de-professores-comeca-nesta-quinta- -feira-nas-universidades-federais.html. Acesso em: 07 jun.12. Adaptado.

O diálogo proposto pelos professores à comunidade reflete qual das táticas de influência das pessoas para transformar suas bases de poder?

Alternativas
Comentários
  • Táticas de Poder

    Insinuação: Usar bajulação, elogios e comportamento amigável antes de fazer o pedido.

    Pressão: Usar avisos, repetição das solicitações e ameaças.

    Coalizão: conseguir a ajuda de outros para persuadir o alvo, ou obter o apoio de outras pessoas na organização para isto. CERTA

    Legitimidade: Basear-se na autoridade da posição ou no fato de que a demanda está de acordo com as políticas ou regras da organização.

    Troca: Recompensar o alvo com benefícios ou favores em troca do atendimento da demanda.


    Fonte: Comportamento Organizacional - Stephen Robbins.


ID
903046
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A pesquisa-ação é um importante instrumento nos estudos da dinâmica de grupo, além de ser uma técnica de intervenção nas organizações.

Na pesquisa-ação, o pesquisador ou agente de mudança

Alternativas
Comentários
  • O maior objetivo da pesquisa-ação é proporcionar novas informações, gerar e produzir conhecimento que traga melhorias e soluções para toda organização. E Thiollent vai além, afirmando que o conhecimento não é somente para informar, mas, principalmente, para conscientizar o grupo. Diante de um mercado que sofre constantes mudanças, a aplicação de uma pesquisa em que os sujeitos também são construtores (ativos) da pesquisa, é proporcionar a inserção deles, pois a pesquisa é construída de forma participativa.

    THIOLLENT, Michel. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997 - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v4n7p84-87

  • Lewin aponta a alternativa C) como objetivo da pesquisa-ação


ID
919891
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 1911, o psiquiatra __________________ lança o psicodrama e utiliza técnicas do teatro para buscar visualização cênica dos conflitos intrapsíquicos. Em 1931, ele passa a usar o termo Terapia de Grupo, e em 1944, ao fundamentá-lo com a Teoria Psicanalítica, funda o psicodrama psicanalítico. Neste relato, a quem estamos nos referindo?

Alternativas
Comentários
  • B- Jacob Moreno.

  • Jacob Moreno, em 1930 introduziu a expressão "dinâmica de grupo". O amor de Moreno pelo teatro, desde a sua infância, propiciou a utilização da técnica grupal do psicodrama, bastante difundido e praticado na atualidade.

    ZIMERMA, David E. Como trabalhamos com grupos. Artes Médicas. Porto Alegre, 1997.


ID
919894
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A existência de um grupo pressupõe uma série de características que lhe são intrínsecas e, portanto, definidoras. Assinale a alternativa que não pode ser característica de um grupo.

Alternativas
Comentários
  • É inerente ao grupo a formação de um campo grupal dinâmico com a presença de fantasias, desejos, expectativas, ansiedades, resistências, transferências e identificações.


ID
997546
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Duas áreas majoritárias de incerteza interna determinam o fluxo de atividades grupais: a dependência, que se expressa nas relações de autoridade, e a interdependência, que se expressa

Alternativas

ID
997549
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os grupos estabelecem suas próprias normas. Existem quatro tipos de normas grupais: as normas de aparência, de desempenho, de organização social e de alocação de recursos. As normas de desempenho

Alternativas
Comentários
  • ROBBINS:

    - Normas de desempenho: são exigências explicitas aos quais os empregados estão submetidos que são extremamente eficazes e afetam os indivíduos no seu ambiente de trabalho.
    - Normas de aparência: Incluem coisas como vestuário apropriado, lealdade ao grupo de trabalho, quando parecer ocupado e quando é aceitável ficar ocioso. Apresentar aparência de lealdade é importante em muitos grupos de trabalho e organização.
    - Normas de arranjo social: Estas normas vêm de grupos de trabalho informais e basicamente regulam as interações sociais dentro do grupo.
    - Normas de alocação de recursos: Estas normas podem originar-se no grupo ou na organização e incluem coisas como pagamento, designações de trabalhos difíceis e alocação de novas ferramentas e equipamentos.
  • Classes comuns de normas: são como impressões digitais: únicas.

    a)       Normas de desempenho: orientações sobre quanto empenho deve ser colocado no trabalho, como as tarefas devem ser executadas, o nível de resultados esperado, o nível adequado de atrasos.

    b)       Normas de aparência: forma correta de se vestir, a lealdade ao grupo ou à organização, quando se mostrar ocupado e quando é aceitável tirar um folga.

    c)        Normas de organização social: se origina nos grupos informais e regulam as interações socias dentro do grupo

    d)       Normas de alocação de recursos: podem se originar no grupo ou na organização e se referem a aspectos como remuneração, designação de tarefas difíceis e alocação de novas ferramentas e equipamentos.

  • Por favor, qual o autor desta teoria?

  • Alternativa A. Certo. A alternativa descreve exatamente as características das normas de desempenho.

    Alternativa B. Errado. A alternativa descreve as normas de aparência.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve as normas de organização social.

    Alternativa D. Errado. A alternativa descreve as normas de alocação de recursos.

    Alternativa E. Errado. As normas que afetam as relações formais dos grupos não são formuladas pelos grupos, mas pela própria organização

    Se quiser relembrar os tipos de normas criadas em um grupo, veja:

    a. Normas de aparência: normas que definem a maneira adequada de se vestir e comportar frente aos outros, lealdade ao grupo e à organização.

    b. Normas de desempenho: normas que definem diretrizes quanto a execução do trabalho, resultado esperado, volume de esforço a ser aplicado à tarefa, nível de faltas ou atrasos. São normas que afetam o desempenho das pessoas com base em suas habilidades e motivação.

    c. Normas de organização social: normas que definem as interações sociais dentro do grupo São normas informais que regulam as amizades dentro e foram do trabalho, com quem descansar, almoçar ou praticar esportes;

    d. Normas de alocação de recursos: normas que definem a distribuição de recursos entre os membros do grupo, divisão de ganhos, recompensas, remuneração, designação de tarefas mais difíceis, atribuição das ferramentas e instrumentos de trabalho.

    Gabarito: A


ID
1006906
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para José Bleger, o grupo é sempre uma instituição muito complexa, uma vez que entende a instituição como o nível interativo (corresponde ao ego organizado) do funcionamento

Alternativas
Comentários
  • Bleger (1970, p.67), para falar do grupo como instituição, aborda o tema como o "conjunto das normas, das regras e das atividades agrupadas em torno dos valores e das funções sociais". O autor diferencia instituição e organização: a instituição diz respeito ao nível interativo do funcionamento grupal; a organização, por outro lado, é definida como uma espécie de cristalização das relações grupais.

    BLEGER,J. O grupo como instituição e o grupo nas instituições. In: KAËS, R. et al. (Orgs.). A instituição e as instituições.
  • Bleger:

    a instituição diz respeito ao nível interativo do funcionamento grupal;

    a organização é definida como uma espécie de cristalização das relações grupais.

  • -->  instituição: nível interativo do funcionamento grupal (ego organizado)

    --> grupo como instituição: conjunto das normas, das regras e das atividades agrupadas em torno dos valores e das funções sociais

    --> organização:espécie de cristalização das relações grupais

    LIVRO: BLEGER,J. O grupo como instituição e o grupo nas instituições. In: KAËS, R. et al. (Orgs.). A instituição e as instituições.


ID
1130389
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

R. L. Munich(1996) define o estudo de dinâmica de grupo como os diferentes modos pelos quais o grupo, seu líder e seus membros individuais interagem em relação à tarefa, ao desenvolvimento e à estrutura do grupo. Sobre a dinâmica de grupo, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1172146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as situações descritas a seguir.

Situação 1 Os inspetores de uma empresa devem, ao final do dia, reportar-se ao gerente de seu departamento para terem seu trabalho avaliado.

Situação 2 Os funcionários de uma Universidade uniram-se com o intuito de reivindicar melhores condições salariais.

Situação 3 Aos domingos, um grupo de operários de uma empresa metalúrgica reúne-se para assistir aos jogos de seu time de futebol.

Ao se classificarem os grupos em formais e informais, percebem-se 4 tipos específicos. A partir desse modo de classificação, verifica-se que é característica do grupo da situação

Alternativas

ID
1172155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as seguintes situações descritas a seguir:

Situação 1

O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.

Situação 2 

A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.

A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram-se, respectivamente, nos seguintes estágios:

Alternativas
Comentários
  • ROBBINS (2005, p.187) diz que “os grupos geralmente passam por uma sequência padronizada em sua evolução.” Essa sequência é conhecida como modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. Esse modelo é composto por cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.
    O estágio de formação, que para CHIAVENATO (2005, p.282) é o estágio inicial da construção do grupo, segundo ROBBINS (2005, p.187) “é caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão “reconhecendo o terreno” para descobrir quais os comportamentos aceitáveis do grupo.”
    O estágio de tormenta “é o estágio que surge o conflito intergrupal”, pois, apesar dos membros aceitarem a existência do grupo, ainda fazem resistência ao controle que o grupo exerce sobre sua individualidade. CHIAVENATO (2005, p.282).
    No estágio de normalização, segundo CHIAVENATO (2005, p.282) “ocorre um forte senso de identidade grupal e camaradagem.” Nessa fase, explica ROBBINS (2005, p.187) o grupo começa a demonstrar coesão. “Este estágio de normalização se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e se assimila um conjunto de expectativas que define qual deve ser o comportamento correto dos seus membros.”
    No quarto estágio, que é o do desempenho, ROBBINS (2005, p.188) ressalta que a estrutura do grupo, nesse momento, é totalmente aceita. Nessa etapa, a “energia do grupo transfere-se, do esforço voltado ao conhecimento e compreensão mútuos de seus membros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.”

  • Menos bíblias e mais comentários sucintos nas questões de Administração....


    Situação 1 : NORMATIZAÇÃO/NORMALIZAÇÃO --> é a 3ª fase do grupo, aonde se cria normas de convivência no grupo e tem-se uma unidade coordenada e harmônica, com coesão, identidade grupal e camaradagem; 

    "grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional"


    Situação 2 : DESEMPENHO--> é a 4ª fase do grupo,aonde há o efetivo desempenho das atividades, haja vista que tudo já foi resolvido e a atenção do grupo agora está voltada à consecução das atividades;

    "grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados. "


  • A execução de Tarefas e funcionalidade são mencionadas na Situação 2. Ambas são relacionadas ao DESEMPENHO. E a única alternativa que consta o desempenho é a letra B (correta).


ID
1192132
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qualquer grupo se movimenta em dois planos: o ‘grupo de trabalho’ opera no plano consciente e busca a realização de uma tarefa, o ‘grupo de pressupostos básicos’ opera inconscientemente.
O autor dessa concepção do movimento grupal é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Bion, nos grupos de pressupostos básicos, seus integrantes participam de uma forma involuntária, automática e inevitável do grupo. São características instintivas dos grupos, e podem se apresentar de três formas: Dependência; Luta-fuga e Acasalamento.

    Já, o grupo de trabalho tem características análogas àquelas supostas por Freud ao ego, ou seja, estará voltado à realização da tarefa grupal. Caracteriza-se por uma atividade onde os indivíduos que compõem o grupo cooperam voluntariamente.
    Fonte: http://www.sbdg.org.br/web/artigos_det.php?id=354

ID
1192135
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os fundamentos técnicos do processo grupal, segundo David Zimerman, é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
1194988
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de modalidades de intervenções grupais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura de um campo grupal resulta da articulação entre elementos intra e intersubjetivos de seus componentes. 


ID
1215421
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao definir inclusão, Will Schutz (1994) diz que se trata de uma necessidade interpessoal de estabelecer e manter relacionamento satisfatório com as pessoas, tendo em vista sua

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    Segundo Schutz, autor da teoria “necessidades interpessoais”, “os membros de um grupo só aceitam se integrar depois que certas necessidades fundamentais são satisfeitas pelo grupo”. E em suas pesquisas conseguiu identificar três necessidades interpessoais: a de inclusão, de controle e de afeto. Assim, ao entrar em um grupo todos buscamos estas três necessidades respectivamente.

     

    Inclusão: Envolve a interação e a associação. Nesta primeira fase que observamos se fomos e por quem fomos aceitos, se somos valorizados e se estamos totalmente integrados neste novo grupo. Assim concluímos se estamos no grupo certo ou não, procurando afinidades com outros membros, para dessa forma conquistarmos a confiança um do outro.

     

    Controle: Aqui buscamos saber e estabelecer quais são nossas responsabilidades no grupo, quem o lidera e por que, e, como podemos influenciar nas decisões gerais, afim de então constituir as estruturas, atividades, objetivos, crescimento e progressos do grupo.

     

    Afeto: Considerada fundamental por Schutz, esta necessidade consiste em definir quem gosta de nós, quem mais consideramos e como podemos expressar essa amizade. Queremos provas de nossa valorização e respeito aos olhos dos demais, por quem somos e não pelo que temos.

     

    Em suma, a convivência consiste numa busca contínua de nos tornarmos melhores para conquistarmos nossos grupos com base no respeito e com os mesmos objetivos, partilhando experiências para futuros projetos em conjunto.

     

    http://relacoeshumanaseadm.blogspot.com/2014/06/necessidades-interpessoais-inclusao.html


ID
1215466
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Viés in-group refere-se ao processo pelo qual membros de um grupo

Alternativas

ID
1215472
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria Cognitivista, ao estudar os grupos, enfatiza a importância de compreender como os indivíduos

Alternativas
Comentários
  • Resposta no livro de Bandura: Teoria social cognitivista.

  • ecebem e integram as informações sobre o mundo social e como essa informação influi em seu comportamento.

  • Teoria Social Cognitivista - Aprendizagem Social (Bandura)

    Em 1961, Bandura fez um experimento com o João-Bobo (em inglês: Bobo Doll), aquele boneco que você bate e ele volta, sabe? Nesta investigação, o foco era perceber como as crianças reagiam ao ver alguém agredindo (fisicamente e verbalmente) o brinquedo inflável. Uma das lições deste experimento é que ao perceber que os adultos não eram punidos ao agredir, as crianças repetiam o comportamento agressivo. Por mais que o estudo tenha sido realizado com crianças, o adulto tende a seguir o mesmo caminho, tendo sua aprendizagem influenciada pela observação do comportamento dos outros e de suas conseqüências.

    A Teoria Cognitivista (Bandura), ao estudar os grupos, enfatiza a importância de compreender como os indivíduos recebem e integram as informações sobre o mundo social e como essa informação influi em seu comportamento.


ID
1274086
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a ocorrência do conflito grupal, analise os itens abaixo:

I. Disputa de papéis
II. Escassez de recursos
III. Ruídos comunicativos
IV. Diferenciação privilegiada de tarefas

Assinale a alternativa que identifica os fatores CORRETAMENTE associados ao desencadeamento do conflito grupal.

Alternativas

ID
1274089
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda sobre o processo de organização grupal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O status, que se refere ao nível ou posição de uma pessoa no grupo, independe (depende) das tarefas que a pessoa exerce

     

    -------------------

    Gabarito: B

  • Alguem sabe explicar pq o item A está correto?

  • Respondendo à colega, achei a seguinte resposta:

    "1) coesão – significa o resultado da aderência do indivíduo ao grupo, a fidelidade aos seus objetivos e a unidade nas suas ações. Todo grupo só consegue sobreviver se mantiver uma atração entre seus membros, assim, faz-se necessário uma certa pressão entre os membros para que nele permaneçam. Um grupo, de acordo com suas características, pode apresentar uma maior ou menor coesão. Uma maior coesão geralmente é obtida quando o grupo observa que as finalidades estão sendo cumpridas e os resultados estão sendo obtidos. Quanto maior a coesão maior a satisfação dos membros e maior a produtividade. Isso pode ser claramente observado em um time de futebol. Quanto mais ele se reveste do sentimento de equipe, melhores são os resultados obtidos. E viceversa: quanto melhores os resultados, mas aumenta a coesão do time."


    Fonte:A dinâmica dos grupos e o processo grupal, Vera Lúcia Amaral. Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Psicologia_Educacao/Psi_Ed_A10_J_GR_20112007.pdf

  • O QC era top quando podia botar imagens kk

  • .

  • Padrão

  • KKKKKKKKKKKKKK


ID
1281235
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O indivíduo, na sua relação com o ambiente social, interioriza o mundo como realidade concreta e subjetiva, na medida em que é pertinente ao indivíduo em questão e, que por sua vez se exterioriza em seus comportamentos” (LANEY, Sílvia T.; CODO, Wanderley, 2003) Sobre este tema, considere a validade das proposições abaixo.

I. A interiorização–exteriorização obedece a uma dialética em que a percepção do mundo se faz de acordo com o que já foi interiorizado, e a exteriorização do sujeito no mundo se faz conforme sua percepção das coisas existentes.

II. A cristalização de papéis impede qualquer comportamento novo que possa levar à desestruturação do grupo, promovendo a homogeneidade e proporcionando aumento de produtividade.

III. O significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1281238
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos estudos sobre a formação de grupos, considere a validade das proposições abaixo.

I. O sistema exigido é o que a organização pede dos participantes do grupo como parte de suas tarefas e encontra-se sempre nas descrições de cargos e não é compatível com o sistema emergente.

II. O sistema emergente é o que dá ao grupo sua identidade particular e está ligado à soma dos sistemas pessoais dos integrantes e do líder do grupo combinados com as exigências das tarefas.

III. Fatores como sistema pessoal, status externo, cultura organizacional, tecnologias e sistema de recompensas podem ser determinantes no que será exigido dos participantes e no que virá a emergir de seu comportamento.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1281241
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o fenômeno da coesão grupal, considere a validade das afirmações abaixo.

I. Os grupos coesos tendem a aumentar a produtividade se estiverem de acordo com os objetivos organizacionais e se apresentarem nível alto de integração.

II. Devido à busca de unanimidade, os grupos coesos passam por cima de sua motivação de analisar realisticamente cursos de ação alternativos.

III. Quando os grupos tornam-se muito coesos correm o risco de racionalizar qualquer dado que contradiga pressuposições e crenças, mas, em contrapartida, aumentam a produtividade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • III. Quando os grupos tornam-se muito coesos correm o risco de racionalizar qualquer dado que contradiga pressuposições e crenças, mas, em contrapartida, aumentam a produtividade.

    Quando a coesão do grupo é alta, ele tende a rejeitar dados que contradigam suas crenças na tentativa de proteger aquele arranjo grupal que vem funcionando bem


ID
1374217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais e aponta que a intermediação entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo é feita

Alternativas
Comentários
  • Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos. Para garantir essa organização, possuem normas; formas de pressionar seus elementos para que se conformem as normas; um funcionamento determinado, com tarefas e funções distribuídas entre seus elementos; formas de cooperação e de competição; seu líder e apresentam aspectos que atraem os indivíduos, impedindo que abandonem o grupo (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 1999).

     

    Existem as organizações ou elementos que servem de intermediários entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo. Essa intermediação é feita pelos grupos sociais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/processo-de-socializacao-grupos-sociais-e-papeis-sociais/32184

     

  • Podemos perceber nas teorias sobre o grupo uma postura tradicional onde sua função seria apenas a de definir papéis e, conseqüentemente, a identidade social dos indivíduos, e de garantir a sua produtividade, pela harmonia e manutenção das relações apreendidas na convivência. Por outro lado, temos teorias que enfatizam o caráter mediatório do grupo entre indivíduos e a sociedade enfatizando o processo pelo qual o grupo se produz.

     

    Contudo, é sempre preciso atentar em relação a qual autor a questão se refere, pois para autores como Lane e Baró, grupo vai muito além de definir papéis e mediar a relação sociedade e indivíduo. Segundo estes, o significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas; e o próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico, e neste sentido talvez fosse mais correto falarmos em processo grupal,
    em vez de grupo.

     

    -------------------

    Gabarito: B


ID
1392061
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação profissional do Psicólogo Social tem nas atividades com grupos, uma de suas principais ferramentas. Nessa perspectiva, temos em Kurt Lewin um dos principais expoentes dos trabalhos com grupos. É dele a Teoria de Campo, em que é concebido o que Lewin denominou como Campo Psicológico. São características do Campo Psicológico, EXCETO:

Alternativas

ID
1403020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na estrutura de qualquer grupo, há posições sociais distintas percebidas e atribuídas a seus membros, definidas como diferenças de status.

A psicologia dos grupos sustenta que

Alternativas
Comentários
  • Letra C: a percepção da justiça do status é mais importante que sua equidade para o funcionamento grupal equilibrado.

  • Referências?

ID
1403029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao confrontar a tomada de decisão em grupo com a tomada de decisão individual, constata-se que a tomada de decisão em grupo

Alternativas
Comentários
  • D) é mais indicada que a decisão individual quando é preciso gerar conhecimentos mais completos.


ID
1403041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere-se a situação descrita abaixo.

Um aluno é preso no campus de uma universidade federal portando drogas, e o fato dispara uma série de protestos do corpo discente. Para encontrar uma solução para a crise subsequente, é formado um grupo composto de representantes da polícia, alunos, representantes da reitoria e familiares do aluno infrator.

Como é classificado o grupo em questão, de acordo com a teorização proposta pela psicologia dos grupos?

Alternativas
Comentários
  • Para "matar a questão", observe a parte do texto que diz: PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA A CRISE SUBSEQUENTE


    O grupo em questão é de Tarefa, sendo entendido como aquele que se reúne para executar determinada atividade. Pode confundir um pouco com o Grupo de Interesse.

  • Grupo Operativo, de Pichón Riviere, tem o foco em uma tarefa.

    Podem ser divididos em grupos de ensino-aprendizagem, institucional e terapêutico.

    Possuem como tarefa explícita aprendizagem, diagnóstico e tratamentos. Sendo a tarefa implicita, modo como cada integrante vivencia o grupo. Enquadre (elementos fixos): tempo, duração e frequencia.

     

    "Sem esmorecer, vamos seguindo!"

  • Alguém saberia me dizer o erro da letra D?

    Achei que o interesse de todos era o mesmo = de encontrar uma solução para a crise.

    Grupos de Interesse só se formam dentro da mesma empresa?

  • Pelas informações do enunciado verificamos:

    (1) O grupo criado não se caracteriza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores entre seus membros. Não se trata, portanto de um grupo primário. Assim, incorreta a alternativa A.

    (2) trata-se de um grupo formal, posto que foi criado pela própria organização de maneira explícita para solucionar um problema. Assim, incorretas as alternativa D , E que tratam sobre grupos informais.

    (3) Sendo um grupo formal, temos duas opções: grupo de comando, caso haja hierarquia dentro do grupo (um líder formal e seus subordinados), ou um grupo de tarefas quando não existe essa hierarquia formal. Verificamos que o grupo é composto por membros de diferentes segmentos que não possuem hierarquia entre si, portanto, trata-se de um grupo de tarefa (Alternativa B).

    Gabarito: B

  • Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal. Ao contrário, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Três funcionários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal. É possível fazer uma subclassificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os grupos de comando e tarefa são ditados pela organização formal, enquanto os grupos de interesse e amizade são alianças informais. Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. A diretora de uma escola primária e suas 18 professoras formam um grupo de comando, assim como o diretor de auditoria postal e seus cinco inspetores. Os grupos de tarefa, também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Este conjunto de pessoas poderia ser definido como um grupo de tarefa. Pode-se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefa, mas, como estes últimos podem romper as fronteiras hierárquicas dentro da organização, o inverso não é verdadeiro. As pessoas também podem se reunir para atingir um objetivo comum, sendo ou não membros de um grupo de comando ou de tarefa. Isto é um grupo de interesse. Os funcionários que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias, para apoiar um colega que foi demitido ou para reivindicar melhores condições de trabalho formam um bloco unido para lutar por seus interesses comuns. Os grupos se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum. Chamamos essas formações de grupos de amizade.

    REFERÊNCIAS ROBBINS, Steven P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008

  • AS QUESTÕES DA CESGRANRIO SEMPRE HORRÍVEIS. A QUESTÃO NÃO EXPLICITA O AGENTE FORMADOR DO GRUPO. DIZ QUE É FORMADO UM GRUPO, PORÉM NAO DIZ SE FOI FORMADO PELA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (GRUPO FORMAL) OU ESPONTANEAMENTE PELOS PROPRIOS MEMBROS (GRUPO INFORMAL). PODERIA SER TANTO UM GRUPO DE TAREFA COMO DE INTERESSE

  • Grupos Formais x Grupos Informais

    Os grupos podem ser classificados em formais ou informais.

    Os grupos formais podem ser subdivididos em Grupos de Comando e Grupos de Tarefa.

    Os grupos informais podem ser subdivididos em Grupos de Interesse, Grupos de Amizade, Grupos Primários e Coalizões.

    a) Grupos Primários (de Apoio): São pequenos grupos, caracterizados pela lealdade, amizade e pelo senso comum de valores entre os poucos membros participantes do grupo. Por exemplo: Família e grupos de amigos.

    b) Grupos de Tarefa: Os grupos de tarefa também são definidos pela organização. Esse tipo de grupo é formado para executar uma determinada tarefa. Contudo, diferentemente dos grupos do comando, nos grupos de tarefa as relações existentes entre os indivíduos podem “romper” as fronteiras hierárquicas existentes. Ou seja, as relações existentes entre os indivíduos não estão limitadas ao “comando hierárquico imediato”. Isso acontece, pois, esse tipo de grupo pode ser composto por “superiores” e “subordinados” de diferentes áreas e departamentos da organização. Por exemplo: uma sindicância que visa a apurar determinada situação. O grupo de tarefa responsável pela sindicância poderá ser composto pelo presidente da Entidade, pelo diretor do departamento de pessoal, pelo gerente do departamento de compras e pelo analista do departamento de contabilidade e finanças.

    c) Grupos de Comando: Encontram-se definidos dentro do organograma da organização. Este grupo é composto por um superior hierárquico (chefe) e seus subordinados. Existe uma relação formal de autoridade. Os subordinados reportam-se diretamente ao superior hierárquico. Por exemplo: o Juiz de um Tribunal (superior hierárquico), e seus 10 assessores (subordinados).

    d) Grupos de Interesse: Ocorrem quando um conjunto de indivíduos se reúne para atingir um objetivo em comum (objetivo este que cada indivíduo do grupo tem interesse de atingir). Por exemplo: quando um grupo de pessoas, de uma determinada empresa, se reúne para reivindicar o pagamento de seus salários atrasados, ou então para reivindicar a melhoria da comida do refeitório. Perceba que a união das pessoas que formam o grupo de interesses ocorre devido a uma necessidade ou interesse em comum.

    e) Quanto à sua duração, os grupos podem ser classificados em: temporários ou permanentes.


ID
1530847
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O pensamento de grupo é um padrão de tomada de decisão

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. O termo é freqüentemente usado em sentido pejorativo.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_de_grupo

  • Letra. C


ID
1530880
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo não alcançará um equilíbrio estável, no qual todas as energias estarão focadas nas tarefas, até que

Alternativas

ID
1568071
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aronson, Wilson e Akert, citando estudos de Karau e Willians, afirmam que há diferenças de diversas ordens na indolência social. Descobriram que a tendência para maneirar, quando estão em grupo, é mais forte em:


I - membros de culturas asiáticas.


II - mulheres.


III - membros de culturas ocidentais.


IV - homens.


Dos itens acima: 

Alternativas

ID
1568074
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo “elo mais fraco da corrente”, para Aronson, Wilson e Akert o trabalho deste grupo é realizado por tarefa:

Alternativas
Comentários
  • A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três

    tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva.

    Aditiva: aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente

    o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições,

    como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se

    ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não

    ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.

    Conjuntiva: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do

    membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por

    exemplo, uma equipe de alpinistas pode escalar à velocidade do seu

    membro mais lento.

    Disjuntiva: o desempenho total do grupo é definido pela maneira como

    trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio

    nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou

    abaixo da média.

    GABARITO: D


ID
1568134
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aronson, Wilson e Akert analisaram a decisão do presidente Kennedy e seus assessores em relação à invasão de Cuba na Baía dos Porcos. Segundo os autores desse estudo, depreende-se que grupos não se sairiam melhor se seus membros estivessem acostumados a trabalhar juntos e tratassem de problemas importantes do mundo real. Uma teoria de tomada de decisão neste tipo de grupo define que há um fenômeno no qual manter a coesão e a solidariedade do grupo é mais importante do que examinar os fatos de modo realista. Este fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A


ID
1580401
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Zimerman (2000) afirma que a psicanálise contemporânea empresta um valor extraordinário à importância da função da mãe desde os primórdios do seu relacionamento com os filhos, muito particularmente no que se refere à concepção de uma função introduzida por Bion. Essa alude a uma função ativa da mãe, que promove importantes transformações no psiquismo da criança. De acordo com Zimerman (2000), essa função é, ainda, exercida pelo grupo. De que função se trata?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) Continente


ID
1618282
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos grandes desafios que se apresentam para os gestores organizacionais na atualidade é implementar formas de organização do trabalho com base no trabalho em equipe, alterando, assim, o modelo mais tradicional, baseado no trabalho em grupo.


Com base no trecho apresentado, julgue o item.


Considera-se que uma das distinções existentes na caracterização entre grupos e equipes de trabalho é que o grupo envolve um esforço individual, enquanto equipes de trabalho requerem foco no esforço coletivo.

Alternativas

ID
1652485
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Barros (2007), ao tomar o grupo como um dispositivo, refere-se a entender o grupo como,

Alternativas

ID
1652491
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Nossa tese: o grupo, bem como o indivíduo e a sociedade, tem funcionado em um mesmo registro – um modo que é, ao mesmo tempo, totalizante e individualizante” (Barros, 2007:322).
Deste modo:

I. O grupo – definido como um todo – está aprisionado no mesmo modelo uno que a díade indivíduo/ sociedade há séculos produz.

II. Modo-indivíduo constituiu-se, históricamente, como o modo de subjetividade dominante.

III. O grupo é formulado e tornado instituição, passando a instaurar campos de real, bem como monopólios de legitimidade e redes de especialistas para geri-lo.

Pode-se afirmar que APENAS a(s) proposição(ões):

Alternativas

ID
1690882
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como

Alternativas
Comentários
  • Estruturas de conduta (ou papéis assumidos):

    1º) Momento paranóide: o objeto do conhecimento é vivenciado como perigoso e é adotada uma atitude de desconfiança ou hostilidade ou, então, há uma reação direta com a ansiedade correspondente. 2º) Momento fóbico: o objeto do conhecimento é evitado, estabelecendo-se uma distância em relação a ele, fugindo-se ao contato ou aproximação. 3º) Momento contrafóbico: precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. 4º) Momento obsessivo: tentativa de controle e imobilização do objeto de conhecimento e um controle da distância em relação a esse objeto por meio de um ritual, uma estereotipia do esquema referencial*, ou de perguntas que tendem a controlar. 5º) Momento confusional: a defesa (de qualquer uma das anteriores) fracassa e acontece a entrada numa situação de confusão entre o eu e o objeto com seus diferentes aspectos que não podem ser discriminados.6º) Momento esquizóide: organização relativamente estável da evitação fóbica; há uma estabilização da distância em relação ao objeto através do alheamento e volta para os objetos internos. 7º) Momento depressivo: os diferentes aspectos do objeto de conhecimento foram introjetados e procede-se (ou tenta proceder) à sua elaboração. 8º) Momento epileptóide: reação contra o objeto para destruí-lo. * Esquema referencial: conjunto de experiências, conhecimentos e afetos com os quais o indivíduo pensa e atua.BLEGER, J. Temas em Psicologia. **grifos meus.
  • Bom, eu não sabia a matéria, mas acertei a questão. Pensei assim: 

    Postura fóbica é de medo

    Postura contrafóbica é de ataque,agressividade contra algo tido como repulsa ou rículo, ou seja, o inverso do fóbico que se esquiva de algo.

    Não é um referencial teórico, mas ajuda a acertar questões das quais não sabemos.

  • karina caroba, muito bem pensado. Obrigado por dividir o raciocínio


ID
1691146
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de grupos e equipes e suas respectivas características, relacione as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1 Grupos e equipes

1. Grupos

2. Equipes

Coluna 2 Características

( ) A responsabilidade pelo resultado final é compartilhada.

( ) Conjuntos formados por duas ou mais pessoas que interagem e buscam alcançar determinados objetivos.

( ) Conjuntos de pessoas que se identificam como membros de um coletivo relativamente estável, que interagem e que compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades.

( ) A meta é comum aos membros, é claramente estabelecida e somente pode ser alcançada com base no trabalho coletivo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas

ID
1755202
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo caracterizado por excessiva dependência de seus membros, necessidade de estabilidade e manutenção do grupo por meio de valores e regras rígidas apresenta uma organização

Alternativas
Comentários
  • Segundo Bleger a identidade grupal é formada pela identidade proporcionada por trabalha em comum, e que o fim é estabelecer interação e comportamentos institucionalizados, já a outra identidade é dada pela integração e interação entre as pessoas. Todavia outra identidade, que é particular é a identidade grupal sincrética, que não é dada pela integração ou interação, mas pela socialização. Segundo o autor quanto maior é o pertencimento a um grupo, maior é a identidade grupal sincrética (oposição a identidade por integração), assim como quanto maior foi a identidade por integração, menor será o pertencimento sincrético ao grupo.

    http://psicoresumos.blogspot.com.br/2014/05/o-grupo-como-instituicao-e-o-grupo-nas.html

     

  •  “um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existência como tais e entre eles atua um transitivismo permanente” &– Bleger (1964).

     

  • item c: sincrético.


ID
1794109
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os estudos dos grupos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva de qual referência "Kurt Lewin foi o primeiro estudioso a desenvolver uma teoria consistente sobre os grupos?"


ID
1811749
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das práticas mais demandadas ao profissional da Psicologia Organizacional e do Trabalho é a realização de dinâmicas de grupo, principalmente para soluções de problemas de conflitos interpessoais, desmotivação e aumento de produtividade.

I. Os manuais de técnicas de dinâmica de grupo se constituem na única e principal fonte de referência para os psicólogos que trabalham com grupos

                                           POR ISSO

II. deve-se sempre aplicar as técnicas de dinâmica de grupo da forma como estão lá descritas independente do contexto organizacional.

Assinale a resposta correta sobre as duas afirmações. 

Alternativas

ID
1821676
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O poder do grupo e da pessoa são dois lados de uma balança”. Analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:

Alternativas

ID
1821679
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo dos processos grupais tem como base conceitos como coesão, liderança e pressão de grupo, com os quais se entende o processo de construção e manutenção de um grupo em estágios ou fases. Em relação ao tema, analise se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):

✓ O estágio de grupo aglutinado é caracterizado por alta produtividade, onde o líder propõe ações e os membros esperam por soluções.

✓ O estágio de grupo possessivo é caracterizado por maior interação entre os membros e um líder como único coordenador das funções.

✓ O estágio de grupo coesivo é caracterizado por aceitação mútua entre os membros e o líder facilita a abertura do grupo.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • "Estágios de desenvolvimento referenciados por Lane (1984):

    Grupo aglutinado: o líder propõe ações conjuntas e do qual os membros esperam soluções; é um grupo de baixa produtividade.

    Grupo possessivo: o líder  se torna um coordenador de funções, e onde as tarefas exigem a participação de todos levando a maior interação e conhecimentos mútuos.

    Grupo coesivo: há uma aceitação mútua dos membros, o líder se mantém como coorde­nador e a ênfase do grupo está na manutenção da segurança conse­guida, vista como um privilégio. É um grupo que tende a se fechar, evitando a entrada de novos elementos.

    Grupo independente: liderança amplamente distribuída, pois o grupo já acumulou experiências e aprendizagens; os recursos materiais aumentam e as metas funda­mentais vão sendo alcançadas, surgindo novas metas que visam o desenvolvimento pleno dos membros e das pessoas que se relacio­nam com o grupo. É um grupo onde as relações de dominação são minimizadas e a coordenação das atividades tende para a auto­gestão.

    Não há tipos puros de grupos, pois estes estão sempre se processando dialeticamente, uma etapa englobando aspectos da etapa anterior." 

    https://grupoemprocesso.wordpress.com/tpgrupos/


ID
1863745
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Zimerman (2000), o grupo familiar exerce profunda e decisiva importância na estruturação psíquica do individuo, sobretudo na formação de sua personalidade e de seus grupos internos, o que, segundo esse autor, determina como a pessoa irá interagir e configurar suas relações grupais e sociais. Considerando que o grupo familiar sofre influências de fatores culturais e sociais, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com David E. Zimerman, em seu livro “Fundamentos Básicos das Grupoterapias", edição de 2000, a configuração dos grupos familiares vem sofrendo profundas transformações com a passagem das sucessivas gerações, e é inquestionável que isso traz significativas repercussões no bebê, na criança, no adolescente e futuro adulto, tanto no que diz respeito à formação de sua identidade individual, como também à grupal e social. Alguns dos fatores culturais e sociológicos que contribuem para este estado de coisas são:  

    - Um novo significado de família, com novos valores, expectativas e papéis a serem desempenhados. 
    - Uma maior emancipação da mulher, que geralmente deve trabalhar fora e que, por isso, deve fazer uma extenuante ginástica para conciliar as funções  maternas com as profissionais. 
    - Em contrapartida, também o perfil do homem tem mudado bastante, especialmente quanto à sua maior participação na economia doméstica e nos cuidados precoces com os filhos.
    - Igualmente os avós, de modo geral, não têm mais o mesmo tipo de uma disponível participação alva que tinham junto aos netos. 

    - O crescente índice de divórcios e recasamentos, sendo que, nesse último caso, acresce o fato de uma mistura dos respectivos filhos. 
    - Um número cada vez maior de mães adolescentes e solteiras. 
    - Um significativo aumento de casais estáveis de homossexuais, inclusive com a adoção de filhos, situação essa que conta com a aceitação de muitos países desenvolvidos
    - Igualmente, deve pesar o fato de que é cada vez maior a separação precoce dos filhos (a da filha, principalmente) em relação aos pais. 
    - Uma crescente mentalidade consumista, em grande parte ditada pela "mídia", que também exerce influência na armação de valores ideológicos. 
    - A angustiante necessidade de ter de conviver com a violência urbana; uma generalização da angústia de ordem econômica, etc.  

    GABARITO: C


ID
1863751
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de “campo grupal” é importante na compreensão da dinâmica estrutural em que o grupo se organiza. Esse campo é composto por múltiplos fenômenos e elementos psíquicos que estão em constante interação e representam enorme potencial energético resultante de forças coesivas e disruptivas. Sobre esse conceito, é correto considerar que:

Alternativas
Comentários
  • Quando as pessoas estão num grupo forma-se o que Zimerman (2000) chama de “campo grupal”, que constitui numa “estrutura que vai além da soma dos componentes” (p. 84). É resultante de alguns fenômenos subjetivos que são reflexos da interação de todos os membros. São eles: fantasias, mecanismos de defesas, ansiedades, resistências, transferência e contratransferência, vínculos, etc.

     

    -------------------

    Gabarito: C

  • De acordo com David Epelbaum Zimerman, em seu livro “Fundamentos Básicos das Grupoterapias", edição de 1993, a formação de um grupo vai além de uma simples soma de indivíduos com problemas  exclusivamente pessoais. A reunião de todos eles e mais o terapeuta, para uma 
    tarefa comum, gera a formação de um campo dinâmico, no qual se entrecruzam  necessidade, desejos, ataques, medos, culpas, defesas, papéis, identificações, movimentos resistenciais. transferências e contra transferências, etc. : o campo grupal. Nestes campos três aspectos se constituem como a coluna-mestra na formação dos processos inconscientes que ali gravitam: ansiedades, defesas e identificações.
    GABARITO: C

ID
1867003
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em geral, os autores, ao se referirem ao conceito de grupo, partem da descrição do mesmo fenômeno social: a reunião de duas ou mais pessoas com um objetivo comum de ação. O que difere é a leitura que os mesmos fazem do processo de constituição do grupo e do entendimento da finalidade do mesmo. Relacione adequadamente as descrições grupais aos respectivos autores.

1. Kurt Lewin.

2. Olmsted.

3. Silvia Lane.

( ) A função do grupo é definir papéis, o que leva a definição da identidade social dos indivíduos e a garantir a sua reprodutividade social.

( ) O grupo pode ser entendido como uma pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que têm algo significativamente importante em comum.

( ) A essência de um grupo não reside na similitude ou dissimilitude de seus membros, senão em sua interdependência. Um grupo pode ser caracterizado como um todo dinâmico; isto significa que uma mudança no estado de uma das partes modifica o estado de qualquer outra parte.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Silvia Lane: para a autora os grupos consistem em inter-relacionamentos de duas ou mais pessoas, exceto para casos onde o conceito é empregado de forma mais ampla, como quando ela se refere a classe social, sociedade, homens,  etc. para a autora, as caracteristicas pessoais são produzidas pelas relações grupais, na idetificação e diferenciacao, contribuindo tanto na formação da identidade como nos papeis sociais. para Lane a sociedade está estruturada em classes, sendo condição para a tomada de consciencia formação de grupos de semelhantes de modo a compreender os fenomenos sociais e reivindicar seus direitos, havendo necessidade de quebrar a reproducao de papeis sociais que reproduzem a condição dominador/ dominado.

     Olmsted: o grupo consiste  "uma pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que estão conscientes que tem algo significativamente importante em comum".

    Lewin: A essência de um grupo não reside na similitude ou dissimilitude de seus membros, senão em sua interdependência. Um grupo pode ser caracterizado como um todo dinâmico; isto significa que uma mudança no estado de uma das partes modifica o estado de qualquer outra parte.


ID
1892329
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em todo grupo existem duas tendências, marque a alternativa correta com relação as mesmas:

Alternativas

ID
1912642
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os três conceitos de base da dinâmica de grupos de Kurt Lewin, que servem para revelar a gênese e a dinâmica dos grupos, são:

Alternativas
Comentários
  • Baseado no livro:

    Dinâmica e Gênese dos Grupos - Gerald Bernard Mailhiot

    Três conceitos básicos mencionados na questão:

    1) Totalidade dinâmica: para Lewin todo conjunto de elementos interdependentes constitui uma totalidade dinâmica. Se os grupos são sempre totalidades dinâmicas, as totalidades estão longe de serem exclusivamente grupos. Por exemplo, a personalidade é uma totalidade dinâmica na medida em que pode ser considerada como um complexo de sistemas, de formas e de processos psíquicos.

    2) Eu social: para Lewin a personalidade revela-se como uma configuração de regiões, tendo uma estrutura que ele chama de “quase-estacionária”. Quer significar com isto que é preciso conceber a personalidade como um sistema que tende a reencontrar-se idêntico a si mesmo em todas as situações. O eu (a que ele prefere chamar de ‘self’ em vez de ‘ego’) revela-se em relação às realidades sociais como um sistema de círculos concêntricos. Ao centro encontra-se o “eu íntimo”: núcleo dinâmico e formado por valores para ele fundamentais, de maior importância para o indivíduo. Em torno deste núcleo, a região intermediária é chamada pelo autor de “eu social”: apresentando sistemas de valores compartilhados com certos grupos, como os valores de classe, profissionais, etc. Na periferia da personalidade encontra-se situado o “eu público”, diferente do eu íntimo, este último é um eu aberto, constituindo a região mais superficial de uma personalidade.

    3) Campo social: Para Lewin o campo social é essencialmente uma totalidade dinâmica, constituída por entidades sociais coexistentes, não necessariamente integradas entre elas. Assim podem coexistir no interior de um mesmo campo social, grupos, sub grupos, indivíduos separados por barreiras sociais ou ligados por redes de comunicações. O que o caracteriza são as posições relativas que nele ocupam os diferentes elementos que o constituem. O campo social é para Lewin uma “Gestalt”, isto é, um todo irredutível aos sub grupos que nele coexistem e aos indivíduos que ele engloba.


ID
1951138
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atitude de um facilitador em qualquer grupo é a de:

Alternativas

ID
1951174
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as reações mais comuns de se perceber no grupo e que corresponde a sentimentos da ordem da agressividade e culpa direcionadas a uma pessoa. Assinale a alternativa que corresponde a esta descrição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito para quem não é assinante:

     b)bode expiatório


ID
1951192
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o processo de grupo de encontro, é correto afirmar que são características da fase de resistência a expressão pessoal e que impedem a comunicação ideal:

Alternativas

ID
1951195
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o conceito de grupo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) é uma configuração de sujeitos em interação, mutuamente independentes que buscam o desenvolvimento pleno de si e dos seus membros. 


ID
1953808
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Anderson, citado por Rasera e Japur (2007), no livro "Grupo como construção social", a partir de uma concepção de conversação como processo, aponta a impossibilidade de uma definição única de conversação. Contudo, descreve algumas características básicas a todas as conversações. Assinale a opção que apresenta uma característica básica a todas as conversações.

Alternativas

ID
1958554
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao que Zimerman (2000) apresenta sobre o fenômeno de transferência no campo grupal, assinale a opção correta. 

Alternativas

ID
1958644
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Zimerman (2000), no campo grupal, as manifestações transferenciais adquirem uma complexidade maior do que no individual, porquanto, nele, surgem as assim denominadas: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   a) transferências cruzadas


ID
1958674
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Zimermam (2000), que modalidade de grupo é uma indicação prioritária em todos os programas educacionais, que visam fundamentalmente a aliar ao propósito da informação o da formação, especialmente no que se refere à aquisição de atitudes internas?

Alternativas

ID
1958680
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Zimerman (2000), o enquadre é conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o processo terapêutico. No que se refere ao enquadre (setting), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
1968880
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo grupal implica

Alternativas