SóProvas



Questões de Banco de Dados e Programas Específicos (Project e Autocad)


ID
19219
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Microsoft Access XP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    O que é uma macro?
    Uma macro é uma ferramenta que lhe permite automatizar tarefas e adicionar funcionalidade aos seus formulários, relatórios e controlos. Por exemplo, se adicionar um botão de comando a um formulário, associa o acontecimento Ao Fazer Clique do botão a uma macro e a macro contém os comandos que deseja que o botão execute sempre que for clicado.
    No Access, é mais fácil pensar em macros como uma linguagem de programação simplificada que escreve construindo uma lista de ações a executar.
    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-pt/access-help/principios-basicos-de-macros-no-access-2007-HA001214202.aspx?CTT=1
  • Macros


    Pode-se pensar nas macros no Access como uma linguagem de programação simplificada que você pode usar para adicionar funcionalidade ao banco de dados. Por exemplo, você pode anexar uma macro a um botão de comando em um formulário para que ela seja executada sempre que o botão for clicado. As macros contêm ações que executam tarefas, como abrir um relatório, executar uma consulta ou fechar o banco de dados. A maioria das operações do banco de dados que você faz manualmente podem ser automatizadas usando macros, então elas podem ser excelentes dispositivos para economizar tempo.

    https://support.office.com/pt-br/article/No%C3%A7%C3%B5es-b%C3%A1sicas-do-banco-de-dados-a849ac16-07c7-4a31-9948-3c8c94a7c204

  • Gabarito A

    Uma macro (abreviação para macroinstrução), em ciência da computação, é uma regra ou padrão que especifica como uma certa sequência de entrada (frequentemente uma sequência de caracteres) deve ser mapeada para uma substituição de sequência de saída (também frequentemente uma sequência de caracteres) de acordo com um procedimento definido. O processo de mapeamento que instancia (transforma) uma utilização de macro em uma sequência específica é conhecido como expansão de macro. O recurso de escrita de macros pode ser fornecido como parte de um software aplicativo ou como uma parte de uma linguagem de programação. No primeiro caso, as macros são usadas para realizar tarefas usando o aplicativo menos repetitivo. No outro caso, elas são uma ferramenta que permite um programador habilitar a reutilização de código ou mesmo projetar linguagens de domínio específico.

    Existem duas ramificações de macros, cada uma com diferentes padrões de entrada e de saída:

    Macros de programação possuem um programa de computador como entrada e retornam como saída um novo e expandido programa. Tal processo é chamado expansão por macros e a ferramenta que faz isto é chamada de macro-expansor, ou simplesmente pré-processador. Para muitas linguagens de programação o macro-expansor é incluído no interpretador ou no compilador. Tais macros permitem a utilização de abstrações de alto nível nas linguagens de programação.

    Macros de teclado ou mouse e macros de aplicação possuem um comando como entrada e retornam como saída um novo e expandido conjunto de comandos ou instruções. Tais macros são tipicamente usadas para automatizar sequências de instruções, movimentos ou regras frequentemente usadas.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
20521
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma interface padrão utilizada para acessar SGBD, Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, desenvolvida pela Microsoft, é denominada

Alternativas
Comentários
  • ODBC é um padrão para acesso a sistemas gerenciadores de bancos de dados.Este padrão define um conjunto de interfaces que permitem o uso de linguagens de programação como Visual Basic,entre outras capazes de utilizar estas interfaces, para ter acesso a uma vasta gama de bases de dados distintas sem a necessidade de codificar métodos de acesso especializados.
  •  ODBC (acrônimo para Open Data Base Connectivity) é um padrão para acesso a sistemas gerenciadores de bancos de dados. Este padrão define um conjunto de interfaces que permitem o uso de linguagens de programação como Visual Basic, Delphi, Visual C++, entre outras capazes de utilizar estas interfaces, para ter acesso a uma vasta gama de bases de dados distintas sem a necessidade de codificar métodos de acesso especializados.
    O ODBC possui uma implementação específica da linguagem SQL com a qual a aplicação pode se comunicar com a base de dados de forma transparente, permitindo, por exemplo, que um mesmo programa possa utilizar simultaneamente o MySQL, o Access e o SQL Server sem a necessidade de mudanças na sua camada de dados. O uso destas interfaces está condicionado à existência de drivers ODBC específicos para as bases de dados que se deseja acessar.

  • Cluster

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Columbia, o novo (2004) cluster da NASA, 20 Altix clusters executando Linux (10,240 processadores)

    Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

    RAID- Redundant Array of Independent Drives ou ainda Conjunto Redundante de Discos Independentes, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composta por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. [Ex: dividir o HD em C/: e D/:].  Caracteriza-se por ser a chamada redundância de armazenamento de dados.
     

    O FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Criado em 1996 pela Microsoft para substituir o FAT16 usado pelo MS-DOS e com uma série de limitações. O FAT32 foi implementado nos sistemas Windows 95 (OSR2), Windows 98 e Millennium e ainda possui compatibilidade com os sistemas Windows 2000 e Windows XP, que utilizam um sistema de arquivos mais moderno, o NTFS, que foi continuado, sendo usado também nos sistemas Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008 R1/R2 (para servidores empresariais).

    fonte: wikipédia.

     



     

  • A interface utilizada para acessar SGBDs, dentre as alternativas disponíveis na questão, é o ODBC (Open Database Communication), que é uma API (Application program interface) padrão, utilizada para acessar SGBDs.

    O objetivo do ODBC é tornar possível o acesso a qualquer dado a partir de qualquer aplicativo, independentemente de que SGBD esteja responsável pelo dado. Isso é alcançado utilizando uma camada intermediária – o driver – entre o aplicativo e o SGBD. Essa camada traduz as consultas do aplicativo para comandos que o SGBD entenda. 

  • d-

    In computing, Open Database Connectivity (ODBC) is a standard application programming interface (API) for accessing database management systems (DBMS). An application written using ODBC can be ported to other platforms, both on the client and server side, with few changes to the data access code. ODBC accomplishes DBMS independence by using an ODBC driver as a translation layer between the application and the DBMS.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Database_Connectivity


ID
27757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre as ferramentas do Microsoft Office 2000 Professional, considerando instalação padrão em português, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • dBASE foi o primeiro SGBD largamente utilizado industrialmente, pelo Apple II, Apple Macintosh e PC's IBM para DOS, onde se tornou um dos softwares mais vendidos durante alguns anos. O dBASE nunca conseguiu migrar com sucesso para a plataforma Microsoft Windows, e foi, em alguns casos, substituído por novos produtos, como Paradox, Clipper, FoxPro e Microsoft Access. dBase foi vendido para a Borland em 1991, que vendeu os direitos da linha de produtos, em 1999, para a recém-formada dBASE Inc.

ID
29101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Associe alguns termos do Microsoft Access, na coluna da esquerda, com suas definições, na coluna da direita.

 I - Relatório
II - Macro
III - Consulta
IV - Tabela

P - Objeto em que são armazenados dados de um assunto específico, de modo estruturado; possui uma lista de linhas e colunas.

Q - Objeto utilizado para rever, adicionar, alterar ou eliminar dados da base de dados; permite obter respostas para questões que seriam difíceis de perceber observando os dados diretamente e, ainda, filtrar, efetuar cálculos e resumir dados.

R - Objeto utilizado para visualização de dados, destinado especialmente à impressão, permitindo que sejam definidos cabeçalho e rodapé de páginas e que sejam configuradas formatações para facilitar a impressão.

A relação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    O conceito de Macro poderá ser lembrado como um pequeno programa, um script, uma rotina, desenvolvida dentro de uma aplicação, como o Microsoft Office, através de uma linguagem de programação específica como o Visual Basic for Applications (VBA), que possibilita a automatização de tarefas repetitivas. A macro que será executada quando um documento, planilha, apresentação ou banco de dados for carregado pelo Word, Excel, PowerPoint ou Access, chama-se AUTOEXEC. Quando a macro contém comandos maliciosos, será detectada como um vírus de macro pelos softwares antivírus.
    Os arquivos produzidos nas versões pré-2007 não possuíam diferença clara entre aqueles com ou sem macros. A partir do 2007, arquivos finalizados com M, como DOCM e XLSM informam o usuário que aquele arquivo possui uma macro gravada. Caso o usuário não deseje executar a macro AUTOEXEC no carregamento do arquivo, deve abrir o arquivo segurando a tecla SHIFT.
  • Relatório é utilizado para visualização de dados, destinado especialmente à impressão, permitindo que sejam definidos cabeçalho e rodapé de páginas e que sejam configuradas formatações para facilitar a impressão.

     

    Consulta é utilizada para rever, adicionar, alterar ou eliminar dados da base de dados. Permite obter respostas para questões que seriam difíceis de perceber observando os dados diretamente além de filtrar, efetuar cálculos e resumir dados.

     

    Na tabela são armazenados dados de um assunto específico, de modo estruturado. Possui uma lista de linhas e colunas.


ID
76831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma empresa decide modernizar o sistema de busca disponível em seu Portal, uma vez que os usuários reclamam do mecanismo atual (CGI em PHP). A insatisfação é ocasionada, principalmente, por resultados repetidos e não relevantes. O que pode ser feito em relação a esse sistema para aumentar o nível de satisfação dos usuários?

Alternativas
Comentários
  • Na página do Apache Lucene (http://lucene.apache.org/java/docs/), encontra-se o seguinte texto: Apache Lucene is a high-performance, full-featured text search engine library written entirely in Java. It is a technology suitable for nearly any application that requires full-text search, especially cross-platform.Apache Lucene is an open source project available for free download.Logo, a resposta é letra B.
  • Eu discordo do gabarito e da explicação.A insatisfação dos usuários, segundo consta no enunciado, não se deve à performance da busca, mas aos resultados que são repetidos e pouco relevantes. A simples adoção do Lucene não resolveria o problema, que depende da semântica das informações.Para mim, portanto, não há opção correta.
  • Discordo também da explicação... no entanto a questão só deixa essa alternativa...visto q full-text é péssimo em performance.mudar de php para JAVA, sem alterar o mecânismo de busca não vai modificar muito.criar aplicativo para usar a busca (vai continuar com baixa performance do mesmo jeito.o fato de usar objeto relacional (ibatis) não vai mudar mta coisa também.
  • O full-text ser péssimo em performance não vem ao caso até onde entendo, por isso concordo com o segundo comentário que diz que pode ser problema de semantica. Se os usuários tivessem reclamando de performance, fatalmente seria o lucene, mas não temos um estudo de viabilidade de implementação das soluções para assim apartir de uma arvore de decisão, definir qual seria a melhor escolha, baseando-se nas informações disponibilizadas, ou seja; a questão mostra poucas informações para decidir-mos a melhor resposta. Como por exemplo a quantidade de dados pesquisados, pois o full-text do mysql é relativamente performatico com poucos dados. Existem muitas variáveis para decidir essa implementação, que não foram expostas na questão.
  • A utilização de um mecanismo dedicado como o Lucene é primeiramente para aumentar a RELEVÂNCIA dos resultados obtidos, graças aos recursos disponíveis internamente na ferramenta, como ranqueamento, steamming, e diversas opções de filtragem.
  • Apache Lucene Núcleo

    Apache Lucene (TM) é um alto desempenho, full-featured texto biblioteca motor de busca escrito inteiramente em Java. É uma tecnologia adequada para aplicação quase todo o que requer pesquisa de texto completo, especialmente multi-plataforma.

    Apache Lucene é um projeto open source disponível para download gratuito. Por favor, use os links à direita para acessar Lucene.

    Características

    Lucene oferece recursos poderosos através de uma API simples:

    Escalável, de indexação de Alto Desempenho

    • sobre 95GB/hour em hardware moderno
    • pequenos requisitos de RAM - apenas 1MB de heap
    • indexação incremental tão rápido quanto a indexação de lotes
    • tamanho índice de cerca de 20-30% do tamanho de texto indexado

    Poderosa, precisa e eficiente Algoritmos de Busca

    • busca ranking - os melhores resultados retornados primeiro
    • muitos poderosos tipos de consultas: consultas, consultas frase curinga, consultas de proximidade, consultas alcance e muito mais
    • a busca por campos (por exemplo, título, autor, conteúdo)
    • intervalo de datas busca
    • ordenar por qualquer campo
    • múltipla índice de pesquisa com resultados mesclados
    • permite atualização simultânea e pesquisa

ID
76885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma empresa deseja disponibilizar um novo sistema de vendas na Internet, com foco no desempenho. Considerando a funcionalidade de busca de produtos e o tempo de resposta esperado, que ferramenta open source de TI é apropriada para medir a quantidade de usuários simultâneos suportada?

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra B)

    Apache JMeter é um software de fonte aberta, 100% puro Java desktop aplicativo projetado para carregar comportamento funcional e teste de desempenho medida. Ele foi originalmente projetado para testes de aplicações Web, mas desde então tem expandido para outras funções de teste.

     O que posso fazer com ele?

     Apache JMeter pode ser usado para testar o desempenho tanto em recursos estáticos e dinâmicos (imagens, Servlets, scripts Perl, Java Objects, bases de dados e consultas, servidores FTP e muito mais).  Ele pode ser usado para simular uma carga pesada em um servidor, rede ou objeto para testar a sua força ou para analisar o desempenho global no âmbito de diferentes tipos de carga. Você pode usá-lo para fazer uma análise gráfica de desempenho ou para testar o seu servidor / script / objeto comportamento sob carga pesada concorrente.

  •  a) LifeRay - empresa que faz software de gerenciamento de conteúdo, não está relacionada a testes de desempenho.
     b) JMeter - é um ferramenta OPEN SOURCE utilizada para testes de carga em serviços oferecidos por sistemas computacionais.
     c) Maven - é uma ferramenta para gerenciamento e automação de projetos em Java. Ela é similar à ferramenta Ant, mas possui um modelo de configuração mais simples, baseado no formato XML. Ajuda no Build, não em testes de desempenho.
     d) LoadRunner - Ferramenta de teste de performance da HP. NÃO É OPENSOURCE.
     e) Velocity - é um "Template-Engine" Open Source feito em Java. ele é um conjunto de classes, e não um programa diferente, em outra linguagem. Não está associado a testes de desempenho.

ID
76900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um programador inexperiente gerou, em determinado sistema, código-fonte de baixa qualidade que foi analisado e reprovado por ferramentas automatizadas de auditoria de código. Considerando-se que existem muitos códigos duplicados nesse sistema, que técnicas de refatoração são indicadas nessa situação?

Alternativas
Comentários
  • O principal refactoring é Extract Method, que transforma um pedaço de código em um novo método.
    Uma vez que o método esteja fatorado, a clareza do algoritmo pode ser melhorada com Substitute Algorithm.

ID
102316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de sistemas transacionais, julgue os itens a seguir.

Um escalonamento é considerado correto quando se pode encontrar um escalonamento serial que seja equivalente a ele. Dado um conjunto de transações T1, ... ,Tn, dois escalonamentos S1 e S2 são equivalentes se existe sincronização read-write e sincronização write-write.

Alternativas
Comentários
  • Um "sistema de informação" é um conjunto de dados mais a interface (programa) que permite a manutenção e consulta desses dados. Um "sistema de informação transacional" é o sistema de informação no qual os dados ficam armazenados em um sistema gerenciador de banco de dados (os mais famosos são o Oracle DB, Microsoft SQL Server e MySQL) e toda manutenção de dados é efetuada dentro de uma "transação", que ou grava todos os dados pertinentes ou, em caso de problemas, retorna ao estado anterior, garantindo assim que o banco de dados sempre permaneça em um estado de integridade (não permite gravar informações "pela metade").
  • como assim correto? não seria serializável? é a mesma coisa?

  • O que é sincronização read-write e sincronização write-write? ??
  • GABARITO: CERTO.


ID
102319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de sistemas transacionais, julgue os itens a seguir.

No two-phase locking, os locks de dados supõem que a transação está dividida em uma fase de crescimento, na qual os locks são feitos, e em uma fase de encolhimento, na qual os locks são confirmados.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do Gabarito Oficial Definitivo:

    A CESPE manteve o gabarito como C, mas o gabarito correto deveria ser E.

    No livro FUNDAMENTALS OF DATABASE SYSTEMS, Quarta Edição, de Elmasri e Navathe, página 588, temos: 

    "18.1.2 Guaranteeing Serializability by Two-Phase locking

    A transaction is said to follow the two-phase locking protocol if all locking operations (read_lock, wri te_l ock) precede the first unlock operation in the transaction.' Such a transaction can be divided into two phases: an expanding or growing (first) phase, during which new locks on items can be acquired but none can be released; and a shrinking (second) phase, during which existing locks can be released but no new locks can be acquired."

  • Concordo plenamente com o comentário do colega Maurício.
    O grabarito deveria ser alterado para errado.

    Alguem sabe se foram feitos recursos para esta questão?
  • Locks em tabelas são colocados automaticamente quando é feito qualquer alteração em registro ou estrutura da tabela. O objetivo do banco colocar um lock de tabela quando um usuário trava/altera/inclui/exclui um registro é evitar que a estrutura da tabela seja modificada durante este processo.
    Este tipo de lock pode ser colocado explicitamente com o comando LOCK TABLE [SHARED/EXCLUSIVE].
  • Existem técnicas de controle de transação:

    Uma dela é o Two Fase Lock - bloqueio em duas fases. Esta técnica é composta de duas etapas, uma deexpansão quando os locks são realizados e outra e encolhimento quando os locks são liberados.

  • Traduzindo o que o colega Maurício escreveu:

    "18.1.2 Garantindo a capacidade de serialização por travamento bifásico
    Diz-se que uma transação segue o protocolo de bloqueio de duas fases se todas as operações de bloqueio (read_lock, write_lock) precedem a primeira operação de desbloqueio na transação. ' Tal transação pode ser dividida em duas fases: uma fase em expansão ou em crescimento (primeira), durante a qual novos bloqueios em itens podem ser adquiridos, mas nenhum pode ser liberado; e uma segunda fase de encolhimento, durante a qual os bloqueios existentes podem ser liberados, mas nenhum novo bloqueio pode ser adquirido. "

     

    "Só ganha quem faz o gol." - Ronaldo Fenômeno

  • GABARITO: CERTO.


ID
102337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas de suporte a decisão (SSD), julgue os
itens seguintes.

Um SSD do tipo model-driven dá ênfase ao acesso e à manipulação de modelos financeiros, de otimização ou simulação. Esse tipo de SSD utiliza dados limitados e parâmetros fornecidos pelos operadores para auxiliar os desenvolvedores de sistemas na tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  •  é provido pelos usuários e não pelos operadores. 

  • Não sou da área de TI  e fico inseguro como a maioria nessas questões de informática. Concordo com o colega Augusto que comenta que SSD tem relação com memória sem partes móveis, mas o google também informa que SSD é sigla para Sistema de Suporte à Decisão. Em inglês o Gartner IT Glossary informa que a sigla é DSS para Decision Support System. Portanto a conclusão é precipitada. Apesar de não ter certeza, sou levado a acreditar que o primeiro comentário, da Luciana, é o mais correto. Se fosse preciso arriscar, eu até diria que quem toma a decisão é o usuário e não o desenvolvedor.
  • Um SAD (Sistema de Apoio à Decisão) ou SSD (Sistema de Suporte à Decisão), tanto faz, do tipo model-driven enfatiza o acesso e manipulação estatístico, financeiro, otimizado, ou modelo de simulação. Utiliza-se dados e parâmetros providos pelos USUÁRIOS para assistir a tomada de decisão analisando uma situação; não há necessidade um grande volume de dados.

    O Erro está em dizer que é função dos desenvolvedores utilizar dados. Ou seja, o usuário, na figura do gerente tomador de decisão, irá gerar os relatórios e analisar os dados.

    Concordo com o Marcelo Teixeira, acho que isso não tem nada a ver com memória flash.
  • "Um SSD do tipo model-driven dá ênfase ao acesso e à manipulação de modelos financeiros, de otimização ou simulação." (certo)

     "Esse tipo de SSD utiliza dados limitados e parâmetros fornecidos pelos operadores para auxiliar os desenvolvedores de sistemas na tomada de decisões." creio que um seja um erro dizer que ele utiliza dados limitados, visto que ele PODE fazer isso, mas também pode não fazê-lo. 

  • GABARITO: ERRADO.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: ERRADO.

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
102340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas de suporte a decisão (SSD), julgue os
itens seguintes.

Os SSD do tipo Internet-driven utilizam redes e tecnologias de comunicação para facilitar a colaboração e comunicação na tomada de decisões. Entre as ferramentas utilizadas nesses SSDs, estão groupwares, videoconferência e boards eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Internet-driven não existe. O nome correto é communication-driven:

     A communication-driven DSS supports more than one person working on a shared task

  • Impressionante a qualidade das avaliações dos comentários, o primeiro, avaliado como ruim, está correto e o segundo não tem nada haver!
    O próprio comando da questão define o que é SSD no contexto! é óbvio que a questão não se refere a discos de estado sólido! 
  • Sem ofensas é que na verdade o Sr. Augusto César da Motta Willer, é um grande participante em resposta, respostas estas às vezes através da Internet.

    E ai a comunidade tende a mandar boas notas para ele, mesmo não sabendo se a resposta "dele", está correta.

  • Prezados , 

    Os modelos de sistema a suporte a decisão são :

         Model-Driven

         Communication-Driven

         Data-Driven

         Document-Driven

         Knowledge-Driven

    Vemos que não existe o tipo internet-driven , portanto, a questão está errada.


    RESPOSTA: ERRADO



  • A questão se refere ao communication-driven que facilita comunicação e compartilhamento de informações.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Autor: Leandro Rangel, Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Ex Auditor da CGU., de Noções de Informática, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Segurança da Informação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Governança de TI, Engenharia de Software, Programação, Sistemas de Informação, Eletrônica, Arquitetura de Software

    Prezados , 

    Os modelos de sistema a suporte a decisão são :

       Model-Driven

       Communication-Driven

       Data-Driven

       Document-Driven

       Knowledge-Driven

    Vemos que não existe o tipo internet-driven , portanto, a questão está errada.

    RESPOSTA: ERRADO

  • QUESTÃO DO CÃO!


ID
104938
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Relação Equivalência Forte de Programas (EFP) define que um par de programas pertence à relação se as correspondentes funções computadas coincidem para

Alternativas
Comentários
  • A Relação Equivalência Forte de Programas (EFP) define que um par de programas pertence à relação se as correspondentes funções computadas coincidem para qualquer máquina.
  • Equivalência de Programas e Máquinas
    • Relação Equivalência Forte de Programas: Um par de programas pertence à relação se as correspondentes funções computadas coincidem para qualquer máquina; Ela é especialmente importante pois, ao agrupar diferentes programas em classes de equivalência de programas cujas funções coincidem, fornece subsídios para analisar propriedades de programas como complexidade estrutural.
    • Relação Equivalência de Programas em uma Máquina: Um par de programas pertence à relação se as correspondentes funções computadas coincidem para uma dada máquina;
    • Relação Equivalência de Máquinas: Um par de máquina pertence à relação se as máquinas podem se simular mutuamente. A simulação de uma máquina por outra pode ser feita usando programas diferentes.

ID
106129
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na elaboração de um formulário, um espaço destinado ao arquivamento de modo a não prejudicar o registro das informações deve ser observado como característica de

Alternativas
Comentários
  • Colocar o papel para impressão na máquina de maneira que o branco das margens
  • Significado de Margear: Colocar o papel para impressão na máquina de maneira que o branco das margens seja rigorosamente respeitado.

    (Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/margear.html)

ID
106261
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processo de criação de um pacote MSI, as tarefas de criar o "Instantâneo Antes", de criar o "Instantâneo Depois" e de comparar os "Instantâneos Antes e Depois", gerando o pacote, são realizadas, respectivamente, pelos programas

Alternativas
Comentários
  • O programa Discover compara os instantâneos Antes e Depois e anota as alterações. Isso cria um pacote Microsoft Installer com informações sobre como instalar esse programa nesse tipo de PC, no futuro.

    Ele cria, compara e gera o pacote.

    Letra A
  • http://support.microsoft.com/kb/257718/pt-br lá fala sobre o Discover no passo-a-passo para quem tiver dúvidas.
  • Como criar um pacote MSI para terceiros

    Para que este processo funcione corretamente, você deve iniciar com um PC limpo.

    1 Inicie com um PC limpo, ou um que seja o representante dos computadores na sua rede.

    2 Inicie o Discover para fotografar a configuração do software do PC representante. Este é o instantâneo Antes.

    3 Instale um programa no PC no qual você tirou o instantâneo Antes.

    4 Reinicie o PC.

    5 Execute o novo programa para verificar se funciona.

    6 Feche o programa.

    7 Inicie o Discover e tire um instantâneo Depois da nova configuração do PC. O programa Discover compara os instantâneos Antes e Depois e anota as alterações. Isso cria um pacote Microsoft Installer com informações sobre como instalar esse programa nesse tipo de PC, no futuro.

    8 (Opcional) Use o Veritas Software Console para personalizar o pacote Microsoft Installer.

    9 Limpe o computador de referência para executar o Discover novamente.

    10 (Opcional) Realize uma instalação de teste do programa em estações de trabalho que não sejam de produção.

    Para obter suporte para o Veritas Software Console, contate a Veritas.


    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/257718


ID
108808
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Indique a alternativa que contém o objeto Formulário do Access XP.


Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra A

    Formulário

    Os formulários podem ser criados de diversas maneiras. Todas elas são acessadas a partir da janela Banco de Dados, clicando-se na guia Formulários e, em seguida, no botão Novo – é aberta a caixa de diálogo Novo Formulário. Essa caixa de diálogo também permite escolher de qual tabela virão os dados para o formulário e para qual serão destinados. Os formulários nos possibilitam visualizar e editar os dados de uma ou de várias tabelas, pois é possível criar alguns que contenham dados de mais de uma tabela. Entre suas várias utilidades, podem: Ser usados como menus de controle, pois através deles é possível acessar os diversos objetos e funções de um bando de dados. Ser utilizados como caixas de diálogo, como mostra a tela abaixo, permitindo que o usuário faça opções e digite dados. Clique no menu Inserir, Formulário.

    A figura abaixo representa o botão objeto Formulário, vejamos:

  • Não entendi a figura maior, acima das respostas. De qualquer forma, gabarito "A".

ID
110767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cycle-scavenging e cycle stealing são exemplos de

Alternativas
Comentários
  • São técnicas para aproveitar os ciclos ociosos em CPUs de uma GRID
  • GAB. E


ID
113266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux e das
ferramentas do Microsoft Office e do BR Office, julgue os itens
a seguir.

O gerenciamento de bancos de dados do Windows utiliza aplicativos como o MySQL, o Oracle e o Postgresql para fins de organização e acesso aos dados no ambiente computacional.

Alternativas
Comentários
  • O gereciamento de banco de dados do WINDOWS é realizado pelo Microsoft Acces
  • Errado!


    As ferramentas descritas na questão são exemplos de SGBD´s (Sistema gerenciadores de banco de dados), que são usados para armazenar dados de sistemas diversos (Ex: Um sistema de um supermercado), mas não de sistemas operacionais. Eles nada tem a ver com a organização do ambiente computacional, conforme diz o item.

  •  O gerenciamento de banco de dados do Windows é o Access.

    Talvez a questão estivesse certa se trocássemos do por no.

  • NO WINDOWS A FERRAMENTA  UTILIZADA PARA GERÊNCIAMENTO DE DADOS É O Access .

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • GABARITO: ERRADO.

  • O gerenciamento do BD do win É feita pelo Micr. Acess


ID
120700
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas distribuídos, clusterização é o nome que se dá ao processo de interconexão de múltiplas máquinas com o objetivo de obter um aumento de disponibilidade, desempenho ou capacidade total de um sistema. Em relação à clusterização é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETO.comentando as alternativas erradas:A e D estão com os conceitos invertidos, portanto, FAILOVER é o processo no qual uma máquina assume os serviços de outra quando esta apresenta alguma falha, e Failback é o processo de retorno de um determinado serviço de uma outra máquina para sua máquina de origem. 
    B) SE estamos falando de "failback", ou recuperação de serviço, este procedimento EXIGE  que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes"; 
    E) A principal diferença entre clusters assimétricos e simétricos é que em umcluster simétrico NÃO HÁ há a figura de um servidor inativo aguardando uma falha de outro, primário, para então servir a aplicação. Neste modelo, ambos servidores servem alguma aplicação. Assim, os termos primário e secundário deixam de ser usados para designar o servidor, passando a ser usado para a aplicação. A FCC (preguiçosa), literalmente copiou de:http://www.eee.ufg.br/cepf/pff/2002/pf2002_04.pdf
  •  O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual[1]. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.

    Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.


ID
124417
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os Sistemas de Informação fornecem feedback para a administração sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo Sistemas de Informação é definido como um conjunto organizado de recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização.

Assinale a alternativa que indique esses recursos.

Alternativas
Comentários
  • NA DEFINIÇÃO TEMOS A RESPOSTA -E-Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
  • Às vezes a FGV elabora umas questões que a gente mal consegue entender o que ela está querendo. Acontece nas questões de português tb.

  • Os Sistemas de Informação estão diretamente relacionados às áreas principais do conhecimento de sistemas e necessárias aos profissionais de uma empresa, como conceitos em Tecnologias da Informação, Processos de Desenvolvimento, aplicações empresariais e desafios gerenciais. Sistemas de Informação é um conjunto organizado de recursos humanos, de hardware, de software, de dados e de redes de comunicações para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização.

    O ́BRIEN, James A. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e as decisões gerenciais na era da Internet, Ed. Saraiva, 2004, pág. 6

     

    Fonte: http://concurso.fgv.br/download/provas/sefaz10_gabarito_comentado_dia1.pdf


ID
129325
Banca
MOVENS
Órgão
DNPM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTML é uma linguagem de computador utilizada para formatar, publicar e distribuir informações dentro da internet. Essa linguagem é feita de marcações, ou etiquetas, que indicam qual a formatação ou efeito que define a aparência de um texto, tabela ou imagem, por exemplo. No que diz respeito à linguagem HTML e a suas marcações, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I - <tr>
II - <p>
III - <a>
IV - <li>
V - <b>

( ) Mostra o texto em negrito.
( ) Define um parágrafo.
( ) Define um item em uma lista.
( ) Define um link para outro documento.
( ) Define uma linha em uma tabela.

Alternativas
Comentários
  • Engraçado, não tem comentário, quando se trata de 8112 perguntando o que é reintgração temos 59 comentários.

  • Questão muito fácil, bastaria saber pelo menos um item que responderia a questão
    eu mesmo não manjo muito, mas sabia que <b> - Mostra o texto em negrito. 
    daí como só tem uma alternativa começando por  ' V ' dando a resposta!
  • Gab. E

    <b> Mostra o texto em negrito.

    <p> Define um parágrafo.

    <li> Define um item em uma lista.

    <a> Define um link para outro documento.

    <tr> Define uma linha em uma tabela.


ID
129985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os
itens que se seguem.

Os modelos ágeis são muito mais rápidos e eficientes que os modelos incremental e iterativo, não partilhando aqueles, portanto, das visões adotadas por estes.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman (2006, p. 48), o desenvolvimento Baseado em Componentes oferece benefícios inerentesem qualidade de software, produtividade dos desenvolvedores e custos globais dosistema. É um processo que enfatiza o projeto e a construção de sistemas usandocomponentes de software reusáveis. Compõe aplicações a partir de componentesprontos. Os requisitos que não são atendidos pelos componentes são adaptados ouexcluídos, quando possível (PRESSMAN, 2006, p. 663).


  • RESPOSTA ERRADA

    Acertei pelo método Nishimura

    #SEFAZAL


ID
130063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos frameworks de software, julgue os itens
subseqüentes.

A tecnologia Enterprise JavaBeans (EJB) é uma arquitetura de componentes do tipo cliente que atua na plataforma J2EE.

Alternativas
Comentários
  • EJB é um componente do tipo servidor que executa no container do servidor de aplicação. Os principais objetivos da tecnologia EJB são fornecer um rápido e simplificado desenvolvimento de aplicações Java baseado em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.

  • A plataforma Java 2 Enterprise Edition (J2EE) consiste em um conjunto de práticas, especificações e tecnologias da plataforma Java, gerenciadas pela Sun Microsystems, e que, juntas, visam oferecer suporte ao design, desenvolvimento e deploy de aplicações de missão crítica componentizadas, baseadas em objetos distribuídos e multicamadas. Por se tratar de um esforço de padronização da Sun e um consórcio de empresas, entre elas, IBM, Oracle e BEA, a plataforma J2EE tem se firmado como referência de qualidade e um padrão da indústria de software para e-Business.

    (Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/introducao-a-plataforma-j2ee-para-desenvolvimento-de-aplicacoes-componentizadas/7858)

     

    "Sigam-me os bons!"

  • errado


ID
130078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos frameworks de software, julgue os itens
subseqüentes.

O Plone é executado em Zope, foi escrito em Python e é usado como SGBD para portais de informação.

Alternativas
Comentários
  • Embora seja executado em Zope, escrito em Python e usado para construir portais de informação, o Plone não é um SGBD, e sim um  Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), que é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação.

    (Fonte: Wikipedia).

  • Plone é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) escrito na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF (Content Management Framework).
  • O ZOPE/Plone utiliza, como repositório de dados, o ZODB, um sistema gerenciador de banco de dados orientado a objetos (SGBDOO) com suporte a binary large objects (BLOBs).

  • Que p#@$ é essa? Isso é grego?
  • SGBD escrito em Python kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, de Content Management System) escrito na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF (Content Management Framework).

    O Plone pode ser usado para a construção de portais de informação em intranets, extranets e na Internet. Pode ser usado também para construir sistemas de publicação de documentos ou até como ferramenta para trabalho colaborativo. O Plone roda em praticamente qualquer plataforma.


  • RESPOSTA E PARA OS NÃO ASSINANTES

  • tá na linguagem do super man

  • Errado


ID
130084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos frameworks de software, julgue os itens
subseqüentes.

O QT, um framework opensource para a programação de interfaces gráficas, foi desenvolvido em C++ e contém bibliotecas para facilitar a programação.

Alternativas
Comentários
  • QT (pronunciado como "cute") é um framework multi-plataforma, para desenvolvimento de aplicações que necessitam de interface gráfica. Foi desenvolvido em C++, porém pode ser usado com outras linguagens de programação via "language bindings".
  • C++ é uma linguagem de programação multiplataforma, multi-paradigma e de médio nível, isto é, combina características de linguagens de alto e baixo níveis. É uma das linguagens mais populares do mundo, sendo muito utilizada também na área acadêmica para compor grade de disciplinas de curso superior.

    (Fonte: https://www.portalgsti.com.br/cplusplus/sobre/)

     

    "Sigam-me os bons!"

    • certo

ID
148339
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A orientação dos frames dentro de uma janela, definida em HTML, é realizada com os atributos

Alternativas
Comentários
  •  O uso de frames permite que diferentes arquivos HTML componham a mesma página, permitindo dividir o espaço da janela do navegador em colunas e/ou linhas e controlar o seu tamanho, determinando quantas serão as subdivisões e qual será sua distribuição na tela.

    É importante ressaltar que cada uma destas "partes da tela" é ocupada por arquivos diferentes, totalmente independentes.

    Rows = Linhas

    Cols = Colunas

    Alternatica correta: Letra "C"

     


ID
153991
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise os itens a seguir:

I. Serviços de tecnologia.

II. Tecnologia de redes e telecomunicações.

III. Software.

IV. Hardware.

São elementos que compõem a infraestrutura de TI de uma empresa os que constam em

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens fazem parte da infra'estrutura de TI de uma empresa.
  • bem pessoal podemos ver abaixo uma lista de serviços de infra-estrutura de TI e em destaque os mencionados na questão,
    espero ter ajudado.
                                           bom estudo a todos



                                  Serviços de Infra-estrutura de TI

    1. Administar os serviços de rede de comunicações da empresa
    2. Administrar serviços de mensagem entre grupos e em toda a extensão da empresa
    3. Recomendar padrões para ao menos um componente da arquitetura de TI (ex: hardware,
    sistemas operacionais e comunicação de dados)
    4. Prover segurança, planejamento contra desastres, e serviços de recuperação de negócio para as
    instalações e aplicações da empresa
    5. Prover conselhos sobre tecnológia e serviços de suporte
    6. Administrar, manter e dar suporte a facilidades de processamento de dados de larga escala (ex:
    operações de mainframe)
    7. Administrar aplicações e bases de dados em toda extensão da empresa ou das unidades de
    negócio
    8. Executar a administração de projetos de SI
    9. Prover conselhos sobre administração de dados e serviços de consultoria
    10. Executar planejamento de SI para as unidades de negócios
    11. Reforçar a arquitetura e padrões de TI
    12. Identificar e testar novas teconologias para negócios
    13. Implementar segurança plano de desastre e recuperação para as unidades de análise.
    14. Prover administração de informação eletrônica (exÇ EIS)
    15. Administrar aplicações específicas das unidades de negócio
    16. Prover administração de dados das unidades de negócio e na empresa como um todo, incluindo
    padronizações
    17. Desenvolver e administrar links eletronicos com fornecedores e clientes
    18. Desenvolver um ambiente comum de desenvolvimento de sitemas
    19. Prover serviços de educação tecnológica (ex: treinamento)
    20. Prover a capacitação da intranet na empres (ex: acesso a informações, acesso de sistemas

ID
155722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de portais corporativos, julgue
os itens a seguir.

A especificação de portlets trabalha com o tratamento de personalização, apresentação e segurança em aplicações voltadas para portais web.

Alternativas
Comentários
  •  Um portlet é um componente de software baseado em tecnologia web e, apesar de não ser comum, pode, sim, ser adicionado à arquitetura cliente-servidor tradicional. 

  • O Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Um Portlet pode ser utilizado em qualquer portal, promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.

    Os portlets são classes Java, baseados em componentes web, que compõem o portal, atribuindo ao mesmo, o poder de agregar um ou mais portlets na sua estrutura. Para resumir os portlets são mini-aplicativos usados em aplicações de desenvolvimento web. Os portlets podem ser utilizados para agregar o conteúdo capaz de formar um documento completo. Este conteúdo é denominado de fragmento. O fragmento é normalmente associado com outros portlets, formando a página do portal, que tem a finalidade de personalizar ou customizar um grupo de usuários ou, simplesmente, um usuário. Alguns portais têm a capacidade de suportar diversos dispositivos, como os móveis e o dispositivo de voz. Eles podem ser representados mais fácil como uma espécie de iframe. Onde possuem diversos estados. Configurado pelo seu portal.

     

  • Description:
    To enable interoperability between Portlets and Portals, this specification will define a set of APIs for Portal computing addressing the areas of aggregation, personalization, presentation and security

    https://jcp.org/en/jsr/detail?id=168

    Espero ter ajudado.

  • Portlet são componentes de portais que oferecem conteúdo (notícias, enquetes, fóruns) e que seguem as especificações JSR 168/286. Podem ser utilizados diversas vezes no mesmo portal. Processa um pedido e gera dinamicamente o conteúdo que será mostrado no cliente.

ID
155725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de portais corporativos, julgue
os itens a seguir.

As especificações técnicas de portlets não permitem a interoperabilidade de dados entre aplicações que usam portais web.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO.

     

    Os portlets permitem a interoperabilidade de dados com os portais web.

  • Errado

     

    O Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Um Portlet pode ser utilizado em qualquer portal, promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.

    Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio eletrônico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas.

    fonte: wikipedia

     

  • Definição

    O Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Um Portlet pode ser utilizado em qualquer portal, promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portlet

ID
156997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que um sistema deva prover um grid na tela, que permitirá a visualização de imagens. Esse grid poderá ser ativado ou desativado por meio do clique de um botão. O grid terá uma régua, cuja escala poderá estar tanto em centímetros como em polegadas, que ajudará no redimensionamento das imagens. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

Constitui requisito funcional o fato de o sistema dever prover um grid para visualização de imagens, e que esse grid possa ser ativado ou desativado.

Alternativas
Comentários
  • Computação em GRID, computação em grade/grid, ou ainda, grelha de cálculo (em inglês, grid computing), é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.

    Na base da atual computação em grelha estão os aglomerado de computadores ou computadores localizados em diferentes centros de cálculo, ligados entre si por uma rede de alto débito (Largura de Banda), em Rede Privada Virtual - (VPN) por questões de segurança.

    (Fonte: wikipédia)

     

    "Sigam-me os bons!"

  • A especificação de um requisito funcional deve determinar o que se espera que o software faça, sem a preocupação de como ele faz

    Requisitos não-funcionais são as qualidades globais de um software, como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos e várias outras

    http://imasters.com.br/artigo/3860/des_de_software/a_gestao_de_requisitos/

  • Requisito funcional: Um requisito de sistema de software que especifica uma função que o sistema ou componente deve ser capaz de realizar.

    FONTE: Estratégia


ID
157000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que um sistema deva prover um grid na tela, que permitirá a visualização de imagens. Esse grid poderá ser ativado ou desativado por meio do clique de um botão. O grid terá uma régua, cuja escala poderá estar tanto em centímetros como em polegadas, que ajudará no redimensionamento das imagens. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

Constitui requisito não-funcional o fato de o grid poder ser ativado ou desativado por meio do clique em um botão.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A especificação de um requisito funcional deve determinar o que se espera que o software faça, sem a preocupação de como ele faz

    Requisitos não-funcionais são as qualidades globais de um software, como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos e várias outras

    http://imasters.com.br/artigo/3860/des_de_software/a_gestao_de_requisitos/
  • GABARITO: ERRADO.

  • Em engenharia de sistemas de software, um requisito não funcional de software é aquele que descreve como o sistema fará a função.


ID
157975
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As projeções mais consideradas em Computação Gráfica são as que projetam um sistema de coordenadas 3D em um 2D, realizam a projeção em um plano ao invés de uma superfície curva, como também utilizam raios projetores lineares ao invés de curvos. Esta classe de projeções é conhecida como "projeções geométricas planares" e podem ser classificadas como Projeções Planares

Alternativas
Comentários
  •   As projeções planares podem ser divididas em dois tipos básicos: perspectiva e paralela.

    http://www.im.ufal.br/professor/thales/cgi/Apostila14.pdf

ID
158014
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a sistemas distribuídos, considere:

I. Visando a otimização do maior número possível de máquinas e tipos de computadores, o protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas.
II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.
III. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • computação distribuída consiste em adicionar o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede de computadores. A união desses diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, é conhecida como sistema distribuído.

    Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. É geralmente constituído por módulos dotados com APIs de alto nível que proporcionam a sua integração com aplicações desenvolvidas em diversas linguagens de programação e interfaces de baixo nível que permitem a sua independência relativamente ao dispositivo. Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. É composto por um conjunto da processos ou objetos em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos e aplicativos distribuídos.

    O Middleware é a designação genérica utilizada para referir aos sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operacionais. O objetivo do middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática.


  • Apesar do gabarito indicar a letra C, sobre o item:

    I. Visando a otimização do maior número possível de máquinas e tipos de computadores, o protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um 
    interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas.

    Também acho correto o item I, inclusive isso foi usado há algum tempo, através de computadores pessoais, quando estes entravam em estado de espera e a internet ficava ociosa, era possível processar informações para um grande sistema nos EUA, portanto foi utilizado um protocolo http, que permitia que diversos sistemas operacionais pudessem interpretar as mensagens através desse protocolo padronizado.

ID
161536
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A classe Thread, utilizada para disparar segmentos de processamento separados dentro de um programa Java, quando está na fila apenas aguardando a sua vez para a CPU se encontra no estado

Alternativas
Comentários
  • Podemos utilizar o método Thread.getState() para retornar o estado atual da thread, dos quais temos:
    NEW, RUNNABLE, WAITING, BLOCKED, TERMINATED.

    Uma thread no estado RUNNABLE está pronta para execução, caso o computador que a executa possua apenas um processador, é possível que exista uma fila de espera com outras threads(regidas por um escalonador), diferente do estado WAITING que mesmo com o processador livre a thread só irá executar se for "acordada"
  • O método Thread.getState retorna os seguintes estados:

    1. New: quando é criada, ou seja, quando é alocada área de memória para ela.

    2. Runnable: quando está ativa. È importante frisar que uma thread runnable não está necessáriamente sendo executada, pois quem determina o tempo de execução é a JVM ou o S.O.

    3. Blocked: Quando está desativada. Para desativar uma thread é necessário que ocorra uma das 4  operações seguintes:
     3.1 Foi chamado o método sleep da thread
     3.2 Foi chamado o método suspende da thread
     3.3 A thread chamou o método wait
     3.4 A thread chamou uma operaçao I/O que bloqueou a CPU

    4. Terminated: a thread terminou a sua execução
  • -Estados da ThreadNEW, RUNNABLE(pronta), WAITING(wait, join, park..esperando notify), TIMED_WAITING(sleep, wait, join, parkNanos, parkUntil...espera com tempo marcado), BLOCKED(wait, suspend ou I/O) e TERMINATED.
  • Ilustrando as explicações anteriores, a figura apresenta os estados e transições possíveis para uma Thread:


ID
161560
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na criação dos formulários com HTML, para que o usuário
escolha uma resposta em uma única alternativa, dentro de
um conjunto, utiliza-se a tag <INPUT> com o atributo
TYPE igual a

Alternativas
Comentários

  • Botões de rádio 
               são como caixas de seleção, exceto que, quando várias partes donome do controle mesmo, eles são mutuamente exclusivos: quando se está ligado"on", todos os outros com o mesmo nome são ligados "off". O elemento INPUT é usado para criar um controle de botão de rádio.

    fonte: 
    http://www.w3.org/TR/html4/interact/forms.html
  • A questão solicita o TYPE que se encontra em uma tag <INPUT> que realiza a escolha de uma resposta única dentro de um conjunto (alternativas).

    CKECKBOX - type - caixa de seleção de multipla escolha.
    SUBMIT - type - O botão submit faz com que toda a informação digitada no formulário seja transferida para o URL especificado no atributo action do marcador form.
    SELECT - tag - Define uma lista selecionável (uma caixa drop-down)
    OPTION - tag  - Define uma opção em uma caixa drop-down
    RADIO - type - caixa de seleção de escolha única. desde que o atributo NAME seja o mesmo para todos os RADIOS.
     
    Resposta: E
  • Entrada (Input)

    A tag de formulário mais usada é a tag <input>. O tipo de input é especificado com o atributo type (tipo). Os tipos de input mais cumumente usados são explicados abaixo.

    Campos de Texto

    Os campos de texto são usados quando você quer que o usuário digite letras, números, etc. em um formulário.

    				<form>Primeiro nome: <input type="text" name="firstname"><br>Último nome: <input type="text" name="lastname"></form>

    Como aparece no navegador:

    Primeiro nome:  
    Último nome:  
  • Observe que o formulário propriamente não está visivel. Também observe que em muitos navegadores, o comprimento do campo de texto é de 20 caracteres por padrão (default).

    Botões Radiais

    Botões Radiais são usados quando você quer que o usuário selecione uma entre uma quantidade limitada de escolhas.

    				<form><input type="radio" name="sex" value="male"> Masculino<br><input type="radio" name="sex" value="female"> Feminino</form>

    Como aparece no navegador:

     Masculino 
     Feminino

    Observe que somente uma opção pode ser escolhida.

    Caixas de Seleção

    As Caixas de Seleção são usadas quando você quer que o usuário selecione uma ou mais opções de uma quantidade limitada de escolhas.

    				<form><input type="checkbox" name="bike">Eu tenho uma bicicleta<br><input type="checkbox" name="car">Eu tenho um carro</form>

    Como aparece no navegador:

     Eu tenho uma bicicleta 
     Eu tenho um carro

    O Atributo Ação do Formulário (Form's Action) e o Botão Enviar (Submit)

    Quando o usuário clica no botão "Enviar", o conteúdo do formulário é enviado para outro arquivo. O atributo de ação do formulário define o nome do arquivo para o qual enviar o conteúdo. O arquivo definido no atributo action geralmente faz algo com a entrada recebida.

    				<form name="input" action="html_form_action.asp"method="get">Nome do Usuário: <input type="text" name="user"><input type="submit" value="Enviar"></form>

    Como aparece no navegador:

    Nome do Usuário:   

    Se você digitar alguns caracteres no campo de texto acima, e clicar no botão Enviar", você irá enviar a sua entrada para a página chamada "html_form_action.asp". Esta página irá mostrar-lhe a entrada recebida.


ID
175153
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No BrOffice, o módulo responsável pelo gerenciamento de banco de dados é o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra B

    O BrOffice BASE é um poderoso Gerenciador de Bancos de Dados, capaz de armazenar montanhas de informações de uma forma fácil e de simples gerenciamento. Com o BrOffice BASE, pode-se desenvolver sistemas completos com buscas, inserções e manipulações de dados, relatórios e informações completas dos dados em poucos segundos. Com este curso, pode-se desenvolver Bancos de Dados capazes de trabalhar sem problemas em servidores Web e disponibilizar sites dinâmicos aos usuários da Internet. O BrOffice BASE oferece um conjunto eficiente de ferramentas sofisticadas para desenvolvedores profissionais, sendo de fácil aprendizagem, também para novos usuários.

  • BrOffice é um pacote de softwares que oferece ferramentas semelhantes as do Microsoft Office. É a versão brasileira do OpenOffice.
    O pacote de ferramentas é constituido pelos seguintes softwares: Writer - editor de texto (Word); Calc - planilha eletrônica (Excel); Impress - criação de slides (PowerPoint); Draw - desenho vetorial (CorelDraw); Math - editor de fórmulas matemáticas (MS Equation Editor) e Base - gerenciador de banco de dados (Access).

  • BANCO DE DADOS:

     

    *BrOffice (LibreOffice): Base

    Extensão: .odb

     

    *Microsoft: Access

    Extensão: .accdb

     

    GABARITO: B


ID
195613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows e Linux e aos
aplicativos do Microsoft Office e do BR Office, julgue o item
a seguir.

SQL Server, Nautilus e Mozilla são ferramentas utilizadas no Linux para gerenciar bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva INCORRETA

    Segue alguns exemplos de ferramentas utilizadas no Linux e no Windows para gerenciar Bancos de Dados, vejamos:

     

     

    Windows  Firebird/Interbase  mySQL  SqlServer  Oracle

     

    Linux  Firebird  mySQL  PostgreeSQL  Oracle  

    OBS: O Mozilla é um navegador de internet, enquanto que o Nautilus é o gerenciador de arquivos default do Gnome.

     

  • A resposta dos candidatos Diego e Carol está ótima, porém, um pouco equivocada. 

    Mozilla é uma suíte de aplicativos para Internetlivre, multiplataforma, cujos componentes incluem um navegador

    Mozilla Firefox é um navegadorlivre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation

    Observem a questão:

    (IBRAM SEPLAG 2009 – CESPE) Os navegadores

    utilizados para navegação em páginas web podem ser de origem

    comercial ou gratuita, destacando-se, pela sua facilidade de uso e

    instalação, o Mozilla e o Opera. (a questão foi considerada errada)


  • Salva pelo Mozilla...

  • Mozilla é um navegador.

  • Questão errada em vários pontos, vamos definir os 3 conceitos da questão:

     

    *SQL Server realmente é um gerenciador de banco de dados, porém, pertence à Microsoft.

     

    *Nautillus é um software gerenciador de arquivos semelhante ao windows explorer

     

    *Mozilla é uma comunidade de software livre criada em 1998 por membros da Netscape. Mozilla Firefox é apenas um dos softwares do Mozilla.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Muitos comentários errados!
    Mozilla é uma comunidade de software livre criada em 1998 por membros da Netscape. Mozilla Firefox é apenas um dos softwares do Mozilla, como dito pelo nosso colega paulo(o melhor comentário e mais correto). Há também o mozilla thunderboard (cespe ama cobrá-lo).

  • RESPOSTA E

    ERRO DA QUESTÃO MOZILLA

  • PRINCIPAIS SGBD

    Oracle

    Microsoft SQL Server

    DB2 Maestro

    IBM

    Cache

    MySQL

    PostgreSQL

    Access


ID
202456
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as atividades descritas abaixo.

1. Automatizar total ou parcialmente a execução de tarefas rotineiras de uma organização.

2. Auxiliar os gestores na tomada de decisão, reunindo e sintetizando dados a respeito das operações realizadas por uma organização.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de sistemas de informação responsáveis pela execução das atividades descritas.

Alternativas
Comentários
  • Algum colega para explciar as questoes abaixo?

    1. Sistema de informação operacional
    2. Sistema de informações gerenciais

  • O SI Transacional também é chamado de Sistema de Processamento de Transações

     

    Os SI Especialistas Gerenciais = SI gerencial

     

    O SI de Apoio à Decisão = SI Estratégico.


    Sistemas de Informação Transacional: É responsável pelo armazenamento, coletagem, além de monitorar e processar dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização.

     

    Sistema de Informação Especialistas Gerenciais: É responsável pelo fornecimento de informações na forma de relatórios aos gerentes de nível mais elevado.

     

    Sistema de Informação de Apoio à decisãoÉ responsável em combinar modelos e dados com o intuito de resolver problemas praticamente estruturados e alguns não estruturados, sendo necessário o envolvimento do usuário, ou seja, quanto mais problemas são resolvidos, mais conhecimento é acumulado na base de conhecimento deste sistema.


    Sistemas de Processamento de Transações (SPT), como já foi definido, é o que monitora as transações de vendas, recebimentos, lucro, despesas e fluxo de materiais de uma empresa.

    Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), auxila no controle, tomada de decisão e administração, a nível de gerência. Proporciona relatórios de desempenho da empresa pra poder ter previsão de melhoramento no futuro.

    Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), é a tomada a decisão em relação a problemas não usuais, como impactos na programação de produção e investimento atrasado.

    Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE), são as tomadas de decisão “master”, são a longo prazo e precisa de bom-senso e percepcão, pois a solução é previamente estabelecida.


ID
206194
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise o conceito abaixo.

Sistemas que permitem ajustar o posicionamento da empresa no mercado com o intuito de obter vantagens competitivas, utilizando informações recolhidas de fontes internas e externas à organização, devidamente sintetizadas e processadas por ferramentas de análise e simulação.

Assinale a alternativa que indica o tipo de sistema que se enquadra ao conceito apresentado.

Alternativas
Comentários
  •   Sistemas de Informações Estratégicas (SIE) são utilizados para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais.  
  • Isso é informática ?!? Rs. 
  • DIFERENÇA ENTRE A "B" E "C"

    b) Agrupam e sintetizam os dados das operações da organização (ou seja, internas) para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;

    c) Integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o

  • Resposta : Letra C

    a) Sistemas de Apoio a Decisão (Auxiliar na Decisão e Apoio):  Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha.

    b) Sistemas de Informações Gerenciais ( Gerenciar Gestores)  É um Sistema que serva para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.(com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações)

    d) Sistemas de Gerenciamento de Informações ( Suporte no Processo e operações de negócios)A função de suporte aos processos e operações de negócio é a mais básica: envolve recolhimento registo, armazenamento e pré-processamento de dados. Os sistemas de informação ajudam os processos e operações, tornando-os mais ágeis, baratos, padronizados, confiáveis e rastreáveis: registrando e armazenando dados das vendas, compras, investimentos, salários e outra contabilidade.

    e) Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (Software para gerenciar dados/ consultas)  é o conjunto de programas de computador software responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados.


  • Os Sistemas de Informações Estratégicas (SIE), representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão.
    Devido às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada, de forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais.
    Este é um conceito da Administração, que caiu na prova da PF2018 em Informática.

    Gabarito: Letra C.



ID
220360
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação possui fases e subfases. A etapa na qual os programas são testados corresponde à fase denominada:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    O projeto físico consiste em definir, dentro das restrições que possam existir, os seguintes pontos:


    - A organização do processamento (on-line, batch, etc.);
    - O equipamento utilizado;
    - O sistema operacional utilizado;
    - Os softwares utilizados e de suporte necessários;
    - As especificação dos programas do sistema;
    - A organização dos bancos de dados;
    - Os controles do sistema;

    Nesta fase são produzidas as especificações para os componentes do sistema físico que processará as informações. Idealmente, este Projeto Físico é um detalhamento do sistema usado no estudo de viabilidade.


    Fase de Projeto Físico:


    - Técnicas de seleção de hardware;
    - Técnicas de documentação de sistemas e programas;
    - Técnicas de estruturação de arquivos;
    - Técnicas de database e comunicação de dados.


    Programação


    Na fase de programação são constituídas as microestruturas que compõem o sistema de dados, isto é, elaborando os programas de computador que implementam a estrutura de dados, definida na fase anterior.


    A programação engloba:


    - A revisão da especificação dos programas;
    - O desenvolvimento das lógicas dos programas;
    - A codificação dos programas;
    - A construção dos arquivos;
    - Os testes dos programas;
    - A elaboração dos manuais de operação;
     

     

    • O projeto físico consiste em definir, dentro das restrições que possam existir, os seguintes pontos:
    • - A organização do processamento (on-line, batch, etc.);
    • - O equipamento utilizado;
    • - O sistema operacional utilizado;
    • - Os softwares utilizados e de suporte necessários;
    • - As especificação dos programas do sistema;
    • - A organização dos bancos de dados;
    • - Os controles do sistema;
    • Nesta fase são produzidas as especificações para os componentes do sistema físico que processará as informações. Idealmente, este Projeto Físico é um detalhamento do sistema usado no estudo de viabilidade.
    • Fase de Projeto Físico:
    • - Técnicas de seleção de hardware;
    • - Técnicas de documentação de sistemas e programas;
    • - Técnicas de estruturação de arquivos;
    • - Técnicas de database e comunicação de dados.
    • Programação
    • Na fase de programação são constituídas as microestruturas que compõem o sistema de dados, isto é, elaborando os programas de computador que implementam a estrutura de dados, definida na fase anterior.
    • A programação engloba:
    • - A revisão da especificação dos programas;
    • - O desenvolvimento das lógicas dos programas;
    • - A codificação dos programas;
    • - A construção dos arquivos;
    • - Os testes dos programas;
    • - A elaboração dos manuais de operação;

ID
226264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O diretor de recursos humanos de uma empresa utiliza os produtos da suíte Microsoft Office Professional 2007 em seu trabalho, além do Microsoft Project 2007. Esse diretor deu uma informação INCORRETA sobre esses produtos, ao afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A extensão DOCX, por padrão só pode ser aberta no word 2007, somente é possível abri-la em versões mais antigas com a instalação de um plugin.

  • Letra C. Os arquivos DOCX pertencem ao pacote Microsoft Office 2007/2010, e só podem ser abertos por outras versões (XP/2002/2003) caso seja instalado o Microsoft Office Compatibility Pack for Office XXXX
  • O Office Excel 2007 oferece suporte a 1 milhão de linhas e 16 mil colunas por planilha. Especificamente, a grade do Office Excel 2007 é de 1.048.576 linhas por 16.384 colunas, o que significa 1.500% de linhas e 6.300% de colunas a mais em relação ao Microsoft Office Excel 2003. Para aqueles que são curiosos, as colunas agora terminam em XFD, e não em IV.

    No Excel 2003 eram 65536 linhas e 256 colunas
      

    A quantidade máxima de colunas e linhas no Excel 2010 não mudou do Excel 2007.

    ; )

ID
229678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As ferramentas CAD (computer aided design) representam significativo ganho de produtividade para diversas áreas de atuação. Com relação ao programa AutoCAD, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Jura que essas questões p/ arquiteto envolvendo programas específicos são de "Noções de Informática"??
  • ​Uma das muitas vantagens do AutoCAD (ou qualquer outro software gráfico) é o aproveitamento de bibliotecas criadas pelo usuário ou por terceiros. No site da Deca, por exemplo, é possível baixar os blocos de peças sanitárias das linhas comercializadas pela empresa.

    No nosso curso, usaremos os blocos disponíveis no site.construir.arq.br (AutoCAD > BlocosCAD 2D). São arquivos prontos com blocos de banheiro, cozinha e área de serviço e outros ambientes.

    http://cursos.construir.arq.br/autocad-aula-07-inserindo-blocos-no-desenho-insert/​


ID
229681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do aplicativo MS Project, versão 2007, usado para gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: AO Microsoft Office Project é uma das ferramentas de Gerenciamento de Projetos mais usadas hoje em dia e a versão 2007 traz grandes avanços comparado com a versão anterior (e o MS Project 2010 já está no forno). Neste artigo, vão algumas dicas para facilitar seu dia a dia com esta poderosa ferramenta.•Em Ferramentas > Opções, selecione “Mostrar tarefa de resumo do projeto”. Assim você adiciona a “linha 0?, ao seu projeto;•Acostume-se a preencher o campo Resumo. Isso facilita que uma visão geral a respeito do projeto possa ser rapidamente acessada. Em conjunto com a dica anterior, já insere o nome do projeto na “linha 0?;•Tire vantagem da habilidade do MS Project de se ajustar a mudanças. Quando inserir uma atividade, procure determinar a duração da mesma e suas dependências, deixando o Project cuidar do resto;•Aproveite-se de colunas extras! Clicando com o botão direito sobre o título de qualquer coluna, você pode adicionar colunas extras com “Inserir Coluna…”;•Para mostrar a numeração das tarefas, como numa EAP, “Inserir Coluna…” > Nome do Campo = EDT e Título = EAP;•Facilite sua vida com atalhos no teclado. Para fazer uma tarefa subordinada a outra, selecione a tarefa, segure SHIFT+ALT+Seta para Direita. Para subir uma tarefa um nível na EAP, SHIFT+ALT+Seta para ESQUERDA;•A tecla insert adiciona uma tarefa, diretamente acima da tarefa selecionada;•Utilize o Assistente de Gráfico de Gantt, e habilite datas e caminho crítico no seu gráfico;•Não crie dependências entre tarefas resumo e atividades. Isso cria problemas para o entendimento e deixa seu gráfico com aparência pouco profissional. Dependências, somente entre atividades.•Faça os ajustes finais utilizando a coluna de informações (com o i num círculo azul). Lá você pode fornecer ao MS Project mais informações sobre as atividades (ela abre a aba Avançado das propriedades da tarefa), como datas de início e término específicas entre outras informações.O Project é uma ferramenta incrível de gerenciamento de cronogramas, e cada vez mais a equipe responsável pelo software tenta incluir mais e mais funcionalidades. Você pode ainda incrementar seus uso com Add-Ons que permitem ao Project lidar com coisas que não estava programado para entender, como os buffers da corrente crítica, entre outras coisas. Uma ultima dica, lembre-se sempre de que as tarefas são executadas por recursos humanos e que de nada adianta um cronograma perfeito, um gráfico de gantt organizado se as tarefas forem mal distribuídas e os recursos sobrecarregados.
  • Aos não assinantes:

    Letra A


  • ​A inserção de tarefas pode ser feita diretamente na Tabela de Entrada de Dados do modo de visualização do gráfico de Gantt. Posiciona-se o cursor na primeira célula em branco da coluna Nome da Tarefa, e insere-se uma descrição para a tarefa. Logo após devese definir o tempo de duração da tarefa. Se não for colocado nenhum tempo específico, o programa assume a duração de 1 Dia?. A presença da interrogação indica que essa duração é estimada. ​

    http://www.portaldaproducao.com.br/emocep/arquivos/apostila-ms-project.pdf


ID
242278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.

Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável.

Alternativas
Comentários
  • Certa Só completando a questão  Sistema de Informação é a expressão  para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informação Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação eo controle de uma organização.
    werther.desenvolvatec.com/glossario/
  • Mas a expressão "de forma confiável" não seria extrapolação de informação, uma vez que o acesso confiável pressupõe a utilização de recursos como firewall? Obrigado.
  • Também errei a questão pelo "de forma confiável", e até agora não entendi!! 
  • Todo Sistema de Informação manipula dados e gera informação. Em um Sistema de Informação várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Mais integridade e veracidade da informação; Mais estabilidade; Mais segurança de acesso à informação.

    Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o>
  • Errei pela forma confiável.

    # quem tem fé não precisa de sorte.

    sucesso pra todos.

  • Errei a questão porque achei que seria "SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS".

    SGBD é um sistema de informação:

  • ✅Gabarito Certo.

    O mínimo que se espera de um sistema de informação é poder confiar nele, por meio da garantia de sigilo e estabilidade das informações. Um sistema não confiável está fadado ao abandono ou mesmo pode ser tratado como um Malware.

    A questão poderia estar errada se fosse sobre navegação na internet que é um sistema falho na segurança.

    Bons Estudos!

  • Seis por meia dúzia!


ID
269359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de informática aplicada à
engenharia.

O pacote computacional AutoCad 2010 disponibiliza um comando que permite enviar os desenhos do 3D AutoCAD para um prestador de serviços de impressão 3D com suporte a STL.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    O pacote computacional AutoCad 2010 disponibiliza um comando que permite enviar os desenhos do 3D AutoCAD para um prestador de serviços de impressão 3D com suporte a STL.

  • É cada pergunta que só Jesus!!!!!
  • Ahhh, é isso que significa "noções básicas de informática" de um edital??? kkkkk

  • A prova é para Analista de Engenharia Civil, acho que para eles isso é só noções mesmo kkkk

    Autocad 
    1. Selecione o comando stlout 
    2. Selecione um único sólido para exportação em STL (deve ser UM sólido para ser exportado em STL) 
    3. Selecione os objetos e pressionar ENTER quando terminar 
    4. Selecione na opção "Create a binary STL file?" 

  • é só noção mesmo, pois cabe ao técnico trabalhar com a ferramenta AutoCad, engenheiro mesmo só faz cálculo, não sei quanto a cívil, mas eu da engenharia elétrica, quem faz os projetos na ferramenta e o técnico e nós engenheiro fazemos todos os cálculos do projeto, dimensionamento de cabos e tubulações, onde vai passar, devido a interferencia magnética, analisamos as leis referênte sobre a área de projeto e aplicamos na pratica, fiscalizamos a obras, os comissionamentos, os teste, e outros.

    O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Hebreus 5:7


ID
274075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir.

No Access 2007, a execução de comandos SQL (structured query language) é interpretada nativamente pelos componentes ODBC (open dataBase conectivity).

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    A execução de comandos SQL (lê-se 'cequel') será via VBA. Esta questão apareceu na prova para o Cargo 10 - Secretariado deste mesmo concurso, respondida.
  • Pessoal, pra mim que sou leigo em linux, o comentário não ajudou muito
    Procurei o que é ess VBA, mas não achei
    Se alguém puder me explicar, agradeço
    Abs e bons estudos
  • Olá Jean. Apenas hoje eu olhei o seu comentário e dúvida.
    ODBC é um componente do sistema operacional que permite a conexão de arquivos de dados de um aplicativo com outras fontes de dados, de outros softwares de dados. O Microsoft Access é o componente do Microsoft Office para trabalhar com banco de dados. No OpenOffice/BrOffice/LibreOffice é o Base.
    SQL é uma linguagem de programação para consultas em banco de dados, de alto nível, personalizável, real time (execução em tempo real, dispensando fechar o banco de dados para implementar alterações), e seus comandos serão interpretados nativamente pelo módulo VBA (Visual Basic for Applications, conhecido em outros softwares do Microsoft Office pela possibilidade de criação das macros, pequenos códigos para automatizar tarefas repetitivas).
  • -Valeu Fernando pela resposta, e Jean com o Fernando havia dito o Acess e da Microsoft e o Base é da Linux/BrOffice/LibreOffice  ^^)
  • Obladi, obla-a. Life goes on, bra!


ID
274153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir.


No Access 2007, a execução de comandos SQL (structured query language) é interpretada nativamente pelos componentes ODBC (open dataBase conectivity).

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, pois você pode conectar um banco de dados do Access aos dados do SQL Server usando ODBC ou criando um arquivo de projeto do Access (* .adp). No entanto, os componentes ODBC são utilizados de forma primária para interpretar comandos SQL nos programas do pacote Office 2007.

    Fonte: 
    http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/glossario-do-access-HA010218202.aspx



  • Errado.

    A execução de comandos SQL (lê-se 'cequel') será via VBA. Esta questão apareceu na prova para o Cargo 10 - Secretariado deste mesmo concurso, respondida.

    Comentário do colega Fernando Nishimura de Aragão
  • Assertiva ERRADA. 


    Complementando: 

    @Thiago: Oficialmente, a pronúncia é feita letra a letra, soletrando a sigla: SQL lê-se "és-kí- él" ou "és-kíl". Em português ficaria "S-Q-L" mesmo.

    Att. 
  • ODBC é um componente do sistema operacional que permite a conexão de arquivos de dados de um aplicativo com outras fontes de dados, de outros softwares de dados. O Microsoft Access é o componente do Microsoft Office para trabalhar com banco de dados. No OpenOffice/BrOffice/LibreOffice é o Base.
    SQL é uma linguagem de programação para consultas em banco de dados, de alto nível, personalizável, real time (execução em tempo real, dispensando fechar o banco de dados para implementar alterações), e seus comandos serão interpretados nativamente pelo módulo VBA (Visual Basic for Applications, conhecido em outros softwares do Microsoft Office pela possibilidade de criação das macros, pequenos códigos para automatizar tarefas repetitivas).

    Fernando Aragao

  • SQL é uma linguagem usada para banco de dados..

  • LINGUAGEM SQL: Linguagem Padrão.

    Dividida em Subconjunto.

    -DDL:Linguagem de Definição de Dados. Comandos: Criação/Modificação/Exclusão.

    -DML: Linguagem de Manipulação de Dados.Comandos: Insert/Delete/Update/Select.

    -DCL:

    -DTL:


ID
308890
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das diferenças e semelhanças entre os servidores web APACHE e IIS é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comentando as alternativas:

    a) ambos podem armazenar páginas estáticas, mas só o APACHE pode armazenar páginas dinâmica. Errado! O servidor IIS também pode armazenar e executar páginas dinâmicas, como, por exemplo, páginas ASP, ASPX e até outros tipos.   b) ambos têm código aberto, mas a Microsoft cobra pelo licenciamento do IIS. Errado! O IIS não tem código aberto. É propritário da Microsoft.   c) o APACHE funciona com o banco de dados MYSQL e o IIS só funciona com o banco de dados SQL Server. Errado! Ambos os servidores suportam conexões com outros bancos de dados.   d) o IIS só funciona com um Servidor WINDOWS enquanto que o APACHE funciona também com outros sistemas operacionais. Certa!   e) somente o IIS suporta a conexão segura HTTPS. Errada! O APACHE também suporta conexões seguras do tipo HTTPS.   Bons estudos a todos!
  • IIS  não é multiplataforma como o servidor web APACHE, sendo assim, aquele servidor da Microsolft só opera  no sistema Windows. Deste modo, a questão estará correta  se for marcada a alternativa D que explicita, o que fora dito.
  • "a) Ambos podem armazenar páginas estáticas, mas só o APACHE pode armazenar páginas dinâmica. Errado!

    (O servidor IIS também pode armazenar e executar páginas dinâmicas, como, por exemplo, páginas ASP, ASPX e até outros tipos).  

    b) Ambos têm código aberto, mas a Microsoft cobra pelo licenciamento do IIS. Errado!

    (O IIS não tem código aberto. É propritário da Microsoft). 

    c) O APACHE funciona com o banco de dados MYSQL e o IIS só funciona com o banco de dados SQL Server. Errado!

    (Ambos os servidores suportam conexões com outros bancos de dados).  

    d) O IIS só funciona com um Servidor WINDOWS enquanto que o APACHE funciona também com outros sistemas operacionais. Certa!  

    e) Somente o IIS suporta a conexão segura HTTPS. Errada!

    (O APACHE também suporta conexões seguras do tipo HTTPS)."


ID
311518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Tendo em vista que os softwares — AutoCad, Excel e Word, por exemplo — são ferramentas que auxiliam os engenheiros na elaboração de planejamentos, orçamentos, projetos, entre outras ações, julgue o item subsequente.

O programa AutoCad permite que se desenhe um quadrado de lado igual a 50 unidades por meio das seguintes sequências de comandos:
• sequência 1: LINHA; @0,0; @50,0; @0,50; @-50,0; @0,-50;
• sequência 2: 50<0; 50<90; 50<180; 50<270.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi!

  • Essa é pra deixar em branco kkkkkkk

  • cadê o comentário do professor?

  • • sequência 1: LINHA; @0,0; @50,0; @0,50; @-50,0; @0,-50;

    = coordenadas relativas cartesianas (o @ sempre indica que a coordenada é relativa)

    LINHA; 0,0; @50,0; @0,50; @-50,0; @0,-50;

    • sequência 2: 50<0; 50<90; 50<180; 50<270

    = coordenadas polares absolutas, o correto seria usar coordenadas polares relativas:

    LINHA; 0,0; @50<0; @50<90; @50<180; @50<270

  • Essa nem byu Gates sabe..misericórdia!!
  • Que poha é essa


ID
326596
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as APIs para placas de vídeo 3D destacam-se a OpenGL e a Directx. Dentre as opções abaixo, escolha a que melhor representa uma das principais características da OpenGL:

Alternativas
Comentários
  • OpenGL é uma interface de software para dispositivos de hardware. É uma biblioteca gráfica de modelagem e exibição tridimensional, bastante rápida e portável para vários sistemas operacionais. Seus recursos permitem ao usuário criar objetos gráficos com qualidade próxima à de um raytracer, de modo mais rápido que este último, além de incluir recursos avançados de animação, tratamento de imagens e texturas.

    fonte: http://www.dca.ufrn.br/~ambj/opengl/conceitos-iniciais.html
  • Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos... que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído no Windows. Portanto, o DirectX é somente da plataforma Windows
  • O OpenGL é multiplataforma.
  • b) Pode ser utilizada em qualquer plataforma ou sistema operacional (multiplataforma).
  • OpenGL funciona em qualquer sistema operacional...

    essa tava quase de graça.
  • Além do fato de ser multiplataforma o OpenGL possui algumas características interessantes:
    O OpenGL trabalha com a medida de ângulos em graus e não em radianos, como ocorre com a maioria das linguagens; Cada componente de cor no OpenGL é normalmente definido por um número de ponto flutuante, que varia de 0 até 1, e não um número inteiro de 0 até 255; As coordenadas gráficas no OpenGL seguem o eixo cartesiano. Assim, o número da linha é decrescente, e não crescente, como em boa parte das implementações. Matrizes no OpenGL são calculadas com base nas colunas, e não nas linhas.

ID
331228
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Selecione a opção correspondente a uma linguagem de programação multiplataforma:

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos destas plataformas são: a linguagem de programação Java2 (que impôs o conceito de máquina virtual a essa camada) e a mais recente plataforma .NET  

  • Java é uma linguagem multiplataforma porque ela roda sob uma maquina virtual (JVM). Como ela (a maquina virtual) é fornecida para varias plataformas e executa o Java da mesma forma em todas, ela é multiplataforma, isto é, para as plataformas que possuem a JVM instalado.

  • Olha, eu acredito hoje que tanto o Visual Basic quanto o C# seriam multiplataforma pois rodam sobre máquinas virtuais CLR. Porém, como Java é uma tradicional linguagem multiplataforma, acabamos ficando com Java.


ID
331234
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.
I. Códigos em linguagem PHP são executados num servidor WEB.
II. Códigos em linguagem JavaScript são executados num cliente WEB.
III. A linguagem Java pode ser usada no desenvolvimento de Applets.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    A linguagem PHP é para produção de conteúdo dinâmico. Assim, o conteúdo é 'montado no servidor' e transferido para o cliente.


ID
335032
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um sistema de informação possa ser útil e confiável, deve ser fundamentado na modelagem de dados, para posterior análise do processo. A modelagem de dados se baseia nos seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Modelagem de Dados é a atividade de especificação das   estruturas de dados   e regras de negócio necessárias para suportar uma área de negócios. Representa um conjunto de requerimentos de informações de negócio. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

    A modelagem de dados se baseia nos seguintes elementos: 
     

    Identificação dos Objetos; Atributos; Relacionamentos


    Gabarito Letra E


  • Gab: E

     

    Se isso é noções de informática imagina o avançado!

     

    Curuzessss!!!!


ID
335035
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Business Intelligence – BI engloba um conjunto de ferramentas e aplicativos que oferece aos tomadores de decisão possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando a organização a tomar decisões melhores e mais dinâmicas. Além das ferramentas de modelagem analítica e de previsões, outras três principais utilizadas em BI são

Alternativas
Comentários
  • LEtra b.

    O data warehouse é um banco de dados contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa, que foram selecionados e depurados, tendo sido otimizados para processamento de consulta e não para processamento de transações. Em geral, um data warehouse requer a consolidação de outros recursos de dados além dos armazenados em base de dados relacionais, incluindo informações provenientes de planilhas eletrônicas, documentos textuais, etc.

    De acordo com Richard Hackathorn (um pioneiro no tema), o objetivo de um data warehouse é fornecer uma "imagem única da realidade do negócio". De uma forma geral, sistemas de data warehouse compreendem um conjunto de programas que extraem dados do ambiente de dados operacionais da empresa, um banco de dados que os mantém, e sistemas que fornecem estes dados aos seus usuários.

    Existem várias maneiras de recuperar informações de um data warehouse, as formas de extração mais comuns no mercado hoje são:

    Ferramentas de consulta e emissão de relatórios;
    • EIS (Executive Information Systems);
    • Ferramentas OLAP;
    • Ferramentas Data mining.



    ...

  • ...continuando...

    OLAP: A característica principal dos sistemas OLAP é permitir uma visão conceitual multidimensional dos dados de uma empresa. A visão multidimensional é muito mais útil para os analistas do que a tradicional visão tabular utilizada nos sistemas de processamento de transação. Ela é mais natural, fácil e intuitiva, permitindo a visão em diferentes perspectivas dos negócios da empresa e desta maneira tornando o analista um explorador da informação.

    Uma arquitetura OLAP possui três componentes principais: um modelo de negócios para análises interativas, implementado numa linguagem gráfica que permita diversas visões e níveis de detalhes dos dados; um motor OLAP para processar consultas multidimensionais contra o dado-alvo; e um mecanismo para armazenar os dados a serem analisados. A base de dados usada define se o pacote é um ROLAP, que interfaceia com um banco de dados relacional de mercado, ou um MOLAP, que se liga a um servidor OLAP, através de um banco de dados multidimensional e dedicado

    DATA MINING: Apesar de o termo ter se tornado bastante popular nos últimos anos, existe ainda certa confusão quanto à sua definição. Data mining (ou mineração de dados) é o processo de extrair informação válida, previamente desconhecida e de máxima abrangência a partir de grandes bases de dados, usando-as para efetuar decisões cruciais.  Vai muito além da simples consulta a um banco de dados, no sentido de que permite aos usuários explorar e inferir informação útil a partir dos dados, descobrindo relacionamentos escondidos no banco de dados. Pode ser considerada uma forma de descobrimento de conhecimento em bancos de dados (KDD - Knowledge Discovery in Databases), área de pesquisa de bastante evidência no momento, envolvendo Inteligência Artificial e Banco de Dados.

    Um ambiente de apoio à tomada de decisões, integrando técnicas de data mining sobre um ambiente de data warehousing, possibilita um grande número de aplicações, que já vêm sendo implementadas em diversos segmentos de negócios, como manufatura, automação de pedido de remessas, varejo, gerenciamento de inventários, financeiro, análise de risco, transporte, gerenciamento de frotas, telecomunicação, análise de chamadas, saúde, analise de resultados, markenting, estabelecimento do perfil dos consumidores, seguros, detecção de fraude, dentre outros

  • A média regular está ijusta quanto ao nível de sua colaboração.
    Aqui ficam meus apreços ao Sr.

  • Segundo Tyson (1997), “Business Intelligence é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de BI analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico”

    http://www.coladaweb.com/administracao/business-intelligence-conjunto-de-softwares-que-ajudam-em-decisoes-estrategicas

ID
363013
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

Texto longo (até 65.535 caracteres) ou combinações de texto e números, no Access, são feitos durante a criação de uma tabela pela definição do tipo de dados:

Alternativas
Comentários
  • PARA SER AUXILIAR FINANCEIRO TEM QUE SER DOUTORADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO??????????? ESSA FCC É DOENTE
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk  sem comentários mesmo...
  • Prova MUITO mais difícil do que a da ESAF pra auditor. Não sei o que deu na cabeça dessa fcc. Me poupe!
  • Não entendo o sentido de fazer uma prova assim....rsrs
  • Alguém sabe qual foi a média necessária para a classificação neste concurso?
    Bons estudos!

  • chega a ser engraçado qdo vc dah um chute completamente chutado como dei nessa e acerta!

    Confirma a teoria: tipo de questão que SÓ se acerta no chute.

    bons estudos a todos!
  • Algum comentário explicativo da questão?

    Ficaria grato,obrigado.

    Bons estudos.
  • Letra D.
    TIPOS DE DADOS
    Pense no tipo de dados de um campo como um conjunto de qualidades aplicável a todos os valores incluídos no campo e que determina o tipo de dados que esses valores podem ser. Por exemplo, os valores armazenados num campo de texto apenas podem conter letras, números e um conjunto limitado de caracteres de pontuação. Para além disso, um campo de texto poderá conter um máximo de 255 caracteres.
    Existem dez tipos de dados diferentes no Access:
    Anexo: Ficheiros, como, por exemplo, fotografias digitais. Podem ser anexados múltiplos ficheiros por registo. Este tipo de dados não está disponível em versões anteriores do Access.
    Numeração Automática: Números gerados automaticamente para cada registo.
    Moeda: Valores monetários.
    Data/Hora: Datas e horas.
    Hiperligação: Hiperligações, como, por exemplo, endereços de correio electrónico.
    Memo: Blocos de texto compridos e texto que utilize formatação de texto. Uma utilização típica de um campo Memo seria uma descrição detalhada de um produto.
    Número: Valores numéricos, como, por exemplo, distâncias. Note que há um tipo de dados separado para moeda.
    Objecto OLE: Objectos OLE, como, por exemplo, documentos Word.
    Texto: Valores curtos e alfanuméricos, como, por exemplo, um apelido ou um endereço.
    Sim/Não: Valores booleanos.
    SUGESTÃO: Por vezes, os dados de um campo podem parecer pertencer a um tipo de dados, mas pertencer a outro, na realidade. Por exemplo, um campo poderá parecer conter valores numéricos, mas poderá conter na verdade valores de texto, como, por exemplo, números de quartos. Muitas das vezes, pode utilizar uma expressão para comparar ou converter valores de diferentestipos de dados.
    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-pt/access-help/introducao-aos-tipos-de-dados-e-propriedades-de-campo-HA010233292.aspx?CTT=1
  • Essa questão está desatualizada, já que eu pesquisei e encontrei no site da MS assim:

    Texto Longo Em arquivos .accdb, o campo Texto Longo funciona da mesma maneira que o ANTIGO CAMPO MEMORANDO. Ou seja, ele pode armazenar até cerca de um gigabyte de texto, embora os controles nos formulários e relatórios só possam exibir os primeiros 64.000 caracteres. Você pode definir os campos Texto Longo para exibir Rich Text, o que inclui formatação como negrito e sublinhado.

    Texto Curto Em arquivos .accdb, o campo Texto Curto funciona da mesma maneira que o campo Texto nas versões anteriores. Ele armazena até 255 caracteres.

    E aqui como era antigamenteOs campos Memorando no Office Access 2007 podem armazenar até 1 gigabyte de caracteres, ou 2 gigabytes de armazenamento (2 bytes por caractere), dos quais você pode exibir 65.535 caracteres em um controle em um formulário ou relatório. Além disso, agora você pode aplicar formatação rich-text aos dados em um campo Memorando. Por exemplo, você pode definir cores, alterar fontes e colocar os dados em negrito ou itálico.
    Para quem não sabe o que é rich-text

    O RTF, acrônimo de Rich Text Format ou Formato Rico de Texto, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft desde 1987 para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas,Preferencialmente em Wordpad. A maioria dos processadores de texto são capazes de ler e escrever documentos RTF. Ao contrário da maioria dos formatos de processamento de textos, RTF é um formato legível (human-readable).

    O RTF é o padrão a ser utilizado, preferencialmente, nos documentos de textos oficiais brasileiros, conforme recomendação do Manual de Redação da Presidência da República (pg. 13)[1] . Outros exemplos são os informativos dos Tribunais Superiores (STF e STJ), editados periodicamente em formato Rich Text.

    De acordo com o item 3.2.m) do manual de redação da Presidência da República

    m) deve ser utilizado, preferencialmente, o formato de arquivo Rich Text nos documentos de texto;

    Fonte de pesquisa? Microsoft, wikipedia e o manual de redaçao da presidência da República.

    Pra passar em concurso tem que ser uma enciclopédia ambulante, ahhhhhhh



ID
363061
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

O'Reilly sugere algumas regras que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:

I. Não trate o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.

II. Abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros sempre que possível.

III. Não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.

Tais regras são as definições do autor, respectivamente, para

Alternativas
Comentários
  • O'Reilly sugere algumas regras[10] que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:

    • O beta perpétuo - não trate o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.
    • Pequenas peças frouxamente unidas - abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros sempre que possível.
    • Software acima do nível de um único dispositivo - não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.
    • Lei da Conservação de Lucros, de Clayton Christensen - lembre-se de que em um ambiente de rede, APIs abertas e protocolos padrões vencem, mas isso não significa que a idéia de vantagem competitiva vá embora.
    • Dados são o novo “Intel inside” - a mais importante entre as futuras fontes de fechamento e vantagem competitiva serão os dados, seja através do aumento do retorno sobre dados gerados pelo usuário, sendo dono de um nome ou através de formatos de arquivo proprietários.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 (wikipedia)

  • Ridículo mesmo é a FCC copiar exatamente o que está no site do Wikipédia. Lamentável
  • Apenas complementando...

    Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americada O'Reilly Media[ para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e tecnologia da informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

    O'Reilly Media (antes chamada de O'Reilly & Associates) é uma companhia de mídia (editora) americana criada por Tim O'Reilly, que publica livros e websites e organiza conferências sobre temas de informática. Uma marca particular que a distingue é a apresentação de uma gravura de animal em muitas de suas capas de livros.
  • nunca ouvi falar dessa O'Reilly...
  • Na verdade somos 4. rsrsrsrs!!!
  • SOMOS VÁRIOS, AMIGOS... RSRS

  • Como somos muitos que nunca ouvimos falar nesse O'Reilly.
  • Ainda bem q existe google!! Prazer, O'Reilly. Urrgh!! 
  • ridícula esta questão!!!!
  • to passaddooooooooooooooooo com esta quetão ... será que tinha bibliografia indicada na prova ?? kkkkkkk
  • Mais que questão hein...
  • Essa é a questão - Mãos ao alto!

    Te rouba ponto com certeza!

  • QUE ISSO! ESSA QUESTÃO NEM UM "ALIEN" SUPER INTELIGENTE RESPONDERIA!  BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
       MAS É DIFICIL DE MAIS! 
    COMO OS COLEGAS DISSERAM: SERÁ QUE TINHA ISSO NO EDITAL???????????/
  • Fundação Copia e Cola é isso ai, questões da wikipédia é lei. Vai fazer prova da FCC ? Bibliografia: wikipédia (incluindo páginas marcadas para revisão, com inconsistência, à ser reciclada, etc., etc.).
  • não vamos desanimar se niguém sabia então niguém ia ganhar ponto, era ruim se uns soubesse e outros não.
  • Que questão mais esdrúxula. Pura decoreba e - o que é pior - decoreba sobre algo que pouquíssimos lêem. Nunca ouvi falar desse tal de O'Reilly.

  • Acertei essa questão de informática com o meu bom e velho português. Hehe! Só na interpretação.
    Mas foi bom esse exercício, agregou conhecimento para mim.
  • nunca ouvi falar... WHATAHELL...
  • Princípio da Acessibilidade 

    Em termos de padrões Web isso significa não só permitir que pessoas com deficiências físicas tenham acesso à Web, mas também capacitar a utilização das páginas por e em outros tipos de ambientes que não um navegador. Isso inclui navegadores de voz, que lêem páginas Web em voz alta para pessoas com dificuldades ou impossibilidade de visão; navegadores Braille que traduzem as páginas nesse alfabeto; aparelhos com pequeno espaço de exibição e outros aparelhos de saída que não tão usuais. Isso evita a duplicação de conteúdo e facilita a utilização geral dos documentos. A acessibilidade auxilia também pessoas que não possuem deficiências físicas melhorando a manipulação das páginas por teclas de atalho e outros métodos.

    Um interessante efeito colateral da acessibilidade, que demonstra a sua vantagem, é visto na simplicação das páginas de modo que um dos maiores usuários de sites Web, que é cego, possa ter um acesso melhor às mesmas. Esse usuário é o Google, o mecanismo de busca mais utilizado atualmente. Páginas acessíveis permitem que o Google indexe melhor as mesmas permitindo que o site ganhe eventualmente um melhor posicionamento em buscas.


ID
363202
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Access 2007, para impedir que novos dados sejam incluídos no formulário, é necessário alterar a exibição deste para o Modo

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi provinha mais difícil do que esta, nem o Cespe conseguiu superar!
  • Prova totalmente sem sentido algum. Não entendi a da fcc.
  • Alguém poderia comentar o gabarito da questão?

    Grata!

    Bons estudos!
  • Letra D.
     
    Sempre que quiser ver como está ficando seu formulário, vá em Modo de Exibição e escolha Modo Formulário. Neste modo de exibição você podera ver como ficou seu formulário, bem como alterar o visual, posição dos campos editados etc.
    Fonte: http://www.infowester.com/tutaccess2007.php
  • Olha o tanto de candidato bom que você elimina nessa questão quando você dá uma lida no Access.

  • Gabarito "D"

     

    Entender o Modo Layout e o Modo Design

    Modo de exibição de layout    Modo de exibição de layout é um modo de exibição mais visualmente orientado do modo Design. Ao exibir um formulário no modo de exibição de Layout, cada controle exibe dados reais. Como resultado, esta é uma exibição muito útil para definir o tamanho dos controles ou realizar muitas outras tarefas que afetam a aparência visual e usabilidade do formulário.

    Certas tarefas não podem ser executadas no modo de exibição de Layout e requerem migrando para o modo Design. Em determinadas situações, o Access exibe uma mensagem informando que você deve alternar para modo de Design para fazer uma alteração específica.

    Modo de exibição de design    Modo de exibição de design fornece uma visão mais detalhada da estrutura do formulário. Você pode ver as seções de cabeçalho, detalhe e rodapé para o formulário. Você não consegue ver os dados subjacentes enquanto você está fazendo alterações de design; No entanto, há algumas tarefas que você pode executar mais facilmente no modo de Design que no modo de exibição de Layout. É possível:

    Adicione uma maior variedade de controles ao formulário, como rótulos, imagens, linhas e retângulos.

    Editar fontes de controle de caixa de texto nas caixas de texto, sem usar a folha de propriedades.

    Redimensionar as seções do formulário, como o cabeçalho do formulário ou a seção Detalhes.

    Altere determinadas propriedades de formulário que não podem ser alteradas no modo de exibição de Layout (como Exibição padrão ou Permitir que o modo de exibição de formulário).

    https://support.office.com/pt-br/article/qual-modo-usar-layout-ou-design-6a67e214-56fe-47bb-ae73-0f1d1aa6f378

  • Amigos, a questão é mais simples do que aparenta:

    No modo Design você consegue até formatar os registros (linhas) e campos (colunas), entretanto não consegue inserir dados. Para tanto, devem acessar o modo de exibição Folha de Dados.

    Espero ter ajudado.


ID
366571
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O processo de gerenciamento de riscos de segurança da Microsoft é dividido em quatro fases. Qual alternativa NÃO representa uma dessas fases?

Alternativas
Comentários
  • A microsoft possui um Guia de Gerenciamento de Riscos de Segurança, nele há a indicação das quatro fases, que são:

    1. Analisando a eficácia do programa
    2. Avaliando os riscos.
    3. Oferecendo suporte as decisões
    4. Implementando Controles.

    Este guia foi publicado em 15 de outubro de 2004 com o intuito de  auxiliar todos os tipos de clientes durante o planejamento, criação e manutenção de um programa eficiente de gerenciamento de riscos de segurança. 

    O link para acesso: http://www.microsoft.com/brasil/security/guidance/default.mspx
  • GABARITO: A

  • partiu chutou.gooool


ID
367618
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para recuperar registros de uma tabela no banco de dados no Access 2003, pode-se utilizar o comando SQL

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O comando SELECT é um dos mais usados em SQL, que é uma linguagem de consulta a banco de dados. Através dele podemos escolher quais serão os registros utilizados nos comandos seguintes.

  • Sobre as 6 regras no SGBD, dentro da regra 4 (visõues ou view) é possível consultar os dados usando linguagens na instância, através da linguagem SQL, quais sejam:

    - SELECT

    - FROM

    - WHERE

     

  • Letra D.

     

    O comando SELECT é um dos mais usados em SQL, que é uma linguagem de consulta a banco de dados. Através dele podemos escolher quais serão os registros utilizados nos comandos seguintes.

     

    Fernando Nishimura


ID
425860
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Access permite a criação de aplicações que, através de uma interface gráfica, manipulem dados em um Banco de Dados.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Os bancos de dados criados até a versão 2003 eram com a extensão MDB. A partir do 2007 é com a extensão ACCDB.
    Mais informações sobre esta mudança em http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/diferencas-entre-os-formatos-de-arquivo-accdb-e-mdb-HA010067831.aspx
  • Microsoft Access

    O Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um Sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do utilizador. Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.

    Com o Microsoft Access é possível desenvolver desde aplicações simples como por exemplo, um cadastro de clientes, controle de pedidos até aplicações mais complexas, como por exemplo, todo o controle operacional, administrativo e financeiro de uma pequena ou até mesmo de uma média ou grande empresa, pois os aplicativos desenvolvidos podem rodar perfeitamente numa rede de computadores e os dados armazenados pelo sistema podem ser publicados na Intranet ou na Internet.


     


ID
494908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de gestão da informação e do conhecimento, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Dados são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade

    desvinculados da realidade??? Os dados surgem de onde então? De um mundo paralelo? Do cosmo? Do buraco negro?

  • Os dados são inúteis se não forem vinculados a um banco de dados para gerar informação. Tipo, um nome é só um nome quando apresentado como dado. Mas, se unir o nome ao endereço de uma pessoa, teremos informação.

  •  

    GAB C

     

    data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. Por definição, os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Armaz%C3%A9m_de_dados

     

    BONS ESTUDOS!

  • Dados são elementos brutos, desvinculados da realidade?

  • Os dados não teriam um significado implícito?
  • Dados são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade (contexto), ou seja, eles não têm significado ou semântica quando vistos isoladamente.

  • A questão da realidade foi sacanagem!

  • DADOS- Os dados são uma série de fatos discretos que servem como base para a construção da informação e do conhecimento.

    Porém, o dado não apresenta um significado importante e não leva a nenhuma compreensão quando analisado sozinho.

    INFORMAÇÃO- estruturação e organização de dados, ou seja, ela é o resultado de aplicar contexto aos dados.

    CONHECIMENTO - ele sozinho é a informação processada e já transformada em experiência por uma pessoa.

  • A INFORMAÇÃO é a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a fundamentar o conhecimento. 

  • Resposta: letra "C".

    As demais alternativas estão superficiais em suas afirmações, porém são corretas. Lembrando que a questão pede a alternativa errada (incorreta).

    O Data Warehouse é um repositório para armazenamento de dados, o que difere do texto citado na alternativa.

  • achei o "desvinculado da realidade" forçado demais.


ID
522709
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente a uma linguagem de programação nativa do AutoCAD.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos.
    O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. 
    Java é uma linguagem de programação orientada a objeto.,
    Python é uma linguagem de programação de alto nível[4], interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte.
  • O colega acima citou as demais alternativas mas esqueceu de citar a função do AutoLisp

    AutoLISP é uma linguagem de programação criada para ser utilizada com o AutoCAD.

    Os arquivos "lisp" otimizam o uso de algumas funções comuns no Autocad, tais como: move, mirror, offset, copy, etc... O uso destas ferramentas "lisps" no AutoCAD melhora a produtividade no desenvolvimento de representações gráficas (plantas arquitetônicas, estruturais, instalações, etc...).

    gabarito letra E

ID
544849
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

MS Project é um software utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Criado pela Microsoft em 1985 (primeira versão). Nos anos posteriores sofreu profundas mudanças. Possui recursos relacionados à gestão de projetos. São vários os focos do Ms Project: tempo (datas, duração do projeto, calendário de trabalho), Gráfico de Gantt, modelo probabilístico (para cálculos relacionados à planejamento), Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos, outros) e uma gama de relatórios.


    Fonte Wikipedia
  • O MS Project é uma ferramenta criada pela Microsoft para auxiliar no gerenciamento de projetos. Segundo o próprio site da Microsoft, gerenciamento de projetos é a disciplina de planejamento, organização e gerenciamento de recursos para concluir uma meta específica.

    fonte: 
    http://office.microsoft.com/pt-br/project-help/um-historico-rapido-do-gerenciamento-de-projetos-HA010351563.aspx?CTT=5&origin=HA010359477


  • Imagem do Programa!

    Microsoft Project é um programa de gerenciamento de projetos ou trabalhos. Facilita a administração do tempo investido por tarefa nos trabalhos em equipe, ajudando a fazer uma distribuição adequada.

    Gestionar um projeto que implique várias pessoas, tempo e recursos não é uma tarefa fácil. Felizmente existem programas como o Microsoft Project para ajudar a gerenciar o trabalho.

    Com o Microsoft Project você terá a sua disposição um aliado na hora de organizar tarefas, sub-tarefas, horas de trabalho, pessoal e recursos necessários. O programa permite o acesso à informação através das diferentes visualizações coo o calendário,

    Leia mais
    Prós
    • - Diversas visualizações disponíveis
    • - Planilhas pré-configuradas
    • - Gerenciador de informes gráficos

    Contras
    • - Integração com o Office podería ser melhor
  • Para quem leu e não entendeu nada que estava escrito acima - o que foi o meu caso..  : (  - e principalmente em respeito àqueles que não tem acesso ao gabarito: a resposta correta é a letra "B".

ID
545656
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS PROJECT, fluxograma que exibe o projeto com as tarefas em caixas ou nós, sendo que as linhas entre os nós simbolizam os elos entre tarefas sucessoras e predecessoras e cada nó exibe cinco campos de informação relativa a essa tarefa. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • e) Gráfico de diagrama de rede

ID
581347
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um astronauta pousou na Lua e encontrou uma caixa alienígena com o número 13 na tampa. No entanto, ao abri-la, encontrou 8 esferas de ouro no seu interior. A base de numeração utilizada pela raça alienígena está CORRETAMENTE representada em:

Alternativas
Comentários
  • O item pede para descobrirmos em que base o número 13 (leia-se: número "um três", e não "treze", que é a denotação desse número na base decimal) está escrito para representar a quantidade 8 (ou o número 8 de nosso sistema decimal). Logo, devemos calcular para qual x acontece (13)x = 8. Resolvendo:
    (13)x = 8 → 1.x1 + 3.x0 = 8 → x + 3.1 = 8 → x + 3 = 8 → x = 5
    Portanto, a alternativa correta é a letra C
    Força, Fé e Coragem!!!
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk JESUS, meu DEUS....acertei pq simplesmente não sabia nadaaaaaaaaaaaaa desse negócio de base decimal...rsrsrs, fala sério.

    Fiz, 13 - 8 = 5

    KKKKKKKKKKK

    CHUTE MEGA ULTRA MASTER POWER
  • kkkkkkkkkkkkkkk 

    olha aí a nucepe mininuuu

  • Meus Deus .... kkkkkkkkkkkkkkkk

    Ok, Se há 8 unidades dentro de uma caixa. Então a representação das 8 unidades é 13.

    ou melhor "1" + "3"

     

  • wtf?

  • q? kkkkkkkkkkk

  • Jesus.............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Chute

  • Era uma caixa de dinheiro do PT KKKKKKKKKKKK, Lula jogou no espaço


ID
581368
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que descreve o tipo de atributo previsto no modelo E-R que não precisa ser obrigatoriamente, armazenado no banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Atributos


    Atributo simples: é o atributo indivisível, que não pode ou não deve ser decomposto. Por exemplo: "CPF", "numero da matrícula", "RG", "preço do produto", etc.


    Atributo composto: é o atributo que pode ser decomposto em outros atributos simples. Por exemplo, o atributo "endereço" pode ser decomposto em "nome da rua", "número" e "complemento".


    Atributo monovalorado: é o atributo que permite apenas o armazenamento de um valor por vez. Por exemplo, o atributo "CPF" é monovalorado porque uma pessoa possui apenas um número de CPF.


    Atributo multivalorado: é o atributo que permite armazenar mais de um valor ao mesmo tempo no mesmo campo. Por exemplo, o atributo e-mail pode ser multivalorado uma vez que uma pessoa possui, normalmente, mais de um endereço de e-mail.


    Atributo nulo: é o atributo que permite que seja inserido um valor nulo para ele. Valor nulo representa a inexistência de um valor, ou seja, significa que o usuário não precisa cadastrar um valor para o atributo e pode deixá-lo vazio. 


    Atributo derivado: é o atributo cujo valor para ele deriva de outro(s) atributo(s). Por exemplo, suponha que a sua entidade se chame compra e que ela tenha os seguintes atributos: "número da compra", "data da compra", "valor da compra", "percentual de desconto" e "valor da compra com o desconto". O valor para este último atributo é calculado considerando-se o "valor da compra" e o "percentual de desconto". Assim, esse atributo é derivado porque seu valor deriva dos valores de outros atributos.




    Fonte:Apostila Professora Márcia Cristina Dadalto Pascutti. Instituto Federal do Paraná








  • O atributo composto é aquele que pode ser subdividido em outros atributos (Ex: Endereço ou Nome). Endereço pode ser subdividido em: Rua, Número, CEP, Bairro, Cidade, Estado, País, Continente; já o Nome pode ser subdividido em: Primeiro Nome, Nome do Meio e Último Nome.)

    Um atributo derivado – também chamado de calculado – é aquele que pode ser derivado ou obtido a partir de outros atributos ou relacionamentos, logo ele não precisa ser armazenado no banco de dados (Ex: Idade). Imaginem que uma entidade possui o atributo Data de Nascimento e possui também a data atual, logo é possível calcular, derivar ou obter a idade de uma pessoa por meio desses dois atributos.

    Simples: É aquele que é atômico, isto é, ele não pode ser subdividido em outros atributos (Ex: Sexo).

    Composto: pode possuir mais de um valor.(ex.: telefone)

  • O atributo composto é aquele que pode ser subdividido em outros atributos (Ex: Endereço ou Nome). Endereço pode ser subdividido em: Rua, Número, CEP, Bairro, Cidade, Estado, País, Continente; já o Nome pode ser subdividido em: Primeiro Nome, Nome do Meio e Último Nome.)

    Um atributo derivado – também chamado de calculado – é aquele que pode ser derivado ou obtido a partir de outros atributos ou relacionamentos, logo ele não precisa ser armazenado no banco de dados (Ex: Idade). Imaginem que uma entidade possui o atributo Data de Nascimento e possui também a data atual, logo é possível calcular, derivar ou obter a idade de uma pessoa por meio desses dois atributos.

    Simples: É aquele que é atômico, isto é, ele não pode ser subdividido em outros atributos (Ex: Sexo).

    Composto: pode possuir mais de um valor.(ex.: telefone)


ID
581371
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que possui o símbolo utilizado em diagramas E-R para conjunto de entidade fraca:

Alternativas
Comentários
  • A banca quer dizer algo tenho certeza

ID
581374
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre esquemas de bancos de dados e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. O esquema de um banco de dados é a coleção de informações armazenadas em um determinado momento
II. Os sistemas de bancos de dados possuem vários esquemas particionados de acordo com os níveis de abstração, que podem ser físico, lógico e de visão (view).
III. Os esquemas são modificados freqüentemente.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a III, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. Incorreta : Um esquema do bancos de dados é uma coleção de objetos de um banco de dados que estão disponíveis para um determinado usuário ou grupo. Os objetos de um esquema são estruturas lógicas que se referem diretamente aos dados do banco de dados. Eles incluem estruturas, tais como tabelas, visões, seqüências, procedimentos armazenados, sinônimos, índices, agrupamentos e links de banco de dados

    II. Correto

    III. Incorreto: Esquemas geralmente são armazenados em um dicionário de dados. Apesar de um esquema ser definido em linguagem texto de banco de dados, o termo é frequentemente utilizado para referir-se a uma representação da estrutura do banco de dados


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_de_banco_de_dados


ID
581377
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A relação R está na 2NF e nenhum atributo não-chave é transitivamente dependente da chave primária”. Diante do exposto, podemos garantir que R está na forma normal descrita na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • NF = normal form, ou (FN = forma normal). Utilizada para medir o grau de normalização das relações. A questão encontra uma inconsistência no sentido de que, se ela se encontra na 3FN, automaticamente também se encontra da 1FN e 2FN. Logo, a questão apresenta três alternativas corretas.


ID
581389
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre projeto orientado a objetos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    geralmente a alternativa que nega a capacidade do sistema está incorreta.


ID
581392
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que possui apenas estruturas de dados heterogêneas:

Alternativas
Comentários
  • 8. Estrutura de Dados Heterogêneas (Registros) 
    É uma estrutura composta por um conjunto de variáveis de tipos diferentes, primitivos e/ou construídos, logicamente relacionados que podem ser referenciados por um mesmo nome (identificador do tipo registro) ou individualmente. Este tipo de estrutura é utilizada para relacionar dados pertencentes a um mesmo objeto. Ex: fichário de um funcionário. 
    Sintaxe: 
    tipo <nome_do_tipo> = registro
    <descrição> 
    fim registro; 
    onde:
    nome_do_tipo: é um identificador 
    descrição: <tipo_primitivo> : <identifcador>; 

ID
581398
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que mostra o operador lógico OU em linguagem C:

Alternativas
Comentários
  • $$ - Não existe em C.
    || - Ou.
    && - E.
    Or - Não existe em C.
    v - Não existe em C.
    Alternativa correta é a "b".

ID
581401
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a instrução em linguagem C: int a = sizeof(float);. O valor armazenado em a é:

Alternativas
Comentários
  •  Em C, arquitetura de 32 bits... 

    char   : 1 byte
    short  : 2 bytes
    int    : 4 bytes
    long   : 4 bytes
    float  : 4 bytes
    double : 8 bytes


ID
602218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do pacote de aplicativos Office, da Microsoft, julgue os
itens seguintes.

O aplicativo Access não permite adicionar, editar ou excluir registros de uma tabela, sem que seja definida uma chave primária.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Questão Errada

    Olá pessoal,

               O Access é um aplicativo para o desenvolvimento de banco de dados do tipo relacional. Um banco de dados relacional é formado por várias tabelas que podem se relacionar através de pontos comuns. Cada tabela do banco de dados contém dados registrados em linhas “registros” e cada registro pode conter vários campos “colunas”. Veja abaixo uma tabela com 6 registros “6 linhas” e cada registro com os campos Nome, altura e Nascimento:






    Quando criamos uma tabela no Access podemos definir um campo para ser a “Chave primária da tabela”. A Chave primária é um campo da tabela que não pode conter valores duplicados, ou seja, se definirmos o campo Nome da tabela acima como chave primária, o banco de dados não aceitaria dois registros com a altura de 1,76, portanto o campo Altura não seria o ideal para ser uma chave primária. Em uma tabela de clientes você poderia definir o campo CPF para ser a chave primária, para que sua tabela não aceitasse dos clientes com o mesmo CPF já que cada cliente tem o seu número próprio.
    Chave primária: (PK - Primary Key) é a chave que identifica cada registro como único, ou seja, unicidade. A chave primária nunca se repetirá.
    Uma tabela pode ter ou não ter uma chave primária, e a falta de uma chave primária não retira a possibilidade de manipulação dos registros (exclusão, edição, adição), portanto a questão está incorreta.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!

  • O que o Acess não permite sem chave primária, de modo algum, é que você crie relações entre as tabelas.
  • Galera!
    O gabarito definitivo consta a questão anulada!!!!!!!
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  O conteúdo abordado no item extrapolou os objetos de avaliação previstos no edital do concurso. Dessa forma,  opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!

ID
665209
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft  Office Access 2003, o ícone que permite a criação de uma nova tabela é:

Alternativas
Comentários
  • No access 2013 esse ícone já mudou. 


ID
667606
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sistemas informatizados de qualquer natureza têm um papel decisivo na qualidade do serviço ofertado pelos seus usuários. Entretanto, com relação ao CORRETO uso desses sistemas de informação deve-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    Está concorrendo a questõa mais mal escrita do ano. Note:

    CORRETO uso dessses sistemas de informaçõa deve-se utilizar corretamente o sistema, ....dados... mais corretos.

    Uau! Será que está correto?
  • como os dados passarão a ser mais corretos e confiáveis se utilizar corretamente o sistema? os dados alterar-se-ão para uma forma "mais correta" se usar o sistema "corretamente"? Parece-me que informática, pelo menos em concursos, está deixando de ser uma ciência exata e exigindo dos usuários uma abordagem mais subjetiva. A afirmação desse gabarito tem que ser de algum autor indicado pela bibliografia, pois é altamente disputável se apresentada fora contexto, como é o caso. O que está sendo avaliado é ler a bibliografia "recomendada" e não se o que a pessoa sabe é o conhecimento comum que deve ser aplicado na vida professional?
  • a) errada
    Os dados são mantidos pelos usuários do sistema.
    b) errada
    Todo sistema entregue deve ser confiável, não necessitando de controle paralelo.
    c) errada
    A entrega do sistema não deve estar associada a necessidade de manter o hardware atualizado.
    d) certa
    É realmente o que a questão pede: relacionado ao correto uso do sistema.
  • O questão mal elaborada !
  • Questão tosca.
    Exige ponto de vista.
    Pra mim ta tudo correto.
    Quando tu administra uma rede, os profissionais de informática muitas vezes em determinadas situações e administração de Banco de dados efetivamente mantém os dados corretos para entrega das informações para os usuários. Não é sempre o usuário que insere informações no sistema.
    E se tu não manter um controle paralelo, quem vai fazer? Minha vó que operou a coluna?
    Sobre a C, nem se fala... beleza, deixa um 386 com windows 3.11 e não atualiza o hardware para ver se o sistema continua disponível ou para que você consiga implementar alguma função nova do sistema.
    E a D, beleza até parece que usuário é SANTO agora, utilizar corretamente o sistema não significa manter as informações corretas e confiáveis...Posso usar ele de maneira correta e inserir informações faltas.
    Que banca xinelona.

  • Eu tb iria falar mal da questão, mas os colegas já o fizeram... no comments...

  • Também concordo que a questão foi mal elaborada e que todas as questões estão corretas. Mas o básico da questão é que o sistema por si só para gerar resultados corretos e confiáveis depende fundamentalmente dos dados inseridos pelo usuário. Por exemplo: sistema de controle de caixa. Se o usuário deixar de inserir um boleto, inserir de forma duplicada (em sistemas menos sofisticados), inserir valor errado, será "informaticamente" impossível refletir o gasto real.
  • Nem o examinador acertou esta questão. kkkkkk

  • Desde quando hardware precisa de atualização!! Que eu saiba software que precisa de atualização!! Questão mal elaborada!

  • GABARITO: D


ID
671251
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre consultas no Microsoft Access 2007, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra B

    Um banco de dados é simplesmente um conjunto de informações, onde os dados são organizados de forma lógica e estruturados. Por exemplo, um cadastro de estoque de filmes de uma locadora é um banco de dados. Nele podemos cadastrar um novo filme, alterar algum existente ou excluir algum indesejado.
  • Pedro a letra B é a errada..........
  • Questão mal formulada. Na letra D não concordo que uma criação de tabela recupera os dados de uma ou mais tabelas.
  • A consulta atualização é usada quando é necessário atualizar ou alterar os dados existentes em um conjunto de registros.
     OBSERVAÇÃO   Lembre-se de que você não pode usar uma consulta atualização para adicionar novos registros a um banco de dados, ou para excluir registros inteiros de um banco de dados. Para adicionar novos registros, você usa uma consulta acréscimo e para excluir registros inteiros, você usa a consulta exclusão. Entretanto, você pode usar uma consulta atualização para definir os dados em um ou mais campos para um valor nulo, uma alteração que equivale à exclusão de parte de um registro. Você também pode usar uma consulta atualização para substituir valores nulos por outros dados, uma alteração que equivale à adição de dados.
    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/criar-uma-consulta-atualizacao-HA010076527.aspx

  • O Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um Sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do utilizador (graphical user interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.
     
    Microsoft Access é capaz de usar dados guardados em Access/Jet, Microsoft SQL Server, Oracle, ou qualquer recipiente de dados compatível com ODBC.
     
    O desenvolvimento da estrutura de dados se dá de forma muito intuitiva, bastando que o desenvolvedor possua conhecimetos básicos em modelagem de dados e lógica de programação. Programadores relativamente inexperientes e usuários determinados podem usá-lo para construir aplicações simples, sem a necessidade de utilizar ferramentas desconhecidas.
     
    Primeiramente foi o nome de um programa de comunicação da Microsoft, destinado à competir com ProComm e outros programas. Esse produto fracassou e foi abandonado. No segundo semestre de 1992 a Microsoft lançou seu primeiro Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados e reusou o nome: o Microsoft Access (MS Access).

    E CONTINUA...BOA LEITURA...!!!

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Access
  • a) É isso mesmo. As consultas de exclusão removem registros inteiros de uma tabela. Como os registros (tuplas) são formados justamente pelos seus valores de atributos, todos os valores dos atributos do registro removido também são removidos do banco de dados. CERTA

    b) A consulta atualização é utilizada para alterar algum campo ou conjunto de campos do banco de dados, não para remover ou adicionar registros. ERRADA

    c) Uma consulta acréscimo realmente adiciona registros em uma ou mais tabelas de destino. Como o Access possui suporte a dados externos, o restante da questão está correto, podendo se realizar consultas que envolvam bancos de dados distintos. Veja a imagem a seguir. CERTA

    d) Perfeito! Essa é, realmente, a definição da consulta Criar Tabela. Essa opção também permite criar tabelas e adicionar registros em bancos de dados distintos do original. CERTA

    e) Cuidado com essa alternativa! Ela não está se referindo à remoção de registros, mas sim da remoção de valores dos atributos. Não existe um comando específico em SQL para a remoção do valor dos atributos. Para fazermos isso, podemos substituir o valor do atributo para um valor nulo ou para uma cadeia de caracteres vazia, no caso de campos textuais. CERTA


ID
677962
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Access 2000, são objetos vistos em um banco de dados do Access:

Alternativas

ID
717340
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando X para Microsoft Office 2003 e Y para OpenOffice.org 2.0, assinale a alternativa que exibe corretamente a compatibilidade dos sistemas operacionais, software de banco de dados e cliente de e-mail com os processadores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados, instalados nativamente em tais ferramentas de automação de escritório:

Alternativas
Comentários
  • Dá para eliminar pelo item Compatibilidade, o OpenOffice.org 2.0 é compatível com todos os sistema operacionais apresentados; já o Microsoft Office 2003 é compatível apenas com Windows e Mac.

    Porém, poderá ser executado no Linux através de um WINE ou Crossover.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    choooooorei

  • Olhei duas coisas pra responder e acertar essa questão, compatibilidade do Microsoft Office e BRoffice com Windows e Linux, Já mata a questão
  • Linux não suporta o OFICCE

  • Deus me livre


ID
719803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Project 2000, julgue os itens que se seguem

Uma limitação do Microsoft Project 2000 é que essa versão não possui ferramentas que permitem tarefas relativas à administração dos custos dos materiais como, por exemplo, suprimentos e outros itens de consumo.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes

    Gabarito: ERRADO

  • O Microsoft Project é um poderoso aplicativo de gerenciamento de projetos que você pode utilizar para planejar, programar e representar graficamente as informações sobre projetos. Com o Microsoft Project é fácil criar e modificar um conjunto de tarefas para atingir seus objetivos.


ID
751000
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Access 2007 disponibiliza alguns modelos de tabelas voltados para assuntos mais comumente utilizados. Três exemplos desses modelos são:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.


  • O Microsoft Access é um Sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do utilizador (graphical user interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.

    O escritor de relatórios do Access, mesmo sendo capaz da criação sofisticada de relatórios, não é tão potente quanto outro escritor de relatórios de dados – Crystal Reports. MSDE (Microsoft SQL Server Desktop Engine) 2000, a mini-versão do MS SQL Server 2000, é incluído com a edição de desenvolvedor do Office XP e pode ser usado ao lado do Access como uma alternativa ao Jet Database Engine.

    Nós temos que memorizar os modelos de tabela do MS Access 2007??

ID
754945
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Access 2007, há uma ação que pode ser acrescentada a uma macro e que tem como função interromper a execução da própria macro e abrir a caixa de diálogo Macro Passo a Passo. Essa ação é denominada

Alternativas
Comentários

ID
786901
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A
    Chief Information Officer ou CIO é um título (papel/role) dado ao gerente de ti, superintendente de ti, diretor de ti ou vice presidente de TI dependendo da estrutura organizacional da empresa, é o intendente informática/TI sendo responsável pela informática de uma empresa. Eles normalmente respondem ao Chief Executive Officer ou ao Chief Financial Officer.

    A importância desse cargo tem crescido satisfatoriamente desde que a tecnologia da informação tem a cada dia se tornado mais importante para as empresas. O CIO pode ser um membro do quadro de executivos de uma empresa, a depender do tipo de organização.

    Não há uma qualificação especial típica para CIO. Cada posição diferente de um CIO tem a sua própria maneira de trabalho. Até há pouco tempo muitos CIO possuíam formação em ciência da computaçãoengenharia de software ou sistemas de informaçao, mas isso não é uma generalidade. Muitos eram tidos como técnicos há algum tempo. Mais recentemente, é mais importante para um CIO demonstrar sua capacidade de liderança, seu faro de negócios e sua perspectiva de estratégias muito mais do que habilidades técnicas. É muito comum hoje o CIO ser apontado no lado executivo de uma organização, e não mais técnico.

    CIO é algumas vezes sarcasticamente chamado de "Career Is Over" (fim de carreira), devido à grande raridade de um CIO se tornar um CEO.

    O papel de um CIO em alguns casos têm-se estendido para um Chief Knowledge OfficerCKO, que trabalha também com conhecimento, não apenas com informação.

    Hoje os CIO tem/devem abrir a caixa preta da TI, sair de dentro das salas e participar de reuniões e tomar iniciativas.

  • eu errei porque nunca imaginei que um CIO se preocupasse com RECURSOS! pra mim ele tem um posicionamento mais voltado para o estratégico, nao operacional...

    vivendo e aprendendo...
  • ESSA QUESTÃO DEVERIA ESTAR RELACIONADA COM ADMINISTRAÇÃO E NÃO COM INFORMÁTICA!
  • Chief Information Officer, no Brasil, é mais conhecido como diretor de TI. Deve haver alguma diferença entre os 2, senão não haveria sentido em importar essa nomenclatura.
  • Não entendi porque a letra E está errada... Ela é mais abrangente que a letra A. Alguém pode explicar?

  • Concordo com Lara. A resposta E cabe em A. Penso que a E não poderia ser ERRADA.

  • CEO, CIO, etc... quando se deparar com algumas dessas siglas saiba que se trata do 'manda-chuva' de determinada área na empresa.

    .

    CEO (Chief Executive Officer) – Diretor geral ou presidente da empresa, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional. É a mais conhecida de todas as siglas.  Pode ser considerado também o ‘chefão’ de uma companhia, mas deve responder ao quadro de diretores. Alguns nomes consagrados que ocuparam este cargo foram Steve Jobs, hoje substituído por Tim Cook na Apple, e Steve Ballmer na Microsoft.

    .

    CIO (Chief Information Officer) – Diretor de TI. Responsável pela área de informática de uma empresa. A diferença entre o CTO e o CIO é que o primeiro desenvolve tecnologia para vendas, enquanto o segundo cria recursos para uso interno.


ID
814630
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os objetos de banco de dados do Access 2010 em português, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    a) INCORRETA. Não são as tabelas que exibem os dados em um leiaute personalizado para visualização. O que faz isso são os formulários.
    b) INCORRETA. Não são os módulos que permitem que os dados fiquem disponíveis na Internet. E sim as páginas.
    c) INCORRETA. As macros são ações repetitivas automatizadas, que executam tarefas específicas.
    d) CORRETA.
    e) INCORRETA. Não são os formulários que organizam os dados em um formato impresso. São os relatórios.

     

ID
860683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e AutoCAD são ferramentas computacionais amplamente empregadas em atividades de engenharia. A respeito desses programas, julgue os itens a seguir.

No Excel, o comando COLS retorna o número de colunas contido em uma matriz.

Alternativas
Comentários
  • Retorna o número de colunas em uma matriz ou referência.


ID
870010
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS­Access 2010, o botão que possibilita a criação de um relatório em branco é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa é a C.

    Essa figura se encontra na guia criar, relatórios e relatório em branco.


    Vlw

  • NÃO PREVISTO NO TJSP 2017

  • Simples, não é? Veja esse trecho da guia Criar novamente:

    Veja que o botão que cria um relatório em branco é justamente o que parece um caderninho em branco, presente na letra C.


ID
870013
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No modo Design de um relatório do MS­Access 2010, a inserção de uma imagem de fundo pode ser feita por meio de um botão presente no grupo Ferramentas de Design de Relatório, guia

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa é a D.


    No grupo ferramentas de design de relatório vai na guia formato, plano de fundo e plano de fundo. Lá vc coloca uma imagem de fundo no seu relatório.

  • O comando utilizado será o seguinte:

    Essa, dentre outras ferramentas que servem para para se realizar modificações visuais em um relatório, está presente na guia Formato!

  • Não consegue visualizar no Access 365. Alguém teria um print sobre o assunto?

    Sei muito pouco da matéria.


ID
870016
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS­Access 2010, no modo Design de um formulário, o botão da Guia Design que permite a inserção de um rótulo é

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar, por favor?

    Não estão faltando imagens para resolver?
  • Alternativa certa é a A.


    Letra B é inserir botão. Letra C é Guia de controle. Letra E é caixa de texto.

  • entendi nada. rs

  • O que é um rótulo?

     

  • Mais uma questão boba a respeito de ícones do Access. Veja qual é o ícone que insere um rótulo a seguir:

  • Para quem não está conseguindo solucionar:

    ibb.co/rdgfDRw

    Como acessar o Access no seu Windows?

    Aperto no teclado

    CTRL + R

    E na caixa de comando Executar digite:

    msaccess


ID
870586
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2008, as teclas de atalho para inserir ou remover um bookmark são:

Alternativas
Comentários
  • Bookmark no português é MARCADORES, INDICADORES.



    Atalhos de teclado de indicadores

    Ação

    SQL Server 2012

    SQL Server 2008 R2

    Definir ou remover um indicador na linha atual

    CTRL+K, CTRL+K

    CTRL+K, CTRL+K

    Próximo indicador

    CTRL+K, CTRL+N

    CTRL+K, CTRL+N

    Se o indicador atual estiver em uma pasta, moverá para o próximo indicador na pasta. Os indicadores fora da pasta são ignorados.

    Se o indicador não estiver em uma pasta, moverá para o próximo indicador no mesmo nível.

    Se a janela Indicadores contiver uma pasta, os indicadores em pastas serão ignorados.

    CTRL+SHIFT+K, CTRL+SHIFT+N

    Sem equivalente

    Indicador anterior

    CTRL+K, CTRL+P

    CTRL+K, CTRL+P

    Se o indicador atual estiver em uma pasta, moverá para o próximo indicador na pasta. Os indicadores fora da pasta são ignorados.

    Se o indicador não estiver em uma pasta, moverá para o próximo indicador no mesmo nível.

    Se a janela Indicadores contiver uma pasta, os indicadores em pastas serão ignorados.

    CTRL+SHIFT+K, CTRL+SHIFT+P

    Sem equivalente

    Limpar indicadores

    CTRL+K, CTRL+L

    CTRL+K, CTRL+L


    ^^

  • No Word 2016 CTRL + K tem a função de inserir hyperlink.

     


ID
870589
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere o seguinte dado do tipo data, do Microsoft SQL Server 2008:

2012-08-15 14:20:00

Esse dado é do tipo

Alternativas
Comentários

ID
876988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a conceitos de informática, julgue os itens seguintes.

Bancos de dados podem ser organizados em tabelas relacionais, que facilitam o armazenamento e a busca de informações.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

    "Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim. 
    Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

    Um Banco de Dados Relacional é um conceito abstrato que define maneiras de armazenar, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas, construindo um banco de dados.O termo é aplicado aos próprios dados, quando organizados dessa forma, ou a um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) – do inglês Relational database management system (RDBMS) – um programa de computador que implementa a abstração."

  • Existem vários Modelos de Base de Dados: Modelo Plano, Modelo em Rede, Modelo Hierárquico, Modelo Relacional, Orientado a objetos, e Objeto-Relacional. (wikipedia)

  • Não limitou nem menosprezou. Essa davá até pra resolver pela técnica do Nishimura.

  • Bancos de dados relacionais como MySQL, PostgreSQL e SQLite3 representam e armazenam dados em tabelas e linhas.

    bancos de dados não relacionais como o MongoDB representam dados em coleções de documentos JSON.

  • Técnica do Nishimura.

    A pessoa erra 30 questões de informática, e depois que acerta uma o mesmo vem comentar e falar que essa técnica funciono.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
880036
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual modelo de banco de Dados coloca os dados em tabelas bidimensionais?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Um Banco de Dados Relacional é um banco de dados que segue o Modelo Relacional.

    Um Banco de Dados Relacional é um conceito abstrato que define maneiras de armazenar, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas, construindo um banco de dados.

    O termo é aplicado aos próprios dados, quando organizados dessa forma, ou a um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) – do inglês Relational database management system (RDBMS) – um programa de computador que implementa a abstração.




    Bons estudos.

  • O colega acima fez um comentário errado sobre a matéria.

    O Modelo Relacional é considerado bidimensional porque os dados tabulares têm duas dimensões que são as linhas e colunas. Tanto é assim que é possivel representar os dados tabulares em mais dimensões.
  • pô isso e informática para Agente ultra expecializado do exército da Conchichina.... agora questão  para Soldado... nada contra Soldado, sei que são capazes de aprender... mas, tipo.. isso vai ser de utilidade no  serviço? ....  fico revoltado com isso .... o cara se mata de estudar ... para ser mandado por um Capitão Nascimento ..... ai cai  uma questão dessa magnitude... e melhor perguntar o que significa estratégia em Aramaico....
  • vc quer em qual idioma Em alemão strategie kkkkkk
    "Estamos todos confiando no senhor. Eu vou retomar o raciocínio. O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês..."
  • PMSC 2019: FORÇA, GUERREIRO!

  • GABARITO = B

    RELACIONAL

    REPRESENTA OS DADOS COMO UMA COLEÇÃO DE LINHAS E COLUNAS EM TABELAS

    HIERÁRQUICO= FORMA DE ÁRVORES (RAMIFICAÇÕES)

    ORIENTADO A OBJETOS = FORMAS DE OBJETOS.

    REDE= REGISTRO VINCULADOS ( LEMBRA DE INTERNET )

    PM/SC

    DEUS PERMITIRÁ


ID
888916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Project 2010, uma das formas para visualizar a opção de criar um novo calendário é

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Project???? morri com essa !


ID
954184
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A criptografia hash permite que seja calculado um identificador digital de tamanho fixo, chamado de valor hash, a partir de uma string de qualquer tamanho.

Assinale a alternativa que contém o algoritmo hash que trabalha com o valor fixo de 20 bytes.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/ass-dig/TiposdeCriptografia.html

    Resposta correta: A


    A criptografia hash permite que, através de uma string de qualquer tamanho, seja calculado um identificador digital de tamanho fixo, chamado de valor hash.

    O valor hash geralmente é formado por:
    • 16 bytes (no caso do MD-2, MD-4 e MD- 5)
    • 20 bytes (no caso do SHA-1)

    OBS.: Pode se estender, embora não passe de 512 bytes.
  • Isso é "noção" de informática??
  • Não colega, isso é informática sem noção...

  • Lembrando que o concurso é pra Perito Criminal...

  • Vídeo aula sobre Criptografia - Tipos - Simétrica, Assimétrica e Funções de Hash

    https://www.youtube.com/watch?v=UJ6uSV1KREM

    Bons estudos!


  • LETRA A. 

    Segundo Stallings(2008,p.253),"O SHA-1 produz um valor de hash de 160 bits."


    Regrinha de 3.

    1 byte --------------- 8 bits 

    hash bytes ----------- 160 bits

     8*hash = 160

    hash = 160/8

    hash =20 bytes      

    Bibliografia;

    CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-4 EDIÇÃO 2008-WILLIAM STALLINGS       

  • quastão não compatível com o salário oferecido ao respectivo cargo rsrsrs

  • diabos eh isso!

    pelo amor de qlq coisa.

  • MD5: cria um resumo de 148 bits (16 caracteres) Antigo

    SHA-1: cria um resumo de 160 bits (20 caracteres) Novos

    SHA-2: cria um resumo de 256 bits (32 caracteres) tbm inclui esses, SHA-224, SHA-256, SHA-384 e SHA-512 Mais noVos.

  • a-

    In cryptography, SHA-1 (Secure Hash Algorithm 1) is a cryptographic hash function which takes an input and produces a 160-bit (20-byte) hash value known as a message digest – typically rendered as a hexadecimal number, 40 digits long.

    https://en.wikipedia.org/wiki/SHA-1

  • Não cai no TJ SP ESCREVENTE

  • O chute que deu certo.

  • SHA-1

    • Saída = 160 bits (20 bytes)
    • Bloco = 512 bits
    • Palavra = 32 bits
    • Segurança = 80 bits

  • Na aula: 2x2 = 4

    Na prova da vunesp: existe dois cavalos voadores, um azul e outro foi para direita, qual o peso da girafa, sabendo que 2x2 e igual a 4?


ID
1015105
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a extensão padrão de arquivos do MS-Access 2010, em sua configura- ção padrão.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    ACCDB = ACCess Data Base.
    Nas versões pré 2007, era MDB (Microsoft Data Base - letra D).
    PPTX é apresentação editável do PowerPoint 2007/2010/2013
  • LETRA  a) accdb.

  • Alternativa A)
    ACCDB significa Access database (file)

     

     

    pptx - Arquivo de apresentações do powerpoint

    access - não existe

    cuidado! mdb/mdbx - arquivos do access de versões anteriores ao 2010!

     

     

     

    "Que a Força esteja conosco"

  • Essa é difícil hein, ainda mais numa prova de advogado. Eu acertei porque sou aluno de TI, mas antes de sê-lo eu jamais havia usado access na vida.

  • Quando a esmola é grande- LETRA C, o santo desconfia
     

    Gabarito: A

     

     

  • acertei pq a C não tem um ponto para indicar a extensão e na letra A accdb começa com "a" de access e aí acertei kkk


ID
1015108
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de objeto onde são armazenados os dados que são inseridos em um banco de dados do MS-Access 2010, em sua configuração padrão, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Tabela (de dados).
    Um formulário é usado para entrada de dados em uma tabela de dados. Uma consulta é usada para pesquisar e apresentar dados de uma tabela de dados. Uma macro é um conjunto de comandos inseridos no arquivo do Office para a automatização de tarefas. Um relatório é usado para exibição dos dados da tabela no formato de saída (impressora).
  • LETRA e) tabela


  • e) Tabela.

  • P/ mim tabela era Excel. Inferno...


ID
1032661
Banca
Makiyama
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com a linguagem SQL, qual comando abaixo retorna todos os campos da tabela Detran?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O comando select irá selecionar os campos de uma tabela, no caso 'Detran'.

  • Tabela onde? No Excel? Não explica nada na questão

  • tá de sacanagem!!!!!! cobrar sql pra tecnico administrativo é foda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • kkk... Só sendo um asiático geneticamente modificado para acertar essa!!! É cada uma!

  • Acho errada essa questão.
    SELECT SIM ! mas a pergunta refere a ação de RESETAR os campos, ou seja, ZERAR qualquer informação já escrita nos campos, o comando select só vai SELECIONAR AS TABELAS DETRAN, para RESETAR teria que ter outro comando, no total de 2 ações; Selecionar Toda a Tabela e Apagar.

  • Select * from Detran .

    Select = selecionar, * significa todos, from quer dizer para, de onde vai selecionar e Detran a tabela.
    Select  veiculo, frota, cor .... from detran

    A sintaxe do comando Select é:
    [argumentos]
    from
    [tabela]

  • SQL? Nem concurso FEDERAL de nível superior e técnico pediu isso. Nunca tinha visto. 

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Letra B.

    O comando select irá selecionar os campos de uma tabela, no caso 'Detran'.

  • O comando SQL que retorna todas as linhas e colunas de uma determinada tabela ou visão é:

     a)SELECT * FROM TAB_CADASTRO (x)

     b)UPDATE ALL FROM TAB_CADASTRO.

     c)SELECT ALL FROM TAB_CADASTRO.

     d)UPDATE * FROM TAB_CADASTRO.

  • O comando select trata-se de um dos comandos SQL mais importantes! Ele retorna registros do banco de dados baseado em condições. As condições seguem o mesmo formato dos comandos anteriores, ou seja devíamos saber decorados os 10 comandos do sql.


ID
1038895
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS-Access 2010 emprega um formato de arquivo que dá suporte a vários aprimoramentos de produtos. Quando você cria um novo banco de dados, o banco de dados usa o novo formato de arquivo por padrão e recebe a extensão de arquivo:

Alternativas
Comentários
  • Quando você cria um novo banco de dados no Access 2010, o banco de dados usa o novo formato de arquivo por padrão e recebe a extensão de arquivo .accdb
  • Pra melhor memorização é só lembra das iniciais de Access Data Base ( nome em inglês) ACCDB

  • c) .accdb ( Access )

  • .accdb -> Access 2007 pra frente.

    .mdb -> Acess 2003 pra trás.

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/No%C3%A7%C3%B5es-b%C3%A1sicas-do-banco-de-dados-a849ac16-07c7-4a31-9948-3c8c94a7c204?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR#top


ID
1041028
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O AutoCAD disponibiliza diferentes comandos para a construção de desenhos e diagramas em duas dimensões (2D). Para desenhar uma linha curva com duas extremidades utilizando apenas um comando, deve- se acionar o comando

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Polyline é uma poli-linha, com duas extremidades, mas em linha reta e que poderão ser unidas. Circle é círculo, e não tem extremidades. Line é linha, reta (não curva... é possível converter em arco posteriormente, mas não é usual). Mirror é 'espelho', para espelhar (inverter horizontalmente ou verticalmente) um objeto.

    Arc é arco, disponível na ribbon Line, para desenho de arcos... Extremidade 1 (inicial), extremidade 2 (final) e ponto de torção (curva).

  • Gabarito D


ID
1041529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

MySQL, DSpace, PostgreSQL, Joomla e SQL são exemplos de sistemas gerenciadores de bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • MySQL, PostgreSQL, Oracle 9i, McKoi - Softwares de bancos de dados;

    Dspace - Software para biblioteca digital;

    Fonte: Bibliotecas digitais: saberes e práticas. p. 155.





  • Complementando.

    Joomla! :Joomla!(pronuncia-sedjumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System-CMS). É desenvolvido emPHP e pode ser executado no servidor WebApache ou IIS e base de dadosMySQL.

    SQL: Structured Query Language, ouLinguagem de Consulta EstruturadaouSQL, é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional.

  • MySQL

    MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, ou seja, é executado como um servidor e permite que vários usuários gerenciem e criem inúmeros bancos de dados. WordPress, por exemplo, requer MySQL para armazenar e recuperar todos os seus dados, incluindo conteúdo de posts, perfis de usuário e por aí vai. A maioria dos provedores de hospedagem já tem o MySQL instalado em seus servidores web, uma vez que é amplamente utilizado em muitas aplicações web de código aberto.

    Faz sentido, portanto, usar o MySQL em projetos para web, como sites de e-commerce.

    SQL Server

    Criado em 1988, o SQL Server é o sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft e, sendo assim, ele só roda em sistemas operacionais Windows. Este programa é bastante usado em sites que precisam de cadastros e em sistemas de lojas, onde são lançados produtos, preços, marcas, entre outras informações. Vivo, Itaú e Amil são algumas das grandes empresas que utilizam SQL Server. É recomendado, também, para criar um banco de dados em sistemas estruturados fora da web.

    PostgreSQL

    O PostgreSQL, ou Postgre, é um sistema de banco de dados extremamente robusto, capaz de suportar um grande volume de dados. Além disso, ele tem baixo custo de manutenção e alta estabilidade. Para se ter uma ideia, Apple, Nasa, Skype, Metrô-SP, entre outros, utilizam o PostgreSQL como SGBD.

    Com suas características, todos os SGBDs apresentados ajudam a organizar e a manipular as informações das empresas. Agora, avalie bem seu projetos e conhecimento técnico para decidir qual SGBD implementar.

  • Errada.

    Errado! Ferramenta de desenvolvimento --- Joomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente personalizado.

  • SQL é uma linguagem de BD e não software de banco de dados.

  • Joomla! é um sistema livre open source de gestão de conteúdo web desenvolvido em PHP e com base de dados MySQL, executado em um servidor interpretador. Criado pelo grupo de desenvolvedores OSM em 2005, foi projetado com separação entre design, programação e conteúdo, proporcionando rapidez na produção de sites com flexibilidade, design personalizados e baixo investimento.

    Gabarito: Errado.

  • RESPOSTA E

    ERRO DA QUESTÃO SQL

  • parece que estou falando a lingua de índio.

  • Principais SGBD:

    Oracle

    Microsoft SQL Server

    DB2 Maestro

    IBM

    Cache

    MySQL

    Postgre SQL

    Access

  • Comentário do Professor:

    Joomla! é um sistema livre open source de gestão de conteúdo web desenvolvido em PHP e com base de dados MySQL, executado em um servidor interpretador. Criado pelo grupo de desenvolvedores OSM em 2005, foi projetado com separação entre design, programação e conteúdo, proporcionando rapidez na produção de sites com flexibilidade, design personalizados e baixo investimento.

    Gabarito: Errado.

  • Você lembra que falamos lá atrás que, todo sistema de informação gerencial tem que possuir um banco de dados? Isso mesmo, este tipo de sistemas sem um gerenciador de banco de dados eficiente não rola.

    Quanto aos principais bancos de dados, vou deixar uma lista aqui pra vocês, rs... MySQL, PostgreSQL, SQL Server, Firebird, Interbase, Oracle, DB2.

    Resposta: Errado

  • Se aparecer só o nome "SQL" como exemplo, estará errado.

  • São exemplos de SGBD :

    MySQL, PostgreSQL, Oracle 9i .....


ID
1042243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao AutoCAD R14, julgue os itens que se seguem.


A função do comando Snap é permitir selecionar e copiar trechos do desenho em elaboração.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Object SnapO AutoCAD é uma ferramenta de precisão, no qual o projetista usa para definir seus desenhos, aonde a resolução está além do papel. Internamente as coordenadas dos objetos são armazenadas com precisões de várias casas decimais. 


    O Object Snap é a ferramenta para o projetista encontrar corretamente pontos específicos em um objeto, como suas extremidades, ponto médio, ou o centro de uma circunferência. Aqui não queremos fazer um desenho “no olho”. Esta precisão também é importante para os cálculos internos. Por exemplo, ao fazer uma hachura (comando HATCH), é necessário que a área a ser hachurada esteja fechada, caso contrário teremos um “vazamento” da hachura para fora. 


    fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081021133652AAs3yes

  • RESPOSTA E

    O COLEGA ABAIXO DETALHOU MUITO BEM

    TECLA DE ATALHO SN

  • GABARITO: ERRADO.