SóProvas



Questões de Web


ID
28426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que apresenta dois mecanismos utilizados em programação WEB para gerenciamento de sessão do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Cookies: sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP.URL Rewriting:técnica que permite a re-escrita de URLs, ou seja, possibilita que uma determinada URL original seja mascarada ou substituída por outra mais segura, apresentável e acessível para nós humanos.
  • Session Handling: URL Rewriting

    URL rewriting is another way of implementing session handling. In this technique a unique session identifier is generated and attached to each and every URL sent to the client browser. For example, if any HTML page is sent to the client browser, any URLs in that page will contain the session identifier. For every request from the client browser, the servlet checks for this session identifier. If this identifier is missing in the URL, the servlet treats it as a new session and generates another session identifier.


ID
28954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Que afirmativa apresenta um conjunto de formatos abertos projetados para adicionar semântica em documentos na WEB?

Alternativas
Comentários
  • Microformatos:Conjunto de formatos abertos projetados para adicionar semântica em qualquerdocumento XML, HTML ou XHTML. A partir deles, sistemas podem extrair informaçõesespecíficas de um documento como contato, evento, licença, entre outros.

ID
144889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de aplicações web e XML, julgue os itens seguintes.

A tecnologia Struts é empregada para a construção de aplicações web conforme o modelo MVC, no qual o modelo é representado por beans programados em Java, a view é representada por JSPs e o controller é parcialmente descrito em arquivos XML.

Alternativas
Comentários
  • Apache Struts - Struts é livre, open-source, framework de aplicação Web-tier  desenvolvido pela  Apache Software Foundation. Struts é altamente configurável, e tem uma grande lista de recursos (e crescente), incluindo um Front Controller, classes de ação e mapeamentos, as classes de utilitário para XML, preenchimento automático de server-side JavaBeans, Formulários da Web com  validação, e apoio à internacionalização.

    http://java.sun.com/blueprints/guidelines/designing_enterprise_applications_2e/web-tier/web-tier5.html

ID
144892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de aplicações web e XML, julgue os itens seguintes.

Considerando que para o uso da tecnologia Hibernate na linguagem Java são empregados, usualmente, dois tipos de arquivos: (i) configuração e (ii) mapeamento, sendo a lista a seguir uma sequência de elementos XML utilizados na tecnologia Hibernate: (a) hibernate-mapping (b) class; (c) generator; (d) property; (e) session-factory; e (f) mapping, então, uma associação adequada entre os elementos e o tipo de arquivo Hibernate, no qual eles usualmente são empregados, é a seguinte: {(a, ii), (b, ii), (c, i), (d, ii), (d, i), (e, i), (f, i)}.

Alternativas
Comentários
  •  O erro está no  (f) mapping que é do tipo (ii) mapeamento e está citado como (f, i)

  •  Arquivos de configuração(i) possuem tipicamente:
     - hibernate-configuration
     - session-factory(e)
     - property(dialeto, driver de conexão, url, usuário e senha)
     - mapping-resource

    Arquivos de mapeamento(ii) possuem:
     - hibernate-mapping(a)
     - class(b)
     - id
     - generator(c)
     - proprety(d)

     

    [1] http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/hibernate/hibernate.htm

  • Errado.

    O erro está em (c, i). "generator" é utilizado no mapeamento. Os outros itens estão certos. Ao contrário do que o amigo em cima disse, o elemento "mapping" não faz parte do arquivo de mapeamento, mas sim do arquivo de configuração.
    Fonte:
    DTDs do Hibernate que, na data da escrita deste, podem sem encontrados em http://www.jboss.org/dtd/hibernate/
  • Além do erro (c,i) há outro: (d, ii), (d, i).
    Associou o property tanto para o mapeamento (correto) quanto para o arquivo de configuração.


ID
171763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A Web 2.0 é uma recente tendência de uso da Web como
plataforma, envolvendo redes sociais e ferramentas com maior grau
de interação e colaboração, porém não faz uso de novas linguagens
de programação, mas sim de novo modo de utilização das já
existentes. Quanto à temática de linguagens para a Web, julgue os
itens de 93 a 102.

São benefícios das ferramentas CMS em relação ao desenvolvimento tradicional de websites em HTML: redução de custos com codificação, baixa curva de aprendizado e ambiente colaborativo.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, prover documentação, empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web.

    Podemos dizer que um CMS é semelhante a um framework (um quadro de referência) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação,armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet.

     

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_conte%C3%BAdo

  • O CMS permite autonomia sobre o conteúdo sem webmaster, pois cada empregado pode gerir o próprio conteúdo. A aparência é por templates, facilmente substituídos. CMS gerencia o conteúdo de um site de forma rápida e segura, por qualquer computador nà internet.


ID
186742
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um sistema gestor de websites, portais e intranet, que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, publicação e disponibilidade da informação é um Sistema de Gestão de

Alternativas
Comentários
  • A aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização de templates que podem ser facilmente substituídos.

    Em suma, o grande diferencial de um CMS é permitir que o conteúdo de um website possa ser modificado de forma rápida e segura de qualquer computador conectado à Internet.

    Um sistema de gestão de conteúdo reduz custos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.

    Abaixo um exemplo de um gráfico para ilustrar um CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo), vejamos:

  • Alternativa CORRETA letra A

    Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. A sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.

    Podemos dizer que um CMS é um framework, “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos básicos e de manutenção e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de utilizador via Internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina.

    Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto.

     

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela banca.

    Bons estudos!

ID
189253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto de sistemas Web, qual a utilidade de uma sessão?

Alternativas

ID
210274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.

Aplicação web é o termo usado para definir um conjunto de programas projetados para serem usados na Internet e em redes privadas (intranets), por meio de um navegador.

Alternativas
Comentários
  • O CESPE utilizou exatemente o conceito presente na wikipedia.

    "Aplicação Web é o termo utilizado para designar, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, na internet ou em redes privadas ( Intranet )."

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplica%C3%A7%C3%A3o_Web
  • Segundo Pressman, "No contexto deste livro, o termo aplicação web engloba tudo, de uma simples página WEB que possa ajudar um consumidor a processar o pagamento do aluguel de um automóvel a um amplo site que fornece serviços de viagem completos para executivos e turistas. Dentro dessa categoria, estão sites completos, funcionalidades especializadas dentro de sites e aplicações para processamento de informações residentes na Internet ou em uma Intranet ou Extranet."

    (Fonte: Engenharia de Software, 7ed, Roger Pressman, pag 37)

    Gabarito "C".

  • Em minha cabeça a alternativa está errada por conta do conectivo E. Estaria correta se fosse OU. o uso do conectivo E dá o sentido de que aplicação web DEVE ser usada tanto em internet quanto intranet. Acredito que caberia recursos, mas vamos que vamos.

     

    Aplicação web é o termo usado para definir um conjunto de programas projetados para serem usados na Internet e em redes privadas (intranets), por meio de um navegador.


ID
210283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.

Em aplicações web, a comunicação entre um browser e um servidor é padronizada: ambos obedecem ao protocolo HTTP (hypertext transfer protocol).

Alternativas
Comentários
  • Quando um endereço é digitado em um browser, este localiza o servidor web e lhe transmite uma solicitação via o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol), que permite enviar dados sob a forma de cabeçalhos.

    Resposta: Certo
  • O examinador foi bem específico ao tratar de BROWSER e de servidor web (entenda-se WWW). 

  • Eu acredito que cabe recurso, pois algumas transmissões são feitas usando o protocolo https.

  • nao é sempre via WWW

    pode ser usado o GOPHER. Segue descrição https://pt.wikipedia.org/wiki/Gopher


ID
215383
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre criação e tratamento de imagens, considere:

I. Os três principais formatos de imagens que são suportados pelos grandes navegadores da web são GIF, JPEG e PNG.

II. O formato GIF (Graphics Interchange Format) é limitado a apenas 256 cores.

III. O format JPEG (Joint Photographic Experts Group) é um formato compactado ? geralmente utilizado para o armazenamento de imagens fotográficas ? que não é limitado a 256 cores.

IV. O modelo geralmente utilizado para definir a maneira como o computador manipula a cor é chamado de RGB (Red, Green, Blue).

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
215386
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O formato de imagens PNG (Portable Network Graphics) foi projetado por profissionais gráficos e desenvolvedores web, inicialmente com a intenção de substituir o formato GIF. Esse formato,

Alternativas
Comentários
  • PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.

    Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.

    Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso.

    Para a Web, PNG apresenta três grandes vantagens sobre GIF:

    * canal alpha (transparência),
    * correção gamma cross-platform (controle de brilho) e correções de cor
    * interlace bi-dimensional (display progressivo na tela).

    PNG na maioria dos casos, também comprime melhor que GIF (5% a 25% em geral).

  • b

    possui um método de compactação que funciona igualmente bem com fotografias e imagens de logotipos.


ID
215389
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a organização da informação em um website é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) diante das diversas formas de interação do usuário com o site, é indispensável a preocupação com a organização da informação no espaço onde ela está armazenada.

    c) a web provê um ambiente adequado para se organizar a informação

    d) a forma de organizar, representar, recuperar e relacionar a informação influencia na maneira com que se compreende uma organização.

    e) apresenta diferentes limitações do mundo impresso.


ID
215731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue o item
subsequente.

O uso de Realms no servidor de aplicação Tomcat obriga a implementação de uma política de segurança nesse servidor, por isso, não é necessário escrever, na aplicação, um código específico para autenticação e autorização.

Alternativas
Comentários
  • Realm é um depósito de informações de usuário que autentica e autoriza os usuários.Usando realms, você põe a responsabilidade no servidor Web por obrigar a implementar políticas de segurança. Isto significa que os desenvolvedores não precisam escrever código para usar autenticação e autorização (não que isso os impeçam de fazê-lo). Delegando autenticação e autorização ao servidor, os desenvolvedores podem escrever códigos de propósitos gerais, sem preocupação com as regras de autorização de acesso. (Livro – Tomcat – Guia Rápido do Administrador)

    fonte: http://blog.camilolopes.com.br/seguranca-jee-realmtomcat/
  • A dúvida que poderia existir na questão é se Tomcat é um servidor de aplicação ou não.

    Ao pé da letra não é, sendo "apenas" servidor Web por não conter, por exemplo, suporte a EJB. Mas acho que isso não é o suficiente para invalidar a questão, tendo em vista que parte da literatura considera o Apache Tomcat um Servidor de Aplicação INcompleto. No fim das contas o examinador queria saber se você já ouviu falar do Realm. Gab. Correto.

     

    Bons estudos!


ID
226294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Determinada empresa oferece um sistema de vendas na Internet, que é executado em um cluster de servidores no Rio de Janeiro. Usuários de todo Brasil podem efetuar compras nesse sistema, que foi construído de modo a registrar as ações dos usuários de acordo com o horário local do banco de dados do cluster, assim como apresentar as páginas WEB com o charset UTF-8. Além disso, foi introduzido um mecanismo de CAPTCHA em algumas funcionalidades do sistema.

Com base nessa situação, conclui-se que o(a)

Alternativas

ID
327088
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Nas aplicações web, é uma característica do lado do servidor:

Alternativas

ID
331588
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito às animações quadro a quadro no Flash 8, analise as afirmativas abaixo.

I. Na animação quadro a quadro, o Flash armazena os valores de cada quadro completo.
II. A animação quadro a quadro diminui o tamanho do arquivo mais rapidamente do que a animação interpolada.
III. As animações quadro a quadro podem conter apenas uma camada por cena, independente das imagens incluídas no desenho.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Na animação quadro a quadro, o Flash armazena os valores de cada quadro completo. 
    CORRETO: Sim, quadro a quadro é imagem atrás de imagem, formando a cena. 
    II. A animação quadro a quadro diminui o tamanho do arquivo mais rapidamente do que a animação interpolada. 
    ERRADO: Quando se anima com programação orientando a ação, o que se guarda é o código com as informações de posição e ação. Que são muito mais leves para guardar que imagens, que requer que se armazene informação de cada pixel presente no "quadro". o que resulta numa animação bem mais pesada que um quadro com código em texto.
    III. As animações quadro a quadro podem conter apenas uma camada por cena, independente das imagens incluídas no desenho. 
    ERRADO: As animações podem ter inúmeras camadas, onde se permite animar cada objeto presente em cena, além de camadas de áudio, que é possível alterar volume e apresentar dinâmicas.


ID
331591
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Flash 8 permite criar dois tipos de animação interpolada, sendo o uso de um deles descrito a seguir.

I. Clique no nome de uma camada para torná-la ativa e crie ou selecione um quadro-chave para o início da animação.
II. Crie ou insira a arte do primeiro quadro da seqüência. Para obter melhores resultados, o quadro deve conter somente um item, como um objeto gráfico ou grupo desmembrado, um bitmap, uma instância ou um bloco de texto.
III. Selecione o quadro-chave na Timeline.
IV. Selecione Window > Properties.
V. No inspetor Properties, selecione Shape no menu pop-up Tween

O tipo descrito acima é denominado Interpolação de:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a animação interpolada

    O Flash pode criar dois tipos de animação interpolada, interpolação de movimento e interpolação de forma.

    Na interpolação de movimento, define-se propriedades como posição, tamanho e rotação de uma instância, grupo ou bloco de texto em dado momento e, a seguir, altera-se essas propriedades em outro momento. Também é possível aplicar uma interpolação de movimento ao longo de uma trajetória. 

    Na interpolação de forma, desenha-se uma forma em determinada marca de tempo e, a seguir, altera-se essa forma ou desenha-se outra em uma marca de tempo diferente. O Flash interpola os valores ou as formas dos quadros intermediários, gerando a animação. 

    A animação interpolada é um método eficiente de criar movimento e alterações no decorrer do tempo e ainda minimizar o tamanho do arquivo. Na animação interpolada, o Flash armazena somente os valores das alterações entre os quadros.

    Para preparar rapidamente elementos em um documento para animação interpolada, distribua os objetos em camadas. 

    É possível aplicar animação interpolada a um objeto em uma camada de máscara para criar uma máscara dinâmica. Para obter informações sobre camadas de máscara.


ID
331597
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

ActionScript é a linguagem de criação de scripts do Flash, podendo ser usado para controlar objetos em filmes do Flash a fim de criar elementos para a navegação e interatividade, possibilitando a criação de filmes e aplicativos da Web com grande interatividade. Na ActionScript 3, matriz é um objeto que serve como contêiner para agrupar vários objetos, sendo dois tipos de matrizes descritas a seguir.

I. Armazena cada elemento em uma posição numerada e usa um número como índice para identificar elementos individuais.
II. Armazena cada elemento em uma posição numerada e usa chaves de string para identificar elementos individuais

Esses tipos são denominadas, respectivamente, matrizes:

Alternativas
Comentários
  • Noções básicas sobre matrizes do site da Adobe

    Conceitos e termos importantes:
    Matriz: é um objeto que serve como contêiner para agrupar vários objetos
    Operador de acesso à matriz ([]): é um par de colchetes que circundam um índice ou uma chave e identifica exclusivamente um elemento de matriz. Essa sintaxe é usada após um nome de variável de matriz para especificar um único elemento da matriz, em vez de especificá-la inteira.
    Matriz associativa: é uma matriz que usa chaves de string para identificar elementos individuais
    Tipo base: é o tipo de dados dos objetos que uma ocorrência de Vector pode armazenar
    Dicionário: é uma matriz cujos itens consistem em pares de objetos, conhecidos como chaves e valores. A chave é usada no lugar de um índice numérico para identificar um único elemento.
    Elemento: é um item único de uma matriz
    Índice: é o "endereço" numérico usado para identificar um único elemento em uma matriz indexada
    Matriz indexada: é o tipo padrão da matriz que armazena cada elemento em uma posição numerada e usa o número (índice) para identificar elementos individuais
    Chave: é a string ou o objeto usado para identificar um único elemento em uma matriz associativa ou em um dicionário
    Matriz multidimensional: é uma matriz que contém itens que são matrizes, em vez de valores únicos
    T: é a convenção padrão usada nesta documentação para representar o tipo base de uma ocorrência de Vector, independentemente do tipo base. A convenção T é usada para representar um nome de classe, conforme exibido na descrição do parâmetro Type. (“T” corresponde a “tipo”, como em “tipo de dados”).
    Parâmetro Type: é a sintaxe usada com o nome da classe Vector para especificar o tipo base do vetor (o tipo de dados dos objetos que ele armazena). A sintaxe consiste em um ponto (.), seguido do nome do tipo de dados entre colchetes angulares (<>). Resumindo, teremos algo como: Vector.. Nessa documentação, a classe especificada no parâmetro type é representada genericamente como T.
    Vector: é um tipo de matriz cujos elementos são todos ocorrências do mesmo tipo de dados


ID
334636
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No ciclo de vida do portlet, o método que permite liberar recursos e atualizar os dados persistentes que pertencem a este portlet é:

Alternativas
Comentários
  • Para se construir um Portlet deve se implementar a interface Portlet ou estender a classe GenericPortlet.

    O Portlet é como se fosse uma miniaplicação dentro de um portal, como uma enquete, um quadro de notícias ou um mural de recados. Dessa forma pode-se reutilizar esses portlets em diversos portais ou em diversos locais do portal.

    Os Portlets geralmente utilizam JSF (Java Server Faces) na camada de visão.

    APACHE PLUTO é a implementação de referência dos PORTLETS.

    -- Sobre os Métodos acima --

    GenericPortlet () deve ser o construtor da classe abstrata que o Portlet pode estender.
    processAction () está definido na interface Portlet e permite ao portlet receber uma requisição (ActionRequest) e definir uma resposta (ActionResponse )
    render() é o método responsável por obter o estado atual do portlet e gerar o conteúdo de resposta.
    init() colocar o portlet está em serviço.
    destroy() coloca o portlet fora de serviço. MAS PRIMEIRO, ele pode:
    - liberar recursos como memória, apontadores de arquivo ou threads.
    - garantir que o estado persistente está sincronizado com o estado atual do portlet.


  • Complementando o comentário acima, um Portlet segue o seguinte ciclo de vida:


    1. Um administrador de portal usa uma interface administrativa qualquer para instanciar uma nova aplicação em portlet por um arquivo WAR, por exemplo, ou instalar a cópia de um outro portlet. Qualquer uma dessas ações cria uma instância concreta (um portlet), parametrizada por um único objeto PortletSettings. Podem haver diversas instâncias para um único portlet. O objeto PortletSettings tem acesso rw e persistência. Um mesmo Portlet pode ser usado por diverssos usuários.

       

    2. O portlet é colocado na página pelo usuário (pull) ou pelo administrador (push). Isso cria uma instância de um portlet concreto, parametrizado por um único objeto PortletData. Este objeto guarda informações persistentes para um portlet adicionado à página. 

    3. O escopo de um PortletData depende do escopo da página em que o portlet concreto se encontra:

      1. Se um administrador coloca um portlet concreto aninhado numa página, então o objeto PortletData conterá dados para o grupo de usuários específicos daquela página. Contudo, caso usuáiros tenham permissão de edição, então uma nova instância de portlet deve ser criada para cada usuário que realizar edição. Nesse caso, o PortletData conterá dados do usuário.

      2. De maneira análoga, se um portlet concreto for aninhado numa página de usuário, seus dados serão restritos àquele usuário.

    Quando um usuário acessa uma página contendo um portlet, isso cria uma instância do portlet do usuário. Quando o usuário acessa um portal, o servidor do portal cria um PortletSession para cada portlet do usuário. Uma instância de portlet do usuârio é, portanto, uma instância concreta de portlet  parametrizada por um PortletSession, podendo existri muitas instâncias de portlet de usuário por instância concreta de portlet.

    Mais informações: http://flylib.com/books/en/3.366.1.39/1/


ID
339424
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A análise de uma aplicação web focaliza questões importantes que englobamuma variedade de representações UML. É característica relacionada à análise de configuração:

Alternativas

ID
368125
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A linguagem que descreve documentos estruturados e dados e vem se tornando um novo padrão de troca e publicação de dados e integração entre aplicações. Trata- se da definição de

Alternativas
Comentários
  • Existe algo errodo nesta questões...
    No meu entender é XML, mas a resposta da banca é SQL... Creio que foi cancelada...
  • A maioria das questões dessa prova está com erros! Galera do QC arrumem isso!
  • Em 2010, XML ainda vinha se tornando um "novo padrão de troca" (...) ?

    Imaginava que isso tivesse se dado pelo menos há uns 5 anos antes.

  • c

    XML.


ID
369835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um serviço web disponibiliza uma interface que permite a interação dos clientes com servidores de maneira mais geral em comparação aos navegadores web. Em relação a serviços e desenvolvimento web, julgue o item a seguir.


AJAX permite a construção de aplicações web dinâmicas e interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Para isso, o AJAX engloba, em seu modelo, os protocolos XHTML, CSS, DOM, XML, XSLT, XMLHttpRequest e JavaScript, integrando todas as demais tecnologias.

Alternativas
Comentários
  • Protocolos XHTML, CSS, DOM, XML, XSLT, XMLHttpRequest e JavaScript????

  • Conserta isso Estagiário...


ID
369850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O uso da Internet e da tecnologia da informação facilitou e democratizou o acesso à informação. No desenvolvimento de suas intranets e seus portais corporativos, as empresas passaram a utilizar recursos antes voltados apenas a sítios na Internet. Dessa forma, iniciou-se o desenvolvimento de sítios acessíveis a todos, independentemente de suas características ou limitações. A respeito desse assunto, julgue o item.


Uma das recomendações do WCAG 2.0 (Web Content Accessiblitty Guidelines) é a existência de “Alternativas em Texto”, a qual é considerada atingida se todo conteúdo não texto que seja apresentado aos usuários tenha necessariamente uma alternativa em texto que sirva aos mesmos propósitos.

Alternativas

ID
369853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O uso da Internet e da tecnologia da informação facilitou e democratizou o acesso à informação. No desenvolvimento de suas intranets e seus portais corporativos, as empresas passaram a utilizar recursos antes voltados apenas a sítios na Internet. Dessa forma, iniciou-se o desenvolvimento de sítios acessíveis a todos, independentemente de suas características ou limitações. A respeito desse assunto, julgue o item.


RSS é um recurso utilizado por sítios da Web para divulgação de novos conteúdos de maneira rápida. Os documentos RSS, denominados feed, têm formato especificado com o uso de XML e podem ser lidos por intermédio de software leitor de RSS (RSS reader).

Alternativas

ID
377626
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação às recomendações da W3C para utilização de Web Standards é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

ID
406972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Menus em cascata são muito utilizados em páginas da Web porque poupam espaço em telas com área útil limitada.

Alternativas

ID
463465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação a portlets, que
são componentes web utilizados em portais.

Portlets geram documentos HTML completos e são endereçáveis diretamente por uma URL.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Portlets não são diretamente endereçáveis por uma URL

  • Portlets geram apenas fragmentos; Quem gera documento completo são as servlets;


ID
463471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação a portlets, que
são componentes web utilizados em portais.

Os serviços básicos de um portal com portlet são amplamente definidos nas especificações de um portlet.

Alternativas
Comentários
  • As especificações de um portlet dizem como se construir um portlet, e não detalha os serviços básicos de um portal. Este (o porta) tem particularidades específicas à área de negócio, para o qual o mesmo é disponibilizado.

    Espero ter ajudado!

ID
463474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação a portlets, que
são componentes web utilizados em portais.

Um portlet não precisa de uma implementação de interface portlet. Esta interface é definida do lado do cliente que se conecta a um portal.

Alternativas
Comentários
  • Os portlets são componentes Server Side!

    Bons estudos!

ID
613165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de desenvolvimento para Web.

Ao acessar uma página da Internet, o usuário não pode aumentar o tamanho do texto dessa página utilizando suas próprias folhas de estilo, pois essa reconfiguração é permitida somente ao autor da página.

Alternativas
Comentários
  • Em alguns sites já é possivel aumentar o tamanho do texto.
    Isso é um dos principios da acessibilidade na web.
  • Isso é verdade, porém, o usuário não usa uma folha de estilo própria e sim clica em uma opção apenas que aumenta ou diminui o tamanho da fonte!
  • A QUESTÃO É CERTO. O gabarito está errado. Conforme afirmativa do texto: o usuário não pode aumentar o tamanho do texto dessa página utilizando suas próprias folhas de estilo . 

  • Ao acessar uma página da Internet, o usuário não pode aumentar o tamanho do texto dessa página utilizando suas próprias folhas de estilo, pois essa reconfiguração é permitida somente ao autor da página. (INCORRETO: localizando-se a folha de estilos - CSS no cliente é plenamente possível que qualquer pessoa que acesse um browser possa alterar a folha de estilos ao renderizar determinada página WEB.)

  • Como alguém vai modificar o estilo dos outros? no servidor dos outros?  questão tá com gabarito errado!

  • Filhos vcs podem sim mudar o estilo direto do navegador, só clicar em inspecionar elemento, porém isso é provisório até refress da página, usa-se muito para testarmos antes de mudar alguma regra de css.

  • Aumentar usando sua própria folha de estilo tá errado. Posso aumentar com a ferramenta de desenvolvedor do navegador, mas não altero nada, tendo em vista que é temporário. Pegadinha mal feita pelo Cespe.

  • Essa questão deveria ser anulada pela ambiguidade e falta de objetividade. Eu posso mexer na minha visão pelo inspecionador de elemento mas de forma permanente isso é permitido só ao autor da página. Está mau formulada.

  • Prezados,

    Completamente errado, muitas páginas na internet, principalmente por questões de usabilidade, permitem o usuário aumentar o tamanho do texto dessa página, mudando dinamicamente a folha de estilo. 

    Portanto a questão está errada.


ID
749476
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um ambiente Cliente-Servidor Web, com transmissão de dados pelo AJAX, para obter a resposta do servidor via XMLHttpRequest, existem duas propriedades, as quais são:

Alternativas
Comentários
  • responseText - A resposta do servidor em "texto" ou string.responseXML  - A resposta do servidor em um documento XML, para depois fazer parse XML DOM.
    http://www.dynamicajax.com/fr/XmlHttpRequest_Properties-.html
  • Propriedades do XmlHttpRequest: 
    onreadystatechange – função de callback chamada nas mudanças de estado readyState – estado corrente da chamada responseText – contem o resultado de uma requisição em formato texto responseXML – resultado de uma requisição em formato XML status  - contem o código HTTP da resposta

    Gabarito: C

     

  • Prezados, no XMLHttpRequest existem 2 métodos para se obter a resposta do servidor, o responseText e o responseXML , que servem para receber os dados da resposta em string e XML respectivamente.

    Fonte : http://www.w3schools.com/xml/dom_httprequest.asp

    Portanto a alternativa correta é a letra C


ID
749485
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na linguagem de programação ASP.NET, o controle AdRotator é utilizado para apresentar uma sequência de imagens, porém, para funcionar corretamente, deve ser utilizado um arquivo XML com a seguinte particularidade:

Alternativas
Comentários
  • The AdRotator control is used to display a sequence of ad images.

    This control uses an XML file to store the ad information. The XML file must begin and end with an <Advertisements> tag. Inside the <Advertisements> tag there may be several <Ad> tags which defines each ad.

    Fonte:
    http://www.w3schools.com/aspnet/control_adrotator.asp

    o bloco de imagens deve começar e terminar com a tag  <Advertisements> e cada ad, image fica dentro de <Ad>

  • <Advertisements><Ad>IMAGEM1</Ad><Ad>IMAGEM2</Ad></Advertisements>
  • Prezados,

    O AdRotator apresenta uma sequencia de imagens , as imagens a serem mostradas podem ser adicionadas em um XML, entretanto, esse XML deve vir com a tag <Advertisements>

    Fonte : https://msdn.microsoft.com/en-us/library/d5kd8aka....

    Portanto a alternativa correta é a letra B


ID
753175
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as definições abaixo referentes ao Tomcat.

I. O Web Application Deployment Descriptor é um arquivo XML que descreve as servlets e outros componentes que compõem a aplicação, juntamente com parâmetros de inicialização e restrições de segurança.

II. O Tomcat Context Descriptor é um arquivo que pode ser usado para definir opções de configuração específicas do Tomcat como loggers, data sources, configuração de gerenciamento de sessão etc.

As definições I e II referem-se, respectivamente, aos arquivos

Alternativas
Comentários
  • Tomcat é um web Java server, container de servlets. Tomcat é um servidor de aplicações JEE, porém não de EJBs. software livre dentro do projeto Apache Jakarta, cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources.
    Web Application Deployment Descriptor- O arquivo web.xml descreve as servlets, JSPs,EJBs e outros da aplicação. Tb fornece parametros de inicialização e controles de segurança para o container e aplicação.

    http://www.datadisk.co.uk/html_docs/java_app/tomcat6/tomcat6_basic_config.htm

    http://www.guj.com.br/java/234810-resolvido-configurar-datasource---tomcat--openejb-javaxnamingnamenotfoundexception
  • The locations for Context Descriptors are:

    1. $CATALINA_BASE/conf/[enginename]/[hostname]/[webappname].xml
    2. $CATALINA_BASE/webapps/[webappname]/META-INF/context.xml


  • O Web Application Deployment Descriptor é um arquivo XML que descreve as servlets e outros componentes que compõem a aplicação, juntamente com parâmetros de inicialização e restrições de segurança. 

    Questão parecida, caiu na prova da PGE-MT de dezembro de 2016


ID
784003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, referente  à utilização do programa Adobe Flash Professional CS5.

Nesse programa, mais de um objeto pode seguir um mesmo caminho na interpolação clássica de movimento.

Alternativas

ID
784009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, referente  à utilização do programa Adobe Flash Professional CS5.

Os arquivos SWF são utilizados para a edição da mídia básica, da linha do tempo e das informações sobre o script de um documento Flash.

Alternativas

ID
784012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do programa Adobe Dreamweaver CS5, comumente utilizado como ferramenta de trabalho na área de web design, julgue o  próximo  item.

Para o desenvolvimento de sítios web dinâmicos, basta a utilização do Dreamweaver, programa que suporta as principais linguagens e tecnologias necessárias para a criação de tais sítios, sendo dispensáveis outros programas.

Alternativas

ID
784015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do programa Adobe Dreamweaver CS5, comumente utilizado como ferramenta de trabalho na área de web design, julgue o  próximo  item.

No Dreamweaver, é possível incluir o conteúdo de vídeo FLV em uma página web, desde que um arquivo FLV tenha sido previamente codificado.

Alternativas

ID
784018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do programa Adobe Dreamweaver CS5, comumente utilizado como ferramenta de trabalho na área de web design, julgue o  próximo  item.

O Dreamweaver permite que se proceda, com apenas um comando, à verificação ortográfica simultânea dos arquivos que compõem um sítio eletrônico.

Alternativas

ID
814900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma certa tecnologia Java foi projetada para permitir que desenvolvedores criem facilmente aplicações Web com interfaces ricas (RIAs) que se comportem de forma consistente em múltiplas plataformas.

Essa tecnologia é a

Alternativas
Comentários
  • JavaFX é uma plataforma de software multimídia desenvolvida pela Oracle baseada em java para a criação e disponibilização de Aplicação Rica para Internet que pode ser executada em vários dispositivos diferentes.

    JavaServer Faces (JSF) é uma especificação Java para a construção de interfaces de usuário baseadas em componentes para aplicações web. Possui um modelo de programação dirigido a eventos, abstraindo os detalhes da manipulação dos eventos e organização dos componentes, permitindo que o programador se concentre na lógica da aplicação.

    JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.

    Java Runtime Environment (JRE) significa Ambiente de Tempo de Execução Java, e é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java. É composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina virtual Java (JVM).

    Para implantar e executar JavaServer Pages, um servidor web compatível com um container servlet, como Apache Tomcat, Jetty ou Glassfish, é requerido.

    Enterprise JavaBeans (EJB) é um componente da plataforma JEE que roda em um container de um servidor de aplicação. Seu principal objetivo consiste em fornecer um desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações Java, com base em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis. Atualmente, na versão 3.2 (liberada em 28/05/2015), o EJB tem seu futuro definido conjuntamente entre grandes empresas como IBM, Oracle e HP, como também por uma vasta comunidade de programadores numa rede mundial de colaboração sob o portal do JCP.

  • JavaFX é uma plataforma de software multimídia desenvolvida pela Oracle baseada em java para a criação e disponibilização de Aplicação Rica para Internet que pode ser executada em vários dispositivos diferentes.

    A versão atual (JavaFX 2.1.0) permite a criação para desktop, browser e dispositivos móveis. TVs, video-games, Blu-rays players e há planos de adicionar novas plataformas no futuro. O suporte nos desktops e browsers é através da JRE e nos dispositivos móveis através do JavaME.

    Para construir aplicações os desenvolvedores usam uma linguagem estática tipada e declarada chamada JavaFX Script. No desktop existe implementação para Windows(x86/x64), Mac OS X e Linux (X86/X64). Nos dispositivos móveis, JavaFX é capaz de suportar vários sistemas operativos moveis como Android, Windows Mobile, e outros sistemas proprietários.

    Bons estudos!


ID
827944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JSR 168 (Java specification request 168) é uma especificação de portlets utilizada como padrão para o desenvolvimento de portais corporativos. Sabendo que os portlets são executados em portlets containers, assinale a opção correta acerca das especificações de portlets de acordo com a JSR 168.

Alternativas
Comentários
  • Achei essa tabela bem legal. Ela garante que a alternativa B é a correta e que as A e E estão erradas.

    Método

    Descrição

    doView()

    Método chamado por render() quando o portlet está em modo de visualização (VIEW). Deve conter a lógica que apresenta a página de Visualização para o portlet.

    doEdit()

    Chamado por render() quando o portlet está em modo de edição (EDIT).

    doHelp()

    Chamado por render() quando o portlet está em modo de ajuda (HELP) .

    Vamos!


ID
872674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de sistemas transacionais, julgue os itens seguintes.


Ao utilizar a tecnologia Ajax para verificar o objeto window.ActiveXObject por meio de um teste lógico no Opera, obtém-se o resultado booliano true.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Acredito que o erro esteja em dizer que o resultado é true, quando na verdade é false. Esse teste é pra verificar se o navegador é o Internet Explorer, que aí sim, daria true.

  • Não! Se o teste ocorre no Opera, o resultado é false, visto que esse objeto verifica compatibilidade com o Internet Explorer.

  • ActiveX é só Internet Explorer.


ID
901192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos de tecnologias web,
como webservices, Ajax, XML, DHTML, CSS.

Ajax é uma nova linguagem de programação cujo objetivo é implementar características de iteratividade encontradas na Web 3.0.

Alternativas
Comentários
  • Ajax é uma nova linguagem de programação cujo objetivo é implementar características de iteratividade encontradas na Web 3.0

    AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas.
  • Complementando o colega acima, Ajax está mais associado ao termo Web 2.0

    O conceito de Web 3.0 está associado com Semantic Web (http://en.wikipedia.org/wiki/Semantic_Web).
  • Ajax é um conjunto de tecnologias (xhtml, css, dom, xml, xslt e javascript) que tem permitem atualizações assíncronas em paginas web.


ID
920179
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O W3C (World Wide Web Consortium) tem uma publicação denominada Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, na qual são estabelecidas linhas mestras, com o propósito de melhorar a acessibilidade às páginas Web. Essa publicação define 4 princípios básicos que devem ser seguidos. Segundo esses princípios, uma página Web deve ser

Alternativas
Comentários
  • Princípio 1: Perceptível - A informação e os componentes da interface devem ser apresentáveis para os usuários de forma que eles possam perceber. Princípio 2: Operável - Componentes de interface e de navegação devem ser operáveis. Princípio 3: Compreensível - A informação e a operação da interface deve ser compreensível. Princípio 4: Robusta - A página tem de ser robusta o suficiente para que possa ser interpretada de forma confiável por uma ampla variedade de agentes (navegadores), incluindo tecnologias de apoio.
    Fonte: http://www.w3.org/TR/WCAG/#guidelines
  • Prezados,
    Realmente o W3C mantem uma publicação de linhas gerais sobre acessibilidade, essa norma foi utilizada também como referência na elaboração do e-MAG.
    No que tange os princípios, vejamos o que o WCAG diz :
    Principle 1: Perceivable- Information and user interface components must be presentable to users in ways they can perceive.
    Principle 2: Operable- User interface components and navigation must be operable.
    Principle 3: Understandable- Information and the operation of user interface must be understandable.
    Principle 4: Robust- Content must be robust enough that it can be interpreted reliably by a wide variety of user agents, including assistive technologies.
    Portanto, vemos em tradução livre que os princípios são perceptível, operável, compreensível e robusta ( Perceivable, Operable, Understandable e Robust ) , portanto, alternativa correta é a letra C
    Fonte : http://www.w3.org/TR/WCAG/#guidelines

ID
931510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando as tecnologias atualmente disponíveis para o desenvolvimento de sistemas, o analista Pedro deverá escolher ferramentas a serem utilizadas em um projeto. N as situações hipotéticas apresentadas, em cada item a seguir, julgue se a escolha a ser feita por Pedro corresponde ao uso adequado da ferramenta em questão.


Se a aplicação for on-line e com grande interação entre o usuário e o sítio na Web, Pedro poderá escolher o Ajax, por incorporar um conjunto de tecnologias necessárias (JavaScript, CSS e XML).

Alternativas
Comentários
  • Correta, pois fala também da interação, ai que entra o css.


ID
945517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O W3C desenvolve especificações técnicas e orientações por meio de um processo projetado para maximizar o consenso sobre as recomendações, e que garante qualidades técnicas e editoriais e a obtenção do apoio da comunidade de desenvolvedores, do consórcio e do público em geral. O Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e o Web Accessibility Initiative (WAI), desenvolvidos por meio do processo W3C em colaboração com pessoas e organizações em todo o mundo, têm como objetivo a aplicação de definições e de um padrão comum para a acessibilidade de conteúdo web que atenda às necessidades de indivíduos, organizações e governos. Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos.

Web design e aplicações referem-se a padrões para o desenvolvimento de páginas web, como HTML5 CSS, SVG, Ajax e outras tecnologias WebApps.


Alternativas
Comentários
  • Apesar de confundir com a profissão "Web Design" essa pergunta esta certa segundo o W3C:
    Web Design e Aplicações referem-se aos padrões para o desenvolvimento de páginas Web, incluindo HTML5 CSS, SVG, Ajax, e outras tecnologias para Aplicações Web (“WebApps”). Esta seção inclui também informações sobre como tornar páginas acessíveis para pessoas com deficiências (WCAG), sobre internacionalização, e ainda para dispositivos móveis.

    Fonte: http://www.w3c.br/Padroes/WebDesignAplicacoes
  • A CESPE foi bem picareta nesta questão.

     

    A acertiva somente é subtendida quando dentro do contexto de apresentação de seções de apresentação de padrões no site da W3C.Não são nomes de padrões em si mas apenas àreas sobre as quais a W3C apresenta padrões.

     

    A acertiva te a seguinte redação com seu significado mais completo:

    "Esta seção Web design e aplicações referem-se a padrões para o desenvolvimento de páginas web, como HTML5 CSS, SVG, Ajax e outras tecnologias WebApps. "

     

    Olha o contexto:

     

    "W3C.br » 

    Padrões » 

    Web Design & Aplicações

    Web Design e Aplicações referem-se aos padrões para o desenvolvimento de páginas Web, incluindo HTML5 CSS, SVG, Ajax, e outras tecnologias para Aplicações Web (“WebApps”). Esta seção inclui também informações sobre como tornar páginas acessíveis para pessoas com deficiências (WCAG), sobre internacionalização, e ainda para dispositivos móveis".

     

     

    Memorizar todos os contextos e seus textos exatos não é uma exigência razoável a um ser humano. O caratem que ser o próprio Google e ter uma IA pra inferir contextos. PqPPP!!!

     

     

    Mas não adianta brigar com a banca. Bora decorar o nome de todas as seções que contem padrões W3C:

     

    W3C Brasil Padrões web:

    Web Design e Aplicações

    Arquitetura Web

    Web Semântica

    Tecnologia XML

    Web de serviços

    Web de dispositivos

    Navegadores e ferramentas de autoria

     

     

    Fonte: http://www.w3c.br/Padroes/WebDesignAplicacoes


ID
946930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à interface web, julgue os itens que se seguem.

Para descrever desenhos e gráficos bidimensionais de forma estática, pode-se utilizar SVG. Esta linguagem não é aplicável a imagens dinâmicas ou animadas.

Alternativas
Comentários
  • Raphael, SVG é um conceito antigo e largamente aplicado na computação, o CESPE nao tirou a questao da Wikipedia, como exemplo de aplicacoes de graficos vetorias (SVG) podemos citar:
      - google maps (estatico)
      - quake (dinamico)
  • Para descrever desenhos e gráficos bidimensionais de forma estática, pode-se utilizar SVG. (certo)
    Esta linguagem não é aplicável a imagens dinâmicas ou animadas. (Errado)
  • O pessoal acha que as bancas consultam única e esclusivamente a wikipedia para formular a questão. Eu penso diferente, acredito que quem postou na wikipedia (via de regra) buscou em alguma literatura consagrada, que pode ter sido a mesma que o CESPE, nesse caso, utilizou para formular a questão. Acho meio viagem na maiosese esse negócio de ficar falar que tirou da wikipedia, como se a wikipedia fosse um fonte fidedigna de informação.
    É apenas o que eu penso.

ID
984721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de interface web, ferramentas de desenho e padrões web,julgue os próximos itens.


GIMP é uma ferramenta composta de plugins que permitem a adição de novos formatos e filtros.

Alternativas
Comentários
  • gimp é um editor de imagens

  • O GIMP é um editor de imagens, muito semelhante ao Photoshop, que contém algumas funcionalidades que podem SIM ser adicionadar por plugins, assim como o PS, como pincéis específicos, carimbos ou outros.
    Questao CERTA


ID
984724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de interface web, ferramentas de desenho e padrões web,julgue os próximos itens.


O SVG, a despeito de sua especificação ser desenvolvida pelo W3C (World Wide Web Consortium), não é um formato de imagem vetorial com base em XML.

Alternativas
Comentários
  • O Formato .SVG é gerada pelo software Inkscape, é indicada pelo W3C para publicação de Vetores na Web.

  • é justamente baseada em vetores

  • SVG  - é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.


ID
985084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura,padrões de projeto e desenvolvimento web.


Ajax é uma tecnologia utilizada para criar páginas web dinâmicas e com conteúdo assíncrono. É composto unicamente por JavaScript e por XML. Quando uma função em JavaScript envia uma requisição do cliente para o servidor, a resposta do servidor ocorre por meio do document object model (DOM), exclusivamente em XML. O cliente processa esse XML e retorna para o servidor sem a necessidade de renderizar novamente a página web.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que é exclusivamente em XML, a resposta pode ser em texto em claro ou HTML.

  • Cuidado com CESPE!

    Palavras restritivas como citadas na questão (UNICAMENTE, EXCLUSIVAMENTE) costumam tornar a questão ERRADA, e ainda, nos induz ao ERRO. Marquei ERRADA!

  • Pode-se usar json ao invés de xml no intercâmbio de informações.


ID
985108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de sistemas de gestão de conteúdo.


O portlet pode ter comportamentos diferentes para usuários distintos, assim como também pode apresentar visões customizadas. Essas opções se tornam possíveis por meio dos métodos getValues() e setValues(), de acordo com a especificação JSR 168.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Na especificação do portlet, o container portlet é responsável pelo armazenamento e recuperação das preferências utilizando a interface PortletPreferences através dos métodos setValues() e getValues() respectivamente. Os portlets tem acesso ao objeto PortletPreferences durante o processo da requisição, mas somente pode modificar os atributos durante a invocação do método processAction(). Quando o método store() for chamado antes do fim da execução do método processAction() as mudanças destes atributos serão permanentes. Contudo, para validar os valores da preferência, deve ser executada a classe PreferencesValidator, isso fará com que durante a execução do método store() invocará o método validate() antes da alteração definitiva dos dados. 


    http://docslide.com.br/documents/monografia-estudo-e-avaliacao-entre-dois-frameworks-para-desenvolvimento-de-portais-corporativos.html


ID
993886
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Diferentemente do JavaScript,o código ASP é executado pelo servidor Web,e não pelo cliente. Devido a essa característica, sem o auxílio de outros recursos, como o CSS e o JavaScript, as páginas ASP são capazes de:



Alternativas
Comentários
  • Prezados,


    Da mesma forma que o JSP , o ASP é uma linguagem para páginas de conteúdo dinâmico, que rodam no servidor. Por rodar no servidor, os detalhes de conexão com banco de dados ficam encapsulados no servidor, não sendo acessíveis para os clientes.

    Portanto, alternativa correta é a letra C.


  • As ASP (Active Server Pages - Páginas de Servidor Ativas) são um ambiente para programação por scripts no servidor, que você pode usar para criar páginas dinâmicas, interativas e de alta performance. Como as páginas ASP, os scripts rodam no servidor e não no cliente.

    O Asp apresenta como vantagens:


       Independência do browser: ASP pode rodar páginas complexas no servidor e enviar somente os resultados para o cliente.

    ·  Páginas x Bancos de Dados: Permite visualizar, atualizar e adicionar informações nos servidores SQL

    ·  Segurança do código fonte: Como o Servidor retorna somente o resultado html, o código fonte (lógica) fica preservada.

    ·  Linguagens: O ASP pode utilizar de comandos em VBScript, JavaScript e Html.

    Neste caso ele garante o encapsulamento dos dados de conexão junto ao cliente por encapsular o resultado requisitado ao servidor em html. preservando - se desta forma o código fonte.

    Fonte:http://monografias.brasilescola.com/computacao/asp-active-server-pages.htm


  • Nem me fale! Eu estou na luta para aprender isso já há algum tempo...

ID
1035547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a arquitetura, ferramentas, soluções e características do desenvolvimento de aplicações web, julgue os itens subsecutivos.

No Spring, as configurações de segurança são realizadas no arquivo applicationContext-security.xml, e, para que qualquer página ou diretório seja seguro, é necessário adicionar a esse arquivo o elemento <intercept-url>.

Alternativas
Comentários
  • Para começar a utilizá-lo basta adicionar seus JARs ao classpath, configurar um filtro e um listener no web.xml e criar um application context (XML de configuração). O XML (chamado applicationContext-security.xml - meu grifo) centraliza todas as configurações de autenticação e autorização. As tags definem quais roles podem acessar cada grupo de URLs. A tag define a fonte de dados para as informações de usuários (banco de dados, arquivo de propriedades, LDAP, etc.).


    Leia mais em: Artigo Java Magazine 69 - Spring Security http://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-69-spring-security/12883#ixzz3g7p3xqqt
    Bons estudos!


ID
1055137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito ao Microsoft Exchange 2010 e Sharepoint 2010, julgue os itens subsecutivos.

Uma desvantagem do SharePoint é a rigidez do leiaute de páginas, pois uma web part pode ser inserida no momento da criação da página, mas não pode ser excluída ou ter o seu posicionamento alterado.

Alternativas
Comentários
  • "Como regra geral, se você excluir uma Web Part da página, somente a própria Web Part será excluída da página. O conteúdo e os dados associados — em uma lista ou biblioteca, por exemplo — ainda ficam disponíveis e a a Web Part ainda fica disponível na galeria, podendo ser novamente adicionada a qualquer momento."


    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/sharepoint-designer-help/inserir-ou-excluir-uma-web-part-HA010148720.aspx#BM3


ID
1064965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quando um portlet é colocado em uma página de portal, os dados armazenados na PortalSession .

Alternativas
Comentários
  • https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89442/233436.pdf

  • Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de UMA página . Um Portlet PODE ser utilizado em qualquer , promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.


ID
1085911
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As especificações de gráfico para a web informam que as ilustrações, letras, imagens com cor plana, ficam melhores se salvas no formato.

Alternativas
Comentários
  • Graphics Interchange Format ou GIF ( /dʒɪf/ JIF ou /ɡɪf/ GHIF, em português: formato para intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem de bitmap

    Uso

    1.     Os GIFs são adequados para arte de linhas com arestas vivas (como logotipos) com um número limitado de cores. Isso aproveita a compactação sem perdas do formato, que favorece áreas planas de cores uniformes com bordas bem definidas.

    2.     GIFs podem ser usados para armazenar dados de sprites de poucas cores para jogos.

    3.     Os GIFs podem ser usados para pequenas animações e clipes de vídeo de baixa resolução.


ID
1085929
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para os web designers, a parte mais importante de uma apresentação de um site CMS está no visual das(os) ;

Alternativas
Comentários
  • a-

    O CMS permite autonomia sobre o conteúdo sem necessidade de webmaster, pois cada 1 gere o próprio conteúdo. A aparência é através de templates que podem ser substituídos. A função principal do CMS é gerenciar o conteúdo de um site de forma rápida e segura, por qualquer maquina na internet.


ID
1085932
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Representam recomendações para acessibilidade de conteúdo Web 1.0, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Decreto Nº 5296 - "Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis."


ID
1085953
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O tipo de estrutura de navegação que possui como desvantagem um maior cuidado no projeto e manutenção do site é o :

Alternativas

ID
1095829
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A screen section permite a formatação e o desenho de layout de telas de forma bastante simples. O seu uso permite os programadores vislumbrar a programação

Alternativas
Comentários
  • A SCREEN SECTION permite a formatação e desenho de layout de telas de forma bastante simples, pois o trabalho é feito através da especificação das características de cada componente da tela. Em cada tela, podemos fazer referência a qualquer item de dado definido anteriormente (FILE SECTION, WORKING-STORAGE SECTION, LINKAGE SECTION). Há muitos anos, trabalhar com SCREEN SECTION, possibilita ao programador COBOL o uso de diversas ferramentas do tipo WYSIWYG, mesmo em ambientes CUI. É extremamente mais eficiente que o tradicional ACCEPT, DISPLAY de itens individuais, onde o programa fica imenso e com dificuldades de manutenção. O uso da SCREEN SECTION, nos permite vislumbrar a programação orientada a eventos e também a interface gráfica.

     

     

    https://wrmtech.files.wordpress.com/2013/08/apostila-completa-de-cobol.pdf


ID
1096054
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de São Caetano do Sul - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A XML pode ser usada para oferecer informações sobre a estrutura e o significado dos dados nas páginas Web, em vez de apenas especificar como elas são formatadas para exibição na tela. Os aspectos de formatação são especificados separadamente – por exemplo, usando uma linguagem de formatação como a XSL (Extensible Stylesheet Language) ou uma linguagem de transformação como a:

Alternativas
Comentários
  • XSL Transformations, ou XSLT (Extensible Stylesheet Language For Transformation - linguagem extensível para folhas de estilo de transformações), é uma linguagem de marcação XML usada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem.


ID
1100575
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CRM-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta a respeito do layout de páginas:

Alternativas

ID
1172194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para facilitar a comunicação com o leitor, o desenho de um website em português deve

Alternativas
Comentários
  • separar conteúdos diferentes com espaço em branco.


ID
1218556
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Diversos sites, como o Gmail, Facebook e Twitter, utilizam a tecnologia AJAX para que seu conteúdo seja atualizado automaticamente sem a intervenção do usuário. As técnicas que se denominam AJAX reúnem tecnologias que são executadas pelo

Alternativas
Comentários
  • Ajax (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML[1] , em português "Javascript e XML Assíncrono") é o uso metodológico de tecnologias como Javascripte XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam ser assíncronas[2] .

    A XMLHttpRequest tem um papel importante na técnica de desenvolvimento web Ajax para se comunicar com os scripts do lado do servidor.

     

  • Qual o erro da opção C ?

    Posso ter uma função temporizada onde o servidor envia atualizações periódicas de conteúdo para o cliente.

  • AJAX roda no lado cliente, tanto que exige JavaScript e suporte pelo navegador do usuário.

  • Gabarito: A


ID
1218559
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Novas tecnologias de desenvolvimento web promovem a persistência dos dados para melhorar o desempenho da aplicação. Nesse contexto, a persistência representa.

Alternativas

ID
1234141
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O padrão recomendado pelo W3C para estruturação e apresentação de conteúdo web é o

Alternativas
Comentários
  • html é a linguagem para estruturação e apresentação. CSS é um esquema que acompanha o html e geralmente esta em um arquivo separado


ID
1248208
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o nome do arquivo padrão utilizado para reportar as mensagens de erro do Squid.

Alternativas

ID
1271329
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O que é mashup?

Alternativas
Comentários
  • Mashup (aplicação web)

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.[1]

    O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

    .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mashup_(aplica%C3%A7%C3%A3o_web)


ID
1309834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de sistemas de gestão de conteúdo, julgue o item seguinte.

O portal, aplicativo embasado na Web, comumente fornece personalização e agregação de conteúdo de diferentes fontes, servindo como camada de apresentação de sistemas de informação. Esse conteúdo pode ser diferenciado, conforme a execução e a configuração dos portlets pelo usuário.

Alternativas
Comentários

ID
1320031
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com o objetivo de criar páginas dinâmicas para o desenvolvimento de aplicações web, AJAX é um termo que descreve um(a)

Alternativas
Comentários
  • Ajax (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML[1] , em português "Javascript e XML Assíncrono") é o uso metodológico de tecnologias como Javascripte XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam ser assíncronas[2] .

    A XMLHttpRequest tem um papel importante na técnica de desenvolvimento web Ajax para se comunicar com os scripts do lado do servidor.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)

  • O AJAX incorpora as seguintes tecnologias:

    ̇Apresentação: utiliza XHTML e CSS; 

    Interação e Exibição dinâmicas: utiliza DOM; 

    Manipulação e Intercâmbio de Dados: utiliza XML e XSLT; 

    Recuperação Assíncrona de Dados: utiliza XMLHttpRequest;  e

    JavaScript para reunir todas essas tecnologias.


ID
1333462
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere uma aplicação Java Web que possui os arquivos abaixo: 


index.html

 <html>  
       <head><title>Cadastro</title> </head> 
       <body>  
           <form method="post" action="form.jsp">  
               <p>Primeiro valor: <input type="text" name="valor1"> </p>  
               <p>Segundo valor: <input type="text" name="valor2"> </p>  
               <p><input type="submit" value="Enviar"> </p>  
          </form>  
     </body> 
</html>

SomaBean.java 

package bean; 
public class SomaBean {  
    private int valor1;  
    private int valor2;  
    private int total;  public SomaBean( ) { }  
    public int getValor1( ) {return valor1;}  
    public void setValor1(int valor1) {this.valor1 = valor1;}  
    public int getValor2( ) {return valor2;}  
    public void setValor2(int valor2) {this.valor2 = valor2;}  
    public int getTotal( ) {return total;}  
    public void setTotal(int total) {this.total = total;} 

form.jsp 

<%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%> 
<html>  
    <head><title>Exibição</title></head>  
    <body>  
        <jsp:useBean id="somaBean" class="bean.SomaBean" scope="request" /> 
        ..I...
        <jsp:setProperty name="somaBean" property="total" value="<%=somaBean.getValor1() + somaBean.getValor2()%>"/>  
         <p>O valor total é <jsp:getProperty name="somaBean" property="total"/></p>  
     </body> 
</html> 


A instrução que deve ser colocada na lacuna I recebe os parâmetros valor1 e valor2 do formulário index.html e insere estes valores nos atributos valor1 e valor2 da classe SomaBean. Esta instrução é

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • http://www.jsptut.com/Forms.jsp

  • A tag setProperty irá coletar automaticamente os dados de entrada, combinar os nomes com os nomes dos métodos do bean e colocar os dados no bean!

    name="somaBean"

    O nome de uma instância de um bean que já foi criado ou localizado com um elemento. O valor de namedeve corresponder ao valor de idin . O elemento deve aparecer antes no arquivo JSP.

    property="*"

    Armazena todos os valores que o usuário insere na página JSP visível (chamada de parâmetros de solicitação) nas propriedades correspondentes do bean. Os nomes das propriedades no bean devem corresponder aos nomes dos parâmetros de solicitação, que geralmente são os elementos de um formulário HTML. Uma propriedade de bean é geralmente definida por uma declaração de variável com os métodos getter e setter correspondentes,


ID
1339825
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Aplicações Web com PHP são executadas em servidores WEB. O servidor Web da Microsoft no qual é possível executar aplicações PHP no Windows Server 2008 é o:

Alternativas
Comentários
  • Apache também roda no Windows, mas lembrem-se, a pergunta pediu "O Servidor Web da Microsoft...".

    Como o IIS também pode executar instruções/aplicações em PHP, esta é a mais correta.

ID
1340308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, a respeito de Web 2.0 e de gestão d conteúdo.

A Web 2.0, resultado da introdução da tecnologia 3G nos celulares, constituiu uma mudança de conceito na velocidade de acesso aos portais.

Alternativas
Comentários
  • acho que tem mais a ver com a camada de apresentação em si do que velocidade de acesso

  • Pelo que eu me lembre da faculdade a  web 2.0 é decorrente da capacidade de personalização de acessos, por exemplo um site de compras no qual vc pesquisa um produto, ele vai indicando produtos similares e vai construindo um perfil do usuário de acordo com seus históricos de pesquisa. Acho que não é resultado de introdução da 3G não. Alguém poderia comentar se é isso?

  • Web 2.0 é resultado da introdução da tecnologia 2G e não 3G como diz. As páginas com suporte a web 2.0 se renderizam diferentemente de celulares com 3g. Muitos serviços de E-mail adotaram também esse padrão da web 2.0 com o surgimento dois celulares com acesso à internet. A renderização das páginas é difernte do que se vê no 3g não levando em conta páginas adaptativas, bootstrap etc. (que é outro assunto) um celular 2G não consegue renderizar corretamente ou simplismente não carrega páginas que não tem suporte a web 2.0. Porém o principal objetivo da web 2.0 não foi este. É um conceito bem mais amplo que surgiu em 2004. Não foi resultado exclusivamente da tecnologia 3G. 2G também usa web 2.0.

    http://www.devmedia.com.br/o-uso-dos-conceitos-web-2-0-na-educacao/11765

  • Falei sobre a web 2.0 em um artigo que escrevi nos tempos de faculdade. De forma bem grotesca seria o advento de uma web colaborativa, inclusiva e dinâmica. Surgiu com os fóruns e antigas redes de trocas de mensagens BBS. Diferentemente do que se pode chamar por web 1.0 onde as páginas eram estáticas e não havia colaboração nem interação dos usuários.

    httpsw.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.academia.edu/376349/Projeto_Inclus%25C3%25A3o_Digital_2.0_Novos_Olhares_Sobre_Os_Desafios_Emergentes_Do_Letramento_Digital&ved=2ahUKEwi3rtvPpf3oAhUiErkGHWrEAR0QFjADegQIAhAB&usg=AOvVaw1o3x8mEecXiYEhNBHPAQaf&cshid=1587602025166


ID
1386376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação às tecnologias empregadas nos servidores de aplicação web.

O Zope é um servidor de aplicações web, escrito em Python, com banco de dados orientado a objetos ZODB. O Zope não permite a criação de aplicações web embasadas em componentes.

Alternativas
Comentários
  • Neste tipo de questão o candidato deve usar o bom senso. O suporte a componentes é a principal função de um servidor de aplicação, seja ele em qualquer linguagem de programação. Dessa forma, não faz nem sentido ter um app server sem suporte a componentes.

  • Gabarito Errado

    Zope é um servidor de aplicações web de código aberto escrito na linguagem Python. Seu nome significa "Z Object Publishing Environment" (em português, "Ambiente de Publicação de Objetos Z"). Muitas tarefas de administração de um servidor Zope podem ser realizadas através de uma interface web. Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python, e tipicamente armazenados num banco de dados orientado a objetos, o ZODB, que é integrado ao sistema. Objetos básicos tais como documentos, imagens e modelos de páginas podem ser criados ou modificados via web. Objetos especializados, tais como wikis, blogs, e galerias de fotos estão disponíveis como componentes adicionais (chamados products), e existe uma comunidade de desenvolvedores e de pequenas empresas criando aplicações web como produtos.

     

    Um sítio em Zope é formado por objetos em um banco de dados em vez de arquivos, como é comum em muitos outros servidores de aplicação web. Esta abordagem permite alavancar as vantagens do paradigma de objetos, como encapsulamento. Zope associa URLs a objetos utilizando a hierarquia de partes (composição); os métodos são considerados como partes dos objetos. Por exemplo, http://www.zope.org/Products/visual é uma forma de acessar app.Products.visual.

    O Zope inclui o Zope Object Database (ZODB), que persiste transparentemente objetos Python de forma transacional. A transparência está no fato de que os desenvolvedores raramente precisam escrever código para ler ou salvar os objetos no ZODB de forma explícita.

    Uma característica particularmente inovadora do Zope é o uso em larga escala de aquisição. Aquisição é uma técnica paralela à herança de classes, através da qual objetos 'herdam' comportamentos de seu contexto na hierarquia de composição, além da hierarquia de classes. Isto possibilita novas formas de organizar a aplicação, muito adequadas ao paradigma da web onde os sites são organizados em pastas e sub-pastas, ou seções e sub-seções. Um uso frequente de aquisição é a organização dos componentes visuais das páginas de forma que elementos comuns possam ser adquiridos de um repositório central, sem se perder a possibilidade de substituir qualquer elemento por uma versão local mais adequada ao contexto. Por outro lado, o modo como a aquisição é implementada no Zope 2 também é visto como uma fonte de erros, produzindo comportamentos inesperados em alguns casos. O uso de aquisição foi bastante reduzido no Zope 3.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Método Nishimura!!!!!!!!!!! Ozzzzzzzzz

    Negação é sinal de erro no Cespe!

     

    GABA: Errado

  • Em 2013 era mesmo ....

  • Errado

    Zope é um servidor de aplicações web de código aberto escrito na linguagem Python. Seu nome significa "Z Object Publishing Environment" (em português, "Ambiente de Publicação de Objetos Z"). Muitas tarefas de administração de um servidor Zope podem ser realizadas através de uma interface web.

  • Essa CESPE gosta desse tal de ZOPE, eu nunca tinha ouvido falar antes kkkkk

  • Realmente o Zope é um servidor de código aberto escrito em Python, o erro da questão está em não permitir criação de aplicações web.

    Resposta: Errado

  • Para quem, assim como eu, nunca tinha ouvido falar em ZOPE, vale a pena a leitura.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Zope

  • MEU DEUS!!

    nessas questões só consigo pensar nisso: MEU DEUS!! Faz o impossível se tornar possível!

  • ERRADO

    Zope é um servidor de aplicações web de código aberto escrito na linguagem Python. 

  • (INFORMÁTICA)

    - Quando a questão detalha/explica determinado assunto/tema/software (GERALMENTE É VERDADEIRA)

    - Quando uma questão impõe algo ou determina uma ação (GERALMENTE ESTÁ ERRADA)

    - Quando uma questão compara tecnologias (GERALMENTE ESTÁ ERRADA)

    - Quando uma questão menospreza determinada tecnologia (GERALMENTE ESTÁ ERRADA)

    - Geralmente quando há uma enumeração de itens sendo pertencentes ao mesmo grupo/programa (GERALEMTEN ESTÁ CORRETA)

    - ATENTANDO PARA O ULTIMO ITEN, SE FOR DE OUTRO GRUPO/PROGAMA

    - Algumas palavras que são sinais que a Questão está CORRETA (pode, é possível, permitem...) 

    - Palavras que podem deixar a questão errada (devem, não é possível, é restrito, somente, palavra de negação e restrição) GERALMENTE ESTÁ ERRADA

  • Zope é um servidor de aplicações web de código aberto escrito na linguagem Python. Seu nome significa "Z Object Publishing Environment" (em português, "Ambiente de Publicação de Objetos Z"). Muitas tarefas de administração de um servidor Zope podem ser realizadas através de uma interface web. Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python, e tipicamente armazenados num banco de dados orientado a objetos, o ZODB, que é integrado ao sistema. Objetos básicos tais como documentos, imagens e modelos de páginas podem ser criados ou modificados via web. Objetos especializados, tais como wikis, blogs, e galerias de fotos estão disponíveis como componentes adicionais (chamados products), e existe uma comunidade de desenvolvedores e de pequenas empresas criando aplicações web como produtos.


ID
1386391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes às tecnologias para desenvolvimento de interfaces web.

O GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para a edição de imagens raster e desenho vetorial. O Ajax permite maior interatividade de páginas web com o usuário, por meio do uso de Javascript e XML com solicitações assíncronas de informações, mas não permite o uso de JSON.

Alternativas
Comentários
  • O AJAX permite sim o uso de JSON.

  • ERRADO

     

    Olha um exemplo de UPDATE de dados JSON atraves de AJAX: https://www.tutorialspoint.com/json/json_ajax_example.htm


ID
1387723
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre a tecnologia AJAX.

I – Uma das aplicações mais frequentes da tecnologia AJAX é na atualização assíncrona do conteúdo de páginas HTML.
II – Boa parte da funcionalidade da tecnologia AJAX é viabilizada pelo objeto XMLHttpRequest, que é capaz de transmitir requisições HTTP de modo assíncrono.
III – A tecnologia AJAX utiliza código Java para a manipulação do conteúdo de páginas HTML.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. Utiliza um conjunto de tecnologias ( JS, HTML, XML, CSS )

  • III está errada pois é Javascript, e não Java.


ID
1387726
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a Common Gateway Interface, ou CGI.

I – Em vez de a CGI criar um novo processo para tratar cada requisição recebida pelo servidor, processos persistentes são usados para lidar com uma série de requisições.
II – Programas CGI são frequentemente implementados através de linguagens de script, embora nada impeça que eles sejam escritos em C.
III – Informações sobre cookies são obtidas através da variável de ambiente CGI_COOKIE.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
1396291
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de sites responsivos, a tag que define a porção visível no carregamento do site, é denominada

Alternativas
Comentários

  • O viewport é a área onde seu website aparece. É a área que você se preocupa se o vai ou não caber na hora da criação. O tamanho do viewport depende muito da resolução, tamanho do monitor e dispositivo utilizado. 


ID
1428787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As aplicações WWW foram originalmente projetadas para não manter qualquer tipo de estado. No entanto, com a evolução e o aumento da complexidade das aplicações, desenvolvedores começaram a sentir a necessidade de manter informações que pudessem persistir mais tempo do que apenas o intervalo de uma interação. Nesse sentido, uma determinada técnica permite ao servidor enviar um pequeno conjunto de informações que fica armazena- do no cliente. Toda a vez que o browser do cliente interagir com esse servidor, ele enviará as informações contidas nesse conjunto, o que permitirá ao servidor, entre outras coisas, identificar o cliente, saber suas preferências e efetuar correlações com operações feitas anteriormente.

A esse pequeno conjunto de informações armazenado no cliente, dá-se o nome de

Alternativas

ID
1448317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Por meio de um portal corporativo, usuários e administradores podem integrar informação, pessoas e processos através das fronteiras da organização por meio de uma interface baseada na web.
Normalmente, esses portais corporativos são implementados a partir de uma aplicação web que fornece meios de agregar e personalizar informação por meio de aplicações menores e autocontidas, conhecidas como:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, Portlets (Desenvolvidos em JAVA).


ID
1449901
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

                        Here’s the first line of code ever written by a US president

Barack Obama just became the first US president to write a line of computer code (assuming George W. Bush never secretly indulged in PHP). At the White House yesterday, Obama sat down with students who were learning the fundamentals of JavaScript, the popular programming language used to create most web pages.

The line he wrote was:

                  moveForward(100);

“So I make the F in higher case?” Obama asked, correctly observing that JavaScript is case sensitive. “Semicolon?” (That semicolon is optional, but Obama apparently has a knack for recognizing JavaScript best practices.)
Obama was playing with a Code.org tutorial based on the popular Disney movie Frozen. In his line of code, the President called a function-moveForward-pre-defined by Code.org for the exercise.
Calling a function in JavaScript is simple: write its name exactly as it has been defined, followed by parentheses that contain its “arguments.” In this case, a single argument tells the program how many pixels to move a Frozen character forward. Because it’s measured in pixels, the argument has to be a number. If Obama had written moveForward(“three steps”), the program would have failed, offering only a cryptic error message and exposing the president to the near-perpetual state of frustration most software developers live in.

“This is Elsa?” Obama asked, referring to the movie’s main character.

Obama was promoting Computer Science Education Week and Code.org’s Hour of Code campaign, which encourages kids to try programming for at least one hour. “It turns out the concepts are not that complicated,” Obama told the students at the White House, though his attempt to explain it suggested otherwise:

                  “The basic concept behind coding is that you take zeros and ones, you take two numbers, yes or no, and those can be translated into electrical messages that then run through the computer…. So all it’s doing is it’s saying yes or no over and over again, and the computer’s powerful enough that it can read a really long set of instructions really quickly.”

Something like that.

                                                            Disponível em: http://qz.com/308904/heres-the-first-line-of-code-ever-written-by-a-us-president/
                                                                                                            Quartz (9 de Dezembro de 2014) - Texto de Zachary M. Seward

O exercício de programação que o Presidente Obama estava fazendo tinha o objetivo de mover um personagem da Disney para frente. Para isso, a função moveForward deveria ser usada.
A distância que o personagem deveria ser movido para frente e os parâmetros da função são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • É uma questão de interpretação de texto em inglês.


ID
1470211
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O GET condicional, usado por web-caches, serve para somente

Alternativas

ID
1489390
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O framework Apache Struts foi projetado para ajudar desenvolvedores a criarem aplicações web que utilizama arquitetura:

Alternativas

ID
1501597
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

De acordo com a especificação dos Portlets 2.0 (JSR 286), a interface PortletSession permite o armazenamento de objetos nos escopos

Alternativas
Comentários
  • https://portals.apache.org/pluto/portlet-1.0-apidocs/javax/portlet/PortletSession.html


ID
1521931
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as formas de visualização do Dreamweaver.

Alternativas
Comentários
  • a) Dividir: Essa opção divide a sua tela em duas partes, sendo a de cima a página sendo vista através de códigos e a parte de baixo de forma design.

    c) Design: Essa forma é a que mais se aproxima dos editores de textos comuns, pois é toda visual, bastando inserir conteúdos no documento e digitar os textos.

    d) Normalmente, os programadores preferem a forma código de visualização, por facilitar o acesso aos códigos HTML.

     

    Fonte: http://radialmalha.weebly.com/uploads/2/6/2/8/26285452/manual_-_dreamweaver_cs6.pdf


ID
1521949
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir quanto aos componentes que compõem a área de trabalho do Photoshop.

I A barra de menus contém menus para execução de tarefas e os menus estão organizados por tópicos

II A caixa de ferramentas contém ferramentas para criar e editar imagens

II -A barra de opções fornece opções de uso de ferramenta.

IV- As paletas são guias que ajudam na organização de outras paletas na área de trabalho e as paletas secas ajudam a monitorar e modificar as imagens.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas

ID
1521961
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que não representa uma das principais funcionalidades do J-Query.

Alternativas
Comentários
  • Principais funcionalidades do jQuery:

    ·        Resolução da incompatibilidade entre os navegadores.

    ·        Redução de código.

    ·        Reutilização do código através de plugins.

    ·        Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores.

    ·        Trabalha com AJAX e DOM.

    ·        Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.

    Qualquer editor de código suporta jQuery, sendo necessário fazer download da respetiva classe no site do jQuery. Uma das maiores novidades relaciona-se com a resolução da incompatibilidade entre browsers, especialmente com o Internet Explorer, inferior à versão 9.


ID
1521973
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Simplificando as atividades para desenvolvimento de um novo projeto web, assinale a alternativa que apresenta a sequência de execução adequada.

Alternativas
Comentários
  • Design, criação do HTML e programação.
    Ex:
    Crio o Layout no firework, ou photoshop, exporto para o Dreamweaver e depois se cria o banco de dados.


ID
1521976
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando um processo de desenvolvimento web de geração de páginas dinâmicas onde se fez uso de um CGI (Common Gateway Interface), assinale a alternativa que não representa função desta tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    As ferramentas de standard In e Out são as entradas e saídas padrões do Sistema Operacional,logo não é um

    CGI.

    Pelo menos esse foi meu raciocínio.

  • Questão sem Gabarito, passível de anulação.

    CGI não é uma linguagem. É um protocolo simples que pode ser usado para comunicar forms da Web com seu programa. Um script CGI pode ser escrito em qualquer linguagem que possa ler de STDIN, escrever em STDOUT, e ler variáveis de ambiente, ou seja, virtualmente qualquer linguagem de programação, incluindo C, Perl, ou até mesmo shell scripts.

    Fonte: https://www.jmarshall.com/easy/cgi/portuguese/ 


ID
1523110
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o seguinte trecho de código:

< a href="http://www.nome_empresa.com.br"> < img src="logo_empresa.gif" width="170" height="82" border="0"/>< /a>

O código acima apresenta os dados corretamente em vários navegadores web. No entanto, ele não será validado pelos padrões W3C. Qual dos seguintes itens deve ser adicionado, para que o código seja validado corretamente?

Alternativas
Comentários
  • A) O atributo Alt

     


ID
1523116
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao salvar um arquivo como template no software Dreamweaver pela primeira vez, será solicitada a adição de uma

Alternativas

ID
1544299
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os portlets podem ser considerados aplicações web agrupáveis em páginas de portais que compõem o núcleo dos serviços destes portais. Podem ser distribuídos em vários formatos, mas o mais comum é em arquivos WAR, que normalmente contêm

Alternativas
Comentários
  • Discussão no ITNERANTE aberta:

    http://www.itnerante.com.br/group/sistemas-web/forum/topics/quest-o-portlets-tce-ro-auditor-de-controle-externo-ci-ncomp?commentId=1867568%3AComment%3A382423&groupId=1867568%3AGroup%3A194388


ID
1599718
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de uma página Web, é necessário que todos os elementos do tipo td fiquem a 1 polegada do topo (top) e da margem esquerda (left), e a 2 polegadas da base (bottom) e da margem direita (right).

Se fosse usado polegadas, o código seria:

td { border-top: 1in; border-left: 1in; border-bottom: 2in; border-right: 2in;}

Marque a alternativa que apresenta o segmento de código correto.

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa, que cobra o seguinte conhecimento:

    1in = 6pc

    2in = 12pc

    Sendo assim, o código:

    td { border-top: 1in; border-left: 1in; border-bottom: 2in; border-right: 2in;}

    Equivale a:

    td { border-top: 6pc; border-left: 6pc; border-bottom: 12pc; border-right: 12pc;}

     

  • https://www.w3.org/Style/Examples/007/units.pt_BR.html

  • in = 2,54cm = 25,4mm = 72pt = 6pc


ID
1680808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere à programação web e a sistemas de controle de versão, julgue o item subsequente.

O atributo ngBind informa ao AngularJS para atualizar o conteúdo do texto, quando o valor da expressão for alterado.


Alternativas
Comentários
  • Caro Adriano Rabbit,

    De acordo com a documentação disponibilizada em https://docs.angularjs.org/api/ng/directive/ngBind, a questão está elaborada de forma correta.

    ngBind is an element attribute

    A grafia a qual você se refere é adotada no ato da codificação:

    ng-bind="expression" Bons estudos!

    MRB

  • Prezados,

    O atributo ngBind avisa ao AngularJS para substituir o conteúdo do texto do HTML específico com o valor de uma dada expressão.

    Fonte : https://docs.angularjs.org/api/ng/directive/ngBind

    Portanto a questão está correta.
  • O atributo diz ao AngularJS para substituir o conteúdo de texto do elemento HTML especificado pelo valor de uma dada expressão e para atualizar o conteúdo de texto quando o valor dessa expressão mudar.


ID
1683790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

<html>
<head>
<title>Pagina</title>
</head>
<body>
<form name="f1" action="http://www.prova.com/f1.cgi"
method="POST">
<div align="center">
<select name="opt">
<option value="Casa">Casa</option>
<option value="Porta">Porta</option>
<option value="Chave">Chave</option>
</select>
</div>
</form>
</body>
</html>

Considerando o trecho de código apresentado e os formulários web, julgue o item a seguir.

O método POST, especificado no código, indica que será utilizada uma caixa postal no endereço f1.cgi no site www.prova.com.

Alternativas
Comentários
  • A requisição POST é encapsulada junto ao corpo da requisição HTTP e não pode ser vista. Já a requisição ou método GET é enviada como string junto à URL da página.


ID
1699147
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

“É a tecnologia criada pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicações web".
A definição acima refere-se a

Alternativas

ID
1715290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com o advento dos dispositivos móveis, surgiram novas questões que precisam ser consideradas durante o desenvolvimento de aplicações: contexto celular, conectividade, pequeno tamanho da tela, resolução diferente em displays, capacidade de processamento limitada e métodos de acesso de dados. Com relação às interfacesdos dispositivos móveis, julgue o item a seguir.

Uma das vantagens de página web responsiva é o custo de manutenção, pois as empresas não precisam manter dois sítios separados, um para computadores e outro para dispositivos móveis.

Alternativas
Comentários
  • Uma das vantagens é o custo? Só interpretando como baixo custo mesmo...

  • CERTO. Web responsiva é uma abordagem web design que adapta a exibição do conteúdo de acordo com o tamanho da tela. Usa media queries que permite que a mesma página use diferentes regras de estilo CSS com base em características de tamanho dos dispositivos.

    Com esse tipo abordagem há redução de tempo e custos com manutenção.

  • Questão bastante pertinente


ID
1737352
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Pedro está desenvolvendo uma aplicação utilizando ColdFusion e se depara com a necessidade de utilizar uma tag para redirecionar a aplicação para um endereço web (URL) automaticamente, de acordo com uma condição verificada em uma estrutura de seleção que retornou o valor true. Para isso, pode utilizar a tag:

Alternativas
Comentários
  • O comanda cflocation interrompe a execução da página atual e redireciona para outra página previamente definida. Sua sintaxe é:

    <!--

    <cflocation ur= "local para onde ira" addToken = "yes|no" statusCode = "300|301|302|303|304|305|307"/>

    -->



ID
1755901
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o fragmento de código a seguir, em uma aplicação web que utiliza AJAX.

x.onreadystatechange = function() {

    if (x.readyState == 4 && x.status == 200) {

       document.getElementById("demo").innerHTML = x.responseText;

    }

}

x.open("GET", "ajaxtexto.txt", true);

x.send();

A variável x precisa ser um objeto da classe 

Alternativas
Comentários
  • XMLHttpRequest é um objeto JavaScript que foi projetado pela Microsoft e adotado pela Mozilla, Apple e Google. Este agora está sendo padronizado no W3C. Ele fornece uma maneira fácil de recuperar dados em uma URL. Apesar do nome, XMLHttpRequest pode ser usado para recuperar qualquer tipo de dados, e não apenas XML, suportando também, protocolos diferentes de HTTP (incluindo file e ftp ).

    Para criar uma instância de XMLHttpRequest , basta fazer isso:

    var myRequest = new XMLHttpRequest();

     

    Fonte: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/XMLHttpRequest

     

    Abs!!!


ID
1769929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sítios responsivos

Alternativas
Comentários
  • Basicamente são sites compatíveis com todos os tamanhos de tela utilizados, não apenas para celular, tablets, mas também para navegadores que não estejam com a tela maximizada (No caso do Mac em que a janela não abre maximizada automaticamente), computadores com telas pequenas, como de 10” em que possuem uma resolução menor. Em resumo, são sites que se encaixam em sua área de visualização.

  • GAB: LETRA C

    Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exacutadas.


ID
1774480
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a linguagens e ferramentas de desenvolvimento de sistemas Web, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) especificações diferentes

    c) o codigo js é executado do lado cliente

    d e e ) json é utilizado para leitura de arquivos texto.
  • O erro da letra D, é que o JSON não é derivado no SGML e sim baseado em um conjunto da linguagem JavaScript.