SóProvas



Questões de Clusters


ID
7285
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, onde exercem funções que exigem alto desempenho computacional como se fossem uma única máquina de grande porte. É correto afirmar que um cluster Beowulf com o sistema operacional Linux é constituído de vários nós escravos,

Alternativas
Comentários
  • Até pela lógico você mata a questão.
    Se são nós escravos, são escravos de alguém.

    O Cluster é comandado por um computador principal que passa o comando para os escravos processarem em um nível alto de disponibilidade e retorna o resultado.
  • Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores que utiliza-se de um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído.

    É construído muitas vezes a partir de computadores convencionais (personal computers), sendo que estes vários computadores são ligados em rede e comunicam-se através do sistema de forma que trabalham como se fosse uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

  • Cluster Beowulf é um cluster voltado para a computação paralela. Foi fundamentado em 1994 pela NASA com a finalidade de processar as informações espaciais que a entidade recolhia.

    As principais características dos clusters Beowulf são:

      - A conexão dos nós pode ser feita por redes do tipo Ethernet (mais comum);
      - Existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto à distribuição de tarefas e processamento (pode haver mais de um servidor, dedicado a tarefas específicas, como monitoração de falhas). Este servidor é chamado de Front-end;
      - O sistema operacional é baseado Linux, sendo necessário que ele contenha todos os programas para cluster;
      - Pode-se usar computadores comuns, inclusive modelos considerados obsoletos;
      - Não é necessário usar equipamentos próprios para clusters. Basta equipamentos comuns a redes e os tradicionais Pcs.

    Entre os requisitos para o sistema operacional de um Cluster Beowulf, estão a necessidade de se ter as bibliotecas para Parallel Virtual Machine (PVM) ou para Message Passing Interface (MPI). Ambos os tipos são usados para a troca de mensagens entre os nós do cluster. O MPI é mais avançado que o PVM, pois pode trabalhar com mensagens para todos os computadores ou para apenas um determinado grupo (por exemplo, quando somente este grupo vai realizar determinada tarefa).


    Fonte: http://www.opservices.com.br/blogs/Cluster-Principais-Conceitos
  • Pessoal, por favor, vocês comentam... comentam... e não dizem qual é a resposta correta.

    Digam qual é a correta.

  • Gabarito: E.

     

    Mas não acredito que havia necessidade de deixar o gabarito explícito, nesse caso, porque o comentário do colega Washington Botelho não deixa dúvida de qual é a resposta correta.

  • Achei a questão FACIL, mas que pode pegar pessoas despreparadas; eu nunca tinha ouvido falar desse modelo de cluster, fiquei na duvida, porém marquei a questão mais óbvia do gabarito. "saber chutar tbm é essencial" kk


ID
8308
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos clusters:

I. Em um cluster de processamento paralelo, cada vez que este recebe uma tarefa para executar, já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor.

II. Com o Windows Server 2003, Web Edition, combinando até 32 servidores, é possível montar clusters de balanceamento de carga de rede para fornecerem desempenho e alta disponibilidade a serviços e aplicativos baseados em TCP e UDP.

III. Cada rede que conecta os nós de um cluster deve ser confi gurada como sub-redes IP independentes. Os números de sub-redes IP para as redes que conectam os nós de cluster devem ser complementares. Se um nó de cluster possui vários adaptadores conectados à mesma rede de cluster, todos os adaptadores serão utilizados pelo serviço cluster.

IV. O cluster de disponibilidade funciona como um gerenciador de tarefas. Todas as máquinas trabalham em conjunto e a distribuição de tarefas é feita de tal forma que os processadores estão sempre trabalhando com o máximo de disponibilidade.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas

ID
10417
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de clusters, gerência de recursos e sistema operacional Linux com Kernel 2.4:

I. No Linux, os processos denominados "zumbis" são aqueles cujas execuções foram interrompidas, podendo voltar a atividade através de um comando. Esses processos podem estar "travados", inativos ou, em alguns casos, executando em segundo plano.

II. Um cluster de máquinas Linux é composto por um conjunto de PCs heterogêneos que atuam compartilhando entre si seus recursos computacionais. Por exemplo, se um usuário executar uma aplicação que exige um uso extraordinário de CPU, todas as máquinas envolvidas no cluster irão iniciar a aplicação e aquela que terminar primeiro irá avisar às outras máquinas do cluster que podem abandonar a execução da tarefa em questão. Todos os procedimentos para o uso do cluster são transparentes à aplicação e ao usuário final.

III. O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceção é o sistema NTFS do Windows 2000, que é suportado apenas em modo de "somente leitura".

IV. Ao utilizar uma máquina que tenha dual-boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partição que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais é por meio da criação de uma partição FAT 32 que sirva como uma "área de transferência" para troca de arquivos, já que o Windows não é capaz de escrever nas partições Linux.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Só para conhecimento: os kernels mais recentes já aceitam escrita NTFS. Atualmente estamos na versão 2.6.28.7.
  • I - Processos Zumbis: são raros de acontecer, mas podem ser processos que estavam ativos mas que pararam a muito tempo de enviar/receber dados, ou que simplesmente não respondem. Esses processos podem tanto estar travados, como simplesmente estar parado por não ter nenhum dado para processar. Z – (Zombie) é um processo zumbi, onde é um processo que já morreu, mas que ainda está consumindo memóriaOrigem: http://4newbies.com.br/?artigo&ver=115II - Cluster é um conjunto de máquinas (no caso de cluster Linux, especificamente, PC's) interligadas via rede que trabalham em conjunto trocando informações entre si. A tecnologia de cluster é mais antiga do que se pensa. Ela começou nas máquinas de alto desempenho (supercomputadores). O desenvolvimento dessa tecnologia em PC's foi motivada devido ao alto preço dos supercomputadores, começando em 1994 com o desenvolvimento do cluster Beowulf pela NASA.Cluster de processamento paralelo: cada vez que o cluster recebe uma tarefa para executar (por exemplo, a renderização de um filme), já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor. Caso esse cluster possua um sistema de fila de espera, cada tarefa poderá contar com toda a capacidade de processamento do cluster. Se não há sistema de fila, cada vez que chega uma tarefa nova, os processadores dividem a sua capacidade de trabalho entre as tarefas. Um cluster paralelo é ideal para executar poucas tarefas, mas que exigem grande quantidade de processamento. Cluster de disponibilidade: esse tipo de cluster funciona como um gerenciador de tarefas, ou seja, cada máquina trabalha sozinha...Origem: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Funcionamento-de-um-cluster-Linux
  • Questão boa, mas acho que está muito desatualizada para as provas de concursos de  TI. O ideal seria em torno de 2 a 3 anos, no máximo. A questão é de 2006 (7 anos atrás), e fala do kernel 2.4, sendo que já estamos no 2.6... Sabendo que em TI as coisas mudam com rapidez, e em alguns casos a quantidade de modificações que ocorrem em 7 anos (mudança completa de versão), eu acho perigoso estudar por este tipo de questão. Podiam atualizar o filtro para esta questão, colocando na categoria desatualizadas. Para quem está acompanhando beleza, vai desconsiderar a questão, mas pra quem está chegando agora...
  • Interessante questao.

    Acredito que ainda hoje o kernel do Linux tem apenas função de leitura no sistema de arquivos NTFS, uma maneira de encontrar as informações mais atualizadas, não tem jeito, é na wikipedia mesmo. E essas diz que apenas existem soluções de leitura e escrita para drivers proprietários devido a complexidade do NTFS, não nativos do kernel do Linux. 
    http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS#Interoperability

    Fiquei na duvida em relação à última, agora sei que Linux tem drivers no kernel que são compatíveis com todas as versões do FAT.
    Esses drivers são: msdosvfat, e umsdos. Utilizados juntamente com o comando mount.

    http://en.wikipedia.org/wiki/FAT_filesystem_and_Linux


ID
15835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca da arquitetura e da organização dos computadores, julgue os seguintes itens.

Em um disco, os dados são armazenados em trilhas que podem ser divididas em setores. Os setores que forem logicamente adjacentes, são fisicamente adjacentes no disco. Um cluster é a menor unidade de espaço alocável a um arquivo. Um cluster tem de ser composto por setores fisicamente contíguos. Uma tabela de alocação de arquivos identifica os clusters dos arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Os setores que forem logicamente adjacentes não precisam ser fisicamente adjacentes.
    O restante da afirmativa está correto
  • Quando se fala de cluster de um HD (Hard Disk), refere-se ao cruzamento de uma trilha com um setor formatado. Um HDD (hard disk drive) possui vários clusters que serão usados para armazenar dados de um determinado arquivo. Com essa divisão em trilhas e setores, é possível criar um endereçamento que visa facilitar o acesso a dados não contíguos, assim como o endereçamento de uma planilha de cálculos ou, como um exemplo mais simples, o tabuleiro do jogo "Batalha Naval"
  • Se as que forem fisicamente adjacentes forem também logicamente adjacentes qual a necessidade de classificar entre física e lógica?


ID
62524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do funcionamento de programas em plataformas
como Java, PHP ou Ajax e sua relação com o ambiente
de execução e sistema operacional, julgue os itens
seguintes.

Uma das vantagens decorrentes do uso de um ambiente de execução em clusters é o balanceamento de cargas. No caso de uma aplicação web embasada em bancos de dados, esse resultado é mais facilmente alcançado na camada web do serviço, que na camada de gerenciamento de bases de dados.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão foi muito mal formulado. Faltou clareza na exposição das idéias. Se isso foi feito para dificultar, é pura sacanagem!
  •  Concordo com o comentário abaixo quanto a falta de clareza do comando da questão.

    Imaginei o seguinte para tentar solucionar a questão:

    "esse resultado (balanceamento de carga) é mais facilmente alcançado na camada web do serviço, que na camada de gerenciamento de base da dados."

    Penso que a implementação de balanceamento de carga em SGBD é mais complexa que tal implementação na camada de serviço, por envolver inúmeros fatores além da infraestrutura, como o projeto do banco de dados, se foi desenhado como distribuído ou não, etc.

  • Complicado viu? Se você pensa em qual dos locais é melhor haver clusterização para balanceamento de carga, é óbvio que é na base de dados, pois a quantidade de processamento exigida para recuperar registros é maior do que na camada pura de apresentação, especialmente em uma grande base de dados.

ID
134008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que as requisições de usuários podem ser enviadas a diferentes servidores que trabalham em paralelo para aumentar o desempenho, um sistema distribuído é considerado escalável se, ao crescer, não afeta as aplicações e os usuários existentes.

  • Quais seriam as informações corretas para o item A?

  • Respostra ao flashfs '

    No cluster as máquinas devem trabalhar em paralelo, está descrição é de grid.

  • EXATA DEFINIÇÃO DE ESCALABILIDADE; CRESCER SEM PERDER DESEMPENHO.


ID
150211
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual somente um dos seus nós esteja trabalhando, enquanto os outros entram como reserva, denomina-se cluster de

Alternativas
Comentários
  • O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual somente um dos seus nós esteja trabalhando, enquanto os outros entram como reserva, denomina-se cluster de

    No próprio enunciado a questão já deixa clara a resposta, estamos falando de disponibilidade por ter a preocupação em deixar sempre nós em RESERVA para caso aconteça algum problema ou falha.

  • a) balanceamento de carga. Neste cluster, é necessario varios nos trabalhando ao mesmo tempo, pois qto mais nos, mais balanceamento de carga podera ser realizado
    b) alto desempenho. Neste cluster, é necessario varios nós trabalhando ao mesmo tempo, pois qto mais nós, mais processamento, e assim, mais desempenho
    c) alta disponibilidade. Neste cluster, o que importa não é o numero de computadores em funcionamento, e sim a garantia de que um servico continue caso algum falhe, logo, basta que este servico esteja funcionando em um nó, e os outros, ficam aguardando para substitui-lo em caso de falha
    d) alta coesão. são caracteriscas de cluster
    e) baixo acoplamento. são caracteriscas de cluster

ID
150250
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um grupo de uma ou mais tabelas fisicamente armazenadas no mesmo arquivo, porque compartilham colunas comuns e frequentemente as usam juntas, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

  • Um heap é uma estrutura de dados organizada como árvore binária, seguindo algumas regras.

    Existem dois tipos de heaps: Os heaps de máximo (max heap), em que o valor de todos os nós são menores que os de seus respectivos pais; e os heaps de mínimo (min heap), em que o valor todos os nós são maiores que os de seus respectivos pais. Assim, em um heap de máximo, o maior valor do conjunto está na raíz da árvore, enquanto no heap de mínimo a raíz armazena o menor valor existente.

    A árvore binária do heap deve estar completa até pelo menos seu penúltimo nível e, se o seu último nível não estiver completo, todos os nós do último nível deverão estar agrupados à esquerda.

    Uma das utilizações mais tradicionais do heap é no algoritmo de ordenação heapsort, que utiliza a propriedade do heap de o maior (ou menor valor) localizar-se na raiz do mesmo e fazer a ordenação dos dados de uma maneira bastante eficiente.

    Também pode ser usada como heaps de prioridades onde a raíz é a maior prioridade. Com relação ao vetor a, inserção e remoção, é da ordem O(log(n)).

    Outra utilização de heaps são em algoritmos de seleção. Operações de encontrar o maior, ou menor, elemento de um conjunto de números é realizado de uma forma bastante eficiente, em comparação com a utilização de uma lista ligada ordenada.

  • Um hash é uma sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando 1/2 byte cada. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações".

    Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja (quase) exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.

    Como a sequência do hash é limitada, muitas vezes não passando de 512 bits, existem colisões (sequências iguais para dados diferentes). Quanto maior for a dificuldade de se criar colisões intencionais, melhor é o algoritmo.Uma função de hash recebe um valor de um determinado tipo e retorna um código para ele. Enquanto o ideal seria gerar identificadores únicos para os valores de entrada, isso normalmente não é possível: na maioria dos casos, o contra-domínio de nossa função é muito menor do que o seu domínio, ou seja, x (o tipo de entrada) pode assumir uma gama muito maior de valores do que \operatorname{hash}(x) (o resultado da função de hash).

  • hash

    Os mais usados algoritmos de hash são os de 16 bytes MD4 e MD5 ou o SHA-1, de 20 bytes. Características de alguns algoritmos:

       1. MD4: Desenvolvido em 1990/91 por Ron Rivest, vários ataques foram detectados, o que fez com que o algoritmo fosse considerado frágil. [carece de fontes?]


       2. MD5: O MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, e muito utilizado por softwares com protocolo par-a-par (P2P, ou Peer-to-Peer, em inglês), verificação de integridade e logins. Existem alguns métodos de ataque divulgados para o MD5[1][2].

       3. SHA-1 (Secure Hash Algorithm): Desenvolvido pelo NIST e NSA. Já foram exploradas falhas no SHA.[3]


       4. WHIRLPOOL: função criptográfica de hash desenvolvida por Paulo S. L. M. Barreto e por Vincent Rijmen (co-autor do AES). A função foi recomendada pelo projeto NESSIE (Europeu). Foi também adotado pelo ISO e IEC como parte do padrão internacional ISO 10118-3.

    O processo é unidirecional e impossibilita descobrir o conteúdo original a partir do hash. O valor de conferência ("check-sum") muda se um único bit for alterado, acrescentado ou retirado da mensagem.

  • Essa pergunta é relativa aos índices Clusters de um Banco de Dados.
  • parece Caça Palavras.
  • Tabela em Clusters.

    O Cluster é um objeto de esquema que armazena duas ou mais tabelas no mesmo  bloco ou segmento,  ou seja  você tem dados de muitas tabelas compartilhando o mesmo bloco de dados fisicamente.

    Um Cluster auxilia nas leituras de tabelas que contenham colunas relacionadas e são normalmente acessadas juntas assim possibilita menos I/O na Base de dados.


ID
159019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais e sistemas distribuídos, julgue os
seguintes itens.

Os clusters são compostos por máquinas interligadas. As máquinas podem compartilhar áreas de memória ou ser interligadas via rede. Em um cluster com duas máquinas no modo simétrico, uma máquina é o servidor ativo, enquanto a outra máquina monitora o servidor e o substitui em caso de falha. Por sua vez, em um cluster composto por duas máquinas e que opere no modo assimétrico, ambas as máquinas executam aplicações e se monitoram mutuamente.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos estão invertidos.
  • Resposta: ERRADAA principal diferença entre clusters assimétricos e simétricos é que em um cluster simétrico não há a figura de um servidor inativo aguardando uma falha de outro, primário, para então servir a aplicação. Ambos servidores servem alguma aplicação. Assim, os termos primário e secundário deixam de ser usados para designar o servidor, passando a ser usado para a aplicação.
  • ERRADO.
    Clustering Assimétrico: Um servidor executa a(s) aplicação(ções) enquanto os outros ficam em espera.
    Clustering Simétrico: Todos os hosts estão executando a(s) aplicação(ções).
    A questão inverteu, portanto ERRADO.

    []
    Marcelo 
  • Errado.
    Resumindo:
    No modo simétrico, o cluster é Ativo/Ativo.
    No modo assimétrico, o cluster é Ativo/Passivo.

  • Clusters podem compartilhar área de memória?

  • @Vai que é tua, respondendo a sua dúvida.

    NÃO! Clusters não compartilham área de memória.

    Cluster necessariamente funcionam via rede.

    Os sistemas com múltiplos processadores podem ser classificados em fortemente acoplados ou fracamente acoplados.

    Nos sistemas fortemente acoplados os processadores compartilham a memória principal e são controlados por apenas um único sistema operacional.

    Ex.: UMA e NUMA.

    Nos sistemas fracamente acoplados temos dois ou mais sistemas computacionais independentes conectados por uma rede de comunicação, tendo cada sistemas seus processadores, memoria principal, dispositivos E/S e sistema operacional.

    Ex. Cluster e Grid.

  • GABARITO ERRADO

    "Os clusters são compostos por máquinas interligadas. As máquinas podem compartilhar áreas de memória ou ser interligadas via rede. Em um cluster com duas máquinas no modo simétrico, uma máquina é o servidor ativo, enquanto a outra máquina monitora o servidor e o substitui em caso de falha. Por sua vez, em um cluster composto por duas máquinas e que opere no modo assimétrico, ambas as máquinas executam aplicações e se monitoram mutuamente."

    • Clusters são sistemas fracamente acoplados - não compartilham memória - , diferente de multiprocessadores simétricos e assimétricos, os quais são fortemente acoplados.
    • Cluster simétrico: ambas as máquinas executam aplicações e se monitoram mutuamente.
    • Cluster assimétrico: uma máquina é o servidor ativo, enquanto a outra máquina monitora o servidor e o substitui em caso de falha.

ID
190723
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Observe as características abaixo.

I - Utiliza um modelo de cluster onde uma máquina fica ativa e outra passiva.

II - Necessita de armazenamento compartilhado para base de dados das caixas postais.

III - Pode estar distribuído em mais de um datacenter.

IV - Depende de um hardware proprietário.

É(São) característica(s) de um cluster de Exchange Server 2007 do tipo Cluster Continuous Replication (CCR) APENAS o descrito em

Alternativas
Comentários
  • O Exchange 2007 possui os seguintes mecanismos de alta disponibilidade:

    • Local continuous replication
    • Cluster continuous replication
    • Single copy clusters
    • Standby Continuous Replication

    Cluster continuous replication (CCR) is a high availability feature of Microsoft Exchange Server 2007 that combines the asynchronous log shipping and replay technology built into Exchange 2007 with the failover and management features provided by the Cluster service.

    CCR is designed to provide high availability for Exchange 2007 Mailbox servers by providing a solution that:

    * Has no single point of failure.
    * Has no special hardware requirements.
    * Has no shared storage requirements.
    * Can be deployed in one or two datacenter configurations.
    * Can reduce full backup frequency, reduce total backed up data volume, and shorten the service level agreement (SLA) for recovery time from first failure.

     

    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb124521%28EXCHG.80%29.aspx


ID
190729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual a melhor opção de cluster, já embarcada no Windows Server 2008, para a alta disponibilidade de um ambiente de banco de dados que será acessado por um servidor rodando IIS 7?

Alternativas
Comentários
  • Consistência
    A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

     

    O que um cluster de failover faz?

    Um cluster de failover é um grupo de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados através de cabos físicos e de software. Se um dos nós do cluster falhar, outro começará a fornecer o serviço (processo conhecido como failover). Os usuários têm um mínimo de interrupções no serviço.
     

  • Failover clusters are designed for applications that have long-running in-memory state, or that have large, frequently updated data states. These are called stateful applications, and they include database applications and messaging applications. Typical uses for failover clusters include file servers, print servers, database servers, and messaging servers. 

    Network Load Balancing is intended for applications that do not have long-running in-memory state. These are called stateless applications. A stateless application treats each client request as an independent operation, and therefore it can load-balance each request independently. Stateless applications often have read-only data or data that changes infrequently. Front-end Web servers, virtual private networks (VPNs), File Transfer Protocol (FTP) servers, and firewall and proxy servers typically use Network Load Balancing. Network Load Balancing clusters can also support other TCP- or UDP-based services and applications.

    Daí retiramos o gabarito.

    Fonte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc725946.aspx

  • Letra B

     

    Para aqueles que marcaram a letra C... uma informaçãozinha básica...

    O NBL (Network Load Balance), balanceamento de cargas, não tem o propósito principal de oferecer alta redundância, embora ao ser um conjunto de nós com o objetivo de dividir a carga, acaba indiretamente oferecendo recurso adicional para pontos de falha.


ID
211060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos aspectos de tolerância à falha, julgue os itens
subsequentes.

Em um modelo de discos compartilhados no qual todos os processadores possuem memória própria, mas compartilham todos os discos via interconexão por rede (clusters), não aumenta a tolerância a falhas porque se um processador (ou memória) falhar, outro processador poderá assumir suas tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Em um modelo de discos compartilhados no qual todos os processadores possuem memória própria, mas compartilham todos os discos via interconexão por rede (clusters), não (erro, pois aumenta a tolerância) aumenta a tolerância a falhas porque se um processador (ou memória) falhar, outro processador poderá assumir suas tarefas.

  • Talvez meu conceito esteja errado,mas oque me levou escolher E foi o fato de dizer (...)se um processador (ou memória) falhar, outro processador poderá assumir suas tarefas."

    Pensei que oque assumiria tais tarefas seria OUTRO COMPUTADOR e nao OUTRO PROCESSADOR

    Meio esquisito,mas acertei ^^

ID
214192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para se criar um Cluster, com vários nós e com discos compartilhados, a partir do Windows Server 2003, é necessário criar uma conta dedicada ao serviço de Cluster. Dos direitos descritos abaixo, qual NÃO é necessário para o funcionamento dessa conta?

Alternativas
Comentários
  • Para funcionar corretamente no Microsoft Windows Server 2003, a conta de serviço de cluster explicitamente requer os seguintes direitos para todos os nós do cluster:

    * Atuar como parte do sistema operacional
    * Ajustar cotas de memória para um processo
    * Fazer backup de arquivos e diretórios
    * Aumentar as prioridades de agendamento
    * Faça logon como um serviço
    * Restaurar arquivos e diretórios

    Além disso, certifique-se que o grupo Administradores Local possui acesso aos seguintes direitos do usuário:

    * Depurar programas
    * Representar um cliente após autenticação
    * Gerenciar logs de auditoria e segurança

    http://support.microsoft.com/kb/269229


ID
222925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os clusters de alta disponibilidade são montados de forma a garantir que seus sistemas permaneçam ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso. Para um cluster de alta disponibilidade que está sendo monitorado por um analista, foi verificado que o MTBF (Mean Time Between Failures) possui o valor de 980 horas e que o MTTR (Mean Time To Repair) possui o valor de 40 horas. A disponibilidade (%) desse cluster é de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Disponibilidade (%) é dada pela fórmula:

    ( MTBF / (MTBF + MTTR) ) * 100

    Substituindo valores: ( 980 / (980 + 40 ) ) * 100 = 96,078, aprox. 96,08. Letra D

  • Disponibilidade = MTBF/(MTBF + MTTR) = 980/(980 + 40) = 96,08%

ID
267748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à administração de sistemas operacionais e de sistemas
de informação, julgue os itens seguintes.

A instalação de um cluster possibilita simular a existência de diversos computadores utilizando-se de um único hardware, o que torna factível a execução de sistemas operacionais diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Ao construir um cluster, estamos integrando vários computadores para simular um único supercomputador. Sem um único supercomputador, deve executar um único sistema operacional.
    Opcionalmente é possível virtualizar, mas não é o caso da questão.
  • Fernando acredito que a questão está definindo justamente virtualização. 
  • houve inversão do conceito...
    A instalação de um cluster possibilita simular a existência de diversos  UM ÚNICO computador utilizando-se de um DIVERSOS hardwareS, o que NÃO torna factível a execução de sistemas operacionais diferentes.
  • ERRADO. É justamente o que os colegas já disseram sobre inversão de conceitos e o acréscimo de um trecho a mais para confundir. Segue uma fonte confiável abaixo.


    Segundo Stallings(2010,p.532),"Podemos definir um cluster como um grupo de computadores completos interconectados trabalhando juntos,como um recurso computacional unificado que pode criar a ilusão de ser uma única máquina."

    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-8 EDIÇÃO 2010-WILLIAM STALLINGS

  • A questão está errada conforme as explicações dos colegas abaixo. Apesar de não ser o foco da questão, é possível ter cluster com SOs diferentes, para isso é necessário um middleware. 

    Por si só não é factivel ter SOs diferentes em cluster, porém é possivel.

  • É SÓ LEMBRAR DAS MINERADORAS DE BIT COINS

  • (CESPE 2016 TCE-PA) Cluster é um ambiente composto de dois ou mais nós que trabalham em conjunto, como se fossem um único sistema, para a execução de aplicações e realização de tarefas. (CERTO)

    (CESPE 2010 BA) A virtualização permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o próprio sistema operacional. A vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não gera falha automática nas outras. (CERTO)

    A instalação de um cluster possibilita simular a existência de diversos computadores utilizando-se de um único hardware, o que torna factível a execução de sistemas operacionais diferentes. (ERRADO)


ID
320746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o método secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do servidor primário. Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método secundário ativo.

Alternativas
Comentários
  • Mais um erro involvendo o conceito de arquiteturas paralelas
    "multiprocessamento simétrico" Não é o descrito no enunciado. SMP (symmetric multiprocessors) são processadores que compartilham a mesma memória secundária.


    O enunciado descreve um cluster hot-standby

        a) Caso seja definido que cada servidor utilizará apenas os seus próprios discos, os dados não precisam precisam ser copiados entre os sistemas.

        b) O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, além da função de assumir o processamento no caso de falha do servidor primário. (correto, mas as boas práticas NÃO recomendam esta utilização. As tarefas extras mais as tarefas do cluster principal podem exceder a capacidade da máquina, o que iria tornar a solução de redundância inútil)

        c) O gerenciamento do cluster não é simples, uma vez que o servidor secundário está indisponível para outras tarefas de processamento.

        d) Mesmo quando cada servidor usa apenas os seus próprios discos, o método secundário ativo não exige o gerenciamento do equilíbrio, entre os servidores, das requisições vindas dos clientes. (Ou pelo menos um desvio das requisições em caso de falha)

        e) Caso seja definido que vários computadores compartilharão os mesmos discos ao mesmo tempo, não é necessário gerenciar bloqueios de acesso aos dados dos servidores.
  • Obrigado pelo esclarecimento, achei muito estranho também citarem SMP.
  • GABARITO B!

    .

    .

    QUASE A MESMA JUSTIFICATIVA DE UMA QUESTÃO DA MESMA PROVA:

    O cluster ativo/passivo geralmente contém dois nós idênticos. As instâncias das aplicações de base de dados são instaladas em ambos os nós, mas a base de dados está localizada no armazenamento partilhado. Durante a operação normal, a instância da aplicação de base de dados é executada somente no nó ativo. No caso de uma falha do sistema ativo principal, o software de clustering vai transferir o controle do subsistema de disco para o sistema secundário. Como parte do processo de failover, a instância da aplicação de base de dados no nó secundário é iniciada, retomando assim o serviço.


ID
339151
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO representa uma vantagem possível de ser obtida com a implantação de qualquer tipo de cluster de banco de dados:

Alternativas
Comentários
  • A clusterização permite aumentar a disponibilidade, o desempenho e a tolerância às falhas. Assim, não faz sentido que a implementação de clusters diminua o tráfego da rede. GABARITO: C

ID
399913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à clusterização
(balanceamento de carga, failover e replicação de estado).

Uma vez que a cópia passiva de um banco de dados só será útil se for mantida atualizada, a clusterização com replicação de estado é justificada em operações de CCR (replicação contínua em cluster) quando for necessário monitorar regularmente cada grupo de armazenamento para verificar se ele está replicando corretamente os arquivos de log e descartando as atualizações de informações em processos de rollback.

Alternativas
Comentários
  • se ele precisa dos dados atulizados, qual o motivo então no final dele descartar as atualizações feitas em processo rollback.
  • Pegadinha do cespe no final... para não perder o costume.

    Questão Errada!!


ID
399916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à clusterização
(balanceamento de carga, failover e replicação de estado).

Uma vez que um cluster interliga mais de um servidor para atender a grandes demandas por serviços de rede, o balanceamento de carga entre os servidores auxilia a processar os pedidos, montar as páginas e transmitir os dados. Para isso, é suficiente manter todas as requisições em apenas um servidor, sem manter processos de espelhamento. São exemplos de software para balanceamento de carga o Enterprise, do Cold Fusion, o ClusterCATS e o Linux Virtual Server.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Se estamos falando em cluster, balanceamento de carga e distribuição de processamento, do que adianta colocar todo o processamento em apenas uma máquina?

    O erro da questão está nessa frase: Para isso, é suficiente manter todas as requisições em apenas um servidor, sem manter processos de espelhamento.
  • O ÚLTIMO PERÍODO TÁ CORRETO: São exemplos de software para balanceamento de carga o Enterprise, do Cold Fusion, o ClusterCATS e o Linux Virtual Server.

    .

    COMPLEMENTANDO O ERRO QUE O PARCEIRO ALI CITOU:

    .

    Balanceamento de carga (Load Balancing) é um mecanismo usado para atingir escalabilidade, dividindo a carga de processamento entre um conjunto de duas ou mais máquinas (cerne da questão) [TEODORO 2004].


ID
399919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à clusterização
(balanceamento de carga, failover e replicação de estado).

No Windows Server 2008 Enterprise, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de backover) tiveram por objetivo simplificá-los e torná-los mais seguros por meio do aumento de sua estabilidade. Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham para reduzir a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.

Alternativas
Comentários
  • No Windows Server 2008 Enterprise, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de backover) tiveram por objetivo simplificá-los e torná-los mais seguros por meio do aumento de sua estabilidade. Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham para reduzir AUMENTAR a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.

  • Creio que além desse erro destacado pelo colega, tbm exista um erro no conceiro de backover.
    Até onde eu sei, backover é a volta dos serviços que foram transferidos de um nó que falhou do cluster para outro nó através do processo de failover, e não uma versão anterior do failover.

    outra forma de explicar:
    Processo de Failover = Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.
    Processo de Backover = é quando o nó que falhou volta a funcionar normalmente e volta a receber os serviços.
  • Complementando o que foi dito pelos colegas, seguem abaixo as definições corretas do que é failover e o link de onde o examinador tirou a questão:

    No Windows Server® 2008 Enterprise e no Windows Server® 2008 Datacenter, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de servidores) têm como objetivo simplificar os clusters, tornando-os mais seguros e aumentando sua estabilidade. A instalação e o gerenciamento dos clusters são mais fáceis. A segurança e o sistema de rede nos clusters foram aperfeiçoados, e também a forma como um cluster de failover se comunica com o armazenamento.

    Para solidificar o conhecimento sobre cluster de failover:

    O que um cluster de failover faz?

    Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Os usuários vivenciam um mínimo de interrupções no serviço.

    FONTE:  http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923(v=ws.10).aspx

  • Gabarito Errado

    Um WSFC (Cluster de Failover do Windows Server) é um grupo de servidores independentes que funcionam em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. SQL Server 2017 tira proveito dos serviços e recursos do WSFC para oferecer suporte às instâncias de cluster de failover do Grupos de disponibilidade AlwaysOn e do SQL Server .

    Termos e definições

    WSFC (Cluster de Failover do Windows Server) Um WSFC é um grupo de servidores independentes que funcionam em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços.


    Um servidor que está participando de um WSFC.

    Recurso de cluster
    Uma entidade física ou lógica que pode ser de propriedade de um nó, colocada online e offline, movida entre nós e gerenciada como um objeto de cluster. Um recurso de cluster pode ser de propriedade de apenas um único nó em determinado momento.

    Role
    Uma coleção de recursos de cluster gerenciados como um único objeto de cluster para fornecer uma funcionalidade específica. Para o SQL Server, uma função será um AG (Grupo de Disponibilidade) Always On ou uma FCI (Instância de Cluster de Failover) Always On. Uma função contém todos os recursos de cluster necessários para um AG ou uma FCI. O failover e failback sempre atuam no contexto de funções. Para uma FCI, a função conterá um recurso de endereço IP, um recurso de nome de rede e os recursos do SQL Server. Uma função do AG conterá o recurso do AG e se um ouvinte for configurado, um nome de rede e um recurso de IP.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • FAIL-OVER SERVE JUSTAMENTE PRA AUMENTAR DISPONIBILIDADE.

    .

    XÔ PEGAR UM CONCEITÃO AQUI NA INTERNET:

    O failover é a capacidade de determinado sistema/serviço migrar automaticamente para um outro servidor, sistema ou rede redundante ou que está em standby quando da ocorrência de falha ou término anormal do servidor, do sistema ou da rede que estava ativo até aquele instante. O Failover acontece sem intervenção humana e geralmente sem aviso prévio, diferente de switchover.

  • e-

    A failover cluster is a group of independent computers that work together to increase the availability and scalability of clustered roles (formerly called clustered applications and services). The clustered servers (called nodes) are connected by physical cables and by software. If one or more of the cluster nodes fail, other nodes begin to provide service (a process known as failover).

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/failover-clustering/failover-clustering-overview


ID
442723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas distribuídos, clusters e redes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, tanto as distribuiçòes Linux, quanto o Windows NT suportam threads e multiplos processos, logo são passíveis de serem utilizados em sistemas SMP.

    B) Correta. Cada Core de um SMP acessa a memória (Cache ou Principal) sem restrições (Respeitando apenas semáforos e Locks).

    C) Um sistema SMP pode rodar programas sequenciais sem problemas. Para um sistema obter MÁXIMA eficiência este sim deve ser escrito para arquiteturas paralela

    D) O Barramento de máquinas NUMA é mais complexo, visto que o acesso do processador à memória depende de onde o banco de memória esta

    E) SMP são máquinas UMA por definição
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

    Este método também é chamado de "processamento paralelo".


    Sistemas multiprocessados podem ser basicamente de dois tipos: SMP e NUMA.

    • Multiprocessamento simétrico (SMP): os processadores compartilham a mesma memória, embora possam ter caches separadas. O sistema operacional deve estar preparado para trabalhar com coerência de caches e, principalmente, evitar condições de corrida na memória principal.
    • Acesso não uniforme à memória (NUMA): a cada processador é associado um banco de memória. Nesse caso, o sistema operacional trata cada banco separadamente, pois cada banco tem um custo de acesso diferente, dependendo de qual o processador a que está associado e onde está sendo executado o processo que tenta acessar a memória.


    FONTE: WIKIpedia

  • multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um únicosistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

  • Um sistema multiprocessador simétrico (SMP) é na tecnologia da informação, uma arquitetura multi-processador, tem na qual dois ou mais processadores idênticos um espaço de endereçamento comum. Isto significa que cada processador com o endereço (físico) mesmo a célula de memória mesmo ou mesmo registo periférica tratadas. A maioria dos sistemas com vários processadores tornaram-se uma arquitetura SMP.

ID
617488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O cluster de failover no Windows Server 2008 é uma estratégia de disponibilidade para aplicativos com dados compartilhados que podem estar distribuídos por múltiplos sistemas. Esse esquema utiliza modelos de quórum de cluster que determinam o número de falhas que podem ser toleradas dentro de um cluster, antes de o próprio cluster parar de executar. O modelo de quórum recomendado para um cluster com um número ímpar de nós é

Alternativas
Comentários
  • O que é um Majority Node Set? (Clusters de servidor: maioria Node Set Quorum)

    Um conjunto de nós principais é um recurso de quorum único, a partir de uma perspectiva de cluster de servidor, no entanto, os dados são realmente armazenados em vários discos em todo o cluster. Cada nó do cluster armazena a configuração em um disco local pode ter acesso quando ele é iniciado. Por padrão, o local é apontado% systemroot% \ cluster \ ResourceGUID. É recomendado que os usuários o local padrão do usuário a menos que haja uma razão imperiosa para não.

    O serviço de cluster garante que os dados de configuração do cluster armazenados no conjunto de nós maioria é mantida consistente em cada nó do cluster. Isto permite que aglomerado topologias como se segue:

  • Outra curiosidade em relação a esta solução é que os servidores em cluster não possuem disco de quorum (disco criado pelo Windows Cluster e atualizado de forma regular com informações cruciais sobre o estado do funcionamento do servidor cluster), pois não conseguimos replicar este disco de um local para o outro e ainda ter o cluster funcionando corretamente. Ao invés disso, usa-se o Majority Node Set (conjunto de discos onde as informações são gravadas por todo o cluster). Assim, quando um dos nós falha, todos os outros votam em qual deles deve iniciar o serviço. O nó vencedor pode então iniciar o serviço. O Majority Node Set também exige um número ímpar de servidores para que não exista empate

  • Odd = ímpar
    Even = par

    Description of cluster Quorum recommendation

    Odd number of nodes

    Node Majority

    Even number of nodes (but not a multi-site cluster)

    Node and Disk Majority

    Even number of nodes, multi-site cluster

    Node and File Share Majority

    Even number of nodes, no shared storage

    Node and File Share Majority


    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc770620(v=ws.10).aspx
  • Amigos achei uma boa fonte para este assunto. Segue abaixo a mesma fonte em inglês e em portugues.(Coloquei as duas para a galera comparar os nomes.) O primeiro é em português, o segundo, em inglês.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731739.aspx

    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731739.aspx


  • Node Majority - this is the easiest quorum type to understand and is recommended for clusters with an odd number of nodes (3-nodes, 5-nodes, etc.). In this configuration, every node has 1 vote, so there is an odd number of total votes in the cluster.

    https://techcommunity.microsoft.com/t5/failover-clustering/understanding-quorum-in-a-failover-cluster/ba-p/371678


ID
638272
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Administração de servidores de aplicação:
I. O servidor de aplicação da Microsoft (IIS 7) provê recursos de compactação http e caching de conteúdo estático e dinâmico que podem ser utilizados para melhorar o desempenho das aplicações web.

II. A persistência de sessão http é um recurso oferecido por um cluster de servidores de aplicação que permite que, no caso de falha de algum dos servidores do cluster, a sessão seja assumida por outro de forma transparente ao usuário.

III. Em um cluster de servidores de aplicação, um dispatcher é um elemento que distribui os acessos aos vários servidores do cluster. Esse elemento pode usar uma política inteligente de balanceamento de carga considerando a disponibilidade e o tempo de resposta de cada servidor, ou pode simplesmente usar um redirecionamento http, que pode, inclusive, encaminhar pedidos a servidores que estejam indisponíveis.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • I- Verdadeira

    IIS 7.x – Internet Information Services

    http://www.ccmtecnologia.com.br

    Recursos que aumentam a confiabilidade:
    Compactação e cache dinâmicos, de alta velocidade, para melhoria do desempenho (TI, Hoster) [Cache de modo de usuário, cache do modo, compactação estática e dinâmica]

    II- Verdadeira

    Cluster de Servidores Web

    http://www.din.uem.br/

    Um cluster de servidores Web é classificado como de alta disponibilidade e balanceamento de carga, sendo composto por nós dedicados ou não exclusivamente dedicados ao serviço Web. Em um cluster de servidores Web é possível aumentar a capacidade de atendimento de requisições de acordo com o aumento na quantidade de acessos dos clientes através da inclusão de mais servidores respondendo pelo mesmo serviço.

    III- Verdadeira

    Network Dispatcher

    http://www.rnp.br/_arquivo/documentos/pal0100.pdf

    Software para rotear requisições TCP/IP entre um cluster de servidores, possibilitando a realização de balanceamento de carga.
  • Na III, porque o servidor de aplicação enviará pedidos para servidores que estão indisponíveis? O que os servidores indisponíveis poderão fazer com estes pacotes?
    Para tirar uma dúvida.
  • Eu tenho uma dúvida quanto a questão I

    Caching de conteúdo dinâmico?

    Se o conteúdo é dinâmico, como é possível haver caching? para os especialistas em IIS: a Microsoft fala isso ou foi uma invenção da FUMARC?

    Quanto a dúvida do colega Danielson Flávio Xavier, também não entendi a afirmação... acredito que a banca queria dizer "servidores disponíveis", pois não faz sentido enviar solicitações para servidores indisponíveis

  • Em relação ao item II achei que a persistência de conexão fosse uma funcionalidade do HTTP 1.1 (keep-alive) e não necessariamente algo ligado a cluster.

  • Apesar de também concordar com os colegas quanto ao caso de solicitações serem enviadas à servidores indisponíveis, minha principal dúvida foi sobre o item II. Persistência de sessão http não tem absolutamente nada a ver com tolerância à falhas ou alta disponibilidade que é o conceito explicado no resto da questão, por isso marquei a B.


ID
644566
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008 R2, em uma solução de cluster de failover

Alternativas
Comentários
  • "Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Os usuários vivenciam um mínimo de interrupções no serviço."
    "A Microsoft oferece suporte para uma solução de cluster de failover somente quando todos os componentes de hardware estiverem marcados como "Certificado para Windows Server 2008". Além disso, a configuração completa (servidores, rede e armazenamento) deve passar em todos os testes do Assistente para Validar Configuração, incluído no snap-in Gerenciamento de Cluster de Failover."

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923(v=ws.10).aspx
  • Hardware requirements for a failover cluster


    Device controllers or appropriate adapters for the storage:

    For Serial Attached SCSI or Fibre Channel: If you are using Serial Attached SCSI or Fibre Channel, in all clustered servers, all components of the storage stack should be identical. It is required that the multipath I/O (MPIO) software and Device Specific Module (DSM) software components be identical.  It is recommended that the mass-storage device controllers—that is, the host bus adapter (HBA), HBA drivers, and HBA firmware—that are attached to cluster storage be identical. If you use dissimilar HBAs, you should verify with the storage vendor that you are following their supported or recommended configurations.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc771404.aspx
  • Basta ler o site http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731844%28v=ws.10%29.aspx com o passo a passo para instalação do cluster de failover:
    a) errado
    Adaptadores e cabo de rede (para comunicação de rede): O hardware de rede, como outros componentes na solução de cluster de failover, deve ser compatível com o Windows Server 2008. Se você usar iSCSI, os adaptadores de rede devem ser dedicados à comunicação de rede ou ao iSCSI, não a ambos.

    b) errado
    site: http://support.microsoft.com/kb/947710/en-us?fr=1Suporte de SCSI paralelo em Clusters de Failover do Windows Server 2008 foi removido

    c) certo
    Controladores de dispositivo ou adaptadores adequados para o armazenamento:

    Para SAS ou Fibre Channel: Se estiver usando SAS ou Fibre Channel, em todos os servidores clusterizados, todos os componentes da pilha de armazenamento deverão ser idênticos. É necessário que os componentes de software MPIO e Módulo Específico de Dispositivo (DSM) sejam idênticos. É recomendável que os controladores de dispositivos de armazenamento em massa, isto é, a controladora (HBA), as unidades HBA e o firmware HBA, que estão conectados ao armazenamento do cluster sejam idênticos. Se você usar HBAs diferentes, deverá verificar se as configurações recomendadas ou com suporte do fornecedor do armazenamento estão sendo seguidas.

    d) errado
    Armazenamento: Você deve usar armazenamento compartilhado que seja compatível com o Windows Server 2008.

    Em um cluster de failover com dois nós, o armazenamento deve conter pelo menos dois volumes (LUNs) separados configurados no nível de hardware. Um volume funcionará como o disco testemunha (descrito no parágrafo seguinte). O outro volume conterá os arquivos que estão sendo compartilhados para os usuários. Os requisitos de armazenamento incluem o seguinte:

    Para usar o suporte de disco nativo incluído no cluster de failover, use discos básicos, não discos dinâmicos.

    e) errado
    Requisitos da infraestrutura de rede e da conta de domínio para um cluster de failover com dois nós

    Será necessária a infraestrutura de rede a seguir para um cluster de failover com dois nós e uma conta administrativa com as seguintes permissões de domínio:

    Configurações de rede e endereços IP: Ao usar adaptadores de rede idênticos para uma rede, use também configurações de comunicação idênticas nesses adaptadores (por exemplo, Velocidade, Modo Duplex, Controle de Fluxo e Tipo de Mídia). Além disso, compare as configurações entre o adaptador de rede e o comutador com o qual ele se conecta e verifique se não há nenhuma configuração em conflito.

    -=-=-=-
    Dificil....
  • e) requer que a conta Admin do Domínio será a única conta com permissões para criar um cluster pela primeira vez ou adicionar servidores a ele.

    Conta para administração do cluster: Ao criar um cluster ou ao adicionar servidores ao cluster pela primeira vez, você deve fazer logon no domínio com uma conta que tenha direitos e permissões de administrador em todos os servidores daquele cluster. A conta não precisa ser uma conta de Admins. do Domínio, mas pode ser uma conta de Usuários do Domínio que esteja no grupo Administradores em cada servidor clusterizado. Além disso, se a conta não for uma conta de Admins. do Domínio, ela (ou o grupo do qual é membro) deve receber as permissões Criar Objetos de Computador e Ler Todas as Propriedades no domínio.

     

  • Local com explicações exatas referentes à essa questão:
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731844(v=ws.10).aspx

ID
644584
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere:

...I.. é o ato de rodar a mesma aplicação em vários servidores de aplicação simultaneamente com cada aplicação estando ciente das outras que estão ...II... . Um servidor de aplicação em ...III.... é chamado de ...IV.... .

As lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas correta e respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • Questão tirada na íntegra do artigo abaixo.
    No mesmo artigo podemos encontrar outros detalhes a respeito de Cluster.
    Bons estudos!!!

    http://rodrigoramalho.org/2011/10/11/introducao-cluster/
  • Cluster é o ato de rodar a mesma aplicação em vários servidores de aplicação simultaneamente com cada aplicação estando ciente das outras que estão no cluster. Um servidor de aplicação em .um cluster é chamado de um nó. 
  • Cluster é o ato de de rodar a mesma aplicação em vários servidores de aplicação simultaneamente com cada aplicação estando ciente das outras que estão no cluster. Um servidor de aplicação em um cluster é chamado de nó.

    Bom site, boa introdução para o conceito de network clusters
  • A FCC só pode estar de brincadeira...
    Tirar definições de um blog??!! 
    Vejam só, é um blog bem feito e tudo mais, mas a definição de Cluster é imprecisa.

    Não bate com literaturas renomadas como:
    Tanenbaum - sistemas distribuidos
    Valmir C. Barbosa  - An Introduction to Distributed Algorithms
    Sape Mullender - Distributed Systems

    Isso só pra citar algumas mais utilizadas na área acadêmica.

    é por essas e outra que a Fundação Crtl + C perde cada dia mais a credibilidade
  • O cara que elaborou a prova, ou é fã incondicional do dono do blog, ou é a mesma pessoa. Do mesmo artigo ele retirou 3 questões em seguida. Sacanagem da Braba !
  • Realmente é algo inacreditável. Nós ficamos aqui lendo livros acadêmicos e alguém tira as questões de um blog com definições um tanto quanto questonáveis. Não digo que está errado, mas a meu ver, está longe de ser algo completo e aceito por todos.
  • Realmente as questões foram retiradas do meu blog descaradamente. 

    Bom pra mim... ou não ;P
  • Grandes amigos, no lugar de falar que a banca tirou a questão do blog de tal pessoa, pergunte de onde essa tal pessoa tirou essas informações que ela colocou no blog. Com certeza foi do mesmo local que a banca :)

  • Cluster é o ato de rodar...???

    Sem comentários...

    Cluster não é ato, Cluster é algo físico; uma interligação de computadores com uma determinada finalidade.

    Questão mal feita na minha opinião.

  • Realmente, Bruno.

    Essa definição de cluster como ato de rodar eu também não concordo.

    De qualquer forma, a alternativa B é que mais se encaixa como resposta correta.

    Vamos na fé.


ID
644587
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a ambientes de rede com alta disponibilidade e escalabilidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Cluster vertical ocorre quando os nós do cluster estão em diferentes máquinas. (Definição de cluster HORIZONTAL)
     b) Cluster horizontal ocorre quando os nós do cluster estão na mesma máquina. (Definição de cluster VERTICAL)
     c) Quando se utiliza cluster não é permitido balanceamento de carga. (se não fosse possíver ter balanceamento de carga, ele não seria muito útil)

    a d) e E) eu não sei as justificativas.
  • d) No fail over o nó passivo assume as funções do nó ativo. Durante a virada existe uma pequena indisponibilidade com possível perda do estado.
  • Questão tirada na íntegra do artigo http://rodrigoramalho.org/2011/10/11/introducao-cluster/.

    a) Cluster vertical ocorre quando os nós do cluster estão (em diferentes) na mesma máquinas.

    b) Cluster horizontal ocorre quando os nós do cluster estão (na mesma máquina) em diferentes máquinas.

    c) Quando se utiliza cluster (não) é permitido balanceamento de carga. - 
    Segundo Rodrigo Ramalho, devidamente citado no link acima, balanceamento de carga é a maneira de distribuir a carga de entrada entre os diferentes servidores de aplicação, fazendo com que sua aplicação seja escalável e tenha alta disponibilidade. Escalabilidade é o termo usado para descrever a habilidade de fazer com que sua aplicação manipule mais carga adicionando hardware e/ou criando instâncias redundantes sem alterar o código. Então um cluster sem balanceamento de carga faz pouco ou nenhum sentido.

    d) No fail-over, (todo tipo de estado da aplicação é replicado), ou seja, o estado do cliente é mantido, mesmo que o servidor caia. - Segundo Rodrigo Ramalho, devidamente citado no link acima, no uso de fail-over, nenhum tipo de estado da aplicação é replicado.


    e) Alternativa correta.

    Bons Estudos !!!

  • Um servidor com tolerância a falhas promove alta disponibilidade e continua se comunicando com o cliente mesmo que o servidor caia, ou seja o estado do cliente é mantido.

    Que coincidência! A opção 'e' contém a exata definição do que está no site abaixo...

    http://rodrigoramalho.org/2011/10/11/introducao-cluster/
  • A definição está imprecisa. Na minha opinião, o que possui a tolerância a falhas é o serviço, ou o cluster de servidores. Se um servidor cai ele não conseguirá manter o estado de nenhum cliente. Outro servidor que participa do cluster pode assumir, aí sim, mantendo o estado do cliente.

    O blog citado pelo colega possui qualidade, mas para uma prova, deveriam ser utilizados termos puramente técnicos. Percebe-se que  blog utiliza uma linguagem de fácil entendimento para o dia-a dia, e pelo contexto do artigo chega-se a conclusão esperada, mas em uma prova, distrinchando o artigo em questões e itens para serem analisados isoladamente, perde totalmente o sentido !

    Lamentável a forma como o artigo foi utilizado !
  • Queria agradecer ao colega acima que postou o link do Rodrigo Ramalho
    Excelente explicacao sobre os Clusters

    Att
  • A interpretação das letras d) e e), que geraram mais polêmica devem ser feitas à luz dos conceitos de alta disponibilidade e tolerância a falhas.


    Na solução de alta disponibilidade admite-se uma interrupção mínima dos serviços, enquanto na solução tolerante a falhas, recursos de hardware e software são duplicados, de forma que não tem interrupção do serviço.


    Naturalmente toda solução tolerante a falhas é de alta disponibilidade, o contrário não é verdade.

  • O link citado mudou para https://haxorslab.wordpress.com/2011/10/11/introducao-cluster/

  • A questão não foi apenas tirada de um artigo, na verdade o artigo cita um livro em Muitos conceitos que não sabíamos está nele


ID
661645
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2003 Server oferece dois tipos de tecnologia para clustering: Server Clusters e Network Load Balancing. O número de servidores possíveis para cada tecnologia é, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
661648
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a tecnologia de clustering em Windows 2003 Server, analise:

I. A utilização da tecnologia Server Clusters é mais indicada para aplicações que mantêm estados de longa duração em memória, como Microsoft SQL Server.

II. A utilização da tecnologia Network Load Balancing é mais indicada para aplicações que tratam cada requisição do cliente como uma operação independente, como, por exemplo, servidores FTP.

III. Na tecnologia Server Clusters, os servidores individuais são chamados hosts, e na tecnologia Network Load Balancing, os servidores individuais são chamados nós (nodes).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa 3 é que ele trocou a ordem, ou seja, Server Clusters são chamados de nós e na tecnologia Network Load Balancing, os servidores individuais são chamados de hosts.
  • Correção da III:

    Server Cluster:

    Network Load Balancing: HOST


ID
771277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de arquiteturas computacionais para processamento de alto desempenho e alta disponibilidade, julgue os próximos itens.

Clusters computacionais podem ser utilizados para criar sistemas de computação que agreguem as propriedades de alta capacidade de processamento (desempenho) e alta disponibilidade. Para a constituição desses sistemas, são geralmente utilizados recursos de hardware cuja configuração básica e desempenho sejam semelhantes, pois isso facilita o projeto da função de distribuição de carga e controle de disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • •Tipos de Clusters
    –Alta disponibilidade
    •Um nó ativo por vez
    •os sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso
    •conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas
    –Balanceamento de carga
    •Todos os nós ativos ao mesmo tempo
    •Distribuição equilibrada do processamento
    •requer monitoramento constante na comunicação e nos mecanismos de redundância
    –Processamento distribuído
    •Alto desempenho
    •Todos os nós ficam ativos ao mesmo tempo
    •Espalhado no mundo inteiro

     

    fonte: Provas de TI

  • Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado em vários contextos. No caso da computação, o termo define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados.

    Cada estação é denominada “nodo” e, combinadas, formam o cluster. Em alguns casos, é possível ver referências como “supercomputadores” ou “computação em cluster” para o mesmo cenário, representando o hardware usado ou o software especialmente desenvolvido para conseguir combinar esses equipamentos.

  • A última das principais categorias de cluster é a usada pela NASA. Nesse tipo de aglomerado, grandes tarefas são divididas em atividades menos complexas, distribuídas pelo sistema e executadas paralelamente pelos vários nodos do cluster. Então, a aplicabilidade mais eficiente desse tipo é em caso de tarefas computacionais muito complexas, como as da Agência Espacial Americana.

  • SKOL. A CERVEJA QUE DESCE REDONDO.

  • "cuja configuração básica e desempenho sejam semelhantes" - fiquei na duvida sobre esse tópico, sempre pensei que a essência do cluster é utilizar vários computadores de diferentes tipos, afim de se obter um processamento mais rápido com computadores de baixo ou alto custo. O cluster é FRACAMENTE ACOMPLADO ou seja seus componentes(recursos) não são compartilhados entres os nos da rede.

    Errei a questão, mas na próxima não errarei mais !

  • Facilita sim, mais não é obrigado.


ID
774007
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes proposições.

I. O objetivo de um cluster de alto desempenho é reduzir o tempo de execução de problemas que demandam grande poder computacional.

II. Em um cluster de alto desempenho, o algoritmo HeartBeat tem o objetivo de espelhar blocos de dados em diferentes servidores na rede.

III. O cluster de balanceamento de carga utilizado em servidores web tem o objetivo de realizar a distribuição adequada da carga de trabalho entre os servidores de modo que não haja sobrecarga de um único servidor.

IV. O cluster de balanceamento de carga tem a finalidade de manter um determinado serviço de forma segura o maior tempo possível.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETO. II. ERRADO. O heartbeat são as mensagens que os nós do cluster trocam para monitorar a disponibilidade. III. CORRETO. IV. Esta é a definição de um cluster de disponibilidade. GABARITO: A

ID
783460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A área de pesquisa de uma grande empresa deseja montar um cluster para processamento científico de alto desempenho.

Para esse propósito, deve-se utilizar o

Alternativas
Comentários
  • a) Ant
    Errado. É ferramenta de construção Apache para JAVA. Ant é acrônimo de "Another Neat Tool".
     
     b) Bewoulf
    OK. É cluster de alto desempenho.
     
     c) Lucene
    Errado. Ferramenta Apache para busca de informações.
     
     d) Velocity
    Errado. Ferramenta Apache para gestão de componentes e templates.
     
     e) Xerces
    Errado. Coleção de livrarias de manipulação de XML da Apache.

ID
788698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de conceitos básicos de computação em aglomerados (Cluster) e de computação em grades (Grids), considere as afirmações a seguir.

I - Computação em grade (Grid Computing) é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas que formam uma máquina virtual.
II - Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, gerando maior poder computacional.
III - É adequado construir um cluster de forma distribuída com seus nós situados em várias e diferentes localidades.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O III está errado, pois clusters geralmente são agrupamentos de máquinas próximas, enquanto as grids são agrupamentos de máquinas distribuídos e potencialmente distintas (em termos de hardware) entre si.
  • Para quem imaginou, assim como eu, que o item I estava errado por causa de "...formam uma máquina virtual", segue abaixo uma fonte.

     

    O módulo “Grid Computing” sugere o debate sobre os principais aspectos de uso desse modelo computacional, bem como suas potencialidades e restrições.
    Trata-se de um modelo capaz de lidar com uma alta taxa de processamento, dividida em diversas máquinas que formam uma única máquina virtual, podendo ser em rede local ou rede de longa distância. Tais processos são executados quando as máquinas não estão em uso, evitando dessa forma o desperdício de processamento.

     

    Fonte: https://sites.google.com/site/proffdesiqsistemasdistribuidos/aulas/5---computacao-em-grade

  • Letra D

     

    Complementando, quanto ao erro da III:

     

    Cluster: são fisicamente centralizados (rede local), ou seja, os nós encontram-se dispersos sobre uma mesma área física (prédio, sala,
    datacenter).

     

    Grid: são fisicamente descentralizados, ou seja, os nós de um grid encontram-se dispersos sobre uma área geograficamente distribuída
    (MAN e WAN).


ID
801535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de conceitos e técnicas para soluções de alta
disponibilidade, julgue os itens a seguir.

Os clusters de alta disponibilidade são exemplos de máquinas classificadas como multiprocessadoras, nas quais os elementos são montados de forma a garantir que seus sistemas permaneçam ativos por longo período de tempo e em plena condição de uso.

Alternativas
Comentários
  • Um cluster de alta disponibilidade não é uma máquina multiprocessadora, e sim um conjunto de 2 ou mais máquinas cuja função é manter ativos um ou mais serviços compartilhados entre elas.

    Peguinha do Cespe. Questão incorreta.
  • Esse conceito vem da taxonomia de Flinn.
    Clusters são de arquitetura MIMD que podem ser classificados em duas categorias: multiprocessadores e multicomputadores. Multiprocessadores são máquinas que possuem mais de um processador (como as máquinas comerciais com 2 ou 4 cores). Multicomputadores são sistemas com mais de uma máquina para o processamento, que é o caso dos clusteres.
  • Cluster não compartilha barramento de memória (seja por rede ou por circuito mesmo), são computadores diferentes, de acordo com Marcos Pitanga, no livro Construindo Supercomputadores com Linux. Outras Arquiteturas sem ser cluster mas que são de alta-performance: CC-NUMA, SMP (Multiprocessamento Simétrico), MPP (Processadores Massivamente Paralelos).

  • Segundo Stalling (5ed, pg 671), a organização de clusters constitui uma alternativa para os multiprocessadores simétricos (SMP), como abordagem para prover alto desempenho e alta disponibilidade, e é particularmente atrativa para aplicações baseadas em servidores.

  • Gab. E

     

    Os clusters de alta disponibilidade (fortemente acoplados) são conhecidos como MULTICOMPUTADORES.

  • QUE SOCO NO ESTOMÂGO. DESCEU SECO ESSE GABARITO.


ID
802840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de clusters, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • SE NÃO ME ENGANO ESSE PROCESSO SE CHAMA FAILOVER.

    .

    CQN SE CHEGAR ATÉ AQUI, CORRIJA-ME, POR FAVOR.

    .

    EDIT: SABIA PORR@, EU NÃO ERRO (SE VOCÊ VIER ME CHAMAR DE DESUMILDE, VAI PRA PQP E ENTRA NA BRINCADEIRA).

    .

    O cluster ativo/passivo geralmente contém dois nós idênticos. As instâncias das aplicações de base de dados são instaladas em ambos os nós, mas a base de dados está localizada no armazenamento partilhado. Durante a operação normal, a instância da aplicação de base de dados é executada somente no nó ativo. No caso de uma falha do sistema ativo principal, o software de clustering vai transferir o controle do subsistema de disco para o sistema secundário. Como parte do processo de failover, a instância da aplicação de base de dados no nó secundário é iniciada, retomando assim o serviço.


ID
813622
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre Cluster Shared Volume do Windows Server 2008 R2, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um Cluster Shared Volume (CSV) é um mecanismo implementado pelo serviço Failover Cluster do Windows Server 2008 R2, exclusivo para utilização com o Hyper-V, que permite o acesso simultâneo dos vários nós de um Failover Cluster a um volume partilhado.

    Tipicamente o modo de funcionamento de um Failover Cluster é o modelo shared-nothing onde, num dado momento, apenas um nó do Failover Cluster pode aceder a um volume. Este modelo, com o advento da virtualização de servidores, acarreta algumas lacunas na gestão da capacidade em SAN associada aos servidores virtuais. 


    http://blogs.technet.com/b/ptinfra/archive/2010/01/24/boas-pr-ticas-na-utiliza-o-de-cluster-shared-volumes.aspx

  • LETRA B.

    Complemento em outras palavras.

    O CSV pode aprimorar a disponibilidade e capacidade de gerenciamento das máquinas virtuais ao permitir que múltiplos nós acessem simultaneamente o mesmo volume de armazenamento compartilhado. Por exemplo, em um cluster de failover que usar CSV, múltiplas máquinas virtuais clusterizadas distribuídas em vários nós de cluster podem acessar os arquivos do disco rígido virtual ao mesmo tempo, mesmo se tais arquivos estiverem em um disco único (LUN [número de unidade lógica]) no armazenamento. Isso significa que as máquinas virtuais clusterizadas poderão fazer failover independentemente das outras, mesmo se usarem um único LUN. O CSV também fornece suporte à migração dinâmica de uma máquina virtual do Hyper-V entre nós em um cluster de failover.


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj863389.aspx



ID
829738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os clusters de computadores podem ser vistos como dois ou mais computadores que trabalham de maneira conjunta para realizar algum processamento. Esses clusters apresentam a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • a) Há possibilidade de balanceamento de carga

    b) Não há essa necessidade

    c) Não é necessário HW especializado

    d) Gabarito

    e) Confiabilidade do sistema aumenta

     

    Vamos na fé.


ID
900475
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um cluster de alta disponibilidade, podem ser utilizados 2 servidores, onde a função do segundo é assumir a posição do primeiro, em caso de falhas. Assinale a alternativa que apresenta uma solução aberta, muito utilizada para clusters de alta disponibilidade, que executa monitoramento dos nós.

Alternativas
Comentários
  • Não seria HEARTBEAT?? (http://linux-ha.org/wiki/Heartbeat)

  • Quando nos referimos a alta disponibilidade nos sistemas Linux, precisamos lembrar de dois softwares livres que auxiliam na sua implementação: o Heartbeat e o DRBD. Ambos os softwares são parte integrante do projeto Linux-HA, cujo propósito é reunir informações sobre os principais componentes relacionados à alta disponibilidade no Linux.
    O Heartbeat pode ser considerado o núcleo do ambiente de alta disponibilidade, pois é sua a responsabilidade de monitorar os serviços em produção e, em caso de falha, realizar automaticamente os procedimentos para preservar o funcionamento do sistema como um todo.
    O DRBD (Distributed Replicated Block Device) consiste em um módulo para o kernel Linux que faz o espelhamento dos dados de um dispositivo de bloco (partições de disco) entre diferentes servidores, interligados geralmente através de uma rede Ethernet. Para quem já é familiarizado com o conceito de RAID, o DRBD pode ser explicado como sendo um RAID-1 via rede.
    Fonte: http://ha-mc.org/node/15
  • É um servidor Web de Alta Disponibilidade, utilizando apenas software livre.
    Heartbeat é um daemon que fornece infra-estrutura de cluster de comunicação e participação dos serviços aos seus clientes. Isso permite que os clientes saibam sobre a presença ou desaparecimento dos processos de outras máquinas, através de troca de mensagens com as mesmas (LINUX-HA, 2009).
    O HeartBeat é responsável por monitorar os servidores do cluster, verificando se os mesmos estão ativos, em um cluster de dois nós, o heartbeat, apenas, informa ao servidor secundário que o principal está inoperante e que ele tem que assumir naquele instante.Com isso, o heartbeat do servidor secundário inicia os serviços configurados e passa a dispor informação necessária, deixando o sistema disponível.
    Para realizar a instalação e configuração do HeartBeat, recomenda-se a utilização de servidores idênticos, tanto em software quanto em hardware. Desta forma, tanto o processo de instalação e configuração quanto o de manutenção serão facilitados.
     
    http://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2008/cluster_de_alta_disponibilidade_com_arquitetura_heartbeat.pdf

ID
900478
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma solução possível, para alta disponibilidade, é baseada em 4 sistemas básicos: sistema de arquivos robusto, replicação e sincronização de discos, monitoramento de nós e monitoramento de serviços. Assinale a alternativa que apresenta uma solução aberta para clusters de alta disponibilidade, muito utilizada, que executa replicação e sincronização de discos.

Alternativas
Comentários
  • Quando nos referimos a alta disponibilidade nos sistemas Linux, precisamos lembrar de dois softwares livres que auxiliam na sua implementação: oHeartbeat e o DRBD. Ambos os softwares são parte integrante do projetoLinux-HA, cujo propósito é reunir informações sobre os principais componentes relacionados à alta disponibilidade no Linux.
    Heartbeat pode ser considerado o núcleo do ambiente de alta disponibilidade, pois é sua a responsabilidade de monitorar os serviços em produção e, em caso de falha, realizar automaticamente os procedimentos para preservar o funcionamento do sistema como um todo.

    DRBD (Distributed Replicated Block Deviceconsiste em um módulo para o kernel Linux que faz o espelhamento dos dados de um dispositivo de bloco(partições de disco) entre diferentes servidores, interligados geralmente através de uma rede Ethernet. Para quem já é familiarizado com o conceito de RAID, o DRBD pode ser explicado como sendo um RAID-1 via rede.
    Fonte: 
    http://ha-mc.org/node/15
  • Gabarito B

    DRBD é a acrónimo para o nome inglês Distributed Replicated Block Device. O DRBD consiste num módulo para o núcleo Linux que, juntamente com alguns scripts, oferece um dispositivo de bloco projectado para disponibilizar dispositivos de armazenamento distribuídos, geralmente utilizado em clusters de alta disponibilidade. Isto é feito espelhando conjuntos de blocos via rede (dedicada). O DRBD funciona, portanto, como um sistema RAID baseado em rede.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
902377
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A organização de clusters constitui uma alternativa para os multiprocessadores simétricos.

Dois principais objetivos ou requisitos de projeto desse tipo de organização são a escalabilidade

Alternativas
Comentários
  • Escalabilidade absoluta:É possível construir clusters muito grandes, cuja capacidade de computação ultrapassa várias vezes a capacidade da maior máquina individual; É uma caracteristica, mas nem sempre é o objetivo/requisto.

    Escalabilidade incremental: Um cluster pode ser configurado de maneira que seja possível adicionar novos nós, expandindo-o de forma incremental;

    Parcial... existe?.
     
    Cluster de alta disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas;

ID
902383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um cluster tolerante à falha assegura que todos os recursos de um sistema estão sempre disponíveis.

A função de trocar aplicações e recursos de armazenamento de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo do cluster é denominada

Alternativas
Comentários
  • Quando um computador inesperadamente falha ou é deliberadamente desligado, o clustering garante que os processos e serviços a ser executados, mudam para outra máquina, ou seja, fazem "failover" no cluster. Isto acontece sem interrupção nem necessidade de intervenção imediata do administrador fornecendo uma solução dalta disponibilidade, o que significa que os dados críticos estão sempre disponíveis. 

    Quando o servidor que abandonou o cluster retorna ao serviço e se volta a juntar ao cluster, os serviços ou aplicações que migraram anteriormente para outro nó podem agora retornar para o servidor no qual estavam originalmente. Isto é o chamado failback. 
  • Failover

    O processo no qual uma máquina assume os serviços de outra, quando esta última apresenta falha. O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.


    Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.


    Dependendo da natureza do serviço, executar um failover significa interromper as transações em andamento, perdendo-as, sendo necessário reiniciá-las após o failover. Em outros casos, significa apenas um retardo até que o serviço esteja novamente disponível. Nota-se que o failover pode ou não ser um processo transparente, dependendo da aplicação envolvida. No failover nenhum tipo de estado da aplicação é replicado.


    Fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/x11451.html

  • LETRA E conforme Stallings!

    Segundo Stallings(2010,p.536),"A função de trocar aplicações e recursos de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo no cluster é conhecida como failover(recuperação de falhas). Uma função relacionada é a restauração de aplicações e recursos de dados para o sistema original quando o mesmo for consertado;isto é chamado de failback(retorno à operação.)"

    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-8 EDIÇÃO 2010-WILLIAM STALLINGS

  • Failover

    Usado em SGBD é uma técnica cujo objetivo é manter o funcionamento do sistema na ocorrência de falhas no servidor originalmente designado como servidor principal.


ID
910258
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2003 fornece serviços e tecnologias de clustering integrados para oferecer os melhores níveis de serviço e disponibilidade. A família do Windows Server 2003 fornece dois tipos de serviços de clustering: Serviço de Cluster e

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E
    Como funciona o Balanceamento de Carga de Rede
    O Balanceamento de Carga de Rede torna os servidores altamente disponíveis e adaptáveis através do uso de um cluster de dois ou mais computadores host funcionando em conjunto. Os clientes da Internet acessam o cluster com um endereço ou conjunto de endereços IP. Esses clientes não conseguem diferenciar o cluster de um único servidor. Os aplicativos de servidor não detectam que estão sendo executados em um cluster. No entanto, um cluster de balanceamento de carga de rede é bastante diferente de um único host executando um só aplicativo de servidor porque pode oferecer serviço ininterrupto, mesmo que haja falha de host de cluster. O cluster também é capaz de responder mais rapidamente a solicitações de cliente do que um único host.
  • Senhores, estou com dúvida nesta questão, olha o que encontrei abaixo.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.238),"Os dois tipos básicos de cluster fornecidos pelo Windows são os clusters do tipo load balancing e os cluster de failover." 

    **A minha pergunta é:

    load balancing    == (é igual?) Equilíbrio de carga de rede 

    cluster de failover == (é igual?) Serviço de Cluster

    É a mesma coisa senhores?


    Bibliografia: 

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009


  • HTTP Concurseiro, não, não são a mesma coisa. Do site da microsoft:


    "Failover clusters are designed for applications that have long-running in-memory state, or that have large, frequently updated data states. These are called stateful applications, and they include database applications and messaging applications. Typical uses for failover clusters include file servers, print servers, database servers, and messaging servers. 


    Network Load Balancing is intended for applications that do not have long-running in-memory state. These are called stateless applications. A stateless application treats each client request as an independent operation, and therefore it can load-balance each request independently. Stateless applications often have read-only data or data that changes infrequently. Front-end Web servers, virtual private networks (VPNs), File Transfer Protocol (FTP) servers, and firewall and proxy servers typically use Network Load Balancing. Network Load Balancing clusters can also support other TCP- or UDP-based services and applications."


    Resumindo: se por alguma razão você quer integridade, isto é, se cada requisição não está sozinha, mas sim dentro de um contexto transacional então o ideal seria o failover cluster (banco de dados é um exemplo), mas se cada requisição for independente, como acontece muito com servidores web (HTTP, FTP etc) então o balanceamento de redes é o ideal para você.


    Failover cluster: alta disponibilidade.


    Balanceamento de carga de rede: alta escalabilidade com alta disponibilidade.


    Fonte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc725946.aspx



ID
931486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programação e bancos de dados distribuídos.

O conceito de GRID diferencia-se da tecnologia de clusters na forma como os recursos são gerenciados: no GRID, cada nó tem seu próprio gerenciamento dos recursos compartilhados e não pertence a um único sistema global.

Alternativas
Comentários
  • Para sacramentarmos Grid x Cluster, utilizaremos a referência do Prof Buyya.

    “Se acontece o compartilhamento de recursos gerenciado por um único sistema global sincronizado e centralizado, então é um cluster. Em um cluster, todos os nós trabalham cooperativamente em um objetivo comum e o objetivo é a alocação de recursos executada por um gerente centralizado e global.

    Em Grid, cada nó, possuí seu próprio gerente recursos e política de alocação".

     

    https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/computa%C3%A7%C3%A3o-em-grade-uma-vis%C3%A3o-introdut%C3%B3ria-r33687/?nbcpage=3


ID
933148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Um cluster de workstation é um conjunto de computadores, heterogêneos ou não, conectados em rede para o desenvolvimento de processamento serial, ou seja, as máquinas são conectadas em rede para formar um ciclo de processamento no qual os dados são processados seqüencialmente.

Alternativas
Comentários
  • Um cluster  é um conjunto de computadores homogêneos 

  • Cluster: homogêneo. Grid: heterogêneo.

    Outro erro da questão: processamento serial. O cluster de desempenho possibilita o processamento paralelo. Se se tratasse de processamento serial, não seria necessária a adoção de um cluster.

    GABARITO: ERRADO.

  • Não acho que cluster é um conjunto de computadores homogêneos necessariamente, vejo que geralmente são máquinas equivalentes. Cluster se caracteriza principalmente, até onde sei, em maquinas "fracas" que trabalham unidas e de forma paralela (a questão fala serial) aumentando a capacidade de processamento.

    Não sabia o que era grid, achei essa diferença entre eles: "Ao contrário dos Grids, que geralmente interligam grandes distâncias, países, universidades, empresas e organizações, os clusters são mais locais.

    Os membros de um cluster são chamados de nós e geralmente ficam em um datacenter (ambiente apropriado), prédio ou sala." fonte: programacaoprogressiva


ID
947422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 55 a 57.

A utilização de clusters de servidores proporciona serviços com alta disponibilidade e balanceamento de carga, porém, implica em perda significativa de desempenho do sistema.

Alternativas
Comentários
  • O balanceamento de carga visa aumentar o desempenho do sistema.
  • Questão errada.

    A principal contribuição dos clusters é a aumentar a disponibilidade. Por consequência, aumentam também o desempenho.

    O desempenho poderia ser aumentado sem a adição de novos servidores (ex: adição de memória ou troca de processador do servidor), já a disponibilidade não.

    O erro da questão está em dizer que o aumento da disponibilidade IMPLICA em perda de desempenho.
  • Nem sempre implica na tal perda.

  • "Implica em"?

  • Errado.

    Não implica perda de desempenho. Pelo contrário, o fato de dividir os recursos em clusters ou em balanceadores irá permitir uma distribuição do consumo melhorando significativamente o desempenho.

     

    Obs.: Como comentado pelo Sávio, o verbo implicar quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição. Sendo assim, a preposição “em” deve ser eliminada da oração acima.

  • META: TER UM CLUSTER COM VÁRIAS RTX 3080 MINERANDO BITCOIN.


ID
959524
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre clusters, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    É possível realizar um cluster de SOs.

     

    Termos como 'nunca', 'impossível', 'sempre', 'basta', 'garante' etc, normalmente fazem parte de afirmações falsas. Apesar de serem mais críticos de análise em provas do Cespe (C ou E), nas questões de múltipla escolha também podem ser avaliados como fatores praticamente determinantes.


ID
1044205
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a funcionalidade KTCPVS (Kernel TCP Virtual Server) sendo executada num servidor cluster no Linux.

Alternativas
Comentários
  • Galera, alguém pra comentar?? Não entendi essa questão! 

  • Questão meio psicotécnica. É difícil alguém ter estudado especificamente esse assunto.
    De bater o olho na questão, dá pra eliminar as outras alternativas e ficar entre:

    -Balanceamento de carga através da camada de transporte.

    -Implementação de balanceamento de carga no nível de aplicação.


    Ora, o KTCPVS está sendo EXECUTADO em um servidor. Tem que tratar então de uma funcionalidade em nível de APLICAÇÃO. Se fosse na camada de transporte, estaria sendo realizado por um equipamento.


    De qualquer maneira, a referência:

    www.linuxvirtualserver.org/software/ktcpvs/ktcpvs.html‎



  • "questão meio psicotécnica" deveria ser anulada e as bancas deveriam delimitar a p**** do edital


ID
1045678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a datamining, datawarehouse, gerenciamento de conteúdo, ambientes colaborativos e portais corporativos, julgue os próximos itens.

Clusterização é a tarefa preditiva relativa à identificação de um conjunto finito de categorias empregadas para descrever uma informação. Essas categorias nunca poderão ser mutuamente exclusivas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.
    Segundo Jain and Dubes (1988), clusterização é a tarefa descritiva onde se procura identificar umconjunto finito de categorias ou “clusters” para descrever uma informação estas categorias podem ser mutuamente exclusivas ou não

  • Um ponto de observação de erro encontrado na questão diz respeito a predição de categorias. A Clusterização NUNCA diz respeito a predição, pois o processo de análise de clusters trabalha sobre dados onde as etiquetas das classes não estão definidas. A tarefa consiste, justamente, em identificar agrupamentos de objetos, agrupamentos estes que identificam uma classe. Ou seja, primeiramente encontram-se os objetos com determinadas características para depois agrupá-los em categorias, posteriormente definidas.

    Lembrando:

    1. Segmentação (segmentação): categorias definidas posteriormente;

    2. Classificação: categorias previamente definidas.

    Vamos em frente!

  • GABARITO: ERRADO

    Temos algumas incoerências nesta questão:

    1. A clusterização não é tarefa preditiva. As tarefas preditivas são a classificação e a regressão.

    2. Na clusterização, as classes não são previamente conhecidas e, portanto, não há como falar que elas não serão mutuamente exclusivas.

  • Errado.

    Clusterização é a tarefa 1[preditiva relativa] à identificação de um conjunto finito de categorias empregadas para descrever uma informação. Essas categorias 2[nunca poderão ser mutuamente exclusivas].

    Predição {Classificação; Regressão}

    Descrição {Clusterização;Associação;Análise de desvio;Sumarização}


ID
1055023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à virtualização de servidores, julgue os itens subsequentes.

Se houver o serviço de cluster, os volumes de disco não poderão ser compartilhados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Quando utilizamos Cluster, temos os CSV (Cluster Shared Volumes) que são disco compartilhados entre os nós do Cluster.

  • Em um cluster de failover que usa Volumes Compartilhados do Cluster, várias máquinas virtuais em cluster distribuídas por vários nós de clusters podem acessar seus arquivos no disco rígido virtual (VHD) ao mesmo tempo, mesmo se os arquivos do VHD estiverem em um único disco (LUN) do armazenamento, o que significa que as máquinas virtuais em cluster podem falhar de modo independente, mesmo se usarem somente um único LUN.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj612868.aspx

  • O que é um Cluster?

    Um cluster, ou agregado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

    Fonte: Wikipédia.


ID
1107352
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos Volumes Compartilhados de Cluster (CSV), no Windows Server® 2008 R2, o Hyper-V™ é capaz de usar o armazenamento de CSV para simplificar e aumentar o uso do armazenamento compartilhado. O CSV permite que múltiplos servidores Windows acessem o armazenamento de I . Múltiplos hosts podem acessar o mesmo II . O CSV permite migrações instantâneas mais rápidas e gerenciamento de armazenamento mais fácil para o Hyper-V™ quando usado em uma configuração de cluster. Os Volumes Compartilhados de Cluster estão disponíveis como parte do recurso de III do Windows Server® 2008 R2.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site Technet,"O CSV pode aprimorar a disponibilidade e capacidade de gerenciamento das máquinas virtuais ao permitir que múltiplos nós acessem simultaneamente o mesmo volume de armazenamento compartilhado. Por exemplo, em um cluster de failover que usar CSV, múltiplas máquinas virtuais clusterizadas distribuídas em vários nós de cluster podem acessar os arquivos do disco rígido virtual ao mesmo tempo, mesmo se tais arquivos estiverem em um disco único (LUN [número de unidade lógica]) no armazenamento. Isso significa que as máquinas virtuais clusterizadas poderão fazer failover independentemente das outras, mesmo se usarem um único LUN. O CSV também fornece suporte à migração dinâmica de uma máquina virtual do Hyper-V entre nós em um cluster de failover."

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj863389.aspx



ID
1115518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação em cluster e em nuvem, julgue os itens a seguir.

O modelo de implantação de computação em nuvem do tipo híbrido é executado por terceiros. Nesse modelo, as aplicações dos usuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento e a existência de outras aplicações executadas na mesma nuvem permanece transparente para usuários e prestadores de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro é pq o híbrido há um compartilhamento da responsabilidade entre a empresa e o terceiro


    http://en.wikipedia.org/wiki/Cloud_computing#Hybrid_cloud

  • Errado. A questão falou em nuvem do tipo híbrido MAS descreveu o conceito de nuvem tipo PÚBLICO

    A computação em nuvem do tipo híbrido, é a composição de nuvens públicas + nuvens privadas. Permite que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública. Determinadas aplicações são direcionadas às nuvens públicas enquanto que outras aplicações mais críticas permanecem na nuvem privada.
  • Acredito que outro erro seria a frase:


    "(...) a existência de outras aplicações executadas na mesma nuvem permanece transparente para usuários e prestadores de serviços.": Para o usuário sim, mas para o prestador de serviço? Ele que faz a administração! 
  • A questão trata de nuvem pública e, não, híbrida. A nuvem híbrida combina dois de três tipos: privada, pública e comunitária. Portanto, afirmar que o tipo híbrido necessariamente será executado por terceiros é uma inverdade, pois pode ser uma combinação de nuvem privada e comunitária sem envolver qualquer terceiro, sendo totalmente interna.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • ERRADO

    a questão trata sobre Nuvem Pública, onde a execução será feita por terceiros.

    Nuvem Híbrida é uma junção de pública + privada. A empresa pode utilizar a nuvem pública para dados gerais, e uma nuvem privada para dados mais importantes e sensíveis. 

  • Apenas uma correção ao comentário do Ailton, q ele copiou do Estrategia, e q dá a entender q nuvem privada não envolve terceiros.

    [1]

    Nuvem privada (private cloud): compreende uma infraestrutura de nuvem operada e quase sempre gerenciada pela organizagäo cliente. Os servicos säo oferecidos para serem utilizados internamente pela propria organizacao, näo estando publicamente disponiveis para uso geral. Em alguns casos pode ser gerenciada por terceiros.

    Fonte:

    [1] Virtualização, MANOEL VERAS


ID
1115521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação em cluster e em nuvem, julgue os itens a seguir.

No cluster, há um elemento que assume o papel de middleware, o qual permite o próprio controle do cluster e faz a ligação com o sistema operacional. Além disso, o middleware trabalha com as bibliotecas que fazem toda a comunicação do cluster, como o padrão MPI (Message Passing Interface).

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista do software, o cluster conta ainda com o elemento que faz o papel demiddleware: trata-se de um sistema que permite o controle do cluster em si e, portanto, está intimamente ligado ao sistema operacional. É o middleware que lida, por exemplo, com as bibliotecas que fazem toda a comunicação do cluster - uma delas é o padrão MPI (Message Passing Interface).


    http://www.infowester.com/cluster.php

ID
1182403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à infraestrutura.

Um cluster de failover é um conjunto de computadores dependentes que trabalham para aumentar a disponibilidade e escalabilidade. A funcionalidade CSV (volume compartilhado do cluster) pode ser utilizada no Windows Server 2012 para acessar o armazenamento compartilhado em todos os nós.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.    [...] dependentes [...] é o erro da questão.

    Segundo o site Technet da Microsoft(2014),"Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade e escalabilidade de funções de cluster (antigamente chamadas de aplicações e serviços de cluster). Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um ou mais dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Além disso, as funções de cluster são monitoradas de maneira proativa para verificar se estão funcionando adequadamente. Se não estiverem funcionando, elas serão reiniciadas ou movidas para outro nó. Os clusters de failover também fornecem a funcionalidade CSV (Volume Compartilhado Clusterizado) que, por sua vez, oferece um namespace consistente distribuído, o qual pode ser usado para acessar o armazenamento compartilhado em todos os nós. Com o recurso Clustering de Failover, os usuários passam pelo mínimo de interrupções no serviço."

    Bibliografia:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831579.aspx


  • independentes

  • ERRADO!

    Os clusters de failover devem ser independentes, haja vista que, quando houver falha em um deles, outro consegue o substituir nesse ínterim.


ID
1182406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à infraestrutura.

No Windows Server 2012, os CSVs (volumes compartilhados do cluster) podem fornecer armazenamento comum para máquinas virtuais clusterizadas, o que permite que vários nós do cluster acessem simultaneamente o mesmo sistema de arquivos NTFS sem impor restrições de hardware, tipo de arquivo ou estrutura de diretório; e ainda permitem que várias máquinas virtuais clusterizadas possam usar o mesmo LUN (número de unidade lógica).

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo o site Techet da Microsoft(2014),"Os CSVs (Volumes Compartilhados do Cluster) foram introduzidos no Windows Server 2008 R2 para fornecer armazenamento comum para máquinas virtuais clusterizadas. No Windows Server 2012, os CSVs podem fornecer funções clusterizadas adicionais. Os CSVs permitem que vários nós do cluster acessem simultaneamente o mesmo sistema de arquivos NTFS sem impor restrições de hardware, tipo de arquivo ou estrutura de diretório. Com os CSVs, várias máquinas virtuais clusterizadas podem usar o mesmo LUN e ainda migrar ao vivo ou migrar rapidamente de nó para nó de forma independente."

    Bibliografia:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/187d6191-4f92-4f98-9cae-c5e6d5b74e76#BKMK_PLACE



ID
1211380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do sistema operacional Linux.

O administrador de um servidor Linux dispõe de uma solução cluster em que os discos estejam sendo acessados por meio de LVM (logical volume manager) para facilitar o gerenciamento destes discos. Em face dessa situação, é correto afirmar que o comando pvchng - n xpto - t 100G permitirá aumentar o espaço lógico do volume xpto para 100 GB.

Alternativas
Comentários
  • O seguinte comando extende o volume lógico xpto para 100GB.

    lvextend -L100G xpto

    O seguinte comando adiciona outro gigabyte para o volume lógico xpto.

    lvextend -L+1G xpto


  • O LVM (Logical Volume Manager) é um recurso incluído no kernel Linux a partir da versão 2.4, que cria uma camada de abstração entre o sistema operacional e os HDs. 

  • pv - é para criar volumes físicos e não lógicos.

  • Salvo engano, não existe o comando pvchng. O mais parecido é pvchange, que muda atributos do volume físico. Ainda assim, não se aplica ao que diz o enunciado, conforme os comentários dos colegas.


ID
1226959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à virtualização, consolidação de servidores e clusters de alta disponibilidade, julgue os itens que se seguem.

Ao se implantar um cluster de alta disponibilidade, independentemente da solução utilizada, estarão automaticamente garantidas as funcionalidades de balanceamento de carga e de computação paralela.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A característica citada não é de um cluster de alta disponibilidade e sim de um cluster de balanceamento de carga.

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Computacao-em-cluster/153


  • Alguém sabe o que é computação paralela?

  • Errado.

    Existem vários tipos de cluster, no entanto há alguns que são mais conhecidos, como: cluster de alto desempenho, cluster de alta disponibilidade, cluster para balanceamento de carga.


    Naturalmente é possível a combinação das funcionalidades. Entretanto a implantação de um tipo de cluster, por exemplo de alta disponibilidade, não garante o balanceamento de carga.


    Um cluster de alta disponibilidade geralmente oferece a função de failover. Na falha de um servidor, outro servidor assume.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

  • Computação paralela é quando um código é executado em vários computadores em paralelo, cada um resolve um trecho do código. 

  • Adoro quando o Cespe coloca estas palavras nas questões


    - independentemente 

    - garantidas

    - etc


    Geralmente, de acordo com a questão, ela está errada.

  • cluster de alto desempenho: também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume alto de gigaflops em computadores comuns e utilizando sistema operacional gratuito, o que diminui seu custo;

    cluster de alta disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas;

    cluster para balanceamento de carga: esse tipo de cluster tem como função controlar a distribuição equilibrada do processamento. Requer um monitoramento constante na sua comunicação e em seus mecanismos de redundância, pois se ocorrer alguma falha, haverá uma interrupção no seu funcionamento.

  • Errado.

    Dica para questões CESPE. Basta encontrar uma situação que contraria a afirmativa. Vamos lá:

    Cluster de alta disponibilidade garante Balanceamento de Carga? Se for um cluster do tipo Ativo X Passivo, não. Neste caso, apenas um responde e o outro fica no stand by. Se fosse cluster do tipo ativo x ativo, aí sim. Ambos poderiam dividir as cargas.

  • Balanceamento de carga e computação paralela está relacionado com hosts diferentes. O processo de virtualização de servidores consiste em criar maquinas virtuas (VMs) dentro do mesmo host, compartilhando memória, processamento, entre outros. ERRADO!


ID
1229194
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Há vários tipos de cluster, mas quando o foco está em manter a aplicação sempre em pleno funcionamento, que não seja aceitável a paralisação, e quando ocorrer, a menor possível, se refere diretamente ao cluster:

Alternativas
Comentários
  • Clusters de alto desempenho: são direcionados a aplicações bastante exigentes no que diz respeito ao processamento. Sistemas utilizados em pesquisas científicas, por exemplo, podem se beneficiar deste tipo de cluster por necessitarem analisar uma grande variedade de dados rapidamente e realizar cálculos bastante complexos.

    Clusters de alta disponibilidade: o foco está em sempre manter a aplicação em pleno funcionamento: não é aceitável que o sistema pare de funcionar, mas se isso acontecer, a paralização deve ser a menor possível, como é o caso de soluções de missão crítica que exigem disponibilidade de, pelo menos, 99,999% do tempo a cada ano, por exemplo.

    Clusters de balanceamento de carga: as tarefas de processamento são distribuídas o mais uniformemente possível entre os nós. O foco aqui é fazer com que cada computador receba e atenda a uma requisição e não, necessariamente, que divida uma tarefa com outras máquinas.


ID
1305925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do ambiente Linux.

Em um cluster configurado com heartbeat, o arquivo de configurações globais é o authkeys.

Alternativas
Comentários
  • O arquivo de configurações GLOBAIS é o /etc/ha.d/ha.cf . 

    O arquivo utilizado para autenticações é o /etc/ha.d/authkeys


ID
1339786
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistemas em cluster podem ser utilizados para prover uma solução de alta disponibilidade. Desses sistemas, o bastante utilizado por ser código aberto e não requerer nenhum hardware especial para operar,é o:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Beowulf é o nome de um projeto para aglomerados de computadores (ou Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e são utilizados em todo mundo, por exemplo no processamento de dados com finalidade científica e na renderizacão de filmes de animação 3D. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aglomerado_Beowulf

  • Cluster Beowulf são clusters de desempenho escaláveis, baseados numa infraestrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux). O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que não é necessário usar equipamentos próprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs.

     

    http://187.7.106.14/andre/redes/topicos-esp/2012-2/arquivos/roteiro1/roteiro1-CLUSTER-Rafael%20Marques.pdf


ID
1450306
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids),em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares,sistemas operacionais e softwares heterogêneos,e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu os valores.

  • Gabarito Errado

    A CESPE inverteu as definições.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Clusters - Utilizam SO's homogêneos;

    Grid - Utilizam SO's heterogêneos.


ID
1488871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a computação em cluster, julgue o próximo item.

Na constituição de um cluster, é possível a utilização de sistemas operacionais diferentes, entretanto, desktops domésticos ou de escritório não são permitidos como nós do cluster.

Alternativas
Comentários
  • Clusters - Utilizam SO´s homogêneos

    Grid       - Utilizam SO´s heterogêneos

  • Cluster permite a utilização de hardware distintos, mas é essencial que todos os nós utilizem o mesmo SO. A homogeneidade do SO permite diminuir a complexidade de configuração e manutenção do sistema.  Cluster permite que sejam utilizados computadores convencionais, como os de escritórios e os pessoais. 

  • Desktops domésticos ou de escritório não são permitidos como nós do cluster

    Este trecho também inválida a assertiva, pois, desktops são sim permitidos como nós do cluster.

  • Errado.

    Um aspecto característico da computação de cluster é sua homogeneidade. Os computadores que compõem um cluster são os mesmos, todos têm o mesmo sistema operacional e todos estão conectados a mesma rede.


    Por comparação, sistemas de computação em grade (GRID) têm alto grau de heterogeneidade: nenhuma premissa é adotada em relação a hardware, sistemas operacionais, redes, domínios administrativos, políticas de segurança e assim por diante.

  • Gabarito Errado

    Pesquisen sobre GRID.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1493500
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Clustering é uma técnica eficaz para garantir alta disponibilidade e é ainda mais eficaz, flexível e eficiente quando combinada com a tecnologia de ....... . Uma vantagem para o cluster transmitida por esta tecnologia é o balanceamento de carga de aplicativos em um cluster virtual. Pode-se usar o índice de carga e a frequência de logons de usuário para obter um status de balanceamento de carga. Também é possível implementar mecanismos automáticos de scale-up e scale-down de um cluster virtual com base neste modelo.

A lacuna no texto é preenchida corretamente com

Alternativas
Comentários
  • Outra vantagem para o cluster transmitida pela virtualização é balanceamento de carga de aplicativos em um cluster virtual.Você pode usar o índice de carga e a frequência de logons de usuário para obter um status de balanceamento de carga.Você pode implementar o mecanismo automático de scale-up e escala-para baixo de um cluster virtual, com base neste modelo.

    Virtual Cluster Mapping - Não conheço esse termo.
    computação verde - é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que não agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização.
    Copy-on-write (sometimes referred to as "COW") is an optimization strategy used in computer programming. Copy-on-write stems from the understanding that when multiple separate tasks use initially identical copies of some information (i.e., data stored in computer memory or disk storage), treating it as local data that they may occasionally need to modify, then it is not necessary to immediately create separate copies of that information for each task. Instead they can all be given pointers to the same resource, with the provision that on the first occasion where they need to modify the data, they must first create a local copy on which to perform the modification (the original resource remains unchanged). When there are many separate processes all using the same resource, each with a small likelihood of having to modify it at all, then it is possible to make significant resource savings by sharing resources this way.
    peer-to-peer- (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

ID
1526764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um cluster que objetiva tolerância à falha deve assegurar a alta disponibilidade de todos os seus recursos.

Dentre as várias funções de um cluster, a função de failover é responsável por

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2012 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras Prova: Analista de Sistemas Júnior - Infra-Estrutura-2012

      

    Um cluster tolerante à falha assegura que todos os recursos de um sistema estão sempre disponíveis. 
    A função de trocar aplicações e recursos de armazenamento de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo do cluster é denominada

     a) autorestore

     b) autorecover

     c) failoff

     d) failback

     e) failover

     

    Resposta: E


ID
1530742
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. Clustering é uma técnica eficaz para garantir a alta disponibilidade. É ainda mais eficaz, flexível e eficiente quando combinada com a tecnologia de virtualização. Clusters virtuais são construídos com máquinas virtuais (VMs) instaladas em servidores distribuídos de um ou mais clusters físicos.
II. As VMs em um cluster virtual são logicamente interligadas por uma rede virtual através de várias redes físicas. Clusters virtuais são formados com máquinas físicas, ou seja, os nós de cluster virtual devem ser máquinas físicas, implantadas executando o mesmo sistema operacional no mesmo nó físico.

A afirmativa I

Alternativas
Comentários
  • I - Correta.

    II Errada.

    Os nós de cluster virtual podem ser máquinas físicas ou VMs. Você pode implantar várias VMs executando sistemas operacionais diferentes no mesmo nó físico.


    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/hh965746.aspx

  • Complementando o Luiz BH ,

    .

    VMs executando sistemas operacionais diferentes ( conhecido como Sistema Operacional Convidado )

  • questao mata rato... tinha q adivinhar se era "C" ou "E"

  • Prestar atenção no termo: "devem ser" .


ID
1667053
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008 R2, os Volumes Compartilhados do Cluster são volumes em um cluster de failover onde vários nós podem ler e gravar ao mesmo tempo. Isso habilita vários nós a acessarem simultaneamente um único volume compartilhado.

Com clusters de failover, é possível mover uma máquina virtual de um nó de cluster para outro

Alternativas
Comentários
  • Cluster Shared Volumes: Volumes Compartilhados do Cluster (CSV) é um novo recurso do failover clustering no Windows Server 2008 R2 que está disponível para uso com a função Hyper-V. CSV permite que múltiplos nós de um cluster acessem concorrentemente um único volume compartilhado. Ele fornece completa transparência em que nós realmente possuem um disco. Se uma VM está armazenado em um arquivo em um CSV, você pode movê-la para outro nó do cluster de failover sem a necessidade de qualquer unidade alterar a propriedade, pois não é necessário desmontar e remontar o CSV. Usando CSV, você pode configurar o cluster de máquinas virtuais para as Quick Migration e Live Migration. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper-V


ID
1785097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de soluções de alta disponibilidade e becape.

Pacemaker é um gestor de recursos de clusters que permite criar clusters de dois ou mais servidores de bancos de dados e, por detecção e recuperação de falhas nos nós, prover alta disponibilidade de serviços.

Alternativas
Comentários
  • O Pacemaker é um CRM (Cluster Resource Manager) que possui muitas funcionalidades extremamente interessantes, uma delas é a capacidade de replicar as informações do cluster entre os nós de maneira rápida e transparente. Desta forma, todas as tarefas administrativas (como configuração do cluster) precisam ser executadas em um nó somente, e já são replicadas para todo o cluster automaticamente.

     

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/HowTo-Como-criar-Cluster-Linux-Ativo-Passivo-para-Postgres-com-DRBD-Pacemaker-e-Corosync/?pagina=7

     

    Não tinha visto nada sobre essa ferramenta, ainda.

  • Gabarito Certo

    O Pacemaker é um software gerenciador de recursos de alta disponibilidade de código aberto usado em clusters de computadores desde 2004. Até cerca de 2007, ele fazia parte do projeto Linux-HA e, em seguida, foi dividido em seu próprio projeto.

    Ele implementa várias APIs para controlar recursos, mas sua API preferida para essa finalidade é a API do agente de recursos do Open Cluster Framework.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1793050
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um framework, baseado em duas funções principais, para o processamento de grandes quantidades de dados em clusters computacionais homogêneos, no qual problemas como integridade dos dados, disponibilidade dos nós, escalabilidade da aplicação e recuperação de falhas ocorrem de forma transparente ao usuário é o Hadoop

Alternativas
Comentários
  • O Hadoop é uma plataforma open source desenvolvida especialmente para  processamento e análise de grandes volumes de dados, sejam eles estruturados  ou não estruturados. Pode-se dizer que o projeto teve início em meados de 2003,  quando o Google criou um modelo de programação que distribui o processamento  a ser realizado entre vários computadores para ajudar o seu mecanismo de busca  a ficar mais rápido e livre das necessidades de servidores poderosos (e caros).

    Esta tecnologia recebeu o nome de MapReduce.

     

    Questão correta letra: D

  • O item é interessante porque traz algumas situações típicos dos sistemas distribuídos, que as soluções utilizadas devem atacar: equilíbrio entre integridade dos dados e demais propriedades, provimento de alta disponibilidade e escalabilidade, além do provimento de mecanismos de recuperação de falhas.

    MapReduce é o modelo de programação, baseado em duas funções principais, que opera nesse tipo de cenário.


ID
1814548
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows oferece tecnologias de clustering que podem ser utilizadas de forma individual ou combinada. A tecnologia disponível no Windows que tem por objetivo melhorar a escalabilidade do sistema mediante o equilíbrio de carga entre múltiplas máquinas é denominado de:

Alternativas

ID
1858225
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No ambiente Windows Server, um grupo de servidores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de serviços e aplicativos é denominado cluster de

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, conforme informações retirada da IBM.

    A diferença entre tolerância a falhas e alta disponibilidade, é esta: Um ambiente tolerante a falhas não possui interrupção de serviço, mas possui um custo significativamente mais alto, enquanto um ambiente altamente disponível possui um mínimo de interrupção de serviço.

  • LETRA C.

    Segundo o site Technet,"

    O que são clusters de failover?

    Um cluster de failover é um grupo de servidores independentes com o Windows Server 2008 e que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de serviços e aplicativos. Quando uma falha ocorre em um dos computadores de um cluster, os recursos são redirecionados e a carga de trabalho é redistribuída para outro computador do cluster. É possível usar clusters de failover para garantir que os usuários tenham acesso quase constante a recursos importantes baseados em servidor."

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc770737(v=ws.11).aspx

     

  • Não tinha visto ainda Failover como tipo de cluster. O que eu havia estudado até hoje são três tipos:

     

    Alto desempenho/performance

    Alta disponibilidade

    Balanceamento de carga

     

  • Gabarito C

    Visão geral do cluster de failover

    Usando um cluster de failover, você pode garantir que os usuários tenham acesso quase constante a recursos importantes baseados em servidor. Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de serviços e aplicativos. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados através de cabos físicos e de software. Se um dos nós no cluster falha, o outro nó começa a fornecer o serviço através de um processo conhecido como failover.

    Você pode usar o snap-in Gerenciador de Cluster de Failover para validar configurações de cluster de failover, criar e gerenciar clusters de failover e migrar algumas configurações para um cluster que esteja executando o Windows Server 2008 R2.

    No Windows Server 2008, as alterações em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de servidores) visam simplificar a configuração e o gerenciamento de clusters, tornando-os mais seguros e estáveis, aperfeiçoando o sistema de rede nos clusters e melhorando a forma como clusters de failover se comunicam com o armazenamento.

    O que são clusters de failover?

    Um cluster de failover é um grupo de servidores independentes com o Windows Server 2008 e que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de serviços e aplicativos. Quando uma falha ocorre em um dos computadores de um cluster, os recursos são redirecionados e a carga de trabalho é redistribuída para outro computador do cluster. É possível usar clusters de failover para garantir que os usuários tenham acesso quase constante a recursos importantes baseados em servidor.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1870408
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para o processamento de grandes massas de dados, no contexto de Big Data, é muito utilizada uma plataforma de software em Java, de computação distribuída, voltada para clusters, inspirada no MapReduce e no GoogleFS. Esta plataforma é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Hadoop é uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes massas de dados. Foi inspirada no MapReduce e no GoogleFS (GFS).

     

     

    Hadoop – Wikipédia, a enciclopédia livre 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hadoop

  • O Hadoop é uma plataforma open source desenvolvida especialmente para  processamento e análise de grandes volumes de dados, sejam eles estruturados  ou não estruturados. Pode-se dizer que o projeto teve início em meados de 2003,  quando o Google criou um modelo de programação que distribui o processamento  a ser realizado entre vários computadores para ajudar o seu mecanismo de busca  a ficar mais rápido e livre das necessidades de servidores poderosos (e caros).

    Esta tecnologia recebeu o nome de MapReduce.

  • Obrigado Thiago Magalhaes!, seu comentário foi muito pertinente e de grande valia para os meus estudos.

  • Obrigado Thiago Magalhaes!, seu comentário foi muito pertinente e de grande valia para os meus estudos.

  • Gaba: C

     

    Hadoop:

     

    - Não é um banco de dados,

    - É uma plataforma open source para processamento e análise de grande volumes de dados estruturados e não estruturados

    - Possui arquitetura em cluster

    - Serviços chaves: HDFS (sistema de arquivos distribuidos) e Map Reduce

    - Map Reduce: é um processo/modelo de programação que transforma dados maiores em menores. Falando de maneira mais bonita: permite o processamento de dados massivos em um algoritmo paralelo e distribuído.

  • Gabarito: D

     

    O Hadoop é um framework de código aberto, implementado em Java e utilizado para o processamento e armazenamento em larga escala, para alta demanda de dados, utilizando máquinas comuns.

    Os serviços do Hadoop fornecem armazenamento, processamento, acesso, governança, segurança e operações de dados.

    Ele foi inspirado no MapReduce e no GoogleFS.
     

     

    Exponencial Concursos.

  • Hadoop é uma solução de código aberto (open source), inspirada no MapReduce e no GoogleFS, que permite a execução de aplicações de Big Data utilizando milhares de máquinas. Oferece recursos de armazenamento, gerenciamento e processamento distribuído de dados.

  • O projeto Apache Hadoop® desenvolve software de código aberto (open source) para computação distribuída confiável, escalável. O Hadoop® nasce da divisão do projeto Nutch, de modo que a parte de rastreadores web foi separada e voltada aos motores de busca e a parte de processamento e computação distribuída tornou-se o Hadoop

    Perseverança!

  • Letra D (as demais opções não existem)

    Hadoop é mais do que um software – ele é uma plataforma, um framework, um ecossistema de computação distribuída orientada a clusters e voltado para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados, com alta escalabilidade, grande confiabilidade e tolerância a falhas. Ele é responsável por todo gerenciamento do cluster, não sendo necessário configurar máquinas individualmente.


ID
1892455
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um datacenter, uma empresa possui um cluster com dois hosts VMware vSphere Hypervisor ESXi 5.5, sobre eles há algumas máquinas virtuais em funcionamento. De um console VMware vSphere vCenter é possível fazer vMotion das VMs (Virtual Machines), exceto de duas que formam um cluster Microsoft com Windows Server 2008 R2, que por sua vez possuem disco compartilhado para ser usado como file server. Cada máquina virtual do cluster Microsoft está executando em um hypervisor diferente. Qual o motivo do vMotion não funcionar com as VMs supracitadas?

Alternativas
Comentários
  • Raw Device Mapping

     

    Também existe a possibilidade de disponibilizar para a máquina virtual um disco no formato RDM (Raw Device Mapping). Um disco RDM permite que uma VM acesse uma LUN do storage (Fibre Channel ou iSCSI) diretamente. O disco RDM na verdade é um arquivo .vmdk criado no datastore que faz o mapeamento para a LUN no storage. Possui apenas algumas informações de metadados e os apontamentos para o disco físico.

     

    Os discos RDM podem ser configurados de duas formas diferentes: modo de compatibilidade virtual (virtual compatibility mode) e modo de compatibilidade física (physical compatibility mode). 

    No modo virtual, a LUN mapeada é apresentada para uma máquina virtual exatamente como um disco virtual criado num datastore VMFS. As verdadeiras características de hardware da LUN ficam invisíveis para a VM. No modo virtual é possível se beneficiar de algumas características do VMFS, como por exemplo, “file locking” e “snapshots”. 

    No modo físico, o VMkernel transfere a maioria dos comandos SCSI para a LUN mapeada, permitindo uma maior integração da VM com a LUN. O modo físico é útil na virtualização de máquinas que possuem agente de gerenciamento de redes SAN e também na criação de clusters entre máquinas físicas e máquinas virtuais, ou entre máquinas virtuais em diferentes hosts.

     

    http://vmwarebrasil.blogspot.com.br/2013/04/qual-diferenca-entre-discos-thick-thin.html


ID
1894216
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos índices ordenados em nível único, analise as afirmativas a seguir.

I. Um índice denso possui uma entrada de índice para cada valor de chave de busca do arquivo de dados.

II. Um índice esparso possui entradas de índice para apenas alguns valores de chave de busca do arquivo de dados.

III. Os índices clustering são utilizados para arquivos fisicamente ordenados segundo um campo que não seja chave de busca e que não possua valor distinto para cada registro.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Isso aqui é índices de BD.

  • Creio que essa afirmativa esteja errada:

    Os índices clustering são utilizados para arquivos fisicamente ordenados segundo um campo que não seja chave de busca e que não possua valor distinto para cada registro.

    Quando criamos uma chave primária no SQLServer, por padrão, será criado um índice clustering... Ou seja, numa chave primária os valores são distintos.


ID
1897615
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista de suporte necessita garantir a integridade de dados do seu recurso de armazenamento de dados compartilhados, e também necessita desconectar um dos nós de um cluster utilizando um dos métodos de fencing disponíveis no CentOS. Um dos quatro métodos de fencing suportados pelo CentOS é o:

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no seguinte link: https://www.centos.org/docs/5/html/Cluster_Suite_Overview/s2-fencing-overview-CSO.html

    Segundo este link, a definição de fencing é:

    Fencing is the disconnection of a node from the cluster’s shared storage. Fencing cuts off I/O from shared storage, thus ensuring data integrity. The cluster infrastructure performs fencing through the fence daemon, fenced.

    A questão indaga qual um dos quatro métodos de fencing suportados pelo CentOS.

    De acordo com a alternativa apontada no gabarito, letra E, podemos concluir que a questão se baseou no seguinte texto, constante do link acima citado:

    Red Hat Cluster Suite provides a variety of fencing methods:

    Power fencing — A fencing method that uses a power controller to power off an inoperable node.

    Fibre Channel switch fencing — A fencing method that disables the Fibre Channel port that connects storage to an inoperable node.

    GNBD fencing — A fencing method that disables an inoperable node’s access to a GNBD server.

    Other fencing — Several other fencing methods that disable I/O or power of an inoperable node, including IBM Bladecenters”

    Malgrado, percebe-se claramente que houve um equívoco do elaborador da questão, pois conforme cita a fonte por ele utilizada, o método GNDB fencing é provido pelo Red Hat Cluster Suite. Portanto, não é um método de fencing nativo do CentOS.

    O ponto é que o Red Hat Linux não está previsto no conteúdo para o cargo de Analista de Suporte no edital regulador do concurso.  Assim, sugere-se recorrer à banca organizadora do concurso pela anulação da questão, por extrapolar o conteúdo previsto no edital regulador.

    Gabarito: E

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ibge-tecnologia-da-informacao-comentarios-a-prova/

  • E tem outro ponto, meu amigo...

    Caso a fonte seja essa citada, não estamos diante de quatro métodos (como informado no enunciado). Observemos que o quarto item é Other fencing que diz respeito a vários (ou um conjunto de) outros métodos fencing (several olher fencing methods).

    Abs,

  • Quem normal da cabeça acerta uma questão dessas?


ID
1942816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca da organização e da arquitetura de hardware de computadores, julgue o item subsequente.

Clusters são exemplos de sistemas computacionais de múltiplos processadores SIMD (single instruction multiple data).

Alternativas
Comentários
  • Cluster são vários computadores funcionando de tal forma a se tornar somente um.
  • Errado.

    Clusters são exemplos de sistemas computacionais de múltiplos processadores MIMD (Multiple Instruction Multiple Data) - Sistema que permitem a execução de múltiplas sequencias de instruções sobre múltiplas sequências de dados. Esta categoria engloba os sistemas com multiplos processadores.

     

    Os sistemas com múltiplos processadores podem ser classificados em fortemente acoplados ou fracamente acoplados.

    Nos sistemas fortemente acoplados os processadores compartilham a memória principal e são controlados por apenas um único sistema operacional.

     

    Nos sistemas fracamente acoplados temos dois ou mais sistemas computacionais independentes conectados por uma rede de comunicação, tendo cada sistemas seus processadores, memoria principal, dispositivos E/S e sistema operacional.

     

    Clusters

    São sistemas fracamente acoplados formados por vários sistemas computacionais chamados nós que são conectados por uma rede que precisa ser de alto desempenho. Cada nó da rede é denominado membro do cluster e possui seus próprios recursos como processadores, memória, dispositivos E/S e sistema operacional. 

     

    Fonte: https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/12-estudo-de-caso-unix-vs-windows

  • SIMD - processadores vetoriais e matriciais

    MISD - Pipeline de processadores

    MIMD - Cluesters, SMP e NUMA

    SISD - computadores monoprocessados


ID
1997620
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Por ser um componente muito apreciado nos computadores, principalmente pela alta demanda de processamento para os recursos multimídias utilizados nos computadores, ou até mesmo na construção de clusters computacionais, devido às especificidades de seus processadores, as placas de vídeo ganham destaque na hora de especificar a aquisição de computadores, pois, de acordo com a finalidade, devem garantir um mínimo de qualidade e desempenho. Diversas tecnologias estão presentes nas placas mais modernas e podem representar um ganho muito grande ou em custo final ou em desempenho.


Especificamente em relação a essas tecnologias, pode-se perceber que há equívoco em afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia Virtu Universal MVP permite ao usuário combinar o vídeo integrado de um processador Intel com uma placa de vídeo avulsa

  • alguém poderia comentar as demais?

  • Tudo bem, na incondicionada responderá independente de qualquer condição, mas não teria que vir aqui responder??, para ser julgado?? não teria que ser encontrado para tal?


ID
2036368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a tipologias de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade.

Para utilizar o clustering de failover nos servidores Windows, os serviços como Microsoft Exchange Server podem ser executados em máquinas físicas, mas não em máquinas virtuais.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, abaixo exemplos das aplicações que a própria Microsoft propõe, para o Cluster Failover, em servidores Windows.

     

    Aplicações práticas

     

    Armazenamento de compartilhamento de arquivos altamente disponível ou continuamente disponível para aplicativos como máquinas virtuais do Microsoft SQL Server e do Hyper-V.

     

    Funções clusterizadas com alta disponibilidade que são executadas em servidores físicos ou em máquinas virtuais instaladas em servidores que executam o Hyper-V.

  • ERRADO.

    Segundo a o site da microsoft,"Este tópico fornece uma visão geral do recurso Clustering de Failover no Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2012. Os clusters de failover fornecem alta disponibilidade e escalabilidade para muitas cargas de trabalho de servidor. Isso inclui aplicativos de servidor como o Microsoft Exchange Server, o Hyper-V, o Microsoft SQL Server e os servidores de arquivos. Os aplicativos de servidor podem ser executados em servidores físicos ou em máquinas virtuais."

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831579(v=ws.11).aspx

     

  • "Erradão"

    Porque  clustering de failover é uma tecnologia muito voltada para ambientes virtualizados e a questão nega isso.

  • Clustering de failover no Windows Server. ... Os servidores clusterizados (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um ou mais dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover).

  • Meus amigos, a máquina virtual foi desenvolvida para hospedar os mais diversos tipos de servidores e serviços. Em casos específicos temos que analisar se a máquina atenderá com eficácia a demanda desejada, mas saiba que não existe essa questão de o servidor de e-mail Microsoft Exchange Server não funcionar em máquinas virtuais.

    Resposta: Errado


ID
2036371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a tipologias de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade.

Os servidores Windows Server configurados em cluster permitem que os administradores gerenciem os nós como um sistema único, e não como computadores separados.

Alternativas
Comentários
  • 2 ou + servidores atuando como único.
    Servidor virtual.
    Grupo de máquinas com mesmo endereço IP.

  • RESPOSTA C

    Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Os usuários vivenciam um mínimo de interrupções no serviço.

  • CORRETO

    clusters = vários PC's atuando em conjunto ( como se fossem um só PC ) inclusive no caso de falhas são bem resistentes .


ID
2050075
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É possível habilitar um recurso do Windows Server 2012 que distribui o tráfego entre vários servidores, usando o protocolo TCP/IP e combinando dois ou mais computadores em um único cluster virtual. Este recurso permite que todos os computadores no cluster sejam abordados pelo mesmo conjunto de endereços IP e mantém um conjunto de endereços IP exclusivos e dedicados para cada host. Neste caso, quando um host falha ou fica off-line, a carga é automaticamente redistribuída entre os computadores que permanecem em operação. Este recurso é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O recurso NLB (Balanceamento de Carga de Rede) distribui o tráfego por diversos servidores usando o protocolo de rede TCP/IP. Combinando dois ou mais computadores que executam aplicativos em um único cluster virtual, o NLB proporciona confiabilidade e desempenho para servidores Web e outros servidores críticos.

     

    Fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831698(v=ws.11).aspx

  • Eu sabia que deveria ter um balanceamento de carga na rede, tinha um NLB que encaixa as palavras network load balance rs. no chute

    Gab C


ID
2096728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à tipologia de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade para a estruturação de ambientes computacionais, julgue o item subsequente.

Balanceamento de carga é um tipo de cluster cuja função é manter o sistema em plena condição de funcionamento por longo período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Isso é Cluster de alta disponibilidade.

  • Errado.

    O cluster cuja função é manter o sistema em plena condição de funcionamento por longo período de tempo é chamado de cluster de alta disponibilidade.

    O balanceamento de carga visa distribuir a carga de trabalho uniformemente entre dois ou mais computadores, enlaces de rede, UCPs, discos rígidos ou outros recursos, a fim de otimizar a utilização de recursos, maximizar o desempenho, minimizar o tempo de resposta e evitar sobrecarga. Utilizando múltiplos componentes com o balanceamento de carga, em vez de um único componente, pode aumentar a confiabilidade através da redundância.

  • Balanceamento de carga é um tipo de cluster cuja função é manter o sistema em plena condição de funcionamento por longo período de tempo.

    Cluster tem a função de balancear carga afim de manter o desempenho do sistema.

    A questão inverteu a definição....

     Para balancear a carga nos servidores, o sistema distribui as requisições para diferentes nós que componham o cluster de servidores, com um objetivo de otimizar o desempenho do sistema

    https://www.gta.ufrj.br/seminarios/semin2002_1/Rafael/

  • Características e vantagens de um cluster:

    ▪ Escalabilidade => ampliação do poder computacional.

    ▪ Disponibilidade => manutenção do sistema operacional mesmo em caso de falhas.

    ▪ Balanceamento de carga => distribuição do processamento.

  • Um cluster (do inglês cluster : 'grupo, aglomerado') consiste em computadores fracamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto, de modo que, em muitos aspectos, podem ser considerados como um único sistema.

    Os tipos mais conhecidos de cluster são:

    cluster de alto desempenho: também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume baixo de gigaflops.

    cluster de alta disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso;

    cluster para balanceamento de carga: esse tipo de cluster tem como função controlar a distribuição equilibrada do processamento.

    Fonte: Wikipédia.


ID
2096731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à tipologia de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade para a estruturação de ambientes computacionais, julgue o item subsequente.

Cluster é um ambiente composto de dois ou mais nós que trabalham em conjunto, como se fossem um único sistema, para a execução de aplicações e realização de tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Um cluster (do inglês cluster : 'grupo, aglomerado') consiste em computadores fracamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto, de modo que, em muitos aspectos, podem ser considerados como um único sistema. Diferentemente dos computadores em grade, computadores em cluster têm cada conjunto de nós, para executar a mesma tarefa, controlado e programado por software.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

  • Gabarito Certo

    Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado em vários contextos. No caso da computação, o termo define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados.

    Cada estação é denominada “nodo” e, combinadas, formam o cluster. Em alguns casos, é possível ver referências como “supercomputadores” ou “computação em cluster” para o mesmo cenário, representando o hardware usado ou o software especialmente desenvolvido para conseguir combinar esses equipamentos.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    CESPE: Clusters computacionais podem ser utilizados para criar sistemas de computação que agreguem as propriedades de alta capacidade de processamento (desempenho) e alta disponibilidade. Para a constituição desses sistemas, são geralmente utilizados recursos de hardware cuja configuração básica e desempenho sejam semelhantes, pois isso facilita o projeto da função de distribuição de carga e controle de disponibilidade.


ID
2096734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à tipologia de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade para a estruturação de ambientes computacionais, julgue o item subsequente.

Durante a operação correta do recurso de clustering de failover, ocorre um grande número de interrupções nos serviços oferecidos aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, pois ocorre menos interrupções.

    Segundo Microsoft,"Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade e escalabilidade de funções de cluster (antigamente chamadas de aplicações e serviços de cluster). Os servidores clusterizados (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um ou mais dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Além disso, as funções de cluster são monitoradas de maneira proativa para verificar se estão funcionando adequadamente. Se o funcionamento não estiver correto, elas serão reiniciadas ou movidas para outro nó. Os clusters de failover também fornecem a funcionalidade CSV (Volume Compartilhado Clusterizado) que, por sua vez, oferece um namespace consistente distribuído, o qual pode ser usado para acessar o armazenamento compartilhado em todos os nós. Com o recurso Clustering de Failover, os usuários passam pelo mínimo de interrupções no serviço."

     

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831579(v=ws.11).aspx

     

     

     

  • GUARDE ISSO NO CORAÇÃO: FAILOVER ESTÁ PRESENTE JUSTAMENTE EM SISTEMAS DE ALTA DISPONIBILIDADE.


ID
2138359
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre clusters de computadores, qual afirmação abaixo é incorreta?

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a definição da A é de processamento paralelo. 

    multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único SO. Este método também é chamado de "processamento paralelo". 

  • Clusters são sistemas fracamente acoplados, formados por nós que são conectados por uma rede de interconexão de alto desempenho dedicada. Cada nó da rede é denominado membro do cluster, possuindo seus próprios recursos, como processadores, memória, dispositivos de E/S e sistema operacional. Geralmente, os membros do cluster são de um mesmo fabricante, principalmente por questões de incompatibilidade dos sistemas operacionais. A razão para o surgimento e a rápida aceitação de sistemas em cluster foi a maior necessidade de tolerância a falhas e alta disponibilidade, de forma reduzir o downtime.

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/1536095/livro-de-so/15

  • Corrigindo o colega Fernando, na verdade a alternativa A é a definição de Cluster porém o trecho: fortemente acoplado invalida a alternativa - portanto, gabarito da questão( pois a questão pede a alternativa INCORRETA).

    .

    A alternativa A estaria CORRETA se estive com esta redação:

    "Clusters são sistemas fracamente acoplados, formados por nós que são conectados por uma rede de interconexão de alto desempenho compartilhada com outros clusters."

    Você não pode confundir SMP, que é do modelo MULTIPROCESSADOR, com Cluster, que é do tipo MULTICOMPUTADOR


ID
2160715
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids), em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares, sistemas operacionais e softwares heterogêneos, e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    A banca inverteu os conceitos de Cluster e Grid.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

     

     


ID
2256712
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma solução de alta disponibilidade onde são usados dois servidores completos, e a única função do segundo servidor é assumir a posição do primeiro em caso de falhas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Um cluster consiste em computadores vagamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto para que, em muitos aspectos, eles possam ser vistos como um único sistema. Ao contrário da computação em grade, um cluster tem, para executar a mesma tarefa, cada conjunto de nós controlado e programado por software.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Não seria Failover ?!

  • Questão muito ruim.

     

    Por definição, todos os nós do cluster devem ser ativos, isto é, devem se somar ao executar os processos como se fossem uma única entidade.

     

    O que a questão definiu é no máximo uma replicação local.

  • Deveria ter chamado de Failover.

    "Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de funções de servidor. Os servidores clusterizados (chamados nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós falhar, outro nó começará a fornecer serviços. Esse um processo é conhecido como failover."

    .

    https://uitranslation.com/?term=99085b07b536&lang=pt


ID
2311231
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Cluster é um conceito que está diretamente relacionado aos sistemas de alta disponibilidade. Existem vários tipos de cluster, no entanto há alguns que são mais conhecidos, como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Existem vários tipos de cluster, no entanto há alguns que são mais conhecidos, como:

    cluster de alto desempenho: também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume alto de gigaflops em computadores comuns e utilizando sistema operacional gratuito, o que diminui seu custo;

    cluster de alta disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas;

    cluster para balanceamento de carga: esse tipo de cluster tem como função controlar a distribuição equilibrada do processamento. Requer um monitoramento constante na sua comunicação e em seus mecanismos de redundância, pois se ocorrer alguma falha, haverá uma interrupção no seu funcionamento.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2452945
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um cluster de servidores Exchange 2007 pode ser configurado com as seguintes características para dar suporte para alta disponibilidade do tipo fail over:

Alternativas
Comentários
  • Replicação contínua em cluster (CCR - Cluster Continuous Replication): A CCR é uma solução em cluster de dois nós que não exige armazenamento compartilhado para o servidor de caixas de correio em cluster. Selecione essa opção se estiver implantando um servidor de caixas de correio em cluster que não use armazenamento em disco compartilhado.

    Cluster de cópia única (SCC - Single Copy Cluster): Um cluster de cópia única é um servidor de caixas de correio em cluster que usa armazenamento compartilhado. Selecione essa opção se estiver implantando um servidor de caixas de correio em cluster que use armazenamento compartilhado.


ID
2458006
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Conceito técnico que está diretamente relacionado aos sistemas de alta disponibilidade e que permite agregar vários computadores, ou servidores, como se fossem uma única máquina de grande porte:

Alternativas
Comentários
  • "Um cluster consiste em computadores vagamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto para que, em muitos aspectos, eles possam ser vistos como um único sistema. Ao contrário da computação em grade, um cluster tem, para executar a mesma tarefa, cada conjunto de nós controlado e programado por software.

    Existem vários tipos de cluster, no entanto há alguns que são mais conhecidos, como:

    cluster de alto desempenho: também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume alto de gigaflops em computadores comuns e utilizando sistema operacional gratuito, o que diminui seu custo;

    cluster de alta disponibilidade- HA: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas;

    cluster para balanceamento de carga - NLB: esse tipo de cluster tem como função controlar a distribuição equilibrada do processamento. Requer um monitoramento constante na sua comunicação e em seus mecanismos de redundância, pois se ocorrer alguma falha, haverá uma interrupção no seu funcionamento. "

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

     

  • Gabarito A

    Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado em vários contextos. No caso da computação, o termo define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados.

    Cada estação é denominada “nodo” e, combinadas, formam o cluster. Em alguns casos, é possível ver referências como “supercomputadores” ou “computação em cluster” para o mesmo cenário, representando o hardware usado ou o software especialmente desenvolvido para conseguir combinar esses equipamentos.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2490859
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Keyse é gerente de um centro de dados que hospeda distintos tipos de aplicação. Recentemente Keyse recebeu uma solicitação de hospedagem de uma aplicação de missão crítica, a qual requer uma disponibilidade de 99,8% ao ano.

Considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, analise as características do cluster para atender o requisito de alta disponibilidade do sistema.


( ) capacidade de distribuir igualmente todo o tráfego de entrada entre todos os nós do cluster, para evitar a sobrecarga de requisições a qualquer um deles e o consequente travamento do cluster;

( ) ter nós em espera, em quantidade suficiente, para assumir automaticamente a função de outro nó defeituoso;

( ) realizar processamento da aplicação de forma paralela entre os vários nós do cluster;

( ) monitoramento dos nós feito por eles mesmos, por uma rede diferente da rede de dados.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • () - Balanceamento de carga

    () - Redundância

    () - Balanceamento de carga

    () - Redundância

  • Cluster de alto desempenho ou alta performance -  utilizado para aplicações que necessitem bastante de processamento e forneça resultados em tempos hábeis.

    Cluster de Alta Disponibilidade - É destinado para soluções de missão crítica, exigindo assim a sua disponibilidade em perfeito funcionamento.  Em caso de perda de desempenho, o sistema  detecta os erros e se protege de possíveis falhas.

    Cluster para Balanceamento de Carga – É distribuído equilibradamente o processamento, evitando assim a sobrecarga de um determinado nó. Esse tipo de cluster requer que os nós sejam monitorados e as requisições sejam igualmente distribuídas.


ID
2520031
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos clusters de alta disponibilidade (missão crítica), analise as seguintes alternativas.


I. No processo failback, devido a uma situação de falha, as funções de um nó do cluster são passadas por meio de transações para um nó alternativo.

II. Uma das primeiras técnicas de balanceamento de carga utilizadas foi a de DNS round‐robin, onde múltiplos endereços IP de vários servidores são associados a um único nome de domínio.

III. Rollback é uma técnica que permite ao processo salvar seu estado periodicamente durante a execução normal da aplicação.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    I - Errado, pois failback:  Quando o servidor que abandonou o cluster retorna ao serviço e se volta a juntar ao cluster, os serviços ou aplicações que migraram anteriormente para outro nó podem agora retornar para o servidor no qual estavam originalmente. Isto é o chamado failback.

    Fonte: http://redes-e-servidores.blogspot.com.br/2011/04/failover-clustering-i.html

    ll - Correto. 

    lll- Errado, Roll Back é uma técnica utilizada para retornar um sistema a uma estado anteriormente estável após uma falha.  

  • Conforme Q 919251 , da mesma banca:

    I - No processo failback, há o movimento de mover a aplicação crítica e os seus clientes de volta para o nó principal totalmente livre de defeitos, erros ou falhas. Obs.: back indica volta e, portanto, essa alternativa não faria sentido.

    II - Correta

    III -  Checkpoint é uma técnica que permite ao processo salvar seu estado periodicamente durante a execução normal da aplicação.


ID
2551837
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O termo clustering é utilizado para designar as técnicas que fazem com que múltiplos recursos, como servidores, apareçam como sendo uma única entidade para usuários externos. Balanceamento de carga e alta disponibilidade são exemplos de clustering. Indique a afirmativa CORRETA sobre as tecnologias e produtos disponíveis para aumentar a carga e a disponibilidade de serviços oferecidos na rede.

Alternativas
Comentários
  • b) Proxies reversos podem ser utilizados para prover balanceamento de carga e alta disponibilidade para servidores HTTP e HTTPS. HAproxy e Nginx são exemplos de ferramentas que podem operar como proxyreverso, contudo, por questões de segurança, essas ferramentas operam apenas com HTTPS.  

     

    c) Balanceamento de carga pode ser feito nas camadas 4 (Transporte) ou 7 (Aplicação). Quando o balanceamento é feito na camada 4, o conjunto de aplicações e serviços poderá ser distribuído em diversos servidores, sendo que cada servidor poderá suportar um conjunto de aplicações e serviços específicos.   

     

    Essas características são do balanceamento na camada 7 (aplicação). 

     

    Balanceamento de carga na camada 4 é distribuir os pedidos para os servidores no nível ou camada de transporte, ou seja, nos protocolos como o TCP e o UDP. 

     

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

     

    Sobre Gabarito (letra c):  

     

    Há várias maneiras de implementar IPs flutuantes em um ambiente local. Em todos os casos, os servidores que compartilham o endereço IP também precisam compartilhar o estado um do outro por meio de um mecanismo de sinal de funcionamento. Esse mecanismo permite aos servidores comunicar o estado de integridade deles um ao outro. Ele também permite que o servidor secundário assuma o endereço IP flutuante depois que o servidor vinculado falhar. Esse esquema é frequentemente implementado por meio do uso do Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP), mas você também pode usar outros mecanismos semelhantes.

     

    ...IPs flutuantes permitem alta disponibilidade com os Serviços Windows por meio do uso do Clustering de failover do Windows Server.

     

    Os servidores que exigem alta disponibilidade normalmente usam IPs flutuantes. Por exemplo, bancos de dados relacionais mestre-escravo, como o Microsoft SQL Server, que usam Grupos de disponibilidade sempre ativados.

     

    MASTIGADINHO EM!! Quem quiser se aprofundar tá ai a fonte:
     

    https://cloud.google.com/solutions/best-practices-floating-ip-addresses?hl=pt-br

     

    http://redes-e-servidores.blogspot.com.br/2011/03/balanceamento-de-carga-iii.html


ID
2566771
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Cluster SSH (Secure Shell) é um aplicativo que permite a conexão SSH a diversos servidores simultaneamente. O SSH é um protocolo de comunicação segura que criptografa todo o tráfego entre o cliente e o servidor, sendo utilizado para transferir arquivos entre o computador e o servidor remoto, ou mesmo a utilização de comandos para executar manutenção diversa. Juntamente com o cluster SSH podem ser instalados o SCP e o SFTP. O comando SCP permite a cópia de arquivos entre máquinas; já o SFTP também é instalado com o SSH e pode ser utilizado para transferência de arquivos entre máquinas e é semelhante ao FTP, enquanto o SCCP apenas transfere arquivos sem abandonar o ambiente shell da máquina onde opera. No ambiente SFTP, alguns comandos poderão ser utilizados, sendo que um deles faz upload de arquivos, permitindo as chaves -r e -p. Assinale a alternativa que apresenta esse comando. 

Alternativas
Comentários
  • A transferência de arquivos para o sistema remoto é facilmente realizada utilizando-se o comando apropriadamente denominado "put" já o "get" serve para fazer downloads.

     

    https://www.digitalocean.com/community/tutorials/como-utilizar-o-sftp-para-transferir-arquivos-com-seguranca-com-um-servidor-remoto-pt

  • Exemplos de usos dos comandos "put"  e "get":

    get: Para baixar os arquivos
    put: Para subir arquivos

    Usando get, para transferir um arquivo por vez. O get não suporta o uso de metacaracteres:

    ftp> get name_file

    Com mget, podemos transferir vários arquivos de uma vez e podemos usar metacaracteres. O comando abaixo transfere todos os arquivos.

    ftp> mget*

    Sair do ftp

    ftp> bye

    Para fazer upload o procedimento é o mesmo a única diferença é que usamos put e mput no lugar de get e mget respectivamente.

    ftp> put name_file
    ftp> mput*

    Fonte: http://blog.fabianobento.com.br/2013/09/transferencia-de-arquivos-por-ftp/


ID
2583970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São tecnologias de interconexão em clusters:

Alternativas

ID
2746321
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O aumento da facilidade de acesso à Internet tem permitido uma grande disponibilização da informação. Para dar suporte a essa facilidade de acesso é necessária uma enorme infraestrutura de hardware e software. Considerando as características de computadores paralelos, analise as proposições a seguir:


I. Um sistema de multiprocessamento simétrico pode ser composto por milhares de computadores com processadores e sistemas operacionais heterogêneos.

II. Um sistema de processamento paralelo em massa visa resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada usando um único conjunto de núcleos de processamento localizados em um mesmo computador.

III. Um cluster de computadores é uma coleção de dois ou mais computadores usados para executar um dado problema podendo conter processadores multicore.

IV. Um grid computing provê uma plataforma na qual recursos computacionais são organizados dentro de um ou mais conjuntos lógicos, as tarefas são divididas entre diversos computadores locais ou remotos formando um “super computador virtual”.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) INCORRETA. Definição de um GRID e não de um SMP


    II) INCORRETA. De fato, um dos objetivos do processamento paralelo é resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada. Porém, seu uso pode ser tanto em um conjunto de nucluos em uma mesma máquina (SMP por exemplo), quanto em multiplas máquinas com multiplos processadores (Cluster, GRID, NUMA...)


    III) CORRETA.


    IV) CORRETA. O “super computador virtual” que a assertiva define é, na verdade, um software que abstrai todos os nós membro do GRID, de forma que este conjuto apareça para o usuário final como se fosse uma única máquina. Este software é o MiddleWare;

  • Somente as proposições III e IV estão corretas.


ID
2752648
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids), em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares, sistemas operacionais e softwares heterogêneos, e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • A questão só inverteu o conceito de Cluster (que é homogêneo) e Grid (que é heterogêneo)


ID
2757760
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ambientes de alta disponibilidade e escalabilidade são utilizados com a finalidade de balanceamento de carga, “failover” e replicação de estado.

Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica de checkpoint salva periodicamente o estado do processo durante a execução normal da aplicação, permitindo sua posterior restauração, no caso de uma falha no sistema.
II. O processo de troca, através de transações, para um nó alternativo, devido a uma situação de falha em um dos nós do cluster é chamado de rollback.
III. O processo de mover a aplicação crítica e os seus clientes de volta para o nó principal totalmente livre de defeitos, erros ou falhas é chamado de failback.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Ótimo artigo sobre Failover, Failback e Switchover: https://littleoak.wordpress.com/2008/08/31/o-que-e-failover-failback-e-switchover/

  • Letra D

     

    Corrigindo o item II

    II. O processo de troca, através de transações, para um nó alternativo, devido a uma situação de falha em um dos nós do cluster é chamado de rollback. failover.


ID
2863552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A estrutura dos sistemas operacionais modernos possibilita implementação de tolerância a falhas, contemplando projetos de interoperabilidade e virtualização, nativa ou não, de seus códigos. A esse respeito, julgue o item que se segue.


Quando, em um cluster de máquinas com diversos sistemas operacionais, ocorre uma falha em um dos seus membros, outro membro verifica o problema e assume as suas funções. Essa capacidade é conhecida como failback.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA.


    Failback é quando uma máquina que ficou offline por algum motivo volta a funcionar normalmente, podendo receber requisições. O que a questão apresentou foi o conceito de failover.

  • Erro esta na palavra FAILBcAK, apenas mudar para FAILOVER

  •  failover é o mecanismo para acionar o plano de contingência

  • Failback é a recuperação/restauração de uma máquina que apresentou problemas. Você executa o failback na máquina que está em estado de failover, que teve o seu serviço migrado para outra máquina.

  • Sobre questão afirmar que esse cluster é composto com Sistemas Operacionais diferentes, isso não seria uma característica de Grid ?Não estaria inválidando a questão também?
  • Errada.

    Ela fala do FailOver

  • Existem dois erros na questão

    Quando, em um cluster (GRID suporta diversos sistemas operacionais) de máquinas com diversos sistemas operacionais, ocorre uma falha em um dos seus membros, outro membro verifica o problema e assume as suas funções. Essa capacidade é conhecida como failback (FAILOVER que mantem a disponibilidade)

    .

  • Exatamente, Dhiemeson, o enunciado também apresenta esse erro.

  • De um jeito mais simples, a questão fala do:

    Faillover: Lembrar de companheirismo, quando um sistema falha os outros ajudam.

    Failback: Lembrar de Black, fica escuro, offline, e depois volta a funcionar.

    Força!!!


ID
3064063
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Cluster de Alta Dsponibilidade é caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • Cluster é um tipo de sistema fracamente acoplado (multicomputador) tendo como característica reúnir várias CPUs. Conexão de alto desempenho. Dois ou mais sistemas individuais — ou nós — acoplados. Cada componente da rede possui seu próprio SO. Para o usuário é como se não existisse uma rede de computadores, mas sim um único sistema centralizado. Fornece alta disponibilidade e computação de alto desempenho.


ID
3186253
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A comunicação por troca de mensagens utilizando Message Passing Interface (MPI) é largamente utilizada em processamento de alto desempenho. O mecanismo de trocas de mensagens ponto a ponto oferece uma forma de comunicação entre dois processo MPI. Sobre esse tipo de comunicação, é correto afirmar: 

Alternativas

ID
3271357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em agrupamento de dados, o algoritmo k-means é aplicado por várias aplicações que demandam a criação de clusters. Sua abordagem heurística, progressivamente refina a qualidade dos grupos formados, buscando a estabilidade em um ótimo local.

Uma das características desse algoritmo é a de

Alternativas
Comentários
  • Tipo de questão que o cara chuta.

  • Em, agrupamento k-means é um método de que objetiva n observações dentre k grupos onde cada observação pertence ao grupo mais próximo da média.

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/K-means

  • Não chutei pois estudei data mining.


ID
3325996
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Outro tipo de sistema multiprocessador é o sistema em cluster, que reúne várias CPUs.

SILBERSCHATZ, A.; GALVIN, P. B.; GREG, G. Fundamentos de
Sistemas Operacionais. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2015, com adaptações.

A respeito da arquitetura de clusters, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A. ERRADA - Essa é a descrição de um cluster simétrico. B. ERRADA - Clusters são formados a partir de uma conexão de rede local (LAN). C - ERRADA. Clusters aumentam o throughput. D - GABARITO. Clusters podem aumentar a tolerância às folhas, DISPONIBILIDADE e desempenho de processamento. E. ERRADA. O uso de clusters para realizar computação paralela é cada vez MAIS comum.
  • O cluster costuma ser usado para fornecer serviço de alta disponibilidade — isto é, o serviço continuará mesmo se um ou mais sistemas do cluster falhar. Geralmente, a alta disponibilidade é obtida pela adição de um nível de redundância ao sistema

    SILBERSCHATZ


ID
3339025
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às soluções de alta disponibilidade, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão incorreta deve está escrita errada pela banca ou QC, mas o comando corrreto é RSYNC e não RYSNC.

    O Comando Rsync Linux transfere e sincroniza arquivos ou diretórios de forma eficiente entre uma máquina local, outro host, um shell remoto ou qualquer combinação desses três.