SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Câmara de Taquaritinga do Norte - PE - Chefe de Divisão


ID
5117239
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Balanced Scorecard é uma técnica gerencial que permite uma abordagem estratégica de curto prazo e que tolhe a comunicação organizacional.

II. Os fluxogramas são também chamados de mapas de processos, pois permitem visualizar as diversas atividades e conexões de um processo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Marcando os erros da assertiva:

    I. O Balanced Scorecard é uma técnica gerencial que permite uma abordagem estratégica de curto prazo e que tolhe a comunicação organizacional.

    Como deveria ser:

    I. O Balanced Scorecard é uma técnica gerencial que permite uma abordagem estratégica de longo prazo e que, meio de indicadores, possibilita a atuação para a concretização de ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às organizações, visto que o BSC tem como foco atuar para que a visão da organização seja concretizada.

  • Complementando...

    O fluxograma é uma representação gráfica da sequência das etapas de um processo que permite uma análise de limites e fronteiras, fornecendo uma visão global por onde se passa o produto.

    Ele é estruturado por símbolos geométricos que simbolizam quais são os materiais, serviços ou recursos envolvidos nos processos e quais são as direções a serem seguidas para que o resultado (produto ou serviço) seja atingido.

    Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/fluxograma

    gab. C

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o balanced scorecard e a ferramenta de gestão chamada de fluxograma. Tendo dito isso, vejamos como as afirmativas apresentadas podem ser julgadas.

    I. incorreto. O Balanced Scorecard é uma técnica gerencial que permite uma abordagem estratégica de curto prazo e que tolhe a comunicação organizacional.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. Tendo como uma das suas principais marcas o possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo).

    BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    II. correto. Os fluxogramas são também chamados de mapas de processos, pois permitem visualizar as diversas atividades e conexões de um processo.

    • O fluxograma é a uma ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica de todos os processos realizados pela organização, tendo por objetivo a facilitação das rotinas e redução dos movimento desnecessários nos procedimentos administrativos.

    Após termos analisado os itens da questão, concluímos que a alternativa "C" é a correta, apenas a afirmativa II está correta.

    GABARITO: C

  • tolher

    /ê/

    verbo

    1. 1.
    2. transitivo direto
    3. causar embaraço ou impedimento; estorvar.
    4. "a dor tolheu-lhe os movimentos"
    5. 2.
    6. transitivo direto
    7. pôr obstáculo a; opor-se, obstar.
    8. "bancos de areia tolhiam a navegação"


ID
5117242
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:



I. A Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 29, define a dívida pública consolidada ou fundada como o montante total, apurado em duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis ou contratos.

II. À luz do artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se informação pessoal aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado SEM duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • GABARITO: C

    ITEM I: FALSO

    Art. 29, LRF. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    I- dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    ITEM II: VERDADEIRO

    Art. 4º, Lei n. 12.527/2011. Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;


ID
5117245
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação, considera-se documento qualquer unidade de registro de informações exclusivamente em formato digital.

II. O artigo 29 da Lei de Responsabilidade Fiscal define operação de crédito como o compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12527/2011

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

  • Complementando:

    Art. 29 III c/c §1° LRF: equipara-se a operação de crédito a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívida pelo ente da federação.

  • Gabarito: C

  • LAI - 12527/2011

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    LC 101

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;


ID
5117248
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o artigo 18 da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

II. O artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, define serviço como toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. De acordo com o artigo 18 da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

    Verdadeiro. A banca trouxe cópia literal do art. 18, caput, da Lei de Responsabilidade Fiscal: Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

    II. O artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, define serviço como toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

    Verdadeiro. A banca trouxe o conceito de "serviço". Inteligência do art. 6º, II, da Lei n. 8.666/93: Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se: II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    Portanto, ambos os itens são verdadeiros.

    Gabarito: A


ID
5117251
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Nos termos do artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se autenticidade a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

II. Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação, considera-se informação sigilosa qualquer conjunto de dados ao qual deve-se dar ampla publicidade em um prazo de, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas.


Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I. Nos termos do artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se autenticidade a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

    CORRETO. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11):

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    II. Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação, considera-se informação sigilosa qualquer conjunto de dados ao qual deve-se dar ampla publicidade em um prazo de, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas.

    ERRADO. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11):

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>;

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO LETRA B

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

  • Autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.


ID
5117254
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

II. De acordo com o artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e da Lei n. 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    Verdadeiro. Trata-se de cópia literal do art. 3º, caput, da Lei n. 8.666/93: Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.  

    II. De acordo com o artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

    Verdadeiro. A banca trouxe o conceito de "disponibilidade". Inteligência do art. 4º, VI, da Lei 12.527/2011: Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se: VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    Portanto, ambos os itens são verdadeiros.

    Gabarito: A

  • Gab. ''A'' - As duas afirmativas estão corretas.

    Art. 3 da lei 8666/93  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    Art. 4º da lei 12.527/2011 Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.


ID
5117257
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O artigo 4º da Lei de Acesso à Informação define integridade como a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

II. À luz do artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal, as previsões de receita não poderão considerar os efeitos das alterações na legislação ou da variação do índice de preços.


Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I. O artigo 4º da Lei de Acesso à Informação define integridade como a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

    CORRETO. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11):

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    II. À luz do artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal, as previsões de receita não poderão considerar os efeitos das alterações na legislação ou da variação do índice de preços.

    ERRADO. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00):

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>; <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO LETRA B

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

  • L.A.I

    Art. 4.

    • Autenticidade: qualidade da informação produzida, expedida, recebida ou modificada. (Confiabilidade.)
    • Integridade: qualidade da informação não modificada.
    • Primariedade: qualidade da informação coletada na fonte.

ID
5117260
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o disposto no artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se alienação toda aquisição de bens ou serviços pelo Estado.

II. De acordo com o artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a destituição, a omissão e a renúncia de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e da LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. De acordo com o disposto no artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se alienação toda aquisição de bens ou serviços pelo Estado.

    Falso. Na verdade, a Lei de Licitações traz o conceito de alienação, como sendo "toda transferência de domínio de bens a terceiros. Nesse sentido, é o art. 6º, IV, da Lei n. 8.666/93: Art. 6 Para os fins desta Lei, considera-se: IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    II. De acordo com o artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a destituição, a omissão e a renúncia de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Falso. Exatamente o oposto: os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal são: a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. Inteligência do art. 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal: Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Portanto, ambos os itens são falsos.

    Gabarito: D

  • I - Alienação é venda e não aquisição, mesmo sem conhecer a 8.666 dava para anular essa.

    II - Constituem requisitos, essenciais da RESPONSABILIDADE na gestão fiscal: IPE

    1.Instituição.

    2.Previsão.

    3.Efetiva arrecadação.

    Obs.: De todos os tributos de competência constitucional do ente.

  • Gabarito letra D.

    art. 6º da Lei 8666/93: IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    LC 101/2000 _ Responsabilidade Fiscal: Art. 11.   Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

  • GABARITO - D

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros; 

  • Trata-se de uma questão sobre a Lei 8.666/93 (licitações e contratos administrativos) e a Lei 101/2000 (LRF).

    Vamos analisar as assertivas.

    I. ERRADO. De acordo com o disposto no artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o conceito de alienação é outro:
    “Art. 6º  Para os fins desta Lei, considera-se: (...)
    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;"


    II. ERRADO. De acordo com o artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal, NÃO constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a destituição, a omissão e a renúncia de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. Este artigo da LRF diz justamente o contrário (impõe a instituição e cobrança tributária):

    “Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal  a INSTITUIÇÃO, PREVISÃO E EFETIVA ARRECADAÇÃO  de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação".

    Logo, as duas afirmativas são falsas.

     
    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

ID
5117263
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se tratamento da informação o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.

II. A responsabilidade na gestão fiscal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    I. De acordo com o artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se tratamento da informação o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.

    CORRETO. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11):

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    II. A responsabilidade na gestão fiscal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

    CORRETO. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00):

    Art. 1§ 1 A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO LETRA A

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.


ID
5117266
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 26, determina que a destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas não deve ser precedida de autorização por lei específica.

II. A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, determina que o procedimento licitatório previsto caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e procedimento licitatório e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. A Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 26, determina que a destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas não deve ser precedida de autorização por lei específica.

    Falso. É necessário, sim, lei específica. Inteligência do art. 26 da Lei de Responsabilidade Fiscal: Art. 26. A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.

    II. A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, determina que o procedimento licitatório previsto caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

    Verdadeiro. Realmente, o procedimento licitatório é ato administrativo formal, ainda que praticado em qualquer esfera da Administração Pública - União, Estados, DF, Municípios, Administração Pública Indireta. Nesse sentido: "O procedimento administrativo da licitação é sempre um procedimento formal, especialmente em razão de preceder de contratações que implicarão dispêndio de recursos públicos."

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C

    Fonte: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2012.


ID
5117269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, as obras, os serviços, as compras, as alienações, as concessões, as permissões e as locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nessa Lei.

II. Nos termos do artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se Seguro-Garantia o seguro que impede o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, as obras, os serviços, as compras, as alienações, as concessões, as permissões e as locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nessa Lei.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 2º, caput, da Lei n. 8.666/93: Art. 2   As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

    II. Nos termos do artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se Seguro-Garantia o seguro que impede o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

    Falso. A Lei n. 8.666/93 preceitua seguro-garantia como o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações e não aquele que impede, nos termos do art. 6º, VI, da Lei n. 8.666/93: Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se: VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B

  • LEI N° 8.666/93:

    ITEM I - VERDADEIRO.

    Art. 2   As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

    ITEM II - FALSO

    Art. 6   Para os fins desta Lei, considera-se:

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    GABARITO: LETRA B


ID
5117272
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

II. De acordo com o artigo 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e da LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

    Verdadeiro. A banca trouxe o conceito de obra, nos termos do art. 6º, I, da Lei n. 8.666/93: Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se: I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II. De acordo com o artigo 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

    Verdadeiro, nos termos do art. 25, caput, da Lei de Responsabilidade Fiscal: Art. 25.Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

    Portanto, os dois itens são verdadeiros.

    Gabarito: A

  • ITEM I - CORRETO:

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    ITEM II - CORRETO:

    Art. 25.   Para efeito desta Lei Complementar,   entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

    GABARITO: LETRA A


ID
5117275
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Ciclo PDCA, a fase de controle refere-se a medir os processos em relação aos requisitos estabelecidos para, em seguida, iniciar a execução do trabalho planejado.

II. O caminho crítico, em um projeto, refere-se à menor sequência de atividades no diagrama de rede desse projeto, a qual determina a maior duração que esse empreendimento pode ter.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Marcando os erros da assertiva I:

    I. No Ciclo PDCA, a fase de controle refere-se a medir os processos em relação aos requisitos estabelecidos para, em seguida, iniciar a execução do trabalho planejado.

    Como deveria ser:

    I. No Ciclo PDCA, a fase de controle refere-se a monitorar/controlar periodicamente os resultados/os processos confrontando-os com os requisitos estabelecidos no planejamento.

    Resumo das Fases do Ciclo PDCA:

    Planejamento (Plan): estabelece objetivos, metas e os meios para alcançá-los; Execução (Do): executa as atividades propostas no planejamento; Controle/Verificação (Check/Control): monitora/controla a execução e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado; Ação Avaliativa/Corretiva (Act to corret): identifica as eventuais falhas e as corrige, a fim de melhorar a qualidade, eficiência e a eficácia. Dessa forma, aprimora a execução das atividades e corrige eventuais falhas.

    Marcando os erros da assertiva II:

    II. O caminho crítico, em um projeto, refere-se à menor sequência de atividades no diagrama de rede desse projeto, a qual determina a maior duração que esse empreendimento pode ter.

    Como deveria ser:

    II. O caminho crítico identifica as atividades principais/críticas/gargalo; aquelas que não podem atrasar, visto que comprometeriam a realização do projeto.

    Sobre o "caminho crítico" (assunto de gestão de projetos):

    "CPM – Critical Path Method (ou método do caminho crítico) – é uma metodologia utilizada no planejamento de projetos: ele está diretamente relacionado com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração; é elaborado para otimizar/minimizar o tempo de realização do projeto, no entanto, uma vez definidas as atividades críticas e estabelecido o período total de tempo – esse tempo representa o prazo máximo de duração do projeto: o caminho crítico passa a representar o prazo máximo aceito para a realização do projeto.

    O caminho crítico identifica as atividades principais/críticas/gargalo; aquelas que não podem atrasar, visto que comprometeriam a realização do projeto: é utilizado para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva, e que devem ser realizadas nas datas previamente estabelecidas, sem atrasos, para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo definido."

    Fonte: Livro Administração Pública do Augustinho Paludo.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre o que está envolvido no ciclo PDCA e no caminho crítico na gestão de projetos. Vamos lá.

    I. incorreto. No Ciclo PDCA, a fase de controle refere-se a medir os processos em relação aos requisitos estabelecidos para, em seguida, iniciar a execução do trabalho planejado. A etapa de execução antecede a medição dos processos (controle/verificação), a etapa de verificação recai, exatamente sobre o que foi executado, feito antes.

    • O correto seria para iniciar a correção, na etapa Act.

    O ciclo de Shewhart, Deming, ou PDCA é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas e garantir o alcance de metas organizacionais.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.
    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.
    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.
    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos.

    II. incorreto. O caminho crítico, em um projeto, refere-se à menor sequência de atividades no diagrama de rede desse projeto, a qual determina a maior duração que esse empreendimento pode ter.

    • O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto.

    Após analisarmos os itens, concluímos que a alternativa "D" é a correta, todas as afirmações estão incorretas.

    GABARITO: D

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da teoria do cominho crítico, bem como da ferramenta da gestão da qualidade PDCA.

    Primeiramente, vamos a uma breve contextualização sobre o ciclo PDCA.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A ferramenta da qualidade “ciclo PDCA", também conhecido como ciclo de melhoria contínua, foi criado por Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.

    Segundo Paludo (2013), o ciclo PDCA é uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. (Paludo, 2013, pág. 157).

    Com efeito, este ciclo tem o objetivo de maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços por meio da melhoria de processos, sendo composto pelas etapas, que compõem um ciclo:

    - Planejamento (Plan): estabelece objetivos e caminhos para alcançá-los.
    - Execução (Do): Executa as atividades.
    - Verificação (Check/Control): verifica o grau de execução das atividades.
    - Ação corretiva (Act to Correct): identifica falhas e propõe ajustes para alcançar a melhoria das atividades.




    Fonte: Imagem elaborada pelo professor.

    Agora, vamos a uma breve explicação sobre a teoria do caminho crítico:

    No método PERT/COM, o planejamento de projetos é realizado através de uma rede, identificando as atividades e apresentando uma sequência lógica para identificar o caminho crítico.

    Neste contexto, o caminho crítico fica evidenciado com a determinação das atividades críticas e para ser considerada crítica, uma atividade deverá, pela definição, satisfazer a duas condições: estar entre eventos críticos e ter a maior duração entre esses eventos.

    Diante disso, vamos analisar as alternativas.

    I – Falsa, pois a fase de controle refere-se a verificação do grau de execução das atividades, em seguida, iniciar a identificação de falhas e propor os ajustes para alcançar a melhoria das atividades (act). Deste modo, a questão alterou a ordem das etapas do PDCA.

    II – Falsa, pois o caminho crítico é o caminho mais longo através do projeto, ou seja, o caminho crítico é a sequência de realização de atividades de um projeto que resulta na maior duração de tempo.


    Fonte:
    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5117278
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O plano estratégico é pertinente à organização como um todo. Ou seja, todas as unidades organizacionais devem contribuir para a realização dos objetivos estratégicos.

II. Os fluxogramas mostram uma sequência de etapas em um processo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • fluxograma é uma representação gráfica da sequência das etapas de um processo que permite uma análise de limites e fronteiras, fornecendo uma visão global por onde se passa o produto.

    https://www.voitto.com.br/blog/artigo/fluxograma

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter noção do que está envolvido no planejamento estratégico, bem como na ferramenta de gestão fluxograma. Vejamos os itens.

    I. correto. O plano estratégico é pertinente à organização como um todo. Ou seja, todas as unidades organizacionais devem contribuir para a realização dos objetivos estratégicos.

    Quanto ao nível, o planejamento pode ser:

    • Estratégico: é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo.
    • Tático: tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Outra característica do planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, é de médio prazo.
    • Operacional: o planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo.

    II. correto. Os fluxogramas mostram uma sequência de etapas em um processo.

    O fluxograma é a uma ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica de todos os processos realizados pela organização, tendo por objetivo a facilitação das rotinas e redução dos movimento desnecessários nos procedimentos administrativos.

    Verificamos que em decorrência dos dois itens estarem corretos, a alternativa "A" é o gabarito.

    GABARITO: A

  • Acredito que a primeira premissa deveria ser PLANEJAMENTO! plano é algo mais restrito , temporal !


ID
5117281
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. À luz do artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se compra toda aquisição não remunerada de serviços para fornecimento de uma só vez, apenas.

II. Para os efeitos do artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se informação quaisquer dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. À luz do artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se compra toda aquisição não remunerada de serviços para fornecimento de uma só vez, apenas.

    ERRADO. Segundo a Lei 8.666/93:

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    II. Para os efeitos do artigo 4º da Lei de Acesso à Informação, considera-se informação quaisquer dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

    CORRETO. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11):

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • LETRA C

    I- FALSA II-VERDADEIRA

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • GABARITO LETRA C

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

    Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se:

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    EI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;


ID
5117284
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Microsoft Excel é um software para criação e manutenção de documentos eletrônicos, especializado na edição de imagens vetorizadas. Utiliza-se o Microsoft Excel para resolver um problema que, manualmente, o usuário resolveria utilizando instrumentos artísticos e habilidades com desenho linear.

II. No Windows 10, o aplicativo LIXEIRA armazena as pastas e os arquivos excluídos pelo usuário, exceto quando os mesmos tenham sido definitivamente removidos do computador. Nesse aplicativo, é possível, ainda, selecionar um arquivo e restaurá-lo para que possa ser novamente utilizado pelo usuário.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gab: C

    Microsoft Excel é um editor de planilhas (Folhas de Cálculo) produzido pela Microsoft. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de tabelas.

    A lixeira do Windows armazena pastas e documentos excluídos pelo usuário.

    • SHIFT+DEL= exclui permanentemente o arquivo
    • DEL=exclui o arquivo, mas é possível restaurá-lo na lixeira.
    • Arquivos maiores que o espaço disponível na Lixeira são excluídos definitivamente.

ID
5117287
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica cujas opções de formatação de células não incluem alterar as características visuais do tipo de Fonte, Bordas ou o Sombreamento das planilhas, individualmente, pois qualquer mudança deve ser aplicada a uma planilha inteira.

II. Uma importante regra de segurança na Internet é sempre clicar em links ou anexos enviados para o e-mail por endereços virtuais desconhecidos. Essas mensagens podem ser vetores de ameaças virtuais, como vírus ou um cavalo de Tróia, as quais podem ser impedidas ao clicar nas mesmas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    II - Uma importante regra de segurança na Internet é sempre clicar em links ou anexos enviados para o e-mail por endereços virtuais desconhecidos. Essas mensagens podem ser vetores de ameaças virtuais, como vírus ou um cavalo de Tróia, as quais podem ser impedidas ao clicar nas mesmas.

    ENDEREÇOS CONHECIDOS - CUIDADO -MESMO CONHECIDO NECESSITAM DE SEGURANÇA.

  • Gabarito: Letra D.

    I. O Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica cujas opções de formatação de células não incluem alterar as características visuais do tipo de Fonte, Bordas ou o Sombreamento das planilhas, individualmente, pois qualquer mudança deve ser aplicada a uma planilha inteira. Incluem

    II. Uma importante regra de segurança na Internet é sempre clicar em links ou anexos enviados para o e-mail por endereços virtuais desconhecidos. Essas mensagens podem ser vetores de ameaças virtuais, como vírus ou um cavalo de Tróia, as quais podem ser impedidas ao clicar nas mesmas. Evitar clicar em links desconhecidos

    _________

    Bons Estudos.

  • LETRA D gritando nessa questão


ID
5117290
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Microsoft Word, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem.

II. No Microsoft Windows, a Área de Trabalho (também chamada de desktop) é a principal área exibida na tela quando o usuário liga o computador e faz logon no Windows. É o lugar que exibe tudo o que é aberto (programas, pastas, arquivos) e que também organiza as atividades.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    I. No Microsoft Word, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem.

    ( ERRADO )

    Na guia Layout de Página, no grupo Configurar Página, clique em Números de Linha. Após, escolha dentre as opções : Contínuo , reiniciar ....

    _________________________________________________

    II. No Microsoft Windows, a Área de Trabalho (também chamada de desktop) é a principal área exibida na tela quando o usuário liga o computador e faz logon no Windows. É o lugar que exibe tudo o que é aberto (programas, pastas, arquivos) e que também organiza as atividades. ( CORRETO )

    Desktop é a principal área exibida na tela quando você liga o computador. Ela funciona como se fosse uma mesa onde você colocasse suas pastas, seus arquivos, suas mensagens etc.

    ____________________________________________________

    BONS ESTUDOS!


ID
5117293
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os ataques na Internet podem ser realizados utilizando diversas tecnologias e métodos. Frequentemente, esses ataques visam à obtenção de dados sigilosos ou à retirada de serviços disponíveis on-line.

II. O usuário do Windows 10 que deseja ocultar as informações confidenciais, como senhas ou códigos pessoais, pode utilizar o comando Alt + Shift + L após selecionar o arquivo onde as referidas informações estão contidas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

  • Alt + shift+ L no Windows 10 não faz nada...


ID
5117296
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A fim de garantir a segurança no uso da internet, o servidor público não deve fornecer a sua palavra-passe (senha) de acesso a sistemas e serviços a terceiros, assim como não deve partilhar informações pessoais ou íntimas com desconhecidos.

II. Na Internet, os golpistas utilizam-se de diferentes meios e discursos para enganar e persuadir as vítimas a fornecer informações sensíveis ou a realizar ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Para manter o seu computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que você precisa adotar. Essas medidas incluem manter os programas instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar mecanismos de segurança, como antimalware e firewall pessoal.

    Além disso, há alguns cuidados que você e todos que usam o seu computador devem tomar sempre que forem manipular arquivos. Novos códigos maliciosos podem surgir, a velocidades nem sempre acompanhadas pela capacidade de atualização dos mecanismos de segurança.

    CARTILHA DE SEGURANÇA

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!


ID
5117299
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A razão entre o número total de alunos matriculados em uma escola e o número de alunos não concluintes dessa escola, nessa ordem, é de 8 para 6. Sabe-se que são 160 os alunos concluintes desse curso e que o total de alunos matriculados representa a soma entre o total de alunos concluintes e não concluintes. Assim, baseando-se exclusivamente nas informações apresentadas, é correto afirmar que o número total de alunos nessa escola é superior a 718.

II. O preço do feijão na loja “A” é de R$ 6,50, por quilo; na loja “B” é de R$ 6,90, por quilo; na loja “C” é de R$ 7,60, por quilo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio do feijão, no período considerado, é igual a R$ 7, por quilo.

III. O preço de um produto sofreu um aumento equivalente a 3,5% sobre o seu preço inicial, passando a custar R$ 414,00. Assim, é correto afirmar que o preço inicial desse produto, sem considerar o reajuste de preço, era inferior a R$ 359,00.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117302
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Sobre os custos de um produto incide um imposto de 6,5%, resultando em um preço final de R$ 809,40. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que os custos desse produto, sem considerar os impostos, eram superiores a R$ 742,00.

II. Um produto importado foi comprado, no Brasil, por R$ 800,00. A nota fiscal do produto informava que, do preço pago pelo cliente, R$ 392,00 correspondem a impostos. Assim, é correto afirmar que o total de impostos que incide sobre o preço do aparelho é superior a 81%.

III. Uma praça pública, no momento da sua inauguração, possuía uma largura equivalente a 37m e um comprimento de 43m. Após alguns anos, uma reforma ampliou em 17% sua área. Após essa reforma, 23% da praça foram transformados em um jardim de flores. Sabe-se que uma empresa é responsável pela manutenção da área desse jardim de flores ao custo anual de R$ 877 por metro quadrado da área submetida aos serviços de jardinagem. Assim, é correto afirmar que o custo total anual dos serviços é menor que R$ 356.000,00.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117305
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um capital de R$ 424.000,00 foi investido por 6 meses e apresentou rendimentos totais da ordem de 4% ao final desse período. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o montante acumulando é superior a R$ 431.980,00.

II. Em uma praça municipal com formato retangular, será realizada uma reforma a fim de aumentar a sua largura em 35%, e reduzir o seu comprimento a 76% da medida inicial. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, após a

reforma, a área da praça será reduzida em 8,5%.

III. Considere uma propriedade com o formato de um quadrado cuja área é igual a 169 m², ao redor da qual foi posta uma cerca que compreende a dimensão total do seu perímetro. Sabe-se que o custo de instalação dessa cerca, incluindo materiais e mão de obra, é igual a R$ 35 por metro linear de cerca instalada. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o custo total de instalação dessa cerca foi inferior a R$ 1.728,00.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas

ID
5117308
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Considere um tanque reserva com as seguintes dimensões: 3,75m de altura, 6,4m de largura e 13,6m de comprimento. Atualmente, 32% desse tanque encontra-se preenchido com água. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que esse tanque contém menos de 100m³ de água.

II. Um reservatório possui largura igual a 6,80m, profundidade igual a 1,20m e comprimento igual a 8,40m. Se esse reservatório está com 2/3 do seu volume preenchido com cereais, então nele estão contidos mais de 43,8 m³ de cereais.

III. O preço da gasolina no posto “A” é igual a R$ 3,10, por litro; no posto “B”, custa R$ 3,12, por litro; e no posto C, custa R$ 3,20, por litro. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio da gasolina, nos postos considerados, é superior a R$ 3,12, por litro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117311
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um veterinário percebeu que a razão entre o peso do felino “A” e peso do felino “B”, no momento em que foram recolhidos das ruas, era de 2/3. Após alguns meses de cuidados profissionais, o peso do felino “A” aumentou 50% e o peso do felino “B” aumentou 25%. Assim, após o tratamento recebido, a razão 2/3 passou a ser 3/8.

II. Em janeiro, um supermercado contabilizou R$ 188.350,00 de receita com a venda de laticínios. Em fevereiro, sua arrecadação cresceu 8% em relação a janeiro com a venda dessa categoria de produtos. Em março, sua arrecadação cresceu 13% em comparação a fevereiro com a mesma linha de itens. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor arrecadado com a venda de laticínios em março foi superior a R$ 232.761,00 e inferior a R$ 233.997,00.

III. Um produto cujo preço inicial era de R$ 500,00 foi vendido com um desconto de 37%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é possível afirmar que o preço desse produto, após o desconto, será inferior a R$ 343,00.


Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas

ID
5117314
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 19/11/2019
Por Agência Brasil (Brasília)

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30 de novembro, 16 municípios terão as ações de vacinação intensificadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra o sarampo e a febre amarela. A ação envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Bolívia e Colômbia). Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados fronteiriços 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios envolvidos na campanha contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

A campanha é realizada de acordo com o calendário de vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada, já que não faz parte do calendário de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

O Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico imunização nas fronteiras na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o MERCOSUL e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

 SARAMPO E FEBRE AMARELA

No Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. O Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

O comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão é de dezembro a maio. Nos últimos três anos, houve aumento da transmissão. No final de 2016 até junho de 2017 houve surto de grandes proporções que afetou principalmente os estados da região Sudeste, com um total de 778 casos humanos, incluindo 262 óbitos.

Adaptado.
Disponível em: http://bit.ly/2KzKBEG

Com base no texto 'CAMPANHA DE VACINAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:


I. No texto, é possível identificar a ideia de que a campanha do Ministério da Educação é realizada de acordo com um calendário de vacinação único, definido pelo Brasil e ao qual os demais países devem submeter-se.

II. O autor afirma que, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são o foco da campanha de vacinação.

III. O texto permite deduzir que mais de 90% dos casos de sarampo estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.


Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas

ID
5117317
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 19/11/2019
Por Agência Brasil (Brasília)

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30 de novembro, 16 municípios terão as ações de vacinação intensificadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra o sarampo e a febre amarela. A ação envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Bolívia e Colômbia). Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados fronteiriços 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios envolvidos na campanha contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

A campanha é realizada de acordo com o calendário de vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada, já que não faz parte do calendário de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

O Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico imunização nas fronteiras na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o MERCOSUL e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

 SARAMPO E FEBRE AMARELA

No Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. O Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

O comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão é de dezembro a maio. Nos últimos três anos, houve aumento da transmissão. No final de 2016 até junho de 2017 houve surto de grandes proporções que afetou principalmente os estados da região Sudeste, com um total de 778 casos humanos, incluindo 262 óbitos.

Adaptado.
Disponível em: http://bit.ly/2KzKBEG

Com base no texto 'CAMPANHA DE VACINAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:


I. O autor aponta que, no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade; e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

II. De acordo com o texto, o objetivo da iniciativa do Ministério da Saúde é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra a tuberculose e a febre amarela.

III. No texto, o autor afirma que, no Uruguai, a vacina contra a febre amarela será dada a todas as crianças com idade inferior a 10 anos e também aos idosos e gestantes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117320
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 19/11/2019
Por Agência Brasil (Brasília)

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30 de novembro, 16 municípios terão as ações de vacinação intensificadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra o sarampo e a febre amarela. A ação envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Bolívia e Colômbia). Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados fronteiriços 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios envolvidos na campanha contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

A campanha é realizada de acordo com o calendário de vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada, já que não faz parte do calendário de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

O Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico imunização nas fronteiras na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o MERCOSUL e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

 SARAMPO E FEBRE AMARELA

No Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. O Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

O comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão é de dezembro a maio. Nos últimos três anos, houve aumento da transmissão. No final de 2016 até junho de 2017 houve surto de grandes proporções que afetou principalmente os estados da região Sudeste, com um total de 778 casos humanos, incluindo 262 óbitos.

Adaptado.
Disponível em: http://bit.ly/2KzKBEG

Com base no texto 'CAMPANHA DE VACINAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:


I. O texto informa que, no Brasil, entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos.

II. O autor do texto diz que o Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é o resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico “imunização nas fronteiras” na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o Mercosul e Organização Pan-Americana de Saúde.

III. Depreende-se do texto que a ação do Ministério da Saúde envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, México e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Filipinas e Colômbia).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117323
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 19/11/2019
Por Agência Brasil (Brasília)

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30 de novembro, 16 municípios terão as ações de vacinação intensificadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra o sarampo e a febre amarela. A ação envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Bolívia e Colômbia). Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados fronteiriços 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios envolvidos na campanha contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

A campanha é realizada de acordo com o calendário de vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada, já que não faz parte do calendário de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

O Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico imunização nas fronteiras na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o MERCOSUL e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

 SARAMPO E FEBRE AMARELA

No Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. O Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

O comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão é de dezembro a maio. Nos últimos três anos, houve aumento da transmissão. No final de 2016 até junho de 2017 houve surto de grandes proporções que afetou principalmente os estados da região Sudeste, com um total de 778 casos humanos, incluindo 262 óbitos.

Adaptado.
Disponível em: http://bit.ly/2KzKBEG

Com base no texto 'CAMPANHA DE VACINAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:


I. Conclui-se do texto que a segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras, do Ministério da Saúde, busca intensificar as ações de vacinação em 16 municípios da região Nordeste do Brasil.

II. Infere-se do texto que os municípios envolvidos na campanha do Ministério da Saúde já não dispõem de quaisquer sobras ou reservas de estoques de vacina restantes da primeira fase da ação.

III. Segundo o texto, o comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão dessa doença é de dezembro a maio.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5117326
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 19/11/2019
Por Agência Brasil (Brasília)

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30 de novembro, 16 municípios terão as ações de vacinação intensificadas.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente, contra o sarampo e a febre amarela. A ação envolve países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e países associados ao Mercosul (Bolívia e Colômbia). Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados fronteiriços 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios envolvidos na campanha contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

A campanha é realizada de acordo com o calendário de vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada, já que não faz parte do calendário de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida até os 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo, a partir dos seis meses até os 49 anos.

O Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras é resultado da solicitação do governo brasileiro para incluir o tópico imunização nas fronteiras na agenda dos eixos prioritários estabelecidos no Memorando de Entendimento de Cooperação entre o MERCOSUL e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

 SARAMPO E FEBRE AMARELA

No Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país. Entre os dias 4 de agosto e 26 de outubro de 2019, foram registrados 5.660 casos da doença e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. O Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

O comportamento da febre amarela no Brasil é por estação. O período de maior transmissão é de dezembro a maio. Nos últimos três anos, houve aumento da transmissão. No final de 2016 até junho de 2017 houve surto de grandes proporções que afetou principalmente os estados da região Sudeste, com um total de 778 casos humanos, incluindo 262 óbitos.

Adaptado.
Disponível em: http://bit.ly/2KzKBEG

Com base no texto 'CAMPANHA DE VACINAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:


I. O texto aponta que, no Brasil, o surto de sarampo ainda está ativo em 19 estados do país.

II. É possível subentender-se a partir do texto que, para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados do nordeste 13,1 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral.

III. Segundo o autor, o Ministério da Saúde destaca que a única forma de interromper a cadeia de transmissão e de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas