Para responder corretamente, o candidato precisa saber o conceito de massas de ar, e quais delas percorrem e influenciam os climas brasileiros, em especial o clima predominante da Região Sul, o Subtropical.
As massas de ar são grandes porções de ar que percorrem o Planeta, que apresentam características próprias de temperatura, pressão e umidade, de acordo com o ambiente em que foi formado. Pra exemplificar melhor, citemos uma massa de ar formada no Deserto, que por conta de suas características, será seca e quente. Agora se essa massa de ar for formada em uma região polar, ela será fria e com pouca umidade.
As massas de ar tem várias classificações de acordo com o lugar onde foi formada. A primeira diferenciação refere-se à latitude onde ela se formou. As classificações são: equatorial (quente), tropical (quente) e polar (fria).
Além disso, as massas de ar também podem ser classificadas como continental (formadas em áreas continentais, portanto secas) e oceânicas (formadas em áreas oceânicas, portanto úmidas).
Feita a conceitualização de massas de ar, junto com as suas classificações e características, vamos ao mapa que mostra a presença das mesmas aqui no Brasil:
As massas de ar no Brasil
Fonte: Globo Educação.
Conforme vemos no mapa, temos as seguintes massas de ar que circulam em nosso país:
MEA - Equatorial Atlântica (quente e úmida);
MEC - Equatorial Continental (quente e úmida);
MTA - Tropical Atlântica (quente e úmida);
MTC - Tropical Continental (quente e seca);
MPA - Polar Atlântica (fria e úmida);
No mapa acima, é importante perceber a influência e o deslocamento de cada massa de ar, de acordo com o fluxo da seta presente no mapa. Feito isso, vamos então analisar as alternativas:
a) Correta, pois conforme podemos visualizar no mapa, a Massa Tropical Atlântica (mTa) e a Massa Polar Atlântica (mPa), se deslocam pela região Sul durante o Verão e o Inverno.
b) Incorreta, pois a Massa Polar Mediterrânea (mPm) influencia o clima do Sul da Europa, do extremo norte e sul do continente africano, além da Austrália, não estando presente em território brasileiro. Além disso, a massa de ar Polar que percorre a Região Sul é a Polar Atlântica e não a Intercontinental.
c) Incorreta, pois conforme mostrado no mapa, a Massa de Ar Equatorial, formada na Amazônia, percorre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Já a Massa Equatorial Atlântica abrange somente o litoral nordestino e algumas áreas da Região Norte.
d) Incorreta, pois a Massa Polar Ártica é formada no Hemisfério Norte, ou seja, tá totalmente distante da Região Sul do Brasil. Já a Massa Polar Antártica, que embora influencie o clima da Região Sul, está nomeada de maneira incorreta, uma vez que seu nome correto é Massa Polar Atlântica.
Gabarito do Professor: Letra A.