Etapas:
1. Estimativa do Potencial Hidrelétrico:
É a etapa dos estudos em que se procede a análise preliminar das características da bacia hidrográfica, especialmente quanto aos aspectos topográficos, hidrológicos, geológicos e ambientais, no sentido de verificar a vocação da bacia para geração de energia elétrica.
2. Estudos de Inventário Hidrelétrico:
É a etapa em que se determina o potencial hidrelétrico da bacia hidrográfica e se estabelece a melhor divisão de queda, mediante a identificação dos aproveitamentos que, no seu conjunto, propiciem o máximo de energia, ao menor custo e com o mínimo impacto ao meio ambiente.
3. Estudos de Viabilidade
É a etapa em que se define a concepção global de um dado aproveitamento, da divisão de queda selecionada na etapa anterior, visando sua otimização técnico- econômica e ambiental e a obtenção de seus benefícios e custos associados.
Essa concepção compreende o dimensionamento do aproveitamento, as obras de infra-estrutura local e regional necessárias a sua implantação, o reservatório, a área de influência, os outros usos da água e as ações sócio-ambientais correspondentes.
4. Projeto Básico:
É a etapa em que o aproveitamento, concebido nos Estudos de Viabilidade, é detalhado de modo a definir, com maior precisão, a segurança das estruturas através do desenvolvimento das características técnicas do projeto, as especificações técnicas das obras civis e equipamentos eletromecânicos, bem como os projetos sócio-ambientais. Para fins de estudos energéticos, a metodologia é muito similar àquela adotada na fase de viabilidade, adequando-se apenas as características finais da UHE (agora mais detalhadas). Inclusive, os mesmos modelos computacionais MSUI e SUISHI-O podem ser utilizados.
5. Projeto Executivo
É a etapa em que se processa a elaboração dos desenhos de detalhamento das obras civis e dos equipamentos eletromecânicos, necessários à execução da obra e à montagem dos equipamentos. Nesta etapa, são tomadas todas as medidas pertinentes à implantação do reservatório e dos projetos sócio-ambientais.
Fonte: https://eduqc.com.br/concursos/engenharia/obras-hidricas-aproveitamento-hidroeletrico/