SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Médico do Trabalho Júnior


ID
1182937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O estabelecimento do nexo técnico entre uma doença e o trabalho pode ser um trabalho árduo.
Essa associação, entretanto, por vezes é facilitada, espe cialmente quando a doença é

Alternativas
Comentários
  • Grupo I: Doenças em que o Trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, strictu sensu, e pelas intoxicações profissionais agudas.

    Grupo II: Doenças em que o Trabalho pode ser uma fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas por todas as doenças “comuns”, mais freqüentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais, e que, portanto, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A Hipertensão Arterial e as Neoplasias Malignas (Cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões constituem exemplo típico.;

    Grupo III: Doenças em que o Trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, com causa, tipicadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.

  • As doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a classificação de Schilling. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:

    • Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
    • Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
    • Grupo III: nesse caso, a doença já existe mesmo que de forma latente, mas as condições de trabalho a agrava. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.

    Esquematizando:

    • Grupo I: o trabalho é a principal causa.
    • Grupo II: o trabalho contribui para o surgimento.
    • Grupo III: a doença existe e é apenas agravada.

    A questão quer que a alternativa que traga a opção na qual é mais fácil provar o nexo causal da doença com o trabalho:

    A- CORRETA. Nas doenças do grupo I, o trabalho é a principal causa para o surgimento da moléstia.

    B- INCORRETA. Apenas contribui e não é causa principal.

    C- INCORRETA. Apenas agrava.

    D- INCORRETA. Não tem relação com as classificações de Schilling.

    E- INCORRETA. Tem relação com o local e não com o trabalho.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
1182940
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante o exame ocupacional do funcionário de uma indústria, foram detectadas alterações das enzimas hepáticas, com forte suspeita de serem causadas por exposição a substâncias hepatotóxicas (solventes).
Nesse caso, a medida mais importante a ser tomada para o tratamento é

Alternativas

ID
1182943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A utilidade das provas de função pulmonar em pacientes com silicose é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Conforme o enunciado já existe o diagnóstico... "pacientes com silicose" então eliminamos as 4 primeiras alternativas  
    e ganhamos mais uns segundinhos em outra questão. :D


ID
1182946
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há um estudo em cujo início já existem dados a serem analisados e em que os indivíduos são separados em grupos de expostos e não expostos a um determinado risco ao longo de um período definido.
Esse estudo, que tem o objetivo de se analisar uma doença como desfecho, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • a) Errado, No estudo ecológico teremos grupos diferentes e em cada um deles a mesma doença e então irá ser feita a comparação da doença entre os grupos.  Ex HIV entre idosos, adultos e jovens adultos. 

    b) Errado, o estudo transversal é aquele rápido que nós chamamos de estudo de prevalência 

    c) Errado, O estudo de caso-controle é retrospectivo, até ai correto e assim como no de coorte não há a intervenção do pesquisador, é apenas observacional. No de caso controle além de separar os expostos dos não expostos os dois grupos devem ser muito semelhantes, diferindo apenas por ex. por uma patologia rara a ser estudada. Como o estudo só quer analisar a doença como desfecho da exposição, o enunciado não apresenta detalhamento sobre os indivíduos e não fala sobre nenhuma doença rara podemos descartar a C. 

    d) Correto "O termo coorte é utilizado para designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução". É retrospectivo porque vai ser estudado algo que já ocorreu e já gerou resultados, as pessoas foram expostas antes do estudo começar. 

    e) Errado, no prospectivo é feito o acompanhamento das pessoas ou objeto do estudo, é um estudo do presente, o pesquisador vê ou acompanha as mudanças em tempo real. Na nossa questão os pesquisadores terão analisar a "história", fazendo uma retrospectiva... Complemento e correções do meu post são bem vindos ;D
  • O importante para diferenciar o caso controle do coorte retrospectivo é o fato que os grupos são separados em expostos e não expostos. Ambos os estudos retomam ao passado, mas o estudo de caso controle parte de doentes( casos) e não doentes( controles). 


ID
1182949
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O número de novos casos de uma determinada doença que acomete uma população em estudo, num período preestabelecido de tempo, corresponde à(ao)

Alternativas
Comentários
  • a) Correto. Memorizei de uma forma bem bobinha: Incidência é sinônimo de ocorrência, então é de novos casos porque os velhos já ocorreram no mês passado. 

    b) e c) Errado. Prevalência é proporção ou o número de toda a população acometida pela doença sendo casos novos ou não em um período. Devemos tomar cuidado com o tipo de agravo/doença, será que no período que eu estou olhando x está curado?? Se tiver não entra na prevalência desse período... e Y está vivo nesse período?? 

    d) índice de Kappa é uma medida de concordância, conforme o valor de K teremos a noção de proximidade ou não do resultado esperado.  

    e) Eu acho que índice de ataque é a medida da variação de um evento. Ex em uma escalinha de aprovação de concurso que vai de 1 a 5, quem foi aprovado = 5 pontos, suplentes = 3, reprovados=1. Eu realmente não sei o que é mas se fosse para chutar pensaria em algo do tipo.

    Se alguém encontrar um site ou uma pesquisa explicando o indice de ataque manda o link para mim!!!    

ID
1182952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um importante Sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, desenvolvido entre os anos de 1990 e 1993, que é alimentado, principalmente, pela notificação e pela investigação de casos de doenças e agravos constantes da lista nacional de doenças de notificação compulsória, é o

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória


ID
1182955
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 17, em locais de trabalho onde sejam executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, devem ser observadas condições de conforto referentes aos seguintes itens: ruído, velocidade do ar, umidade relativa do ar e temperatura.
Em relação aos itens ruído e temperatura, respectivamente, a recomendação é que as medidas para atender aos requisitos sejam realizadas em local

Alternativas
Comentários
  • Viajei na questão .... li rápido e achei que as "Medidas" era de prevenção .... ninguém merece! 

    A questão quer saber como (onde) é feita a verificação dos parâmetros (valores da temperatura e níveis de ruído). Como é a NR 17, ela trata da ergonomia, nós vamos pensar mais na relação do trabalhador com seu ambiente de trabalho então vamos medir no local que ele realiza a tarefa.


    "17.5.2.2. Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído 

    determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador."



ID
1182958
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Manual de Aplicação da NR 17 do Ministério do Trabalho, para a avalição do conforto no posto de trabalho, é imprescindível observar

Alternativas
Comentários
  • Questão muiiito fácil de errar... Na pagina 13 do manual temos que "para avaliar o conforto é imprescindível a expressão do trabalhador. Só ele pode confirmar ou não a adequação das soluções que os técnicos propuseram. [...] a palavra do trabalhador deve ser a principal diretiva". 
    Se caísse na minha prova iria pedir para anular porque a alternativa está incompleta, quem escreveu simplesmente cortou "a palavra do trabalhador deve ser a principal diretiva" que eu acho que é a ideia mais importante da página 13, já que a avaliação da expressão acaba sendo subjetiva, nós vemos que a expressão está diferente do normal e fazemos o que?? Perguntamos. Lembro que um professor de saúde mental brincou dizendo que quem afirma que a expressão x é de dor está alucinando, ela é apenas sugestiva.  Essa questão prece aqueles complete a frase da 4° série. - Turminha o que é imprescindível??? - A expressão do trabalhadoooor! Decoreba pura..

     E ele ainda sacaneou porque existem outras alternativas corretas, que só não foram consideradas porque não tinha a palavrinha "imprescindível" caracterizando.
  • Essa a banca se inspirou para elaborar


ID
1182961
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As fases da Higiene Ocupacional foram incluídas na NR 9 como etapas a serem cumpridas no desenvolvimento do PPRA.
A fase que inclui o dimensionamento da exposição dos trabalhadores a fim de comprovar a existência ou não de determinado risco no ambiente de trabalho corresponde à etapa de

Alternativas
Comentários
  • 9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:

    a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;

    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

    e) monitoramento da exposição aos riscos;

    f) registro e divulgação dos dados.


    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.


ID
1182964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com a NR 17, os equipamentos dos postos de trabalho devem ser

Alternativas
Comentários
  • Resposta D  "17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características 

    psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado". NR 17 


ID
1182967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A vacina tríplice viral deve ser aplicada em homens e mulheres que não apresentarem comprovação vacinal, promovendo imunização contra as seguintes doenças:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    sarampo, caxumba e rubéola

    CONHECIDA COMO TRÍPLICE VIRAL

  • Tríplice Viral : Sarampo, Rubéola e caxumba.

    Tríplice Bacteriana: Difteria, coqueluche e tétano


ID
1182970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para diagnóstico, caracterização e estabelecimento de nexo causal entre um transtorno de saúde e as atividades laborais exercidas por um trabalhador, é necessário que os médicos avaliem não só os resultados de exames clínicos e complementares, mas também as diversas situações que podem ter contribuído para o surgimento do problema.
O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução no 1.488/1998, estabelece que, nesses casos, uma situação a ser considerada pelo médico é a seguinte:

Alternativas

ID
1182973
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 15 estabelece limites de tolerância para agentes químicos. Em sua tabela de limites, estão marcadas as substâncias classificadas como asfixiantes simples.
Nos ambientes em que estejam presentes essas substâncias, qual é a exigência para atender a esses limites?

Alternativas
Comentários
  • Todos os valores fixados no Quadro n.o1 como "Asfixiantes Simples" determinam que nos ambientes de trabalho, em presença destas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 18 (dezoito) por cento em volumeAs situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

  • A questão exige conhecimento acerca da classificação de gases e vapores.

    Em relação aos gases considerados asfixiantes, eles podem ser subdivididos em dois tipos: asfixiantes simples e asfixiantes químicos.

    De acordo com Peixoto e Ferreira (2012), no primeiro caso, esses gases "atuam substituindo o oxigênio do ar a ser transportado pela hemoglobina quando estão presentes na atmosfera (sem ação bioquímica).

    O Quadro nº 1 do Anexo nº 11 da NR-15 elenca diversos gases asfixiantes simples. Podemos citar como exemplos de asfixiantes simples: o gás metano e o propano, os gases nobres e o dióxido de carbono (CO2). Os gases asfixiantes simples trazidos pela NR-15 são os seguintes:

    • Acetileno;
    • Argônio;
    • Etano;
    • Etileno;
    • Hélio;
    • Hidrogênio;
    • Metano;
    • Neônio;
    • Óxido nitroso;
    • n-propano;
    • Propileno.

    Além disso, a NR-15 dispõe o seguinte:

    "Todos os valores fixados no Quadro n.º 1 como "Asfixiantes Simples" determinam que nos ambientes de trabalho, em presença destas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 18 (dezoito) por cento em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente".

    Portanto, o gabarito é a "b", pois a concentração mínima do oxigênio é de 18%.

    Fonte: Peixoto, Neverton Hofstadler. Ferreira, Leandro Silveira. "Higiene ocupacional I" Santa Maria : UFSM, CTISM ; Rede e-Tec Brasil, 2012

    GABARITO: LETRA B


ID
1182976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A análise dos dados epidemiológicos das doenças relacionadas ao trabalho é importante para o diagnóstico e a caracterização de doenças ocupacionais, permitindo a atuação para prevenir novos casos. Utilizar um desenho de estudo adequado para cada informação que se deseja obter é fundamental para não se cometerem erros nessa etapa.
Para a análise da prevalência de um determinado agravo, é indicada a realização de um estudo do tipo

Alternativas
Comentários
  • Resposta B - O transversal também é chamado de estudo de prevalência, cada indivíduo é avaliado para o fator de exposição e a doença em determinado momento. Muitas vezes o estudo transversal é realizado apenas com objetivo descritivo sem nenhuma hipótese para ser avaliada. Alguns têm usado o termo levantamento para denominar estudos transversais realizados com essa finalidade. 


ID
1182979
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Portaria Interministerial 66/2006 refere-se aos Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Em relação às determinações dessa Portaria, considere as afirmativas abaixo.
I - Uma porção de fruta deve ser obrigatoriamente servida como sobremesa nas refeições principais.
II - Doces de frutas embalados podem ser considerados frutas nas refeições pequenas.
III - A porção de frutas é obrigatória nas refeições principais e nas menores.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O PAT é um programa que visa estimular empresas a adotar um processo educativo permanente destinado a fazer do ato de alimentar-se no contexto do trabalho uma fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida e produtividade aos trabalhadores.  

  • Letra C

    § 10. Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche).

    Um pouco mais do PAT:

     

    §3º Os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador estabelecidos nesta Portaria deverão ser calculados com base nos seguintes valores diários de referência para macro e micronutrientes:

    Nutrientes Valores diários

    Valor Energético Total l 2000 calorias

    CARBOIDRATO 55 -75%

    PROTEÍNA 10-15%

    GORDURA TOTAL 15-30%

    GORDURA SATURADA < 10%

    FIBRA > 25 g

    SÓDIO ≤ 2400mg

    I - as refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao Valor Energético Total –VET de duas mil calorias por dia e deverão corresponder a faixa de 30- 40% (trinta a quarenta por cento) do VET diário;

    II - as refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao Valor Energético Total de duas mil calorias por dia e deverão corresponder a faixa de 15 - 20 % (quinze a vinte por cento) do VET diário;

     


ID
1182982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre os marcadores usados em toxicologia, encontra-se a enzima N-acetil-beta-glucosaminidase (NAG).
Qual é a utilidade dessa enzima?

Alternativas
Comentários
  • "A N-acetil-β-D-glicosaminidase (NAG) uma enzima hidrolítica localizada nos lisossomos das células dos túbulos proximais do sistema renal que possui a função auxiliar na degradação de glicoproteínas. Essas proteínas são degradadas, nessas organelas, em aminoácidos, que são levados, via membrana basolateral, para a circulação sangüínea. Baixos níveis da NAG são normalmente encontrados na urina como resultado das atividades de exocitose e pinocitose das células epiteliais tubulares. Danos nos túbulos renais aumentam os níveis da NAG na urina no estágio precoce das lesões e durante a evolução da quebra estrutural das células tubulares, o que resulta em necrose celular. Por conseguinte, uma alta atividade urinária da NAG pode causar suspeita da presença de doença renal ou dano tóxico. Por isso tem-se sugerido que a quantificação da atividade da NAG urinária serve como parâmetro no diagnóstico de danos renais" 

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442008000400003&script=sci_arttext


ID
1182985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à toxicidade do benzeno, considere as afirmativas abaixo.

I - A exposição ao benzeno pode ocorrer quando em contato com solventes, colas e tintas.
II - A principal via de absorção do benzeno é por inalação, seguida por via cutânea.
III - 50% a 70% da dose absorvida de benzeno é metabolizada no fígado, e o restante, excretado pelos pulmões.
IV - A distribuição do benzeno pelos tecidos é lenta e atinge maiores concentrações nos tecidos musculares.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A maior parte do benzeno que nós respiramos é eliminada pela expiração. O que é absorvido na corrente sanguínea se acumula principal- mente em tecidos com alto teor de lipídios. A absorção varia entre 10% a 50% dependendo da dose, do metabolismo e da quantidade de gordura presente no organismo. Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina. O que continua no organismo é transformado principalmente no fígado e na medula óssea e eliminado na urina na forma de metabólitos (em epecial fe- nol, catecol, hidroquinona, ácido fenil mercaptúrico e ácido trans, trans mu- cônico). A ingestão de alimentos ou água com níveis altos de benzeno pode causar vômitos, irritação gástrica, tonteira, convulsões, taquicardia, coma e morte (ATSDR, 2007). Também é absorvido através da pele. A absorção é mais rápida quando há algum ferimento (OSHA). Fonte: efeitos da exposição ao benzeno. 

    Não entendi porque a afirmativa III está correta, marquei letra A

  • Ana você praticamente justificou a III no seu comentário !!! 

    Escreveu: "A absorção varia entre 10% a 50%... O que continua no organismo é transformado principalmente no fígado..." 

    Questão:

     - 50% a 70% da dose absorvida de benzeno é metabolizada no fígado, e o restante, excretado pelos pulmões. 

    Se foi absorvido 10% a 50%, serão metabolizados no fígado 50% a 70% do total absorvido (que é a maior parte conforme o seu comentário "principalmente no fígado"). O que não foi absorvido será excretado pelos pulmões. 







ID
1182988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há um agente de risco gerado como resíduo de refinarias de petróleo com odor característico de ovo podre. Esse agente é rapidamente absorvido pelo trato respiratório, distribuindo-se pelo cérebro, fígado, rins, pâncreas e intestinos. Seu efeito tóxico inibe a enzima citocromo-oxi-dase, resultando na inibição da respiração celular e na acidose metabólica.
O agente de risco descrito acima é o

Alternativas
Comentários
  • Gás sulfídrico ou sulfeto de hidrogênio é uma substancia asfixiante e irritante secundário, têm ação tóxica generalizada sobre o organismo e tem efeito semelhante ao cianeto (odor de amêndoa amarga) sobre a citocromo. 

    Oxido de etileno tem odor doce (usado na esterilização), Dióxido e Monóxido de carbono é inodoro. 

    O Dissulfeto de carbono é um solvente que tem odor de ovo podre, muito irritante, utilizado na industria de borracha, se intromete no metabolismo de um monte de coisa ... especialmente nos sistemas dependentes da dopamina, atinge principalmente o SNC.


    * para a prova é bom gravar como palavra chave citocromo dai é só ver pelas características se é gás sulfídrico ou cianeto.  


ID
1182991
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os exames médicos a que mergulhadores em efetiva atividade devem ser submetidos seguem o disposto na NR 15, anexo 6.
Tais exames devem ser realizados nas seguintes condições:

Alternativas
Comentários
  • Anexo 6 - Trabalho sob condições hiperbáricas

    1.3.6 Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados deverão satisfazer os seguintes requisitos:

    a) ter mais de 18(dezoito) e menos de 45(quarenta e cinco) anos de idade;

    b) ser submetido a exame médico obrigatório, pré-admissional e periódico, exigido pelas características e peculiaridades próprias do trabalho;

    c) ser portador de placa de identificação, de acordo com o modelo anexo(QuadroI), fornecida no ato da admissão, após a realização do exame médico.

    1.3.7Antes da jornada de trabalho, os trabalhadores deverão ser inspecionados pelo médico, não sendo permitida a entrada em serviço daqueles que apresentem sinais de afecções das vias respiratórias ou outras moléstias.


  • Acrescentando o comentário da Alana.

    É importante saber que o atestado de aptidão terá validade por 6 meses.

    E em caso de ausência ao trabalho por mais de 10 dias  ou asfaltamento pó doença, o empregado, só retornar, deverá ser submetido a novo exame médico. Anexo 6 nr 15


ID
1182994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quais as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    Art. 2º A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.


  • Certo - Elaborada pelo Ministério da Saúde, visa à atenção integral da saúde, à articulação intra e intersetorial e à estruturação de rede de informações em saúde do trabalhador. Fundamentação - Artigo 2° A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observadas pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância,visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. 

     

    Errado - Elaborada pelo Ministério da Saúde, visa à redução de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, mediante criação de regras de boas práticas a serem executadas pelas empresas. Fundamentação - (Ver artigo. 6°) ,não se trata de  diretriz o enunciado deste item, portanto versa sobre as articulações para implementação desta política.

     

    Errado - Elaborada pelo Ministério do Trabalho  -  Primeiro erro, não foi elabarado pelo Ministério do Trabalho, e sim da Saúde ( Art. 2°). ... visa à atenção integral da saúde, à articulação intra e intersetorial e à estruturação de rede de informações em saúde do trabalhador com o Ministério da Saúde. Fundamentação artigo 8°: trata-se, dentre outros, dos objetivos .

     

    Errado - Elaborada pelo Ministério do Trabalho- Fundamentação artigo 2°, primeiro erro, não foi elabarado pelo Ministério do Trabalho, e sim da Saúde. ... visa à redução de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, mediante criação de regras de boas práticas a serem executadas pelas empresas. Fundamentação artigo 6°. Por conseguinte, não se trata de diretriz. 

     

    Errado - Elaborada pelo Ministério do Trabalho - Fundamentação artigo 2°, primeiro erro, não foi elabarodo  pelo Ministério do Trabalho, e sim da Saúde . ... visa à redução de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, mediante execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área da saúde. Fundamentação artigo 6°,não se trata de  diretriz o enunciado deste item, portanto versa sobre as articulações para implementação desta política.


ID
1182997
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipertensão arterial é uma das doenças prevalentes no Brasil, havendo já um vasto arsenal terapêutico para seu controle. 

Um exemplo de droga antagonista dos canais de cálcio que pode ser utilizada em monoterapia para o tratamento dessa doença é o(a)

Alternativas

ID
1183000
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em um serviço de pronto-socorro, é importante diferenciar urgências de emergências. 

Para o caso de um paciente apresentando quadro de hipertensão arterial com níveis elevados da pressão arterial diastólica, sem evidências de lesão vascular aguda, mas com potencial risco de desenvolvê-la, o tipo de enquadramento e os procedimentos indicados são os seguintes:

Alternativas

ID
1183003
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente chega ao pronto-socorro queixando-se de dispneia súbita, dor torácica pleurítica, taquipneia e taquicardia. Além desses sinais e sintomas, queixa-se também de já vir sentindo dor na panturrilha há algum tempo.
Apresentando radiografia de tórax normal, o médico conclui que o paciente está sendo acometido pela enfermidade chamada

Alternativas

ID
1183006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A litíase renal é uma doença que chega a atingir até 5% da população, gerando fortes dores que podem acometer as regiões lombar e abdominal.
Para a investigação e a realização do diagnóstico do cálculo renal, o exame padrão-ouro a ser realizado é a

Alternativas
Comentários
  • A tomografia computadorizada sem contraste é útil na visualização de anomalias em órgãos adjacentes, sensibilidade de 96% e especificidade de 100% possibilitando o diagnóstico diferencial.

    A radiografia tem baixa sensibilidade, não sendo possível em parte dos casos. Além disso, calcificações pélvicas de outra etiologia podem confundir o diagnóstico. 

    A ultrassonografia também tem baixa sensibilidade e demonstra principalmente sinais indireto de obstrução. 


ID
1183009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem ainda hoje diversas incertezas em relação aos males causados por trabalhos em turnos.
Das condições indicadas a seguir, quais as que contraindicam a permanência de um trabalhador em regime de turnos?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C

    São contra-indicações: depressão, portadores de parassonias (distúrbios do sono) especialmente aqueles com insônia crônica, epilépticos, diabéticos, portadores de doenças coronarianas e patologias gastrintestinais.


ID
1183012
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 32, risco biológico é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Outra def. "Combinação de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso, ou exposição com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou pela exposição" (OHSAS 18001)

  • Gab: C

     

    Se você está apegado ao texto da NR 9, com toda certeza foi em cheio na alternativa A. porém, conforme a NR 32 a letra C é a correta.

     

    veja abaixo as definições das NRs 32 e 9,respectivamente:

     

    NR 32

     

    2.2 Dos Riscos Biológicos  

    32.2.1 Para fins de aplicação desta NR, considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos.

     

    32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

     

     

    NR 9

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.


ID
1183015
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em análises bioestatísticas, quando se solicita a mediana, faz-se referência ao

Alternativas

ID
1183018
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há diferenças a serem consideradas para explicar os impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador em relação à atividade prescrita e à atividade real.
A diferença entre essas duas atividades está expressa em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A. 


    Ex retirado do Manual de aplicação da NR 17:

    - Produzir 420 peças por dia com tais requisitos de qualidade, ferramentas e materiais (atividade prescrita); 

    - Bem eu gostaria de fabricar 420 peças porém devido ao mau estado das ferramentas ou da minha gripe só vou produzir 350 peças (atividade real)


ID
1183021
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No atendimento de um paciente politraumatizado, vítima de acidente automobilístico frontal, em que o cinto de segurança não era usado, verifica-se um quadro de agitação e confusão mental. A avaliação inicial revela dispneia, hipotensão, turgência jugular, abafamento de bulhas, murmúrios vesiculares presentes bilateralmente, sem aparentes desvios no tórax.
Qual é a principal hipótese diagnóstica e o tratamento imediato a ser instituído?

Alternativas

ID
1183024
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Estima-se que 22% da população mundial estejam infectados pelo Ascaris lumbricoides, um dos helmintos mais prevalentes em humanos. No caso de se diagnosticar essa doença em uma mulher, grávida de 20 semanas, a conduta adequada é a seguinte:

Alternativas

ID
1183027
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A noção de organização do trabalho refere-se a como o trabalho é estruturado para ser realizado, definindo quem faz o quê, como e em que tempo (Ministério do Trabalho, 1994).
O estudo da organização do trabalho pode ser feito analisando-se de maneira sistematizada, pelo menos, os seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo: 

    a) as normas de produção; 

    b) o modo operatório; 

    c) a exigência de tempo; 

    d) a determinação do conteúdo de tempo; 

    e) o ritmo de trabalho; 

    f) o conteúdo das tarefas. 


  • Marquei C por eliminação. E alocação de pessoas em relação as tarefas reais??? Essa parte não entendi.

  • Tarefas prescritas x reais: Prescritas é a tarefa na "teoria", o que deve ser feito e as reais é como são realizadas. 

    alocação de pessoas em relação as tarefas reais: tem relação com o conteúdo das tarefas. Se a alocação for apenas pela tarefa prescrita  alguém pode ficar sobrecarregado... 

    Ex: Na padaria em que Joana trabalha ela é a responsável pelo pão na chapa, ela pega o pão, põe presunto, queijo, esquenta e serve (tarefa prescrita) só que às 7 horas a padaria está lotada e por algum motivo o queijo não chegou fatiado, às vezes ela vai servir o cliente e a mesa está suja, então, para adiantar o lado dela e deixar o freguês satisfeito, ela já leva o paninho para limpar a mesa. No caminho até a mesa pessoas perguntam o valor do pão, pedem para ela pegar um iogurte e alguém ainda derrama um monte de café no chão e Joana acaba tendo que mudar seu trajeto para pedir que alguém limpe o chão etc.. (Tarefa real)



ID
1183030
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipertensão é uma doença de alta prevalência na população. Nem sempre a hipótese de uma causa secundária para a hipertensão ocorre no momento do diagnóstico.
Quando ocorre a suspeita de hipertensão secundária por feocromocitoma, os exames complementares que devem ser solicitados para a confirmação diagnóstica são:

Alternativas

ID
1183033
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A incidência de tuberculose aumentou consideravelmente no final da década de 1990.
O risco de aquisição da infecção pelo M. tuberculosis e o de desenvolvimento da doença após a infecção são determinados, respectivamente, por

Alternativas

ID
1183036
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em estabelecimentos de saúde, a desinfecção e a esterilização de materiais são de suma importância.
São considerados desinfetantes de alto nível aqueles capazes de eliminar

Alternativas
Comentários
  • Desinfecção de alto nível: resistem apenas alguns tipos de esporos bacterianos mais resistentes e os vírus lentos.  

    Ex. 


ID
1183039
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No atendimento de grandes queimados, é importante estabelecer o tipo de queimadura e a superfície corporal queimada. A fórmula de Parkland é a mais utilizada para o cálculo de hidratação necessária nas primeiras 24h após a queimadura.
Como deve ser feita a distribuição dessa hidratação nas primeiras 24h, e qual o tipo de solução a ser utilizado, respectivamente?

Alternativas

ID
1183042
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 4, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) deverão ser dimensionados de acordo com os seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR


ID
1183045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A OHSAS 18001:2007 estabelece uma hierarquia semelhante à determinada pela NR 9 para a redução dos riscos em um ambiente de trabalho.
A sequência hierarquicamente correta para adoção de medidas de controle de um risco está apresentada em:

Alternativas
Comentários
  • 9.3.5.2 O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer à seguinte hierarquia:

    a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;

    b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

    a) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.


    9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo- se à seguinte hierarquia:

    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    b) utilização de equipamento de proteção individual - EPI.


  • Quando determinar as medidas de controlo, ou considerar alterações a controlos existentes, deverá considerar a redução de riscos de acordo com a seguinte hierarquia:

    1. a)  eliminação;

    2. b)  substituição;

    3. c)  controlos de engenharia;

    4. d)  sinalização/advertência e/ou controlos administrativos;

    5. e)  equipamento de protecção individual.

      Fonte:  OHSAS 18001


ID
1183048
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei no 9.656/1998 e suas modificações dadas pela MP 2.177-44/2001, as operadoras de plano de assistência à saúde devem cumprir algumas exigências mínimas quando fixarem períodos de carência.
O prazo máximo de carência para os diferentes tipos de procedimentos está adequadamente indicado em:

Alternativas
Comentários
  • GAB D
    Lei 9656/98
    Art. 12. São facultadas a oferta, a contratação e a vigência dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, nas segmentações previstas nos incisos I a IV deste artigo, respeitadas as respectivas amplitudes de cobertura definidas no plano-referência de que trata o art. 10, segundo as seguintes exigências mínimas: 

    V - quando fixar períodos de carência:

     a)prazo máximo de trezentos dias para partos a termo;

     b) prazo máximo de cento e oitenta dias para os demais casos;

    c) prazo máximo de vinte e quatro horas para a cobertura dos casos de urgência e emergência;


ID
1183051
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) ser implementado, de acordo com os requisitos especificados pela OHSAS 18001:2007, deve-se ter conhecimento de que a responsabilidade final pela SSO e pelo seu sistema de gestão é

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade final da segurança e saúde do trabalho e do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho reside na gestão de topo.

    A gestão de topo deve demonstrar o seu comprometimento para:

    a) assegurar a disponibilidade dos recursos essenciais para o estabelecimento implementação e melhoria do sistema de gestão da SST;

    b) definir atribuições, atribuir responsabilidades e obrigações e delegar autoridade, de modo a facilitar a efectiva gestão da SST; as atribuições, responsabilidades, obrigações e autoridade devem ser documentadas e comunicadas. 

  • Gabarito letra A

     

    4.4 Implementação e operação 


     4.4.1 Recursos, atribuições, responsabilidade, obrigações e autoridade  


     A responsabilidade final da segurança e saúde do trabalho e do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho reside na gestão de topo.  


     A gestão de topo deve demonstrar o seu comprometimento para: 


     a) assegurar a disponibilidade dos recursos essenciais para o estabelecimento implementação e  melhoria do sistema de gestão da SST; 
     
    NOTA 1 Recursos incluem recursos humanos, e competências especializadas, infra-estrutura organizacional, tecnologia e recursos financeiros. 


     b) definir atribuições, atribuir responsabilidades e obrigações e delegar autoridade, de modo a  facilitar a efectiva gestão da SST; as atribuições, responsabilidades, obrigações e autoridade devem ser documentadas e comunicadas. 
     


ID
1183054
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.213/1991, o INSS deve pagar o auxílio doença ao segurado empregado e aos demais segurados, respectivamente, a partir da(o)

Alternativas
Comentários
  • Subseção V
    Do Auxílio-Doença

    Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. 

  • DESATUALIZADA !! Com a MP 664 a empresa fica encarregada de pagar os primeiros 30 dias e no 31º fica por conta do INSS .

  • 16° dias de afastamento da atividade e a partir da data de início da incapacidade. Gabarito: D


ID
1183057
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.213/1991, que versa sobre benefícios da Previdência Social, o ato de agressão sofrido pelo trabalhador em seu local e horário de trabalho recebe uma denominação e gera uma consequência.
O nome que se dá a esse ato de agressão e a medida a ser tomada são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Acidente de trabalho: Resulta em dano à saúde ou integridade física de trabalhadores ou de indivíduos do público.

    Ex: andaime cai sobre a perna de um trabalhador que sofre fratura da tíbia.

    Incidente de trabalho: Não há dano à saúde ou à integridade física do trabalhador mas tinha potencial para provocar o dano.

    Ex: andaime cai próximo a um trabalhador que conseguiu correr antes de ser atingido. 

  • [Lei 8.213] Art.22. A empresa ou o empregador doméstico deverão "comunicar o acidente de trabalho" (CAT) à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.

ID
1183060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial é caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.653, DE 28 DE MAIO DE 2012.

    Acresce o art. 135-A ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para tipificar o crime de condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia e dá outras providências.

  • O tipo penal do artigo 135-A foi acrescido pela lei 12.653/2012. Antes da referida lei a conduta era prevista em outros dispositivos normativos:

    . Artigo 39 CDC – Pratica abusiva que expõe o consumidor a desvantagem exagerada.

    . Artigo 171, II CC – O negocio jurídico é anulável por vicio resultante do estado de perigo.

    . Resolução Normativa 44 ANS – Veda condicionar atendimento médico-hospitalar a garantias.

    Obs: Diante do fracasso dos demais ramos do direito, o Direito penal teve que intervir é tornar a conduta, que antes era ilegal, em fato típico, não havendo que se falar em violação ao principio da intervenção mínima.  


ID
1183063
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ISO 9001:2008 estabelece normas a serem seguidas para a gestão da qualidade nas empresas, podendo ser aplicada a diversos sistemas dentro de um Sistema de Gestão Integrado (SGI), como, por exemplo, a gestão de pessoas, a financeira, a de saúde e a de segurança, entre outras. Uma das recomendações estabelecidas nessa ISO, que é fundamental para a operação eficaz do Sistema de Gestão de Qualidade, diz respeito à responsabilidade da diretoria da empresa.
Uma das funções importantes da alta direção da empresa, de acordo com essa ISO, é

Alternativas
Comentários
  • LETRA B ...........fornecer evidência do seu comprometimento com a implementação e com o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Qualidade.


ID
1183066
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei no 9.656/1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, constituem Operadoras de Planos de Assistência à Saúde as

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º, II, da Lei n. 9656/98

  • Art. 1º, II, da Lei n. 9656/98: Operadora de Plano de Assistência à Saúde: pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato de que trata o inciso I deste artigo;

  • Às pessoas físicas é vedado operar esses planos e serviços.

  • Gabarito Letra C

    Complementando os comentários dos caros colegas.

    Lei 9.656/98

    Art. 1o Submetem-se às disposições desta Lei as PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO que operam planos de assistência à saúde, sem prejuízo do cumprimento da legislação específica que rege a sua atividade, adotando-se, para fins de aplicação das normas aqui estabelecidas, as seguintes definições:

    II - Operadora de Plano de Assistência à Saúde: PESSOA JURÍDICA constituída sob a MODALIDADE DE SOCIEDADE CIVIL E COMERCIAL, COOPERATIVA, ou ENTIDADE DE AUTOGESTÃO, que OPERE PRODUTO, SERVIÇO ou CONTRATO de que trata o inciso I deste artigo;

     I - Plano Privado de Assistência à Saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por PRAZO INDETERMINADO, com a FINALIDADE DE GARANTIR, SEM LIMITE FINANCEIRO, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor;

ID
1183069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, “acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho [...], provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Já o acidente sofrido pelo segurado fora do local e do horário de trabalho, no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado, é definido como

Alternativas
Comentários
  • Lei 8 213 de 24 de julho de 2014:

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

      I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

      II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

      a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

      b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

      c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

      d) ato de pessoa privada do uso da razão;

      e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

      III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

      IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

      a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

      b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

      c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

      d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.



ID
1183072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para poderem obter autorização de funcionamento pela Agência Nacional de Saúde (ANS), as operadoras de planos de assistência privada à saúde devem satisfazer minimamente alguns requisitos estabelecidos pelo artigo 8o da Lei no 9.656/1998.
A exceção a essa regra ocorre para as empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão, que estão dispensadas de

Alternativas
Comentários
  • Gab D
    Lei 9656/98 Art. 8o Para obter a autorização de funcionamento, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer os seguintes requisitos, independentemente de outros que venham a ser determinados pela ANS:


     VI - demonstração da viabilidade econômico-financeira dos planos privados de assistência à saúde oferecidos, respeitadas as peculiaridades operacionais de cada uma das respectivas operadoras;

     VII - especificação da área geográfica coberta pelo plano privado de assistência à saúde.

    § 1o São dispensadas do cumprimento das condições estabelecidas nos incisos VI e VII deste artigo as entidades ou empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão, citadas no § 2o do art. 1o.  


  •         Art. 8o  Para obter a autorização de funcionamento, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer os seguintes requisitos, independentemente de outros que venham a ser determinados pela ANS: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

            I - registro nos Conselhos Regionais de Medicina e Odontologia, conforme o caso, em cumprimento ao disposto no art. 1° da Lei no 6.839, de 30 de outubro de 1980;

            II - descrição pormenorizada dos serviços de saúde próprios oferecidos e daqueles a serem prestados por terceiros;

            III - descrição de suas instalações e equipamentos destinados a prestação de serviços;

            IV - especificação dos recursos humanos qualificados e habilitados, com responsabilidade técnica de acordo com as leis que regem a matéria;

            V - demonstração da capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados;

            VI - demonstração da viabilidade econômico-financeira dos planos privados de assistência à saúde oferecidos, respeitadas as peculiaridades operacionais de cada uma das respectivas operadoras;

            VII - especificação da área geográfica coberta pelo plano privado de assistência à saúde.

            § 1o  São dispensadas do cumprimento das condições estabelecidas nos incisos VI e VII deste artigo as entidades ou empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão, citadas no § 2o do art. 1o. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)


ID
1183075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 35 (Trabalho em altura) estabeleceu novas normas a serem seguidas pelas empresas, referentes a esse tipo de trabalho.
Uma empresa, submetida a uma fiscalização, não estava cumprindo essa NR, alegando que ainda não sabia que ela estava em vigência.
Com essa alegação, a empresa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Desconheço dispositivo previsto no Código Civil sobre o assunto; porém, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, em seu art 3º, traz o seguinte:

     

    Art. 3o  Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.


ID
1183078
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma determinada empresa, por política de redução de custos, deixa de cumprir determinada norma de saúde e segurança no ambiente de trabalho. A atividade envolve correntes elétricas de alta tensão. Em decorrência dessa atitude, alguns trabalhadores encontram-se sabidamente expostos ao perigo direto de um choque elétrico que pode levá-los à morte.
De acordo com as leis vigentes, essa conduta caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da A?

    Lei 8.213

    Art. 19

    § 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

  • Carol, Não pune somente em caso de acidente, o ato de expor o trabalhador ao risco já configura crime.

ID
1183081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 7, o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO – deve incluir obrigatoriamente a realização dos exames médicos admissional, periódico, demissional, de mudança de função e de retorno ao trabalho.
O intervalo entre os exames periódicos de trabalhadores portadores de doenças crônicas deverá ser

Alternativas
Comentários
  • 7.4.3.2 no exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

    a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento 

    de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser 

    repetidos:

    a.1) a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da 

    inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho;

  • O exame clínico deve obedecer aos prazos e à seguinte periodicidade: -no exame admissional: ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades; -no exame periódico: ser realizado de acordo com os seguintes intervalos: para empregados expostos a riscos ocupacionais identificados e classificados no PGR e para portadores de doenças crônicas que aumentem a susceptibilidade a tais riscos: a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico responsável; de acordo com a periodicidade especificada no Anexo IV desta Norma, relativo a empregados expostos a condições hiperbáricas; para os demais empregados, o exame clínico deve ser realizado a cada dois anos.

ID
1183084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere o risco físico nível de pressão sonora elevado – NPSE – e o limite de tolerância de 85 dB, estabelecido pela NR 15 para ruídos contínuos e intermitentes em uma jornada de trabalho de 8 horas. Um trabalhador pertence a um grupo homogêneo de exposição – GHE – cuja dosimetria revelou uma dose equivalente de 90 dB, tendo ele feito uso de um EPI auditivo, cujo NRR-sf é de 20 dB.
De acordo com a referida Norma Regulamentadora, esse trabalhador NÃO deverá receber adicional de insalubridade, pois o(a)

Alternativas
Comentários
  • A atenuação de 20 dB do protetor auditivo baixa essa exposição de 90 dB para 70 dB.


    CLT Art. 191 - A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá: (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
    I - com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
    II - com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

  • Gabarito A)

    pq o EPI diminuiu a exposição para 70 dB(A), ou seja, menor que 85dB(A) para 8 horas da jornada de trabalho segundo o Anexo 1 da NR15