-
a) cromatrografia por adsorção, fase móvel líquida e fase estacionária sólida
b) Cromatografia por partição, fase móvel líquida e fase estacionária líquida
c) Cromatografia por exclusão, deve estar se referindo a exclusão de tamanho na cromatografia com principio de peneira molecular com uso de gel.
d) Cromatografia por troca catiônica, possui sitios ativos com carga NEGATIVA
e) Certo
-
a) Na cromatografia por adsorção, a fase móvel e a fase estacionária são líquidas. - ERRADO , a sílica fundida e a alumina são as fases estacionárias empregadas extensivamente em cromatografia por adsorção, na cromatografia por adsorção a única variável que afeta o coeficiente de distribuição dos analitos é a composição da fase móvel (contratastando com a cromatografia de partição, na qual a polaridade da fase estacionária também pode ser variada), essa técnica é muito empregada para separação de compostos relativamente não polares insolúveis em água e com massas molares menores que 5000,além de ser útil para separação de misturas isoméricas como aquelas derivadas de metassubstituídas do benzeno.
b) Na cromatografia por partição, a fase móvel é líquida e a fase estacionária, sólida. ERRADA cromatografia por partição ambas as fases são líquidas
c)Na cromatografia por exclusão, a fase móvel não deve dissolver a amostra e a fase estacionária deve ser inerte. GABARITO ERRADO - Nesse caso o erro deve estar na interpretação ou algo assim,, porque a técnica de cromatrografia por exclusão se baseia na retenção do analito baseado em seu tamanho, os recheios consistem em partículas pequenas (~10um) de sílica ou polímeros contendo uma rede de poros uniformes dentro dos quais as moléculas do soluto e do solvente pode se difundir (pode ser nesse caso que a questão fala de "não deve dissolver"). As separações por exclusão por tamanho diferem das outros tipos de cromatografia porque não corre nenhuma interação física ou química entre os analitos e a fase estacionária, e por isso os esforços para evitar essas interações são feitas no sentido de evitar uma degradação da eficiência da coluna. Bom ai resta saber se a assertiva estava se referindo a cromatografia por exclusão de tamanho.
d) Na cromatografia por troca catiônica, a fase estacionária possui sítios ativos com carga positiva, sendo empregada para separar compostos iônicos também positivamente carregados. ERRADA, eu não entendi porque está errada.
M+ Cátions são trocados por H+ em solução ácida (Até onde eu sei esse bonito aí está positivamente carregado - é um cátion)
A- Ânions são trocados por OH- em solução alcalina
HELPPPPP
e)Na cromatografia por afinidade, a fase estacionária possui grupos funcionais que interagem especificamente com o composto presente na amostra. CORRETO , a cromatografia por afinidade apresenta uma ótima seletividade , e o seu principal uso é no isolamento de biomoléculas durante a etapa preparativa
-
Só corroborar com a justificativa da Juliana Xavier.
Alternativa D está errada, porque a fase estacionária possui sítios ativos com carga negativa. Normalmente, a fase estacionária é um ácido sulfônico ou carboxílico.
-
Letra A: incorreta. Na cromatografia por adsorção, a fase móvel (FM) é líquida e a fase estacionária (FE) é sólida.
Letra B: incorreta. Na cromatografia por partição, a FM é gasosa e a FE é líquida.
Letra C: incorreta. O erro da alternativa é afirmar que o soluto não deve ser dissolvido pela FM. Vale ressaltar que a alternativa está correta ao mencionar que a fase estacionária deve ser inerte, pois a separação se baseia na exclusão por tamanho das macromoléculas e não por interações químicas ou eletrostáticas.
Letra D: incorreta. A cromatografia por troca catiônica é um tipo de cromatografia por troca iônica e, em geral, utiliza uma resina como FE. Uma resina catiônica possui sítios ativos negativos, nos quais ficam retidos cátions.
Letra E: correta. Traz o princípio correto da cromatografia por afinidade. Resposta: letra E
Diego Souza
Estratégia Concursos