-
Resposta: Questão Certa
Olá pessoa,
O Sistema Linux é um sistema de código fonte aberto, ou seja, disponível para qualquer usuário fazer modificações. O Linux como a maioria dos sistemas operacionais foi desenvolvido em linguagem C que pode ser considerada uma linguagem de baixo nível (linguagem mais próxima da linguagem binária da máquina).
Ainda estou com dúvida se o Cespe vai considerar a questão certa ou errada, devido a expressão “qualquer usuário” ser uma interpretação subjetiva.
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
-
Item CERTO
O Linux é um software livre. O software livre pode ser um comercializado (pago) ou não (gratuito), porém seu código-fonte sempre será liberado.
Vale ressaltar que o software livre é diferente do software gratuito. O software gratuito é um software não pago, mas seu código-fonte não é liberado. O software freeware (ex.: avg) é um tipo de software livre.
-
Sidnei
Qualquer usuário realmente pode abrir e modificar. Se o usuário vai saber modificar o sistema, é outra história... mas que pode pode.
-
Atenção galera!!!
Gabarito definitivo: ERRADO
-
Alguem sabe porque mudaram o gabarito?
Obrigado!!!
-
Olá, pessoal!
O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
Justificativa da banca: A generalização exposta no item não está correta, motivo suficiente para a alteração do gabarito.
Bons estudos!
-
QUE JUSTIFICATIVA MAIS HORRÍVEL DESSA CESPE VIU...
-
Essa questão deveria ter sido "anulada", já que o examinador considereu que a generalização foi prejudicial a questão.
Pesquisando na internet, vejam o que encontrei no Wikipédia a respeito do Linux:
...O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
-
Essa questão deveria ser anulada....lamentável a justificativa da banca .....afinal qualquer usuário pode abrir e modificar o código fonte, pois ele é aberto e essa é a definição de software livre. Agora como um colega citou aí nos comentários.... Se o usuário vai saber modificar o sistema, é outra história... mas que pode pode.
-
Questão errada:
O Linux é um sistema multiusuário, ou seja, o sistema é capaz de atender a vários usuários interativos simultaneamente.
O usuário ROOT, que é conhecido como superusuário ou administrador, pode fazer qualquer coisa no sistema (qualquer comando dado pelo Root será obedecido pelo Linux sem restrições).
Já uma conta de usuário comum tem acesso limitado ao sistema - só permite acessar funcionalidades de software da máquina para executar atividades comuns, como processamento de textos e navegação na Web.
A questão afirma que qualquer usuário pode ter acesso ao código fonte do sistema, o que não é verdade. Somente o usuário administrador da máquina é que tem este acesso.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!!
-
LEMBRANDO QUE A LINGUAGEM (C) É NO WINDOWS
-
Penso como o Alan Carlos, o erro da questão está na frase ´´escrito na linguagem C´´, essa linguagem é do WINDOWS - C:\ e D:\
LINUX é somente - \.
espero ter ajudado.
não se esqueçam de validar minhas estrelinhas.
-
Caros,
Linguagem de Programação nada tem a ver com C:\
Existem várias linguagens como : C, C++, C#, Pascal, Fortran, etc.
O Linux foi criado (escrito) utilizando a linguagem C.
O erro canalha da questão ja foi dito anteriormente ("que permite a sua modificação por qualquer usuário")
Questão deveria ser CERTA ou ANULADA
-
"Obrigado" por prestarem um serviço de desinformação ao falarem essa merda sobre C.
C é uma linguagem de programação. Nada tem a ver com a unidade de disco.
¬¬
-
LINUX:
PESSOAS:
1) SUPER USUÁRIO
2) USUÁRIO COMUM
O CESPE MARCOU ERRADO POIS UM USUÁRIO COMUM, COMO EU POR EXEMPLO, NÃO SABERIA MODIFICAR O CODIGO FONTE, SE ELE TIVESSE FALADO SUPER USUÁRIO OU PESSOA ESTARIA CERTO.
-
A questão deveria ser anulada... :/
-
Acontece que não é qualquer usuário que pode modificar o Linux. Apenas os "programadores", pessoas com conhecimentos para tal, que é uma espécie de usuário. Então, a questão se encontra errada pelo fato de apontar q QUALQUER USUÁRIO pode modificar o LINUX.
-
Ser progamador é apenas um atributo ou não de um USUÁRIO.
ABSURDO!
-
ASSERTIVA CORRETA A questão é : O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário. Vamos analisar por partes: 1-"O sistema Linux tem código-fonte disponível". Verdadeiro. Linux é baseado na licença GNU GPL (licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido. wikipédia)
2-"escrito na linguagem C". Verdadeiro. GNU/Linux é programado em linguagem C.
3-"que permite a sua modificação por qualquer usuário." Verdadeiro. QUALQUER UM PODE MODIFICAR, mas se vai modificar melhor ou pior é outro quisito, de qualquer forma pode modificar.
-
Galera, ví que houve muita dúvida com relação à linguagem C, então lá vai:
C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, porDennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (Precursor do Linux).[1]
C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.
Pesquisei a respeito de qual linguagem foi utilizada no Windows:
A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a C e algumas partes com C++ e Assembly.
Então, POR FAVOR, desconsiderem alguns comentários, que acredito responderem com base no simples "achismo". Tem um que fala que o windows é linguagem "C:" e linux é "/". E ISSO NÃO TEM A VER COM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.
O que foi mencionado referece à forma de organização de arquivos de cada sistema, enquanto o Windows divide em partições (C:D:), no Linux toda a estrutura de diretórios começa na barra( / ).
Fontes(Wikipédia e apostila pontodosconcursos, prof. Patricia Quintão)
Peço que, se não sabe, não comente, ou pesquise primeiro.
Abraços e fiquem com Deus.
-
O Linux x Windows
Entre inúmeras diferenças técnicas existem duas grandes diferenças entre os dois Sistemas Operacionais (SO). A diferença mais marcante entre eles é que o Linux é um sistema de código-fonte aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet. Já o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e é necessário comprar uma licença para poder usá-lo. Código-fonte ou simplemente "o fonte" são as linhas de código escritas pelos programadores que fazem o sistema funcionar. É como uma receita de bolo: a receita tem que ser lida para que o bolo cresça e apareça.
Não é preciso pagar nada para usar o Linux. Por isto é chamado de "freeware". Ele pode ser baixado de graça na Internet. E também não existe "pirataria" pois não é crime fazer cópias para instalar em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e correções muito mais rápidas.
Desta característica resultaram inúmeras modificações no Linux, as famosas distribuições. Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto do núcleo do Linux - chamado de "kernel" - , programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM.
Pelo que entendi do Linux, esta questão está correta. Não entendi a explicação da Cespe.
Espero ter ajudado
Fonte: www.rtell.com.br
-
O código fonte do Linux está em Kernel C, o erro da questão está em "por qualquer usuário" quantas vezes tenho que repetir que não existe nada absoluto em questões de concurso? Onde estiver escrito algo tipo 100% as chances da questão ser errada é de 98%!
Lembrem-se disso!
-
Somente o usuário Root tem esse poder, seria equivalante ao usuário administrador do Windows. O usuário comum não pode executar todos os comandos disponíveis, ele é limitado.
-
O cerne da questão está neste trecho "escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário."
Não é porque o Linux é programado na linguagem C, que permitirá a modificação a todos.
Apenas usuários com poderes especiais o farão, como, no caso, o ROOT.
Abraços e bons estudos.
-
Falcon
Discordo do seu ponto de vista. Releia com atenção e verá que o que está entre vírgulas apenas explica algo referente ao código fonte:
"O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário."
Suprimindo o aposto: "O sistema Linux tem código-fonte disponível, o que permite a sua modificação por qualquer usuário."
-
A questão deveria ter sido ANULADA e não somente ter o gabarito Alterado.
Explico: o erro foi considerar que qualquer Usuário pudesse fazer a alteração no sistema. Esse termo "usuário" é ambíguo, podendo se referir tanto à pessoa física, agente, programador, etc, quanto ao nível de acesso ao sistema (Super-usuário, administrador, usuário-simples, ou convidado [aqui misturei com os tipos de usuário do windows para facilitar o entendimento]).
No Linux, somente o usuário-root consiguirá alterar o código-fonte. Inicialmente considerou-se o termo "usuário" como pessoa física, programador, e o gabarito era "correto", e posteriormente foi trocado utilizando-se o entendimento de "usuário do sistema".
Ora, tratando-se de uma ambiguidade do termo, e como há argumentos válidos e verdadeiros para os dois sentidos da resposta, então deveria ser anulada, o que não prejudicaria ninguém. Apenas trocar o gabarito, prejudicou àqueles que entenderam o o termo como usuário pessoa física, e que também está correto, portanto, beeem injusto.
-
Realmente a questão está errada. A questão não quis analisar acerca da programação.
A questão diz: "(...) escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário."
Observa-se que só podem alterar o código-fonte quem realmente sabe programar em C. Portanto, a justificativa da Banca para alteração de gabarito procede, já que a questão generalizou. Para que a questão ficasse correta poderia trocar o termo "qualquer" pela expressão "diversos", por exemplo.
-
Existem dois erros na questão:
1) "... escrito na linguagem C ..."
Na realidade é uma mescla das linguagens C e Assembly.
Exemplo de código na linguagem C:
int getuid32_available = UNKNOWN;uid_t getuid(void) { if (getuid32_available == TRUE) return INLINE_SYSCALL(getuid32, 0); if (getuid32_available == UNKNOWN) { uid_t res = INLINE_SYSCALL(getuid32, 0); if (res == 0 || errno != ENOSYS) { getuid32_available = TRUE; return res; } getuid32_available = FALSE; } return INLINE_SYSCALL(getuid, 0);}
Exemplo de código na linguagem Assembly:
#define SAVE_ALL \ cld; \ pushl %es; \ pushl %ds; \ pushl %eax; \ pushl %ebp; \ pushl %edi; \ pushl %esi; \ pushl %edx; \ pushl %ecx; \ pushl %ebx; \ movl $(__KERNEL_DS),%edx; \ movl %edx,%ds; \ movl %edx,%es;
2) "... qualquer usuário."
Embora qualquer usuário possa modificar o kernel Linux (basta simplesmente modificar os arquivos de texto que contêm o código), não são todos que saberão de fato o que estão fazendo.
Abraços.
-
"O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C."
ERRADO, também têm instruções em assembly.
"o que permite a sua modificação por qualquer usuário."
CERTO em tese, pois pra modificar deve-se ter um conhecimento técnico avançado pela complexidade do código.
Deveria ser anulada essa questão, muito mal formulada.
-
O Linux é um sistema operacional que possui códgo fonte escrito em linguagem de programação C e Assembly.
O seu código fonte é distribuído de acordo com a licença GPL, que permite a qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente o sitema operacional de acordo com os termos da licença.
Linguagem de programação, de acordo com a Wikipédia, é definido como "... um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto deregras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão."
Portanto, para se alterar o código fonte do Linux, é necessário conhecimento técnico em linguagem de programação, principalmente linguegem C. Conhecimento esse que requer estudo da linguagem, de estrutura de S.O., algorítmos, entre outros assuntos.
Ao dizer que o Linux "...permite a sua modificação por qualquer usuário.", a questão generalizou, informando que um usuário comum, sem conhecimento técnico, poderia efetuar alterações no código fonte do sistema.
O fato de um usuário ter privilégio de superadministrador nada tem a ver com a modificação do sistema. Um usuário pode ser gerente de redes de uma empresa, tendo acesso ao sistema operacional como usuário root e não possuir conhecimento algum em linguagem C.
Teoricamente, qualquer usuário pode modificar o código-fonte do Linux, mas na prática a coisa é diferente.
-
O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, (certo)
o que permite a sua modificação por qualquer usuário. (errado - apenas o super-usuário ou root tem esse poder.)
-
Resposta: Errada
Pessoal,
Vamos colocar a frase da questão vista de outra ordem.
Original: O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário.
Invertida: O que permite a modificação por qualquer usuário do linux é o fato dele ser escrito na linguagem C e ter código-fonte disponível .
Em outras palávras, não é o fato de ser escrito na linguagem C que o faz ser modificado por qualquer usuário. Ele poderia ter sido feito em qualquer outra linguagem e mesmo assim ser modificado. A questão está vinculando a línguagem C como sendo ponto crucial para que um usuário possa modificar o sistema e isso não é verdade, pois se fosse qualquer outra linguagem com o código aberto seria permitido do mesmo jeito.
-
O que permite a modificação não é o fato de ele ser escrito em C, mas o fato de ser um Software Livre.
Creio que qualquer usuário possa modificá-lo, desde que tenha conhecimento para isso.
A questão não tem a ver com permissão, superusuário, root, etc. O cespe gosta de elaborar questões em que uma coisa não tem nada a ver com a outra, como no caso desta questão.
É mais questão de português que propriamente informática.
-
Qualquer usuário não. É necessário ter a licença GLP.
-
questão bem esquisita, pois outra banca já cobrou sobre poder ser alterado por qualquer usuário e gabarito foi correto
-
QUESTÃO ERRADA.
Somente usuários ROOT (#) tem acesso.
Usuário comum ($) não.
O erro da questão está em afirmar que " O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário." Não é por qualquer usuário.
-
Root traduzido ao pé da letra é Raiz, então para se ter acesso a raiz não é qualquer usuário, mas apenas os desenvolvedores, que ai sim pode ser qualquer um. Quer ser desenvolvedor? Habilite.
Dando exemplo simples:
Celulares com sistema Android são Linux e por isso vc pode "rootea-lo" e vc faz isso na parte de "desenvolvedor", disponivel para qualquer um. Ta com duvida? Coloca em configurações e pesquise "desenvolvedor".
Abçs