SóProvas



Prova CESPE - 2011 - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol


ID
588946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa c, conforme art. 36-C da LDB (Lei 9.394/96):

    Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caputdo art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Em relaçao a letra D :
    de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio.

    O erro consta na expressão SOMENTE ( não é surpresa em se tratando de Cespe), pois no caso da educação profissional concomitante também é ofertado aqueles que acabaram de ingressar no ensino médio e não só aqueles que já estão cursando.
     
  • Questão muito boa. A banca CESPE sempre surpreendendo.

  • Parece-me que a questão é defeituosa, tendo em vista o fato de que, no comando, aparece "deve ser desenvolvida", ou seja, é necessário que seja assim. O correto, parece-me, seria "pode ser desenvolvida", visto que a articulação pode ser integrada, concomitante (na mesma instituição ou instituição distinta

  • O que a lei nos diz:

    Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:    

    I - articulada com o ensino médio;       

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.  

    Art. 36-C. A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:   

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;   

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:    

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;    

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;        

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.   

    Vamos às questões:

    A) de forma integrada e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio, de modo que adquiram, ao término do curso, habilitação técnico-profissional.

    ERRADO. A forma INTEGRADA é oferecida SOMENTE a quem já concluiu o ens. FUNDAMENTAL.

    B) de forma integrada e oferecida ao estudante em uma mesma instituição de ensino, desde que ele esteja ingressando no ensino médio.

    ERRADO. Mesma justificativa da letra A.

    C) de forma concomitante, em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

    CORRETO. "em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado."

     D) de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio.

    ERRADO. A forma CONCOMITANTE também é oferecida para QUEM INGRESSE no ensino médio. O item restringe ao afirmar que é "somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio".


ID
588949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu a reorganização curricular das escolas de educação da rede pública estadual e estabeleceu, por meio de portaria, o currículo referenciado. Nesse contexto, é correto afirmar que esse currículo

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

    Comentário reflexivo:

    É de se lamentar que o nosso Estado "abrace" como premissa uma educaçao generalista, em que o currículo é formado por conteúdos universalmente aceitos. Pergunto: onde fica a individualidade do aluno?? E mais, onde ficam as diferenças regionais e distritais?? Onde ficam os conteúdos que brotam de dúvidas, questionamentos, conflitos intergrupais?? Verifica-se que esta educaçao não produz cidadãos críticos e prontos para transformar a realidade que os cerca, mas sim sujeitos apáticos,  que irão reproduzir o sistema social vigente, que vão se adaptar às mazelas sociais, à corrupçao, à cultura do lucro desenfreado. 
  • currículo referenciado = tradicionalismo, transferências de conhecimento acima de tudo com valor na base nacional comum.

  •  C

    currículo referenciado, lembrando que nem mesmo os Pcn's indicam tal currículo: 

     

    "...Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram,
    portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo
    , que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas..."( Parâmetros Curriculares
    Nacionais). 

     


ID
588952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao que dispõe a LDB sobre o ensino médio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ----------> Observemos os erros sutis recorrentes nas assertivas:
    a)  LDB ressalta que as disciplinas de Filosofia e Sociologia devem estar presentes nos decorridos 3 anos de ensino médio.
         Vejamos:
                  Art. 36
                  IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. 


    b) Correta 

                § 1º  Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:                     I  - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

                   II  -  conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

     c) O ensino médio poderá garantir a educação profissional, mas não é uma obrigatoriedade. A questão coloca a expressão "bem como"  como se ambas ocorressem sempre juntas.

        Art. 36-A.  Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    d) Os cursos do ensino médio devem ter duraçao minima de 3 anos. A questão coloca a expressão " até"  como se não pudesse estender esse tempo.

            Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:





     
  • Gabarito  B

    A)  art 35 IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
    B) CORRETA

    C)  I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;  II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
    D) Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos...
     

     

  • TUDO DESATUALIZADO ,DE ACORDO COM A MEDIDA PROVISORIA  Nº 746/2016

  • questao ultrapassada


ID
588955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.

Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio).
Brasília: Ministério da Educação, 2002, p. 75.

Com relação à identidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão impossível!! Resposta tirada  do PARECER CNE Nº 15/98 – CEB - Aprovado em 1º.6.98, ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (pág 26)

    "3.3 A Ética da Identidade
    A ética da identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da 
    era industrialista e busca a finalidade ambiciosa de reconciliar no coração humano 
    aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o 
    mundo da matéria, o privado e o público, enfim, a contradição expressa pela 
    divisão entre a “igreja” e o “estado”. Essa ética se constitui a partir da estética e 
    da política e não por negação delas. Seu ideal é o hum anismo de um tempo 
  • Nossa essa o CESPE tirou das profundezas!!!!
  • a) Âmbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no coração humano, aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria, o privado e o público. (Ética da identidade)

     

    b) A política da identidade associa-se à ética no que diz respeito à valorização de atitudes e condutas responsáveis em relação aos bens e serviços tradicionalmente entendidos como públicos, no sentido de estatais, e afirmativas, caracterizadas pela demanda por transparência e democratização no tratamento dos assuntos públicos. (Na verdade é a política da igualdade) 

     

    c) A ética da identidade substitui a repetição e a padronização, hegemônicas na era das revoluções industriais, visto que estimula a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, a afetividade; em suma, um conjunto de habilidades que auxilia a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente. (conceito de ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE)

    http://www.escolasesc.com.br/fundamentos-esteticospoliticos-e-eticos-do-novo-ensino-medio/

    Caracas velho! Que questão é essa?!

    Hold on...

  • Questão mais bizarra EVER! Essa - esotérica - alternativa "a" seria minha última opção sob qualquer ótica ou circunstância!


ID
588958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.

Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.

Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART 208

    O dever do Estado com a educação será efetivado, mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva universalização do ensino médio gratuito

    [...]*

ID
588961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos programas de avaliação da educação básica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo: 1) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

    2) como primeira fase;

    3) combinado com o vestibular da instituição;

    4) como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

    fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13427:perguntas-frequentes-novo-enem

  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre 4 (quatro) possibilidades de utilização do ENEM como processo seletivo:

    1) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

    2) como primeira fase;

    3) combinado com o vestibular da instituição;

    4) como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.


ID
588964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é essencial para que o sistema público de ensino formule políticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pública, uma cultura de avaliação, que seja referência para os profissionais de educação, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliação externa do ensino médio (AVALIE).

Internet: < www.educaçao.institucional.ba.gov.br > (com adaptações).

Acerca do AVALIE, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta dessa questão não me parece coerente, pois ao meu ver a avaliação hoje tem o objetivo principal de diagnosticar deficiencias no ensino e assim promover mecanismos de superação da disficuldades e não meramente aplicar uma nota.
  • Oi Jane, concordo com vc. Mas não conheço o programa Avalie. 

    É legal ressaltar que a questão diz que é uma das metas do projeto, seria inadmissível se o considerasse objetivo principal.

    Força nos estudos!!!

ID
588967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O projeto político-pedagógico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das ações sistemáticas de professores, gestores e alunos. Incorreta. O PPP não é mero agrupamento de planos, é um plano.  b) Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.Incorreta.A comunidade envolvida também participa da elaboração, acho q o erro desta assertiva é esse, me corrijam em caso contrário por favor.  c) Trata-se de documento oficial que orienta a gestão administrativa e financeira dos espaços escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.Incorreta. Se fosse assim chamaria Projeto administrativo financiro não é mesmo?  d) Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual são tomadas decisões, encaminhadas questões e analisados os resultados alcançados tanto no plano administrativo quanto no pedagógico. Correta. Observem a coerência da assertiva. O PPP é abrangente, amplo. Bom conceito para ele.
  • Uma contribuição na dúvida que a colega Priscila Appella levantou se a comunidade participaria do PPP ou não.

    Ela participa sim, segundo o princípio da Gestão Democrática.

    "A Gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Os pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte na responsabilidade pelo projeto da escola".

    Acredito que o erro da alternativa B é :

    Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.

    Visto que o PPP é um processo democrático de decisões. Ele não tem o intento de promover nenhum dos envolvidos (comunidade, discentes, docentes, etc),

    "As relações de trabalho no interior da escola deverão estar calçadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva em contraposição à organização regida pelos princípios da divisão do trabalho da fragmentação e do controle hierárquico".


ID
588970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A, destacada em verde, e um resuminho sobre a declaração pra ajudar a gente.

    Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca  trata de princípios, políticas epráticas na área das necessidades educativas especiais.

     

    A inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino é a questão central, sobre a qual a Declaração de Salamanca discorre.

    Na introdução, a Declaração aborda os Direitos humanos e a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos e aponta os princípios de uma educação especial  e de uma pedagogia centrada na criança. Em seguida apresenta propostas, direções e recomendações da Estrutura de Ação em Educação Especial, um novo pensar em educação especial, com orientações para ações em nível nacional e em níveis regionais e internacionais. As orientações e sugestões para ações em nível nacional são organizadas nos seguintes subitens:

    • A. Política e Organização
    • B. Fatores Relativos à Escola
    • C. Recrutamento e Treinamento de Educadores
    • D. Serviços Externos de Apoio
    • E. Áreas Prioritárias
    • F. Perspectivas Comunitárias
    • G. Requerimentos Relativos a Recursos

    Pode-se dizer que o conjunto de recomendações e propostas da Declaração de Salamanca, é guiado pelos seguintes princípios:

    • Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos;
    • Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais;
    • A escola deve adaptar–se às especificidades dos alunos, e não os alunos as especificidades da escola;
    • O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.

    A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais foi promovida pelo governo espanhol em colaboração com a Unesco. A Declaração de Salamanca repercutiu de forma significativa, sendo incorporada as políticas educacionais brasileiras.

    Referências:

    FONTES, Carlos. Educação Inclusiva: Algumas Questões Prévias. Disponível em: <http://www.educacionenvalores.org/Educacao-Inclusiva-Algumas.html> Acesso em: 23 dez. 2009.

    UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: 23 dez. 2009.

  • Vejam o que diz a Declaração de Salamanca dentro do seguinte tópico:

     

    ESTRUTURA DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

     

    3. (...) Existe um consenso emergente de que crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devam ser incluídas em arranjos educacionais feitos para a maioria das crianças. Isto levou ao conceito de escola inclusiva. O desafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bemsucedidamente educar todas as crianças, incluindo aquelas que possuam desvantagens severa.

    O mérito de tais escolas não reside somente no fato de que elas sejam capazes de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças: o estabelecimento de tais escolas é um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.


ID
588973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

Alternativas
Comentários
  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS 
    Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de   oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

    TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 
    Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA 
    Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
     A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA 
    Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
     
    TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA 
    A escola liberal tecnicistaatua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.

ID
588976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

Alternativas
Comentários
  • - Acentua a primazia dos conteudos no seu confronto com as relaidades sociais.
  • Alternativa A.

    Com base na tendência histórico crítica o enunciado da questão descreve exatamente o proposto na relação professor x aluno, ou seja, papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.

  • Histórico crítica é o mesmo que a libertadora?


ID
588979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria pós piagetiana - Henri Wallon propõe o estudo de uma pessoa completa tanto em relação ao seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Propõe estágios de desenvolvimento:
    Estágio impulsivo emocional (0-1) é um estágio predominantemente afetivo, emque as emoções são o principal instumento de interção com o meio.
    Estágio sensório-motor e projetivo (até 3 anos) A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem. Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.
    Estágio do personalismo (até os 6anos) - é um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da auto-consciência. Uma consequência do caráter auto-afirmativo deste estágio é a crise negativista: a criança opõe-se sistematicamente ao adulto. Por outro lado, também se verifica uma fase de imitação motora e social.
    Estágio Categorial (até os 11 anos)- o poder de abstração da mente da criança é consideravelmente amplificado. Provavelmente por isto mesmo, é nesse estágio que o raciocínio simbólico se consolida como ferramenta cognitiva
    Estágio da puberdade e da adolescência (a partir dos 12 anos) - Este é um estágio caracterizadamente afetivo, onde o indivíduo passa por uma série de conflitos internos e externos. Os grandes marcos desse estágio são a busca de auto-afirmação e o desenvolvimento da sexualidade. 
  •  a) personalismo e categorial.
  • personalismo e categorial.


ID
588982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
588985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a LDB:

    Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;

    § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

    Ou seja o ideal é que o aluno especial seja integrado nas classes comuns. Se isso não for possível, então será realizado um atendimento especializado.

  • gab. letra A' de "Ai caramba"

ID
588988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe a LDB sobre a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito "D"

    Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
    II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
    III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
    V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e
    ao desenvolvimento profissional;
    VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
  • "Os professores devem ser os responsáveis pela gestão dos recursos financeiros da escola, visto que conhecem melhor tanto a realidade da escola quanto a dos alunos, estando, assim, aptos a indicar a melhor forma de utilizar os recursos públicos." - É pra sorrir é? kkkk


  • Bastava ir por eliminação

     

  • Os professores nunca elaboram e executao a proposta pedagogica, porem participam e te voz ativa na sua elaboracao.


ID
588991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.

Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a

Alternativas

ID
588994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A tarefa do educador, então, é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado. Nesse ato de problematizar os educandos, o professor se encontra igualmente problematizado.

Paulo Freire. Extensão ou comunicação? 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975, p. 81 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor

Alternativas
Comentários
  • Para Freire, o ponto de partida e chegada para o desenvolvimento da aprendizagem é a comunidade, ou seja,a realidade sócio-cultural que os indivíduos estão envolvidos. Através da ação dialógica educador e educando interagem, se comunicam e se conscientizam acerca da realidade, problematizando-a a fim de lutarem contra a "ideologia de opressão."

  • Que questão chata!!!


ID
588997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • O filósofo Cipriano Luckesi (1994) identificou três tendências filosóficas de interpretação da educação: a tendência redentora, que compreende a educação como uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas; a reprodutora, que considera o espaço escolar como um lugar de preparação para a vida em sociedade, um espaço cuja finalidade é reproduzir a sociedade tal como ela está, de modo a perpetuá-la; e a transformadora, que se dá quando o educador/a escola age como uma instância mediadora de modo a entender e viver a sociedade. No caso da terceira tendência, convém explicitar que a ação pedagógica será no intuito de problematizar os fatos sociais, e não apenas transmiti-los, como se os alunos fossem um depósito. Nessa ação, o educador/o professor leva em conta os sujeitos, o contexto de interação, as ideologias e os fatores político-econômico-sociais e pedagógicos

    Na leitura de Luckesi, a compreensão da educação como redentora não significa apenas o intuito de livrar o ser humano dos desvios sociais, mas também de garantir o bemestar social, a integração da sociedade e dos indivíduos. No dicionário (1977, p. 784), um dos significados do termo redenção é: “O resgate do gênero humano por Jesus, sob o aspecto da libertação da escravidão do pecado.” Isso remete à religião, à Igreja e à mudança de conduta, de comportamento.


ID
589000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão porque não é bem assim, a palavra mais correta seria supressão do autortarismo (que seria a autoridade com sentido negativo)  pois a pedagogia libertária, cujos princípios são anarquistas, não condena a autoridade, sabe respeitá-la e usufruí-la quando autêntica, a oposição é contra o autoritarismo.
    Achei que era uma pegadinha mas consideram correta, e, de fato, não está errada, talvez incompleta. Ficaremos atentos.

    Um texto para ajudar:


    . Alguns princípios gerais da pedagogia libertária. 

    O anti-autoritarismo.
    A característica central do paradigma anarquista da educação segue em consonância com seus planejamentos sociopolíticos globais de rejeição a autoridade.   ESSE TRECHO JUSTIFICA A ASSERTIVA

     O autoritarismo também se encontra normalmente nas instituições e ações educativas, com a idéia de que os educandos os reproduzam e o 
    perpetuem em suas vidas,  o sistema capitalista impede, dessa forma, a emancipação dos oprimidos. Educar, pois, na recusa da autoridade, evitando a submissão e desenvolvendo uma aprendizagem da autonomia e da liberdade se faz fundamental na 
    construção da futura sociedade libertária. 

    Convém esclarecer aqui que o anarquismo normalmente se opõe a autoridade do tipo “negativa”, ou seja, aquela que emana das relações arbitrárias de poder e aquela que se faz obedecer para conseguir submissão.

    Existe outro tipo de autoridade, digamos de 
    tipo moral, que se baseia no reconhecimento da sabedoria de determinadas pessoas, que despertam admiração (não submissão) e que se entende como um tipo de autoridade “positiva” que se aceita porque ajudam ao crescimento autônomo do educando. 
  • A pedagogia da Escola Nova se formulou a partir dos fins do século XIX, desenvolve-se no contexto da burguesia contra-revolucionária.

    A pedagogia crítico-social dos conteúdos embora se aceite que os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refretários às realidades sociais dos indivíduos. Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. Essa maneira de conceber os conteúdos do saber não estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular, ou espontânea, mas uma relação de continuidade em que se passa da experiência imediata e desorganizada ao conhecimento sistematizado.

    A pedagogia libertadora tem como finalidade o aprimoramento do ensino e a valorização da construção dos saberes coletivos, objetivado pela possibilidade de interação e compartilhar informações

    Gabarito: C

  • autogestão=> LIBERTÁRIA

  • O Item A está muito errado.

    Mas acho que as letras B e D também estão corretas.

    Essa Questão poderia ser anulada.

  • O Item A está muito errado.

    Mas acho que as letras B e D também estão corretas.

    Essa Questão poderia ser anulada.


ID
589003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Adotar o trabalho como princípio educativo implica entendê-lo como

Alternativas
Comentários
  • A concepção do trabalho como princípio educativo é a base para a orga-
    nização e desenvolvimento curricular em seus objetivos, conteúdos e méto-
    dos. Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isto, dela se apropria e pode 
    transformá-la. Equivale a dizer, ainda, que é sujeito de sua história e de sua 
    realidade. Em síntese, o trabalho é a primeira mediação entre o homem e 
    a realidade material e social. O trabalho também se constitui como prática 
    econômica porque garante a existência, produzindo riquezas e satisfazendo 
    necessidades. Na base da construção de um projeto de formação está a com-
    preensão do trabalho no seu duplo sentido – ontológico e histórico. Pelo pri-
    meiro sentido, o trabalho é princípio educativo à medida que proporciona a 
    compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, como 
    conhecimentos desenvolvidos e apropriados socialmente para a transformação 
    das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencia-
    lidades e dos sentidos humanos. O trabalho, no sentido ontológico, é princípio 
    e organiza a base unitária do Ensino Médio. Pelo segundo sentido, o trabalho 
    é princípio educativo na medida em que coloca exigências específicas para o 
    processo educacional, visando à participação direta dos membros da sociedade 
    no trabalho socialmente produtivo. Com este sentido, conquanto também or-
    ganize a base unitária, fundamenta e justifica a formação específica para o 
    exercício de profissões, estas entendidas como forma contratual socialmente 
    reconhecida, do processo de compra e venda da força de trabalho. Como razão 
    da formação específica, o trabalho aqui se configura também como contexto. 
    Do ponto de vista organizacional, essa relação deve integrar em um mesmo 
    currículo a formação plena do educando, possibilitando construções intelectu-
    ais    mais    complexas;    a    apropriação    de    conceitos    necessários    para    a    intervenção    
    consciente na realidade e a compreensão do processo histórico de construção 
    do conhecimento.

     

    COMENTÁRIO BASEADO NA    - D C N     PÁGINA  217


ID
589006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante o desenvolvimento humano, muitos gestos realizados quando criança, como o apontar, o chamar, o apanhar, começam por substituir o choro para induzirem, posteriormente, a emergência da significação social que culmina com a palavra. Muitas interpretações verbais que os adultos percebem dos gestos das crianças são a ilustração mais clara do poder comunicativo dos gestos e das mímicas.

Vitor da Fonseca. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998, p.190 (com adaptações).

De acordo com o texto acima, o gesto como forma de comunicação deve ser entendido como

Alternativas

ID
589009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais.

Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15.

A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
589012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Santin, as mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais expressam as manifestações dos mais puros sentimentos que envolvem a alegria, o medo e o amor, descobrindo como o corpo é sensível e possui uma linguagem própria, desvelada pelos gestos e, dessa forma, possibilitando uma comunicação com o mundo. Acerca dessas ideias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ai que estranha essa resposta.

    Quer dizer que se não houver consciência da sensibilidade dos corpos não há comunicação?

    O que a banca quis dizer com isso?

    Alguém pode ajudar eu compreender melhor.
  • Alternativa C

    Uma reflexão acerca do “sentir” do homem e do “se perceber” por meio do movimento pode ser encontrada em Santin (1987), que compreende que o movimento humano perpassa do ato físico, ele é comportamento, é postura, é uma intencionalidade. “Assim, o movimento não só é uma linguagem, mas torna-se uma fonte inesgotável de simbologia que lhe confere uma grandeza ilimitada” (p. 63). Desse modo, a Educação Física deve centrar-se no movimento com o objetivo de compreendê-lo e vivenciá-lo, por meio da sensibilidade humana, esquecida por muitos. “É mais um desafio para a Educação Física desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias. (...) O que falta é a sensibilidade de percebê-las. E percebê-las significa gozá-las, encantar-se, extasiar-se diante delas”

  • Priscila o gabarito é a resposta menos errada.

    Erros

    a) É possível confiar em dicionários dos gestos, pois todo movimento do corpo tem um significado universal de acordo com o contexto no qual está inserido.

    - Nem todo movimento do corpo tem significado universal.

    b) A ideia do corpo que se tem, ou que se quer ter, exerce influência sobre as formas de movimentos que geram comunicação em propagandas.

    - Comunicação em propaganda, bem estranho não é.

    d) A comunicação corporal é como um aparelho emissor e receptor, não admitindo a negociação entre duas pessoas.

    - limitar a comunicação em emitir e receber é ruim além disso, não existir negociação limitou novamente.

    NÃO teria como não ser o gabarito C

     


ID
589015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto mais domínio sobre os próprios movimentos o indivíduo conquistar, quanto mais conhecimentos construir sobre a especificidade gestual de determinada modalidade esportiva, de dança ou de luta que exerce, mais pode se utilizar dessa mesma linguagem para expressar seus sentimentos, suas emoções e o seu estilo pessoal de forma intencional e espontânea.

Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p. 56

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que a aprendizagem das práticas da cultura corporal

Alternativas

ID
589018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É com o corpo que se tem capacidade de ver, ouvir, falar, perceber e sentir as coisas, portanto, o corpo expressa a linguagem. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
589021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A língua portuguesa, com mais de 240 milhões de falantes, é, como língua nativa, a sexta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a língua portuguesa também goza de estatuto oficial na União Europeia, no MERCOSUL e na União Africana.
A posição do Brasil no cenário internacional como uma das potências emergentes do século XXI, em razão do tamanho de sua população e da presença de sua variante do português em todo o mundo, torna legítima a petição enviada à ONU para tornar o português uma das línguas oficiais da organização.
Vários fatores, porém, prejudicam essa campanha. Embora o português seja uma língua cada vez mais importante em âmbito internacional, quatro de cada cinco falantes da língua portuguesa no mundo vivem em um país apenas: o Brasil. Esse aspecto distancia-se do caráter internacional exigido pela ONU para tornar um idioma língua oficial da entidade. O alemão e o japonês não são línguas oficiais da ONU, por razão semelhante, embora sejam as línguas de poderosas economias mundiais.

Internet: < www.portaleducaçao.com.br > (com adaptações).

Da leitura do texto acima infere-se que a ONU elege suas línguas oficiais entre as que são faladas

Alternativas

ID
589024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A palavra saudade foi, por muito tempo, considerada de existência única no português em razão de seu significado, inexistindo uma palavra imediatamente equivalente nas línguas estrangeiras mais conhecidas. Essa ideia, contudo, parece não passar de um mito. Em polaco ou polonês, por exemplo, existe a palavra t“sknota, com a mesma definição da em português. Em catalão, a palavra enyorança é um substantivo abstrato com significado idêntico ao da palavra saudade. Em inglês, embora não haja um substantivo totalmente equivalente à saudade, emprega-se o verbo to miss, que, na frase I miss you, tem o sentido de “Sinto sua falta”, relacionando-se a sensação de falta à saudade. Também as expressões longing e homesick podem ser empregadas com esse sentido.

O termo saudade pode ser definido por meio da seguinte relação: quem sofre é quem fica esperando o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, visto que esse nutre nostalgia. A gênese desse vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana.

Internet: < www.portaleducaçao.com.br > (com adaptações).

Depreende-se do texto acima que, em diversas línguas, as palavras

Alternativas

ID
589045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Portinari, o artista não está preocupado em retratar um brasileiro, mas “o” brasileiro. Ao superar a pintura regionalista que antecede o Modernismo, Portinari produziu uma obra que tem caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por questões plásticas. Nos quadros O Mestiço e Lavrador de Café (ambos de 1934), os personagens são pintados em composições monumentais em que predominam os tons de marrom da paisagem e se destacam os campos cultivados ao fundo. Também no quadro Café (1934), a figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento das mãos e dos pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra. Portinari produziu um conjunto de afrescos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre 1936 e 1938, em que tratou da temática relativa aos ciclos econômicos do Brasil. Nessas obras, o artista utilizou recursos derivados da poética desenvolvida no Renascimento italiano. Sua admiração pela obra de Piero della Francesca pode ser observada nos gestos imobilizados dos personagens e no desdobramento da figura em vários momentos do trabalho.

Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).

Infere-se do texto acima que Portinari, em suas composições,

Alternativas

ID
589048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na história em quadrinhos, nos cartoons e nas tirinhas, a imagem apresenta-se como produto do texto, o que lhe confere uma posição ontológica particular na cultura de massa, que consegue envolver o leitor pela imagem. Esses diferentes segmentos da história em quadrinhos constituem uma produção imagética original e própria. Da relação entre a imagem e o texto, originou-se a localização de diálogos e pensamentos de personagens dentro de desenhos em forma de balão inseridos na imagem, como elementos da composição da imagem final. Esse desenvolvimento desencadeou uma das mais marcantes transformações no uso do texto, que passou a ter outras conotações, e alterou, inclusive, seu significado e sua estética. O texto passou a ser primeiramente pensado para apenas depois ser desenhado, bem como se incorporou ao quadrinho como imagem diagramada, uma vez que, se isolado, teria menor grau de inteligibilidade.

Suzete Venturelli e Mario Maciel. Imagem interativa. Brasília: EdUnB, 2008 (com adaptações).

De acordo com as informações apresentadas no texto, o desenvolvimento da história em quadrinhos significou

Alternativas

ID
589051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta característica(s) da sintaxe das imagens impressas como história em quadrinhos.

Alternativas