SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Biblioteconomia


ID
826873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos e às finalidades da documentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) INCORRETA: Paul Otlet e Henri La Fontaine foram os precursores da teoria da documentação, no final do século XIV com o anseio de organizar uma bibliografia da produção científica.

    (B) INCORRETA.

    (C) INCORRETA.

    (D) INCORRETA: O alcance da documentação inclui documentos particulares; arquivos documentais, administrativos e antigos/históricos; coleções museográficas; e enciclopédias.

    (E) CORRETA.

  • A atividade de organização de conteudos de documentos, a bibliografia, já era realizada de forma limitada desde a idade antiga, na inglaterra. Efetivamente, as primeiras bibliografias relevantes são a complição realizada pelo alemão Konrad Gesner, no final do século XV e a primeira tentativa de uma bibliografia universal pelo suíço Johann Tritheim, na metade do século XVI. Após essas obras, foram crescentemente produzidos catálogos de bibliotecas particulares e bbliografias especializadas, ao ponto de, em fins do século XVI, na Europa, os etudiosos sentirem necessidade de sistematizarem este grande volume de índices catalograficos e bibliógraficos. Surgiram entao muitas bibliografias comercias, precursoras das bibliografias nacionais. Esta atividade de elaboração de bibliografias é considerada a origem da documentação.

  • O IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nasceu a partir do antigo IBBD - Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação.

    O IBBD foi fundado em 1954 como órgão do então Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). A criação deste Instituto constituía uma ação de vanguarda, dado que apenas dois anos antes, a , que era à época um dos países mais desenvolvidos, criou o VINIT, órgão similar ao IBBD. A criação do IBBD se deu por influência externa, através da Unesco, em ação conjunta com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estimulou a implantação do Instituto.

    Desde a sua criação como IBBD, até o ano de 1976, já denominado IBICT, o Instituto tinha os seguintes objetivos: promover a criação e o desenvolvimento dos serviços especializados de bibliografia e documentação; estimular o intercâmbio entre bibliotecas e centros de documentação, no âmbito nacional e internacional; incentivar e coordenar o melhor aproveitamento dos recursos bibliográficos e documentários do país, tendo em vista, em particular, sua utilização pela comunidade científica e tecnológica.


ID
826876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta, com relação à biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • A questai  d também parece correta
  • Letra a está errada porque o primeiro curso de Biblioteconomia surgiu em 1821 pela instituição Ècole Nationale na França (RUSSO, 2010).

    Letra b é a mais adequada porque a Biblioteconomia se ocupa de informações registradas em suportes e de todos os processos que permitem a sua sistematização, organização e disponibilização aos usuários em qualquer ambiente (CARTER, 2004).

    Letra c - não entendi nada!

    Letra d está incompleta porque o bibliotecário deve ficar: Atentos às fontes de informação indiferente ao seu suporte; Astutos juízes das vantagens e desvantagens de várias fontes de informação; Capazes de organizar a informação para que possa ser localizada e utilizada independentemente do seu suporte; Especialistas no uso de fontes jurídicas ou não.
    Disponível em <http://www.infolegis.com.br/perfilbibjuridico.htm>. Acesso em: 18 fev. 2012.

    Letra e está errada porque a informação é o principal objeto de estudo.
  • Questão estranha, para mim a "d" também está certa, ele não disse que o bibliotecário só vai cuidar da administração do acervo.

  • Em relação a letra C, achei essa definição de Danton (MIRANDA, 2003):

    "[...] a Biblioteconomia comparada seria a: análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos."

  • GABARITO: B

    a) “A Biblioteconomia é considerada uma das mais antigas disciplinas que se ocupa do acesso à informação e de sua transmissão porque está intrinsecamente ligada ao surgimento da biblioteca. O marco fundamental para o campo foi a obra de Gabriel Naudé (1600-1653), Advis pour dresser um bibliothéque (1627), o primeiro manual para bibliotecários, que formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, abrindo caminho para a afirmação de importantes conceitos, como a ideia de ordem bibliográfica” (SANTOS; RODRIGUES, 2013).

    c) A biblioteconomia comparada poderia ser definida como a "análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos" (MIRANDA, 2003).

    d) “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito” (PASSOS, 2009).

    e) A Biblioteconomia tem como objetivo de estudo e trabalho a Informação.

  • Acredito que o erro da "D" está na parte onde se afrma: 

     voltada à formação de bibliotecários para a administração de acervo da área jurídica. 

    Sabemos que aqui no Brasil não existe essa formação específica.

  • Sobre a alternativa C: . A biblioteconomia comparada poderia ser definida por Miranda (2003) como a análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o propósito principal de propor generalizações e princípios válidos.

    Sobre a alternativa D: “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito"


ID
826879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim, o gabarito certo seria a b);

    A a) , ao meu ver, descreve a biblioteconomia

  • a) Os processos relativos ao armazenamento e à recuperação da informação constituem importantes temas de pesquisa em ciência da informação.

    -O [Tratado] de DOCUMENTAÇÃO [...] é, talvez, "a primeira sistemática e moderna discussão dos problemas gerais da organização da informação". O termo documentação é um neologismo, criado por Otlet, para designar o que hoje em dia tendemos a chamar de armazenamento e recuperação da informação. CORRETA

    c) Essa ciência consolidou-se a partir das necessidades de informação dos governos sobre segurança e defesa do Estado.ERRADA Se num primeiro momento a ênfase era no armazenamento da informação e sua disseminação para grupos específicos, como, por exemplo, os cientistas, hoje, o desafio passa a ser a distribuição de informações que seriam, ou não, úteis para a sociedade em geral.

     

    d) Trata-se de área de conhecimento voltada mais para o estudo das técnicas de processamento da informação que para a investigação das propriedades da informação.ERRADA. Este novo paradigma informacional deslocou o foco de autores e coleções para o conteúdo dos documentos, para a informação em si, desde a produção do conhecimento científico até sua representação [re-significação], organização e distribuição pelos canais formais de comunicação científica.


ID
826906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas regras do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) para descrição de monografias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E


    A letra D está errada porque deve-se usar o nome ou o pseudônimo mais conhecido e não o que aparece na fonte principal da informação.

  • Não bastaria apenas introduzir na catalogação o simbolo de = para títulos equivalentes ? ou só serve para títulos em língua estrangeira ?

  • alguém pode me falar o erro das outras? (a, b e c)? não sou da área rs

  • A: 21.6B2, p.21-19: a entrada secundária é obrigatória. B: 21.7B1, p.21-21: a entrada proncipal é pelo título coletivo. C:21.1B2, p.21-7: a entrada é sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal

ID
826909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente a entrada principal para a catalogação do Código Tributário Nacional (Lei n.º 5.172, de 25 de outubro de 1966), considerando que não haja indicação de autor individual na folha de rosto da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Aquele tipo de pergunta que não agrega conhecimento nenhum.


ID
826912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a catálogos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O estudo de uso de um catálogo pode determinar como os usuários utilizam o acervo de uma biblioteca

  • Catálogo de títulos = didascálico = biblionímico

  • Não entendo porquê a C está errada. Um usuário leigo não conseguiria utilizar o catálogo manual da biblioteca,


ID
826915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da organização e administração de bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Questão complicada. Achei uma fonte que corrobora a letra b como alternativa correta:

     

    Os passos envolvidos no processo decisório incluem:

    • estabelecimento de objetivos;

    • medição do desempenho para determinar quando os objetivos não foram alcançados (identificação de problemas);

    • seleção do problema a ser resolvido;

    • desenvolvimento de alternativas;

    • implementação da solução.

    Esses passos podem ser sumariados sob os cabeçalhos:

    • identificação do problema;

    • seleção do problema; e

    • solução do problema.

    Fonte: TARAPANOFF, Kira. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, 2 ed.  

     

     

    No entanto, a alternativa "e" ao meu ver também é correta:

     

     

    A rede bibliográfica tem na catalogação cooperativa sua função principal, produz um catálogo coletivo e, a partir dele, possibilita o empréstimo entre bibliotecas. São exemplos no Brasil, a Rede Bibliodata, a Rede Pergamum e o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN). Fonte: ipea.gov.br/agencia/images/stories/.../170105_biblioteca_do_seculo_21_cap07.pdf

     

     

    Talvez o erro seja na generalização de processos técnicos como um todo.

     

  • Também não consegui entender o erro da É.

ID
826918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao processo de desenvolvimento de coleções em bibliotecas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "De uma maneira geral, o desenvolvimento  de coleções irá incluir a avaliação das necessidades dos usuários, a avaliação da  coleção atual, a determinação da política  de seleção, a coordenação da seleção de  itens, o "desbastamento" e armazenagem  de partes da coleção e o planejamento para compartilhamento de recursos. Entretanto, de uma maneira ainda mais geral, o  desenvolvimento de coleções não é apenas uma simples atividade ou um grupo de  atividades: é um processo de planejamento e de tomada de decisão" MAGRILL, Rose Mary, HICKEY, Doralyn. Acquisitions management and collection development in libraries, Chicago, American Library Association, 1984. p. 4
     
  • Os estudos de uso podem ser realizados pela abordagem de toda a coleção ou por amostragens de títulos, obtidas tanto pelo catálogo topográfico como pelas obras retiradas em um período predeterminado. Esta fase de coleta de dados, no caso dos estudos de uso, é particularmente problemática, exigindo um controle muito grande por parte dos realizadores, a fim de evitar distorções devidas a imprecisões dos registros de circulação. (VERGUEIRO, 1989, p. 90)

    VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.

  • Gabarito: A


ID
826921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente a seção do Diário Oficial da União (DOU) em que se deve publicar autorização para afastamento do país de servidor público da Advocacia Geral da União (AGU).

Alternativas

ID
826924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a estrutura do Diário Oficial da União (DOU) e a do Diário da Justiça (DJ), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "e"

    Seção 1: Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

    Seção 2: 
    Atos de interesse dos servidores da Adm. Púb. Federal.

    Seção 3: Contratos, editais, avisos e ineditoriais.


    São publicados gratuitamente no DOU e DJ: 1) atos oficiais da Presidênc. da Repúbl., dos órgs. q a integram e dos Ministérs.; 2) atos oficiais do CN, do SF, da CD e do TCU; 3) atos relats. a pessoal, c/ exceç. dos originárs. d autarqs., fundaçs., EPúbs. e SEMs, entids. d supervisão ministerial e órgs. autôns.; e 4) despachos, resoluçs., pautas, atas, editais relats. à justiça gratuita, intimaçs., notas d expedien. dos cartórs. judics., acórds. e demais atos ofics. do P. Jud.
    Estão sujeitos a pagamento: 1) contratos, convêns., aditivos, distratos, editais, avisos, comunicaçs. em geral; e 2) atos originárs. d autarqs., EPúbs., SEMs, fundaçs., entids. sob supervisão ministerial e órgs. autôns. São pagos pelos interessados os atos oficiais q envolvam benefícs. ou interesses específs. e individuais d pessoas naturs. e juríds. Qd se tratar d ato baixado em funç. d polít. setorial, o ônus do pagam. poderá ficar a cargo do órg. expedidor, desde q expressam. aprovado pelo respect. Ministro d Estado.

    Suplemento do DOU: é um DOU c/ matérs. q detalham ou regulamentam leis ou decretos anteriorm. publicados. 
    Ediçs. extras do DOU: são DOUs c/ matérs. d grande relevânc., encaminhadas após o fecham. da ediç. do dia.

    Desculpe pela abreviaçs., é q pro concursando tempo vale muito ; )
  • PORTARIA Nº 283, DE 2 DE OUTUBRO DE 2018.

    Normas para publicação do Diário Oficial da União.

    Seção 3 - os extratos de instrumentos contratuais e congêneres, de convênios, de dispensa e de inexigibilidade de licitação, de distrato, de registro de preços, de rescisão; os editais de citação, intimação, notificação e concursos públicos; os comunicados, avisos de licitação, de dispensa e de inexigibilidade de licitação, de registro de preços, de anulação, de revogação, resultados de julgamentos, entre outros atos da administração pública, cuja publicação seja exigida por determinação legal ou normativa.


ID
826927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Incidente crítico consiste em um conjunto de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano, de modo a facilitar sua utilização potencial na solução de problemas práticos e no desenvolvimento de amplos príncipios psicológicos, delineando também procedimentos para a coleta de incidentes observados que apresentem significação especial e para o encontro de critérios sistematicamente definidos.

    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/viewFile/16975/15786

  • A questão diz o contrário.

  • A questão Q1008106 diz o contrário.

  • A questão Q1008106 diz o contrário.


ID
826930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da automação de bibliotecas e centros de documentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O registro USMARC possui uma estrutura estabelecida e implementada por normas nacionais e internacionais conhecidas como: ANSI – Z39.2 Formato de Intercâmbio de Informações Internacionais e ISO-2709 Formato para Troca de Informações Externas.

    VOSGRAU, S. R. C. O formato USMAR para publicações seriadas: a experiência da UNICAMP. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=6>. . Acesso em: 12 dez. 2012.
    • O catálogo CCN reune coleções de publicações seriadas nacionais e internacionais.
  • d) O consórcio BDJur é uma rede de informações digitais cujos conteúdos se organizam em comunidades e subcomunidades, categorias que abrangem as unidades orgânicas e administrativas dos órgãos dos três poderes públicos.

     

     

    A Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) é um repositório gerenciado pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que armazena, preserva, dissemina e permite acesso a documentos jurídicos em formato digital.

  • O formato MARC:  o principal objetivo é servir como formato padrão para o intercâmbio de registros bibliográficos e catalográficos e servir de base para a definição de formatos de entrada entre as instituições que o utilizam. O computador precisa de um meio para interpretar a informação encontrada no registro bibliográfico. Este meio se encontra no Formato MARC.

  • A mineração de textos é uma extensão da mineração de dados, e pode ser definida como um processo de extração de informações desconhecidas e úteis de documentos textuais escritos em linguagem natural.

  • O formato MARC foi desenvolvido para descrever dois tipos específicos de dados: bibliográfico e informação à comunidade.

    O formato MARC foi desenvolvido para descrever dois tipos específicos de dados: bibliográfico e de autoridade.


ID
826933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação descritiva, o elemento extensão está contido na grande área.

Alternativas
Comentários
  • Áreas da Descrição Bibliográfica

    Área 1: título e indicação de responsabilidades, que podem conter os seguintes elementos: título principal; título equivalente; outras informações sobre o título; indicação de responsabilidade.

    Área 2: edição, que pode conter os seguintes elementos: indicação de edição ; indicação de responsabilidade da edição e indicação de responsabilidade.

    Área 3: detalhes específicos do material, que podem ser: mapas, música, recursos eletrônicos, microformas e recursos contínuos.

    Área 4: dados da publicação, que podem conter elementos como lugar, nome do editor e data de publicação.

    Área 5: descrição física, que pode conter elementos como extensão e outros detalhes como dimensões e material adicional.

    Área 6: série, que pode conter elementos como título da série, título equivalente, indicação de responsabilidade, ISSN, numeração e outras informações sobre o título.

    Área 7: notas, onde se descrevem todas as notas referentes ao documento.

    Área 8: número internacional normalizado (ISBN, ISSN, ISMN) e modalidades de aquisições.

    (VIEIRA, 2014, p.119).

    Gab. C




ID
826936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No sistema de acesso de uma biblioteca digital, o instrumento que institui listas, guias ou roteiros de pesquisa que orientem o usuário a encontrar os recursos apropriados à sua pesquisa denomina-se

Alternativas

ID
826939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que em um catálogo as palavras estejam fora de contexto, é correto afirmar que, nessa situação, haverá uma listagem tipo

Alternativas
Comentários
  • ... "O método KWOC é semelhante ao KWIC, porém, as palavras-chave que se tornam pontos de acesso são repetidas fora do contexto, normalmente destacadas no canto esquerdo da página ou usadas com cabeçalhos de assunto."...
    INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA E SEMÂNTICA: estudo da análise do conteúdo de teses e dissertações. Graciane Silva Bruzinga
  • KWIC (keywordin context) - cada uma das palavras significativas do título torna-se um ponto de entrada
    KWOC (keywordout context) - variação do KWIC
                                                      - palavra chave no início seguida do título completo
    KWAC (keywordandcontext) - variação do KWOC
                                                      - a palavra chave do título é substituidapor um símbolo (asterisco, barra, etc)
    Facetas: aspectos (características) sob um grupo de conceitos que tem algo em comum.
    Classes: reúnem elementos que possuem no mínimo uma característica em comum
  • [...]. Um índice Kwoc (Keuword-out-of-Context [Palavra-chave fora do Contexto]), por exemplo, extrai a palavra-chave do título, que é usada como cabeçalho à parte, vindo sob ela os títulos e os números dos documentos.

    (ROWLEY, 2002, p. 295).

    Gab. A

  • De acordo com Lancaster (2004, p. 55):

    O índice KWOC é similar ao KWIC, exceto que as palvras-chave que se tornam pontos de acesso são repetidas fora do contexto, comumente destacadas na margem esquerda da página ou usadas como se fossem cabeçalhos de assuntos.


ID
826942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No novo contexto de produção, organização e recuperação de documentos digitais, as metas de trabalho do profissional da informação, no âmbito das bibliotecas digitais, não se restringem à criação de representações dos objetos físicos constantes de um acervo. Para se garantir o acesso a documentos e conteúdos disponíveis em repositórios, de forma hipertextual e multimidiática, deve-se definir

Alternativas
Comentários
  • "A representação do conhecimento, em nossos dias, não compreende somente a substituição do documento primário por uma informação catalográfica. Considerando-se que o documento não se acha fisicamente em outro espaço, mas no próprio meio que lhe proporciona materialidade, novas formas de se criar índices de recuperação foram ensejadas. No novo contexto de produção, organização e recuperação de objetos digitais, as metas de trabalho não se restringem à criação de representações simbólicas dos objetos físicos constantes de um acervo, mas compreendem estabelecimento dos denominados metadados, muitos dos quais podem ser extraídos diretamente dos próprios objetos, constituindo-se esses em chaves de acesso a serviço dos internautas."

    Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_adf84bf8a1_0007457.pdf

    Gabarito: LETRA D


ID
826945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No ciclo documentário, a anotação das características dos documentos, como autor, entidade coletiva, organizador e título denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Registro dos elementos bibliográficos de um documento, com intuito de identifica-lo e distingui- lo de outros.

    Conjunto de dados bibliográficos que descrevem e identificam uma publicação

    Processo intelectual de sintetizar elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamentos, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se tem em vista produzir (inventário sumário ou analítico, guia, etc

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp

  • [...]. Os registros são compostos por informações que descrevem o documento objetivando sua localização no acervo. Na descrição dos documentos é necessário que se inclua o cabeçalho (informações básicas) do autor, assunto, etc.

    (VIEIRA, 2014, p. 122).

    Gab. D


ID
826948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere ao marketing aplicado às bibliotecas, tarefas como administrar crises mediante a criação de um banco de dados com reclamações, preparar relatórios anuais, trabalhar com editores, responder a perguntas jornalísticas, comparecer diante de comissões governamentais e gerir eventos sociais e científicos são atividades de

Alternativas
Comentários
  • Relações Públicas?


  • Valentim (2002), distribui as competências do
    profissional da informação em quatro categorias:

    a) Competências de Comunicação e Expressão
    b) Competências Técnico-Científicas
    c) Competências Gerenciais relacionadas a:
    direção, administração, organização e
    coordenação de unidades, gerenciamento de projetos, marketing, liderança e relações
    públicas
    , planejamento e organização de redes
    de informação;

    d)Competências Sociais e Políticas

    Disponível em: http://www.okara.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/443/1495. 

  • Relações públicas dizem respeito à criação de um bom relacionamento com os vários públicos da organização por meio da obtenção de publicidade favorável, a construção de “imagem corporativa” positiva, e o controle ou afastamento de rumores, histórias e eventos desfavoráveis.

    AMARAL, Sueli Angélica. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 1, p.31-44, jan./abr. 2008.

  • "Ao considerar as atividades promocionais, de certo modo, uma organização orientada para o marketing pode, por exemplo, optar por realizar atividade de promoção de relações públicas, adotando a estratégia de marketing denominada relacionamento, visando a valorizar a condição de estar perto do consumidor, atendendo a seus interesses e necessidades."

    AMARAL, Sueli Angélica. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 1, p.31-44, jan./abr. 2008.


ID
826951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Documentos eletrônicos que permitem uma leitura não sequencial, de acordo com o raciocínio humano, são denominados

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "hipertexto hyperdocument, hypertext INF INTERN 1. Termo criado por Theodor Nelson, nos anos 1960, para descrever o corpo de escritas não-sequenciais. O sistema de hipertexto permite ao autor ou grupo de autores interligar informações, criar caminhos através de um corpo de materiais relacionados, fazer anotações sobre textos existentes, e acrescentar notas que direcionam o leitor tanto para os dados bibliográficos como para o texto principal. Além disso, os sistemas de hipertexto permitem acesso a múltiplos usuários e possibilitam a troca de comunicações/mensagens entre eles. O hipertexto é a base para o uso de referências cruzadas (ou hiperligações) na internet. 2. Segundo o critério de uso de suportes tecnológicos, o hipertexto pode ser classificado em: a) hipertexto aberto: aquele que está "inserido dentro de uma rede de comunicação como a internet, permitindo transpassar as fronteiras de um hiperdocumento para outros hiperdocumentos que, de alguma forma, relacionam-se com o anterior" (CAMPM, p. 21). b) hipertexto fechado: "aquele que não permite vínculos externos, limitando o contexto ao que é entregue dentro das fronteiras do hipertexto" (idem, p. 21)." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 186)


ID
826954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A soma de recursos humanos, técnicos e metodológicos para operação e manutenção da coleta, registro, processamento, armazenamento, recuperação e mostra da informação mediante o uso de diversas tecnologias é denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "sistema [...] s. de informação (SI) information system 1. ADM BIB um grupo lógico de subsistemas e dados ou informação, necessários para suprir as necessidades de informação de uma comunidade, grupo ou processo. 2. INF "uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback" (STAIR, p.11)" (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 344)


ID
826957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O repositório oficialmente designado ou autorizado mediante resolução pelo presidente de determinado tribunal para divulgação especializada em matéria jurídica é chamado

Alternativas
Comentários
  • "13.2.8.6 Coleções de jurisprudência [...] Por repositório oficial ou autorizado de jurisprudência entende-se o órgão de divulgação especializado em matéria jurídica autorizado pelo presidente do tribunal, para esse fim, por resolução" (PASSOS; BARROS, 2009, p. 141)

    PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.


ID
826960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As atividades de atendimento direto ou indireto ao usuário de biblioteca são denominadas

Alternativas
Comentários
  • [...], Macedo & Modesto (1999, p. 43-44) interpretam as Diretrizes Básicas para o Serviço de Referência e Informação procurando maximizar o uso dos recursos informacionais por meio de uma interação entre diferentes grupos de usuários nos níveis direto e indireto:

    Nível Direto: [...] abrange desde uma informação mais simples, até a informação baseada em busca bibliográfica.

    Nível Indireto: proporciona o acesso à informação em diversos bancos de dados e instrumentos bibliográficos por meio de programas cooperativos entre bibliotecas ou recursos eletrônicos.

    (VIEIRA, 2014, p. 165).

    Gab. D


ID
826963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No desenvolvimento de coleções, o processo redutor, que utiliza a comparação como indicador de tomada de decisão para a aquisição, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Questão dada, mas não me lembro de ler que o processo de seleção é um processo redutor. Alguém sabe?

  • Paulo, redutor por ser uma atividade de exclusão e inclusão, vc vai escolher titulos de acordo com seu publico.


ID
826966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na política de desenvolvimento de coleções, assinale a opção que apresenta um dos critérios relacionados ao conteúdo do documento.

Alternativas
Comentários
  • Critérios relacionados ao conteúdo:

    Atualidade

    Precisão

    Impacialidade

    Cobertura/Tratamento

    Vergueiro

  • critérios que abordam o conteúdo do documento
    * autoridade (reputação do autor, editora ou patrocinador)
    * precisão (exatidão, correção e rigor das informações)
    * imparcialidade (se o assunto foi apresentado de maneira justa)
    * atualidade
    * cobertura/tratamento (tratamento superficial ou profundo do assunto)

    critérios que abordam a adequação ao usuário
    * conveniência (se o material é adequado ao caráter dos usuários (nível de vocabulário, idade, desenvolviemnto intelectual, etc)
    * idioma
    * relevância/interesse (se o material desperta o interesse do usuário)
    * estilo (estilo da escrita)

    critérios relativos aos aspectos do documento
    * características físicas (tamanho da fonte, qualidade do material, etc)
    * aspectos especiais ( inclusão de apêndices, notas, bibliografias)
    * contribuição potencial (se é redundante ou não em relação ao acervo existente)
    * custo (de aquisição, processamento técnico, armazenamento, segurança, etc)

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação : princípios e técnicas. 2. ed; Brasilia: Briquet de Lemos, 1997.

  • kkkkkkkkkkkkkkkk a realidade é triste


ID
826969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os instrumentos que visam controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária são designados como

Alternativas
Comentários
  • Análise documentária = análise de assunto!

  • As relações de equivalência nos tesauros vão permitir controlar os três conjuntos de dispersões semânticas, característicos da língua natural, léxicas, simbólicas e sintáticas.

  • Para Dodebei (2012) as classificações bibliográficas, como CDU e CDD, têm por função a distribuição útil dos livros ou documentos, por organizarem assuntos e não conceitos, elas não possuem a complexidade necessária para organizar, por exemplo, um acervo documentário representado por uma só classe. Por outro lado, as listas de cabeçalhos de assunto e tesauros controlam as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária.

    Gabarito: B


ID
826972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 11.419/2006, os tribunais podem criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado na Internet, para publicação de comunicações em geral e atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados. A validade legal desse diário é atestada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Lei 11.419/06


    Art. 4o Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.

    § 1o O sítio e o conteúdo das publicações de que trata este artigo deverão ser assinados digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada na forma da lei específica.

  • Acertei a questão por eliminação, mas a considero errada, visto que ASSINATURA DIGITAL não é a mesma coisa que CERTIFICADO DIGITAL. Em outras questões marcar "assinatura"  foi considerado errado.

  •  Reposta E

     

    Art. 1o O uso de meio eletrônico na tramitação de PROCESSOS JUDICIAIS, COMUNICAÇÃO DE ATOS e TRANSMISSÃO DE PEÇAS PROCESSUAIS será admitido nos termos desta Lei.

     

    § 1o O SÍTIO e o CONTEÚDO das publicações de que trata este artigo DEVERÃO ser assinados digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada na forma da lei específica.

     

  • Segundo o §1o do art. 4o da lei, o sítio e o conteúdo das publicações de que trata este artigo deverão ser assinados digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada na forma da lei específica.

     GABARITO: E


ID
826975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O método de coleta de dados que reúne pessoas relacionadas ao problema a ser explorado, servindo como moderador para assegurar que o assunto seja discutido sem distorções é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Enriquecendo o conhecimento... 

    "Grupo focal. Grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa, não-diretiva, desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinadoassunto. Requer a definição do problema a ser avaliado, o estabelecimento de critérios norteadores das discussões, a elaboração de uma lista de questões abertas que servirão de base às discussões, a reunião de um pequeno grupo relativamente homogêneo de indivíduos que compartilhem conhecimentos, experiências ou características e a existência de um moderador ou facilitador para conduzir a discussão e encorajar a participação de todos e a interação do grupo, além de participar da análise das informaçõe registradas. 

    A dinâmica do grupo focal permite que o avaliador capte como o assunto é percebido pelos participantes. Dados e informações gerados pelo grupo focal, ao serem analisados, podem ajudar no planejamento, na tomada de deciões, na avaliação de programas, produtos e serviços, no desenvolvimento de modelos ou teorias na construção de questionários para coletas de dados posteriores. Ao interpretar os dados coletados, os avaliadores geralmente buscam padrões, relações e tendências e tentam extrair conclusões sobre as opiniões emitidas. Ao final, elaboram um relatório com os resultados do grupo focal." (ALMEIDA, 2005, p. 70-71)

  • Questionário: é um dos métodos mais utilizados. Consiste numa lista de questões formuladas pelo pesquisador a serem respondidas pelos sujeitos pesquisados.

    Entrevista: após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não-estruturada; b) semi-estruturada e c) estruturada.

    O grupo focal é um método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. Para a aplicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções.

    Observação: é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:

    Espontânea não estruturada; Observação participante não sistemática; Observação sistemática.

    Análise de conteúdo: essa técnica é apropriada para medir a legibilidade de um texto ou comunicação e, analisar questões relacionadas com as atitudes, interesses e valores culturais de um grupo.

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.

    Gab. A


ID
826978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os três algarismos que identificam os campos no formato MARC são designados como

Alternativas
Comentários
  • "Campos Variáveis - os dados ou informação do registro estão organizados em campos variáveis ou de conteúdo variável, cada um identificado por uma tag ou etiqueta composta por três caracteres numéricos. Existem dois tipos de campos variáveis:

    campos de controle - que são os campos 00X; não contém indicadores nem sub-campos;

    campos de dados - são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag; o tipo de informação no campo é identificado pelos caracteres restantes da tag. Apresenta dois tipos de designação de conteúdo: indicadores, as duas primeiras posições no campo de dados variáveis; são representados por um caractere numérico ou alfabético minúsculo; e os códigos de sub-campos, representados por dois caracteres que distinguem as informações dentro do campo; aprsenta um delimitador ($) e um identificador de dados - que pode ser um caractere numérico ou alfabético minúsculo."

    Disponível em: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

    Gabarito: LETRA A

  • Cada campo é associado a um número de 3 dígitos, denominado TAG (etiqueta).

  • Gabarito: letra A.

    Os três algarismos que identificam os campos no formato MARC são designados como etiqueta ou tag.


ID
826981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No formato MARC, o campo 260 (imprenta) é formado pelos subcampos

Alternativas
Comentários
  • 260 - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) (R)
    Contém dados relacionados com a publicação, impressão, distribuição, tiragem ou produção de uma obra.

    Subcampos

    $a Lugar de publicação, distribuição, etc. (R) 
    $b Nome do editor, distribuidor, etc. (R)
    $c Data de publicação, distribuição, etc. (R)

    $e Lugar de fabricação (R) 
    $f Nome do fabricante (R)
    $g Data de fabricação (R)
    $3 Material especificado (NR)
    $6 Ligação (NR)
    $8 Campo de ligação e número de sequência (R)

    Disponível em: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

    Gabarito: LETRA C

  • CAMPO DESCRIÇÃO

    260 IMPRENTA

    a LUGAR DE PUBLICAÇÃO

    b NOME DO EDITOR, DISTRIBUIDOR ETC

    c DATA DE PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO ETC

    e LUGAR DE FABRICAÇÃO

    f NOME DO FABRICANTE

    g DATA DE FABRICAÇÃO

    Resposta: C


ID
826984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O protocolo que viabilize determinado cliente a recuperar os registros disponíveis em uma base de dados de um servidor, comparando-os com os termos de uma lista e classificando-os, é denominado

Alternativas
Comentários
  • "Z39.50 é um protocolo de comunicação entre computadores desenhado para permitir pesquisa e recuperação de informação - documentos com textos completos, dados bibliográficos, imagens, multimeios - em redes de computadores distribuídos. Baseado em arquitetura cliente/servidor e operando sobre a rede Internet, o protocolo permite um número crescente de aplicações. E como esse ambiente é muito dinâmico, no qual o protocolo é aplicado, é preciso que a norma seja constantemente analisada e atualizada para proporcionar as mudanças de que os criadores, provedores e usuários de informação necessitam (Moen, 1995)."

    Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200004

    Gabarito: LETRA A


ID
826987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a NBR 6023, o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de determinado documento, que permite a identificação individual desse documento é designado como

Alternativas
Comentários
  • 3.9 referência: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

  • Acrescentando...

    NBR 6023:2002

    3.7 monografia: item ão seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.

    3.10 separata: Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão "Separata de" em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo próprio autor, ou pelo editor.

    3.13 título: Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.

    Gab. B


ID
826990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de recuperação da informação são classificados de acordo com o tipo de dados de acesso. As bases de dados constituídas de dados cadastrais sobre pessoas, instituições e softwares são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Dentre as fontes de informação especializadas, em formato impresso, aquelas que listam instituições e indivíduos que atuam na área, fornecendo endereços e formas de acesso às suas informações, são os diretórios.

  • O diretório apresenta uma lista de nomes de pessoas ou instituições organizados numa ordem que pode ser alfabética, geográfica, profissional, etc. Pode ser internacional, nacional, regional, local, telefônico, agrícola, etc. Uma das dificuldades na identificação dos diretórios está em que se apresentam com diferentes nomes, como, por exemplo, catálogo, guia, cadastro, inventário, lista, repertório, etc.

    (ACCART, 2012, p. 62).

    Gab. A