Wellington Silva, no Banco de Dados temos um tópico que se chama "Independência de dados", e o que é isso? É a capacidade de modificar a definição dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior. Lembrando que temos o Nível Interno, Nível Conceitual e Nível Externo. Caso tu não se lembre disso, estude Arquitetura Ansi/Sparc.
Beleza, dentro desse tópico temos dois tipos de independências, a independência logica dos dados - Trata da capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações.
E também temos a Independência Física dos dados- Trata da capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.
1- Nível Externo
2- Nível Conceitual / Nível Lógico
3- Nível Interno
Resumindo : Tudo isso é pra tu modificar a camada que tu quer sem modificar a camada de cima, sacou?
A) Uma instância corresponde à definição dos dados, ou seja, aos metadados, enquanto os esquemas correspondem ao conjunto de ocorrências correntes de dados.
Instância (ou Estado) é o conjunto de dados armazenados no banco e um determinado momento de operação. Portanto, num sistema de banco de dados, o conceito de instância é definido pelo conjunto de dados armazenados no banco num determinado momento de operação.
Errado
B) O SGBD é responsável por garantir o estado válido do banco de dados, situação em que as estruturas e restrições se adaptam ao estado da base de dados.
Correto. Uma das características em comum dos SGBD é a DEFINIÇÃO.
CARACTERÍSTICAS COMUNS DOS PROGRAMAS DE SGBD
O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de:
✓ Definição: específica os tipos de dados, restrições dos dados a serem armazenados.
✓ Construção (recuperação): armazenamento de dados em um meio controlado pelo SGBD
✓ Manipulação (alteração): Capacidade do SGBD consultar e atualizar dados do BD.
✓ Compartilhamento: processo que permite multiusuários com acesso sumultaneo no BD.
✓ Manutenção: Atualizar o SGBD conforme a evolução.
✓ Proteção: processo que inclui a proteção contra defeitos de hardware ou software.
C) Independência lógica dos dados corresponde à propriedade que garante que, ao se modificar, retirar ou adicionar um item de dados ou um tipo de registro, não sejam comprometidos a informação nem o mecanismo de acesso a outros elementos não modificados.
Existem dois tipos de independência de dados:
– Independência de dados lógica: é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário; C à ¬ E
– Independência de dados física: é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual, o esquema externo ou as aplicações do usuário. I à ¬ C
Correto
D) A linguagem DML é responsável pela manutenção das informações relacionadas aos esquemas no SGBD.
A linguagem DML é responsável pelos dados da relação (tabela) em si, já o DDL é responsável pela estrutura de uma relação (tabela).
Errado