As relações entre o Brasil e o Japão foram inauguradas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Em 1942 houve o rompimento das relações, devido à participação o Brasil na Segunda Guerra Mundial ao
lado dos EUA e, por conseguinte, em oposição ao Japão. Tais relações foram restabelecidas em 1952. Ambos países são membros do G4, G20, da OMC e da ONU.
E, desde a década de 1970 , passa a haver investimentos sólidos de japoneses em empresas que produzem para o mercado brasileiro.
Segundo uma pesquisa da BBC News, de 2013, concluiu que o Brasil é um dos países mais próximos do Japão, sendo que a maior parte da população brasileira vê esta aproximação de forma positiva, embora a maior parte da população japonesa não tenha opinião formada sobre o assunto
Para a politica externa de ambos a importância do CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas) é inegável. Sendo que, ao longo das quase sete décadas de vigência da ONU, o Brasil foi eleito para 10 mandatos-biênios eletivos, dividindo, ao lado do Japão, o título dos Estados que mais obtiveram mandatos delegados pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) para compor um assento como membro não permanente no CSNU.
A obtenção de um assento como membro permanente do Conselho de Segurança é a meta do G4. O grupo nasceu de uma aliança entre Alemanha, Brasil, Índia e Japão com o objetivo de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ao contrário de outras alianças na arena internacional, o objetivo do G4 é exclusivamente a questão do Conselho de Segurança e sua modificação de forma a permitir mais Estados como membros permanentes.
A afirmativa apresentada na questão está correta. Há, no entanto , que ter conhecimento e estudo da bibliografia específica disponibilizada pelo Instituto Rio Branco quando a inscrição . Vale também a leitura de periódicos como Le Monde Diplomatique ( em sua edição em português) e a revista de Política Externa, por conta da especificidade das questões propostas pelo Instituto.
Gabarito do Professor: CERTO.