SóProvas



Prova CETRO - 2013 - SESI-DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico


ID
1541398
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os trechos abaixo foram extraídos do estudo “O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises Comparativas”, de Fábio Mariano da Paz, que traz um histórico das avaliações externas no Brasil.

            “Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os alunos considerados inaptos para a escolarização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos, sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.”

            “O desenho e implementação de sistemas de avaliação externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a fornecer informações aos gestores educacionais e ao público sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas, regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus resultados e o que é necessário fazer para promover essa melhoria.”

Neste contexto, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é uma métrica que vem sendo largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os números de evasão escolar e migração do ensino regular para a educação de jovens e adultos (EJA), inéditos, e os de promoção e repetência, avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos. Esses indicadores, referentes ao período de 2007 a 2015, foram revelados nesta terça-feira, 20, durante o “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”, que celebra uma década da metodologia da pesquisa. A conferência com apresentação dos dados de fluxo escolar foi transmitida pelo portal do MEC. Nesta quarta-feira, 21, o Inep reapresentará os Indicadores de Trajetória do Discente da Educação Superior, divulgados no Censo da Educação Superior 2015, além de divulgar dados inéditos sobre a remuneração média dos docentes da Educação Básica.

    Resultados – Os novos dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.

    http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206


ID
1541401
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1541404
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Dolores leciona na Escola Mundo Novo para uma turma de 3º ano do ensino fundamental. Ao iniciar o ano, realiza uma avaliação para verificar o que os alunos dominam em relação aos saberes das diferentes áreas do conhecimento. Existem objetivos gerais para a série, e com base naquilo que foi notado na primeira avaliação de cada aluno, a professora procura auxiliá-los a avançar em relação aos objetivos estabelecidos para todos e para cada um. Realiza avaliações sistemáticas durante o ano, não necessariamente por meio de provas, que indicam como o aluno está naquela etapa do ano letivo e faz tabulações de seus saberes e dificuldades para ponderar acerca das intervenções que deve realizar com cada aluno para que avance. Ao final de cada trimestre, há provas com notas. Se o aluno atinge a média 7,0, ele é aprovado para o ano subsequente. Nessa perspectiva, são citadas, respectivamente, a avaliação

Alternativas
Comentários
  • diagnóstica:

     Ao iniciar o ano, realiza uma avaliação para verificar o que os alunos dominam em relação aos saberes das diferentes áreas do conhecimento.


    avaliação formativa:

     Existem objetivos gerais para a série, e com base naquilo que foi notado na primeira avaliação de cada aluno, a professora procura auxiliá-los a avançar em relação aos objetivos estabelecidos para todos e para cada um.

    Realiza avaliações sistemáticas durante o ano, não necessariamente por meio de provas, que indicam como o aluno está naquela etapa do ano letivo...


    avaliação diagnóstica:

    faz tabulações de seus saberes e dificuldades para ponderar acerca das intervenções que deve realizar com cada aluno para que avance. 


    avaliação somativa:

     Ao final de cada trimestre, há provas com notas.

  • Gaba A


ID
1541407
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situações- problema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato.

  • Está em seu nível de desenvolvimento potencial (ZDP) e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, (ZDR) funcionando como mediadora. 

    Discordo, pois nunca ouvi falar que algguém fosse instigado a sair da ZDP para a ZDR. O que ocorre é justamente o contrário .

  • Palavras-chaves para :

     

    Piaget: Assimilação e acomodação ; simples e concreto (estágio operatório-concreto) para o complexo e abstrato (estágio formal)

     

    Vygotsky: nível de desenvolvimento potencial ; desenvolvimento real; mediadora

     

    Letra C nosso gabarito



  • A Wallon aborda a ideia de “nível de desenvolvimento potencial e real”. Zona de desenvolvimento proxima é conceito de Vygotsky. Wallon aponta a importância da afetividade na aprendizagem.


    B Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre por meio de assimilação, acomodação e equilibração. Conceitos de Piaget


    C Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato. Gabarito


    D Vygotsky aponta que o nível de desenvolvimento real antecede o nível de desenvolvimento potencial. Tenho dúvida aqui, quanto ao desenvolvimento real que a criança tenha antes de se desenvolver. Mas acredito que o erro deve ser porque o nível de desenvolvimento potencial ocorre primeiro, para que depois esse desenvolvimento seja real.


    E Piaget aponta principalmente que a aprendizagem efetiva-se pelo contato com o outro (professora ou aluno mais experiente). Conceito de Vygotsky


    * "Demora mesmo e desistir, desanimar, perder dias de estudos, não acelera o processo"



ID
1541410
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1541413
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em um curso de formação continuada de professores, foi discutido com o grupo que a escola deve ser construtora de cidadania e que deve respaldar-se nos princípios do respeito, da justiça e da solidariedade para que haja a docência de melhor qualidade. Sobre as dimensões que devem ser articuladas para o trabalho competente do professor com vistas à constituição da cidadania dos alunos, são essenciais:

Alternativas

ID
1541416
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao efetivar a matrícula de seu filho em uma escola pública, Tânia procurou conversar com a equipe gestora da instituição de ensino para compreender melhor a constituição curricular e observou que o currículo da escola está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois

Alternativas
Comentários
  •  ARTIGO 32 § 6º O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.

  • § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.  

    § 5o  O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. 

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.   

  • a) § 5   No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.            

    b) Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 

    c) § 6º O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.  

    e) Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. 


ID
1541419
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Adriana é professora-alfabetizadora e, enquanto ensina seus alunos, dá atenção a todos e a cada um, preocupa- se com as dificuldades que enfrentam fora da escola e com o que prejudica a aprendizagem deles, promove troca de ideias e a livre manifestação de todos. Com base nessa descrição, pode-se assegurar que o “currículo oculto” não é

Alternativas
Comentários
  • não sei não esse gabarito hein

  • Queria uma explicação.

  • Não tem como esse gabarito estar correto.


ID
1541422
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marina é vista como uma aluna indisciplinada na escola em que estuda. Ela trata os professores desrespeitosamente, não cumpre as regras e não demonstra interesse em realizar as atividades propostas. A equipe gestora e seus professores já conversaram diversas vezes com o pai da aluna, que é o único responsável por ela, uma vez que Marina não convive com a mãe ou com outro membro familiar. O pai queixa-se de que está presente na escola somente em momentos em que sua filha está envolvida em conflitos, e a escola aponta que não está preparada para lidar com situações tão acentuadas de indisciplina e “falta de limites”. Nesse sentido, sobre a participação da família na escola e na vida escolar, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1541425
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Beatriz é deficiente múltipla e está inclusa no ensino regular, pois seus pais foram orientados a fazê-lo, uma vez que ouviram que a aluna poderia desenvolver-se melhor cognitivamente do que se estivesse em uma escola de Educação Especial. Sobre os princípios da educação inclusiva, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D

  • Errei marcando a C por considerar que super-dotação também tem necessidades educacionais especiais.


ID
1541428
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1541431
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Roberto é professor de Ciências de ensino médio e, para ensinar cada vez melhor, sempre busca atualizar-se sobre sua área e pesquisar novas teorias e didáticas para transpô-las em sala de aula. Ele tem a convicção de que transmitir conhecimentos é fundamental para a formação dos alunos, tanto no aspecto teórico-conceitual, quanto no âmbito prático. Roberto procura instigar os alunos para que tenham interesse pelos assuntos científicos e tem autoridade diante das turmas em que leciona. Paulo Freire aponta que existem saberes necessários à prática docente. Com base no que foi comentado no perfil de Roberto, assinale a alternativa que está em consonância com alguns pressupostos da educação na perspectiva de Paulo Freire.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Fiquei em dúvida em relação ao AUTORIDADE (pela estatística, muita gente ficou também), então achei isso:

    O bom senso requer que sejamos coerentes, diminuindo a distância entre o discurso e a prática, julgando se a sua autoridade na sala de aula é ou não autoritária, pois ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos e exige também a compreensão da realidade.

    Ensinar requer a plena convicção de que a tranformação é possível porque a história deve ser encarada como uma possibilidade e não como um determinismo moldado, pronto e inalterával. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, sendo preciso lutar e insistir em revoluções e mudanças.

    O educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, intuição, senso investigativo, enfim, sua capacidade de ir além.

    No capítulo "Ensinar é uma especificidade humana", Freire defende a necessidade de conhecimento e afetividade por parte do educador para que este tenha liberdade, autoridade e competência no decorrer de sua prática docente, acreditando que a disciplina verdadeira não está no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, o que implicaria na autoridade verdadeiramente democrática.

    O educador deve exercer sua autoridade e sua liberdade. Liberdade esta que deve ser vivida em sua totalidade com a autoridade em uma relação dialética, centrada em experências estimuladoras de decisão e responsabilidade.

    Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/pedagogia_da_autonomia

    Ou seja, na verdade, o problema para Paulo Freire está no AUTORITARISMO e não na AUTORIDADE.


ID
1541434
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elza é uma professora adepta da concepção tradicional do ensino. Em suas aulas, utiliza como recursos pedagógicos o quadro de giz e livros didáticos. A comunicação escolar, nesse caso, ocorre pela professora como emissora e os alunos como receptores das informações por ela transmitidas. Existe possibilidade, atualmente, de transformar a comunicação escolar em comunicação educativa, que se aproxima da comunicação social vivenciada fora da escola. Para tanto, há professores que, diferentemente de Elza, valem-se da multimídia educativa para promoverem a aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541437
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Odete é professora há 25 anos e sempre comenta que está mais difícil lecionar atualmente porque “os alunos não são mais os mesmos”. Ela afirma que, antigamente, os alunos respeitavam os professores como faziam também com seus pais, que se levantavam e cumprimentavam, em coro, o diretor que entrava em sala de aula e que não ousavam desobedecer aos mais velhos porque eram mais vividos e sabiam o que diziam. Considerando que, no atual contexto, o modelo de escola quanto à estrutura, à organização e ao funcionamento também “não é mais o mesmo”, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1541440
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

            “A vida em grupo depende de fatores complexos que determinam a ação do grupo sobre o indivíduo, do indivíduo sobre o grupo e da ação do líder. É do entrosamento destas três realidades sociais – o grupo, os indivíduos que compõem o grupo e o líder – que depende o êxito do trabalho coletivo. A literatura sobre grupos apresenta muitas definições para os termos líder e liderança. A definição de líder parece óbvia. (...) Por sua vez, liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento e atingimento de metas”.

                                                                                      Fonte: http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/nucleo_integrador/pdf/abri
                                                                                                                                    l-2007/5 lideranca_e_relacoes_interpessoais.pdf

A liderança permeia a relação entre os grupos e é decisiva para o atingimento dos objetivos e o fortalecimento dos mecanismos de participação dos integrantes daquele grupo. Sobre a liderança na educação e seu impacto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541443
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No “Documento Base” publicado pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação, discute-se as concepções e princípios da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado, conforme as razões indicadas no trecho abaixo.

“Entre as razões do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, a opção pelo apoio à forma de oferta de educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio dá-se, principalmente, pelo fato de ser a que apresenta melhores resultados pedagógicos. Assim, o PDE propõe sua consolidação jurídica na LDBEN, com o acréscimo de uma seção especificamente dedicada à articulação entre a educação profissional e o ensino médio, denominada ‘Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio’, e pelo financiamento para a melhoria da qualidade do ensino médio integrado e ampliação de sua oferta nos sistemas de ensino estaduais”.

O sentido do ensino médio integrado expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação dos sujeitos, as quais compreendem o trabalho, a ciência e a cultura. Um dos princípios do ensino médio integrado é o do “Trabalho como Princípio Educativo”. Sobre esse princípio, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541446
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todos os anos na Escola Rumo ao Saber, na primeira reunião pedagógica, a equipe escolar respalda-se na avaliação dos resultados do ano anterior para elaborar o planejamento e estabelecer o Projeto Político-Pedagógico. Sobre o planejamento dialógico e o Projeto Político- Pedagógico da escola, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1541449
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os alunos das turmas de ensino médio da professora Ana Lúcia são muito questionadores. Diante de toda a situação que julgam injusta e determinada apenas por uma pessoa, indagam “Onde está a democracia?”. A palavra democracia é largamente utilizada, em diferentes contextos. Sabendo-se que desde a constituição inicial do governo democrático, na Grécia, houve a definição de uma estrutura organizacional que subdividia as classes sociais, na sociedade brasileira atual, é possível apontar que esse aspecto também prevalece. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a contribuição da educação para a reversão ou minimização desse quadro de desigualdade social.

Alternativas

ID
1541452
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença “fazemos, logo pensamos, assim existimos”, em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541455
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os casos dos alunos abaixo para responder à questão .

1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.
2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.
3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentou- se em 50% das aulas de Matemática.

Diante do exposto, é possível afirmar que, devido à quantidade de faltas,

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta desta alternativa

  • GABARITO C - Kaique e Júlio serão promovidos para o ano seguinte e Mariana será retida.

    Minha lógica foi a seguinte:

    1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.

    --> No ensino fundamental são 800h letivas anuais, se ele compareceu a 600h, isso corresponde a 75%, o mínimo necessário para ser aprovado. Portanto Júlio sera aprovado para o ano seguinte.

    2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.

    --> O calendário escolar do ensino fundamental é composto por 800h, sendo divididos em 200 dias letivos. Maria teria que comparecer, pelo menos, em 150 dias para ter 75% de presença, mas ela compareceu apenas a 140 dias. Somado a isso tem o fato dela não ter domínio das aprendizagens imprescindíveis, logo, ela será retida.

    3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentou- se em 50% das aulas de Matemática.

    --> 175 dias letivos corresponde a 87,5% de presença, acima de 75%. A LDB fala sobre a carga horária total, e não de cada matéria, portanto o fato de ter comparecido somente a 50% das aulas de matemática, por si só, não é suficiente para reprová-lo.

    Bons estudos!!


ID
1541458
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2003, foi realizada uma pesquisa pela Revista Nova Escola sobre os 10 maiores problemas enfrentados pela Educação Básica brasileira. Na lista dos dez problemas apontados, não apareceu como título

Alternativas
Comentários
  • e pra Rir ...
  • será que entrevistaram os professores nessa pesquisa? kkkkkkkkkkkkkk


ID
1541461
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tatiana é uma aluna com paralisia cerebral e grande comprometimento da motricidade e da comunicação. Não se expressa oralmente e comunica-se apenas pelo olhar, por meio de expressão facial ou por apontamento do que deseja. A professora e a auxiliar em educação da sala de Tatiana desenvolveram um material de comunicação alternativa para que ela possa se expressar e para que saibam se a aluna está aprendendo com base no que é proposto. Sobre os sistemas de comunicação suplementar e alternativa utilizados como recursos pedagógicos, pode- se afirmar que

Alternativas

ID
1541464
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Joana é coordenadora pedagógica em uma escola pública e em um HTPC retomou as ideias principais das tendências pedagógicas, pois notou que alguns professores não reconheciam a teoria em suas práticas, desenvolvendo-as sem saber ao certo o porquê. Acerca das tendências pedagógicas, corresponde ao contexto histórico apenas afirmar que

Alternativas
Comentários
  • na tendência progressista libertária as matérias de estudo não são primordiais e os conteúdos são provenientes das necessidades e interesses dos grupos.

  • Tendência progressista libertária ==> Vivência grupal;Educação livre;Não há avaliação;Auto gestão

  • A

    Rogers é o inspirador da tendência liberal tecnicista, em que há afetividade na relação professor-aluno. Rogers é da tendência liberal não-diretiva.

    B

    a tendência progressista libertadora tem como pressupostos de aprendizagem que a assimilação da criança é igual à do adulto, que a aprendizagem é receptiva e mecânica, que há sistematização de exercícios, verificação da aprendizagem a curto e a longo prazo e reforço negativo e positivo. Questão traz os pressupostos da tendência comportamentalista e tecnicista de Sckinner.

    C

    na tendência progressista libertária as matérias de estudo não são primordiais e os conteúdos são provenientes das necessidades e interesses dos grupos.

    D

    a tendência progressista libertária corresponde às ideias de Paulo Freire e à concepção de “educação popular”. Paulo Freire é da tendência progressista libertadora e não libertária.

    E

    na tendência progressista libertadora, os métodos de ensino estão relacionados aos conteúdos. É uma espécie de pedagogia renovada que releva o saber criado pela criança (experiência do aluno) e promove a interação entre teoria e prática. Os conteúdos estão relacionados aos saberes dos alunos, e a pedagogia é crítica, progressista.


ID
1541467
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder à questão.

“Para que serve alterar os programas se não é para os jovens construírem competências e saberes mais alargados, pertinentes, duradouros, mobilizáveis para a vida e para o trabalho?

Tratando-se de uma observação óbvia, in abstracto e na esfera das boas intenções, resta provar se uma abordagem por competências não será, paradoxalmente, mais elitista do que uma pedagogia centrada sobre os saberes, se dará mais sentido ao ofício de aluno e ajudará os alunos com dificuldades ou em situação de insucesso, a reconciliarem-se com a escola.”

                                                                                                      Fonte: PERRENOUD, Philippe. Por que construir competências a
                                                                                                      partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as
                                                                                                                                                desigualdades
. Curitiba: Ed. Melo, 2010.

Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541470
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Francisco nasceu e morou até os 9 anos de idade no Piauí. Aos 10 anos, veio para São Paulo e foi matriculado em uma escola pública. Ele recebeu vários apelidos dos colegas devido ao regionalismo presente em sua fala, o que o incomodou muito e causou diversos desentendimentos com os colegas. Sobre pluralismo e diversidade cultural, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no caso exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1541473
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541476
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos desafios mais presentes em discussões educacionais é a reflexão acerca da qualidade e de como promovê-la e ampliá-la cada vez mais nas instituições de ensino. A esse respeito e pensando sobre a atuação do pedagogo junto aos demais profissionais da escola, tendo em vista a qualidade do processo de ensino- aprendizagem, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1541479
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1541482
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

“O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em ações que não têm seu impacto devidamente mensurado, passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem, cada vez mais, perdido espaço na administração pública federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos para balizar a distribuição de recursos, caminhando para constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política pública e em critério de alocação global do gasto público nos pais.(...)"

                                                                                               Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e
                                                                                                       avaliação de políticas públicas", José Gonçalves Moreira Neto,
                                                                                                                                                       novembro de 2008, disponível em:
                                                                                                http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1457/1457.pdf

Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1541485
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas HTPC da Escola Passo para o Futuro, sempre é disponibilizado aos professores um espaço para planejamento, trocas de experiências e discussões entre os professores, tematização de práticas, entre outras atividades que refletem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem. Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos em diferentes níveis e sobre os planos de ensino, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A- Planejamento operacional define as metas a curto prazo, detalha as tarefas e atividades isoladamente

    B- plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre. Contém as seguintes componentes: justificativa da disciplina em relação aos objetivos da instituição/escola; objetivos gerais e específicos; conteúdos divididos em unidades temáticas

    C-

    D-Planejamento é PROCESSO contínuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisão, de colocação em prática e acompanhamento. Já o plano é PRODUTO do planejamento

    E- o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino