SóProvas



Prova COSEAC - 2014 - UFF - Biólogo


ID
1165390
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A contratação de professores, técnicos e cientistas estrangeiros é permitida, na forma da Constituição:

Alternativas
Comentários
  • Nossa, mas que questão atípica. Gabarito E.


    A banca se pautou neste artigo: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • não Vanessa IPD, ele se pautou pela lei 8112... art. 5 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. 

  • Na redação originária da CRFB/88, o acesso a cargo, emprego e função pública era apenas aos brasileiros, não fazendo distinção entre natos ou naturalizados (art. 37, § 1º).

    Com a EC nº 11/96, as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica passaram a poder admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros na forma da lei (art. 207). No âmbito federal, a Lei nº 9.515/97 disciplinou a questão, inserindo o § 3º no art. 5º da Lei nº 8.112/90.

    A partir da EC nº 19/98, os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos legais, assim como aos estrangeiros, na forma da lei (art. 37, § 1º).

    Portanto, a única alternativa que abrange a resposta é a alternativa E.

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

    Resposta: letra E)

     

  • .... "em todos os casos" ..... o que isso quer dizer? Banca ridícula.

  • A alternativa que você vai assinalar como correta é a constante da letra ‘e’, pois, está em conformidade com o art. 207, §§ 1º e 2º, CF/88 (§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei; § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica).


ID
1165393
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:

I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.

III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    conforme constituição no art. 40, § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício

  • A questão trata dos dispositivos constitucionais do capítulo VII da administração pública, na seção II dos servidores públicos. A alternativa I está errada, pois, no § 2º do art. 40 da Carta Magna encontra-se que: “Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão”. Logo, a alternativa está errada não há referência constitucional sobre limite inferior de remuneração os proventos de aposentadoria e pensões.

    A alternativa III também está errada, pois, no § 13 do art. 40 temos que: “Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social” em não o do “ente a que está vinculado”. Logo, o regime geral de previdência social será o único considerado ao servidor em cargo de comissão, temporário ou de emprego público.

    Por fim, a alternativa II está correta pois transcreve o mandamento constitucional: “A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictícia”( § 10 do art.40). Gabarito letra B).

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/...ção.htm>.



    Resposta: letra B)


  • § 2º - (Regra relativa a um Teto no âmbito do Regime Próprio de Aposentadoria). Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    § 3º Para o cálculo dos proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão consideradas as remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência de que tratam este artigo (Regime Próprio dos Servidores Públicos) e o art. 201 (Regime de Previdência), na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

     

    A base para o calculo de aposentadoria vai depender do tempo de contribuição em ambos os regimes, função da Lei nº 10. 887 de 2004.

     

    § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Jurisprudência do STF: A CF/88 estabelece tempo mínimo para aposentadoria, não podendo norma infraconstitucional reduzi – ló mediante fixação de tempo fictício.

     

    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de Cargo Em Comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro Cargo Temporário ou de Emprego Público, aplica-se o regime geral de previdência social (RGPS). (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Filiação de Servidor ao RGPS, quando:

     

    --- > Ocupante exclusivo de Cargo em Comissão (Ad Nutum).

    --- > Ocupante de Cargo Público Temporário.

    --- > Ocupante de Empregos Públicos.

     

    Obs.: O servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública (federal, estadual, distrital ou municipal) simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.

  • isso é questão de código de Ética?

  • essa q n é do D1171

  • Colega consurseiro, boa tarde!

    A resposta dessa questão, conforme enunciado, será encontrada na Constituição Federal de 1988. Entretanto, a justificativa não é mais a mesma, pois a Emenda Constitucional nº 103/2019 alterou alguns dispositivos da CF, inclusive dispostivos dessa questão.

    Vamos lá!

    • Optativa I

    Questão - "Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 2º "Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo a que se refere o § 2º do art. 201 ou superiores ao limite máximo estabelecido para o Regime Geral de Previdência Social, observado o disposto nos §§ 14 a 16."

    Logo, a optativa I está ERRADA. O erro da questão se concentra agora no fato de que os proventos de aposentadoria não podem ser inferiores ao disposto no 2º parágrafo do art. 201, nem superior ao teto estabelecido no RGPS (Regime Geral de Prev. Social).

    OBS.: Destaco que é de importante leitura os artigos e parágrafos mencionados no artigo acima, para seu aprimoramento.

    • Optativa II

    Questão - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 10 - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício."

    No caso, a Emenda não alterou esse parágrafo da Constituição. Além disso, a palavra "Ficto" apresenta o mesmo significado que a palavra Fictício, e ambos são sinônimos, conforme site abaixo. logo, a optativa II está CORRETA

    Site: https://www.sinonimos.com.br/ficto/#:~:text=1%20irreal%2C%20aparente%2C%20fingido%2C,%2C%20dissimulado%2C%20imagin%C3%A1rio%2C%20ilus%C3%B3rio.

    • Optativa III

    Questão - "Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 13 - Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social."

    Logo, a optativa III está ERRADA. Com a Emenda tivemos a alteração do termo "servidor ocupante" para "agente público ocupante" e a inclusão "mandato eletivo" na letra da lei, no RGPS (Regime Geral de Previdência Social). A questão errou ao dizer, também, que se aplicaria ao Regimento Próprio de cada ente.

    Como dito, o gabarito continua sendo a Letra B, mas os motivos do erro já não são mais os mesmos.

    "Resiliência!" - Gaules


ID
1165396
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Se o servidor de uma autarquia pratica um dano civil contra um terceiro:

Alternativas
Comentários
  •  d) não é necessário investigar a culpa do servidor para a indenização ao terceiro; a autarquia indeniza o terceiro e, em ação regressiva em face do seu servidor, procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor.


    Ora, o gabarito foi dado como D e a banca aqui sorrateiramente inseriu uma pegadinha de interpretação de texto ao afirmar "não é necessário investigar".  Uma questão oca.

  • A Constituição Federal, em relação à eventual responsabilidade do servidor por prejuízos causados a terceiros, adotou para os agentes públicos, em contraponto à responsabilidade objetiva do Estado, a teoria da responsabilidade subjetiva, senão vejamos:

    “Art. 37  (...) § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”

    Não obstante o artigo 37, § 6º tratar da responsabilidade do servidor em relação a danos causados a terceiros,  em relação aos danos causados pelo servidor ao próprio ente estatal, prevalece o mesmo raciocínio. Encontramos na Lei 8.112/91, Estatuto dos Servidores Públicos Federais, o seguinte mandamento:

    “Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.”

    É o que se verifica, também, pela interpretação do Código Civil Brasileiro dos artigos 186 e 927.

    “Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

    Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”

    Conclui-se, portanto, com base no mandamento constitucional e na legislação infraconstitucional, que a responsabilização de servidores por danos causados ao Erário requer, no mínimo, a caracterização da culpa desse servidor. Mas a eventual indenização – resposta por danos causados por agentes – a terceiros, independe da culpa do agente.  Modo que a Administração indeniza o terceiro como sendo a causadora do dano. Posteriormente, “quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor” – sobre ação que “decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros –, a administração entra com a “ação regressiva em face do seu servidor, [e] procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor”. Logo, única resposta possível é a letra D).

    Referências:

    BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 1a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8112con...>. Acesso em: 25. jun. 2015.



    Resposta: letra D)

  • Ela inverteu a ordem das frases, no caso, sobre a responsabilidade civil do Estado.

  • GABARITO LETRA D.

     

    AÇÃO COMISSIVAé aquela conduta que envolverá um agir, uma ação do sujeito. Porém, essa ação acaba por violar um dever jurídico imposto pela lei ou pelo contrato, gerando danos que devem ser indenizados.

     

    TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

    No entanto, deve ser comprovadoo nexo causal entre o dano e a conduta do agente público.

     

    FONTE: https://marcusmariot.jusbrasil.com.br/


ID
1165399
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor será removido a pedido, independentemente do interesse da Administração, na seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

       III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados


    OBS: Quando ele diz qualquer um dos poderes, ao meu ver, a D  não estaria totalmente incorreta. Letra de lei. 

  • Cuida-se de questão cuja resposta encontra-se expressa em texto legal, de modo que não há muito o quê acrescentar, além, é claro, de indicar o embasamento normativo respectivo. Refiro-me ao art. 36, III, “b", da Lei 8.112/90, in verbis:  


     Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    (...)

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    (...)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;"


    Logo, a resposta correta está mesmo na letra “a".


    Resposta: A
  • Lei 8.112 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Errei por causa do "removido" rsrs Eu com o "remoção" (que é similar) no automático. 

  • ITEM A

    BEM RESUMIDO

    3 HIPÓTESES:

    -MOTIVODE SAÚDE DO SERVIDOR,CONJ,COMP,...

    -PROCESSO SELETIVO

    -ACOMPANHAR CONJ,COMP QUE TENHA SIDO REMOVIDO NO INTERESSE DA ADM.PÚB.

  • Gabarito: "A"

    A questão misturou hipóteses de remoção (art. 36, L. 8.112), com as de licença (art. 81, L. 8.112) e de afastamentos (art. 93 e seguintes, L. 8.112):

     

    a) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial. HIPÓTESE DE REMOÇÃO (art. 38, p. único, III, 'b').

     

    b) para a frequência a curso de aperfeiçoamento oferecido por instituição de ensino superior, se o prazo for superior a 2 (dois) anos. HIPÓTESE DE AFASTAMENTO (art. 96-A).

     

    c) para acompanhar ascendente ou descendente que ingressar em cargo público, por meio de investidura, de qualquer poder da União, estados, municípios e Distrito Federal. Não há previsão na lei de remoção, licença ou afastamento para acompanhar ascendente ou descendente em razão de ingresso em cargo público.

     

    d) para acompanhar cônjuge que irá exercer mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 84).

     

    e) para cumprimento de serviço militar. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 85).

  • Na minha opinião a letra é a menos errada, mas mesmo assim eu considero errada porque uma resposta na letra da lei não pode misturar os incisos. E ainda são omitidas palavras. Mas só por misturar incisos já é passível de anulação. 

  • Lei 8.112 - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.


ID
1165402
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do afastamento do servidor para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra c (falsa) -  § 4 Os servidores beneficiados pelos afastamentos previstos nos §§ 1o , 2o e 3o deste artigo terão que permanecer no exercício de suas funções após o seu retorno por um período igual ao do afastamento concedido. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)

     

    letra E (falsa)  - § 5o Caso o servidor venha a solicitar exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o período de permanência previsto no § 4o deste artigo, deverá ressarcir o órgão ou entidade, na forma do art. 47 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dos gastos com seu aperfeiçoamento. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)


ID
1165405
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerar-se-á impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

    segundo a lei 9784

    CAPÍTULO VII
    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

     Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

      I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

      II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

      III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.


  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Em seu art. 18: “É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade, que:

            I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

            II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

           III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro”.

    Logo, a única alternativa correta é a letra E.

    Referências:

    BRASIL. LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jan. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.ht...>. Acesso em: 24. jun. 2015.



    Resposta: letra E)

  • a) ERRADO. Tenha julgado, nos últimos 12 (doze) meses, matéria similar à contida no processo administrativo. NÃO HÁ ESSA PRERROGATIVA NA LEI

    b) ERRADO. Tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro, parente e afins até o segundo grau. (TERCEIRO GRAU)

    c) ERRADO. Tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau. (CASO DE SUSPEIÇÃO E NÃO IMPEDIMENTO)

    d) ERRADO. esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro, parentes e afins até o terceiro grau. (PARENTES E AFINS, NÃO HÁ ESSE PREVISÃO NO TEXTO LEGAL).

    e) CORRETO. Tenha interesse direto ou indireto na matéria. (TEXTO LITERAL DA LEI).

  • Lei 9.784/99 Aula 5 - Suspeição e Impedimento (Arts. 18 a 21) - Curso de Direito Administrativo

    https://www.youtube.com/watch?v=kT7apj6Nmh8

     

    Art. 18. É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

     

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

     

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o 3º (terceiro) grau (consaguíneos ou afins);

     

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

     

    Diferentemente da suspeição, o agente que se encontrar em uma dessas situações deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar, ou estará cometendo falta grave (passível de demissão). O ato que vier a ser executado por servidor suspeito ou impedido é inválido e pode provocar a anulação da decisão final.

  • O perito (...) tem que ter o 3º grau;


ID
1165408
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o artigo 17 da Lei nº 8.666/93, para alienação de bens imóveis, faz-se imprescindível a autorização legislativa, bem como a licitação na modalidade concorrência. O mesmo artigo, no entanto, contempla algumas exceções a essa modalidade de licitação. A opção em que três das hipóteses previstas de dispensa de licitação na modalidade concorrência estão rigorosamente de acordo com o referido artigo é:

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão com base na eliminação, mas olha acho que a prova não é para Químico não (risos). Tá parecendo exame da Ordem. 


     alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais


    II - a pessoa natural que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal, superior a 1 (um) módulo fiscal e limitada a 15 (quinze) módulos fiscais, desde que não exceda 1.500ha (mil e quinhentos hectares);  

  • Acho q eh prova p magistratura. Banca horrivel.

  • Mais uma questão em que a Banca limitou-se a cobrar dos candidatos mera memorização de texto legal, infelizmente. De tal maneira, não resta muito a dizer, além, por óbvio, apontar os preceitos normativos corretos, quais sejam, as alíneas “a", “d" e “i" do inciso I do art. 17 da Lei 8.666/93, que assim dispõem:  


    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento;

    (...)

    d) investidura;

    (...)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;"


    Diante de tais disposições legais, vê-se que a alternativa correta corresponde à letra “c", porquanto contemplou tais hipóteses legais de dispensa de licitação.  



    Resposta: C 
  • Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: 

    a) dação em pagamento

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (Redação dada pela Lei nº 11.952, de 2009)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; 

    d) investidura

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

    f) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis residenciais construídos, destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais ou de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Redação dada pela Lei nº 11.481, de 2007)

    g) procedimentos de legitimação de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberação dos órgãos da Administração Pública em cuja competência legal inclua-se tal atribuição; (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais; (Incluído pela Lei nº 11.952, de 2009)

  • Essa questão veio lá do inferno rs

     

  • Gabarito C

     

    Erros..

     

     a) venda a outro órgão da mesma esfera do governo ou Administração Pública / ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

     

     b) doação a qualquer pessoa

     

     d) ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

    permuta por imóvel mais vantajoso para a Administração Pública.

     

     e) doação exclusivamente para órgão ou entidade da Administração Pública, da mesma esfera de governo.

     

     

    L8666/93.

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento; (letra C, D, E)

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (letra B, E)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; (letra D)

    d) investidura; (letra A, B, C)

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo;  (letra A, B, E)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública;  (letra A, D)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;  (letra C)

  • Olho pra uma questão dessa e posso afirmar que vida de concurseiro não é facil não.


ID
1165411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Servidor Público Federal, é vedado ao servidor público:

I o uso do cargo ou função, de facilidades, de amizades, de tempo, de posição e influências, para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

II o uso de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

III pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor com o mesmo fim.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;


  • A resposta da questão se encontra na transcrição do DECRETO Nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. No inciso XV, da seção III, que aponta as Vedações ao Servidor Público temos:

    “E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; (alternativa I está correta)

    (...)

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; (alternativa II está correta)

    (...)

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; (alternativa III está correta)

    Portanto, todos os itens estão corretos e o gabarito da questão é a letra b).

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta: letra b)

  • A diferença entre vedação e deve, pode na maioria das vezes, ser encontrada, com a seguinte pergunta:

    "É obrigação (...)?"

    Se a resposta for não, será vedação!

    Se a resposta for sim, será dever!

     


ID
1165414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Para fins de apuração de comprometimento ético, o Decreto nº 1.171/94 entende por servidor público:

Alternativas
Comentários
  • gab. d

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal do DECRETO Nº 1.171/1994, que Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no inciso XXIV: “Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado”. Assim, a única alternativa correta é a letra D.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta. Letra D)

  • d) qualquer pessoa que preste serviços à Administração Pública, de forma permanente, temporária ou excepcional, com ou sem remuneração, tanto na Administração Pública direta quanto em autarquias, fundações públicas, entidades paraestatais, empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • GABARITO LETRA D 

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • Em pleno 2019 e a questão ainda está classificada errada. Por favor indiquem como classificação errada.


ID
1165417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 enuncia como serviços técnicos profissionais especializados, sujeitos à licitação através de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração, determinados trabalhos prestados por profissionais liberais ou empresas. De acordo com a referida lei, estão enumeradas somente hipóteses desta espécie de serviços técnicos em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C foi copiado deste artigo:

    Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.


  • Os candidatos, de novo, foram exigidos apenas no que tange ao conhecimento frio do texto da lei de licitações e contratos administrativos. No ponto, o rol de serviços técnicos especializados encontra-se no art. 13 da Lei 8.666/93, que assim preceitua:  


    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; 

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado)."


    Da leitura de tais hipóteses legais, depreende-se que a resposta correta encontra-se na letra “c", porquanto seu conteúdo corresponde aos incisos II, VII e V do texto legal, respectivamente.



    Resposta: C 
  • Faala galera

     

    Ano: 2014 Banca: Makiyama Órgão: DOCAS-RJ Prova: Especialista Portuário - Contratos, Compras e Licitações

     

    Para os fins da Lei 8666 de 1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), NÃO são considerados serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

     

     a)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     b)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico. 

     c)Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas. 

     d)Arquitetura e engenharia. 

     e)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     

    Gab: D

     

     

     

    Ano: 2016 Banca: PERFAS Órgão: Câmara Municipal de Israelândia - GOProva: Controle interno

     

    Segundo a Lei 8.666/93, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a, EXCETO

     

     a)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

     b)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     c)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     d)patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.

     e)Publicidade e divulgação. 

     

    Gab: E

  • Gabarito C

     

    L8666/93. Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado). (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • É impressão minha ou essa banca se expressa mau nas perguntas hein?!

  • Acho que por não ser de direito, fico meio confuso com o cruzamento de algumas normas.

    A 8666 define como trabalho técnico o :

    -Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

    Essa lei diz ainda que os trabalhos tecnicos serão escolhidos mediante concurso, cujo produto objeto do concurso será entregue em até 45 dias, após publicação do edital.

    O que será o objeto de um treinamento se não o próprio treinamento? E como vou entregar um treinamento se ainda nem sou o vencedor do concurso?

    Não sei se não entendi, mas pra mim falta lógica.....

     

  • Gabarito C para o : TREPA Filha da P.......

    Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    Pareceres, perícias e avaliações em geral;

    Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    Fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;


ID
1516411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Bactérias presentes na rizosfera são essenciais à obtenção de nitrogênio pelas plantas. Ao contrário de outros minerais do solo, cujo abastecimento é proveniente do desgaste das rochas, as formas inorgânicas de nitrogênio absorvidas pelos vegetais, o íon amônio e, principalmente, o íon nitrato, provêm da atividade bacteriana. A respeito dos processos envolvidos na obtenção desses compostos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C (por exclusão)

    A - a transformação de nitrato em amônio ocorre por ação de bactérias amonificantes anaeróbias que vivem associadas a leguminosas. Depois que passa para nitrato, para retornar à amônia primeiramente é incorporado e depois decompositado. A alternativa trocou a ordem.

    B - o nitrogênio atmosférico pode ser diretamente absorvido por certas espécies vegetais, em cujas células de raízes vivem associadas bactérias amonificantes. Plantas não utiizam o nitrogênio molecular, mas o nitrato.

    D - o complexo enzimático nitrogenase, presente em bactérias fixadoras, é o responsável pela redução do nitrito do solo a nitrato. É responsável pela transformação do nitrogênio molecular em amônia.

    E - as bactérias nitrificantes produzem amônio pela decomposição de proteínas e outros compostos nitrogenados presentes no húmus. Elas convertem amonio em óxidos nítricos.

  • O O2 é um inibidor irreversível da nitrogenase, assim a leg-hemoglobina permite que haja O2 suficiente para a respiração das bact, sem, no entanto, inibir a nitrogenase. Logo, permite uma condição anaeróbica para a nitrogenase.


ID
1516414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A caravela portuguesa (Physalia physalis) é um cnidário comum associado a acidentes em banhistas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Isto traz interesse médico sobre a espécie, tanto em serviços de emergência como na saúde pública.” (XI Congresso de Ecologia do Brasil, Setembro 2013 –http://www.xiceb.com.br/cd/pdf/ 1372.pdf)

Cada caravela é um exemplo de relação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta (E)

    As caravelas são colônias definidas como relações intraespecíficas (mesma espécie) em que os indivíduos estão unidos morfologicamente. 


  • É uma colónia de organismos geneticamente idênticos e altamente especializados que aparentam ser uma única criatura e a sua principal toxina é a Physaliatoxina  (glicoproteína de 240 kDa) com citotoxicidade e toxicidade hemolítica.

     

    Hidrozoário colonial flutuante, constituído por vários organismos diferentes e especializados, designados pólipos. Destaca-se o pneumatóforo, uma vesícula inflada em forma de crista (pode atingir os 30 cm), de tonalidades azuladas, rosadas ou violetas, utilizada na flutuação. Preso à base dessa estrutura surge o estolónio (que pode ir dos 30 cm a vários metros de comprimento), composto por diversos tipos de pólipos, nomeadamente: os dactilozoóides, filamentos tentaculiformes contrácteis, cobertos de células urticantes, designadas cnidócitos (responsáveis pela predação); os gastrozoóides (responsáveis pela digestão); e os gonozoóides (responsáveis pela reprodução).

     

    A caravela-portuguesa não se move - flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento, com os tentáculos pendentes com a finalidade de capturar peixes para a sua alimentação. Os tentáculos podem atingir um comprimento 50 metros, mas a média é cerca de 30 metros

  • Já a Privativa, pode Delegar.


ID
1516417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vírus que atingem vegetais possuem “proteínas de movimento viral”, capazes de causar a dilatação de estruturas comunicantes entre as células, facilitando a distribuição do RNA viral e a consequente infecção dos tecidos. As estruturas modificadas pelos vírus e que comunicam os canais citoplasmáticos de células vegetais adjacentes, são os(as):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta - B. Vejamos a definição dos outros conceitos

    A) Desmossomos - Existente em células animais, são junções de contato formada entre células através de filamentos de proteína.

    B - Correta


    d) Junção comunicante ou GAP, são sinalizadores celulares.

    e) Projeções da membrana plasmática, aumentam a superfície de contato da célula.

  • O ponto que defina a questão é " ...que comunicam os canais citoplasmáticos de células vegetais", pois os citoplasmas das células vegetais se comunicam pelos plasmodesmos


ID
1516420
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No talassociclo, a região batial está localizada na zona:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à profundidade, o talassociclo é dividido em zona nerítica, zona batial e zona abissal. A zona nerítica vai da superfície até 200 metros de profundidade, a zona batial vai de 200m até 2000m de profundidade e a zona abissal de 2000m até 10000m.

  • Gabarito: letra B.

    litoral

    Faixa de beira-mar que margeia áreas emersas e delimitada pelas marés alta e baixa (=zona intramarés ou cordão litorâneo) de mares e oceanos. Em sentido amplo corresponde a região ou faixa costeira.

    .

    zona nerítica

    Zona oceânica mais rasa com profundidades menores do que 200 m, acima da zona batial, em grande parte costeira e com fundo oceânico correspondente à plataforma continental.

    É a zona, ecologicamente, mais populosa em seres bentônicos, devido, em grande parte, a penetração de luz solar, favorecendo o desenvolvimento de flora e fauna da cadeia alimentar.

    Corresponde a cerca de 10% da área oceânica.

    .

    zona batial

    [batus do grego: profundo]

    Zona oceânica com profundidades entre 200 e 2.000 m, desenvolvendo-se para alem da zona nerítica e aquém da zona abissal, correspondente à região de fundo oceânico onde ocorre talude e o sopé do talude continental.

    .

    abissal  

    Habitat, sedimentação, processo ou fenômeno geológico referente a profundidades oceânicas entre 2.000 e 6.000 m (zona abissal).

    Termo utilizado também, mas em desuso, para rochas magmáticas de grande profundidade (plutônicas).

    Fonte: http://sigep.cprm.gov.br/


ID
1516423
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dormência das sementes é um fator importante para a sobrevivência de diversas espécies, já que determina a germinação apenas em uma época ou estação favorável ao estabelecimento da plântula. Diversos fatores podem causar a dormência, tais como a temperatura do ambiente, a impermeabilidade da casca ao oxigênio, a ausência de água e a presença de inibidores da germinação. Um fitormônio comumente associado à inibição da germinação é o(a):

Alternativas
Comentários
  • O ácido Abscísico (ABA) é o fitormônio que garante a sobrevivência em adversidade. Isso inclui restringir crescimento e atividade reprodutiva.

    O ABA estimula fechamento de estômatos sob estresse hídrico.

    O ABA aumenta na fase inicial do desenvolvimento, estimulando a produção de proteínas de reserva e inibindo a germinação prematura. A quebra de dormência em muitas sementes está associada ao declínio do nível de ABA.


ID
1516426
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Cientistas afirmam terem conseguido transformar, em laboratório, células da própria pele de pacientes em tecido de coração. Em última análise, eles esperam que as células-tronco possam ser utilizadas para tratar pacientes com insuficiência cardíaca. (...) Especialistas têm usado cada vez mais células-tronco para tratar uma variedade de problemas cardíacos e outras condições como o diabetes, doença de Parkinson ou Mal de Alzheimer.” (http://g1.globo.com/ ciencia-esaude/noticia/2012/05/cientistas-conseguem-transformar- celulas-da-pele-em-tecido-cardiaco.html)

Os especialistas diferenciam células-tronco de adultos, como as do texto, de células-tronco embrionárias, pois estas últimas são capazes de:

Alternativas
Comentários
  • As células-tronco, também conhecidas como células estaminais, são indiferenciadas (não possuem uma função determinada) e se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano.

     

    Estas células são de dois tipos:

     

    1 - Células-Tronco adultas: podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas do próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Apresentam uma desvantagem em relação as Células-Tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem menor.

     

    2 - Células-Tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como característica principal apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes.

     

    Cientistas acreditam que no futuro as Células-Tronco possam ser empregadas na cura de diversas doenças como, por exemplo, mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson e até mesmo diabetes. Através do método da clonagem terapêutica, várias lesões e doenças degenerativas seriam resolvidas. Tecidos, músculos, nervos e até mesmo órgãos poderão, em breve, serem reconstituídos com a aplicação deste tipo de tratamento, combatendo diversas doenças crônicas.

     

    Questões éticas e religiosas

     

    As pesquisas genéticas e os tratamentos com células-tronco embrionárias recebem fortes críticas de diversos setores da sociedade, em especial dos religiosos. Por considerarem os embriões como sendo uma vida em formação, religiosos conservadores afirmam que manipular ou sacrificar embriões de seres humanos constitui um assassinato. Em países mais conservadores, as pesquisas estão paradas ou limitadas à utilização das células adultas.

     

  • As células tronco embrionárias são indiferenciadas e possuem a capacidade de se especializar em todas as células do corpo. Neste caso, as células Totipotentes aparecem nos estágios iniciais embrionários, dando origem às células Pluripotentes, as quais irão se diferenciar nos três folhetos embrionários. Os três folhetos, por sua vez, irão produzir todos os tipos celulares e tecidos do corpo.

    GRANCURSOS.

    LETRA D


ID
1516429
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise dos padrões de crescimento dos anéis de árvores vem sendo utilizada no estudo das mudanças climáticas. Como o crescimento das árvores é maior em períodos quentes e úmidos, formam-se anéis mais espessos; já os anéis mais finos, indicam períodos mais frios. Esses anéis anuais surgem devido ao crescimento secundário (crescimento em espessura) das árvores, que é ocasionado pela atividade dos seguintes tecidos do caule:

Alternativas
Comentários
  • tecidos meristemáticos secundários responsáveis pelo crescimento secundário (lateral) são os dois tipos de câmbio: vascular e da casca (ou felogênio).


ID
1516432
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Um homem não identificado, de 69 anos, passou 28 anos como caminhoneiro e, portanto, sendo atingido por raios solares na parte esquerda da face através da janela enquanto dirigia. A diferença entre os dois lados do rosto dele é impressionante: na segunda metade, ele parece muito mais velho, o que mostra o efeito dramático e prematuro de envelhecimento que sol pode ter sobre a pele.” (http://extra.globo.com/noticias/ saude-e-ciencia/caminhoneiro-se-expoe-ao-sol-por-28-anos-fica-com-uma -metade-do-rosto-muito-mais-envelhecida-que-outra5103862html#ixzz2np CyhJio)

Este envelhecimento está associado aos raios ultravioleta, que são:

Alternativas

ID
1516435
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as divisões de plantas atuais, aquelas que apresentam o gametófito como estágio dominante de seu ciclo de vida são:

Alternativas
Comentários
  • Apenas as Briófitas apresentam a fase dominante do ciclo de vida como gametófito (n). A partir de Pteridófitas a fase dominante já é o esporófito (2n). Letra E.


ID
1516438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as 59 espécies de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, destaca-se uma espécie do gênero Poecilia, peixe de fundamental importância na cadeia alimentar desse ambiente, que exige uma taxa mínima de oxigênio para a manutenção de seu metabolismo respiratório e foi muito utilizado para o combate às larvas de mosquitos responsáveis por várias doenças. Esta espécie apresenta carregador interno obrigatório: nos machos, o terceiro ou quarto raio da nadadeira anal se fundem, formando o gonopódio; as fêmeas levam dentro de seus corpos os embriões e/ou jovens durante seu desenvolvimento. Apresentam várias modificações no sistema reprodutivo, como por exemplo, tamanho dos embriões, tamanho dos jovens recém-nascidos, quantidade de suplemento nutricional da mãe para os embriões, grau de desenvolvimento placentário e de superfetação, variações no intervalo e períodos de gestação da prole, duração do período reprodutivo e duração da vida reprodutiva, mudando assim o conjunto de estratégias reprodutivas utilizadas. (adaptado de http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v18n4/v18n4a01.pdf)

A espécie de peixe citada no texto é de fecundação:

Alternativas
Comentários
  • Interna e vivípara - Letra A


ID
1516441
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fotossíntese é o processo que alimenta a biosfera. Através dele, a energia da luz do Sol é convertida em energia química, armazenada nas moléculas de carboidratos e demais moléculas orgânicas. A respeito desse processo, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A fotossíntese ocorre em duas etapas, a etapa fotoquímica que ocorre nas membranas do tilacoide (reações que dependem da luz) e a etapa bioquímica que ocorre na fração solúvel dos cloroplastos, que é denominado de estroma (reações que não dependem diretamente da luz, onde ocorre o ciclo de Calvin).

    O oxigênio liberado na etapa fotoquímica é proveniente da fotólise da água.

    O fotossistema I (P700) e o fotossistema II (P680).

    Portanto, reposta correta é letra C


ID
1516444
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“As mudanças climáticas podem trazer grande confusão para o padrão existente da diversidade das plantas, com consequências que ainda nos são desconhecidas para os ecossistemas e para a humanidade”, afirmou o cientista Jan Henning Sommer, da Universidade de Bonn. O estudo não permite conclusões absolutas sobre que espécies irão desaparecer, se adaptar ou migrar para outras regiões. (http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/1365/)

O termo “se adaptar”, usado acima, deve ser compreendido, do ponto da moderna teoria evolutiva, admitindo-se que os vegetais sofrem:

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin.

    Assim temos com um dos  Principais aspectos da Teoria da Evolução:

    -A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, direta ou indiretamente, por esses recursos e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas, permitindo que alguns, nesse cenário, destaquem-se e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e, tampouco, reproduzir-se;

    - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária;

    Potanto letra B, tendo em vista que as demais alternativas possuem ideias Lamarckistas.


ID
1516450
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No limnociclo, as zonas lóticas podem ser caracterizadas por serem:

Alternativas

ID
1516453
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registram níveis crescentes de alcalinidade, o que faz com que suas águas tornem-se cada vez mais inadequadas para a rega de plantações e a vida aquática. A razão da mudança é o legado da chuva ácida, que corrói rochas e pavimento, ricos em minerais alcalinos.

(http://g1.globo.com.noticia/2013/08/cresce- alcalinidade-em-rios-dos-eua-devido-a-chuva-acida.html, adaptado)

A respeito do fenômeno precipitação ácida, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1516456
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Um estudo assinado por mais de 60 cientistas de 26 países, financiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado na revista online de acesso livre PLoS Medicine, conclui que a pandemia de gripe causada em 2009 pelo vírus H1N1 provocou a morte, na sequência de problemas respiratórios, de 203 mil pessoas no mundo.” (http://www.publico.pt/ciencia/noticia/ pandemia-de-gripe-de-2009-matou-muito-mais-pessoas-do-que-se- pensava-1614123)

O vírus da gripe, influenza, é:

Alternativas
Comentários
  • DNA fita dupla não envelopado - Papiloma

    DNA fita dupla envelopado - Varíola, Catapora, Hepatite B, Herpes labial e zoster

    RNA fita simples positivo não envelopado - Resfriado comum, Hepatite A e E, Febre Aftosa

    RNA fita simples positivo envelopado - Rubéola, Chicungunya, Febre Amarela, Dengue, Encefalite, Hepatite C e Resfriado comum, SARS, Poliomielite

    RNA fita simples negativo (fita única) - Raiva, Ebola, Marbug, Parainfluenza, Caxumba, sarampo, Hepatite D e Doença de Newcastle.

    RNA fita simples negativo (segmentado) - Influenza A, B, C, Febre Hemorrágica.

    RNA fita simples (produz DNA) - Retrovírus HIV


ID
1516459
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em vegetais, o metabolismo secundário origina compostos que não possuem uma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. No entanto, tais substâncias desempenham um papel importante na interação vegetal/meio ambiente. A seguir são citadas funções desempenhadas pelos metabólitos secundários, entre as quais NÃO se encontra a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Controversa, o amido é secundário e reserva de energia


ID
1516462
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em diversos animais, o desenvolvimento da blástula leva ao estágio embrionário denominado gástrula. Neste momento diferenciam-se os folhetos germinativos. Entre os animais citados a seguir, é diblástico:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Cnidário.

  • São os 2 animais mais simples q existem- os cnidarios...

  • Lembrando que o porífero é parazoário, não possui tecido verdadeiro.


ID
1516465
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo de vida típico de angiospermas, observa-se a ocorrência de meiose no:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: microsporócito.


ID
1516471
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As micorrizas são estruturas formadas em raízes de plantas, decorrentes do estabelecimento de uma simbiose com fungos do solo. Estudos com fungos micorrízicos inoculados em araucária mostram efeitos positivos no desenvolvimento de mudas dessa espécie, da mesma forma que ocorrem em outras coníferas, como é o caso de Pinus. (http://sistemasdeprodução.cnptia.embrapa.br/ FontesHTML/Araucaria/CultivodaAraucaria_2ed/Producao_Mudas.htm)

A presença de micorrizas está associada ao aumento da produtividade agrícola porque:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1516474
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo do processo de sucessão ecológica em ecossistemas terrestres, quando se chega à comunidade clímax:

Alternativas
Comentários
  • Ambiente maduro: constante ou previsivelmente variável. ALTERNATIVA A.

  • Comunidade clímax :

    Equilibrio dinâmico;

    Elevada e constante biomassa total e biodversidade;

    Produtividade liquida quase nula; (P=R)

    Estável;

    Ciclos de nutrientes fechados

    Elevado número de nichos ecológicos.

  • comunidade clímax é a mais complexa da sucessão ecológica. Esta etapa é a mais desenvolvida e biodiversa que pode ocorrer em determinado ambiente, pois este grupo de seres vivos explora todos os recursos e potencialidade de um local. Em geral, as comunidades clímax apresentam grande biomassa, assim, sua produtividade líquida é baixa (apesar das altas taxas de fotossíntese), pois o gasto energético dos seres desse ambiente é proporcional ao seu tamanho. As comunidades clímax geralmente apresentam grande diversidade de espécies, nichos e relações ecológicas.

    https://blogdoenem.com.br/sucessao-ecologica-biologia-enem/

  • típico de questão subjetiva da CESPE. Questões desse tipo, o melhor a ser feito é deixar em branco

  • errei pelo mesmo motivo!

  • Errei pelo mesmo motivo.

  • Se todos podem , algum também pode. Conjunto. Pensei assim.

  • Realmente a questão está correta, visto que o cespe não restringiu dizendo somente alguns e sim alguns.

  • Questão passível de anulação, na letra da lei não fala sobre ALGUNS, e sim sobre todos.

    Parágrafo único. O  Presidente da República  poderá  delegar  as atribuições mencionadas nos incisos  VI, XII e XXV, aos  Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União , que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
1516477
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Embora diversos elementos façam parte da constituição química dos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Em relação a esse grupo de nutrientes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- Não são macronutrientes. Principais macronutrientes são N, P, K, Ca, Mg, S

    B- Correta

    C- Principais elementos não móveis no floema são CaFeS BCu. Logo, Fe está correto, mas Mg vai ser principalmente nas folhas velhas. Mg é constituinte da clorofila e Fe participa da síntese da clorofila por causa do grupamento heme.

    D- Grande mobilidade afeta folhas velhas.

    E- Tanto micro como macronutrientes essencias são fundamentais para as plantas, ou seja, sem eles a planta eventualmente perecera. A única diferença é a quantidade requerida de cada nutriente para o crescimento.


ID
1516480
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

s formigas podem proteger as plantas de herbívoros, facilitar o acesso das plantas a nutrientes, dispersar sementes e frutos e atuar na polinização. As plantas, por sua vez, podem fornecer locais para abrigo, nidificação, recursos alimentares para as formigas. As formigas podem ainda influenciar o acesso das plantas à luz, através da remoção de vegetação potencialmente competidora, como epífitas, lianas e folhagem de árvores e arbustos vizinhos. Uma das primeiras descrições de remoção de vegetação potencialmente competidora por formigas relatou que formigas do gênero Azteca (Hymenoptera:Formicidae) apresentam uma associação obrigatória com as árvores do gênero Cecropia (Cecropiaceae). (adaptado de http://ecologia.ib.usp.br/curso/2012/PDF/PI-Thayna.pdf)

As formigas Azteca defendem a planta contra insetos herbívoros enquanto Cecropia fornece abrigo e alimento para a formiga. O abrigo consiste em um local pronto para a nidificação no caule oco da planta enquanto o alimento é fornecido por corpúsculos müllerianos existentes na base dos pecíolos das folhas.

A relação entre Azteca e Cecropia é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A estpa errada pois, " harmônica interespecífica obrigatória entre Azteca, da ordem Formicidae, e indivíduos de Cecropia, da ordem Cecropiaceae. [além de não estar em italico REFICOFAGE, a FAMILIA vem antes do gênero e não a ordem.]

  • mutualismo é uma relação ecológica onde há a associação de duas espécies, que obtêm para si benefícios. Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é uma relação interespecífica.

    Pode ser classificado como mutualismo facultativo (também chamado e protocooperação) ou como mutualismo obrigatório.

     

    comensalismo é uma relação ecológica interespecífica, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, onde uma das espécies obtém para si benefícios, enquanto a outra não possui ganhos nem prejuízos. A espécie que obtém ganhos é denominada como comensal, e seus ganhos, como o nome da relação sugere, estão relacionados à aquisição de alimento.

  • A resposta esta errada, a alternativa correta seria a letra B. No mutualismo existe a obrigatoriedade de dependência entre as espécies, de modo que a morte de um implicaria diretamente na morte de outro, o que não ocorre nesse exemplo, pois com a morte da planta as formigas continuariam vivas, e com a morte das formigas a planta continuaria viva. A resposta correta seria protocooperação.


ID
1516483
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas espécies de fungos caracterizam-se por possuir hifas especializadas, capazes de capturar nematoides parasitas de plantas e animais. Tais hifas formam um verdadeiro anel ou laço, que se fecha quando um nematoide toca a parte interna do anel armadilha, imobilizando-o para ser mais tarde colonizado e digerido por hifas apropriadas. A relação entre o fungo e o nematoide é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Imobilizando e digerindo é uma relação de predatismo


ID
1516486
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A Mata Atlântica, bioma que atualmente ocupa apenas 7% de sua área, representados por pequenos fragmentos disjuntos e empobrecidos sob o ponto de vista florístico e mesmo assim, é considerada uma das regiões de maior diversidade do planeta, paradoxalmente uma das mais ameaçadas. Neste bioma a família Trigoniaceae Endl encontra-se representada pelo gênero Trigonia Aubl, caracterizado por apresentar porte arbustivo com ramos eretos ou flexuosos ou são lianas; folhas simples, opostas, concolores ou bicolores; inflorescências racemosas ou tirsoides; flores pentâmeras, zigomorfas, vermelhas ou alvas, apresentando uma pétala externa ou estandarte com giba, duas laterais espatuladas e duas internas carenadas; frutos do tipo cápsula trígona, de onde se originou o nome." (http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/ erratas/Errata_Sistematica_e_Ecologia_de_Gimnospermas_e_Angio spermas_Dicotiledoneas.pdf)

As flores do gênero do texto são chamadas zigomorfas, pois apresentam: 

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

     

    As pétalas são as partes coloridas da flor ( angiospermas) e a forma de divisão virtual ( simetria) serve para classificação botânica. Assim, podem distribuir-se:

     

    1- Zigomorfas: simetria bilateral no arranjo das pétalas

    2- Actinomorfas: simatria radial nos arranjos. Qualquer corte que vc faça, irão gerar porções iguais

    3- Assimétricas: Não há possibilidade  de gerar porções iguais


ID
1516489
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A epiderme é um sistema de células de formas e funções variadas, que reveste o corpo primário da planta. Por estar em contato direto com o ambiente, a epiderme apresenta uma série de modificações estruturais, de acordo com os fatores ambientais. São características observadas na epiderme foliar as abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Viade regra, as células que realizam fotossíntese não ficam na epiderme, mas sim no parênquima.

    A maior parte das células da epiderme são aclorofiladas, a outra parte (que é clorofilada) é formada pelos estômatos, os quais podem apresentar clorofila (dentro do cloroplasto).

  • As células epidérmicas geralmente não são clorofiladas. Por outro lado, elas acumulam em seus vacúolos, antocianinas e outros metabólitos que dão a coloração característica das pétalas. Existem algumas células epidérmicas com função diferenciada.

    Fonte: https://www.enemvirtual.com.br/anatomia-vegetal/


ID
1516492
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-paraná, principal constituinte das quase extintas matas de araucárias do sul do Brasil, pertence à divisão:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1516495
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A abertura dos estômatos é uma consequência do(a):

Alternativas
Comentários
  • O mecanismo de abertura e fechamento do estômato é controlado por diversos fatores, entre eles, a concentração de dióxido de carbono, luz, temperatura e estresse hídrico

     

    Os estômatos (do grego stoma - boca) são encontrados na epiderme vegetal, principalmente da folha. Essas pequenas estruturas são fundamentais para o processo defotossíntese, uma vez que estão relacionadas com a entrada e saída de gases, além do vapor de água.

    Um estômato é formado pelas células-guardas e pelo ostíolo, uma pequena abertura. 

     

    A abertura e o fechamento do estômato são determinados por mudanças na células-guardas.A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.

     

    O movimento estomático acontece pela entrada e saída de íons potássio (K+) das células-guardas. Em certas condições, tais como presença de luz ou baixos níveis de gás carbônico, os íons K+ são bombeados para as células-guardas. Com o aumento desse íon, essas células começam a absorver água, tornando-se, portanto, túrgidas, e os ostíolos imediatamente se abrem.

    Para o fechamento estomático, o processo é inverso, ou seja, as células-guardas perdem os íons K+. Ao perderem esse íon, também perdem água, o que deixa as células murchas. Assim, consequentemente, o estômato fecha-se.


ID
1516498
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fase fotoquímica da fotossíntese, também chamada de clara, inclui as fotofosforilações cíclica e acíclica. Da fotofosforilação acíclica participa(m):

Alternativas

ID
1516504
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O endosperma das sementes de angiospermas é o resultado do(da):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Todas as angiospermas têm endosperma, que é triplóide, ou seja, contém três cópias de cada cromossomo: duas da mãe e uma do pai. Esse endosperma triplóide contrasta dramaticamente com as sementes das gimnospermas, nas quais o tecido nutritivo é haplóide, contém uma única cópia de cada cromossomo.

    Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/2002/03/01/o-elo-perdido-das-plantas/


ID
1516507
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No sistema de classificação de três domínios, alguns organismos pertencentes ao domínio Archaea apresentam características exclusivas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • AS ARQUEOBACTÉRIAS VIVEM EM CONDIÇÕES EXTREMAS: TERMÓFILAS E HALÓFITAS

  • Gabarito Letra B

    Eubactérias também não possuem carioteca,

    Arqueobactérias e eubactérias possuem cromossomo circular.

    As paredes celulares das Arqueobactérias não são constituídas de polissacarídeos e sim glicoproteínas ou proteínas,  Eubactérias também possuem nutrição quimioautotrófica.


ID
1516510
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as doenças causadas por um arbovírus e transmitidas por um díptero, existe o(a):

Alternativas
Comentários
  • Arbovirus sao virus transmitidos por artropodes (mosquitos, por exemplo). Portanto, a questao quer uma doença provocada por virus e transmitida por um inseto da ordem dos dipteros.

    A) Malaria: é transmitida por um diptero ( o vetor é o mosquito pertencente à ordem dos dípteros, família Culicidae, gênero Anopheles), no entanto, o agente etiologico nao é um virus, e sim um protozoário (genero Plasmodium)

    B) Hantavirose: é um virus, mas é transmitida por roedores silvestres, e nao insetos.

    C) Tifo: é bacteria, transmitido por pulgas, carrapatos

    D) Febre amarela: é virus e transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito da ordem Diptera, Familia Culicidae. CORRETA

    E) Variola: peovocada por virus, mas a transmissao se dá pelo ar

    D)

  • d) febre amarela.

     

     

    Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).


ID
1516513
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com auxílio de enzimas, as células são capazes de degradar moléculas orgânicas complexas, de elevado potencial energético, em moléculas mais simples, com menos energia. Parte da energia obtida no processo é usada no metabolismo celular, enquanto parte é dissipada sob a forma de calor. O processo de degradação predominante entre os seres vivos é a respiração aeróbia, sobre a qual se pode afirmar que:

Alternativas

ID
1516516
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Processos de eutrofização antropogênica têm ocorrido intensamente na costa do estado do Rio de Janeiro. A Lagoa de Araruama é um exemplo deste tipo de problema. A eutrofização antropogênica está associada ao:

Alternativas
Comentários
  • Denominamos Eutrofização ou Eutroficação o fenômeno no qual o ambiente aquático caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes principalmente nitratos e fosfatos.

    Fonte: http://www.infoescola.com/ecologia/eutrofizacao/

  • Eutrofização = aumento de nutrientes no ambiente.


ID
1516519
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo da história evolutiva da vida na Terra, o surgimento de plantas que alcançavam grandes alturas e que apresentavam elevadas taxas fotossintéticas aumentou drasticamente a remoção de CO2 da atmosfera, causando um esfriamento global que resultou na formação de extensas geleiras. Tais espécies foram responsáveis pela formação das primeiras florestas, surgidas nos períodos Devoniano e Carbonífero (Campbell & Reece, 2010).

Uma novidade evolutiva que permitiu a esse grupo de plantas seu crescimento em altura foi o surgimento de:

Alternativas

ID
1516522
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A enzima Taq polimerase, usada na técnica da PCR, é do tipo DNA polimerase que participa da replicação do DNA e é obtida de:

Alternativas
Comentários
  • A TAq Pol realmente foi isolada de Thermus aquaticus No entanto, embora trate-se de uma bactéria que vive em fontes termais, possui atividade ótima em temperaturas maiores do que 42º C. Basta lembrar das temperaturas dos ciclos da PCR (média de 72º C na etapa de extensão).

  • A Taq Polimerase é estável em altas temperaturas (não desnatura), porque foi isolada da bactéria Thermus aquaticus, que vive em águas termais no Parque Nacional de Yellowstone. Sua temperatura ótima é 72°C. 


ID
1516525
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema radicular de Avicennia nitida, uma planta típica de mangues, desenvolve projeções de geotropismo negativo, que crescem para cima, saindo da lama, para fornecer aeração adequada. Essas projeções são chamadas:

Alternativas
Comentários
  • gab c

    Haustório é uma estrutura fúngica ramificada ou não (Do latim haustor, oris, 'o que tira (líquido)', 'o que bebe'). Especializada na absorção de nutrientes a partir do citoplasma da célula do hospedeiro, no interior da qual se desenvolve. No caso dos fungos endomicorrízios, recebe a denominação de arbúsculo.

    Lenticelas são órgãos caulinares que realizam trocas gasosas. São pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso, que aparecem como orifícios na superfície do caule e fazem contato entre o meio ambiente e as células do parênquima.

    Aerênquima é um tecido parenquimatoso, constituido por células infladas ou grandes espaços intercelulares, formando grandes cavidades no interior da planta preenchidas de ar. Esta constituição torna o corpo da planta mais leve, o que favorece sua sustentação ou flutuação dentro da água.