SóProvas



Prova COSEAC - 2019 - UFF - Médico - Endocrinologia


ID
2934001
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na codificação: 3.3.90.18.00, pode-se identificar uma determinada classificação da despesa por natureza, sendo sua identificação pelos dígitos e seus correspondentes níveis. O 1° digito identifica a Categoria Econômica, o 2° digito identifica o Grupo de Despesa, o 3° e 4° dígitos identificam a Modalidade de Aplicação, o 7° e 8° dígitos identificam o Subelemento da Despesa. O 5° e 6° dígitos são responsáveis por indicar o nível de despesa denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    1º  categoria econômica,

    2º grupo de natureza da despesa,

    3º e o 4º representam a modalidade de aplicação

    5º e o 6º o elemento de despesa

    7º e o 8º dígitos representam o desdobramento facultativo do elemento de despesa (subelemento):
     

  • CAGRUMOLES (desculpem a analogia, mas vcs lembrarão): Categoria econômica, Grupo de natureza de despesa, Modalidade de aplicação, Elemento e Subelemento (desdobramento facultativo).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: "C".

    MNEMÔNICOS:

    RECEITAS: COEDT

    Categoria econômica, Origem, Espécie, Desdobramento para identificação de peculiaridades e Tipo.

    DESPESAS: CG MED

    Categoria econômica, Grupo de natureza de despesa, Modalidade de aplicação, Elemento e Desdobramento facultativo (Subelemento).

    ---

    Bons estudos!

  • Lei 4320/64

    Art. 15. Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á  no mínimo por elementos

  • 7º e o 8º dígitos representam subelemento, antes então deduzi que falta o elemento.


ID
4902442
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O ato de orçar dentro do serviço público é caracterizado pelo programa de trabalho, que define qualitativamente a programação orçamentária e deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam esse ato. Sendo assim, dentro da programação qualitativa, no bloco da estrutura Classificação por Esfera, item da estrutura Esfera Orçamentária, a pergunta clássica a ser respondida é:

Alternativas
Comentários
  • A) Quem é o responsável por fazer? => Classificação institucional

    B) Em que áreas de despesa a ação governamental será realizada? => Classificação funcional

    C) Qual é o tema da política pública? => Programática

    D) O que será entregue pela política pública? => Iniciativas do Programa

    E) Gabarito

    FONTE: Bernardo Silva Q977986

  • MTO

    Classificação por Esfera - Esfera Orçamentária - Em qual Orçamento?(fiscal, investimento ou seguridade social)

    Classificação Instituciona - Órgão - Quem é o responsável por fazer?

    Classificação Funcional - Função e subfunção - Em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?

    Estrutura Programática - Programa - O que se pretende alcançar com a implementação da Política Pública?Informações Principais da Ação - Ação - O que será desenvolvido para alcançar o objetivo do programa? - Descrição - O que é feito? Para que é feito?Forma de Implementação - Como é feito? Produto - O que será produzido ou prestado? Unidade de Medida - Como é mensurado? Subtítulo - Onde é feito? Onde está o beneficiário do gasto?

  •      
    Trata-se de uma questão sobre classificação da despesa e foi retirada do Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    BLOCOS DA ESTRUTURA
    ITEM DA ESTRUTURA
    PERGUNTA A SER RESPONDIDA
    Classificação por esfera orçamentária
    Esfera
    Em qual Orçamento?
    Classificação Institucional Orçamentária
    Órgão /Unidade
    Quem é o responsável?
    Classificação Funcional

    Função /Subfunção

    Em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?
    Estrutura Programática
    Programa
    Qual o tema da Política Pública?

    Logo, dentro da programação qualitativa, no bloco da estrutura Classificação por Esfera, item da estrutura Esfera Orçamentária, a pergunta clássica a ser respondida é “em qual orçamento?".


     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “E".

                                                        

ID
4904662
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A estimativa do montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária, no Orçamento Público, é uma atribuição da dimensão:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Segundo o MTO 2020, a programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira.

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária de acordo com os seguintes classificadores (...)


ID
4904677
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada poder. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

     Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca da temática relacionada à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União. Sobre o tema, é correto afirmar que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio: do Tribunal de Contas da União. Nesse sentido:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

     

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: [...].

     

    Gabarito do professor: letra b.

     

  • a)  Súmula 358 do STJ - O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.

    b) Art. 1.697 CC/2002. Na falta dos ascendentes cabe a obrigação aos descendentes, guardada a ordem de sucessão e, faltando estes, aos irmãos, assim germanos como unilaterais.

    c) Súmula 309 do STJ – O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.

    d) Art. 1.704 CC/2002. Se um dos cônjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, será o outro obrigado a prestá-los mediante pensão a ser fixada pelo juiz, caso não tenha sido declarado culpado na ação de separação judicial. Parágrafo único. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

  • Dos Alimentos

    Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

    § 1 Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

    § 2 Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.

    Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

    Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.

    Art. 1.697. Na falta dos ascendentes cabe a obrigação aos descendentes, guardada a ordem de sucessão e, faltando estes, aos irmãos, assim germanos como unilaterais.

    Art. 1.698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, não estiver em condições de suportar totalmente o encargo, serão chamados a concorrer os de grau imediato; sendo várias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporção dos respectivos recursos, e, intentada ação contra uma delas, poderão as demais ser chamadas a integrar a lide.

    Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.

    Art. 1.700. A obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1.694.

    Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poderá pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuízo do dever de prestar o necessário à sua educação, quando menor.

    Parágrafo único. Compete ao juiz, se as circunstâncias o exigirem, fixar a forma do cumprimento da prestação.

  • Art. 1.702. Na separação judicial litigiosa, sendo um dos cônjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe-á o outro a pensão alimentícia que o juiz fixar, obedecidos os critérios estabelecidos no art. 1.694.

    Art. 1.703. Para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicialmente contribuirão na proporção de seus recursos.

    Art. 1.704. Se um dos cônjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, será o outro obrigado a prestá-los mediante pensão a ser fixada pelo juiz, caso não tenha sido declarado culpado na ação de separação judicial.

    Parágrafo único. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

    Art. 1.705. Para obter alimentos, o filho havido fora do casamento pode acionar o genitor, sendo facultado ao juiz determinar, a pedido de qualquer das partes, que a ação se processe em segredo de justiça.

    Art. 1.706. Os alimentos provisionais serão fixados pelo juiz, nos termos da lei processual.

    Art. 1.707. Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora.

    Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.

    Parágrafo único. Com relação ao credor cessa, também, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relação ao devedor.

    Art. 1.709. O novo casamento do cônjuge devedor não extingue a obrigação constante da sentença de divórcio.

    Art. 1.710. As prestações alimentícias, de qualquer natureza, serão atualizadas segundo índice oficial regularmente estabelecido.


ID
4939738
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 (Editado)


    A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
    Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
    Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
    Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.


A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)

Sob ponto de vista da Morfologia, a palavra formada pelo mesmo processo de formação do termo “tratamento” é

Alternativas
Comentários
  • Tratamento = palavra primitiva tratar

    Logo, há um processo de sufixação "trata + mento"

    A única alternativa em que há a derivação sufixal é a palavra cérebro.

    Palavra primitiva: cérebro. Cérebr + al


ID
4939744
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 (Editado)


    A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
    Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
    Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
    Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.


A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)

No trecho “Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes”, a palavra sublinhada pode ser substituída por

Alternativas

ID
4939759
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

É da iniciativa do Poder Executivo a Lei Orçamentária Anual que compreenderá os orçamentos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    CF/88. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    [...]

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.


ID
4960324
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 (Editado)


    A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
    Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
    Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
    Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.


A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)

É correto afirmar que o Texto 2

Alternativas
Comentários
  • alguém explica??

  • UÉ?????????????

  • Gabarito : E

  • Em nenhum momento fala de diminuição da pressão arterial.

    "auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social."

    A ) elenca vários benefícios entre o ser humano e os animais, dentre eles, a diminuição da pressão arterial em pessoas propensas à hipertensão.

  • Basta ver o título - "a relacao entre seres humanos e animais de estimacao"

  • Faltou o texto 1. Em relação a alternativa A, é evidente a extrapolação, pois o texto não fala sobre pressão arterial em nenhum momento.

  • " Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social."

    A

    elenca vários benefícios entre o ser humano e os animais, dentre eles, a diminuição da pressão arterial em pessoas propensas à hipertensão.

    Comparando: a alternativa fala em pessoas PROPENSAS à hipertensão, enquanto o texto fala em queda da pressão em HIPERTENSOS.

    E) "Ratificar" significa confirmar, validar.

  • POXA VIDAAAAAAAA

    Pra mim o texto fala da importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.


ID
4960330
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 (Editado)


    A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
    Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
    Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
    Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.


A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)

Dentre as ocorrências da palavra “que”, em destaque nos trechos a seguir, todas são classificadas como pronome relativo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • CI >>> Conjunçao Integrante.

  • Macete :

    A partícula" que" depois de verbos : conjunção integrante

    A partícula" que" depois de substantivos : pronome relativo

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    Ficou comprovado ( locução verbal ) que = isso

  • Gabarito, D

    que = isso = conjunção integrante.

    que = o qual (e variações) = pronome relativo.

  • GAB-D

    Ficou comprovado ISSO... CI

  • GABARITO -D

    Trocando o " que" por qual (ais ) = Pronome relativo

    Trocando o "que" por isso = Conjunção integrante.

    Bons estudos!


ID
4960336
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 (Editado)


    A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
    Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
    Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
    Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.


A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)

As palavras “pesquisa”, “capaz” e “social”, ao serem flexionadas em número, passam por processos ligeiramente diferentes. Outras formas nominais flexionadas da mesma maneira são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa - Pesquisa(s)

    Capaz - Capaz(es)

    Social - Socia(is)

    Vida - Vida(s)

    Ser - Ser(es)

    Animal - Anima(is)

  • GABARITO - B

    Resolvi pelo plural dos substantivos

    “pesquisa S ”, “capaz ES ” e “social AIS ”

    “vida S ”, “ser” ES e “animal AIS ”.

    I) Os terminados em a , e, o = acrescentamos um " s".

    Pesquisa (s)

    II) Terminados em R ou Z = Acrescentamos um " es"

    Capazes

    III) Os terminados em Al, el , ol , ul = Substituição do "l " por " IS".

    Social / Sociais

    Bons estudos!

  • As palavras “pesquisa”, “capaz” e “social”

    pesquisa - terminados em vogal ou ditongo oral + S - pesquisas

    vida

    capaz - terminados em r ou z + ES - capazes

    ser

    social - terminados em il - tira o L e acrescenta s - sociais

    animal


ID
4960345
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a classificação funcional da despesa, o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público e que reflete a competência institucional do órgão, como, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios, é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. Reflete a competência institucional do órgão, como, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios.

    Há situações em que o órgão pode ter mais de uma função típica, considerando-se que suas competências institucionais podem envolver mais de uma área de despesa. Nesses casos, deve ser selecionada, entre as competências institucionais, aquela que está mais relacionada com a ação.

    Fonte: MTO 2020.


ID
4960351
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Universidade Federal Fluminense - UFF, no seu orçamento anual, tem fixadas as despesas com aquisição de auxílio-alimentação e auxíliotransporte que, no Grupo de Natureza de Despesas (GND), são classificadas como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    As despesas com pessoal, de caráter indenizatório, são classificadas na categoria econômica - receitas correntes - e no grupo da despesa - outras despesas correntes.

    FONTE: Guilherme Nunes Q977990

  • Outras Despesas Correntes

    Despesas com aquisição de material de consumo,

    pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio

    alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas

    da categoria econômica “Despesas Correntes?! não

    classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa;

    (ALTERADO CONFORME ART. 1° DA PORTARIA

    INTERMINISTERIAL N.° 519, DE 27/11/2001)

  • Outras Despesas Correntes

    Despesas com aquisição de material de consumo,

    pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio

    alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas

    da categoria econômica “Despesas Correntes?! não

    classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa;

    (ALTERADO CONFORME ART. 1° DA PORTARIA

    INTERMINISTERIAL N.° 519, DE 27/11/2001)

  • Trata-se de uma questão sobre classificação das despesas públicas. A resposta pode ser encontrada no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - 8º Edição.

    Segundo o MCASP, o Grupo de Natureza da Despesa (GND) “é um agregador de elementos de despesa orçamentária com as mesmas características quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir:
    1. Pessoal e Encargos Sociais
    2. Juros e Encargos da Dívida
    3. Outras Despesas Correntes
    4. Investimentos
    5. Inversões Financeiras
    6. Amortização da Dívida
    ".

    Após essa introdução, vamos analisar as alternativas.

    A) ERRADO. As despesas de pessoal e encargos sociais se referem, segundo o MCASP, às “despesas orçamentárias com pessoal ativo e inativo e pensionistas, relativas a mandatos eletivos, cargos,  funções  ou  empregos,  civis, militares  e  de  membros  de  Poder,  com  quaisquer  espécies remuneratórias,   tais  como   vencimentos   e   vantagens,   fixas  e   variáveis,   subsídios,   proventos  da aposentadoria,  reformas  e  pensões,  inclusive  adicionais,  gratificações,  horas  extras  e  vantagens pessoais de  qualquer  natureza,  bem  como  encargos  sociais  e  contribuições  recolhidas  pelo  ente  às entidades de previdência, conforme estabelece o caput do art. 18 da Lei Complementar no 101, de 2000".

    B) CORRETO. Realmente, a Universidade Federal Fluminense - UFF, no seu orçamento anual, tem fixadas as despesas com aquisição de auxílio-alimentação e auxílio-transporte que, no Grupo de Natureza de Despesas (GND), são classificadas como OUTRAS DESPESAS CORRENTES. Segundo o MCASP, outras despesas correntes se referem às despesas

    C) ERRADO. Segundo o MCASP, investimentos se referem às “despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a  execução de  obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente"

    D) ERRADO. Segundo o MCASP, inversões financeiras se referem às “despesas orçamentárias com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de  títulos  representativos  do  capital  de  empresas  ou  entidades  de  qualquer  espécie,   constituídas, quando  a  operação  não  importe  aumento  do  capital;  e  com  a  constituição ou  aumento  do  capital  de empresas, além de outras despesas classificáveis neste grupo".

    E) ERRADO. Segundo o MCASP, vantagens e direitos não é um GND.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".



ID
4960354
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentará a orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), mas suas faculdades vão além dessa orientação. A seguir estão elencadas algumas outras atribuições da LDO, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A exceção está contida na alternativa "C", pois estabelecer a estrutura e organização dos órgãos públicos NÃO é função da LDO.

    Neste sentido, a CF/88. Art. 165. estabelece que:

    Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    [...]

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.


ID
4960360
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Os princípios institucionais do MP são:

Alternativas
Comentários
  • Art. 127 CF: § 1°- São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

  • Só acertei porque eu lembrei da "unidade" KKKK

  • > Os PRINCÍPIOS institucionais do Ministério Público e Defensoria Pública são:

    >> U.I.I

    U- UNIDADE

     I- INDIVISIBILIDADE

    I-INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL 

    >> CUIDADO COM A DIFERENÇA ENTRE PRINCÍPIOS  x GARANTIAS DO MP

    --- >Ministério público.

    >PRINCÍPIOS:  unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    > GARANTIA: vitaliciedadeInamovibilidade, irredutibilidade

  • Ministério público

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    Princípios institucionais do ministério público

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Defensoria pública

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados

    Princípios institucionais da defensoria pública

    § 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal. 

  • Robespierre marcaria alternativa B
  • GABARITO -A

    Um bizu: " Olha o trem P.U.I.I.....

    Princípios = Independência funcional Unidade . . Indivisibilidade

    Unidade: um só órgão e a manifestação de qualquer membro vale como posicionamento de todo o Ministério Público.

     indivisibilidade assegura que os membros não fiquem vinculados aos processos nos quais atuam, podendo ser substituídos por outros.

    independência funcional significa que cada membro do Ministério Público tem inteira autonomia em sua atuação, que não está sujeito a ordens de superior hierárquico do próprio Ministério Público ou de outra instituição.


ID
4960363
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com o princípio orçamentário da periodicidade, o período de tempo ao qual se referem a previsão das receitas e a fixação das despesas é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Nos ensinamentos de Paludo, o princípio da anualidade ou periodicidade apregoa que as estimativas de receitas e as autorizações de despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano ou o chamado “exercício financeiro”, que corresponde ao período de vigência do orçamento.

    De acordo com o art. 2º da Lei nº 4.320/1964: “... a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade”.


ID
4960366
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A etapa da receita orçamentária que, além de ser base para se estimarem as necessidades de financiamento do governo, antecede a fixação do montante de despesas que irá constar nas leis de orçamento, consiste na etapa:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A receita pública, desde a sua inclusão na proposta orçamentária até o seu recolhimento ao caixa único do Tesouro Nacional, percorre estágios ou fases.

    A etapa de execução compreende os “estágios” da Receita Orçamentária Pública na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Para a Lei nº 4.320/1964, art. 53, o lançamento da receita é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscreve o débito desta.

    Segundo o Código Tributário Nacional, art. 142, é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

    Arrecadação corresponde ao momento que o contribuinte comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação. Para a STN, é a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.

    Recolhimento, de acordo com o Manual de Procedimentos da Receita Pública, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

  • Letra E

    Estágios da Receita é o PLAR:

    Previsão --------> Lançamento ------------> Arrecadação -----------> Recolhimento

    Previsão = Etapa de Planejamento, é uma estimativa ou projeção das receitas orçamentárias, sendo calculada para o ano de vigência da LOA e para os dois seguintes. Nem todas as receitas serão previstas.

    Lançamento, arrecadação e recolhimento = Fazem parte da EXECUÇÃO.

    Fonte: Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos. Nossa luta maior é contra nós mesmo!!!

  • "base para se estimarem as necessidades de financiamento do governo" ... previsão.

    Gabarito: E


ID
4960369
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

As receitas do Governo Federal podem ser divididas em primárias e financeiras de acordo com a classificação por identificador de resultado primário. As receitas primárias advêm dos tributos, das contribuições sociais, das concessões, dos dividendos recebidos pela União, doações e convênios e outras receitas primárias. Esse tipo de receita refere-se, predominantemente, às:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Refere-se, predominantemente, às receitas correntes. Senão vejamos:

    Receita Primária ou Não Financeira: são aquelas decorrentes da atividade fiscal do governo. São exemplos as receitas tributárias, de transferências recebidas de outros entes públicos e royalties.

    Lei 4.320/64, Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

  • Receitas Correntes: TRI CO P A I S TRANS OU (8)

    Tributário

    Contribuições

    Patrimoniais

    Agropecuário

    Industriais

    Serviços

    Transferência corrente

    Outras transferência


ID
4960372
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

É permitida, de acordo com a legislação, para as despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, a emissão de empenho do tipo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    Art. 4º O empenho da despesa poderá ser ordinário, por estimativa e global.

    § 1º O empenho ordinário é aquêle que se destina a atender despesa cujo valor exato se conhece.

    § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º É permitido o empenho GLOBAL para as despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

    FONTE: DECRETO Nº 64.752, DE 27 DE JUNHO DE 1969.


ID
4960378
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Receitas públicas, em sentido amplo, são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e ingressos extraorçamentários, quando representam:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    De acordo com o MTO 2020, Ingressos Extraorçamentários são

    "Recursos financeiros que apresentam caráter temporário e não integram a LOA. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa. Exemplos: Depósitos em Caução, Fianças, Operações de Crédito por ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros."

    FONTE: Daniel Dantas, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil e Professor de Ciências Contábeis, de Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Controle Externo, Contabilidade de Custos, Análise de Balanços, Auditoria Governamental

  • GABARITO E

    Lei 4320/64

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. (Princípio da Universalidade)

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros .  


ID
4960381
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Lei 4.320/64, o ato da repartição competente verificar a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscrever o débito desta, é a definição para o estágio da receita pública denominado de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO II

    Da Receita

    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    FONTE: LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

  • ✅Letra D.

    Estágios da Receita Pública = Previsão ------> Lançamento ----------> Arrecadação ------------->Recolhimento.

    Obs: É o PLAR.

    Lançamento:

    -Nem todas as receitas passarão por este estágio.

    -Apenas para as receitas de ORIGEM FISCAL RENDAS COM VENCIMENTO EM LEI, REGULAMENTO, CONTRATO.

    -O fato gerador é apurado = Origem do crédito, agente passivo da obrigação, valor, vencimento.

    Obs: Fato gerador é o momento a partir do qual nasce um direito ou uma obrigação entre duas partes envolvidas.

    Fonte: Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos.

  • "e inscrever o débito desta" ... lançamento

    Gabarito: D


ID
4960384
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os achados ultrassonográficos num nódulo tireoidiano que sugerem a presença de malignidade são:

Alternativas

ID
4960387
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao diabetes mellitus é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Perfeito.


ID
4960390
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à hiperprolactinemia e prolactinomas está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960393
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto ao diabetes mellitus tipo 1A, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960396
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A assertiva correta em relação ao hipoparatireoidismo é:

Alternativas

ID
4960399
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a síndrome de Cushing, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960402
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o caso de um homem de 50 anos com nódulo tireoidiano de 3,0 cm e TSH <0,1 mUI/mL, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960405
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao tratamento do diabetes mellitus tipo 2, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960408
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 2, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à acromegalia, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na síndrome de Kallmann, pode-se encontrar:

Alternativas

ID
4960417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma mulher de 38 anos de idade apresenta quadro de nefrolitíase e durante a investigação é identificado hipercalcemia, com o diagnóstico de hiperparatireoidismo primário. Foi operada para retirada de adenoma de paratireoide. Cinco anos mais tarde desenvolve quadro de amenorreia com galactorreia, hiperprolactinemia e, na ressonância de sela turca, identificado tumor com 1,2 cm na hipófise anterior. Quanto a esse caso, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960420
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a síndrome de Turner, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960423
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a síndrome dos ovários policísticos (SOP), é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960426
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao estado hiperosmolar não cetótico e a cetoacidose diabética, a alternativa correta é:

Alternativas

ID
4960429
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 28 anos com tireotoxicose e nível muito elevado de FT4 (T4-livre), por doença de Graves, com bócio grande, em tratamento clínico com Metimazole há 3 anos, mantendo-se sem controle adequado. Não aceitou tratamento com iodo radioativo e foi preparada para a cirurgia. No pós-operatório imediato, apresentou clínica de hipocalcemia e apresentava o seguinte laboratório: cálcio corrigido: 7,5 mg/dL e fósforo: 2,2 mg/dL. O provável diagnóstico é:

Alternativas

ID
4960432
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao hiperparatireoidismo primário, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960435
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os fibratos são utilizados para tratar os quadros de hipertrigliceridemia. Sobre esta classe de drogas, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O feocromocitoma é causa de hipertensão arterial secundária. Quanto a essa doença, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960441
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um homem de 50 anos, obeso, com diabetes mellitus tipo 2 há 3 anos, encontra-se descompensado (A1c: 8,0%). Está em uso de 2,0g ao dia de metformina, além de drogas anti-hipertensivas. O médico resolve acrescentar uma segunda medicação e opta por um inibidor do cotransportador de sódioglicose 2 (SGLT2). Quanto ao uso desta droga, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960444
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma mulher de 75 anos com doença maligna e comprometimento ósseo dá entrada no Serviço de Emergência de um hospital trazida pela família. As manifestações clínicas que poderiam levar o médico assistente a suspeitar de hipercalcemia são:

Alternativas

ID
4960447
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante a investigação de uma mulher com hirsutismo, acne e hiperandrogenemia, deve-se pensar em tumor quando se verificar:

Alternativas

ID
4960450
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina

Com relação às insulinas e análogos de insulina disponíveis em nosso meio para o tratamento do diabetes, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960453
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A confirmação da suspeita clínica do diagnóstico de insuficiência do córtex suprarrenal em paciente com infecção pelo HIV é feita ao se encontrar:

Alternativas

ID
4960456
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença nodular da tireoide é muito frequente, entretanto, o câncer não o é. Em relação à investigação do nódulo e o câncer tireoidiano, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960459
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 37 anos, corretor de imóveis, é encaminhado ao consultório endocrinológico com história de casamento há mais de 1 ano e sem gravidez. Ao exame, com pouca barba, poucos pelos pubianos, testículos na bolsa, mas pequenos e endurecidos. Com ginecomastia unilateral. Altura: 190 cm, peso: 135 kg, circ. abd: 121 cm. Testosterona total: 142 ng/dL, FSH: 39,9 mUI/mL, LH: 25,1 mUI/mL, prolactina: 50 ng/mL e azoospermia. O diagnóstico sindrômico é:

Alternativas

ID
4960462
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o caso da questão anterior, o procedimento que se impõe para confirmar a causa do diagnóstico sindrômico é:

Alternativas

ID
4960465
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A osteoporose é causa frequente de fraturas em mulheres e homens, mas principalmente em mulheres na pós-menopausa. Os fatores relacionados com o estilo de vida que contribuem para a osteoporose e para fraturas são:

Alternativas

ID
4960468
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à doença de Cushing, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960471
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 30 anos procura o otorrino devido a quadro importante de dor e aumento de volume da região cervical anterior, com irradiação para mandíbula, com dificuldades para deglutir, hipertermia, mal-estar, palpitações e nervosismo. Refere quadro viral respiratório há 20 dias. Ao exame, a tireoide encontra-se aumentada difusamente e extremamente dolorosa. Sobre o caso acima, a afirmativa correta é:

Alternativas

ID
4960474
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A retinopatia diabética é uma complicação crônica do diabetes mellitus. As principais causas de perda visual grave no paciente com esta complicação são:

Alternativas

ID
4960477
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à orbitopatia infiltrativa de Graves, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960480
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a síndrome de Klinefelter, está correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960483
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto ao tratamento da hipercolesterolemia, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4960486
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Numa mulher de 23 anos com hirsutismo, oligomenorreia, acne e alopecia androgênica, o que melhor corrobora o diagnóstico de hiperplasia suprarrenal congênita por deficiência de 21-Hidroxilase NÃO clássica é:

Alternativas