SóProvas



Prova ESAF - 2016 - FUNAI - Engenheiro Agrimensura


ID
2051866
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Sobre o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) ou Posicionamento Absoluto Preciso (PAP), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Serviço online para pós-processamento de dados GNSS (IBGE-PPP)

    O IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso ou Posicionamento Absoluto Preciso) é um serviço online gratuito para o pós-processamento de dados GNSS (Global Navigation Satellite System), que faz uso do programa CSRS-PPP (GPS Precise Point Positioning) desenvolvido pelo NRCan (Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canada). Ele permite aos usuários com receptores GPS e/ou GLONASS, obterem coordenadas referenciadas ao SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) e ao ITRF (International Terrestrial Reference Frame) através de um processamento preciso.

    É necessário apenas que o usuário informe o arquivo de observação no formato RINEX ou HATANAKA, se o levantamento foi realizado no modo estático ou cinemático, o modelo e a altura da antena utilizada, e um e-mail válido. Ao final do processamento será disponibilizado um link para obtenção dos arquivos com os resultados.

     

    https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/ppp/default.shtm

  • GABARITO: A


ID
2051869
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Julgue as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

I. O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares entre si e ambos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda. A faixa de comprimentos de onda ou frequências em que se pode encontrar a radiação eletromagnética é ilimitada, sendo que o espectro visível está posicionado entre as faixas de ultravioleta e de infravermelho, com comprimento de onda no intervalo aproximado de 380nm e 750nm.

II. Os sensores TM e ETM dos satélites LANDSAT 5 e 7 possuem sete bandas, numeradas de 1 a 7, sendo que a resolução espacial da banda 6 é de 120x120 e das demais 30x30m; já os Satélites Sino-brasileiro CBERS 1 e 2 e 2B possuem, além de outros sensores, uma Câmera Imageadora de Alta Resolução (CCD), com 5 bandas e resolução espacial de 20x20m.

III. Toda matéria a uma temperatura superior a zero absoluto (0º K ou -273º C) emite radiação eletromagnética, como resultado de suas oscilações atômicas e moleculares.

Alternativas

ID
2051872
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Sobre Modelos Digitais de Elevação, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) foi resultado de uma cooperação entre a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e NIMA (National Imagery and Mapping Agency), com participação das agências espaciais da Alemanha (DLR – Deutschen Zentrum für Luft - und Raumfahrt ) e Itália (ASI - Agenzia Spaziale Italiana) (BAMLER, 1999). A missão gerou um modelo digital do terreno (MDT) de cobertura global com resoluções de 1 e 3 arco-segundos (RABUS et al., 2003). Duas antenas foram utilizadas: SIR-C (Estados Unidos) e X-SAR (Alemanha/Itália), sendo que o sistema utilizou os comprimentos de onda (λ ) de 6,0 cm para a banda C e 3,1 cm para a banda X (KOCH et al., 2002).

     

    http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93764/peres_rmp_me_fca.pdf?sequence=1

  • A resolução espacial das células nos dados fonte é de 1 arco segundo (1"), e até 2014 estava acessível nesta resolução apenas para os Estados Unidos da América. A partir de 2014, o presidente americano Barack Obama anunciou a disponibilização dos dados para outras partes do mundo.

    a)O MDT – Modelo Digital de Terreno – é utilizado para modelagem do relevo e outros tipos de informações que variam de acordo com ele. Os dados topográficos de alta resolução da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) formam um MDT e estão disponíveis globalmente, com resolução de 3” de arco, ou seja, aproximadamente 90m e exclusivamente para os Estados Unidos da América com resolução de um segundo de arco, ou aproximadamente 30m.(errado!!) prova aplicada em 2016, ou seja, já estava disponivel a banda X - 30m para todo o globo). o resto da questão está correta!!


ID
2051875
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Sobre Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e ferramentas de geoprocessamento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B) Errada.  A linguagem SQL não se destina somente para bancos de dados relacionais.

    C) Errada. Os bancos de dados orientados a objetos permitem o armazenamento de tipos de dados mais complexos que os bancos de dados relacionais.

    D) Errada. Os SGBD surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Os Bancos de dados relacionais (BDR) surgiram em meados da mesma década. Porém, somente alguns anos mais tarde é que as empresas passaram a utilizá-los. Em 1985, Edgar Frank Codd, criador do modelo relacional, publicou um artigo onde definia 13 regras para que um SGBD fosse considerado relacional.

    E) Errada. Os bancos de dados orientados a objetos (OODBM) foram criados nos anos 80 e os Sistemas de Informações Geográficas já existiam desde os anos 60.


ID
2051878
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Considerando a matéria relativa ao Processamento Digital de Imagens, julgue as seguintes assertivas e, ao final, assinale a opção correta.

I. Os métodos de reamostragem de imagens mais comuns são Vizinho Próximo; Bilinear; e Convolução Cúbica, sendo que este último utiliza uma matriz (janela) de 4x4 pixels, ou seja, 16 pixels para determinar o valor de um pixel reamostrado.

II. A água tem a característica de refletir muito pouco da energia luminosa incidida. O espectro da radiação refletida pela água ocupa em geral a faixa de comprimentos de onda entre 400- 900nm, o que equivale à faixa do visível e o infravermelho próximo.

III. A Resolução de uma imagem, em sensoriamento remoto, pode ser classificada em espacial, espectral, radiométrica e temporal, sendo que a resolução espectral se refere ao comprimento das faixas espectrais captadas pelo sensor.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO

    Definição: é a limitação operacional de um sistema de sensoriamento remoto para produzir uma imagem nítida e bem definida.Resolução Espacial – tradicionalmente conhecida como a mínima distância entre dois objetos que um sensor pode distinguir no terreno. É expressa em metros (resolução terrestre) ou em radianos (resolução do sensor) (Dicionário SELPER).

    Resolução Espacial - mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Quando um sistema possui uma resolução de 30 metros, como o TM, significa que objetos distanciados entre si menos que 30 metros não serão, em geral, discriminados pelo sistema. Assim, quanto menor a resolução espacial do sistema maior o poder de resolução, ou seja, maior o seu poder de distinguir entre objetos muito próximos (Novo, 1989).

    Resolução Temporal - é o intervalo de vezes que o satélite observa uma mesma área do terreno em um determinado período (Dicionário SELPER) Ex. Sensor TM a bordo do satélite LANDSAT – 16 em 16 dias; Sensor HRV a bordo do satélite SPOT – 26 em 26 dias.  A resolução temporal refere-se à periodicidade com que o sistema sensor adquire imagens da mesma porção da superfície terrestre. A seqüência temporal dos sistemas varia de acordo com os objetivos fixados para o sensor. Os satélites meteorológicos são obrigados a oferecer informações em períodos curtos de tempo, pois se dedicam a observar um fenômeno muito dinâmico, por esta razão sua resolução temporal é de 30 minutos (Meteosat, GOES, etc.) ou de 12 horas como o do satélite NOAA. Os satélites de recursos naturais oferecem uma periodicidade muito maior, pois não estão coletando informações de fenômenos tão dinâmicos como os meteorológicos. Assim, a resolução temporal destes satélites está entre os 16 dias do LANDSAT e os 31 do ERS (Chuvieco, 1996).

    Resolução Espectral – indica o número e a largura das bandas espectrais que o sensor pode discriminar. Assim, um sensor será tanto mais sensível quanto maior o número de bandas que ele tiver, uma vez que isto facilita a caracterização espectral das distintas coberturas. (Chuvieco, 1996). Uma alta resolução espectral é obtida quando as bandas de um sistema sensor são estreitas e/ou quando se utiliza um maior número de bandas espectrais. O sistema TM opera em sete faixas espectrais do espectro eletromagnético, possuindo, portanto, uma resolução espectral melhor do que o sistema MSS. Paralelamente, as bandas do TM são mais estreitas que as do MSS (Rosa, 1992).

    Resolução Radiométrica – mede a sensibilidade do sistema em detectar níveis de intensidade de radiação, ou seja, trata-se da capacidade de um determinado sensor em distinguir entre níveis distintos de intensidade do sinal de retorno. Assim, quanto maior a resolução rediométrica maior será a quantidade de níveis de brilho que o sensor poderá distinguir.

  • I - Certa. A reamostragem é um mapeamento inverso e permite que se retorne à imagem original para que se definam os níveis de cinza; executado durante o georreferenciamento de arquivos matriciais, para aproximar os valores dos níveis de cinza; realiza uma interpolação para definir os valores de nível de cinza que comporão a imagem corrigida

    métodos + usados: vizinho + próximo, bilinear, convolução cúbica

    pegadinha: krigagem (que é outro método de interpolação, # da reamostragem)

    Vizinho Próximo: não altera os valores radiométricos; método + simples; apenas transfere para a imagem reamostrada o valor de brilho do pixel da imagem original que estiver + próximo

    Bilinear: a + adequada para distorções de translação, rotação e para distorções de escala; adota o valor médio dos 4 pixels (janela de 2 × 2)

    Convolução Cúbica: a partir de uma janela 4x4, o que representa o valor médio dos 16 pixels mais próximos; produz um aumento de brilho nas áreas com bordas bruscas; menor erro de interpolação; método + preciso

    II - Certa. A água possui baixa reflectância e máxima absorção. O espectro da radiação refletida pela água ocupa, em geral, a faixa de comprimentos de onda entre 0,4-0,9 μm, o que equivale à faixa do visível e o infravermelho-próximo.

    III. Errada. A resolução espectral se refere ao intervalo entre os comprimentos das faixas espectrais captadas pelo sensor.


ID
2051881
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Conhecidos alguns elementos de um triângulo – ângulos e/ou comprimentos de lados – é possível determinar as coordenadas de um dado ponto. O método no qual são observados ângulos e distâncias entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos, que se destaca por possibilitar uma melhor precisão e melhor análise estatística das observações e das coordenadas, tendo em vista o elevado número de observações redundantes, é a:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à determinação de coordenadas tem-se que:

    TRIANGULAÇÃO: As coordenadas são obtidas por meio da observação de ângulos formados entre os alinhamentos de
    vértices intervisíveis de uma rede.

    TRILATERAÇÃO: Baseia-se na observação de distâncias entre os vértices de uma rede de triângulos.

    TRIANGULATERAÇÃO: Observa-se ângulos e distãncias entre os vértives intervisíveis de uma rede de triângulos. (ALTERNATIVA CORRETA)

    IRRADIAÇÃO: Baseia-se na determinação de coordenadas a partir da observação de ângulos e distâncias ou azimutes e distâncias.

    INTERSEÇÃO LINEAR: Coordenadas determinadas a partir da observação de distâncias do ponto de interesse a dois vértices de coordenadas conhecidas.

    INTERSEÇÃO ANGULAR: É utilizada quando se observa somente os ângulos entre os alinhamentos formandos por dois vértices de coordenadas conhecidas e o vértice de interesse.

    ALINHAMENTO: Consiste na determinação de coordenadas de um vértice que se encontra na direção definida por outros dois de coordenas conhecidas. A única observação necessária é a distância de um dos vértices conhecidos até o vértice de interesse.
     


ID
2051884
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Quanto ao processo de produção cartográfica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das Câmaras
    Quanto à cobertura angular:
    - Ang. Pequeno: menores que 50°
    - Ang. Normal: 50 - 70°
    - Grande Angular: 75 - 100°
    - Super Grande Angular: 100 - 130°

     

    É chamada de Restituição a produção de originais de mapas ou cartas topográficas (planialtimétricas) a partir de fotografias aéreas obtidas com câmeras métricas. Esse processo transforma a projeção cônica de cada fotografia em uma única projeção ortogonal sobre um plano onde são traçados os detalhes planialtimétricos de interesse para o mapa.


ID
2051890
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

A fotointerpretação é a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significação.

São elementos básicos de leitura de uma fotografia ou imagem, exceto:

Alternativas
Comentários
  • São elementos básicos de leitura de uma fotografia ou imagem: tonalidade ou cor, forma e tamanho, padrão, textura, associação e sombra.

  • Questão retirada de um artigo. Segue trecho:

    Na fotointerpretação visual utilizamos elementos de reconhecimento, os quais servem de fatores-guia no processo de reconhecimento e identificação dos alvos na superfície terrestre através de uma fotografia aérea ou imagem de satélite. Estes elementos básicos de leitura de uma fotografia ou imagem são os seguintes: • Tonalidade e cor; • Forma e tamanho; • Padrão; • Textura; • Associação e • Sombra. 


ID
2051893
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2051896
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Em processamento de imagens digitais, no caso em que existam duas imagens da mesma região de interesse, tomadas em épocas diferentes, com iguais parâmetros de sensoriamento, caso seja necessário detectar mudanças nas assinaturas espectrais entre as imagens, podemos utilizar o recurso de:

Alternativas
Comentários
  • orra

  • orra

  • Sussu se assustou kkk . Mas mandou bem amigão


ID
2051899
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2051902
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

As cartas quanto à sua exatidão devem obedecer ao Padrão de Exatidão Cartográfica – PEC. Sobre a exatidão cartográfica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O erro das alternativas a) ,c) e d) é afirmar a porcentagem de 95%, quando na realidade é somente 90%.

    Já a letra b) traz uma afirmação errada em relação aos 2/3, o Decreto 89.817/94 no seu capitulo II afirma:

    "...não deverão apresentar erro superior ao Padrão de Exatidão Cartográfica - Altimétrico - estabelecido."

    Gab. E


ID
2051905
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Presente apenas no CBERS-2B, a câmera HRC (High Resolution Camera) opera numa única faixa espectral. Produz imagens de uma faixa de 27 km de largura com uma resolução de 2,7 m, que permitirá a observação com grande detalhamento dos objetos da superfície. Assim, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2051908
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

O azimute plano do alinhamento A-B vale 75°30’20” e foi calculado com base nas coordenadas no sistema UTM – Datum SAD 69. A convergência meridiana no ponto A e a redução angular da direção A-B são, respectivamente, iguais a - 0°20’10” e 0°00’01”. Os pontos A e B estão situados no Hemisfério Sul e a leste do meridiano central do fuso UTM. O azimute geodésico da direção A-B é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A convergência meridiana no hemisfério sul a leste do M.C é negativa, assim, o azimute geodésico deve ter descontado sobre o azimute plano o valor da convergência meridiana:

    A.G = A.P - C.M

    A.G = 75º30'20" - 0º20'10" = 75º10'10"

    Como o azimute no plano sofre uma redução em relação ao azimute geodésico, então no valor acima deve ser adicionado o valor da redução enunciado pela questão:

    A.G = 75º10'10" + 0º0'01" = 75º10'11"

    Gab.: B


ID
2051911
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Os pontos C e D possuem coordenadas no sistema UTM – Datum SIRGAS2000, e estão localizados no fuso UTM 23, zona N. As coordenadas desses pontos são, respectivamente, iguais a N = 1.000 m, E = 501.000 m; N = 6.000 m, E = 506.000 m. Os azimutes e rumos planos à vante e à ré do alinhamento C-D são, nessa ordem, iguais a:

Alternativas

ID
2051914
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

O Sistema Geodésico de Referência (WGS84) tem passado por refinamentos com intuito de melhorar a precisão das coordenadas das estações monitoras do sistema GPS. Esse refinamento é designado de WGS84 (GXXX) ou WGS84 (GXXXX), em que G representa o emprego de observações GPS e XXX ou XXXX, as semanas GPS em que ocorreram as realizações. O último refinamento do WGS84 é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • WGS84 (1762) - realização introduzida pelo DoD em 16/10/2013 com base em observações GPS. G significa "GPS" e 1762 é o número da semana GPS, baseado em ITRF2008.


ID
2051917
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

As altitudes fornecidas por receptores GPS são contadas ao longo da normal de um ponto P ao elipsoide de referência. Para que essas altitudes possam ser empregadas na engenharia, é necessário que se conheça também separação elipsoide-geoide no ponto considerado. Assinale a opção que contém os nomes, respectivamente, da altitude fornecida pelos receptores GPS e da separação elipsoide-geoide.

Alternativas

ID
2051920
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

As coordenadas cartesianas geocêntricas e respectivas velocidades da estação MSCD no referencial SIRGAS2000 (época 2000,4), são iguais a: x = 3.468.912,081 m; Vx = 0,001 m/ ano; y = -4.870.550,428 m; Vy = -0,005 m/ano; z = -2.213.735,534 m; Vz = 0,011 m/ano. Essas coordenadas na data 18/05/2016 (Dia do Ano = 139) são iguais a:

Alternativas

ID
2051923
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Um usuário, de posse de um receptor GPS de navegação, realiza sua configuração para que seja apresentado em seu visor as coordenadas planas UTM – Datum SAD 69 dos pontos de interesse. Assinale a sequência correta dos cálculos executados internamente nesse receptor para que sejam apresentadas as coordenadas solicitadas.

Alternativas
Comentários
  • Dava para matar a questão pensando o seguinte:

    O datum usado no GPS é o WGS84, em regra. A transformação é feita para o SAD 69 das coordanadas x,y e z, pois é assim que a questão pede. Internamente do aparalho há a transformação, que no caso da questão é N e E.

    R: C, ver site com mais explicações abaixo.

     

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!

    https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm#11

    TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS

    11. Existem parâmetros de transformação entre WGS 84 e SIRGAS2000?

    Atualmente não existem parâmetros de transformação entre SIRGAS2000 e WGS 84 porque eles são praticamente iguais, ou seja, DX = 0, DY = 0 e DZ = 0.
    Desde o estabelecimento do sistema GPS (Global Positioning System), o seu Sistema Geodésico de Referência (WGS 84) já passou por quatro refinamentos. Nestas quatro atualizações o objetivo sempre foi aproximá-lo ao ITRF (International Terrestrial Reference Frame), materialização mais precisa do ITRS (International Terrestrial Reference System), desenvolvida pelo IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service). A mais recente atualização recebeu a denominação de WGS 84 (G1674), adotado no Sistema GPS a partir de 08 de fevereiro de 2012. Os parâmetros de transformação WGS 84/SAD 69, divulgados através da Resolução do Presidente do IBGE n° 23, de 21/02/89 (R.PR 23/89), permanecem válidos para transformar coordenadas determinadas por posicionamentos GPS realizados no período de 01/01/1987 a 01/01/1994 - quando a versão correspondente do WGS 84 se denominava WGS 84 (Doppler).

    Parâmetros WGS 84 (Doppler) para SAD69:
    DX = +66,87 m
    DY = -4,37 m
    DZ = +38,52 m

    Os parâmetros SAD 69/SIRGAS2000 utilizados no ProGriD (opção: SAD 69 Técnica Doppler ou GPS) e divulgados através da Resolução do Presidente do IBGE n° 1, de 25/02/2005 (R.PR 01/05), são válidos para transformar coordenadas entre SAD 69/WGS 84 e SAD 69/SIRGAS2000 determinadas por posicionamentos GNSS realizados após 01/01/1994.

    SAD 69 para SIRGAS2000 (≡ WGS 84 (G1150)):
    DX = -67,35 m
    DY = +3,88 m
    DZ = -38,22 m

     

     


ID
2051926
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Em relação à Projeção Policônica, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2051929
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Uma carta topográfica de nomenclatura SH.22-ZA-I-3-NW foi obtida a partir de desdobramentos sucessivos da Carta Internacional do Mundo, ao Milionésimo (CIM). A escala, o fuso UTM e o meridiano central dessa carta topográfica são iguais a:

Alternativas

ID
2051932
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Para determinar a cota e a precisão de um ponto B com base em um ponto A de cota e desvio-padrão conhecidos, foi realizado o nivelamento geométrico simples em um único lance. A cota e a precisão do ponto A são, nessa ordem, iguais a 100,000 m e ± 0,002 m. A leitura de ré executada na estação A foi de 1,825 m. A leitura de vante executada na estação B foi de 0,835 m. Os desvios-padrão das leituras de ré e vante são iguais a ± 0,002 m. A cota e o desvio-padrão, em metros, do ponto B são:

Alternativas

ID
2051935
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Coordenação de Geodésia (CGED), e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP desenvolveram conjuntamente um modelo de ondulação geoidal do Brasil e o sistema de interpolação de ondulações geoidais. O modelo geoidal mais atual disponibilizado no site do IBGE é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • É com este objetivo que o MAPGEO2015, assim como os modelos anteriores (MAPGEO2010, MAPGEO2004, MAPGEO92), foi concebido e produzido conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Coordenação de Geodésia (CGED), e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. O novo modelo foi calculado com uma resolução de 5’ de arco, e o Sistema de Interpolação de Ondulações Geoidais foi atualizado. Através deste sistema, os usuários podem obter a ondulação geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, cujas coordenadas refiram-se ao SIRGAS2000 e compreendidas entre as latitudes de 6°N e 35°S e entre as longitudes de 75°W e 30°W, dentro do território brasileiro.

    Para converter a altitude elipsoidal (h), obtida através de receptores GNSS, em altitude ortométrica (H), é necessário utilizar o valor da altura geoidal (N) fornecida por um modelo de ondulação geoidal, utilizando a seguinte expressão:
     


ID
2051938
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Uma estação total foi instalada, nivelada e caladano ponto A e foram medidos o azimute (AZ) edistância horizontal (d) do alinhamento A–B. Ascoordenadas (x, y) do ponto A têm desvios-padrão nulos; o desvio-padrão em segundos , do azimute de alinhamento A-B é igual aσAZ e o desvio-padrão,em metros, da distância horizontal é igual σd. As variâncias das coordenadas (x,y) do ponto B, em metros ao quadrado são iguais a:

Alternativas

ID
2051941
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Uma carta topográfica na escala de 1:50.000 foi digitalizada com resolução de 200 pontos por polegada (ppp, do inglês, dots per inch, dpi). A área de um pixel nessa imagem, em metros quadrados, é igual a:.

Alternativas

ID
2051947
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Assinale a opção que pressupõe o conhecimento da quantidade de parâmetros para a figura geométrica da Terra, utilizada pelo Brasil, a partir da resolução do IBGE R-PR 01/2005, de 25 de fevereiro de 2005.

Alternativas

ID
2051950
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

A transformação das coordenadas entre os sistemas geodésicos Córrego Alegre e o SAD 69, de acordo com a resolução do IBGE R-PR 22, de 21 de julho de 1983, utiliza as equações diferenciais simplificadas de Molodeskii. Assinale a opção que indica o que são levadas em consideração nessas equações.

Alternativas
Comentários
  • Com a publicação da Resolução do IBGE N°23, de 21/02/89, entre outras alterações, são apresentados os parâmetros de transformação oficiais entre SAD69 e o WGS84 e introduzida a fórmula dos Três Parâmetros como método de transformação oficial. O modelo matemático consiste da aplicação dos 3 parâmetros de translação nos eixos cartesianos geocêntricos do sistema de referência de origem. As coordenadas são inicialmente convertidas para cartesianas, onde são aplicados os parâmetros e após são convertidas novamente em coordenadas geodésicas. 


ID
2051953
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

A menor distância entre dois pontos é medida pela linha geodésica em qualquer superfície. No elipsoide, sua definição é:

Alternativas

ID
2051956
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

O transporte de coordenadas geodésicas é feito sobre o elipsoide de revolução, por meio dos chamados problemas direto e inverso da geodésia. Nesses problemas, estão envolvidos os azimutes geodésicos, as coordenadas geodésicas elipsoidais latitude e longitude e o comprimento da geodésica. Com base nos elementos envolvidos e pelo teorema de Clairaut, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado do Teorema de Clairaut é o seguinte:

    “Em qualquer ponto de uma linha geodésica traçada sobre uma superfície de revolução o produto do raio r do paralelo desse ponto pelo seno do azimute A da geodésica é constante”.

    Fonte: UFPR


ID
2051959
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Assinale a opção que define corretamente a altitude geométrica de um ponto.

Alternativas
Comentários
  • Altitude Geométrica-Distância do ponto até o elipsoide, contada ao longo da normal do ponto

    Altitude Ortométrica-Distância do ponto até o geóide, contada ao longo da vertical do ponto


ID
2051962
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

A gravidade normal é definida levando-se em consideração a Terra normal. Por Terra normal entende-se

Alternativas

ID
2051965
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Na teoria do esferopotencial, um dos coeficientes J é muito importante, sendo cerca de mil vezes maior que os demais. Tal coeficiente é denominado de fator dinâmico de forma e é representado por

Alternativas

ID
2051968
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Chama-se anomalia da gravidade a diferença entre a gravidade real na superfície do geoide (g0 ) e a gravidade normal (y-teórica). Em sendo observada a gravidade na superfície da Terra (g) numa altitude (h), a expressão: ∆g=g+0,3086h-y é denominada de

Alternativas

ID
2051971
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Sabe-se que altitudes determinadas por GPS (Sistema de Posicionamento Global) têm um significado muito mais geométrico do que físico em si. Sabe-se que o número geopotencial é comum a várias altitudes científicas. Assinale a opção que determina a diferença entre a altitude geométrica num ponto obtida por GPS e o número geopotencial desse ponto, dividido pela gravidade média entre o ponto e o geoide

Alternativas

ID
2051974
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Quando ocorre um erro acidental, nas observações realizadas com instrumental de agrimensura, este erro:

Alternativas

ID
2051977
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

O método de ajustamento por mínimos quadrados pressupôe minimizar a soma do quadrado dos resíduos ponderados, min VTPV. Se for o método dos parâmetros, o sistema de equações normais NX=U admite solução única, se determinante de N for não nulo, det(N)≠0. A garantia de que o vetor dos parâmetros minimize de fato a forma quadrática VTPV, ocorre quando a matriz N for

Alternativas

ID
2051980
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Assinale, entre as opções abaixo, qual das estimativas da variável aleatória fornece a variância mínima no ajustamento de observações diretas.

Alternativas

ID
2051983
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agrimensura

Após o ajustamento das observações, no método de variação de coordenadas, faz-se o cálculo da matriz variância-covariância (MVC) para se ter as estimativas das precisões das coordenadas ajustadas. Assinale a opção que indica corretamente como se obtém os semieixos da elipse dos erros.

Alternativas