SóProvas



Prova FAUEL - 2018 - Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR - Contador


ID
3763807
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à conceituação, objeto e campo de aplicação da Contabilidade Pública (NBC T 16.1), é correto afirmar:


I - O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público, exceto os serviços sociais e os conselhos profissionais.

II - O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

III - O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.

IV - A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.


De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público, exceto os serviços sociais e os conselhos profissionais. (INCORRETA)

    (NBC T 16.1)

    CAMPO DE APLICAÇÃO

    7. O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público. 8. As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social. 

    II - O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. (NBC T 16.1 ... 3)

    III - O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. (NBC T 16.1 ...4)

    IV - A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social. (NBC T 16.1 ...5)

    GABARITO: B

  • Houve alteração na nomenclatura...

    Observe que diferentemente da NBC T 16.1 que segregava o campo de aplicaÁ„o em integral e parcial, a nova Estrutura Conceitual Aplicável ao Setor P ̇blico segrega o campo de aplicaÁ„o em OBRIGATÓRIO E FACULTATIVO.

    vale atentarmos para alguns “casos especiais” que vislumbramos serem passíveis de exigência.O primeiro caso s„o os Conselhos de regulamentaÁ„o profissional. Diferentemente da norma revogada, a Estrutura Conceitual não “fala” explicitamente dos conselhos profissionais. Hoje há divergência de entendimento sobre essas entidades. Há interpretação no sentido de que na qualidade de autarquias, os conselhos profissionais estariam dentro do escopo obrigatório. No entanto, segundo o MCASP os conselhos profissionais aplicam facultativamente as normas aplic·veis ao setor p úblico.

    caso È o Sistema “S” (Serviços Sociais Autônomos). Novamente aqui a Estrutura Conceitual È silente. No entanto, segundo a interpretaÁ„o do próprio CFC (responsável pela edição da Estrutura Conceitual), os Serviços Sociais AutÙnomos n„o s„o obrigados a aplicar as normas aplic·veis ao setor p ̇blico. Por serem entidades sem fins lucrativos, aplica-se a essas entidades a ITG 2002 (R1) –Entidades Sem Finalidade de Lucros. Aqui, pessoal, È especialmente importante ficar alerta, pois pela norma revogada (NBC T 16.1) o Sistema “S” aplicava integralmente as normas da CASP. Agora o cen·rio mudou e o Sistema “S” está dentro do escopo facultativo. Logo, apenas por opÁ„o da entidade ou por determinaÁ„o de Ûrg„o fiscalizador/regulador È que as normas aplic·veis ao setor p ̇blico ser„o aplicadas.

  • A NBC T 16.1 foi revogada por meio da NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL.


ID
3763810
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às modalidades, aos limites e à dispensa de licitação, conforme a Lei N° 8.666/93 e alterações, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública:


I - São modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

II - O valor estimado para a contratação de obras e serviços de engenharia na modalidade de tomada de preços é de R$ 150.000,00.

III - É dispensável a licitação na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica.

IV - Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 30 dias.



De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • II- Errado, o valor para A TOMADA DE PRECOS SERÁ DE ATÉ 3 milhões.

    III- correto. Artigo 24, XXIItália

    IV- Mínimo 45 dias.

    Gabarito : A


ID
3763813
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao controle interno e externo da Administração Pública de acordo com a Lei n.º 4.320/64, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 80. Compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que fôr instituído para êsse fim.

  • A - O controle da execução orçamentária, pelo Poder Executivo e Judiciário, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    Art. 81. O contrôle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprêgo dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    B - O Poder Legislativo, anualmente, prestará contas ao Poder Executivo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

    O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

    C - Quando no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, fica a cargo do Serviço de contabilidade o julgamento final das contas apresentadas.

    § 2º  Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sôbre elas emitirem parecer.

    D - Correta - Compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que for instituído para esse fim.


ID
3763816
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada entidade pública recebeu de um fornecedor, em 11/12/2017, material de escritório no valor de R$ 8.000,00 referente à despesa empenhada em novembro de 2017. A conferência do material de escritório recebido em 11/12/2017 com o contrato e a nota fiscal respectivos é realizada em qual estágio de despesa:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    >"Planejamento abrange, de modo geral, toda a análise para a formulação do plano e ações governamentais que servirão de base para a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira, e o processo de licitação e contratação". 

    - "Fixação da Despesa;

    - "Descentralizações de Créditos Orçamentários;

    - "Programação Orçamentária e Financeira;

    - "Processo de Licitação e Contratação compreende um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras e serviços, alienar ou ceder bens a terceiros, bem como fazer concessões de serviços públicos com as melhores condições para o Estado, observando os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e de outros que lhe são correlatos".

    >"execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento"

    - "Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico". 

    - "Liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

    I – a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II – a importância exata a pagar;

    III – a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I – o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    II – a nota de empenho;

    III – os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço".

    - "Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa".

    Resolução: [...] A conferência do material de escritório recebido em 11/12/2017 com o contrato e a nota fiscal respectivos é realizada no estágio de despesa [...]

    O comando da questão descreve o estágio da liquidação. Portanto, letra C. Os demais itens estão descritos acima.

    Gabarito: C.


ID
3763819
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada entidade pública apresentou os seguintes dados referentes ao exercício financeiro de X1:


Receita Prevista: R$ 4.000,00

Receita Lançada: R$ 3.980,00

Receita Arrecadada: R$ 3.900,00

Despesa Fixada: R$ 4.000,00

Despesa Empenhada: R$ 3.800,00

Despesa Liquidada: R$ 3.550,00

Despesa Paga: R$ 3.000,00


De acordo com a Lei n.º 4.320/64, o valor das receitas e das despesas que pertencem ao exercício financeiro de X1 são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro:

    - as receita arrecadada: R$ 3.900;

    - as despesa empenhada: R$ 3.800.

    Portanto:

    Gabarito: A.

  • Regime de Caixa para Receitas e de Competência para despesas.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


ID
3763822
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A demonstração contábil que demonstrará as receitas e despesas previstas, em confronto com as realizadas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Conforme os MCASP 8ª e Lei 4.320/64 e ainda conjugando a NBC TSP 11, "compõem o conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP):

    a. Balanço Patrimonial;

    b. Demonstração das Variações Patrimoniais;

    c. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

    d. Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    e. Balanço Orçamentário;

    f. Balanço Financeiro;

    g. Notas explicativas, compreendendo a descrição sucinta das principais políticas contábeis e outras informações elucidativas; e

    h. Informação comparativa com o período anterior".

    Resolução:

    A demonstração contábil que demonstrará as receitas e despesas previstas, em confronto com as realizadas, é denominada:

    a. Balanço financeiro.

    Errado: o Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

    b. Balanço Patrimonial.

    Errado: o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).

    c. Demonstração das Variações Patrimoniais.

    Errado: a DVP evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    d. Balanço orçamentário.

    Certo: A Lei 4.320/1964 prevê a elaboração do Balanço Orçamentário e dispõe que ele demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. 

    Gabarito: D.


ID
3763825
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre os créditos adicionais é correto afirmar que:


I - Os créditos adicionais classificam-se em complementares, especiais e extraordinários.

II - A abertura dos créditos complementares e especiais não depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.

III - O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde for possível.

IV - São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.



De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o art. 41 da Lei nº 4.320/64 e CF/88, os créditos adicionais são classificados em:

    1) Suplementares: destinados a reforço de dotação orçamentária.

    - é vedada a abertura de crédito suplementar sem prévia autorização legislativa.

    - o crédito incorpora-se ao orçamento, reforçando a dotação inicial.

    - vigência limitada ao exercício de autorização.

    - a LOA poderá conter autorização ao Executivo para abertura de créditos suplementares, sem a necessidade de submissão do crédito ao Legislativo.

    - são autorizados por lei (na própria LOA ou lei especial), porém são abertos por decreto do Executivo.

    Obs.: Na União, para os casos em que haja necessidade de outra lei específica, são considerados autorizados e abertos com a sanção e publicação da respectiva lei.

    - é a única espécie de crédito adicional que é exceção ao princípio da exclusividade.

    - sua abertura depende da existência de recursos disponíveis e de exposição que a justifique.

    2) Especiais: destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

    - são autorizados por lei especial (não pode ser na LOA), porém, são abertos por decreto do Executivo.

    Obs.: Na União, são considerados autorizados e abertos com a sanção e publicação da respectiva lei.

    - não poderão ter vigência além do exercício da autorização, salvo se promulgado nos últimos 4 meses do exercício,

    casos em que, reabertos, poderão viger até o término do exercício subsequente.

    - sua abertura depende da existência de recursos e de exposição que a justifique.

    3) Extraordinários: destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

    - serão abertos por medida provisória, no caso da União e de entes que possuem tal instrumento, e por decreto do Executivo nos demais entes.

    - não poderão ter vigência além do exercício da autorização, salvo se promulgado nos últimos 4 meses no exercício, casos em que, reabertos, poderão viger até o término do exercício subsequente.

    - a indicação de recursos é facultativa.

    Observação geral: "O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa".

    Avaliação dos itens:

    I - Os créditos adicionais classificam-se em complementares, especiais e extraordinários.

    Errado: não consta crédito complementar. São suplementares, especiais e extraordinários.

    II - A abertura dos créditos complementares e especiais não depende da existência de recursos disponíveis.

    Errado: não consta complementar. É suplementar. E os créditos especial e suplementar dependem da existência de recursos disponíveis.

    III - O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa.

    Certo: conforme o exposto acima.

    IV - São créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente na LOA.

    Certo: despesa não computada (créditos especial e extraordinário) ou insuficientemente (crédito suplementar).

    Assim, III e IV estão corretas.

    Gabarito: C.

  • GAB: C

    L4320

    I - Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

    *suplementares;

    *especiais;

    *extraordinários.

    II - Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.  

    III - Art. 46. O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde for possível.

    IV - Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

  • Vamos analisar e reescrever corretamente em Verde é mostrar os erros em vermelho:

    Sobre os créditos adicionais é correto afirmar que:

    I - Os créditos adicionais classificam-se em complementares, especiais e extraordinários.

    I - Os créditos adicionais classificam-se em suplementares, especiais e extraordinários.

    II - A abertura dos créditos complementares e especiais não depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.

    II - A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.

    III - O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde for possível.

    IV - São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Gabarito letra C


ID
3763828
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

São Princípios Gerais de Auditoria no setor público:


I - Ética e independência.
II - Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais.
III - Controle de qualidade, Gestão de equipes de auditoria e habilidades.
IV - Risco de auditoria, Materialidade, Documentação e Comunicação.


De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segundo a ISSAI 100:

    PRINCÍPIOS GERAIS

    Ética e independência

    36. Os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.

    Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais

    37. Os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo devido zelo ao longo de toda a auditoria.

    Controle de qualidade

    38. Os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade.

    Gestão de equipes de auditoria e habilidades

    39. Os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias.

    Risco de auditoria

    40. Os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria.

    Materialidade

    41. Os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria.

    Documentação

    42. Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.

    Comunicação

    43. Os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria.

    Disponível em: <https://www.tcees.tc.br/wp-content/uploads/njs/publicacoes/Normas-Internacionais-das-Entidades-Fiscalizadoras-Superiores-ISSAI.pdf>

  • I – Verdadeiro. Este princípio estabelece que os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.

    II – Verdadeiro. Segundo este princípios, os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo o devido zelo ao longo de toda a auditoria.

    III – Verdadeiro. Este item apresenta dois princípios. O primeiro é o controle de qualidade, segundo o qual os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade. O segundo é o da gestão de equipes de auditoria e habilidades que estabelece que os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias.

    IV – Verdadeiro. Este item apresenta quatro princípios. Risco de auditoria é o princípio segundo o qual os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria. A materialidade estabelece que os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria. Já o princípio da Documentação estabelece que os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas. Por fim, o princípio da Comunicação, os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria.

    Resposta: D

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre princípios gerais de auditoria no setor público. 

    Apesar de a questão não ter citado, os princípios gerais de auditoria no setor público estão expressos na ISSAI 100.

    Vamos aos itens!

    I – Verdadeiro. Este princípio estabelece que os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.

    II – Verdadeiro. Segundo estes princípios, os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo o devido zelo ao longo de toda a auditoria.

    III – Verdadeiro. Este item apresenta dois princípios. O primeiro é o controle de qualidade, segundo o qual os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade. O segundo é o da gestão de equipes de auditoria e habilidades que estabelece que os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias.

    IV – Verdadeiro. Este item apresenta quatro princípios. Risco de auditoria é o princípio segundo o qual os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria. A materialidade estabelece que os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria. Já o princípio da Documentação estabelece que os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas. Por fim, o princípio da Comunicação, os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria.

    Assim, todos os 4 itens estão corretos.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3763831
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual constituem-se em instrumentos do planejamento público. Em relação a esses instrumentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O PPA é uma das três leis em sentido formal (lei ordinária) que compõem o sistema orçamentário brasileiro. Estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Vigora por quatro anos, sendo elaborado no primeiro ano do mandato presidencial, abrangendo até o primeiro ano do mandato seguinte.

    É uma Lei de Iniciativa do Poder Executivo, em que estão quantificados, especificados e qualificados os custos de cada projeto de duração plurianual ou continuada e funciona como um instrumento de planejamento estratégico das ações do Governo.

  • Comentando.... ERRADO e CERTO

    A- Lei de Diretrizes Orçamentárias é de iniciativa do Poder Legislativo.

    A- Lei de Diretrizes Orçamentárias é de iniciativa do Poder Executivo .

    B- A Lei Orçamentária Anual é uma lei de iniciativa conjunta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que estabelece as metas e prioridades da Administração para o próximo exercício.

    B- A lei de diretrizes orçamentárias é uma lei de iniciativa do poder executivo que compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

    C- O Plano Plurianual tem vigência de quatro anos, iniciando no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.

    D- A Lei Orçamentária orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    D- A lei de diretrizes orçamentárias orientará a elaboração da lei orçamentária anual.

    ☆☆☆Gabarito letra C ☆☆☆

    Referências lei 4320/64, CF88 e meus conhecimentos.


ID
3763834
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 13/11/2017, determinada entidade pública emitiu um empenho no valor de R$ 10.000,00 referente à aquisição de quatro computadores. Em 20/11/2017, a despesa foi liquidada pelo valor de R$ 7.500,00, uma vez que foi feita entrega parcial dos computadores. Em 05/12/2017 foi pago o valor de R$ 2.500,00 referente ao empenho emitido em 13/11/2017. De acordo com essas informações, em 31/12/2017:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª, "São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar:

    a. os processados (despesas já liquidadas); e

    b. os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação)".

    Dados:

    Em 13/11/2017:

    - emissão de empenho de R$ 10.000 referente à aquisição de 4 computadores.

    Em 20/11/2017:

    - despesa foi liquidada por R$ 7.500, uma vez que foi feita entrega parcial dos computadores.

    Em 05/12/2017:

    - foi pago o valor de R$ 2.500 referente ao empenho emitido em 13/11/2017.

    Resolução: temos em 31/12/2017:

    Restos a pagar não processados=despesa empenhada-despesa liquidada=R$ 10.000-R$ 7.500=R$ 2.500

    Restos a pagar processados=despesa liquidada-despesa paga=R$ 7.500-R$ 2.500=R$ 5.000

    Análise das alternativas:

    a. Foi inscrito em restos a pagar não processados o valor de R$ 7.500,00.

    Errado: foi de R$ 2.500.

    b. Foi inscrito em restos a pagar processados o valor de R$ 5.000,00.

    Certo: conforme o exposto acima.

    c. Foi inscrito em restos a pagar não processados o valor de R$ 5.000,00.

    Errado: foi de R$ 2.500.

    d. Foi inscrito em restos a pagar processados o valor de R$ 2.500,00.

    Errado: foi de R$ 5.000.

    Gabarito: B.


ID
3763837
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Vamos ver o que nos ensina a lei 4320/64:

    Da Despesa

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.  

    Gabarito letra A

  • Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.


ID
3763840
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o regime contábil para as entidades de direito público, conforme Lei 4.320/64, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se dos Regimes da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

    I. Regime Orçamentário:

    Receita Orçamentária: Regime de Caixa. No momento da arrecadação.

    Despesa Orçamentária: Regime de Competência. No momento de empenho.

    Obs.: é regime misto.

    II. Regime Contábil (Patrimonial)

    Receita/Despesa Patrimonial: Regime de Competência. No memento do fato gerador. Devem impactar o PL.

    Resolução:

    Portanto, no regime orçamentário, deve-se utilizar:

    - receita orçamentária (Regime de Caixa);

    - despesa orçamentária (Regime de Competência).

    Gabarito: A.

  • Principio da unidade de tesouraria ou caixa

    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;(caixa)

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas. (competência)

    Segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as variações patrimoniais aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD) registram as transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser reconhecidas nos períodos a que se referem, segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária.

    . A adoção do regime de competência assegura a adequada aplicação dos Princípios de Contabilidade de acordo com a Resolução CFC nº 750/93 e suas atualizações:

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • Pertencem ao exercício financeiro: as receitas nele arrecadas e as despesas legalmente empenhadas.

  • Questão mal formulada, ela devia especificar se o ponto de vista era patrimonial ou orçamentário. Tendo em vista que no que se refere ao patrimônio o regime é de competência tanto para as despesa quanto para as receitas.

  • Execução orçamentária → regime misto (regime de caixa e de competência)

    • regime de caixa: receitas arrecadadas
    • regime de competência: despesas empenhadas

    Ponto de vista Patrimonial:

    Receitas e Despesas -> regime de competência

    Ponto de vista Orçamentário:

    Misto:

    Receitas -> regime de caixa

    Despesas -> regime de competência

     

    Para as receitas adota-se o regime de caixa -> quando são arrecadadas.

    Para as despesas adota-se o regime de competência -> quando são empenhadas


ID
3763843
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, ao estabelecer que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, faz especificamente referência ao princípio orçamentário:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E..

    Art. 165 da Constituição Federal:

    “§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.” (Princípio da exclusividade)

    CF/88

  • Se só poderá haver dispositivo relacionado com a previsão da receita e a fixação da despesa (não conterá dispositivo estranho), então trata-se de algo exclusivo ------> princípio da exclusividade.

    Se a questão dispor sobre todas as receitas e despesas para o exercício, então trata-se de algo amplo ------> princípio da universalidade.

    Já o princípio da não afetação de receitas diz respeito às receitas orçamentárias que devem ser recolhidas ao Caixa Único do Tesouro, sem qualquer vinculação em termos de destinação.

    sobre este princípio há um artigo recorrente em provas:

    base constitucional >>>> Art.166. São vedados:

    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas [...]

    GAB: E


ID
3763846
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Um Prefeito de um determinado município não encaminha ao Poder Legislativo municipal, no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas do Município, a proposta orçamentária. Diante disso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos ver o que nos ensina a lei 4320/64:

    TÍTULO III

    Da elaboração da Lei de Orçamento

    Art. 32. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

    Gabarito letra C


ID
3763849
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar:


I - Na esfera municipal, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida em 54% para o Executivo e 6% para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município, quando houver.

II - São consideradas despesas de caráter continuado, aquelas que fixem para o ente a obrigação legal da sua execução por um período superior a um exercício.

III - É dever da União, dos estados e dos municípios disponibilizar à sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

IV - A Lei de Responsabilidade Fiscal não se aplica a todos os entes da Federação.


De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. A repartição dos limites globais do art. 19 não poderá exceder os seguintes percentuais:

    III - na esfera municipal:

    a) 6% (seis por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município, quando houver;

    b) 54% (cinquenta e quatro por cento) para o Executivo.

    Da Despesa Obrigatória de Caráter Continuado

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa

    corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo

    normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução

    por um período superior a dois exercícios.

    Da Transparência da Gestão Fiscal

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos

    quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de

    acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias;

    as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório

    Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão

    Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

    § 2o As disposições desta Lei Complementar obrigam a União,

    os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


ID
3763852
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Acerca dos bens do Município de Pérola D’Oeste, expressamente estabelecidos na Lei orgânica municipal, analise o conceito abaixo.


(...) os do patrimônio administrativo, destinados à Administração, tais como os edifícios das repartições públicas, os terrenos e equipamentos destinados ao serviço público, veículos, matadouros, mercados e outras serventias da mesma espécie.


O conceito acima diz respeito a qual espécie de bens públicos previsto na Lei Orgânica municipal?

Alternativas

ID
3763855
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

A mesa da Câmara de vereadores é composta de um Presidente, um Vice-Presidente, um 1º Secretário e um 2º Secretário. Com base nisso, tendo em vista a lei orgânica municipal, o mandato dos integrantes da mesa da Câmara de vereadores de Pérola D’Oeste é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Em alguns regimentos internos, o mandatos da Mesa Diretora é de dois anos, e é possível, sim, a recondução.


ID
3763858
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

De acordo com o regimento interno da Câmara de Vereadores de Pérola D’Oeste, as Comissões são órgãos técnicos compostos de três (03) Vereadores com a finalidade de examinar matéria em tramitação na câmara e emitir parecer sobre a mesma, ou de proceder a estudos sobre assuntos de natureza essencial ou, ainda, de investigar fatos determinados de interesse da Administração. Com base nisso, assinale a alternativa correta em relação às comissões.

Alternativas

ID
3763861
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Acerca das funções da Câmara Municipal de vereadores de Pérola D’Oeste, expressamente previstas no seu regimento interno, analise as assertivas abaixo.


I- O Poder Legislativo local é exercido pela Câmara Municipal que tem funções legislativas, de fiscalização financeira e de controle externo do Executivo, de julgamento político-administrativo, desempenhando ainda as atribuições que lhe são próprias, atinentes à gestão dos assuntos de sua economia interna.

II - As funções legislativas da Câmara Municipal consistem na elaboração de emendas à Lei Orgânica Municipal, leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções sobre quaisquer matérias de competência do Município.

III – O município de Pérola D’Oeste não possui Câmara Municipal de Vereadores, pois as leis municipais são feitas exclusivamente pelas Assembleias Legislativas dos Estados.


Assinale a alternativa correta de acordo com o regimento interno da Câmara Municipal.

Alternativas

ID
3763864
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o art. 19 do Estatuto dos servidores públicos do Município de Pérola D’Oeste, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por um período de três anos, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados alguns fatores. Assinale a alternativa que indica corretamente um dos fatores a ser observado durante o estágio probatório, expressamente previsto no Estatuto dos servidores públicos do Município de Pérola D’Oeste:

Alternativas

ID
3763867
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o seguinte comentário sobre um aspecto significativo da atual estrutura política brasileira e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


“A __________________ simboliza a travessia de um Estado autoritário para um Estado Democrático de Direito e abraça os sentimentos de uma sociedade ávida por resgatar os ideais cívicos sepultados durante os anos do regime militar. Não são poucas as inovações que o novo texto consagra, merecendo destaque a ampliação dos direitos e garantias fundamentais, a enunciação de princípios, a definição de tarefas a serem executadas e de objetivos a serem perseguidos”.


(Conteúdo Jurídico, com adaptações).

Alternativas
Comentários
  • A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, é a que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro hoje. Desde a independência do Brasil em 1822, é a sétima constituição que nosso país tem – e a sexta desde que somos uma República. A Constituição de 1988 faz 30 anos em 2018 e é um marco aos direitos dos cidadãos brasileiros, por garantir liberdades civis e os deveres do Estado. Em 05 de outubro de 1988, sua promulgação foi marcada pelo discurso do então deputado federal e participante da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães:

    “A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: Muda para vencer! Muda, Brasil!”

  • GAB B

    imboliza a travessia de um Estado autoritário para um Estado Democrático de Direito 

    esta falando da constituição cidadão a qual garante todas as nossas liberdades e direitos (CF/88)

    COMO DEUS...

  • Resumindo: a CF/88 foi o momento da redemocratização após 64.


ID
3763870
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1989, em conformidade com o processo de redemocratização, ocorreram no Brasil as primeiras eleições diretas para o cargo de Presidente da República desde 1960. Assinale a alternativa que NÃO indica um governante eleito diretamente para o cargo de Presidente do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Governo Itamar Franco foi um período da História do Brasil que teve início no dia 29 de dezembro de 1992, com a renúncia (após o impeachment) do presidente Fernando Collor de Mello, até o dia 1º de janeiro de 1995, período no qual o país esteve sob o comando de Itamar Franco.

  • Vice do caçador de Marajás.

  • Avante! PMPR!


ID
3763873
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere a seguinte análise sobre um interessante aspecto econômico e tecnológico da atualidade e assinale a alternativa que lhe corresponde.


“Trata-se de uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que não é possível mexer no bolso da calça e encontrar uma delas esquecida. Ela não existe fisicamente: é totalmente virtual. O outro motivo é que sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que ‘emprestam’ a capacidade de suas máquinas para criá-las e registrar todas as transações feitas”.

(Exame, 06/02/18, com adaptações).

Alternativas
Comentários
  • Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, sendo um dinheiro eletrônico para transações ponto-a-ponto. O primeiro artigo descrevendo uma implementação do Bitcoin foi apresentado em 2007 na lista de discussão The Cryptography Mailing por um programador ou grupo de programadores sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin

    @marioo_lucca


ID
3763876
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Analise a explicação a seguir, proposta pelo sociólogo britânico Anthony Giddens, e assinale a alternativa que indica o assunto a que se refere.


“Nesse contexto, ocorre uma intensificação das relações sociais em escala mundial, conectando localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos que ocorrem a muitas milhas de distância e vice-versa”.


(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991).

Alternativas

ID
3763879
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição da República do Brasil, as relações internacionais do país devem ser pautadas por determinados princípios. Assinale a alternativa que NÃO indica um desses princípios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    CF/88

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que NÃO represente um dos princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil. Vejamos:

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Além disso, a fim de complementação:

    Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.

    Dito isso, vejamos as alternativas:

    A. ERRADO. Defesa da paz.

    Conforme art. 4, VI, CF.

    B. ERRADO. Igualdade entre os Estados.

    Conforme art. 4, V, CF.

    C. CERTO. Inobservância dos direitos humanos.

    Conforme art. 4, II, CF, o correto seria a prevalência dos Direitos Humanos.

    D. ERRADO. Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

    Conforme art. 4, IX, CF.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre os princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a exceção!

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Correta. É o que dispõe o art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VI - defesa da paz;(...)".

    Alternativa B – Correta. É o que dispõe o art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) V - igualdade entre os Estados;(...)".

    Alternativa C - Incorreta! O princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais é do da prevalência dos direitos humanos, não de sua inobservância. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) II - prevalência dos direitos humanos; (...)".

    Alternativa D - Correta. É o que dispõe o art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a exceção).

  • TÍTULO I

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Diretamente

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Indiretamente

    Representantes eleitos

    Tripartição dos poderes

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos fundamentais

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político

    Integração econômica, política, social e cultural

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


ID
3763882
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a
linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as
melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra)

O significado do termo “curta” no texto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta [...]. 

    ➥ O adjetivo em destaque marca aquilo que é breve, pequena (=uma distância curta, pequena, breve). Ele possui sentido contrário à longa, comprida (=antônimo). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • RESPOSTA A

    A cama é curta demais para alguém se deitar, e o cobertor é estreito demais para ele se cobrir. Isaías 28:20

    #SEFAZ #INSS #AGEPEN


ID
3763885
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a
linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as
melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra)

O termo “los”, no verso “Criar pombos sem pensar em comê-los”, se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ “Criar pombos sem pensar em comê-los”.

    ➥ Comer alguma coisa (=os pombos). O pronome oblíquo átono está sendo usado como um recurso de substituição do substantivo "pombos", é um recurso que evita repetições e assim deixa o texto mais coeso.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3763888
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a
linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as
melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra)

Ainda a respeito do mesmo termo “los”, assinale a alternativa que o classifica e define corretamente.

Alternativas
Comentários
  • A)Trata-se de um pronome que serve para substituir um termo, evitando repetí-lo. Correto, o los é um prenome oblíquo átono e funciona como objeto direto, é usado como forma de evitar repetições de termos.

    Obs: a banca errou o acento na palavra repeti-lo que não deve ser grafada com acento no I.

    GABARITO. A

  •  Gabarito: B

    ✓ “Criar pombos sem pensar em comê-los”.

    ➥ Comer alguma coisa (=os pombos). O pronome oblíquo átono -los está sendo usado como um recurso de substituição do substantivo "pombos", é um recurso que evita repetições e assim deixa o texto mais coeso.

    ➥ Lembrando que em verbos terminados em R, S ou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LO, LA, LOS ou LAS.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Arthur, vc escreveu o gabarito errado, a resposta é letra A.


ID
3763891
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a
linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as
melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra)

Na frase “é preciso amar o inútil”, a acepção correta do termo “preciso” é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ “é preciso amar o inútil”.

    ➥ O verbo em destaque marca a necessidade que algo venha a ocorrer. Marca aquilo que é necessário, urgente, indispensável.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3763894
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a
linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as
melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra)

A respeito do termo “sem”, presente nos primeiros versos do poema, verifique as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.



I. Trata-se de uma preposição.

II. Seu significado indica exceção, exclusão, privação.

III. O termo liga uma oração a outra, sendo importante para a coesão textual.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     Criar pombos sem pensar em comê-los [...] plantar roseiras sem pensar em colher rosas [...].

    ➥ Temos, em destaque, uma preposição essencial. Do ponto de vista semântico, a preposição estabelece determinadas relações de sentido, mas tudo dependerá do contexto, pois, em tese, elas são vazias de sentido fora de contexto.

    Preposições Essenciais – são as palavras que só funcionam como preposição, a saber: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Principais preposições : de ,para ,com ,em ,a ,deste ,entre ,sem, contra ,por...

  • I. Trata-se de uma preposição.

    Preposição estabelece ligação entre termos da oração.

    Criar pombos sem pensar (..)

    II. ✔ Quando se diz " sem pensar ", a Ideia é justamente de não ter o pensamento por completo.

    III. Criar pombos sem pensar

    A coesão também se relaciona com os sentidos que o texto pode apresentar e isso é bem estabelecido pelas preposições.

    Bons estudos!


ID
3763897
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Urgentemente
Eugénio de Andrade

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Assinale a alternativa que analisa e define corretamente o termo “Urgentemente”, que dá título ao poema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ➥ URGENTEMENTE (=temos um advérbio; adjetivo "urgente" + sufixo -mente formador de advérbios). Trata-se de um advérbio de modo (=modo urgente). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GAB [A]✓ Bizu... tem (mente) no final, é advérbio, (certamente, claramente, repetidamente, alucinadamente) tudo advérbio, nem troca ideia kk

ID
3763900
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Urgentemente
Eugénio de Andrade

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

A respeito dos termos “inventar”, “descobrir”, “destruir”, e “multiplicar”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.



I. Os verbos “inventar” e “multiplicar” terminam em -ar, enquanto os verbos “descobrir” e “destruir” terminam em -ir, o que significa que têm conjugações diferentes.


II. Os quatro verbos estão no modo infinitivo.


III. Os quatro verbos são transitivos diretos, pois complementam seus sentidos com objetos diretos, sem necessidade de preposição.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    “inventar”, “descobrir”, “destruir”, e “multiplicar”.

    I. Os verbos “inventar” e “multiplicar” terminam em -ar, enquanto os verbos “descobrir” e “destruir” terminam em -ir, o que significa que têm conjugações diferentes → CORRETO; 1ª conjugação (=ar); 2ª conjugação (=er); 3ª conjugação (=ir).

    II. Os quatro verbos estão no modo infinitivo → CORRETO. Infinitivos: terminações em -ar, -er e -ir.

    III. Os quatro verbos são transitivos diretos, pois complementam seus sentidos com objetos diretos, sem necessidade de preposição → CORRETO. Inventar alguma coisa; descobrir alguma coisa; destruir alguma coisa; multiplicar alguma coisa (=ambos são verbos transitivos diretos; trata-se de verbos que pedem um complemento que não se inicie por preposição).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • essa ficou fácil, pois todos são vtd

    quanto à conjugação fica:

    ar(1)

    er(2)+ por e seus derivados

    ir(3)


ID
3763903
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Urgentemente
Eugénio de Andrade

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Ainda a respeito dos mesmos verbos, relacione-os aos seus objetos diretos, assim como está no texto, e assinale a alternativa que apresenta a correta correlação.


I - Destruir
II - Inventar
III - Descobrir
IV - Multiplicar

A - rosas e rios e manhãs claras.
B - alegria.
C - os beijos, as searas
D - certas palavras.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ O item I é suficiente para que acertemos a questão:

    É urgente destruir certas palavras [...]. DESTRUIR ALGUMA COISA (=certas palavras → objeto direto).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Vamos aos itens:

    I - Descobrir Algo (OD-Certas palavras)

    II - Inventar Algo - (OD - Alegria)

    III - Descobrir Algo- ( OD- Rosas e rios (..) )

    IV - Multiplicar Algo - ( OD- Beijos e searas)


ID
3763906
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Urgentemente
Eugénio de Andrade

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Analise os termos a seguir, relacione-os às suas definições e assinale a alternativa que apresenta a correta correlação.


I. Permanecer
II. Amor
III. Urgente
IV. Silêncio


A. Ausência de barulho.
B. Continuar sendo.
C. Forte afeição.
D. Que é necessário ser feito com rapidez.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. Permanecer → Continuar sendo (=B).

    II. Amor → Forte afeição, sentimento (=C).

    III. Urgente → Que é necessário ser feito com rapidez (=D).

    IV. Silêncio → Ausência de barulho (=A).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3763909
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Urgentemente
Eugénio de Andrade

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

“Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim sem esperar nada em troca.
A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta,
mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas.”

(Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra) 

Assinale a alternativa que melhor indica elementos para a interpretação dos textos de Lygia Fagundes Telles e de Eugénio de Andrade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ➥ SEGUE O TEXTO PARA QUEM PRECISAR: “Ouça, Virgínia, é preciso amar o inútil. Criar pombos sem pensar em comê-los, plantar roseiras sem pensar em colher rosas, escrever sem pensar em publicar, fazer coisas assim sem esperar nada em troca. A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas.” (Lygia Fagundes Telles, trecho do livro Ciranda de pedra).

    ➥ Ambos textos fazem um apelo às coisas necessárias à vida e à felicidade, o qual é representado pelos termos “é preciso”, e “é urgente”.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3763912
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Paulo decidiu instalar uma piscina em sua residência com as seguintes dimensões: 10,0 metros de comprimento, 4,0 metros de largura e 1,5 metros de profundidade. O volume de água necessário para encher totalmente essa piscina é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    V = C * L * P

    V = 10 * 4 * 1,5

    V = 60 m^3

    Se a letra A fosse 60.000 litros estaria correta pois 1 m^3 de água é igual a 1000 litros, então 1000 * 60 = 60.000 litros


ID
3763915
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa proporção, sabe-se que z está para 2 assim como w está para 8 e que z + w = 30. Logo, o valor w/z é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    sabe-se que z está para 2 assim como w está para 8:

    I) Z / 2 = W / 8

    __________________

    II) Z + W = 30

    Z = 30 - W

    __________________

    Substituindo II em I:

    30 - W / 2 = W / 8

    2W = 240 - 8W

    2W + 8W = 240

    10W = 240

    W = 24

    Se W + Z = 30 e descobrimos que W é 24, então Z será 30 - 24 = 6.

    Portanto:

    W / Z = 24 / 6 => 4

  • Z----2

    W----8

    Z+W= 30

    K (Constante)

    2.k + 8.k = 30

    10k = 30

    k = 3

    2. 3 = 6 (Z)

    8 . 3 = 24 (W)

    W/Z = 24/6 = 4


ID
3763918
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma metalúrgica, uma chapa de ferro com 6,4 m2 de área deverá ser totalmente recortada em pedaços menores, com 32 cm2 de área. Sabendo que toda a chapa foi recortada com sucesso, o número de pedaços obtidos foi igual a: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    KM HAM DAM M DM CM MM (para a direita multiplica e para a esquerda divide)

    Primeiro transformei 6,4 metros em centímetros.

    Como são metros quadrados, então para chegar em centímetros multiplicamos por 100 duas vezes.

    6,4 * 100 = 640 dm^2

    640 * 100 = 64000 cm^2

    Então 6,4 m^2 = 64000 cm^2

    Se cada pedaço tem 32 cm^^2, então 64000 / 32 = 2000 pedaços


ID
3763921
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se um único pedreiro constrói um muro de 20 m2 em 5 dias, então, 5 pedreiros, com a mesma capacidade de trabalho que o anterior, serão capazes de construir um muro de 100 m2 em quantos dias?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B)

    Regra de três composta:

    1 pedreiro ------------ 20 m -------------- 5 dias

    5 pedreiros -----------100 m ------------- x

    Se aumentar o número de dias trabalhados, quer dizer que temos menos pedreiros(inversa) e se aumentar o número de dias trabalhados, quer dizer que aumentou a metragem do muro(direta), Inverta uma das grandezas antes de resolver e simplifique 20 e 100 por 2 para facilitar a conta.

    5/x = 1/5 * 5/1

    5/x = 5/5

    5x =25

    x = 5 dias

  • Lendo atentamente a questão consegue fazer mentalmente.

  • A questão pode ser resolvida por regras de três composta como citada pela Simone, mas também na maioria das vezes questões assim saem na lógica.

    Pense bem:

    se um pedreiro trabalha em cinco dias 20m quadrados

    então cada pedreiro equivale a 20m quadrados construídos como temos cinco, temos 20*5= 100m quadrados

    como para cada trabalhado 20m quadrados são construídos em cinco dias, em cinco dias teremos os 100mquadrados


ID
3763924
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Pérola D'Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para que uma função seja considerada do 2º grau precisa assumir algumas características, definida pela fórmula f(x) = ax2 + bx + c, sendo que “a”, “b” e “c” são números reais com “a” diferente de zero. Nesse sentido, podemos determinar sua raiz considerando f(x) = 0.

O conjunto solução da equação x² - 5x - 24 = 0, é:

Alternativas
Comentários
  • Fiz pelo método da soma e multiplicação:

    ______ + ______ = b

    ______ x ______ = c

    Coeficientes: (a= 1) ; (b= -5) ; (c= -24)

    (-8) + (3) = b (-5)

    (-8) x (3) = c (-24)

    Solução basta trocar os sinais e se tem as raízes = {-3; 8)

    Lembrando que esse método é mais rápido e eficaz se o coeficiente a for igual a 1!

    Vejamos outro exemplo:

    f(x) = 2x^2 - 7x + 6 ------> (a=2) ; (b=-7) ; (c= 6)

    1º: jogamos "a" multiplicando "c", logo (a=1) satisfazendo a regra geral!

    2º: com a função refeita, ficaria f(x) = x^2 -7x +12

    3º: fazer método!

    (-4) + (-3) = b (-7)

    (-4) x (-3) = c (12)

    Agora vem o pulo do gato!

    Lembremo-nos que no início jogamos "a" para multiplicar "c". Agora basta que coloquemos o valor inicial de "a" para dividirmos pelos números encontrados, sempre com seus sinais invertidos, para enfim termos as raízes da função!

    S= { 4(primeira raiz com sinal já invertido) / 2("a") e 3(segunda raiz com sinal já invertido) / 2("a") }

    S= { 2 e 1,5)

  • Achar delta :

    Delta= b² - 4.a.c

    Delta= 5² -.4. 1(-24)

    Delta= 25 + 96

    Delta= 121

    Agora, coloca a fórmula de Bhaskara

    X= -B +- DELTA/ 2.A

    X= -5 +- 11 (raiz de 121)

    x´= -5-11

    X´= + 16/12

    X´= 8

    x´´= -5+ 11/2

    x´´= - 6/2

    x´´= -3

  • Dá pra fazer por alternativa lógica, já que a=x²=1. Assim, significa que b=5 é o resultado da soma e c=-24 é o resultado do produto. (sempre na ordem: 1° soma/2° produto)

    letra C, por exemplo:

    (-3)+8= 5x

    (-3).8= -24