SóProvas



Prova FUNDAÇÃO DOM CINTRA - 2010 - MAPA - Agente Administrativo


ID
834433
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes sentenças:

I. Em relação à qualidade da imagem na resolução gráfica, quanto maior o “dot pitch”, melhor a qualidade da imagem.

II. O padrão de barramento serial universal (USB) passou a ter suporte a partir do Windows 98.

III. A linguagem Java é uma linguagem orientada para máquina, cujas instruções têm geralmente uma correspondência de um-para-um com as instruções de máquina.

Em relação ás sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. O Dot Pitch é o termo utilizado para referenciar os pontos no monitor. Lembrando, o canhão trabalha com 3 feixes de cores. Na tela, a camada de fósforo gera a cor correspondente ao feixe através da intensidade da corrente elétrica. Cada ponto da tela consegue representar somente uma cor a cada instante. Cada conjunto de 3 pontos, sendo um vermelho, um verde e um azul, é denominado tríade. Dot Pitch é, basicamente, a distância entre dois pontos da mesma cor. Quanto menor esta distância melhor a imagem. O Dot Pitch é medido em milímetros. Para uma imagem com qualidade, o mínimo recomendado é o uso de monitores com Dot Pitch igual ou menor que 0,28 mm.
  • Item I - errado. Dot pitch é o tamanho de um ponto de cor na imagem construída/projetada no monitor. Quanto menor o valor, melhor a imagem.
    Item III - errado. Java nem é puramente uma linguagem orientada a objeto, mas uma das linguagens disponíveis na Plataforma JAVA.
  • Item I - errado. Dot pitch é o tamanho de um ponto de cor na imagem construída/projetada no monitor. Quanto menor o valor, melhor a imagem.
    https://sites.google.com/site/faelzimxds2/files/Dot%20pich.jpg



    Item III - errado. Java nem é puramente uma linguagem orientada a objeto, mas uma das linguagens disponíveis na Plataforma JAVA.

    Java é Linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas Java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que a Java Virtual Machine esteja instalada. Este programa converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar.

ID
834436
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São exemplos de sistemas operacionais os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Opção E: Lotus Notes.
    É um software de colaboraçao, do grupo IBM.
    Fonte: Wikipédia
  • RESPOSTA: LETRA C.

    LOTUS NOTE é um sistema cliente-servidor de trabalho colaborativo e e-mail, concebido pela Lotus Software, do grupo IBM Software Group.  Portanto, não é um sistema operacional.
  • Letra C.
    Windows e DOS são sistemas operacionais da Microsoft. Unix é o 'vovô' do Linux. Lotus Notes é um aplicativo para produtividade que integra diversas funcionalidades empresariais, como e-mail, bate papo, armazenamento local, compartilhamento, etc.
    Splash Screen.

  • c)Lotus Notes é um suite de trabalhos colaborativos usados em empresas ou adminsitradores para fazer projetos e trocar informações de uma base comum. Tb permite publicação, consulta de informação local como replicação seletiva automática.
  • Complementando:
    Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. 


    A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 8, lançado em 26 de outubro de 2012. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável.

    Linux é um termo muito utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizem o núcleo Linux.


    O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

  • MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do projeto QDOS - Quick and Dirty Operating System, é a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema OperacionalCP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel.

    O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
    Unix é um sistema operativo (ou sistema operacional) portátil (ou portável), multitarefa e multiutilizador (ou multiusuário) originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática.

    Atualmente, Unix (ou *nix) é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operativos que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas Unix originais, sendo todos eles desenvolvidos em torno de padrões como o POSIX (Portable Operating System Interface) e outros.
    Alguns dos Sistemas Operativos derivados do Unix são: BSD (FreeBSD,OpenBSD e NetBSD), Solaris (anteriormente conhecido por SunOS), IRIXG, AIX, HP-UX, Tru64, SCO, Linux (nas suas centenas de distribuições), e até o Mac OS X (baseado em um núcleo Mach BSD chamado Darwin). Existem mais de quarenta sistemas operacionais *nix, rodando desde celulares a supercomputadores, de relógios de pulso a sistemas de grande porte.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org
    Bons estudos!

  • A critério de complementar: a Microsoft Corporation lançou um novo sistema operacional: WINDOWS 8.
    Bom estudo a todos!!!
  • Todo computador deve ter umSistema Operacional para funcionar  corretamente. Não é possível haver um computador funcionando sem Sistema Operacional.A maioria das bibliografias especializadas aponta que as funções básicas de um Sistema Operacional são:
    1. Gerenciar os recursos de Hardware
    2. Controlar a execução de progamas
    3. Servir de interface entre o usuário e a máquina
    SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS FAMOSOS
    UNIX- É um Sistema Operacional muito usado em ambientes corporatvos e de pesquisa. Sua utilização é definida para compotadores de grande porte e "grande responsabilidade", como os servdores de redes.
    DOS- Sistema operacional criado pela Microsoft em meados de 1980. Foi o grande estopim para alavancar as vendas dos computadores pessoais como conhecemos hoje.
    LINUX- É um Sistema Operacional desenvolvido com base no UNIX. Foi desenvolvido para dar suporte a qualquer tipo de computador pessoal ou um servidor no centro nervoso de uma empresa multinacional. O LINUX foi criado para ser gratuito, e ainda mais, o linux traz consigo não somente o progama pronto, mas também seu código fonte(a "receita de como ele foi feito).Caso estejamos insatisfeitos com algum aspecto do sistema original, podems modificá-lo e contrui um Linux com a nossa "cara".
    WINDOWS

    Fonte: Informática para concursos- João Antônio


  • DOS E Unix tambem sao sistemas operacionais?
  • Lotus Notes é um sistema cliente-servidor de trabalho colaborativo e e-mail, concebido pela Lotus Software, do grupo IBM Software Group. É um dos software de colaboração mais utilizado no mundo sendo traduzido para vários idiomas e podendo ser instalado em diversas plataformas e diversos sistemas operacionais, como: Microsoft Windows, Sun Solaris, Linux (Intel), IBM AIX, zOS, OS/400 e Linux no IBM eServer zSeries.

     

    Sei que muitas vezes a disciplina de informática é complexa, mas desistir nunca!!!

    As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces. (Aristóteles)

     

    Que Deus continue sempre nos abençoando!!!

     

    Bons Estudos!!!

  • O IP é INdisponível e dispensável


ID
834439
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No tocante ao Windows Vista, são componentes da sua barra de ferramentas:

Alternativas
Comentários
  • Opção C:

    barra de tarefas, barra de início rápido e área de notificação.
  • Elementos da barra de tarefas (task bar):

    Start Menu (menu iniciar)
    Quick launch bar - atalhos p/ aplicaçoes - traduzido para "barra de início rápido"
    taskbar button
    deskbands - programas (e.g. wmplayer)que não ficam no taskbar, mas são minimizados para o deskband
    the notification area (área de notitficação)- itens do sistema e program features que mostram status, eventos e a hora.
  • Nos sistemas operacionais, gadget é uma espécie de mini aplicativo que roda independente em uma mini janela - fica disponível na área de trabalho (desktop). No Windows Vista e no Windows 7, alguns gadgets encontrados são o medidor de cpu, calendário, tempo e manchetes do feeds .
    Uma única alternativa não associa os gadgets à barra de ferramentas, que é a alternativa “c”.
  • a questão diz "barra de ferramentas" e as alternativas são referentes a barra de tarefas. Não entendi.
  • Gabarito: C

    O examinador se equivocou ao elaborar a questão: NÃO se trata de barra de ferramentas, mas da barra de tarefas (Barra horizontal em que se encontra o Botão Iniciar).

    Bons estudos!


ID
834442
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São tipos de arquivos de imagens suportados nas páginas da Intranet os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra E

    MID não é um formato de imagens. Sua principal aplicação é na armazenagem de música. O formato de arquivo .MID mostra todo seu potencial para reproduzir músicas instrumentais, pois seus arquivos são relativamente pequenos – quando comparados aos .WAV com a mesma qualidade – não sobrecarregando o sistema.
  • Letra E.
    GIF são imagens de 256 cores, podendo ser animadas (várias imagens em um arquivo, trocadas sequencialmente). BMP é bitmap, formato padrão do papel de parede do Windows. JPG ou JPEG são as fotos, com 16.7 milhões de cores e compactadas. PNG são imagens vetoriais, como usadas em outdoors, e por serem cálculos matemáticos, mesmo ampliadas, não perdem a qualidade (granulação).

    Um exemplo: 
  • MID- (musical instrument digital interface) é um padrão que descreve o protocolo e conectores que permitem instrumentos diversos serem executados por um único controlador. Não é uma garvação real da música, mas uma rotina de instruções que emula o som produzido em formato digital.

ID
834445
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Linux, sua licença é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • A licença GPL permite que o autor distribua livremente o seu código, oferecendo assim 4 liberdades:

     

     A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;

     A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;

     A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

     A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se benefecie deles.

  • A maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código-fonte do sistema operacional da Microsoft.
    Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
    Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.
    Os utilizadores de GNU/Linux têm uma imensa liberdade de escolha no seu software. Por exemplo, utilizadores de GNU/Linux podem escolher de entre uma dúzia de shells de linha de comandos e vários ambientes gráficos. Esta selecção é muitas vezes confusa para os utilizadores de outros sistemas operativos, que não estão habituados a pensarem na linha de comandos ou no ambiente de trabalho em algo que possam substituir.
  • A Licença GNU GPL (Licença Pública Geral), oferece ao desenvolvedor a possibilidade de lançar seus respectivos sistemas de softwares de maneira a não vetar a cópia, utilização, alteração e distribuição por qualquer outro que deseje manipular tal sistema. Como qualquer licença de software ela também exige a execução dos termos dispostos, a fim de assegurar os direitos do autor ou desenvolvedor e do usuário final.

  • Para quem ficou na dúvida se poderia ser a opção "d) freeware", segue...

    Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente umsoftware livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

    fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito
  • As licenças BSD e GPL são duas das licenças mais comuns para o software livre. A licença BSD (Berkeley Software Distribution) e a GPL (Gnu General Public License) diferem bastante no modo em que o código fonte pode ser usado.

  • b) GPL;

  • Caros Jedis, segue minha contribuição:

    Licença de Software Livre (Opensource)

    GNU - General Public License ou simplismente GPL. → Em termos gerais, a GPL baseia-se em 04 (quatro) liberdades:

    ˃ Liberdade 00 - Executar o software seja qual for a sua finalidade.

    ˃ Liberdade 01 - Acessar o código-fonte do programa e modificá-lo conforme sua necessidade e distribuir suas melhorias ao público, de modo que elas fiquem disponíveis para a comunidade.

    ˃ Liberdade 02 - Fazer cópias e distribuí-las para quem desejar de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

    ˃ Liberdade 03 - Melhorar o programa e distribuir suas melhorias ao público, de modo que elas fiquem disponíveis para a comunidade.

    O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para os itens 02 e 03.

    Com a garantia destas liberdades, a GPL (CopyLeft) permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

    FONTE: Alfacon

     

    Que a força esteja com vocês!!

  • Letra b.

    a) Errada. Shareware: programa do tipo demo (demonstrativo).

    b) Certa. Licença pública geral.

    c) Errada. Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free) no sentido de liberdade, e não de gratuidade, e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.

    d) Errada. Freeware: software gratuito.

    e) Errada. Proprietária: software que possui o código-fonte fechado.

  • a) Shareware: programa do tipo demo (demonstrativo).

    b) Licença pública geral.

    c) copyleft: é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free) no sentido

    de liberdade, e não de gratuidade, e exigir que todas as versões modificadas e extensões do

    programa também sejam livres.

    d) Freeware: software gratuito.

    e) Proprietária: software que possui o código-fonte fechado.

    Letra b.


ID
834448
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No tocante às principais ferramentas de navegação e comunicação utilizadas na Internet, aquela que NÃO é um browser (navegador):

Alternativas
Comentários
  • Opção D:
    É um comunicador, Windows live messenger.
  • Navegadores:


    Bons estudos.
  • MSN MESSENGER é um software de comunicação instantanea "Bate papo"
  • Pessoas,
    Essa  até a minha avó acerta! rs.
    BROWSER é o navegador.
    MSN é aquele programinha que usava-se para conversar, foi sendo substituido pelo facebook
  • jamyla de medeiros vieira barbatto Sua avó tinha msn ? kkkkkkkkkkkk não resisti

ID
834451
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A rede privada formada por servidores Web particulares, utilizada nos ambientes das empresas, que consiste em uma forma de comunicação interna e segura e que copia o modelo de navegação da Internet, fornecendo acesso apenas para os usuários autorizados da rede interna, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Opção E, conceito de INTRANET.
  • A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários internos. Pelo fato de sua aplicação, todos os conceitos TCP/IP se empregam à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.
    Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de acesso.
    Diferentemente do que ocorre na intranet, na extranet o acesso à internet se dá em qualquer lugar do mundo.
  • Gabarito E
    Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP / IP. Por outras palavras, trata-se duma rede privadadentro de uma organização que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso. 








    Bons estudos.
  • A) A Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação.   B) Proxy: Um proxy é um serviço de rede que costuma rodar em um servidor que também tenha serviço de firewall. O serviço de proxy serve basicamente para controlar a navegação dos usuários de uma rede, bem como realizar cache dos sites navegados, tornando desta forma a navegação mais rápida e dinâmica (sites acessados com freqüência ficam pré carregados no servidor, quando são requisitados abre com velocidade pois já estão na rede interna da empresa).   C) Firewall: O conceito de firewall está integrado à questão de segurança e no mundo vasto da computação é cada vez mais difundido na medida em que vão incrementando-se a segurança nos sistemas informáticos modernos.   D) DNS é a abreviação de “Domain Name System” (ou Sistema de Nome de Domínio) e serve basicamente para fazer com que você consiga acessar a página que esta querendo ver, usando nomes, ao invés de números.   E) Intranet é uma Rede voltada para os funcionários de uma empresa, seja ela pública ou privada. A Intranet só pode ser acessada através de uma senha individual. Ela facilita a comunicação entre a Sede( capital) e as filiais( interior).
  • INTRANET:
    ->  ACESSO PRIVADO;
    -> Acesso realizado através de aplicativos (navegadores);
    ->  Utiliza TCP/IP para acesso às informações;
    -> É um servidor web.
    -> A Intranet é a rede local de acesso restrito aos usuários cadastrados e autorizados para acessar as informações disponibilizadas.

    GABARITO -> [E]
     


ID
834454
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto MS Word 2003, a função que move o texto para uma área de transferência, retirando-o definitivamente do local onde foi gerado, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • alternativa A

    No Word ao recortar um texto ele desaparece, ficando assim pronto para ser colado ou copiado em outra pagina.
  • .As teclas Ctrl + X, quando pressionadas simultaneamente, são utilizadas para copiar um arquivo de um lugar de origem para o destino, permanecendo o arquivo na origem.
    Selecionado um arquivo ou mais dentro de um diretório qualquer, mantendo-se a tecla Ctrl pressionada e pressionando x o arquivo é recortado, isto é, copiado para a área de transferência. Caso o arquivo venha a ser colado em outro diretório, o arquivo original será movido (apagado em seu diretório original e copiado para o destino).
  • O que é Ctrl+C, Ctrl+V, Ctrl+X, Ctrl+Z?




    CtrlV CtrlX Ctrl Z O que é Ctrl+C, Ctrl+V, Ctrl+X, Ctrl+Z?


    Ctrl-C – Copia

    Ctrl-X – Recorta

    Ctrl-V – Cola o que copiou ou recortou

    Ctrl-Z – Desfaz a última alteração.

    Bons estudos.


ID
834457
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que no MS Excel existam os seguintes valores nas seguintes células:

B10 = 5;
F5 = 1;
F6 = 2;
F7 = 3;
F8 = 4;
G1 = 6.

Admita ainda que o cursor esteja na célula B9. O resultado apresentado, ao ser utilizada a seguinte função =SOMA(B10;F5:F8;G1), na célula B9 será:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra A

    =SOMA(B10;F5:F8;G1)

    Traduzindo:


    ; = e
    : = até


    =SOMA(b10 e f5 até f8 e g1)

    = SOMA(5 + 1 + 2 + 3 + 4 + 6) =
    21

ID
834460
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes sentenças:

I. Existe a possibilidade de uma rede ser dotada de dois ou mais protocolos, como, por exemplo, o NetBEUI e o TCP/IP.

II. Uma rede com topologia em estrela tem a desvantagem de necessitar de uma maior quantidade de cabos quando comparada com a rede em barramento.

III. Banda larga é o método de comunicação digital que utiliza uma banda de pequena largura.

Em relação às sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:

Alternativas
Comentários
  • I - Perfeitamente verdadeira. Em uma rede, vários protocolos podem ser utilizados, como se a internet fosse a rede e os protocolos as várias linguagens que existem nela. Assim, apesar de permitir vários protocolos, somente se entenderão aqueles que falarem o mesmo idioma.

    II - Verdadeira, a rede em topologia estrela é típica da internet e faz com que todos os cabos sejam ligados em uma unidade distribuidora, como um HUB ou Switch nas redes Ethernet. Isso faz com que seja utilizado um cabo para cada estação, outro para interligar os hubs ou switches entre si. Se uma estação tiver problemas ou o cabo romper, somente uma ligação será prejudicada. Uma topologia em barramento exige apenas que um cabo seja passado de uma estação a outra, outro para a próxima, e assim sucessivamente, parecendo a quem está fora que existe somente um longo cabo percorrendo toda a rede, e no qual os micros são ligados. A desvantagem é que a quebra de qualquer parte do cabo deixa a rede toda fora do ar.

    III - Errado, Banda larga é o método de comunicação digital que usa grandes larguras de banda. Para aumentar a velocidade precisa-se aumentar a densidade (codificação) ou a largura de banda (quantidade de frequências disponíveis) para envio. No caso da Internet residencial, por cabo ou ADSL, o que ocorre é que a largura da banda, que é o intervalo de frequências utilizadas, é muito maior do que o que era necessário para voz. 
  • Nunca tinha visto esse protocolo NetBEUI:
    O protocolo NetBEUI é um protocolo de rede geralmente usado em redes locais (LANs) pequenas de 1 a 200 computadores.O NetBEUI é rápido e pequeno e funciona bem em uma LAN, mas não pode ser roteado, o que significa que os computadores que não estão localizados na mesma rede ou sub-rede local não podem usá-lo para se comunicar.O NetBEUI vem sendo em geral substituído pelo TCP/IP.
    Fonte: 
    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/What-happened-to-the-NetBEUI-protocol
  • Complementando algumas infos sobre o NetBEUI:

     

    O Netbios ou NetBeui foi um dos primeiros protocolos disponiveis para uso em redes compostas de computadores pessoais. Nos tempos atuais o Netbios é usado mais exclusivamente em pequenas redes nao-roteadas podendo ou nao estar rodando em varios sistemas operacionais. A implementaçao Netbios do windows é chamada de NetBeui.

     

    Vantagens:

    * Grande velocidade transferencia

    * Nenhuma necessidade de configuraçao

    * Compatibilidade com praticamente todos os sistemas operacionais, inclusive o linux(usando o samba)

     

    Desvantagens:

    * Não suporta roteamento

    * Estrutura de segurança do netbios é extremamente pobre. Facilmente podemos quebrar as senhas utilizadas usando bruteforce (um software vai testando senhas em sequência até que encontre a senha correta.).

     

    https://juancarloscunha.wordpress.com/2009/05/28/netbiosnetbeui/

     

     

     


ID
834463
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a proposição: “Todo brasileiro é religioso”. Admitindo que ela seja verdadeira, pode-se inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Comentando 
    a) Não se pode afirmar que todo religioso é brasileiro, logo, sendo André religioso não podemos afirmar que seja brasileiro;

    b) todo brasileiro é religioso, sendo Beto não religioso, não pode ser brasileiro!

    c) correta

    d) Não pode haver brasileiro que não seja religioso!

    e) O fato de Ivan não ser brasileiro, não o torna 'não religioso', não dizemos que todos religiosos são Brasileiros!

    Correta C
  • LETRA C
    A proposição " Todo brasileiro é religioso" é equivalente a "Se é brasileiro, então é religioso", pois nos dois casos o conjunto de brasileiros está contido no conjunto de religiosos.
    Portanto uma proposição equivalente a "Se é brasileiro, então é religioso" (B  → R) será "Se não é religioso, então não é brasileiro" (¬ → ¬B)
    Logo pode-se inferir que: "
    se Carlos não é religioso, então não pode ser brasileiro"
  • Todo brasileiro é religioso é a mesma coisa dizer que:

    Se é Brasileiro           B:
    Então é Religioso     R:
    B  ==> R    
    V  ==> V  = V
    V  ==> F  = F
    F  ==> V  = V
    F  ==> F  = V
    • a) se André é religioso, então é brasileiro;

    R  ==> B    
    V  ==> V  = V
    F  ==> V  = V
    V  ==> F  = F
    F  ==> F  = V
    • b) se Beto não é religioso, então pode ser brasileiro;

    ~R  ==> B    
    F  ==> V  = V
    V  ==> V  = V
    F  ==> F  = V
    V  ==> F  = F

    • c) se Carlos não é religioso, então não pode ser brasileiro;

    ~R  ==> ~B    
    F  ==> F  = V
    V  ==> F  = F
    F  ==> V  = V
    V  ==> V  = V
    • d) pode existir brasileiro que não seja religioso;

    B  ==> ~R    
    V  ==> F  = F
    V  ==> V  = V
    F  ==> F  = V
    F  ==> V  = V
    • e) se Ivan não é brasileiro, então não pode ser religioso.

    ~B  ==> ~R    
    F  ==> F  = V
    F  ==> V  = V
    V  ==> F  = F
    V  ==> V  = V
  • Desculpem a formatação, mas foi site que inseriu assim!
  • PREMISSA: “Todo brasileiro é religioso”.

    CONDICIONAL: Se é brasileiro, então é religioso.
    EQUIVALÊNCIA I DA CONDICIONAL: Se não é religioso, então não é brasileiro.    (INVERTE E NEGA)

    EQUIVALÊNCIA II DA CONDICIONAL: Não ser brasileiro ou ser religioso.    (NEGA1ª, MANTÉM2ª e TROCA POR ''OU'')



    GABARITO ''C''


ID
834466
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Todas as proposições abaixo envolvem implicações lógicas. A única que representa uma proposição VERDADEIRA é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar a lógica dessa questão?
    Pois sabe-se que na condicional o único caso em que a proposição será falsa, será quando a proposição antecedente for verdadeira e a consequente for falsa:

    a) (42 – 1 = 15) Imagem 002.jpg (50 + 1 = 6) 24;  
    Imagem 002.jpg F - Proposição VERDADEIRA
    42 - 1 = 15 
    ⇒ 41 = 15 ⇒ Falsa
    (50 + 1 = 6) 24 ⇒ (51 = 6) 24 ⇒ Falsa

    b) (52 + 1 = 26) Imagem 003.jpg (2 + 3 . 5 = 25);  
    Imagem 002.jpg F - Proposição VERDADEIRA
    (52 + 1 = 26) ⇒ 53 = 26  Falsa
    (2 + 3 . 5 = 25) ⇒ 17 = 25  Falsa

    c) (70 – 1 = 0) Imagem 004.jpg (110= 10);  
    Imagem 002.jpg F - Proposição VERDADEIRA
    (70 – 1 = 0) ⇒ 69 = 0  Falsa
    (110= 10) ⇒ Falsa

    d) (52 + 1 = 11) Imagem 005.jpg (2 + 3 . 5 = 25);  
    Imagem 002.jpg F - Proposição VERDADEIRA
    (52 + 1 = 11) ⇒ 53 = 11  Falsa
    (2 + 3 . 5 = 25) ⇒ 17 = 25 ⇒ Falsa

    e) (2 + 3 . 5 = 17) Imagem 006.jpg (12 + 1 = 3).  
     V Imagem 002.jpg F - Proposição FALSA
    (2 + 3 . 5 = 17) ⇒ 17 = 17  Verdadeira
    (12 + 1 = 3) ⇒ 13 = 3 ⇒ Falsa
  • Dani, 

    O seu raciocínio está correto, acredito que essa questão esteja incorreta ou foi anulada.
  • Dani

    Impossível explicar.

  • Segundo esse site http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=266559 a resposta correta seria a letra E, e tenho que concordar, pois a única "A única que representa uma proposição VERDADEIRA é" a "E":

    V F F   <--- tem uma proposição verdadeira, apesar da resposta ser falsa

  • Se realmente de acordo com o gabarito for E acredito que se trata de uma acondicional, daí sim estaria correto.

  • Vitória
    Em: 2+3.5=17 está correto. A multiplicação prevalece depois vc soma.
    Abraço.
  • por favor organizadores retire esta questão do site.......
  • Uma questão que aparentemente é fácil, eu acho que, na verdade, queria-se a proposição com resultado FALSO. Eu acredito que o estudo da lógica, deveria ser aplicado com exemplos mais reais e com uso no dia-a-dia. Imagina por exemplo se um servidor público se comunicasse numa instituição através desses tipos de exemplos? Seria o caos. Quem acha que o estudo da lógica deveria ser aplicado apenas em casos mais concretos vota em mim! Caso contrário, teremos esses tipos de erros nas provas da vida.... eles mesmos que se enrolam, e agente quebra a cabeça à toa.
  • Todas as proposições abaixo envolvem implicações lógicas. A única que representa uma proposição verdadeira é: 
    A)(42-1=15) F (50+1=6)24F = V estrutura condicional verdadeira e proposições falsas. 
    B)( 52 + 1= 26) F (2+3.5=25)F= V estrutura condicional verdadeira e proposições falsas. 
    C)(70-1=0) F (110=10)F= V estrutura condicional verdadeira e proposições falsas. 
    D)(52+1=11) F (2+3.5=25) F= V estrutura condicional verdadeira e proposições falsas. 
    E)(2+ 3.5=17) V (12+1=3) F= F estrutura condicional falsa com uma proposição verdadeira e uma falsa. 
    O Gabarito preliminar mostrou a alternativa D como verdadeira, mas nesta alternativa assim como nas alternativas A, B , C não possui preposições verdadeiras a única que possui uma preposição verdadeira como pede a questão é a letra E já mostrada acima. Portanto peço a troca de gabarito da letra D para a letra E.

    Bons estudos!
  • a letra E tem uma premissa verdadeira e uma falsa, mas a proposição tem valor falso
  • É essa questão foi muito mau elaborada.No meu ponto de vista.Fiquei se noção nenhuma nessa questão.Nesse caso esta pedindo  a única que apresenta uma proposição verdadeira não é?Aí sim dá a E e não a D.
  • Não compreendi essa questão. alguém poderia me explicar? Achei confusa.
    Desde  já agradeço.
  • Poxa, alguém do site deveria tomar alguma providência pois que tem algo errado nesta questão tem!!!!Acho que é o gabarito, pois eu concordaria com a letra E

    Até!!!

  • Demorei para entender o pq da letra E esta correta, mas consegui, é simples:
    e) (2 + 3 . 5 = 17) Imagem 006.jpg (12 + 1 = 3).   V Imagem 002.jpg F - Proposição FALSA
    (2 + 3 . 5 = 17) ⇒ 17 = 17  Verdadeira 3.5=15+2= 17 que é igual a 17.
    (12 + 1 = 3) ⇒ 13 = 3 ⇒ Falsa
  • Pessoal, vejam o recurso contra o gabarito no site da própria fundação que organizou o concurso: http://200.150.155.210/MAPA2010/Divulgacao/Recurnm.pdf

    Citação:
    "QUESTÃO: 22 (GABARITO A) QUESTÃO 23( GAB C) E 26 (GABA E)  RECURSO: DEFERIDO  JUSTIFICATIVA:  A questão 22, gab. A, que corresponde 23, gab. C e a 26, gab. E, deve ser anulada.  Houve um grave erro de impressão que deixou a questão completamente errada. Todos os  expoentes que existiam nas opções foram impressos erradamente. Por exemplo, 4 elevado ao  quadrado, que seria 42 , ficou impresso como 42. Assim sendo, a questão passou a ter várias  respostas corretas."

    Ou seja ... parem de ficar quebrando a cabeça porque houve problemas na impressão.
  • Humm... Erro de Impressão?
    Isso ai esta mais parecendo erro de digitação mesmo.

ID
834469
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

André, Bruno e Carlos se cotizaram para participar de um concurso e ganharam um prêmio de R$ 100.000,00

Sabendo-se que André participou com R$ 1.000,00, Bruno com R$ 800,00 e Carlos com R$ 700,00, pode-se dizer que a parte que coube ao Bruno na partilha do prêmio foi de:

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, questão que trata de uma divisão diretamente proporcional.
    Supondo que a parte que A, B, e C sejam respectivamente a parte que André, Bruno e Carlos receberam respectivamente e que A + B + C = 100.000.
    A/1000 + B/800 + C/700 = ( A + B + C ) / (1000 + 800 + 700 )
    A/1000 + B/800 + C/700 = 100.000/ 2500
    Como queremos achar o valor que Bruno recebeu, resolvemos então a seguinte igualdade:
    B/800 = 100.000/2500
    B/800 = 40
    B = 40 . 800
    B = 32000 que é o gabarito.

    Grande abraço, Deus é bom.
  • LETRA A - R$ 32.000,00
    André + Bruno + Carlos = 1.000 + 800 + 700 = 2.500

    Se Bruno participou com R$800,00 de um total de R$2.500,00, então  a sua parte do prêmio de
     R$100.000,00 será:
    800 ________ 2.500
    B __________ 100.000
    2.500 B = 800 x 100.000
    B = 800 x 40
    B = R$ 32.000,00
  • OPÇÃO (A)

    A+B+C = 100.000,00

    COLABORAÇÃO (ANDRÉ COM 1.000 , BRUNO COM COM 800, CARLOS COM 700)

    LOGO:

    A/100

    B/800

    C/700



    ENTÃO

    A/100 = B/800 = C/700  (OBSERVE QUE A+B+C = 100.000)

    SOMA EM CIMA E EM BAIXO:

    100.000/2.500 = 40

    B/800 = 40 ; LOGO BRUNO= 32.000

  • A+B+C=100.000
     
    1.000P+800P+700P=100.000
    2500P=100.000
    p=100.000
     _________
     
       2500
     
    p= 40
     
    B*P=800*40=3200
  • Outro modo de resolver questões assim é achando uma constante:

    Some o valor de participação de cada um deles: R$1.000,00 + R$800,00 + R$700,00 =  R$2.500,00

    Divida o valor do prêmio pelos 2.500,00 >> 100.000/2.500 = 40   >> CONSTANTE DE PROPORÇÃO

    Agora é só multiplicar a constante (40)  pela participação do Bruno(R$800,00) >> 40 x 800 = 32.000

    Espero ter ajudado,abraço!!!
  • P = 100.000

     

    André = 1000,00

    Bruno= 800,00

    Carlos= 700,00

     

    Soma todos = cortando os "zeros" pra facilitar: 10+8+7=25 

     

    100.000/25  = 4000

     

    B= 4000x8=32000

     

    GABARITO A

     


ID
834472
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A quantidade mínima de pessoas que devem estar num grupo para que se possa garantir que, pelo menos três delas, tenham nascido no mesmo mês é:

Alternativas
Comentários
  • 12 meses =1 para cada mês
    24 meses = 2 para cada mês
    25 meses= 2 para cada mes + 1 pessoa para um mês

    ou seja como a questão pede o MÍNIMO, então será 24 pessoas, supondo que 2 tenha nascido no mesmo mês e mais 1 pessoa para haver pelos 3 nascidos em um mês qualquer.
  • LETRA E - 25
    Utilizaremos o Método da PIOR HIPÓTESE para resolver a questão - Que seria cada pessoa nascer em um mês:
    Logo se tivéssemos 12 pessoas - Cada uma teria nascido em 1 mês
    Se tivéssemos 24 pessoas - Cada 2 teriam nascido em 1 mês
    Portanto para que seja garantido que 3 pessoas tenham nascido no mesmo mês seria necessário no mínimo 25 pessoas
  • É só isso a questão? ou tá faltando texto?

    Que questão mal elaborada, o fato de existir 25 pessoas num grupo não garante que 3 delas tenham nascido em um mesmo mês, as 25 podem ter nascido em dezembro, ou janeiro ou qualquer outro mês. aff é cada coisa.

  • EVERLIBIA o comando da questão está correto! esse conceito e conhecido como


    o conceito da casa dos pombos ou das gavetas de Dirichlet, ou seja,

    semelhante ao que nosso colega disse
    é dado pela pior das hipóteses, se você tem um grupo de 25 pessoas, é garantido que pelo menos"o mínimo"

    que 3 pessoas terá o aniversário no mesmo mês. porque 24 pessoas poderia ter o azar de cada uma fazer o niver em

    um mês diferente que será obrigatório ter duas pessoas que fará no mesmo mês, pois o calendário só tem 12 meses 12*2=24

    então com 25 é certeza que terá 3 pessoas com o niver no mesmo mês.



ID
834475
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

25 operários, trabalhando 9 horas por dia, gastam 20 dias para construir um muro de 500 metros. Para construir um muro do mesmo tipo, com 800 metros, uma turma de 20 operários, de mesma capacidade, trabalhando 12 horas por dia, levará:

Alternativas
Comentários
  • 25 operários----------9 horas---------20 dias------------500 metros
    20 operários---------12 horas----------X------------------800 metros
    20= 12 .  20 .  500 =   simplificando será   80/120=2/3    
    --      --    --   .  ---                                             2/3=20/X=60 
    X      9     25     800                                          
                                                                                        
    Resultado=60
    Avante!!
  • LETRA C - 30 dias
    No primeiro caso para construir um muro de 500metros:
    1 operário trabalhará: 20 dias x 9 horas/dia = 180 horas
    25 operários trabalharão: 180 horas x 25 = 4.500 horas (500 metros)

    Logo para construir um muro de 800 metros gastará:
    4.500 horas ______ 500 metros
    y (horas) ________ 800 metros
    500 y = 4500 . 800
    y = 9 . 800 = 7200 horas (800 metros)

    Assim, se temos 20 operários trabalhando 12 horas/dia:
    20 x 12 = 240horas/dia

    Por regra de três:

    1 dia ________ 240 horas
    z (dias) _____ 7.200 horas
    240 z = 7.200
    z = 30 dias

  • OPERARIOS      HORAS /DIA           DIAS      MTS           
          25                     9                           20         500
          20                     12                        X           800
    AGORA  ORGANIZANDO
    20       20      9       500       SIMPLIFICANDO
    X          25      12     800

    AS QUE FORAM INVERTIDAS E PORQUE SÃO DIRETAMENTE  PROPORCIONAL OU INVERSAMENTE E M RELAÇAO AO 20/X

    20       20      12       500  CORTA OS ZEROS PARA SIMPLIFICAR
    X          25      9     800


    20       20      12      5
    X          25      9        8
    -------------------------------------------------------------------
    20                 20               12                5
    ------     =       --------X     -----------X    -----------
    X                     25               9                 8

    20*12*5=1200
    25*9*8=1800

    AI VAI FICAR
         20       1200                      
    --------=   ---------           SIMPLIFICANDO
          X           1800



    -----------------------------------------------------------
         20          12                       
    --------=   ---------          
          X           18



    12X=18*12

    12X=360

    X=360/12

    X=30


     
  • Nesse exercício, temos uma regra de três composta, onde o n° de operários e a quantidade de horas trabalhadas são inversamente proporcionais em relação ao n° de dias. Em compensação, a altura do muro construído é proporcional em relação ao n° de dias, assim:

                                                   

    Montando a equação:

                                                            

    Letra C.



ID
834487
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:

Alternativas
Comentários
  • Para saber quantas placas são possíveis é preciso multiplicar cada um dos algarismos pela quantidade de possibilidades possíveis. Se as placas são três letra e quatro números faremos da seguinte maneira a primeira letra será B. a segunda poderá ser a letra A ou B ou C e assim sucessivamente.... até chegar a letra W. Então ao Abcdário completo tem 26 letras. A terceira letra também poderá ser desde da letra A até a letra W.Então se a placa fosse composta por apenas três letras sendo que: a 1° letra fosse B e as duas subsequentes de qualquer letra e qualquer ordem teríamos 676 possibilidades de placas diferentes. Como a placa tem mais 4 números sendo que o último será o número 9. teremos que multiplicar os outro 3 núreros restantes por 676 (que são as possibilidades de letras possíveis) Então no primeiro número podemos ter qualquer número de 0 à 9 (dez possibilidades).E sucessivamente com os dois números subsequentes. 
    Então para calcular as possibilidades popssíveis e necessário multiplicas o algariamos pelo número de possibilidades possíveis de cada algarismo.
    1° Letra 1 possibilidade.(Apenas a letra B)
    2° Letra 26 possibilidades.(A,B,C.....W)
    3° Letra 26 possibilidades.(A,B,C.....W)
    1° Número 10 possibilidades.(0,1,2...9)
    2° Número 10 possibilidades.(0,1,2...9) 
    3° Número 10 possibilidades.(0,1,2...9)
    4° Número 1 possibilidade. (Apenas o número 9)
    Agora é só multiplicar as possibilidades possíveis (1*26*26*10*10*10*1=676.000)
    Alternativa B 276.000
  • Olá amigos do QC, no nosso alfabeto temos 26 letras (sempre incluindo K, W, Y ) e 10 algarismos ( 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).
    A questão não faz qualquer restrição quanto ao uso de letras ou algarismos, mas pede o número máximo de placas,então temos que fazer o cálculo repetindo tanto letra quanto algarismo.
       B                                                          9
    -----     ----     -----    ----   -----    ----    -----
                26  x   26  x  10 x  10 x  10   =    676.0000 número máximo de placas de automóvel em nosso país, começando com B e terminando com 9.

    Grande abraço.
  • Olá amigos, trata-se de um arranjo simples, pois, a ordem importa.

    Sabemos que as possibilidades de:
    - Letras: 26 (quantidade de letras do alfabeto)
    - Algarismos: 10 (0 ... 9)

    O enunciado já informou duas posições fixas, começando com a letra B e terminando com o algarismo 9.

    Então, de 3 letras tiramos 1, ela já é fixa. E de 4 algarismos tiramos 1 que também já é fixo.

    Assim, 26*26 x 10*10*10 = 676.000

    Espero ter ajudado. =D
    Bons Estudos!!
  • Pelo enunciado, temos no total 7 posições na placa, sendo que duas delas possuem condições fixas, na primeira posição deve-se iniciar com a letra B e na última, deve-se finalizar com o número 9. Lembrando que temos 26 letras no alfabeto e 10 algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) logo:

    1 x 26 x 26 x 10 x 10 x 10 x 1 = 676.000

    Letra B.


  • Eu não entendi porque não vai diminuindo... 26 x 25 x 24... e 9x 8x7...

    Alguém poderia me explicar?


ID
834490
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Suponha que todos os professores sejam supersticiosos e que todos os supersticiosos sejam inteligentes. Pode-se concluir que, se:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta Letra E.
    Como a questão suponha que "todos os professores sejam supersticiosos e que todos os supersticiosos sejam inteligentes" Logo se deduz que: se a pessoa não é supersticiosa, logo ela não é professor. 
  • LETRA E
    P1: "todos os professores sejam supersticiosos" equivale a dizer "se é professor, então é supersticioso" (P  S), pois nos dois casos o conjunto dos professores está contido no conjunto dos supersticiosos
    P2: "todos os supersticiosos sejam inteligentes" equivale a dizer "se é supersticioso, então é inteligente" (S 
     I), pois nos dois casos o conjunto dos supersticiosos está contido no conjunto dos inteligentes

    Tem-se portanto as proposições equivalentes:
    P1': Se não é supersticioso, então não é professor (
    ¬ ¬P)
    P2': Se não é inteligente, então não é supersticioso (¬ ¬S)

    Logo pode-se concluir que: José não é supersticioso, logo José não é professor
  • Fica fácil resolver a questão se utilizarmos o Diagrama de Veins: [ Inteligentes ----- [ Supersticiosos ----- [ Professores ] ] ]

    Todos os professores são supersticiosos, então se José não é superticioso, logo não é professor.
  • Alguém pode me explicar poque não pode ser a letra B.
  • A letra B não pode ser pois: Segundo a questão, todo professor é supersticioso e não todo supersticioso é professor.

    Espero ter ajudado!

  • E pq não pode ser a A, já que João é inteligente então ele é superticioso....fiquei sem saber porque a A esta errada.
  • Oi Fernanda,

    A questão disse que todo superticioso é inteligente
    e não que todo inteligente é superticioso.
    Tente representar isso por conjuntos e você vai visualizar melhor.
  • Prof. = Sup.          Sup. # Prof.

    Sup. = Int.             Int. # Sup.

    Se José não é supersticioso, logo se ver que ele não é professor. Já que : Prof. = Sup. 

  • Dúvida

  • Por que não pode ser a letra D?

  • Re: Lógica Proposicional



    professor → supersticiosos →inteligentes

    (O Negativo anda para trás)
    não inteligentes → não supersticiosos → não professor.

  • Gab. E

  • Suponha que todos os professores sejam poliglotas e todos os poliglotas sejam religiosos. Pode-se concluir que, se:

    (A) João é religioso, João é poliglota.

    (B) Pedro é poliglota, Pedro é professor.

    (C) Joaquim é religioso, Joaquim é professor.

    (D) Antônio não é professor, Antônio não é religioso.

    (E) Cláudio não é religioso, Cláudio não é poliglota.


ID
834493
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão energética tem estado na pauta política e econômica do Brasil. Além da exploração do pré-sal, o etanol representa uma importante alternativa para a nossa economia. O etanol brasileiro é produzido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D. O Brasil é líder mundial na produção de etanol, biocombustível ecológicproduzido a partir da biomassa da cana-de-açúcar, fonte renovável de energia. A produção a um preço competitivo é resultado do conhecimento acumuladonos últimos 35 anos, aliado ao investimento em pesquisa e desenvolvimento.O Brasil domina o ciclo completo da produção do etanol e inovou aodesenvolver os motores flex fuel. Mesmo com essa liderança, o Brasil segue investindo em tecnologia e, agora, a grande aposta é o etanol de celulose. 
    Considerado o mais limpo do mundooetanol brasileiro, produzido a partir da cana, é fruto de muita pesquisa e investimento dosetor público e privado: das variedades de semente ao carro flex.

    FONTE - REVISTA BRASILIS
  • Gabarito D

    VERSÃO BRASILEIRA

    Usinas nacionais extraem dois tipos de álcool da cana-de-açúcar

    1- A maior matéria-prima do etanol brasileiro é a cana-de-açúcar. Ela chega às usinas em caminhões e é descarregada em esteiras rolantes. A primeira etapa da produção é a lavagem da cana, que recebe um banho de água que retira terra, areia e outras impurezas

    2- Após ser lavada, a cana é picada em pequenos pedaços para facilitar a moagem. Aqui ela passa também por baixo de um eletroímã, que se encarrega de retirar materiais ferrosos e outros componentes metálicos que possam danificar as máquinas

    3- O passo seguinte é a moagem, em que a cana é esmagada por rolos trituradores. Após a moagem, 70% da cana vira caldo, no qual está o açúcar de onde se extrai o etanol. Os 30% restantes são de bagaço - que pode ser queimado e gerar energia para a usina

    4- O caldo aqui ainda tem até 1% de impurezas sólidas, como areia, argila e pedacinhos de bagaço. Por isso ele é peneirado e segue para descansar em um tanque, onde, aos poucos, as impurezas se depositam no fundo - formando um lodo que serve como adubo

    5- Quando bem limpo, o caldo passa a ser chamado de caldo clarificado. Ele é aquecido para ser esterilizado e ficar livre das últimas impurezas. Depois é levado para as dornas, grandes tanques onde é misturado com um fermento específico

    6- O tal fermento tem microorganismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando em seguida gás carbônico e álcool. Essa etapa da fermentação dura de 4 a 12 horas, gerando um produto que se chama vinho fermentado

    7- As reações químicas provocadas pelo fermento também liberam energia, o que esquenta o vinho fermentado. Ele, então, precisa ser resfriado com água corrente - que circula em volta dos tanques sem entrar em contato direto com o vinho

    8- O vinho fermentado contém só 10% de álcool - o resto é basicamente água. Por isso, ele precisa ir para a destilação. Em diversos tanques, o vinho é aquecido até evaporar; depois é condensado e volta à forma líquida, mas com seus diversos componentes separados

    9- Da destilação sai o álcool hidratado, líquido com 96% de álcool. É ele que será vendido nos postos. Parte dele, porém, ainda passa por um processo de desidratação, virando álcool anidro (mais de 99,5% de álcool), que é misturado à gasolina como aditivo

    10- Os dois tipos de etanol produzidos, o hidratado e o anidro, são armazenados em tanques de grande volume. Lá, aguardam até serem retirados por caminhões-tanque, que levam o etanol para as distribuidoras comercializarem o produto com os postos


ID
834496
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Sexto maior parceiro comercial do Brasil, o país está muito próximo de ter seu ingresso no Mercosul aprovado pelo Congresso Nacional” (O Globo – 30/10/2009). O texto refere-se ao seguinte país:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. O Senado aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul. A votação foi apertada e provocou muita discussãoA votação no Senado foi equilibrada: 35 a 27, oito votos de diferença. Reflexo da resistência ao nome de Hugo Chavez. "Se não fosse o Chávez a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul seria muito mais fácil", afirma o Senador Renato Casagrande (PSB/ES) 
    "Não é excluindo a Venezuela que nós vamos levar a Democracia à Venezuela. Pelo contrário, é incluindo", disse o Senador, Romero Jucá (PMDB/RR) 
    O argumento do governo é que Chávez um dia vai deixar o poder e a Venezuela é um importante parceiro comercial, um dos maiores compradores de produtos brasileiros.  "É o sétimo parceiro comercial do Brasil, é o maior superávit que nós temos com o mundo, ou seja, temos superávit de R$ 4,6 bilhões nos negócios bilaterais", disse o líder do PT, Senador Aloísio Mercadante (SP). 

    FONTE - JORNAL DO GLOBO
  •  

    A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (31), no Palácio do Planalto, após a Cúpula Extraordinária do Mercosul, que o ingresso da Venezuela no bloco, oficializado nesta quinta-feira, tem significado histórico. Segundo a presidenta, a Venezuela vai fortalecer o bloco, que consolida-se como potência energética.

    “Foi uma honra e uma satisfação presidir esta reunião do Mercosul, que tem significado histórico. A Venezuela torna-se o 5º Estado Parte do Bloco. Esta é a primeira ampliação de nosso bloco, desde a sua criação, em 1991. Na qualidade de presidenta Pro Tempore do Mercosul, damos as boas-vindas ao povo venezuelano, por intermédio do presidente Hugo Chávez. Há tempos desejamos um Mercosul ampliado em suas fronteiras e com capacidades acrescidas”, disse.

    Segundo Dilma, o Mercosul inicia uma nova etapa com o ingresso da Venezuela, passando a contar com uma população de 270 milhões de habitantes e um PIB em torno de US$ 3 trilhões, o que representa cerca de 83% do PIB sul-americano e 70% da população da América do Sul. A presidenta disse ainda que Mercosul torna-se um dos principais produtores mundiais de alimentos e de minérios.

    Dilma também comentou a situação do Paraguai, suspenso provisoriamente do Mercosul por causa do processo político que levou, em junho deste ano, ao processo de impeachment do então presidente paraguaio Fernando Lugo. A suspensão vigora até abril de 2013, quando ocorrem as eleições presidenciais naquele país. Dilma disse esperar que o Paraguai normalize sua situação.

    “O governo brasileiro, assim como os demais países que integram o Mercosul, apresentamos com toda a clareza nossa visão no que se refere à situação no Paraguai. O que moveu a totalidade da América do Sul foi compromisso inequívoco com a democracia. Os países do Mercosul, assim como os da Unasul, têm agido de forma coordenada nessa questão com o sentido único de preservar e fortalecer a democracia em nossa região (…) Nossa perspectiva é que o Paraguai normalize sua situação institucional interna para que possa reaver seus direitos plenos no Mercosul”, afirmou.

    Fonte: Blog do Planato

  • A incorporação da Venezuela no Mercosul ocorreu em 31 de julho de 2012. Os países que compõem esse importante bloco econômico são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. 
  • Essa questão já está desatualizada, pois a Venezuela faz parte do Mercosul desde a suspensão do Paraguai que era o único país contra o ingresso da Venezuela como membro permanente.

ID
834499
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos meses, o país Honduras tem vivido momentos de incertezas políticas. Sobre a situação política de Honduras, analise as sentenças abaixo:

I. O governo brasileiro adotou uma política de neutralidade e distanciamento, não se pronunciando sobre as questões internas do país.

II. Os dois presidentes, o deposto e o interino, envolvidos na crise política, são do Partido Liberal.

III. A deposição do presidente hondurenho Roberto Micheletti foi um dos fatores da crise política.

IV. Um acordo foi selado, em fins de outubro do corrente ano, tendo como um de seus pontos a transferência da autoridade das Forças Armadas para o Supremo Tribunal Eleitoral.

Das sentenças acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D

    ERRADAS
    I. O governo brasileiro adotou uma política de neutralidade e distanciamento, não se pronunciando sobre as questões internas do país.
    Errada, vide Nota de Imprensa do Itamaray nº303

    "O Governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do Presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país...."

    III. A deposição do presidente hondurenho Roberto Micheletti foi um dos fatores da crise política.
    A deposição foi do José Manuel Zelaya

ID
834502
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Jornal do Comercio, em sua edição de 23 de novembro de 2009, noticiou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a impor sanções de comércio contra os Estados Unidos da América (EUA). Esta questão está relacionada ao seguinte fato:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B.  A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil nesta quinta-feira (29 DE NOVEMBRO DE 2009) a impor sanções retaliatórias de comércio contra os Estados Unidos, relacionadas à disputa entre os dois países sobre os subsídios norte-americanos ao algodão.
    Mas o Brasil ainda não está pronto para aplicar as sanções. No momento o país avalia uma lista de produtos dos EUA que podem ser alvos das sanções e também o montante que seria adequado na retaliação.

    A ação formal do órgão de solução de controvérsias da OMC (DSB) deixa o Brasil a um passo de retaliar os Estados Unidos, o maior exportador de algodão do mundo, no processo que já dura 9 anos.
    A redução do subsídio ao algodão de países ricos é considerada pelos países em desenvolvimento como o teste decisivo dos esforços para a reforma do sistema mundial de comércio na Rodada de Doha, com produtores africanos, em particular, batalhando por uma mudança radical.
    O pedido do Brasil de impor as sanções, depois da decisão favorável da OMC em 31 de agosto, responde a falha dos Estados Unidos em cumprir com as determinações da organização.


ID
834505
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O PROGER RURAL tem como um de seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.
    Proger Rural

    O Programa para Geração de Emprego e Renda Rural é voltado para o produtor rural e para a agroindústria, de micro e pequeno porte, além de cooperativas, cujos integrantes sejam de micro e pequeno porte. Foi criado pelo Governo Federal em 1995, com o objetivo de promover o desenvolvimento das atividades rurais dos pequenos produtores e proporcionar o aumento da renda e a geração de emprego no campo.
    A finalidade é a abertura de crédito fixo para financiamento das despesas de custeio e investimento dos produtores rurais.


    FONTE - BANCO DO BRASIL

ID
834508
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O servidor público Y, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou-se embriagado no serviço, violando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao referido servidor pela Comissão de Ética é a de censura, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o decreto 1.171/94:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Portanto, assertiva C correta.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio =  sucesso.

  • DECRETO 1171
    VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO:
    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente. 
    Capítulo II 
    DAS COMISSÕES DE ÉTICA
    XXII A pena aplicavél ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por TODOS os seus integrantes, COM CIÊNCIA DO FALTOSO

    BONS ESTUDOS ;)
  • Resposta:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • O que seria ciência do faltoso?

  • Olá! Alguém poderia explicar o termo "com ciência do faltoso". Ficaria muitíssimo grata.


    Abçs.

  • Pessoal, a "ciência do faltoso" ao meu ver é somente a ciência de quem cometeu a falta que contra ele estará sendo aplicada a penalidade de censura e que todos os integrantes da comissão de ética assinaram o parecer sobre a falta cometida pelo mesmo
    ou seja, não poderá ser aplicada a penalidade pela comissão se quem cometeu não estiver ciente do procedimento.
    Espero ter ajudado.

    FOCO, FORÇA E FÉ....

  • Letra "C" pois no que diz o decreto 1.171 das comissões de ética xxii A pena aplicável ao servidor público pela comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer,  assinado por todos os seus integrantes,  com ciência do faltoso. "Faltoso" seria a pessoa que estaria sendo censurada! 


ID
834511
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 4.504, de 30/11/64, dispõe: “Entende-se que o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país”. O disposto na referida Lei diz respeito à:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 1° § 2º Entende-se por Política Agrícola o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país.


ID
834514
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Decreto nº 6.029, de 01/02/07, poderá(ão) provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 11 do referido Decreto:

    "Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal."

    Espero ter ajudado.
  • valeu professor

  • Atenção que o decreto só fala "pessoa jurídica de direito privado"


    cuidado para não cair nas pegadinhas futuras que o cespe pode inventar...

  • Esse lance de sujeito prejudicado não existe no decreto 6.029/ 2007. Art. 11

  • Provocar atuação (CEP)

    qualquer cidadão

    - agente público

    - pessoa jurídica direito privado*

    - associação

    - entidade de classe

  • e) qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe.

  • Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 

    Parágrafo único.  Entende-se por agente público, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta. 

  • Art.11. Qualquer cidadão,agente público,pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou da comissão de ética,visando à apuração da infração ética imputada a agente público,órgão ou setpr específico de ente estatal.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 

    Parágrafo único.  Entende-se por agente público, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta. 

    FONTE:  DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007.

  • Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 


ID
834517
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

De acordo com o art. 52 da Lei 8.078, de 11/09/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, quanto ao fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre os dados abaixo, EXCETO sobre:

Alternativas
Comentários
  • V - Soma total a pagar, com e sem financiamento.

  • Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:


     I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;

     II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;

     III - acréscimos legalmente previstos;

     IV - número e periodicidade das prestações;

     V - soma total a pagar, com e sem financiamento.

  • De acordo com o art. 52 da Lei 8.078, de 11/09/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, quanto ao fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre os dados abaixo, EXCETO sobre: 

    Código de Defesa do Consumidor:

      Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:

            I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;

            II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;

            III - acréscimos legalmente previstos;

            IV - número e periodicidade das prestações;

            V - soma total a pagar, com e sem financiamento.

            § 1° As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação.

            § 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

            § 3º (Vetado).

    A) preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional; 

    CDC:

    Art. 52, I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;

    Correta letra “A".

    B) soma total a pagar, somente sem financiamento; 

    CDC:

    Art. 52, V - soma total a pagar, com e sem financiamento.

    soma total a pagar, com e sem financiamento; 


    Incorreta letra “B". Gabarito da questão.

    C) acréscimos legalmente previstos; 

    CDC:

    Art. 52, III - acréscimos legalmente previstos;

    Correta letra “C".

    D) número e periodicidade das prestações; 

    CDC:

    Art. 52, IV - número e periodicidade das prestações;

    Correta letra “D".

    E) montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros. 

    CDC:

    Art. 52, II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;

    Correta letra “E".


    Gabarito B


ID
834520
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O servidor Tínio, da Secretaria de Produção e Agroenergia, leu um documento do servidor Fico, no qual este mencionava um determinado órgão colegiado cuja sigla é CDPC. A sigla CDPC significa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D. Com a extinção do IBC, em 1990, as instituições que trabalhavam com café sentiram a necessidade de se organizarem e terem um direcionamento em suas atividades de pesquisa para otimização dos resultados. Assim foi criado, em 1996, o Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O CDPC tem a finalidade de formular as políticas públicas concernentes à produção, comercialização, exportação e marketing , bem como de estabelecer um programa de pesquisa agronômica e mercadológica para dar suporte técnico e comercial ao desenvolvimento da cadeia agroindustrial do café.
    FONTE - EMBRAPA

ID
834523
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O concursando Anésio mostrou-se interessado em se inscrever no concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sem saber quais eram os requisitos básicos para investidura em cargo público. Consultou a Lei 8.112, de 11/12/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das fundações públicas federais e descobriu que, conforme o art.º 5 da referida Lei, a idade exigida é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA B.

    LEI 8.112/90 - Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

            I - a nacionalidade brasileira;

            II - o gozo dos direitos políticos;

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

            V - a idade mínima de dezoito anos;

            VI - aptidão física e mental.

  • b) correta

     Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

            I - a nacionalidade brasileira;

            II - o gozo dos direitos políticos;

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

            V - a idade mínima de dezoito anos;

            VI - aptidão física e mental.

  • O segundo comentário foi desnecessário.
  • essa banca é uma Mãe.KKK
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.112/90.

    Art. 5º, Lei 8.112/90. São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    Assim:

    A. ERRADO. Mínima de vinte e um anos.

    B. CERTO. Mínima de dezoito anos.

    C. ERRADO. Mínima de dezesseis anos.

    D. ERRADO. Máxima de sessenta anos.

    E. ERRADO. Máxima de sessenta e cinco anos.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
834526
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede, terá de prazo, contados da publicação do ato, de acordo com a lei 8.112, de 1990:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90: 

    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

  • c) correta

     Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento. (Parágrafo renumerado e alterado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 2o  É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no caput.  (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Para os não-assinantes:

     

    Lei 8.112/90: 

    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 18º da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.            

    §1º Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento.            

    §2º É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no caput.             

    Por exemplo: se um Auditor da Receita Federal do Brasil for removido de uma unidade em Brasília para outra em Florianópolis, ele deverá receber um prazo de 10 a 30 dias para apresentar-se na nova sede e iniciar o exercício de suas atribuições. Contudo, o servidor poderá declinar (abrir mão) do prazo previsto.

    Diante do dispositivo legal sobredito, acertada a alternativa “C”.

    Dicas:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.


ID
834529
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas, da alimentação, entre outros, em todos os níveis – praticamente tudo depende das organizações. As organizações transformam recursos em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos:

Alternativas
Comentários
  • d) correta.
    Eficácia e Eficiência. A primeira trata da parte que diz "uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários" e a segunda "e das pessoas que mobilizaram os recursos". 

    Eficácia consiste em fazer a coisa certa, relacionando-se com o atingimento do objetivo. Se desejamos fazer algo e atingimos o êxito nesse projeto, seremos eficazes.
    Eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemos as coisas. É como fazemos, o caminho, o método.
  • Resposta letra D.

    EFICÁCIA: essa palavra é usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quando mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.

    EFICIÊNCIA: é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de forma econômica seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é.

    Bons estudos!!
  •  ?
  • D) eficácia e eficiência;
    Ter eficácia cumprindo metas e fazendo o que é certo, e ter eficiência fazendo não só o que é certo mas também alcançando o obejtivo.


  • LETRA D CORRETA

    Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;

    Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);

    Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.

  • eficácia e eficiência;


ID
834532
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores, os quais determinam a estrutura de informações e os procedimentos de trabalho. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que tenha como resultado produtividade e motivação ótimas. A fim de que permita capacidade inovadora, a estrutura organizacional deve ter as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • b) correta
    Adaptabilidade - ser flexível às perspectivas da organização;
    Senso de identidade -  saber o que a organização é e o que a mesma procura ser.
    Perspectiva exata do meio ambiente - saber o que está se passando pelo "mundo" da organização e identificar oportunidades e ameaças.
    Integração dos participantes - O planejamento atinge toda a organização e os processos.
  • Adaptabilidade: capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. E, para ser adaptável, a organização deve:
                        - ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades;
                        - ser receptiva e transparente a novas idéias, sejam elas intra ou extraorganizacionais.

    Senso de identidade: o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, bem como a compreensão e compartilhamento dos objetivos da organização por todos os seus participantes. Aqui não há lugar para alienação do empregado, mas para o comprometimento do participante.

    Perspectiva exata do meio ambiente: uma percepção realista a uma capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.

    Integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico.

    Reposta letra B.

    Bons estudos!!
  • Concordo que o gabarito é a letra B por considerar a alternativa "menos ruim", mas discordo da ideia de perspectiva exata do meio ambiente. Não dá para adivinhar tudo, eliminar incertezas.

  • Uma estrutura organizacional não pode ter como característica em sua base "reação inflexível", desse modo, já eliminamos: A; D e E. Ficando para avaliação apenas a B e C. Na alternativa C ele traz a característica "individualismo dos participantes", já eliminariamos essa também, sobrando apenas o gabarito, alternativa B. 

    #Fé #Força e #Objetividade


ID
834535
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações não são recentes. Existem desde os faraós e os imperadores da antiga China. A igreja elaborou a sua organização ao longo dos séculos, e os exércitos desde a Antiguidade desenvolveram formas de organizações. Com o desenvolvimento da humanidade, um número crescente de organizações foi sendo solicitado para atender às crescentes necessidades sociais e humanas. Atualmente a sociedade moderna tem tantas e diversas organizações que se torna necessário todo um conjunto de organizações secundárias para ordená-las e controlá-las, como a maioria dos órgãos públicos. Dentro da organização social, as pessoas são destinadas a certos papéis. PAPEL é o nome dado igualmente:

Alternativas
Comentários
  • e) correta.
    PAPEL nesse sentido deve ser entendido como obrigações, atitudes e comportamento social.
    No Processo Organizacional - PODC, a função Dirigir é responsável pela cadeia de comando, da divisão do trabalho, bem como da amplitude de controle de uma organização. Por ser nesta fase que se define a hierarquia da instituição, esta acaba por estabelecer a amplitude de controle, sendo esta a quantidade de membros que cada gestor tem pra controlar, ou seja, saber mandar e saber receber ordens é fundamental para manter-se vivo no trabalho.
    Quanto mais departamentalizada (horizontalizada) for uma organização, maior será a amplitude de controle. Quanto mais hierarquizada (verticalizada), menor será a amplitude de controle.
    A Direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre os indivíduos.
  • As organizações sociais são as conseqüências da necessidade que o homem tem de relacionar seu comportamento com os comportamentos dos outros, a fim de poder realizar seus objetivos. Em toda organização social encontramos elementos - que são os comportamentos, isto é, as respostas dadas a determinado estímulo - e estrutura - que são as categorias de comportamentos ou conjuntos de comportamentos agrupados. Dentro da organização social, as pessoas são destinadas a certos papéis. Papel é o nome dado a um conjunto de comportamentos solicitados a uma pessoa. Papel é a expectativa de desempenho por parte do grupo social e conseqüente internalizarão dos valores e normas que o grupo explícita ou implicitamente prescreve para o indivíduo. Muitas vezes, o papel prescrito para um indivíduo é reforçado pela sua própria motivação em desempenhá-lo eficazmente. Como cada pessoa pertence a vários grupos e a várias organizações, desempenha diversos papéis, ocupa muitas posições, suporta igualmente grande número de normas diferentes.

    Resposta letra "e".

    Bons estudos!

    Fonte: http://equipe6adm.blogspot.com.br/2010/05/o-individuo-e-organizacao-na-visao-dos.html
  •  e)

    a um conjunto de comportamentos EM uma determinada posição dentro do sistema social.

     


ID
834538
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas pesquisas têm sido realizadas para averiguar o estilo de liderança mais adequado para promover um desempenho eficaz do trabalho. Esses resultados inconsistentes têm levado as pessoas a considerar a situação em que o líder e os subordinados operam. Associando o estilo de liderança e o desempenho do grupo, Fiedler notou a presença de variáveis situacionais e identificou três dimensões situacionais que influenciam a liderança eficaz: relação líder/membros, estrutura da tarefa e poder da posição do líder. Entende-se por poder da posição do líder o:

Alternativas
Comentários
  • d) correta
    O Modelo de Fiedler propõe que a eficáciado desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. 
    Quanto melhor a relação lider - liderado, mais alto o grau da estrutura da tarefa e mais forte o poder de posição, mais controle o líder tem.
  • Fiedler iniciou a era da contingência situacional em meados da década de 60. Fiedler indentifica três dimensões contigenciais ou situacionais que determinam a eficácia da liderança:

    1.Relação líder - liderados: o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm por seu líder. 
    2. Estrutura da tarefa: o grau de estruturação e formalização dos procedimentos e das tarefas no trabalho.
    3. Poder da posição: o grau de influência que um líder tem sobre variáveis como o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e
    aumentos salariais. 

    Bons estudos!
  • letra "d" é a correta.

    Vamos analisar o que diz Fiedler:

    A relação da  EFICÁCIA DO DESEMPENHO DEPENDE DA ADEQUAÇÃO ENTRE ESTILO DO LÍDER E O GRAU DE CONTROLE.

    Temos 3 situações:

    1- RELAÇÃO LIDER X SEGUIDORES: Essa situação fala do grau de ACEITAÇÃO do líder perante seus seguidores. Se for alta, o líder terá maior grau de confiança, credibilidade e respeito

    2-GRAU DE ESTRUTURAÇÃO DA TAREFA: aqui seria quão bem definida a tarefa pode ser. Quanto mais bem detalhada, definida for, mais favorável ao líder

    3-PODER DA POSIÇÃO: aqui se fala da questão da AUTORIDADE FORMAL, logicamente entre líder e liderados


ID
834541
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sociedade moderna envolve um contínuo crescimento e evolução das organizações em formas bastante variadas, cumprindo papéis diversos. A sociedade está em contínua evolução. As organizações formais constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade. Cada organização é restringida por recursos limitados, e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem. Quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o maior resultado, pode-se dizer que é obtida a:

Alternativas
Comentários
  • a) correta
    Eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemos a coisa. Ela está presente na economia dos meios, no menor consumo de recursos dado um determinado grau de eficácia.
    A eficiência está diretamente relacionada com o conceito de economicidade, ou seja, fazer mais com menos, sem perder a qualidade.
  • Eficiência= utilizar os recursos de forma adequada para o alcance dos objetivos.

    Eficacia= atingir as metas. 

  • LETRA A CORRETA

    Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;

    Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);

    Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.


ID
834544
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere o conceito: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, é o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • c) correta
    Cultura Organizacional se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização e que difere de uma para outra. Ela é composta pelos seguintes níveis: 1) Artefatos visíveis; 2) Padrões; 3) Valores e crenças e 4) Artefatos invisíveis.
  • GABARITO - LETRA C


    http://www.treebranding.com/site/images/stories/oca.jpg
  • INVESTIGAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

    1. Relação com o seu Ambiente: componentes físicos da instituição;
    2. Natureza da Realidade da Verdade: mitos, histórias;
    3. Natureza da Natureza Humana: caráter, temperamentos;
    4. Natureza da Atividade Humana: comportamento, atitudes;
    5. Natureza dos Relacionamentos Humanos: conflitos.


     
  • O conceito de cultura organizacional diferente do próprio termo "cultura" em si, possui um sentido mais antropológico, explorando o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. A cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, como se fosse um tipo especial de diretriz ou preceito que irá direcionar o comportamento das pessoas e suas atividades.

  • Cultura Organizacional = Crenças e valores presentes na organização.

  • GABARITO - LETRA C.

    Segundo Blechard é o conceito de cultura organizacional.

    O conceito de cultura organizacional diferente do próprio termo "cultura" em si, possui um sentido mais antropológico, explorando o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. A cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, como se fosse um tipo especial de diretriz ou preceito que irá direcionar o comportamento das pessoas e suas atividades.

  • LETRA C CORRETA

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.


ID
834547
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por:

Alternativas
Comentários
  • c) correta

    A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.

            As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

  • A questão é enorme  chegaNDO até intimidar , mas na hora a gente vê que não é nada difícil.

     


ID
834550
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

Alternativas
Comentários
  • e) correta
    Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
    a) se observam as regras da gramática formal, e
    b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
    É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
  • A letra "d" diz a mesma coisa da letra "e". Portanto, as duas são corretas.

    d) não se observam as regras da gramática informal =  se observam as regras da gramática formal
         não se emprega um vocabulário incomum = emprega-se um vocabulário comum

  • Padrão culto é a forma mais correta de se escrever frases, textos. etc. Temos vários níveis, e este, de todos é o " perfeito", onde são feitas todas as concordâncias de forma correta, permitindo a quem ler, entender com facilidade o assunto em questão.


  • Concordo com a Anne!!!

    Acho que nem os examinadores viram esse erro hahahahahaha...

  • Essa questão vale 2 pontos!

    rsrsrsrs

  • Gab.: E

    A letra D não esta correta porque não existe gramática informal, a gramatica é unica e formal, diferente da linguagem que pode ser formal ou informal.