SóProvas



Prova FDC - 2014 - FIOCRUZ - Analista em Gestão de Saúde - Gestão de Infraestrutura


ID
1412671
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre o Estado Patrimonial e o Estado Contemporâneo três momentos bastante característicos de implementação do Estado Moderno podem ser demarcados: seu nascimento e consolidação; a crise do Estado; e os movimentos de reforma do Estado. Por se tratar de um processo, a implementação do Estado Moderno ocorre de forma muito variada em diversos contextos. Sobre esse processo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Estado de bem-estar social, ou Estado-providência, ou Estado social, é um tipo de organização políticaeconómica e sócio-cultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e económica do país, em parceria com empresas privadas e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.

    Wikipedia

    A CF/88 visa promover o Estado de Bem-Estar Social no Brasil, dando ênfase à atuação estatal nas áreas de saúde e educação, através das normas programáticas.

    GABARITO C


ID
1412674
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O contexto atual em que se desenvolve a atuação do Estado é complexo. A emergência de problemas globais relacionados ao clima, à segurança, à saúde, o alastramento das democracias e dos valores democráticos, o avanço das tecnologias de comunicação e informação, a multiplicação das inter-relações e interdependências, a retomada das relações entre iniquidades e crescimento são algumas das dimensões centrais do debate sobre a orientação global dos modelos de desenvolvimento de um país e de intervenção do Estado. Neste contexto é correto afirmar quanto às relações entre o papel do Estado no desenvolvimento e a administração pública que:

Alternativas
Comentários
  • Fui pela mais óbvia: b, porém não identifico erro na alternativa e. Alguém saberia explicar?

  • Acredito que tanto a letra "c" (desenho institucional) quanto a letra "e" (atuar diretamente sobre suas estruturas organizacionais) dão a entender que o estado irá realizar por si só as mudanças, sendo agente executor.

    A letra "b" vai em outra direção, a do estado catalisador, impulsionando o setor privado.

     

    Considerei assim para responder.

  • Também não encontrei erro na alternativa E.


ID
1412677
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre as características identificáveis na cultura das organizações públicas brasileiras encontram-se a burocracia, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a descontinuidade e a ingerência política. Essas características interferem no modo como os trabalhadores atuam nessas organizações. NÃO constitui um dos traços da cultura histórica do funcionalismo público brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Para chegar ao gabarito E), entendi que as duas gestões anteriores tinham como uma das disfunções a ausência de accountabiliy. Esta é uma característica do gerencialismo.


ID
1412680
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Após as reformas administrativas de primeira geração, decorrentes da crise dos anos 70 e 80 e que visavam o enxugamento do Estado e a transposição de métodos da iniciativa privada para a área pública, uma nova onda de reformas trouxe a revalorização do Estado como garantidor do interesse coletivo, com um papel mais regulador e preocupado com melhor posicionamento em uma economia globalizada. NÃO constitui uma das características essenciais desta nova onda de reformas administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

    rticipação nos destinos dos governos. Portanto, não se podia mais “depender” do arbítrio de um só indivíduo.

    Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.

    Continuando, as características principais da Burocracia são:

    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.

    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.

    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).

    O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

    Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.


ID
1412686
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:

Alternativas

ID
1412698
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atua sobre as condições limitadoras e promotoras do desenvolvimento potencial das pessoas na organização, especialmente sobre as condições básicas para uma aprendizagem coletiva solidária; assume as condições de aprendizado como fatores propulsores ou realizadores do potencial de crescimento das pessoas; aposta na capacidade coletiva para moldar as mudanças. Na abordagem da liderança como potencial de aprendizagem coletiva, de Peter Senge (2000), estas são algumas habilidades do líder caracterizado com a metáfora:

Alternativas
Comentários
  • letra c. oq q é isso? kkk nunca tinha ouvido falar de líder jardineiro kkk 

  • O problema da administração é a sua subjetividade. Pode-se interpretar suas peculiaridades de várias formas. Nunca li em livro algum sobre esse líder-jardineiro.

  • Também pudera, olha só o nome da banca: FDC → Fim De Carreira

  • HAHAHAHAHAHAHHAHA

  • LÍDER JARDINEIRO? OI? tem banca que é melhor nem responder a questão, você acaba desaprendendo. 

  • Esse tipo de líder é bastante útil para uma floricultura.

  • Gente o q é isso?


ID
1412701
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os três blocos principais de implantação da Gestão Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o alinhamento da arquitetura organizacional implementadora e a implantação de mecanismos de monitoramento e avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na construção da agenda estratégica:

Alternativas

ID
1412707
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar valor público a partir de três tipos de enfoques: estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três aspectos fundamentais para a criação de valor público:

Alternativas

ID
1412716
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 11.079/ 2004, que estabelece as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, há um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas para instituição destes arranjos. NÃO consta na Lei como uma das diretrizes estabelecidas:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 4o Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:


      I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

      II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

      III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

      IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

      V – transparência dos procedimentos e das decisões;

      VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

      VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.

  • GABARITO: C

    Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:

    I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

    II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

    III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

    IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

    V – transparência dos procedimentos e das decisões;

    VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

    VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.


ID
1412719
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 11.079/ 2004, o contrato de parceria público-privada:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);

    Art. 5o As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever:

      I – o prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação;


    b) ERRADA. Vide alternativa a.


    c) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

      § 2o Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.


    d) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.


    e) ERRADA. Vide alternativa a.


  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.


    A Lei determina que o valor não seja INFERIOR a R$20 milhões (a questão diz que deve ser SUPERIOR). OU seja, pode sim ser 20 milhões.


    a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);


  • MUDANÇA LEGISLATIVA!!!

     

    § 4º É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

    ***I - cujo valor do contrato seja inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais); (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.529, de 4/12/2017)

    II - cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos; ou

    III - que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

     


ID
1412728
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O servidor público Sérgio recebeu pedido de informações sobre terceirização de mão de obra em sua instituição pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em conformidade com a Lei 12.527 / 2011, chamada Lei de Acesso à Informação Pública. No entanto, ciente de movimentos de empregados terceirizados que pretendiam entrar na justiça contra o órgão, julgou por bem omitir certas informações, que poderiam prejudicar sua instituição, ainda que estas informações não estivessem classificadas como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Sobre a conduta do servidor é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta.

  • Qual o erro da D? Questão mal formulada.

  • § 4o  A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no art. 1o, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei.(Art. 32.  Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar: recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa). Além disso, Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os DIREITOS DE OBTER: VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.

    Minha primeira contribuição. Espero ter ajudado.

  • complementando....ART 6º ....o responsável pela guarda da informação terá prazo de 10 dias para se justificar e indicar testemunhas....


  • Rafael Pinheiro...:

    A conduta é considerada ilícita conforme o Art. 32 da Lei 12.527/2011 e inadequada conforme o Art. 116, V, da Lei 8.112/1990.

    Lei 8.112/90: 

    Art. 116 São Deveres do Servidor:

    .

    .

    .

    V - Atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;


ID
1442110
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No modelo do Estado-contratual ou Estado-síntese, que tomou corpo com as reformas administrativas em inúmeros países da OCDE, o procedimento contratual (ou a contratualização) é componente-chave. Quanto a este procedimento deve-se observar os seguintes requisitos:

I - Regras claras (resultados esperados, o que é negociável ou não, como gerenciar conflitos e riscos).
II - Regras negociadas.
III - Abordagem corajosa de punições ao mau desempenho, e de premiação ao desempenho.
IV - Apoio incondicional dos gerentes, uma vez aceitas as normas.
V – Especificação detalhada de tudo que envolve o contrato e obrigação dos funcionários e organizações de prestar contas desses detalhes.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas

ID
1442119
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Lawuler (1996), as três principais fontes de vantagem competitiva são a tecnologia, a arquitetura organizacional e as pessoas. Assim, a sustentação de patamares crescentes de excelência somente é possível se o olhar gerencial estiver centrado nos fatores pessoais e organizacionais que afetam o desempenho obtido. O alinhamento do desempenho humano ao organizacional passa então a ser um dos principais desafios para as organizações públicas que almejam a excelência.

Avalie se para a promoção deste alinhamento pode-se afirmar que:

I – é necessário que o trabalhador saiba o que se espera dele. A definição prévia e clara de objetivos corporativos, metas de unidade e objetivos de equipe/ unidade de trabalho é fator crítico de sucesso.
II - o processo de negociação de metas com os funcionários torna-se mais compreensível quando toda a equipe participa das etapas de enquadramento estratégico e definição de objetivos da organização.
III – deve-se evitar a interferência da subjetividade nos processos avaliativos.
IV – metas de desenvolvimento individual não devem ser consideradas no processo de pactuação.
V – as condições de trabalho são elementos-chave tanto na pactuação de metas quanto na avaliação do desempenho do funcionário.

Sobre as afirmativas, pode-se dizer que somente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A = As empresas procuram desenvolver pessoas em busca de vantagem competitiva. Segundo  Chiavenato (2010, p. 204), a vantagem competitiva “é constituída por todos os fatores que  fazem diferenciar seus produtos e serviços dos seus concorrentes e ampliar a sua posição no  mercado”. Um desses fatores que pode diferenciar uma organização de outra é a competência  de seus funcionários, portanto, desenvolver pessoas pode ser uma fonte de vantagem  competitiva.

  • O brabo tem nome!


ID
1442122
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas, avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais nas afirmativas a seguir:

I - A política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.
II - A política pública envolve vários atores e níveis de decisão, embora seja materializada através dos governos, e não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes.
III - A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.
IV - A política pública é uma ação intencional, com objetivos a serem alcançados.
V - A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é uma política de longo prazo.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas

ID
1442125
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Antes da realização da concretagem de um bloco de fundação, verificou-se que a armadura não foi colocada da forma como estava descrita na planta entregue aos funcionários que realizaram o serviço. Pode-se dizer que o que ocorreu foi uma falha do tipo:

Alternativas

ID
1442131
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao longo de todo o processo de realização de uma obra, é necessário um rigoroso controle técnico, administrativo e financeiro. Como medidas associadas ao controle administrativo da obra, podem-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Teste de equipamentos => Controle técnico

    Controle de contras a pagar => Controle financeiro

    Relatório diário da obra, folha de ponto semanal e planilha de medição => Controle ADM

    GABARITO: Letra A)


ID
1442134
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Será concretado um pilar cilíndrico de concreto armado, com raio de 0,5m e altura de 5m. A taxa de armadura dessa peça é de 200 kgf/m3 .
Desprezando-se eventuais desperdícios, e adotando-se a aproximação π = 3,14, as quantidades de concreto e aço que serão utilizados para a execução desse pilar são, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Volume do cilindro = (pi x r²) x h

    Volume = (3,14 x 0,5²) x 5

    Volume = 3,95 m³ -> Quantidade de concreto

     

    Quantidade de aço

    1 m³ -> 200 kgf

    3,95 m³ -> x kgf

    x = aproximadamente 785 kgf de aço.

     

    Para realizar coisas grandes, comece pequeno.


ID
1442140
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para controlar a qualidade dos tijolos recebidos para a execução de uma obra, decidiu-se adotar um procedimento que consiste nas seguintes etapas:

- selecionar 50 tijolos dentre o lote de 2000 tijolos entregues.
- realizar testes nestes 50 tijolos, para verificar se atendem as especificações.
- o lote é rejeitado se mais de 10% dos tijolos verificados estiverem fora das especificações.

Após a realização desse teste, verificou-se que 8 tijolos não atenderam às especificações. O responsável pelo recebimento desse material deve:

Alternativas

ID
1442146
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um caminhão de transporte de material é utilizado para transportar tijolos e sacos de cimento. Se for carregado apenas com cada um dos tipos de material, sua capacidade é de 1000 tijolos ou 80 sacos de cimento. Se o total de material a ser transportado é de 4250 tijolos e 350 tijolos, e podem ser carregados tijolos e sacos de cimento no mesmo caminhão, o número de viagens necessárias para o transporte de todo o material será de:

Alternativas
Comentários
  • 4250 = 4x1000 + 250 (5 viagens)

    350 = 4x80 + 30 (5 viagens)

    a última viagem dos tijolos pode incluir o carregamento de sacos de cimento, logo 9 viagens.

    Porque foi anulada?


ID
1442149
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Deve-se transportar até um bota-fora 1500 m3 de material argiloso, resultante de escavações em uma obra. O peso específico do material é de 1,8 tf/m3 e a capacidade de carga de cada caminhão é de 10,8t. Sabendo-se que o custo total de cada viagem, já incluindo carga, distância de transporte e descarga, é de R$10,00, o orçamento total para esse tipo de serviço será de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Obra – transportar – quantidade de argila = 1500m3.

    Peso específico de todo o material argiloso = 1,8Tf/m3.

    Capacidade de carga de cada caminhão = 10,8T.

    Custo da utilização de cada caminhão = R$10,00.

    Fazendo a regra de três abaixo temos:

    1,8Tf – 1m3.

    X – 1500m3.

    X = 1500*18/10 = 2700Tf.

    Todo o material argiloso pesa = 2700Tf.

    Para descobrirmos quantas viagens o caminhão de capacidade de 10,8T vai fazer para retirar todo o material argiloso da obra, basta dividirmos 2700 / 10,8 = 250 viagens que o caminhão vai precisar fazer para retirar todo o material argiloso da obra.

    O custo total da retirada de todo o material argiloso da obra = 250*10 = R$2500,00.


ID
1442155
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um trator possui capacidade de corte da lâmina igual a 3,0m3 , tempo de ciclo igual a 2 minutos e eficiência de 80%. Sabendo que esse trator pode operar 10 horas por dia e irá realizar uma operação na qual irá mover 1440m3 de terra solta, o tempo necessário para a completa realização da operação vale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Trator – retira 3m3 de terra em um tempo de ciclo de 2min. e de eficiência de 80%.

    O trator opera – 10h / dia – 10*60 = 600min. / dia.

    O trator vai ter que mover cerca de 1440m3 de terra solta, quanto tempo ele vai levar para realizar este serviço?

    Primeiramente vamos calcular a eficiência de retirada do trator no ciclo de 2min, que é:

    (80/100)*3 = 2,4m3. Isso quer dizer que na prática o trator retira somente 2,4m3 de terra a cada ciclo de 2min., por causa da sua eficiência de 80%.

    Agora vamos calcular quanto tempo vai levar para retirar o volume de 1440m3 de terra, fazendo a regra de três descriminada abaixo.

    2min. – 2,4m3

    X – 1440m3

    X = (2*1440) / 2,4 = 1200min. – 2 dias de operação do trator.


ID
1442161
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A tabela abaixo mostra uma lista de atividades a serem realizadas para a construção de uma laje. Para cada atividade, indica- se a sua duração e a lista de pré-requisitos, ou seja, atividades que necessitam já terem sido concluídas antes que ela seja iniciada. Sempre que possível, algumas atividades serão realizadas simultaneamente.

                  Atividade                                        Duração             Pré-requisitos
      1 Preparação e montagem das formas             8 dias                         -
      2 Corte e dobragem da armação                   10 dias                         -
      3 Colocação da armação                                 2 dias              Atividades 1 e 2
      4 Preparação e mistura do concreto                 3 dias                         -
      5 Lançamento e adensamento do concreto       2 dias              Atividades 1, 2 e 4
      6 Cura do concreto                                          8 dias              Atividade 5

O tempo total que deve ser previsto no cronograma da obra para a execução dessa laje, desde o início das atividades até a cura total do concreto, é de:

Alternativas
Comentários
  • Atividade 1,2,3 e 4 podem ficar prontas em 12 dias, masi a quinta atividade 8 dias = 20

     


ID
1442170
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das modalidades de contratação para uma obra é por preço fixo, ou seja, o contratado executará a obra, conforme projeto e especificações técnicas, dentro de um prazo determinado e por um preço pré-estabelecido. Este regime também é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • a)empreitada por preço global: execução da obra ou serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário: contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidade determinadas.


ID
1442176
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No canteiro de obras, o armazenamento de materiais perecíveis deve ser realizado com um cuidado maior , para evitar que as intempéries modifiquem suas características físicas e químicas. Levando-se em consideração apenas o período em que os materiais normalmente ficam armazenados no canteiro, podem ser considerados como materiais perecíveis:

Alternativas
Comentários
  • Materiais não-perecíveis são: areia, pedras britadas, tijolos, madeiras e ferros. Outros materiais são considerados não-perecíveis, como pisos e azulejos, mas estes são materiais utilizados quando a obra já está coberta e podem ser armazenados dentro da mesma. 

    Materiais perecíveis são: cimento, cal,  tintas, solventes e óleos.

  • Material não perecível é aquele que suporta as más condições do tempo, porém não pode ser armazenado ao ar livre. Material perecível não suporta grandes tempos de armazenamento.

    Deste modo, CIMENTO E CAL, NÃO PODEM SER NEGLIGENCIADO O TEMPO DE UTILIZAÇÃO.


ID
1442182
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um canteiro de obras, receberam-se, em um mesmo dia, 120 sacos de cimento Portland, que ficarão armazenados em local seco e protegidos da ação da chuva, névoa e condensação até serem utilizados 20 dias depois do recebimento. Para o correto armazenamento desses sacos, o número mínimo de pilhas requerido é de:

Alternativas
Comentários
  • ARMAZENAMENTO DE CIMENTO 

     

    PARA MENOS DE 15 DIAS ADMITE-SE PILHAS DE 15 SACOS 

     

    PARA MAIS DE 15 DIAS -> 10 SACOS

  • Pegadinha pra quem não lê até o final.. Já vai marcando 10 (empilhagem máxima); mas a questão pede quantas pilhas devem ser feitas (12).


ID
1442185
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Movimento de terra é a parte da terraplenagem que se dedica ao transporte, ou seja, entrada ou saída de terra do canteiro de obras
                                                                        Azeredo, Hélio Alves, O edifício até a sua cobertura

No serviço de movimento de terra descrito acima, deve-se levar em consideração o empolamento, que corresponde:

Alternativas
Comentários
  • Empolamento é um fenômeno característico dos solos, que ocorre pela sua expansão volumétrica ao ser escavado, devido a introdução de ar nos vazios.
     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
1442191
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Diversas ferramentas e equipamentos podem ser utilizados para realizar o movimento de terra em uma obra. Um equipamento que é capaz de realizar não só a escavação, mas também o carregamento e transporte do material é:

Alternativas
Comentários
  • SCRAPER -> ESCAVA E CARREGA

  • A scraper é uma unidade escavotransportadora, isto é, cava e transporta o solo. Há dois tipos de scraper, o scraper rebocado e o motoscraper.

    O scraper rebocado é, em geral, uma caçamba sobre eixos pneumáticos tracionado por um trator de esteira.

    Já o motoscraper é um scraper unido com um rebocador motorizado, de pneus, unido por meio de um ou dois eixos.


ID
1442200
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Quando não há rede de água disponível para o canteiro de obras, é necessária uma instalação para abastecimento de água para a obra. Uma solução é construir um poço de água ou cisterna para retirar água localizada sob a superfície. A diferença entre retirada de água por um poço artesiano ou pelo lençol freático é que:

Alternativas

ID
1442212
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os andaimes são muito utilizados para permitir o trabalho e a mobilidade de pessoas e materiais durante uma obra. Para evitar a deformação e garantir a firmeza da estrutura do andaime, pode-se utilizar:

Alternativas
Comentários
  • 18.15.29 A estrutura do andaime deve ser convenientemente contraventada e ancorada, de tal forma a eliminar quaisquer oscilações.

     

    Se estiver errado alguém me avise.


ID
1442215
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma obra de construção civil, informações como os recursos humanos utilizados, os tipos de atividades que estão sendo realizadas e a entrada / saída de materiais devem ser registradas no:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Livro de Ordem (antigo Diário de Obra).


ID
1442221
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A utilização de um sistema de georeferenciamento em uma obra tem como objetivo principal:

Alternativas
Comentários
  • Só poderia ser a letra B. As outras alternativas não possuem relação nenhuma com georreferenciamento (com 2 'r' mesmo e não como está no enunciado).


ID
1442227
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em obras localizadas fora do perímetro urbano, são construídos cômodos coletivos para abrigar os funcionários. Esta construção é denominada de:

Alternativas

ID
1442236
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma edificação, o tipo de fundação profunda armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis é chamada de estaca:

Alternativas
Comentários
  • Estaca Raiz

     

    - Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

     

    - Armada em todo o seu comprimento. Possuem Ø entre 150 a 500mm.

     

    - A perfuração em solo é executada por meio de perfuratriz rotativa ou roto-percussiva que desce o revestimento através de rotação com o uso de circulação direta de água injetada no seu interior.

  • DICA !

    Preenchimento de argamassa ? Raiz !

    QÉS


ID
1442242
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de uma estrutura de concreto armado, os serviços listados abaixo, relacionados à concretagem, devem ser realizados na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • amassamento -> lançamento -> adensamento.

  • Lembrem:

    Amassar a massa >>>>Durante a confecção.

  • amassamento = mistura de concreto


ID
1442257
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma laje maciça de concreto armado, constituído por cimento Portland comum, possui 12cm de espessura. Para essa laje, o tempo mínimo requerido para retirada de suas formas é de:

Alternativas
Comentários
  • Lugar da forma - Prazo de retirada:

     

    -Paredes, pilares e faces laterais das vigas -> 3 dias

    -Lajes até 10cm de espessura -> 7 dias

    -Lajes com mais de 10cm de espessura -> 21 dias

    - Faces inferiores de vigas até 10m -> 21 dias

    - Arcos e faces inferiores de vigas com mais de 10m -> 28 dias

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Cristiano, qual a fonte?

  • NBR 7676:1993, tem uma tabela (tabela 7) com os tempos de desforma, mas não há indicação em relação à espessura.

  • No livro A Técnica de Edificar - Walid Yazigi, item 6.1.9.7.3, diz : O concreto dos pilares e laje deve estar curado, liberado para a desforma, segundo recomendações das normas técnicas, ou seja:

    -3 d para a retirada das formas laterais;

    -14 d para a retirada das formas inferiores, permanecendo as escoras principais convenientemente espaçadas;

    -21 d para a retirada total das formas e escoras.

    Esses prazos podem ser reduzidos quando, a critério do engenheiro da obra, forem adotados concretos com cimento de alta resistência inicial ou usados aditivos aceleradores de pega.

    No entanto, pesquisando um pouco mais, percebi que esses prazos constavam na versão de 1978 da 6118, com isso, a NBR 14931:2004, diz que a retirada das fôrmas e do escoramento só poderá ser feita quando o concreto se achar suficientemente endurecido para resistir às ações que sobre ele atuarem e não conduzir a deformações inaceitáveis, tendo em vista o valor baixo de Ec e a maior probabilidade de grande deformação lenta quando o concreto é solicitado com pouca idade.

    Caso tenha colocado alguma informação incorreta, só me avisar. Espero ter ajudado.


ID
1442263
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a fiscalização de serviços de terraplenagem, leia atentamente as afirmativas abaixo

(I) A equipe de fiscalização deve realizar ensaios para atestar a qualidade do serviço realizado.
(II) A fiscalização deve conferir a veracidade da planta de cadastramento das redes de águas pluviais, esgotos e linhas elétricas existentes na área em que será executada a terraplenagem.
(III) A fiscalização deve proceder ao controle geométrico dos trabalhos, com o auxílio da equipe de topografia, conferindo, por exemplo, os níveis dos terraplenos.

Sobre as afirmativas, pode-se dizer que somente:

Alternativas
Comentários
  • Serviços de Terraplanagem, Cabe a fiscalização:

     

    •conferir a veracidade da planta de cadastramentodas redes de águas pluviais, esgotos e linhaselétricas existentes na área;

    •com o auxílio da equipe de topografia, proceder ao controlegeométrico dos trabalhos, conferindo as inclinações detaludes, limites e níveis de terraplenos e outros, visando aobediência ao projeto e a determinação dos quantitativos de serviços realizados para a liberação dasmedições;

  • I - A Fiscalização deverá solicitar a realização de testes, exames, ensaios e quaisquer provas necessárias ao controle de qualidade dos serviços objeto do contrato.


ID
1442266
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na fiscalização da execução de piso com material cerâmico em uma loja comercial, com tráfego intenso de pessoas e sujeito à lavagem periódica, deve-se observar se:

Alternativas
Comentários
  • A Fiscalização deverá realizar, além das atividades mencionadas na Prática Geral de Construção, as seguintes atividades específicas:

    Pisos:

    •garantir que a execução do acabamento do piso seja iniciada somente após a conclusão dos serviços de revestimento dos tetos e das paredes;

  • A) o piso possui PEI superior ou igual a 3. ERRADO

    o piso possui PEI superior ou igual a 4

    .

    .

    .

    B) o início da execução do piso se dá após a conclusão dos serviços de revestimento de tetos e paredes. CORRETO

    .

    .

    .

    C) os lastros de concreto foram executados ANTES, por exemplo, dos testes de todas as caixas de passagem. ERRADO

    os lastros de concreto foram executados DEPOIS, por exemplo, dos testes de todas as caixas de passagem

    .

    .

    .

    D) após o assentamento, o piso se encontra perfeitamente horizontal. ERRADO

    É permitido um certo declive ou aclive, de acordo com os limites estabelecidos em norma

    .

    .

    .

    E) as superfícies de assentamento se encontram engorduradas facilitando, assim, a aderência das placas cerâmicas. ERRADO

    as superfícies de assentamento NÃO se encontram engorduradas, pois dificultam a aderência das placas


ID
1442272
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As alternativas abaixo apresentam documentos que devem constar obrigatoriamente na realização do projeto básico de arquitetura de uma edificação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CORTES DE TERRAPLANAGEM EM projeto básico de arquitetura ???

     

    Segundo a ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006, devem conter no projeto basico de arquitetura:

    PLANTAS:

    • Situação
    • Implantação com níveis
    • Plantas baixas e de cobertura
    • Cortes e elevações
    • Detalhes (que possam influir no valor do orçamento)
    • Indicação de elementos existentes, a demolir e a
    executar, em caso de reforma e/ou ampliação

    ESPECIFICAÇÃO:

    • Materiais, equipamentos, elementos, componentes
    e sistemas construtivos.



     

  • Questãozinha traiçoeira. Me pegou.

    Acontece que a arquitetura da edificação tem tudo a ver com o terreno e seu perfil.

    Gabarito: A.

  • Aí lasca!

  • NBR 13532

    4.4.8 Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional)

    4.4.8.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos:

    - planta geral de implantação;

    - planta de terraplenagem;

    - cortes de terraplenagem;

    - planta dos pavimentos;

    - planta das coberturas;

    - cortes (longitudinais e transversais);

    - elevações (frontais, posteriores e laterais);

    - plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias);

    - detalhes (plantas, cortes, elevações e perspectivas) de elementos da edificação e de seus componentes construtivos (portas, janelas, bancadas, grades, forros, beirais, parapeitos, revestimentos e seus encontros, impermeabilizações e proteções);

    b) textos:

    - memorial descritivo da edificação;

    - memorial descritivo dos elementos da edificação, das instalações prediais (aspectos arquitetônicos), dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    - memorial quantitativo dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    d) maquetes (opcionais) (interior e exterior);

    e) fotografias, diapositivos, microfilmes e montagens (opcionais);

    f) recursos audiovisuais (opcionais) (filmes, fitas de vídeo e disquetes).


ID
1442287
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As alternativas abaixo apresentam possíveis penalidades a serem impostas àqueles que não cumprem as medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6938/81

    art. 14


ID
1442293
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) tem como fato gerador o poder de polícia conferido ao IBAMA para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta atividade passiva da TCFA, mas com pequena relação entre potencial de poluição e grau de utilização é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    A previsão legal dessa questão se encontra nos artigos 17-B e 17-C, lei 6.938/81.

     

    Art. 17-B. Fica instituída a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, cujo fato gerador é o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais." (Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)     (Vide Medida Provisória nº 687, de 2015)

    § 1o Revogado. (Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

    § 2o Revogado.(Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

    Art. 17-C. É sujeito passivo da TCFA todo aquele que exerça as atividades constantes do Anexo VIII desta Lei.(Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

     

    Anexo VIII.

    14

    Indústrias Diversas

    - usinas de produção de concreto e de asfalto.

    Pequeno

  • LEI 6.938/1981 e LEI 10.165/2000

    ANEXO VIII

    Atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais com pequena relação entre PP/GU:

    • Indústria de Borracha ( beneficiamento de borracha natural, fabricação de câmara de ar, fabricação e recondicionamento de pneumáticos; fabricação de laminados e fios de borracha; fabricação de espuma de borracha e de artefatos de espuma de borracha, inclusive látex).
    • Indústria de Produtos de Matéria Plástica (fabricação de laminados plásticos, fabricação de artefatos de material plástico).
    • Indústrias Diversas (usinas de produção de concreto e de asfalto).
    • Turismo (complexos turísticos e de lazer, inclusive parques temáticos).

ID
1442308
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 5626:1198 (Instalação predial de água fria) prevê o uso de diferentes tipos de materiais na construção de tubulações para transporte de água potável fria. Um material, porém, que não deve ser utilizado nas instalações prediais de água fria e, além disso, reparos realizados em instalações existentes devem prever a substituição desse material, é apresentado na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626 - Instalação Predial de Água Fria

    4.3.3 Chumbo
    4.3.3.1 O chumbo não deve ser utilizado nas instalações prediais de água fria, ressalvado o disposto em 4.3.5.3. Reparos realizados em instalações existentes devem prever a substituição desse material.

  • O chumbo altera a potabilidade da água.