SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Informação Científica e Imagem em Saúde


ID
1705483
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que tange às relações entre Estado, sociedade e saúde, uma de suas características históricas é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

  • Respondi essa mesma questão, em que a resposta correta era D, aqui pelo Qconcursos.

  • GABA. B

    A cronologia histórica da saúde no Brasil se encontra nesse site da FUNASA

    http://www.funasa.gov.br/cronologia-historica-da-saude-publica


ID
1705486
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os aspectos que envolvem a visibilidade e as práticas das políticas públicas em suas relações com a sociedade mostram que a comunicação social:

Alternativas
Comentários
  • GABA. E


ID
1705489
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um dos compromissos primordiais da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde é assegurar o desenvolvimento e a implementação de padrões elevados na pesquisa em saúde.

A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O saber local agrega para a equidade. - GAB D

  • Gabarito letra D! Pelo contrário, valorizar o saber local é justamente para combater a desigualdade e discriminação.


ID
1705492
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

Para Bourdieu, campo referencia um espaço multidimensional, objetivo e estruturado de posições que, entre outras propriedades, define algumas importantes condições de produção dos sentidos sociais. Tomando sua definição como ponto de partida, consideraremos que campo é um espaço sócio-discursivo de natureza simbólica, permanentemente atualizado por contextos específicos, formado por teorias, modelos e metodologias sim, mas também por agentes, instituições, políticas, discursos, práticas, instâncias de formação e, muito importante, por lutas e negociações."

(ARAÚJO, Inesita Soares de. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007, p. 19-20)

A partir do que diz a autora, é correto afirmar que a idéia de “campo da comunicação e da saúde" que ela suscita se caracteriza por: 

Alternativas

ID
1705495
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Para estar em consonância com seus princípios, a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde tem que se pautar por determinados paradigmas.

Assinale a alternativa na qual a orientação paradigmática do PNCTIS está definida de forma correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    Para que a PNCTIS esteja em consonância com seus princípios, ela deverá pautar-se pela:

    (1) extensividade – capacidade de intervir nos vários pontos da cadeia do conhecimento;

    (2) inclusividade – inserção dos produtores, financiadores e usuários da produção técnico-científica;

    (3) seletividade – capacidade de indução;

    (4) complementaridade entre as lógicas da indução e espontaneidade;

    (5) competitividade – forma de seleção dos projetos técnicos e científicos;

    (6) mérito relativo à qualidade dos projetos;

    (7) relevância social, sanitária e econômica – caráter de utilidade dos conhecimentos produzidos;

    (8) responsabilidade gestora com regulação governamental;

    (9) presença do controle social.


ID
1705498
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Dentre as principais estratégias para a ciência, a tecnologia e a inovação em saúde está:

Alternativas

ID
1705501
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde contempla o apoio e a ampliação de iniciativas que favoreçam a divulgação científica em saúde.

Em relação a esta ideia, analise as afirmativas a seguir.

I. Torna-se importante que a disseminação de informação sobre o SUS se dê em linguagem clara e acessível à população nos meios de comunicação.

II. É necessária a ampliação dos canais de divulgação dos resultados das pesquisas nacionais por intermédio da imprensa escrita, da mídia eletrônica e televisiva, da radiodifusão, das universidades e dos serviços de saúde, voltados para a sociedade civil e para o controle social.

III. A divulgação de informações científicas em saúde deve respeitar critérios éticos e, independentemente de terem sido publicados pelos veículos tradicionais de divulgação científica, devem assegurar a linguagem adequada aos portadores de necessidades especiais.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE

    <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Politica_Portugues.pdf>

    d) garantir espaço nos meios de comunicação, por meio da publicação de relatórios, revistas, artigos, manuais e outros meios de disseminação da informação de interesse para a gestão do SUS, em linguagem clara e acessível à população, além de adequada aos portadores de necessidades especiais;

    100. Ampliar os canais de divulgação dos editais de fomento e resultados das pesquisas nacionais por intermédio da imprensa escrita, da mídia eletrônica e televisiva, da radiodifusão, das universidades e dos serviços de saúde, voltados para a sociedade civil e para o controle social. A divulgação deve ocorrer respeitando critérios éticos e, independentemente de terem sido publicados pelos veículos tradicionais de divulgação científica, devem assegurar a linguagem adequada aos portadores de necessidades especiais


ID
1705504
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os estudos sobre informação e comunicação em saúde apontam para a necessidade de os pesquisadores olharem para si como “agentes comunicativos", que atuam não só como emissores e receptores mas também como interlocutores e intérpretes.

Em relação a esta questão, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O fato da informação ser divulgada com mais velocidade não tem nada haver com o informante ser um acervo de experiências.

  • Creio que o erro está em afirmar que o fluxo de informação privilegia a velocidade e a quantificação. A informação também tem que ter qualidade.


ID
1705507
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A utilização de um vídeo sobre saúde, em qualquer contexto relacionado à ação comunicativa que envolve a utilização do audiovisual, deve levar em conta a eficácia:

Alternativas
Comentários
  • D) Geralmente as propagandas relacionadas a saúde são apresentadas por profissionais da saúde. Por exemplo, sobre a dengue aparece os Agente Comunitários de Saúde; em época de vacinação aparece enfermeiras e por aí vai...

  • Educação em saúde é voltado para a população, então a linguagem tem que ser popular e de fácil entendimento. Se for utilizado linguagem científica, a população tende a não compreender a mensagem da maneira esperada. Por isso as melhores formas de aproximar a população do tema abordado é por meio de depoimentos.


ID
1705510
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A informação e o conhecimento na saúde na região dos subúrbios da Leopoldina, no Rio de Janeiro, foi estudado pelo grupo de pesquisa Antropologia da Informação, da ECO-UFRJ, entre 2001 e 2003.

Como produto da pesquisa, foi produzido o Almanaque da Dengue, uma experiência sobre a qual os pesquisadores redigiram o trecho abaixo. 

O Almanaque da Dengue foi construído como um hipertexto popular, baseando-se também nessa associação de funções do almanaque com as novas tecnologias de comunicação e informação. A ideia que embasa sua elaboração é a de que o hipertexto – e, nesse caso, o almanaque -, como forma de organização de informações, permite representar de modo mais adequado os diálogos e as tensões entre o conhecimento científico, as informações veiculadas pelas mídias de massa, o saber técnico, o político e aquele produzido pela sociedade. Tratou-se, portanto, da construção de um experimento que busca representar a construção compartilhada do conhecimento na saúde". 

(MARTELETO, Regina Maria, GUIMARÃES, Cátia e NÓBREGA, Nanci G. Almanaque da Dengue: conhecimento, informação e narrativas de saúde. em  MARTELETO, Regina Maria e STOTZ, Eduardo Navarro (orgs.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimento nas comunidades da Maré. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, p. 97) 

A partir dessas considerações, é correto afirmar que o almanaque produzido: 


Alternativas

ID
1705513
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um sistema de informação em saúde colhe, processa e analisa dados com o objetivo de, entre outras coisas, organizar e avaliar os serviços do setor. Para isso, há a necessidade de operar com subsistemas que produzem informações setoriais.

Em relação a estes subsistemas, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, a sigla e as atribuições. 

Alternativas
Comentários
  • a)Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC): tem como objetivo oferecer dados sobre nascidos vivos, por sexo, local onde ocorreu o nascimento, tipo de parto e peso ao nascer, dentre outros;

     

    b)Sistema de Informações de Agravos de Notificação de Vigilância Epidemiológica (SINAN): tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo dessa forma para a tomada de decisões no nível municipal, estadual e federal;

     

    c)Sistema de Informações de Mortalidade (SIM): Oferece aos gestores de saúde, pesquisadores e entidades da sociedade, informações da maior relevância para a definição de prioridades nos programas de prevenção e controle de doenças, a partir das declarações de óbito coletadas pelas secretarias estaduais da Saúde;

     

    d)SIAB - Sistema de Informação de Atenção Básica: foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF. O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como  território, problema e responsabilidade sanitária. Através dele obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. Principal instrumento de monitoramento das ações do Programa Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica / SAS;

     

    e) SISVAN: Sistema de vigilância Alimentar Nitricional: monitoramento do estado nutricional (classificação a partir de dados de peso e estatura) e alimentar (consumo alimentar).

     

     

    Fonte: Site Ministério da Saúde


ID
1705516
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A década de 1980 pode ser considerada um “divisor de águas" na trajetória da política de saúde no país. Nesse período, é possível detectar transformações não apenas na política de saúde como também na política nacional de informação em saúde.

Em relação a este momento histórico, avalie as afirmativas a seguir. 

I. A redução da informação a meras estatísticas foi substituída por uma abordagem que destacava seu potencial para a tomada de decisões.

II. Como as liberdades democráticas começavam a ser reconquistadas, os debates sobre a política de saúde foram favorecidos.

III. Apesar de haver um claro processo de evolução política em torno da informação sobre saúde, mantinha-se, ainda, um modelo de gestão “emissor-receptor".

Assinale: 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • Identificando o erro:

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações

    descritas nas assertivas.

    b) Gabarito, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    Prof. Patrícia Wadt

  • A década de 1980 foi um "divisor de águas" porque a partir desse momento inicio-se a luta pelo direito à saúde e a democratização da saúde. Antes disso, as ações de saúde estavam voltadas para a cura de doenças e as informações eram meramente estatísticas e não havia uma tomada de decisão com potencial para atingir a toda a população.

    Os debates sobre as políticas de saúde voltaram a ser discutidas e as informações ainda se baseavam no modelo emissor-receptor.

    Esse tipo de questão pede que você analise quais afirmativas estão corretas e posteriormente marque a alternativa que traz as afirmativas corretas.

    Estão corretas as afirmativas: I, II e III.

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações descritas nas assertivas.

    b) Certo, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    e) Todas as assertivas estão certas, e por isso devem ser consideradas. Essa alternativa está errada.

    Gabarito: B

  • A década de 1980 foi um "divisor de águas" porque a partir desse momento inicio-se a luta pelo direito à saúde e a democratização da saúde. Antes disso, as ações de saúde estavam voltadas para a cura de doenças e as informações eram meramente estatísticas e não havia uma tomada de decisão com potencial para atingir a toda a população.

    Os debates sobre as políticas de saúde voltaram a ser discutidas e as informações ainda se baseavam no modelo emissor-receptor.

    Esse tipo de questão pede que você analise quais afirmativas estão corretas e posteriormente marque a alternativa que traz as afirmativas corretas.

    Estão corretas as afirmativas: I, II e III.

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações descritas nas assertivas.

    b) Certo, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    e) Todas as assertivas estão certas, e por isso devem ser consideradas. Essa alternativa está errada.

    Gabarito: B

  • o que seria um um modelo de gestão “emissor-receptor" ?

  • O  que seria um um modelo de gestão “emissor-receptor"  ?

  • Dica: A década de 1980 é diferente do ano de 1980, errei a questão por questão de interpretação/desatenção. Na década de 80 ocorrerão realmente muitos fatos importantes: ano de 1981 - Decreto n 86329 institui o CONASP; ano de 1985 - fim da ditadura militar; ano de 1986 - VIII Conferência Nacional de Saúde; ano de 1987 - Decreto n 94657 estabelece o programa de desenvolvimento do SUDS e no ano de 1988 - promulgação da CF/88 - criação do SUS. Portanto considerando esta sequencia de importantes acontecimentos e os desdobramentos deles todos os itens estão corretos. Gabarito letra B.

  • Markus, eu entendi assim: A questão diz que emissor (Governo) passa uma informação ao seu receptor (usuário) e este entende a mensagem exatamente como ela foi dita ( EMISSOR-RECEPTOR). Mas hoje para a saúde deve ser ao contrário. Os usuários quem devem passar as informações aos Entes federativos/Governo. Os usuários são a base para a formulação das ações e políticas de saúde. A Participação popular é indispensável à saúde.


ID
1705519
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito fundamental da saúde no Brasil é o de que ela é um direito universal. Esta perspectiva é análoga à idéia da “comunicação como direito de todos”.

Assim, a prática comunicativa na saúde coletiva deve:

Alternativas
Comentários
  • Muito cuidado com as palavras ( somente, limita-se, exclusivamente, apenas) essas palavras na maioria das vezes estão nas respostas erradas dos concursos


ID
1705522
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Para alguns autores, a referência a uma “política nacional de informação em saúde" só é possível a partir da ocorrência dos elementos apresentados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
1705525
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As transformações sofridas pelo Estado na chamada sociedade da informação complexificaram suas ações relativas à política de informação. De forma geral, ela pode ser abordada a partir de três linhas: a que se refere à política de informação científica, a que se dedica à política de informação organizacional e a que trata da política governamental.

A partir dessas considerações, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • As Políticas da Informação são responsáveis por processos de seleção, coleta, armazenagem, organização, recuperação e disseminação de informação são apresentados como mediação lógica (meio de comunicação, ou seja, aquela necessária entre o gestor, os profissionais de saúde e os usuários) e imprescindível do uso decisório e estratégico das políticas governamentais.

    E) A natureza da informação exige que uma política de informação se estruture como um sistema fechado, que minimize o fluxo de informações e preveja com exatidão seus resultados.


ID
1705528
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A idéia de política de informação compreende diferentes perspectivas e uma ampla abrangência de definições, segundo as quais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D, de "que cagaDa monstra!".

    Bicuda certeira.

  • A) Os indivíduos fazem parte das ações sociais, culturais e tecnológicas, sendo concebidas conjuntamente.

    B) Caracteriza-se pela complexidade, nas quais informações podem ser geradas, organizadas e transferidas de diferentes produtores, através de diversos meios, canais e organizações, a diferentes destinatários ou receptores, sejam estes usuários específicos ou públicos amplos. Assim, está configurado, em cada caso, por plexos de relações plurais e diversas: intermediáticas; inter-organizacionais e intersociais.

    C) A Gestão é o processo de tomada de decisões, já a  Política de Informação consiste em elaborar regras, procedimentos e responsabilidades específicas para compartilhar, disseminar, adquirir, classificar e padronizar informações dentro de uma organização.


ID
1705531
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A atual distribuição de conteúdo audiovisual, em consonância com as novas tecnologias da informação e comunicação, pode ter como estratégia:

Alternativas

ID
1705534
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção, a veiculação, a circulação e o intercâmbio de audiovisuais de disseminação de informação em saúde têm como um de seus objetivos principais a facilitação da compreensão sobre temas importantes para a coletividade. Em relação a estas considerações, analise as afirmativas a seguir.

I. A veiculação e o intercâmbio de audiovisuais sobre saúde são facilitadas pela alta previsibilidade em relação ao comportamento do receptor.

II. A circulação de vídeos sobre saúde deve levar em conta que a capacidade de comunicar se relaciona à capacidade de contextualizar.

III. A característica intrinsecamente lúdica do audiovisual o determina como um meio de comunicação necessariamente eficaz para atrair o interesse e promover a mobilização de qualquer tipo de receptor.

Assinale: 

Alternativas

ID
1705537
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Descrito originalmente por Claude Shannon e Warren Weaver, o modelo informacional da comunicação tem características muito específicas no que se refere à compreensão sobre a dinâmica das relações comunicativas. Em relação à produção de audiovisuais de disseminação de informação em saúde, a utilização deste modelo como matriz estratégica de comunicação pode acarretar:

Alternativas
Comentários
  • Sempre que se falar em modelo informacional ou teoria matemática da Comunicação, relacionar com as palavras-chave: tecnologia e linearidade.


ID
1705540
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No atual contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1705543
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A utilização da imagem como fonte de informação se baseia, para o senso comum, na máxima que diz “uma imagem vale mil palavras". Porém, o valor da imagem diante dos textos verbais não é absoluto e se sustenta em uma rede de significados.

A partir destas considerações, analise as afirmativas a seguir.

I. A imagem pode ser uma síntese composta por diferentes elementos visuais em simultaneidade.

II. A compreensão das imagens sofre restrições temporais, o que equivale a dizer que toda imagem tem uma história.

III. Tanto a imagem como o texto verbal apresentam uma relação estreita entre forma e conteúdo.

Assinale:

Alternativas

ID
1705546
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A produção de informações que tenha como fonte a utilização da imagem deve partir das seguintes premissas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1705549
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nas produções audiovisuais televisivas, a imagem é uma fonte de informação que possui uma intensa relação de solidariedade com a fala, o que se verifica por meio:

Alternativas

ID
1705552
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

Todo código é constituído de signos que criam sua própria sintaxe e maneira de representar; logo, para decodificar qualquer sistema, é necessário identificar o signo e a sintaxe que o constituem e lhe dão realidade. A dificuldade de tal caracterização aponta, paradoxalmente, a primeira e maior dificuldade do texto não-verbal, ao mesmo tempo que é o elemento básico de sua definição. (...) Se cada código se identifica pelo signo e pela sintaxe que engendra, podemos dizer que o texto não-verbal é uma linguagem sem código."

(FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2004, p.14-5)

A partir do que diz a autora e considerando que o texto não verbal é um “meio frio", é correto afirmar que a utilização da imagem como fonte de informação: 

Alternativas

ID
1705555
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A análise técnica de uma imagem a partir dos preceitos da Teoria da Informação, necessariamente, deve:

Alternativas
Comentários
  • Sempre eles Shanon e Wheaver

    wikipedia:

    Teoria da informação ou Teoria matemática da comunicação é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação,transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc. Ela não deve ser confundida com tecnologia da informação ebiblioteconomia.

    Claude Shannon (1916-2001) é conhecido como "o pai da teoria da informação". Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.


  • É a primeira teoria da comunicação que começa a germinar no pós-guerra, no âmbito da matemática e da engenharia eléctrica, e ao nível das telecomunicações.
    A teoria da informação assumiu um importante papel na nossa compreensão da comunicação, uma vez que se concentra na medição da informação, ou seja, trata do estudo quantitativo da informação em mensagens e do fluxo de informação entre emissores e receptores.

    Assim, a informação pode ser considerada um função do número de escolhas ou alternativas à disposição de uma pessoa para predizer o resultado de uma situação.
    Informação não é conteúdo pois o que importa é que a mensagem chegue ao receptor e o que está em causa são aspectos técnicos e não conteúdos.
    Informação não é significado pois a informação não é a interpretação da informação, o que importa é a quantidade de informação que é transmitida.


ID
1705558
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em seu livro O óbvio e o obtuso (Lisboa: Edições 70, 1982), Roland Barthes afirma que “mesmo que se conseguisse uma imagem inteiramente ingênua, ela ganharia imediatamente o signo da ingenuidade".

Com isso, o autor está afirmando:

Alternativas

ID
1705561
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na pesquisa e na disseminação de informações científicas, a aplicabilidade dos métodos visuais envolve tanto as possibilidades como as limitações da imagem.

Em relação a esta idéia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1705564
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a análise técnica e de conteúdo das imagens, avalie as afirmativas a seguir.

I. Por mais sutil e simples que seja, a manipulação semântica da imagem evoca questões ideológicas.

II. A eficácia da imagem se ancora no fato de que os sentidos a ela atribuídos independem da biografia individual do observador.

III. Diante de uma imagem, nem todos os receptores estão aptos a perceber uma mesma informação em sua plenitude.

Assinale: 

Alternativas

ID
1705567
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das concepções de “informação" diz que “ela só é retida por um organismo se lhe for significativa" (Rabaça & Barbosa: 2001, p. 388).

A partir desta definição, é correto afirmar que a utilização da imagem como fonte de “informação" é mais eficaz quando: 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça/Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, na pág. 138, informação também significa:

     

    Conteúdo de mensagem emitida ou recebida. A informação, segundo Norbert Wiener, está sempre ligada a uma função. Ela só é retida por um organismo se lhe for significativa. Os homens e os grupos humanos, assim como os animais, só absorvem a informação que necessitam e/ou lhes seja inteligível.


ID
1705570
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A expressão “imagem acústica" é sinônimo de:

Alternativas
Comentários
  • Significante: Tangível, perceptível, material do signo, imagem acústica.

    Significado: Conceito, abstrato do signo, imagem criada pelo significante.


ID
1705573
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Roland Barthes, uma imagem pode reunir três tipos de mensagem: linguística, icônica codificada e icônica não-codificada. Em relação a esta concepção estrutural, analise as afirmativas a seguir.

I. A leitura da imagem massificada se estrutura na simultaneidade de leitura da mensagem perceptiva e da mensagem cultural.

II. Apesar de possuírem a mesma substância, as mensagens icônicas codificada e não-codificada distinguem-se espontaneamente na leitura do espectador comum.

III. Análoga à distinção entre significante e significado, a distinção entre as mensagens icônicas codificada e nãocodificada permite uma análise sobre o papel social da imagem.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa II está INCORRETA, pois:

    A imagem icônica não codificada é literal, livre de conotação e considerada como imagem denotada. É orgânica, mecânica, sendo que para fazer sua leitura é necessário apenas a percepção natural e o conhecimento de elementos antropológicos.

    A imagem icônica codificada é a simbólica, impregnada de códigos culturais e ideológicos, ou seja, a imagem conotada. Para uma análise completa, devemos atentar para todos os elementos que a compõe, como estética, contexto histórico e cultural; enfim, para a composição, como um todo.

    Naturalmente, percebemos a imagem icônica codificada concomitantemente com a não codificada, o que não possibilita uma distinção momentânea.

    http://www.webartigos.com/artigos/a-composicao-da-retorica-imagetica/116352/



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-composicao-da-retorica-imagetica/116352/#ixzz3xrGuGiXJ


ID
1705576
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O realismo estético, a neutralidade e a objetividade podem ser alcançados por meio da produção de cópias minuciosas do real. Em relação às especificidades desta concepção, é correto afirmar que, na produção de imagens, deve, necessariamente, haver:

Alternativas
Comentários
  • Aqui a banca quis utilizar o conceito da fotografia como cópia da realidade, do fato congelado pela lente da câmera. Para o fotojornalismo diário não é recomendável que haja viés na produção de imagens, ainda que, na prática, sempre haverá produção de sentido na escolha do clique e na seleção das imagens a serem publicadas.

    Palavras chave: realismo estético, a neutralidade e a objetividade.


ID
1705579
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na condição de produção humana, a imagem é uma tentativa de estabelecer relações com o mundo. Segundo Jacques Aumont, esta relação apresenta-se sob três formas: simbólica, epistêmica e estética.

Em relação a este tema, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado, mas não sei... Alguém pode ajudar? 


ID
1705582
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

É possível reconhecer dois tipos de investimento psicológico na imagem: o reconhecimento e a rememoração. De maneira dicotômica, estas duas formas se relacionam de maneira análoga à distinção operada entre função representativa e função simbólica. Em relação a este tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto o reconhecimento como a função representativa da imagem evocam a memória, o intelecto e o raciocínio.

II. A rememoração e a função simbólica da imagem se voltam para a apreensão do visível, para as operações mais diretamente sensoriais.

III. A constância perceptiva caracteriza o re-conhecimento e pode ser entendida como a comparação ininterrupta que é feita entre o que “é" e o que já “foi" visto.

Assinale: 

Alternativas

ID
1705585
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A análise estrutural de imagens é definida pelos seguintes aspectos, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas

ID
1705588
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Levando em conta as definições da Lei Federal n. 8685, do Audiovisual, assinale a alternativa que contém a especificação correta no que se refere à gestão de recursos.

Alternativas

ID
1705591
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Genericamente, o instrumento de rememoração da imagem é chamado de “esquema", cuja característica operacional é:

Alternativas

ID
1705594
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei do Audiovisual especifica no Capítulo I (“Das definições"), as características para a definição de programas de televisão de caráter educativo e cultural. As afirmativas a seguir apresentam algumas dessas características, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1705597
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em seu Art.12, Capítulo VI, a Lei do Audiovisual prevê que o orçamento das produções deverá ser dividido em etapas, de acordo com a seguinte sequência lógica:

Alternativas

ID
1705600
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na regulamentação de projetos de obras audiovisuais estruturada pela Lei do Audiovisual, a definição de “proponente" traz a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I

    DAS DEFINIÇÕES

    Art. 1o- Para os fins desta Instrução Normativa, sem prejuízo das definições constantes na Medida Provisória n° 2.228-1, de 06.09.01, considerar-se-á:

    I – proponente: (Inciso alterado pelo art. 70 da Instrução Normativa n° 110)

    a) empresa produtora brasileira registrada na ANCINE que, a partir da apresentação do projeto para aprovação pela ANCINE, torna-se responsável por todos os procedimentos e compromissos necessários à realização do mesmo, respondendo administrativa, civil e penalmente perante a ANCINE,  demais órgãos e entidades públicas e terceiros prejudicados, nos termos da legislação vigente; ou (Alínea alterada pelo art. 70 da Instrução Normativa n° 110).

    http://www.ancine.gov.br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-22-de-30-de-dezembro-de-2003


ID
1705603
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo a Lei do Audiovisual, os projetos de obras audiovisuais brasileiras não-ficcionais podem, em substituição ao roteiro, apresentar os seguintes documentos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A questão foi feita em 2010 - encontra-se desatualizada. Passa a vigorar a instrução normativa nº 99, de 29 de maio de 2012.



ID
1705606
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual o termo “direito autoral" está definido corretamente.

Alternativas
Comentários
  • O que é direito autoral

    Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc. Os direitos autorais são divididos, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais. 

    Os direitos morais asseguram a autoria da criação ao autor da obra intelectual, no caso de obras protegidas por direito de autor. Já os direitos patrimoniais são aqueles que se referem principalmente à utilização econômica da obra intelectual. É direito exclusivo do autor utilizar sua obra criativa da maneira que quiser, bem como permitir que terceiros a utilizem, total ou parcialmente. 

    Ao contrário dos direitos morais, que são intransferíveis e irrenunciáveis, os direitos patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos a outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações. Caso a obra intelectual seja utilizada sem prévia autorização, o responsável pelo uso desautorizado estará violando normas de direito autoral, e sua conduta poderá gerar um processo judicial. 

    A obra intelectual não necessita estar registrada para ter seus direitos protegidos. O registro, no entanto, serve como início de prova da autoria e, em alguns casos, para demonstrar quem a declarou primeiro publicamente. (fonte: Ecad)


ID
1705609
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No Brasil, o uso de meios de comunicação, como interface no trabalho educativo sobre saúde, deve:

Alternativas

ID
1705612
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No atual contexto informacional e midiatizado em que vivemos, a reflexão sobre as metodologias e estratégias da educação em saúde não podem prescindir dos questionamentos e análises pertinentes à teoria da comunicação.

De acordo com esta idéia, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1705615
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei dos Direitos Autorais dispõe sobre vários pontos, em especial o que se define, corretamente, no texto da Lei n. 9610, como:

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

    Art. 2º Os estrangeiros domiciliados no exterior gozarão da proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil.

    Parágrafo único. Aplica-se o disposto nesta Lei aos nacionais ou pessoas domiciliadas em país que assegure aos brasileiros ou pessoas domiciliadas no Brasil a reciprocidade na proteção aos direitos autorais ou equivalentes.

    Por isso, a opção certa é a letra "c". 

    Boa sorte e bons estudos!


  • A LEI 9.610/98 VALE PARA ESTRANGEIROS TAMBÉM?

    Sim. O direito autoral é um direito sem fronteiras. No nível internacional há várias convenções sobre direito de autor, dentre as quais a de Berna é o paradigma para a nossa legislação de regência (Lei n. º 9.610/98) . Todos os países signatários dessa convenção procuram guiar-se pelo princípio da reciprocidade de tratamento para os nacionais dos países integrantes da União de Berna. Assim é que os estrangeiros domiciliados no exterior gozarão da proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil. Dessa maneira, é necessário que o ato internacional seja aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Executivo, ou seja, que se torne lei, isto é, não basta apenas o Brasil assinar o ato internacional. De acordo com o parágrafo único, aplica-se o disposto na Lei 9.610/98 aos nacionais ou pessoas domiciliadas em país que assegure aos brasileiros ou pessoas domiciliadas no Brasil a reciprocidade na proteção aos direitos autorais ou equivalentes.

    https://www.bn.br/acesso-informacao/perguntas-respostas?page=2



ID
1705618
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias introduziram novos termos e procedimentos nas rotinas da produção audiovisual. Assinale a alternativa na qual o termo relativo ao audiovisual está descrito corretamente.

Alternativas
Comentários
  • 'Bins' são traduzidos em português como escaninhos/pastas. Pela tradução, dá para perceber que a alternativa correta é a b.

     b) bins- pastas de armazenamento usadas em edição não-linear.



ID
1705621
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às definições presentes na Lei dos Direitos Autorais, a autoria das obras intelectuais contempla tanto as pessoas físicas como as jurídicas.

Em relação a este tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Para se identificar como autor de obra científica, o criador deve se identificar exclusivamente pelo seu nome civil completo.

II. A titularidade de direitos do autor pertence ao criador original da obra, não estendendo-se esta autoria aos casos de adaptação ou de uso de conteúdo de domínio público.

III. No caso de contribuições cujo conteúdo possa ser utilizado separadamente, reservam-se ao co-autor seus direitos coletivos, excluindo-se os direitos referentes à sua criação individual.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I. De acordo com a Lei, 9.610/1998, Art. 12: Para se identificar como autor, poderá o criador da obra literária, artística ou científica usar de seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, de pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional

    II. No Art. 14:É titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra caída no domínio público, não podendo opor-se a outra adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da sua.

    III.Também no Art. 14, é previsto que o coautor tem direitos sobre a sua obra.  

    Art. 14 § 2º  Ao co-autor, cuja contribuição possa ser utilizada separadamente, são asseguradas todas as faculdades inerentes à sua criação como obra individual, vedada, porém, a utilização que possa acarretar prejuízo à exploração da obra comum.


ID
1705624
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao novo contexto das mídias colaborativas, a produção audiovisual busca reconfigurações pautadas pelos seguintes fatores, exceto as que objetivam:

Alternativas
Comentários
  • broadcasting = radiodifusão

  • BROADCAST - emissão e transmissão de sons e imagens por meio do rádio ou da televisão, sob forma de notícias, programas recreativos, etc.

    Os meios de comunicação tais como rádio ou televisão são exemplos práticos de difusão broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas para qualquer aparelho de TV ou rádio, o qual captura o sinal.


ID
1705627
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No contexto das novas tecnologias, a produção audiovisual deve contemplar:

Alternativas
Comentários
  • polemica, opçao A eh correta tbm


ID
1705630
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção audiovisual para a rede foi facilitada devido aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Codecs são programas que codificam e decodificam formatos de mídia para compactá-los, sem perder a qualidade, e ajudar o seu computador a interpretá-los.