-
Gabarito: B
Fundamentação: Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje.
-
Ainda vou entender o pensamento dessa banca !!
-
GABARITO: B
Achamos o gabarito desta questão no seguinte trecho do texto:
"Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre
as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos
hoje. Infere-se, portanto, que sem estes direitos a vida em sociedade seria impossível. Ao menos foi assim que entendi!
-
condições BÁSICAS para a vida em sociedade...."básico" não significa impossível. Que banca analfabeta é essa? "O voto feminino no Brasil exemplifica um direito político de quarta geração, só conseguido com esforço e luta" Isso sim, encontramos no texto.
-
entendi que a B está correta, mas não entendi o que há de errado na alternativa C?
-
Tentando decifrar o erro da C
Acho que a banca foi além da pura interpretação do texto, exigindo conhecimento do candidato quanto aos direitos e suas gerações.
O voto feminino não se inclui nos direitos de quarta geração, sendo estes representados de por direitos ligados à engenharia genética.
-
Bruna o conceito do texto sobre 4° geração é outro, vejamos no último parágrafo "E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de
quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e
da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e
transexuais (LGBT), entre outros."
Como fazer na prova?
Se no texto diz um comando e a banca que outra interpretação.... aí você erra por extrapolação (especialidade do CESPE)
Vai entender...
-
Embora o próprio texto diga que os direitos das mulheres são de quarta geração, o foto feminino já foi conseguido muito antes dela. Ou seja, nem todos os direito femininos são de quarta geração. Portanto, realmente, a letra "c" está errada.
-
GABARITO B...pra quem marcou C, ela é pegadinha......a questão pede que do texto se infere que e passa quais são as alternativas. Voto feminino e direito das mulheres são coisas distintas....pegadinha para candidatos afobados marcarem a alternativa C.
-
b) sem os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais, a vida em sociedade seria impossível;
-
Concordo com o Alex Ciqueira, "básico" não significa o mesmo que "impossível", nem por inferência...
-
Não sei se seria um equívoco MUITO maior da minha parte não ter marcado a B por motivo diverso aos já expostos aqui.
A princípio cogitei a B ao identificar "condições básicas para a vida em sociedade". Se é básico, sem tais condições seria realmente impossível... PORÉM o termo "sociedade" está complementado por " tal como a conhecemos hoje", portanto, subtende-se que há/houve a possibilidade de outras formas de sociedade diversas às que conhecemos hoje. Então, eu não posso garantir que as condições que são básicas à um tipo de sociedade sejam as mesmas para outra e o gabarito não delimita "sociedade", apenas expõe "a vida em sociedade seria impossível", podendo induzir à compreensão de que seria qualquer sociedade, o que amplia o que diz o texto.
Fui para a "C" conectando "voto feminino" ao "direito das mulheres", pois o texto me levou a entender que o autor considera o direito das mulheres como direitos de quarta geração ("direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres").
Viajei legal na batatinha :'(
-
Resposta: b
Fundamento textual: "Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje." Se são condições básicas para a vida em sociedade, sem eles não seria possível viver em sociedade "tal como a conhecemos hoje". É isso o que é inferido do texto.
Lembrando, que algo que é inferido pelo leitor significa aquilo que o leitor extrai a partir da sua interpretação textual, e não aquilo que está explícito no texto.
-
Errei a questão, mas depois compreendi.
Além de tudo que foi dito, percebam o seguinte:
No trecho:
1) "Atualmente, podemos dizer queo Brasil elevou os direitos políticos [...]avançando rapidamente na realização progressiva deles."
Significa que o Brasil já está avançando na realização progressiva dos direitos políticos, e o voto feminino encontra-se dentro desses direitos políticos.
Na continuação, o período seguinte diz:
2) " E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres"
Fica claro que os direitos políticos não estão dentro dos direitos de 4° geração, pois estes ainda precisam de avanço, e os direitos políticos já estão avançando.
Em suma, imaginem que temos dois conjuntos distintos:
a) Um é o dos direitos políticos, que engloba o voto feminino e que já está em avanço;
b) E o outro é o dos direitos de 4° geração, que englobam os direitos femininos que precisam de avanço, EXCETO os direitos políticos, porque, apesar de serem direitos das mulheres, já estão em avanço.
Na alternativa C, os direitos políticos foram colocados dentro do conjunto dos direitos de 4° geração, o que a invalidou.
-
Marquei a B por entender menos errada que as outras. Ao menos é possível, ainda que minimamente, inferir através do texto que a vida em sociedade seria impossível sem os direitos fundamentais
-
-
Vai fazer prova de português da FGV? Acima de tudo, prepare-se psicologicamente!
-
Desejo reportar abuso da fgv por mal elaborar uma questão dessa!
-
Questão muito subjetiva. A letra "b" não é verdadeira. Vejamos:
As principais democracias do mundo (Ou seja, não são todas!) têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim (Opinião: muitas sociedades antigas já viveram sem tais direitos e foram possíveis! Ainda é possível "viver" sem tais direitos, veja a Coreia do Norte). Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934. (Ou seja, a sociedade brasileira antes do voto feminino não era possível? Como não! É possível uma sociedade sem voto feminino, por exemplo. Isto é, é possível uma sociedade sem os direitos "básicos". Exemplo: indigena. Mas, estamos falando de uma sociedade "moderna", não é? E a chinesa, há tanto direitos assim lá? Acho que não. E por isso a sociedade chinesa é impossível?
Agora dizer que "sem os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais, a vida em sociedade seria impossível" é forçar a barra. Sabemos que não é verdade isso. Além do mais, o texto não induz a esse pensamento. O fato de esses direitos serem "básicos" não significa que são absolutos (Ou seja, sem eles não há sociedade moderna). Dizer que uma sociedade moderna sem tais direitos seria impossível, é mentira, veja o exemplo da China. E Cuba, não é moderna (Educação e saúde). O Brasil até importa médicos de lá... (rsrs).
Sobre a letra "c", segue trecho do texto: "E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e..."
O texto diz: "...que englobam os direitos das mulheres, ..." Então o direito do voto feminino não é direito das mulheres? É de quem? Do Fresno, Nxzero, etc. Porra, se engloba os direitos das mulheres (chamados de quarta geração), é claro que o voto feminino se inclui. Isso com base no texto. Esse é o comando da questão. Com base no texto. Agora, se a Sra. Ideli (Ministra do governo Dilma) não sabe as diferenças dos direitos de primeira, segunda e terceira geração não é problema nosso, muito menos meu.
Segundo o pesamento dessa mulher "sem os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais, a vida em sociedade seria impossível". Agora eu faço uma pergunta: Por que então o Brasil mantém lanços com Cuba? Se é impossível, estamos tendo contato com um fantasma, só pode ser...
-
Cuidado para não confundir compreensão com interpretação...
Essa questão é de interpretação, ou seja a resposta não esta expressa no texto, então é necessário usar o proprio raciocinio.
-
So mãe dinah pra entender o mundo do examinador. No texto diz a sociedade como conhecemos hoje. Na alternativa que eles dizem ser correta fala em sociedade nao mencionando qual. Os mulçumanos vivem em sociedade. Mas não como a nossa. Ja a letra c esta certa. O voto feminino pode ate ser um direito político mas tambem e um direito feminino.
-
Ê, FGV... Acho que houve erro de extrapolação, pois foram acrescentadas ideias que não se encontravam no texto..
-
FGV. Fazer até acertar.
-
Boa tarde Larisa Morais. A expressão "INFERE SE" no enunciado da questão, faz menção a INTERPRETAÇÃO, e interpretação é realmenteo que não está no texto. A COMPREENSÃO por sua vez, é o que se encontra no texto.
Bons estudos!
-
Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje = seria impossível viver sem eles.
-
Sem os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais, a vida em sociedade não seria correta, porem, não seria impossível.
-
Até concordo, porém, a banca pegou pesado quando fala em " impossível "
-
Mal elaborada!!
-
A letra C está errada, pois o próprio texto afirma que o voto feminino é um exemplo de direitos hoje considerados universais e não da quarta geração. A letra B está errada, pois esquece de afirmar que a "sociedade" é tal como a conhecemos hoje. Se estivesse escrito na letra B ( Sem os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais, a vida em sociedade seria impossível tal como a conhecemos hoje) Não haveria como contestar e não deixaria margem para outras interpretações... Mais uma questão mal elaborada da FGV...
Muitos falam aqui que é preciso praticar para acertar as questões da FGV, mais com esses tipos de questões realmente é contar com a sorte e usar muito bom senso e ter muita paciência tolerando esses erros grotescos, por preguiça do elaborador de explicar melhor os enunciados e detalhar mais as respostas, para que não haja mais ambiguidade nas interpretações de textos.
-
Espero que essa questão tenha sido anulada né... não há resposta correta!! Por acaso não existia vida em sociedade antes da existência dos direitos mencionados no texto?!!
-
Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos (...) avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres,...
"o voto feminino no Brasil exemplifica um direito político de quarta geração, só conseguido com esforço e luta;"
Se o texto diz que os chamados "direitos de quarta geração" inclui o direito das mulheres, por que o voto feminina não seria classificado como direito de quarta geração ?
Não consigo entender a FGV, é necessário muita maconha ou haxixe para entender o que esses avaliadores dessa banca pensam.
-
responder questões de interpretação de texto é postar aquilo que o autor pensa nao o que imaginamos como correto, assim, mesmoo que discordemos do que está posto, ao deduzirmos a resposta devemos simplesmente postar aquilo que o autor pense, ainda que seja por demais peculiar.
-
É nesses horas que vejo que gosto realmente das provas do CESPE! Fazer a prova de português da FGV é entregar para Deus...!
-
Banquinha nojenta....ainda por cima texto de ideli salvati???? Pqp!!!! Que nojo....
-
questão mal elaborada, ainda estamos no direto de terceira geração, confesso não entendi a logica da banca
-
O enunciado da B generalizou demais. Vejamos
Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições BÁSICAS para a vida em sociedade TAL COMO a conhecemos HOJE.
Não é qualquer sociedade que o autor está se referindo mas sim a que conhecemos no presente.
Portanto, o cara da banca cometeu um erro de interpretação clássico: EXTRAPOLAÇÃO.
-
FORÇADA DEMAIS, bem FGV!
-
Marx, sua análise está perfeita!
-
pqp
n vi nenhuma correta, fiquei entre B e C
e claro q marquei C e errei
o texto é mto claro: "a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje"
não diz q eh impossivel a vida em sociedade, mas sim a sociedade como a conhecemos HJ
enfim... fgv
-
Se são condições básicas para a vida em sociedade, a contrário sensu: sem elas a vida em sociedade seria impossível.
Ressalte-se que a vida continuaria a existir, o que se tornaria inviável seria a sociedade como a conhecemos hoje.
Prender-se apenas ao significado dicionarizado e descontextualizado das palavras que compõem os segmentos "condições básicas para a vida em sociedade" e "a vida em sociedade seria impossível" não constitui inferência, mas mera (superficial) compreensão de texto, que não tem como conduzir ao raciocínio esperado pela FGV.
-
Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje.
Sem essas condições a vida em sociedade TAL COMO CONHECEMOS HOJE seria impossível, e não a vida em sociedade em geral.
-
Um resumo do por quê da C estar errada:
"Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros."
Ou seja??? O Brasil evoluiu nos direitos políticos, porém não nos direitos de quarta geração, que incluem os direitos das mulheres .
Na alternativa diz:
o voto feminino no Brasil exemplifica um direito político de quarta geração
Não, o voto feminino é um direito político, no qual nós já evoluímos(segundo o autor), tanto que ele da o exemplo da conquista do voto feminino como um direito já adquirido, o que configura o atual avanço desses direitos políticos. Porém, ele diz, ainda é um desafio avançar nos de quarta geração. Da pra ver que o autor difere claramente direitos políticos de direitos de quarta geração, não sendo possível qualificar o direito de voto das mulheres como de quarta geração.
-
Cara, eu selecionei a alternativa sabendo que eu iria errar... Nem me surpreendi quando deu como certo a letra b. Isso é um sentimento muito triste
-
DISCORDO DO GABARITO:
"Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim..."
Se "nem sempre foi assim" é porque antes existia vida em sociedade sem a conquista de tais direitos, logo, tais direitos não são requisitos de existência de vida em sociedade de forma a tornar impossível ante a ausência de direitos como bem explicitado no texto conquistado ao longo do tempo.
SOCIEDADE (PRIMEIRO EXISTE).
DIREITOS (CONQUISTADOS POSTERIORMENTE PELA SOCIEDADE MEDIANTE LUTA).
SE A SOCIEDADE NÃO EXISTE SEM TAIS DIREITOS, ENTÃO QUEM LUTOU PARA CONQUISTA DE TAIS DIREITOS?
-
De longe, a matéria de português da FGV é a mais difícil. São tão detalhistas que a Questão fica subjetiva.
Condições básicas = impossível viver sem elas?
-
Eu não consigo entender essa banca, o que mais me indigna é que até os professores mais renomados erram a questão quando sai o gabarito. Será que não percebem o erro de quem elabora as questões?