SóProvas



Prova FUMARC - 2011 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Professor - Língua Portuguesa


ID
636379
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo:


“Nas décadas de 60 e 70 a Didática e a Prática de Ensino têm como paradigma e fundamento básico a psicologia, com ênfase na abordagem comportamentalista Skineriana, cujo viés instrumental-tecnicista ganha força total. Este era visto como uma verdadeira panacéia para solução da problemática educacional. Dominar técnicas de ensino, construir planejamentos rígidos deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social para os quais eram empregados, utilizar adequadamente recursos didáticos e ter domínio de sala de aula eram condições consideradas fundamentais para garantia de um ensino de qualidade. A grande ênfase pedagógica estava localizada mais no resultado da aprendizagem do que no processo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, o Brasil vivia momentos de efervescência no conjunto da sociedade, com o objetivo de restabelecer a democracia política e o Estado Democrático de Direito, após o longo período de ditadura militar.
É na sociedade civil organizada que começa um movimento, através de diferentes organizações, movimentos populares, partidos políticos [...]. Esse movimento ganha corpo com o processo de abertura política e o campo da educação começa a evidenciar a necessidade de revisão dos paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento.”
( CANDAU, 2000, p. 188/9).

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Item IV - O novo paradigna diz respeito à interdisciplinaridade como superação da fragmentação. Portanto, o item está errado.
  • ACREDITO QUE O GABARITO ESTEJA CORRETO, POIS A QUESTÃO SE REFERE A UMA VISÃO FRAGMENTADA DO CONHECIMENTO O QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE ATUAL, A QUAL REQUER UMA VISÃO GLOBAL. SENDO ASSIM ESTÁ FORA O ITEM IV TORNANDO A LETRA B A CORRETA.

  • Currículo sócio-crítico (histórico-social)

    Dão ênfase às questões políticas e pedagógicas no processo de formação. O ensino tem como princípio a compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais. Entende-se que sem os conceitos, a teoria e os conteúdos culturais sistematizados, dificilmente os alunos estarão aptos a analisar a realidade e formular estratégias de atuação.

    (Bárbara Santana)

    Os 3 primeiros itens estão de acordo com esse currículo.

    O iten 4 erra ao dizer que a visão do conhecimento é fragmentada nos dias atuais.
  • No campo científico, a interdisciplinaridade equivale à necessidade de superar a visão fragmentada da produção de conhecimento e de articular as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade. Busca-se estabelecer o sentido de unidade, de um todo na diversidade, mediante uma visão de conjunto, permitindo ao homem tornar significativas as informações desarticuladas que vem recebendo.

    fontehttp://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/viewFile/92/93

    o item IV está errado


ID
636430
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um território privilegiado para a observação de muitas características de nossa língua são os textos de humor. Observe o seguinte diálogo: 

- Que animal bebe água com a cauda? 

- Não faço a menor ideia. 

- Ora, todos. Você já viu algum animal tirar a cauda para beber água?

Assinale a alternativa que apresenta uma inferência INADEQUADA sobre o texto.

Alternativas
Comentários
  • C. O texto ele não denuncia ironicamente uma preocupação com a linguagem de ordem social. Se isso fosse verdade o diálogo abaixo seria escrito com palavras fora da norma padrão. Com erros ou marcas regionais, menos padrão. É por isso q na letra B, o enunciado é pouco provavel, pois isso não é teoria, mas quem ler espera algo provavel, MAS, a principio engana o leitor. Pois quem lê o enunciado não imagina que o diálogo seria escrito tão correto, tão padrão. Quem conhece essa piadinha sabe que se conta: que BICHO bebe água com o RABO...
    na D eu acho q o duplo sentido é relacionado a esse sentido. E tambem o texto engana, pois da forma como foi contada nem nos leva a isso, embora tenha sido a intenção do autor.
  • A imagem não esta aparecendo. O link está quebrado.

  • D. duplo sentido


ID
636439
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Levando em consideração a língua padrão escrita, assinale a frase CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva letra  A. 

     A forma  em anexo é invariável

  • A famosa JANILOQUI
    Junto
    Aenxo
    Nenhum
    Incluso
    Leso
    Obrigado
    Quite

    Na forma de se fexionam.

    EM AANEXO fica invariável.
  • a) Em anexo, seguem os documentos ofciais.
    b) Segue anexo anexa a coleta de preços.
    c) As reclamações dos funcionários seguem anexo anexas.
    d) Segue anexa Seguem anexas as partituras musicais.
  • ÂNIMO GALERA !!!!

    COMENTANDO A QUESTÃO,

    A FORMA CORRETA DE ESCREVER " ANEXO"

    COMO REGRA GERAL : O ADJETIVO CONCORDA EM GÊNERO E NÚMERO COM O SUBSTANTIVO ,

    ANEXO - INDICA ALGO QUE ESTÁ LIGADO .EX: O DOCUMENTO ESTÁ ANEXO , AS CÓPIAS ESTÃO ENEXAS , ENVIO CARTA ANEXA .

    O TERMO " ANEXO " EXERCE : LOCUÇÃO ADVERBIAL , SUJEITO DA ORAÇÃO OU ADJETIVO, POIS CADA CASO APRESENTARÁ UMA FORMA DE ESCREVER O TERMO " ANEXO " OU A EXPRESSÃO QUE INTEGRA ESTE VOCÁBULO.

    HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE ANEXO ( ADJETIVO ) E ANEXO ( SUBSTANTIVO )

    " ANEXO "  COMO ADJETIVO SEGUI A REGRA GERAL E COMO TAL CONCORDA EM GENERO E NÚMERO COM O SUBSTANTIVO A QUE SE REFERE , PORTANTO VARIÁVEL .
     AGORA O VOCÁBULO " EM ANEXO "   -  " ANEXO  " É SUBSTANTIVO REGIDO PELA PREPOSIÇÃO " EM "
    ESTA EXPRESSÃO FUNCIONA COMO UMA - LOCUÇÃO ADVERBIAL . LOGO, COM VALOR DE ADVÉRBIO , E COMO REGRA GERAL, ADVÉRBIO É UMA PALAVRA INVARIÁVEL QUE INDICA AS CIRCUNTANCIAS EM QUE OCORRE A AÇÃO VERBAL.
    A EXPRESSÃO " EM ANEXO " INDICA O MODO PELO QUAL ESTÁ SENDO ENVIADO .

    "EM ANEXO "  - LOCUÇÃO ADVERBIAL - VALOR DE ADVÉRBIO .
    (PREPOSIÇÃO) +( SUBSTANTIVO)

    a)      Em anexo,   seguem os documentos ofciais -   " EM ANEXO "    é uma locução adverbial ,   valor de advérbio ,   invariável  -                                                                                                 a sua estrutura é " preposição " + " substantivo ". RESPOSTA CORRETA .

    b) Segue anexo a coleta de preços. -  " ANEXO " - adjetivo  - significa está " junto " , "ligado " - portanto , deve concordar com o substantivo em gênero e número - CORRIGINDO A QUESTÃO : " SEGUEM ANEXOS A COLETA DE PREÇOS.

    c) As reclamações dos funcionários seguem anexo.  -   " ANEXO " - adjetivo - significa está " junto " , "ligado " - portanto , deve concordar com o substantivo em gênero e número - CORRIGINDO A QUESTÃO : " AS RECLAMÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS SEGUEM ANEXOS "

    d) Segue anexa as partituras musicais. -  ANEXO " - adjetivo - significa está " junto " , "ligado " - portanto , deve concordar com o substantivo em gênero e número - CORRIGINDO A QUESTÃO : " SEGUE ANEXAS AS PARTITURAS MUSICAIS " .










  • Pô, oFCiais? Que chumbregância é essa?
  • EM ANEXO --> funciona como locução adverbial nunca varia (CORRETA)

    ANEXO -->  tem valor adjetivo,  ANEXA ---> A COLETA (ERRADA)

    RECLAMAÇÕES ---> ANEXAS (ERRADA)

    ANEXAS ---> AS PARTITURAS (ERRADA)

  • Gabarito: A


    Anexo – Variável

    EmAnexo – Invariável.

  • a) Em anexo, seguem os documentos ofciais. (CORRETA)

    b) Segue anexo (anexa) a coleta de preços.

    c) As reclamações dos funcionários seguem anexo (anexas).

    d) Segue anexa (Seguem anexas) as partituras musicais.

  • Na letra A a expressão "Em anexo," é objeto indireto ou adjunto?

  • a) GABARITO. "em anexo" é invariável

    Em anexo, seguem os documentos ofciais.

     

    b) ERRADO. Segue anexa a coleta de dados (o artigo é feminino)

    Segue anexo a coleta de preços.

     

    c) ERRADO. As reclamações dos funcionários seguem anexas.

    As reclamações dos funcionários seguem anexo.

     

    d) ERRADO. Segue anexas as partituras. (artigo está no plural, portanto, o termo também vai para o plural)

    Segue anexa as partituras musicais.

  • Assertiva A: Em anexo, seguem os documentos oficiais

  • De acordo com a gramática , quando antecedida da preposição "EM", a palavra anexo fica invariável, pois passa a ser advérbio.


    ex: colocamos o recibo em anexo ao contrato.

  • GABARITO "A"

    Pessoal, se atentem:

    "Em anexo"= é invariável

    "Anexo"= é variável e concorda em gênero e numero com o termo determinado (Substantivo).


ID
636442
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

I. O mendigo afrmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.

II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.

III Assisti ao flme pela televisão.

IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

É CORRETO afrmar que:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA (C)

    I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.(ERRADO)
    I. O mendigo afirmou váriza vezes que seria acolhido pela senhora.

    II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo. (ERRADO)
    II. Respondi a todas as suas perguntas ontem mesmo. (V.T.I Quando significa dar a resposta a alguém).

    III Assisti
    ao flme pela televisão. (CORRETO) *No sentido de testemunhar, olhar exige objeto indireto.

    IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista. (ERRADO)
    IV. Simpatizei com ela à primeira vista. (Simpatizar assim como antipatizar, confraternizar são verbos não pronominais, ou seja, não são conjugados com o auxílio de pronomes átonos).
  • Alternativa Correta C

    Bons estudos

  • Corrigindo o amigo Blumenau, o verbo em questão no item I é o afirmar e não, o ser acolhido (voz passiva de "A senhora acolheria o mendigo" é "O mendigo seria acolhido pela senhora").

    I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.

    Afirmar é um verbo transitivo direto e não rege preposição DE: afirmar algo... a alguém.
  • CORREÇÃO:

    O verbo SIMPATIZAR poder ser SIM pronominal.  
    TDp. Simpatizar-se. Ter simpatia recíproca. Ex: Simpatizaram-se à primeira vista.
    A língua culta só aceita "simpatizar-se" na voz reflexiva recíproca
    (Fonte: Dicionário Luft de Regência).
  • Pra quem viu meus comentários por, estou começando a acertar... 2 questões seguidas agora de regência hahah

  • RESPOSTA :   C

     

  • O verbo simpatizar não é pronominal nem reflexivo, portanto frases como: simpatizo-me, simpatiza-se etc. estão incorretas e devem ser evitadas.

  • SIMPATIZAR \.T l\s im p a tiz a r com ... (OBS.). Ter ou sentir simpatia; agradar-se: Simpatizo com os humildes, com os sinceros. É uma pessoa com quem (com a qual) simpatizo, fí Aprovar; gostar: Simpatizar com uma idéia, com um projeto. — OBS. Na linguagem coloquial tb. ocorre simpatizar-se com ..., decerto por analogia com agradar-se, dar-se. Evite-se na linguagem culta, que só aceita simpatizarse na voz reflexiva recíproca (v. 2) (cf. tb. rivalizar). fí 2. TDp: simpatizar-se. Ter simpatia recíproca: Simpatizaram-se à primeira vista.

    RESPONDER: [...] OBS.2 Regência primária: responder a algo (pergunta, carta, etc.), com objeto direto indeterminado, numa estrutura plena suposta [alguém responde-algo-a uma pergunta, carta, etc.]. Gramáticos e puristas só aceitam essa regência, mas no português brasileiro está consagrada a regência TD que eles condenam: responder uma pergunta, uma carta; respondê-las.

    Fonte: Dicionário Prático de Regência Verbal - Celso Luft


ID
636445
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A partir das relações entre língua, léxico e cultura, identifque a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro seja devido ao -mas também- visto que denota idéia de adversidade, quando o correto seria algum termo que denota adição, como por ex.-e-.
  • Acredito que o erro é dizer que a língua não é produto, mas sim veículo de experiências sociais.
    A própria alternativa diz que a língua é influenciada de acordo com os aspectos sociais relacionados aos usuários e ao ambiente em que ela é utilizada, isso caracteriza as variações linguísticas, que representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que a língua é utilizada.
    Sendo assim, a língua é produto (consequência) das experiência sociais.
  • PENSO EU QUE A QUESTÃO ESTEJA INCORRETA PELA PALAVRA "INFUÊNCIA", SENDO CORRETO "infLuência"
  • RESPOSTA: C

     

  • questao confusa 

  • absolutamente sem noção essa questão, se pede uma análise e se cobra outra.


ID
636448
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura:

I. A professora A disse que sempre leva em conside- ração o conhecimento prévio do aluno, ou seja, na compreensão de um texto ela privilegia o que o leitor já sabe e o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua vida, além de ativar o conhecimento linguístico e o conhecimento textual durante a leitura.

II. A professora B admitiu reconhecer que vários níveis de conhecimento entram em jogo durante a leitura e, por isso, permite que seus alunos, quando leem, façam inferências por si, razão pela qual ela procura não interferir nas suas conclusões.

III. A professora C comentou que valoriza mais o conhecimento linguístico, o conhecimento textual, e em menor escala, o conhecimento de mundo do aluno, porque eles é que precisam ser ativados durante a leitura, para que o leitor chegue ao momento da compreensão do que lê.

De acordo com as concepções de Ângela Kleiman sobre as relações entre texto e leitor, está CORRETO o que se afrma em:

Alternativas
Comentários
  • Quem é Ângela Kleiman? Fica aí o questionamento rsrsrsrs.

    Impossível de responder a essa questão, está faltando texto.

  • Soraia, Angela Kleiman é uma fonte sobre o tema gêneros textual. É específico para quem é formado em português.