SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - SEPLAG-DF - Professor - Fisioterapia


ID
683032
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação aos fundamentos da organização dos poderes e do Distrito Federal (DF) na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São objetivos prioritários do Distrito Federal:

    X – assegurar, por parte do Poder Público, a proteção individualizada à  vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas  de infrações penais e de seus respectivos familiares; (Inciso acrescido  pela Emenda à Lei Orgânica nº 6, de 1996.) 
  • b) A Lei Orgânica permite ao DF retirar-se da Federação, tendo em vista sua característica especial de capital da República. ERRADO:  Art.2º O Distrito Federal integra a união indissolúvelda República Federativa do Brasil e tem...
    c) O DF integra a Federação e mantém resguardada a sua personalidade de Direito Público Internacional. ERRADO. De acordo com o código civil, quem possui personalidade de direito público internacional é o Estado Federal (república federativa do Brasil, que possui soberania). o DF é pessoa jurídica de direito público interno
    d) O exercício da soberania popular é realizado pelo sufrágio universal, por meio do voto direto e secreto, com valor igual para todos e mediante o voto livre dos deputados distritais. ERRADO.  Art.5º A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto diretoe secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante:

    I– plebiscito;

    II– referendo;

    III– iniciativa popular.


    e) É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, mediante o pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância. ERRADO. Art.4º É assegurado o exercício do direito de petição ou representação,independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia deinstância.

  • a) Entre os objetivos prioritários do DF, encontra-se o de assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares.

    CORRETA. ART. 3º, X – assegurar, por parte do Poder Público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares;

    b) A Lei Orgânica permite ao DF retirar-se da Federação, tendo em vista sua característica especial de capital da República.

    ERRADO:  Art.2º O Distrito Federal integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem...

    c) O DF integra a Federação e mantém resguardada a sua personalidade de Direito Público Internacional.

    ERRADO. De acordo com o código civil, quem possui personalidade de direito público internacional é o Estado Federal (república federativa do Brasil, que possui soberania). o DF é pessoa jurídica de direito público interno

    d) O exercício da soberania popular é realizado pelo sufrágio universal, por meio do voto direto e secreto, com valor igual para todos e mediante o voto livre dos deputados distritais.

    ERRADO.  Art.5º A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante:

    I– plebiscito;

    II– referendo;

    III– iniciativa popular.

    e) É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, mediante o pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.

    ERRADO. Art.4º É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.

  • Objetivos Prioritários : verbo no infinitivo 

    Valor Fundamental : AU-CI-DI-VA-PLU

  • ERRADAS :

    B - A Lei Orgânica permite ao DF retirar-se da Federação, tendo em vista sua característica especial de capital da República. DF   intregra a Úniao indissolúvel da República Federativa do Brasil.

    C- O DF integra a Federação e mantém resguardada a sua personalidade de Direito Público Internacional. A República Federativa do Brasil, que possui soberania o DF é pessoa jurídica de direito público interno

    D- O exercício da soberania popular é realizado pelo sufrágio universal, por meio do voto direto e secreto, com valor igual para todos e mediante o voto livre dos deputados distritais. O exercício da soberania popular é realizado pelo sufrágio universal, por meio do voto direto e secreto,com valor igual para todos e mediante PLEBICITO , REFERENDO E INICIATIVA POPULAR

    E-  É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, mediante o pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância. (independentemente de pagamento de taxas e emolumentos, ou de garantia de instância)

  • Em gancho ao Matheus;

     

    Para questões de valores fundamentais da LODF, podemos lembrar do mnemônico da CF quanto aos seus fundamentos:

     

    SOCIDIVAPLU (CF)

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

     

    Na LODF, remetendo ao SOCIDIVAPLU, a única mudança é a SOBERANIA que é trocada por PREservação de sua autonomia (ATÉ MESMO PORQUE SOMENTE A REPÚBLICA FEDERATIVA É QUEM EXERCE A SOBERANIA);

    O resto, a LODF contempla os mesmos fundamentos da CF:

     

    PRECIDIVAPLU (LODF)

    Art. 2º O Distrito Federal integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais:

    I - a preservação de sua autonomia como unidade federativa;

    II - a plena cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

     

    Pra mim, esse mnemônico ajudou bastante, mto dificil errar questão de valores fundamentais em LODF;

     

    BONS ESTUDOS A TODOS;

     

  • LETRA A.

    B) Errado. Então, o que você achou dessa questão? Vamos analisar! Realmente, o DF possui uma característica especial que o difere dos demais. Inclusive é chamado por muitos de um ente anômalo. Contudo, isso não possibilita que ele venha a se retirar da Federação, pois, juntamente com os demais entes, ele forma uma união indissolúvel prevista tanto na Constituição Federal como na Lei Orgânica do DF.
    CF/1988 Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
    LODF Art. 1º O Distrito Federal, no pleno exercício de sua autonomia política, administrativa e financeira, observados os princípios constitucionais, reger-se-á por está Lei Orgânica.

    Caso o DF tente se retirar da Federação, deverá ser decretada a intervenção federal, nos termos do art. 34 da CF/1988.

    C)Errado. O DF é um ente federativo com personalidade jurídica de direito público interno.
                      Código Civil. Art. 41.

                    São pessoas jurídicas de direito público interno:

                        II – os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;
     

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares

  • CORRETA.

    LODF

    Art. 3º São OBJETIVOS PRIORITÁRIOS do Distrito Federal:

    X – Assegurar, por parte do Poder Público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares; 


ID
683035
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O crescimento do Distrito Federal (DF) faz surgir novos bairros e regiões administrativas. A respeito da organização administrativa do DF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL


    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.
  • A remuneração dos administradores regionais poderá ser superior à fixada para os secretários de Estado do DF, não podendo ultrapassar à dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
    ERRADO
    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.
    § 1º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.
    § 2º A remuneração dos Administradores Regionais NÃO poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 44, de 2005.)
    art. 19: X – para fins do disposto no art. 37, XI, da Constituição da República Federativa do Brasil, fica estabelecido que a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos, dos membros de qualquer dos Poderes e dos demais agentes políticos do Distrito Federal, bem como os proventos de aposentadorias e pensões, NÃO PODERÃO EXCEDER O SUBSÍDIO MENSAL, EM ESPÉCIE, DOS DESEMBARGADORES DO TJDFT, na forma da lei, NÃO SE APLICANDO O DISPOSTO NESTE INCISO AOS SUBSÍDIOS DOS DEPUTADOS DISTRITAIS;
     
    Cada região administrativa do DF terá um conselho de representantes comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.
    CERTO
    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.
     
    Diante da urgência, a criação ou a extinção de regiões administrativas no DF ocorrerá mediante decreto do governador.
    ERRADO.
    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante LEI APROVADA PELA MAIORIA ABSOLUTA DOS DEPUTADOS DISTRITAIS.
     
    As administrações regionais são independentes e não integram a estrutura administrativa do DF.
    ERRADO.
    Art. 11. As Administrações Regionais INTEGRAM A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA do Distrito Federal.
     
     No DF, a participação popular no processo de escolha do administrador regional não depende de lei, podendo ser efetivada a qualquer momento pelo governador.
    ERRADO

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.
    § 1º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.
  • CAPÍTULO II

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL


    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

  • 2015

    A lei disporá a respeito da participação popular no processo de escolha dos administradores regionais.

    certa

     

    2014

    A participação popular no processo de escolha de administrador regional deve ser regulada por lei.

    Certa

     

    2014

    A substituição de um administrador regional destituído do cargo, cuja remuneração pode ser igual à de um secretário de Estado do DF, deverá ser feita mediante um processo de escolha com participação popular.

    certa

     

  • a)A remuneração dos administradores regionais poderá ser superior à fixada para os secretários de Estado do DF, não podendo ultrapassar à dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

    (Errado) - Na LODF, é citado que não pode ser superior à fixada para os secretários de Estado do DF.

     

     

     b)Cada região administrativa do DF terá um conselho de representantes comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    (Correto)

     

     

     c)Diante da urgência, a criação ou a extinção de regiões administrativas no DF ocorrerá mediante decreto do governador.

    (Errado) - Criação ou extinção de RA é somente por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais.

     

     

     d)As administrações regionais são independentes e não integram a estrutura administrativa do DF.

    (Errado) - Integram a estrutura administrativa do DF

     

     

     e)No DF, a participação popular no processo de escolha do administrador regional não depende de lei, podendo ser efetivada a qualquer momento pelo governador.

    (Errado) - O processo de escolha do administrador regional por participação popular deve ser regulado por lei.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • letra b

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.
    § 1º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.
    § 2º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 44, de 2005.)

     

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

     

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.
    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

     

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

     




     


ID
683038
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação aos direitos dos servidores públicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) É direito do servidor público a gratificação do titular quando em substituição ou auxílio do mais antigo.
    Art. 35, I - gratificação do titular quando em substituição ou designado para responder pelo expediente;

    b) O direito de proteção especial à servidora gestante ou lactante não inclui a adequação ou a mudança temporária de suas funções;
    Art. 35, III - proteção especial à servidora gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária de suas funções, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens;

    c) É direito da servidora o atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes de até doze anos de idade incompletos, preferencialmente em dependência do próprio órgão ao qual são vinculados;
    Art. 35, IV - atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes de até sete anos incompletos, preferencialmente em dependência do próprio órgão ao qual são vinculados ou, na impossibilidade, em local que pela proximidade permita a amamentação durante o horário de trabalho, nos doze primeiros meses de vida da criança;

    d) A duração do trabalho normal de um servidor é de doze horas diárias e quarenta e oito horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;
    Art. 35, II - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;

    e) É direito do servidor público a participação na elaboração e na alteração dos planos de carreira.
    Art. 35, VII - participação na elaboração e alteração dos planos de carreira;
    •  a) É direito do servidor público a gratificação do titular quando em substituição ou auxílio do mais antigo.
    • ERRADO. 

      Art. 35. São direitos dos servidores públicos, sujeitos ao regime jurídico único, além dos assegurados no § 2º do art. 39 da Constituição Federal, os seguintes:

      I - gratificação do titular quando em substituição ou designado para responder pelo expediente;


    •  b) O direito de proteção especial à servidora gestante ou lactante não inclui a adequação ou a mudança temporária de suas funções.
    • ERRADO. Art. 35 III - proteção especial à servidora gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária de suas funções, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens;

    •  c) É direito da servidora o atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes de até doze anos de idade incompletos, preferencialmente em dependência do próprio órgão ao qual são vinculados.
    • ERRADO. IV - atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes de até sete anos incompletos, preferencialmente em dependência do próprio órgão ao qual são vinculados ou, na impossibilidade, em local que pela proximidade permita a amamentação durante o horário de trabalho, nos doze primeiros meses de vida da criança;

    •  d) A duração do trabalho normal de um servidor é de doze horas diárias e quarenta e oito horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei. (HAHAHAHA, DEUS NOS LIVRE DE UMA JORNADA DE TRABALHO DESSAS! HEHE)
    • ERRADO. II - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;

    •  e) É direito do servidor público a participação na elaboração e na alteração dos planos de carreira.
    • CERTO! Art. 35. É direito do servidor... VII - participação na elaboração e alteração dos planos de carreira;

    :)


  • a) Até uma certa parte o item está certo. Mas o servidor só tem direito a gratificação no caso de SUBSTITUIÇÃO e não auxílio (macete que meu professor passou, lembrei na hora)
    b) o erro está em falar que não terá mudança/desvio de função, só que perante a LODF "Em via de regra, É VEDADO o desvio de função, ressalvada a mudança de função concedida a servidora gestante, sob recomendação médica...
    c) erro está em doze anos, é até 7 anos incompletos
    d) a duração de horas não poderá exceder 8h/dia 40h/semanais, ou seja é facultado a compensação de horas. Mas nada de 12 horas.

    E) CORRETÍSSIMA

  • Art. 35. São direitos dos servidores públicos, sujeitos ao regime jurídico único, além dos assegurados no § 2º do art. 39 da Constituição Federal, os seguintes:

    I - gratificação do titular quando em substituição ou designado para responder pelo expediente;

    II - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e a redução da jornada, nos termos da lei;

    III - proteção especial à servidora gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária de suas funções, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens;

    IV - atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes de até sete anos incompletos, preferencialmente em dependência do próprio órgão ao qual são vinculados ou, na impossibilidade, em local que pela proximidade permita a amamentação durante o horário de trabalho, nos doze primeiros meses de vida da criança;

    NOVA REDAÇÃO DADA AO INCISO IV DO ART. 35 PELA EMENDA À LEI ORGÂNICA DO DF Nº 80, DE 31/07/14 – DODF DE 12/08/14.

    IV – atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes, nos termos da lei;

    V - vedação do desvio de função, ressalvada, sem prejuízo de seus vencimentos, salários e demais vantagens do cargo, emprego ou função:

    a mudança de função concedida a servidora gestante, sob recomendação médica;

    a transferência concedida que tiver sua capacidade de trabalho reduzida em decorrência de acidente ou doença de trabalho, para locais ou atividades compatíveis com sua situação.

    VI - recebimento de vale-transporte, nos casos previstos em lei;

    VII - participação na elaboração e alteração dos planos de carreira;

    VIII - promoções por merecimento ou antigüidade, no serviço público, nos termos da lei;

    IX - quitação da folha de pagamento do servidor ativo e inativo da administração direta, indireta e fundacional do Distrito Federal até o quinto dia útil do mês subseqüente, sob pena de incidência de atualização monetária, obedecido o disposto em lei.

    § 1º Para a atualização a que se refere o inciso IX utilizar-se-ão os índices oficiais, e a importância apurada será paga juntamente com a remuneração do mês subseqüente.

    § 2º É computado como exercício efetivo, para efeito de progressão funcional ou concessão de licença-prêmio e aposentadoria nas carreiras específicas do serviço público, os tempo de serviço prestado por servidor requisitado a qualquer dos Poderes do Distrito Federal.

    http://www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/legislacao/legislacao/

  • NOVA REDAÇÃO DADA AO INCISO IV DO ART. 35 PELA EMENDA À LEI ORGÂNICA DO DF Nº 80, DE 31/07/14 – DODF DE 12/08/14.

    IV – atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes, nos termos da lei;

  • Só pra dar uma atualizada a letra c) fala do Art. 35 IV, e sua nova redação é a seguinte:

     

    " IV – atendimento em creche e pré-escola a seus dependentes, nos termos da lei; "

  • Letra E.

    a) Errada. Não é auxílio, nem ao mais antigo. O correto é: é direito do servidor público a gratificação do titular quando em substituição ao titular.

    b) Errada. Inclui a adequação ou a mudança temporária de suas funções.

    c) Errada. Você consegue imaginar uma criança de 12 anos na creche? kkk.

    d) Errada. São 8 horas diárias e 40 semanais.

    e) Certa. Só pode ser essa. É direito do servidor público à participação na elaboração e na alteração dos respectivos planos de carreira, conforme art. 35, VII.

     

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares
     


ID
683041
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A administração pública é a atividade que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos, bem como é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa. Considerando que a administração pública pode realizar suas atividades direta ou indiretamente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: C

    "Entre as entidades da Administração Indireta, a fundação é a que provoca maiores divergências doutrinárias no tocante à sua natureza jurídica, cabendo atualmente três entendimentos distintos sobre a matéria. Há a corrente que afirma terem as fundações públicas, todas, personalidade jurídica de direito público, outra que sustenta serem todas de direito privado e, ainda, a terceira, atualmente a mais aceita, que admite a possibilidade de criação de fundação pública com personalidade jurídica de direito privado ou de direito público, conforme assim o desejar o ente político.

    Quando o ente criar uma fundação 
    pública de direito público, a ela se aplicarão todas as prerrogativas e sujeições típicas do Estado, como a supremacia do interesse público sobre o interesse privado, e quando for criada fundação pública de direito privado, ela estará subordinada às normas de direito privado, mas nunca de forma absoluta, vez que ainda assim tais normas ainda sofrerão algumas derrogações, modificações por normas de direito público."

    fonte: 
    http://gustavoknoplock.com.br/wp-content/uploads/Fundacoes.pdf

  • Em regra, as Fundações Públicas são pessoas jurídicas de direito privado pois são autorizadas por Lei, entretanto, excepcionalmente ela pode vir a ser criada por lei, nesse caso ela será uma P.J.D.Público tornando-se uma Autarquia Fundacional.


ID
683044
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo

Para alcançar os fins almejados pelo Estado e, por conseguinte, o interesse público, a administração pública é dotada de prerrogativas que lhe permitem cumprir suas finalidades. São tais prerrogativas entendidas, por isso, como poderes instrumentais. No tocante aos poderes administrativos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A liberdade de atuação adm. que o poder discricionário possui, deve respeitar o princípio da legalidade. 
  • O poder discricionário implica liberdade de atuação administrativa, sempre dentro dos limites estabelecidos na lei.
  • Essa tem lógica. Mas, infelizmente, tenho achado que muitas questões dessa banca são mal formuladas.


ID
683047
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública realiza sua função executiva por meio de atos jurídicos que recebem a denominação especial de atos administrativos. Com relação a esse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E

    Eu fiquei entre a D e a E. Marquei a D (e errei, fom fom fommmmm) porque pensei TODA FINALIDADE É VINCULADA! Enfim, fica o aprendizado...

    "A finalidade, segundo os ensinamentos de Di Pietro, é o resultado que a Administração deve alcançar com a prática do ato. É aquilo que se pretende 
    com o ato administrativo. 
     
    De acordo com o princípio da finalidade, a Administração Pública deve buscar sempre o interesse público e, em uma análise mais restrita, a finalidade 
    determinada pela lei. É um elemento sempre vinculado.

    Assim, o elemento pode ser considerado em seu sentido amplo (qualquer atividade que busca o interesse público) ou restrito (resultado específico de determinada atividade previsto na lei). O vício no elemento finalidade gera o desvio de finalidade, que é uma modalidade de abuso de poder.".

    FONTE: 
    http://www.stf.jus.br/repositorio/cms/portalTvJustica/portalTvJusticaNoticia/anexo/Carlos_Barbosa_Atos_administrativos_Parte_1.pdf
  • A finalidade é elemento vinculado de todo ato administrativo, pois não se admite ato administrativo sem finalidade pública ou dela desviado.

    O administrador não possui liberdade quanto a finalidade do ato, tendo em vista que este elemento é imposto por lei de forma expressa ou tácita.

    Todos os requisitos (COFIFOMOOB = competência, finalidade, forma, motivo e objeto) do ato serão sempre vinculados no ato administrativo vinculado, pois não há liberdade de atuação.

    Serão sempre vinculados os requisitos competência, finalidade e forma nos atos discricionários. Porém serão discricionários, o motivo e o objeto, quanto a oportunidade e conveniência, nos atos discricionários pois há liberdade de atuação.


    Prof: Ivan Lucas
  • Hmm, sei não... competência é em regra delegável? Na realidade, penso não ser o caso. Se a lei atribui determinadas características a um cargo e poderes a uma autoridade, esta tem esse poder-dever de agir dentro de suas atribuições. A competência só seria delegável em casos excepcionais, mediante ato administrativo plasmado em uma lei que lhe conferisse tais poderes. Ou seja, creio que a regra é não delegação de competência (tanto que na lei do processo administrativo ela é tratada como irrenunciável). Acho que a interpretação da questão da delegação de competência deve ser restritiva, via de regra não delegável, apenas quando permitida em lei (nos casos de delegação e avocação autorizados). 
  • a) a licença funcional discricionária já gozada pelo servidor é passível de revogação. - Não é possivel revogar privilégio já utilizado

    b) a licença, sendo um ato vinculado, inclui-se na espécie atos ordinatórios. - É um ato negocial

    c) a apreensão de mercadorias está relacionada a atos de expediente em que a Administração visa dar andamento aos serviços desenvolvidos por um órgão.- Esta relacionada a atos de império

    d) a finalidade é requisito vinculado e discricionário e é idêntico para todo e qualquer ato administrativo. - Finalidade é um requisito vinculado e não tem discricionariedade

    e) a competência é, via de regra, delegável, e não será admitida somente se houver impedimento legal. - CORRETO


ID
683050
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito do tema controle da administração pública, o controle judicial é aquele exercido pelos órgãos do Poder Judiciário sobre os atos administrativos praticados pelo Poder Executivo, pelo Poder Legislativo ou pelo próprio Poder Judiciário, quando este realiza atividades administrativas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: A

    a) O controle judicial poderá ser exercido antes ou após a edição do ato administrativo maculado de vício. (CORRETA)

    "Na maioria dos casos, tal controle, por ser de legalidade ou legitimidade, é feito a posteriori, tendo em vista que o seu objetivo é a correção de defeitos, a declaração de sua nulidade, ou, ainda, a concessão de eficácia.

    Todavia, nem sempre o controle do Poder Judiciário será posterior à edição do ato. Cite-se como exemplo o mandado de segurança preventivo, a ação civil pública e a ação popular, cujo ajuizamento muitas vezes precede a edição do ato maculado de vício."
    fonte: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4619/A-possibilidade-de-controle-judicial-do-ato-administrativo

    b) Somente a administração pública poderá anular seus atos, não cabendo tal competência ao Poder Judiciário (ERRADA)
    A justificativa da letra A já mostra que o Poder Judiciário pode exercer o controle sobre atos da Administra;áo Pública

     c) A propositura de ação civil pública, a qual visa reprimir ou impedir lesão a interesses difusos e coletivos, tem o Ministério Público como único legitimado.  (ERRADA)
    LEI 7347 - Art. 5o  Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:
            I - o Ministério Público;
            II - a Defensoria Pública;
            III - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
            IV - a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista;
            V - a associação que, concomitantemente: (...)'

    d) O mandado de segurança é o remédio constitucional destinado a proteger direito individual lesado ou ameaçado de lesão por ato de qualquer autoridade pública, inclusive aquele que se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção (ERRADA)
    MANDADO DE SEGURANÇA => direito LÍQUIDO e CERTO
     
  • Como regra, o controle judicial será exercido de forma prévia,ou seja, antes da edição do ato administrativo. Todavia, é
    possível que o controle seja exercido de forma posterior, ouseja, após a edição do ato administrativo.
    Dessa forma, o controle judicial poderá ser exercio antes ouapós a edição do ato administrativo maculado de vício.
    Fonte.http://www.grancursos.com.br/downloads/2010/gabaritos/GABARITO_EXTRAOFICIAL.pdf

  • Essa FUNIVERSA gosta de criar questões em que se modifica apenas uma palavra do texto, o suficiente para alterar todo o sentido da afirmativa, confundindo o candidato desatento ou que simplesmente não tem certeza em determinada questão. Na letra "e", por exemplo, o examinador fala da ação popular. Está quase tudo certo. O erro está na afirmação de que sua finalidade é "revogar" ato lesivo, quando, na verdade, é "anular".  A diferença é relevante, pois se "anula" ato ilegal (poder vinculado) e se "revoga" ato discricionário.  Conclusão:  É verdade que a ação popular não pode ser utilizada como meio de controle de ato discricionário.

  • d) O mandado de segurança é o remédio constitucional destinado a proteger direito individual lesado ou ameaçado de lesão por ato de qualquer autoridade pública, inclusive aquele que se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção. 

    Na letra d) o remédio constitucional para "aquele que se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção" é o HC (habeas corpus)


    Bom treino!

  • De FUN a banca não tem nada visto que sempre utiliza expressões para confundir o candidato. 

    Poder Judiciário

    É predominantemente um controle realizado a posteriori (subsequente), mas em casos especiais, como na concessão de liminar em mandado de segurança, será definido como um controle a priori (prévio).

    (Paludo: p. 476)


ID
683053
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência

Alternativas
Comentários
  • A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas é necessário que se possa ter o domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe.
  • Item A incorreto, pois fala-se em conteúdos logo não pode ser Libertadora, já que trabalha-se com temas geradores e não conteúdos propriamente ditos explicitamente.


ID
683056
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • ERROS:
    IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
    É interessante que tenhamos conhecimento de vários métodos de ensino (inclusive de alfabetização)

    V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
    É fundamental a consulta a vários materiais.
  • "III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma."

    Não concordo quando a banca utilizou o termo 'adequar', parece algo das tendências liberais. Adequar os conteúdos para a clientela pobre, para as minorias.


ID
683059
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Erros descatados:
    a) Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
    • b) A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos
    • GABARITO
    • c) Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.
    • d) Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.
    • e) Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.

ID
683062
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um dos mais importantes instrumentos do processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
683065
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ERROS DESTACADOS:
    a) a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.
    • b) é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.
    • c) não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.
    • d) a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola. "GABARITO"
    • e) a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.

ID
683068
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas municipais de ensino compreendem a educação básica pública e as instituições de educação infantil mantidas pela iniciativa privada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 17:
    Parágrafo único. No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.
    Logo resposta correta item: "d"
  • A) integram o sistema de ensino estadual ( art.17, II)


  • A) As instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal integram o sistema de ensino federal.

    são mantidas pelo sistena de ensino estadual

    B) As instituições de ensino fundamental e médio criadas pela iniciativa privada integram o sistema municipal de ensino.

     as instituições de educação infantil privadas na esfera municipal faz parte do sistema municipal

    C) As instituições de ensino mantidas pela União são supervisionadas pelos sistemas de ensino dos estados e do Distrito Federal onde estão instaladas. se mantidas pela união, são supervisionadas por ela mesma.

     D) No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.

    CERTO (LEMBRAR: o DF tem as competências dos municipos e estados)

    E) Os conselhos estaduais de educação são responsáveis pela regulamentação de todas as escolas de educação básica. não é responsabilidade do conselho.

     


ID
683071
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à seleção e ao posicionamento dos eletrodos para aplicação da diatermia por ondas curtas.

Alternativas
Comentários
  • Aplicação coplanar / paravertebral: os eletrodos serão colocados lado a lado ou um acima do outro. (http://www.concursoefisioterapia.com/2010/07/diatermia-por-ondas-curtas.html)


ID
683074
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A terapia interferencial consiste na aplicação transcutânea de correntes elétricas de média frequência, com sua amplitude modulada a baixa frequência. A respeito desse recurso terapêutico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
683077
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os ossos do carpo são dispostos em duas filas, sendo a proximal formada pelo escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme; a distal é formada pelo trapézio, trapezoide, capitato e hamato. Acerca das fraturas e luxações desses ossos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "A"

    escafoide é um dos oito ossos que formam o carpo. Seu nome origina-se do grego e significa semelhante ou com forma de um barco ("escafo" = barco + "oide" = semelhança).1 É classificado como um osso curto e localiza-se lateralmente em relação aos outros ossos do carpo.

    No carpo, a fratura do escafoide é a lesão óssea mais frequente, presente em cerca de 60% das fraturas desta região da mão. Esta incidência chegou a 78,8% das fraturas de ossos do carpo em coletânea de publicações encontradas por Amadio & Moran, em um total de 6390 fraturas dos ossos do carpo descritas.
    fratura do escafoide ocorre na maioria das vezes em acidentes com a mão dorsifletida, como em quedas ao solo com a mão espalmada ou por golpes de objetos pesados nesta posição, como por exemplo em goleiros no futebol de salão. Sua principal complicação é a necrose avascular.
    A circulação interna do escafoide é do tipo recorrente, ou seja, os vaso penetram o escafoide na sua parte dorsal e distal, destes locais correm por dentro do osso no sentido distal para proximal. Nas fraturas do polo proximal do osso, devido à sua anatomia circulatória peculiar, a ocorrência de necrose avascular é maior. A necrose óssea, quando ocorre, é um fator adicional importante para que não ocorra a consolidação deste osso.


ID
683080
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, com diagnóstico clínico de lombalgia devido à protrusão discal posterior, durante avaliação fisioterapêutica, teve aumento dos sintomas com a flexão repetida e o alívio e a centralização dos sintomas durante a extensão repetida. Assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica mais adequada para o início do tratamento da redução mecânica da protrusão.

Alternativas
Comentários
  • "D"  Mas é controverso, pois protusão com dor, dificilmente será aliviado algum sintoma em extensão, no maximo em posição neutra.
  • Mas eu creio que seja a D mesmo, porque a questão pede o tratamento indicado para reduzir a "protrusão". Aí já desconsidera a dor.

  •  Quando deparamos com uma profusão  posterior e o pct relata melhora ao realizar  a extensão  da coluna. Pode ser utilizado preferencialmente o método  mckenzie, obtendo assim resultados bem satisfatórios. 


ID
683083
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, 12 anos de idade, com torcicolo adquirido após uma amigdalite, procurou atendimento médico, sendo diagnosticada a síndrome de Grisel. Nessa situação, assinale a alternativa que apresenta o fator que determina o torcicolo nessa síndrome.

Alternativas
Comentários
  • "C"
    A síndrome de Grisel
     é uma subluxação não traumática da articulação atlanto-axial causada pela inflamação dos tecidos adjacentes. Esta é uma doença rara que afeta geralmente crianças. Progressive garganta e dor de garganta e rigidez do pescoço pode ser acompanhada de sintomas neurológicos como dor ou dormência que se irradia para os braços (radiculopatias). Em casos extremos, a condição pode levar ao quadriplegia e até mesmo a morte devido a insuficiência respiratória aguda. A condição muitas vezes segue a inflamação dos tecidos moles do pescoço, como em casos de infecções do trato respiratório superior, peritonsilares ou abscessos retrofaríngeo. Inflamação pós-operatória após alguns procedimentos, como adenoidectomia, também podem levar a essa condição em indivíduos susceptíveis, tais como aqueles com síndrome de Down.
     Fisiopatologia desta doença consiste em relaxamento do ligamento transverso da articulação atlanto-axial.

ID
683086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere que uma paciente com 45 anos de idade, apresentando miose, ptose palpebral, vasodilatação cutânea e deficiência de sudorese na face do lado da lesão, procurou atendimento médico. Assinale a alternativa que identifica a síndrome que tem por característica esse quadro.

Alternativas
Comentários
  • "E"
    síndrome de Horner ou paralisia óculo-simpática é uma síndrome clínica causada pela lesão ao sistema nervoso simpático.

    Os principais sinais e sintomas são:

    Ptose parcial: queda parcial da pálpebra superior por desnervação do músculo tarsal superior (músculo de Müller) Miose: constrição da pupila Enoftalmia: afundamento do olho Anidrose: transpiração diminuída em um dos lados da face

    Em crianças a síndrome de Horner às vezes leva a uma diferença na coloração entre os dois olhos (heterocromia).1 Isto ocorre porque uma falta de estimulação simpática na infância interfere na pigmentação da melanina dos melanócitos no estroma superficial da íris.

    A síndrome de Horner geralmente é adquirida mas pode também ser congênita (presente ao nascimento) ou iatrogênica (causada por tratamento médico). Embora a maioria das causas sejam relativamente benignas, a síndrome de Horner pode refletir uma doença séria no pescoço ou peito (como otumor de Pancoast ou dilatação venosa tireocervical) e conseqüentemente requer investigação. Principais causas:

    Devido a uma lesão em um lado da cadeia simpática cervical, que afeta o mesmo lado da lesão; Cefaleia em salvas; Trauma - na base do pescoço; AVC; Infecção do ouvido médio; Tumores - Exemplo: Tumor de Pancoast; Aneurisma aórtico, torácico; Neurofibromatose tipo 1; Bócio; Aneurisma aórtico dissecante; Carcinoma de tireóide; Carcinoma broncogênico; Esclerose múltipla; Dissecção de artéria carótida; Paralisia de Klumpke; Trombose do seio cavernoso; Simpatectomia; Siringomielia;

ID
683089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A ergonomia preocupa-se com o relacionamento entre o homem e o seu trabalho. Segundo a Nota Técnica 060/2001, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é correto afirmar que

Alternativas

ID
683092
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A lesão da medula espinhal e da cauda equina pode ser classificada em diferentes quadros clínicos ou síndromes. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "B" me surpriendeu.

ID
683095
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A artrite reumatoide é uma patologia que, ao acometer as estruturas articulares e periarticulares, produz algumas deformidades. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mão em dorso de camelo: atrofia dos músculos interósseos e aumento do volume das MCFs e IFPs.
    Dedos em fuso: secundários à tumefação das articulações IF proximais.
    Pescoço de Cisne: hiperextensão da IF proximal e flexão da IF distal.
    Dedo em martelo: flexão permanente das IF distais.
    Dedos em botoeira: flexão da IF proximal com hiperextensão da IF distal.


    Letra: e

ID
683098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca da postura profissional que deve ser adotada pelo fisioterapeuta no exercício da sua profissão segundo o respectivo código de ética.

Alternativas
Comentários
  • Penso e sei que o correto é "A".
  • RESPOSTA LETRA 'E'

    De acordo com a Resolução do COFFITO n  10

    Art. 8º.  É proibido ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação: 
    (..)
    VIII - emprestar, mesmo a título gratuito, seu nome, fora do âmbito profissional para propaganda de medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, instrumental ou equipamento, ou publicidade de empresa industrial ou comercial com atuação na industrialização ou comercialização dos mesmos 


    Erro da letra A:

     Art. 7º.  São deveres do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nas respectivas áreas de atuação: 
    (...)
    VII - informar ao cliente quanto ao diagnóstico e prognóstico fisioterápico e/ou terapêutico ocupacional e objetivos do tratamento, salvo quanto tais informações possam causar-lhe dano; 

ID
683101
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, professora, 35 anos de idade, relatando dor insidiosa na região dorsal do polegar, procurou atendimento médico, sendo diagnosticada Doença de Quervain. Essa patologia é uma das formas de manifestação clínica de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que corresponde à inflamação da bainha dos tendões

Alternativas
Comentários
  • "A"
    Síndrome de De Quervain
     (enfermidade de De Quervain, torcedura da Lavandeira, tendinite estenosante de De Quervain) é uma forma detendinite crônica identificada e descrita em 1895 por Fritz de Quervain.

    A tendinite estenosante de De Quervain é a constrição dolorosa da baínha comum dos tendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, no chamado primeiro compartimento dorsal. O processo inflamatório da baínha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.

    O quadro clínico apresenta dor de caráter insidioso podendo apresentar-se agudamente, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio, com a cronicidade do quadro, o paciente refere dificuldade para segurar objetos (como uma xícara) que exigem a posição "em garra" do polegar. Queixas de dor ocorrem ao torcer a roupa, abrir a porta com chave, abrir tampa de lata etc.

  • Teste de Filkenstein- é uma manobra que se realiza com o polegar dobrado na palma da mão e se faz um desvio ulnar do punho (dobrar para o lado do dedo mínimo). Pacientes com a Tenossinovite de Quervain apresentam um grande desconforto no punho ao se realizar tal manobra.



ID
683104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à neurobiologia do aprendizado e à memória, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "B" muito dificil.
  • Letra B, prova para professor mesmo e de Neuro.


ID
683107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente com amputação de Lisfranc, os músculos que devem ser alongados como medida de prevenção de encurtamento por desequilíbrio muscular, normalmente provocado por esse nível de amputação, são

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA "C"

    A amputação de Lisfranc é a desarticulação entre metatarsos e os ossos cubóide e cuneiforme. Pode ocorrer deformidade em flexão plantar.

ID
683110
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente com três dias pós-operatório de cirurgia reconstrutora de ruptura de manguito rotador à direita, considerando os recursos disponíveis para uma adequada assistência fisioterapêutica domiciliar imediata, é correto indicar

Alternativas

ID
683113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente cardiopata que apresenta um quadro de insuficiência cardíaca (IC) e necessita de suporte mecânico respiratório, o fisioterapeuta deve considerar que,

Alternativas
Comentários
  • Edema agudo de pulmão cardiogênico é uma das principais indicações para usar a VNI, como por exemplo o CPAP. ;)


ID
683116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente foi internado em uma unidade de terapia intensiva, com crise de asma aguda. Para o atendimento desse tipo de paciente, o Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica determina uma série de cuidados e procedimentos. Com base no que é preconizado, é correto afirmar que, nos casos de crise de asma aguda, se deve

Alternativas
Comentários
  • A crise de asma aguda é responsável por cerca de 2% das admissões em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Cerca de metade desses pacientes requerem suporte ventilatório mecânico invasivo nas primeiras 24 h, com mortalidade hospitalar de cerca de 10%.

    Volume corrente

    Recomendação: Utilizar volumes correntes baixos, de 5 a 7 mL/kg

    Pressões inspiratórias

    Recomendação: Deve-se manter a pressão de pico inspiratório abaixo de 50 cmH2O e a pressão de platô abaixo de 35 cmH2O ou a medida de auto-PEEP < 15 cmH2O para se evitar a hiperinsuflação e ocorrência de barotrauma com suas conseqüências.

    Hipercapnia permissiva

    Recomendação: A elevação da PaCO2 para valores acima do normal (até 90 mmHg), com pH acima de 7, pode ser tolerada durante a ventilação mecânica na asma, caso seja necessária para minimizar a hiperinsuflação pulmonar.


  • essa é pra não zerar a prova


ID
683119
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nos pacientes portadores de DPOC, o conhecimento das indicações e dos objetivos do uso da ventilação mecânica deve ser também de domínio do fisioterapeuta da equipe de terapia intensiva. Assinale a alternativa correta quanto às indicações, aos objetivos e às repercussões do uso da ventilação mecânica no paciente com DPOC.

Alternativas
Comentários
  • A letra B, já induz o candidato à marcar, um vez que diz que PNM associada à DPOC EXARCEBADA = paciente muito grave, então não há nem mesmo que pensar em VNI, é ventilação mec. invasiva mesmo...

  • A questão cabe recurso, pois no consenso de Ventilação mecância é recomendado o uso de VNI na exacerbação aguda do DPOC. 
    Recomendação: Deve-se usar VNI no tratamento da DPOC agudizada para diminuir a necessidade de intubação, diminuição do tempo de internação no hospital e diminuição da mortalidade. 


ID
683122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica em que está embasado o processo educativo da fisioterapia no qual o professor facilita a aprendizagem, ao oferecer experiência e múltiplas representações dos fenômenos e dos problemas estudados, possibilitando que os alunos avaliem soluções alternativas e testem suas decisões.

Alternativas

ID
683125
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente com indicação de um transplante cardíaco deve receber atenção fisioterapêutica especializada no seu pré e seu pós-operatório. Considerando a importância dessa atuação e do conhecimento específico com relação aos controles de exercício terapêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
683128
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente com uma amputação transfemoral, de terço superior da perna direita, atendido em seu domicílio, as medidas de prevenção, para evitar postura viciosa do coto de amputação, quando o paciente se encontrar em decúbito dorsal, deve-se manter

Alternativas
Comentários
  • Amputação transfemoral leva a deformidade em flexão, abdução e rotação lateral da coxa.

ID
683131
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente pediátrico com 9 anos de idade, que possui deformidade no pé direito por desabamento do arco plantar, foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico de artrodese tríplice, com técnica de Ryerson, que objetivou promover um pé plantígrado, estável e indolor. Em relação a esse caso, é correto afirmar que esse paciente

Alternativas
Comentários
  • A artodese tríplice (articulação subtalar, talonavicular e calcaneocubóidea).

    A artrodese das três articulações do retropé (artrodese tríplice) parece cursar com uma maior taxa de alterações degenerativas do tornozelo e mediopé, quando comparada à artrodese dupla (subtalar e talonavicular) e à subtalar, no entanto, são escassos os estudos que avaliam e confrontam as complicações desses três tipos de artrodese.

    A artrodese do retropé é um procedimento cirúrgico que consiste na fusão dos ossos da articulação acometida. Como resultado, obtêm-se a correção de distorções anatômicas e o alívio da dor, no entanto, não deve ser considerada a solução inicial, pois pode ser observada uma taxa significante de complicações nos anos seguintes ao procedimento, sendo comum o surgimento de alterações degenerativas proximais e distais.

    As artrodeses duplas foram as que mais evoluíram com alterações degenerativas, sendo a articulação naviculocuneiforme a mais acometida, divergindo da literatura, que mostra a artrodese tríplice como a forma que mais evolui para osteoartrite, principalmente em nível de tornozelo e articulação tarsometatarsal.

    Ao avaliar as artrodeses subtalares, observou-se que, em três pacientes, houve evolução para artrose da articulação talonavicular


ID
683134
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a avaliação fisioterapêutica de uma mulher com 22 semanas de gestação, observado risco de descolamento prematuro de placenta, é contraindicado

Alternativas
Comentários
  • não é pra dar a resposta ....este lugar serve pra fazer comentário da questão, assim como está escrito "COMENTÁRIO"!!!
  • Exercícios pliométricos são de alta intensidade e alto impacto, como plataforma vibratória, saltos, treinos de alta performance JAMAIS indicados para uma mulher que ainda está com RISCO de descolamento de placenta.


ID
683137
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na aplicação dos recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento da incontinência urinária, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Errada alternativa "A" - Não é "um desarranjo"

    Errada alternativa "C" - Distopia Genital ou Prolapso dos órgãos pélvicos, corresponde a um ou mais órgãos pélvicos que se encontram fora do seu lugar habitual. Então é indicado realização de cinesioterapia

    Correta alternativa "E" - A bexiga hiperativa é uma síndrome caracterizada como aumento de frequencia urinária, geralmente acompanhada de urgência miccional com ou sem urge incontinência. Quando a presença destes sintomas está associada à identificação de contrações involuntárias no exame urodinâmico, atribuímos à condição o diagnóstico de hiperatividade detrusora.
  • é muito fácil entender pra quem pagou cadeira de fisioterapia uroginecológica na graduação, mas o fisioterapeuta não é bem reconhecido ainda nesta área. 


ID
683140
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em uma paciente idosa, 74 anos de idade, acometida por um acidente vascular encefálico da artéria cerebral média esquerda, ocorrido há quatro meses, a qual apresenta marcha domiciliar com andador de rodas anteriores, percebe-se a presença de espasticidade de leve a moderada em membro inferior e ainda um pé equino varo ao apoiar o pé direito no solo, com tendência de entorse de tornozelo em inversão. A paciente não flexiona o joelho ou dorsiflexiona o tornozelo voluntariamente, apesar de ter mobilidade articular preservada, observada quando se consegue inibir a espasticidade. Considerando a indicação de uma órtese para melhorar o padrão de marcha e permitir uma deambulação mais segura dessa idosa, sugere-se como prescrição, órtese tornozelo pé, confeccionada em polipropileno resistente,

Alternativas

ID
683143
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No atendimento do paciente com bexiga hiperativa, entre as técnicas de tratamento, atualmente de responsabilidade do fisioterapeuta, está(ão)

Alternativas
Comentários
  • O Biofeedback é um aparelho que serve tanto na parte de avaliação da força da musculatura perineal, quanto para fortalecimento destes músculos através da eletroestimulação, com resultados positivos no tratamento da incontinência urinária. ;)